SóProvas



Prova FGV - 2010 - FIOCRUZ - Tecnologista em Saúde - Ciências Sociais e Saúde nas Fronteiras


ID
1726318
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No âmbito da definição das políticas de governo no texto da atual Constituição Federal brasileira, compreende-se que a categoria “controle social" tem a concepção de:

Alternativas
Comentários
  • D

  • Controle social é a integração da sociedade com a administração pública com a finalidade de solucionar problemas e as deficiências sociais com mais eficiência e empenho.

    letra D


ID
1726321
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia

Considerando as particularidades dos territórios fronteiriços, as políticas públicas neles desenvolvidas para que sejam bem sucedidas devem se basear sobretudo em relações de:

Alternativas

ID
1726324
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia

Instituído pela Portaria GM/MS n. 1.120 de 06 de julho de 2005, alterada pela Portaria GM/MS n. 1.188 de 05 de junho de 2006, o Projeto SIS-Fronteira tem como objetivo geral:

Alternativas

ID
1726327
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No Brasil das últimas duas décadas, tem sido recorrente a criação de mecanismos participativos em diversas áreas e níveis da administração pública.

Um mecanismo que não se insere nesta realidade é o: 

Alternativas

ID
1726330
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Analisando as questões que envolvem a participação popular nas atuais arenas instituídas para elaboração e fiscalização das políticas sociais públicas no Brasil, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • letra A


ID
1726333
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Considerando a trajetória das questões sobre a saúde como direito social no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. Com avanços e recuos, observa-se que a saúde vem se definindo como política pública na nossa dinâmica histórica conforme o embate entre as forças sociais mais representativas em cada momento.

II. A saúde como garantia constitucional e reiterada nas Leis 8.080 e 8.142 se baseia na descentralização político-administrativa como forma de envolvimento da sociedade civil nas decisões da esfera pública.

III. A Lei que regulamenta o SUS retira do Ministério da Saúde o poder de decisões mais importantes na política nacional, subjugando-o aos conselhos paritários estaduais e municipais de saúde.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • "Estabelecida a partir da Constituição Federal de 1988 e regulamentada pelas Leis 8.080/90 (Lei Orgânica da Saúde) e 8.142/90, a descentralização da gestão e das políticas da saúde no país – feita de forma integrada entre a União, estados e municípios – é um dos princípios organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com este princípio, o poder e a responsabilidade sobre o setor são distribuídos entre os três níveis de governo, objetivando uma prestação de serviços com mais eficiência e qualidade e também a fiscalização e o controle por parte da sociedade.

     

    A partir do conceito constitucional do comando único, cada esfera de governo é autônoma e soberana em suas decisões e atividades, respeitando os princípios gerais e a participação da sociedade. Neste sentido, a autoridade sanitária do SUS é exercida: na União, pelo ministro da saúde; nos estados, pelos secretários estaduais de saúde; e, nos municípios, pelos secretários municipais de saúde."

     

    Fonte: https://pensesus.fiocruz.br/descentralizacao

  • A justificativa para o erro da "III" está equivocada no seu comentário, amigo. A questão fala da revogação da licitação em si, e não de rescisão contratual.

    Segue o artigo correto:

    Art. 49.  A autoridade competente para a aprovação do procedimento somente poderá revogar a licitação por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anulá-la por ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado

    Bons estudos p/ todos nós.

    Nosce te Ipsum


ID
1726336
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

No âmbito de suas atribuições, o Ministério Público e os Conselhos de Saúde são exemplos de instituições públicas que:

Alternativas

ID
1726339
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Dentre as questões sobre direito sanitário em saúde pública, é correto afirmar que a detenção administrativa é uma medida que:

Alternativas

ID
1726342
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

“(...) ao mesmo tempo que o SUS se institucionaliza e se torna uma realidade (...) se faz em condições precárias e de forma incompleta (...) O contexto político nacional e internacional não se mostrou favorável à implantação do SUS."

MENICUCCI, Telma. A implementação da reforma sanitária: a formação de uma política. Rio de Janeiro: Editora FioCruz, 2007,

Uma realidade a ser desconsiderada quando se apontam justificativas para o referido contexto é: 

Alternativas

ID
1726345
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Há pouco mais de uma década, depois de intensos embates entre forças sindicais e a base de apoio governista que mostraram a falta de poder institucional dos primeiros para transformar reivindicações em políticas públicas efetivas, a Reforma Previdenciária no Brasil foi aprovada por meio da Emenda Constitucional 20/1998.

