SóProvas



Prova Quadrix - 2018 - CRP - 17ª Região (RN) - Assistente Administrativo


ID
3451375
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que se refere à correção gramatical e à adequação da linguagem à correspondência oficial dos trechos apresentados.  

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

     a) Informamos a Sua Senhoria de que a identificação eletrônica deve ser requerida mediante formulário disponibilizado no sítio deste conselho regional ? o correto é VOSSA Senhoria (fala-se diretamente com a pessoa).
     b) Venho por meio deste, encaminhar o documento de análise da sua solicitação de atendimento psicoterâpeutico mediado por computador ? o correto é separar o adjunto adverbial em destaque por vírgulas.
     c) Coloco?me ao inteiro dispôr de Vossa Senhoria para quaisqueres esclarecimentos adicionais que se fizer necessário ? o plural de "qualquer" é "quaisquer".
     d) Na oportunidade, solicitamos que seja encaminhada a  este  setor  cópia  do  relatório  de  auditoria  elaborado  pela comissão de auditoria contábil. 
     e) Esclarecemos que têm de fazer a apresentação de justificativas no sentido da tua prorrogação de prazo ser deferida pelo conselho ? incorreto, o "têm" se refere à 3ª pessoa do plural do presente do indicativo; aqui não há referência ao plural, logo, está incorreto.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • a) Incorreto. Fala-se com a pessoa, portanto se usa "vossa";

    b) Incorreto. Há erro de pontuação. A vírgula presente imediatamente após "deste";

    c) Incorreto. Há um encadeamento de erros de variadas naturezas: grafa-se "dispor", "quaisquer" e "fizerem";

    d) Correto;

    e) Incorreto. Flexiona-se o verbo "ter" no singular (tem) e há uso inadvertido do pronome "tua", uma vez que o pronome adequado à estrutura é o "sua".

    Letra D

  • Na letra D não seria "...cópia elaborada pela comissão"?

  • Marilia Correa, pensei o mesmo que você logo quando vi a questão,mas como sabemos em questões de múltipla escolha devemos ir a mais correta ou menos errada.

    E a letra D não está errada nem de uma forma(""colaboradO") e nem de outra("colaboradA"). Se a a comissão elaborou a "cópia", aí será ELABORADA, mas se a comissão elaborou o "relatório" é ELABORADO. Convenhamos que o coerente é: copiar algo é reproduzir aquilo que já foi feito/elaborado e o relatório é que deve ser elaborado.

    Espero que tenha ficado claro o que vi na questão.

    Na oportunidade, solicitamos que seja encaminhada a este setor cópia do relatório de auditoria elaborado pela comissão de auditoria contábil.

  • Na letra D, frase começando com preposição não está correta na norma culta....


ID
3451387
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Texto para a questão.  

    A palavra psicologia, de origem etimológica grega, tem, nessa língua, a grafia ψυχολογία. A tabela abaixo indica as letras gregas (maiúsculas e minúsculas) e seus respectivos  nomes. 

Letra    Nome
A, α      alfa
Γ, γ       ghama
Ι, ι         iota
Λ, λ      lambda
Ο, ο      ômicron
Υ, υ       ipsilon
Χ, χ      chi
Ψ, ψ     psi

Assinale a alternativa que apresenta a forma correta de se calcular o número de maneiras distintas de se escrever a palavra grega ψυχολογία

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    ψ υ χ ο λ ο γ ί α

    Possui 9 letras no nome.

    Possui 2 letras repetidas.

    Logo, fatorial da quantidade de letras no nome divido pelo fatorial da quantidade de letras repetidas.

    9! / 2!

    "Sinta a Força!" - Yoda

  • Na letra C tem uma pegadinha. Se a pessoa olhar para palavra PSICOLOGIA a resposta será 10!/2!*2!, uma vez que ela possui 10 letras e duas vogais que se repetem.

    No entanto, a palavra que deve ser analisada é ψυχολογία, que por sua vez possui 9 letras e apenas uma se repete. Por essa razão o gabarito é a letra A.

  • Eu sai desenfreada fazendo contas e não olhei para as respostas... é sempre bom dar uma olhada nas respostas, nesse caso só precisava saber montar a contar e não faer todo o calculo. Isso só faz perder tempo. Ok Fica a dica...

  • eu respondi letra D porque considerei também as letras maiúsculas

  • Questão um pouco mal redigida, pois formar anagramas com as letras da palavra em questão, não é escrever a palavra de vários modos. Mas deu para entender o que a banca queria pelas alternativas.

    Temos o "ômicron" repetido duas vezes: 2!.

    Temos 9 letras no total é uma permutação simples:

    logo: 9!/ 2! (pois temos repetição do "ômicron".

    Gabarito letra A!

  • Tem 9 letras

    repetidas - 2 (2 letras O)

    9!/2!

  • Chejuis kkkk

    ψ - 1

    υ - 2

    χ  - 3

    ο  - 4

    λ  - 5

    ο  - 6

    γ - 7

    ί - 8

    α - 9

    9! / 2!

    ☑ Gabarito letra A!

  • Vocês não sabem a felicidade que dá quando alguém acerta uma questão de RLM depois de tantos erros. Acho que é maior que ganhar na mega. kakakakakaka


ID
3451390
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Texto para a questão.  

    A palavra psicologia, de origem etimológica grega, tem, nessa língua, a grafia ψυχολογία. A tabela abaixo indica as letras gregas (maiúsculas e minúsculas) e seus respectivos  nomes. 

Letra    Nome
A, α      alfa
Γ, γ       ghama
Ι, ι         iota
Λ, λ      lambda
Ο, ο      ômicron
Υ, υ       ipsilon
Χ, χ      chi
Ψ, ψ     psi

      Cada uma das diferentes letras gregas da palavra ψυχολογία foi escrita em uma bola e todas a bolas foram colocadas em uma urna, retirando‐se, em seguida, sem reposição, duas delas.

  Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a probabilidade de as inscrições da letra grega psi e da letra grega ghama não se encontrarem em nenhuma das  duas bolas.

Alternativas
Comentários
  • Total: 9 bolas

    2 bolas são com a mesma letra

    Probabilidade de retiradas de BOLAS não repetidas: 9!= 9x8x7x6x5x4x3x2x1= 362880

    A partir daí me enrosquei... Estou sempre me confundindo nessas questões...

  • Alguém pra explicar essa?

  • pelo número de comentários já percebemos que a questão é bem difícil kkkkk

  • será que o QC poderia pedir para um professor resolver para nós

  • Vamos lá, temos 8 bolas.

    Iremos tirar a Bola 1 e Bola 2.

    Logo P(1)/8 * P(2)/7

    Não queremos 2 dessas bolas em específico e temos bolas diferentes. Tiro a bola 1 e a bola 2.

    6/8 * 5/7 = 15/28

  • Perfeito Lourenço J. consegui visualizar onde eu estava errando ( falta de atenção rsrs) muito obrigado pela ajuda parabéns

  • Na resolução que ofereceram nos comentários contaram oito bolas, mas na verdade há nove, de acordo com as letras ali acima mostradas. Seria caso de anular a questão?

  • gabarito letra E

    Cada uma das diferentes letras gregas da palavra ψυχολογία foi escrita em uma bola e todas a bolas foram colocadas em uma urna, retirando‐se, em seguida, sem reposição, duas delas.

    ➡ temos duas letras repetidas (ψυχολογία), portanto, contaremos como se fosse uma bola só

    ➡ IMPORTANTE! sem reposição.

    Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a probabilidade de as inscrições da letra grega psi e da letra grega ghama não se encontrarem em nenhuma das duas bolas.

    ➡ ou seja, a probabilidade de tirar qualquer bola, exceto essas duas.

    basta que efetuemos o cálculo

    6/8 * 5/7 = 30/56 = 15/28

    ➡ 6/8 porque descontamos as duas bolas que não queríamos

    ➡ 5/7 porque não há reposição

    bons estudos!

  • Penso que essa questão deveria ser anulada, porque são 9 bolas e não 8. então o resultado não aparece nas respostas. só aparece resposta se colocarmos a opção de 8. que é essa 15/28.

  • indiscutivelmente algumas questões conseguimos resolver com a lógica, nessa se não tivesse tempo na prova, eu marcaria a com maior probabilidade, isso porque de 9 bolas permutando (pela lógica) as chances de 2 iguais caírem juntas são muito pequenas em relação ao todo, vi qual seria maior de 50% e marquei.

  • como a questao fala que sao letras diferentes se tem duas repetidas?

  • Vou tirar uma bola de cada vez, correto? A questão deveria anulada, mas ok. Partindo do ponto que tem 8 letras para serem retiradas, existe o seguinte: Vou retirar a primeira bola 7/8, a segunda 6/7 Pq não pode ser desse jeito ?

  • Acredito que se reduz ao número 8 por haver letras repetidas, caso estiver errada me corrijam

  • Por que não permuta por "2!"?


ID
3451396
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na questão que avalia conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que:  todos  os  programas  mencionados  estejam  em  configuração‐padrão,  em  português;  o mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras;  expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão  esquerdo  do  mouse;  teclar  corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que  não  haja  restrições  de  proteção,  de  funcionamento  e  de  uso  em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos mencionados. 

No que se refere à utilização de senhas no sistema operacional Windows 8, assinale a alternativa correta.  

Alternativas
Comentários
  • Windows + S: abre o espaço para pesquisa no windows e na web

  • Alternativa C

  • A principal característica do Windows 8 é oferecer uma nova interface reinventada que se adapta, tanto aos PC como aos tablets e smartphone. ... Nesta interface intervém uma faixa à direita da tela que permite acessar as ferramentas e configurações de um aplicativo. Isto é chamado Barra de Charms.

    Logo abre configurações, onde pode alterar a senha.

  • Em relação a última assertiva que talvez seja dúvida de muita gente:

    Uma vez que um usuário que não seja o administrador tem a possibilidade de ter uma conta com senha ..ele mesmo pode alterá-la se necessário.. veja:

    Abra o aplicativo “Configurações” a partir do Menu Iniciar e clique em “Contas”.

    Na aba aberta, selecione o campo “Opções de Entrada” e acesse a seção “Senha”. Por fim, clique em “Alterar”, informe sua senha atual e, na tela seguinte, digite o novo código.

    Fonte: Techtudo.

    Equívocos? Mande msg.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Gabarito letra "C"

    A Charm Bar do  é, essencialmente, uma reformulação do “Menu Iniciar”, assim como da barra de tarefas. É nela em que se localizam as “Charms”, funcionalidades fundamentais do novo sistema operacional da Microsoft, as quais são: Iniciar (Start), Pesquisar (Search), Dispositivos (Devices), Configurações (Settings) e Compartilhar (Share).

    Fonte:techtudo


ID
3451399
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na questão que avalia conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que:  todos  os  programas  mencionados  estejam  em  configuração‐padrão,  em  português;  o mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras;  expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão  esquerdo  do  mouse;  teclar  corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que  não  haja  restrições  de  proteção,  de  funcionamento  e  de  uso  em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos mencionados. 

No sítio Google, um dos mais conhecidos sítios de busca e pesquisa na Internet, ao digitar o  termo livro R$100..R$300 na  caixa  de  pesquisa,  uma  forma  de  refinar  a  busca,  será  possível encontrar  

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    Pesquisar dentro de um intervalo de números:

    Coloque ''..'' entre dois números. Por exemplo, câmera $50..$100

  • Questão muito simples *-*

  • GABARITO: A

    @ - Esse símbolo permite pesquisar em redes sociais: Coloque @ antes de uma palavra para pesquisar em redes sociais. Por exemplo: @twitter.

