SóProvas



Prova FGV - 2011 - PC-RJ - Perito Legista - Genética Forense


ID
756367
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As principais diferenças entre uma célula animal e uma vegetal, no contexto morfológico, podem ser resumidas como:

Alternativas
Comentários
  • Assim como todos os eucariotas, as células vegetais possuem membrana plasmática, material genético delimitado por um envoltório nuclear denominado carioteca e, imersas no citoplasma, diversas organelas membranosas e não membranosas que desempenham os papéis vitais e funcionais da célula. Entretanto, elas possuem diferenças quando comparadas às outras células eucariontes, as animais.

    Uma das diferenças entre as células animais e vegetais é um plastídio responsável pelo processo de fotossíntese. Essa organela é chamada de cloroplasto. Os plastídios são organelas membranosas grandes e compostas por duas membranas, uma interna e outra externa. Essas estruturas podem ter pigmentos não fotossintetizantes, os cromoplastos, ou não pigmentadas, os leucoplastos. No caso da fotossíntese das células vegetais, o plastídio em questão se trata do cloroplasto, um plastídio pigmentado na cor verde por uma substância denominada clorofila.

    parede celular é uma estrutura ausente nas células animais e presente nas células vegetais. Elas se tratam de um envoltório semi-rígido externo à membrana plasmática composto, basicamente, de celulose. Esse envoltório, também conhecido como membrana celulósica, tem como principais funções a proteção e a estabilidade da forma da célula. Isso ocorre porque a rigidez dessa estrutura protege a célula contra impactos e lesões (proteção mecânica) e, a associação externa à membrana, faz da parede uma barreira protetora contra infecções e ataques de outros organismos (proteção física). Essa mesma característica, a rigidez, é o que desencadeia a estabilidade da forma e do tamanho da célula. Isso ocorre porque esse envoltório proporciona à célula a capacidade de suportar as pressões dos meios interno e externo que alterariam suas características.

    De maneira geral, existem determinados níveis de comunicação entre as células, ou seja, existe a transferência ou movimento de substâncias de uma célula para outra. Enquanto nas células animais essa comunicação é feita através das junções comunicantes, nas células vegetais isso é feito por meio dos plasmodesmos. Essas estruturas são regiões periféricas em que não há depósito de celulose – parede celular-, o que acaba por formar pequenos tubos que conectam uma célula à sua adjacente. Assim, são os plasmodesmos que conferem a possibilidade de haver intercâmbio de moléculas de uma célula à outra.

    Há duas outras características que são bem claras na diferença dos grupos. As células, de maneira geral, têm a capacidade de realizar uma reserva de energia na forma de algum açúcar complexo. No caso dos vegetais, o polissacarídeo é o amido, já nos animais, a forma de reserva se trata do glicogênio. A outra, e última, se trata do tamanho dos vacúolos citoplasmáticos. Ambos os grupos têm essa estrutura, entretanto nas células vegetais os vacúolos são, geralmente, grandes, podendo atingir a maior parte do volume celular, enquanto nas dos animais ele é bastante diminuto.

    Fonte: www.infoescola.com (grifos meus)

  • Rapaz essa veio na memória do cursinho ainda kkkk deve ter >10a


ID
756370
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os elementos químicos necessários ao corpo humano em quantidades muito pequenas (menos que 0,01% do peso corporal) são denominados de oligoelementos ou elementos-traço.

Assinale a alternativa que apresente apenas elementos-traço.

Alternativas
Comentários
  • Então pq nos cobram tanto comer feijão? rs
  • Meu Deus, Ferro é um elemento traço!!!!! Pra onde foram as nossas hemácias???? 

  • Majoritários: oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio, fósforo, enxofre, potássio, sódio, cloro e magnésio.

    Traços: ferro, zinco, cobre, flúor , bromo e selênio.

    Microtraços (ultratraços): iodo, manganês, vanádio, silício, arsênio, boro, níquel, cromo, molibdênio e cobalto.

  • Deus, que prova terrível foi essa


ID
756373
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Dentre os aminoácidos mais comuns, assinale a alternativa que apresente aqueles que exibem carga líquida negativa em pH fisiológico (próximo ao neutro).

Alternativas
Comentários
  • A estrutura geral dos aminoácidos envolve um grupo amina e um grupo carboxilo, ambos ligados ao carbono α (o primeiro depois do grupo carboxilo). O carbono α também é ligado a um hidrogénio e a uma cadeia lateral, que é representada pela letra R. O grupo R determina a identidade de um aminoácido específico.

    - Aminoácidos carregados POSITIVAMENTE: arginina, histidina e lisina.
    -Aminoácidos carregados NEGATIVAMENTE: ácido aspártico, ácido glutâmico, hidroxilisina, hidroxiprolina e beta alanina.

    -Aminoácidos NEUTROS: serina, a treonina, tirosina, glutamina, e asparagina.

  • não chutei, dei uma bicuda nessa ai

  • glutamato é um aminoacido acido. no estudo dos neurotransmissores isso é uma informação basica


ID
756376
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A estrutura de bicamada lipídica das membranas celulares que se formam espontaneamente deve-se essencialmente à interação que existe entre moléculas anfipáticas como os fosfolipídios.

Assinale a alternativa que apresenta a característica estrutural dos fosfolipídios que está associada à propriedade anfipática.

Alternativas
Comentários
  • Os fosfolipídios são lipídios que contêm ácido fosfórico como mono ou diéster. São constituidos por uma molécula de glicerol, duas (ou uma) cadeias de ácidos graxos (uma saturada e uma insaturada), um (ou dois) grupo fosfato e uma molécula polar ligada a ele. Neste grupo estão incluídos os ácidos fosfatídicos e os fosfoglicerídios.

    São moléculas anfipáticas, isto é, possuem uma cabeça constituída pelo grupo fosfato que é polar ou hidrofílica (tem afinidade por água) e uma cauda constituída pelas cadeias de ácidos gordos apolar ou hidrofóbica, isto é que repele a água. Essa característica é fundamental para estabelecer uma interface entre o meio intracelular e o meio extracelular.

  • Os fosfolipídeos são anfifílicos e possuem:

    • CABEÇA POLAR (hidrofílica = ama água) voltada para o meio externo em contato com a água
    • DUAS CAUDAS DE HIDROCARBONETO (hidrofóbicas = tem medo da água) voltada para o meio interno sem contato com a água.

    Fonte: Capítulo 10 do livro ALBERTS, et all. Biologia molecular da célula. 6a edição.


ID
756379
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Dentre os grupos químicos a seguir, assinale a alternativa que indica o que tem a maior probabilidade de atuar como uma base nas condições normalmente encontradas nas células.

Alternativas

ID
756382
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a quantidade de ligações peptídicas em uma molécula de um tri-peptídeo.

Alternativas
Comentários
  • Do mesmo modo que em um trem cada vagão está engatado ao seguinte, em uma proteína cada aminoácido está ligado a outro por uma ligação peptídica. Por meio dessa ligação, o grupo amina de um aminoácido une-se ao grupo carboxila do outro, havendo a liberação de uma molécula de água. Os dois aminoácidos unidos formam um dipeptídio.

    A ligação de um terceiro aminoácido ao dipeptídeo origina um tripeptídeo que então, contém duas ligações peptídicas. Se um quarto aminoácido se ligar aos três anteriores, teremos um tetrapeptídeo, com três ligações peptídicas. Com o aumento do número de aminoácidos na cadeia, forma-se um polipetídio, denominação utilizada até o número de 70 aminoácidos. A partir desse número considera-se que o composto formado é uma proteína.

    fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/quimica_vida/quimica9.php


  • Que questão exdrúxula

  • Considerando n como numero de aminoácidos presentes no polipeptídeo

    Equação ( N-1) = número de ligações petídicas

     tri-peptídeo= 3

    3-1= 2 ligações

    LETRA B

    APMBB


ID
756385
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que indica o nível estrutural de uma proteína menos afetado pelo rompimento de suas pontes de hidrogênio.

Alternativas
Comentários
  • A diferença entre as estruturas secundária e terciária é muito clara. Enquanto que a secundária se deve às pontes de hidrogênio estabelecidas entre aminoácidos relativamente próximos entre si, a terciária se deve às interações entre os grupos laterais - frequentemente entre aminoácidos situados a certa distância na estrutura primária.

    A estrutura terciária responde pela estrutura tridimensional total das proteínas, não sendo totalmente rígida.

    Por fim, a estrutura quaternária refere-se ao arranjo espacial resultante da união de duas ou mais cadeias peptídicas (cada qual com estrutura primária, secundária e terciária) formando uma proteína. Ocorrem interações hidrofóbicas (sobretudo), mas não ocorrem ligações covalentes.
    Exemplos de proteínas com estrutura quaternária: insulina, quimiotripsina e hemoglobina.


ID
756388
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um experimento realizado com a enzima hexocinase mostrou que se ela for incubada a 45o C durante 12 minutos, ela perde cerca de 50% de sua atividade.

Se o mesmo experimento for realizado com a hexocinase, mas na presença de quantidades saturantes de um de seus substratos, pode-se esperar o seguinte resultado:

Alternativas

ID
756391
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A enzima lisozima tem, em seu sítio ativo, dois aminoácidos essenciais para sua atividade: Glu35 e Asp52 .
Os pKs das carboxilas das cadeias laterais desses aminoácidos são respectivamente 5,9 e 4,5.
Sabe-se que o pH ótimo para a atividade da lisozima é 5,2. Nessa situação, é correto afirmar que os estados de ionização do Glu35 e Asp52 serão, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Alguém?

  • Alguém pode ajudar nessa ?


ID
756400
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação às condições que contribuem para que as membranas biológicas exibam uma maior fluidez, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A fluidez da membrana é controlada por diversos fatores físicos e químicos.

    A temperatura influencia na fluidez: quanto mais alta ou baixa, mais ou menos fluida será a membrana, respectivamente.

    O número de duplas ligações nas caudas hidrofóbicas dos lipídeos também influencia a fluidez: quanto maior o número de insaturações, mais fluida a membrana, pois menor será a possibilidade de interação entre moléculas vizinhas.

