SóProvas



Prova FUNDATEC - 2021 - Prefeitura de Tramandaí - RS - Fiscal Ambiental


ID
5262538
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os princípios básicos da Administração Pública compõem-se de determinadas regras, em que algumas estão explícitas na Constituição Federal e outras estão enumeradas na Legislação Federal. O Art. 11 da Lei Federal nº 8.429/1992 define que constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da Administração Pública qualquer ação ou omissão que viole determinados preceitos. Sendo assim, analise as alternativas que seguem, relativas a esses preceitos, e assinale a INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições.

  • Não confundir com isso aqui:

    Princípios nas outras matérias do Escrevente do TJ SP:

    Lei 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa)

    Art. 4° Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos. (LIMP) 

    NA 8429, A LIMPEZA NÃO É EFICIENTE

    LEGALIDADE

    IMPESSOALIDADE

    MORALIDADE

    PUBLICIDADE

    x

    CF. Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    (...).

    § 1º A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

    x

    Princípios no JECRIM:

    Lei 9.099/95 - Art. 62. O processo perante o Juizado Especial orientar-se-á pelos critérios da oralidade (1), simplicidade (2), informalidade (3), economia processual (4) e celeridade (5), objetivando, sempre que possível, a reparação dos danos sofridos pela vítima e a aplicação de pena não privativa de liberdade.        

    x

    Princípios no Tribunal do Júri

    PRINCÍPIOS NO TRIBUNAL DO JURI

     

    Princípios do tribunal do júri: plenitude de defesa / sigilo das votações / soberania dos veredictos / competência para julgamento dos crimes dolosos contra a vida (art. 5, XXXVIII, CF). 

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa INCORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Lei 8.429/92. Vejamos:

    Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:

    Apenas a fim de complementação:

    Quando estamos a falar de atos que atentam contra os princípios da administração pública, importante ter em mente que:

    • Configura-se, exclusivamente, quando houver dolo (genérico ou específico), não se admitindo sua forma culposa;
    • Pode ensejar a perda de função pública;
    • Suspensão dos direitos políticos por três a cinco anos;
    • Multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente;
    • Proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de três anos.

    Desta forma:

    D. Previsibilidade.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.

  • Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente e etc [...]

  • GABARITO: D

    Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições.

  • Bizu: H.IM.L2

    Honestidade

    Imparcialidade

    lealdade

    legalidade

    Gab D

  • A questão trata de atos de improbidade administrativa. A doutrina classifica os atos de improbidade administrativa nos seguintes grupos: i) atos que importam em enriquecimento ilícito, previstos no artigo 9º da Lei nº 8.429/1992; ii) atos que causam lesão ao erário, previstos no artigo 10 da Lei nº 8.429/1992 e iii) atos que atentam contra os princípios que regem a administração pública, regulados pelo artigo 11 da Lei de Improbidade Administrativa.

    Os atos de improbidade que atentam contra o princípio da Administração Pública são definidos pela lei como qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições. Vale conferir o dispositivo legal.

    Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:
    I - praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência;
    II - retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício;
    III - revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo;
    IV - negar publicidade aos atos oficiais;
    V - frustrar a licitude de concurso público;
    VI - deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo;
    VII - revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgação oficial, teor de medida política ou econômica capaz de afetar o preço de mercadoria, bem ou serviço.
    VIII - descumprir as normas relativas à celebração, fiscalização e aprovação de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas.    
    IX - deixar de cumprir a exigência de requisitos de acessibilidade previstos na legislação.         
    X - transferir recurso a entidade privada, em razão da prestação de serviços na área de saúde sem a prévia celebração de contrato, convênio ou instrumento congênere, nos termos do parágrafo único do art. 24 da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990.           

    Importante destacar que o rol de atos descritos nos incisos do artigo 11 da Lei nº 8.429/1992 é exemplificativo e que outros atos que atentem contra os princípios que regem a Administração Pública também podem ser considerados atos de improbidade administrativa.

    Verificamos que as alternativas A, B e C se referem aos deveres expressamente elencados no caput do artigo 11 da Lei de Improbidade Administrativa, que são os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições. Apenas a alternativa D menciona previsibilidade que não é um dever do administrador público mencionado na Lei de Improbidade Administrativa, de modo que essa é a alternativa incorreta.

    Gabarito do professor: D. 

  • Gab D

    Art11°- Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de Honestidade, Imparcialidade, Legalidade, e Lealdade às instituições.

  • Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública a ação ou omissão dolosa que viole os deveres de honestidade, de imparcialidade e de legalidade

    atualização lei n 14230 de 2021

  • questão desatualizada HIL honestidade imparcialidade legalidade Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública a ação ou omissão dolosa que viole os deveres de honestidade, de imparcialidade e de legalidade,

  • Questão desatualizada.

    Nova redação:

    Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública a ação ou omissão dolosa que viole os deveres de honestidade, de imparcialidade e de legalidade, caracterizada por uma das seguintes condutas:  .

  • Questão Desatualizada

    LEI No 14.230, DE 25 DE OUTUBRO DE 2021

    Altera a Lei no 8.429, de 2 de junho de 1992, que dispõe sobre improbidade administrativa.

    "Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública a ação ou omissão dolosa que viole os deveres de honestidade, de imparcialidade e de legalidade, caracterizada por uma das seguintes condutas:

    I - (revogado);

    II - (revogado);

    III - revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo, propiciando beneficiamento por informação privilegiada ou colocando em risco a segurança da sociedade e do Estado;

    IV - negar publicidade aos atos oficiais, exceto em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado ou de outras hipóteses instituídas em lei;

    V - frustrar, em ofensa à imparcialidade, o caráter concorrencial de concurso público, de chamamento ou de procedimento licitatório, com vistas à obtenção de benefício próprio, direto ou indireto, ou de terceiros;

    VI - deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo, desde que disponha das condições para isso, com vistas a ocultar irregularidades;

    ......................................................................................................................................... IX - (revogado);

    X - (revogado);

    XI - nomear cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas;

    XII - praticar, no âmbito da administração pública e com recursos do erário, ato de publicidade que contrarie o disposto no § 1o do art. 37 da Constituição Federal, de forma a promover inequívoco enaltecimento do agente público e personalização de atos, de programas, de obras, de serviços ou de campanhas dos órgãos públicos.