Entre as principais mudanças promovidas por este documento: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B - EC nº 20/98. Art. 9º - Observado o disposto no art. 4º desta Emenda e ressalvado o direito de opção a aposentadoria pelas normas por ela estabelecidas para o regime geral de previdência social, é assegurado o direito à aposentadoria ao segurado que se tenha filiado ao regime geral de previdência social, até a data de publicação desta Emenda, quando, cumulativamente, atender aos seguintes requisitos:

      I - contar com cinqüenta e três anos de idade, se homem, e quarenta e oito anos de idade, se mulher; e

      II - contar tempo de contribuição igual, no mínimo, à soma de:

      a) trinta e cinco anos, se homem, e trinta anos, se mulher; e

      b) um período adicional de contribuição equivalente a vinte por cento do tempo que, na data da publicação desta Emenda, faltaria para atingir o limite de tempo constante da alínea anterior.

      § 1º - O segurado de que trata este artigo, desde que atendido o disposto no inciso I do "caput", e observado o disposto no art. 4º desta Emenda, pode aposentar-se com valores proporcionais ao tempo de contribuição, quando atendidas as seguintes condições:

      I - contar tempo de contribuição igual, no mínimo, à soma de:

      a) trinta anos, se homem, e vinte e cinco anos, se mulher; e

      b) um período adicional de contribuição equivalente a quarenta por cento do tempo que, na data da publicação desta Emenda, faltaria para atingir o limite de tempo constante da alínea anterior;

      II - o valor da aposentadoria proporcional será equivalente a setenta por cento do valor da aposentadoria a que se refere o "caput", acrescido de cinco por cento por ano de contribuição que supere a soma a que se refere o inciso anterior, até o limite de cem por cento.

      § 2º - O professor que, até a data da publicação desta Emenda, tenha exercido atividade de magistério e que opte por aposentar-se na forma do disposto no "caput", terá o tempo de serviço exercido até a publicação desta Emenda contado com o acréscimo de dezessete por cento, se homem, e de vinte por cento, se mulher, desde que se aposente, exclusivamente, com tempo de efetivo exercício de atividade de magistério.

  • Grato "Labor vincint", pela generosa explicação!

    Sucesso na sua prova!

  • Estranho, pois o gabarito B, esta sim correto, porém, dentre meu conhecimento, não consigo despensar o gabarito E, pois entre as principais mudanças contidas na EC nº 20/98, estava a inclusão dos aposentados, ou seja inativos na gestão, passando esta, a ser quadripartite, que tem sido revista, na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 555/06. Questão, ao meu ver, confusa.

  • Cintia, a assertiva faz menção ao custeio (tripartite) e não a gestão (quadripartite). Abs.
  • A EC 41/03 instituiu a obrigatoriedade de contribuição sobre os proventos de aposentadoria e pensões dos servidores públicos concedidas pelo regime próprio que superem o limite máximo estabelecido para os benefícios do regime geral de previdência social de que tratanomart. 201, com percentual igual ao estabelecido para os servidores titulares de cargos efetivos. Proposta as Adins 3105 e 3128, entendeu a corte pela constitucionalidade da norma, pois não há direito adquirido a norma constitucional de  caráter imunizante, devendo incidir contribuição social, com fundamento nos princípios constitucionais que norteiam a seguridade social ( solidariedade, equilíbrio financeiro e atuarial), bem como aos objetivos constitucionais da universalidade, equidade na forma de participação e custeio e diversidade da base de financiamento.

  • Quanto à letra E, o erro parece ser que essa regra foi instituída pela EC 41-2003, e não pela EC 20-1998:

     

    CF, Art. 40, § 18. Incidirá contribuição sobre os proventos de aposentadorias e pensões concedidas pelo regime de que trata este artigo que superem o limite máximo estabelecido para os benefícios do regime geral de previdência social de que trata o art. 201, com percentual igual ao estabelecido para os servidores titulares de cargos efetivos. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 41, 19.12.2003)

     

    Já quanto à letra B, foi extinta a aposentadoria proporcional no RGPS, mas não no RPPS:

     

    CF, Art. 40, § 1º Os servidores abrangidos pelo regime de previdência de que trata este artigo serão aposentados, calculados os seus proventos a partir dos valores fixados na forma dos §§ 3º e 17: 

    III - voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria, observadas as seguintes condições: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 15/12/98)

    b) sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.

  • Regime da aposentadoria proporcional.

