SóProvas



Prova FUNRIO - 2009 - DEPEN - Terapeuta Ocupacional


ID
950887
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em qual tipo de memória ficam armazenadas as configurações do setup da placa-mãe?

Alternativas
Comentários
  • Questão anulada com fundamento.
    RAM é a memória temporária de acesso aleatório onde estão armazenadas as informações enquanto o computador está ligado. CACHE é a memória de alta velocidade dentro (L1), na borda interna (L2) ou borda externa (L3) do processador. ROM é Read Only Memory, memória somente de leitura. DDR é um tipo de memória RAM. E CMOS é Complementary Metal Oxide Semiconductor, ou seja, o tipo de construção de chips ROM.

    Em qual tipo de memória ficam armazenadas as configurações do setup da placa mãe? O setup é o software de configuração do sistema básico de entrada e saída (BIOS) que poderá estar gravado em um chip CMOS, ou EPROM, ou EEPROM, etc. Logo, questão sem resposta.
  • Questão mal formulada!

    A alternativa equivocadamente poderia ser CMOS letra "e)".

    A memória não-volátil, historicamente, era denominada CMOS-ROM ou apenas CMOS porque tradicionalmente usava um chip de memória CMOS de baixo consumo (que contém o sistema BIOS Basic Input Output System, responsável pelas configurações básicas de entrada e saída, e às vezes, o código usado para inicializar o computador e carregar o sistema operacional.), o qual era alimentado por uma pequena bateria quando a energia do sistema era desligada. O termo permanece em uso, embora seja considerado equivocado. O BIOS não-volátil em computadores modernos pode ser armazenado em chips EEPROM ou de memória flash e não mais em CMOS.

    Fonte: 
    Wikipédia
  • No caso, foi anulada porque poderia ser tanto a alternativa C quanto a alternativa E?
  • Estou com a mesma duvida do colega Benedito.
  • A questão pede TIPO de memoria e a memoria CMOS é do tipo ROM.


ID
950890
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual tipo de servidor utilizado para converter os nomes digitados na barra de endereços de um navegador para um endereço IP válido?

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA "B"

    DNS - Domain Name System, identifcar nomes de domínios em endereços de rede IP.
  • Letra B.
    ISP é Internet Service Provider, provedor de serviços de Internet. SMTP é Send Message Transfer Protocol, protocolo para envio de correio eletrônico a partir de um cliente de e-mail. Proxy é um servidor que analisa a solicitação e encaminha o pedido, caso autorizado. DHCP é Dynamic Host Configuration Protocol, protocolo de configuração dinâmica de hosts, que atribui um número de IP para o dispositivo que se conecta ao servidor DHCP.

    O DNS, Domain Name System, serviço/sistema de nomes de domínio, está habilitado em servidores da rede e na Internet (como 208.67.222.222 e 208.67.220.220 da OpenDNS), e converte um endereço URL digitado na barra de endereços do navegador (como www.uol.com.br) em um número de IP (o 200.221.2.45)
  • DNS - DA NOME AO SITE

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    O servidor utilizado para converter nomes digitados na barra de endereços de um navegador para um endereço IP válido é o Sistema de Nome de Domínio (DNS).

    Gabarito: Letra E 


ID
950893
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual sequência de ações está correta no Sistema Operacional Windows XP para excluir, em definitivo e de uma única vez, um conjunto alternado de arquivos contidos em um determinado diretório?

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA "C"

    Para apagar um arquivo permanentemente do diretório basta selecionar ele e pressionar  SHIFT + DEL

    Para selecionar mais de uma pressione CTRL e selecione os arquivos desejados depois pra deletar SHIFT + DEL.
  • Qual sequência de ações está correta no Sistema Operacional Windows XP para excluir, em definitivo e de uma única vez, um conjunto alternado de arquivos contidos em um determinado diretório?

     Esse CESPE.... Vejam que na questão fala em um conjunto alternado de arquivos, portanto, para selecionar arquivos aleatoriamente em uma pasta ou diretorio, precisa-se utilizar a tecla CTRL e clicar no arquivos escolhidos com o MOUSE. Utilizando-se em seguida o comando SHIFT+DEL para apagá-los permanentemente.

    Vamos exercitar bastante, pois, TREINAMENTO DIFÍCIL = COMBATE FÁCIL
  • hehehe Barker essa questão não é do CESPE, mas sim da FUNRIO, sei que a "mardita" banca às vezes nos deixa doido, mas não dessa vez.
  • Realmente o CESPE não sai da nossa cabeça. É uma relação de amor x ódio. kkkk

    "Se te mostrares frouxo no dia da angústia. Tua força será pequena." (Pv 24:10)


ID
950896
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Das sentenças abaixo, relativas ao Microsoft Office Excel,

I. Cada célula é definida por uma coordenada exclusiva.

II. A barra de fórmulas não pode ser retirada de seu lugar.

III. A planilha é uma área retangular de 256 colunas por 16384 linhas.

IV. DESVPAD, FREQUÊNCIA, MÁXIMO, MED E TENDÊNCIA são algumas de suas funções.

V. As fórmulas sempre começam com o sinal “+” seguido por uma função.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Letra D. O item III está errado porque a quantidade de colunas e linhas é diferente segundo a versão do Excel (No Excel 2010 e no Excel 2007, o tamanho de uma planilha é de 16.384 colunas por 1.048.576 linhas, mas, no Excel 97-2003, é de apenas 256 colunas por 65.536 linhas). O item V está errado porque as fórmulas e funções podem ser iniciadas com + ou - ou =, sendo o = o modo mais comum.
  • Uma dica válida para esse tipo de questão é a seguinte: - Nem sempre temos a convicção quanto a todas as alternativas, mas geralmente uma ou mais alternativas são claramente erradas ou corretas, nesses casos o critério de eliminação é importante aliado nas dúvidas, nesse questão em particular a afirmativa numero 5 esta claramente errada, analisando as alternativas existentes, um único conhecimento ( dessa alternativa ) já resolveria a questão pois sobraria apenas a letra D, lembrem que em provas longas onde o tempo é fundamental para conseguirmos concluir a prova essa análise superficial em alguns casos é de grande validade, sei que é uma dica recorrente, mas acho válida, abraços a todos e bons estudos. FORÇA E FÈ.
  • Resposta certa: letra D

    III está errada porque "a grade do Office Excel 2007 tem 1.048.576 linhas por 16.384 colunas".

    V está errada porque as fórmulas sempre começam pelo sinal de "=" seguido por uma função.
  • Acrescentando o que o Fernando Nishimura de Aragao falou, além de "-", "+" e "=", dá pra iniciar uma função com "@".
    Tipo @soma(a1:a3). E o o "." - ponto final - também faz as vezes do ":" - dois pontos.
  • É verdade. O símbolo de arroba era usado para iniciar funções, somente funções, não fórmulas, até a versão 2007. Mas acabou sumindo do aplicativo e dos concursos. No aplicativo é automaticamente substituído pelo sinal de igual. E nos concursos, atualmente, iniciar algo com @ indica um usuário de Twitter (como @mediugorie , eu hehe)
    E o símbolo de ponto final, para sequências de células, é pouco usado, preferencialmente o ponto-e-vírgula, porque no BrOffice Calc o ponto final significa Planilha, e no Excel é o ponto de exclamação. Por exemplo: =Plan2!A1 no Excel é escrito no Calc como =Plan2.A1
  • O item V completamente errado, então só resta a laternativa D.
  • Pensei que a IV pudesse estar errada por não ter conhecimento de funções.
    Não sabia que elas pudessem ser escritas com acentos.

    Bons estudos.
  • quem conhece um pouquinho de formula ja mata a questao, note que a letra d 

    nao contem o item V ficou facil por eliminacao...



  • Só um breve desabafo!

    Bicho, vou falar um negócio...vejo que essa prova é de terapeuta ocupacional. Logo, penso: nossa, saber de um troço desse vai mudar completamente a vida profissional de um terapeuta. Que desgraça esses concursos, gente! É tanta coisa importante que eles deixam de cobrar no intuito de "quebrar" o candidato que nem sei até onde isso poderia auxiliar na prestação do serviço público de qualidade. Chega a ser ridículo! 


  • entregou a questão quando falou isso

    V. As fórmulas sempre começam com o sinal “+” seguido por uma função

  • Fui por eliminação, à única que não tem a alternativa V é a letra ´´D´´. Nem sempre vai começar com o sinal de + como afirma a alternativa.


ID
950899
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Das sentenças abaixo, relativas à segurança de computadores e sistemas,

I. Um dos principais objetivos da criptografia é impedir a invasão de redes.

II. O certificado digital é um arquivo eletrônico que contém dados de uma pessoa ou instituição, utilizados para comprovar sua identidade.

