SóProvas



Prova UFBA - 2013 - UFBA - Técnico de Contabilidade


ID
1066030
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O texto constitucional brasileiro adota a clássica tripartição de poderes, sendo que a solução de litígios é função precípua do Poder Legislativo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    Segundo a CF 88 a primeira parte está correta

    Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

    Porém a última parte está errada quando afirma  que a solução de litígios é função precípua do Poder Legislativo, quando o correto é PODER JUDICIÁRIO.

  • Por se tratar de assunto de fundamental importância, o tema da separação de poderes tem sido objeto de considerações ao longo da história por grandes pensadores e jurisconsultos, dentre os quais podemos citar Platão, Aristóteles, Locke, Montesquieu, entre outros, que culminaram no modelo tripartite conhecido atualmente, inclusive como princípio constitucional no ordenamento jurídico brasileiro (artigo 2º), também utilizado na maioria das organizações de governo das democracias ocidentais, consagrado com a inserção do artigo 16 da Declaração Francesa dos Direitos do Homem e do Cidadão, nos idos de 1789. O modelo tripartite atual consiste em atribuir a três órgãos independentes e harmônicos entre si as funções Legislativa, Executiva e Judiciária.

    http://www.ambito-juridico.com.br/site/?artigo_id=10678&n_link=revista_artigos_leitura


  • Gabarito: ERRADO

    Quem detém a função precípua de decidir definitivamente sobre os litígios, baseado no ordenamento jurídico, é o PODER JUDICIÁRIO.

    O poder legislativo tem a função de fabricar as leis e o executivo de estruturar a máquina pública e oferecer serviços aos seus cidadãos.

    Bons estudos!

  • Poder legislativo cria leis e o judiciário faz cumpri-las
  • Significado de Precípuo

    adj.Característica do que é principal e essencial; fundamental.

    Logo, sabemos que este não é o objetivo principal do lesgislativo.

  • GAB. ERRADO.

     

    Função Precípua do LEGISLATIVO é LEGISLAR. Faz leis,vota.

    Função Atípica  do LEGISLATIVO é JULGAR, ADMINISTRAR. 

  • GABARITO: ERRADO.

    A solução de litígios é função precipua do Poder Judiciário.

  • ERRADA

    A solução de litígios é função precípua do Poder Judiciário.

  • judiiciário

  • judiiciário

  • A questão exige conhecimento acerca da separação dos Poderes e pede ao candidato que julgue o item que segue:

    O texto constitucional brasileiro adota a clássica tripartição de poderes, sendo que a solução de litígios é função precípua do Poder Legislativo.

    Item Falso! De fato, a Constituição Federal adota tripartição dos Poderes. Todavia, a função típica do Poder Legislativo é a de legislar e realizar a fiscalização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial do Executivo, conforme ensina Lenza. Assim, a solução de litígios é função do Poder Judiciário.

    Gabarito: Errado.

    Fonte: LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. 22.ed. São Paulo: Saraiva, 2018.


ID
1066048
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O funcionário do setor de expedição, responsável pelo controle dos veículos do serviço público, ao observar que havia automóveis parados no pátio da repartição, resolveu buscar seu flho no colégio, porque o dia estava bastante chuvoso.

Essa atitude constitui um ato de improbidade administrativa, pois é vedado ao servidor utilizar o veículo do serviço público para atendimento de necessidades particulares.

Alternativas
Comentários
  • CERTA, SEGUNDO A LEI 8429

     Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:

    (...)

      XII - usar, em proveito próprio, bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1° desta lei.


  • Gabarito: CERTO

    Apenas complementando o ótimo comentário da colega, como se dará o desenrolar dessa história? Bom, alguém deve tomar alguma atitude, pode ser tanto um particular quando um servidor (este tem o dever de iniciar um PAD). O particular deverá fazer uma representação no devido setor, e esta deve conter: 

     Lei 8.429/92 - CAPÍTULO V - Do Procedimento Administrativo e do Processo Judicial

    § 1º A representação, que será escrita ou reduzida a termo e assinada, conterá a qualificação do representante, as informações sobre o fato e sua autoria e a indicação das provas de que tenha conhecimento.

    Caso esta representação não contenha os requisitos expressos na lei, a autoridade pode rejeitar a denúncia:

     § 2º A autoridade administrativa rejeitará a representação, em despacho fundamentado, se esta não contiver as formalidades estabelecidas no § 1º deste artigo. A rejeição não impede a representação ao Ministério Público, nos termos do art. 22 desta lei.

    Veja que a própria lei não descarta a possibilidade deste particular fazer uma denúncia ao MP.

    Por fim, se estivermos falando de um servidor público federal, ocorrerá a tramitação e instauração do processo administrativo de acordo com a nossa querida 8.112/90.

    § 3º Atendidos os requisitos da representação, a autoridade determinará a imediata apuração dos fatos que, em se tratando de servidores federais, será processada na forma prevista nos arts. 148 a 182 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e, em se tratando de servidor militar, de acordo com os respectivos regulamentos disciplinares.

    Bons Estudos!


  • concordo com vcs

  • quando vou responder perguntas assim, me regro a não pensar na realidade brasileira

  • Não vejo nenhum problema em utilizar o carro da repartição num caso como esse, pois isso resolve os problemas do servidor, deixando-o mais motivado e empolgado para realização de suas obrigações. Gabarito questionável.

  • GABARITO: CERTO.

  • GABARITO: CERTO

     

    LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)

     

    ARTIGO 9º Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1º desta Lei, e notadamente:

     

    XII - usar, em proveito próprio, bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1º desta Lei.

     

  • Gab C.

    Lei 8.429/1992:

    Art. 9º Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1º desta Lei, e notadamente:

    XII - usar, em proveito próprio, bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1º desta Lei.

  • GABARITO: CERTO

    Dos Atos de Improbidade Administrativa que Importam Enriquecimento Ilícito

    Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:

    (...)

    IV - utilizar, em obra ou serviço particular, veículos, máquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou à disposição de qualquer das entidades mencionadas no art. 1° desta lei, bem como o trabalho de servidores públicos, empregados ou terceiros contratados por essas entidades;

    LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992.

  • A questão exigiu conhecimento acerca do teor do art. 9º, XII da Lei 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa):

    Art. 9°. Constitui ato de IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA importando ENRIQUECIMENTO ILÍCITO auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente: [...]

    XII - USAR, EM PROVEITO PRÓPRIO, BENS, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1° desta lei.

    Logo, a situação narrada pelo examinador de o funcionário utilizar um automóvel da repartição em proveito próprio (isto é, para buscar o filho no colégio) se amolda à descrição legal de ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito e a assertiva está correta.

    GABARITO: CERTO.


ID
1066051
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Haverá comprometimento ético contra o bem comum se o princípio da publicidade de qualquer ato administrativo for omitido, exceto em processos previamente declarados sigilosos.

Alternativas
Comentários
  • CERTA,

    SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA

    VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

  • Gabarito: CERTO

    Nenhum princípio, via de regra, é absoluto. Um exemplo referente ao princípio da publicidade diz respeito a própria investigação criminal. Um delegado de polícia civil, integrante da administração direta estadual, instaura o inquérito policial para apurar a autoria e materialidade de um crime e enquanto ele estiver na persecução desta atividade deve-se resguardar o seu sigilo! A Lei 9.784 tbm traz a resolução da questão, veja:

    Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

     V - divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição;

    Bons Estudos!

  • Pra mim haverá descomprometimento ético e não comprometimento...
  • Correto, caso ele não execute o ato, o mesmo será comprometido (não executado).

  • Regra -> Publicidade

    Exceção -> Sigilosidade.

  • Correto.

    O sigilo dos só é permitido em casos onde sua publicação traria risco à vida privada e à segurança da sociedade e do Estado. (art. 5° LX - CF)

    Segundo Meirelles: segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior da ADM a ser preservado em processo previamente declarado sigiloso nos termos das leis 8.159/91 e 12.527/11 e Decreto 2134/97.

    Foco, força e fé.


ID
1066054
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Presidente da República, em 29 de janeiro de 1999, sancionou a Lei n° 9.784, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Com base nos conhecimentos sobre essa lei, é correto afirmar:

A Lei no 9.784 estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Direta, ressalvando-se que as instituições que integram a Administração Indireta devem criar seus próprios regulamentos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA, SEGUNDO A LEI 9784

    Art.1o Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processoadministrativo no âmbito daAdministração Federal direta e indireta, visando, em especial, àproteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins daAdministração.

     §1o Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãosdos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de funçãoadministrativa.


  • Lei: 9784/99

     Art. 1o Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal DIRETA E INDIRETA, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração

    GABARITO: ERRADO.  :D

  • ESSA MEXEU COM MINHA ESTRUTURA!


  • Completando o comentário da colega, a lei 9784/99 também se aplica ao Ministério Público da União e ao Tribunal de Contas da União.

  • A lei 9.784, tem aplicação na adm direta e indireta, também nos órgãos do legislativo e judiciário no que tange a suas atividades administrativas, além do ministério público da união e tribunal de contas da união.

  • A lei 9.784, tem aplicação na adm direta e indireta, também nos órgãos do legislativo e judiciário no que tange a suas atividades administrativas, além do ministério público da união e tribunal de contas da união.

  • ERRADO 

    Art. 1o Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.

     § 1o Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.