    $ - Esse símbolo permite pesquisar um preço: Coloque $ antes de um número. Por exemplo: câmera $400.

    # - Esse símbolo permite pesquisar um hashtags: Coloque # antes de uma palavra. Por exemplo: #desafiodogelo.

    Esse símbolo permite excluir palavras da pesquisa: Coloque - antes de uma palavra que queira deixar fora. Por exemplo: velocidade do jaguar -carro

     - Esse símbolo permite pesquisar uma correspondência exata: Coloque uma palavra ou frase entre aspas. Por exemplo: "prédio mais alto do mundo".

    * - Esse símbolo permite pesquisar caracteres curinga ou palavras desconhecidas: Coloque um * na palavra ou frase que deseja deixar em aberto. Por exemplo: "maior * do mundo".

    .. - Esse símbolo permite pesquisar dentro de um intervalo de números: Coloque .. entre dois números. Por exemplo, câmera $50..$100. 

    OR - Esse operador permite combinar pesquisas: Coloque "OR" entre cada consulta de pesquisa. Por exemplo: maratona OR corrida.

    site: - Esse operador permite pesquisar um site específico: Coloque "site:" antes de um site ou domínio. Por exemplo: site:youtube.com ou site:.gov.

    related: - Esse operador permite pesquisar sites relacionados: Coloque "related:" antes de um endereço que você já conhece. Por exemplo: related:time.com.

    info: - Esse operador permite ver detalhes sobre um site: Coloque "info:" antes do endereço do site.

    cache: - Esse operador permite ver a versão em cache do Google de um site: Coloque "cache:" antes do endereço do site.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • Busca avançada do Google:

    "palavras entre aspas duplas"= pesquisa exata

    *asterico= qualquer palavra

    OR, OU ou |= um termo ou outro

    +palavra= obriga a palavra a ser considerada

    -palavra= desconsidera a palavra na pesquisa

    ~palavra= pesquisa a palavra e seus sinônimos

    operadores matemáticos +-*/^!()= pode-se utilizar operadores e parênteses para realizar cálculos

    .. = permite pesquisar intervalo de valores

  • Gab. A

    ( .. ) Intervalo de valores

  • Intervalo de valores--> ..

  • Prezados, a questão aborda conhecimentos pertinentes à Sítios de busca e pesquisa na Internet, especificamente sobre Google Search.

    Desta forma, passaremos a tratar da questão.

    O Google Search possui comandos de pesquisa para busca avançada para refinar os resultados. Entre eles, o (..) para pesquisar dentro de um intervalo de números. Ex.: O termo “livro R$100..R$300" pesquisará livros que estejam no intervalo entre 100 e 300.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
3451402
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na questão que avalia conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que:  todos  os  programas  mencionados  estejam  em  configuração‐padrão,  em  português;  o mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras;  expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão  esquerdo  do  mouse;  teclar  corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que  não  haja  restrições  de  proteção,  de  funcionamento  e  de  uso  em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos mencionados. 

Em redes de computadores, o protocolo‐padrão que o programa de transferência de mensagens usa para transferir  uma  mensagem  para  um  servidor  por  meio  da  Internet,  transferindo somente mensagem de texto e permitindo a um  remetente  especificar  os  nomes  dos  destinatários  e  checar  cada um deles, é o 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    SMTP => Sua Mensagem Ta Partindo.

  • Assertiva D

    SMTP -> Para envio de email

    SaManTa Parou pra enviar um e-mail.

  • Resuminho da utilização de cada protocolo:

    NNTP - Network News Transfer Protocol. Protocolo antigo, usado em grupos de discussão para compartilhar notícias (News).

    HTTP - Hypertext Transfer Protocol. É o protocolo da Internet, a base da nossa transferência de dados.

    IMAP - Internet Message Access Protocol. Para ler a mensagem, em servidor remoto.

    SMTP - Simple Mail Transfer Protocol. Para enviar a mensagem. (Sua Mensagem Tá Partindo).

    POP - Post Office Protocol. Para ler a mensagem, na máquina.

  • o protocolo SMTP é para enviar mensagem. lembre do SMTP como SUA MENSAGEM TA PARTINDO.

    já os protocolos IMAP e POP são para recebimento de mensagem. as vezes eles aparecem em prova como IMAP4 ou POP3 a finalidade é a mesma, sendo ,portanto, que nas provas cobram mais a finalidade.

  • Esse somente mensagem de texto me complicou.

  • SMTP **** PROTOCOLO SIMPLES DE TRANSFERÊNCIA DE MENSAGEM ENVIO DE MENSAGEM

  • SMTP 

    SUA MSG TA PARTINDO.....

    xau........

  • LETRA D

  • Mas no SMTP a mensagem não ta partindo DO SERVIDOR?

    Se ta transferindo PARA UM SERVIDOR não deveria ser outro protocolo?

  • Eu só acertei pq hoje de manhã eu estava dando uma lida nos meus apontamentos de Informática e li sobre o SMTP.... E logo abaixo ainda estava a minha diquinha do dia anotada.... Sua Mensagem Tá Partindo.... rsrsrs

  • SOMENTE MENSAGEM DE TEXTO... O SMTP permite anexo... Marquei, depois desmarquei por conta disso. Acho que a questão é passiva de anulação.

  • Somente mensagem de texto? Essa banca...


ID
3451405
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na questão que avalia conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que:  todos  os  programas  mencionados  estejam  em  configuração‐padrão,  em  português;  o mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras;  expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão  esquerdo  do  mouse;  teclar  corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que  não  haja  restrições  de  proteção,  de  funcionamento  e  de  uso  em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos mencionados. 

No programa de navegação Google Chrome, em sua versão mais recente, ao se selecionar parte de um texto de um sítio qualquer e, em seguida, clicar, com o botão direito do mouse, sobre esta parte selecionada, será possível, desde que não haja qualquer tipo de proteção no referido sítio,

Alternativas
Comentários
  • Assertiva B

    copiá‐la.

  • \o/ ;)

  • Gabarito B.

    Atualizar a página = F5

    Interromper o carregamento = ESC

  • teste no seu computador, selecione qualquer sitio no navegador e clique com o botão direito e veja as opções uma delas é o COPIAR !

  • Copiar ctrl+c e Imprimir ctrl+p

  • COPIAR

    IMPRIMIR

    PESQUISAR

    INSPECIONAR

    GAB == B

  • Selecionar um texto em uma página Web, apertar o botão direito, vai aparecer:

    1) Copiar

    2) Pesquisar todo conteúdo selecionado

    3) Imprimir (Ctrl+P)

    4) Inspecionar (Ctrl+Shift +I)

    Eu fiz um teste porque em uma outra forma de cobrar em uma prova. Se você apenas apertar botão direito do mouse sobre alguma área da página desde que não seja uma caixa de texto vai aparecer:

    1) Voltar (Alt + seta para esquerda)

    2) Avançar (Alt + seta para direita)

    3) Recarregar (Ctrl + R)

    4) Salvar como (Ctrl + S)

    5) Imprimir

    6) Transmitir

    7) Traduzir para o português

    8) Exibir código fonte da página (Ctrl+U)

    9) Inspecionar (Ctrl+Shift +I)

    #PMPR

    #PCPR

  • Prezados, a questão aborda conhecimentos pertinentes a Navegadores, especificamente sobre Google Chrome.

    Desta forma, passaremos a tratar da questão.

    Ao clicar com o botão direito do mouse sobre uma seleção de palavras no Google Chrome, aparecerá as seguintes opções da imagem abaixo. Percebe-se, então, que dentre as alternativas a única que satisfaz é a alternativa B.


    Fonte: imagem cedida pelo professor.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
3451408
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na questão que avalia conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que:  todos  os  programas  mencionados  estejam  em  configuração‐padrão,  em  português;  o mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras;  expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão  esquerdo  do  mouse;  teclar  corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que  não  haja  restrições  de  proteção,  de  funcionamento  e  de  uso  em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos mencionados. 

No programa de correio eletrônico MS Outlook 2016, o atalho de teclado que tem a função de ir para a caixa Pesquisar é o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    CTRL + E no Outlook => pEsquisar.

    CTRL + N => criar uma Nova mensagem

    CTRL + M => verificar se há novas Mensagens

    CTRL + Y = ir p/ uma pasta diferente. (macete: o Y é diferente dos demais)

    CTRL + SHIFT + V => moVer um item.

  • REsearch = Pesquisar

  • Ctrl + E no Outlook = Encontrar

  • "E" de explorer - explorar.

  • CTRL + E OU F3

  • Chutei foi o jeito

  • Avante PMPR! #Pertenceremos!


ID
3451411
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na questão que avalia conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que:  todos  os  programas  mencionados  estejam  em  configuração‐padrão,  em  português;  o mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras;  expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão  esquerdo  do  mouse;  teclar  corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que  não  haja  restrições  de  proteção,  de  funcionamento  e  de  uso  em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos mencionados. 

Acerca dos procedimentos de backup, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Não sei muita coisa sobre backups, porém quero dizer a vocês que dá pra resolver questão sem saber 100% da matéria, basta analisar as assertivas e eliminar as afirmativas que trazem palavras restritivas, negações, menosprezo. Dá 100% certo? Não, mas quando você não souber uma questão na hora da prova, vale a pena dar um chute certeiro, usando essas técnicas. Aguardo um comentário mais completo sobre backup, afinal conteúdo é necessário p/ aprendizado, mas venho mostrar como cheguei à alternativa correta: eliminando as negações,restrições, menosprezos.

    Vejamos:

    A) É recomendado que os backups sejam feitos nos mesmos discos onde os dados originais estejam armazenados, tendo em vista facilitar o processo de recuperação. (backups devem ser feitos em locais diferentes e não no mesmo disco)

    B) O backup é um procedimento que deve ser realizado de forma manual, pois as ferramentas disponíveis não são confiáveis.

    C) Nas empresas ou nos órgãos públicos, os backups dos tipos incremental e diferencial jamais deverão ser implementados.

    D) O processo de backup é um processo muito seguro e infalível, logo não se deve testá‐lo.

    E) Uma forma eficiente de guardar o backup é armazená‐lo em fitas magnéticas chamadas de fitas DAT. (Correta, sem restrições, pareceu ser a mais correta, por isso marquei)

  • Assertiva E

    Uma forma eficiente de guardar o backup é armazená‐lo em fitas magnéticas chamadas de fitas DAT.

    Dica

    Ao criar um backup em fita é possível criptografar e armazenar permanentemente os dados nessa fita específica usando WORM (Write Once, Read Many) prevenindo contra acesso não autorizado e sobreposição acidental dos dados, respectivamente.

  • acertei por eliminação

  • Analisando as alternativas, temos que:

     

    A – É recomendado que os backups sejam feitos nos mesmos discos onde os dados originais estejam armazenados, tendo em vista facilitar o processo de recuperação.

     Errada: como vimos acima, recomenda-se que o backup seja armazenado em um lugar diferente de onde estiverem os originais, para evitar que, caso haja um sinistro, tanto os originais quanto as cópias sejam perdidos.

     

    B – O backup é um procedimento que deve ser realizado de forma manual, pois as ferramentas disponíveis não são confiáveis.

     Errada: existem várias ferramentas no próprio sistema operacional ou disponíveis para instalação que são plenamente confiáveisdispensando o usuário da árdua e cansativa tarefa de criar backup manualmente. 

     

    C – Nas empresas ou nos órgãos públicos, os backups dos tipos incremental e diferencial jamais deverão ser implementados.