III. Um antivírus é capaz de impedir que um hacker tente explorar alguma vulnerabilidade existente em um computador.

IV. Vírus, keyloggers, worms e cavalos de tróia são alguns dos exemplos de Malware.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Letra E.
    O item I está errado porque a criptografia é para evitar acesso ao conteúdo de arquivos/pastas/unidades criptografadas por pessoas não autorizadas. Para impedir a invasão de redes, temos firewall, DMZ, honeypot, etc.
    O item III está errado porque o antivírus detecta e remove virus de computador, sendo uma vulnerabilidade um problema de segurança, relacionado a Exploits e Trojans, que pode ser anulada pelo firewall, DMZ, honeypot, etc.

    No item IV, Malware está aplciado de forma abrangente, como Malicious Software, software malicioso. Assim, vírus é um 'código' malicioso que anexado a outros arquivos, será executado e criará cópias de si.
  • "Certificado digital é um arquivo eletrônico que identifica quem é seu titular, pessoas física ou jurídica, ou seja, é um Documento eletrônico de Identidade. Qdo são realizadas transações, de forma presencial, muitas vezes é solicitada uma identificação, por meio de um registro que comprove a identidade. Na internet, como as transações são feitas de forma eletrônica o Certificado Digital surge como forma de garantir a identidade das partes envolvidas."

    http://www.receita.fazenda.gov.br/Novidades/Informa/DestaqueCertificadoDigital.htm

  • Alguém pode colocar o comentário do professor aqui por favor.

     

  • Taryane - segue comentário do professor.

    Letra E.
    O item I está errado porque a criptografia é para evitar acesso ao conteúdo de arquivos/pastas/unidades criptografadas por pessoas não autorizadas. Para impedir a invasão de redes, temos firewall, DMZ, honeypot, etc.
    O item III está errado porque o antivírus detecta e remove virus de computador, sendo uma vulnerabilidade um problema de segurança, relacionado a Exploits e Trojans, que pode ser anulada pelo firewall, DMZ, honeypot, etc.

    No item IV, Malware está aplciado de forma abrangente, como Malicious Software, software malicioso. Assim, vírus é um 'código' malicioso que anexado a outros arquivos, será executado e criará cópias de si.

  • Letra E.O item I está errado porque a criptografia é para evitar acesso... Autor: Fernando Nishimura, Professor de Informática, de Noções de Informática, Arquitetura Letra E. O item I está errado porque a criptografia é para evitar acesso ao conteúdo de arquivos/pastas/unidades criptografadas por pessoas não autorizadas. Para impedir a invasão de redes, temos firewall, DMZ, honeypot, etc. O item III está errado porque o antivírus detecta e remove virus de computador, sendo uma vulnerabilidade um problema de segurança, relacionado a Exploits e Trojans, que pode ser anulada pelo firewall, DMZ, honeypot, etc. No item IV, Malware está aplciado de forma abrangente, como Malicious Software, software malicioso. Assim, vírus é um 'código' malicioso que anexado a outros arquivos, será executado e criará cópias de si.

ID
950902
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Numa escola de línguas que possui 200 alunos, sabe-se que 120 estudam inglês, 90 estudam espanhol e 50 estudam francês.
Sabendo-se que nenhum aluno estuda simultaneamente as três línguas, a probabilidade de que um aluno da escola, escolhido ao acaso, estude duas línguas é:

Alternativas
Comentários
  • São 200 alunos

       120 estudam inglês
       90 estudam espanhol
    + 50 estudam francês
    =260, porém são apenas 200 alunos, os quais nao podem FAZER SIMULTANEAMENTE 3 LINGUAS, assim:
    -200
    =60 alunos fazem
    SIMULTANEAMENTE 2 LINGUAS, porque não podem fazer  simultaneamente 3 linguas como dito no enunciado.

    A grande pergunta da questao é: 
    a probabilidade de que um aluno da escola, escolhido ao acaso, estude duas línguas é? Então,

    60=      3 
    200     10
  • 200 Total

    120 Inglês

    90 Espanhol

    50 Francês

    120+90+50=260

    260 - 200 = 60

    60/200 Simplificando por 20 = 3/10

    GABARITO: B


ID
950905
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere um número divisível por 6, composto por 3 algarismos distintos e pertencentes ao conjunto A = {3,4,5,6,7}. A quantidade de números que podem ser formados sob tais condições é:

Alternativas
Comentários
  • Olá amigos do QC, para um número ser divisível por 6 tem que ser divisível por 2 e 3 ao mesmo tempo.
    Para ser divisível por 2 tem que ser número par;
    Para ser divisível por 3 a soma dos algarismos que formam o número tem que dar como resultado um número divisível por 3.
    Pelas opções apresentadas temos que o número de três algarismos tem que terminar em 4 ou em 6 para atender o primeiro quesito acima. Agora no intuito de atender o quesito dos números divisível por 3, vamos somar os algarismos com as opções apresentadas:

                            4         6 

    3 + 4 = 7
    3 + 5 = 8         *
    3 + 6 = 9                    
    3 + 7 = 10
    4 + 5 = 9                     *
    4 + 6 = 10
    4 + 7 = 11      
    5 + 6 = 11       *
    5 + 7 = 12                   *
    6 + 7 = 13

    Então verificamos que temos os seguintes números:
    354, 534,456, 546, 564, 654, 576, 756, observem que são os números da tabela acima trocando as respectivas ordens dos algarismos.
    Vamos detalhar mais um pouquinho, vejam 354 é divisível por 2, para sabermos se é divisível por 3, somamos os algarismos que formam este número: 3 + 5 + 4 = 12 que é um número divisível por 3, logo 354 é divisível por 3 e consequentemente também é divisível por 6 (pois é divisível por 2 e 3 ao mesmo tempo). Daí este é o raciocínio usado para todos os  8 números.

    Grande abraço.
  • pensei rapido para ser divisvel por seis só pode ser pares tem 2 numeros 4 e 6   2 ao quadrado é 8

  • O número tem que ser par e a soma de seus algarismos deve dar um número divisível por 3.

    Para ser par, só pode ser:

    - números terminados em 4

    - números terminados em 6

    Agora, precisamos formar números de 3 algarismos que terminem com 4 ou 6 e que a soma deles dê um número divisível por 3. Pensando:

    - números terminados em 4:

    3 e 5 => 3+4+5=12 é divisível por 3 => temos 2 números => 354 e 534

    5 e 6 => 4+5+6=15 é divisível por 3 => temos 2 números => 654 e 564

    - números terminados em 6:

    4 e 5 => 4+5+6=15 é divisível por 3 => temos 2 números => 456 e 546

    5 e 7 => 5+6+7=18 é divisível por 3 => temos 2 números => 576 e 756

    Total: 8 números.


ID
950908
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Os conjuntos A, B e C possuem elementos em comum. As quantidades de elementos de todas as possíveis interseções definidas a partir desses conjuntos, juntamente com as quantidades dos elementos dos conjuntos A, B e C, formam uma Progressão Aritmética de sete termos de razão R não nula. Sabendo-se que a interseção dos três conjuntos possui R elementos, a quantidade de elementos pertencente à união dos conjuntos A, B e C é

Alternativas
Comentários
  • Como o enunciado faz alusão a conjuntos, então da Teoria dos Conjuntos podemos escrever:

    n(AUBUC) = n(A) + n(B) + n(C) – n(AB) – n(AC) – n(BC) + n(ABC)

    Note que temos aqui uma P.A. de 7 termos que não estão numa sequência certa. Podemos colocá-la em ordem crescente da seguinte maneira:

    O 1.° elemento (conjunto) dessa P.A. é a intersecção dos três conjuntos n(A∩B∩C), pois não há um termo (conjunto menor que esse). Então:

    P.A. = { n(A∩B∩C); n(A∩B); n(A∩C); n(B∩C); n(A); n(B), n(C)}

    As quantidades de elementos de todas as possíveis intersecções definidas a partir desses conjuntos, juntamente com as quantidades dos elementos dos conjuntos A, B e C, formam uma progressão aritmética de sete termos de razão R não nula.

    Fazendo n(B∩C) = x, teremos:
    {x – 3R; x – 2R; x – R; x; x + R; x + 2R, x + 3R}

    Como a intersecção dos três conjuntos possui R elementos, entâo:

    n(A∩B∩C) = R = x – 3R
    x – 3R = R
    x = R + 3R
    x = 4R, logo:

    {x – 3R; x – 2R; x – R; x; x + R; x + 2R, x + 3R} =

    {4R – 3R; 4R – 2R; 4R – R; 4R; 4R + R; 4R + 2R, 4R + 3R}=

    {R; 2R; 3R; 4R; 5R; 6R; 7R}= { n(A∩B∩C); n(A∩B); n(A∩C); n(B∩C); n(A); n(B), n(C)}, usando a fórmula, fica:

    n(AUBUC) = n(A) + n(B) + n(C) – n(A∩B) – n(A∩C) – n(B∩C) + n(A∩B∩C)

    n(AUBUC) = 5R + 6R + 7R – 2R – 3R – 4R + R
    n(AUBUC) = 18R – 9R + R
    n(AUBUC) = 9R + R
    n(AUBUC) = 10R, letra E
  • Seria melhor simplificar o raciocínio, não tem tempo na prova para fazer tanta conta: Faça a representação gráfica dos conjuntos (A,B e C), aquelas 3 bolinhas clássicas, na intercessão dos três coloque o valor R (Este pode ser o primeiro termo da PA), como o enunciado determinou, na intercessão de A com B fixe o segundo termo da PA 2R, bom este conjunto inclui o R da interceção então será apenas R, pois R+R = 2R, repita a operação para as outras duas intercessões, B com C e C com A, sempre somando uma razão (R), teremos R + R + 2R + 3R = 7R, daí só falta os conjutnos completos, e só somar os elementos já inseridos no gráfico de bolinhas e continuar a PA, vai notar que vai acresser R + R + R = 3R, daí 7R +3R = 10R.
  • Não há um método mais rápido para fazer isso? Eu não conseguiria perder todo esse tempo para resolver apenas uma questão na prova...