    Também a concentração de colesterol influencia na fluidez: quanto mais colesterol, menos fluida. O colesterol, por ser menor e mais rígido, interage mais fortemente com os lipídeos adjacentes, diminuindo sua capacidade de movimentação.

    Fonte: Portal Educação (https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/membrana-celular/1550)


ID
756403
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a afirmativa que descreve corretamente o aparelho de Golgi.

Alternativas
Comentários
  •             a) É formado por uma extensa rede de túbulos envoltos por membranas que separam o lúmen do citosol; essa organela está ligada ao núcleo e é um dos principais reservatórios de cálcio. - RETICULO ENDOPLASMÁTICO LISO
                b) É formado por camadas planas de sáculos que possuem faces trans e cis; nessas organelas proteínas e fosfolipídios recebem unidades de carboidratos; os produtos que estão no interior dessa organela são liberados como vesículas. - COMPLEXO GOLGIENSE OU APARELHO DE GOLGI
                c) É formado por organelas contendo enzimas hidrolíticas que degradam vários tipos de macromoléculas como proteínas e polissacarídeos e que atuam na promoção da reciclagem de organelas danificadas. - LISOSSOMOS
                d) É formado por organelas envoltas por uma dupla membrana bi-lipídica que possuem dobras internas que formam cristas; nessas cristas encontram-se muitos complexos protéicos que atuam na respiração celular. - MITOCONDRIAS
                e) É formado por compartimentos envoltos por uma única membrana e contém enzimas que transferem o hidrogênio para a água produzindo assim o peróxido de hidrogênio que é então convertido à água por outras enzimas. - PEROXISSOMOS

ID
756406
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No processo de divisão celular de células somáticas eucarióticas, o número de telômeros, observado em cada cromossomo durante a anáfase, é:

Alternativas
Comentários
  • DEFINIÇÃO DE TELÔMERO: Sequências estruturais que se fixam nas extremidades dos cromossomos para evitar que ocorra degradação ou fusão de material genético de outros cromossomos.

    Se pensarmos na estrutura do DNA no processo de divisão celular, estamos pensando na clássica forma de X, com 4 extremidades.

    Entretanto, a questão menciona a fase de divisão celular ANÁFASE, que consiste na fase de separação das cromátides e migração para os pólos em direção aos centrossomos. Aqui, as cromátides têm um telômero em cada extremidade - dois telômeros.

    GABARITO: D


ID
756409
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma célula humana contendo 22 autossomos e um cromossomo Y é:

Alternativas
Comentários
  • CELULAS REPRODUTORAS - 23 cromossomos (22 autossomicos e 1 sexual). se feminino, 22 autossomicos + 1 X; se masculino, 22 autossomicos e 1 Y
    CELULAS SOMÁTICAS - 46 cromossomos (23 pares)
    as celulas somaticas, tanto masculinas quanto femininas são iguas em numero: 46.
    ALTERNATIVA A

     


ID
756412
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A quantidade de DNA de uma célula diplóide na fase G1 do ciclo celular é x. Então, na metáfase da meiose I, a quantidade de DNA da mesma célula será:

Alternativas
Comentários
  • Metafase é a fase celular em que ela irá se dividir. isso acontece na manutenção do nosso corpo (quando ferimos a pele ou quando estamos crescendo). Para garantir a quantidade de cromossomos nas celulas somáticas (46), elas duplicam seu material genético antes da divisão. 

    na primeira fase da meiose o processo é muito parecido e o material genético é duplicado tambem. só a partir da segunda fase da meiose é que os cromossomos irão reduzir-se a metade.

  • Fases da Interfase: G0, G1, S e G2

    Fase G1: numero de cromossomos = x 

    Fase S: duplicação do DNA - por isso, pode-se dizer que a quantidade de DNA é igual a 2x !! =D


ID
756415
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Se aquecermos o DNA linear de cadeia dupla dissolvido em água destilada (recipiente I) e a mesma quantidade de DNA dissolvida em uma solução aquosa de 1M NaCL (recipiente II) a 65o C, observaremos que:

Alternativas
Comentários
  • Alguém para explicar o gabarito?

  • O NaCl diluído em agua forma um sistema tampão e diminui a desnaturação da molécula de DNA quando se eleva a temperatura.


ID
756418
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao analisarmos o genoma de um organismo eucariótico, podemos identificar e quantificar os genes propriamente ditos, reconhecendo em determinadas sequências a presença de:

Alternativas
Comentários
  • Os promotores gênicos estão localizados antes do  do gene (na extremidade 5’) e participam promovendo a transcrição de uma sequência de DNA em RNA. Além disso eles estão diretamente ligados à quantidade de cópias de RNA que será transcrita a partir de uma mesma sequência de DNA. Eles são o “botão liga/desliga” de um gene, com a diferença de que podem estar ligados com uma força maior ou menor. Cada promotor acaba interagindo com um conjunto de proteínas que influenciam na sua atividade.

    Já os terminadores gênicos estão localizados logo após o , também conhecido como stop-codon, (na extremidade 3’) e realizam outras diferentes funções. Por sua vez, eles estão envolvidos com o término da transcrição e com a adição da famosa “” presente no RNA mensageiro de eucariotos e procariotos, que influencia diretamente na durabilidade desse mesmo RNA no citoplasma celular.

     

    Figura 1: Regiões gênicas. O promotor está localizado antes do códon de início e o terminador logo após o códon de parada.

    fonte:

    https://www.blogs.unicamp.br/tb-of-life/2016/07/04/onde-bioinformatica-promotores-e-terminadores-se-encontram/


ID
756421
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Se em uma reação de sequenciamento pelo método de Sanger, o análogo didesoxi do CTP (ddCTP) fosse acrescentado à mistura de reação em uma concentração maior que aquela do dCTP, isso poderia afetar os resultados da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • No método de sequenciamento de Sanger os ddNTP (didesoxirribonucleotídeos) são adicionados com intuito de parar o sequenciamento.


ID
756424
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que indique o precursor principal para a construção de uma biblioteca de expressão de um determinado organismo.

Alternativas
Comentários
  • Letra (D) de doido RNA mensageiro. Bons estudos aos futuros peritos.
  • Uma biblioteca de cDNA (ou de expressão) é uma coleção das seqüências expressas em um tecido ou tipo celular de um organismo, em um dado momento. Estas seqüências são representadas pelo pool de cDNA (DNA complementar) obtido através da enzima transcriptase reversa a partir do pool de RNA mensageiro isolado a partir das células ou tecido em questão.

    http://rnasefree.blogspot.com/2008/04/bibliotecas-de-cdna.html

  • O RNA mensageiro, ARNm, mARN, RNAm ou mRNA é o ácido ribonucleico responsável pela transferência de informações do ADN até o citoplasma.

    Por essa transferência de informações ele é considerado o construtor de uma biblioteca.

    Letra D de Determinação

    Força e Honra

    INFANTARIA

    #APMBB


ID
756427
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma mutação silenciosa pode ser definida como:

Alternativas

ID
756433
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A hemofilia (h) e o favismo (gd) são doenças herdadas como caracteres recessivos ligados ao cromossomo X. Uma mulher com fenótipo normal tem em seu cromossomo X o seguinte genótipo: h +/+ gd. A frequência de recombinação entre h e gd é de 16%.

Assinale a alternativa que indica a proporção de filhos nascidos dessa mulher que será fenotipicamente normal para ambos, hemofilia e favismo.

Alternativas

ID
756439
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Enzimas que promovem o reparo de DNA podem corrigir muitos erros que ocorrem durante a replicação do genoma. O sistema de excisão de nucleotídeos e o ligado à excisão de bases, são sistemas diferentes de reparo.

Assinale a alternativa que apresenta a enzima que participa igualmente em ambos os sistemas de reparo citados.

Alternativas
Comentários
  • REPARO POR EXCISÃO DE BASES:

    - DNA-glicosilase reconhece e remove a base errada

    - AP endonuclease - cliva a cadeia em regiões adjacentes à base perdida

    - DNA polimerase - insere a base correta de acordo com a fita molde

    - DNA ligase - restaura a integridade da fita

     

    REPARO POR EXCISÃO DE NUCLEOTÍDEOS

    - Complexo multienzimático que 'roda' o DNA à procura de distorções causadas por mutações e mau pareamentos

    - Endonucleases XPF e XPG - dupla incisão dos dois lados da cadeia

    - DNA polimerase épsilon e delta - remoção dos oligonucleotídeos e ressíntese do DNA

    - DNA ligase - restaura a integridade da fita

  • Jamais acertarei sobre esse tema

     

  • A DNA ligase é usado na reparação e na replicação do DNA. Além disso, a DNA ligase tem uso extensivo em laboratórios de experimentos de DNA recombinante. A DNA-ligase purificada é usada na clonagem de genes para unir moléculas de DNA para formar o DNA recombinante.

    Fonte: wikipedia

  • achei que fosse a helicase:(

ID
756442
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos heredogramas, o círculo representa uma mulher e o quadrado um homem. Círculos e quadrados pretos significam que o indivíduo tem o fenótipo de um determinado caractere.

Assinale a alternativa compatível com um padrão de herança de um caractere dominante ligado ao cromossomo X.

Alternativas
Comentários
  • Chamaremos o Fenótipo dominante como D acompanhando o X quando o círculo ou o quadrado estiverem negros.

    a) Mulher normal = XX

    Homem normal = XY

    Todos os filhos serão normais, não há possibilidade de ter um filho com a herança uma vez que ela é dominante.

    FALSA


    b) Mulher com fenótipo = XDX_ (o segundo X não importa se tem ou não o fenótipo porque ele é dominante, basta a presença de um gene para manifestar a característica)

    Homem com fenótipo = XDY

    fazendo os cruzamentos todas as filhas deste casal terão a característica pois um X vem da mãe e o outro do pai que só oferecerá X com dominância da característica (os círculos das descendentes ficarão marcadas em negro)

    FALSA


    C) Mulher normal = XX

    Homem com o fenótipo = XDY

    Fazendo o cruzamento todas as filhas deste casal terão a característica pois um dos X elas herdarão do pai que possui o fenótipo.