     Errada: backups incrementais ou diferenciais são backups parciaismuito úteis em instituições que geram grandes quantidades de dados diariamente, facilitando a criação e armazenamento das cópias de segurança. Dependendo do tipo de atividade, profissionais de TI podem recomendar um destes dois tipos de backup para a organização. 

     

    D – O processo de backup é um processo muito seguro e infalível, logo não se deve testá‐lo.

     Errada: o processo de backup pode ser considerado bastante seguro, mas não é infalível e, por este motivo, precisa ser testado. Existem diversas técnicas para a realização de testes de backup. 

     

    E – Uma forma eficiente de guardar o backup é armazená‐lo em fitas magnéticas chamadas de fitas DAT.

     CertaDAT é a abreviação para digital audio tape (fita de áudio digital), que usa uma técnica magnética denominada gravação por varredura helicoidal. Pode armazenar mais do que 12 GB. Pela alta capacidade de armazenamento e baixo custo, é recomendada para armazenar cópias de segurança. 

     

    Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA E.

  • LETRA E

  • Acertei por Eliminação haha

ID
3451414
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na questão que avalia conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que:  todos  os  programas  mencionados  estejam  em  configuração‐padrão,  em  português;  o mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras;  expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão  esquerdo  do  mouse;  teclar  corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que  não  haja  restrições  de  proteção,  de  funcionamento  e  de  uso  em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos mencionados. 

São exemplos de programas compatíveis com o sistema operacional Windows que têm a função de compactar arquivos o 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Acrobat Reader: leitor de pdf.

    Windows Defender: antes era somente um firewall, mas agora no Windows 10 ele se tornou antivírus também.

    Paint: aplicativo acessório do Windows, nele podemos desenhar, colar prints etc.

  • WinZIP -> padrão windows (nativo)

    WinRAR -> precisa instalar programas

  • Quadrix 2017

    Compactadores de arquivos para ambiente Windows 7 ou 8, como WinRAR, WinZip e 7-ZIP, são úteis para juntar um conjunto de arquivos em um único arquivo, adicionando ou não uma senha. 


ID
3451417
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na questão que avalia conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que:  todos  os  programas  mencionados  estejam  em  configuração‐padrão,  em  português;  o mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras;  expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão  esquerdo  do  mouse;  teclar  corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que  não  haja  restrições  de  proteção,  de  funcionamento  e  de  uso  em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos mencionados. 

O programa que permite a um invasor retornar a um computador comprometido, sem precisar explorar a vulnerabilidade novamente, é conhecido como  

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Backdoor é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.

    Pode ser incluído pela ação de outros códigos maliciosos, que tenham previamente infectado o computador, ou por atacantes, que exploram vulnerabilidades existentes nos programas instalados no computador para invadi-lo.

    Botnet é uma rede formada por centenas ou milhares de computadores zumbis e que permite potencializar as ações danosas executadas pelos bots.

    Keylogger: capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking.

    Screenlogger: similar ao keylogger, capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição onde o mouse é clicado. É bastante utilizado por atacantes para capturar as teclas digitadas pelos usuários em teclados virtuais, disponíveis principalmente em sites de Internet Banking.

    Exploit/Exploração de vulnerabilidade

    Programa ou parte de um programa malicioso projetado para explorar uma vulnerabilidade existente em um programa de computador. Veja também Vulnerabilidade.

    Fonte : Cartilha CERT.BR

  • Assertiva D

    Normalmente estes backdoors inserem novos processos no sistema comprometido. Mas podem ser inseridos em

    códigos-fonte, arquivos de configuração de aplicações legitimas e etc...

    Muitas vezes estes backdoors podem ser detectados por sistemas de detecção de intrusão, antivırus, anti-spyware

    e etc.

  • Backdoor é uma porta de acesso ao sistema, que foi criada a partir de um programa instalado que não foi autorizado pelo proprietário do sistema e que permite o acesso ao computador por pessoas não autorizadas.

  • Backdoor é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.

    Pode ser incluído pela ação de outros códigos maliciosos, que tenham previamente infectado o computador, ou por atacantes, que exploram vulnerabilidades existentes nos programas instalados no computador para invadi-lo.

    Após incluído, o backdoor é usado para assegurar o acesso futuro ao computador comprometido, permitindo que ele seja acessado remotamente, sem que haja necessidade de recorrer novamente aos métodos utilizados na realização da invasão ou infecção e, na maioria dos casos, sem que seja notado.

    FONTE: https://cartilha.cert.br/malware/

    GAB == D

  • Alguns programas, como, por exemplo, o backdoor, deixam o computador vulnerável, por meio de portas, para ataques ou invasões

  • Minha contribuição.

    Backdoor: é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para esse fim. Após incluído, o backdoor é usado para assegurar o acesso futuro ao computador comprometido, permitindo que ele seja acessado remotamente, sem que haja necessidade de recorrer novamente aos métodos utilizados na realização da invasão ou infecção e, na maioria dos casos, sem que seja notado.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Maior BACKDOOR de todos site de relacionamento.


ID
3451420
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na questão que avalia conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que:  todos  os  programas  mencionados  estejam  em  configuração‐padrão,  em  português;  o mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras;  expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão  esquerdo  do  mouse;  teclar  corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que  não  haja  restrições  de  proteção,  de  funcionamento  e  de  uso  em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos mencionados. 

Os programas que capturam e armazenam pacotes nas comunicações, em uma rede local, para que possam ser analisados posteriormente por quem os instalou são conhecidos como 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    Sniffers (farejadores ou ainda capturadores de pacotes)

    Por padrão, os computadores (pertencentes à mesma rede) escutam e respondem somente pacotes endereçados a eles. Entretanto, é possível utilizar um software que coloca a interface num estado chamado de modo promíscuo.

    Nessa condição o computador pode monitorar e capturar os dados trafegados através da rede, não importando o seu destino legítimo. Os programas responsáveis por capturar os pacotes de rede são chamados Sniffers, Farejadores ou ainda Captura dores de Pacote. Eles exploram o fato do tráfego dos pacotes das aplicações TCP/IP não utilizar nenhum tipo de cifragem nos dados. Dessa maneira um sniffer atua na rede farejando pacotes na tentativa de encontrar certas informações, como nomes de usuários, senhas ou qualquer

    outra informação transmitida que não esteja criptografada.

    A dificuldade no uso de um sniffer é que o atacante precisa instalar o programa em algum ponto estratégico da rede, como entre duas máquinas, (com o tráfego entre elas passando pela máquina com o farejador) ou em uma rede local com a interface de rede em modo promíscuo. (Fonte: Ponto dos concursos)

  • Sniffers: dispositivo ou programa de computador utilizado para capturar e armazenar dados trafegando em uma rede de computadores. Pode ser usado por um invasor para capturar informações sensíveis (como senhas de usuários), em casos onde estejam sendo utilizadas conexões inseguras, ou seja, sem criptografia.

    fonte: cartilha segurança da informação

  • Os sniffers assumem diversas formas. Há sniffers de pacotes, Wi-Fi, redes e IP, entre outros. Mas todos têm uma coisa em comum: um sniffer é um tipo de software que captura todo o tráfego que entra e sai de um computador conectado a uma rede. síkppip

  • “Interceptação de tráfego” ou “sniffing” é uma técnica que consiste em inspecionar

    os dados trafegados em redes de computadores, por meio do uso de programas

    específicos chamados de sniffers. Esta técnica pode ser utilizada de forma:

    • legítima: por administradores de redes, para detectar problemas, analisar

    desempenho e monitorar atividades maliciosas relativas aos computadores

    ou redes por eles administrados;

    • maliciosa: por atacantes, para capturar informações sensíveis, como senhas,

    números de cartão de crédito e o conteúdo de arquivos confidenciais que estejam

    trafegando por meio de conexões inseguras, ou seja, sem criptografia.

    • Note que as informações capturadas por esta técnica são armazenadas na

    forma como trafegam, ou seja, informações que trafegam criptografadas apenas

    serão úteis ao atacante se ele conseguir decodificá-las.

    O

  • Sniffers = farejadores = capturadores de pacotes

  • GABARITO: LETRA C

    O que é um sniffer ?

    Um sniffer não necessariamente é malicioso. Na verdade, este tipo de software é usado com frequência para monitorar e analisar o tráfego de rede para detectar problemas e manter um fluxo eficiente. No entanto, um sniffer também pode ser usado com má fé. Eles capturam tudo o que passa por eles, inclusive senhas e nomes de usuários não criptografados. Dessa forma, os hackers com acesso a um sniffer terão acesso também a qualquer conta que passar por ele. Além disso, um sniffer pode ser instalado em qualquer computador conectado a uma rede local. Ele não precisa ser instalado no próprio aparelho que se deseja monitorar. Em outras palavras, ele pode permanecer oculto durante a conexão.

    FONTE: https://www.avast.com/pt-br/c-sniffer

  • sniffer é um farejador fica captando infomações

  • LETRA C

  • Gabarito C

    MALWARES

    •       Vírus: não é autorreplicaste, depende de um hospedeiro, precisa ser executado.

    •       Worm: autorreplicaste, não depende de um hospedeiro, não precisa ser executado.

    •       Backdoor: permite retorno do invasor, ''porta dos fundos''.

    •       Defacement (pichação): modificar ou danificar a aparência de algum objeto.

    •       Bot/botnet: rede zumbi, controle remoto dos computadores.

    •       Trojan/cavalo de troia: presente do mal, parece inofensivo, mas é prejudicial, ACESSO TOTAL AO PC.

    •       Phishing: vai tentar coletar seus dados;

    •       Rootkit: esconde-se, camufla-se de supostas verificações de antivírus ''esconde-esconde''.

    •       Trapdoors: falhas de programação.

    •       Spyware: monitoramento de atividades. Divide-se em:

    o  Keyloggers: captura a digitação do teclado;

    o  Screenloggers: registra o movimento do mouse;

    o  Adwares: mostra propagandas.

    •       Ransomware: exige pagamento pelo resgate dos dados.

    •       Spoofing consiste em alterar campos do cabeçalho de um e-mail, de forma a aparentar que ele foi enviado de uma determinada origem.

    •       Sniffing consiste em inspecionar os dados trafegados em redes de computadores,

    •       Macros - documentos com instruções maliciosas, executando ações prejudiciais toda vez que forem executados.

    •       Melissa - Vírus de macro que envia emails sem autorização do usúario.

    •       Flooding ou DoS: é uma forma de ataque de negação de serviço (conhecido como Denial of Service);

  • Sniffer: dispositivo ou programa de computador utilizado para capturar e armazenar dados trafegando em uma rede de computadores, que pode ser usado por um invasor para capturar informações sensíveis (como senhas de usuários), em casos onde estejam sendo utilizadas conexões inseguras, ou seja, sem criptografia.

  • Gabarito letra C. Sniffers (farejadores ou ainda capturadores de pacotes)

    Sniffer: dispositivo ou programa de computador utilizado para capturar e armazenar dados trafegando em uma rede de computadores, que pode ser usado por um invasor para capturar informações sensíveis (como senhas de usuários), em casos onde estejam sendo utilizadas conexões inseguras, ou seja, sem criptografia.

    Sniffing: Ataque de sniffing ou ataque de sniffer, no contexto da segurança de rede , corresponde a roubo ou interceptação de dados capturando o tráfeco da rede usando um sniffer (um aplicativo destinado a capturar pacotes de rede). Quando os dados são transmitidos pelas redes, se os pacotes de dados não forem criptografados, os dados contidos no pacote de rede poderão ser lidos usando um sniffer.

  • A questão por não dizer, quem usa? o dono do computador? ou o Hacker?