    Essas regras tiveram vigência no período que vai de 05 de outubro de 1988 (promulgação da Constituição Federal) até 15 de dezembro de 1988 (antes da EC 20/98). :

    “a) não previam idade mínima;

    b) a contribuição não era ainda obrigatória;

    c) não havia carência;

    d) os tempos de serviço tanto na iniciativa privada como no serviço público eram computados de forma igual, ou seja, somados na mesma razão proporcional, pois os regimes se compensavam inteiramente entre si. “

    Assim, os servidores que completassem os requisitos legais estariam aposentados com seus proventos calculados de forma plena.

    Por exemplo: um servidor que trabalhou durante 35 anos,no serviço público ou na iniciativa privada,poderia se aposentar com proventos integrais, independente da idade. Se este mesmo servidor tivesse trabalhado apenas 30 anos,ele poderia se aposentar com proventos proporcionais, independente da idade.

    Nota importante: Estas regras continuam valendo para aqueles servidores que conseguiram, até o advento da EC 20/98, preencher os pressupostos acima tipificados.

    Fonte: CARTILHA DE APOSENTADORIA NO SERVIÇO PÚBLICO – RPPS

  • Estranho! A aposentadoria voluntaria proporcional permaneceu transitoriamente até 2003 com o pedagio de 40%, quando de fato deixou de existir previsao desta modalidade apos publicacao da EC 41.


ID
1726348
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Mesmo que sua implantação venha mesclando avanços e impasses, a criação do FUNDEB representou o início de um novo estágio nas políticas de educação no país.

São avanços previstos por este Fundo: 

Alternativas
Comentários
  • Antes do FUNDEB, o FUNDEF era destinado somente ao ensino fundamental.

    Com o FUNDEB houve uma abrangência nos níveis de ensino e a arrecadação passou a ser mais detalhada.

    Gabarito A


ID
1726351
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No contexto do avanço da noção de cidadania no Brasil a partir de 1988, analise as afirmativas a seguir.

I. É fato que foram ampliados os espaços para debates em torno do papel do Estado naquilo que se refere às suas competências e à sua estruturação financeira, notadamente em relação aos seus gastos.

II. A autonomia política, administrativa e financeira das unidades subnacionais pode ser questionada pelo fato de que muitas delas estão na dependência quase que total em relação às verbas da União.

III. Em um momento de ampliação das discussões sobre direitos sociais no país, um contaponto a ser observado diz respeito aos entraves no processo de implementação das políticas públicas desejadas.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • I. É fato que foram ampliados os espaços para debates em torno do papel do Estado naquilo que se refere às suas competências e à sua estruturação financeira, notadamente em relação aos seus gastos.

    II. A autonomia política, administrativa e financeira das unidades subnacionais pode ser questionada pelo fato de que muitas delas estão na dependência quase que total em relação às verbas da União.

    III. Em um momento de ampliação das discussões sobre direitos sociais no país, um contaponto a ser observado diz respeito aos entraves no processo de implementação das políticas públicas desejadas.


ID
1726354
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No Brasil, o conjunto de Leis Orgânicas (da Previdência Social, da Assistência Social e da Função Social da Propriedade Fundiária) como legislação complementar à Constituição Federal e as discussões e compromissos assumidos em torno da área de educação básica, formam o núcleo central de uma política social fundamentada em direitos de cidadania levada a cabo durante o período:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi porque é a letra C. A lei Orgânica é de 1990, logo deveria começar em 1990, não?  Alguem poderia explicar?


ID
1726357
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) institui um novo paradigma para as ações do poder público no Brasil no que se refere às atividades de promoção humana e desenvolvimento social como garantia de condições de sobrevivência, em sua plenitude, a todos os brasileiros em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

A partir do referido texto constitucional, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta B correta. ok
    Posso concluir que a LOAS corrobora com a assertiva no seu inciso II do Art 19?
    Art 19 - Compete ao órgão da administração pública federal responsável pela coordenação da política nacional de assistência social:
    II - Propor ao Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) a Política Nacional de Assistência Social, suas normas gerais, bem como os critérios de prioridade e de elegibilidade, além de padrões de qualidade na prestação de benefícios, serviços, programas e projetos.

  • A PNAS é um documento normatizador das ações na LOAS.

  • Já fala no ínicio da lei, ela veio pra normatizar os artigos 203 e 204 da CF.

     

  • Art. 19. Compete ao órgão da Administração Pública Federal responsável pela coordenação da Política Nacional de Assistência Social:


     II - propor ao Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) a Política Nacional de Assistência Social, suas normas gerais, bem como os critérios de prioridade e de elegibilidade, além de padrões de qualidade na prestação de benefícios, serviços, programas e projetos;


    Lei 8.742/93

  • A a LOAS, elaborada por organizações não-governamentais, foi aprovada de início pelo Conselho Nacional de Assistência Social.