  • Lei 9.784 tem aplicação FEDERAL, e não NACIONAL, logo não estão inclusos todos os orgãos da Direta e indireta. ;-) 

  • Eu não entendi bem o comentário do colega Berg Rocha referente ao enunciado, mas vou dar meu comentário.  Gabarito Errado pois:

     

    No Artº 1 da 9.784/99 diz: Esta lei estabelece normas básicas sobre o processo adminsitrativo no âmbito da Administração Federal direta e INDIRETA, visando em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.

  • Questão ERRADA.

    A lei 9.784 tem aplicação nos Poderes:

     - Executivo

    - Judiciário ( Apenas na sua função administrativa)

    - Legislativo (Apenas na sua função administrativa)

    Pelo fato destes poderes exercerem função administrativa, que não é a função típica deles, função principal, deve-se lembrar que estão exercendo estas funçoes de forma atípica!

    A lei 9.784, segundo caput do artigo 1°, em disposições gerais, prevê que a aplicabilidade da lei está para os orgãos e entidades da Administração Direta e Indireta da União!

     

  • Art. 1o Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.

     

    § 1o Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.

  • GABARITO: ERRADO

    DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

    Art. 1 Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.

    § 1 Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.

    FONTE: LEI N° 9784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999


ID
1066069
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No ato das concorrência para realização de obras, prestação de serviços ou aquisição de bens, o procedimento de abertura dos envelopes dos concorrentes objetiva a verificação da documentação, avaliando a habilitação dos pretendentes, na forma da Lei nº 8.666/99.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Art. 43. A licitação será processada e julgada com observância dos seguintes procedimentos:

    - abertura dos envelopes contendo a documentação relativa à habilitação dos concorrentes, e sua apreciação;


  • CERTA a afirmativa. 

    Fundamento: art. 27, lei 8.666/93 - "para a habilitação nas licitações exigir-se-á dos interessados, exclusivamente, documentação relativa á: I. Habilitação jurídica; II. Qualificação técnica; III. Qualificação econômico financeira; IV. Regularidade fiscal e trabalhista; V. Cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 77º da Constituição Federal.

  • O texto está correto, mas a lei não é nº 8666/93?

  • Nas modalidades de licitação convite, tomada de preços e concorrência a licitação será processada e julgada com observância dos seguintes procedimentos:

    • abertura dos envelopes contendo a documentação relativa à habilitação dos concorrentes, e sua apreciação;

    • devolução dos envelopes fechados aos concorrentes inabilitados, contendo as respectivas propostas, desde que não tenha havido recurso ou após sua denegação;

    • abertura dos envelopes contendo as propostas dos concorrentes habilitados, desde que transcorrido o prazo sem interposição de recurso, ou tenha havido desistência expressa, ou após o julgamento dos recursos interpostos;

    • verificação da conformidade de cada proposta com os requisitos do edital e, conforme o caso, com os preços correntes no mercado ou fixados por órgão oficial competente, ou ainda com os constantes do sistema de registro de preços, os quais deverão ser devidamente registrados na ata de julgamento, promovendo-se a desclassificação das propostas desconformes ou incompatíveis;

    • julgamento e classificação das propostas de acordo com os critérios de avaliação constantes do edital; e

    • deliberação da autoridade competente quanto à homologação e adjudicação do objeto da licitação.


    Manual de Licitações e Contratos da CGU.

  • Marília Saoli, a última alteração na Lei foi em 1999, apesar de sua publicação original datar de 1993.

  • Repassar o ano errado da lei  é sacanagem.  Caberia recurso tranquilamente nesta questão, ou será que teremos que ter bola de cristal...

  • A alteração pode ter sido realizada por último em 99, mas a lei é de 93.

    Sendo assim a CF seria datada da última atualização? Sem sentido.

     

    Tirando o ano, assertiva correta.

  • Essa questão foi a de número 29 nas provas e foi anulada pela banca.

    http://www.concursos.ufba.br/tecnicos_adm/2013/Concurso%20Tec_Adm2013/docs/gabaritos_032013/altera_gab_admpublica.pdf

     

     

    Mas não especificou o motivo da anulação.

  • No ato das concorrência para realização de obras, prestação de serviços ou aquisição de bens, o procedimento de abertura dos envelopes dos concorrentes objetiva a verificação da documentação, avaliando a habilitação dos pretendentes, na forma da Lei no8.666/99. (CORRETA)

     

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Art. 43.  A licitação será processada e julgada com observância dos seguintes procedimentos:

    I - abertura dos envelopes contendo a documentação relativa à habilitação dos concorrentes, e sua apreciação;

    II - devolução dos envelopes fechados aos concorrentes inabilitados, contendo as respectivas propostas, desde que não tenha havido recurso ou após sua denegação;

    III - abertura dos envelopes contendo as propostas dos concorrentes habilitados, desde que transcorrido o prazo sem interposição de recurso, ou tenha havido desistência expressa, ou após o julgamento dos recursos interpostos;

    IV - verificação da conformidade de cada proposta com os requisitos do edital e, conforme o caso, com os preços correntes no mercado ou fixados por órgão oficial competente, ou ainda com os constantes do sistema de registro de preços, os quais deverão ser devidamente registrados na ata de julgamento, promovendo-se a desclassificação das propostas desconformes ou incompatíveis;

    V - julgamento e classificação das propostas de acordo com os critérios de avaliação constantes do edital;

    VI - deliberação da autoridade competente quanto à homologação e adjudicação do objeto da licitação.

  • Art. 43.  A licitação será processada e julgada com observância dos seguintes procedimentos:

     

    I - abertura dos envelopes contendo a documentação relativa à habilitação dos concorrentes, e sua apreciação;

    II - devolução dos envelopes fechados aos concorrentes inabilitados, contendo as respectivas propostas, desde que não tenha havido recurso ou após sua denegação;

  • 8666/99?

    +

    Erros de português.


ID
1066072
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

Além dos diplomas de Graduação e Pós-Graduação, só é permitido à UFBA expedir certificados de conclusão de cursos de especialização, aperfeiçoamento, atualização e extensão.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    SeçãoVII – DosGraus, Diplomas e Certificados

    Art. 65 – A Universidade conferirá os seguintes diplomas:

     I.Graduação:

    a. Curso Superiorde Tecnologia

    b. BachareladoInterdisciplinar

    c. Bacharelado

    d. Licenciatura

    e. FormaçãoProfissional (em carreiras específicas)

     II.Pós-Graduação senso estrito:

    f. Mestrado

    g. Doutorado

    REGIMENTO GERAL DAUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA


  • Gabarito: ERRADO

    Seção VII
    Dos Graus, Diplomas e Certificados


    Art. 78. A Universidade conferirá diplomas, correspondendo aos seguintes cursos:

    I - Graduação:
    a ) curso superior de tecnologia;
    b ) bacharelado interdisciplinar;
    c ) bacharelado;
    d ) licenciatura;
    e ) formação profissional em carreiras específicas.

    II - Pós-Graduação stricto sensu:
    a ) mestrado;
    b ) doutorado.


    Art. 79. A Universidade expedirá os seguintes certificados:
    I - aprovação em componente curricular ou conjunto de componentes curriculares;
    II - conclusão de cursos sequenciais;
    III - conclusão de cursos de especialização, aperfeiçoamento, atualização e extensão.

     

    FONTE: Regimento Geral da UFBA


ID
1066078
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A memória RAM de um computador é volátil, ou seja, os dados armazenados nela são perdidos quando se desliga o computador.

Alternativas
Comentários
  • Correto. As memórias RAM e CACHE são voláteis (temporárias), enquanto que as unidades de armazenamento e as memórias ROM são não-voláteis (permanentes).

  • QUESTÃO CERTA.

    Memória RAM(Random Access Memory) é aquela que permite a gravação e a regravação dos dados, no entanto, se o computador for desligado, por exemplo, perde as informações registradas. É VOLÁTIL.

    Memória ROM (Read Only Memory) permite a gravação de dados uma única vez, não sendo possível apagar ou editar nenhuma informação, exceto por meio de procedimentos especiais. É NÃO VOLÁTIL(os dados gravados não são perdidos na ausência de energia elétrica ao dispositivo). Exemplo: CD-ROM, DVD-ROM.


  • Correto. A memória RAM, que é volátil, é a memória principal e temporária. Ela necessita de energia elétrica para manter as informações.

  • QUESTÃO CORRETA.

    Memória RAM(Random Access Memory) é aquela que permite a gravação e a regravação dos dados, no entretanto, se o computador for desligado perde as informações registradas. É VOLÁTIL.

    Observação: a MEMÓRIA VIRTUAL é usada em apoio à memória RAM. Somente quando a memória RAM está ”cheia” é que a memória virtual é acionada.

    Memória ROM(Read Only Memory) permite a gravação de dados uma única vez, não sendo possível apagar ou editar nenhuma informação, exceto por meio de procedimentos especiais. É NÃO VOLÁTIL(os dados gravados não são perdidos na ausência de energia elétrica ao dispositivo). Exemplo: CD-ROM, DVD-ROM.


  • CERTO

     

    A RAM (Random Access Memory – Memória de Acesso Aleatório) é uma memória eletrônica (ou seja, composta por circuitos eletrônicos) que armazena informações eletricamente. Por essa característica, as memórias RAM não conseguem manter os dados nelas guardados depois que o computador é desligado.Em poucas palavras: as memórias RAM são voláteis, isto é, elas perdem seu conteúdo com facilidade ( basta que o computador se desligue para que isso aconteça). Logo, percebe-se que esse tipo de memória não foi feito para guardar informações para a posteridade, mas sim, apenas enquanto o micro estiver funcionando.