    FALSA


    d) Mulher com característica = XDX_

    Homem normal = XY

    PODERÃO ter filhos normais e com característica meninas = XmãeXpai/ XDmãeXpai/ meninos = XmãeYpai/ XDmãeYpai

    GABARITO


    e) Mulher normal = XX

    Homem normal = XY

    JAMAIS terão filhos com o fenótipo por se tratar de herança DOMINANTE.

    FALSA

  • Gabarito D.

    .

     Dominante ligada ao X: homem afetado transmite para todas as filhas. Logo, exclui-se as letras B e C.

    Se o pai é normal e o filho tem a doença, obrigatoriamente veio da mãe. Logo, exclui-se as letras A e E, pois mostram a mãe normal.


ID
756445
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Experimentalmente é possível seguir a trajetória de uma proteína a partir de sua biossíntese até seu destino final.

Assinale a alternativa que indica o trajeto feito por uma proteína secretada por uma célula endócrina.

Alternativas
Comentários
  • O RETICULO ENDOPLASMÁTICO RUGOSO é responsáv el pela sintese proteica através de seus ribossomos aderidos. o
    COMPLEXO DE GOLGI é responsavel pela formação secundaria, terciária ou quaternária da proteina, pelo empacotamento, sinalização e envio das proteinas através de vesículas
    estas vesiculas fundem-se espontaneamente na membrana ou vão para outras partes da celula (a depender de sua função)

ID
756448
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Medidas cinéticas mostram que o DNA de um nucleossomo isolado tem conformações muito dinâmicas que rapidamente mudam do estado enovelado compacto para o estado relaxado.
No entanto, nas células existem reações bioquímicas que podem manter os nucleossomos nos dois estados de maneira mais duradoura.
Essas reações envolvem:

Alternativas

ID
756451
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Atualmente é possível monitorar a expressão diferencial de muitos genes ao mesmo tempo, utilizando a técnica de microarranjos (microarrays). Para tal, pequenos fragmentos de DNA, com sequências correspondentes aos genes de interesse, são sintetizados e imobilizados em pequenas lâminas de vidro que servem de alvo para sondas que ao se hibridar ou não, revelarão quantitativamente quais genes estão sendo constitutivamente expressos, super-expressos ou reprimidos. Esse método é muito útil para comparar a expressão gênica de células como, por exemplo, células normais e tumorais.

Assinale a alternativa que indica, para esta técnica, as sondas mais informativas.

Alternativas
Comentários
  • Em genética, DNA complementar (cDNA) é o DNAsintetizado a partir de uma molécula de RNA mensageiro, cujos íntrons já foram removidos, ou seja, o mRNA já passou pelo processo de splicing, sendo uma reação catalisada pela enzimatranscriptase reversa.

    Após isolar um mRNA é inserido um primer para que a enzima transcriptase reversa se ligue e sintetize a fita única de DNA a partir do molde de RNA, gerando um hibrido complementar de DNA-mRNA e antiparalelo. O RNA é depois degradado pela RNase H, que degrada parcialmente a cadeia de RNA. A DNA polimerase I sintetiza novos fragmentos de DNA usando, como iniciadores, os fragmentos de RNA (deixados pela RNase) associados à cadeia simples de DNA. Por fim, a DNA ligase liga os fragmentos de DNA da nova cadeia, originado uma cadeia dupla de DNA complementar (cDNA).

  • A tecnologia de microarray é baseada na hibridização entre alvos livres marcados derivados de amostras biológicas e um array de muitas sondas de DNA imobilizadas em uma matriz sólida. Os alvos são produzidos a partir de mRNA de amostras biológicas por transcrição reversa, marcados com fluoróforos específicos (Cy3 e Cy5) e co-hibridizados com as sondas de DNA por 16 horas. Os sinais resultantes da hibridização são detectados por um feixe de laser, para a aquisição de imagem. Posteriormente, os sinais são quantificados, integrados e normalizados com softwares específicos e refletem o perfil de expressão para cada amostra biológica.

    A técnica de PCR em tempo real foi desenvolvida recentemente para estudos envolvendo expressão gênica e trata-se de um método de análise que mede o acúmulo dos produtos de PCR a medida que vão sendo produzidos, e dessa maneira, quantifica as cópias de mRNA dos genes estudados. Essa técnica tem recentemente alcançado um nível de sensibilidade, confiabilidade e praticidade que suporta seu uso como um bioinstrumento de rotina para quantificação de expressão gênica, sendo atualmente considerado o método mais apropriado para confirmar os dados gerados por microarray (Provenzano & Mocelllin 2007).

    R. bras. Bioci., Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 64-72, jan./mar. 2010


ID
756454
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma mulher cujo grupo sanguíneo é A se casa com um homem cujo grupo é B. O primeiro filho desse casal tem sangue O. A probabilidade de que um segundo filho tenha um grupo sanguíneo diferente de O é de:

Alternativas
Comentários
  • basta lembrar:
    IAi                                      X                      IBi
    (mulher tipo A, heterozigoto)  X (homem tipo B, heterozigoto)
    terá como prole:
    IAi            IBi           ii          IAIB
    (tipo A)   (tipo B)   (tipo O)    (tipo AB)
    resposta: letra C - 1/4



  • xa xa

    xx

    xb

    ax

    ab


ID
756460
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma população de duas mil moscas Drosophila se encontra em equilíbrio Hardy-Weiberg para o gene Adh. Esse gene tem dois alelos diferentes, Adhf e Adhs .

Supondo que a frequência dos homozigotos Adhs é 0,16, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a frequência do alelo Adhf e o número total de heterozigotos nessa população.

Alternativas
Comentários
  • Sacanagem essa ae

  • O enunciado diz que a frequência homozigotos Adhs é 0,16. Sabendo de tal informação conseguimos calcular a frequência de cada alelo e depois a frequência de heterozigotos.

    Frequência (Adhs) = q²
    0,16 = q²
    q = √0,16
    q = 0,4 (onde "q" é a frequência do alelo "Adhs")

    Pela conclusão de Hardy-Weinberg, a soma da frequência do alelo recessivo mais a frequência do alelo dominante é igual a 1. Desse jeito, fica evidente que "p' (frequência do alelo dominante) é 0,6.
    Agora sim a frequência dos heterozigotos pode ser descoberta.
    Frequência (Adhf e Adhs ) = 2*p*q
    Frequência (Adhf e Adhs ) = 2*0,6*0,4
    Frequência (Adhf e Adhs ) = 0,48 = 48%

    logo, 48% de 2000 é a população de moscas heterozigotas q seria: 960

  • Questão que envolve PROBABILIDADE

    Freqüência para população homozigótica recessiva :

    F(aa) = a x a = a²

    0,16= a²

    a=0,4

    [...]

    A soma dessa população em equilibro é

    F(a) + F(A) = 1 ou 100%

    0,4+ F(A)= 1

    F(A)= 0,6

    [...]

    Freqüência Heterozigótica =

    2 F(A)x F(a)

    2.0.6.0.4= 0,48

    0,48 x 2000( população ) = 960

    LETRA E

  • usa-se a formula a^2 + 2aA + A^2


ID
756463
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos humanos, a fenilcetonúria é causada por um alelo recessivo. Um casal normal teve um filho com fenilcetonúria. Se esse casal tiver mais dois filhos, a probabilidade de que ambos tenham fenilcetonúria, será de:

Alternativas
Comentários
  • Fenilcetonuria = aa

    Mãe = Aa

    Pai = Aa

    Probabilidade no cruzamento de 25% (1/4), para cada filho. Como são dois: 1/4 x 1/4 = 1/16

  • Se o casal é normal , é porque seu alelo recessivo não é homozigoto e sim heterozigoto

    AaxAa = essa distribuição gera : AA;Aa;Aa;aa ( 1/4 )

    3 filhos

    1/1 x 1/4 x 1/ 4

    1/16

    LETRA A

    APMBB

  • aí eu:

    4x4 = 8

    prof Edilson me perdoa, juro que foi só falta de atenção kkkkkk


ID
756466
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Uma população pode evoluir (mudar as frequências de genes) sem que necessariamente a seleção natural esteja agindo sobre ela. Uma situação que ilustra esse tipo de evolução é a deriva gênica que leva à fixação de certos alelos devido a eventos aleatórios não previsíveis.

Um fator que reconhecidamente favorece a evolução por deriva gênica é:

Alternativas
Comentários
  • O efeito gargalo de garrafa (bottleneck effect) é um evento genético causado por uma redução drástica do tamanho da população, onde há perda de variabilidade genética. Pode dizer que parte dos genótipos são impedidos de participarem na produção da geração seguinte. Pode ser causado por diversos fatores, como por exemplo o desastre natural; alta frequência depredação natural ou pela caça humana; redução do habitat; redução da migração devido a uma barreira geográfica, por exemplo; surgimento de novas ramificações populacionais; sendo um caso extremo de efeito de gargalo, a extinção. Este efeito faz aumentar a deriva genética numa população: a taxa da deriva genética é inversamente proporcional ao tamanho do efetivo populacional.

    GABARITO

    ____

    Mimetismo consiste na presença, por parte de determinados organismos denominados mímicos, de características que os confundem com um outro grupo de organismos. Por exemplo o bicho-folha é confundido com a folha de determinada espécie de planta. Essa semelhança pode se dar principalmente no padrão de coloração,textura, forma do corpo,comportamento e características químicas, e deve conferir ao mímico uma vantagem adaptativa.

    ___

  • Melanismo é o aumento concentrado e considerável de pigmentação preta, que ocorre por mutação genética em animais.

    Um exemplo clássico de como o melanismo opera na seleção natural foi o aumento verificado no Reino Unido de mariposas com a coloração escura numa espécie cuja maior incidência de indivíduos até então era clara. Chamado pela ciência de melanismo industrial, por causa da interferência humana no meio ambiente, decorreu da sobrevivência, a cada geração maior, de indivíduos com estes caracteres.

