As principais diferenças entre uma célula animal e uma vegetal, no contexto morfológico, podem ser resumidas como:
As principais diferenças entre uma célula animal e uma vegetal, no contexto morfológico, podem ser resumidas como:
Os elementos químicos necessários ao corpo humano em quantidades muito pequenas (menos que 0,01% do peso corporal) são denominados de oligoelementos ou elementos-traço.
Assinale a alternativa que apresente apenas elementos-traço.
Dentre os aminoácidos mais comuns, assinale a alternativa que apresente aqueles que exibem carga líquida negativa em pH fisiológico (próximo ao neutro).
A estrutura de bicamada lipídica das membranas celulares que se formam espontaneamente deve-se essencialmente à interação que existe entre moléculas anfipáticas como os fosfolipídios.
Assinale a alternativa que apresenta a característica estrutural dos fosfolipídios que está associada à propriedade anfipática.
Dentre os grupos químicos a seguir, assinale a alternativa que indica o que tem a maior probabilidade de atuar como uma base nas condições normalmente encontradas nas células.
Assinale a alternativa que apresenta a quantidade de ligações peptídicas em uma molécula de um tri-peptídeo.
Assinale a alternativa que indica o nível estrutural de uma proteína menos afetado pelo rompimento de suas pontes de hidrogênio.
Um experimento realizado com a enzima hexocinase mostrou que se ela for incubada a 45o C durante 12 minutos, ela perde cerca de 50% de sua atividade.
Se o mesmo experimento for realizado com a hexocinase, mas na presença de quantidades saturantes de um de seus substratos, pode-se esperar o seguinte resultado:
A enzima lisozima tem, em seu sítio ativo, dois aminoácidos essenciais para sua atividade: Glu35 e Asp52 .
Os pKs das carboxilas das cadeias laterais desses aminoácidos são respectivamente 5,9 e 4,5.
Sabe-se que o pH ótimo para a atividade da lisozima é 5,2. Nessa situação, é correto afirmar que os estados de ionização do Glu35 e Asp52 serão, respectivamente:
Com relação às condições que contribuem para que as membranas biológicas exibam uma maior fluidez, assinale a afirmativa correta.
Assinale a afirmativa que descreve corretamente o aparelho de Golgi.
No processo de divisão celular de células somáticas eucarióticas, o número de telômeros, observado em cada cromossomo durante a anáfase, é:
Uma célula humana contendo 22 autossomos e um cromossomo Y é:
A quantidade de DNA de uma célula diplóide na fase G1 do ciclo celular é x. Então, na metáfase da meiose I, a quantidade de DNA da mesma célula será:
Se aquecermos o DNA linear de cadeia dupla dissolvido em água destilada (recipiente I) e a mesma quantidade de DNA dissolvida em uma solução aquosa de 1M NaCL (recipiente II) a 65o C, observaremos que:
Ao analisarmos o genoma de um organismo eucariótico, podemos identificar e quantificar os genes propriamente ditos, reconhecendo em determinadas sequências a presença de:
Se em uma reação de sequenciamento pelo método de Sanger, o análogo didesoxi do CTP (ddCTP) fosse acrescentado à mistura de reação em uma concentração maior que aquela do dCTP, isso poderia afetar os resultados da seguinte forma:
Assinale a alternativa que indique o precursor principal para a construção de uma biblioteca de expressão de um determinado organismo.
Uma mutação silenciosa pode ser definida como:
A hemofilia (h) e o favismo (gd) são doenças herdadas como caracteres recessivos ligados ao cromossomo X. Uma mulher com fenótipo normal tem em seu cromossomo X o seguinte genótipo: h +/+ gd. A frequência de recombinação entre h e gd é de 16%.
Assinale a alternativa que indica a proporção de filhos nascidos dessa mulher que será fenotipicamente normal para ambos, hemofilia e favismo.
Enzimas que promovem o reparo de DNA podem corrigir muitos erros que ocorrem durante a replicação do genoma. O sistema de excisão de nucleotídeos e o ligado à excisão de bases, são sistemas diferentes de reparo.
Assinale a alternativa que apresenta a enzima que participa igualmente em ambos os sistemas de reparo citados.
Nos heredogramas, o círculo representa uma mulher e o quadrado um homem. Círculos e quadrados pretos significam que o indivíduo tem o fenótipo de um determinado caractere.
Assinale a alternativa compatível com um padrão de herança de um caractere dominante ligado ao cromossomo X.
Experimentalmente é possível seguir a trajetória de uma proteína a partir de sua biossíntese até seu destino final.
Assinale a alternativa que indica o trajeto feito por uma proteína secretada por uma célula endócrina.
Medidas cinéticas mostram que o DNA de um nucleossomo isolado tem conformações muito dinâmicas que rapidamente mudam do estado enovelado compacto para o estado relaxado.
No entanto, nas células existem reações bioquímicas que podem manter os nucleossomos nos dois estados de maneira mais duradoura.