     

    FONTE: Informática para concursos - João Antônio
     

  • Gabarito Certo

     

    Memória RAM: Volátil/ Apaga

    Mémoria ROM: Não volátil/ Não apaga

  • GABARITO: CERTO

    A memória volátil, em contraste com a memória não volátil, é a memória do computador que requer energia para manter as informações armazenadas; ele mantém seu conteúdo enquanto está ligado, mas quando a energia é interrompida, os dados armazenados são perdidos rapidamente.

    WIKIPÉDIA.


ID
1066084
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O acesso a dados em discos rígidos é tipicamente muito mais rápido do que o acesso a dados em memória RAM de um computador.Por isso, discos rígidos possuem maior capacidade de armazenamento (em bytes).

Alternativas
Comentários
  • Errado. Quanto maior a capacidade, maior o tempo de acesso, menor será o preço da memória.

    Na comparação de velocidade de acesso, os registradores da CPU vem em primeiro, depois memória CACHE, RAM, discos rígidos, discos óticos/removíveis

  • Se o que consta na questão estivesse correto, para que serviria a memória RAM?

     

    A memória RAM serve justamente para dar maior rapidez ao sistema, por isso o S.O. é carregado nela quando ligamos o computador.

    Como o disco rígido é mais lento, levaria muito mais tempo para a inicialização do computador, além disso, teríamos um S.O. com um baixo desempenho.

     

    Como o HD é mais lento, para que o processador consiga buscar os dados e entregar a informação, é necessário que parte desses dados sejam copiados para a RAM, esta, geralmente, é intermediada pela memória CACHE, que é mais rápida que a RAM e mais lenta que os REGISTRADORES(pequenas porções de memória presentes no processador). Sendo assim, o processador é alimentado com maior velocidade.

     

    As memórias estão dispostas de acordo com sua velocidade em uma espécie de pirâmide

     

    REGISTRADORES

    CAHCE

    RAM

    Memórias de massa (HD, discos)

  • Existe uma Piramide de memória maiis veloz:

    Registradores

    Cache

    RAM 

    HD

  • O disco rigido tem maior capacidade de armazenamento que a m.ram sim. Porém, n eh mais rápido que ela. Esse eh o erro da questao.

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

     

    Errado. Quanto maior a capacidade, maior o tempo de acesso, menor será o preço da memória.

    Na comparação de velocidade de acesso, os registradores da CPU vem em primeiro, depois memória CACHE, RAM, discos rígidos, discos óticos/removíveis

     

    Bem aventurado, quem confia em Deus.

  • Os discos rigidos não são mais rapidos que a memoria ram, 1 mais veloz é os registradores 2 é a memoria cache. ERRO DA QUESTÃO É AFIRMAR QUE OS HDS SÃO MAIS RAPIDOS QUE A MEMORIA RAM SENDO QUE NÃO SÃO.


ID
1066087
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um teclado com conexão USB somente pode ser conectado em uma porta USB específica para teclados,enquanto que um mouse USB somente pode ser conectado em uma porta USB específica para mouses.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Tanto o teclado como o mouse, modelos USB, podem ser conectados em qualquer porta USB disponível no computador. (se fosse como a questão disse, não seria conexão universal, :)

  • Errado. O teclado com conexão USB pode ser conectado a qualquer porta USB. USB é Universal Serial Bus... "Universal"

  • Haja porta USB para tudo que fosse específico em.
    E é porta universal, ou seja..

  •  USB:

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    É tecnologia

    É porta

    É barramento

     

    ____________________________________________________________

     

    UNIVERSAL SERIAL BUS

     

    Isso quer dizer que ela é universal, pode ser conectado qualquer dispositivo USB.

     

    Podem ser conectados até 127 dispositivos em uma porta USB. (utilizando um hub, é claro)

     

  • Errado. USB é USB. Pode conectar em qualquer porta USB o que você quiser, meu bem.

  • Errado

    O conector USB (Universal Serie Bus) é universal seu próprio nome diz isso. 

  • USB pode conectar até 127 dispositivos de uma só vez, sendo mais comum o uso de 2, 3 e 4.

     

  • Errado.

    O teclado com conexão USB pode ser conectado a qualquer porta USB. USB é Universal Serial Bus... "Universal"


ID
1066090
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft Word, em sistemas Windows,as seguintes combinações de teclas podem ser usadas para realizar as operações:Ctrl+C, para copiar um trecho de texto selecionado; Ctrl+X, para recortar um trecho de texto selecionado; e Ctrl+Z, para desfazer a última ação.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Combinações de teclas cotidianas, para usar a Área de Transferência do computador. E no caso do Word, ele poderá desfazer as últimas ações, desde que não tenhamos salvo ou fechado o documento.

  • Correto.

    Atalhos padronizados do ambiente Windows, válido para todo e qualquer programa executado no sistema operacional da Microsoft, assim como F1 é Ajuda, F10 é acesso aos menus, etc.

  • Errei mais uma vez, sempre troco o Control C com o Control X, muito complexa essa matéria, coisa demais pra decorar!

  • Só para dar um plus Desfazer será  Ctrl+Z e para Refazer Ctrl+Y tanto no word quanto no write será a mesma combinação.

  • Nossa! As únicas teclas de atalhos que conheço...kkkk tem mais uma nesse kit Ctr + V= Copiar.

     

    Passou disso...já era! kkkkkkkkkk

     

  • Recortar - (CTRL + X)

    Copiar - (CTRL + C)

    Desfazer (CTRL + Z)

    GAB - C

  • GABARITO: CERTO CTRL + C - COPIA CTRL + X - RECORTA CTRL + Z - DESFAZER
  • A questão aborda conhecimentos acerca do uso dos atalhos e suas funções, mais especificamente quanto aos atalhos responsáveis por copiar e recortar um item e quanto ao atalho responsável por desfazer uma ação. 

     

    Para copiar um item, basta o usuário utilizar o atalho CTRL + C, já para recortar o item selecionado, o usuário deverá utilizar o atalho CTRL + X. Para desfazer a última ação, o atalho correspondente é o CTRL + Z.  

     

    Gabarito – Certo.  


ID
1066093
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em sistemas Windows, é possível digitar comandos do sistema operacional utilizando-se o prompt de comandos. Por exemplo, o comando dir pode ser utilizado para listar os arquivos e subdiretórios de um determinado diretório armazenado em uma unidade de disco rígido

Alternativas
Comentários
  • Correto. No Prompt de Comandos, que pode ser aberto pelo Executar, CMD, usamos os comandos do DOS. DIR mostra a lista de arquivos e diretórios do caminho atual. No Linux o comando é ls

  • Correto.

    No Prompt de Comandos (CMD) podemos digitar comandos como dir (para listar o conteúdo de uma pasta, de um diretório), cls (para limpar a tela), copy (para copiar), ren (para renomear), del (para deletar), entre muitos.

  • Famoso CMD.
    Testado e aprovado!
    dir diretórios.
    Só fui confirmar mesmo, se era os da unidade, ou o que mostraria.

    digitei dir, depois dir c:

  • LISTAGEM DE ARQUIVOS em pasta ou diretório:

    Windows--> comando dir.

    Linux--> comando ls.

    Para fixar o assunto: http://www.questoesdeconcursos.com.br/pesquisar?te=Q315272



  • (C)
    Questão parecida e que ajuda a responder:

    Ano: 2013

    Banca: UFBA  Órgão: UFBA Prova: Contador 

    Em sistemas Windows, é possível digitar comandos do sistema operacional utilizando-se, para isso, o prompt de comando. Exemplos de comandos que podem ser utilizados, com suas respectivas funções, são: cd, para mudar de diretório; mkdir, para criar um novo diretório; e del, para apagar um arquivo
    (C)


  • Gab: CERTO


    DIR (Directory) é um comando do sistema operacional MS-DOS que mostra todos os arquivos do diretório selecionado


ID
1066096
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O aplicativo para edição de textos Notepad (Bloco de Notas), existente em sistemas Windows, permite a gravação de textos no formato RTF.

Alternativas
Comentários
  • O Bloco de Notas grava em formato TXT. O WordPad, outro acessório do Windows, conhecido como 'mini-Word', grava em formato RTF, DOC e DOCX.

    RTF é Rich Text Format, foi uma tentativa da Microsoft para criação de um formato padronizado de textos formatados basicamente, que poderiam ser lidos por todos os editores de textos. A OpenOffice também tem seu formato aberto, que é o ODF Open Document Format, com a mesma ideia de permitir a edição em qualquer editor de textos.

    No mundo real, o DOC é onipresente e o PDF também. O primeiro é editável, o segundo não.

  • Errado.

    O Bloco de Notas grava em formato TXT.

    RTF é um formato da Microsoft com alguns recursos de formatação, gravados pelo WordPad (um mini-Word disponível nos Acessórios do WIndows).

  • Essa questão eu diria que está errada, a questão fala que o programa permite gravar, ou seja que é possível uma gravação com esse formato...