ID
950911
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico

O N-ésimo termo da sucessão (1,5,14,30,55,91,150,...) é representado por AN, sendo N um número inteiro maior do que zero. O valor de (A50 – A48) é:

Alternativas

ID
950914
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico

Quatro números primos X1, X2, X3 e X4, todos compostos por três algarismos, formam uma progressão aritmética. A menor soma possível desses números vale:

Alternativas

ID
950917
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O artigo 5° da Constituição da República Federativa do Brasil em seu inciso XVII prevê que é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar. Em relação as a associações é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • ALT. C


    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    XVIII - a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento;


    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA
  • a) CORRETA.
    XIX - as associações só poderão ser compulsóriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado.
    b) CORRETA.
    XX - ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado. - CORRETA.
    c) INCORRETA.
    "a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas dependem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento".
    XVIII -  a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento.
    d) CORRETA.
    XXI - as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente.
    e) CORRETA.
    XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que frustem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.

    Bons estudos.
  • Amparo legal: Art. 5º, inciso XVIII, CF- 88.
  • [...]DESDE QUE NAO FRUSTEM...
    o comentario da Aricia abaixo esta errado na alternativa E.
  • O art. 5° da Constituição brasileira enumera uma série de garantias e direitos individuais, dentre eles a liberdade de associação. Alguns incisos do art. 5° que dispõem sobre o tema permitem solucionar a questão. Veja-se:
    Art. 5°, XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado. Correta a afirmativa A.
    Art. 5°, XX - ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado. Correta a afirmativa B.
    Art. 5°, XVIII - a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento. Incorreta a afirmativa C, que deverá ser assinalada.
    Art. 5°, XXI - as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente. Correta a afirmativa D.
    Art. 5°, XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente. Correta a afirmativa E.
    RESPOSTA: Alternativa C
  • Letra : c

    XVIII   A criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativos independem de autorização sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento.

  • ARTIGO 5º - ASSOCIAÇÕES

    XVII - é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;

    XVIII - a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento;

    XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;

    XX - ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado;

    XXI - as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente;

  • GABARITO: LETRA C

    XVIII  A criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativos independem de autorização sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento.


ID
950920
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes, por isso ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal, conforme assegura o artigo 5° da Constituição da Republica Federativa do Brasil. Constitucionalmente falando, sobre o processo é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • ALT. B


    Art. 5º CF. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    LIX - será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal;


    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA
  • Demais alternativas:

    A- Incorreta. Artigo 5°, LIII/CF: "Ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente" (não federal, como afirma a alternativa).

    C- Incorreta. Artigo 5°, LVI/CF: "São inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos" (não há ressalva constitucional em relação às emprestadas).

    D- Incorreta. Artigo 5°, LVII/CF: "Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória".

    E- Incorreta. Artigo 5°, LVIII/CF: "O civilmente identificado não será submetido a identificação criminal, salvo nas hipóteses previstas em lei".
  • Procurando entender melhor a questão achei uma referência na Wikipedia que me ajudou:

    "O ofendido pode, ainda, propor ação penal subsidiária da pública, quando o representante do Ministério Público se omitir, for negligente. É o que está no artigo 5º, inciso LIX, da Constituição: "Será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal"."

    Bons estudos!
  • Prezados,
    Alguém poderia me ajudar no erro da letra E, pois a CF afirma que o civilmente identificado NÃO será submetido a identificação criminal, até aqui esta tudo entendido, porém há um salvo nas hipoteses previstas em lei, portanto quando a alternativa informa que o civilmente identificado será submetido a identificação criminal, CONFORME as hipóteses prevista em lei, não é exatamente o que está na CF?

    Favor me ajudar quem puder.
  • Geralmente quando dizem "salvo quando previsto em lei" está dizendo lei específica no caso por exemplo o  Código penal e não mais a CF.
  • resposta encontra seu respaldo legal no art. 5º, LIX, CF-88.
  • Nossa pessoal bem dificil esse direito constitucional.. eu que estou chegando agora esta dificil, alguem tem uma dica como posso estudar mais facilmente?
  • Para mim, a alternativa E também é resposta para a questão, já que logo após a afirmação a alternativa restringe: "conforme hipóteses previstas em lei".

    E, conforme Lei 12.037/09

    Art. 3º  Embora apresentado documento de identificação, poderá ocorrer identificação criminal quando:

    I – o documento apresentar rasura ou tiver indício de falsificação;

    II – o documento apresentado for insuficiente para identificar cabalmente o indiciado;

    III – o indiciado portar documentos de identidade distintos, com informações conflitantes entre si;

    IV – a identificação criminal for essencial às investigações policiais, segundo despacho da autoridade judiciária competente, que decidirá de ofício ou mediante representação da autoridade policial, do Ministério Público ou da defesa;

    V – constar de registros policiais o uso de outros nomes ou diferentes qualificações;

    VI – o estado de conservação ou a distância temporal ou da localidade da expedição do documento apresentado impossibilite a completa identificação dos caracteres essenciais.

  • Flávia,

    A questão está totalmente equivocada com a redação da carta magna. Assim, está escrito na constituição: Artigo 5° LVIII - O civilmente identificado não será(a questão já afirma que será!) submetido a identificação criminal, salvo nas hipóteses prevista em lei.

    Assim sendo, o texto da nossa constituição, é claro em dizer que NÃO SERÁ.Portanto, já com essa discrepância à lei, devemos descartar a alternativa.
    Sucesso.
  • Concordo com os colegas acima, a alternativa "E" está correta sim.

    A banca, ao tentar fugir do "copia e cola" alterou a redação do inciso LVIII do art. 5º da CF e se perdeu no português. 

    O civilmente identificado não será submetido a identificação criminal, salvo nas hipóteses previstas em lei. 

    A contrário sensu, nas hipóteses previstas, ele será identificado sim! É exatamente o que a banca diz, que conforme as hipóteses previstas em lei, ele será identificado. 
  • Realmente, o entendimento de vocês sobre o item E está correto, porém a questão blindou qualquer tipo de entendimento além do que está expresso no art. 5° da Constituição.
  • O inciso LVIII do art. 5º da CF traz uma exceção e não uma regra, como se denota da assertiva "e" da questão.
  • O art. 5° da Constituição brasileira enumera uma série de garantias e direitos individuais. A leitura dos incisos do artigo que dispõem sobre o processo permitem solucionar a questão. Veja-se:
    Art. 5°, LIII - ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente. Incorreta a afirmativa A.
    Art. 5°, LIX - será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal. Correta a afirmativa B.
    Art. 5°, LVI - são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos. Incorreta a afirmativa C.
    Art. 5°, LVII - ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Incorreta a afirmativa D.
    Art. 5°, LVIII - o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal, salvo nas hipóteses previstas em lei. Incorreta a afirmativa E. 
     
    RESPOSTA: Alternativa B
  •        a) ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade federal. ( o correto seria: senão pela autoridade competente.)

    b) será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal; (certa)
    c) são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos, salvo se estas forem emprestadas. Isto não existe no art. 5º. LVI
    d) ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal absolvitória; (Art. 5º LVII ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal CONDENATÓRIA)
          e) o civilmente identificado será submetido a identificação criminal, conforme as hipóteses previstas em lei; ( ERRADO!!
    Pq  o Art. 5º LVIII diz: o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal, salvo nas hipóteses previstas em lei;)

    Sejamos objetivos! Estas interpretações são as que fazem vocês perderem uma questão!
    ;)
  • Ação Penal PRIVADA SUBSIDIÁRIA DA PÚBLICA

  • RESPOSTA: Alternativa B

    O art. 5° da Constituição brasileira enumera uma série de garantias e direitos individuais. A leitura dos incisos do artigo que dispõem sobre o processo permitem solucionar a questão. Veja-se:

    Art. 5°, LIII - ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente. Incorreta a afirmativa A.

    Art. 5°, LIX - será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal. Correta a afirmativa B.

    Art. 5°, LVI - são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos. Incorreta a afirmativa C.

    Art. 5°, LVII - ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Incorreta a afirmativa D.

    Art. 5°, LVIII - o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal, salvo nas hipóteses previstas em lei. Incorreta a afirmativa E. 