    Este caso é largamente usado como exemplo para se explicar didaticamente o funcionamento dos processos biológicos de seleção das espécies. Quando esse fator anti-natural que interferiu no ambiente para de o fazer (por exemplo, a falência dessas indústrias por crises econômicas ou adequação a padrões ecológicos na prevenção do efeito estufa), estes seres que se proliferaram durante essa efêmera era voltam novamente a estarem mais visíveis e principalmente durante o nevado inverno, o que diminui seu número mais fácil de ser capturado que a outra divergência evolutiva (subespécie).

    ___

    A Endogamia seria o cruzamento entre parentes, endocruzamento ou consanguinidade. O extremo da endogamia é a auto-fecundação, a qual geralmente é observada em espécies vegetais. A endogamia influencia muito a história da população, pois a consequência deste evento é a redução reprodutivo, bem como a sobrevivência da prole (Depressão endogâmica). Devido a endogamia a quantidade de heterozigotos é reduzido, mas não muda a frequência de genes e concomitantemente há um aumento dos indivíduos homozigotos, deste modo a exposição e expressão de genes deletérios se torna mais fácil. A endogamia é inevitável em populações pequenas, pois com o passar do todo todos indivíduos se tornam aparentados.



ID
756469
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um caso notável de polimorfismo balanceado (preservação de variabilidade genética pela seleção natural) é a anemia falciforme que atinge milhares de indivíduos em regiões endêmicas para malária. Indivíduos normais, tem o genótipo HbA /HbA , indivíduos homozigotos para anemia falciforme são HbS /HbS e heterozigotos são HbA /HbS .

Alternativas
Comentários
  • A anemia falciforme é uma doença genética que deforma as hemacias (glóbulos vermelhos) tornando-as em forma de foice. Já a malaria é uma doença parasitária na qual o plasmodium é o agente causador. Pois bem, pessoas que apresentam o genotipo normal homozigoto para a anemia (  HbA /HbA ) não manifestam a doença, mas quando contraem a malária, esta manifesta-se em sua forma mais agressiva (podem morrer por malária). Os  indivíduos homozigotos para anemia falciforme (HbS /HbS) manifestam a doença, porém o parasita não as infecta e estes não adquirem a malária. o problema neste caso está no fato de que estes individuos apresentam a anemia em sua forma mais severa, o que leva ao óbito. Já os indivíduos heterozigotos para o gene da anemia falciforme (HbA /HbS ) quando infectados pela malária, o parasita só infecta "metade" das hemácias. Estes apresentarão a anemia em sua forma mais branda e não manifestarão a malária.
    portanto a resposta é a letra C: os indivíduos heterozigotos para o gene da anemia falciforme sobrevivem melhor.
    espero ter ajudado!
    bons estudos
  • o jumento do elaborador da questão esqueceu de dizer se a sobrevivencia se dava em meio endemico de malaria


ID
756472
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A sexagem de restos mortais ou de manchas de sangue, lança mão da amplificação do gene da amelogenina, que se localiza nos cromossomos sexuais.
Normalmente o gene da amelogenina apresenta uma diferença de seis nucleotídeos entre homens e mulheres, sendo que o alelo masculino é maior que o feminino.
Em um teste de sexagem usando iniciadores da amelogenina, a partir de uma amostra de mancha de sangue, somente um alelo foi amplificado. Isso significa que:

Alternativas
Comentários
  • AMELOGENINA

     

    É uma proteina que compõe, juntamente com a enamelina, o esmalte dentário. O gene da Amelogenina localiza-se nos cromossomos sexuais X e Y, sendo extensivamente utilizado na rotina forense para determinação do sexo em amostras de origem desconhecida através da amplificação pela PCR. No cromossomo X, o gene AMELX origina um produto de amplificação de 106 pb e no cromossomo Y, o gene AMELY dá origem a um produto de 112 pb. O gene AMELX contem uma deleção de 6 pb no íntron1. Portanto, analisados após corrida eletroforética, amostras de origem masculina (XY) mostram duas bandas, uma para o fragmento de 106 pb e outra para o de 112 pb, enquanto que as amostras femininas (XX) demonstram somente uma banda de 106 pb. Desta forma, a análise do locus da Amelogenina determina o sexo genético da amostra estudada.

  • Gabarito: C

    "A principal proteína do esmalte, a amelogenina, é codificada tanto no cromossomo X, presente nos homens e nas mulheres, como no cromossomo Y, presente apenas nos homens. “Encontramos 23 diferenças entre a amelogenina do cromossomo Y e a do cromossomo X. Com isso, nós conseguimos identificar, nas amostras estudadas, vários peptídeos da sequência de amelogenina codificados apenas no cromossomo Y, diferenciando assim corpos de homens e de mulheres."

    Fonte: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-biologicas/proteinas-do-dente-permitem-identificar-se-um-corpo-e-masculino-ou-feminino-sem-dna/

  • Concluiu-se que, apesar da amostra ser composta por material degradado, a amplificação da amelogenina apresentou resultados satisfatórios na investigação do gênero biológico, mostrando-se como uma metodologia de ótimo custo-benefício capaz de complementar estudos antropológicos de identificação humana

ID
756478
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal

Algumas espécies diferentes podem exibir o mesmo fenótipo, embora tenham uma história evolutiva distinta. Exemplos dessa situação são a homologia e a convergência.

Assinale a alternativa que explique corretamente as duas vias evolutivas para esses dois exemplos.

Alternativas
Comentários
  • Homologia diz respeito a análise das semelhanças biológicas observadas entre organismos de espécies diferentes, mas que apresentam um mesmo ancestral comum. 

    Convergência adaptativa é o processo evolutivo em que indivíduos sem grau de parentesco próximo, mas que vivem em condições ambientais parecidas, passam a apresentar estruturas morfológicas, fisiológicas e até comportamentais semelhantes. 

    https://querobolsa.com.br/enem/biologia/homologia-e-analogia


ID
756481
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal

Um gene autossômico de um indivíduo em uma população de 500 pessoas sofre uma mutação que gera um alelo neutro.
Assinale a alternativa que indica a probabilidade de que esse alelo seja oportunamente fixado na população por meio de deriva gênica.

Alternativas

ID
756484
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal

A análise de haplótipos do cromossomo Y por amplificação e genotipagem é muito informativa nos casos em que se deseja estabelecer vínculos familiares em linhagens patrilineares.

Assinale a alternativa que descreva a característica do cromossomo Y, na qual se baseia o procedimento.

Alternativas
Comentários
  • Correta letra B:

    De modo geral, pode-se dizer que os cromossomos Y praticamente não sofrem recombinação (vocês também acharão livros que afirmam não haver recombinação, de forma taxativa).

    Têm livros que afirmam que 90% do cromossomo Y é não recombinante.

    O importante é saber que a região NÃO recombinante do Y compreende de 90 a 95% de tal cromossomo, de modo que menos de 10% do cromossomo Y realiza tal processo. .

    Bons estudos!


ID
756487
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A análise de sequências genes e de proteínas entre humanos, chimpanzés, gorilas e orangotangos revelou que existem menos diferenças entre humanos e chimpanzés e mais diferenças entre humanos e orangotangos.


Nas árvores filogenéticas mostradas a seguir, uac é a sigla para “último ancestral comum”.

Assinale a alternativa que indica a árvore que melhor representa os resultados descritos acima.

Alternativas
Comentários
  • Pq nao seria a "A"


ID
756490
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A tabela a seguir mostra o número mínimo de substituições de nucleotídeos necessárias para converter o códon do aminoácido metionina (M) em um códon de outro aminoácido.

A C D E F G H I K L M N P Q R S T V W Y

2  3  3 2 2  2 3 1 1 1 0  2 2 2  1  2 1 1  2 3


Examinando a tabela e levando em consideração o princípio da parcimônia máxima, assinale a alternativa que indica os aminoácidos que teriam a maior probabilidade de substituir a metionina em uma proteína imaginando-se a ocorrência de mutações no DNA do gene que a codificou.

Atenção: os símbolos dos aminoácidos estão apresentados de acordo com o código de uma letra.

Alternativas
Comentários
  • A aplicação do princípio de máxima parcimônia nas reconstruções filogenéticas é conceitualmente simples: dentro de um conjunto de filogenias, aquela filogenia que apresentar o menor número de eventos evolutivos (substituições) deve ser a mais provável para explicar os dados do alinhamento.

    fonte: http://vision.ime.usp.br/~amanda/classes/UENP_2016/Bioinformatica_book.pdf

    As que apresentam apenas 1 substituição de nucleotídeos são a resposta, portanto.

  • São os aminoácidos que necessitam de apenas 1 substituição (número mínimo), visto que o 0 é a própria metionina.


ID
756496
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Há muitas vantagens em usar polimorfismos de único nucleotídeo (SNPs) em investigações de paternidade ou de identidade em comparação com o método de STR. No entanto, uma desvantagem é a necessidade de analisar pelo menos 40-50 marcadores de SNP em vez de 13-15 lócus com o método de STR.

A principal razão para se usar quase três vezes mais SNPs deve-se:

Alternativas
Comentários
  • Para acertar basta lembrar que os STRs são avaliados nas regiões hipervariáveis não codificantes do DNA, onde teremos vários alelos, já os polimorfismos são avaliados nas regiões codificantes dos genes (bialélica).

  • Explicação do Danilo está equivocada.

    SNPs e STRs podem ocorrer tanto em regiões codificantes, quando em regiões não-codificantes.

    A explicação é que enquanto o STR é um polimorfismo de repetição, ou seja, a pessoa pode ter a mesma sequência de bases se repetindo 1, 2, 3, 4, 5.. n vezes, o SNP é um polimorfismo de sequência, é pontual (uma só base difere entre os alelos). Ou seja, o máximo de alelos que você pode ter de um determinado marcador SNP são quatro (um para cada base nitrogenada). Só que a probabilidade de ocorrência de uma segunda mutação no mesmo ponto (pra produzir o terceiro alelo), e uma terceira mutação (pra produzir o quarto alelo) é muito pequena, por isso a maioria dos SNPs é bialélico.