    Por padrão o notepad grava em formato txt porém se você na hora de salvar apagar a extensão txt e escrever rtf o arquivo será gravado como rtf... o notepad gravará como rtf.... questão passível de recurso 

  • Fiz o teste e realmente não é possível. 


    "Salvar como"

     1) Aparecem duas opções: Documentos de Texto (*.txt)

    2) Todos os arquivos (quando você tenta salvar com esta "especificação" no fundo, o próprio Windows realoca para (*.txt).

  • Fiz o mesmo teste do Kalil Lisboa Souza e procede... como proceder? rsrs

  • Não sei qual versão vocês estão usando, porém no Office 2010 a opção para salvar é sim RTF.

  • Fernando Aragão, se você colocar ".rtf" o arquivo será salvo nesse formato! Questão com gabarito errado.

  • Não é bem assim, Alan.

    Salvar com a extensão RTF não significa que ele é um arquivo RTF. Veja este vídeo. 

    http://www.youtube.com/watch?v=uGPep5vXU3c

    Um arquivo é criado no Bloco de Notas, é aplicada formatação de fonte, salvo com a entensão RTF e aberto pelo Word. Cadê a formatação? Não ficou. Porque? Porque o Bloco de Notas trabalha com TXT, e mesmo que mudemos a extensão, continuará sendo um TXT.

  •  

    QUESTÃO CORRETA.

     

    O RTF(Rich Text Format) é um formato desenvolvido pela MICROSOFT para TROCA DE ARQUIVOS DE TEXTO ENTRE SISTEMAS DIFERENTES, preferencialmente no WordPad.

     

     

    Outras questões:

    Q353062  Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Contador

    Em sistemas Windows, Notepad (Bloco de Notas) e Wordpad são nomes de aplicativos para edição de texto.

    CORRETA.

     

     

     

    Q327490 Prova: CESPE - 2013 - CPRM - Analista em Geociências - Conhecimentos Básicos

    O formato RTF, apesar de ser propriedade do aplicativo BROffice, é suportado pelo Microsoft Word sem o uso de acentos e de codificação utf -8.
    ERRADA.

     

     

    Q355367   Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Técnico de Segurança do Trabalho 

     

    Um dos formatos para armazenamento de textos no Microsoft Word é o RTF (Rich Text Format), criado para a troca de arquivos de texto entre diferentes sistemas.

    CORRETA.

     

  • O gabarito desta questão foi alterado de F para V conforme a publicação do dia 20/12/13 

    http://www.concursos.ufba.br/tecnicos_adm/2013/Concurso%20Tec_Adm2013/docs/gabaritos_032013/altera_gab_info.pdf
    no NOTEPAD vc pode salvar em qualquer formato basta digitar a extensão que vc quer no final do nome do arquivo.
    Até em *.exe ele salva, basta ir em salvar como, no campo tipo: selecione todos os arquivos, e no nome do arquivo digite o nome com a extensão desejada.Fiz o teste no WIN8 e funciona.
    TXT é apenas a extensão padrão do NOTEPAD, mas não obrigatória.
  • ERREI ESSA QUESTAO MAS ELA ESTA CORRETA:É POSSIVEL GRAVAR NESSA EXTENSAO .RTF ASSIM COMO GRAVAR A EXTENSAO .BAT SÓ QUE TEM QUE SER FEITO TUDO MANUALMENTE.

  • Provas de informática para concursos devem seguir a configuração padrão a não ser que esteja expresso no edital, nas instruçoes das questões ou na própria questão. Por padrão, Bloco de Notas salva em TXT o gabarito deveria ser considerado errado. Pois fora da configuração padrão, praticamente tudo é possível em informática.

  • BLOCO DE NOTAS. TXT

    WORDPAD. RTF

    ERRADA A QUESTÃO

  • Sim, permite! Questão correta.

  • aff, pegadinha. A questão fala permite, sim o bloco permite salvar em RTF. A gente vai resolvendo tão no automático que cai na pegadinha. rsrsrs

  • Meu windows também é 10, e não consegui, como informa a colega Vanessa, fiz o mesmo.

     

  • CERTO

     

    No Windows 7, os arquivos do Wordpad são salvos, por padrão, no formato RTF, mas o programa também pode salvar (e abrir) arquivos TXT, DOCX e até mesmo ODT (do BrOffice).

  • GAB: CORRETA

    TXT É a formatação padrão do blocos de notas, entretanto pode salva tal arquivo de texto em outra extensão, inclusive, no RTF.

    ---masss como??

    1º) crie o texto

    2º) salvar como

    3º) apague a extensão padrão, e coloque RTF.

    E SERÁ SALVO!!!

    PORÉM, haverá uma diferença ao salvar em outra extensão. Quando abrir novamente o arquivo, não será aberto no blocos de notas.

  • Permite salvar em vários formatos como .rtf .doc. .html .php entre outros.


ID
1066105
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O campo BCC (também CC ou CCO) em uma mensagem de correio eletrônico é utilizado para se definir um destinatário que irá receber a mensagem com prioridade

Alternativas
Comentários
  • essa funcaoe para selecionar quem recebera o e mail com copia e com copia oculta

  • BCC é a sigla para o Blind Carbon Copy, traduzido como CCO (Cópia de Carbono Oculta) no Brasil.

  • Errado.

    O campo BCC ou CCO é para enviar um email, e garantir que o endereço do destinatário não seja mostrado para outras pessoas. Para enviar uma mensagem com prioridade, alta por exemplo, devemos marcar a opção correspondente no cliente de email.

  • Errado.  CCO (Cópia de Carbono Oculta) seleciona quem recebera o e mail com copia oculta

  • NADA A VER. BCC: BLIND CARBON COPY. CÓPIA OCULTA. A PESSOA QUE RECEBE A MENSAGEM EM BCC NÃO LÊ AS OUTRAS MENSAGENS EM BCC MAS LÊ DO SEU DESTINATÁRIO. O

    OUTROS DESTINATÁRIOS NÃO ENXERGAM O BCC

  • Com cópia oculta.

    ERRADA!

  • Ele vai receber a mensagem com cópia oculta, ou seja, os outros destinatarios não vão saber que ele esta em copia.

    Os traira da empresa aqui colocam o chefe em copia oculta kkkk 

     

     

  • Sim, essa a pessoa que vai receber esse email, que irá receber um arquivo q so ele irá ter acesso e ninguém mais vai sabe que vc(por exemplo) mandaou para ele, nao vai receber uma mensagem com prioridade? logicamente que sim.

    então esse gabarito estaria errado.

  • Para (to): Preenchido com o destinatário da mensagem

    Cc: Recebe cópia da mensagem. Em termos práticos, tem o mesmo efeito do campo para.

    Bcc ou CCo: Recebe cópia oculta da mensagem. Os demais destinatários não sabem que esta pessoa recebeu a mensagem. É usado para esconder endereço de e-mail de um destinatário.

    GAB - E


ID
1066108
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um dos formatos para armazenamento de textos no Microsoft Word é o RTF  (Rich Text Format), criado para a troca de arquivos de texto entre diferentes sistemas.

Alternativas
Comentários
  • Correto. 

    RTF é Rich Text Format, foi uma tentativa da Microsoft para criação de um formato padronizado de textos formatados basicamente, que poderiam ser lidos por todos os editores de textos. A OpenOffice também tem seu formato aberto, que é o ODF Open Document Format, com a mesma ideia de permitir a edição em qualquer editor de textos.

    No mundo real, o DOC é onipresente e o PDF também. O primeiro é editável, o segundo não.

  • Correto.

    Criado pela Microsoft com a proposta de ser um formato simples e multiplataforma, o RTF contém formatação básica, um pouco mais que o TXT e muito menos que o DOC/DOCX

  • QUESTÃO CORRETA.

    O RTF (Rich Text Format) é um formato desenvolvido pela MICROSOFT para TROCA DE ARQUIVOS DE TEXTO ENTRE SISTEMAS DIFERENTES, preferencialmente no Word Pad.


    Mais questões sobre RTF:

    http://www.questoesdeconcursos.com.br/pesquisar?te=Q355367#

    http://www.questoesdeconcursos.com.br/pesquisar?te=Q327490#



  • Os arquivos com extensão RTF são documentos de texto que admitem formatação (negrito, itálico, sublinhado, tipo e tamanho de fonte etc.) e recursos especiais como figuras e tabelas (como os arquivos DOC do Word). Os arquivos RTF são legíveis por qualquer processador detexto atual.

    Esse formato de arquivo era muito usado para a troca de documentos entre empresas ou usuários com diferentes programas processadores de texto.

    Atualmente, não se vê muita utilidade no formato RTF simplesmente porque o formato DOC já se popularizou. Todos os programas processadores de texto do mercado basicamente conseguem abrir e salvar arquivos no formato DOC, tornando-o hegemônico. Na época, porém, em que o Word não estava tão “em evidência”, o formato RTF garantia a troca de arquivos de texto entre programas diferentes, como o Microsoft Word, o Corel WordPerfect, o Microsoft Works, entre outros.


    Fonte: Prof. Joao Antonio

  • Extensão RTF (Documento Genérico)

    Os arquivos com extensão RTF são documentos de texto que admitem formatação (negrito, itálico, sublinhado, tipo e tamanho de fonte etc.) e recursos especiais como figuras e tabelas (como os arquivos DOC do Word). Os arquivos RTF são legíveis por qualquer processador de texto atual. Esse formato de arquivo era muito usado para a troca de documentos entre empresas ou usuários com diferentes programas processadores de texto. Atualmente, não se vê muita utilidade no formato RTF simplesmente porque o formato DOC já se popularizou. Todos os programas processadores de texto do mercado basicamente conseguem abrir e salvar arquivos no formato DOC, tornandoo hegemônico.

