SóProvas



Prova UFU-MG - 2020 - UFU-MG - Técnico de Tecnologia da Informação


ID
4141174
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   Na minha infância, na Índia, a tecnologia me fascinava. Cada invenção nova mudava a vida de minha família de maneiras significativas. O telefone nos permitia economizar idas ao hospital para receber resultados de exames. O refrigerador queria dizer que podíamos economizar tempo no preparo de refeições, e a televisão nos permitia ver as notícias internacionais e os jogos de críquete que só podíamos imaginar quando ouvíamos o rádio de ondas curtas.
   Agora, é meu privilégio ajudar a dar forma a novas tecnologias que, esperamos, virão a mudar as vidas de pessoas em toda parte. Uma das mais promissoras é a inteligência artificial (IA): só este mês, tivemos três exemplos concretos de como a Alphabet e o Google estão aproveitando o potencial da inteligência artificial.
   A revista Nature publicou pesquisas nossas que demonstram que um modelo de inteligência artificial pode ajudar médicos a detectar câncer de mama em mamografias com maior precisão; estamos usando a inteligência artificial para realizar previsões de tempo imediatas e hiperlocalizadas quanto a chuvas, com mais rapidez e precisão do que os modelos existentes, como parte de um conjunto mais amplo de ferramentas para combater a mudança do clima; e o Lutfthansa Group está trabalhando com nossa divisão de computação em nuvem para testar o uso da inteligência artificial a fim de ajudar a reduzir os atrasos em voos.
   No entanto, a história está repleta de exemplos de que as virtudes da tecnologia nem sempre estão garantidas. Os motores de combustão interna permitiram que as pessoas se deslocassem para além de suas áreas, mas também causaram mais acidentes. A internet tornou possível que todos se conectassem a todos, e que informações fossem obtidas de qualquer parte, mas também facilitou a difusão de desinformações. 
   Essas lições nos ensinam que precisamos encarar com clareza as coisas que podem dar errado. Existem preocupações reais sobre as potenciais consequências negativas da inteligência artificial, dos deepfakes a usos nefários de sistemas de reconhecimento facial. Embora já haja algum trabalho em curso para tratar dessas preocupações, inevitavelmente surgirão novos desafios e nenhuma companhia ou setor será capaz de resolvê-los sem ajuda. [...] 
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2020/01/por-que-o-google-acredita-que-precisamos-regular-a-inteligencia-artificial.shtml. Acesso em: 20 jan. 2020. (Fragmento)

De acordo com o texto acima, assinale a alternativa em que o trecho transcrito objetiva contrapor-se ao trecho anterior, fazendo com que a força do argumento recaia sobre o próprio trecho transcrito.

Alternativas
Comentários
  • Gab : D

    “No entanto, a história está repleta de exemplos de que as virtudes da tecnologia nem sempre estão garantidas.” temos uma conjunção adversativa "no entanto" fazendo oposição de ideias.

  • De acordo com o texto acima, assinale a alternativa em que o trecho transcrito objetiva contrapor-se ao trecho anterior, fazendo com que a força do argumento recaia sobre o próprio trecho transcrito..

    Devemos procurar a conjunção adversativa e que remete ao trecho anterior.

    Erro da a)

    A internet tornou possível que todos se conectassem a todos, e que informações fossem obtidas de qualquer parte, mas também facilitou a difusão de desinformações.

    Apesar de ter uma conjunção adversativa "mas", não remete ao trecho anterior, uma vez que faz referência ao trecho contido na própria letra a)

  • A maior margem de erro se concentra na alternativa "A", realmente o "mas" ele é uma conjunção cordenativa adversativa, mas quando ele está ligado de "também" ele passa a ser aditivo. Ex: ele não gosta gosta de sair, "mas também" não gosta de ficar em casa. Já na D temos uma conjunção cordenativa adversativa são elas; mas; porém; todavia; no entanto; entanto; contudo; inobstante...

    (gab D)

  • GAB: D

    A)“A internet tornou possível que todos se conectassem a todos, e que informações fossem obtidas de qualquer parte, mas também (e) facilitou a difusão de desinformações. (=conjunção coordenada aditiva, traz a ideia de soma, acréscimo, adição).

    D)No entanto, a história está repleta de exemplos de que as virtudes da tecnologia nem sempre estão garantidas.” (conjunção coordenada adversativa). Ou seja, contrapõe o trecho anterior.


ID
4141177
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   O tempo passa, e as histórias de superação no esporte reforçam minha tese de que o mito do herói é mobilizador do esporte. Isso não quer dizer que ele toca apenas os que estão no pódio. A referência heroica é parte integrante da vida de quem busca o inalcançável todos os dias.
   Viver é a arte cotidiana de se superar. Atletas vivem o superlativo dessa assertiva, uma vez que não basta competir, é preciso ganhar, contrariando a máxima do patrono olímpico Pierre de Coubertin. Digo isso não para provocar o contraditório, mas porque ninguém doa a vida a uma causa para apenas fazer parte dela. 
   Todos os que se dedicam integralmente ao que fazem desejam o reconhecimento desse feito. Excelência é mais do que meritocracia. No esporte, o reconhecimento social do esforço do treino é a vitória. E não há mal algum nessa disposição, desde que ela seja acompanhada por valores e pela ética da competição, tão esquecida nos últimos tempos. [...]
RUBIO, Katia Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/katia-rubio/2019/09/nao-e-so-quem-sobe-no-podio-que-merece-serchamado-de-heroi.shtml Acesso em: 19 jan.2010. (Fragmento)

Assinale a alternativa que parafraseia a proposição negritada acima, sem alterar-lhe o sentido.

Alternativas
Comentários
  • CUIDADO

    Não há gabarito para a questão, que é nula.

    Vale frisar que a banca destaca a manutenção de sentido que deve estar presente na construção.

    TRECHO ORIGINAL: E não há mal algum nessa disposição, desde que ela seja acompanhada por valores e pela ética da competição, tão esquecida nos últimos tempos. [...]

    Sem adentrar em uma análise profunda dos trechos, marquemos apenas os pontos mais chamativos.

    A) Tão esquecida nos últimos tempos, a ética da competição deve ser acompanhada dos valores e do reconhecimento social da vitória.

    Incorreta. Há nítida extrapolação da informação presente no trecho original, que não cita termos como "reconhecimento social da vitória".

    B) Não há mal algum na disposição em reconhecer o esforço da competição, desde que ele seja acompanhado por valores e pela ética da competição, tão esquecidos nos últimos tempos.

    Incorreta. No trecho original apenas a ética da competição é esquecida, enquanto aqui temos que os valores e a ética da competição estão esquecidos.

    C) Uma vez observados os valores e a ética, tão esquecidos nos últimos tempos, não há mal algum em se desejar o reconhecimento social da vitória.

    Incorreta. Novamente, no trecho original apenas a ética da competição é esquecida, enquanto aqui temos que os valores e a ética da competição estão esquecidos.

    D) Desde que o esforço do treino seja acompanhado por valores e pela ética da competição, tão esquecidos nos últimos tempos, não há mal algum em reconhecê-los.

    Incorreta. Novamente, no trecho original apenas a ética da competição é esquecida, enquanto aqui temos que os valores e a ética da competição estão esquecidos.

    Pelo exposto, questão nula.

  • "esquecida" e "esquecidos" como não prestei atenção nisso, gente!?

  • Gabarito letra C

    ...por valores e pela ética da competição,... texto original.

  • Resposta: C) Uma vez observados os valores e a ética, tão esquecidos nos últimos tempos, não há mal algum em se desejar o reconhecimento social da vitória.

    Vejamos o trecho:

    No esporte, o reconhecimento social do esforço do treino é a vitória. E não há mal algum nessa disposição, desde que ela seja acompanhada por valores e pela ética da competição, tão esquecida nos últimos tempos. [...]

    O que se pode entender:

    1. a vitória é um reconhecimento social do esforço do treino;
    2. não há mal algum nessa disposição (que a vitória é um reconhecimento social do esforço do treino);
    3. desde que ela (a vitória) seja acompanhada por valores e pela ética da competição, tão esquecida (a ética da competição) nos últimos tempos.

    Portanto, como a questão pede uma paráfrase, é preciso que na reecritura do texto ocorra uma concordância entre as palavras e, por isso, é possível aplicar o termo esquecidos no trecho "desde que ela seja acompanhada por valores e pela ética da competição, tão esquecida (no caso, concordando com a expressão ética da competição; ou tão esquecidos, concordando com os termos valores e pela ética da competição) nos últimos tempos", já que pode concordar com a palavra mais próxima ou com o contexto.


ID
4141180
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   Em Crime sem saída, o ator Chadwick Boseman se despe do herói Pantera Negra e interpreta o detetive Andre Davis. Ao longo de uma madrugada, é encarregado de prender criminosos que, em um roubo no Brooklyn, em Nova York, matam sete policiais. Mesmo que seja preciso fechar, literalmente, as 21 pontes que conectam Manhattan – para onde os bandidos fugiram – com outras regiões, obstruir túneis e interromper o serviço de trens da cidade. “Bloquear Manhattan para uma caçada humana é bem atraente e cinematográfico”, diz o ator. [...] 
Revista Gol, nº 213, dezembro de 2019. (Fragmento)  

Assinale a alternativa que indica a relação de sentido da expressão em destaque no contexto em que aparece.

Alternativas
Comentários
  • Gab : A

    Mesmo que é uma conjunção concessiva

    O objetivo da concessiva é fazer uma ressalva, que, no entanto, não irá anular o argumento principal.

    Exemplos de conjunções e locuções conjuntivas concessivas: embora, apesar de, ainda que, posto que.

  • Correta, A

    Para ter certeza, trocar uma conjunção por outra de mesmo sentido, vejamos:

    Mesmo que seja preciso fechar...

    Embora seja preciso fechar...

    Logo,como visto, ambas são conjunções Concessivas.

  • O Gabarito é a letra ( A )

    Temos uma conjunção concessiva.

    Mesmo que seja preciso fechar, literalmente, as 21 pontes que conectam Manhattan 

    Ainda que ....

    embora ....

    São concessivas = embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto

  • Conjunções Subordinativas Adverbiais Concessivas: embora, ainda que, a menos que, posto que, se bem que, mesmo que, nem que, apesar de que...

    OBS: É SEMPRE BOM ENTENDER O CONTEXTO DA ORAÇÃO ANTES DE CLASSIFICÁ-LA SINTATICAMENTE.

    GABARITO: A

    "DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS. FOCO NO OBJETIVO SEMPRE."

  • GAB [A]

    #NAOAREFORMAADMINISTRATIVA.

    #ESTABILIDADESIM.

    #NAOÀTERCEIRIZACAO.

  • GABARITO: A

    Em Crime sem saída, o ator Chadwick Boseman se despe do herói Pantera Negra e interpreta o detetive Andre Davis. Ao longo de uma madrugada, é encarregado de prender criminosos que, em um roubo no Brooklyn, em Nova York, matam sete policiais. (Conectivos concessivos: EMBORA; AINDE QUE; etc) Mesmo que seja preciso fechar, literalmente, as 21 pontes que conectam Manhattan

  • Descanse em paz Chadwick Bonseman!

  • Chadwick Boseman!!! Descanse em paz.

    Gab A


ID
4141183
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 _________(1) são resgatados em estado crítico. Mutilados, chegam à clínica muitas vezes sem patas ou sem parte do bico. Pelas mãos da veterinária Maria Ângela Panelli Marchió, mamíferos e aves ganham uma nova chance de sobreviver e voltar à natureza.
   Há um ano, ______________ (2) reabilita bichos acidentados na região de Barretos (a 423 km de São Paulo) com próteses de resina plástica feitas à mão.
   O trabalho voluntário é feito em parceria com a Polícia Ambiental e ONGs da região, que resgatam os animais e os levam até a clínica veterinária. _____________ (3) a veterinária, grande parte dos acidentes com os animais envolve atropelamentos e choques em construções e prédios (no caso das aves). Há ainda casos em que os bichos são atingidos por armas de chumbinho.
   “Alguns dos animais reabilitados correm o risco de perder a prótese caso sejam soltos novamente na natureza. No entanto, ela confere mais conforto a esses bichos, ___________ (4) a adaptação é rápida e eles voltam a utilizar com facilidade a parte do corpo que havia sido amputada”, diz a veterinária.
   A reconstituição das partes atingidas é feita a partir de uma resina plástica. O material utilizado é o polimetilmetacrilato, que misturado a um pó catalisador resulta em uma resina extremamente resistente. O processo de endurecimento do material é rápido — acontece entre três e cinco minutos. [...]
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2020/01/veterinaria-faz-proteses-de-resina-para-bichos-acidentados-em-sp.shtml Acesso em: 21 jan. 2020. (Fragmento)

No texto acima foram apagadas algumas palavras ou expressões. Preencha as lacunas de modo a resgatar o sentido do texto e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão de interpretação e conjunções.

    (1) Muitos; (2) ela; (3) Conforme (conformativa); (4) portanto (conclusiva)

    (1) Animais; (2) a professora; (3) Para tanto (finalidade); (4) logo (conclusão)

    (1) Feridos; (2) a polícia; (3) Para (finalidade); (4) posto que (locução conjuntiva de valor concessivo, explicativo ou causal)

    (1) Eles; (2) a especialista; (3) De acordo com (conforme); (4) já que (causal)

  • GAB [D] AOS NÃO ASSINANTES.