    B a Política Nacional de Assistência Social é um documento normatizador das ações de assistência social concebidas na LOAS.

    C o Conselho Nacional de Assistência Social conta com membros dos governos e da sociedade civil na proporção de 2 para 1.

    D um dos entraves da LOAS é o fato de que as populações rurais foram desconsideradas na universalização dos direitos sociais.

    E uma rede de proteção já opera no país para incluir, por exemplo, moradores de rua, imigrantes e idosos no âmbito da LOAS.


ID
1726360
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que diz respeito ao monitoramento e avaliação das políticas de assistência social, ao se analisar o grau de aproximação entre determinadas metas previstas e a sua efetiva realização em termos de pessoas atendidas e montante de recursos aplicados, opera-se com o conceito de:

Alternativas
Comentários
  • eficiência = recursos materiais

    eficácia = alcance dos objetivos

    efetividade = transformação da realidade
  • Não entendi a forma que foi feita a questão. Gostaria de ver outros comentários. Obrigada!

     

  • A avaliação da eficiência de um projeto verifica e analisa a relação entre a aplicação de recursos (financeiros, materiais, humanos) e os benefícios derivados de seus resultados. Ou seja, a obtenção de “custo” mínimo (menor número de insumos de pessoal, de moeda) para o maior número e qualidade de benefícios.

  • Falou em:

    eficiência: custo benefício (recurso, dinheiro)

    eficácia: alcance de objetivos/metas

    efetividade: avalia os impactos ( transformação da realidade)

    obs: você mata a questão no momento que a questão cita : " montantes de recursos aplicados. "


ID
1726363
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Discursando contra as garantias legais estabelecidas pela Constituição de 1988 em relação às verbas destinadas aos benefícios sociais no Brasil, alguns setores da sociedade alardeavam sobre os riscos de um possível aumento do grau de rigidez orçamentária da União.

Afinados com as propostas neoliberais, que tomaram corpo no país no início dos anos de 1990, tais setores defendiam: 

Alternativas

ID
1726366
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia

O grupo de estudos da Organização Mundial da Saúde, The WHOQOL Group, considera qualidade de vida a partir da percepção do indivíduo sobre sua posição na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.

Trata-se, portanto, de um conceito amplo e complexo que considera os seguintes domínios, exceto

Alternativas

ID
1726369
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia

Acerca das abordagens mais recentes em Ciências Sociais sobre a questão da qualidade de vida, analise as afirmativas a seguir.

I. As propostas do debate procuram apaziguar uma reflexão sobre as premissas definidoras e norteadoras da busca do desenvolvimento e do bem-estar dos cidadãos do ponto de vista ético, ambiental e da plenitude humana.

II. Uma noção de qualidade de vida como um direito de cidadania tem buscado um novo conjunto de indicadores que mensurem, a um só tempo e de forma integradora, o bem-estar individual, o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento econômico.

III. Verifica-se, no contexto, uma mudança significativa na concepção do que seja desenvolvimento, que tem passado de uma mensuração isolada do PIB para indicadores que levam em conta fatores que indiciam o bem-estar humano.

Assinale: 

Alternativas

ID
1726372
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia

Em diversas linhas do olhar sociológico, parece já existir uma concordância de que este indicador, não obstante aos avanços que permite nos estudos sobre as condições de vida em distintas sociedades, não deixa perceber os níveis de qualidade de vida, na forma proposta mais recentemente, por desconsiderar a dimensão ambiental em sua metodologia.

O indicador em questão é o 

Alternativas
Comentários
  • IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): analisa a longevidade, conhecimento, o quanto de $ sobra e a inclusão social, não considerando a dimensão ambiental


ID
1726375
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Atrelar a noção de desenvolvimento sustentável à melhoria na qualidade de vida humana requer pensar nos indivíduos com novas condições mentais e novas habilidades necessárias a um processo de mudança social. Desta forma, é fundamental, entre outros aspectos, considerar a centralidade da relação entre:

Alternativas
Comentários
  • Educação: entendimento do desenvolvimento sustentável

    Saúde: melhoria na qualidade de vida

    Questão de interpretação.


ID
1726378
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em parcelas da fronteira Brasil-Paraguai, em meio a indicadores sócio-econômicos e de saúde relativamente bons, a situação crítica na qual vivem alguns grupos populacionais indígenas demanda ação efetiva e urgente.