    Na época, porém, em que o Word não estava tão “em evidência”, o formato RTF garantia a troca de arquivos de texto entre programas diferentes, como o Microsoft Word, o Corel WordPerfect, o Microsoft Works, entre outros.

    Gabarito: Correto

  • PARA WORDPAD E MS_WORD PODEMOS USAR RTF, POIS É EXTENSÃO MAIS SIMPLES.

  • GAB: CERTO


    O .RTF, acrônimo de Rich Text Format ou Formato de Texto Rico, é um formato de arquivo de documento desenvolvido e de propriedade da Microsoft para intercâmbio de documentos entre diversas plataformas. 

    Ao contrário da maioria dos formatos de processamento de textos, RTF é um formato legível (human-readable). 

    O RTF preserva praticamente todos os formatos de texto que o Word tem, com a vantagem de gerar arquivos bem menores. 

    Já o .DOC é arquivo principal de texto do Editor Word do Microsoft Office. É um pouco mais pesado que o .RTF. mas permite alguns caracteres especiais e uma maior edição do arquivo. 


ID
1066111
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Memória cache é o nome que se dá ao conjunto de arquivos temporários armazenados em um computador por um navegador web, como o Mozilla Firefox, por exemplo

Alternativas
Comentários
  • Errado. Memória cache é um hardware, a memória do processador.

    O conjunto de arquivos temporários armazenados em um computador por um navegador web é cache, apenas cache.

  • Ricardo Camilo, "arquivos do cache" é diferente de "Memória Cache". A banca de referiu ao componente da arquitetura de computador.

  • Realmente. A memória cache é para auxiliar o processador, enquanto que arquivos cache é para auxiliar o navegador.

  • QUESTÃO ERRADA.

    Memória CACHE é a memória do processador, é um hardware.

    CACHE são  ARQUIVOS TEMPORÁRIOS(TMP), armazenado em um computador por um navegador web.

    Extensão .TMP--> adotada para arquivos temporários criados por diversos programas. Criados pelos softwares para armazenar informações durante a realização de alguma tarefa que demande isso. Por exemplo, cache.



  • Que peguinha, me pegou rs.
    Lembrei da memória cache, mas também associei cache do navegador, putz.

    ERRADA

  • eiita...só faltou a hastag

    #Memóriacacheéonomequesedáaoconjuntodearquivostemporáriosarmazenadosem umcomputadorporumnavegadorweb

  • memória cache é um hardware.

    arquivos temporários é apenas cache.

  • A questão trata-se de Web cache.

    Memória cache: dispositivo de acesso que opera mais rápido do que a memória RAM.

  • gab.: ERRADO.

    MEMÓRIA CACHE: hardware.

    CACHE WEB/CACHE DA INTERNET: salva os arquivos temporários.


ID
1066114
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Mozilla Firefox permite um modo de navegação chamado de navegação privativa, em que o histórico de navegação, entre outros dados, não é armazenado localmente no computador

Alternativas
Comentários
  • Correto. Navegação InPrivate (Internet Explorer), Privativa (Firefox) e Anônima (Chrome) não armazenam localmente informações, como histórico, arquivos temporários, cookies, etc.

  • Ctrl + Shift + N = Chrome

    Ctrl + Shift + P = Internet ExPlorer (P de Private) ;)


  • NAVEGAÇÃO ANÔNIMA

    Internet Explorer é o "InPrivite" (Ctrl + Shift + P) ou Ferramentas >opções da internet.
    Mozilla Firefox é a "navegação privativa" (Ctrl +Shift + P) ou Ferramentas>opções.
    Google Chrome é "modo anônimo" (Ctrl + Shift + N).


  • Correto.

    No Internet Explorer é InPrivate e no Google Chrome é janela anônima.

  • Desculpem, amigos, mas na verdade no google chrome chama-se JANELA ANÔNIMA e não NAVEGAÇÃO ANÔNIMA ou MODO ANÔNIMO.


    Bons estudos a todos.


  • QUESTÃO CORRETA.

    NAVEGAÇÃO ANÔNIMA

    Internet Explorer é o “INPRIVATE” (Ctrl + Shift + P) ou Ferramentas>opções de segurança.
    Mozilla Firefox é a “navegação privativa”(Ctrl + Shift + P) ou Ferramentas>opções.
    Google Chrome é o “modo anônimo” (Ctrl+ Shift + N).


  • CHROME    -  CTRL + Shift + N - NAVEGAÇÃO ANÔNIMA

    OPERA -  -  CTRL + Shift + N - NAVEGAÇÃO PRIVADA

     

    MOZILLA FIREFOX  - CTRL + Shift + P-  NAVEGAÇÃO PRIVATIVA COM PROTEÇÃO CONTRA RASTREAMENTO

    INTERNET EXPLORER - CTRL + Shift + P - NAVEGAÇÃO INPRIVATE

  • GABARITO: CORRETO

     

    A navegação privativa ajuda a impedir que seu histórico de navegação, os arquivos de Internet temporáriosdados de formulárioscookiesnomes de usuários e senhas sejam retidos pelo navegador. Em termos práticos, a sua experiência de navegação permanece (quase) inalterada enquanto você navega. Os cookies que os sites visitados instalam no computador continuarão a ser instalados, por exemplo. Porém, quando você fechar o navegador aberto nesse modo, será como se nunca o tivesse utilizado, pois tudo é excluído. Esse é o “espírito”.  (Vitor Dalton - Estratégia)

     

    Observação: Quando a sessão termina, a navegação no modo privado NÃO APAGA OS FAVORITOS E OS DAWLOWDS (ela apaga a lista dos dawlowds feitos, mas não os arquivos baixados)

     

    Navegação In Privite = Internet Explorer --> Tecla de atalho = CTRL + SHIFT + P

    Navegação Privativa = Mozila Firefox-- --->  Tecla de atalho = CTRL + SHIFT + P

    Navegação Anônima = Google Chrome ---> Tecla de atalho = CTRL + SHIFT + N

  • corretíssimo.

    apenas o histórico não é armazenado. Agora, favoritos não se perde.  ctrl+shift+p.

     

  • CTRL + SHIFT + P



    pm_alagoas_2018


ID
1071958
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Presidente da República, em 29 de janeiro de 1999, sancionou a Lei no 9.784, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Com base nos conhecimentos sobre essa lei, é correto afirmar:

A referida lei pode ser aplicada em processos administrativos, buscando-se a promoção pessoal de agentes ou autoridades, quando estão no exercício de cargo de chefa ou direção.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

       Parágrafo único.Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

     I - atuação conforme a lei e o Direito;

     II - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei;

     III - objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades;

    (...)

  • Não busca a promoção pessoal, isso caracterizaria impessoalidade.

    A lei trata do processo administrativo visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.

  • ERRADA.

    Para responder esta assertiva é só lembrar da palavra minemônica "LIMPE" (legalidade, IMPESSOALIDADE, moralidade, publicidade e eficiência). Os administradores e seus agentes não devem dar "pessoalidade" ao que principiológicamente e legalmente deve ser IMPESSOAL.

  • LEI Nº 9.784

    Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

      Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

      I - atuação conforme a lei e o Direito;

      II - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei;

      III - objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades;


  • Errada

    vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades

  • Art. 2o  

     III - objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades;

  • Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

     

    I - atuação conforme a lei e o Direito;

    II - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei;

    III - objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades;

  • e a impessoalidade... 

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 2 A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    III - objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades;

    FONTE: LEI N° 9784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999


ID
1071973
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A CPU é o componente da arquitetura de um microcomputador convencional que executa as operações contidas nos programas

Alternativas
Comentários
  • Correto. A CPU é a Central Processor Unit, o processador do computador. A caixa onde estão os componentes internos, popularmente chamada de CPU, é o gabinete do computador.

  • Os fabricantes de computadores de mesa, com frequência descrevem como CPU o computador pessoal inteiro, chamando-o de a unidade de sistema ou algumas vezes a caixa branca, incluindo o gabinete do computador e os componentes sólidos (termo genérico "hardware" em inglês) que ele contém. Com isso, a sigla CPU virou sinônimo de gabinete, e deixando o seu antigo significado (Processador) para trás, hoje processador é o hardware que executa os cálculos de uma máquina e CPU é a caixa onde os hardwares fundamentais da máquina estão localizados. Uma família de esquemas (ou desenho interno) de uma CPU é frequentemente referida como uma "arquitectura de CPU".

  • Sim. Além disso, é a ULA(um componente da CPU) que realiza operações lógicas e aritméticas.

  • QUESTÃO CORRETA.

    CPU(Central Processor Unit)--> é o PROCESSADOR do computador.


  • Só complementando. Não confundam CPU com Gabitete. Bons estudos!

  • Questão tosca! 

  • Certo.  Consiste num circuito integrado construído para realizar cálculos e operações.

  • processa os programas. 

    correto.

  • O processador executa as instruções na memória RAM.