    #ESTABILIDADESIM.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

    ''É LIVRE A MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO....''

  • A questão pode ser resolvida pela interpretação, Vejamos:

    1. quem reabilita os animais é a veterinária, portanto na lucuna 2 só pode ser preenchida pelos termos especialista ou pronome ela. Dessa forma, descartamos as alternativas B e C.
    2. na lacuna 4, a conjunção mais adequada seria já que, pois ela exprime uma ideia de causa ou a razão de um efeito.


ID
4141186
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   O ginkgo é um fóssil vivo. É a espécie de árvore mais antiga que vive no planeta, relativamente inalterada, há cerca de 200 milhões de anos. Eles podem viver centenas de anos — às vezes mais de mil —, e sobreviveram a algumas das maiores catástrofes do mundo.
      Qual é o segredo de sua longevidade, afinal?
    Cientistas estão começando a encontrar respostas nos anéis e nos genes das árvores de ginkgo biloba na China.
     "Nos humanos, à medida que envelhecemos, o sistema imunológico começa a não funcionar tão bem", disse Richard Dixon, biólogo da Universidade do Norte do Texas. Mas, de certa forma, "o delas, com mil anos, parece o de uma de 20". 
      Ele e seus colegas na China e nos Estados Unidos compararam as árvores jovens e velhas de ginkgo, com idades entre 15 e 1.300 anos, em um estudo publicado nesta semana na revista Proceedings of the National Academies of Science. 
     Eles descobriram, examinando a genética do câmbio vascular — uma camada ou cilindro de células vivas atrás de sua casca — que o ginkgo cresce indefinidamente mesmo com idade avançada.
    Isso porque os genes do câmbio não contêm nenhum programa de senescência, ou morte, de acordo com os pesquisadores. Assim, continuam seu programa para criar defesas mesmo após centenas de anos. As árvores antigas também produzem o mesmo número de sementes e têm folhas tão eficientes quanto as jovens.
   Os cientistas acreditam que outros tipos de árvores podem ter um padrão semelhante de programação genética. 
    Mas, embora vivam muito, os ginkgos também envelhecem. As árvores crescem para cima e para fora: para cima, com uma região geradora de células chamada meristema apical, e para fora, com o câmbio vascular. Com o passar do tempo, o clima ou outros fatores danificam o meristema apical, limitando a altura. E, a cada ano, folhas morrem e caem. [...]
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2020/01/estudo-sugere-por-que-algumas-arvores-vivem-mais-de-mil-anos.shtml Acesso em: 19 jan.2010. (Fragmento)

De acordo com as características do texto acima, é correto afirmar que sua função predominante é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

  • gab- C

    difundir o conhecimento científico, adquirido mediante a constatação de novos fatos e evidências.

  • Cientistas estão começando a encontrar respostas nos anéis e nos genes das árvores de ginkgo biloba na China.

    Acredito que esse trecho sublinhado sustente a segunda parte da alternativa C que é a correta.

  • Trata-se de um texto com objetivo de difundir o conhecimento científico que está sendo realizado por meio de novos experimentos com a planta ginkgo biloba.

    "Ele e seus colegas na China e nos Estados Unidos compararam as árvores jovens e velhas de ginkgo, com idades entre 15 e 1.300 anos, em um estudo publicado nesta semana na revista Proceedings of the National Academies of Science. "


ID
4141189
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   O número de empresas que oferecem programas para cuidar da saúde mental de seus funcionários tem crescido no Brasil.
  Segundo pesquisa de benefícios corporativos realizada pela consultoria Mercer Marsh Benefícios em 2019, 46% das companhias participantes têm alguma iniciativa focada no bem-estar emocional dos empregados.
    É o maior índice dos últimos anos — em 2017, eram 41% e, em 2015, 34%. Participaram da sondagem mais recente 611 empresas, que empregam, ao todo, 1,5 milhão de pessoas. Para Antonietta Medeiros, superintendente de saúde da Mercer Marsh, o aumento acompanha o crescimento dos casos de doenças relacionadas a estresse e síndrome de burnout (esgotamento extremo).
    Apesar da alta nas iniciativas, Antonietta faz uma ressalva: “Na pesquisa, pudemos ver que as ações voltadas para o indivíduo são a maioria e, de fato, são importantes, mas são reativas, não preventivas. Ao criar um ambiente mais saudável, previne-se o adoecimento”, afirma.
   As doenças psiquiátricas são a terceira maior causa de afastamento de trabalhadores (em primeiro lugar estão as lesões laborais em geral e, em segundo, doenças em ossos e músculos). Os dados são da Secretaria da Previdência, divulgados em 2017.
   Um exemplo de benefício voltado à prevenção é o apoio Pass, oferecido aos funcionários da Sodexo Brasil há quatro anos. Trata-se de uma linha telefônica para a qual empregados e familiares diretos podem ligar para obter aconselhamento psicológico, financeiro e jurídico.
   “Ter um canal em que se pode buscar apoio quando não se sabe a quem recorrer tem dado muito certo”, avalia Vana Fiorini, que é gerente de RH da empresa.
   Segundo ela, o maior objetivo da iniciativa é ajudar as pessoas a resolver seus problemas antes que eles se tornem transtornos.
   A companhia terceiriza o atendimento para manter a confidencialidade das demandas. De acordo com Vana, o aconselhamento também aumenta a produtividade dos empregados. “Um funcionário preocupado acaba trabalhando menos”, afirma. [...]
SATIE, Anna Disponível em:https://www1.folha.uol.com.br/sobretudo/carreiras/2020/01/mais-empresas-investem-em-programas-de-saudemental.shtml Acesso em: 19 jan.2010. (Fragmento)

De acordo com o texto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Entendo que o trecho "avalia Vana Fiorini" exprime mais a ideia de opinião do que de fato.

  • B) Há a apresentação de um FATO e não de uma OPINIÃO

  • Concordo com a Ana.

    b) Em: “Para Antonietta Medeiros, superintendente de saúde da Mercer Marsh, o aumento acompanha o crescimento dos casos de doenças relacionadas a estresse e síndrome de burnout (esgotamento extremo).”, há a apresentação de uma opinião

    Para Antonietta Medeiros da a entender que é uma opinião dela. Não vejo problema nessa alternativa

    ============================================================================================

    Particularmente, eu marcaria C.

    c) Em: “Ter um canal em que se pode buscar apoio quando não se sabe a quem recorrer tem dado muito certo”, avalia Vana Fiorini, que é gerente de RH da empresa.”, há a apresentação de um fato.

    avalia Vana Fiorini da a entender que é uma opinião dela e NÃO um fato.

    Todavia, o Gab. consta ser B. (não concordo)

    Caso alguém possa ajudar, deixe o seu comentário.

  • ta cada vez mais complicado essas questoes de interpretação ... paciencia

  • Vamos pedir comentário do professor, pessoal!

  • A assertiva B claramente expõe uma opinião: Para Antonietta Medeiros...

     Um sinônimo de para é na opinião de, em relação a, com relação a.

     Exemplo: Para mim está tudo ótimo ( Na minha opinião, está tudo ótimo).

    Existem dois gabaritos para esta questão.

    No entanto, o gabarito da banca é letra B.

  • Prezados,

    Verifiquei no site da banca (UFU) e encontrei a resposta da banca quando da contestação da questão nos recursos. Veja abaixo:

    O gabarito está correto, pois trata-se de um texto em que são apresentados resultados de uma pesquisa de cunho científico. Na alternativa B, há a apresentação do pensamento da pesquisadora, pautado naquilo que foi descoberto em pesquisas, portanto, nesse trecho, há a apresentação de um fato constatado por Antonietta. A alternativa C, pelos mesmos argumentos apresentados em B, também constitui um fato.

    Fonte: https://www.portalselecao.ufu.br/old/divulgacao/981_RESPOSTAS_AS_CONTESTACOES_PROVA_OBJETVIA/981_EB.html

  • “Para Antonietta Medeiros, superintendente de saúde da Mercer Marsh, o aumento acompanha o crescimento dos casos de doenças relacionadas a estresse e síndrome de burnou(esgotamento extremo).”, há a apresentação de um FATO.

    Como em uma referencia de um artigo científico, é colocado um nome, mas se refere a um estudo mais amplo, dessa forma, um fato e não uma mera opinião.

    Ter um canal em que se pode buscar apoio quando não se sabe a quem recorrer tem dado muito certo”, avalia Vana Fiorini, que é gerente de RH da empresa.”

    Também é um FATO, uma constatação.


ID
4141192
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   Na década de 1990, quando o movimento internacional em defesa do meio ambiente ganhava força, o Rio de Janeiro foi sede de um evento chamado Eco 92, ou, para outros, Rio 92.
   Naquela época, foi criada a Agenda 21, documento que nortearia o planejamento de sociedades sustentáveis nas décadas seguintes. Mais que uma utopia, era um plano de ação pensado globalmente para ser aplicado planeta afora em escala nacional e regional.
   Parecia, naquele momento, que o mundo acordava para a necessidade de preservar recursos esgotáveis. O lema daquele momento era “pensar globalmente, agir localmente”.
   Demonstrando conexão com as pautas internacionais, o movimento olímpico assimilou a proposta e lançou sua agenda 21. Rapidamente, percebeu-se que a prática esportiva saudável dependia diretamente das condições ambientais. Ar, água, terra são o suporte para que atletas, olímpicos ou não, demonstrem suas habilidades.
    Os Jogos de Sydney, em 2000, foram chamados de os “Jogos Verdes”. Pela primeira vez na história, a pauta ambiental sustentava as ações tanto de candidatura como de realização dos Jogos. A baía foi despoluída, e as instalações foram projetadas para serem reduzidas e adequadas ao público de competições e shows posteriores. Adequar, reciclar e reaproveitar eram os verbos da vez. Naquele zoológico olímpico não caberiam elefantes brancos.
   A partir de então, o tema meio ambiente estaria presente não apenas nos Jogos Olímpicos, mas nas competições esportivas de forma geral. [...]
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/katia-rubio/2020/01/toquio-2020-deve-manter-tradicao-olimpica-de-cuidar-do-meioambiente.shtml A18. Acesso em: jan. 2020. (Fragmento)

Em: “Demonstrando conexão com as pautas internacionais, o movimento olímpico assimilou a proposta e lançou sua agenda 21.”, o fragmento negritado expressa

Alternativas
Comentários
  • Gab : D

    Demonstrando conexão com as pautas internacionais, o movimento olímpico assimilou a proposta e lançou sua agenda 21.”, no texto em negrito temos uma noção de causa, por causa da demonstração de conexão com as pautas internacionais....

  • Embora o assunto "orações gerundiais" enseje polêmicas, acho demasiado forçoso classificar a oração em tela como causal.

    "Demonstrando conexão com as pautas internacionais, o movimento olímpico assimilou a proposta e lançou sua agenda 21.”

    Ora, seria de certo modo ilógico considerarmos que a demonstração de conexão com as pautas internacionais causou a assimilação da proposta e o lançamento de uma agenda 21 por parte do programa olímpico, sendo muito mais racional admitirmos que a ação do movimento olímpico, assimilando a proposta e lançando uma agenda 21, teve como consequência - ou ainda como finalidade - demonstrar conexão com as pautas internacionais.

    Que pese o fato de a maior parte da doutrina gramatical considerar possível apenas a existência de quatro tipos de orações adverbiais reduzidas de gerúndio (temporal, causal, concessiva e condicional), não sendo nenhuma delas consecutiva ou final, nada nos impede que uma oração gerundial assuma um sentido pontual dentro da construção do período, sem necessariamente ferir a norma culta.

    Em minha sincera opinião, tomo a presente oração como uma oração gerundial que exprime consequência, sentido majorado quando da troca de posição das orações.

    "O movimento olímpico assimilou a proposta e lançou sua agenda 21, demonstrando conexão com as pautas internacionais".

  • cadê os professores QC

  • o fato de QUE (CAUSA) 1ªparte Demonstrando conexão com as pautas internacionais fez COM QUE (CONSEQUÊNCIA) 2ª parte o movimento olímpico assimilou a proposta e lançou sua agenda 21.”, o fragmento negritado expressa

    Há claramente uma relação de causa e Consequência.

  • Desenvolvendo a oração apresentada no enunciado, teremos:

    “Como desenvolveu conexão com as pautas internacionais (causa), o movimento olímpico assimilou a proposta e lançou sua agenda 21.”(consequencia)

    Logo, é possível concluir que a oração em destaque é a causa do movimento olímpico ter assimilado a proposta e lançado sua agenda 21.

    GABARITO: D

    "DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS. FOCO NO OBJETIVO SEMPRE."

  • Um pessoal está tomando a seção de comentários pra fazer militância contra a reforma agora. E está fazendo isso mentindo. Casal Concurseiro☕, apoie o que quiser, mas o governo não vai parar de precisar de funcionários quando a reforma for aceita, seu comentário é mentiroso, fake news.

  • FOCO!

    O cara não encerrou nem a leitura, não interpretou nem o texto direito, não usou seu portfólio de conhecimento de mundo, e quer socar gramática como justificativa de ter errado a questão.

    Triste.... Estude sobre a agenda 21, adquira conhecimento sobre o tema que a gramática se tornará auxiliar e não trará essa confusão toda que aqui alguns colegas estão apresentando.

    bons estudos na matéria de interpretação textual e leia sobre temas variados. Saia da decoreba. Tmj

  • GCM ABRANTES está errado. A agenda 21 foi a demonstração de que movimento olímpico está conectado com as pautas internacionais. Foi isso que aconteceu, não foi o contrário.