  • Honestidade, Imparcialidade e Legalidade (Atualização de 2021)


ID
5262541
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

As disposições sobre a utilização das áreas, contidas no Código de Posturas do Município de Tramandaí e complementares às Leis Municipais de Uso e Ocupação do Solo, e o Código de Obras, de acordo com as disposições do Art. 2º do referido Código, visam:

I. Assegurar a observância de padrões mínimos de segurança, higiene, salubridade e conforto dos espaços e edificações do Município.
II. Promover a saúde e a assistência pública dos munícipes.
III. Estabelecer padrões relativos à qualidade de vida e de conforto ambiental.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5262544
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Com base na Lei Orgânica do Município de Tramandaí, analise as assertivas que seguem, relativas a determinados direitos assegurados aos servidores públicos municipais:

I. O pagamento da remuneração mensal dos servidores públicos do município será realizado até o quinto dia do mês subsequente ao trabalho prestado.
II. Os funcionários públicos municipais de Tramandaí, regidos pelo estatuto, serão aposentados nas modalidades: invalidez permanente, compulsória ou voluntária.
III. O pagamento da gratificação natalina, também denominado décimo terceiro salário, será efetuado até o dia 20 de dezembro.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5262547
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Com base na Lei Orgânica do Município de Tramandaí, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • legislatura = 4 anos


ID
5262550
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Com base no Capítulo – Das Vantagens, do Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Município de Tramandaí, analise as assertivas que seguem:

I. O exercício de atividade em condições de insalubridade, que serão definidas em lei própria, assegura ao servidor a percepção de um adicional de trinta por cento sobre o vencimento do cargo, segundo a classificação em grau máximo.
II. Após cada três anos de serviço prestado ao Município em cargo de provimento efetivo, o servidor terá direito a um avanço no valor de cinco por cento do vencimento básico do padrão do cargo em que estiver investido, ao qual se incorpora para todos os efeitos legais.
III. Os servidores, ocupantes de cargo de provimento efetivo ou em comissão perceberão adicionais por tempo de serviço, cumulativos, de quinze e vinte e cinco por cento sobre os vencimentos a partir da data em que completarem, respectivamente, quinze e vinte e cinco anos de serviço público, contados na forma estabelecida na subseção do referido capítulo.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5262553
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Com base nas disposições do Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Município de Tramandaí, analise as assertivas que seguem, relativas à licença-prêmio por assiduidade, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Não terá direito à licença-prêmio o funcionário que, dentro do período aquisitivo, houver faltado ao serviço, injustificadamente, por mais de 5 (cinco) dias, consecutivos ou alternados.
( ) Não terá direito à licença-prêmio o funcionário que, dentro do período aquisitivo, houver sofrido pena de multa ou suspensão por mais de 8 (oito) dias, consecutivos ou intercalados.
( ) A licença-prêmio, a pedido do funcionário, poderá ser gozada parceladamente, atendido o interesse da administração, e nenhuma parcela poderá ser inferior a quinze dias.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
5262556
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Segundo o Art. 119 do Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Município de Tramandaí, sem qualquer prejuízo, por motivo de falecimento do cônjuge ou companheiro, e optando pela utilização de todo prazo de concessão, o servidor poderá ausentar-se do serviço por ______ dias consecutivos.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas

ID
5262559
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Segundo as disposições do Art. 81 da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, o Governador e o Vice-Governador não poderão, sem licença da Assembleia Legislativa, ausentar-se do País, nem do Estado, por mais de _______ dias, sob pena de perda do cargo.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Art. 81. O Governador e o Vice-Governador não poderão, sem licença da Assembléia Legislativa, ausentar-se do País, por qualquer tempo, nem do Estado, por mais de quinze dias, sob pena de perda do cargo.

    (Declarada a inconstitucionalidade do trecho tachado na ADI n.º 775/STF, DJ de 26/05/14) 


ID
5262562
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com base na Constituição Federal, analise as seguintes assertivas, relativas à organização dos poderes, assinalando C, se corretas, ou I, se incorretas.

( ) O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
( ) Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.
( ) Cada Estado e o Distrito Federal elegerão, no mínimo, dez Deputados Federais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • GAB: B

    Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

    Art. 46. § 1º Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.

    Art 45. § 1º O número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados

  • A questão exige conhecimento acerca do Poder Legislativo e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    (C) O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

    Correto. O PL (Poder Legislativo) é exercido pelo CN (Congresso Nacional) = CD (Câmara dos Deputados) + SN (Senado Federal), nos termos do art. 44, caput, CF: Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

    (C) Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.

    Correto. Aplicação do art. 46, § 1º, CF: § 1º Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.

    (I) Cada Estado e o Distrito Federal elegerão, no mínimo, dez Deputados Federais.

    Incorreto. Na verdade, cada Estado e o DF elegerão, no mínimo, 08 Deputados Federais, e não 10, nos termos do art. 45, § 1º, CF: § 1º O número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados.

    Portanto, a sequência correta é C - C - I.

    Gabarito: B

  • artigo 46, parágrafo primeiro da CF==="Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três senadores, com mandato de oito anos".

  • Deputados mínimo de 8 e máximo de 70.

  • GABARITO - B

    Poder Legislativo FEDERAL : BICAMERAL

    CÂM DEP / SEN

    Poder Legislativo ESTADAL : UNICAMERAL

    Ass. Leg

    Poder Legislativo Municipal: Unicameral

    CÂM MUN

    _____________________________________________________

    Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.

    Cada Território = 4 Deputados

    Eleitos Sistema majoritário: SENADORES / CHEFES DO EXECUTIVO

    Sistema Proporcional: DEPUTADOS / VEREADORES

  • Vou tomar café e responder umas questões aqui, só de boa, depois da PCRN o chicote estralou, viu rsrsrs

  • Trata-se de questão acerca do Poder Legislativo.

    ( ) O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

    CORRETO. Conforme o art. 44, o Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

    ( ) Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.

    CORRETO. Conforme o art. 46, §1º, cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.

    ( ) Cada Estado e o Distrito Federal elegerão, no mínimo, dez Deputados Federais.

    INCORRETO. Conforme o art. 45, §1º, o número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados.

    Portanto, o mínimo por Estado é 8, e não 10 Deputados Federais.

    GABARITO DO PROFESSOR: letra B.

  • art. 45, § 1º, CF: § 1º O número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados.

  • ei, cara, ele tem que especificar qual poder legislativo se é federal , estadual ou municipal!!

  • Trata-se de questão acerca do Poder Legislativo.

    ( ) O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

    CORRETO. Conforme o art. 44, o Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

    ( ) Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.

    CORRETO. Conforme o art. 46, §1º, cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.

    ( ) Cada Estado e o Distrito Federal elegerão, no mínimo, dez Deputados Federais.

    INCORRETO. Conforme o art. 45, §1º, o número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados.

    Portanto, o mínimo por Estado é 8, e não 10 Deputados Federais.

    GABARITO DO PROFESSOR: letra B.

  • Cada estado elegerá dependendo da sua população, no mínimo 8 deputados e no máximo 70.

  • No mínimo 8 e no máximo 70.

  • MINIMO DE 8 E MAXIMO DE 70 ..............Corrijam-me sobre ao senadores para os territorios é escolhido 4 ???

  •  Art. 45. A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal.

    § 1º O número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados


ID
5262565
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O Art. 3º do Estatuto Estadual da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa estabelece que a participação dos negros em igualdade de condições na vida social, econômica e cultural do Estado do Rio Grande do Sul será promovida através de medidas que assegurem:

I. O reconhecimento e a valorização da composição pluriétnica da sociedade sul-riograndense, resgatando a contribuição dos negros na história, na cultura, na política e na economia do Rio Grande do Sul.
II. A promoção de ajustes normativos para aperfeiçoar o combate ao racismo em todas as suas manifestações individuais, estruturais e institucionais.
III. O apoio às iniciativas oriundas da sociedade civil que promovam a igualdade de oportunidades e o combate às desigualdades raciais.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Art. 3° - A participação dos negros em igualdade de condições na vida social, econômica e cultural do Estado do Rio Grande do Sul será promovida através de medidas que assegurem:

    I - o reconhecimento e a valorização da composição pluriétnica da sociedade sul-riograndense, resgatando a contribuição dos negros na história, na cultura, na política e na economia do Rio Grande do Sul;

    II - as políticas públicas, os programas e as medidas de ação afirmativa, combatendo especificamente as desigualdades raciais que atingem as mulheres negras;

    III - o resgate, a preservação e a manutenção da memória histórica legada à sociedade gaúcha pelas tradições e práticas socioculturais negras;

    IV - o adequado enfrentamento e superação das desigualdades raciais pelas estruturas institucionais do Estado, com a implementação de programas especiais de ação afirmativa na esfera pública, visando ao enfrentamento emergencial das desigualdades raciais;

    V - a promoção de ajustes normativos para aperfeiçoar o combate ao racismo em todas as suas manifestações individuais, estruturais e institucionais;

    VI - o apoio às iniciativas oriundas da sociedade civil que promovam a igualdade de oportunidades e o combate às desigualdades raciais.

  • Gabarito: D

    Art. 3° - A participação dos negros em igualdade de condições na vida social, econômica e cultural do Estado do Rio Grande do Sul será promovida através de medidas que assegurem:

    I - o reconhecimento e a valorização da composição pluriétnica da sociedade sul-riograndense, resgatando a contribuição dos negros na história, na cultura, na política e na economia do Rio Grande do Sul;

    (...)

    V - a promoção de ajustes normativos para aperfeiçoar o combate ao racismo em todas as suas manifestações individuais, estruturais e institucionais;

    VI - o apoio às iniciativas oriundas da sociedade civil que promovam a igualdade de oportunidades e o combate às desigualdades raciais.

  • Gabarito correto letra E, todas afirmações estão corretas .

ID
5262568
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o resultado correto da seguinte operação:


(0,8)2

Alternativas
Comentários
  • ✅Letra C.

    0,8 x 0,8 = 0,64.

    Bons estudos!!

  • Achei que fosse alguma pegadinha de tão fácil
  • 064 - a vírgula anda duas casas, direita para a esquerda = 0,64

  • Eu tenho dificuldade com decimais. Pra quem tem a mesma dificuldade, vale a pena transformar em uma fração. (8/10)^2 = 64/100 = 0,64

  • (0,8)^2 = (0,8) x (0,8) = 8/10 × 8/10 = 64/100 = 0,64.

    GABARITO: C

  • Não é bom se gabar, mas essa é fácil para quem está praticando. Quem errou, fique tranquilo, pois é questão de prática.


ID
5262571
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A razão entre o M.M.C. e o M.D.C. de 72 e 96 é igual a:

Alternativas
Comentários
  • A razão entre o M.M.C. e o M.D.C. de 72 e 96 é igual a:

    72, 96 | 3 - 3

    24, 32 | 2 - 2

    12, 16 | 2 - 2

    6, 8 | 2 - 2

    3, 4 | 3 - 3

    1, 4 | 4 - 4

    1, 1 |

    Nosso MDC ficou: 3.2.2.2= 24

    Já o MMC multiplica tudo, ou seja: 3.3.4.2.2.2=244

    MDC/MMC= Razão

    24/244= 12

    Gabarito: Letra 12.

  • boa questão.

    lembrando que razão significa divisão.

  • A razão entre o M.M.C e o M.D.C de 72 e 96 é igual a:

    72, 96 | 2

    36, 48 | 2

    18, 24 | 2

    9, 12 | 3

    3, 4 | ------------

    2^3.3

    Nosso MMC ficou: 2.2.2.3 = 24

    Já o MDC multiplica tudo, ou seja: 2.2.2.2.2.3.3 = 288

    72,96| 2

    36, 48 | 2

    18, 24 | 2

    9, 12 | 2

    9, 6 | 2

    9, 3 | 3

    3, 1 | 3

    1, 1 |-------------

    2^5.3^2=288

    MMC / MDC = RAZÃO

    288 / 24 = 12

    Gabarito: Letra A.

  • A razão entre o M.M.C e o M.D.C de 72 e 96 é igual a:

    72, 96 | 2

    36, 48 | 2

    18, 24 | 2

    9, 12 | 3

    3, 4 | ------------

    2^3.3

    Nosso MMC ficou: 2.2.2.3 = 24

    Já o MDC multiplica tudo, ou seja: 2.2.2.2.2.3.3 = 288

    72,96| 2

    36, 48 | 2

    18, 24 | 2

    9, 12 | 2

    9, 6 | 2

    9, 3 | 3

    3, 1 | 3

    1, 1 |-------------

    2^5.3^2=288

    MMC / MDC = RAZÃO

    288 / 24 = 12

    Gabarito: Letra A.

  • O gabarito desta questão está errado, está marcando como se fosse D = 10, mas na verdade é A = 12.

  • Esses comentários anteriores tão tudo brigado...me expliquem a parte de dividir 9 e 12.no mmc e mdc deu diferente qnd era pra dividir por dois ou por 3.n entendi...

  • gabarito letra a : ressalvo alguns pontos....

    mmc : são os números múltiplos de dois ou mais números,para realizar as contas, escreva os numeros, trace uma linhas efetue a fatoração e apos multiplique os números.

    72, 96 | 2

    36, 48 | 2

    18, 24 | 2

    9, 12 | 3

    3, 4 | ------------

    2^3.3

    Nosso MMC ficou: 2.2.2.3 = 24

    mdc ;são os números divisíveis entre dois ou mais números, para realizar a conta farse-a mesma coisa que o mmc ,porem por fim olhamos para a fatoração e multiplicamos os números que dividem que estão sendo fatorados simultaneamente

    72,96| 2

    36, 48 | 2

    18, 24 | 2

    9, 12 | 2

    9, 6 | 2

    9, 3 | 3

    3, 1 | 3

    1, 1 |-------------

    2^5.3^2=288

    e a razão é uma divição portando é so dividir os dois resultados...288 / 24 = 12

    Gabarito: Letra A.

  • amigao,seria o mdc no lugar do mmc nao?

  • para que vem treinando mmc e mdc, está questão é mamão.

    primeiro irei fazer o MDC:

    72/2

    36/2

    18/2

    9/3

    3/3

    1

    ____________________________________

    96/2

    48/2

    24/2

    12/2

    6/2

    3/3

    1

    valores em comum = 2x2x2x3=24

    agora irei fazer o MMC:

    96,72/2

    48,36/2

    24,18/2

    12,9/2

    6,9/2

    3,9/3

    1,3/3

    1

    tenho que multiplicar 2x2x2x2x2x3x3=288

    ________________________________________

    agora devo dividir o MMC pelo MDC

    288/24

    =12

    ____________________________________________

    somente isso, espero ter ajudado!!!!!!!!!!


ID
5262574
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Qual o comprimento de um círculo cuja área mede 803,84? (utilizar ∏ = 3,14)

Alternativas
Comentários
  • Fórmula do comprimento de um círculo: C=2πR

    Não sabemos o valor de R.

    Para achar o R, devemos usar a fórmula da Área:

    A=πR^2

    Ele deu o valor de A= 803,84.

    803,84=3,14*R^2

    R^2 = 803,84 / 3,14

    R^2 = 256

    R=16

    Achamos o valor de R. Agora vamos aplicar na fórmula do comprimento C=2πR

    C=2*3,14*16

    C= 100,48

  • como que o 256 virou 16???????????????????

  • tirando raiz quadrada porque nao pode ficar R^2=256

  • Gabarito: D

    100,48

  • Oi Bê, R^2 passa para o outro lado como raiz, sendo assim:

    √256 = 16

    Ai sim da 16, entendido?


ID
5262577
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considerando dois conjuntos, A e B, sendo: A = {2,4,6,8,10,12} e B = {2,4,6,8,10,12,14,16}, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva B

    O conjunto A está contido no conjunto B.

    Todo A é B .... Porém Nem Todo B é A

  • gaba B

    o menor dentro do maior.

    Todo A é B

    Se é A, então é B.

    obs: Não existe comutatividade.

    pertencelemos!

  • Formas de dizer que A é subconjunto de B:

    A é um subconjunto de B

    A está contido em B

    A é uma parte de B

    B contém o conjunto A

    • DICA:
    • quando se fala de conjuntos se usa contido = símbolo de c
    • quando se fala de elementos se usa pertence = símbolo de e
    • JÁ VI BANCAS TROCANDO CONTIDO E PERTENCE, LOGICAMENTE NÃO ERA O GABARITO, PQ SE USA PARA COISAS DIFERENTES!!

ID
5262580
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Amanda nasceu em 1982 e seu irmão, Camilo, é 13 anos mais velho. Sabendo que Camilo já fez aniversário em 2020, quantos anos ele tem?

Alternativas
Comentários
  • Não seriam 51?

  • 37 é a idade de Amanda

    37 + 13 = 50

    Como descobri a idade de Amanda? 24 não teria como nascidos em 1996 tem essa idade, já elimina.

    42 + 13 = 55 não tem alternativa

    Sobra somente a Alternativa B

    Foi beeem aleatório a resposta, mas o que importa é acertar

  • Amanda = 2020 não fez aniversário. E o Camilo fez em 2020.

    Então usa o ano de 2019 para saber a idade dos dois.

    2019 - 1982= 37

    37 + 13= 50 anos

  • ainda não consigo entender porque 37


ID
5262583
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um processo seletivo, uma determinada empresa aplicou uma prova com 50 questões para os candidatos. O sistema de avaliação funcionou da seguinte maneira: para cada acerto, o candidato somava 4 pontos e, para cada erro, descontava-se 1 ponto. Se um determinado candidato somou 130 pontos, quantas perguntas ele acertou?

Alternativas
Comentários
  • A + E = 50

    4A + (-E) = 130

    Sistema de equações resolvendo pela soma.

    5A + 0E = 180

    A = 180/5

    A = 36 (acertos)

  • Gabarito: A

    A + E = 50

    4A + (-E) = 130

    Sistema de equações resolvendo pela soma:

    5A + 0E = 180

    A = 180/5

    A = 36 (acertos)

  • Pela lógica a única alternativa possível é a letra A.

    Se ele acertou 36x4= 144 pontos.

    Na B ele acertou 24x4=96, a pontuação dos acertos é menor do que a descrita no enunciado, da mesma forma para as outras alternativas.

    A única alternativa que supera a pontuação que ele fez pelo enunciado é a letra A

  • Pessoal, demorei BASTANTE mas consegui resolver a questão de forma lógica.

    São 50 questões valendo 4 pontos para cada acerto.

    Se ele fez 130 pontos, basta pegar cada resultado e fazer MULTIPLICADO pelo valor de cada QUESTÃO CERTA.

    36*4= 144 não é o resultado que queremos( é o mais próximo do resultado!)

    SE CADA QUESTÃO ERRADA VALE 1 PONTO E ELE ACERTOU 36 QUANTAS ELE ERROU?

    50-36= 14 QUESTÕES ERRADAS

    144-14= 130 LETRA A!


ID
5262586
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um economista anotou, durante 4 meses, a variação cambial da moeda de seu país. Ele coletou os seguintes dados:

Mês Variação
Janeiro - 5%
Fevereiro + 10%
Março - 15%
Abril + 10%

As variações positivas, acréscimos, ele assinalou com + e as negativas, decréscimos, com –. Em relação ao valor original, a moeda do país do economista sofreu que tipo de variação no período de janeiro a abril?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C.

    Vamos supor que a moeda vale 100.

    1)  - 5% = 100 . 95/100 = 95

    2) + 10% = 95 . 110/100 = 104,5

    3)  - 15% = 104,5 . 85/100 = 88,825

    4) + 10% = 88,825 . 110/100 = 97,7075 => desvalorização de aproximadamente 2%.

  • Janeiro - 5% Fevereiro + 10% Março - 15% Abril + 10%

    0,95*1,1*0,85*1,1 = 0,9770 = 97,70% Desvalorização aproximada de 2,3%

  • valor da porcentagem sempreem relação ao valor atual de X

    100%X - 5%X = 95%X

    95%X + 10%(95%X) = 95%X + 9,5%X = 104,5%X

    104,5%X - 15%(104,5%X) = 88,86%X

    88,86%X + 10%(88,86%X) = 88,86%X + 8,88%X = 97,72%X

  • achei que eu não ia acertar, mas acertei
  • Gabarito: letra C.

    Vamos supor que a moeda vale 100.

    1) - 5% = 100 . 95/100 = 95

    2) + 10% = 95 . 110/100 = 104,5

    3) - 15% = 104,5 . 85/100 = 88,825

    4) + 10% = 88,825 . 110/100 = 97,7075 => desvalorização de aproximadamente 2%.


ID
5262589
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Qual o valor dos juros produzidos, por uma aplicação sob regime de juros simples, de um capital de R$ 5.000,00, a uma taxa trimestral de 3%, por um período de 4 bimestres?

Alternativas
Comentários
  • se são 3% em 3 meses, logo será 1% ao mês

    4 bimestres = 8 meses

    J = CIT / 100

    J = 5000 * 1 * 8 / 100

    J = 50 * 1 * 8

    J = 400

  • Gabarito: B

    3% em 3 meses, logo será 1% ao mês.