  • Muita gente confunde CPU com Gabinete

  • CPU NÃO E O GABINETE . QUESTÃO CORRETA

  • o convencional me fez errar. Levei ao pé da letra


ID
1071979
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Boot é um procedimento que é executado ao se ligar um computador, durante o qua é feita, entre outras atividades, a carga do sistema operacional

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    Quando ligamos o computador, é realizado o Boot. No Boot, as informações da BIOS, que foram configuradas pelo SETUP, realizam o POST Power On Self Test. Se o POST é realizado com sucesso, o sistema operacional será carregado, a partir das informações contidas na trilha zero.

  • Boot, em inglês, significa "bota", sapato.

  • Sim, na tradução literal Boot é bota, porque os primeiros equipamentos ao serem ligados, precisavam de um chute para pegar no tranco.

  • massa. correto. bota, chute, primeiros passos. 

    lembrar que tem vírus de boot, que é da época do disquete. rsrs

  • Boot é executado logo após a BIOS, que é o primeiro programa a ser executado logo que o computador é ligado. O boot inicializa o sistema operacional.


ID
1071994
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em sistemas como o Windows é necessário executar o procedimento de remoção segura de um dispositivo USB, antes de desconectá-lo do computador, para que possíveis vírus presentes no computador não infectem arquivos armazenados no dispositivo.

Alternativas
Comentários
  • Errado. A remoção segura do USB é para evitar danos no equipamento. Se o computador do usuário está com vírus, este já infectou o pendrive no momento da conexão, e o procedimento de remoção segura não está relacionado a preservar o dispositivo contra vírus.

  • ERRADA

    Não sou da área, mas aprendi que o procedimento de remoção segura interrompe o fornecimento de energia ao dispositivo evitando dano ao retirar o  equipamento se ele estiver energizado.

  • Essa foi boa, desde quando preciso remover/desconectar com segurança o pendrive para não pegar vírus?
    Se fosse mesmo para ter sido infectado, no momento em que esteve conectado ao computador, já estaria infectado.
    O procedimento serve para não causar danos ao equipamento, sendo assim removendo com segurança.

    ERRADO

  • Corrijam por favor se eu estiver equivocado,

    Retirando o pendrive antes pode danificar os arquivos nele presentes tbm, alem de danificar o proprio pendrive queimando ele.

  • NADA A VER.

    É PARA EVITAR DANOS AOS PEN DRIVE, POR EXEMPLO.

  • é necessario, é necessario, é necessario, é necessario, é necessario, é necessario, é necessario, é necessario, é necessario, se você errar é culpa sua seu porra. 

     

  • Não tem nada a ver uma coisa com a outra, esse procedimento visa encerrar a utilização do pen drive e, assim, evitar possíveis danos.

  • Se tivesse que fazer alguma verificação seria no momento inicial de colocar o pen drive e algum software checar esse dispositivo, mas depois, ao retirar, não influi isso.




    PM_ALAGOAS_2018


ID
1071997
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Gerenciador de Tarefas é um programa disponível em sistemas Windows, que permite a um usuário, entre outras funções, forçar o término da execução de um programa.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Acessível pela combinação Ctrl+Shift+Esc, permite finalizar um aplicativo em execução, um processo em execução, consultar os serviços em execução e interrompidos, verificar o desempenho do computador, da rede e os usuários conectados.

    Guia Serviços disponível no Windows 7 e superiores.

  • Só uma curiosidade, apartir do Windows 8 no gerenciador de tarefas tem uma aba chamada "Inicializar" que vc pode desativar (ou ativar) programas para iniciar com o Windows. Antigamente este processo era feito com o comando: msconfig.

  • Velho e bom CTRL+ALT+DEL.
    Mas conforme o Fernando listou abaixo, tem outro comando útil também.
    Que vai direto ao gerenciador de tarefas, o CTRL ALT DEL, dependendo do windows(ou da forma de logoff) ele irá para a tela de usuário, para escolher entre o bloqueio, troca de user, gerenciador de tarefas.
    CERTA

  • CORRETA!

    PELO CTRL+ALT+DEL ACESSA O GERENCIADOR DE TAREFAS.

  • Quem é das antiga e teve computador ruim usava MUITO isso

  • Já cliquei muito na barra, gerenciador de tarefas, processos, finalizar tarefas shaushauhsuahsua


    PM_ALAGOAS_2018

  • Correto. Acessível pela combinação Ctrl+Shift+Esc, permite finalizar um aplicativo em execução, um processo em execução, consultar os serviços em execução e interrompidos, verificar o desempenho do computador, da rede e os usuários conectados.

    Guia Serviços disponível no Windows 7 e superiores.


ID
1072012
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Spam é o nome dado a um tipo específico de vírus de computador que infecta navegadores web.

Alternativas
Comentários
  • Errado. 

    Mensagens enviadas para vários destinatários que as solicitaram, é Mala Direta.

    Mensagens enviadas para vários destinatários sem que este solicitem, é Spam, ou Lixo Eletrônico.

  • FUi marcar ERRADO, marquei Certo de ultima hora.
    Sei que spam são as mensagens enviadas em massa, mas pensei no spyware para os navegadores, fazendo com que errasse.

  • Spam é um tipo de ameaca  como o vírus.

  • Spam são  msgs enviadas para vários usuários Que geralmente não sao solicitadas.  AFF..

  • spam são aquelas mensagens indesejáveis que enchem nossas caixas de entrada

  • JAMAIS. SPAM SÃO MENSAGENS ENVIADAS EM MASSA SEM CONSENTIMENTO DO RECEPTOR.  PONTO. 

  • No dia que spam for virus estamos ferrados.

  • ERRADA!

    Spam e o termo usado para se referir aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande numero de pessoas.
     

  • Spam é o termo usado para se referir aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando este tipo de mensagem possui conteúdo exclusivamente comercial também é referenciado como UCE (Unsolicited Commercial E-mail).

     

     

    spam em alguns pontos se assemelha a outras formas de propaganda, como a carta colocada na caixa de correio, o panfleto recebido na esquina e a ligação telefônica ofertando produtos. Porém, o que o difere é justamente o que o torna tão atraente e motivante para quem o envia (spammer): ao passo que nas demais formas o remetente precisa fazer algum tipo de investimento, o spammer necessita investir muito pouco, ou até mesmo nada, para alcançar os mesmos objetivos e em uma escala muito maior.

     

     

    Desde o primeiro spam registrado e batizado como tal, em 1994, essa prática tem evoluído, acompanhando o desenvolvimento da Internet e de novas aplicações e tecnologias. Atualmente, o envio de spam é uma prática que causa preocupação, tanto pelo aumento desenfreado do volume de mensagens na rede, como pela natureza e pelos objetivos destas mensagens.

     

    Recomendo pra quem quiser complementar -> https://cartilha.cert.br/spam/

  • Spam: é o envio de mensagem eletrônica (e-mails) não solicitada pelo usuário. Geralmente são enviados para um grande número de pessoas. O conteúdo de um spam é normalmente uma mensagem publicitária que tem o objetivo comercial.

    Anti-spam: ferramenta utilizada para filtro de mensagens indesejadas. 

    GAB - E

  • Spam ---> E-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande numero de pessoas.

  • Spam é o nome dado a um tipo específico de vírus de computador que infecta navegadores web. X

    [...]

    Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Certo

  • Gabarito: E.

     

    Spam não é tipo de vírus. Refere-se aos e-mails enviados em massa, sem autorização dos destinatários.

    PLANILHA DO APROVADO https://linktr.ee/Concurseiro.pm.ce

  • GAB: ERRADO

    Estas duas questões ajudam no discernimento.

    Ano: 2014 Banca: NUCEPE Órgão: PC - PI Prova: Escrivão

    As mensagens de correio eletrônico enviadas não solicitadas, para fins publicitários, com caráter apelativo e na maioria das vezes inconvenientes são chamadas de

    • A) adware.
    • B) SPAM.
    • C) worm.
    • D) cavalo de tróia.
    • E) sniffer.

    Ano: 2017 Banca: FUNDEP Órgão: CISABRC-MG Prova: Assistente Administrativo

    Assinale a alternativa que apresenta corretamente o termo usado para fazer referência aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas e que são associados a ataques à segurança da internet e do usuário.

    • A) SPAM
    • B) Mala direta
    • C) Caixa de entrada
    • D) Antivírus

ID
1072015
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As contas do Sistema Orçamentário são utilizadas para o registro de atos de natureza orçamentária, tais como a previsão de receita e as autorizações legais da despesa apontadas na Lei Orçamentária Anual (LOA) e dos créditos adicionais abertos.

Alternativas
Comentários

ID
1072018
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os atos relacionados à arrecadação das Receitas Orçamentárias, ao pagamento de Despesas Orçamentárias, bem como à inscrição de Restos a Pagar são registrado sem contas vinculadas ao Sistema Patrimonial

Alternativas
Comentários
  • Errado, são registradas o subsistema orçamentário.

  • SUBSISTEMA ORÇAMENTÁRIO: Registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária.


ID
1072021
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O registro das mutações patrimoniais ocorre em contas vinculadas ao Sistema de Compensação.

Alternativas
Comentários
  • Sistema de compensação é composto ou representado pelos lançamentos de atos praticados pelaadministração pública que não afetam de imediato ao patrimônio, mas que poderão vir a afetá-lo em outro momento. Temos como exemplos destes atos: avais, acordos, ajustes, cauções, fianças,garantias, contratos, convênios.

