SóProvas



Prova PUC-PR - 2017 - Prefeitura de São José dos Pinhais - PR - Técnico em Enfermagem


ID
3966367
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia a conclusão do artigo Produção científica na medicina em projetos de pesquisa financiados pela agência Fapemig.

O presente estudo focou a geração de produtos científicos e a formação de recursos humanos qualificados a partir dos Editais Universais financiados pela Fapemig na área médica. Entre os produtos científicos gerados, houve prevalência de apresentação de resumos científicos em congressos nacionais e estrangeiros, formação de recursos humanos qualificados (orientação de iniciação científica, mestrado, doutorado) e publicação de artigos científicos nacionais e estrangeiros. Todos os projetos aprovados foram oriundos de instituições públicas, incluindo universidades e outros órgãos públicos, como hospitais e institutos. É preciso conduzir estudos com metodologias similares, que possibilitem uma reflexão e melhor compreensão dos produtos científicos oriundos de projetos de pesquisa financiados por agências de pesquisa.

Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v33n3/13.pdf. Acesso em 10/05/17.

Indique a alternativa que apresenta uma inferência FALSA em relação ao conteúdo do texto.

Alternativas

ID
3966370
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Segundo Pinker (2016), “a brevidade é a alma da razão e de muitas outras virtudes ao escrever.” Isso significa que muitas expressões prolixas podem e devem ser trocadas por alternativas mais enxutas para melhorar a qualidade do texto.
As alternativas abaixo apresentam na coluna 2 uma opção mais enxuta para a expressão da coluna 1. Apenas uma delas é uma proposta INADEQUADA; indique-a.

Alternativas

ID
3966373
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia a introdução de um artigo disponibilizado no GEN Medicina, um portal que oferece conteúdo científico exclusivo da área da saúde. Com base no conteúdo desse fragmento, avalie qual(is) dos segmentos apresentados nas asserções são informações coerentes com o tema abordado e, desse modo, poderia(m) constar na sequência do artigo.

A entrevista clínica não é uma conversa como outra qualquer!

Entende-se qualquer entrevista como uma técnica de trabalho, durante a qual duas pessoas, em concordância formal ou implícita, se encontram para uma conversa, cuja característica principal é estar relacionada com os objetivos de ambos.
É tão especial a entrevista clínica que ela tem nome diferente – anamnese. O papel de uma dessas pessoas – no caso, o médico ou o estudante de medicina – é coletar informações, enquanto o da outra – o paciente – é de fornecê-las. Diferentemente de outras entrevistas, no caso da médica o objetivo não fica restrito a obter informações. Outro objetivo é estabelecer um bom relacionamento entre o médico e o paciente, condição fundamental para uma boa prática médica.
Há muitas maneiras de se fazer uma entrevista; melhor dizendo, há diferentes técnicas, mas em todas devem ser destacadas a arte do relacionamento e o processo comunicacional. Primeiramente, deve ficar claro que uma entrevista médica não é uma conversa como qualquer outra! [...]

Fonte: http://genmedicina.com.br/2017/05/19/a-entrevista-clinica-nao-e-uma-conversa-como-outra-qualquer-dr-celmo-celeno-porto/ Acesso em 12/05/17.

I. Uma questão relevante, mas nem sempre considerada, é o registro dos dados obtidos durante a entrevista. Anotações de próprio punho das informações mais importantes é a maneira habitual. Contudo, cresce cada vez mais a utilização de computadores. A gravação de entrevistas, que esteve em moda há alguns anos, praticamente está abolida na prática médica, tornando-se restrita a alguns tipos de pesquisa. Não é proibido “digitar” as informações obtidas; no entanto, a atenção exagerada ao computador é nociva.

II. A entrevista tem a função de informar as pessoas sobre algum acontecimento social ou fazer com que o públicoalvo conheça as ideias e opiniões da pessoa que é entrevistada. O entrevistador deve se posicionar e falar de maneira correta, mantendo uma boa aparência e causando boa impressão.

III. As entrevistas em grupo, que podem ser realizadas com o objetivo de agilizar o processo ou ainda checar adaptabilidade do candidato ao contato grupal. Nesta modalidade podem ser verificados itens como características de liderança, desprendimento ou facilidade de relacionamento.

Indique a alternativa que corresponde à resposta CORRETA.

Alternativas

ID
3966376
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Nas bulas de remédios, na parte de orientações ao paciente, os termos próprios da área da saúde geralmente vêm acompanhados de uma explicação em linguagem popular. Em uma das alternativas abaixo, a explicação entre parênteses NÃO CORRESPONDE ao termo técnico. Indique-a.

Alternativas
Comentários
  • micótica = FUNGO e não bactéria. Mesmo assim, achei a questão mal formulada.


ID
3966379
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as três versões da reescrita destes fragmentos de texto para avaliar qual(is) dela(s) mantém(êm) o mesmo teor de informação da versão original.

Fragmentos de texto:

Devido às movimentações que exige das políticas de saúde e às implicações socioeconômicas, o problema da síndrome de burnout deve ser abraçado e trabalhado também pelos médicos, inclusive pelos psiquiatras, como desafio científico, diagnóstico e terapêutico (Brekalo-Lazarević et al., 2010). O conhecimento atual mostra que a síndrome de burnout é uma precursora ou um fator de risco para a doença depressiva (Elinson et al., 2004).