  • a) à grande ocorrência de mutações pontuais no DNA, principalmente nas regiões não codificantes do DNA.ERRADO: os SNP sofrem bem MENOS mutações em comparação aos STR.

    b) aos STRs, que são multi-alélicos, ao passo que SNPs são em geral bi-alélicos. CORRETO.

    c) às frequências populacionais de SNPs serem bem menores que as de STRs. ERRADO: os SNP possuem frequência ELEVADA, pois a cada 300 a 1.000 pb é possível achar um SNP.

    d) à amplificação de SNPs produzirem fragmentos de DNA maiores que os STRs.ERRADO: os SNP produzem amplicons de no máximo 100 pb, enquanto que os STR produzem amplicons de 100 a 400 pb.

    e) aos SNPs, que são muito raros e sua detecção requerer o sequenciamento de DNA. ERRADO: a maior parte dos polimorfismos encontrados em humano são SNP.

    Bons estudos.


ID
756502
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Na técnica de RFLP para determinação de paternidade é comum reservar uma raia no sistema de eletroforese em gel de agarose para uma amostra que consiste na mistura do DNA digerido do suposto pai e o DNA digerido do(a) suposto(a) filho(a).

Assinale a alternativa que apresente a razão de tal procedimento.

Alternativas
Comentários
  • Linda questão que nos faz pensar, raciocinar e refletir - e não apenas decorar. Parabéns, FGV!


ID
756505
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O lócus polimórfico HPRTB tem localização cromossomial Xq26. Frequentemente esse lócus compõe o conjunto de marcadores de STR na investigação de vínculo familiar por genotipagem.

Assinale a alternativa em que esse marcador não é informativo.

Alternativas
Comentários
  • Boa questão, FGV.

    Xq26 -> Cromossomo X.

    No filho, o X vem da mãe.

    Na filha, um X vem da mãe e outro X do pai.

    Para ser informativo tem que: informar o X da mãe (no caso de confirmar maternidade) ou informar o X do pai (no caso de confirmar paternidade) ou informar o X da mãe e o X do pai (no caso de confirmar maternidade e paternidade).

    Vamos lá:

    (a) Em um trio consistindo em mãe, filha e suposto pai.

    -> É informativo, pois informa o X da mãe e o X do pai recebidos pela filha.

    (b) Em uma família consistindo em mãe, gêmeas fraternas e suposto pai.

    -> É informativo, pois informa o X da mãe e o X do pai recebidos pelas gêmeas fraternas.

    (c) Em um caso em que se deseja confirmar a maternidade biológica.

    -> É informativo, pois o polimorfismo passa da mãe para a prole.

    (d) Em um caso do qual participam a mãe, filho e suposto pai.

    -> Não é informativo, pois o pai não passa o X para o filho, logo é inútil o suposto pai participar.

    (e) Em família consistindo em mãe, gêmeas univitelinas e suposto pai.

    -> É informativo, pois informa o X da mãe e o X do pai recebidos pelas gêmeas univitelinas.


ID
756508
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em um caso no qual se realizou a genotipagem por STR de um pai biológico e seu filho, o resultado mostrou que havia exclusão em somente um dos 15 lócus testados.
Sabendo-se que o pai era autenticamente o pai biológico da criança, assinale a alternativa que explica corretamente o resultado obtido.

Alternativas
Comentários
  • Mutação Meiótica no Microssatélite

    Foi identificada uma mutação do tipo deslizamento (mutação que gera alteração no numero de repetições em um dado microssatélite), de origem paterna no lócus em questão. Esta mutação ocorre durante o processo de divisão meiótica e acaba por gerar um aumento ou diminuição no numero de repetições.

    Observação:

    Stutter é um artefato técnico. Ocorre quando a DNA polimerase amplifica um STR com unidade de repetição a mais ou a menos. Dizemos que ocorreu Splipage da Polimerase.

    Bons estudos!


ID
756511
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Os iniciadores (primers), usados para amplificar por PCR os microssatélites (STR), são desenhados de modo a hibridar-se (anelar-se) com o DNA a ser amplificado.

Assinale a alternativa que indique o sítio da região polimórfica na qual os primers deverão se anelar.

Alternativas
Comentários
  • ·  Os STRs podem ser detectados por PCR: os pares de primers são usados para FLANQUEAR as regiões de microssatélites. 

  • O polimorfismo de um loco microssatélite pode ser constatado por meio de PCR, utilizando-se um par de primers específicos e complementares à sequencias únicas que flanqueiam o loco.

    http://www.locus.ufv.br/bitstream/handle/123456789/8784/texto%20completo.pdf?sequence=1


ID
756514
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em um caso de investigação de paternidade por genotipagem, o suposto pai (SP) já havia falecido. Uma mulher (M) apresentou- se com um filho (F) alegando que SP era o pai biológico de F. Além de M e F, estavam disponíveis para essa investigação os pais de SP, o avô (Vô), a avó (Vó) e seu irmão (I).
Com a finalidade de determinar se SP era pai biológico de F, assinale a alternativa que indica a estratégia mais indicada.

Alternativas
Comentários
  • O cromossomo Y é transmitido diretamente de pai para filho, assim a análise de marcadores genéticos do cormosso Y é especialmente útil para rastrear as relações entre homens, avô, pai e filho.

  • Alternativa a seria mais precisa. a alternativa c também daria o resultado de paternidade. resposta ambígua.

     

  • em relação a avó não sei que utilidade poderia ter sua amostra nesse exame.

     

  • Através do cromossomo Y, seria mais vantajoso colher do Avô e do Irmão e comparar com o filho, mas o filho poderia gerar dúvida de ser do irmão também, pois teoricamente todos devem apresentar o mesmo perfil haplotipo do Y.

    Exumar o cadáver demandaria tempo, dinheiro e constrangimento para a família, como os avós estão vivos, pode-se comparar as amostras deles com o perfil do filho e da mãe, como a alternativa C.

  • a) Exumar SP, extrair o DNA dos restos mortais, realizar a genotipagem e compará-la com aquela de M e F.

    ERRADO: Exumar é um procedimento feito caso não seja possível usar DNA do ascendente ou descendente. Então, no caso apresentado, é preferível usar o DNA dos parentes vivos.

    b) Extrair DNA de amostras de F, M e I para comparação de seus respectivos genótipos.

    ERRADO: Usar o DNA do irmão seria ótimo para EXCLUSÃO DE PATERNIDADE através da análise do cromossomo Y. Porém, para confirmação de paternidade não seria a melhor escolha, visto que tem-se os avós disponíveis.

    c) Extrair DNA de amostras de Vô, Vó, M e F para comparação de seus respectivos genótipos.

    CORRETO: Nesse caso poderiam ser analisados STR autossômicos.

    OBS: a maioria dos estudantes acredita que usar os STR do cromossomo Y é mais vantajoso e confiável do que os STR autossômicos, mas não é bem assim. Os STR autossômicos são mais informativos e proporcionam um resultado de cálculo estatístico acima de 99%.

    Como seria essa análise?

    Para cada marcador genético, o filho recebeu um alelo da mãe e outro do pai (Lei de Mendel).

    Primeiro determina-se quais alelos o filho recebeu da mãe.

    Segundo, os alelos que "sobrarem" são obrigatoriamente paternos e, consequentemente, esses alelos estarão presentes no avô ou na avó.

    d) Extrair DNA de amostras de Vó, M e F e amplificar o DNA mitocondrial para comparação das sequências obtidas. ERRADO: O DNA mitocondrial (mtDNA) não é usado para exame de paternidade. O mtDNA é excelente em casos nos quais o DNA nuclear está muito degradado, visto que o mtDNA resiste por mais tempo às condições ambientais.

    e) Extrair DNA de Vó, M e F para comparação de seus respectivos haplótipos do cromossomo Y.

    ERRADO: Haplótipo do Y somente se fossem elencados avô ou irmão.

    DICA: Exames de paternidade (entre filho e suposto pai) não são feitos exclusivamente por análise de cromossomo Y. Na verdade, ao usar o cromossomo Y é possível APENAS excluir paternidade, sem confirmar quem é o verdadeiro pai.

    Bons estudos.


ID
756517
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No contexto da genética de populações não existem populações ideais que sirvam como bancos de dados de referência de frequências de alelos de lócus autossômicos. Em decorrência, alguns fatores podem interferir nos cálculos do índice de paternidade e da probabilidade de paternidade.
Assinale a alternativa que indica o fator populacional mais prejudicial para o cálculo desses índices.

Alternativas
Comentários
  • D) A endogamia (cruzamento entre parentes) diminui a variabilidade genética, o que diminui as diferenças entre populações.

  • Em subpopulações, endocruzamentos são prováveis de ocorrência, o que aumenta a proporção de homozigotos e diminui a de heterozigotos. Esse efeito deve ser considerado e uma correção feita na hora de avaliar as frequências genotípicas, com base em cálculos estatísticos e fatores de correção para aquela subpopulação.


ID
756520
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Dentre as vantagens em se usar o DNA mitocondrial, para a investigação de vínculos familiares em humanos, estão a sua maior resistência à degradação e ao alto número de cópias por célula.

Dentre as desvantagens, é correto citar:

Alternativas
Comentários
  • O DNA mitocondrial é herdado inteiramente da mãe.
  • E - O DNA mitocondrial é o método que possui menor poder de discriminação e maior tempo de processamento da amostra.


    Calma! Calma! Senta aí e vamo tomar um MATE... bons estudos

  • Se a mae das vitimas é informada que o material analisado é realmente de seu filho( mas ela perdeu mais de 1 filho no acidente), não será possivel saber com base apenas nesse dado  de qual dos filhos corresponde esse material, A MAE SO FICARÁ SABENDO QUE É DE SEU FILHO , AGR QUAL  deles... NAO SE SABE.

  • o DNAmt define linhagem materna, mas NÃO INDIVIDUALIZA uma pessoa.


ID
756523
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para um marcador genético bi-alélico, assinale a alternativa que indica o número de genótipos possível.