    Desta forma, estas contas servem apenas como controle de atos da administração pública e não são fatos que modificam o patrimônio da entidade pública.



ID
1072024
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No Sistema Financeiro, as contas relacionadas às Receitas Orçamentárias são classificadas por categorias funcionais.

Alternativas

ID
1072027
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

De maneira geral, considera-se como receita pública todo ingresso de caráter não devolutivo auferido pelo poder público, representado pela soma dos impostos,das taxas, das contribuições e de outras fontes de recursos que serão destinados a cobrir despesas públicas

Alternativas
Comentários
  • Deliberação no 539/2008 da CVM, que aprova o pronunciamento conceitual básico aplicável às entidades em geral, define que “receitas são aumentos nos benefícios econômicos, durante o período contábil, sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultem em aumento do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de aporte dos proprietários da entidade”.

    O Manual de Receita Nacional STN/SOF define como receita “todos os ingressos disponíveis para cobertura das despesas orçamentárias e operações que, mesmo não havendo ingresso de recursos, financiam despesas orçamentárias”.

    Para o Manual de Procedimentos da Receita Pública da STN, “receitas públicas são todos os ingressos de caráter não devolutivo auferidos pelo Poder Público, em qualquer esfera governamental, para alocação e cobertura das despesas públicas”.

    Segundo o Glossário do Senado Federal, “receita é toda arrecadação de rendas autorizada pela Constituição Federal, leis e títulos creditórios à Fazenda Pública”.

    Para Aliomar Baleeiro (1973), “é a entrada que, integrando-se ao patrimônio público sem quaisquer reservas, condições ou correspondências no passivo, vem acrescentar o seu vulto como elemento novo e positivo”


    Fonte: PALUDO e outros autores


ID
1072030
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Por definição,toda receita pública,quando da sua arrecadação (ingresso do recurso), altera a situação líquida do patrimônio do ente público.

Alternativas
Comentários
  • por exemplo..Operações de credito nao alteram.

  • Por definição,toda receita pública,quando da sua arrecadação (ingresso do recurso), altera a situação líquida do patrimônio do ente público. Resposta: Errado.

    Toda receita pública engloba também as de capital, situação que não altera o PL


ID
1072039
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Uma entidade pública apurou um resultado financeiro de R$400,00 em um dado período em que suas receitas orçamentárias e extra orçamentárias totalizaram R$4500,00; a despesa orçamentária registrada foi de R$2800,00,restando um saldo de R$2400,00 para o exercício seguinte.

Com base exclusivamente nessas informações, é correto afirmar que as despesas extra orçamentárias totalizaram R$1300,00.

Alternativas
Comentários
  • Receitas Orçam + Receitas Extra-Orçam - Desp Orçam - Desp Extra-Orçam = Resultado Financeiro

    4500 - 2800 - DEO = 400

    DEO = 1300

  • RESULTADO FINANCEIRO=SALDO DO EXERC. SEGUINTE - SALDO DO EXEC ANTERIOR


    400 = 2400 - X --> SALDO DO EXERC ANTERIOR=2000


    4500 + 2000 - 2800 - X - 2400 = 0


    X=1300 (DESP EXTRA)


ID
1072042
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O registro contábil da Dívida Flutuante é realizado exclusivamente no Sistema Orçamentário da Contabilidade Pública.

Alternativas
Comentários
  • LEI No 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964.

    Art. 91. O registro contábil da receita e da despesa far-se-á de acôrdo com as especificações constantes da Lei de Orçamento e dos créditos adicionais.

    Art. 92. A dívida flutuante compreende:

    I - os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida;

    II - os serviços da dívida a pagar;

    III - os depósitos;

    IV - os débitos de tesouraria.

    Parágrafo único. O registro dos restos a pagar far-se-á por exercício e por credor distinguindo-se as despesas processadas das não processadas.

    Gabarito: ERRADO


ID
1072045
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a Lei no 4.320/64,os créditos suplementares e especiais devem ser abertos por decreto do Poder Executivo, dependendo de prévia autorização legislativa,e necessitam da existência de recursos disponíveis, precedida de exposição justificada.

Alternativas
Comentários
  • Créditos Suplementares: Abertos por Decreto do Poder Executivo. Dependem de prévia autorização do Legislativo.

    Créditos Especiais: Abertos por Decreto do Poder Executivo. Dependem de prévia autorização do Legislativo.

    Créditos Extraordinários: Abertos por Medida Provisória. NÃO Dependem de prévia autorização do Legislativo.


ID
1072048
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Como regra geral,o registro contábil de qualquer receita de capital provoca alteração no patrimônio líquido do ente público.

Alternativas
Comentários
  • Em regra, receita de capital é não efetiva, portanto fato permutativo.


ID
1072051
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O registro contábil das Operações de Crédito por Antecipação de Receita Orçamentária (ARO's) envolve apenas contas do Sistema Financeiro, pois tais operações resultam em débito se créditos de natureza financeira compreendidas na execução orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • O registro contábil das Operações de Crédito por Antecipação de Receita Orçamentária (ARO's) envolve apenas contas do Sistema Financeiro, pois tais operações resultam em débito se créditos de natureza financeira compreendidas na execução orçamentária. Resposta: Errado.

    Patrimonial também na origem operação de crédito.


ID
1072054
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O rendimento de aplicações financeiras realizadas pelas entidades públicas,quando do seu reconhecimento, deve ser tratado como uma receita Extra orçamentária, pois se trata de operação financeira não compreendida na execução orçamentária

Alternativas
Comentários
  • O fato de não ter carácter devolutivo, a caracteriza como receita orçamentária
  • O rendimento de aplicações financeiras realizadas pelas entidades públicas,quando do seu reconhecimento, deve ser tratado como uma receita Extra orçamentária, pois se trata de operação financeira não compreendida na execução orçamentária. Resposta: Errado.

    Receita orçamentária na origem patrimonial


ID
1072057
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os créditos adicionais são autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na LOA e podem ser de três tipos: suplementares, especiais e extraordinários.

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320/64

           Art. 41. Os créditos adicionais classificam-se em:

      I - suplementares, os destinados a refôrço de dotação orçamentária;

     II - especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica;

      III - extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.


  • Podem ser de trÊs tipos, mas só o suplementar pode ferir o princípio da exclusividade na dotação orçamentária.


ID
1072060
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O superávit financeiro de exercícios anteriores pode ser utilizado para abertura de créditos adicionais (suplementares ou especiais) no exercício atual,desde que autorizado pelo Poder Judiciário.

Alternativas
Comentários
  • O Superávit Financeiro apurado em Balanço Patrimonial é fonte de recursos para abertura de créditos adicionais.

    Não é necessária autorização pelo Poder Judiciário.

  • A autorização dos créditos adicionais são autorizadas pelo Poder Legislativo.
  • Gabarito: ERRADO

    O superávit financeiro de exercícios anteriores pode ser utilizado para abertura de créditos adicionais (suplementares ou especiais) no exercício atual,desde que autorizado pelo Poder Judiciário LEGISLATIVO.

  • cespe maximo de concentração

  • Errado. Judiciário nao

  • Gabarito: Errado

     

    O poder Judiciário não autoriza a abertura de créditos adicionais, que autorização é o Poder Legislativo.

  •  P .LEGISLATIVO.

  • Será autorizado pelo poder Legislativo.


ID
1072069
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Demonstração das Variações Patrimoniais evidencia as alterações verificadas no patrimônio do ente público, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicam o resultado patrimonial do exercício

Alternativas
Comentários
  • Certo, a DVP evidenciará o resultado patrimonial.

  • A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício

    Este modelo separa as variações em resultantes e independentes da execução orçamentária.O resultado patrimonial do período é apurado pelo confronto entre as VPAs e as VPDs.

     


ID
1072072
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Não definido

De acordo com a categoria econômica, as despesas como pagamento de juros, comissões e outros encargos de operações de crédito internas e externas contratadas, bem como da dívida pública mobiliária federal devem ser classificadas no grupo das despesas correntes.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Devem ser classificadas no grupo das despesas correntes.


ID
1072075
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De modo geral,as provisões representam despesas já incorridas, cujo total pode-se apenas estimar, e seu registro contábil terá como contra partida uma conta de despesa.

Alternativas
Comentários
  • As despesas são incorridas no momento do fato gerador, assim, como a contrapartida da provisão é uma conta de resultado, considera-se que a provisão já foi incorrida. Exemplo: provisão trabalhista = o fato gerador já ocorreu, que é o fato do empregado ter trabalhado para a empresa.

  • Gab: CERTO


    As provisões são classificadas no Passivo e têm como contrapartida uma despesa.


ID
1072093
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O ciclo operacional da entidade é o tempo entre a aquisição de ativos para processamento e sua realização em caixa ou seus equivalentes.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Ciclo Operacional = PMRE + PMRV


    Onde,
    PMRE = Prazo médio de rotação dos estoques

    PMRV = Prazo médio de recebimento pelas vendas


ID
1072096
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A contabilização de uma venda de mercadorias a prazo deve ser classificada como um fato permutativo aumentativo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    D- Clientes

    C- Receita de Vendas

    Fato Modificativo Aumentativo pois aumentou a SLP

  • Obs.: Não existe Fato Permutativo [aumentativo/diminutivo],  pois neste fato não há alteração no PL.

