SóProvas



Prova IADES - 2016 - CRESS-MG - Agente Fiscal - Assistente Social


ID
2154679
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A concordância dos pronomes de tratamento está ligada ao gênero da  pessoa e não da palavra!

    Força!

  • a) O padrão culto das comunicações oficiais determina que se deve evitar a simplicidade de expressão para que não seja confundida com pobreza de expressão.

    (Não se confunde: Simplicidade com pobreza de expreção ou vocabulário, Aquele se refere à um texto que não contenha jargões técnicos, salvo se indispensáveis, já este, é a repetição desnecessária de palavras ou usar palavras com extenso significado).

     b) Nas comunicações oficiais, haverá preferência pela utilização de uma forma de linguagem burocrática; o jargão burocrático, como todo jargão, deve ser adotado.

    (Nas comunicações oficiais deve-se evitar jargões técnicos, salvo se indispensáveis para a comunicação, busca-se a clareza e a concisão).

     c) Quanto aos adjetivos referidos aos pronomes de tratamento, o gênero gramatical deve coincidir com o substantivo que compõe a locução.

    (Adjetivo:  Refere-se ao pronome de tratamento e possessivo, Concorda com o SEXO da pessoa).

     d) Nas comunicações oficiais, como forma de demonstração de respeito, deve-se dirigir ao prefeito municipal usando-se o tratamento de Doutor.

    (Doutor é apenas um título acadêmico, será DOUTOR aquele que tiver doutorado, portanto, não se deve usar tal palavra para tratamento em correspondências oficiais).

     e) Se o interlocutor da comunicação oficial for homem, o correto é “Vossa Excelência está atarefado”, “Vossa Senhoria deve estar satisfeito”; se for mulher, “Vossa Excelência está atarefada”, “Vossa Senhoria deve estar satisfeita”. 

     (GABARITO, a concordância se referi ao gênero da pessoa !)

  • A) Não devem ser empregados no texto, segundo o Manual da Presidência: Linguagem rebuscada, ou informal. A linguagem culta se divide em dois níveis: rebuscada e usual – apenas a usual existe na redação oficial.

    B) Não devem ser empregados no texto, segundo o Manual da Presidência:– Jargões (linguagem de uso restrito a determinada categoria/grupo; só é compreendida dentro desse grupo)

    C) ADJETIVOS E VERBOS NO PARTICÍPIO: concordam em gênero com o sexo da autoridade a quem a pessoa se refere, NÃO com o pronome em si.

    D) DOUTOR(A): não é pronome de tratamento, mas título acadêmico, dado àqueles que concluíram o doutorado. O uso é restrito a pessoas com essa titulação.

    E) GABARITO!


ID
2154682
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a resolução que estabelece as diretrizes curriculares para os cursos de serviço social, o perfil dos(as) formandos(as), o formato do estágio supervisionado e a organização do curso são algumas das orientações que devem estar explícitas no(s)

Alternativas
Comentários
  •  a) trabalho de conclusão do curso de serviço social.
      b) colegiado de atividades complementares de serviço social e áreas afins.
      c) projeto pedagógico de formação profissional do(a) assistente social.
      d) exercício profissional direcionado à pesquisa do(a) assistente social.
      e) laboratórios e, principalmente, nas oficinas de serviço social.


ID
2154685
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca do que estabelecem as diretrizes curriculares do curso de serviço social, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Bom di@,coleguinh@s!

     

    Sobre a nova lógica curricular: sustenta-se no tripé dos conhecimentos constituídos pelos núcleos de fundamentação da formação profissional, dentre outros:  Núcleo de fundamentos teórico-metodológicos da vida social, que compreende um conjunto de fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos para conhecer o ser social enquanto totalidade histórica, fornecendo os componentes fundamentais para a compreensão da sociedade burguesa, em seu movimento contraditório.

     

    http://www.cfess.org.br/arquivos/legislacao_diretrizes.pdf

  •  a)A monitoria e as visitas monitoradas são competências e habilidades essenciais para a formação profissional.
     b)A utilização dos recursos de informática é uma habilidade opcional para o exercício de atividades técnico-operativas. 
     c)A formação profissional deve viabilizar a capacitação teórico-metodológica e ético-política, mas essas não se configuram como requisitos fundamentais para o exercício profissional do(a) assistente social.
     d)A organização do curso de serviço social e a flexibilidade (RIGOROSO) no trato teórico, histórico e metodológico possibilitam a compreensão da realidade social.
     e)Os conteúdos curriculares sustentam-se no tripé dos conhecimentos constituídos pelos núcleos de fundamentação da formação profissional: teórico-metodológicos da vida social, formação sócio-histórica da sociedade brasileira e fundamentos do trabalho profissional. 

    http://www.cfess.org.br/arquivos/legislacao_diretrizes.pdf


ID
2154688
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com base na Resolução do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) n° 493/2006, é responsabilidade do(a) assistente social informar, por escrito, a instituição ou o órgão que presta os serviços acerca das inadequações quanto às condições 

Alternativas
Comentários
  • Bom di@,coleguinh@s!

     

    Resposta letra "B".

    Resolução do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) ,n°493/2006, Art. 7º - O assistente social deve informar por escrito à entidade, instituição ou órgão que trabalha ou presta serviços, sob qualquer modalidade, acerca das inadequações constatadas por este, quanto as condições éticas, físicas e técnicas do exercício profissional, sugerindo alternativas para melhoria dos serviços prestados.

  • Éticas, físicas e técnicas do exercício profissional.

     

    O assistente social deve informar por escrito à entidade, instituição ou órgão que trabalha ou presta serviços, sob qualquer modalidade, acerca das inadequações constatadas por este, quanto as condições éticas, físicas e técnicas do exercício profissional, sugerindo alternativas para melhoria dos serviços prestados.

    Resolução (CFESS) ,n°493/2006, Art. 7º

  •  a) éticas do exercício profissional, apenas. 
      b) éticas, físicas e técnicas do exercício profissional.
      c) éticas e físicas do exercício profissional, somente. 
      d) físicas do exercício profissional, e as condições técnicas cabe à fiscalização do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).
      e) éticas e técnicas do exercício profissional, apenas. 
    "Art. 7º - O assistente social deve informar por escrito à entidade, instituição ou órgão que trabalha ou presta serviços, sob qualquer modalidade, acerca das inadequações constatadas por este, quanto as condições éticas, físicas e técnicas do exercício profissional, sugerindo alternativas para melhoria dos serviços prestados."
    Resolução (CFESS) ,n°493/2006, Art. 7º


ID
2154691
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto à Resolução do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) n° 660/2013, que dispõe acerca das normas as quais regulam o Código Processual de Ética e revoga, integralmente, a Resolução CFESS n° 428/2002, e demais disposições em contrário, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Letra D - Conforme Resolução 660/13 em seu artigo 4, parágrafo terceiro.

  • Art. 4º Recebida a denúncia, representação ou queixa no âmbito do CRESS, o setor de inscrição será, imediatamente, comunicado.


    § 1º Na hipótese do/a denunciado/a solicitar cancelamento de inscrição na fase pré-processual o seu pedido ficará suspenso por 45 (quarenta e cinco) dias, período em que todas as providências serão efetivadas para que o Conselho Pleno delibere acerca do arquivamento liminar da denúncia ou instauração de processo disciplinar ético.

    § 2º Caso o Conselho Pleno delibere pelo arquivamento liminar da denúncia, o pedido de cancelamento será imediatamente deferido.

    § 3º Se o Conselho Pleno deliberar pela instauração de processo disciplinar ético, o pedido de cancelamento da inscrição será indeferido.

  •  a)O Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), a partir de denúncia ou somente representação de qualquer interessado(a), deverá imediatamente instaurar inquérito, independentemente da citação do nome e qualificação do(a) denunciante.
      b)A qualquer e único membro do CRESS cabe a responsabilidade de avaliar se a denúncia, representação ou queixa se enquadra nos critérios definidos pelo Código de Ética Profissional. 
      c)Falta da prova documental, e (ou) a indicação dos meios de prova de que pretende se valer para provar o alegado, impede o recebimento de denúncia, representação ou queixa por parte do CRESS.
      d)Caso o Conselho Pleno delibere pelo arquivamento liminar da denúncia, o pedido de cancelamento será imediatamente deferido. 
      e)Com base nos elementos coletados na denúncia, a Comissão Permanente de Ética deverá, imediatamente, opinar pela instauração de Processo Disciplinar Ético, não necessitando, na fase inicial, da obrigação de elaborar parecer fundamentado. 