ID
3451423
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Acerca do Código de ética profissional do servidor público civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.171/1994), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    Art. 2° Os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta e indireta implementarão, em sessenta dias, as providências necessárias à plena vigência do Código de Ética, inclusive mediante a Constituição da respectiva Comissão de Ética, integrada por três servidores ou empregados titulares de cargo efetivo ou emprego permanente.

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

  • GABARITO: LETRA E

    Art. 2° Os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta e indireta implementarão, em sessenta dias, as providências necessárias à plena vigência do Código de Ética, inclusive mediante a Constituição da respectiva Comissão de Ética, integrada por três servidores ou empregados titulares de cargo efetivo ou emprego permanente.

    Parágrafo único. A constituição da Comissão de Ética será comunicada à Secretaria da Administração Federal da Presidência da República, com a indicação dos respectivos membros titulares e suplentes.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

  • Boa noite! Gente pq a letra B está incorreta?

  • A letra B é incorreta porque o código de ética é voltado para servidores de nível federal e na letra B, está escrito municipal.

  • @Sabrina

    "B) Aplica‐se aos servidores públicos civis do Poder Legislativo municipal."

    A letra "B" está errada pois os 3 poderes (executivo, legislativo e judiciário são independentes). Dessa forma o legislativo não é obrigado a seguir as leis criadas para o executivo.

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994 - Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

  • B) Aplica‐se aos servidores públicos civis do Poder Legislativo municipal.

    • poder legislativo pode possuir uma comissão de ética, mas independente do poder federal

    E) Determina que a comissão de ética seja integrada de servidores ou empregados titulares de cargo efetivo ou emprego permanente.

    Art. 2° Os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta e indireta implementarão, em sessenta dias, as providências necessárias à plena vigência do Código de Ética, inclusive mediante a Constituição da respectiva Comissão de Ética, integrada por três servidores ou empregados titulares de cargo efetivo ou emprego permanente.

    Parágrafo único. A constituição da Comissão de Ética será comunicada à Secretaria da Administração Federal da Presidência da República, com a indicação dos respectivos membros titulares e suplentes.

  • B) Aplica‐se aos servidores públicos civis do Poder Legislativo municipal.

    • poder legislativo pode possuir uma comissão de ética, mas independente do poder federal

    E) Determina que a comissão de ética seja integrada de servidores ou empregados titulares de cargo efetivo ou emprego permanente.

    • Art. 2° Os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta e indireta implementarão, em sessenta dias, as providências necessárias à plena vigência do Código de Ética, inclusive mediante a Constituição da respectiva Comissão de Ética, integrada por três servidores ou empregados titulares de cargo efetivo ou emprego permanente.

    Parágrafo único. A constituição da Comissão de Ética será comunicada à Secretaria da Administração Federal da Presidência da República, com a indicação dos respectivos membros titulares e suplentes.


ID
3451426
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com as regras deontológicas do Código de ética profissional do servidor público civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.171/1994), assinale a alternativa correta.  

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    CAPÍTULO I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

    CORRIGINDO:

    A) VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.

    B) III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    C) VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

    E) III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

  • CAPÍTULO I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

  • D) A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou da função ou fora deles, 

    já que refletirão o exercício da vocação do próprio poder estatal. 

    • I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

    E)A diferença existente entre a legalidade e a finalidade na conduta do servidor público poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    • III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

ID
3451429
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

    Marcos é servidor público federal lotado em determinada autarquia do Poder Executivo Federal. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    CAPÍTULO I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

    CORRIGINDO:

    A) X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

    C) IV- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

    D) XIV - São deveres fundamentais do servidor público: b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

    E) Art. 2° Os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta e indireta implementarão, em sessenta dias, as providências necessárias à plena vigência do Código de Ética, inclusive mediante a Constituição da respectiva Comissão de Ética, integrada por três servidores ou empregados titulares de cargo efetivo ou emprego permanente.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

  • Gab. Letra B

    A. Se Marcos deixar determinada pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerce suas funções, permitindo formação de longas filas, isso caracterizará atitude contra a ética, mas não ato de desumanidade nem grave dano moral aos usuários dos serviços públicos. ---> Errado: Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos (inciso X das regras deontológicas)

    B. Caso Marcos ausente‐se injustificadamente de seu local de trabalho, isso será fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas. ---> Correto: Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas (inciso XII das regras deontológicas)

    C. A remuneração de Marcos é custeada pelos tributos pagos, direta ou indiretamente, por todos, com exceção dele próprio, e, por isso, se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo‐se, como consequência, em fator de legalidade. ---> Errado: A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

    D. Marcos não tem o dever de priorizar a resolução de situações procrastinatórias na prestação de serviços pelo setor em que exerça suas atribuições. ---> Errado: É um dever fundamental do servidor exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário (alínea ''b'' do inciso XIV)

    E. Marcos, sendo ocupante de cargo não efetivo, poderá integrar a comissão de ética, já que se encontra lotado em uma autarquia do Poder Executivo Federal. ---> Errado: Os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta e indireta implementarão, em sessenta dias, as providências necessárias à plena vigência do Código de Ética, inclusive mediante a Constituição da respectiva Comissão de Ética, integrada por três servidores ou empregados titulares de cargo efetivo ou emprego permanente.

  • A) Se Marcos deixar determinada pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerce suas funções, permitindo formação de longas filas, isso caracterizará atitude contra a ética, mas não ato de desumanidade nem grave dano moral aos usuários dos serviços públicos. ERRADO

    ** Seção I, X - "....não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos

    B) Caso Marcos ausente‐se injustificadamente de seu local de trabalho, isso será fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas. GAB

    C) A remuneração de Marcos é custeada pelos tributos pagos, direta ou indiretamente, por todos, com exceção dele próprio, e, por isso, se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo‐se, como consequência, em fator de legalidade. ERRADO

    ** Seção I, IV- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.

    D) Marcos não tem o dever de priorizar a resolução de situações procrastinatórias na prestação de serviços pelo setor em que exerça suas atribuições. ERRADO

    ** Seção II, XIV - São deveres fundamentais do servidor público: b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário

    E)Marcos, sendo ocupante de cargo não efetivo, poderá integrar a comissão de ética, já que se encontra lotado em uma autarquia do Poder Executivo Federal. ERRADO

    ** Art . 2 º Os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta e indireta implementarão, em sessenta dias, as providências necessárias à plena vigência do Código de Ética, inclusive mediante a Constituição da respectiva Comissão de Ética, integrada por três servidores ou empregados titulares de cargo efetivo ou emprego permanente.

  • XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

     DECRETO Nº 1.171


ID
3451432
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Segundo o Código de ética profissional do servidor público civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.171/1994), é  permitido ao servidor público 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

  • A) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com infração ética cometida por colega de trabalho. ERRADO

    B) deixar que interesses de ordem pessoal interfiram no trato com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores. ERRADO

    C) utilizar os avanços técnicos e científicos a seu alcance ou de seu conhecimento para atendimento de seu mister. GAB

    D) deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providências. ERRADO

    (É UMA VEDAÇÃO = PROIBIDO)

    E) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço em benefício de terceiros. ERRADO


ID
3451435
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A respeito das comissões de ética, assinale a alternativa correta conforme o Código de ética profissional do servidor  público  civil  do  Poder  Executivo  Federal  (Decreto  n.º 1.171/1994). 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    CAPÍTULO II

    DAS COMISSÕES DE ÉTICA

    XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

    CORRIGINDO:

    A) XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

    B) XVIII - À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.

    C) XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    E) XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

  • qual o erro do item A mesmo? o texto de A e D estão corretos, são, inclusive, complementares! não entendi a questão.

  • Cleógenes, o erro da letra A está em "susceptível de suspensão" quando o correto é "susceptíveis de censura".

    Abraços

  • essa é o tipo de questão q tem q tá com a letra na lei na ponta da lingua senao.. dança...


ID
3451438
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na hierarquia das necessidades de Maslow, as necessidades humanas relativas à associação, à participação, à aceitação por parte dos companheiros e à troca de amizade, de afeto e de amor são as

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    TEORIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES - MASLOW - A famosa hierarquia de necessidades de Maslow, proposta pelo psicólogo americano Abraham H. Maslow, dizia que para motivar as pessoas que temos a nosso ao redor, devemos buscar satisfazer as necessidades mais baixas, a fim de ver os próximos degraus realizados, para que facilmente seja alcançada a autorrealização. Para o autor, o indivíduo tende a satisfazer suas necessidades primárias (as mais baixas na pirâmide de maslow), antes de buscar as de mais alto nível. ATENÇÃO! Pela teoria de Maslow, as necessidades da base da pirâmide se manifestam primeiro e não há simultaneidade. 

    FISIOLÓGICAS: incluem fome, sede, sono, sexo e outras necessidades corporais. São as necessidades básicas de sobrevivência biológica.

    SEGURANÇA (ESTABILIDADE): incluem segurança e proteção contar ameaça ou perigo físico e emocional. Buscam assegurar a estabilidade das pessoas.

    SOCIAIS (AFEIÇÃO): incluem afeição, filiação, aceitação social e amizade. Envolvem a necessidade de amor, de pertencer e de relacionamento humano.

    ESTIMA (EGO): incluem fatores internos de estima, como auto-respeito, autonomia, senso de competência; e fatores externos de estima, como status, reconhecimento, prestigio, atenção e consideração.

    AUTORREALIZAÇÃO: é a necessidade mais elevada do ser humano. Constitui o impulso de ser aquilo que é capaz de ser e de maximizar as aptidões e capacidades potenciais. Incluem crescimento pessoal e o alcance da plena potencialidade da pessoa. 

  • GABARITO: LETRA C

    De acordo com a Teoria de Maslow, toda a motivação humana pode ser organizada numa hierarquia de 5 níveis:

    Defende, ainda, que para o indivíduo se interessar por uma necessidade superior, é necessário que a de nível inferior seja satisfeita. Assim:

    1 – Necessidades fisiológicas: São aquelas que relacionam-se com o ser humano como ser biológico. São as mais importantes: necessidades de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais, etc.

    2 – Necessidades de segurança: São aquelas que estão vinculadas com as necessidades de sentir-se seguros: sem perigo, em ordem, com segurança, de conservar o emprego etc. No trabalho: emprego estável, plano de saúde, seguro de vida etc.

    3 – Necessidades sociais: São necessidades de manter relações humanas com harmonia: sentir-se parte de um grupo, ser membro de um clube, receber carinho e afeto dos familiares, amigos e pessoas do sexo oposto.

    4 – Necessidades de estima: Existem dois tipos: o reconhecimento das nossas capacidades por nós mesmos e o reconhecimento dos outros da nossa capacidade de adequação. Em geral é a necessidade de sentir-se digno, respeitado por si e pelos outros, com prestígio e reconhecimento, poder, orgulho etc. Incluem-se também as necessidades de autoestima.

    5 – Necessidades de autorrealização: Também conhecidas como necessidades de crescimento. Incluem a realização, aproveitar todo o potencial próprio, ser aquilo que se pode ser, fazer o que a pessoa gosta e é capaz de conseguir. Relaciona-se com as necessidades de estima: a autonomia, a independência e o autocontrole.

    FONTE:http://www.administradores.com.br/producao-academica/a-teoria-da-hierarquia-das-necessidades/5266/

  • Questão nos traz uma das teorias motivacionais que mais caem em provas de concursos públicos.

    HIERARQUIA DAS NECESSIDADES – MASLOW

    Segundo Maslow, a busca do indivíduo para satisfazer suas necessidades determina o seu comportamento. Maslow acreditava que as necessidades humanas podiam ser representadas numa hierarquia de importância e influência que formam uma pirâmide.

    Necessidades primárias:

    1) Fisiológicas – São as necessidades mais básicas do indivíduo, ligadas a sobrevivência. Incluem como meio de satisfação alimentação, repouso, abrigo, sono, sexo, etc.

    2) Segurança – Inclui segurança e proteção no ambiente de trabalho, regularidade no recebimento de seu pagamento estabilidade no emprego.

    Necessidades secundárias:

    3) Sociais – Ligadas a relações interpessoais, incluem a manutenção dos relacionamentos e amizades afeição, filiação, aceitação social e amizade.

    4) Estima – Leva em conta a relação do indivíduo consigo mesmo, como ele se vê e se avalia. Pode ser suprida por meio do ego, orgulho, status e prestígio, autorrespeito e reconhecimento etc.

    5) Autorrealização – É a necessidade mais elevada do ser humano. Constitui o impulso que a pessoa tem para se tornar sempre mais do que é e de vir a ser.

    Vale destacar ainda que uma necessidade deixará de motivar o comportamento assim que for suprida, o que vai motivar um indivíduo satisfeito é a necessidade que está acima da que ele usufrui no presente.

    Após analisar cada uma das necessidades da teoria de Maslow, concluímos que:

    GABARITO: C

  • Alternativa A. Errado. As necessidades fisiológicas são denominadas necessidades biológicas ou básicas, exigem satisfação cíclica e reiterada a fim de garantir a sobrevivência do indivíduo.

    Alternativa B. Errado. As necessidades de segurança levam o indivíduo a proteger-se de qualquer perigo real ou imaginário, físico ou abstrato.

    Alternativa C. Certo. Necessidades sociais são necessidades relacionadas com a vida associativa do indivíduo junto a outras pessoas. Revelam-se na busca por associação, participação, amizade e aceitação por parte dos colegas, troca de amizade, afeto e amor.

    Alternativa D. Errado. As necessidades de estima podem ser subdivididas em dois grupos: a) necessidades de autoestima, tais como: autoconfiança, autoconceito (percepção de valor que a pessoa dá para si); b) necessidades ligadas à reputação, tais como status, reconhecimento e prestígio. A frustração das necessidades de estimo podem produzir sentimentos de inferioridade, fraqueza, desamparo, etc.

    Alternativa E. Errado. As necessidades de autorrealização relacionam-se com a busca por realizar o próprio potencial e se desenvolver continuamente ao longo da vida.

    Gabarito: C

  • Sociais.


ID
3451441
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quanto à teoria do equilíbrio organizacional, é correto afirmar que 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Equilíbrio organizacional:

    equilíbrio organizacional é uma importante teoria advinda das teorias comportamentais que afirma que a organização é um sistema no qual os participantes oferecem trabalho e dedicação para a organização em troca de incentivos, desde que haja equilíbrio.

    De acordo com essa teoria, as pessoas recebem incentivos da organização (dinheiro, benefícios etc.) em troca das suas contribuições (trabalho, dedicação, comprometimento etc.). A teoria aponta então que a participação de uma pessoa ocorre sempre que ela acreditar que terá uma “recompensa” adequada às suas contribuições. Esses participantes podem ser desde empregados a acionistas, fornecedores, clientes etc.

    FONTE: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/08/14161618/2.1.3.-Resumo-Equilíbrio-organizacional.pdf

    FONTE: Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.  

  • ALICIENTE - que alicia, que atrai com afagos, qualquer ato ou coisa que alicia, sedução.

  • 10.16 Teoria do EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL – Ao estudar os motivos pelos quais as pessoas cooperam, os Behavioristas visualizam a organização como um sistema que recebe contribuições dos participantes sob a forma de dedicação ou trabalho e em troca oferece alicientes e incentivos.

    1. Incentivos ou Alicientes – são os “pagamentos” feitos pela organização aos seus participantes (como salários, benefícios, prêmios de produção, gratificações, elogios, oportunidades de crescimento e promoção, reconhecimento etc.).

    2. Utilidade dos Incentivos – cada incentivo possui um valor de utilidade que varia de indivíduo para indivíduo: é a função utilidade, subjetiva para cada indivíduo em função de suas necessidades pessoais.

    3. Contribuições – são os “pagamentos” que cada participante efetua à sua organização (como trabalho, dedicação, esforço e desempenho, assiduidade, pontualidade, lealdade, reconhecimento etc.).

    4. Utilidade das Contribuições – e o esforço que um indivíduo tem para a organização, a fim de que essa alcance seus objetivos.

    fonte: meus resumos.


ID
3451444
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No programa de qualidade total, a técnica que preconiza a redução de níveis hierárquicos com o objetivo de reduzir as operações ao essencial do negócio é denominada de  

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Downsizing, que em português significa “achatamento”, é uma técnica conhecida em todo o mundo e que visa a eliminação de processos desnecessários que engessam a empresa e atrapalham a tomada de decisão, com o objetivo de criar uma organização mais eficiente e enxuta possível. Sua atuação é focada na área de recursos humanos (RH) da empresa.

    Esta técnica exige um alinhamento racionalizado com o planejamento estratégico da empresa e seus objetivos e metas gerais. A curto prazo, este procedimento envolve, invariavelmente, demissões, redução de custos, reestruturação organizacional, achatamento da estrutura da organização etc.

    Objetivos do downsizing

    . Redução de custos;

    . Rapidez na tomada de decisão;

    . Resposta mais rápida às ações do concorrente;

    . Comunicação menos distorcida e mais rápida;

    . Manutenção da orientação para a ação com menos análise e paralisia;

    . Promoção das sinergias dentro da empresa;

    . Elevação da moral na gerência geral;

    . Criação do foco nas necessidades do cliente, e não nos procedimentos internos;

    . Aumento da produtividade dos gerentes.

    http://www.sobreadministracao.com/downsizing-o-que-e-e-como-funciona/

  • GABARITO: LETRA B

    O downsizing promove redução de níveis hierárquicos e enxugamento organizacional para reduzir as operações ao essencial (core business) do negócio e transferir o acidental para terceiros que saibam fazê-lo melhor e mais barato (terceirização).

    downsizing resulta, assim, na redução dos níveis da gestão e na redução da dimensão da organização através da anulação de áreas produtivas não essenciais, centrando-se no que melhor sabem fazer (core competence), subcontratando ao exterior (outsourcing) atividades não fundamentais para o core business permitindo uma maior flexibilização da estrutura. Contudo, a aplicação prática do downsizing consistiu, na maioria das vezes, no corte de custos em áreas consideradas não essenciais, resultando geralmente no ato de despedir numerosos trabalhadores.

    FONTE: Prof.ª Giovanna Carranza

  • De acordo com Idalberto Chiavenato, em relação aos temas de Administração Geral e Gestão de Pessoas, temos que:

    A) terceirização (outsorcing).

    Incorreta! É "uma operação interna da organização é transferida para outra organização que consiga fazê-la melhor e mais barato. Significa uma transformação de custos fixos em custos variáveis e uma simplificação da estrutura e do processo decisório da organização." (Chiavenato, 2014)

    B) enxugamento (downsizing).

    Correta! É a "redução de níveis hierárquicos de uma organização para manter o essencial e a aproximação da base em relação à cúpula. Geralmente, é acompanhado de descentralização." (Chiavenato, 2014) A alternativa está de acordo com o enunciado.

    C) just‐in‐time.

    Incorreta! É "toda demanda deve ser produzida após efetivada sua venda, a fim de manter um fluxo contínuo de produção. Para tanto, utilizam-se sistemas visuais de informação (kanban) para mostrar a quantidade de peças necessárias para o dia." (Chiavenato, 2014)

    D) melhoria contínua.

    Incorreta! É a "aplicação da filosofia kaizen nos processos produtivos da organização. Começou com os círculos de controle de qualidade (CCQ) para tornar-se cada vez mais abrangente." (Chiavenato, 2014)

    E) desenvolvimento de pessoas.

    Incorreta! "Desenvolver pessoas significa apenas dar-lhes informação e apoio suficiente para que elas aprendam novos

    conhecimentos, habilidades e competências e se tornem mais eficientes no que fazem." (Chiavenato, 2014)

    Fontes:

    Chiavenato, Idalberto. "Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações 4. ed.: Manole, 2014

    Chiavenato, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração" 9. ed.: Manole, 2014

    Gabarito: Letra "B"

  • GAB B

    ENXUGAMENTO (DOWNSIZING)

    1. Significa o enxugamento de pessoal por meio do achatamento da estrutura organizacional;
    2. O objetivo é diminuir a burocracia utilizando a racionalização e a restruturação, proporcionando o aumento de valor dos seus funcionários e ao mesmo tempo diminuindo os custos;
    3. Conhecido como achatamento da estrutura da empresa, ele é usado para reduzir processos hierárquicos em uma empresa, podendo ser temporária ou permanente, deixando-a assim o mais enxuta possível.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
3451447
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No ciclo PDCA, a etapa que consiste no estabelecimento de objetivos e processos fundamentais para garantir os resultados conforme o que se espere atingir em termos de metas para a organização é a de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     CICLO PDCA As etapas do PDCA são as seguintes:

    • Plan (planejar)

    • Do (executar)

    • Check (verificar)

    • Act (agir de forma corretiva) 

    Plan (planejar) – nesta etapa devem-se estabelecer os objetivos e metas, de forma que sejam estabelecidos quais serão as ações e métodos para que estes objetivos sejam alcançados.

    Do (executar) – nesta fase o que foi planejado será executado, ou seja, entrará em ação. Além disso, nesta fase deverão ser coletados os dados para que possamos analisar os dados na próxima fase. Nesta fase também devem-se treinar os funcionários nas atividades e tarefas específicas que devem executar.

    Check (verificar) – nesta etapa existe a verificação dos resultados das ações implementadas na fase anterior. 

    Act (agir de forma corretiva) – nesta etapa podem ocorrer duas coisas distintas. Se os resultados forem bons deve existir um esforço de padronização das ações e dos planejamentos adotados, já que alcançaram o objetivo. Entretanto, se os resultados forem ruins devem-se buscar as razões para as falhas, de modo a revisar o processo e evitar que os problemas voltem a acontecer. 

  • GABARITO: LETRA E

    "  As etapas do PDCA são as seguintes:

      Plan (planejar) – nesta etapa devem-se estabelecer os objetivos e as metas, de forma que seja estabelecido quais serão as ações e métodos para que os objetivos sejam alcançados.

       Do (executar) – nesta fase o que foi planejado será executado, ou seja, entrará em ação. Além disso, nesta fase deverão ser coletados os dados para que possamos analisar os dados na próxima fase. Além desse fato, nesta fase devem-se treinar os funcionários nas atividades e tarefas específicas que devem executar.

      Check (verificar) – nesta etapa existe a verificação dos resultados das ações implementadas na fase anterior. Para isso, será utilizada uma série de ferramentas para a tomada de decisão, como histogramas, diagramas de Ishikawa, cartas de controle, entre outras.

      Act (agir de forma corretiva) – nesta etapa podem ocorrer duas coisas distintas. Se os resultados forem bons, deve existir um esforço de padronização das ações e dos planejamentos adotados, já que alcançaram o objetivo. Entretanto, se os resultados forem ruins, devem-se buscar as razões para as falhas, de modo a revisar o processo e evitar que os problemas voltem a acontecer.

      Um dos objetivos do PDCA é, portanto, aumentar a previsibilidade nos processos organizacionais e aumentar a chance de sucesso da empresa. Essa previsibilidade ocorre pela padronização dos processos de sucesso."

     

    FONTE: Administração Geral para Concursos – Rodrigo Rennó, 2013

  • Questão exige que o candidato conheça as perspectivas do ciclo PDCA para marcar corretamente uma das alternativas apresentadas.

    O ciclo PDCA (também conhecido por ciclo de melhoria contínua) é uma ferramenta da qualidade que objetiva garantir o alcance de metas organizacionais. O ciclo PDCA é composto por 4 etapas, sendo elas: Plan (planejamento); Do (executar); Check (verificar) e Act (agir). Buscar para fazer certo desde a primeira vez, buscando ser eficiente (por economizar tempo, esforços e recursos), eficaz e efetivo

    “A” incorretaAct (Agir): Faz ação corretiva sobre as eventuais falhas durante a execução do plano ou se esforça em padronizar as boas ações.

    “B” incorreta – Check (Verificar): Ocorre a verificação do resultado da tarefa executada;

    “C” incorreta – Do (Executar): Etapa em que se executa a tarefa planejada;

    “D” incorreta – Não é uma das etapas do ciclo PDCA.

    “E” correta – Plan (Planejar): etapa em que ocorre a definição dos objetivos, metas e métodos a serem usados.

    GABARITO: E

  • Quem define objetivo é a função planejamento e na função planejamento há controle

  • [GABARITO: LETRA E]

    O Ciclo PDCA — também chamado de Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart — é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações:

    Planejar - Planejamento - (Plan):

    Seleção de um processo, atividade ou máquina que necessite de melhoria e elaboração de medidas claras e executáveis, sempre voltadas para obtenção dos resultados esperados;

    Fazer - Executar - (Do):

    Implementação do plano elaborado e acompanhamento de seu progresso;

    Checar - Controlar - (Check) :

    Análise dos resultados obtidos com a execução do plano e, se necessário, reavaliação do plano;

    Agir - Ação - (Act):

    Caso tenha obtido sucesso, o novo processo é documentado e se transforma em um novo padrão.

    FONTE: https://blogdaqualidade.com.br/o-que-e-pdca/


ID
3451453
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à reengenharia de processos organizacionais, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Acho que a letra E está errada, pois ela afirma no trecho: leva em consideração as estruturas e os procedimentos atuais para produzir um novo processo organizacional. No caso a reengenharia começa do zero sem levar em consideração os antigos processos.

  • GABARITO: LETRA E

    Reengenharia:

    De acordo com Hammer eChampy, a reengenharia é:o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade. Portanto, o conceito da reengenharia se relaciona a mudanças drásticas no modo de se fazerem as coisas dentro de uma organização. 

    FONTE: Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO. 

  • entao caroline, temos que marcar a incorreta e a E está.

  • A banca cobrou a assertiva INCORRETA em relação à reengenharia.

    Segundo Chiavenato (2014)," a reengenharia foi feita por meio de uma nova concepção de organização baseada não mais na estrutura vertical e hierárquica, mas no foco nos processos organizacionais, fazendo com que a antiga visão verticalizada fosse substituída por uma horizontalizada."

    São palavras-chave da reengenharia:

    • Reestrutura radical;
    • Parte do zero;
    • Folha de papel em branco;
    • Orientada para processos;
    • Não busca melhoria contínua, nem marginais;
    • É começar de novo;
    • É fundamental, radical e drástica.

    A) Correta. Segundo Chiavenato, a reengenharia descarta as estruturas, os processos e os sistemas existentes e os reinventa de maneira completamente diferente. A reengenharia é fundamental! "Fundamental: busca reduzir a organização ao essencial e fundamental. As questões são: por que fazemos o que fazemos? E por que fazemos dessa maneira?" (Chiavenato, 2014)

    B) Correta. A reengenharia é radical! "impõe uma renovação radical, desconsiderando as estruturas e os procedimentos atuais para inventar novas maneiras de fazer o trabalho." (Chiavenato, 2014)

    C) Correta. A reengenharia é drástica! "A reengenharia joga fora tudo o que existe atualmente na empresa. Destrói o antigo e busca sua substituição por algo inteiramente novo. Não aproveita nada do que existe." (Chiavenato, 2014)

    D) Correta. A reengenharia é voltada para processos! "a reengenharia reorienta o foco para os processos, e não mais para as tarefas ou serviços nem para pessoas ou para a estrutura organizacional." (Chiavenato, 2014)

    E) Incorreta. Na reengenharia não há renovação dos processos atuais. A reengenharia propõe um novo inicio, do zero!

    Fonte: "Introdução À Teoria Geral da Administração” de Idalberto Chiavenato. 9ªed. Manole, 2014.(pág. 226)

    A banca cobrou o item incorreto, logo é a letra e.

    GABARITO: LETRA E.

  • A questão em análise nos apresenta uma metodologia da gestão da qualidade chamada de Reengenharia. Essa metodologia é o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais visando alcançar enormes melhorias no desempenho de custos, qualidade, atendimento e velocidade. O Desenvolvimento dessa metodologia no ambiente empresarial foi uma reação ao gigantesco atraso existente entre as mudanças ambientais velozes e intensas e a inabilidade das organizações em ajustar-se a essas mudanças.

    A reengenharia significa fazer uma nova engenharia da estrutura organizacional, uma reconstrução “do zero", e não simplesmente uma reforma. A reengenharia vai na essência, ela é radial, é drástica, orienta-se por processos e busca a substituição do modelo vigente por um novo sem a utilização dos procedimentos atuais. Em face do exposto, podemos afirmar que as alternativas “A", “B", “C" e “D" estão conforme os comentários acima. Com isso, a única alternativa incorreta é a letra “E".

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “E".
  • OBJETIVOS da Reengenharia: redução de custos, melhoria da qualidade, melhoria no atendimento e na velocidade.

    ETAPAS da Reengenharia: preparação, planejamento, implementação e avaliação. ''P.I.P.A''

    FONTE: minhas anotações

  • GAB E

    REENGENHARIA é a análise e a consequente mudança de processos para a obtenção de melhores resultados, só que não é apenas uma pequena mudança, é uma mudança radical. Este processo é uma oposição à terceirização, ao downsizing, à reestruturação e à automação e se preocupa com mudanças bruscas, e não com melhoramentos contínuos. A reengenharia é, portanto, o ato de repensar e reprojetar de forma radical os processos de uma empresa para obter grandes progressos em indicadores críticos de desempenho como custos, qualidade, serviços e agilidade. É o princípio da folha em branco, começar do zero.

    A reengenharia caracteriza‐se pela alteração dos processos organizacionais de modo radical e drástico, sem reaproveitar a estrutura atual.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319) 


ID
3451456
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que tange à importância operacional, os materiais de importância vital, sem similar na organização, cuja falta possa ocasionar  paralização  da  produção,  são  classificados  como  materiais 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A classificação XYZ avalia o grau de criticidade ou de imprescindibilidade do item de material nas atividades desempenhadas pela organização. As classes são assim definidas, conforme Mendes e Castilho (2009):

    Classe X: Materiais de baixa criticidade, cuja falta não implica paralisações da produção, nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. Ainda, há facilidade de sua obtenção no mercado.

    Classe Y: Materiais que apresentam grau de criticidade intermediário, podendo, ainda, ser substituídos por outros com relativa facilidade.

    Classe Z: Materiais de máxima criticidade, não podendo ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos. A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa.

    FONTE:  Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.  

  • Falou em importância operacional, está falando do XYZ ( X (-), Y (+-), Z (+)).

    Falou valor do consumo, está referindo a curva ABC (A (+), B(+-), C (-))

  • Dentre os tipos de classificação de materiais, temos aquela segundo a importância operacional, o quanto o material é indispensável para a continuidade das atividades da organização. Essa classificação também pode ser chamada de classificação XYZ. Cada letra representa o grau de criticidade do item, ou seja, o quanto ele é indispensável para o processo produtivo.

    A - Os materiais de importância "X" são de baixa criticidade. Isso significa que são encontrados, por exemplo, com facilidade no mercado. A sua falta não é suficiente para grandes transtornos na organização.

    B - Materiais com importância "Y" possuem média criticidade, isto é, ainda que sua falta possa gerar algum transtorno, sua substituição por outro pode acontecer com relativa facilidade.

    C - Os materiais "Z", por outro lado, são altamente críticos. Isso significa dizer que eles são capazes de acarretar prejuízos à organização por não poderem ser substituídos por outros equivalentes em tempo suficiente.

    As alternativas "D" e "E" nos trazem elementos que remetem à classificação por valor de demanda, a classificação "ABC". Nessa classificação, o que importa é o valor financeiro dos itens. Quanto maior seu valor, mais importante ele é.

    D - Os itens "A" são os que possuem maior valor de demanda.

    E - Os itens "B" possuem valor de demanda intermediário. Ao passo que os itens "C" são detentores de um valor baixo.

    GABARITO: C

  • OPERACIONAL > CRITICIDADE > XYZ.

    baiXo

    Ymédio

    Zalto.

  • Letra C

    Materiais Z --> materiais vitais para a operação da instituição. Se faltarem, irão a produção ou causar danos grandes para a empresa. 

  • ABC: financeira (por valor de demanda)

    XYZ: grau de criticidade ou de imprescindibilidade (importância operacional)

    gab. C

  • X= A falta não acarreta no desempenho de produção,

    Y= Pode ser facilmente substituído,

    Z= Sua falta pode atrapalha toda a produção;

    Em relação a curva ABC:

    A= 80% do custo de materiais,

    B= entre 80 e 95% do custo de materiais,

    C= Maior que 95% do custo de materiais

  • Na classificação XYZ o que deve ser observada é a importância/criticidade do material.

    Desse modo:

    Material X → baixa importância para a organização, ou seja, menor criticidade. Sua falta não implica paralisação dos processos produtivos, pode ser obtido de maneira fácil e rápida

    Material Y → média importância para a organização, ou seja, criticidade mediana. Sua falta não implica paralisação de alguma atividade, mas compromete a qualidade do processo produtivo; pode ser substituído com relativa facilidade

    Material Z vital importância para a organização, ou seja, criticidade alta. Sua falta implica paralisação de alguma atividade da organização e não pode ser substituído por outro equivalente em tempo hábil e sem acarretar prejuízos

    Gabarito: Letra C

  • GAB C!

    Q1628418

    CLASSE Z - Materiais que não podem ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos. A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa.

    CLASSE X - Materiais cuja falta não implica paralisações da produção, nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. Ainda, há facilidade de sua obtenção no mercado.

    CLASSE Y - Materiais que apresentam grau de criticidade intermediário, podendo, ainda, ser substituídos por outros com relativa facilidade.


ID
3451459
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Logística

Em relação às características das modalidades de transporte, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra B: O transporte rodoviário, apesar de ter um custo de frete mais elevado e menor capacidade de carga, possui grande flexibilidade operacional.


ID
3451462
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da Lei de acesso à informação (Lei n.º 12.157/2011), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 7º O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter:

    I - orientação sobre os procedimentos para a consecução de acesso, bem como sobre o local onde poderá ser encontrada ou obtida a informação almejada;

    II - informação contida em registros ou documentos, produzidos ou acumulados por seus órgãos ou entidades, recolhidos ou não a arquivos públicos;

    III - informação produzida ou custodiada por pessoa física ou entidade privada decorrente de qualquer vínculo com seus órgãos ou entidades, mesmo que esse vínculo já tenha cessado;

    IV - informação primária, íntegra, autêntica e atualizada;

    V - informação sobre atividades exercidas pelos órgãos e entidades, inclusive as relativas à sua política, organização e serviços;

    VI - informação pertinente à administração do patrimônio público, utilização de recursos públicos, licitação, contratos administrativos; e

    VII - informação relativa:

    a) à implementação, acompanhamento e resultados dos programas, projetos e ações dos órgãos e entidades públicas, bem como metas e indicadores propostos;

    b) ao resultado de inspeções, auditorias, prestações e tomadas de contas realizadas pelos órgãos de controle interno e externo, incluindo prestações de contas relativas a exercícios anteriores.

    GAB A

  • o   Gabarito: A.

    .

    Art. 7º O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter:

    .

    A: CORRETA: III - informação produzida ou custodiada por pessoa física ou entidade privada decorrente de qualquer vínculo com seus órgãos ou entidades, mesmo que esse vínculo já tenha cessado;

    B: ERRADA: VII - informação relativa: a) à implementação, acompanhamento e resultados dos programas, projetos e ações dos órgãos e entidades públicas, bem como metas e indicadores propostos;

    C: ERRADA: §1º. O acesso à informação previsto no caput não compreende as informações referentes a projetos de pesquisa e desenvolvimento científicos ou tecnológicos cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.

    D: ERRADA: I - orientação sobre os procedimentos para a consecução de acesso, bem como sobre o local onde poderá ser encontrada ou obtida a informação almejada;

    E: ERRADA: IV - informação primária, íntegra, autêntica e atualizada;

  • ??Acerca da Lei de acesso à informação (Lei n.º 12.157/2011)?? ERRADA

    LEI 12 527/11 :)


ID
3451465
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, o interessado poderá interpor  recurso contra a decisão à 

Alternativas
Comentários
  • Art. 15. No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência.

    Parágrafo único. O recurso será dirigido à autoridade hierarquicamente superior à que exarou a decisão impugnada, que deverá se manifestar no prazo de 5 (cinco) dias.

    GAB C

  • Recursos no Pedido de acesso (Art. 15 e 16)

    Prazo para recurso à 10 dias da ciência

                   Instâncias recursais

                                  - Autoridade hierarquicamente superior

                                  - CGU

                                  - CMRI

                   Prazo para decisão do recurso à 5 dias

  • o   Gabarito: C.

    .

    Art. 15. No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência.

    Parágrafo único. O recurso será dirigido à autoridade hierarquicamente superior à que exarou a decisão impugnada, que deverá se manifestar no prazo de 5 (cinco) dias.

    .

    Verificaremos agora que o pedido de acesso de informação poderá tramitar em até 4 “instâncias”.

    o   1ª instância: o órgão/entidade frente ao qual foi feito o pedido de acesso.

    o   2ª instância – autoridade hierárquica superior: negado o pedido, poderá ser apresentado recurso no prazo de 10 dias a contar da ciência do solicitante, a ser julgado em 5 dias pela autoridade hierarquicamente superior à que negou o pedido.

    o   CUMPRE DESTACAR QUE: as disposições abaixo são referentes somente ao Poder Executivo.

    o   3ª instância - CGU: negado o recurso – precisa ter sido negado primeiro, não pode ir direto pra essa instância -, pode o requerente recorrer à Controladoria Geral da União que determine a concessão do acesso, desde que o pedido tenha sido negado por órgão ou entidade federal, sendo a CGU relativa a tal esfera, caso presente alguma das seguintes hipóteses:

    -  Foi negado acesso a informação não sigilosa;

    -  Foi negado acesso com base no sigilo total ou parcial da informação e não foi informada a autoridade que classificou tal sigilo ou a superior a esta a quem possa se peticionar pelo acesso ou desclassificação;

    -  Não foram observados os procedimentos de classificação de informação sigilosa desta lei;

    -  Houve descumprimentos dos prazos ou procedimentos desta lei.

    o   Pera aí, mas então só na esfera federal há mais de 2 instâncias? Pela lei, sim, mas as esferas estadual e municipal podem instituir mecanismos de recurso semelhantes, que só não constam nesta lei.

    o   4ª instância – Comissão Mista de Reavaliação de Informações: por último, caso a CGU negue novamente, o requerente ainda poderá interpor recurso à Comissão Mista de Reavaliação de Informações.


ID
3451468
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A aplicação prática do princípio da proveniência gera o(a)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Quando o arquivista trata de documentos, ele obedece ao princípio básico da Arquivologia chamado proveniência dos arquivos (ou respect des fonds ou provenance: o arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos de outras entidades geradoras. O princípio da proveniência deve ser observado na organização dos arquivos correntes, intermediários e permanentes (ele é considerado a base da arquivística).

    FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo 
  • O Princípio da Proveniência preconiza que os documentos produzidos por uma instituição devem ficar junto a ela, não podendo ser misturados aos de outras instituições, sob pena de perder o seu contexto.

    a) Quando esse princípio é aplicado, temos a reunião de documentos produzidos e recebidos por uma mesma instituição e o nome que se dá a esse conjunto de documentos é fundo de arquivo. Certa.
    b) Grupo de arquivo não é um termo técnico arquivístico. Errada.
    c) Gênero documental é uma das classificações que podem ser aplicadas aos arquivos. Exemplo de gêneros documentais: textuais, iconográficos, cartográficos, entre outros.
    d) Classe de arquivo, dentro do contexto do Plano de Classificação, é parte da estrutura que reúne os documentos relativos a uma mesma função institucional. Errada.
    e) Classificação é o ato de analisar um documento, identificar a sua função/atividade e aplicar um código de classificação. Errada.

    Gabarito do Professor: A
  • É só lembrar que Princípio da Proveniência também é chamado de Princípio de Respeito aos Fundos


ID
3451471
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O conjunto de operações técnicas referentes à produção, à tramitação, ao uso, à avaliação e ao arquivamento em fase corrente e intermediária é o(a)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    CAPÍTULO I

    DISPOSIÇÕES GERAIS

    Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    FONTE:  LEI N° 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991.

  • corrente + intermediatia= gestão de documento

  • GESTÃO DE DOCUMENTOS

    Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    Fonte: http://www.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/dir-gerais/dgcon/degea/dicionario-arquivistico

    Gab: B

  • A questão trata do conceito de gestão de documentos, mas as alternativas abordam diversos outros termos que são importantes e que estruturam a gestão.

    a) Quadro de arranjo é o instrumento de organização utilizado no âmbito dos arquivos permanentes.
    b) Gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações que envolvem a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento, nas fases corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para a guarda permanente. Certa. Veja o que diz a Lei nº 8.159/91:

    Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    c) Emulação é um software que tem como objetivo reproduzir as funções de um determinado ambiente já obsoleto. Errada.
    d) Plano de destinação é a parte do plano de classificação e da tabela de temporalidade que define se os documentos serão eliminados ou guardados permanentemente. Errada.
    e) Ciclo de vida dos documentos é a sistemática que estrutura os documentos no local em que deve ficar e pelo tempo que devem ficar, por meio das fases corrente, intermediária e permanente. Errada.

    Gabarito do Professor: B

ID
3451474
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No protocolo, a anotação dos dados objetivos e subjetivos do documento é realizada pela atividade de

Alternativas
Comentários
  • Registro —> É o procedimento no qual o protocolo cadastra o documento em um sistema de controle (informatizado ou manual), atribuindo ao mesmo um número codificado de acompanhamento.

  • Registro é todo o documento recebido a ser registrados com número, nome do remetente, data, assunto

  • REGISTRO:

    SEGUNDA ETAPA DO PROTOCOLO.

    FORMALIZAÇÃO DO RECEBIMENTO DO DOCUMENTO ARQUIVISTICO NOS FORMULÁRIOS:

    1 - Posição do número de identificação;

    2 - Identificação dos metadados:

    nome do requerente;

    nome do destinatário;

    especificação do doc;

    data de encaminhamento;

    assunto, etc.

  • GAB.C

    REGISTRO;

    Os documentos recebidos pelo protocolo são registrados em formulários ou em sistemas eletrônicos, nos quais serão descritos os dados referentes ao seu número, nome do remetente, data e assunto, espécie, entre outros elementos.

    >>>Cadastro de dados /metadados dos documentos

    >>>registro só para doc’s Ostensivos

  • O Protocolo é o serviço responsável pelo recebimento, registro, classificação, distribuição, tramitação e expedição de documentos. Ele pode ser entendido como a porta de entrada e saída dos documentos na instituição.

    Cada uma dessas atividades possui um objetivo.

    a) Recebimento é o ato de literalmente receber o documento em  uma caixa de entrada do sistema informatizado ou em mãos, caso estejamos falando do suporte papel. Errada.
    b) Tramitação é a movimentação do documento pela instituição. Errada.
    c) O registro é a ação de colher informações do documento e inseri-las em um sistema manual ou informatizado. É justamente essa ação que registra os dados subjetivos e objetivos do enunciado. Certa.
    d) Distribuição é o envio interno do documento. Errada.
    e) Expedição é o envio externo do documento. Errada.

    Gabarito do Professor: C
  • Registro

  • [GABARITO: LETRA C]

    O protocolo realiza as seguintes atividades :

    – Recebimento

    – Registro

    – Autuação

    – Classificação

    – Expedição/Distribuição

    – Controle/Movimentação

    RECEBIMENTO

    É a etapa que consiste em receber os documentos que entram na instituição ou ainda aqueles produzidos nos próprios setores do órgão para que sejam formalizados.

    REGISTRO

    É o procedimento no qual o protocolo cadastra os dados básicos do documento em um sistema de controle (informatizado ou manual). Tais dados serão utilizados quando da localização do documento por parte do interessado.

    AUTUAÇÃO

    É o procedimento no qual documentos são transformados em processos. Tal operação exige a inserção de capa específica, a numeração das páginas que irão constituir o processo e ainda a atribuição de um número que o identificará. Na prática, esta atividade é conhecida como abertura ou formação de processos.

    CLASSIFICAÇÃO

    Uma vez recebidos os documentos, o protocolo efetuará análise a fim de identificar os assuntos dos documentos, classificando-os de acordo com os códigos existentes no Plano de Classificação da instituição. Os documentos que, porventura, forem recebidos em envelopes fechados, deverão ser abertos pelo Protocolo, para que seja realizada a classificação dos mesmos, desde que não sejam particulares (documentos não oficiais) ou sigilosos (ultra-secretos, secretos, confidenciais ou reservados). Tais documentos (particulares e sigilosos) deverão ser encaminhados diretamente aos respectivos destinatários, sem a necessidade de registro ou autuação, pois têm acesso restrito. Apenas os destinatários poderão abrir estes documentos. Os documentos de natureza ostensiva (nem sigilosos nem particulares) deverão ser abertos e analisados, classificando-os de acordo com o assunto tratado, antes de serem encaminhados aos seus destinatários. 

    EXPEDIÇÃO/DISTRIBUIÇÃO

    É a atividade que consiste em enviar o documento ao seu destinatário. Distribuição é a remessa dos documentos às unidades responsáveis sobre a matéria nele tratadas, dentro do próprio órgão. Expedição é o envio do documento para outro órgão da administração pública.

    CONTROLE DA MOVIMENTAÇÃO (TRAMITAÇÃO)

    É a atividade realizada pelo protocolo que consiste em identificar os setores pelos quais passam os documentos, de forma a recuperá-lo com rapidez quando necessário, bem como identificar possíveis atrasos na tramitação destes. Tal movimentação é realizada através de sistemas informatizados de protocolo ou de controles manuais (livros ou fichas de protocolo)

    GRAN CURSOS.


ID
3451477
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O elemento que deve ser considerado para se elaborar o plano de classificação de documentos de arquivo é o(a) 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Plano de classificação: Instrumento de gestão documental utilizado para classificar os documentos de arquivo, agrupando-os de acordo com a competência do órgão produtor, identificando o grupo, a função e a atividade responsável pela produção ou acumulação. 