As consequências das precárias condições de vida desses grupos estão relacionadas a seguir, à exceção se uma.

Assinale-a. 

Alternativas
Comentários
  • As consequências das precárias condições de vida desses grupos, são a marginaização social, crescimento do alcoolismo, desnutrição e morte de crianças e aumento do consumo de drogas.


ID
1726381
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Na luta histórica dos povos indígenas no Brasil contra a desigualdade e a exclusão, alguns avanços têm sido verificados. Neste sentido, o parágrafo 1º do artigo 231 da Carta em vigor dificulta oficialmente as tentativas de diminuição dos espaços territoriais indígenas, inclusive os de fronteiras.

A partir do texto, assinale a afirmativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.

    § 1º São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições.

    Letra E

  • De acordo com a CF88, em seu art. 231 - são reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.

    § 1º São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições.

    Perceba que não são aquelas vinculadas apenas à habitação. Logo, a nossa resposta é a letra “e”.

    RESPOSTA: LETRA E

  • CESPE/2009: O direito dos índios ao usufruto exclusivo das riquezas naturais e de todas as utilidades existentes nas terras que habitam compreende o direito à posse, ao uso e à percepção das riquezas naturais e de todas as utilidades existentes, bem como ao produto da exploração econômica de tais riquezas naturais e utilidades.


ID
1726384
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Invasões de propriedades legítimas e produtivas, bloqueio de estradas, tiros, roubo de gado, conflitos e promoção de ódios nas fronteiras de MS são fatos que mostram o “sucesso" da política indigenista em curso. Sucesso, porque a filosofia do indigenismo oficial é a “não integração", a manutenção do conflito entre as comunidades e a formação de grandes áreas contínuas para “nações indígenas" nas fronteiras brasileiras, com declarado apoio às teses de “emancipação das nações indígenas" por parte de ONGs internacionais e até da ONU.

O texto extraído da home page da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL) reafirma um quadro em que a questão indígena é observada como: 

Alternativas
Comentários
  • Invasões de propriedades legítimas e produtivas, bloqueio de estradas, tiros, roubo de gado, conflitos e promoção de ódios nas fronteiras de MS caracterizam uma forte disputa ideológica entre afirmações indígenas e posições dos poderes econômicos locais.

    Bons estudos!


ID
1726387
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação aos conflitos no processo de identificação e demarcação de terras dos índios terena no Mato Grosso do Sul, analise as afirmativas a seguir.

I. A identidade dos índios terena articula nacionalidade e etnicidade, elaborando um discurso, sob a forma de mito e ritual, que aborda a origem do grupo através da articulação entre elementos históricos e mágico-religiosos que explicam não somente sua presença nos territórios em que estão localizados, mas a legitimidade da sua própria reivindicação de terras.

II. A análise da luta simbólica que perpassa os processos judiciais desencadeados por conflitos territoriais entre produtores rurais e os índios terena localizados em regiões de fronteira internacional mostra como a ideia de fronteira é ativada na construção de mecanismos políticos de exclusão social e (des)legitimação de grupos étnicos.

III. Em ações judiciais que envolvem a situação interétnica no Mato Grosso do Sul, como no caso dos terena, o questionamento da origem nacional dos indígenas e de sua autenticidade cultural tem sido uma tática discursiva que visa deslegitimar a reivindicação dos índios por terras ao tentar anular a tese da tradicionalidade da ocupação.

Assinale: 

Alternativas

ID
1726390
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

No Brasil, os processos de delimitação de terras indígenas geralmente são envoltos em violentos conflitos. No entanto, na faixa de fronteira do Brasil com o Paraguai, um grupo em específico tem seu território legalmente reservado há séculos e homologado desde 1984.

Remanescente da família Guaikuru, com tradição de cavalaria e ethos de caçadores agressivos, este grupo nutre um orgulho pela participação de seus antepassados na guerra contra o Paraguai, em função do qual teria garantido legitimamente o território de 538.536 ha que possui no município de Porto Murtinho (MS).

O texto se refere à Terra Indígena: 

Alternativas
Comentários
  • Chute certeiro rs !



ID
1726393
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Ao dificultar o acesso à terra por determinadas nações indígenas em regiões de fronteira internacional, alguns atores sociais recorrem à desqualificação desses povos enquanto brasileiros, tratando-os como estrangeiros e imigrantes.

Tal prática de exclusão social é uma maneira própria do: 

Alternativas

ID
1726396
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Até recentemente no Brasil, as políticas educacionais para as áreas de fronteira tomavam a sua realidade de forma unilateral e homogênea, sem considerar a singularidade fronteiriça que pressupõe, no mínimo, uma bilateralidade das relações.