    Quem concorda com a interpretação dele e da banca, por favor responda: o quê demonstrou que o movimento olímpico está conectado com as pautas internacionais?

  • a questão está CORRETA: o agente é o mesmo, tanto na oração reduzida de gerúndio quanto na principal, a tradução causal é a seguinte:

    “Demonstrando conexão com as pautas internacionais, o movimento olímpico assimilou a proposta e lançou sua agenda 21.”

    Porque demonstrou conexão com as pautas internacionais, o movimento assimilou (...)"

    Ou seja, a CAUSA de ele ter ASSMILILADO foi o fato de ter demonstrado conexão com as pautas. O contrário não pode ser verdadeiro, ou seja, não pode ser verdadeiro que a CAUSA de ele ter DEMONSTRADO conexão foi o fato de ter assimilado. É uma questão de lógica.

    ____________

    Demonstrou conexão, já que assimilou. Não haveria coerência se "assimilou a proposta, já que demonstrou conexão"

    Uma vez que ela só assimilou a proposta porque demonstrou conexão com as pautas, talvez, se não tivesse demonstrado conexão, nem teria assinado.

    _________

  • ok, blz. Primeiro o movimento olímpico demonstrou conexão com as pautas e só depois assimilou a proposta. Blz. Então me explique: como o movimento olímpico demonstrou conexão as pautas? Como?!?

  • Esse vídeo me ajudou bastante: https://www.youtube.com/watch?v=FIKP7IRLjy4

    Lembrem-se:

    As orações adverbiais reduzidas de gerúndio só estabelecem relação de:

    condição

    concessão

    causa

    tempo

  • O problema das orações subordinadas reduzidas é que elas permitem inúmeras acepções. No caso em questão, a oração subordinada reduzida pode ser lida como uma oração de finalidade (para), causa (porque), ou mesmo modo. No caso em questão, levando em consideração o contexto mais amplo, trata-se de uma oração de finalidade. Fica claro, pelo contexto, que a oração subordinada possui relação de finalidade. O movimento olímpico lançou sua nova agenda para demonstrar conexão com as pautas internacionais. Poderiam colocar pessoas que entendem mais de gramática para revisar as questões.

  • ''O movimento olímpico assimilou a proposta e lançou sua agenda 21 por causa da conexão com as pautas internacionais''

  • pessoal quando comentar pelo amor de Jesus cristo ajude o proximo coloque o gabarito

    GABARITO: D

  • parem de bater boca e peçam comentário do professor, ué, seria ótimo ver a profª Isabel comentar essa questão.

    na minha opinião, se o verbo da oração reduzida não fosse "demonstrando" e sim "considerando", aí sim esse gabarito estaria correto. pra mim, demonstrar conexão com pautas internacionais não justifica assimilar proposta. seria mera consequência.

  • Demonstrando conexão com as pautas internacionais CAUSA

    CONSEQUÊNCIA

    movimento olímpico assimilou a proposta e lançou sua agenda 21

    notifiquem-me erros.


ID
4141195
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   Quando Huxley, em seu livro de 1932, nos propõe uma utopia futurística, nós leitores a projetamos para nosso tempo e nosso próprio futuro. Algo natural para o público afeito à ficção científica e que, em grande parte, guardadas as devidas proporções e contexto da escrita da obra, também tem a ver com o fato de que a perspectiva desenhada pelo escritor para a humanidade se assemelha com o que vivemos, de forma atemporal e avassaladora.
    Não importa em que ano tenhamos lido Admirável Mundo Novo, Huxley nos fala não só de uma civilização massificante, mas de nossa diversidade, nossa resiliência, nossa liberdade e individualidade. Mostra-nos que não importa em que regime vivemos – sempre haverá alguém enxergando além, algo mais, noutro ponto de vista, mais esperançoso, disposto a lutar por mudanças. Não importa se o chamado é para nos comportarmos segundo regras rígidas, para alguém isso certamente fará sentido. E não basta que nos aprisionem, se temos os nossos pensamentos, a imaginação, o livre arbítrio, nossa história. [...]
Filosofia ciência & vida. Ed. 156, 2020. (Fragmento) 

O texto acima é parte de um editorial da revista Filosofia ciência & vida. Com base nessa informação e no texto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    O leitor não confronta e sim assemelha com a situação atual vivida por ele.

    Foi o q entendi com meu cérebro de b0sta

  • 60% de erro..... vamos solicitar comentário do professor pessoal!!!!

  • Eu li a A e entendi que está errada, mas li a B e tive certeza que não está confrontando nada.

    GAB B

  • Não está fácil continuar.

  • Acertei, achei-a mais provável de estar errada.

  • Mas e aí, cadê a pontuação antes do POIS

  • NÃO DESANIME. BANCA MINÚSCULA!

  • Não seria necessário, na letra A, usar uma vírgula?

    Por favor, mandem-me mensagem, pois não acompanho comentários.

  • Gente, com banca pequena, às vezes, temos que procurar a questão MAIS errada.

    Geralmente essas bancas não se apegam aos detalhes, diferentemente da CESPE que adora pegadinhas. Atentem-se para a banca quando forem responder questões.

  • TENHAMOS LIDO = PRETÉRITO PERFEITO DO SUBJUNTIVO.

    SUBJUNTIVO = DÚVIDA.

    QUE BANQUINHA.

  • banca orrível aff

     

  • Tenhamos lido é pretérito perfeito composto do subjuntivo, e, apesar de ser subjuntivo, nesse tempo os fatos estão totalmente terminados.

  • GAB [B] AOS NÃO ASSINANTES.

    #ESTABILIDADESIM.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

    ''É LIVRE A MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO....''

  • Qual o erro da C ? 

  • não têm mais professores no qc...

  • "...a perspectiva desenhada pelo escritor para a humanidade se assemelha com o que vivemos, de forma atemporal e avassaladora."

    O 1º parágrafo do texto objetiva confrontar as convicções do produtor com as do leitor. ------ ERRADA, gabarito B


ID
4141198
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Quando jogamos uma pedra em um lago, observamos na superfície círculos concêntricos de ondas que se expandem até a margem. Outros fenômenos físicos se deslocam de forma análoga. O som, por exemplo, também consiste de vibrações ondulatórias das moléculas do meio ambiente (ar, água etc). E a luz, será que também é formada por ondas? 
    Em 1704, Isaac Newton (1642 - 1726) publicou "Ótica", um dos maiores trabalhos científicos de todos os tempos, contendo os resultados de três décadas de pesquisas sobre o tema. Nesse livro, ele defende que a luz consiste de pequenas partículas ("corpúsculos") que se movem com velocidade muito grande, mas finita.
     A teoria corpuscular da luz não era nova — havia sido proposta pelo matemático e filósofo francês René Descartes (1596 - 1650), em 1637— mas estava longe de ser consenso. As conclusões de Newton acenderam (mais) uma controvérsia com seu compatriota Robert Hooke (1635 - 1703), defensor da teoria ondulatória. Não por acaso, "Ótica" só foi publicado após a morte de Hooke.
    O prestígio de Newton fez com que suas ideias sobre o assunto prevalecessem por mais de um século. Mas a teoria corpuscular tinha problemas...
    Quando a luz passa de um meio para outro (por exemplo, do ar para a água ou o vidro), ela muda de direção, e pode ocorrer que passe a exibir cores que não pareciam estar lá. É esse fenômeno, chamado refração, que explica a formação do arco-íris em dias de chuva. Newton estudou-o intensamente, usando lentes e prismas de vidro, e provou que essas luzes coloridas podem ser recombinadas, por meio de outra refração, para recompor a luz branca.
     Essas conclusões iam contra ideias bem estabelecidas — Aristóteles afirmara que a luz não tem cor, que esta reside apenas nos objetos materiais —, o que dificultou a aceitação na Europa. Em pleno século 19, ainda havia muita oposição, inclusive do genial escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749 - 1832) dando pitacos um pouco fora de sua principal especialidade...
     Mas o pior é que a teoria corpuscular não consegue explicar a refração nem vários outros fenômenos importantes, como a difração, a polarização e a interferência, que a teoria ondulatória interpreta de modo muito satisfatório.
    Ao mesmo tempo, ocorriam avanços notáveis no estudo da eletricidade e do magnetismo que iriam fornecer mais argumentos contundentes em favor da teoria ondulatória. Ao final do século 19, parecia que a questão estava resolvida em favor de Hooke. Mas a saga estava só começando...

VIANA, Marcelo Disponível em:
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/marceloviana/2020/01/a-luz-e-feita-de-que.shtml Acesso em: 22 jan. 2020.

Assinale a alternativa cujo trecho em destaque estabelece com a oração que lhe antecede circunstância de modo.

Alternativas
Comentários
  • GAB : C

    “Newton estudou-o intensamente, usando lentes e prismas de vidro, e provou que essas luzes coloridas podem ser recombinadas, por meio de outra refração, para recompor a luz branca.”

    de que modo Newton estudou-o intensamente ? entre virgulas temos o modo que ele fez isso, usando lentes e primas de vidro.

  • A) “Em pleno século 19, ainda havia muita oposição, inclusive do genial escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749 - 1832), dando pitacos um pouco fora de sua principal especialidade...”

    Relação de adição

    B) “A teoria corpuscular da luz não era nova — havia sido proposta pelo matemático e filósofo francês René Descartes (1596 - 1650), em 1637— mas estava longe de ser consenso.”

    Relação explicativa

    C) “Newton estudou-o intensamente, usando lentes e prismas de vidro, e provou que essas luzes coloridas podem ser recombinadas, por meio de outra refração, para recompor a luz branca.”

    Relação de modo

    D) “Em 1704, Isaac Newton (1642 - 1726) publicou "Ótica", um dos maiores trabalhos científicos de todos os tempos, contendo os resultados de três décadas de pesquisas...”

    Relação de adição de informação

    Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor.

  • Terminou em mente, grande chances de ser advérbios, 'intensamente' foi o modo como Isaac Newton estudou!

  • Newton estudou-o intensamente; esse foi o modo que ele estudou

    tudo que termina em mente e um adverbio


ID
4141201
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Quem inventou a aviação? No Brasil, sabemos que foi Santos Dumont. No resto do mundo, o consenso vai para os irmãos Wright. Na verdade, o que esses e outros pioneiros fizeram no início do século 20 foi construir máquinas caras e praticamente inúteis, que só voavam alguns metros. Provaram, porém, que voar era possível.
   A aviação veio depois, e nisso os Wright tinham duas grandes vantagens: espírito empresarial e indústria nacional capaz de realizar seus planos.
   Outro “voo de galinha”, que pode ter consequências ainda mais revolucionárias, foi divulgado na revista Nature: a Google anunciou ter usado um computador quântico para fazer em 3 minutos e 20 segundos um cálculo que o supercomputador mais rápido do mundo levaria 10 mil anos para fazer.
   O problema que esse computador tratou — identificação de padrões em sequências de números aleatórios — não tem grande interesse prático. A IBM, competidora da Google, apressou-se em afirmar que computadores clássicos poderiam resolvê-lo em apenas 2,5 dias (mas não ofereceu fazê-lo....).
   O computador da Google custou milhões de dólares e é praticamente inútil. Seu mérito foi provar que é possível.
   Computação quântica é uma das ideias mais fascinantes da ciência desde os anos 1980, quando foi proposta por Paul Benioff e outros cientistas. Computadores clássicos guardam e processam informação na forma de bits, unidades minúsculas capazes de assumir apenas dois estados: 0 ou 1. Computadores quânticos tiram proveito das propriedades bizarras da matéria descritas pela mecânica quântica para realizar cálculos de modo muito diferente.
   Uma dessas propriedades é a “superposição”: as unidades básicas dos computadores quânticos, chamadas qubits, podem assumir os dois estados, 0 e 1, ao mesmo tempo! Isto lhes confere uma capacidade extraordinária para armazenar e processar informação. Outra propriedade, ainda mais estranha, é o “emaranhamento”: bits clássicos podem ser modificados independentemente uns dos outros, mas os qubits estão ligados de tal modo que ações sobre qualquer deles afetam todos os outros. Isso acelera os cálculos de maneira vertiginosa.
    Essas ideias foram desenvolvidas ao longo do século 20 por gerações de cientistas cujo único objetivo era entender a natureza: é mais um exemplo de pesquisa “inútil”, mudando profundamente o nosso mundo.
VIANA, Marcelo Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/marceloviana/2019/11/o-1o-voo-da-computacao-quantica.shtml Acesso em: 22
jan. 2020.

Com base no texto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Acho que é a letra A pelo fato do porque não vem antecedido de vírgula, indicando uma explicação.

  • O correto seria usar o "por que" separado, pois tem o sentido de "pela qual" e não de "pois".

    GAB: A

  • Marquei a letra C porque o "mas" deveria vir com uma vírgula antes

  • Mata-se essa questão basicamente com este raciocínio: as funções de ambas são diferentes. Enquanto o "porque" tem função causal, o sinal de dois pontos introduz um esclarecimento ou explicação.

  • A letra C também num está errada, pois para adicionar o "mas" tem que adicionar também uma vírgula antes do "mas" e na alternativa diz apenas trocar o ponto final pela conjunção "mas".