Alternativas
Comentários
  • resposta C
    marcadores bi-alélicos que dizer que tem dois alelos, quais sejam, por ex. Alelos "A" e "a"
    cruzamento entre "A" e "a" temos:
    AA, Aa, Aa, aa
    resposta: numero de genótipos possiveis: 3 (AA, Aa (duas vezes) e aa)
    encontramos estas respostas estudando genetica básica ou genetica mendeliana
    espero ter ajudado
  • 3 - AA, Aa (2x), aa


ID
756529
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Nos desastres aéreos, muitas vezes os corpos ficam carbonizados e frequentemente ocorrem mutilações resultando na mistura de restos das vítimas. Nesses casos, para identificá- las, recorre-se à tipagem do DNA mitocondrial.
A análise do DNA mitocondrial é recomendada porque este é mais resistente à degradação do que o DNA nuclear, além de que as células têm muitas cópias deste. Para se estabelecer a identidade, os resultados obtidos são comparados ao DNA mitocondrial dos familiares das vítimas.
Assinale a alternativa que indica o familiar que não poderia ser selecionado para comparação.

Alternativas
Comentários
  • Teste de paternidade usa sempre o cromossomal, pois o DNA mitocondrial não é herdado do pai.
  • - DNA nuclear - existe DNA do pai e da mãe

    - DNA mitocondrial - só existe DNA da mãe 


    Portanto, se a análise for do DNA mitocondrial, o pai da vítima não pode ser selecionado para comparação
  • Também marquei a letra a, mas se a vítima for um homem, o seu filho tb não poderá ser selecionado para comparação...
  • Sobre a Letra D,

    Se a vítima fosse homem, o filho da vítima também não daria para fazer a comparação.

    Pois o mtDNA (DNA mitocondrial) tem origem matrilinear, ou seja, é herdado de mãe para filho(a).

    O examinador pecou em não informar o sexo da vítima, ou melhorar a informação da letra D.

  • "No contexto da análise forense, o interesse pelo DNA mt surgiu por vários motivos: primeiro esse DNA também contém regiões polimórficas que permitem sua individualização; segundo, os descendentes recebem esse DNA apenas da mãe, o que permite traçar a linhagem materna de uma pessoa; e, terceiro, é mais resistente à degradação que o DNA nuclear, além de estar presente em várias cópias por célula. Assim, em grandes desastres (incêndios, explosões, queda de avião, etc.), quando é mais difícil identificar os corpos, analisa-se o DNA mt (ANJOS et al., 2004), que é extraído dos restos mortais e a seqüência de interesse é comparada com seqüências obtidas de irmãos ou ascendentes maternos. "

    In:https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/87819/paneto_gg_me_arafcf.pdf?sequence=1


ID
756532
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

O teste específico de Uhlenhuth é geralmente empregado com a finalidade de determinar:

Alternativas
Comentários
  • TESTE PARA IDENTIFICAR O SER VIVO:
    a. UHLENHUTH: Reação de antígeno e anticorpo. Pega o sangue no local do crime com anticorpo humano. Quando houver o encontro POSITIVO, ocorre precipitação. Verifica-se uma linha branca. Com isso, o sangue é humano. Se a linha não for formada, o resultado humano é NEGATIVO. Pode ser qualquer outro animal.
  • Olá, amigo!

    Poderia dizer de onde voce tirou essa informação?
  • teste de Uhlenhuth, também conhecida como prova de precipitina antígeno-anticorpo para ESPÉCIES. É uma prova que pode determinar se uma mostra de sangue é humano ou animal. Foi descoberta por Paul Uhlenhuth em 1901, baseando na descoberta de que o sangue de diferentes espécies tinha uma ou mais proteínas características que as diferenciava. A prova resultou de grande importância para o desenvolvimento da ciência forense no século XX. A prova foi refinada para uso forense pelo químico suíço Maurice Müller na década de 1960.

     

    Bons estudos. 

  • GAB LETRA C para os não assinantes.

    O teste de Uhlenhuth possibilita saber se o sangue é de origem humana ou não (animal).

  • Não determina a espécie do animal. Apenas diferencia se é de humano ou não.
  • B) Exames de reações que indicam probabilidade de esperma. São eles:

    - Cristais de Florence (iodatada);

    - Cristais de Barbério (solução de ácido píprico);

    - Cristais de Baechi;

    - Cristais de Bokarius;

    - Lâmpada de Woods.

    Exame que indica certeza:

    - Reação de Corin-Stocks (exame microscópico com objetivo de encontrar espermatozoides).

  • O teste de Unlenhum é mais utilizado para identificação de "certeza" se o sangue é humano. Porém, o princípio de obtenção do soro através de determinado animal gera anticorpo para qualquer antígeno animal, inclusive os primeiros testes desse tipo de experimento utilizou a precipitação de antígeno animal. Dessa forma, é possível indentificar qualquer animal, desde que seja feito o soro que contenha anticorpo específico para o antígeno do mesmo.

  • REAÇÃO DE CERTEZA DE SER SANGUE HUMANO

    A reação que indica certeza de ser sangue humano é a chamada REAÇÃO DE UHLENHUTH ou ALBUMINORREAÇÃO.

    Faz-se mistura desse sangue com soro de animais de várias espécies, e se houver reação antígeno-anticorpo, o resultado será positivo para o soro do ser humano. Indica certeza de sangue humano ainda, pela a forma e tamanho das células sanguíneas (anucleação das hemácias). 

  • Para análise da presença de sangue, utiliza-se:

    • Verificação da presença de cristais teichman: reações bioquímicas desenvolvidas com o intuito de verificar se a mancha é de sangue. Se houver a presença de cristais, certamente é sangue.
    • Realização da técnica de addler: técnica de indução ou orientação.
    • Realização do processo de Uhlenhuth: critério de certeza para saber se a mancha é de sangue humano ou não. 

    Bons estudos.

    @inverbisconcurseira

  • RESPOSTA: C

    O teste específico de Uhlenhuth é geralmente empregado com a finalidade de determinar se uma amostra de sangue é humano ou animal. Foi descoberta por Paul Uhlenhuth em 1901.

  • O teste de Uhlenhuth, também conhecida como prova de precipitina antígeno-anticorpo para espécies. É uma prova que pode determinar se uma mostra de sangue é humano ou animal. Foi descoberta por Paul Uhlenhuth em , baseando na descoberta de que o sangue de diferentes espécies tinha uma ou mais proteínas características que as diferenciava. A prova resultou de grande importância para o desenvolvimento da ciência forense no século XX. A prova foi refinada para uso forense pelo químico suíço Maurice Müller na década de 1960.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Teste_Uhlenhuth


ID
756535
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Ao encontrar pelos no local de um crime é possível analisá-los microscopicamente e tecer considerações sobre sua origem.
A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Podemos determinar: A espécie, o sexo. Porém a Idade nao se ''determina'' , se ESTIMA ( se faz uma estimativa, assim como a estatura) , foi assim q acertei. Quem puder colaborar com mais coisa...

  • Como determina origem geográfica pelo pelo gezuis??????

  • questão bem estranha, eu não utilizaria para estudo.


ID
756538
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Ao pesquisar uma determinada fibra, o analista detectou a presença de queratina.
O perito concluiu, então, que:

Alternativas
Comentários
  • queratina é uma proteina encontrada na pele dos animais. Então a alternativa que mostra um tecido de origem de pelos de animais é a alternativa "b"
    a titulo de curiosidade: asbestos é o mesmo que amianto.
  • Seda: fibra animal, de origem de secreções. Composta por filamentos de fibroína.

    Lã: fibra animal proveniente do pelo. Composição: queratina (correta)

    Nylon (poliamida) = polímeros de amida, fibra sintética

    Algodão - fibra vegetal proveniente de sementes, composição: celulose

    Asbestos (amianto) - fibra mineral. Composição: silicatos hidratados de ferro e magnésio 


ID
756541
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em um caso de estupro foram colhidas três amostras para análise de DNA:

Amostra 1: esfregaço genital da vítima;
Amostra 2: raspado bucal da vítima;
Amostra 3: raspado bucal de um suspeito.

A razão para colher a amostra 2 nesse caso é:

Alternativas
Comentários
  • Qual a diferença entre as alternativas B e C?

  • Acredito que atualmente a questão não está atualizada, ocorre, que na época da questão, estupro se resumia em conjunção carnal, logo, a coleta de material biológico bucal serviria tão somente para a comparação. Ocorre que hoje em dia a prática de sexo oral não consentida, tb é estupro, logo o mesmo exame poderia servir para tentar encontrar o material genético do autor e não apenas para isolar o material genético da vítima.


ID
756544
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Tanto o teste de Kastle-Meyer (fenolftaleína) quanto o teste do luminol (3-amino-ftalhidrazida) dependem de reações de oxidação.

Essas reações são catalisadas:

Alternativas
Comentários
  • O Teste Kastle - Meyer é um exame utilizado para detectar a possível presença de hemoglobina através da atividade da peroxidase da hemoglobina presente no sangue que catalisa a oxidação da fenolftaleína (a forma reduzida da fenolftaleína que é incolor) em fenolftaleína, que é visível através de uma cor rosa brilhante. O teste Kastle-Meyer é uma forma de teste de sangue catalítico, sendo um dos principais tipos de exames forenses comumente empregadas pelos laboratórios de criminalistica na identificação química do sangue.
  • GAB: LETRA D

    Quando o luminol e o peróxido de hidrogênio reagem, emitem uma luz de coloração azul fluorescente. No entanto, como essa reação é muito lenta, não é possível observá-la somente com a mistura dos dois. Em contato com o sangue, em contrapartida, o ferro da hemoglobina atua como catalisador e acelera essa reação, bastando cinco segundos para a luz radiante aparecer. Por isso, quando a solução de luminol é borrifada sobre algum local com sangue, observa-se uma quimioluminescência.

    O luminol é muito utilizado em perícias criminais a fim de identificar sangue no local do crime. Mesmo que o local ou outros itens, como roupas, carpetes, etc., tenham sido lavados antes, as fibras do tecido absorvem partes do composto de ferro e ainda assim o local é “iluminado” pelo uso do luminol. Com o local escuro, é possível ver bem os pontos azuis que indicam a presença de sangue.