I. De acordo com Brekalo-Lazarević et al. ( 2010), os médicos, inclusive psiquiatras, têm como desafio científico, diagnóstico e terapêutico dedicar-se ao problema da síndrome de burnout, pois há evidências de que ela seja precursora ou um fator de risco para a doença depressiva (Elinson et al., 2004). Trata-se de uma necessidade premente, visto que a questão dessa síndrome apresenta implicações socioeconômicas e exige movimentações das políticas de saúde.

II. Elinson et al. (2004) esclarecem haver evidências de que a síndrome de burnout seja precursora ou um fator de risco para a doença depressiva. Por exigir movimentações das políticas de saúde e envolver questões socioeconômicas, o problema dessa síndrome é uma causa a ser abraçada e trabalhada por médicos, inclusive pelos psiquiatras, como desafio científico, diagnóstico e terapêutico (Brekalo-Lazarević et al., 2010).

III. O problema da síndrome de burnout deve ser abraçado e trabalhado também pelos médicos, inclusive pelos psiquiatras, como desafio científico, diagnóstico e terapêutico, devido às movimentações que exige das políticas de saúde e às implicações socioeconômicas. Atualmente, considera-se que a síndrome de burnout é uma precursora ou um fator de risco para a doença depressiva (Elinson et al., 2004 e Brekalo-Lazarević et al., 2010).

Indique a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
3966382
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em todos os segmentos a seguir (extraídos de um artigo publicado em periódico da área de Medicina), observa-se o emprego de mesmo(s) e mesma(s). Em nenhum dos casos, essa palavra foi usada de acordo com a norma-padrão. Indique a alternativa que apresenta uma proposta para substituir esses termos, de modo que todos os segmentos - mantendo a informação original - respeitem o padrão formal da língua.

I. Em relação ao médico de família, é quase geral entre os entrevistados o clamor por uma melhor formação do mesmo, inclusive no que tange à atenção à criança.
II. Utilizando metodologia qualitativa e entrevistas semi-estruturadas, foram entrevistados pediatras e médicos de família de dez equipes indicadas pelos gestores como as de melhores resultados. O objetivo foi conhecer a visão dos mesmos sobre a atenção à saúde da criança por eles praticada, o papel de cada um e a existência do pediatra no programa.
III. Chama a atenção o envolvimento de uma grande variedade de profissionais da equipe nessas ações, enquanto a maioria dos pediatras prefere não participar das mesmas. Trata-se de situação surpreendente, pois seria esperada uma atuação mais proativa e mesmo de liderança do pediatra em relação ao tema.
IV. Para verificar na prática como se deu a atenção à saúde da criança e adolescente nas ESF dos médicos entrevistados, foi pedido aos mesmos que descrevessem as ações desenvolvidas nessa área

Com relação aos termos destacados, indique a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3966385
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Jonathan tinha X reais em sua carteira quando saiu no sábado pela manhã. Pretendia comprar uma jaqueta de couro, fazer uma doação a uma instituição infantil, realizar algumas compras no mercado e por fim passar numa confeitaria para comprar doces para um café da tarde com os amigos. Sabe-se que ele gastou 2/3 do que tinha para comprar a jaqueta, depois 1/5 do que restou foi entregue para uma determinada instituição infantil. Em seguida, com o saldo restante, ainda disponível, fez uma compra no mercado que consumiu 1/4 desse saldo. Na sequência, antes de voltar para casa, gastou metade na confeitaria. Qual a quantia em porcentagem, sobre o valor inicial, que ainda restou para Jonathan?

Alternativas
Comentários
  • Primeiro atribuí um valor múltiplo das frações descritas no enunciado. Escolhi 900,00.

    Inicialmente ele gastou 2/3 do que tinha para comprar a jaqueta, então gastou 600,00 e restou 300,00.

    Depois 1/5 do que restou foi entregue para uma determinada instituição infantil, ou seja, 1/5 de 300,00. Entregou 60,00 e ficou com 240,00.

    Com o saldo restante, ainda disponível, fez uma compra no mercado que consumiu 1/4 desse saldo. Gastou 60,00 e de sobrou 180,00.

    Na sequência, antes de voltar para casa, gastou metade na confeitaria. Ou seja, gastou 90,00 e ficou com 90,00.

    Se 900,00 é 100%,

    90,00 é 10% do total.

  • Total = X

    Jaqueta = 2/3X, sobra 1/3X;

    Instituição = (1/3 - 1/5*1/3)X, Sobra 4/15X

    Mercado = (4/15 - 1/4*4/15)X = 12/60, Sobra 1/5X

    Cafeteria = (1/5 /2)X = (1/10)X = 0,1X ou 10% de X

  • GABARITO: Letra B

    1) Tenho X

    2) Se gastei 2/3, então restou 1/3

    3) Se gastei 1/5, então restou 4/5 do valor do passo 2

    4) Se gastei 1/4, então restou 3/4 do valor do passo 3

    5) Se gastei metade, então restou metade do valor do passo 4

    É só multiplicar X pelo que restou

    X*(1/3)*(4/5)*(1/4)*(3/4)*(1/2) = Quanto restou

    Restou = x/10%

    X era meu valor inicial e está sendo dividido por 10. Ou seja, é isso que restou do valor original X.


ID
3966388
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Claudio, Ana e José estão em uma quadra de basquete de uma praça no bairro onde moram. Conhecendo seus desempenhos, sabe-se que a probabilidade de que Claudio acerte um arremesso de lance livre é igual a 3/4, a probabilidade de que Ana acerte um arremesso de lance livre é 3/5 e a probabilidade de que José acerte um arremesso de lance livre é igual a 1/3. Se os três vão fazer apenas um arremesso de lance livre, qual é a probabilidade de que no mínimo dois deles acertem o arremesso?