    FONTE: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/gestao/sistema/plano

  • Gabarito letra D

    O problema básico na administração de documentos correntes é o de conservá-los de maneira ordenada e acessível de forma a que possam ser rapidamente encontrados quando solicitados. Todos os documentos deverão ser arquivados em relação ao seu uso de forma a refletir a função do órgão. Na avaliação de documentos públicos, o primeiro fator a ser levado em consideração é o testemunho ou prova que contém da organização e da função.

    Tirei de uma apostila do Focado no Edital.

  • Plano de classificação:

    Esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos,

    elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela

    produzido. Expressão geralmente adotada em arquivos correntes.

    FONTE: APOSTILA ESTRATÉGIA 2020.

  • LETRA. D

    CLASSIFICAÇÃO>>PLANO DE CLASSIFICAÇÃO>>FUNÇÃO E ATIVIDADE

  • O plano de classificação de documentos é a sistematização das atividades e funções institucionais. Essas atividades e funções vão ser estruturadas em classes documentais, que receberão a sua temporalidade a partir da Tabela de Temporalidade de documentos.

    a) a espécie documenta (Ex: ata, termo, relatório) são importantes porque elas fazem parte da documentação, mas não definem o plano em si. Errada.
    b) o número é só um elemento identificador do documento, que não interfere na elaboração do plano. Errada.
    c) São apenas instrumentos de controle. Errada.
    d) Sim, a função institucional será a base de elaboração do plano de classificação. É por meio das funções que as classes serão construídas e subdivididas a depender da função/atividade institucional. Certa.
    e) O tempo de guarda é um elemento da Tabela de Temporalidade. Errada.

    Gabarito do Professor: Letra D.

  • N entendi bulhufas

  • O elemento que deve ser considerado para se elaborar o plano de classificação de documentos de arquivo é A: FUNÇÃO.  Todos os documentos deverão ser arquivados em relação ao seu uso de forma a refletir a função do órgão.

  • plano de classificação: relacionado a função do arquivo

    tabela de temporalidade: relacionado ao prazo e à destinação do arquivo


ID
3451480
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O tipo de ordenação a ser utilizado é definido pelo(pela)

Alternativas
Comentários
  • tipo de uso do documento.

  • A identificação dos documentos de arquivo como correntes, intermediários ou permanentes

    depende do seu tipo e função, obedecendo a uma tabela de temporalidade.

    APOSTILA ESTRATÉGIA - 2020

  • Entendi foi nada

  • Ordenação:

    → Reunião dos documentos que trata do mesmo assunto, para agilizar o arquivamento e reduzir as ocorrências de erros.

    → Operação intelectual

    → disposição dos documentos dentro de uma mesma unidade de classificação

  • A ordenação de que a questão trata é o método de arquivamento. Temos diversos tipos de arquivamento. Cada um vai beneficiar de uma forma diferente, mas o melhor método a ser escolhido é aquele que realmente faculte o acesso e a localização da informação.  De nada adianta ter um método super complexo que não facilite quando o usuário quiser localizar o documento. Para isso, é preciso que se leve em consideração o tipo de uso do documento e qual é o melhor elemento a ser considerado para que o documento seja localizado.

    a) A data é um elemento que pode ou não aparecer no documento. Entretanto, caso o conjunto de documentos possua uma data e o melhor jeito de encontrá-los seja utilizando a cronologia como elemento principal, não há problema. Entretanto, esse é um caso específico. Errada.
    b) O suporte em que a informação está registrada não importa. Se tivermos um milhão de CD's ou um milhão de pergaminhos, nenhum deles vai ajudar na localização. Errada.
    c) O gênero também não é uma característica que influencia, seguindo o mesmo raciocínio da alternativa anterior: se eu tiver um milhão de imagens e um milhão de sons, isso de nada adianta na localização dos documentos. Errada.
    d) A idade do documento não é um elemento que favorece a escolha do método de arquivamento. Errada.
    e) Ao escolher um método de arquivamento, o tipo de uso do documento deve ser considerado. Documentos funcionais, por exemplo, são organizados a partir de um método; já os contratos, por exemplo, devem ser organizados a partir de outro método. Certa.
    Gabarito do Professor: E
  • GABARITO: Letra E.

    tipo de uso do documento.

  • Resolução: A ordenação de que a questão trata é o método de arquivamento. Temos diversos tipos de arquivamento. Cada um vai beneficiar de uma forma diferente, mas o melhor método a ser escolhido é aquele que realmente faculte o acesso e a localização da informação.  De nada adianta ter um método super complexo que não facilite quando o usuário quiser localizar o documento. Para isso, é preciso que se leve em consideração o tipo de uso do documento e qual é o melhor elemento a ser considerado para que o documento seja localizado.

    a) A data é um elemento que pode ou não aparecer no documento. Entretanto, caso o conjunto de documentos possua uma data e o melhor jeito de encontrá-los seja utilizando a cronologia como elemento principal, não há problema. Entretanto, esse é um caso específico. Errada.

    b) O suporte em que a informação está registrada não importa. Se tivermos um milhão de CD's ou um milhão de pergaminhos, nenhum deles vai ajudar na localização. Errada.

    c) O gênero também não é uma característica que influencia, seguindo o mesmo raciocínio da alternativa anterior: se eu tiver um milhão de imagens e um milhão de sons, isso de nada adianta na localização dos documentos. Errada.

    d) A idade do documento não é um elemento que favorece a escolha do método de arquivamento. Errada.

    e) Ao escolher um método de arquivamento, o tipo de uso do documento deve ser considerado. Documentos funcionais, por exemplo, são organizados a partir de um método; já os contratos, por exemplo, devem ser organizados a partir de outro método. Certa.

    Resposta: E


ID
3451483
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A tabela de temporalidade de documentos é resultado da função arquivística de 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A tabela de temporalidade é o instrumento resultante da avaliação dos documentos, e determina o prazo de guarda dos documentos nas fases correntes e intermediária, bem como sua destinação final. É o mapa do arquivista, o qual orientará o correto tratamento a ser dado a cada um dos documentos que tramita pela instituição e que chegam ao arquivo.

    FONTE: Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini

  • avaliação

  • A Tabela de Temporalidade é um instrumento resultante da atividade de avaliação de documentos. 

  • 2 – CONFIGURAÇÃO DA TABELA DE TEMPORALIDADE

    A tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante de avaliação, que tem por objetivos definir prazos de guarda e destinação de documentos, com vista a garantir o acesso à informação a quantos dela necessitem. Sua estrutura básica deve necessariamente contemplar os conjuntos documentais produzidos e recebidos por uma instituição no exercício de suas atividades, os prazos de guarda nas fases corrente e intermediária, a destinação final – eliminação ou guarda permanente – , além de um campo para observações necessárias à sua compreensão e aplicação. 

    Definição conforme CONARQ - Conselho Nacional de Arquivos

    fonte: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes/cctt_meio.pdf

  • A questão trata da fase do programa de gestão de documentos que tem como produto a tabela de temporalidade de documentos.
    a) a avaliação de documentos é uma fase do programa de gestão de documentos que define por quanto tempo cada documento deve ficar em cada fase do ciclo documental, além de definir se esses documentos serão eliminados ou guardados permanentemente. Essa decisões, que são feitas pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, é sistematizada em um instrumento, que é a tabela de temporalidade de documentos. Certa.

    b)  Classificação é o ato de analisar um documento, identificar a sua função/atividade e aplicar um código de classificação. Errada.

    c) A difusão pode ser encontrada em todas as atividades que visem a divulgação do acervo ou de atividades que são desenvolvidas no arquivo. Errada.

    d) A preservação envolve medidas que visam proteger os documentos de qualquer ação que tenha a possibilidade de comprometer as informações registradas nos suportes documentais. Errada.

    e) Descrição é a ação de retirar as principais informações dos documentos e inseri-las em instrumentos de pesquisa que facilitem a busca e a localização das informações, por exemplo. Errada.

    Gabarito do Professor: A

  • Resolução:

    A questão trata da fase do programa de gestão de documentos que tem como produto a tabela de temporalidade de documentos.

    a) a avaliação de documentos é uma fase do programa de gestão de documentos que define por quanto tempo cada documento deve ficar em cada fase do ciclo documental, além de definir se esses documentos serão eliminados ou guardados permanentemente. Essa decisões, que são feitas pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, é sistematizada em um instrumento, que é a tabela de temporalidade de documentos. Certa.

    b)  Classificação é o ato de analisar um documento, identificar a sua função/atividade e aplicar um código de classificação. Errada.

    c) A difusão pode ser encontrada em todas as atividades que visem a divulgação do acervo ou de atividades que são desenvolvidas no arquivo. Errada.

    d) A preservação envolve medidas que visam proteger os documentos de qualquer ação que tenha a possibilidade de comprometer as informações registradas nos suportes documentais. Errada.

    e) Descrição é a ação de retirar as principais informações dos documentos e inseri-las em instrumentos de pesquisa que facilitem a busca e a localização das informações, por exemplo. Errada.

    Resposta: A

  • Avaliação


ID
3451486
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 17ª Região (RN)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o motivo por que se deve digitalizar documentos de arquivo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Vantagens da digitalização:

    -Agilidade na recuperação das informações bem como o seu intercâmbio;

    -Garantia de preservação de documentos originais passíveis de destruição pelo manuseio, bem como a segurança do acervo contra furto, incêndios, inundações ;

    -Facilidade de acesso;

    -Capacidade de transmissão e distribuição excelentes;

    -Cópia para o usuário de alta qualidade;

    -Auxílio automatizado de recuperação da informação

    FONTE: https://simagestao.com.br/saiba-mais-sobre-microfilmagem-e-digitalizacao-de-documentos/

  • Não entendi o gabarito. Algum colega pode me auxiliar? Desde já agradeço!!

  • A digitalização de documentos é o processo que converte o documento em uma imagem digital.

    a) Documentos permanentes não podem ser substituídos. Errada. 
    b) A digitalização automatiza a documentação e a sua gestão, facultando o acesso, a difusão, a reprodução, a apresentação dos documentos, fazendo com que a documentação possa chegar a todos, em menos tempo e 
    c) Não existe essa determinação. A digitalização é uma das técnicas disponíveis. Errada.
    d) A digitalização não tem como consequência a preservação permanente. Todo suporte documental necessita de ações de preservação. Errada.
    e) A digitalização não tem como consequência a restrição do acesso. Errada.


    Gabarito do Professor: Letra B.

  • Qual o erro da A?

  • diminuição do volume documental não é uma vantagem?

  • O gabarito de letra A está errada porque o único método legal passível de substituição é a microfilmagem e não a digitalização.

    • Arquivos microfilmados tem sua legitimidade garantida pela Lei nº 5.433, de 8 de maio de 1968;
    • É também o único processo que permite o descarte do documento físico. Isso porque a cópia tem o mesmo valor jurídico, de acordo com o Decreto nº 1.799, de 30 de janeiro de 1996
  • Nicole, volume documental não necessariamente quer dizer a respeito do volume físico de documentos, mas a quantidade de documentos em si. Por exemplo: a substituição de um arquivo corrente físico em suporte material para algum formato digital não altera necessariamente a quantidade de arquivos.

  • Um dos motivos pelos quais deve-se digitalizar os documentos é a questão da

    Acessibilidade: tornar a informação disponível e facilitar o seu acesso.

  • Em 10/08/21 às 10:52, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou! Em 05/08/21 às 09:43, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou! Em 26/07/21 às 06:50, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou!

  • bem subjetiva na minha humilde opinião, neste contexto temos três alternativas correta A,B e D.