Neste sentido, um aspecto socioeducativo tradicionalmente presente nos estudos nas áreas de fronteira é: 

Alternativas

ID
1726399
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A imprensa já noticiou o fato de que algumas escolas no município de Ponta Porã (MS) chegam a ter turmas nas séries iniciais formadas, em sua maioria, por crianças paraguaias.

A partir desta realidade, no que concerne às tarefas sociais a serem desenvolvidas por escolas implantadas em regiões de fronteiras internacionais, analise as afirmativas a seguir.

I. Estas escolas devem se preocupar com a problemática da identidade cultural de seus estudantes, criando condições de valorização e respeito entre todos, autóctones e migrantes.

II. O grande desafio destas escolas é investir na discriminação, reconhecendo a riqueza etnocultural de seus alunos e valorizando a trajetória particular dos grupos que as compõem.

III. O incipiente intercâmbio cultural entre estas escolas e o seu caráter formalista são vetores que obstam uma desintegração regional no contexto de fronteiras internacionais.

Assinale: 

Alternativas

ID
1726402
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Assinale a afirmativa que apresenta uma razão explícita para explicar a assimetria na oferta de serviços públicos (notadamente nas áreas da educação e da saúde) entre Paraguai e Brasil em suas regiões de fronteira.

Alternativas

ID
1726405
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Sobre o programa “Escolas Bilíngues de Fronteira", já expandido para a região de limite entre Brasil e Paraguai, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

    Tayana Tormena explica que o objetivo principal do Projeto Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira é a integração de estudantes e professores brasileiros com os alunos e professores dos países vizinhos. O foco é a integração, a quebra de fronteira, além da ampliação das oportunidades do aprendizado da segunda língua.

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32617-projeto-escola-intercultural-bilingue-de-fronteira


ID
1726408
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Uma das questões colocadas no cotidiano dos movimentos sociais pela demarcação de terras em áreas de fronteira envolve a construção de identidades (inclusive nacionais como no caso dos brasiguaios) e estas são reelaboradas no processo histórico em função das relações de

Alternativas

ID
1726411
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Fórum congregador de movimentos sociais diversos, de caráter regional e supranacional envolvendo Paraguai, Argentina e Brasil, que, em suas edições de 2006 e 2008, reafirmou as bandeiras de uma integração solidária dos povos e de uma luta contra a militarização da região:

Alternativas
Comentários
  • Acertei no chute. Se alguém puder explicar, eu ficaria muito grato.


ID
1726414
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

No contexto do processo histórico de delimitação da fronteira Brasil-Paraguai, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1726417
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com uma fiscalização insuficiente e desordenada, as fronteiras do Brasil continuam vulneráveis à ação do contrabando. Levantamento do Sindireceita (Sindicato dos Analistas-Tributários da Receita) ao longo de 6.000 km, entre o Rio Grande do Sul e Mato Grosso, constatou que postos do fisco em 16 cidades de cinco Estados estão sem auditores e estrutura para o trabalho da aduana. Ainda que tenha sido feito por um sindicato - o que pressupõe interesse por aumento de vagas e benefícios-, o levantamento parece persuasivo.

                                                                                                   (Folha de São Paulo, 27/08/2010, p. 2)

A cobrança da taxa de 25% sobre o valor do frete para os caminhões com placa paraguaia que entram em território brasileiro foi um dos pontos debatidos durante a audiência pública da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul. (...) O delegado do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos do Estado do Paraná, Jeová Pereira, alertou que, em represália à cobrança, o Paraguai criou um imposto de cerca de 200 reais por caminhão com placa brasileira que entra naquele país. De acordo com ele, o trabalho do caminhoneiro autônomo no Paraná está inviabilizado. 

(Disponível em <http://www.camara.gov.br/interne/radiocamara/default.asp?InK=COMISSAO-DO-MERCOSUL-DISCUTE-CRISE-DO-TRANSPORTE-NA-FRONTEIRAS-BRASIL-PARAGUAI-1317&seleçao=MAT&materia=16015&programa=41>. Acesso em 17/09/2010) 

A partir dos trechos do editorial e da reportagem, assinale a afirmativa correta. 

Alternativas

ID
1726420
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

A ação missionária jesuítica constitui-se em objeto privilegiado para a compreensão acerca da formação sociocultural-religiosa de importantes parcelas da população que atualmente vivem em regiões da fronteira entre o Brasil e o Paraguai.