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é bem legal e tranquila de resolver, mas requer um pouco de atenção.

    Notem que ele pede a chance de que no mínimo dois dos três acertem o arremesso.

    Isso é o mesmo que dizer que devemos tirar a chance de eles não acertarem nenhum arremesso P (x = 0) e um arremesso P (x = 1).

    Portanto, matematicamente, isso fica: 1 - [P (x = 0) + P (x = 1)].

    O 1 representa o "todo", ou seja, o 100%. Tirando as chances de nenhum arremesso certo e de um único arremesso certo, temos o que o enunciado pede: no mínimo dois arremessos, sendo que a chance de 2 arremessos corretos satisfaz a questão ou a chance de 3 arremessos corretos também satisfaz a questão.

    Calculando a probabilidade de todos errarem seus arremessos:

    P (x = 0):

    E x E x E: O enunciado nos dá a chance que cada um tem de acertar o arremesso, portanto, o complemento de cada fração é a chance das mesmas pessoas errarem.

    Notem: Claudio tem uma chance de 3/4 de acertar o arremesso. Sendo assim, ele possui 1/4 de chance de errar o mesmo arremesso.

    O mesmo ocorre pros outros. Ana tem 2/5 de chances de errar seu arremesso e José tem 2/3 de chances de errar.

    Multiplicando essas três probabilidades, obtemos: 1/4 * 2/5 * 2/3 = 4/60.

    Guardem esse valor, pois ele será usado mais pra frente.

    Agora, calculamos a chance das três pessoas acertarem um arremesso apenas.

    Aqui devemos ter um pouco de atenção para não errarmos na conta, mas é tranquilo.

    Vejam:

    Temos a possibilidade de Claudio acertar e os outros dois errarem.

    Temos também a possibilidade de Ana acertar e os outros dois não.

    Temos ainda a chance de José acertar e os outros dois errarem.

    Lembrando que a ordem dos arremessos não importa, ou seja, a chance é a mesma se o acerto correto for ou o primeiro ou o segundo ou o terceiro:

    A x E x E (arremesso acertado na primeira oportunidade)

    E x A x E (arremesso acertado após alguém errar o primeiro arremesso)

    E x E x A (arremesso acertado na última oportunidade)

    Todas essas três configurações possuem a mesma chance de acontecer.

    Voltando à configuração de que Claudio acerte e os outros dois errem. Isso fica:

    3/4 (chance do Claudio acertar) x 2/5 (chance de Ana errar) x 2/3 (chance de José errar). Isso fica: 12/60

    Agora, temos também a chance de Ana acertar e os outros dois não. Isso fica:

    1/4 (chance de Claudio errar) x 3/5 (chance de Ana acertar) x 2/3 (chance de José errar). Isso fica: 6/60

    Por último, temos a chance de José acertar e os outros dois não. Isso fica:

    1/4 (chance de Claudio errar) x 2/5 (chance de Ana errar) x 1/3 (chance de José acertar). Isso fica: 2/60

    Todo esse cálculo foi para a chance de um único arremesso ser acertado. Temos agora de somar esses três resultados.

    P (x=1) = 12/60 + 6/60 + 2/60 = 20/60

    Finalmente, temos:

    P (x>=2) = 1 - [P (x = 0) + P (x = 1)] = 1 - (4/60 + 20/60) = 1 - 24/60 = 36/60 = 3/5.

    Resposta: Letra "A".

    Espero que tenha ficado fácil de entender e não tenha ficado longa a minha explicação.

    Bons estudos =).

  • Alternativamente, podemos calcular diretamente a chance de dois arremessos serem acertados ou a chance de três serem acertados.

    P (x = 2) + P (x = 3).

    Para P (x = 2):

    Claudio e Ana acertam, mas José erra: 3/4 * 3/5 * 2/3 = 18/60

    Claudio e José acertam, mas Ana erra: 3/4 * 2/5 * 1/3 = 6/60

    Claudio erra, mas Ana e José acertam: 1/4 * 3/5 * 1/3 = 3/60

    Somando essas três possibilidades, temos: 27/60.

    Para o evento em que todo mundo acerta os seus arremessos:

    P (x = 3): 3/4 * 3/5 * 1/3 = 9/60.

    Somando as duas frações: P (x = 2) + P (x = 3) = 27/60 + 9/60 = 36/60 = 3/5.

  • fiz de modo bem mais tranquilo = 3/4x3/5 ou(+) 3/4 x 3/5 x 1/3 fazendo o corte temos e somando 12/20 simplificando 3/5

  • ERREI MAS CONSEGUI!!

    FÉ!!!!!!!!!!!!!!!!


ID
3966391
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considerando as relações de equivalências lógicas, determine qual ou quais proposição(ões) apresentada(s) nas alternativas dadas é ou são equivalente(s) à proposição abaixo.

“O enfermeiro não dorme bem à noite ou os médicos são felizes.”

I. Se o enfermeiro dorme bem à noite, então os médicos são felizes.
II. Se os médicos são felizes, então o enfermeiro não dorme bem à noite.
III. Se o enfermeiro não dorme bem à noite, então os médicos são felizes.
IV. Se os médicos não são felizes, então o enfermeiro não dorme bem à noite.
V. Se o enfermeiro dorme bem à noite, então os médicos não são felizes.

Alternativas
Comentários
  • "O enfermeiro não dorme bem à noite ou os médicos são felizes"

    A primeira opção é usar a equivalência do -> (se...então) e do v (ou). Então nega a primeira, troca o conectivo, e mantém a segunda.

    "Se o enfermeiro dorme bem à noite, então os médicos são felizes" (PROPOSIÇÃO I)

    A segunda opção de equivalência é pegar a sentença obtida acima e usar o teorema contra recíproco. É só voltar negando, mantendo o "se...então".

    "Se os médicos não são felizes, então o enfermeiro não dorme bem à noite" (PROPOSIÇÃO IV)

    Resposta letra "D"

  • Equivalentes Lógicas:

    P ∨ Q 《=》 ~ P → Q 《=》 ~ Q → P

    Gabarito D.

  • Muito top a questão.

  • Questão fraquinha p quem domina o assunto, pois fez a equivalência da Disjunção Inclusiva convertendo-a numa Condicional e depois aplicou a esta condicional a regra da contrapositiva, I e IV

  • ~p ---> q = p ----> q = ~q ---> ~p


ID
3966397
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Com todas as permutações dos números 4, 5, 6, 7 e 8, escrevemos vários números em ordem crescente. Na contagem dos números, a posição que o número 67485 ocupa é

Alternativas

ID
3966403
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No regime disciplinar previsto pela Lei nº 8.112/1990, existem vários deveres e vedações ao servidor público civil. Verifique a veracidade das proposições abaixo descritas e assinale a alternativa CORRETA.

I. É dever do servidor público exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo.
II. É vedado ao servidor público levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração.
III. É vedado ao servidor público ser acionista ou cotista de pessoa jurídica.
IV. São deveres do servidor público guardar sigilo sobre assunto da repartição e tratar com urbanidade as pessoas.
V. É vedado ao servidor público utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    V, F, F, V, V.

  • Gab. D

    I. É dever do servidor público exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo. VERDADEIRO

    Art. 116.  São deveres do servidor: I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

    II. É vedado ao servidor público levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração. FALSO

    Art. 116.  São deveres do servidor: VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração

    III. É vedado ao servidor público ser acionista ou cotista de pessoa jurídica. FALSO

    Art. 117.  Ao servidor é proibido: X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;

    IV. São deveres do servidor público guardar sigilo sobre assunto da repartição e tratar com urbanidade as pessoas. VERDADEIRO

    Art. 116.  São deveres do servidor: VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição; XI - tratar com urbanidade as pessoas;

    V. É vedado ao servidor público utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares.VERDADEIRO

    Art. 117.  Ao servidor é proibido: XVI - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares;

  • Cotista ou acionista, ele pode ser. Não pode é ser o proprietário.

  • Julguemos cada assertiva:


    I. É dever do servidor público exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo.

    CERTO

    Assertiva correta, porquanto devidamente embasada na regra do art. 116, I, da Lei 8.112/90:

    "Art. 116.  São deveres do servidor:

    I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;"


    II. É vedado ao servidor público levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo aoconhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração.

    ERRADO

    Trata-se aqui de proposição incorreta, uma vez que, na verdade, cuida-se de um dever, e não de uma vedação, conforme previsto no art. 116, VI, da Lei 8.112/90:

    "Art. 116 (...)
    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração;"


    III. É vedado ao servidor público ser acionista ou cotista de pessoa jurídica.

    ERRADO

    Na realidade, a vedação consiste em atuar como sócio administrador ou gerente, mas não como simples sócio cotista. A propósito, o teor do art. 117, X, da Lei 8.112/90:

    " Art. 117.  Ao servidor é proibido:

    (...)

    X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;"


    IV. São deveres do servidor público guardar sigilo sobre assunto da repartição e tratar com urbanidade as pessoas.

    CERTO

    Assertiva correta, na medida em que devidamente apoiada no art. 116, VIII e XI, da Lei 8.112/90, in verbis:

    " Art. 116.  São deveres do servidor:

    (...)

    VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

    (...)

    XI - tratar com urbanidade as pessoas;"


    V. É vedado ao servidor público utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares.

    CERTO

    De fato, cuida-se de comportamento vedado aos servidores públicos, nos termos do art.  117, XVI, da Lei 8.112/90:

    "Art. 117.  Ao servidor é proibido: 

    (...)

    XVI - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares;"

    Do exposto, a sequência correta fica sendo: V, F, F, V, V. 



    Gabarito do professor: D


ID
3966406
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei 9.784/1999 dispõe, entre outros temas, sobre os direitos e deveres do Administrado no âmbito do processo administrativo da Administração Pública Federal. Segundo suas prescrições, assinale a alternativa em que NÃO está descrito um dos deveres do administrado perante o Ente Público no âmbito dos processos administrativos.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA E - TRATA-SE DE DIREITO DO ADMINISTRADO:

    Art. 3 IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

  • A questão em tela versa sobre a lei 9.784 de 1999 (Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal).

    Conforme o artigo 3º, e os seus incisos, da citada lei, depreende-se que são direitos dos administrados os seguintes:

    - Ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações.

    - Ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas.

    - Formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente.

    - Fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

    Conforme o artigo 4º, e os seus incisos, da citada lei, depreende-se que são deveres dos administrados os seguintes:

    - Expor os fatos conforme a verdade.

    - Proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé.

    - Não agir de modo temerário.

    - Prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.

    Ressalta-se que se trata de rols exemplificativos, ou seja, há mais direitos e deveres dos administrados, além dos constantes acima.

    Cabe acrescentar que as bancas costumam trocar o que é direito e o que é dever. Portanto, muito atenção com questões deste tipo.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Levando em consideração as explicações acima, percebe-se que a única alternativa em que não consta um dever é a letra "e", sendo que as demais alternativas são deveres dos administrados. O contido na letra "e" (ser assistido por advogado) se trata de um direito dos administrados.

    GABARITO: LETRA "E".

  • Não é obrigatório ao administrado ser assistido por advogado durante o PAD - portanto é uma faculdade

  • Complemento:

    Súmula Vinculante 5: A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição.

  • Complemento o complementado...

    Súmula Vinculante 5: A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição.

    vale lembrar que existe exceção a esta regra que é o caso do preso que comete faltas disciplinares. Obrigatoriamente deverá ser assistido por um advogado sob pena de nulidade do processo.

    PARAMENTE-SE!

  • DOS DIREITOS DOS ADMINISTRADOS

    Art. 3 O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

    I - ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações;

    II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;

    III - formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente;

    IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

    Súmula Vinculante 5

    A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição.

    DOS DEVERES DO ADMINISTRADO

    Art. 4 São deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo:

    I - expor os fatos conforme a verdade;

    II - proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé;

    III - não agir de modo temerário;

    IV - prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.

  • Os deveres dos administrados, nos termos da Lei 9.784/99, encontram-se listados em seu art. 4º, que abaixo colaciono:

    "Art. 4o São deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo:

    I - expor os fatos conforme a verdade;

    II - proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé;

    III - não agir de modo temerário;

    IV - prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos."

    A simples leitura deste rol, em cotejo com as opções lançadas pela Banca, revela que as opções A a D correspondem, com precisão, aos incisos I, II e IV, acima transcritos.

    De seu turno, a alternativa E, ser assistido por advogado, vem a ser um direito dos administrados (Lei 9.784/99, art. 3º, IV), e não um dever.

    Logo, eis aí a opção incorreta.



    Gabarito do professor: E

  • GABARITO - E

    Complementando...

    Art. 4 São deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo:

    I - expor os fatos conforme a verdade;

    II - proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé;

    III - não agir de modo temerário;

    IV - prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.


ID
3966409
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A Lei nº 525/2004 dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos de São José dos Pinhais, estabelecendo as normas sobre seu regime jurídico, direitos, deveres e responsabilidades. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e, depois, assinale a alternativa CORRETA.

I. Dentre os requisitos básicos para nomeação em cargo público, está a apresentação de certidão negativa de débitos fiscais, trabalhistas e previdenciários.
II. A posse é a aceitação formal, pelo servidor, das atribuições, dos deveres e das responsabilidades inerentes ao cargo público, sendo que sua realização deverá ocorrer no prazo improrrogável de até 120 (cento e vinte) dias, contados da publicação oficial do ato de nomeação.
III. Se houver empate na classificação de determinado concurso municipal, terá preferência na nomeação, como primeiro critério de desempate, o mais idoso dentre os candidatos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.
IV. É permitida a consignação em folha de pagamento de amortização e juros de empréstimos ou financiamentos imobiliários.
V. Para a jornada de serviço de 40 (quarenta) horas semanais, à razão de 08 (oito) horas diárias, fica assegurado o intervalo mínimo de uma hora e máximo de duas horas, entre essa jornada, adequado ao regime de funcionamento da unidade administrativa de lotação do servidor.

Estão CORRETAS apenas as assertivas

Alternativas

ID
4165966
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Muitos pacientes são diagnosticados com Diabetes e necessitam de insulina periodicamente. Por isso, recebem da equipe multiprofissional das Unidades Básicas de Saúde (UBS) orientações para realizar administração da medicação via subcutânea domiciliar. Essa aplicação é também denominada como

Alternativas

ID
4165969
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma criança deu entrada no PS apresentando febre alta, coriza, olhos vermelhos, mal-estar e manchas avermelhadas na pele. A mãe refere que outras crianças apresentaram os mesmos sintomas na escola em que seu filho estuda. De acordo com essas informações, as doenças em que se devem utilizar precauções com aerossóis são

Alternativas

ID
4165972
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

J.H.A., 18 anos, deu entrada na UBS (Unidade Básica de Saúde) e relata ter tido relação sexual desprotegida há algumas semanas. Refere ter percebido a presença de uma ferida de coloração vermelha e de fácil sangramento na região da genitália. A Donovanose é uma DST que acomete preferencialmente a pele e mucosas das regiões da genitália, virilha e ânus, que causa úlceras e destrói a pele infectada. Seu agente causador é

Alternativas

ID
4165975
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente apresenta emagrecimento aparente, relata febre, calafrios, sudorese noturna e tosse produtiva por cerca de três meses. O exame físico comprova que o paciente encontra-se desidratado e dispneico. Uma radiografia torácica demonstrou lesões escavadas e opacidades apicais bilaterais. Com base nas apresentações clínicas e radiológica, o médico solicitou a coleta de escarro do paciente para investigação de TB (tuberculose). Assinale algumas das orientações prévias a serem dadas ao paciente quando da coleta de escarro por expectoração.

Alternativas
Comentários
  • Higienizar a boca com escova umedecida em água, sem creme dental ou solução antisséptica, após ter retirado prótese caso faça uso.

