SóProvas



Prova VUNESP - 2012 - PM-SP - Aspirante da Polícia Militar


ID
861928
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Observe o seguinte trecho do Tratado de Methuen.


Artigo 1º. – Sua Sagrada Majestade El-Rei de Portugal promete admitir para sempre de aqui em diante, no Reino de Portugal, os panos de lã e mais fábricas de lanifício da Inglaterra.


Artigo 2.º – É estipulado que Sua sagrada e Real Majestade Britânica será obrigada para sempre, de aqui em diante, de admitir na Grã-Bretanha os vinhos de Portugal, de sorte que em tempo algum não se poderá exigir direitos de Alfândega nestes vinhos.

(Tratado de Methuen – 1703. In: Nelson Werneck Sodré, As Razões da Independência. Adaptado)


Entre outros fatores, foi devido ao Tratado de Methuen que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

     

    Também conhecido como Tratado de Panos e Vinhos, o Tratado de Methuen foi um acordo comercial assinado entre Portugal e Grã-Bretanha em 27 de dezembro de 1703.  Este acordo vigorou entre 1703 e 1836. De acordo com o tratado, Portugal abriu sua economia à importação dos produtos britânicos (geralmente produtos manufaturados caros). Em contrapartida, os britânicos fizeram o mesmo, porém aos vinhos portugueses. Como uma das consequencias temos o aumento da dívida externa de Portugal em relação à Inglaterra. Neste contexto, grande parte do ouro, que os portugueses retiraram do Brasil no século XVIII, foi parar na Inglaterra para cobrir estas dívidas.

  • Tratado de Methuem: tratado protecionista entre governos da europa (inglaterra/britânia e portugal), onde ambos teriam privilégios comerciais, e a parte inglesa da negociação quase que monopolizaria o explorado de minerais no Brasil, em especial o Ouro.

  • Tal acordo comprometeu a economia portuguesa, uma vez que a tornou dependente da Inglaterra e com dívidas que somente eram pagas (ainda que em atraso) através da extração de minérios (sobretudo o ouro), que eram transferidos diretamente para a Inglaterra.


ID
861931
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No século II a.C., os irmãos Tibério e Caio Graco defenderam a reforma agrária em Roma. Tal proposta era consequência de um processo histórico anterior de concentração de terras na sociedade romana, pois

Alternativas
Comentários
  • A concentração de terras nas mãos dos mais ricos era prática comum na sociedade romana. No que diz respeito ao século II a.C., Tibério e Caio Graco foram eleitos como tribunos da plebe e, dessa forma, passaram a elaborar leis que tinham, em seu escopo, a distribuição de terras inutilizadas àqueles que mais necessitavam (o que chamamos, atualmente, de reforma agrária) e a limitação da posse de terras pelos mais nobres (os patrícios).

    Anteriormente a estas reconfigurações, no entanto, as parcelas mais pobres da sociedade romana sofreram com a perda de terras e posses para os mais ricos, o que resultou na migração dos camponeses para as cidades e, dessa forma, mudou a dinâmica social.

    Gabarito: A

  • Os irmãos Graco são conhecidos reformadores romanos que tentaram realizar a reforma agrária e outros tipos de reformas em benefício dos pobres. Ambos, chamados Tibério e Caio, foram eleitos tribunos da plebe e acabaram sendo vítimas dos senadores insatisfeitos com as medidas defendidas por eles.

    A tensão em torno da terra e dos direitos dos despossuídos era um assunto importante na  e que exaltava ânimos. Existe um debate entre os historiadores a respeito das intenções dos irmãos Graco em defenderem essas reformas. A tensão suscitada pelos dois foi uma de muitas turbulências que atingiram Roma nos últimos anos da república.

    A vitória nas Guerras Púnicas tinha garantido muitas terras para a república romana.

    Os irmãos Graco estavam inseridos no século II a.C., nesse momento Roma vivia uma república e era a grande potência do Mediterrâneo, chamado pelos romanos de mare nostrum (mar nosso). O poder romano naquele momento estava no seu ápice, uma vez que os romanos tinham acabado de derrotar os cartaginenses durante as Guerras Púnicas.