Essas reações envolvem:
Atualmente é possível monitorar a expressão diferencial de muitos genes ao mesmo tempo, utilizando a técnica de microarranjos (microarrays). Para tal, pequenos fragmentos de DNA, com sequências correspondentes aos genes de interesse, são sintetizados e imobilizados em pequenas lâminas de vidro que servem de alvo para sondas que ao se hibridar ou não, revelarão quantitativamente quais genes estão sendo constitutivamente expressos, super-expressos ou reprimidos. Esse método é muito útil para comparar a expressão gênica de células como, por exemplo, células normais e tumorais.
Assinale a alternativa que indica, para esta técnica, as sondas mais informativas.
Uma mulher cujo grupo sanguíneo é A se casa com um homem cujo grupo é B. O primeiro filho desse casal tem sangue O. A probabilidade de que um segundo filho tenha um grupo sanguíneo diferente de O é de:
Uma população de duas mil moscas Drosophila se encontra em equilíbrio Hardy-Weiberg para o gene Adh. Esse gene tem dois alelos diferentes, Adhf e Adhs .
Supondo que a frequência dos homozigotos Adhs é 0,16, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a frequência do alelo Adhf e o número total de heterozigotos nessa população.
Nos humanos, a fenilcetonúria é causada por um alelo recessivo. Um casal normal teve um filho com fenilcetonúria. Se esse casal tiver mais dois filhos, a probabilidade de que ambos tenham fenilcetonúria, será de:
Uma população pode evoluir (mudar as frequências de genes) sem que necessariamente a seleção natural esteja agindo sobre ela. Uma situação que ilustra esse tipo de evolução é a deriva gênica que leva à fixação de certos alelos devido a eventos aleatórios não previsíveis.
Um fator que reconhecidamente favorece a evolução por deriva gênica é:
Um caso notável de polimorfismo balanceado (preservação de variabilidade genética pela seleção natural) é a anemia falciforme que atinge milhares de indivíduos em regiões endêmicas para malária. Indivíduos normais, tem o genótipo HbA /HbA , indivíduos homozigotos para anemia falciforme são HbS /HbS e heterozigotos são HbA /HbS .
A sexagem de restos mortais ou de manchas de sangue, lança mão da amplificação do gene da amelogenina, que se localiza nos cromossomos sexuais.
Normalmente o gene da amelogenina apresenta uma diferença de seis nucleotídeos entre homens e mulheres, sendo que o alelo masculino é maior que o feminino.
Em um teste de sexagem usando iniciadores da amelogenina, a partir de uma amostra de mancha de sangue, somente um alelo foi amplificado. Isso significa que:
Algumas espécies diferentes podem exibir o mesmo fenótipo, embora tenham uma história evolutiva distinta. Exemplos dessa situação são a homologia e a convergência.
Assinale a alternativa que explique corretamente as duas vias evolutivas para esses dois exemplos.
Um gene autossômico de um indivíduo em uma população de 500 pessoas sofre uma mutação que gera um alelo neutro.
Assinale a alternativa que indica a probabilidade de que esse alelo seja oportunamente fixado na população por meio de deriva gênica.
A análise de haplótipos do cromossomo Y por amplificação e genotipagem é muito informativa nos casos em que se deseja estabelecer vínculos familiares em linhagens patrilineares.
Assinale a alternativa que descreva a característica do cromossomo Y, na qual se baseia o procedimento.
A análise de sequências genes e de proteínas entre humanos, chimpanzés, gorilas e orangotangos revelou que existem menos diferenças entre humanos e chimpanzés e mais diferenças entre humanos e orangotangos.
A tabela a seguir mostra o número mínimo de substituições de nucleotídeos necessárias para converter o códon do aminoácido metionina (M) em um códon de outro aminoácido.
A C D E F G H I K L M N P Q R S T V W Y
2 3 3 2 2 2 3 1 1 1 0 2 2 2 1 2 1 1 2 3
Examinando a tabela e levando em consideração o princípio da parcimônia máxima, assinale a alternativa que indica os aminoácidos que teriam a maior probabilidade de substituir a metionina em uma proteína imaginando-se a ocorrência de mutações no DNA do gene que a codificou.
Atenção: os símbolos dos aminoácidos estão apresentados de acordo com o código de uma letra.
Há muitas vantagens em usar polimorfismos de único nucleotídeo (SNPs) em investigações de paternidade ou de identidade em comparação com o método de STR. No entanto, uma desvantagem é a necessidade de analisar pelo menos 40-50 marcadores de SNP em vez de 13-15 lócus com o método de STR.
A principal razão para se usar quase três vezes mais SNPs deve-se:
Na técnica de RFLP para determinação de paternidade é comum reservar uma raia no sistema de eletroforese em gel de agarose para uma amostra que consiste na mistura do DNA digerido do suposto pai e o DNA digerido do(a) suposto(a) filho(a).
Assinale a alternativa que apresente a razão de tal procedimento.
O lócus polimórfico HPRTB tem localização cromossomial Xq26. Frequentemente esse lócus compõe o conjunto de marcadores de STR na investigação de vínculo familiar por genotipagem.
Assinale a alternativa em que esse marcador não é informativo.