  • Art. 1º O Conselho Regional de Serviço Social - CRESS a partir de denúncia, representação ou 

    queixa de assistente social, usuário/a, entidade ou qualquer interessado/a ou de ofício, por 

    deliberação de membro do próprio Conselho Regional, deverá avaliar se esta se enquadra nos 

    critérios definidos pelo Código de Ética Profissional.

    Art. 4º Recebida a denúncia, representação ou queixa no âmbito do CRESS, o setor de inscrição 

    será, imediatamente, comunicado. 

    Parágrafo Primeiro

    Na hipótese do/a denunciado/a solicitar cancelamento de inscrição na fase 

    pré-processual o seu pedido ficará suspenso por 45 (quarenta e cinco) dias, período em que todas 

    as providências serão efetivadas para que o Conselho Pleno delibere acerca do arquivamento 

    liminar da denúncia ou instauração de processo disciplinar ético.

    Parágrafo Segundo

    Caso o Conselho Pleno delibere pelo arquivamento liminar da denúncia, o 

    pedido de cancelamento será imediatamente deferido.

    Parágrafo Terceiro

    Se o Conselho Pleno deliberar pela instauração de processo disciplinar 

    ético, o pedido de cancelamento da inscrição será indeferido.

  • a)O Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), a partir de denúncia ou somente representação de qualquer interessado(a), deverá imediatamente instaurar inquérito, independentemente da citação do nome e qualificação do(a) denunciante

    Errado, o inquérito não será imediatamente instaurado, será encaminhada para primeiro reunião do conselho pleno após o recebimento da denuncia.

     

    b)A qualquer e único membro do CRESS cabe a responsabilidade de avaliar se a denúncia, representação ou queixa se enquadra nos critérios definidos pelo Código de Ética Profissional. 

    Errado, cabe ao presidente que avaliara o ter da denuncia e será encaminhado a comissão permanente de ética.

     c)Falta da prova documental, e (ou) a indicação dos meios de prova de que pretende se valer para provar o alegado, impede o recebimento de denúncia, representação ou queixa por parte do CRESS.

    Não impede não errado, porém caso estejam faltado documentos será estabelecido um tempo para apresentação. Caso não tenho o nome do denunciante e a qualificação e também os meios de prova que tente lançar mão , o interessado terá o prazo de 10 para apresentar, sob pena de arquivamento. Porém a falta de prova documental ou o meio de prova que vai lançar mão não conste na denúncia isso não impede o recebimento.

     d)Caso o Conselho Pleno delibere pelo arquivamento liminar da denúncia, o pedido de cancelamento será imediatamente deferido. 

    Sim correto, pois após o recebimento da denúncia o setor de inscrição é imediatamente comunicado.

     e)Com base nos elementos coletados na denúncia, a Comissão Permanente de Ética deverá, imediatamente, opinar pela instauração de Processo Disciplinar Ético, não necessitando, na fase inicial, da obrigação de elaborar parecer fundamentado. 

    Errado, todo processo deve ter parecer fundamentado. o parecer da comissão de ética a síntese dos fatos, fundamentação. A comissão terá 120 dias para elabora e esse parecer será encaminhado a primeira reunião do conselho pleno. E esse parecer pode ser acatado ou rejeitado pelo conselho pleno.


ID
2154694
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação ao processo disciplinar e aos atos processuais do Código Processual de Ética do(a) assistente social, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Bom di@,coleguinh@s!

     

    Resolução do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) n° 660/2013.

  • A) Gabarito. Art 16 parágrafo 2.

    B) Não interrompe no final de semana. Art 15. Parágrafo 2.

    C) A composição da comissão é em caráter temporário, composta por dois assistentes sociais em pleno gozo de seus direitos. Art 16.

    D) ordem numérica e cronológica Art 14, para. 2.

    E) Somente após o julgamento em primeira instancia. Art 17, para. 2.

     

  • a)§ 2º É vedada a participação de integrantes do Conselho Regional e Federal de Serviço Social ou representantes de Seccionais dos CRESS, bem como Agentes Fiscais na composição a que se refere o "caput" deste artigo.(correta)

    b)§ 2º Os prazos são contínuos, não se interrompendo nos finais de semana, nem nos feriados.

    c)Art. 16. A Comissão de Instrução, prevista no artigo 13, é de caráter temporário e será composta por 2 (dois) assistentes sociais de base, em pleno gozo de seus direitos.

    d)O processo terá forma de autos judiciais, com peças anexadas por termo e, os despachos, pareceres e decisões serão anexados em ordem cronológica e numérica.

    e)§ 2º Somente será fornecida cópia do parecer da Comissão de Instrução, após o julgamento do processo em primeira instância.

  •  a)É vedada a participação de integrantes do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) e do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) na composição da Comissão de Instrução.
      b)Os prazos são contínuos, interrompendo-se somente nos finais de semana. 
      c)A Comissão de Instrução é de caráter definitivo, composta por dois profissionais de serviço social da base do CRESS, podendo esses estarem em pleno gozo de seus direitos.
      d)Despachos, pareceres e decisões serão anexados somente em ordem numérica (E CRONOLÓGICA).
      e)Será fornecida cópia do parecer da Comissão de Instrução antes e após o julgamento do processo em primeira instância. 

    Resolução do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) n° 660/2013.


ID
2154697
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Código Processual Disciplinar, no âmbito do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e dos Conselhos Regionais de Serviço Social, é instituído pela Resolução CFESS n° 657/2013. Com base nessa resolução, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Bom di@, coleguinh@s!

     

    a)    Caberá ao (à) presidente do Conselho Regional encaminhar a denúncia para a primeira reunião do Conselho Pleno do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).

    b)     As citações, intimações e comunicações serão realizadas por correio na via AR ou pessoal. Excepcionalmente, não sendo encontrado o/a destinatário/a, será citado/a por publicação em Diário Oficial do Estado.

     c) O processo será instaurado, instruído e julgado em caráter sigiloso, sendo permitida vista dos autos apenas às partes e aos/às seus procuradores, fornecendo-se cópia das peças requeridas.

     d) Gabarito - O processo disciplinar será remetido ao setor administrativo competente para ser autuado e terá forma de autos judiciais.

     e) Verificando o/a Relator/a que o/a denunciante não apresentou rol de testemunhas ou quaisquer outras provas em direito admitidas, este/esta será imediatamente instado para apresentá-los no prazo de 10(dez) dias.

     

  • Art. 4º O Conselho Regional ao receber a representação, queixa ou denúncia de qualquer 

    interessado/a, ou tiver conhecimento através de visita de fiscalização ou por qualquer outro meio 

    quanto ao indício de violação disciplinar, por assistente social devidamente inscrito/a em seus 

    quadros, deverá encaminhar a documentação respectiva à presidência do Conselho Regional, 

    para as devidas providências: 

    Parágrafo único Caberá ao/à presidente do Conselho Regional encaminhar a denúncia para a 

    primeira reunião do Conselho Pleno do CRESS, subsequente a data de recebimento para 

    designação de relator/a, que terá 30 (trinta) dias para fazer análise dos requisitos postulados no 

    artigo 5º desta Resolução.


ID
2154700
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere à resolução do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), que aborda a temática da atuação dos(as) assistentes sociais como terapeutas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • PROIBIDA a realização terapias de qualquer tipo.

  •  a)A realização de terapia passou a constituir atribuição e competência do(a) assistente social, conforme resolução do CFESS de 2014, haja vista a existência dos trabalhos multidisciplinares, principalmente, em hospitais, clínicas e centros de recuperação.
      b)É facultado ao (à) assistente social o direito de vincular ou associar o trabalho de terapeuta ao exercício profissional. 
      c)No exercício profissional com indivíduos, grupos, famílias e (ou) comunidades, o (a) assistente social poderá tratar, juntamente com outros profissionais da saúde e afins, os problemas somáticos, psíquicos ou psicossomáticos, as respectivas causas e os sintomas. 
      d)O (A) assistente social deverá ater-se às suas habilidades, competências e atribuições privativas previstas na Lei n° 8.662/1993, Código de Ética da Profissão, e nos fundamentos teóricos, históricos e metodológicos do serviço social.
      e)Os (As) assistentes sociais que realizam serviço de terapia como prática do exercício profissional terão o prazo de 10 dias para as adequações que se fizerem necessárias, sob pena de multa e perda do registro profissional. 