     

    (Comentário do Professor)


ID
950923
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos na Constituição da Republica Federativa do Brasil. Neste sentido, existem cargos que são privativos de brasileiro nato que são os cargos de:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B é a correta.

    Artigo 12, p. 3/CF: "São privativos de brasileiro nato os cargos:
    I - de Presidente e Vice-Presidente da República;
    II - de Presidente da Câmara dos Deputados;
    III - de Presidente do Senado Federal;
    IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;
    V - da carreira diplomática;
    VI - de oficial das Forças Armadas.
    VII - de Ministro de Estado da Defesa".
  • Complementarmente, pode-se dizer que há seis cargos do Conselho da República (CR) que são privativos de brasileiros natos, sendo 2 nomeados pelo Presidente da República, 2 eleitos pelo Senado Federal e 2 eleitos pela Câmara dos Deputados, todos com mandato de 3 anos, vedada a recondução.
  • MACETINHO: CARGOS PRIVATIVOS DE BRASILEIROS NATO:

    MP3.COM

    MINISTROS(STF)
    PRESIDENTE DA REPÚBLICA + VICE
    PRESIDENTE DO SENADO
    PRESIDENTE DA CÂMARA

    CARREITA DIPLOMÁTICA
    OFICIAL DA FORÇAS ARMADAS
    MINISTROS DE ESTADO DE DEFESA
  • Pessoal, vale lembrar que o art. 89, inciso VII da CF traz como cargo privativo de brasileiro nato, os 6 cidadãos que participam do Conselho da República!!!
  • Só um plus...

    O §3o, do art 12 - CF/88 é um rol exemplificativo de distinção entre brasileiros natos e naturalizados, dentro da Constituição. (como já caiu na CESPE) ;-)
  • Dica: São privativos de brasileiros natos, além do Presidente da República, todos os cargos que podem substituí-lo: Vice Presidente da República, Presidente da Câmara dos Deputados, Presidente do Senado Federal e Ministro do STF; e cargos relativos a segurança internacional: Carrreiras Diplomáticas, Oficiais das Forças Armadas e Ministro de Estado da Defesa.
  • Temos ainda:
    - O Presidente do TSE, que será um ministro do STF, logo, cargo exclusivo de brasileiro nato (art.119, CF);

    - O Presidente do CNJ, que é o presidente do STF, logo, tbem será exclusivo de brasileiro nato (art.103,b, CF)
  • O art. 12, § 3º, da CF/88 estabelece que são privativos de brasileiro nato os cargos: I - de Presidente e Vice-Presidente da República; II - de Presidente da Câmara dos Deputados; III - de Presidente do Senado Federal; IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal; V - da carreira diplomática; VI - de oficial das Forças Armadas; VII - de Ministro de Estado da Defesa. Portanto, está correta a alternativa B.
    RESPOSTA: Alternativa B
  •   CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

    ART 12 § 3  São privativos de brasileiros nato os cargos

    I - Presidente e vice-presidente da republica 

    II -  Presidente da câmara do senado federal

    III - Presidente do sendo federal

    IV - Ministro do Supremo Tribunal Federal 

    V -  carreira Diplomática 

    VI - Oficial das forças armadas

    VII - Ministro de Estado da Defesa

  • LETRA A CORRETA 

    Cargos privativos de brasileiros natos MP3.COM

    Ministro do STF - O Tribunal mais importante do país - STF

    Presidente da republica e Vice

    Presidente da câmara dos deputados

    Presidente do senado

    Carreira Diplomaticas

    Oficial das Forças Armadas

    Ministro do Estado de Defesa

  • ALTERNATIVA CORRETA B

  • Gabarito''B''.

    "Art. 12 § 3º São privativos de brasileiro nato os cargos:

    I - de Presidente e Vice-Presidente da República;

    II - de Presidente da Câmara dos Deputados;

    III - de Presidente do Senado Federal;

    IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;

    V - da carreira diplomática;

    VI - de oficial das Forças Armadas.

    VII - de Ministro de Estado da Defesa." 

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!


ID
950926
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Título III da lei 8112 de 11 de dezembro de 1990, trata dos Direitos e Vantagens dos servidores que para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público. Assim, vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei, e remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei. Com relação a estes dois institutos é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • ALT. D

    Art. 41 Lei 8.112/91.  Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

           

            § 3o  O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.



    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA
  • GABARITO: LETRA D

    LETRA A ERRADAArt. 42.  Nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Ministros de Estado, por membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal.

    LETRA B ERRADA - Art. 45.  Salvo por imposição legal, ou mandado judicial, nenhum desconto incidirá sobre a remuneração ou provento.

    LETRA C ERRADA - Art. 45. Parágrafo único.  Mediante autorização do servidor, poderá haver consignação em folha de pagamento a favor de terceiros, a critério da administração e com reposição de custos, na forma definida em regulamento.

    LETRA D CORRETA -  Art. 41. § 3o  O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.

    LETRA E ERRADA - Art. 48.  O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.
  • a) Autoridades recebem subsídeo e não remuneração e Ministro de Estado não está na lista de autoridades que servem de referência no Art. 37, XI da CF1988, o conceito é mais abrangente temos: Teto geral o subsídeo dos Ministros do STF; No Executivo, Municipal o subsídeo do Prefeito, Estadual ou no DF o subsídeo do Governador; no poder Legislativo, o subsídio dos Deputados Estaduais e no DF o subsídeo dos Deputados Distritais; no judiciário, juntamente com a Procuradoria, o Ministéiro Público e Defensores Públidos, o subsídeo dos Desembargadores dos Tribunais de Juistiça (Limitdos a 90,25% do subsídeo dos ministros do STF).

    c) Mediante autorização do servidor, poderá haver consignação em folha de pagamento a favor de terceiros, a critério da administração e com reposição de custos, na forma definida em regulamento.
  • O art.42 foi revogado! Um servidor poderá receber mais que um Ministro de Estado do STF, considerando as vantagens. Ex: gratificações. Por essa razão esse artigo foi revogado. De qualquer maneira, na questão, o erro estava em "anualmente" quando  a redação trazia "mensalmente".
  • a) Nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Ministros de Estado, por membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal.

    b) Salvo por imposição legal, ou mandado judicial, nenhum desconto incidirá sobre a remuneração ou provento. 

    c) Mediante autorização do servidor, poderá haver consignação em folha depagamento a favor de terceiros, a critério da administração e com reposição decustos, na forma definida em regulamento.

    e) O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, exceto nos casos de prestação dealimentos resultante de decisão judicial
  • Texto de lei englobando praticamente todo o artigo.
  • Por causa de uma palavra errei essa questão, antes de analisar as demais marquei direto a letra c, pois julguei estar correta, no entanto foi substituída a palavra administração por servidor.


     


  • A letra b também está correta, a lei  fala que salvo imposição legal pode haver desconto, porém isso não significa que está errado o que se encontra na letra b.  È o que acredito.

  •        § 3  O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.

  • Alternativa D

    Art. 41. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

    § 3º O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.

    A) Art. 42. Nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Ministros de Estado, por membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal.

    Parágrafo único. Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61.

    B) Art. 45. Salvo por imposição legal, ou mandado judicial, nenhum desconto incidirá sobre a remuneração ou provento.

    C) Art. 45. Salvo por imposição legal, ou mandado judicial, nenhum desconto incidirá sobre a remuneração ou provento.

    § 1ºMediante autorização do servidor, poderá haver consignação em folha de pagamento em favor de terceiros, a critério da administração e com reposição de custos, na forma definida em regulamento.

    (Redação dada pela Lei nº 13.172, de 2015).

    E) Art. 48. O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.


ID
950929
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A lei 8.429 de 2 de junho de 1992, dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências.
O Capítulo V da referida lei trata do Procedimento Administrativo e do Processo Judicial nos demonstra que qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade. Em relação ao procedimento administrativo e ao processo judicial nestes casos, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • ALT. D


    Art. 14 Lei 8.429/92. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

            § 1º A representação, que será escrita ou reduzida a termo e assinada, conterá a qualificação do representante, as informações sobre o fato e sua autoria e a indicação das provas de que tenha conhecimento.



    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA
  •  

     Lei 8429/92 - CAPÍTULO V : Do Procedimento Administrativo e do Processo Judicial

    Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.
    [C]  § 1º A representação, que será escrita ou reduzida a termo e assinada, conterá a qualificação do representante, as informações sobre o fato e sua autoria e a indicação das provas de que tenha conhecimento.
    [E] § 2º A autoridade administrativa rejeitará a representação, em despacho fundamentado, se esta não contiver as formalidades estabelecidas no § 1º deste artigo. A rejeição não impede a representação ao Ministério Público, nos termos do art. 22 desta lei. 
    [E] § 3º Atendidos os requisitos da representação, a autoridade determinará a imediata apuração dos fatos que, em se tratando de servidores federais, será processada na forma prevista nos arts. 148 a 182 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e, em se tratando de servidor militar, de acordo com os respectivos regulamentos disciplinares.
    [E] Art. 15. A comissão processante dará conhecimento ao Ministério Público e ao Tribunal ou Conselho de Contas da existência de procedimento administrativo para apurar a prática de ato de improbidade.
             *A lei não fala em Juiz de direito.

    [E] Parágrafo único. O Ministério Público ou Tribunal ou Conselho de Contas poderá, a requerimento, designar representante para acompanhar o procedimento administrativo. 

                *A lei não exige procuração.

    "Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito."  Aristóteles.

     

  • A) A autoridade administrativa rejeitará a representação, em despacho fundamentado, se esta não contiver as formalidades estabelecidas no § 1º do artigo 14 da referida lei. A rejeição, entretanto impede a representação ao Ministério Público. ERRADO

    Art. 14, § 2º - A autoridade administrativa rejeitará a representação, em despacho fundamentado, se esta não contiver as formalidades estabelecidas no § 1º deste artigo. A rejeição não impede a representação ao Ministério Público, nos termos do art. 22 desta lei.
     

    B) Atendidos os requisitos da representação, a autoridade determinará conforme a conveniência e a oportunidade da administração, a apuração dos fatos que, em se tratando de servidores federais, será processada na forma prevista nos arts. 148 a 182 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e, em se tratando de servidor militar, de acordo com os respectivos regulamentos disciplinares. ERRADO

    Art. 14, § 3º - Atendidos os requisitos da representação, a autoridade determinará a imediata apuração dos fatos que, em se tratando de servidores federais, será processada na forma prevista nos arts. 148 a 182 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e, em se tratando de servidor militar, de acordo com os respectivos regulamentos disciplinares. (Além de ser uma atividade vinculada, e não discricionária, conforme afirmou o enunciado da questão, tem que ser imediata)


    C) A comissão processante dará conhecimento ao Ministério Público, ao Tribunal ou Conselho de Contas e ao Juiz de direito da existência de procedimento administrativo para apurar a prática de ato de improbidade. ERRADO

    Art. 15, caput - A comissão processante dará conhecimento ao Ministério Público e ao Tribunal ou Conselho de Contas da existência de procedimento administrativo para apurar a prática de ato de improbidade. (Não tem negócio de a comissão processante dar conhecimento da existência de procedimento administrativo a Juiz de direito!).
     


    D) A representação, que será escrita ou reduzida a termo e assinada, conterá a qualificação do representante, as informações sobre o fato e sua autoria e a indicação das provas de que tenha conhecimento. CORRETO

    (Literalidade do § 1º do Art. 14).
     

    E) O Ministério Público ou Tribunal ou Conselho de Contas e o Juiz de direito poderá, a requerimento, designar representante com procuração para acompanhar o procedimento administrativo. ERRADO

    Art. 15, parágrafo único - O Ministério Público ou Tribunal ou Conselho de Contas poderá, a requerimento, designar representante para acompanhar o procedimento administrativo. (Dois erros; inseriu Juiz de direito no enunciado e não é necessário procuração no acompanhamento do procedimento administrativo)
  • GABARITO LETRA D

     

    LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS) 

     

    ARTIGO 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

     

    § 1º A representação, que será escrita ou reduzida a termo e assinada, conterá a qualificação do representante, as informações sobre o fato e sua autoria e a indicação das provas de que tenha conhecimento.


ID
950932
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

A lei de execução penal, a LEP – lei n° 7210/84 prevê em seu art. 10 que a assistência ao preso e ao internado é dever do Estado, objetivando prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade. A assistência estende-se ainda ao egresso. Dessa forma, a assistência será: material; à saúde; jurídica; educacional; social; e religiosa. Com relação a esses tipos de assistência citados é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • ALT. C


    Art. 12 Lei 7.210/84. . A assistência material ao preso e ao internado consistirá no fornecimento de alimentação, vestuário e instalações higiênicas.


    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA
  • Letra C

    Da Assistência Material

    Art. 12. A assistência material ao preso e ao internado consistirá no fornecimento de alimentação, vestuário e instalações higiênicas.

    Da Assistência à Saúde

    Art. 14. A assistência à saúde do preso e do internado de caráter preventivo e curativo, compreenderá atendimento médico, farmacêutico e odontológico.
     

    Da Assistência Jurídica

    Art. 15. A assistência jurídica é destinada aos presos e aos internados sem recursos financeiros para constituir advogado.
     

    Da Assistência Educacional

    Art. 17. A assistência educacional compreenderá a instrução escolar e a formação profissional do preso e do internado.
     

    Da Assistência Social

    Art. 22. A assistência social tem por finalidade amparar o preso e o internado e prepará-los para o retorno à liberdade.

     

    Da Assistência Religiosa

    Art. 24. A assistência religiosa, com liberdade de culto, será prestada aos presos e aos internados, permitindo-se-lhes a participação nos serviços organizados no estabelecimento penal, bem como a posse de livros de instrução religiosa.

  • BOA

  • kkkkkkk...

    nem precisa estudar pra responder essa!

  • Letra E - vem cá preso, senta aqui no colinho do tio assistente social que eu vou lhe contar uma historia de como será sua vida daqui para frente no carcere kkkkkk rachei de rir com está alternativa

  • Gabarito C

    Lei de Execuções Penais

    A. ERRADA - Art. 14. A assistência à saúde do preso e do internado de caráter preventivo e curativo, compreenderá atendimento médico, farmacêutico e odontológico.

    B. ERRADA - Art. 15. A assistência jurídica é destinada aos presos e aos internados sem recursos financeiros para constituir advogado

    C. CORRETA - Art. 12. A assistência material ao preso e ao internado consistirá no fornecimento de alimentação, vestuário e instalações higiênicas.

    D. ERRADA - Art. 17. A assistência educacional compreenderá a instrução escolar e a formação profissional do preso e do internado.

    E. ERRADA - Art. 22. A assistência social tem por finalidade amparar o preso e o internado e prepará-los para o retorno à liberdade.

  • questão ridiculamente facil kkkkk

    #DEPEN2020 LETS GOO

  • Essa letra "E" foi tosca. kkk

    "o retorno à carceragem" kkkk

  • A assistência social tem por finalidade amparar o preso e o internado e prepará-los para o retorno à carceragem. 

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • apenas para complementar.

    da assistência. MESSE JR.

    Material

    Educacional

    Social

    Saúde

    Egresso

    Jurídica

    Religiosa

    pertencelemos!

  • O item a ser assinalado é a letra B. A assistência material ao preso e ao internado consistirá no fornecimento de alimentação, vestuário e instalações higiênicas (art. 12 da LEP). O estabelecimento penal disporá de instalações e serviços que atendam aos presos nas suas necessidades pessoais, além de locais destinados à venda de produtos e objetos permitidos e não fornecidos pela Administração. 

  • kkk preparar para voltar a carceragem

  • Minha contribuição.

    LEP

    Art. 10. A assistência ao preso e ao internado é dever do Estado, objetivando prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade.

    Parágrafo único. A assistência estende-se ao egresso.

    Art. 11. A assistência será:

    I - material;

    II - à saúde;

    III -jurídica;

    IV - educacional;

    V - social;

    VI - religiosa.

    Art. 12. A assistência material ao preso e ao internado consistirá no fornecimento de alimentação, vestuário e instalações higiênicas.

    Art. 13. O estabelecimento disporá de instalações e serviços que atendam aos presos nas suas necessidades pessoais, além de locais destinados à venda de produtos e objetos permitidos e não fornecidos pela Administração.

    Abraço!!!

  • Olá, colegas concurseiros!

    Há algum tempo venho utilizando os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo proveitoso, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizada e compreendendo maiores quantidades de informações;

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y

     Estude 13 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.

    Copie e cole o Link no seu navegador:  https://go.hotmart.com/C56088960V

     

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Minha contribuição.

    Material

    Educacional

    Saúde

    Social

    Jurídica

    Religiosa

    Abraço!!!


ID
950935
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

O Departamento Penitenciário Nacional, subordinado ao Ministério da Justiça, é órgão executivo da Política Penitenciária Nacional e de apoio administrativo e financeiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. São atribuições do Departamento Penitenciário Nacional, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • ALT. E 


    (PEGADINHA DO EXAMINADOR NA ALT. "E" ELE UTILIZOU A EXPRESSÃO PRIVATIVA DE DIREITO, QUANDO O CORRETO É PRIVATIVA DE LIBERDADE)

    Art. 72 LEP. São atribuições do Departamento Penitenciário Nacional:

    I - acompanhar a fiel aplicação das normas de execução penal em todo o Território Nacional; ALT. A

    II - inspecionar e fiscalizar periodicamente os estabelecimentos e serviços penais;

    III - assistir tecnicamente as Unidades Federativas na implementação dos princípios e regras estabelecidos nesta Lei;ALT. B

    IV - colaborar com as Unidades Federativas mediante convênios, na implantação de estabelecimentos e serviços penais;ALT. C

    V - colaborar com as Unidades Federativas para a realização de cursos de formação de pessoal penitenciário e de ensino profissionalizante do condenado e do internado.ALT. D

    VI – estabelecer, mediante convênios com as unidades federativas, o cadastro nacional das vagas existentes em estabelecimentos locais destinadas ao cumprimento de penas privativas de liberdade aplicadas pela justiça de outra unidade federativa, em especial para presos sujeitos a regime disciplinar.


    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA

  • E.

    Restritivas de liberdade, e não de direitos.

  • questão casca de banana.

  • .... Penas Privativas de Liberdade - PPL

    ...Penas Restritivas de direito... PRD

  • letra da lei, porem gera uma impasse, pois a liberdade trata-se de um direito (privado do direito á liberdade)

  • Gabarito E

    Lei de Execuções Penais

    Art. 72. São atribuições do Departamento Penitenciário Nacional:

    VI ? estabelecer, mediante convênios com as unidades federativas, o cadastro nacional das vagas existentes em estabelecimentos locais destinadas ao cumprimento de penas privativas de liberdade aplicadas pela justiça de outra unidade federativa, em especial para presos sujeitos a regime disciplinar.

  • Banca pequena faz essas merdas de questões.

  • estabelecer, mediante convênios com as unidades federativas, o cadastro nacional das vagas existentes em estabelecimentos locais destinadas ao cumprimento de penas privativas de direitos aplicadas pela justiça de outra unidade federativa, em especial para presos sujeitos a regime disciplinar.

  • VI – estabelecer, mediante convênios com as unidades federativas, o cadastro nacional das vagas existentes em

    estabelecimentos locais destinadas ao cumprimento de penas privativas de liberdade aplicadas pela justiça de outra

    unidade federativa, em especial para presos sujeitos a regime disciplinar. (Incluído pela Lei nº 10.792, de

    2003)

  • E) estabelecer, mediante convênios com as unidades federativas, o cadastro nacional das vagas existentes em estabelecimentos locais destinadas ao cumprimento de penas privativas de direitos aplicadas pela justiça de outra unidade federativa, em especial para presos sujeitos a regime disciplinar.(errada)

    Justificativa: estabelecer, mediante convênios com as unidades federativas, o cadastro nacional das vagas existentes em estabelecimentos locais destinadas ao cumprimento de penas privativas de liberdade aplicadas pela justiça de outra unidade federativa, em especial para presos sujeitos a regime disciplinar.

    Acho que na hora da prova passaria despercebido.

  • questão revisão.

  • Se ler com muita pressa, erra a questão.

  • ART. 72. estabelecer, mediante convênios com as unidades federativas, o cadastro nacional das vagas existentes em estabelecimentos locais destinadas ao cumprimento de penas privativas de direitos aplicadas pela justiça de outra unidade federativa, em especial para presos sujeitos a regime disciplinar. ( o erro da questão e afirmar que e privativa de direitos,e sim privativa de liberdade).

    ART. 72.estabelecer, mediante convênios com as unidades federativas, o cadastro nacional das vagas existentes em estabelecimentos locais destinadas ao cumprimento de penas privativas de liberdade aplicadas pela justiça de outra unidade federativa, em especial para presos sujeitos a regime disciplinar. (TEXTO ORIGINAL DA LEI).

  • letra E

    VI – estabelecer, mediante convênios com as unidades federativas, o cadastro nacional das vagas existentes em estabelecimentos locais destinadas ao cumprimento de penas privativas de liberdade aplicadas pela justiça de outra unidade federativa, em especial para presos sujeitos a regime disciplinar.

  • letra E

    VI – estabelecer, mediante convênios com as unidades federativas, o cadastro nacional das vagas existentes em estabelecimentos locais destinadas ao cumprimento de penas privativas de liberdade aplicadas pela justiça de outra unidade federativa, em especial para presos sujeitos a regime disciplinar.


ID
950938
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um dos documentos básicos das Nações Unidas e foi assinada em 1948. Nela, são enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem. Esta declaração em seu item XIII, prevê que todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado e que todo ser humano tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar. Assim, em relação ao asilo político previsto nesta declaração é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Literalidade do Artigo XIV

            1.Toda pessoa, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.    

  • Complementando ... Erro da assertiva A.

    Artigo XIV, 2. D.U.H.D

    Este direito NAO pode ser invocado em caso de perseguicao legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos propsósitos ou princípios das Nacoes Unidas.
  • esta questão estar incompleta,teria que ser asilo politico.e não só asilo.dar-se a entender que é qualquer asilo.
  • Desculpe discordar, caro Ísaias, mas o próprio enunciado da questão já deixa claro que se trata de asilo político:

    "Assim, em relação ao asilo político previsto nesta declaração é correto afirmar que:"
  • O "direito de asilo" cria uma prerrogativa para o indivíduo, perante o Estado em que busca asilar-se. Gera um dever para o Estado que é procurado como refúgio. Esta prerrogativa dá proteção a todo aquele que é perseguido de forma injusta ou arbitrária. 

    A garantia é vazada nos seguintes termos, pela Declaração Universal dos Direitos Humanos: 

    Artigo XIV. 1 - Todo homem, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países. 
    2 - Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas. 

    Nenhum Estado civilizado pode negar asilo quando requerido com base em razões fundadas. E a própria fundamentaçao é relativa. 

    Num Estado, que caia num regime ditatorial, é fundado que peça asilo todo aquele que, em princípio, possa ser vítima de perseguição. 

    Se o Estado, que se vê diante de um pedido de asilo, quiser prova da perseguição, em muitos casos exigir essa prova seria o mesmo que pedir o cadáver do perseguido. 

    O artigo refere-se a dois casos que excluem o direito de asilo: 
    1) perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum; 
    2) atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas. 

    Não elide o direito de asilo: 
    a) a alegação falsa ou simulada de crime comum ou ato contrário aos princípios das Nações Unidas; 
    b) a alegação de crime comum, ou ato contrário aos objetivos das Nações Unidas, quando o Estado que persegue não oferece qualquer garantia de julgamento justo e público do acusado. 
    Nas duas situações referidas pelo artigo, é indispensável que a perseguição seja legitimamente motivada para impossibilitar o asilo. Assim é que, mesmo no caso de atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas, só a perseguição legítima obstacula o direito de asilo

  • Letra B   

                Aautodeterminação dos povos é o princípio que garante a todo povo de um país o direito de se autogovernar, tomar suas escolhas sem intervenção externa, ou seja, o direito à Soberania, ou seja, de um determinado povo de determinar seu próprio status político. Em outras palavras, seria odireito que o povo de determinado país tem de escolher como será legitimado o direito interno sem influência de qualquer outro país.

  • Literalidade do Artigo XIV

      1.Toda pessoa, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países. 

  • FUNLIXO

  • Gab D

     

    Art 14°- 1- Todo ser humano, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.

    2- Esse direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas.

  • Pequena diferença:

    DUDH

    Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas.

    San José da Costa Rica - C.A.D.H

     Toda pessoa tem o direito de buscar e receber asilo em território estrangeiro, em caso de perseguição por delitos políticos ou comuns conexos com delitos políticos, de acordo com a legislação de cada Estado e com as Convenções internacionais. ( ART. 22)


ID
950941
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Pedro Leonel Gonçalo, servidor público do Departamento Nacional de Controle de Chuvas, autarquia federal localizada em Brasília, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, ocupante do cargo de engenheiro civil, constitui com seus irmãos José Leonel Gonçalo, Maria do Carmo Gonçalo e Vera Gomes da Silva de Gonçalo, sociedade empresária com a denominação “Previtempo Ltda”, com sede no Distrito Federal, cujo principal ramo de atividade é a análise de relatórios meteorológicos e a emissão de relatórios, contendo os riscos de precipitações acima dos padrões de normalidade.
A Sociedade Empresária (Previtempo Ltda) tem o seu capital social dividido em cotas, sendo que, nos termos do contrato social, Maria do Carmo Gonçalo é que exerce o cargo de gerente da pessoa jurídica. Em face de seu cargo, atua, na qualidade de procurador, Pedro Leonel Gonçalo, junto às instâncias administrativas, para a obtenção, em favor de Previtempo Ltda., de certificado exarado pelo Departamento Nacional de Controle de Chuvas, atestando a capacitação técnica da referida empresa, muito embora não tivessem sido preenchidos todos os requisitos legais.

Com relação à conduta de Pedro Leonel Gonçalo, é correto afirmar que ela

Alternativas
Comentários
  • Dispositivo da lei 8112/90

    Art, 117 (proibições)

    X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, salvo a participação nos conselhos de administração e fiscal de empresas ou entidades em que a União detenha, direta ou indiretamente, participação no capital social ou em sociedade cooperativa constituída para prestar serviços a seus membros, e exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário; (Redação dada pela Lei nº 11.094, de 2005).

    Pelo inciso X notamos que é proibido admnistração de empresa privada para servidores públicos civis da União. Então é proibida admnistração de empresa. Podendo no entretanto o funcionário público federal participar de empresa privada como acionista, cotista ou comanditário sem deter portanto, poderes de admnistração da empresa.

    Um outro ponto a ser observado é que subentende-se da questão que a empresa possivelmente preste serviços à Autarquia em que Pedro atua como engenheiro, nesse caso fica expressamente vedado atuar como procurador.
  • Esta é a alternativa correta : Constitui infração administrativa por ter Pedro Leonel Gonçalo atuado junto ao Departamento Nacional de Controle de Chuvas, em conduta tipificada como advocacia administrativa.
  • Mas advocacia administrativa não é crime tipificado no Código Penal?
  • Segundo o at.117, inciso X, da L. 8812, o funcionário não poderá atuar como gerente de empresa privada, porém, poderá ser acionista desta. Vejam:

    Art. 117.  Ao servidor é proibido:

    X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário; (Redação dada pela Lei nº 11.784, de 2008

    Além disso, o inciso IX, desse mesmo artigo, proíbe o servidor de:


    IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;


    Acredito que a ação descrita pelo inciso IX, foi exatamente a cometida por Leonel Gonçalo, o qual cometeu advocacia administrativa, ou seja, advogou em causa própria. No caso em tela, o funcionário público se valeu do cargo para lograr proveito pessoal.


    BONS ESTUDOS
  • PALAVRAS CHAVES NA QUESTÃO
    ''Pedro Leonel Gonçalo, servidor público''

    ''sociedade empresária''
    ''Sociedade Empresária (Previtempo Ltda) tem o seu capital social dividido em cotas''
    ''Em face de seu cargo, atua, na qualidade de procurador, Pedro Leonel'' 
    ''para a obtenção, em favor de Previtempo Ltda.''

    A Banca quis pegar alguém que não soubesse o que constitui crime em lei, na verdade não precisa conhecer muito para entender que favorecimento e usar o cargo em favor de uso p´roprio sempre será contráditório e crime na Lei do Servidor Federal. 

    Espero que ajude no seu racíocinio, pois está ajudando no meu, espero uma questão dessa pra mim!


    Até mais e bons estudos!   

  • Creio que a resposta esta baseada no art 117, inciso XI e não no inciso X, pq neste caso ele é cotista.

    XI "atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro"

  • Me pareceu um tanto quanto confusa a resposta, uma que pelo inciso XI do art. 117 poderia ser certa a D, e outra que a redação da resposta E além de não ser tão explicativa, utiliza os verbos no passado, diferentemente do enunciado...sei lá, pode ser viagem, mas é errado.

  • Art. 117.  Ao servidor é proibido: (Vide Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)

     

    X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;

     

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;

     

    Apesar dele ser cotista na empresa, nesse caso não se trata de benefícios previdenciários ou assistenciais!

    E sim, de um certificado atestando a capacitação técnica da empresa na qual ele atua.

     

    Ótima questão!

  • GABARITO: LETRA E

    Capítulo II

    Das Proibições

    Art. 117.  Ao servidor é proibido: 

    X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990. 


ID
950944
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

O Terapeuta Ocupacional, ao indicar órtese para posicionamento adequado da mão deve conhecer profundamente os aspectos biomecânicos. A disposição dos arcos da mão é arranjada de tal forma que, durante a flexão, as pontas dos dedos convergem para um mesmo ponto, que corresponde à tuberosidade do osso

Alternativas
Comentários
  • Pois o Escafóide localiza-se na fileira proximal lateralmente.
  • Ossos da mão região proximal escafóide, semilunar , piramidal e pisiforme.

    Região distal: Trapézio , Trapezóide , captato e hamato.

    Se articula com cinco ossos RÁDIO proximalmente TRAPEZOIDE e TRAPÉZIO distalmente CAPITATO e SEMILUNAR medialmente.


ID
950947
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

De acordo com o código de ética profissional do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, publicado no DOU nº 182 de 22/09/1978, seção I, Parte II, páginas 5265/5268, aprovado pela resolução COFFITO 10, Capítulo II do Exercício Profissional ART. 7º. São deveres do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, nas respectivas áreas de atuação,

I. exercer sua atividade com zelo, probidade e decoro e obedecer aos preceitos da ética profissional, da moral, do civismo e das leis em vigor, preservando a honra, o prestígio, e as tradições de suas profissões.

II. pertencer, no mínimo, a uma entidade associativa da respectiva classe, de caráter cultural e/ou sindical, da jurisdição onde exerce sua atividade profissional.

III. respeitar a vida humana desde a concepção até a morte, jamais cooperando em ato que voluntariamente se atente contra ela, ou que coloque em risco a integridade física ou psíquica do ser humano.

IV. apoiar as iniciativas que visam o aprimoramento cultural e a defesa dos legítimos interesses da respectiva classe.

Estão Corretas:

Alternativas
Comentários
  • Art. 7º.  São deveres do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional nas respectivas áreas de atuação:
                        I - exercer sua atividade com zelo, probidade e decoro e obedecer aos preceitos da ética profissional, da moral, do civismo e das leis em vigor, preservando a honra, o prestígio e as tradições de suas profissões;
                        II - respeitar a vida humana desde a concepção até a morte, jamais cooperando em ato em que voluntariamente se atente contra ela, ou que coloque em risco a integridade física ou psíquica do ser humano;
                        III - prestar assistência ao indivíduo, respeitados a dignidade e os direitos da pessoa humana, independentemente de qualquer consideração relativa à etnia, nacionalidade, credo político, religião, sexo e condições sócio-econômica e cultural e de modo a que a prioridade no atendimento obedeça exclusivamente a razões de urgência;
                        IV - utilizar todos os conhecimentos técnicos e científicos a seu alcance para prevenir ou minorar o sofrimento do ser humano e evitar o seu extermínio;
                        V - respeitar o natural pudor e a intimidade do cliente;
                        VI - respeitar o direito do cliente de decidir sobre sua pessoa e seu bem estar;
     
                       VII - informar ao cliente quanto ao diagnóstico e prognóstico fisioterápico e/ou terapêutico ocupacional e objetivos do tratamento, salvo quanto tais informações possam causar-lhe dano;
                        VIII - manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional e exigir o mesmo comportamento do pessoal sob sua direção;
                        IX - colocar seus serviços profissionais à disposição da comunidade em caso de guerra, catástrofe, epidemia ou crise social, sem pleitear vantagem pessoal;
                        X - assumir seu papel na determinação de padrões desejáveis do ensino e do exercício da fisioterapia e/ou terapia ocupacional;
                        XI - oferecer ou divulgar seus serviços profissionais de forma compatível com a dignidade da profissão e a leal concorrência; e
                        XII - cumprir e fazer cumprir os preceitos contidos neste Código e levar ao conhencimento do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional o ato atentório a qualquer de seus dispositivos.

ID
950950
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Paciente, apresentando enfraquecimento muscular progressivo, tetraplegia, distúrbios sensoriais ascendentes, insuficiência respiratória, nível elevado de proteínas no líquido cefalorraquidiano, determinado por punção espinhal. De acordo com as características acima, podemos afirmar que o paciente apresenta

Alternativas
Comentários
  • A síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma doença neurológica capaz de provocar fraqueza muscular generalizada que, em casos mais graves, pode até paralisar a musculatura respiratória, impedindo o paciente de respirar.A síndrome de Guillain-Barré é uma doença de origem autoimune , que ocorre devido à produção inapropriada de anticorpos contra a bainha de mielina, substância que recobre e protege os nervos periféricos. Na medicina consideramos a síndrome de Guillain-Barré uma polirradiculopatia desmielinizante inflamatória. Vamos traduzir esse palavrão nos próximos parágrafos.

ID
950953
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Na clínica da Terapia Ocupacional, o “setting” terapêutico buscou modelos psicológicos para sua estruturação, com enquadramentos claros e definidos. No decorrer da construção e progressão da profissão nos deparamos com necessidade de mudanças, o qual as propostas de tratamento ganham dimensões muito próximas do dia-a-dia. Considerando-se as potencialidades das atividades, vivências e necessidades do sujeito na contemporaneidade, é preciso pensar num “setting” terapêutico:

Alternativas

ID
950956
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional

No século XIX, podemos afirmar que uma das formas de sujeição dos doentes mentais, dentro das estratégias utilizadas pelo tratamento moral, foi

Alternativas

ID
950959
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Para avaliar a função simpática quando há lesão nervosa periférica, especialmente em crianças pequenas e adultos com dificuldades cognitivas em responder a estímulos sensoriais e a testes subjetivos, podemos aplicar o teste

Alternativas
Comentários
  • De fato, é uma questão difícil por exigir um conhecimento literal sobre cada teste.

    Vamos descrever cada teste e o detalhe é que nem todos são testes e o conhecimento prévio disso já eliminaria algumas alternativas.

    Teste de Dellon - Em 1983, Dellon et al.6 preocupados com a função da mão após a lesão nervosa e percebendo a necessidade de uma avaliação criteriosa, estudaram a função da mão através do reconhecimento dos objetos com o Pick-Up de Moberg. Os autores realizaram uma comparação entre o tempo médio de reconhecimento dos objetos e o limiar de pressão cutânea com os monofilamentos de Semmes-Weinstein. Ou seja, em linhas gerais, este teste avalia a estereognosia e destreza manual.

    Fonte: http://www.actafisiatrica.org.br/detalhe_artigo.asp?id=480 e http://www.ronaldoazze.com.br/fasciculo/fasciculo3.PDF

    Teste de Phalen - Teste utilizado para diagnosticar Síndrome do Túnel do Carpo. Durante o teste o paciente pode ficar sentado ou em pé com os cotovelos fletidos à 90º e com os punhos com o dorso em contato e à 90º de flexão. Durante o teste o terapeuta instrui o paciente para realizar uma flexão do punho e colocar o dorso da mão em contato com a outra mão, permanecendo por 1 minuto. O teste será considerado positivo para Síndrome do Túnel do Carpo se houver aparecimento de formigamento ou dormência na mão, principalmente na região que vai até o 3º dedo.

    Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/29723/testes-especiais-do-punho-e-mao#ixzz2fNtPV0Q8e http://fisi

    olive.blogspot.com.br/2011/06/teste-de-phalen.html

    Manobra de Froment - Consiste em solicitarmos ao paciente que segure uma folha de papel entre o polegar e indicador com as duas mãos. Isto é feito através da abdução. Se o paciente for portador de uma lesão do nervo ulnar e consequente paralisia do abdutor do polegar, ele irá segurar a folha com a flexão da IF do polegar, portanto o teste de Froment será positivo deste lado

    Fonte: http://www.cboo.com.br/files/fasciculo4.pdf

    Sinal da Tecla de Piano - Não se trata de um teste propriamente dito, mas, de uma sintomatologia típica da luxação da articulação acromioclavicular na qual a palpação é dolorosa e a clavícula pode estar móvel.

    Fonte: http://www.hospitalcufdescobertas.pt/Content/Servicos+e+Especialidades%5CCentros%5CSintomas,

    +Doencas+e+Tratamentos/HCD_lauxacao+articulacao+acromio+cavicular e http://books.google.com.br/books?

    id=PEZf7Y_vX9cC&pg=PA29&dq=%22sinal+da+tecla+do+piano%22&hl=ptBR&sa=X&ei=BI47Uq3jEIjE9gTi3YCgDQ&ved=0CDEQ6AEwAA



ID
950962
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

“A relação terapeuta - paciente, ou seja o vínculo terapêutico – ocupa um lugar fundamental”. “Na interação percebem-se as reais necessidades da pessoa, vivem-se constantes modificações e captam-se os conteúdos subjetivos.” (Toldrá 2003). De acordo com as afirmações acima, podemos dizer que

Alternativas

ID
950965
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Em meados da década de 70, no Brasil ocorreu a divulgação da experiência de Trieste, a crise na divisão nacional de saúde mental, o surgimento e a organização do movimento dos trabalhadores de saúde mental, organização dos movimentos sociais e da luta pela redemocratização do País. Os acontecimentos descritos acima foram importantes e impulsionaram o movimento de

Alternativas

ID
950968
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Do ponto de vista funcional, as estruturas ósseas que permitem o equilíbrio muscular e a concavidade da mão para preensão de objetos é formada por três arcos denominados

Alternativas
Comentários
  • O s arcos da mão usados para "pegar" objetos são: arco transverso proximal e distal e o arco longitudinal 

ID
950971
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Idoso, sexo masculino, viúvo, necessita de avaliação e treinamento relativo às atividades instrumentais da vida diária para se tornar mais independente. É considerada atividade instrumental da vida diária

Alternativas
Comentários
  • D

    fazer compras.


ID
950974
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Paciente sofre Acidente Vascular Encefálico com comprometimento da artéria cerebral média e tem como principais déficits neurológicos

Alternativas
Comentários
  • Esta artéria é o local mais comum de AVC. E é especializada pelo coma, hemianópsia, hemiplegia (com predomínio do membro superior), hemianestesia (com predomínio do membro superior), afasia (se for o hemisfério dominante), e agnosia visual (Sullivan, 1993).

ID
950977
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Na década de 60, a Terapia Ocupacional buscou reconhecimento científico para a aplicação de atividades, fundamentada num modelo médico e psicológico. Na tentativa de transformar as atividades em instrumento de uma ciência exata, surgiu a necessidade de realizar

Alternativas

ID
950980
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Paciente utiliza órtese estática para estabilização e posicionamento do punho, permitindo a movimentação dos dedos. Esse tipo de órtese denomina-se

Alternativas

ID
950983
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Paciente adulto jovem, sexo masculino é envolvido em acidente automobilístico resultando em lesão medular ao nível de C7. O Terapeuta Ocupacional treina a independência nas áreas do cuidado pessoal, alimentação com utilização de adaptações e mecanismo de tenodese. O mecanismo de tenodese consiste em

Alternativas

ID
950986
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

O Teste de Finkelstein é realizado para avaliar

Alternativas
Comentários
  • Essa questão exige não apenas o conhecimento geral sobre testes, mas, dos processos patológicos apresentados tendo em vista que o diagnóstico de algumas das alternativas abaixo nem sempre exigirá um teste padronizado, mas, será dado pelo conjunto de sintomas apresentados pelo sujeito.

    Síndrome do túnel do carpo - o Teste de Phalen (Teste utilizado para diagnosticar Síndrome do Túnel do Carpo. Durante o teste o paciente pode ficar sentado ou em pé com os cotovelos fletidos à 90º e com os punhos com o dorso em contato e à 90º de flexão. Durante o teste o terapeuta instrui o paciente para realizar uma flexão do punho e colocar o dorso da mão em contato com a outra mão, permanecendo por 1 minuto. O teste será considerado positivo para Síndrome do Túnel do Carpo se houver aparecimento de formigamento ou dormência na mão, principalmente na região que vai até o 3º dedo).

    Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/29723/testes-especiais-do-punho-e-mao#ixzz2fNtPV0Q8e http://fisi

    olive.blogspot.com.br/2011/06/teste-de-phalen.html

    Tenossinovite de De Quervain - resposta correta

    Tenossinovite dos extensores - diagnóstico clínico feito através da queixa do paciente que revela dor na parte dorsal da mão, principalmente após o uso excessivo daquelas articulações. O paciente pode se queixar de fraqueza nas mãos bem como sensação de queimação em vez de dor.

    Contratura de Dupuytren - A incidência é maior em pessoas com histórico familiar, logo, esse deve ser o ponto de partida da anamnese. Além disso, a queixa principal perpassa pela diminuição da mobilidade dos dedos acometidos e, algumas vezes, dor localizada ambos associados à: Nódulos firmes que podem ser sensíveis à palpação na palma da mão; Cordões próximos aos nódulos, geralmente indolores; Dificuldade e palidez na extensão ativa dos dedos afetados; Sulcos na pele evidenciando aderência a fáscia representada ainda pela dificuldade em pousar a mão devidamente aberta numa superfície plana, como numa mesa por exemplo.


ID
950989
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

A capacidade de manusear um objeto, coordenando os movimentos da mão com o movimento dos olhos e o ato de olhar, é denominado

Alternativas

ID
950992
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

A Terapia Ocupacional Social começou a adquirir contornos próprios em meados dos anos 70. Na terapia ocupacional social adotam-se alguns princípios que vêm de Paulo Freire como: a forma de trabalhar a partir da noção de processo. Há, ainda, dois elementos fundamentais que foi emprestado de Paulo Freire para a terapia ocupacional social que são:

Alternativas
Comentários
  • As palavras conscientização, autonomia e Diálogo são muito presentes em Paulo Freire, se bem que utiliza palavras diferentes em Paulo Freire para diálogo, como: dialógico, dialogicidade e outras.


ID
950995
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

A Terapia Ocupacional Social interage com dois conceitos que transformam parte de sua ação, que são:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Galheigo et al, a TO trabalha com dois conceitos que transformam parte da sua ação: o de cultura e de alterodade. Pensar na cultura implica interpretar esses significados e buscar os significados atribuídos as coisas, as relações, denegando o que é próprio e o que é do outro. (Pág 352). 

  • O enunciado pede nos termos da convenção e não de acordo com a lei 9.455/97.


ID
950998
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Na atenção em Terapia Ocupacional há necessidade de resgatarmos a unidade nas atividades dos Sujeitos, um fator fundamental nos processos de restabelecimento da saúde, pois é também por meio das atividades que podemos:

Alternativas

ID
951001
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Terapia Ocupacional
Assuntos

Compõem algumas das questões presentes nas formas de pensar e fazer a Terapia Ocupacional na perspectiva de desinstitucionalização:

Alternativas
Comentários
  • alternativa c. Um bom PDF para se ler sobre a desinstitucionalização é o "as conferências nacionais de saúde mental e o paradigma da desinstitucionalização" de Andrea Valente Heidrich, Dulce Pinheiro Berndt e Miriam Dias. Tenho esse PDF impresso, mas não link para pegar na net.