Em um caso no qual se realizou a genotipagem por STR de um pai biológico e seu filho, o resultado mostrou que havia exclusão em somente um dos 15 lócus testados.
Sabendo-se que o pai era autenticamente o pai biológico da criança, assinale a alternativa que explica corretamente o resultado obtido.
Os iniciadores (primers), usados para amplificar por PCR os microssatélites (STR), são desenhados de modo a hibridar-se (anelar-se) com o DNA a ser amplificado.
Assinale a alternativa que indique o sítio da região polimórfica na qual os primers deverão se anelar.
Em um caso de investigação de paternidade por genotipagem, o suposto pai (SP) já havia falecido. Uma mulher (M) apresentou- se com um filho (F) alegando que SP era o pai biológico de F. Além de M e F, estavam disponíveis para essa investigação os pais de SP, o avô (Vô), a avó (Vó) e seu irmão (I).
Com a finalidade de determinar se SP era pai biológico de F, assinale a alternativa que indica a estratégia mais indicada.
No contexto da genética de populações não existem populações ideais que sirvam como bancos de dados de referência de frequências de alelos de lócus autossômicos. Em decorrência, alguns fatores podem interferir nos cálculos do índice de paternidade e da probabilidade de paternidade.
Assinale a alternativa que indica o fator populacional mais prejudicial para o cálculo desses índices.
Dentre as vantagens em se usar o DNA mitocondrial, para a investigação de vínculos familiares em humanos, estão a sua maior resistência à degradação e ao alto número de cópias por célula.
Dentre as desvantagens, é correto citar:
Para um marcador genético bi-alélico, assinale a alternativa que indica o número de genótipos possível.
Nos desastres aéreos, muitas vezes os corpos ficam carbonizados e frequentemente ocorrem mutilações resultando na mistura de restos das vítimas. Nesses casos, para identificá- las, recorre-se à tipagem do DNA mitocondrial.
A análise do DNA mitocondrial é recomendada porque este é mais resistente à degradação do que o DNA nuclear, além de que as células têm muitas cópias deste. Para se estabelecer a identidade, os resultados obtidos são comparados ao DNA mitocondrial dos familiares das vítimas.
Assinale a alternativa que indica o familiar que não poderia ser selecionado para comparação.
O teste específico de Uhlenhuth é geralmente empregado com a finalidade de determinar:
Ao encontrar pelos no local de um crime é possível analisá-los microscopicamente e tecer considerações sobre sua origem.
A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.
Ao pesquisar uma determinada fibra, o analista detectou a presença de queratina.
O perito concluiu, então, que:
Em um caso de estupro foram colhidas três amostras para análise de DNA:
Amostra 1: esfregaço genital da vítima;
Amostra 2: raspado bucal da vítima;
Amostra 3: raspado bucal de um suspeito.
A razão para colher a amostra 2 nesse caso é:
Tanto o teste de Kastle-Meyer (fenolftaleína) quanto o teste do luminol (3-amino-ftalhidrazida) dependem de reações de oxidação.
Essas reações são catalisadas:
Considerando-se que um mililitro de ejaculado contém cem ou mais milhões de espermatozóides, poder-se-ia concluir que o exame por microscopia óptica de um pequeno volume de água no qual o material suspeito foi imerso constituiria a melhor maneira para identificar uma mancha como sêmen. No entanto, um resultado negativo não elimina a possibilidade de que a mancha possa ser de fato sêmen.
As afirmativas a seguir se aplicam a essa situação, à exceção de uma. Assinale-a.
Ocorreu um acidente em que a vítima foi atropelada por um veículo cujo motorista não parou para prestar socorro. Um perito colheu no local do acidente resíduos de tinta encontrados na roupa da vítima. Para que essa amostra questionada seja validada como evidência, é preciso que:
De acordo com princípios de boas práticas de laboratórios (BPL), as responsabilidades do pesquisador principal estão relacionadas nas alternativas a seguir, à exceção de uma.
Assinale-a.
Sempre que um objeto é apresentado em um tribunal como evidência, é importante considerar não somente o seu valor informativo no contexto do caso em julgamento, como também a cadeia de custódia associada à evidência.
Idealmente a cadeia de custódia deve obedecer aos seguintes critérios:
Ao aplicar um teste de proficiência, o diretor de um laboratório deseja verificar se os analistas realizam as técnicas e interpretam os resultados corretamente.
Em genética forense, a maneira mais comum de o diretor conduzir os testes de proficiência é:
A escolha dos 13 lócus que compõem o banco de dados CODIS (sistema combinado de índice de DNA) obedeceu a vários critérios, um dos quais foi o de que eles deveriam ter localizações cromossomiais diferentes.
A principal razão para esse cuidado é:
Os bancos de dados populacionais de STR revelaram que os alelos de alguns lócus são tão raros que se torna necessário estabelecer um valor de frequência mínima a fim de que o tratamento estatístico possa ter validade. Esse é o caso do lócus D13S317. Nesse caso, decidiu-se que a frequência mínima seria de 5 ocorrências por população.
De acordo com essa proposta, uma população composta por 100 indivíduos teria um valor de frequência mínima de: