Os nutrientes obrigatórios para informação nutricional de produtos embalados na ausência do consumidor, segundo a legislação vigente, além das calorias, proteínas e carboidratos, são:
Os nutrientes obrigatórios para informação nutricional de produtos embalados na ausência do consumidor, segundo a legislação vigente, além das calorias, proteínas e carboidratos, são:
Os produtos dietéticos não têm ação terapêutica para os
diabéticos, mas alguns desempenham um papel social
importante dadas a maior liberdade de escolha de alimentos para
fins especiais e a sensação de prazer que o sabor doce
proporciona em substituição a preparações convencionais à base
de sacarose. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária
(ANVISA) classifica tais produtos no grupo dos alimentos para
dietas com restrição de nutrientes.
C. E. Viggiano. O produto dietético no Brasil e sua
importância para indivíduos diabéticos. In: Revista Brasileira
de Ciências da Saúde, n.º 1, vol. 1, 2003 (com adaptações).
Ainda com respeito aos alimentos para fins especiais, julgue os itens a seguir.
I Indivíduos com dieta restrita em proteínas do leite não devem consumir alimentos cuja lista de ingredientes indique alguma(s) da(s) seguintes informações: “...coalhada, creme de ovos, lactalbumina, soro de leite sob qualquer forma”.
II No grupo dos alimentos para ingestão controlada de nutrientes incluem-se, entre outros, os alimentos para controle de peso e os de transição para lactentes e crianças de 1.ª infância.
III Nas preparações para indivíduos com dieta restrita em sódio, ingredientes como o sal com reduzido teor de sódio, e(ou) sal com restrito teor de sódio, podem ser usados como condimentos, porque ambos têm o mesmo teor de sódio.
IV Um produto alimentício pode ser classificado como light e diet, ao mesmo tempo, se ele apresentar redução de ingredientes calóricos e ausência de algum nutriente.
V Um produto alimentício tem na sua lista de ingredientes as seguintes informações: leite desnatado ou leite reconstituído desnatado, estabilizante pectina, edulcorantes artificiais, ciclamato de cálcio e aspartame, espessante goma guar, fermentos lácteos e vitamina E. Deverá então apresentar a informação: Fenilcetonúricos: Contém Fenilalanina.
Estão certos apenas os itens
A Resolução RDC 35/2009 possui o objetivo de estabelecer a obrigatoriedade de incluir, na rotulagem de ovos, as instruções de conservação e consumo que auxiliem o consumidor no controle do risco associado à presença de Salmonella spp neste alimento. Para tal, além dos dizeres exigidos para alimentos, é obrigatório conter na embalagem do produto as seguintes informações:
As informações contidas nos rótulos podem ser muito úteis na escolha de alimentos mais saudáveis. No entanto requerem um investimento em informação e educação, de forma que as informações sejam compreensíveis para os consumidores. Uma maneira de incentivar a consulta e promover a compreensão das informações é a utilização dos rótulos como material em atividades didáticas. As declarações relacionadas ao conteúdo de nutrientes e energia presentes nos rótulos nutricionais estão regulamentadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e seu significado depende do nutriente específico. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta as condições necessárias para um produto com a alegação/atributo ?reduzido (light) em caloria?.
De acordo com a resolução da Anvisa, que regulamenta a rotulagem nutricional dos alimentos embalados, assinale o alimento excluído dessa norma.
O comércio de alimentos, assim como o de outros produtos, é regulado por uma variedade de normas e regulamentos técnicos que se diferenciam de país para país. Muitas dessas diferenças refletem apropriadamente a diversidade nas condições de demanda por normas e regulamentos técnicos que se modificam de acordo com a cultura, os gostos, os hábitos e o nível de renda de cada país. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
A rotulagem de alimentos é uma importante ferramenta para que o consumidor tenha as informações necessárias acerca do produto que está adquirindo e/ou consumindo. Sobre a rotulação obrigatória e nutricional é INCORRETO dizer que:
Aos invólucros protetores que revestem as embalagens ou o próprio produto alimentício chamamos:
São informações obrigatórias nos rótulos dos alimentos, EXCETO:
Os nutrientes obrigatórios para informação nutricional embalados na ausência do consumidor são:
Com base na Resolução - RDC 360/03 que dispõe sobre a Rotulagem nutricional obrigatória de alimentos e bebidas embalados, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.