    4 bimestres = 8 meses.

    J = CIT / 100

    J = 5000 * 1 * 8 / 100

    J = 50 * 1 * 8

    J = 400

  • QC como o gabrito da questão é 500??

    se são 3% em 3 meses, logo será 1% ao mês

    4 bimestres = 8 meses

    J = CIT / 100

    J = 5000 * 1 * 8 / 100

    J = 50 * 1 * 8

    J = 400

  • Não entendi pq a alternativa A


ID
5262592
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma escola, o time de basquete tem, por média de altura, 1,80 m, sendo que são 10 jovens que participam do time. Para um campeonato municipal, devem ser inscritos 13 jovens por time. Para isso, foram chamados mais 3 jovens, com 1,90, 1,87 e 1,93 de altura. Qual a média de altura com os novos integrantes da equipe?

Alternativas
Comentários
  • 10 x 1,8 = 18

    18 + (1,90+1,87+1,93) = 23,7

    23,7÷13= 1,82

    • 10 x 1,8 = 18

    • 18 + (1,90+1,87+1,93) = 23,7

    • 23,7÷13= 1,82
  • 190 maior que 180 = 10

    187 maior que 180 = 7

    193 maior que 180 = 13

    10+ 7+13 = 30

    30/13 = 2,3

    180 + 2,3 = 182,3

  • 1,80 é a média dos 10 jogadores

    10 x 1,80 = 18 metros

    Soma a altura dos jogadores novos = 1,90 + 1,87 + 1,93 = 5,7 metros

    18 + 5,7 = 23,7 metros

    23,7 / 13 (10 jogadores + 3 novos) = 1,82

  • Gabarito: B

    10 x 1,8 = 18

    18 + (1,90+1,87+1,93) = 23,7

    23,7÷13= 1,82

  • Se você errou você acertou essa questão

    Gabarito é B mas a questão coloca como A aff

  • Se tem 10 jogadores de 1,80 e e mais três que vão entrar com a altura de 1.90 1,87 1,93, soma a altura de todos e dividi pelo total de jogadores

    RESPOSTA 18,2

    GABARITO B


ID
5262595
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Numa sala de aula com 36 alunos, a quantidade de meninos é superior à de meninas em 6 jovens. Qual é a quantidade de meninas na sala?

Alternativas
Comentários
  • Gab. C.

    X+Y = 36

    X= Y+6

    Y+Y+6 = 36

    2Y+6 = 36

    2Y = 30

    Y = 15

  • x+6+x=36

    2x=36-6

    x=30/2

    x =15

  • Gab. C.

    X+Y = 36

    X= Y+6

    Y+Y+6 = 36

    2Y+6 = 36

    2Y = 30

    Y = 15

  • 36/2 = 18

    18+3 = 21 Meninos

    18 - 3 = 15 Meninas


ID
5280589
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Conforme o Código Ambiental do município, qualquer pessoa legalmente identificada, ao constatar infração ambiental decorrente de empreendimento ou atividade utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores, pode dirigir representação ao Órgão Ambiental Municipal, para efeito do exercício de seu poder de polícia. Dessa forma, considerando as peculiaridades de cada caso, o Poder Público deverá responder às denúncias no prazo máximo de quantos dias?

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca da Lei Complementar n. 27/2017 (Código Ambiental de Tramandaí) e pede ao candidato que assinale o item correto, marcando o prazo máximo que o Poder Público deve responder às denúncias.

    Para responder a questão, necessário conhecimento do art. 3º, § 2º, da LC n. 27/2017, que preceitua

    Art. 3º. Todas as pessoas, físicas e jurídicas, devem promover e exigir medidas que garantam a sadia qualidade do meio ambiente, da vida e da diversidade biológica no desenvolvimento de suas atividades, assim como corrigir ou fazer corrigir, às suas expensas, os efeitos da atividade degradadora ou poluidora por elas desenvolvidas.

    § 2º O Poder Público responderá às denúncias no prazo máximo de 90 dias, considerando as peculiaridades de cada caso;

    Portanto, o prazo máximo que o Poder Público deve responder às denúncias é de 90 dias, de modo que somente o item "D" encontra-se correto.

    Gabarito: D


ID
5280592
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar nº 27/2017, analise as afirmativas abaixo:


I. Águas residuárias: qualquer despejo ou resíduo líquido com potencialidade de causar poluição ou contaminação.

II. Animais silvestres: aqueles representativos da fauna nativa de determinada região.

III. Animais exóticos: todas as espécies, terrestres ou aquáticas, representantes da fauna autóctone e migratória de uma região ou país.

IV. Área em vias de saturação: é a porção de uma Região de Controle ou de uma Área Especial de Controle da Qualidade do Ar cuja tendência é de atingimento de um ou mais padrões de qualidade do ar, primário ou secundário.

V. Áreas saturadas: é a porção de uma Região de Controle ou de uma Área Especial de Controle da Qualidade do Ar em que um ou mais padrões de qualidade do ar – primário ou secundário – estiver ultrapassado.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca da Lei Complementar n. 27/2017 (Código Ambiental de Tramandaí) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    I. Águas residuárias: qualquer despejo ou resíduo líquido com potencialidade de causar poluição ou contaminação.

    Correto. O item trouxe o conceito de "águas residuárias", nos termos do art. 10, I, da LC n. 27/2017: Art. 10. Para os fins previstos neste Código entende-se por: I - Águas residuárias: qualquer despejo ou resíduo líquido com potencialidade de causar poluição ou contaminação;

    II. Animais silvestres: aqueles representativos da fauna nativa de determinada região.

    Errado. Não se trata do conceito de "animais silvestres", mas, sim de "animais autócones". Aplicação do art. 10, II, da da LC n. 27/2017: Art. 10. Para os fins previstos neste Código entende-se por: II - Animais autóctones: aqueles representativos da fauna nativa de determinada região;

    III. Animais exóticos: todas as espécies, terrestres ou aquáticas, representantes da fauna autóctone e migratória de uma região ou país.

    Errado. Não se trata do conceito de "animais exóticos", mas, sim de "animais silvestres". Aplicação do art. 10, III, da da LC n. 27/2017: Art. 10. Para os fins previstos neste Código entende-se por: III - Animais silvestres: todas as espécies, terrestres ou aquáticas, representantes da fauna autóctone e migratória de uma região ou país;

    IV. Área em vias de saturação: é a porção de uma Região de Controle ou de uma Área Especial de Controle da Qualidade do Ar cuja tendência é de atingimento de um ou mais padrões de qualidade do ar, primário ou secundário.

    Correto. O item trouxe o conceito de "área em vias de saturação", nos termos do art. 10, IV, da LC n. 27/2017: Art. 10. Para os fins previstos neste Código entende-se por: IV - Área em vias de saturação: é a porção de uma Região de Controle ou de uma Área Especial de Controle da Qualidade do Ar cuja tendência é de atingimento de um ou mais padrões de qualidade do ar, primário ou secundário;

    V. Áreas saturadas: é a porção de uma Região de Controle ou de uma Área Especial de Controle da Qualidade do Ar em que um ou mais padrões de qualidade do ar – primário ou secundário – estiver ultrapassado.

    Correto. O item trouxe o conceito de "áreas saturadas", nos termos do art. 10, V, da LC n. 27/2017: Art. 10. Para os fins previstos neste Código entende-se por: V - Área saturada: é a porção de uma Região de Controle ou de uma Área Especial de Controle da Qualidade do Ar em que um ou mais padrões de qualidade do ar - primário ou secundário - estiver ultrapassado;

    Portanto, apenas os itens I, IV e V estão corretos.

    Gabarito: B .


ID
5280595
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Conforme as definições adotadas pela prefeitura municipal, qualquer bem ambiental que pode ser utilizado por um organismo, tais como alimento, solo, mata, minerais, é definido como:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca da Lei Complementar n. 27/2017 (Código Ambiental de Tramandaí) e pede ao candidato que assinale o item correto, marcando o que se entende por "qualquer bem ambiental que pode ser utilizado por um organismo, tais como alimento, solo, mata, minerais". Vejamos:

    a) Recurso renovável.

    Errado. Recurso renovável é "qualquer bem que teoricamente não possa ser totalmente consumido em função de sua capacidade de se reproduzir ou de se regenerar", nos termos do art. 10, XLIX, da LC n. 27/2017.

    b) Recurso.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. A questão trouxe o conceito de "recurso". Inteligência do art. 10, XLV, da LC n. 27/2017: Art. 10. Para os fins previstos neste Código entende-se por: XLV - Recurso: qualquer bem ambiental que pode ser utilizado por um organismo, tais como alimento, solo, mata, minerais;

    c) Recurso não renovável.

    Errado. Recurso não renovável é "qualquer bem que teoricamente não possa ser totalmente consumido em função de sua capacidade de se reproduzir ou de se regenerar",  nos termos do art. 10, XLVII, da LC n. 27/2017.

    d) Recurso mineral.

    Errado. Recurso mineral é "elemento ou composto químico formado, em geral, por processos inorgânicos, o qual tem uma composição química definida e ocorre naturalmente, podendo ser aproveitado economicamente", nos termos do art. 10, XLVI, da LC n. 27/2017.

    Gabarito: B

  • TÍTULO II – DOS CONCEITOS

    Art. 10. Para os fins previstos neste Código entende-se por

    XLV. Recurso: qualquer bem ambiental que pode ser utilizado por um 

    organismo, tais como alimento, solo, mata, minerais; 

    XLVI. Recurso mineral: elemento ou composto químico formado, em geral, 

    por processos inorgânicos, o qual tem uma composição química definida e ocorre naturalmente, 

    podendo ser aproveitado economicamente; 

    XLVII. Recurso não-renovável: recurso que não é regenerado após o uso, 

    tais como recursos minerais que se esgotam; 

    XLVIII. Recurso natural: qualquer bem ambiental que pode ser utilizado pelo 

    homem; 


ID
5280598
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

O Sistema Municipal do Meio Ambiente (SISMAM) é responsável pela formulação, pela aplicação, pelo controle e pela fiscalização da Política Municipal do Meio Ambiente em consonância com as Políticas Estadual e Nacional do Meio Ambiente. São objetivos do SISMAM, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca da Lei Complementar n. 27/2017 (Código Ambiental de Tramandaí) e pede ao candidato que assinale o item incorreto, no tocante aos objetivos do SISMAM. Vejamos:

    a) Coordenar, executar e fazer executar a política municipal e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente.

    Correto. Trata-se de um dos objetivos do SISMAM, nos termos do art. 13, I, da LC n. 27/2017: Art. 13. São objetivos do SISMAM: I - Coordenar, executar e fazer executar a política municipal e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente;

    b) Preservar, conservar, fiscalizar e controlar os recursos ambientais.

    Correto. Trata-se de um dos objetivos do SISMAM, nos termos do art. 13, II, da LC n. 27/2017: Art. 13. São objetivos do SISMAM: II - Preservar, conservar, fiscalizar e controlar os recursos ambientais;

    c) Promover e incentivar o desenvolvimento sustentável no Município de Tramandaí, conciliando as atividades econômicas, a preservação dos recursos naturais e a justiça social com as ações voltadas ao turismo regional.

    Correto. Trata-se de um dos objetivos do SISMAM, nos termos do art. 13, III, da LC n. 27/2017: Art. 13. São objetivos do SISMAM: III - Promover e incentivar o desenvolvimento sustentável no Município de Tramandaí, conciliando as atividades econômicas, a preservação dos recursos naturais e a justiça social com as ações voltadas ao turismo regional;

    d) Implementar sistema de destinação de esgotamento sanitário ambientalmente adequado na maior parte do território do município.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. Um dos objetivos do SISMAM é o de implementar sistema de destinação de esgotamento sanitário ambientalmente adequado em todo território do município e não na maior parte do território do Município. Inteligência do art. 13, V, LC n. 27/2017: Art. 13. São objetivos do SISMAM: V - Implementar sistema de destinação de esgotamento sanitário ambientalmente adequado em todo território do município.

    Gabarito: D

  • examinador deu uma tapa nessa Lei...que nem liga para o esgotamento sanitário principal coisa de um gerenciamento ambiental.

ID
5280601
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar nº 031/2018, o COMDEMA é o órgão de participação direta da sociedade civil, de caráter consultivo, normativo e deliberativo, com competência para, entre outros, propor diretrizes para a política municipal do meio ambiente e acompanhar sua execução; colaborar nos estudos e elaboração do planejamento urbano, planos e programas de expansão e desenvolvimento municipal; estimular e acompanhar o desenvolvimento sustentável do patrimônio ambiental municipal, etc. Dessa forma, o COMDEMA será formado por quantos membros?

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca da Lei Complementar nº 31/2018 (que altera do Código Ambiental de Tramandaí) e pede ao candidato que assinale o item correto, marcando quantos membros o COMDEMA é formado.

    Para responder a questão, necessário conhecimento do art. 20, caput, da LC n. 31/2018, que preceitua:

    Art. 20. O COMDEMA será constituído de 19 (dezenove) membros e terá a seguinte composição:

    Portanto, o COMDEMA é formado por 19 membros, de modo que somente o item "D" encontra-se correto.

    Gabarito: D


ID
5280604
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com o Código Ambiental do município, as extensões de terras, normalmente saturadas de água, onde se desenvolvem fauna e flora típicas, sujeitas a variações sazonais, são denominadas:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca da Lei Complementar n. 27/2017 (Código Ambiental de Tramandaí) e pede ao candidato que assinale o item correto, marcando o que se entende por "as extensões de terras, normalmente saturadas de água, onde se desenvolvem fauna e flora típicas, sujeitas a variações sazonais". Vejamos:

    a) Áreas alagadiças.

    Errado. As áreas alagadiças são "áreas ou terrenos que encontram-se temporariamente saturados de água decorrente das chuvas, devido à má drenagem", nos termos do art. 10, VI, da LC n. 27/2017.

    b) Banhados.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. A questão trouxe o conceito de banhados. Aplicação do art. 10, XIV, da LC n. 27/2017: Art. 10. Para os fins previstos neste Código entende-se por: XIV - Banhados: extensões de terras normalmente saturadas de água onde se desenvolvem fauna e flora típicas, sujeitas a variações sazonais;

    c) Manguezais.

    Errado. A LC n. 27/2017 não traz a definição de manguezais. A definição de manguezal está prevista no Código Florestal (Lei n. 12.651/2012), nos termos de seu art. 3º, XIII: Art. 3º Para os efeitos desta Lei, entende-se por: XIII - manguezal: ecossistema litorâneo que ocorre em terrenos baixos, sujeitos à ação das marés, formado por vasas lodosas recentes ou arenosas, às quais se associa, predominantemente, a vegetação natural conhecida como mangue, com influência fluviomarinha, típica de solos limosos de regiões estuarinas e com dispersão descontínua ao longo da costa brasileira, entre os Estados do Amapá e de Santa Catarina;

    d) Várzeas.

    Errado. As várzeas são "terrenos baixos que se encontram junto às margens de corpos d`água", nos termos do art. 10, LVI, da LC n. 27/2017.

    Gabarito: B

  • Só tem nessa lei mesmo negócio de banhados kkkkk...mesma coisa de manguezais
  • A questão demanda conhecimento acerca da Lei Complementar nº 027/2017, que institui o Código Ambiental de Tramandaí/RS.

    São comuns questões que narrem situações hipotéticas ou tragam determinadas características e exijam que o candidato identifique o instituto ao qual se relacionam.

    Sem mais delongas, as extensões de terras, normalmente saturadas de água, onde se desenvolvem fauna e flora típicas, sujeitas a variações sazonais são chamadas de banhados, contudo, aproveitaremos a questão para reforçar o estudo sobre os demais termos citados.

    A) ERRADO. A definição de áreas alagadiças é dada pelo inciso VI do art.10, que assim dispõe:

    LC 027/17, Art.10. Para os fins previstos neste Código entende-se por:

    VI. Áreas alagadiças: áreas ou terrenos que encontram-se temporariamente saturados de água decorrente das chuvas, devido à má drenagem;


    B) CERTO. Conforme já adiantamos, os banhados são extensões de terras normalmente saturadas de água onde se desenvolvem fauna e flora típicas, sujeitas a variações sazonais (art. 10, XIV, da LC 027/17).
    Vale lembrar que nos banhados a saturação de água ocorre de forma natural, ao passo que, nas áreas alagadiças a saturação é temporária e decorre da má drenagem.

    C) ERRADO. O Código Ambiental de Tramandaí/RS (LC 027/17) silencia sobre a definição de manguezais.   

    D) ERRADO. Várzeas, conforme definição adotada pelo art. 10, LVI, do Código Ambiental de Tramandaí/RS, são terrenos baixos que se encontram junto às margens de corpos d'água.

    Gabarito do Professor: B



ID
5280607
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Conforme a Lei Complementar nº 27/2017, o Planejamento Ambiental realizar-se-á a partir da análise dos seguintes fatores, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca da Lei Complementar n. 27/2017 (Código Ambiental de Tramandaí) e pede ao candidato que assinale o item incorreto, no tocante ao planejamento ambiental. Vejamos:

    a) Condições atuais do meio ambiente natural e artificial.

    Correto. O planejamento ambiental se realizará a partir das condições atuais do meio ambiente natural e artificial, nos termos do art. 30, I, da LC 27/2017: Art. 30. O Planejamento Ambiental realizar-se-á a partir da análise dos seguintes fatores: I - Condições atuais do meio ambiente natural e artificial;

    b) Tendências econômicas e sociais.

    Correto. O planejamento ambiental se realizará a partir das tendências econômicas e sociais, nos termos do art. 30, II, da LC 27/2017: Art. 30. O Planejamento Ambiental realizar-se-á a partir da análise dos seguintes fatores: II - Tendências econômicas e sociais;

    c) Diligência governamental.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. A diligência governamental não é fator para se realizar o planejamento ambiental.

    d) Características históricas e do processo de urbanização do município.

    Correto. O planejamento ambiental se realizará a partir das características históricas e do processo de urbanização do município , nos termos do art. 30, IV, da LC 27/2017: Art. 30. O Planejamento Ambiental realizar-se-á a partir da análise dos seguintes fatores: IV - Características históricas e do processo de urbanização do município;

    Gabarito: C

  • A questão aborda aspectos do Planejamento ambiental, previsto na Lei Complementar nº 027/2017, que institui o Código Ambiental de Tramandaí/RS. Vejamos:
    Art. 30. O Planejamento Ambiental realizar-se-á a partir da análise dos seguintes fatores:
    I. Condições atuais do meio ambiente natural e artificial;
    II. Tendências econômicas e sociais;
    III. Expectativas da iniciativa comunitária, privada e governamental;
    IV. Características históricas e do processo de urbanização do município; e
    V. Restrições e potencialidades ambientais.
    O candidato deve estar atento ao fato de que o enunciado exige que se assinale a alternativa incorreta.

    Analisemos as alternativas:

    A) CERTO (não deve ser assinalada). A análise das condições atuais do meio ambiente natural e artificial é fator que influi no planejamento ambiental, conforme previsão no art. 30, I, da LC 027/17.

    B) CERTO (não deve ser assinalada). A assertiva está de acordo com o inciso II, já transcrito.

    C) ERRADO (deve ser assinalada). Como podemos perceber pela análise do dispositivo supratranscrito, diligência governamental não é fator que influi no planejamento ambiental.

    D) CERTO (não deve ser assinalada). As características históricas e do processo de urbanização do município estão previstas no inciso IV como fator a ser analisado por ocasião do planejamento ambiental.

    Gabarito do Professor: C

ID
5280610
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O Sistema Municipal de Unidades de Conservação de Tramandaí (SMUC) é formado pelo conjunto das Unidades de Conservação situadas total ou parcialmente no Município de Tramandaí. Dessa forma, caberá ao Órgão Ambiental Municipal, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca da Lei Complementar n. 27/2017 (Código Ambiental de Tramandaí) e pede ao candidato que assinale o item incorreto, no tocante ao órgão municipal. Vejamos:

    a) Administrar e alocar recursos oriundos do fundo municipal para manutenção do SMUC.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. Não se trata de competência do órgão ambiental municipal.

    b) Elaborar, divulgar e manter o Cadastro Municipal de Unidades de Conservação.

    Correto. Trata-se de uma competência do órgão ambiental municipal, nos termos do art. 48, I, da LC n. 27/2017: Art. 48. Caberá ao Órgão Ambiental Municipal: I - Elaborar, divulgar e manter o Cadastro Municipal de Unidades de Conservação;

    c) Estabelecer critérios para criação de Unidades de Conservação.

    Correto. Trata-se de uma competência do órgão ambiental municipal, nos termos do art. 48, II, da LC n. 27/2017: Art. 48. Caberá ao Órgão Ambiental Municipal: II - Estabelecer critérios para criação de Unidades de Conservação; e

    d) Coordenar e avaliar a implantação do SMUC.

    Correto. Trata-se de uma competência do órgão ambiental municipal, nos termos do art. 48, III, da LC n. 27/2017: Art. 48. Caberá ao Órgão Ambiental Municipal: III - Coordenar e avaliar a implantação do SMUC.

    Gabarito: A


ID
5280613
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

De acordo com os critérios estabelecidos pelo município para o licenciamento ambiental, as atividades capazes de gerar desastres ambientais, a critério do órgão ambiental municipal, deverão apresentar à SMAM relatórios de auditoria ambiental, independentemente do órgão licenciador, com qual frequência?

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca da Lei Complementar n. 27/2017 (Código Ambiental de Tramandaí) e pede ao candidato que assinale o item correto, marcando a frequência que as atividades capazes de gerar desastres ambientais devem apresentar relatórios de auditoria ambiental.

    Para responder a questão, necessário conhecimento do art. 59, § 3º, da LC n. 27/2017, que preceitua

    § 3º Atividades capazes de gerar desastres ambientais, a critério do órgão ambiental municipal, deverão apresentar à SMAM relatórios semestrais de auditoria ambiental, independentemente do órgão licenciador.

    Portanto, os relatórios de auditoria ambiental serão semestrais, de modo que somente o item "C" encontra-se correto.

    Gabarito: C

  • A questão demanda conhecimento acerca da Lei Complementar nº 027/2017, que institui o Código Ambiental de Tramandaí/RS, em especial a periodicidade dos relatórios de auditoria em atividades capazes de gerar desastres ambientais.

    Nesse sentido, o art. 59, § 3º, dispõe:
    LC 027/17, Art. 59, § 3º Atividades capazes de gerar desastres ambientais, a critério do órgão ambiental municipal, deverão apresentar à SMAM relatórios semestrais de auditoria ambiental, independentemente do órgão licenciador.

    Sendo assim, verifica-se que a única opção que responde adequadamente ao enunciado é a alternativa C).


    Gabarito do Professor: C

ID
5280616
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com o Código Ambiental do município, mediante decisão motivada, a SMAM poderá modificar os condicionantes, suspender ou cancelar uma licença ambiental quando for verificada, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Resolução CONAMA no. 237

    Art. 19 – O órgão ambiental competente, mediante decisão motivada, poderá modificar os condicionantes e as medidas de controle e adequação, suspender ou cancelar uma licença expedida, quando ocorrer:

    I - Violação ou inadequação de quaisquer condicionantes ou normas legais.

    II - Omissão ou falsa descrição de informações relevantes que subsidiaram a expedição da licença.

    III - superveniência de graves riscos ambientais e de saúde.

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei Complementar n. 27/2017 (Código Ambiental de Tramandaí) e pede ao candidato que assinale o item incorreto, marcando quando o SMAM não poderá modificar os condicionantes, suspender ou cancelar uma licença ambiental.

    a) Responsabilidade técnica inadequada à execução da atividade.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. O SMAM não pode modificar os condicionantes, suspender ou cancelar uma licença quando for verificada a responsabilidade técnica inadequada à execução da atividade.

    b) Violação ou inadequação de quaisquer condicionantes ou normas legais.

    Correto. O SMAM pode modificar os condicionantes, suspender ou cancelar uma licença ambiental quando for verificada a violação ou inadequação de quaisquer condicionantes ou normas legais, nos termos do art. 64, I, LC 27/2017: Art. 64. Mediante decisão motivada, a SMAM poderá modificar os condicionantes, suspender ou cancelar uma licença ambiental quando for verificada: I - Violação ou inadequação de quaisquer condicionantes ou normas legais;

    c) Omissão ou falsa descrição de informações relevantes ao adequado monitoramento ambiental da atividade.

    Correto. O SMAM pode modificar os condicionantes, suspender ou cancelar uma licença ambiental quando for verificada a omissão ou falsa descrição de informações relevantes ao adequado monitoramento ambiental da atividade, nos termos do art. 64, II, LC 27/2017: Art. 64. Mediante decisão motivada, a SMAM poderá modificar os condicionantes, suspender ou cancelar uma licença ambiental quando for verificada: II - Omissão ou falsa descrição de informações relevantes ao adequado monitoramento ambiental da atividade;

    d) Superveniência de riscos ou desastres ambientais ou de saúde.

    Correto. O SMAM pode modificar os condicionantes, suspender ou cancelar uma licença ambiental quando for verificada a superveniência de riscos ou desastres ambientais ou de saúde, nos termos do art. 64, III, LC 27/2017:

    Art. 64. Mediante decisão motivada, a SMAM poderá modificar os condicionantes, suspender ou cancelar uma licença ambiental quando for verificada: III - Superveniência de riscos ou desastres ambientais ou de saúde.

    Gabarito: A

  • A questão aborda aspectos da Lei Complementar nº 027/2017, que institui o Código Ambiental de Tramandaí/RS, em especial sobre a possibilidade de modificação de condicionantes, suspensão ou cancelamento de licença ambiental.
    Neste sentido, dispõe o art. 64:

    Art. 64. Mediante decisão motivada, a SMAM poderá modificar os condicionantes, suspender ou cancelar uma licença ambiental quando for verificada:

    I - Violação ou inadequação de quaisquer condicionantes ou normas legais;

    II - Omissão ou falsa descrição de informações relevantes ao adequado monitoramento ambiental da atividade;

    III - Superveniência de riscos ou desastres ambientais ou de saúde.

    O candidato deve estar atento ao fato de que o enunciado exige que se assinale a alternativa incorreta.

    Analisemos as alternativas:

    A) ERRADO (deve ser assinalada). A responsabilidade técnica inadequada à execução da atividade não está prevista no rol do art. 64.

    B) CERTO (não deve ser assinalada). A violação ou inadequação de quaisquer condicionantes ou normas legais consta no inciso I do art. 64 como causa justificadora de modificação dos condicionantes, suspensão ou cancelamento da licença.

    C) CERTO (não deve ser assinalada). A omissão ou falsa descrição de informações relevantes ao adequado monitoramento ambiental da atividade está expressamente citada no art. 64, II, LC 27/2017.

    D) CERTO (não deve ser assinalada). A alternativa está de acordo com o teor do art. 64, III, LC 27/2017, que prevê a superveniência de riscos ou desastres ambientais ou de saúde como causa justificadora de modificação dos condicionantes, suspensão ou cancelamento da licença.

    Sendo assim, a única opção que responde adequadamente ao enunciado (questão incorreta) é a alternativa A).

    Gabarito do Professor: A