     

    "Nesse sentido, é possível elaborar uma posição, ainda que preliminar, que atribui às práticas terapêuticas no Serviço Social brasileiro
    uma natureza conservadora, podendo-se ainda observar, a partir do que está informado, mas não expresso, vínculos com projetos societários
    distintos e antagônicos daquele do projeto ético-político-profissional. [...] A dimensão subjetiva não é negada no trabalho do assistente social. Mas não é atribuição privativa, nem tampouco competência deste profissional, realizar um trabalho terapêutico, fazendo da “psi” e da clínica, a base da sua intervenção profissional, não encontrando respaldo no estatuto legal da profissão e no arcabouço teórico metodológico consolidado nas últimas décadas." PRÁTICAS TERAPÊUTICAS NO ÂMBITO DO SERVIÇO SOCIAL:SUBSÍDIOS PARA APROFUNDAMENTO DO ESTUDO.

    http://www.cfess.org.br/arquivos/praticasterapeuticas.pdf

  • D - O assistente social deverá ater-se às suas habilidades, competências e atribuições privativas previstas na Lei n° 8.662/1993, no Código de Ética da Profissão e nos fundamentos teóricos, históricos e metodológicos do serviço social.

    Esta é a resposta correta

    De acordo com a Resolução CFESS n° 569/2010, art. 3°, parágrafo 1º, o assistente social, em seu trabalho profissional com indivíduos, grupos e/ou famílias, inclusive em equipe multidisciplinar ou interdisciplinar, deverá ater-se às suas habilidades, competências e atribuições privativas previstas na lei n° 8.662/1993. No parágrafo 2º do mesmo artigo, é determinado que a presente Resolução assegura a atuação profissional com indivíduos, grupos, famílias e/ou comunidade fundamentada nas competências e atribuições estabelecidas na Lei nº 8.662/1993, nos princípios do Código de Ética, nos fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social, previstos na Resolução CNE/CES/MEC n° 15, de 13 de março de 2002.


ID
2154703
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto ao exercício diário da práxis profissional e ao conhecimento teórico-prático do Código de Ética atualizado do(a) assistente social, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

  •  a)A recusa dos direitos humanos e da defesa do autoritarismo caracterizam-se como princípios fundamentais do Código de Ética do(a) assistente social.
      b)Reconhecer a liberdade como valor ético refere-se diretamente aos conceitos de autonomia e plena emancipação dos indivíduos sociais, conforme os princípios fundamentais da profissão do(a) assistente social.
      c)A consolidação e ampliação da cidadania referem-se, exclusivamente, à garantia dos direitos civis.
      d)O aprofundamento da democracia distancia-se da socialização da participação política. 
      e)Universalidade de acesso aos bens e serviços relativos às políticas sociais difere-se dos conceitos teóricos e metodológicos da busca pela equidade e justiça social. 


ID
2154706
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com o processo de julgamento normatizado pelo Código Processual Disciplinar do Serviço Social, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 18 A tomada de votos obedecerá as seguintes etapas:

    a. Avaliação de preliminar, suscitada na defesa ou nas razões finais;

    b. Procedência ou improcedência da denúncia;

    c. Aplicação de penalidade.

  • a) Encerrada a fase de discussão e esclarecimentos, o/a presidente passará a tomar os votos dos/as Conselheiros/as, que poderão fundamentá-lo. (Art. 17)

    b) O/A conselheiro/a Presidente dará a palavra aos/às Conselheiros/as, para solicitarem esclarecimentos ao/à Relator/a, caso seja necessário. (Art 16)

    c) (...) O conselho Pleno só poderá deliberar com a presença mínima de 6 (seis) membros e máxima de 9 (nove)

    d) O Presidente só votará em caso de empate

    e) CORRETO

  •  a)Encerrada a tomada de votos dos conselheiros(as), inicia-se a fase de discussão e esclarecimentos. 
      b)É obrigatória a palavra dos(as) conselheiros(as) para esclarecimento ao (à) conselheiro(a) presidente do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS).
      c)O Conselho Pleno só poderá deliberar com a presença mínima de três membros e máxima de nove. 
      d)No julgamento, em nenhuma hipótese, o (a) presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) terá direito a voto. 
      e)A tomada de votos obedecerá às seguintes etapas: avaliação de preliminar; procedência ou improcedência da denúncia; e aplicação da penalidade. 

  • acertei por acertar, onde esta isso.


ID
2154709
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com o atual Código de Ética do(a) assistente social, a garantia do pluralismo ocorre por meio

Alternativas
Comentários
  • VII. Garantia do pluralismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, e compromisso com o
    constante aprimoramento intelectual; (Lei 8.662/93)

  • Do respeito às correntes profissionais democráticas existentes, não sendo esse o único princípio que a fundamenta.

    De uma única expressão teórica, base fundamental do serviço social.

    Do aprimoramento intelectual, exclusivamente, respeitando-se teorias de áreas afins e correlatas à profissão.

    Do processo de construção de uma nova ordem societária, marcada pela dominação e exploração social e econômica.

    Da identidade de gênero e desarticulação dos movimentos de outras categorias profissionais que não partilham dos princípios do Código de Ética do(a) assistente social, única base normativa da profissão.


ID
2154712
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere ao atual Código de Ética do(a) assistente social, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • boa tarde!

    Gente o codigo de etica no art. 3º afirma que é um dever do assistente social, como a questão  D está correta? alguem pode mim ajudar??? ou compreendir errado?!!!

  • No art. 6º do Código de Ética, dispõe sobre o que é vedado ao/à assistente social. Na alternativa D, afima que não é um dever do profissional atuar de maneira que cercei a liberdade, devendo assim, denunciar condutas desse tipo. É uma questão de interpretação. 

  • NO ART 3º ESTÁ DIZENDO QUE O DEVER É ABSTER-SE DE PRÁTICAS QUE CARACTERIZAM A CENSURA E CERCEAMENTO, LOGO A  ALTERNATIVA D - ESTÁ CORRETA, POIS Censura e cerceamento da liberdade não se referem a um dever => O DEVER É ABSTER-SE DISSO

    ERROS:

    A) DIREITO. ART. 2º b)

    C) ART. 1º PARÁGRAFO UNICO- ATUAR NA SUA RESPECTIVA JURISDIÇÃO E NÃO EM OUTRAS COMO TRAZ A ALTERNATIVA.

    E) ART. 2º i) Liberdade na realização dos próprios estudos e pesquisas é um direito do(a) assistente social, RESGUARDADOS os direitos de participação de indivíduos ou grupos envolvidos em seus trabalhos. 

     

  • a)Compete ao Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) o livre exercício das atividades inerentes à profissão do(a) assistente social. 
      b)Participação na elaboração e gerenciamento das políticas sociais compete principalmente ao CFESS, mas não extingue as ações interligadas ao conjunto Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) e Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS).
      c)Compete ao CRESS, podendo esse atuar em outras jurisdições, zelar pela observância dos princípios e diretrizes do Código de Ética do(a) assistente social.
      d)Censura e cerceamento da liberdade não se referem a um dever do(a) assistente social, cabendo ao (à) profissional denunciar a respectiva ocorrência aos órgãos competentes.
      e)Liberdade na realização dos próprios estudos e pesquisas é um direito do(a) assistente social, não obstante os direitos de participação de indivíduos ou grupos envolvidos nos respectivos trabalhos. 


ID
2154715
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação à Política Nacional de Estágio (PNE) em Serviço Social, quanto a discussões do conjunto Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (APEPSS) e do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  a)

    A versão final da PNE é resultado da construção coletiva proveniente de debates em busca da defesa do projeto de formação profissional de qualidade. 

  •  a)A versão final da PNE é resultado da construção coletiva proveniente de debates em busca da defesa do projeto de formação profissional de qualidade. 
      b)No âmbito das estratégias de operacionalização do estágio supervisionado, é válida a existência dos preceptores, sujeitos alheios à supervisão direta de discentes, uma vez que esses contribuem, significativamente, para a qualidade do ensino e aprendizagem durante o processo de estágio supervisionado. 
      c)A PNE em serviço social constitui-se como um instrumento de incentivo à formação superior e de supervisão a distância.
      d)Interdisciplinaridade é um dos princípios norteadores da profissão, mas não na realização do estágio que requer conhecimento teórico e prático que não se efetiva por meio da inter-relação das diversas áreas do conhecimento.
      e)Estágio Supervisionado Curricular em serviço social refere-se somente à modalidade obrigatória, pois, segundo a PNE em serviço social, o estágio não obrigatório é descartado do processo didático-pedagógico.

    http://www.cfess.org.br/arquivos/pneabepss_maio2010_corrigida.pdf

  • Feita

  • Projetos macros ( debates coletivos) que envolvem uma formação profissional de qualidade.