  • assertiva A

    Em: “Uma dessas propriedades é a “superposição”: as unidades básicas dos computadores quânticos [...] “, o uso dos dois pontos pode ser substituído por “porque”.

  • Ao pessoal que está reclamando da vírgula do MAS, atenção!

    A vírgula é obrigatória quando a conjunção MAS iniciar uma oração coordenada ADVERSATIVA (o que não é o caso do trecho).

    Em algumas situações a conjunção MAS pode se tratar de um conector com ideia de adição (como um "E", por exemplo), e nessas situações o emprego da vírgula será facultativo uma vez que não há uma relação de oposição entre as orações.

    Posso estar equivocado, mas acredito ser essa a explicação da alternativa C estar correta. Se não for o caso, gostaria de ajuda para entender, já que também errei de primeira a questão e essa foi a resposta que consegui obter pesquisando um pouco mais.

  • Cuidado ao comentar, pessoal. Tem nada a ver isso do ''porque'' junto ser causal e a ideia da letra A é de explicação, ele pode muito bem ser explicativo também.

    ''Quando usar porque?

    Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

    Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo.''

    Na minha humilde opinião, um gabarito sem sentido e um lixo de questão, pois (porque) ela deveria vir explicitando no enunciado: ''feitas as devidas correções de pontuação e ortografia'', só por esse fato, já torna a questão com mais de uma assertiva errada.

    A) Em: “Uma dessas propriedades é a “superposição”: as unidades básicas dos computadores quânticos [...] “, o uso dos dois pontos pode ser substituído por “porque”. O uso do porquê está correto, realmente não entendo essa assertiva, tanto os dois pontos quanto o porquê estão com sentido explicativo. Vejamos:

     Uma dessas propriedades é a “superposição”, pois (porque) as unidades básicas dos computadores quânticos, chamadas qubits, podem assumir os dois estados, 0 e 1, ao mesmo tempo!

    C) Em: “O computador da Google custou milhões de dólares e é praticamente inútil. Seu mérito foi provar que é possível.”, o ponto final que separa as duas proposições pode ser substituído por “mas”. Além da vírgula antes da conjunção adversativa, ''Seu'' deveria ser minúsculo também.

    B) Em: “A aviação veio depois, e nisso os Wright tinham duas grandes vantagens: espírito empresarial e indústria nacional capaz de realizar seus planos.”, o termo em negrito retoma a oração anterior. Por que isso está correto ? alguém consegue me explicar ? ORAÇÃO TEM VERBO, retoma o termo aviação para mim.

  • Letra C não fala que seria necessário acrescentar uma vírgula antes da conjunção, ou seja, está errada também, mas (com vírgula antes) o concurseiro que lute!

  • O porque é explicativo, acho que a letra A está certa.

    Em 05/12/20 às 09:16, você respondeu a opção C.!Você errou!

    Em 18/09/20 às 06:53, você respondeu a opção C.!Você errou!

    Vamos pedir comentário ao professor.

  • GABARITO: A

    ➔ Na alternativa A, os dois pontos foram utilizados para introduzir um esclarecimento a respeito de algo já mencionado anteriormente ➛"Uma dessas propriedades é a “superposição: as unidades básicas dos computadores quânticos"...

    Outro exemplo - Ela conquistou tudo o que desejava: sua realização pessoal.

    ➔ Nesses casos, não cabe a substituição dos dois pontos pelo porque, mas caberia, por exemplo, a troca pela expressão "isto é".

    Ela conquistou tudo o que desejava, isto é, sua realização pessoal.

    Uma dessas propriedades é a “superposição”, isto é, as unidades básicas dos computadores quânticos...

    Veja a diferença Não se preocupe: ele volta. Nesse caso, poderia perfeitamente ocorrer a troca dos dois pontos pelo porque. Não se preocupe porque ele volta. (Questão: Q627081)


ID
4141204
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft Windows 10, a Lixeira permite a recuperação de arquivos removidos.

Com relação à Lixeira, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • SHIFT+Delete é o comando que exclui permanentemente um arquivo. Antes da exclusão definitiva, o usuário deverá confirmar a ação.

  • pendrive realmente não possui uma lixeira. Desta forma, ao apagar um arquivo deste dispositivo removível, não é possível recuperá-lo. 

  • Vale salientar que a lixeira é um local e não uma pasta: NÃO VAI PARA A LIXEIRA

    --> Arquivos maiores que a lixeira

    -->Arquivos de pastas compartilhadas na rede (que outro computador compartilhou e é possível editar);

    -->Arquivos de unidades removíveis (Pendrive, HD Externos);

    --> Arquivos que foram removidos de forma permanente pelo usuário (para remover um arquivo permanentemente, basta usar a tecla SHFT pressionada juntamente a qualquer forma de exclusão).

    Capacidade da Lixeira A capacidade da lixeira no Windows depende do tamanho da Unidade de armazenamento, logo ela é calculada para cada unidade de armazenamento, independentemente se cada unidade seja um HD fisicamente diferente ou partições lógicas de um mesmo HD. A capacidade padrão é dada pela seguinte regra: 10% até 40GB = 4GB + 5% sobre o que passa de 40GB. Créditos dados à Alfacon.

  • Importante lembrar que se a unidade removível for um HD externo, ao excluir um arquivo, ele vai para a lixeira, ao contrário do que ocorre com outros dispositivos removíveis.

  • Com novas atualizações, ainda de 2020, o windows 10 reconhece arquivos apagados de pendrive na sua lixeira, portanto, hj a alternativa C estaria correta.

  • GABARITO- A

    A) Delete - Excluir ( envia para a lixeira )

    Shift + Delete - Exclusão de finitiva ( Não envia para a lixeira )

    --------------------------------------------------------

    B)  conforme a lixeira atinge o seu tamanho máximo na capacidade de armazenamento, ela irá realizar esta limpeza automaticamente para que possa continuar a ser utilizada. Neste caso você poderia aumentar a capacidade da lixeira para que assim o tempo de permanência dos dados nela também seja aumentado.

    ------------------------------------------------------

    C) Isso não acontece. Faça um teste, rs.

    -----------------------------------------------------

    D) Tanto individual quanto coletivamente . Faça um teste!

  • Para lembrar se é excluído permanentemente sem passar pela lixeira é só lembrar, shiiii fudeu, ou seja se tiver shift não recupera mais.

    by: Renato da Costa (estratégia)

  • Quando os arquivos são apagados permanentemente:

    Arquivos de unidades de rede.

    • *Arquivos de unidades removíveis (pen-drive, ssd card...)

    • Arquivos maiores do que a lixeira.

    • Deletar pressionando a tecla SHIFT.

    • Desabilitar a lixeira (Propriedades).

  • GABARITO- A

    Lutar Sempre,

     Vencer Talvez,

     Desistir Jamais!

  • Para excluirmos um arquivo ou pasta do disco rígido definitivamente, isto é, sem os enviarmos para a lixeira...

    Existem duas maneiras:

    Usar a combinação de teclas SHIFT + DELETE (oferece uma tela de confirmação)

    ou

    selecionar o arquivo, pressionar a tecla SHIFT e arrastar o arquivo para a Lixeira (não oferece uma tela de confirmação). 

  • LETRA A

  • SHIFT+DELETE são usados ​para deletar arquivos permanentemente do computador

    ASSERTATIVA: A

  • Gabarito A, apenas complementando:

    Há possibilidade de desabilitar a lixeira: Clicar com o mouse direito > Propriedades de Lixeira > Não mover arquivos para a lixeira. Remover arquivos imediatamente quando excluídos.

  • A questão aborda conhecimentos gerais acerca das funcionalidades da Lixeira.

     

    A)     Correta – O atalho "SHIFT + DELETE" excluirá o arquivo permanentemente, ou seja, o arquivo não passará pela Lixeira.

    B)     Incorreta – Quando a Lixeira atingir seu tamanho máximo, ela começará a realizar o descarte automático de itens excluídos.

    C)     Incorreta – Arquivos de pendrives e cartões SD, quando excluídos, não passam pela Lixeira, ou seja, são excluídos de forma permanente.

    D)    Incorreta – É possível restaurar e remover definitivamente arquivos individualmente.

    Gabarito – Alternativa A.


ID
4141207
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o recurso de Área de Trabalho Virtual do Microsoft Windows 10, analise as seguintes afirmativas.

I. Trata-se de uma forma de executar várias áreas de trabalho independentes no mesmo monitor, com diferentes janelas de aplicações em cada área de trabalho virtual.
II. O botão Visão de Tarefas, presente por padrão na barra de tarefas, permite criar, visualizar as áreas de trabalhos virtuais e alternálas.
III. Uma aplicação aberta em uma determinada área de trabalho pode apenas ser movida para áreas de trabalho virtuais imediatamente vizinhas.
IV. Pode-se criar uma nova área de trabalho virtual, segurando-se a tecla Windows e pressionando a tecla D.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Para criar uma nova área de trabalho: Win + Ctrl + D

    Win + D é para mostrar a área de trabalho

  • O Casal Concurseiro está certo, vamos nos mobilizar.

    Oras, estamos aqui é pra isso mesmo, concursos, e ter estabilidade, essa é nossa motivação.

    Se não ligarmos para isso estaremos sendo contraditórios.

    Quem está aqui é porque detesta a iniciativa privada.

    Bora assinar isso !

  • Assertiva d

    Apenas I e II.

  • A Área de Trabalho Virtual do Windows é um serviço de virtualização de aplicativos e área de trabalho executado na nuvem.

  • GABARITO - D

    I. A Área de Trabalho Virtual do Windows é um serviço de virtualização de aplicativos e área de trabalho executado na nuvem.

    Veja o que você pode fazer ao executar a Área de Trabalho Virtual do Windows no Azure:

    Configurar uma implantação do Windows 10 de várias sessões que fornece uma escalabilidade completa do Windows 10

    Virtualizar os Aplicativos do Microsoft 365 para Empresas e otimizá-los para execução em cenários virtuais de vários usuários

    Fornecer áreas de trabalho virtuais do Windows 7 com Atualizações de Segurança Estendida gratuitas

    Trazer seu RDS (Serviços de Área de Trabalho Remota) existente, além de aplicativos e áreas de trabalho do Windows Server para qualquer computador

    Virtualizar aplicativos e áreas de trabalho

    Gerenciar aplicativos e áreas de trabalho do Windows 10, Windows Server e Windows 7 com uma experiência unificada de gerenciamento

    -------------------------------

    II. No Windows 10, você pode acessar a Visão de Tarefas, uma espécie de visualização panorâmica do sistema na qual é possível pré-visualizar todas as janelas abertas naquele momento. Para acessar esta modalidade, utilize o atalho Tecla do Windows + Tab.

    Ao acessar este menu, você pode adicionar novas áreas de trabalho virtuais ao sistema. Ou seja, é possível ter diversas Áreas de trabalho funcionando simultaneamente dentro do Windows 10, ideal para organizar melhor o seu conteúdo quando muitas coisas precisam ficar abertas ao mesmo tempo.

    ------------------------------------

    III.❌  Uma aplicação aberta em uma determinada área de trabalho pode apenas ser movida para áreas de trabalho virtuais imediatamente vizinhas

    Windows + Tab"). Quando ela estiver aberta, você verá uma tela bem parecida com a que está logo abaixo deste parágrafo.

    é só posicionar o cursor sobre a janela ou sobre o aplicativo que deseja mover e então arrastá-lo até a Área de trabalho desejada — você vai perceber que todos os destkops abertos estão sendo mostrados na parte inferior da interface. Depois disso é só soltar a janela sobre o local desejado. 

    -----------------------------------------

    . IV. Pode-se criar uma nova área de trabalho virtual, segurando-se a tecla Windows e pressionando a tecla D.

    W + CTRL + D

  • Ctrl + Windows  + D  : Cria uma Nova Área de Trabalho

  • LETRA D

  • -Tecla Windows + Ctrl + D: atalho para criar um novo desktop virtual;

    fui inventar de aperta isso aí, quase não consigo voltar para o desktop kkkkk

  • Para uma nova área de trabalho/desktop > Win + CTRL + D

    Excluir uma das áreas de trabalho/desktop > Win + CTRL + F4

    Obs: Se você fechar e tiver programas abertos, os programas são automaticamente redirecionados para uma outra área de trabalho.

    Alternar entre as áreas de trabalho/desktop > Win + Ctrl + Setas OU Alt + Tab

  • Ctrl + Win + D: permite criar uma nova área de trabalho ou botão Visão de Tarefas e clicar em +Nova área de trabalho.


ID
4141210
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para acessar um site na internet, geralmente coloca-se o “endereço” no navegador (Google Chrome, Firefox, Internet Explorer) e pressiona-se a tecla ENTER. Esse endereço é denominado URL (Uniform Resource Locator).

Em relação a URL http://www.ufu.br:80/index.html, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • o número 80 indica a porta!

    GAB C

  • A URL <http://www.ufu.br:80/index.html> é uma forma contextual de alto nível para facilitar a busca, pois trata-se que um endereço númerico (ip) convertido por meio de um DNS da operadora.

    Cabe ressaltar que a internet no "geral" funciona basicamente por meio do protocolo HTTP (que é um protocolo que permite consulta a paginas de hiper texto que são escritas em HTML). Assim, por meio do protocolo HTTP é possivel fazer consutas por meio de GET's e obter respostas do servidor.