  • ja cheguei escorregando KKKKKK

  • Venda de mercadoria a prazo é classificado como fato permutativo, não houve alteração no PL como a colega acima citou.

    E não existe fato permutativo aumentativo/diminutivo como citado pelo outro colega.

     

  • permutativo modificativo seria o correto ?!

  • Eu não me acostumo com Contabilidade...kkkkkk


ID
1072099
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A ocorrência de passivo a descoberto ocasionará um patrimônio líquido negativo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO


    Situações patrimoniais da empresa


    1) A > P exigível  Saldo líquido > 0 (Situação superavitária)


    2) A = P exigível      Saldo Líquido = 0 (Situação NULA) inexistência de recursos próprios

    3) A < P exigível       Saldo Líquido < 0 (Situação DeficitáriaPassivo a descoberto

    bons estudos

  • Equação Básica da Contabilidade: Ativo ( A ) = Passivo ( P ) + PL ( Patrimônio Líquido)

    Sabemos por definição que passivo a descoberto significa que ele é maior que o ativo. Logo P>A *

    Jogando na Fórmula:

    A = P + PL

    A - P = PL

    Só que P>A *, Então

    A-P, subtraindo um número maior de um menor dá negativo...

    A-P<0

    PL<0

    Então o Patrimônio líquido nesse caso é menor que zero. Então fica:

    A = P - PL

    Ou falando cada item da fórmula: Ativo é igual ao Passivo menos o Patrimônio Líquido.

    Gostei (

    0

    )


ID
1072102
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A contabilização da compra de um veículo, com pagamento a vista,deve ser classificada como um lançamento de segunda fórmula.

Alternativas
Comentários
  • Lançamento de primeira fórmula: 1 débito e 1 crédito

    credita caixa  e debita imobilizado

  • ERRADO

    O Lançamento será de 1º Fórmula (1 débito e 1 crédito)
    D- Veículos 

    C- Caixa

  • Lançamento de primeira fórmula - envolve uma conta credora e uma conta devedora

    Lançamentos de segunda fórmula são os que envolvem uma conta devedora e mais de uma conta credora. Já os de terceira fórmula, envolvem mais de uma conta devedora e uma credora

     

  • 1a fórmula

  • ERRADO

    Trata-se de uma FATO PERMUTATIVO, portanto o Lançamento Contábil será de 1ª Fórmula = 1 débito e 1 crédito


ID
1072105
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com as normas contábeis vigentes no Brasil,o ativo não circulante deve ser subdividido em realizável a longo prazo, investimentos,imobilizado e intangível

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Nova divisão do ATIVO

    ATIVO CIRCULANTE
    ATIVO NÃO CIRCULANTE

         Realizável a Longo Prazo
         Investimento

         Imobilizado
         Intangível



  • GABARITO CORRETO

    Ativo não circulante: bens e direitos recebíveis após o final do exercício seguinte.

    a) realizável a longo prazo;

    b) imobilizado: bens corpóreos utilizados na atividade da empresa;

    c) intangível: bens incorpóreos usados na atividade, não monetário. ex.: marcas e patentes;

    d) investimentos: demais bens

    OBS.: depreciação acumulada é retificadora de ativo imobilizado.

    amortização acumulada é retificadora de ativo intangível.

  • Lembrando que houve alterações. Há mais crimes além desses acima.


ID
1072123
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A contabilização de uma baixa de títulos considerados incobráveis,mas provisionados no passado, causa uma redução do resultado do período.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    Quando contabilizamos esta operação no passado tivemos:
    D - Despesas com provisão

    C- PDD 

    Foi neste momento que o resultado foi afetado

    Quando procedermos a baixa do título incobrável não vai mexer de novo no resultado, teremos apenas o reconhecimento da perda através da baixa da provisão e do direito a receber

    D - PDD

    C - Clientes  

  • Se a perda for reconhecida como efetiva, quando o cliente é considerado incobrável, nós fazemos o seguinte:

    D – PCLD

    C – Duplicatas a receber


ID
1072126
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A contabilização do recebimento de títulos que já haviam sido baixados, por terem sido considerados incobráveis,causa um aumento do resultado do período.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
    Como o título já havia sido baixado em contrapartida a uma PDD ou mesmo a uma perda, não existe mais o direito no ativo. Assim quando recebermos esse valor que já se tinha como perdido contabilizaremos da seguinte forma:

    D- Caixa

    C- Receita

  • Quando a provisão é constituída, nós lançamos: D – Despesa com PCLD C – PCLD (redutora ativo) Posteriormente, se a perda for reconhecida como efetiva, quando o cliente é considerado incobrável, nós fazemos o seguinte: D – PCLD C – Duplicatas a receber. Vejam que, neste lançamento, a conta foi considerada como incobrável. Ocorre que, posteriormente, o cliente que havia sido considerado incobrável, efetuou o pagamento. Mas já havíamos dado baixa na conta. O que fazer? Nesta hipótese, lançamos o valor na conta caixa, o montante recebido, e a contrapartida será uma conta de receita (outras receitas operacionais). D – Disponível C – Outras receitas operacionais.

    Júlio Cardozo, Luciano Rosa


ID
1072129
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com as normas contábeis vigentes no Brasil, o valor das duplicatas e dos títulos descontados deve ser apresentado no Balanço Patrimonial em conta retificadora do referido ativo,para melhor informar aos usuários da informação contábil que parte da quele direito não se encontra mais sob a posse e propriedade da entidade

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    Esta é uma questão bem controversa, visto que antigamente era contabilizado assim.

    Com o advento das novas normas contábeis, duplicatas descontadas deixou de ser conta redutora do ativo e passou a ser classificada como Passivo.

    MAS ATENÇÃO pois as bancas ainda usam como redutora do ativo. 

    Em uma questão direta como essa considera-se errado, entretanto se a banca usar a conta no meio de um cálculo tem-se que ponderar onde fica mais adequado o uso de duplicatas descontadas, se no passivo ou como redutora do Ativo


ID
1072132
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considerando que um veículo foi adquirido em 01/07/X1,por R$36000,00,possuindo vida útil estimada de 5anos e valor residual de R$3000,00,o valor da depreciação relativa ao ano deX1,calculado por meio do método da soma dos algarismos dos anos, é de R$3300,00.

Alternativas
Comentários
  • SOMA DOS DÍGITOS ou MÉTODO DE COLE – essa taxa vai variar ano a ano (todo ano varia). O denominador é a soma dos dígitos da vida útil (no caso da questão: 5 anos – daí fica: 1+2+3+4+5 = 15). O numerador depende: pode ser: A) soma dos dígitos crescentes; B) soma dos dígitos decrescentes (ESTE deverá ser utilizado caso a questão diga soma dos dígitos E não especifique se é crescente ou decrescente, pois o CPC traz somente o “método dos saldos DECRESCENTES”).

    1º ANO – 5/15

    2º ANO – 4/15

    3º ANO – 3/15

    4º ANO – 2/15

    5º ANO – 1/15

    Valor da depreciação do "ano X1" = (36.000 - 3.000) x  5/15 = 11.000, portanto gabarito ERRADO para a assertiva. 

  • Soane, seu raciocínio estaria correto se tivesse passado 1 ano. Mas o período refere-se a 6 meses.

    Claramente não é R$ 3300 o valor da depreciação pois este seria utilizando o método linear, e sabe-se que no método da soma dos algarismos o valor depreciado é maior no começo e descrece.

    Mas eu não sei como fazer com frações de ano. Se alguém souber, por favor, ensine aqui. Será que teríamos que usar meses? Daria um trabalho do cão.

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Gilmar Possati - Estratégia

    Alguns conceitos importantes “para início de conversa”: 

    Valor Depreciável: é o custo de um ativo ou outro valor que substitua o custo, menos o seu valor residual. 

    Valor residual de um ativo: é o valor estimado que a entidade obteria com a venda do ativo, após deduzir as despesas estimadas de venda, caso o ativo já tivesse a idade e a condição esperadas para o fim de sua vida útil. 

    Vida Útil: É:  

    • a) o período de tempo durante o qual a entidade espera utilizar o ativo; ou 
    • b) o número de unidades de produção ou de unidades semelhantes que a entidade espera obter pela utilização do ativo. 

    Taxa de depreciação: corresponde a um percentual fixado em função do tempo de vida útil do bem. 

    Método da soma dos algarismos dos anos: consiste em estipular taxas variáveis crescentes ou decrescentes durante o tempo de vida útil do ativo. Para tanto, utiliza-se o seguinte critério: somam-se os algarismos dos anos que formam o tempo de vida útil do ativo, obtendo-se, assim, o denominador da fração que determinará a taxa de depreciação de cada ano.  

    Exemplo: 

    Tempo de vida útil: 3 anos 

    Taxa de depreciação: 1+2+3 = 6 

    Assim, o número 6 será o denominador da fração que determinará a taxa de depreciação de cada ano. 

    Se utilizarmos taxas crescentes, teremos: 

    1º ano = 1/6 (16,67%); 2º anos = 2/6 (33,33%); 3º ano = 3/6 (50%). 

    Se utilizarmos taxas decrescentes, teremos: 

    1º ano = 3/6; 2º anos = 2/6; 3º ano = 1/6. 

    Esse método é denominado de “método dos saldos decrescentes”. Perceba que o uso desse método resulta em despesa decrescente durante a vida útil.