    Gab. A

  • (...) Ressaltamos, ainda, no âmbito das estratégias de operacionalização do estágio supervisionado, o posicionamento contrário da PNE a existência de agentes externos a este processo, como “preceptores” e outros sujeitos alheios à supervisão direta, pois esta prática vem mostrando a fragmentação e a fragilização do exercício de ensino aprendizagem no processo do estágio. 

    POLÍTICA NACIONAL DE ESTÁGIO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL - ABEPSS 


ID
2154718
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com base na resolução do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), a respeito das normatizações aplicadas aos (às) profissionais de serviço social, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) O arquivo do material técnico, utilizado pelo assistente social, poderá estar em outro espaço fisico, desde que respeitadas as condições estabelecidas pelo artigo 4º da presente resolução;

    B) CORRETA

    C) Ao supervisor acadêmico cumpre o papel de orientar o estagiário e avaliar seu aprendizado, visando a qualificação do aluno durante o processo de formação e aprendizagem das dimensões técnicooperativas, teórico-metodológicas e ético-política da profissão.

    D) Para sua realização, a instituição campo de estágio deve assegurar os seguintes requisitos básicos: espaço físico adequado, sigilo profissional, equipamentos necessários, disponibilidade do supervisor de campo para acompanhamento presencial da atividade de aprendizagem, dentre outros
    requisitos, nos termos da Resolução CFESS nº 493/2006, que dispõe sobre as “condições éticas e técnicas do exercício profissional do assistente social”.

    E) Entende-se por material técnico sigiloso toda documentação produzida, que pela natureza de seu conteúdo, deva ser de conhecimento restrito e, portanto, requeiram medidas especiais de salvaguarda para sua custódia e divulgação.

  •  a)Essa resolução, em relação às condições éticas e técnicas do exercício profissional do(a) assistente social, normatiza que o arquivo do material técnico utilizado pelo(a) assistente social não poderá estar em outro espaço físico que não seja a sala de atendimento do(a) profissional de serviço social.
      b)O limite máximo do número de estagiários a serem supervisionados(as) não deverá exceder a um estagiário para cada 10 horas semanais de trabalho do(a) assistente social. 
      c)Ao supervisor acadêmico cabe a inserção, o acompanhamento e a orientação, bem como a avaliação do discente no campo de estágio em conformidade com o plano de estágio. 
      d)Para a realização do estágio, quanto a regras de supervisão, a instituição campo de estágio deve assegurar, apenas, o espaço físico e o sigilo profissional ao (à) estagiário(a).
      e)Entende-se por material técnico sigiloso o conjunto de instrumentos produzidos para o exercício profissional nos espaços sócio-ocupacionais, tais como relatórios de gestão, projetos, planos e programas sociais.


ID
2154721
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Política Nacional de Fiscalização (PNF) do serviço social organiza-se em dimensões que organicamente encontram-se vinculadas e orientam a respectiva execução. Acerca desse tema, é correto afirmar que a dimensão

Alternativas
Comentários
  • Parágrafo Primeiro – A ação fiscalizadora dos CRESS deve ser definida em conformidade com a Política Nacional de Fiscalização do Conjunto CFESS/CRESS, articulando-se as dimensões: afirmativa de princípios e compromissos conquistados; político-pedagógica; normativo e disciplinadora

     

  •  b)

    normativa e disciplinadora institui as bases e os parâmetros jurídicos reguladores do exercício profissional.

  • Com a aprovação da lei de regulamentação da profissão, em junho de 1993, é modificada a nomenclatura das entidades CFAS para CFESS – Conselho Federal de Serviço Social e de CRAS para CRESS – Conselho Regional de Serviço Social, com as funções precípuas de normatizar, orientar, defender e fiscalizar o exercício profissional.


ID
2154724
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere ao conhecimento da legislação do(a) assistente social regulamentada pela Lei n° 8.662/1993, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Letra A: Constitui atribuição privativa do assistente social: Dirigir serviços técnicos de Serviço Social em entidades públicas ou privadas (art. 5°, XII)


    Letra B: Somente poderão exercer a profissão de Assistente Social: Os agentes sociais, qualquer que seja a denominação com funções nos vários órgão públicos - os quais não possuíam diploma em curso de Serviço Social, mas ganharam direito de serem reconhecidos como assistentes sociais em 1953 (art. 2°, III e Lei nº 1.889 de 1953)


    Letra D: O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) constituem, em seu conjunto, uma entidade com personalidade jurídica e forma federativa (art. 7º)


    Letra E: Compete ao Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), na qualidade de órgão normativo de grau superior (art. 8º, V)

  •  a)Constitui-se atribuição não privativa do(a) assistente social dirigir serviços técnicos de serviço social em entidades privadas.
      b)Aos (Às) agentes sociais, qualquer que seja sua denominação com funções nos vários órgãos públicos, é vedada a prática da profissão de assistente social.
      c)A denominação Conselhos Regionais de Assistentes Sociais (CRAS) foi alterada para Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS). 
      d)O CRESS e o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) constituem, em seu conjunto, uma entidade com personalidade jurídica e forma, respectivamente, federativa e estadual.
      e)Compete ao CRESS funcionar como Tribunal Superior de Ética Profissional. 

  • Com a aprovação da lei de regulamentação da profissão, em junho de 1993, é modificada a nomenclatura das entidades CFAS para CFESS – Conselho Federal de Serviço Social e de CRAS para CRESS – Conselho Regional de Serviço Social, com as funções precípuas de normatizar, orientar, defender e fiscalizar o exercício profissional.


ID
2154727
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Lei n° 8.662/1993, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  •       Lei 8.662/93  Art. 14. Cabe às Unidades de Ensino credenciar e comunicar aos Conselhos Regionais de sua jurisdição os campos de estágio de seus alunos e designar os Assistentes Sociais responsáveis por sua supervisão.

            Parágrafo único. Somente os estudantes de Serviço Social, sob supervisão direta de Assistente Social em pleno gozo de seus direitos profissionais, poderão realizar estágio de Serviço Social.

  • LEI 8.662/93

     

    Correção:

     

    A) Art. 19. O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) será mantido:
    I - por contribuições, taxas e emolumentos arrecadados pelos CRESS, em percentual a
    ser definido pelo fórum máximo instituído pelo art. 9º desta lei;
    II - por doações e legados;
    III - por outras rendas.

     

    B) Art. 20. Parágrafo único. As delegacias seccionais contarão com três membros efetivos: um
    Delegado, um Secretário e um Tesoureiro, e três suplentes, eleitos dentre os Assistentes
    Sociais da área de sua jurisdição, nas condições previstas neste artigo.

     

    C) Art. 22. O Conselho Federal e os Conselhos Regionais terão legitimidade para agir
    contra qualquer pessoa que infringir as disposições que digam respeito às prerrogativas, à
    dignidade e ao prestígio da profissão de Assistente Social.

     

    D) Art. 11. O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) terá sede e foro no Distrito
    Federal
    .

     

     

  •  a)O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) será mantido por contribuições arrecadadas pelos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS), mas nunca por doações e legados.
      b)As delegacias seccionais contarão com dois membros efetivos: um delegado e um tesoureiro.
      c)O CFESS/CRESS terão legitimidade para agir somente contra os (as) assistentes sociais que infringirem as disposições legais do regulamento profissional. 
      d) O CFESS terá foro em qualquer estado brasileiro.
      e) Somente os (as) estudantes de serviço social, sob supervisão direta de assistente social em pleno gozo de seus direitos profissionais, poderão realizar estágio de serviço social. 


ID
2154730
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto à aplicação das penalidades aos infratores dos dispositivos da lei que regulamenta a profissão do(a) assistente social, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.662/93

    Art. 16, 2º No caso de reincidência na mesma infração no prazo de dois anos, a multa cabível será elevada ao dobro.

  •  a)No caso de reincidência na mesma infração, no prazo de dois anos, a multa cabível será elevada ao dobro. 
     b)O cancelamento definitivo do registro ocorre somente nos casos de extrema gravidade (OU REINCIDÊNCIA COSTUMAZ).
      c)No caso de infrações, será cobrada multa no valor de até duas vezes (5X) a anuidade.
      d)No caso de suspensões, elas poderão ser de, no mínimo, dois anos (ATÉ 3 ANOS) de afastamento do exercício profissional.
      e)Somente nas situações em que seja comprovada a participação ativa (OU CONIVÊNCIA) de empresas, instituições, ou outras, elas poderão ser penalizadas nas medidas judiciais cabíveis. 