    Assim, a URI descrita identifica um objeto registrado em algum servidor dessa rede chamado (http://www.ufu.br), no entando, o identidicador desse objeto é 80/index.html e o formato é HTML. Esse 80 não é da porta, o identificador da porta é implícito empregado pelo protocolo HTTP. Ou seja, esse 80 é um numero dentro do servidor daquele site para identicar um recurso/objeto. (Esse objeto pode ser: um formulario, um documento, um arquivo... etc)

    Gabarito: C

    Atenciosamente,

  • Resposta - Letra c (incorreta)

    A URL é composta de várias partes, cada uma interessando a algum programa específico ao longo do caminho que permite chegar até um documento ou objeto. A especificação completa de um URL é:

    protocolo://host:porta/caminho;parâmetros?requisição#fragmento

    Fonte:https://www.dm.ufscar.br/~waldeck/curso/html/internet/basico.html

    http://www.ufu.br:80/index.html -> observe que no lugar do número 80 está justamente a porta na instrução acima.

  • Letra C

    HTTP = Protocolo de transferência de hipertexto.

    -É o protocolo base para a comunicação no WWW.

    -Transfere o conteúdo das páginas web para os browsers.

    -Utiliza a porta 80.

    Fonte: Estratégia concursos. Erros? Mandem msg. Bons estudos :)

  • Assertiva c

    O número 80 indica a versão do recurso solicitado no hospedeiro de destino.

  • O protocolo de transferência de hipertexto (HTTP – HyperText Transfer Protocol) é o protocolo padrão para a Web. Através dele, os navegadores requisitam as páginas da Web e as recebem. Dessa forma, o HTTP define, entre outras formalidades, como são requisitadas as páginas da Web, como são enviados os dados que o usuário insere em formulários e como o servidor envia mensagens de erro para o navegador do usuário. No entanto, como o HTTP é um protocolo baseado em texto, ou seja, toda a informação transmitida está em texto, os dados do usuário e do servidor podem ser interceptados ou alterados no meio do caminho

    Com o uso do HTTPS, que é o HTTP seguro, adiciona-se alguns princípios de segurança, como confidencialidade, integridade e autenticação. Por confidencialidade, entende-se que a mensagem só é lida pelo destinatário real da mensagem. A integridade representa que a mensagem não foi alterada e o princípio da autenticação prova que o servidor é realmente quem diz ser. Nesse artigo, apresenta-se, portanto, os mecanismos utilizados pelo HTTPS para atingir esses três princípios básicos.Dessa forma, garante-se a confidencialidade, pois o usuário tem certeza que apenas o servidor vai receber suas mensagens e que foi o servidor quem enviou aquela mensagem. 

  • 80 é a porta

  • GAB [C] AOS NÃO ASSINANTES .

    #ESTABILIDADESIM.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

  • Gabarito letra C para os não assinantes.

    O nº 80 refere-se a porta HTTP. Algumas bancas costumam cobrar os nºs das portas, por isso é bom relembrar as principais. Anote aí em seus resumos:

    ► HTTP: 80

    ► HTTPS : 443 (porta com camada de segurança)

    ►POP: 110

    ► SMTP : 25/587

    ►IMAP3: 220

    ►IMAP4: 143

    ► FTP: 20/21

    ►TELNET : 23

    ► SSH: 22

    ►DHCP: 67/68

  • Gabarito: C

    O número 80 indica a porta a ser utilizada (padrão HTTP).

    ______________

    Estrutura básica da URL

    http://www.exemplo.com:80/caminho/questoes.html

    http – Protocolo a ser utilizado. Pode ser também: ftp, https, mailto, etc. (Opcional)

    www.exemplo.com – Domínio/servidor/site/host, é o nome do computador onde está a informação. (Principal membro da URL)

    :80 – Porta (Opcional, geralmente implícito)

    caminho – Diretório onde está o arquivo a ser utilizado. (Opcional)

    questoes.html – Nome do arquivo ou documento que se busca. A terminação do nome do arquivo indica o tipo de documento.

  • GAB C

    Preciso ser boa nos chutes no dia da prova também

  • URL (Uniform Resource Locato): É o nome para a localização de um recurso de Internet, o qual pode ser exclusivo para aquela máquina, endereço de um sítio web ou também o endereço do correio eletrônico de um usuário.

  • HTTP (HyperText Transfer Protocol)

    • Protocolo de transferência de hipertexto
    • Localizado na camada de aplicação
    • Utilizado pelos programas de navegação (Web Browser)
    • Está relacionado ao acesso a páginas web (será estabelecida uma ligação pelo protocolo TCP)
    • Utiliza a porta 80

    Não é um protocolo seguro

    Fonte: meus resumos


ID
4141213
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Uma planilha no Microsoft Excel 2013 possui no intervalo C2:D101 uma tabela com códigos entre 1 e 100 (C2:C101) e respectivas descrições (D2:D101), ou seja, caso o código 10 esteja na célula C11, sua descrição estará na célula D11. Deseja-se obter, na célula A2, a descrição a partir da tabela para o código a ser digitado por um usuário na célula A1. Caso o código não esteja no intervalo entre 1 e 100, a palavra “ERRO" deve ser exibida.

Assinale a alternativa que representa a fórmula correta a ser inserida na célula A2.

Alternativas
Comentários
  • Assinantes, peçam comentário do professor

  • GAB [B] AOS NÃO ASSINANTES .

    #ESTABILIDADESIM.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

  • =SE(CONDIÇAO;VERDADE;FALSO)

    GABARITO CORRETO letra B:

    =SE(OU(A1<1;A1>100);”ERRO”;PROCV(A1;C2:D101;2))

    A condição pedia OU(A1<1;A1>100), esse OU é o mesmo OU do raciocínio lógico:

    Ou na tabela verdade

    v v = v

    v f = v

    f v = v

    f f = f

    Ou seja, ambos os parâmetros precisam ser falsos para dar resultado falso.

    Supondo que o número digitado fosse válido. Nesse caso seria necessário procurar a descrição na planilha, conforme pede o enunciado. Para procurar um dado na vertical, utilizamos a função PROCV (lembre-se que esse V significa vertical)

    =PROCV(célula que será inserido o valor que desejo pesquisar ; intervalo no qual você deseja pesquisar o valor ; número da coluna no intervalo ; correspondência exata ou correspondência aproximada indicando como 0 (falso) ou 1 (verdadeiro)

    Resumindo: =PROCV(VALOR;INTERVALO;COLUNA;0)

    Obs: esse 0 no final pode ser suprimido sem prejuízo, igual ocorreu na questão.

    Espero ter ajudado. =)

  • =SE(Condição;Valor_se_Verdadeiro; Valor_se_Falso)

    Qual a condição que ele colocou? Ele colocou uma função -> OU(argumento1;argumento2)

    É igual no Raciocínio Lógico, o OU só retorna FALSO se os dois argumentos forem FALSOS.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------

    =SE(OU(A1<1;A1>100);”ERRO”;PROCV(A1;C2:D101;2))

    Traduzindo:

    SE A1<1 ou A1>100 for verdadeiro (pelo menos uma) -> Retornará ERRO

    SE AMBAS forem Falsas -> Retornará a função PROCV(A1;C2:D101;2)

    A PROCV(A1;C2:D101;2) vai pegar o código da célula A1, procurar nas células C2:D101.... Achando o código irá retornar o valor da 2º coluna, referente ao código encontrado.

  • Copiei e joguei a fórmula no excel, com reajuste, deu certo. letra B mesmo

    =SE(OU(A1<1;A1>10);"ERRO";PROCV(A1;C2:D11;2))


ID
4141216
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Utilizando-se o Microsoft Word 2013, deseja-se inserir a numeração de páginas no rodapé de tal forma que o número 1 comece a ser exibido a partir da terceira página do documento. As páginas 1 e 2 não devem exibir nada no rodapé.

Assinale a alternativa que descreve os passos para esta configuração da numeração de rodapé.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva a

    Inicie uma nova quebra de seção a partir da página 3, desvincule o rodapé da nova seção ao da anterior e insira o número da página na nova seção, iniciando em 1.

  • GAB [A] AOS NÃO ASSINANTES .

    #ESTABILIDADESIM.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

  • Procedimento:

    Abra o seu documento normalmente. Em seguida, vá ao final de cada página, na última linha. Ali, você terá que inserir uma quebra de seção. Para isso, vá à aba Layout da Página e clique em Quebras. Entre as opções que aparecerem, escolha o item Próxima Página;

    ------

    Para ver se a quebra foi mesmo inserida na página, procure o botão Mostrar Tudo na aba Página Inicial. Deverá aparecer uma marca com os dizeres “Quebra de seção (próxima página)“. Não se preocupe, esta informação não sai na impressão. Para não visualizá-la mais, clique novamente no referido botão;

  • LETRA A


ID
4141219
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

O Código de Ética do Servidor Público (Decreto 1.171/94) estabelece deveres e vedações ao servidor público.

Considerando-se esse decreto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

  • ***você tem que ser ÉTICO dentro e fora da organização

  • GABARITO: LETRA D

    Das Regras Deontológicas

    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;

    u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei;

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

  • A função pública se integra na vida particular do servidor público;


ID
4141222
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre as penas da Lei de Improbidade (Lei 8.429/92), é correto afirmar que a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos

Alternativas
Comentários
  • Art. 20. A Perda da função pública e a Suspensão dos Direitos Políticos SÓ SE EFETIVAM com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

  • A questão em tela versa sobre a lei 8.429 de 1992 (Improbidade Administrativa) e os dispositivos constitucionais acerca desta.

    Conforme o artigo 20, da citada lei, a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Levando em consideração as explicações acima, percebe-se que a única alternativa que se encontra em consonância com o que foi explanado é a letra "c", sendo que as demais alternativas se encontram incorretas e não possuem previsão na lei 8.429 de 1992.

    GABARITO: LETRA "C".

  • GABARITO: LETRA C

    Das Disposições Penais

    Art. 19. Constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente.

    Pena: detenção de seis a dez meses e multa.

    Parágrafo único. Além da sanção penal, o denunciante está sujeito a indenizar o denunciado pelos danos materiais, morais ou à imagem que houver provocado.

    Art. 20. A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

    Parágrafo único. A autoridade judicial ou administrativa competente poderá determinar o afastamento do agente público do exercício do cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração, quando a medida se fizer necessária à instrução processual.

    LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992.

  • GABARITO LETRA C - CORRETA

    Fonte: Lei 8.429/92 (LIA)

    Art. 20. A Perda da função pública e a Suspensão dos Direitos Políticos SÓ SE EFETIVAM com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

  • Complementando....

    Prova: CESPE - 2012 - TC-DF - Auditor de Controle Externo

    Durante a instrução processual, o agente público poderá ser afastado do seu cargo mediante determinação de autoridade administrativa competente.

    Gab: CERTA.

    Prova: CESPE - 2008 - MPE-RR - Promotor de Justiça

    Demais disposições da Lei 8.429/92; Com base na Lei n.º 8.429/1992 - Lei de Improbidade Administrativa -, julgue os itens seguintes.

    A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

    Gab: CERTA.

    Em que casos deve ser realizado o afastamento do acusado de forma cautelar?

    Pelo Art. 147 da Lei nº 8112 o acusado pode ser afastado do cargo pelo prazo de até 60 dias, prorrogáveis por mais 60 dias para evitar que o mesmo interfira na apuração. Um exemplo é se o acusado é o superintendente de um órgão e sofreu representação de um subordinado. Nesse caso há o constrangimento notório. Na maioria dos casos é preferível não afastar o acusado das atividades para não premiá-lo, já que ele continuará recebendo salário integral durante o afastamento e isso pode significar acúmulo de trabalho para o servidor que fica no atendimento por exemplo.único. O afastamento poderá ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessarão os seus efeitos, ainda que não concluído o processo.

    FONTE: http://eticaegestao.ifsc.edu.br/formacao-de-gestores/perguntas-e-respostas-sobre-processo-administrativo-disciplinar/

    IG com mapas mentais ilustrados para memorização rápida: @mapas.concursos

  • Art. 20 – A perda de função pública e a suspenção dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

  • Gabarito C

    Art. 20. A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

    .

    O que significa trânsito em julgado? É a impossibilidade de recorrer de uma determinada decisão. A decisão passa a ser definitiva, dela não cabe mais recurso.

  • Ninguém será considerado culpado antes do trânsito em julgado da sentença condenatória!
  • A questão exige conhecimento do teor do artigo 20, caput, da Lei 8.429/92. Vejamos:

    Art. 20. A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
4141225
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em se tratando de Processo Administrativo, considerando-se as regras estabelecidas na Lei nº 9.784/1999, constituem-se direitos dos administrados, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Art. 3o O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

    a) CERTO: II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;

    b) ERRADO: Art. 4o São deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo: I - expor os fatos conforme a verdade;

    c) CERTO: II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;

    d) CERTO: I - ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações;

  • A questão em tela versa sobre a lei 9.784 de 1999 (Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal).

    Conforme o artigo 3º, e os seus incisos, da citada lei, depreende-se que são direitos dos administrados os seguintes:

    - Ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações.

    - Ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas.

    - Formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente.

    - Fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

    Conforme o artigo 4º, e os seus incisos, da citada lei, depreende-se que são deveres dos administrados os seguintes:

    - Expor os fatos conforme a verdade.

    - Proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé.

    - Não agir de modo temerário.

    - Prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.