    5 a 10 ml de escarro.

    Deve ser levado a unidade em até duas horas, protegido da luz solar, na impossibilidade colocar o material na geladeira.


ID
4165978
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para controle e prevenção de doenças, uma das principais medidas de intervenção é a imunização, sendo ela o grande objetivo da vacinação. Portanto, a vacinação confere ao indivíduo vacinado imunidade contra diversas doenças, sendo o imunobiológico administrado que propiciará essa proteção. Sabendo que as vacinas podem ser vivas ou inativadas (não vivas), assinale a alternativa que apresenta um dos constituintes das vacinas vivas.

Alternativas
Comentários
  • solicito comentário de professor


ID
4165981
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo as Diretrizes Nacionais para Atenção Domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), são atribuições da equipe multidisciplinar, EXCETO

Alternativas

ID
4165984
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) somente com compressão é recomendada para socorristas não treinados, pois é relativamente fácil para os atendentes orientá-los com instruções por telefone. Espera-se que os profissionais de saúde sejam treinados em RCP e possam executar compressões e ventilações com eficiência. No entanto, a prioridade do profissional, se atuando sozinho, deve ser

I. acionar o serviço médico de emergência e aplicar compressões torácicas.
II. iniciar as compressões torácicas o mais breve possível, aplicando, se vítima adulta, de 80 a 100 compressões por minuto e avaliando os sinais vitais a cada sequência.
III. acionar o serviço médico de emergência e iniciar de imediato 2 ventilações seguidas de 30 compressões torácicas durante 5 ciclos. Em seguida, avaliar pulso e respiração, repetindo a técnica na ausência de ambos.
IV. iniciar as compressões torácicas de imediato, lembrando que a frequência das compressões é de 100 a 120 por minuto e a profundidade de 6 cm se a vítima for adulta e 5 cm se bebê.

Está CORRETO o que se afirma apenas em

Alternativas
Comentários
  • Em adultos se inicia com as compressões, elas devem ser de no mínimo 5 cm e de no máximo 6 cm. A frequência é de 100 a 120 por minuto!

    Para bebês é de 4 cm ou 1/3 do esterno, se não me engano.


ID
4165987
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em situações de traumatismo cranioencefálico (TCE), o profissional técnico em enfermagem deve realizar avaliação neurológica do paciente/vítima. Para isso, utiliza uma escala que permite ao profissional avaliar o nível de consciência de uma vítima com base em três parâmetros: abertura ocular, resposta verbal e resposta motora. Essa escala é chamada de

Alternativas

ID
4165990
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em 2017, segundo o Governo Federal, o Programa Nacional de Imunização (PNI) irá distribuir 300 milhões de doses de vacinas e soros em todo o Brasil. Dentre essas vacinas, está a HPV, que tem como objetivo prevenir os cânceres de pênis, ânus, garganta e redução da incidência do câncer de colo do útero e vulva. Dessa forma, o calendário vacinal atual prevê

Alternativas
Comentários
  • errei por usar como base o calendário de vacinação de 2020 e não 2017. Questão desatualizada .


ID
4165993
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) cuja finalidade é a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), é composta pelos seguintes equipamentos de saúde:

Alternativas

ID
4165996
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A via Intramuscular é uma das principais vias de administração de medicamentos, pois, depois da via endovenosa, é a de mais rápida absorção. No entanto, uma medicação intramuscular pode ser bastante irritante e dolorosa para o paciente, pois penetra em tecidos musculares profundos, cercados de vasos e nervos. As vias de administração de medicação intramuscular são

Alternativas

ID
4165999
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo o Ministério da Saúde, denomina-se “Pé Diabético” a presença de infecção, ulceração e/ou destruição dos tecidos profundos associados a anormalidades neurológicas e a vários graus de doença vascular periférica em pessoas com Diabetes Mellitus. Sobre as orientações que os profissionais da área de saúde devem fazer aos pacientes para o autocuidado, marque a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
4166002
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sendo a pele o maior órgão de absorção em extensão do corpo humano, para que se faça a escolha adequada do curativo, é essencial a análise de uma ferida considerando: idade do paciente, estado geral do paciente, localização anatômica, as bordas da ferida, entre outras. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Erro da B: o curativo reduz EXUDATO, porém auxilia na promoção da UMIDADE.


ID
4166005
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentro da Central de Material Estéril (CME), há o arsenal onde ficam armazenados todos os materiais estéreis. A validade de esterilização é o prazo de segurança em que o conteúdo do pacote mantém a sua condição de esterilidade. Existem alguns fatores que interferem no estabelecimento desse prazo, como

Alternativas

ID
4166008
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com base na Lei do Exercício Profissional da Enfermagem e no Código de Ética dos profissionais de enfermagem, analise as assertivas a seguir.

I. O Enfermeiro assume o papel orientador dos demais membros da equipe de enfermagem e compete-lhe privativamente a prescrição da assistência de enfermagem.
II. O Técnico de Enfermagem participa da orientação do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar com supervisão indireta do Enfermeiro.
III. É direito dos profissionais de enfermagem ter acesso às informações necessárias ao exercício profissional.
IV. O profissional de Enfermagem exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios éticos e bioéticos.
V. É direito do profissional de enfermagem, em sua relação com a pessoa, família e coletividade, protegê-los contra danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência por parte de qualquer membro da equipe de saúde.