     

     

     

     

    e) §1º Provada a participação ativa ou conivência de empresas, entidades, instituições ou firmas individuais nas infrações a dispositivos desta lei pelos profissionais delas dependentes, serão estas também passíveis das multas aqui estabelecidas, na proporção de sua responsabilidade, sob pena das medidas judiciais cabíveis.

  •  a) No caso de reincidência na mesma infração, no prazo de dois anos, a multa cabível será elevada ao dobro. (CERTA)

             2º No caso de reincidência na mesma infração no prazo de dois anos, a multa cabível será elevada ao dobro
     

     b) O cancelamento definitivo do registro ocorre somente nos casos de extrema gravidade. (ERRADA)

    III - cancelamento definitivo do registro, nos casos de extrema gravidade ou de reincidência contumaz.
     

     

    c) No caso de infrações, será cobrada multa no valor de até duas vezes a anuidade. (ERRADA)

     I - multa no valor de uma a cinco vezes a anuidade vigente;
     

     d) No caso de suspensões, elas poderão ser de, no mínimo, dois anos de afastamento do exercício profissional. (ERRADA)

    II - suspensão de um a dois anos de exercício da profissão ao Assistente Social que, no âmbito de sua atuação,
    deixar de cumprir disposições do Código de Ética, tendo em vista a gravidade da falta;

     

     

     e) Somente nas situações em que seja comprovada a participação ativa de empresas, instituições, ou outras, elas poderão ser penalizadas nas   medidas judiciais cabíveis. (ERRADA)

     

    Provada a participação ativa ou conivência de empresas, entidades, instituições ou firmas individuais nas infrações a dispositivos desta lei pelos profissionais delas dependentes, serão estas também passíveis das multas aqui estabelecidas, na proporção de sua responsabilidade, sob pena das medidas judiciais cabíveis
    ​​

    LEI No 8.662, DE 7 DE JUNHO DE 1993
     

     


ID
2154733
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação às normatizações regulamentadas pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a)

    Mesmo que contratado sob a nomenclatura de cargos genéricos, o (a) profissional que exerça a função ou atividade de assistente social tem a obrigatoriedade de realizar o registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS). 

  •  a)Mesmo que contratado sob a nomenclatura de cargos genéricos, o (a) profissional que exerça a função ou atividade de assistente social tem a obrigatoriedade de realizar o registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS). 
      b)Há obrigatoriedade de registro nos Conselhos Regionais de Serviço Social somente nos casos dos(as) profissionais contratados(as) sob a nomenclatura de assistente social.
    http://www.cfess.org.br/arquivos/RESCFESS572.pdf


      c)O profissional que declarar falsamente ou omitir a própria inscrição principal perante outro CRESS terá seus dois registros cancelados, não podendo exercer a profissão no prazo de 30 dias.
    http://www.cfess.org.br/arquivos/582.pdf


      d)O (A) assistente social diplomado(a) em país estrangeiro terá o respectivo registro automaticamente deferido no CRESS de sua escolha, conforme acordos diplomáticos.
    http://www.cfess.org.br/arquivos/Res_CFESS_588-2010.pdf


      e)O comprovante de tipo sanguíneo, em 2015, passou a ser obrigatório para a realização da inscrição no CRESS. 
    http://www.cfess.org.br/arquivos/Res_CFESS_588-2010.pdf

     


ID
2154736
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Às pessoas travestis e transexuais, com bacharelado em serviço social, fica assegurado(a) o(a)

Alternativas
Comentários
  • A Resolução nº 615/2011 do Conselho Federal de Serviço Social assegura às pessoas travestis e transexuais o direito à escolha de tratamento nominal a ser inserido na Cédula e na Carteira de Identidade Profissional, bem como nos atos e procedimentos promovidos no âmbito do CFESS e dos CRESS.

  •  a)direito à escolha de tratamento nominal a ser inserido somente na Cédula de Identidade Profissional.
      b)direito à escolha de tratamento nominal a ser inserido somente na Carteira de Identidade Profissional. 
      c)direito à escolha de tratamento nominal a ser inserido na Cédula e na Carteira de Identidade Profissional. 
      d)direito de solicitar, via processo judicial, a inclusão do nome social, na Carteira e na Cédula de Identidade Profissional, que corresponda à forma pela qual se reconheça. 
      e)permissão de utilizar o nome social no ambiente de trabalho, mas, em relação às assinaturas decorrentes do trabalho desenvolvido, deverá constar o nome civil, o qual também constará na Cédula e na Carteira de Identidade Profissional. 

    http://www.cfess.org.br/arquivos/615-11.pdf
     


ID
2154739
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) que regulamenta o procedimento de aplicação de multas pelo Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), em especial, por exercício ilegal da profissão de assistente social, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFESS N° 590,

    Art. 2º. Comprovada a pratica da infração prevista pelo artigo 1º “caput” e parágrafo único, o infrator ficará sujeito ao pagamento de multa, sem prejuízo das medidas administrativas, criminais e cíveis cabíveis, de acordo com a anuidade praticada pelo CRESS competente e em conformidade com a tabela abaixo:
    I- Até 6 (seis) meses ........................................uma anuidade vigente;
    II- superior a seis meses até um ano.................duas anuidades vigentes;
    III- superior a um ano até dois anos...................três anuidades vigentes;
    IV- superior a dois anos até três anos................quatro anuidades vigentes;
    V- superior a três anos até cinco anos................cinco anuidades vigentes

  • a)Comprovada a prática da infração, o (a) infrator(a) ficará sujeito(a) ao pagamento de multa, sem prejuízo das medidas administrativas criminais e cíveis cabíveis. 
    b)Para efeito do cálculo de multa, essa será a partir da data de registro da denúncia no CRESS.
    c)Mesmo com a conivência do órgão empregador, esse não será penalizado, uma vez que a responsabilidade recai totalmente ao (à) assistente social.
    d)O (A) infrator(a) terá prazo de 90 dias, a contar do recebimento da notificação, para pagamento da multa. 
    e)O não pagamento da multa acarretará a inclusão da dívida no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) da região e no cadastro nacional de devedores. 

    http://www.cfess.org.br/arquivos/resol590-2010.pdf

  • GAB.: A

    a)    Comprovada a prática da infração, o (a) infrator(a) ficará sujeito(a) ao pagamento de multa, sem prejuízo das

    medidas administrativas criminais e cíveis cabíveis.

    b)   Para efeito do cálculo de multa, essa será a partir da data de registro da denúncia no CRESS.

     ART 2º § 1ºPara efeito do cálculo da multa, esta passa a ser contada a partir da data do início do exercício sem inscrição no CRESS.

    c)    Mesmo com a conivência do órgão empregador, esse não será penalizado, uma vez que a responsabilidade recai totalmente ao (à) assistente social.

      ART 2º § 2º Provada a participação ativa ou conivência de empresas, entidades, instituições, firmas e outros nas infrações aos dispositivos do artigo 1º “caput” e parágrafo primeiro, serão estas, também, passíveis de multas, na mesma proporção estabelecida pelo presente artigo. 

    d)   O (A) infrator(a) terá prazo de 90 dias, a contar do recebimento da notificação, para pagamento da multa.

    Art. 5º. O infrator terá prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar do recebimento da notificação, para pagamento da multa e, conforme o caso, regularização da irregularidade ou apresentação de impugnação, o que será objeto de comunicação, também, por meio da notificação de que trata o artigo 4º desta Resolução

    e)    O não pagamento da multa acarretará a inclusão da dívida no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) da região e no cadastro nacional de devedores.

    Art. 7º. O não pagamento da multa ensejará a inscrição do débito na Dívida Ativa da União e cobrança através de executivo fiscal, perante a Justiça Federal competente. 

    Fonte: RESOLUÇÃO CFESS N° 590, de 16 de novembro de 2010


ID
2154742
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A sociedade brasileira convive, desde a sua origem, com as desigualdades sociais e econômicas, tendo em vista a prevalência do modo de produção capitalista. As causas fundamentais da existência de riqueza e pobreza estão relacionadas a fatores estruturais e conjunturais das formações sócio-históricas. Com base no exposto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) A pobreza é um fenômeno independente da riqueza.
    b) A riqueza, no sistema capitalista, é originada por questões estritamente religiosas.
    c)A dinâmica reprodutora da riqueza é a mesma que faz crescer a pobreza no modo de produção capitalista. 
    d)A lógica reprodutora da riqueza sustenta-se na inexistência da pobreza.
    e)A riqueza e a pobreza são temas de pouca importância para o serviço social. 
     