Nesta formação, as reduções jesuítico-guaranis podem ser compreendidas como: 

Alternativas

ID
1726423
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A respeito das atividades que estruturaram a denominada Província Jesuítica do Paraguai, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso da erva mate, de origem nativa, foi inicialmente condenado pelos jesuítas, mas gradativamente assimilado até se tornar um produto de grande interesse nos mercados coloniais, estabelecendo-se como grande indústria.

II. No contexto em que se deram, representaram interesses de setores concorrentes como as Coroas européias, a Igreja Católica e os povos nativos relacionados a territórios com fronteiras ainda maleáveis e a choques civilizatórios.

III. Se houve espaços de exceção no conjunto das ações missionárias dos jesuítas em meio à expansão do capitalismo mercantil europeu, o sistema livre da encomienda verificado na “Paracuária" tem sido visto como um desses exemplos.

Assinale: 

Alternativas

ID
1726426
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os adensamentos populacionais cortados pela linha de fronteira – seja esta seca ou fluvial, articulada ou não por uma obra de infra-estrutura – apresentam grande potencial de integração econômica e cultural assim como manifestações “condensadas" dos problemas característicos da fronteira, que aí adquirem maior densidade, com efeitos diretos sobre o desenvolvimento regional e a cidadania.

Por esses motivos é que devem constituir-se em um dos alvos prioritários das políticas públicas para a zona de fronteira.

(BRASIL. Proposta de Reestruturação do Programa de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira. Brasília: Ministério da Integração Nacional, 2005.)

Na escala local/regional, o meio geográfico considerado no texto acima, é constituído pelas: 

Alternativas
Comentários
  • Cidades gêmeas correspondem a adensamentos populacionais cortados pela linha de fronteira (terrestre ou fluvial, articulada ou não por obra de infraestrutura).

  • Um exemplo de cidades-gêmeas é a região localizada à Oeste do Paraná, na tríplice fronteira (BR, PY, ARG), onde três cidades possuem integração: Foz do Iguaçu, Ciudad Del Este e Puerto Iguazú.

  • Segundo o Ministério da Integração Nacional, serão considerados cidades gêmeas os municípios cortados pela linha de fronteira, seja essa seca ou fluvial, integrada ou não por obra de infraestrutura, que apresentem grande potencial de integração econômica e cultural, podendo ou não apresentar a unificação da malha urbana com cidade do país vizinho. Não serão consideradas cidades gêmeas aquelas com população inferior a 2 mil habitantes

    https://www.gov.br/mdr/pt-br/noticias/caceres-no-mato-grosso-e-incluida-na-lista-de-cidades-gemeas-brasileiras

    Gabarito letra B ✅


ID
1726429
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao se considerar um olhar abrangente sobre as questões sociais observadas em regiões de fronteira como subsídio para ações construtoras de cidadania, ressalta-se a leitura destes espaços fronteiriços a partir da idéia de

Alternativas
Comentários
  • A questão cobrou basicamente conhecimento acerca da definição do termo FRONTEIRA. De acordo com Ratzel, Kjéllen, Sieger, Vallaux e Prescott, a definição de fronteira é:

    os limites entre as nacionalidades se caracterizam por uma faixa de transição onde os valores de cada parte, particularmente a língua, raça, religião, ideologia, costumes e comércio, se interpenetram. Realmente, as faixas fronteiriças, quando habitadas, são regiões de endosmose cultural, daí a caracterização sociológica do chamado homem fronteiriço. Esta interpenetração se faz natural e pacificamente quando se trata de Estados amigos e é limitada e mesmo proibida quando se trata de Estados rivais. Mas, se a caracterização jurídica da fronteira é a linha, a sua realidade cultural ou administrativa (instalação de postos de controle, alfândegas, elementos de vigilância ou defesa) é a faixa. Por isso, Ratzel justifica sua tese sobre a realidade da faixa e a subjetividade da linha de fronteira” 


ID
1726432
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Dentre os deslocamentos realizados por brasiguaios, houve um episódio em que mais de mil famílias voltaram de forma organizada ao Brasil com apoio político da Comissão Pastoral da Terra e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

Assinale a alternativa que apresenta um motivo para este retorno e o ano em que ocorreu. 

Alternativas

ID
1726435
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De uma forma geral, em estudos sociológicos contemporâneos, uma aludida “forma cultural de fronteira" considera:

Alternativas

ID
1726438
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os diferentes tipos e níveis de relações estabelecidas entre os povos em situação de fronteira internacional no Brasil foram avaliados pelo Programa de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira do Ministério da Integração Nacional, que criou uma tipologia das interações fronteiriças.