Assinale a assertiva CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • V - é um dever do técnico de enfermagem

  • LETRA D


ID
4166011
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No processamento de produtos para a saúde, os profissionais de enfermagem devem seguir as boas práticas regulamentadas pela RDC nº 15/2012. Assinale a afirmativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • extrema


ID
4166014
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O acolhimento não é um espaço ou um local, mas uma postura ética; não pressupõe hora ou profissional específico para fazê-lo, mas implica necessariamente o compartilhamento de saberes, angústias e invenções; quem acolhe toma para si a responsabilidade de “abrigar e agasalhar” outrem em suas demandas, com a resolutividade necessária para o caso em questão (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2009, p. 17), especialmente nas vítimas de violência. São princípios do acolhimento:

I. desenvolver uma atitude positiva que faça com que a vítima se sinta acolhida e apoiada, procurando estabelecer um vínculo de confiança individual e institucional.
II. garantir a necessária privacidade durante o atendimento, estabelecendo um ambiente ético, de confiança e respeito.
III. higienizar a área antes da realização dos exames clínicos e laboratoriais.
IV. os profissionais de saúde devem ser preparados para identificar as possíveis sinais de alerta indicativos de violência, como acidentes frequentes, lesões corporais, queixas vagas sobre como ocorreu acidente ou agressão.

Assinale a assertiva CORRETA

Alternativas

ID
4166017
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A assistência de enfermagem, no ambiente de emergência, implica um processo de tomada de decisão dos profissionais de saúde visando a restabelecer a saúde ou minimizar os riscos à saúde da pessoa. A equipe de enfermagem tem papel importante nos cuidados a serem prestados à pessoa e sua família, dentre eles:

Alternativas

ID
4166020
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O estudo “Síntese de Indicadores Sociais (SIS): uma análise das condições de vida da população brasileira 2016”, apontam que entre 2005 e 2015, a proporção de idosos com 60 anos ou mais passou de 9,8% para 14,3% no Brasil; proporcionalmente crescem os índices de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, neoplásicas, infecciosas entre outras. Portanto, cada vez mais esta população será atendida nas Unidades de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, ambulatórios e hospitais. Diante dessa realidade, todos os profissionais de saúde devem procurar conhecer as especificidades da clientela visando a garantir um melhor atendimento e prevenir complicações. Entre os riscos que podem gerar graves complicações, destaca-se o risco de queda. O risco de queda aumenta pela presença de fatores predisponentes, tais como: uso de determinados medicamentos, alterações motoras, sensitivas, história prévia de quedas, necessidade de dispositivo para auxílio na marcha, entre outros.

Analise as situações abaixo:

I. Indivíduo independente, que se locomove e realiza suas atividades sem ajuda de terceiros, e faz uso de diuréticos, insulina e laxante.
II. Indivíduo independente, ainda caminha sem auxílio, e faz uso de medicamento antitérmico eventualmente, se necessário.
III. Indivíduo dependente de ajuda de terceiros para realizar suas atividades. Anda com auxílio ou se locomove em cadeira de rodas.
IV. Indivíduo independente, se locomove com auxílio de andador, apresentando urgência miccional.
V. Indivíduo em coma profundo, completamente dependente da ajuda de terceiros, fazendo uso de fralda, alimenta-se por sonda nasoenteral.

Indique as assertivas que descrevem o perfil do idoso com alto risco de queda.

Alternativas

ID
4166023
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A responsabilidade sobre a notificação e acompanhamento de pacientes com doenças transmissíveis cabe a toda a equipe de saúde. Nesse aspecto, quando o técnico de enfermagem atende a um indivíduo com suspeita de uma doença transmissível, deverá comunicar imediatamente a enfermeira para que se faça a notificação.

Assinale a alternativa em que todas as doenças ou agravos são de notificação obrigatória, de acordo com a Portaria nº 1271/2014.

Alternativas

ID
4166026
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dados do MS apontam que a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Quando comparado com as mulheres, o tempo de vida deles é 7,6 anos menor. As doenças isquêmicas do coração, como o infarto do miocárdio, seguido das moléstias cardiovasculares (como o Acidente Vascular Cerebral, o AVC), outras doenças cardíacas, pneumonia, cirrose e diabetes estão entre as principais causas de mortes do sexo masculino. Para ampliar o acesso deles aos serviços de saúde, em 2009, o Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Saúde do Homem, alinhada à Política Nacional de Atenção Básica e integrante do Programa Mais Saúde.

Em relação à saúde do homem, analise as afirmações a seguir.

I. Os homens são mais vulneráveis às doenças, especialmente as enfermidades graves e crônicas porque, ao contrário das mulheres, eles geralmente só procuram o sistema de saúde quando os quadros já se agravaram.
II. Além de criar mecanismos para melhorar a assistência a essa população, a meta do governo federal é incentivar que eles procurem o serviço de saúde ao menos uma vez ao mês.
III. O público-alvo do Programa é a população masculina em idade acima dos 60 anos, pois é a faixa etária com maior risco para os agravos e consequentemente de morte.
IV. A Política prevê a ampliação da participação paterna no pré-natal, parto, puerpério e no crescimento e desenvolvimento da criança. Nesse caso, se inclui a possibilidade da realização de exames preventivos e também a imunização de acordo com a faixa etária.
V. Diante das dificuldades enfrentadas para a adesão do público masculino à maioria das ações desenvolvidas, recomenda-se a oferta de horários alternativos e do desenvolvimento de ações para a prevenção de violência, DST/AIDS entre outras.