ID
2154745
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Um(a) agente fiscal do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) foi demandado(a) por um profissional da área. O relato do(a) assistente social refere-se às condições precárias de trabalho decorrentes do desprestígio do serviço social na relação com outras profissões.
Considerando essa situação hipotética, em relação à abordagem profissional especializada, o (a) agente fiscal

Alternativas
Comentários
  •  a) deve multar a instituição, nesse caso. 
     b) não tem o que fazer nesse caso.
     c) deve solicitar que o (a) profissional mude de instituição de trabalho
     d) deve avaliar as reais condições de trabalho e emitir parecer técnico.
     e) deve evitar falar com outros profissionais que trabalham na instituição. 
     

  • Iads 2016

    O trabalho de fiscalização do(a) agente fiscal pode ser incrementado a partir da utilização de técnicas e recursos para a análise institucional. Esse tipo de trabalho envolve o reconhecimento do objeto institucional e das contradições entre os atores institucionais. Correto


ID
2154748
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação a espaços sócio-ocupacionais, observa-se uma gama variada de inserção dos(as) assistentes sociais. Algumas áreas da política social são destaque em termos de demanda por recrutamento desses profissionais. Assinale a alternativa que identifica os dois principais campos de atuação que empregam o (a) assistente social.

Alternativas
Comentários
  • É UMA QUESTÃO QUE NÃO PRECISA NEM DE UM PROFUNDO CONHECOMENTO. É A REALIDADE DO MEU MUNICIPIO.

  • Saúde e assistência social.


ID
2154751
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

“A história da humanidade é a história da luta de classes.” Marx e Engels proferiram essa frase assinalando uma das principais características da sociedade capitalista. Acerca da relação entre a atuação do(a) assistente social e a luta de classes, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a)sociedade contemporânea não apresenta traços significativos que revelam o conflito de classes. Por isso, o serviço social não intervém nessa esfera. QUESTAO ERRADA,A SOCIEDADE ATUAL APRESENTA TRAÇOS MUITO SIGNIFICATIVOS DE CONFLITO DE CLASSE.

    b)A luta de classes explicita os problemas sociais típicos das sociedades desiguais. Compete assim ao (à) assistente social assumir as rédeas e resolver tal questão. QUESTAO ERRADA. NÃO CABE AO ASSISTENTE SOCIAL TOMAR AS "RÉDEAS DA E RESOLVER". AO ASSISTENTE SOCIAL CONCERNE  AS PRÁTICAS  PEDAGÓGICAS, AS QUAIS : são práticas fundadas nas conquistas emancipatórias da classe trabalhadora e de toda a humanidade – base do projeto ético-político profissional alternativo do Serviço Social,consolidado, nos anos de 1980 e 1990” (ABREU; CARDOSO, 2009:1)

    c)O serviço social se insere na divisão sociotécnica do trabalho como agente mediador dos conflitos de classe, favorecendo os interesses da classe dominante. ERRADA. NÃO É PARA A CLASSE DOMINANTE, MAS SIM PARA A SUBALTERNA.

    d)a luta de classes apresenta particularidades no século 21. Tal condicionante sócio-histórico demanda do serviço social o conhecimento das mediações geopolíticas e econômicas que conformam esse fenômeno. CERTA

    e)A luta de classes é o principal objeto de investigação e intervenção do serviço social. ERRADA. NÃO É  LUTA DE CLASSE E SIM A QUESTÃO SOCIAL. 

  • Questão social = luta de classes
  •  d)

    A luta de classes apresenta particularidades no século 21. Tal condicionante sócio-histórico demanda do serviço social o conhecimento das mediações geopolíticas e econômicas que conformam esse fenômeno.

  • a)A sociedade contemporânea não apresenta traços significativos que revelam o conflito de classes. Por isso, o serviço social não intervém nessa esfera.
      b)A luta de classes explicita os problemas sociais típicos das sociedades desiguais. Compete assim ao (à) assistente social assumir as rédeas e resolver tal questão.
      c)O serviço social se insere na divisão sociotécnica do trabalho como agente mediador dos conflitos de classe, favorecendo os interesses da classe dominante.
      d)A luta de classes apresenta particularidades no século 21. Tal condicionante sócio-histórico demanda do serviço social o conhecimento das mediações geopolíticas e econômicas que conformam esse fenômeno.
      e) A luta de classes é o principal objeto de investigação e intervenção do serviço social.


ID
2154754
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A dimensão técnico-operativa do trabalho do(a) assistente social vem sendo aperfeiçoada nos últimos decênios. Ganha destaque a produção bibliográfica e teórica quanto às ferramentas utilizadas para viabilizar o atendimento às necessidades humanas da população perante as exigências institucionais. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a)O estudo socioeconômico é um recurso utilizado pelo(a) assistente social exclusivamente no campo da assistência social.
    b)O trabalho com grupos como recurso técnico não apresenta diálogo com a teoria marxiana. 
    c)A visita domiciliar deve ser realizada apenas por profissional do serviço social.
    d)A abordagem de família não constitui atividade do rol de competências profissionais do(a) assistente social.
    e)A entrevista assegura à pessoa entrevistada a garantia do sigilo das informações prestadas. 


ID
2154757
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O padrão de acumulação flexível engendrou relações de trabalho precárias, pautadas na lucratividade e no acesso rápido a bens e serviços. O (A) assistente social se inscreve nessa dinâmica, submisso(a) aos ditames de contratos de trabalho temporários, terceirização de serviços e redução de direitos. Assim sendo, o perfil profissional requerido para fazer frente aos postulados hegemônicos da ordem instituída caracteriza-se por ser

Alternativas
Comentários
  •  c) ético e político.


ID
2154760
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O estágio supervisionado constitui etapa primordial na formação profissional. O serviço social avançou, nos últimos anos, ao elaborar a Política Nacional de Estágio (PNE), assegurando a estagiários e supervisores de estágio parâmetros para a realização de um trabalho educativo. Em relação ao tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Achei a justificativa da alternativa correta: Resolução 533 - CFESS

    Art 1º, parágrafo 6º. Cópia da lei, letra "e"

  •  a) Em situações atípicas, é dispensável a presença de supervisor(a) de estágio na instituição. 
     b)O (A) estudante de serviço social de educação a distância deve ser preterido(a) nas seleções de estágio, considerando os limites da respectiva formação.
     c)O estágio supervisionado é uma atividade curricular obrigatória que se configura a partir da inserção do(a) aluno(a) no espaço socioinstitucional, o que pressupõe supervisão exclusiva de um(a) profissional do campo. 
     d)Ao estágio não obrigatório não se aplicam a PNE nem a Resolução do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) n° 533/2008.
     e)Compete aos Conselhos Regionais de Serviço Social a fiscalização do exercício profissional do(a) assistente social supervisor(a) nos referidos campos de estágio.

    http://www.cfess.org.br/arquivos/Resolucao533.pdf


ID
2154763
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Determinado(a) assistente social de uma empresa privada solicitou estagiário(a) para contribuir com o processo formativo e colaborar com a instituição empregadora. Um(a) agente social do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) foi assim recrutado(a) para verificar os aspectos que deveriam estar em consonância com os postulados éticos e políticos do serviço social.
No que tange à supervisão de estágio, e com base na situação hipotética apresentada, assinale a alternativa correta quanto ao trabalho de fiscalização do CRESS.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º;Parágrafo único. Para sua realização, a instituição campo de estágio deve assegurar os seguintes requisitos básicos: espaço físico adequado, sigilo profissional, equipamentos necessários, disponibilidade do supervisor de campo para acompanhamento presencial da atividade de aprendizagem, dentre outros requisitos, nos termos da Resolução CFESS nº 493/2006, que dispõe sobre as “condições éticas e técnicas do exercício profissional do assistente social.