De uma forma geral, no caso da divisa Brasil-Paraguai, as relações e organizações sociais predominantes permitem uma classificação de suas interações nos seguintes tipos: 

Alternativas

ID
1726441
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um dos impasses atualmente observados nas áreas conurbadas da fronteira Brasil-Paraguai, notadamente no Mato Grosso do Sul, tem sido um descompasso na capacidade de atendimento das demandas sócio-assistenciais na área de saúde em relação ao quantitativo da população residente no lado brasileiro.

Assinale a alternativa que identifica, segundo os representantes das prefeituras locais, o cerne do problema. 

Alternativas
Comentários
  • Com uma maior rigidez no controle de fronteira, ocorreria uma diminuição no problema.


ID
1726444
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma das mais complexas e desafiadoras áreas de fronteira no país é a região do cone sul-mato-grossense e um dos motivos para tal é o fato de que

Alternativas

ID
1726447
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A instalação de blocos de concreto em um trecho da fronteira que corta as cidades de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e Juan Pedro Caballero, no Paraguai, gerou mal-estar entre os dois lados, com troca de acusações que envolvem desrespeito à fronteira e uma suposta concorrência desleal. As autoridades paraguaias investigam denúncias de que comerciantes brasileiros teriam levantado "barreiras" em diversos pontos da fronteira, durante a madrugada desta terça-feira (10/08). O Itamaraty confirma ter sido comunicado do episódio pelo governo paraguaio e que enviou um representante da comissão de fronteiras para avaliar de perto a situação.

            (Disponível em < http://www.estadao.com.br/noticias/593430,0.htm>. Acesso em 25/08/2010.) 

A notícia ilustra um traço marcante da realidade social em importantes pontos da fronteira do Brasil com o Paraguai e diz respeito especificamente ao fato de que: 

Alternativas

ID
1726450
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Dois departamentos paraguaios na fronteira com o Brasil apontados como territórios que contam com inúmeras plantações de maconha e com quadrilhas de narcotraficantes que abastecem os países vizinhos da erva e cocaína são:

Alternativas

ID
1726453
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Sobre a questão dos brasiguaios, fonte de tensão nas relações transfronteiriças entre Brasil e Paraguai, são dadas as sentenças:

I. Mídia, poder público e população em geral do Brasil e do Paraguai vêem estes migrantes brasileiros de maneira diferenciada, dificultando ações conjuntas em prol de uma resolução ou minimização para os conflitos.

II. Em terras paraguaias, os brasiguaios não têm se dedicado apenas às atividades legais e muitos engrossam, por exemplo, o contingente dos que se dedicam à plantação de drogas e ao contrabando nas fronteiras secas.

III. Os brasiguaios são os imigrantes sulistas que, desde o início do século passado, compraram terras no país vizinho e as exploram plantando soja ou criando gado bovino ou extraindo madeira das florestas paraguaias da fronteira.

Assinale:

Alternativas

ID
1726456
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A singularidade do sistema de migração Brasil-Paraguai manifesta-se em vários aspectos, exceto:

Alternativas

ID
1726459
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Resultado das relações sociais estabelecidas, há quem defenda a organização de “um novo espaço na América do Sul", reestruturado por brasileiros de tal modo que ele já não é totalmente paraguaio e nem tampouco uma mera extensão do oeste do Brasil meridional.

Tal espaço está inserido no: 

Alternativas
Comentários
  • Alguém???

  • E


ID
1726462
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

De uma forma geral, os jovens brasileiros, adultos e em idade de trabalhar, que emigram de suas colônias na fronteira com o Paraguai em direção aos estados de Mato Grosso do Sul (especialmente para Campo Grande), Paraná (sobretudo Fóz do Iguaçu) e São Paulo (capital) partem em busca de emprego no setor:

Alternativas
Comentários
  • Brasileiros com menos privilégios emigram para o paraguaí em busca de emprego, para isso, submetem-se à cargos com pouca qualificação técnica.

    LETRA D

    APMBB

  • alguem sabe me informar se consigo colar ou fazer pergunta nesse site


ID
1726465
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Dentro do discurso governamental a favor da cooperação solidária entre os países vizinhos e de novas formas de relação entre os cidadãos e suas instituições públicas, uma universidade com sede em Foz do Iguaçu (na tríplice fronteira brasileira com o Paraguai e a Argentina), iniciou suas atividades acadêmicas, lançando um “projeto único na história do ensino superior na América Latina".

A universidade em questão e um aspecto desse ineditismo anunciado são: 

Alternativas