ID
756547
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Considerando-se que um mililitro de ejaculado contém cem ou mais milhões de espermatozóides, poder-se-ia concluir que o exame por microscopia óptica de um pequeno volume de água no qual o material suspeito foi imerso constituiria a melhor maneira para identificar uma mancha como sêmen. No entanto, um resultado negativo não elimina a possibilidade de que a mancha possa ser de fato sêmen.

As afirmativas a seguir se aplicam a essa situação, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Comparação absurda (É muito fácil confundir espermatozóides com fibras e pelos.)
  • VEJAMOS:
    Oligospermia por vezes também apelidada oligozooespermia, caracteriza a situação em que a contagem de 
    espermatozóides no ejaculado masculino tem um valor inferior a 20 milhões pormililitro de sémen ejaculado. Trata-se de uma doença com a classificação da OMS ICD-10 N46. A oligozooespermia pode ser transitória ou permanente.
    Vasectomia é um procedimento cirúrgico que interrompe a circulação dos espermatozoides produzidos pelos testículos e conduzidos através do epidídimo
    . MAS NÃO DEIXA DE EXPELIR O LIQUIDO, DE EJACULAR. (volta e meia cai em prova)

    NEM SEMPRE A QUESTÃO APARENTIMENTE FÁCIL É PONTO GANHO.

    BONS ESTUDOS.

  • Dificilmente alguem irá  confundir um espermatozóide com uma fibra ou um pelo, sou Biomédico, trabalhei com espermograma , e é impossível confundir esperma com fibra ou pelos, mesmo os espermatozóides imóveis, ou mal formado,até mesmo em mulheres que vão fazer  exames de uranálise em que se observa espermatozóides na urina devido ao fato de relações sexuais recentes é possível diferenciar espermas de muco, filamentos, etc . absurda a questão.
  • Calma gente... ele quer justamente a errada

  • questão muito subjetiva. existe milhares de tipos de fibras e pelos. como garantir que o espermatizoide não vai ser confundido com uma fibra de tecido.


ID
756550
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

Ocorreu um acidente em que a vítima foi atropelada por um veículo cujo motorista não parou para prestar socorro. Um perito colheu no local do acidente resíduos de tinta encontrados na roupa da vítima. Para que essa amostra questionada seja validada como evidência, é preciso que:

Alternativas
Comentários
  • Art. 172.  Proceder-se-á, quando necessário, à avaliação de coisas destruídas, deterioradas ou que constituam produto do crime.

    Se existe resíduos de tinta na roupa da vítima, por motivos óbvios, deve-se comparar com a tinta do provável veículo causador do acidente, caso contrário, aquela tinta de nada poderáinfluenciar como indício.
  • Para responder a questão é necessário saber o conceito de evidência: Vestígio que, após analisado pelos peritos, se mostrar diretamente relacionado com o delito investigado.
    Como alternativa d é a única que relaciona o vestígio ao delito, corresponde a resposta correta.
  • GABARITO D

    Vestígio é todo objeto ou material bruto constatado e/ou recolhido em um local de crime para análise posterior.

    Entende-se por evidência, quando o expert chega à conclusão, após análise sobre o conjunto dos elementos coletados, que determinado vestígio está ligado, de fato, com o caso em exames, deixando assim de ser um simples vestígio para passar a ser denominado de evidência.

  • Evidência: qualidade daquilo que é evidente, que é incontestável, que todos veem ou podem ver e que não pode ser negada, refutada ou contestada. É O VESTÍGIO QUE, APÓS ANALISADO PELOS PERITOS, SE MOSTRAM DIRETAMENTE RELACIONADO COM O DELITO INVESTIGADO. Por decorrerem dos vestígios, são elementos EXCLUSIVAMENTE MATERIAIS e, por conseguinte, de NATUREZA PURAMENTE OBJETIVA.

  • Fases de análise:

    1ª - Vestígio: todo objeto ou material bruto, visível ou latente, constatado ou recolhido, que se relaciona à infração penal;

    2ª - Evidência: é o vestígio que, após analisado pela perícia técnica e científica, possui relação com o crime;

    3ª - Indício: circunstância conhecida e provada, que, tendo relação com o fato, autorize, por indução, concluir-se a existência de outra ou outras circunstâncias.

  • RESPOSTA: D

    Ordem cronológica para se chegar à conclusão do cometimento de um crime:

    1. Vestígios: qualquer marca, objeto, fato, sinal ou material bruto constatado e/ou recolhido em um local do crime para análise posterior. Exemplo: digitais, pegadas, etc.

    2. Indícios: expressão utilizada no meio jurídico que significa cada uma das informações (periciais ou não) relacionadas com o crime. Art. 239 CPP: "Considera-se indício a circunstância conhecida e provada, que, tendo relação com o fato, autorize, por indução, concluir-se a existência de outra ou outras circunstâncias."

    3. Evidências: vestígio que, após analisado pelos peritos, revela a sua relação com o crime.

    4. Provas: meio de se demonstrar uma verdade. No caso do processo penal, busca-se a verdade real (verdade dos fatos), diferentemente do processo civil, em que se busca a verdade formal (verdade dos autos).

    Informações extraídas dos livros "Criminalística para Concursos - Candidatos a Peritos Criminais e Carreiras Policiais" e sinopse da Juspodivm Processo Penal - Parte Geral.

  • Amostra referência (às vezes): é aquela com origem conhecida, é aquela com a qual vamos comparar a amostra questionada. Ex.: no caso de estupro a amostra de referência seria as células de mucosa bucal ou sangue do suspeito que será comparado com a amostra da vítima(amostra questionada).

  • Vou diferenciar os conceitos:

    • Vestígio: é tudo aquilo que é encontrado no local do crime, não necessariamente relacionado com o mesmo, mas que possa ter relação. Trata-se de elemento material (perceptível pelos sentidos), como um objeto, uma marca, um sinal, um rastro, uma substância ou elemento. Segundo o CPP (art. 158-A, §3º, acrescentado recentemente pelo Pacote Anticrime), “Vestígio é todo objeto ou material bruto, visível ou latente, constatado ou recolhido, que se relaciona à infração penal.”.

    • Evidência: é o vestígio que, depois de analisado pelos peritos, se mostra diretamente relacionado com o crime. Após as devidas análises, constata-se, técnica e cientificamente, sua relação com o fato periciado. Então, é o vestígio analisado e depurado que vem a ser tornar uma prova, por si só (por isso letra B está errada) ou em conjunto com outros elementos. 

    Para que a tinta encontrada na roupa da vítima (vestígio) seja validada como evidência, deverá ser previamente analisada pelos peritos (a análise, logicamente, consistirá em compará-la a uma amostra de referência colhida do veículo suspeito). Se ficar constatada a relação da tinta com o veículo suspeito, a tinta se tornará evidência.

    • Indício: o termo definido no art. 239, CPP: "é a circunstância conhecida e provada, que, tendo relação com o fato, autorize, por indução, concluir-se a existência de outra ou outras circunstâncias." Parece ser sinônimo de evidência, só que o indício abrange não só elementos objetivos trazidos pela perícia, como também outros elementos de natureza subjetiva trazidos pela atuação da polícia judiciária. Pode-se dizer que cabe aos peritos a capacidade de transformar vestígios em evidências, enquanto que cabe aos policiais, utilizando-se de evidências, apresentar indícios. Então, toda evidência é um indício, mas nem todo indício é uma evidência.

    Bons estudos.

    @inverbisconcurseira

  • Juro que acertei essa questão sem saber como!!!

  • Gab. D

    Amostra questionada (sempre): é aquela que não sabemos a origem, ou seja, aquela amostra que foi coletada no local de crime.

    Amostra referência (às vezes): é aquela com origem conhecida, é aquela com a qual vamos comparar a amostra questionada.

  • Ocorreu um acidente em que a vítima foi atropelada por um veículo cujo motorista não parou para prestar socorro. Um perito colheu no local do acidente resíduos de tinta encontrados na roupa da vítima. Para que essa amostra questionada seja validada como evidência, é preciso que(D) seja comparada a uma amostra de referência colhida de um veículo suspeito.

    1) VESTÍGIOS (OBJETO DA CRIMINALISTICA):

    • CPP, ART. 158-A, § 3º: TODO OBJETO OU MATERIAL BRUTO, VISÍVEL OU LATENTE, CONSTATADO OU RECOLHIDO, QUE SE RELACIONA À INFRAÇÃO PENAL.

    2) EVIDENCIAS (circunstancias):

    • SÃO VESTÍGIO QUE APÓS ANALISADO PELOS PERITOS, SE MOSTRAM DIRETAMENTE RELACIONADO AO CASO

    3)INDÍCIOS:

    • SÃO EVIDENCIAS CONHECIDAS E PROVADAS, QUE TENDO RELAÇÃO COM O FATO, AUTORIZE, POR INDUÇÃO, CONCLUIR-SE A EXISTÊNCIA DE OUTRAS EVIDENCIAS, PURAMENETE OBJETIVO.
    • Art. 239. Considera-se indício a circunstância conhecida e provada, que, tendo relação com o fato, autorize, por indução, concluir-se a existência de outra ou outras circunstâncias.

    Fonte:projeto_1902


ID
756553
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

De acordo com princípios de boas práticas de laboratórios (BPL), as responsabilidades do pesquisador principal estão relacionadas nas alternativas a seguir, à exceção de uma.

Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Conforme os Critérios para a Habilitação de Laboratórios Segundo os Princípios das Boas Práticas de Laboratório (BPL), temos:

    a) "comunicar, ao diretor de estudo, condições de saúde e de segurança que possam afetar a integridade do estudo" (item 1.5, c, do manual)

    b) "assegurar o registro de dados gerados sob sua responsabilidade e sua transferência ao diretor de estudo" (item 1.4, e, do manual)

    c) "assegurar que os POP e o plano de estudo estejam disponíveis  ao pessoal envolvido" (item 1.4, c, do manual)

    d) "participar da elaboração do plano de estudo no que se refere à fase sob sua responsabilidade" (item 1.4, a, do manual)

    e) "assegurar a identificação, estocagem e integridade do sistema-teste, amostras, substâncias de referência e substâncias-teste, na fase do estudo sob sua responsabilidade" (item 1.4, b, do manual)

    Portanto, vemos que a assertiva "a" encontra-se entre as responsabilidades de pessoal, e não do pesquisador principal.