( ) rotulagem nutricional obrigatória aplica-se a alimentos, aditivos alimentares, especiarias e bebidas produzidos, comercializados e embalados na ausência do cliente e prontos para consumo.
( ) Na declaração obrigatória de valor calórico, nutrientes e componentes é obrigatório constar as informações quantitativas de valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.
( ) Somente são declaradas as vitaminas e os minerais que constam no Regulamento Técnico específico sobre Ingestão Diária Recomendada (IDR), quando estes nutrientes se encontrarem presentes em pelo menos 5% da IDR, por porção.
( ) A informação nutricional deve ser expressa por porção, incluindo a medida caseira correspondente e em percentual de Valor Diário (%VD).
( ) Deve ser incluída como parte da informação nutricional a seguinte frase: “seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas”.
A sequência correta de cima pra baixo é:
Leia a situação abaixo e responda a questão.
O nutricionista da UAN de um hospital pediátrico municipal está participando do processo de preparação do edital de licitação para compras dos gêneros alimentícios e utensílios do hospital.
Ao preparar a lista dos gêneros alimentíicos, o nutricionista precisa fazer a especificação
daqueles que são alimentos para fins especiais. Nas especificações, o nutricionista deve
descrever
Com relação ao referencial legal de políticas públicas e às ações nutricionais, julgue o item que se segue.
De acordo com a Resolução RDC n.º 360/2003, porção é
a quantidade média do alimento que deveria ser
consumida por pessoas sadias, maiores de cinco anos de
idade, em cada ocasião de consumo, com a finalidade de
promover uma alimentação saudável.
Os produtos que estão dispensados da rotulagem nutricional obrigatória são:
O rótulo é a identidade do produto e o mesmo é importante tanto para o produtor quanto para o consumidor. A rotulagem é a maneira utilizada pelo fabricante para indicar a composição do alimento que será ingerido. Além da lista de ingredientes, o rótulo deve indicar basicamente:
I. Quantidade e prazo de validade
II. Informação nutricional e método de conservação
III. Identificação dos alimentos com propriedade medicinais ou terapêuticas prevenindo doenças.
IV. Nome e endereço do fabricante
V. Número de Serviço de Inspeção Federal (SIF)
VI. Identificação do lote
Estão corretas as afirmativas:
O consumidor deve sempre estar atento à porção dos alimentos indicada nos rótulos, mas nem sempre sabe exatamente quanto cada porção equivale em medidas caseiras. A informação sobre o produto deve apresentar, além da quantidade da porção do alimento em gramas ou mililitros, o correspondente em medida caseira, utilizando utensílios domésticos como colher, xícara, copo, entre outros. Com essas informações, analise as medidas descritas nos itens A, B, C, D, E, F a seguir.
A) 50 g de arroz cru
B) 200ml de leite
C) 5 g de açúcar
D) 30 g de aveia
E) 13 ml de óleo vegetal
F) 40 g de presunto
Preencha as lacunas correlacionando com as medidas caseiras seguintes:
( ) 1 colher de chá
( ) 1 fatia
( ) ¼ de xícara
( ) 2 colheres de sopa
( ) 1 copo
( ) 1 colher de sopa
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
Em um rótulo de um produto, qualquer representação que afirme, sugira ou implique que um alimento possui uma ou mais propriedades nutricionais particulares, relativas ao seu valor energético e/ou ao seu conteúdo de proteínas, gorduras, carboidratos, fibras alimentares, vitaminas e/ou minerais refere-se a
Na elaboração de informação nutricional para rótulos de alimentos é obrigado declarar:
Considerando o direito dos consumidores de ter informações sobre as características e a composição nutricional dos alimentos que adquirem, julgue o item segundo a RDC n.º 359/2003, a RDC n.º 360/2003 e a RDC n.º 135/2017.
O pão integral produzido e comercializado na padaria Trigo Especial segue a descrição de rotulagem para alimentos estabelecida pela ANVISA. No rótulo, estão descritos apenas os ingredientes apresentados a seguir.
Ingredientes: farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, farinha de trigo integral, óleo de soja, fibra de trigo, glúten, castanha de caju, sal e propionato de cálcio.
Com relação a essa situação hipotética, julgue o item a seguir.