     

  •  a)A instituição campo de estágio deve assegurar principalmente espaço físico adequado.
      b)Para a realização do estágio, a instituição campo de estágio deve assegurar apenas equipamentos necessários para o trabalho. 
      c)Para a realização do estágio, a instituição campo de estágio deve assegurar somente a disponibilidade do(a) supervisor(a) de campo para acompanhamento presencial da atividade de aprendizagem. 
      d)Para a realização do estágio, a instituição campo de estágio deve assegurar os seguintes requisitos básicos: espaço físico adequado, sigilo profissional, equipamentos necessários, disponibilidade do supervisor(a) de campo para acompanhamento presencial da atividade de aprendizagem. (INCOMPLETO)
      e)Para a realização do estágio, a instituição campo de estágio deve assegurar os seguintes requisitos básicos: espaço físico adequado, sigilo profissional, equipamentos necessários, disponibilidade do(a) supervisor(a) de campo para acompanhamento presencial da atividade de aprendizagem, entre outros requisitos, definidos em regulamentação do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). 

    http://www.cfess.org.br/arquivos/Resolucao533.pdf


ID
2154766
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao proferir conferências quanto à cidadania, Thomas Humphrey Marshall (1967) propõe-se a perscrutar a obra do economista Alfred Marshall para discutir as possibilidades de enfrentamento das desigualdades sociais via acesso a direitos. Alfred Marshall aposta na política de educação universalizada como mecanismo de redução das desigualdades, sinalizando como essencial no debate a análise das derivações da instituição de normativas que ampliaram direitos ao conjunto de toda a população. Ao estabelecer a discussão teórica e política, o autor recorre às bases histórica e empírica do contexto inglês, analisando tanto a evolução cronológica quanto a definição estrutural da composição de cada elemento da cidadania, das garantias de direitos que foram assegurados ao longo do processo histórico.
Considerando essas informações, no que se refere à cidadania ensejada no processo histórico de conquista de direitos, é correto afirmar que os direitos

Alternativas
Comentários
  • Ver http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-44782006000200016

  • Excelente texto que Cris Rodrigues apresentou como bibliografia.

    Vale a pena ler!!

    Obrigada, Colega!!

  • Acabei de assistir uma aula sobre NOÇOES DE CIDADANIA e o professor diz que PRIMEIRO se GARANTIU os DIREITOS CIVIS ( os diretos basicos) PARA DEPOIS GARANTIREM os DIREITOS SOCIAIS. Ou seja, primeiro se garante a BASE ( direitos civis) para depois GARANTIR OS OUTROS DIREITOS. E na minha humilde visão faz todo o SENTIDO. 

    https://www.youtube.com/watch?v=6174vmBMpEs&t=282s

    O VIDEO TEM 21 MINUTOS. NO MINUTO 7:00 ELE FALA EXATAMENTE SOBRE O QUE EU FALEI ACIMA.

    DESISTIR JAMAIS, GALERA!!!

  • De acordo com o artigo : Direitos no Brasil: necessidade de um choque de cidadania, disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-44782006000200016:

    A partir desta premissa, Murilo de Carvalho expõe aquela que será a idéia central de seu trabalho, argumentando que a lógica da seqüência descrita por Marshall foi invertida no Brasil: a pirâmide dos direitos foi colocada de cabeça para baixo. Aqui, primeiro vieram os direitos sociais, nos anos 1930, implantados em período de supressão dos direitos políticos e de redução dos direitos civis por Getúlio Vargas, um ditador que se tornou popular – o que explicaria, em parte, a origem do Estado clientelista no país. O autor verifica que a falta de liberdade política sempre foi compensada pelo autoritarismo do Brasil pós-1930, com o paternalismo social.

  • Considerei o presuposto dos direitos de 1ª( direitos civis e politicos)  e 2ª geração ( direitos sociais) do Direito Constitucional. 

    Mas José murilo de carvalho me sacaneou nessa inversão da pirâmede eu cai de cara no ERRO!

  • Civis foram conquistados depois dos direitos sociais no Brasil.


ID
2154769
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As instâncias de controle democrático e participação cidadã, no bojo das políticas públicas, são também polos de atuação do(a) assistente social. Espera-se desse(a) profissional um conjunto de requerimentos para estar conectado(a) ao movimento denso entre poder público e sociedade civil. Entre as competências do(a) assistente social partícipe de Conselhos de Direitos e Conferências, destaca-se, fundamentalmente, a capacidade de

Alternativas
Comentários
  • "Mas, de acordo com a autora, "os Conselhos Municipais não podem ser observados apenas pela colaboração que fornecem" no que se refere à administração da PNAS, pois "Ante qualquer prerrogativa, eles são espaços de construção social das relações políticas de suas respectivas comunidades". Assim, o que se pretende é a transformação das práticas políticas. Para tanto, devem abrir espaço para a interlocução e a negociação entre as várias tendências presentes, prática necessária para o aprofundamento da experiência democrática que possa explicitar, sem constrangimentos, ideias e intencionalidades sobre as matérias que são objetos de deliberação (BIDARRA, 2005)."

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802012000200003


ID
2154772
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As transformações recentes ocorridas no modo de produção capitalista denotam exigências diversas do(a) assistente social. As contradições ensejadas pela hegemonia do capital financeiro trazem à tona pedidos de mudança da ordem instituída, muitas vezes ocultados pela utilização do aparato estatal para fins de controle social. Acerca desse assunto, é correto afirmar que o serviço social

Alternativas
Comentários
  • "Por outro lado, a matriz crítica, por sua vez, principia intenso caráter de denúncia das formas expressas no passado recente e radica a posição abertamente contrária ao atrelamento profissional ao ciclo de reprodução do capital. Infunde posição ideopolítica voltada à transformação das estruturas sociais e localiza a profissão enquanto instrumento ativo de mudança social." Página 107.

    https://www.capes.gov.br/images/stories/download/pct/2017/Teses-Premiadas/Servico-Social-Marileia-Goin.PDF


ID
2154775
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social

As premissas éticas que fundaram o serviço social como profissão repousam nos valores religiosos cristãos. De matriz idealista e visão metafísica, o discurso profissional localiza-se eivado de preconceitos sociais. Em relação ao atual formato do estatuto deontológico do serviço social, o (a) assistente social

Alternativas

ID
2154778
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação às diretrizes curriculares da formação em serviço social, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  c)

    As diretrizes curriculares em serviço social são portadoras de uma direção profissional e ideopolítica transmutada nos projetos pedagógicos de cada curso. 

  • a)As atuais diretrizes curriculares estabelecem uma orientação para a formação do(a) assistente social, com vistas a gerar um perfil profissional mais técnico que político
     b)As diretrizes curriculares em serviço social apresentam referenciais de natureza eminentemente teórica, sem ênfase na prática. 
     c)As diretrizes curriculares em serviço social são portadoras de uma direção profissional e ideopolítica transmutada nos projetos pedagógicos de cada curso. 
     d)No que tange às diretrizes curriculares em serviço social, afirma-se que a dimensão ético-política é dominante em relação às dimensões técnico-operativa e teórico-metodológica.
     e)As diretrizes curriculares sinalizam eixos que devem ser seguidos à risca pelas unidades de ensino. 


ID
2154781
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A categoria mediação foi utilizada na teoria marxista como recurso heurístico para apreensão dos fenômenos sociais. Quanto à categoria mediação no serviço social, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  a)A captura das mediações implica, principalmente, acessar a aparência dos objetos reais.
      b) As mediações são lócus de intervenção profissional.
      c)A apreensão das mediações implica articular conteúdos da realidade com as determinações sócio-históricas que o atravessam e conformam os fenômenos sociais.
      d) A mediação ontológica do ser social é a resolução de conflitos. 
      e) A mediação reflexiva do ser social é o trabalho. 

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/Y6O09Vi7X17oOE584R0e.pdf

  • A mediação é uma das categorias centrais da dialética, inscrita no contexto da ontologia do ser social e que possui uma dupla dimensão: ontológica - que pertence ao real, está presente em qualquer realidade independente do conhecimento do sujeito e reflexiva - elaborada pela razão, para ultrapassar o plano da imediaticidade (aparência) em busca da essência, necessita construir intelectualmente mediações para reconstruir o próprio movimento do objeto. Ou seja, a “[...] sua construção se consolida tanto por operações intelectuais, como valorativas apoiadas no conhecimento crítico do real, possibilidade fundamentalmente pela intervenção da consciência”. (Martinelli, 1993, p. 137).

     

    FONTE : A IMPORTÂNCIA CATEGORIA MEDIAÇÃO PARA O SERVIÇO SOCIAL
    Autoras: Josiane Moraes1 e Maria Lúcia Martinelli2


ID
2154784
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O trabalho de pesquisa representa um dos eixos de intervenção profissional do(a) assistente social. Supondo que ao (à) agente fiscal do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) fosse solicitado o levantamento do perfil do(a) assistente social de uma determinada localidade, os métodos utilizados para configuração e análise desse perfil são

Alternativas
Comentários
  •  a) quantitativos, a partir do levantamento por questionário e por análise estatística.
     b) mistos, a partir do levantamento por questionários, por entrevistas e por análise estatística (incompleto).
     c) qualitativos, a partir do levantamento por questionário e por análise de conteúdo. 
     d) mistos, a partir do levantamento por questionário, por entrevistas e por análise estatística e de conteúdo.
     e) mistos, a partir do levantamento por entrevistas e por análise de conteúdo (incompleto). 
     