    Ressalta-se que se trata de rols exemplificativos, ou seja, há mais direitos e deveres dos administrados, além dos constantes acima.

    Cabe acrescentar que as bancas costumam trocar o que é direito e o que é dever. Portanto, muito atenção com questões deste tipo.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Levando em consideração as explicações acima, percebe-se que a única alternativa em que não consta um direito dos administrados é a letra "b", sendo que, nas demais alternativas, estão expressos alguns direitos dos administrados.

    GABARITO: LETRA "B".

  • Letra B - expor os fatos conforme a VERDADE e não o q for conveniente
  • GABARITO LETRA B - INCORRETA

    Fonte: Lei 9.784/99

    a) CORRETA. Art. 3º. O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados: II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;

    b)INCORRETA. Art. 4º São deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo: I - expor os fatos conforme a verdade;

    c) CORRETA: Art. 3º. O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados: II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;

    d) CORRETA: Art. 3º. O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados: I - ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações;

  • GABARITO: LETRA B

    DOS DIREITOS DOS ADMINISTRADOS

    Art. 3o O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

    I - ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações;

    II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;

    III - formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente;

    IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

    LEI Nº 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999.

  • A ALTERNATIVA B SE REFERE A UM DEVER DO ADMINISTRADO.

  • A questão indicada está relacionada com o processo administrativo.


    • Processo administrativo:


    o processo administrativo pode ser entendido como o instrumento formal que objetiva produzir uma decisão final da Administração Pública. 


    • Lei nº 9.784 de 1999:


    Os direitos dos administrados estão dispostos no artigo 3º, Incisos I, II, III e IV, da Lei nº 9.784 de 1999 (rol exemplificativo): 

    - o direito de ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que devem facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações; 
    - o direito de ter ciência, no que se refere à tramitação dos processos administrativos de que possua condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias dos documentos que constam no processo e conhecer as decisões proferidas;
    - o direito de elaborar alegações e apresentar documentos antes da decisão, que serão objeto de consideração pelo órgão competente;
    - o direito de fazer-se assistir, de forma facultativa, por advogado, exceto quando obrigatória a representação, por força da lei. 


    Os deveres dos administrados, por sua vez, estão indicados no artigo 4º, da Lei nº 9.784 de 1999. 


    Deve-se buscar a alternativa INCORRETA:


    A) CERTO, é direito do administrado ter ciência da tramitação de processo de que possua a condição de interessado, com base no artigo 3º, Inciso II, da Lei nº 9.784 de 1999.


    B) ERRADO, é um dever do administrado expor os fatos conforme a VERDADE, nos termos do artigo 4º, Inciso I, da Lei nº 9.784 de 1999. 


    C) CERTO, é direito do administrado ter vista dos autos, obter cópias dos documentos contidos em tais autos e conhecer as decisões proferidas, com base no artigo 3º, Inciso II, da Lei nº 9.784 de 1999.


    D) CERTO, é direito do administrado ser tratado com respeito pelas autoridade e pelos servidores, que devem facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações, com base no artigo 3º, Inciso I, da Lei nº 9.784 de 1999.


    Gabarito: B)


    Referência:

    Lei nº 9.784 de 1999. 
  • CAPÍTULO II - DOS DIREITOS DOS ADMINISTRADOS

    Art. 3º O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

    I - ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações;

    II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;

    III - formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente;

    IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

  •  Art. 4º São deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo:

    I - expor os fatos conforme a verdade;

  • Letra B é um DEVER , não um DIREITO do administrado.

  • Só existiria Santo no Serviço Público.

    • Exporem os fatos conforme lhes forem mais convenientes e favoráveis.

ID
4141228
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto à contagem dos prazos previstos na Lei nº 9.784/1999, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gab D

    Art. 66, &1ª

  • Art. 66. Os prazos começam a correr a partir da DATA DA CIENTIFICAÇÃO OFICIAL, excluindo-se da contagem o dia do começo e incluindo-se o do vencimento.

    §1 Considera-se prorrogado o prazo até o primeiro dia útil seguinte se o vencimento cair em dia em que não houver expediente ou este for encerrado antes da hora normal.

    § 2 Os prazos expressos em dias contam-se de modo contínuo.

    § 3 Os prazos fixados em meses ou anos contam-se de data a data. Se no mês do vencimento não houver o dia equivalente àquele do início do prazo, tem-se como termo o último dia do mês.

  • A questão em tela versa sobre a lei 9.784 de 1999 (Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal).

    A partir do capítulo XVI (artigos 66 e 67), da citada lei, depreende-se o seguinte:

    - Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, excluindo-se da contagem o dia do começo e incluindo-se o do vencimento.

    - Considera-se prorrogado o prazo até o primeiro dia útil seguinte se o vencimento cair em dia em que não houver expediente ou este for encerrado antes da hora normal.

    - Os prazos expressos em dias contam-se de modo contínuo.

    - Os prazos fixados em meses ou anos contam-se de data a data. Se no mês do vencimento não houver o dia equivalente àquele do início do prazo, tem-se como termo o último dia do mês.

    - Salvo motivo de força maior devidamente comprovado, os prazos processuais não se suspendem.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Levando em consideração as explicações acima, percebe-se que a única alternativa que está em consonância com o que foi explanado é a letra "d", sendo que as demais alternativas se encontram incorretas.

    GABARITO: LETRA "D".

  • Pessoal onde está a enquete sobre a reforma administrativa no site da camara? Acho que já encerraram

  • artir do capítulo XVI (artigos 66 e 67), da citada lei, depreende-se o seguinte:

    - Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, excluindo-se da contagem o dia do começo e incluindo-se o do vencimento.

    - Considera-se prorrogado o prazo até o primeiro dia útil seguinte se o vencimento cair em dia em que não houver expediente ou este for encerrado antes da hora normal.

    - Os prazos expressos em dias contam-se de modo contínuo.

    - Os prazos fixados em meses ou anos contam-se de data a data. Se no mês do vencimento não houver o dia equivalente àquele do início do prazo, tem-se como termo o último dia do mês.

    - Salvo motivo de força maior devidamente comprovado, os prazos processuais não se suspendem.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Levando em consideração as explicações acima, percebe-se que a única alternativa que está em consonância com o que foi explanado é a letra "d", sendo que as demais alternativas se encontram incorretas.

  • DOS PRAZOS

    Art. 66. Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, excluindo-se da contagem o dia do começo e incluindo-se o do vencimento.

    § 1 Considera-se prorrogado o prazo até o primeiro dia útil seguinte se o vencimento cair em dia em que não houver expediente ou este for encerrado antes da hora normal.

    § 2 Os prazos expressos em dias contam-se de modo contínuo.

    § 3 Os prazos fixados em meses ou anos contam-se de data a data. Se no mês do vencimento não houver o dia equivalente àquele do início do prazo, tem-se como termo o último dia do mês.

    Art. 67. Salvo motivo de força maior devidamente comprovado, os prazos processuais não se suspendem.

  • GABARITO LETRA D - CORRETA

    Fonte: Lei 9.784/99

    Art. 66. Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficialexcluindo-se da contagem o dia do começo incluindo-se o do vencimento.

    § 1 Considera-se prorrogado o prazo até o primeiro dia útil seguinte se o vencimento cair em dia em que não houver expediente ou este for encerrado antes da hora normal.

    § 2 Os prazos expressos em dias contam-se de modo contínuo.

    § 3 Os prazos fixados em meses ou anos contam-se de data a data. Se no mês do vencimento não houver o dia equivalente àquele do início do prazo, tem-se como termo o último dia do mês.

    Art. 67. Salvo motivo de força maior devidamente comprovado, os prazos processuais não se suspendem.

  • GABARITO: LETRA D

    DOS PRAZOS

    Art. 66. Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, excluindo-se da contagem o dia do começo e incluindo-se o do vencimento.

    § 1o Considera-se prorrogado o prazo até o primeiro dia útil seguinte se o vencimento cair em dia em que não houver expediente ou este for encerrado antes da hora normal.

    LEI Nº 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999.

  • Não confundir:

    Atos: prática em dias úteis (art 23)

    Prazo: conta de modo contínuo (art 66 § 2º)

  • CAPÍTULO XVI DOS PRAZOS

    Art. 66. Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, excluindo-se da contagem o dia do começo e incluindo-se o do vencimento.

    § 1 o Considera-se prorrogado o prazo até o primeiro dia útil seguinte se o vencimento cair em dia em que não houver expediente ou este for encerrado antes da hora normal.

    § 2 o Os prazos expressos em dias contam-se de modo contínuo.

    § 3 o Os prazos fixados em meses ou anos contam-se de data a data. Se no mês do vencimento não houver o dia equivalente àquele do início do prazo, tem-se como termo o último dia do mês.

    Art. 67. Salvo motivo de força maior devidamente comprovado, os prazos processuais não se suspendem.

  • A presente questão trata do Processo Administrativo, disciplinado na Lei n. 9.784/1999.

    Em resumo, a citada lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.
     
    Cabe destacar ainda, que os preceitos da norma também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.


    Para responder ao questionamento apresentado pela banca, importante conhecer os seguintes dispositivos:

    “Art. 66. Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, excluindo-se da contagem o dia do começo e incluindo-se o do vencimento.

    § 1º Considera-se prorrogado o prazo até o primeiro dia útil seguinte se o vencimento cair em dia em que não houver expediente ou este for encerrado antes da hora normal.

    § 2º Os prazos expressos em dias contam-se de modo contínuo.

    § 3º Os prazos fixados em meses ou anos contam-se de data a data. Se no mês do vencimento não houver o dia equivalente àquele do início do prazo, tem-se como termo o último dia do mês.


    Art. 67. Salvo motivo de força maior devidamente comprovado, os prazos processuais não se suspendem".



    A – ERRADA – em caso de encerramento antecipado, o prazo é prorrogado para o primeiro dia útil seguinte.

    B – ERRADA – a contagem é feita de forma contínua, e não em dias úteis.

    C – ERRADA – de fato, a regra é a não suspensão dos prazos processuais, contudo, a afirmação está equivocada quando sustenta a inclusão do dia do começo na contagem, contrariando a norma.

    D – CERTA – afirmação em consonância com o art. 66, § 1º.

     
     

     

    Gabarito da banca e do professor: D

  • LETRA D

  • Que maldade cobrar isso pra técnico da UFU.

    LETRA D


ID
4141231
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A vacância do cargo público decorrerá de


I. exoneração, demissão, promoção, readaptação e aposentadoria.

II. posse em outro cargo inacumulável ou falecimento.

III. exoneração, demissão, promoção, redistribuição, aposentadoria.

IV. transferência, posse em outro cargo inacumulável ou falecimento.


Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Art. 33, L. 8.112/90. A vacância do cargo público decorrerá de: I - exoneração; II - demissão; III - promoção; VI - readaptação; VII - aposentadoria; VIII - posse em outro cargo inacumulável; IX - falecimento.

    O erro na assertiva III é que a redistribuição não é forma de vacância e na assertiva IV que a transferência não é mais forma de vacância (revogada pela L. 9.527/97).

    Mnemônico: "PADRE PF": Promoção; Aposentadoria; Demissão; Readaptação; Exoneração; Posse em outro cargo inacumulável; Falecimento

  • GABARITO: A

    MNEMÔNICO: PEDRA FDP

    Posse em outro cargo inacumulável

    Exoneração

    Demissão

    Readaptação

    Aposentadoria

    Falecimento

    D

    Promoção

  • A questão em tela versa sobre as formas de provimento de cargo público e a lei 8.112 de 1990.

    Conforme o artigo 8º, da lei 8.112, são formas de provimento de cargo público a nomeação, a promoção, a readaptação, a reversão, o aproveitamento, a reintegração e a recondução.

    Mnemônico para as formas de provimento: "PAN4R's"

    "P" = Promoção

    "A" = Aproveitamento

    "N" = Nomeação

    "4R's" = Readaptação, Recondução, Reintegração e Reversão

    Obs: Promoção e Readaptação são os únicos que são formas de vacância e provimento.

    Obs: Ascensão e Transferência foram revogados.

    Ademais, conforme o artigo 33, da citada lei, são formas de vacância de cargo público a exoneração, a demissão, a promoção, a readaptação, a aposentadoria, a posse em outro cargo inacumulável e o falecimento.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Levando em consideração a explicação acima, percebe-se que os itens "I" e "II" estão corretos, ao passo que os itens "III" e "IV" estão incorretos, por redistribuição e transferência não serem formas de vacância e de provimento de cargo público.

    GABARITO: LETRA "A".

  • Aproveitando meu comentário na Q1381411

    FORMAS DE PROVIMENTO

    "4 REais APROVEITA NOssa PROMOÇÃO"

    REversão (V de velho voltando)

    REcondução (reCCCCCCondução CCCCargo voltando)

    REadaptação (Adaptado voltando)

    REintegração (reIIIIINNNNtegração é o IIIIINNNjustiçado voltando)

    APROVEITAmento

    PROMOÇÃO

    ----> já estou aqui vou deixar os de VACÂNCIA

    "PADRE PF"

    Promoção

    Aposentadoria

    Demissão

    Readaptação

    Exoneração

    Posse

    Falecimento

    como último pra mutilar a questão.. Não existe forma de ASCENSÃO e TRANSFERÊNCIA

    PARAMENTE-SE!