É CORRETO apenas o que se afirma em

Alternativas

ID
4166029
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial publicada em 2016, a “ Pressão Arterial deve ser medida em toda avaliação por médicos de qualquer especialidade e demais profissionais da saúde devidamente capacitados”. A aferição da Pressão Arterial “pode ser feita com esfigmomanômetros manuais, semi-automáticos ou automáticos. Esses equipamentos devem ser validados e sua calibração deve ser verificada anualmente, de acordo com as orientações do INMETRO”.

Com relação à técnica de aferição da Pressão Arterial, analise as afirmações a seguir.

I. Na aferição da Pressão Arterial ambulatorial, recomenda-se que o cliente repouse por um período de 3 a 5 minutos antes da verificação.
II. Para se ter certeza dos valores, recomenda-se pelo menos duas medições, com intervalo em torno de um minuto. Medições adicionais deverão ser realizadas se as duas primeiras forem muito diferentes.
III. O braço deve estar na altura do VIII espaço intercostal (o qual corresponde ao ápice cardíaco), e deve estar apoiado, com a palma da mão voltada para cima e as roupas não devem garrotear o membro.
IV. Para indivíduos obesos, recomenda-se manguitos mais longos e largos para não haver superestimação da Pressão Arterial.
V. Na aferição da Pressão Arterial, recomenda-se que a insuflação seja realizada de forma lenta e gradativa e a deflação rápida para se prevenir o desconforto durante a aferição.

É CORRETO apenas o que se afirma em

Alternativas

ID
4166032
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em 2003, com o objetivo de melhorar os atendimentos oferecidos nos serviços de saúde, foi lançada a “Política Nacional de Humanização, pondo em prática os princípios da universalidade, integralidade e equidade. Tal política visa a promover maior diálogo entre os participantes do SUS (profissionais, usuários, gestores), e estabelecimento de relações mais horizontais e humanizadas”.
Dentre os diferentes aspectos tratados, ressalta-se o acolhimento na Atenção Básica de Saúde. Sobre o tema, analise as afirmações a seguir.

I. O acolhimento é a primeira etapa para acesso aos serviços de saúde, tem a finalidade a triagem dos casos que necessitam agendar consulta médica, geralmente organizado por senhas que visam manter uma organização interna e evitar conflitos.
II. O profissional que faz o acolhimento precisa ter claro que o próximo tem uma necessidade de saúde que precisa ser solucionada, e por trás da queixa existe um cidadão com ciclos sociais e necessidades que precisam ser atendidas.
III. Se considerarmos os princípios do SUS, podemos afirmar que acolher com universalidade é sinônimo de atender igualmente todos os indivíduos, garantindo o acesso de forma hierarquizada, especializada e equânime.
IV. A equidade, como princípio de justiça, baseia-se na premissa de que é preciso tratar diferentemente os desiguais ou cada um de acordo com a sua necessidade.
V. Para se realizar o acolhimento, é fundamental que as equipes de saúde reflitam sobre um conjunto de elementos que vão desde os saberes que subsidiam o atendimento individual em saúde até a maneira como interagem na organização do processo de trabalho em equipe.

É CORRETO apenas o que se afirma em

Alternativas

ID
4166035
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Oxigenoterapia pode ser definida como a administração de Oxigênio em concentrações superiores às encontradas normalmente na atmosfera, com o intuito de prevenir ou tratar a hipoxemia. Para a realização desse tipo de terapia, necessita-se de uma fonte de oxigênio, um fluxômetro e um umidificador.

Em relação à oxigenoterapia, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • o médico é o profissional responsável pela prescrição do fluxo de oxigênio, a enfermagem responsabiliza-se pelo controle do fluxo e avaliação do paciente durante a terapia.

  • o fisioterapeuta entra onde ai nessa conduta?


ID
4166038
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Antropometria foi um dos temas inseridos na Pesquisa Nacional de Saúde e consiste em fazer um levantamento das medidas de tamanho e proporções do corpo humano, as medidas antropométricas, tais como: peso, altura, circunferência da cintura e do quadril. O objetivo dessa investigação é avaliar o padrão nutricional e estabelecer a prevalência de obesidade da população brasileira e os fatores associados.

Em relação às medidas antropométricas, analise as afirmações a seguir.

I. Na mensuração da altura, recomenda-se que o indivíduo encoste os calcanhares, panturrilhas, nádegas, escápulas e parte posterior do occipital na superfície posterior do estadiômetro (equipamento utilizado para mensurar a altura).
II. Para aferição do peso, recomenda-se que o indivíduo esteja descalço, vestindo roupas leves, com os bolsos vazios e sem acessórios, que suba na balança com os dois pés apoiados na plataforma e que olhe fixamente para o visor da balança, mantendo um ângulo aproximado de 45 graus.
III. O Índice de Massa Corporal – IMC, circunferência abdominal e pregas cutâneas são medidas importantes na avaliação do risco para inúmeras doenças e situações de saúde, portanto os dados devem ser precisos.
IV. O perímetro cefálico é uma medida importante na avaliação dos bebês, deve ser realizada desde o nascimento até o final do primeiro ano para identificação precoce de alterações cranioencefálicas, pois normalmente nesse período as fontanelas se fecham e o cérebro para de crescer.
V. O perímetro cefálico é descrito como a circunferência “frontoccipital”. Na aferição, deve-se utilizar uma fita métrica flexível e elástica. A mensuração do PC tem grande importância no diagnóstico da microcefalia.

É CORRETO apenas o que se afirma em

Alternativas