  • A pesquisa com métodos mistos combina os métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos e tem por objetivo generalizar os resultados qualitativos, ou aprofundar a compreensão dos resultados quantitativos, ou corroborar os resultados (qualitativos ou quantitativos).

    A análise de conteúdo, numa abordagem qualitativa, ultrapassa o nível manifesto, articulando o texto com o contexto psicossocial e cultural. Naturalmente a opção por uma ou outra destas alternativas corresponde também ao assumir de determinados pressupostos epistemológicos e de pesquisa, sejam eles explicitados ou não.

    A análise qualitativa de dados pode ser conduzida usando uma ampla gama de métodos, estruturas teóricas e análises conceituais. Algumas abordagens comumente usadas incluem: análise de conteúdo qualitativa, Teoria Fundamentada nos Dados e análise de discurso


ID
2154787
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O exercício profissional do(a) assistente social é hoje regulado e orientado normativamente por um conjunto de resoluções do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). Nesse sentido, cumpre destacar as particularidades do trabalho realizado conforme a área de atuação, seja na assistência social, na previdência, na educação, na habitação, entre outras. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta uma dimensão da intervenção profissional no âmbito da assistência social.

Alternativas
Comentários
  • 4. uma dimensão de gerenciamento, planejamento e execução direta de bens e serviços a indivíduos, famílias, grupos e coletividade, na perspectiva de fortalecimento da gestão democrática e participativa, capaz de produzir, intersetorial e interdisciplinarmente, propostas que viabilizem e potencializem a gestão em favor dos/as cidadãos/ãs;

     

    FONTE: http://www.cfess.org.br/arquivos/Cartilha_CFESS_Final_Grafica.pdf

     

    GAB. D

  • As competências específicas dos/as assistentes sociais, no âmbito da política de Assistência Social, abrangem diversas dimensões interventivas, complementares e indissociáveis:
    1. uma dimensão que engloba as abordagens individuais, familiares ou grupais na perspectiva de atendimento às necessidades básicas e acesso aos direitos, bens e equipamentos públicos. Essa dimensão não deve se orientar pelo atendimento psicoterapêutico a indivíduos e famílias (próprio da Psicologia), mas sim à potencialização da orientação social, com vistas à ampliação do acesso dos indivíduos e da coletividade aos direitos sociais;
    2. uma dimensão de intervenção coletiva junto a movimentos sociais, na perspectiva da socialização da informação, mobilização e organizaçãopopular, que tem como fundamento o reconhecimento e fortalecimento da classe trabalhadora como sujeito coletivo na luta pela ampliação dos direitos e responsabilização estatal;
    3. uma dimensão de intervenção profissional voltada para inserção nos espaços democráticos de controle social e construção de estratégias para fomentar a participação, reivindicação e defesa dos direitos pelos/as usuários/as e trabalhadores/as nos Conselhos, Conferências e Fóruns da Assistência Social e de outras políticas públicas;
    4. uma dimensão de gerenciamento, planejamento e execução direta de bens e serviços a indivíduos, famílias, grupos e coletividade, na perspectiva de fortalecimento da gestão democrática e participativa, capaz de produzir, intersetorial e interdisciplinarmente, propostas que viabilizem e potencializem a gestão em favor dos/as cidadãos/ãs;
    5. uma dimensão que se materializa na realização sistemática de estudos e pesquisas que revelem as reais condições de vida e demandas da classe trabalhadora, e possam alimentar o processo de formulação, implementação e monitoramento da política de Assistência Social;
    6. Uma dimensão pedagógico-interpretativa e socializadora de informações e saberes no campo dos direitos, da legislação social e das políticas públicas, dirigida aos/às diversos/as atores/atrizes e sujeitos da política: os/as gestores/as públicos/as, dirigentes de entidades prestadoras de serviços, trabalhadores/as, conselheiros/as e usuários/as.

    http://www.cfess.org.br/arquivos/Cartilha_CFESS_Final_Grafica.pdf


ID
2154790
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O propalado debate em torno do conceito de questão social e da respectiva aplicabilidade no serviço social ganha corpo no final da década de 1990, beirando o século 21. Observam-se tendências distintas na qualificação dessa discussão. Em essência e de acordo com os postulados das Diretrizes Curriculares do Serviço Social, é correto definir questão social como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

  •  a) vários tipos de problemas sociais.
      b)resultante da explicitação e da problematização das expressões das desigualdades sociais, a partir da ação política organizada de sujeitos. 
      c) o inverso de política social.
      d) rito de passagem entre uma demanda individual e uma resposta institucional.
      e)forma de conquista de direitos com base em negociações técnicas e políticas.


ID
2154793
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

(...) nunca foi tão necessário questionar: educar para que e em qual direção? Concordamos com Mészáros (2008) na defesa da existência de práticas educacionais que permitam trabalhar as mudanças necessárias para a construção de uma sociedade que liberte o ser humano da dominação do capital, e onde a função da educação seja a de contribuir para transformar o (a) trabalhador(a) em um sujeito político capaz de modificar a realidade. É nessa perspectiva que nos somamos à luta de que a educação não deve servir aos interesses do mercado, mas ao atendimento das necessidades humanas, na medida em que pode contribuir, no âmbito da disputa hegemônica, com a superação da lógica desumanizadora do capital, que se fundamenta na desigualdade, na exploração, no individualismo, no lucro e na competição.
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS-CRESS. Brasília, 2012. Disponível em: <htp://cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_POL-EDUCACAO-PERMANENTE.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2016, com adaptações. 

A educação profissional do serviço social se orienta por eixos que impelem o (a) assistente social a manter-se atualizado(a) do ponto de vista de conhecimentos, habilidades e atitudes. Isso implica estar antenado(a) às mudanças da realidade e preparado(a) para intervir quando demandado. Com relação ao Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e ao Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), no que se refere à política de educação permanente do conjunto CFESS-CRESS, é correto afirmar que a educação permanente do(a) assistente social 

Alternativas
Comentários
  •  b)

    compreende a habilitação do(a) profissional do ponto de vista da educação popular, política, acadêmica e profissional. 

  •  a)deve estar focada na dimensão acadêmica.

     b)compreende a habilitação do(a) profissional do ponto de vista da educação popular, política, acadêmica e profissional. 

     c)é viabilizada por centros de formação do conjunto CFESS-CRESS. 

     d)é monitorada pelos(as) agentes fiscais do CRESS. 

     e)está dissociada da criação dos espaços públicos de discussão. 


ID
2154796
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) é espaço de atuação do(a) agente fiscal, profissional do serviço social. Esse(a) profissional é responsável por efetuar a seguinte atividade:

Alternativas
Comentários
  • "A fiscalização do exercício profissional é função da COFI (Comissão de Orientação e Fiscalização) e a ação de fiscalizar é objeto de trabalho da Agente Fiscal, que realiza visita aos assistentes sociais em seus espaços ocupacionais com objetivo de apreender a realidade onde atuam, as ações que desenvolvem, as condições de trabalho, o nível de capacitação, grau de satisfação com a profissão, entre outros; realiza também visitas de averiguação de irregularidades, apura denúncias ou informações, que são apresentadas à direção do CRESS para as providências necessárias. Sua função é orientar os Assistentes Sociais para uma prática responsável e conseqüente, priorizando o ético-político e técnico-operativo na sua ação interventiva/mediadora."

    http://www.cress-pa.org.br/conteudo.php?fIdPost=103


ID
2154799
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O trabalho de fiscalização do(a) agente fiscal pode ser incrementado a partir da utilização de técnicas e recursos para a análise institucional. Esse tipo de trabalho envolve o (a)

Alternativas
Comentários
  •  a)

    reconhecimento do objeto institucional e das contradições entre os atores institucionais.

  • a)reconhecimento do objeto institucional e das contradições entre os atores institucionais.
    b) institucionalização dos profissionais.
    c)desvencilhamento entre a estrutura social e as regulamentações organizacionais.
    d)priorização dos riscos econômicos em relação às vulnerabilidades sociais.
    e)fortalecimento do poder instituído.