  • GABARITO: LETRA A

    Da Vacância

    Art. 33. A vacância do cargo público decorrerá de:

    I - exoneração; II - demissão;

    III - promoção; VI - readaptação;

    VII - aposentadoria; VIII - posse em outro cargo inacumulável; IX - falecimento.

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • GABARITO LETRA A

    I. exoneração, demissão, promoção, readaptação e aposentadoria. CERTO.

    --------------------------------------

    II. posse em outro cargo inacumulável ou falecimento.CERTO.

    --------------------------------------

    III. exoneração, demissão, promoção, redistribuição, aposentadoria. ERRADA.

    --------------------------------------

    IV. transferência, posse em outro cargo inacumulável ou falecimento. ERRADA

    --------------------------------------

    Art. 33. A vacância do cargo público decorrerá de:

    I – exoneração;

    II – demissão;

    III – promoção;

    IV – (revogado);

    V – (revogado);

    VI – readaptação;

    VII – aposentadoria;

    VIII – posse em outro cargo inacumulável;

    IX – falecimento.

  • ART 33- A VACÂNCIA DECORRERÁ:

    EXONERAÇÃO

    PROMOÇÃO

    DEMISSÃO

    READAPTAÇÃO

    APOSENTADORIA

    POSSE EM OUTRO CARGO INACUMULÁVEL

    FALECIMENTO

  • VACÂNCIA

    Cargo público vago.

    1)     Aposentadoria: deve ser aprovada pelo TC, por ser ato complexo.

    a)      Voluntária;

    b)     Compulsória;

    c)      Invalidez.

    2)     Falecimento;

    3)     Exoneração: dissolução do vínculo sem caráter de penalidade;

    4)     Demissão: penalidade, devendo ser precedida de processo administrativo disciplinar;

    5)     Readaptação: o cargo anterior fica vago;

    6)     Promoção: o cargo anterior fica vago;

    7)     Posse em cargo inacumulável: o servidor deve fazer a escolha em 10 dias, sob pena de instaurar processo administrativo sumário e penalidade de demissão de todos os cargos

  • A presente questão trata de tema afeto ao regime jurídico dos servidores públicos, conforme Lei 8.112/1990.

     

    Para responder ao questionamento apresentado pela banca, importante conhecer o teor do artigo 33 da norma. Vejamos:

     

    “Art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de:

    I - exoneração;

    II - demissão;

    III - promoção;

    VI - readaptação;

    VII - aposentadoria;

    VIII - posse em outro cargo inacumulável;

    IX – falecimento”.

     

    Em linhas gerais, vacância é uma forma de deixar o cargo público vago. Observe que esse instituto é diametralmente oposto às formas de provimento, pois nestas existirá o preenchimento do cargo público.

     

     

    I – CERTO – art. 33, acima

     

    II – CERTO – art. 33, acima

     

    III – ERRADO – inclui incorretamente a Redistribuição como hipótese de vacância.

    “Art. 37.  Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos”.  

     

    IV – ERRADO – inclui incorretamente a Transferência como hipótese de vacância.

     

    Atualmente, não há mais no nosso ordenamento a hipótese de transferência (revogada pela lei 9.527/1997).

     

     

     

     

    Considerando que apenas os itens I e II estão corretos, o gabarito é a letra A.

     

     

     

     

     

    Gabarito da banca e do professor: A

  • Art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de:

    I - exoneração;

    II - demissão;

    III - promoção;

    VI - readaptação;

    VII - aposentadoria;

    VIII - posse em outro cargo inacumulável;

    IX – falecimento

  • Uso o mesmo desde que comecei a estudar , acho que pode ajudar ....

    A EX DO PROMOTOR REAPARECEU APÓS A POSSE E FALECEU,

  • Pessoal. Coloca essa musica como musica de despertador, isso vai ajudar muito. Musica sobre as vacancia e os provimentos https://www.youtube.com/watch?v=tUKifqtpHhg&ab_channel=AlfaConConcursosP%C3%BAblicos

  • A redistribuição (art.37 da lei 8112/90) é o deslocamento do cargo e ocorre sempre de ofício.

    Sendo deslocamento do CARGO, não é forma de vacância

  • PADRE da PF

    Art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de:

    I - exoneração;

    II - demissão;

    III - promoção;

    VI - readaptação;

    VII - aposentadoria;

    VIII - posse em outro cargo inacumulável;

    IX – falecimento

  • REMOÇÃO e REDISTRIBUIÇÃO:

    NÃO gera VACÂNCIA ou PROVIMENTO.

    O 1º leva o Servidor;

    O 2º leva o Cargo.

    Não são extintos ou vagos, apenas saiu daqui para lá....


ID
4141234
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Atualmente, há duas versões do Internet Protocol (IP) em operação na Internet e em redes locais de todo o mundo, sendo elas as versões IPv4 e IPv6.

Sobre o espaço de endereçamento de ambas as versões e sobre as classes de endereçamento do IPv4, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Diferente do IPv4, no IPv6 não existe endereço broadcast, responsável por direcionar um pacote para todos os nós de um mesmo domínio. No IPv6, essa função foi atribuída à tipos específicos de endereços multicast.

    Fonte:http://ipv6.br/post/enderecamento/

  • IPv6 somente suporte unicast, anycast ou multicast.


ID
4141237
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um usuário padrão de um sistema operacional Linux executou o seguinte comando em um terminal Bash:

mkdir -p -m 750 Dir_a/Dir_x


Como resultado, o usuário obteve no diretório corrente de trabalho a criação de um diretório chamado

Alternativas
Comentários
  • ✅Gabarito(D)

    ✓ Permissão

    Sabendo sobre as permissões de acesso do linux, já fica mais fácil acertar a questão, viso que só tem uma opção com a permissão correta.

    0 - Nenhuma permissão de acesso. Equivalente a -rwx.

    1 - Permissão de execução (x).

    2 - Permissão de gravação (w).

    3 - Permissão de gravação e execução (wx).

    4 - Permissão de leitura (r).

    5 - Permissão de leitura e execução (rx).

    6 - Permissão de leitura e gravação (rw).

    7 - Permissão de leitura, gravação e execução. Equivalente a rwx.

    7 ➥rwx (7 significa a união das permissões 1 + 2 + 4)

    5 ➥r-x (5 significa a união das permissões 1 + 4)

    0 ➥---

    O importante é lembrar sempre da 1(execução), 2(gravação) e 4(leitura). Aumentando a numeração e diminuindo a permissão de acesso.

    ✓ Sintaxe:

    mkdir [ -m = mode ] [ -p ] [ -v ] [ -Z = context ] diretório [ diretório ...]

     

    Parâmetros:

    -p: Utilizado para criar um diretórios pai, conforme necessário. Quando esta for especificada, nenhum erro será relatado se um diretório já existir.

    -m: Utilizado para definir um modo de arquivo ( permissões , etc.) para os diretórios criados, sendo a sintaxe do modo igual a do comando chmod

    Fonte:https://www.linuxforce.com.br/comandos-linux/comandos-linux-comando-mkdir/

  • Utilizamos o mkdir -p Caso os diretórios dos níveis acima não existam, aí eles também serão criados.

    7 = rwx -> leitura mais escrita mais execução

    5 = r-x leitura e execução

    0 = ---

  • R = 4

    W = 2

    X = 1

    mod 7 = rwx

    mod 5 = r-x

    mod 0 = ---

  • é possível responder a questão só utilizando a informação das permissões

ID
4141240
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considerando-se o gerenciamento de contas de usuários do sistema operacional Linux Ubuntu, analise as afirmativas abaixo.

I. O comando “sudo chage -l <username>", quando executado, permite a alteração da senha do usuário <username>.
II. O comando “passwd -l  <username>"”, quando executado, bloqueia a conta de usuário <username>.
III. Inserir o comando “/sbin/nologin” no campo LoginShell do arquivo “/etc/passwd” desabilita o login, via terminais, do usuário associado.
IV. O comando “usermod -L<username>”,quando executado, desbloqueia a conta de usuário <username> .

Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s). 

Alternativas
Comentários
  • ✅Gabarito(A)

    I - O parâmetro -I está relacionado com o número de dias entre a expiração da senha e a desabilitação da conta.

    IV - O parâmetro -L é de look, ou seja, utilizado para bloquear o usuário.

    Fontes:

    https://www.linuxforce.com.br/comandos-linux/comandos-linux-comando-usermod/

    http://www.bosontreinamentos.com.br/linux/certificacao-lpic-1/comando-chage-alterando-informacoes-sobre-expiracao-de-contas-no-linux

    :

  • Quando o /sbin/nologin é definido como o shell, se o usuário com esse shell efetuar login, eles receberão uma mensagem educada dizendo 'Esta conta não está disponível no momento'

    passwd -l Bloqueia a conta do usuário. Deve ser usada pelo root. O bloqueio da conta é feito

    acrescentando um caracter a senha para que não confira com a senha original.

  • Gabarito(A)

    Acrecentando... o erro da IV, o comando para desbloquear um conta seria -> # usermod -U usuário c ou seja ao inves do "L" de lock, seria "U" de unlock...


ID
4141246
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Todos os arquivos acessíveis no Linux Ubuntu são organizados em uma grande estrutura em formato de árvore com a cabeça da árvore sendo o diretório raiz (/). No entanto, é comum ter mais de uma partição (cada uma com seu próprio sistema de arquivos) juntas na mesma árvore de sistemas de arquivos. Essas partições também podem estar em dispositivos físicos diferentes ou mesmo na rede.
Assinale a alternativa que apresenta o comando que permite a visualização de todos os sistemas de arquivos atualmente em uso no sistema.

Alternativas
Comentários
  • Combine os comandos cat para ver o conteúdo parcial deste arquivo:

    O arquivo  contém a lista de sistemas de arquivos montados no sistema.

  • É possível identificar informações sobre o sistema de arquivos em cada um dos itens listados.

    O que resolve a questão é o comando cat, que exibe o conteúdo do arquivo.

    O comando ls é usado para listar arquivos e diretórios.

    O comando file é usado para exibir a extensão de um determinado arquivo.

  •  /etc/mtab Lista os sistemas de arquivos montados atualmente no sistema. 

    O comando cat exibe o conteúdo do arquivo.

  • O comando cat do Linux é um dos mais úteis para se aprender. Seu nome é uma derivação da palavra concatenate (concatenar) e permite que você crie, una e exiba arquivos no formato padrão de tela ou em outro arquivo, entre outras coisas.

    Ele não requer instalação uma vez que vem pré-instalado com o pacote coreutils em qualquer sistema baseado em Debian ou Red Hat. (https://www.hostinger.com.br/tutoriais/comando-cat-linux/)

    etc = registros de usuários

    mtab = lista os sistemas de arquivos atualmente montados e é usado pelos comandos mount e unmount quando você deseja listar suas montagens ou desmontar todas. Não é usado pelo kernel, que mantém sua própria lista (em ou ). Sua estrutura é a mesma do https://qastack.com.br/server/267609/how-to-understand-etc-mtab)

  • Muito bom ver um comentário do senhor aqui professor. Parabéns pela aprovação como delegado.

  • mtab - mounted file systems table


ID
4141249
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Há muitas maneiras de desligar o computador com sistema Windows 10. Pode-se desligá-lo completamente, suspendê-lo ou hiberná-lo. A hibernação é um recurso de economia de energia do Windows que permite salvar tudo da sessão atual para o disco rígido, antes de se desligar o computador. Assim, na próxima inicialização, o sistema irá restaurar a sessão do disco rígido para que seja possível restaurar o computador ao ponto de parada. O Windows 10 grava as configurações da seção do sistema em um arquivo oculto, localizado na pasta raiz da unidade na qual o sistema operacional está instalado.
Assinale a alternativa que apresenta o nome desse arquivo.

Alternativas
Comentários
  • ¯\_( ͡❛ ͜ʖ ͡❛)_/¯

  • O Windows 10 grava as configurações da seção do sistema em um arquivo oculto, localizado na pasta raiz da unidade na qual o sistema operacional está instalado.

    Ao observar o que a questão diz no enunciado conseguimos matar a charada.

    Letra D

  • O computador usa o arquivo Hiberfilsys para armazenar uma cópia da memória do sistema no disco rígido quando a configuração de compartilhamento híbrido está compartilhamento. Se esse arquivo não estiver presente, o computador não poderá hibernar.

  • Hiberfil.sys

  • qual livro vcs estão resumindo pra saber esse nome desse arquivo? como delimitar o assunto Windows? não dá pra estudar tudo não... resumi 3 livros de WS + estudo de caso Windows do Tanenbaum e nenhum sequer citava Hiberfil.sys


ID
4141252
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sistemas de comunicação óptica são amplamente utilizados na atualidade, portanto devem apresentar baixas perdas entre transmissor e receptor. Dentre os principais elementos que compõem esta comunicação, têm-se: Conversores E/O (Elétrico/Óptico) e O/E (Óptico/Elétrico), Transmissores (TX), Receptores (RX) e Cabo Óptico.

Considerando-se estes elementos da comunicação óptica, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • As fibras ópticas podem ser dos tipos "Multimodo" e "Monomodo".

  • Os Cabos Ópticos, comumente chamados de Fibras Ópticas, são filamentos capilares constituídos de vidro e podem ser de dois tipos: monocomando e multicomando.

    Analisando o português: são filamentos capilares constituídos de vidro e "podem ser de dois tipos" não tem duas referencias? cabos ópticos e filamentos?