    Resposta correta: letra A

    Fonte: http://www.anvisa.gov.br/reblas/procedimentos/GGLAS_02_bpl.pdf 

ID
756556
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Metodologia da Investigação Policial
Assuntos

Sempre que um objeto é apresentado em um tribunal como evidência, é importante considerar não somente o seu valor informativo no contexto do caso em julgamento, como também a cadeia de custódia associada à evidência.

Idealmente a cadeia de custódia deve obedecer aos seguintes critérios:

Alternativas
Comentários
  • http://jus.com.br/revista/texto/21391/a-cadeia-de-custodia-e-a-prova-pericial 
  • Ótimo artigo indicado pelo colega acima.
    "A cadeia de custódia contribui para a validação da prova pericial e o respectivo laudo gerado. A responsabilidade de manutenção da idoneidade processual é compartilhada a todos os agentes do Estado envolvidos, incluindo o perito criminal. A necessidade de procedimentos padronizados é necessária, para que diante dos questionamentos da defesa do acusado, as provas periciais permaneçam robustas e confiáveis, servindo de elemento de convicção do juiz."

    Em síntese a cadeia de custódia visa dar maior lisura e confiabilidade a prova, desde o procedimento de sua coleta até as analises que serã feitas no I.C, por isso é necessário "registro contendo a identificação de qualquer pessoa que tenha manipulado as evidências, a data, o número do caso, a descrição e número do item, e o modo de conservá-las."

  • A letra D, a meu ver, está incorreta pois o no local do crime ainda não existem evidencias, e sim vestígios.
    as evidencias só serão geradas depois do exame pericial, caso se comprove a relação entre o crime e aquele objeto.
  • Sobre a cadeia de custódia de evidências, GENIVAL FRANÇA: Entende-se por cadeia de custódia o registro em documento da movimentação dos elementos da prova quando do seu envio, conservação e análise nos laboratórios. Ou, como afirma Josefina Fernandez: “um documento escrito onde ficam refletidas todas as incidências da amostra”. Isso é da maior importância na credibilidade que se espera das conclusões periciais. Nesse documento devem constar a nominação da amostra, sua hora e data, pessoas que a entregam e recebem, sua descrição e fotografia. Devem constar a identificação do local de armazenamento até sua entrega no laboratório, o tempo decorrido e o tipo de substância conservadora quando utilizada. Ainda devem constar o tipo, as condições e a data do transporte. No laboratório devem constar a data e a hora da amostra, o nome da pessoa ou da empresa que faz a entrega, nome da pessoa que recebe o material, o lugar onde fica até a abertura do recipiente, descrição da etiquetagem, tipo de manipulação promovida e a citação do local onde fica até a análise. Durante a análise deve-se colocar hora e data de seu início, a descrição da amostra e sua identificação com as fotos, registro de todos os procedimentos realizados e nome das pessoas envolvidas no exame. Depois da análise deve ser feito o registro da hora e da data de sua conclusão, lugar onde ficará a amostra até o período de pós-análise e a forma e data de sua destruição ou devolução. 

     

    GABARITO: LETRA C

  • c) deve ser um registro contendo a identificação de qualquer pessoa que tenha manipulado as evidências, a data, o número do caso, a descrição e número do item, e o modo de conservá-las.

     

     

    LETRA C – CORRETA - Segundo Neusa Bittar (in Medicina legal e noções de criminalística – 7ª Ed. – Salvador: Ed. JusPodivm,2018. p. 95):

     

    “A cadeia de custódia é a sequência de proteção ou guarda dos elementos materiais encontrados durante uma investigação, os quais devem manter protegidas suas características originais e informações, sem deixar dúvidas sobre sua origem e manuseio.

     

    Todos os procedimentos devem seguir uma formalidade, com registro do rastreamento cronológico de toda a movimentação de alguma evidência.

     

    Portanto, a cadeia de custódia é a garantia de total proteção aos elementos encontrados e que terão um caminho a percorrer, passando por manuseio de pessoas, análises, estudos, experimentações, demonstrações e apresentações até o ato final do processo criminal. ” (Grifamos)

  • Praticamente a reescrita do que rege a revisão do CPP:

    § 3º Todas as pessoas que tiverem acesso ao vestígio armazenado deverão ser identificadas e deverão ser registradas a data e a hora do acesso

  • A - somente os peritos criminalistas devem ter acesso às evidências por ocasião de sua coleta e devem permanecer como únicos guardiões destas até que a sentença seja proferida.

    EROOU - O parágrafo 2° do Art. 158A diz que: O agente público que reconhecer um elemento como de potencial interesse para a produção da prova pericial fica responsável por sua preservação. ; Logo, o erro da questão está em afirmar que somente os peritos [...]

    B - deve ser iniciada com o registro fotográfico da cena do crime e somente as evidências exibidas nesse registro podem ser aceitas como evidências no tribunal.

    EROOU - Parágrafo 1° do Art. 158A: O início da cadeia de custódia dá-se com a preservação do local de crime ou com procedimentos policiais ou periciais nos quais seja detectada a existência de vestígio. ; Nada se fala sobre registro fotográfico, tampouco que apenas as evidências exibidas é que serão aceitas no tribunal.

    C - deve ser um registro contendo a identificação de qualquer pessoa que tenha manipulado as evidências, a data, o número do caso, a descrição e número do item, e o modo de conservá-las.

    CERTO - Na verdade eu achei a menos errada, já que na lei nada se fala sobre registro sobre modo de conservação

    D - garantir que a cena do crime se torne inviolada evitando assim que as posições originais das evidências sejam alteradas bem como evitar a subtração ou introdução de objetos.

    EROOU - Evidência: resultado da análise pericial revelando a ligação do material examinado pelos peritos com o fato investigado. No caso, no lugar de evidência deveria ser Vestígio, vejamos a definição na lei: Art. 158A § 3º Vestígio é todo objeto ou material bruto, visível ou latente, constatado ou recolhido, que se relaciona à infração penal.

    E - após o encerramento do julgamento as evidências devem ser armazenadas em depósito seguro durante pelo menos cinco anos caso venham a ser usadas novamente em recursos ou outros crimes correlatos

    EROOU - A lei nada fala sobre prazo de 5 anos, veja: Art. 158B - X - descarte: procedimento referente à liberação do vestígio, respeitando a legislação vigente e, quando pertinente, mediante autorização judicial.’

    Em caso de erros, favor entrem em contato.

    Link da lei: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/L13964.htm


ID
756562
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Ao aplicar um teste de proficiência, o diretor de um laboratório deseja verificar se os analistas realizam as técnicas e interpretam os resultados corretamente.

Em genética forense, a maneira mais comum de o diretor conduzir os testes de proficiência é:

Alternativas
Comentários
  • as questões dessa matéria parece tudo pegadinha...
  • Parecem.


ID
756565
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A escolha dos 13 lócus que compõem o banco de dados CODIS (sistema combinado de índice de DNA) obedeceu a vários critérios, um dos quais foi o de que eles deveriam ter localizações cromossomiais diferentes.

A principal razão para esse cuidado é:

Alternativas
Comentários
  •  a) evitar as consequências da ocorrência de aneuploidias nas amostras. ERRADA - as amostras não apresentarão aneuploidias (ausencia de cromossomos em uma celula) porque estas celulas não chegam nem a fazer parte da amostra! Como avaliar o DNA se não há cromossomo?

    b) levar em conta a variação dos tamanhos diferentes dos cromossomos. ERRADA - qualquer que seja o cromossomo ou o seu tamanho, o que se procura são sequencias repetidas de DNA (os STR) que servem como "mapa" ou "impressão digital" do DNA

    c) atenuar o viés de frequência de mutações que ocorre nos cromossomos. ERRADA - são as mutações que garantem a variabilidade genética de um indivíduo e isso é que difere uma pessoa da outra.

    d) eliminar a possibilidade de que ocorra a ligação de lócus fisicamente próximos. CORRETA - locus é o local onde se encontra um gene. locus proximos podem se ligar uns aos outros e "misturar" as sequencias e isso faria com que eles ficassem parecidos.

    e) compensar a variação do número de cromossomos exibida entre etnias. ERRADA - os estudos sobre etnias são realizados com DNA mitocondrial, e não cromossomial. além disso, TODAS AS ETNIAS APRESENTAM O MESMO NUMERO DE CROMOSSOMOS! SÃO TODOS DA MESMA ESPECIE!

    Achei um material excelente, com linguagem mais fácil na net: http://geneticabasica.com/PDFs/seminariogenbasica.pdf
    leiam as pags. 16, 17 e 18 que encontrarão algumas dessas respostas. Toda a apostila é boa para o concurso.
     

    bons estudos a todos!!
     


ID
756568
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Os bancos de dados populacionais de STR revelaram que os alelos de alguns lócus são tão raros que se torna necessário estabelecer um valor de frequência mínima a fim de que o tratamento estatístico possa ter validade. Esse é o caso do lócus D13S317. Nesse caso, decidiu-se que a frequência mínima seria de 5 ocorrências por população.

De acordo com essa proposta, uma população composta por 100 indivíduos teria um valor de frequência mínima de:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe o porque dessa resposta? O que define o tamanho da população?
  • É muito simples, na verdade:

    A frequência mínima que ele pede são 5 ALELOS "x" do lócus D13S317 (mínimo de 5 ocorrências em uma população de 100 indivíduos).

    Numa população de 100 indivíduos, há 200 ALELOS (trata-se de um lócus autossômico pela nomenclatura).

    Assim, a FREQUÊNCIA ALÉLICA mínima nessa população seria 5/200 --> 0,025

  • Um alelo está agrupado em dupla, logo são genes duplicados, por isso que em uma população de 100 indivíduos, haverá 200 alelos. 5/200= 0,025