ID
4141255
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Dentre os principais equipamentos de interconexão de redes, podemos citar Hubs, Bridges, Switches e Roteadores.
Em atenção à camada do modelo de referência OSI na qual estes equipamentos atuam e, também, ao seu conjunto essencial de funcionalidades, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ===Letra A===

    Switches atuam na camada 1 do modelo de referência OSI, efetuando unicast do tráfego recebido pelo switch com base no endereço IP contido nos segmentos. (ERRADO)

    Switches atuam na camada 2 (Enlace)

    ===Letra B===

    Hubs atuam na camada 1 do modelo de referência OSI, efetuando broadcast do tráfego recebido pelo hub em todas as suas portas.(CERTO)

    ===Letra C===

    Bridges atuam na camada 4 do modelo de referência OSI, efetuando unicast do tráfego recebido pela bridge com base no endereço MAC contido nos datagramas. (ERRADO)

    Bridges atuam na camada 2 (Enlace)

    ===Letra C===

    Roteadores atuam na camada 3 do modelo de referência OSI, efetuando broadcast do tráfego recebido pelo roteador com base na tupla contido nos quadros.(ERRADO)

    Com base no endereço contido nos pacotes

  • Gab. Letra B

    Resuminho que peguei de uma colega aqui do QC (não me lembro o nome =[).

    O HUB é um equipamento a nível da camada física e não segmenta o domínio de colisão nem o domínio de broadcast.

    Já o “SWITCH” e a “BRIDGE”, que atuam na camada de enlacepossuem a capacidade de segmentar vários domínios de colisão de acordo com a quantidade de portasmas não possui a capacidade de segmentar os domínios de Broadcast. a grande vantagem do SWITCH é o chaveamento (comutação) para interfaces específicas de acordo com o endereço MAC de destino.

    Por fim, os “ROTEADORES” atuam na camada de rede, o que lhes permitem segmentar tanto os domínios de colisão quanto o de Broadcast, ou seja, caso haja um tráfego de broadcast em uma de suas portas, este será capaz de interromper a difusão do tráfego em sua porta e confinar o broadcast apenas à rede em questão.

    • Existe SWITCH L2 -> CAMADA 2
    • Existe também SWITCH L3 -> CAMADA 3

ID
4141258
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Atualmente os endereços do Internet Protocol (IP), em ambas as suas versões IPv4 e IPv6, são distribuídos em escala global, utilizando-se o CIDR (Classless Inter-Domain Routing).
Sobre a utilização do CIDR, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A letra D está errada porque vai até 100.15.231.255.

  • Alternativa "A"

    Dividir o IP 200.19.224.0/20 em 4 sub-redes

    • Dividir 224 em binário:
    • Fazer divisões direta por 2, pegando o resto
    • http://sketchtoy.com/69523770
    • Cada

    200.19.11100000.00000000

    CIDR igual a 20, representa a parte de rede, não podemos mexer.

    Precisa de 4 sub-redes, então:

    2^2 = 4

    Vamos ter que reservar +2 bits para sub-redes (parte em azul)

    Ficamos com 10 bits para IPs (Parte em verde), isso da 2^10 = 1024 IP por sub-redes (Reservando gateway e broadcasts fica 1022)

    1ª Sub-rede

    Vamos usar apenas a parte em azul, que foi reservada para as sub-redes

    200.19.11100000.00000000

    200.19.224.0/22

    • Converter de binário para decimal
    • http://sketchtoy.com/69523777

    Não vai mudar mesmo, apenas o CIDR muda

    2ª Sub-rede

    200.19.11100100.00000000

    200.19.228.0/22

    3ª Sub-rede

    200.19.11101000.00000000

    200.19.232.0/22

    4ª Sub-rede

    200.19.11101100.00000000

    200.19.236.0/22


ID
4141261
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere que uma sub-rede IPv4, constituída pelo bloco de endereços 150.200.15.0/26, foi atribuída a um departamento da UFU.
Para as informações de máscara e de broadcast adequados desta sub-rede, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • /26 -> 2 bits 1 no último octeto, bits equivalentes a 128 e 64

    128 + 64 = 192

    32 - 26 = 6 -> 2^6 = 64 ips - 2 de host e broadcast = 62 endereços possíveis

    endereço de host = 150.200.15.0

    endereço de broadcast = 150.200.15.63

    R) letra C

  • O endereço ser /26 implica que 6 (32 - 26 = 6) bits foram destinados aos hosts.

    2^6 = 64 endereços

    Para calcular a máscara de rede: 256 - 64 = 192. Logo, a máscara de rede é 255.255.255.192

    Tabela:

    I) 150.200.15.0 --------- 150.200.15.63 | 64 endereços, sendo 2 reservados para rede e broadcast |

    Endereço da rede: 150.200.15.0

    Endereco de broadcast: 150.200.15.63

    Os outros 62 endereços são destinados aos usuários

    II) 150.200.15.64 ------- 150.200.15.127

    III) 150.200.15.128 ---- 150.200.15.191

    E assim por diante.


ID
4141264
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O padrão IEEE 802.1Q permite que redes virtuais locais (VLANs) sejam criadas em redes Ethernet.
Sobre a especificação IEEE 802.1Q, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • No 802.1Q 12 bits são reservados para identificar cada VLAN (VIDs), por este motivos podemos ter 4096 (2¹²=4096) VIDs porém apenas 4094 são utilizáveis

  • no cabeçalho são 16 bits, sendo apenas 12 bits dê identificação de vlan ID (4096)
  • É possível especificar um total de 8190 identificadores de VLANs (VIDs), utilizando o IEEE 802.1Q.


ID
4141267
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O cabeamento estruturado é fundamental para o correto funcionamento das redes de computadores.
Considerando-se as especificações e os padrões que envolvem cabeamento, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C é a correta

  • a) Falso: O Padrão EIA/TIA 568A utiliza os 4 pares de fios no conector RJ-45.

    b) Falso: Um cabo é denominado direto se utiliza o mesmo padrão (568A ou 568B) em ambas as pontas do conector RJ-45.

    c) Verdadeiro: Um cabo é denominado cross-over quando utiliza padrões diferentes no conector RJ-45 macho e fêmea.

    d) Falso: O padrão EIA/TIA 568B utiliza os 4 pares de fios, com a seguinte disposição:

    Pino 1 - Branco-Laranja

    Pino 2 - Laranja

    Pino 3 - Branco-Verde

    Pino 4 - Azul

    Pino 5 - Branco Azul

    Pino 6 - Verde

    Pino 7 - Branco-Marrom

    Pino 8 - Marrom


ID
4141270
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Dentre as tecnologias fundamentais para o desenvolvimento de aplicações Web, existem HTML, CSS, XML e JSON.

Considerando-se as funcionalidades de cada uma destas tecnologias, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • n precisa compilar JSON

  • Eu achei que era a alternativa correta, prestem atenção ao enunciado pessoal!

  • O JSON não gera um arquivo .class mas sim um .json


ID
4141276
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Duas ferramentas essenciais ao desenvolvimento web são o Apache Tomcat Server e o Apache HTTP Server.

Em relação às funcionalidades suportadas por estas ferramentas e a suas configurações, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
4141279
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A linguagem SQL (Structured Query Language), geralmente denominada linguagem de consulta, pode fazer muito mais do que simplesmente consultar um banco de dados.
Com relação às partes da linguagem SQL, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • DDL - Data Definition Language - Conjunto de comandos que lidam com os objetos, criando bancos de dados, esquemas, tabelas, campos, etc. Dentre os mais utilizados temos CREATE, ALTER e DROP.

    Fonte:https://www.devmedia.com.br/introducao-a-linguagem-sql/40690

  • Assertiva b

    A linguagem de definição de dados (DDL) fornece comandos para definir esquemas de relação, excluir relações e modificar esquemas.

  • DML - Manipulação - Select (alguns atores divergem do select,sendo SQL) ,insert ,UPDATE e DELET

    DDL - Data definition language ( Create, alter , drop e truncade)

    TCL - COMMIT E ROLLBACK

    Gabarito b

  • DML - Manipulação - Select (alguns atores divergem do select,sendo SQL) ,insert ,UPDATE e DELET

    DDL - Data definition language ( Create, alter , drop e truncade)

    TCL - COMMIT E ROLLBACK

    Gabarito b

  • A = DCL faz isso

    C = DML faz isso

    D = DTL faz isso

    GAB B


ID
4141282
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Utilizando-se a linguagem SQL (Structured Query Language), assinale a alternativa que representa a consulta na tabela “pessoa" para se obter os valores do atributo “sobrenome" cujo atributo "nome" inicie com “J" e cujo atributo “ano_nascimento” seja maior do que 1980.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva D

    select sobrenome from pessoa where nome like “J%” and ano_nascimento > 1980.

    -> LIKE = Quando não se conhece o valor exato a procurar, mas temos uma ideia aproximada, podemos utilizar o operador LIKE

    Símbolo =" % " = Qualquer cadeia com nenhum ou vários caracteres

    " _" = Um caracter qualquer

  • Operador like é a operação mais usada em String

    Dois padrões que utilizam os padrões usando dois caracteres especiais(utilizando operador Like para uma operação de string):

    % corresponde a qualquer substring

    _ corresponde a qualquer caractere

    Dessa maneira estando a alternativa A e B incorretas.

    O enunciado pede que cujo atributo "nome" inicie com “J"  like “J%”  Gabarito D

    Na alternativa c está correto porém o like “J_” filtra por um string de dois caracteres que tenha a primeira letra com J e o segundo seja qualquer outro

  • "Utilizando-se a linguagem SQL (Structured Query Language), assinale a alternativa que representa a consulta na tabela “pessoa" para se obter os valores do atributo “sobrenome" cujo atributo "nome" inicie com “J" e cujo atributo “ano_nascimento” seja maior do que 1980."

    RESUMO:

    1. Selecionar (Projetar = select) o atributo “sobrenome"
    2. Oriundo (from) da tabela “pessoa"
    3. Onde (em que = where) o atributo nome inicie (seja = like) com J ("J%") e (AND) seja maior que (>) 1980.

    Sintaxe:

    SELECT sobrenome

    FROM pessoa

    WHERE nome LIKE “J%” AND ano_nascimento > 1980

    __________________________________________________________________________________________________________

    Caracteres-Curinga (Wildcards) em busca em Strings de texto.

    'A%' valores que comecem com “A”.

    '%A' valores que terminem com “A”.

    '%BRA%' valores que possuam “BRA” em qualquer posição.

    '_H%' valores que possuam um caractere antes e um ou vários depois da letra “H”.

    '%H_' Valores que possuam um caractere após e um ou vários antes da letra “H”.

    '%A%H' um ou vários antes da letra “A” um ou vários entre "A" e “H”.


ID
4141285
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação à instalação e à configuração do PostgreSQL 9.4 a partir da interface de linha de comando, analise as afirmativas abaixo.

I. O comando "initdb -D /var/lib/pgsql/data" permite definir e inicializar o diretório informado como parâmetro para armazenamento de bases de dados.
II. O comando "postgres -D /var/lib/pgsql/data" apaga todas as bases de dados no diretório informado como parâmetro.
III. A porta padrão na qual o servidor espera novas conexões é a de número 5432.
IV. Por padrão, o servidor aceita conexões a partir de todas as interfaces de rede e endereços IP configurados no sistema.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
    • initdb cria um novo cluster de databases, "-D" é o parametro para especificar o diretório.
    • postgres... eu não sei falar direito, conecta você a um cluster? -D é pra especificar aonde ele está se for localmente, mas ja vem ativado por padrão.
    • 5432 e 5433 são as portas do pgsql.
    • não né, se ele tem uma porta então por padrão ele vai apenas ouvir pela porta padrão.

    I e III estão corretas.


ID
4141288
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considerando-se o sistema operacional Linux Ubuntu e os diversos serviços que podem ser instalados nesse sistema, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • ✅Gabarito(C)

    Network File System (NFS) – Sistemas de Arquivos em Rede – tem como um dos principais propósitos dar suporte a um sistema heterogêneo, no qual clientes e servidores estejam possivelmente executando sistemas operacionais e hardwares diferentes.

    Fonte:Q1006613


ID
4141291
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Suponha-se que haja um servidor Linux Ubuntu com um servidor de SSH (Secure Shell) recém-instalado e escutando na porta 22.
Utilizando-se a ferramenta iptables e assumindo que todas as conexões de entrada são devidamente bloqueadas, um possível comando para liberar o acesso de clientes externos por meio da interface de rede eth0 ao servidor de SSH seria

Alternativas
Comentários
  • ✅Gabarito(A)

    iptables -A INPUT -i eth0 -p tcp --dport 22 -j ACCEPT

    Resumindo o comando, ele vai aceitar (ACCEPT) os pacotes de entrada (INPUT) na interface eth0, correspondente ao protocolo de transporte TCP, na porta 22.

    -A: corresponde ao comando que é INPUT;

    -p: protocolo, definido como TCP por causa do SSH;

    -i: a interface de rede, no caso eth0;

    -j: a ação tomada ao pacote, que é ACCEPT, de aceitar.

    --dport: porta 22

  • Excelente comentário do colega Luciano. Apenas complementando em um ponto do comando INPUT.

    • O INPUT são tráfegos destinados ao firewall.
    • Há ainda duas formas de organizar o fluxo de informação que é por meio do OUTPUT (tráfego que sai do firewall) e o FORWARD (tráfego que passa pelo firewall).

    Bons estudos...