    A vitória militar, além de prestígio, trazia também riquezas e novas terras para serem ocupadas pelos vencedores. Isso, no entanto, não significava que os pobres teriam acesso a essas novas terras, pois a desigualdade social existente em Roma fazia com que, mesmo com a expansão territorial, o acesso dos pobres a elas fosse cada vez menor.

    Naquele contexto, a destruição causada pelas referidas guerras (tropas cartaginesas chegaram a invadir o território romano) e o envio sistemático de camponeses para o combate tinham contribuído para o empobrecimento dos camponeses. No segundo caso, isso acontecia porque as famílias camponesas arcavam com os custos da luta.

    A guerra e as conquistas militares eram importantes para o império, mas não necessariamente converteram-se em benefícios aos pobres. Isso porque os camponeses eram obrigados a arcar com todas as suas despesas durante o conflito (equipamentos militares e sobrevivência diária), o que era particularmente difícil porque os custos dos equipamentos eram altos. Além disso, essas famílias tinham que lidar com a perca de uma mão de obra.

    Durante o século II a.C. os camponeses romanos perdiam suas terras para grandes proprietários.

    Esse empobrecimento contribuiu para aumentar a concentração de terras em Roma, uma vez que os camponeses pobres acabavam indo à falência e eram forçados a vender suas terras para os camponeses ricos. Os empobrecidos mudavam-se para as cidades e engrossavam as fileiras dos ditos proletários, os despossuídos, em Roma.

    Algumas coisas haviam melhorado na república, mas ainda existia muito a avançar. A dicotomia existente entre ricos e pobres criava uma grande inquietação em Roma, e a questão do acesso à terra permaneceu como foco dela durante muito tempo. Essa tensão era mais perceptível em certos momentos, e alguns desses ocorreram por meio da ação dos irmãos Graco.

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-questao-agraria-roma.htm


ID
861934
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante boa parte do período medieval, a marcação do tempo era controlada pela Igreja Católica, preocupada com o tempo religioso e com os ofícios religiosos a ele relacionados. Nos séculos XIV e XV, no entanto, os relógios mecânicos começaram a espalhar-se pela Europa e popularizou-se a divisão do dia em 24 horas. A afirmação desse tempo leigo perante o tempo religioso representou

Alternativas
Comentários
  • Importante lembrar que o final da idade média é marcado pela transição feudalismo/capitalismo. Alem disso, o movimento urbano, que resurge no inicio do sec XI, impulsionados pelas cidades de Veneza, Florença e Pisa quebrando a tradicional agricultura de subsistencia do periodo anterior juntamente com as cruzadas, que proporcionam a troca comercial.  
     Por mais que a questão tenha falado sobre o relógio, o conhecimento sobre o assunto nos dá as informações necessárias para responde-la

  • a) falso, pois, apesar de as reformas protestantes diminuírem a influência da Igreja Católica, não foi o fim desse poder.

    b) errado, os Senhores da nobreza seguiram como classe dominante. Detalhe importante é relacionar o fortalecimento da nobreza dos negócios mercantis, os burgueses do comércio.

    c) é o gabarito.

    d) falso. No período feudal, o tempo estava associado às atividades religiosas em conformidade com a rotina estabelecida pelo dia e pela noite. 

    e) falso. Em História, desconfie de análises que sugerem uma ideia do senso comum do tipo “sempre foi assim”. Não, em História, é preciso verificar a movimentação das placas tectónicas das dinâmicas sociais, políticas e culturais.

    Estratégia.

    LETRA C


ID
861937
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A exaltação dos bandeirantes, em São Paulo, está presente na nomenclatura de estradas, avenidas e monumentos. Monumentos que vão desde a bela obra do escultor Brecheret junto ao Parque Ibirapuera até o assustador Borba Gato, gigante de botas plantado no bairro de Santo Amaro. A estátua, aliás, é muito pouco realista, pois existem boas indicações de que muitos bandeirantes marchavam descalços.


(Bóris Fausto, História do Brasil)


A exaltação dos bandeirantes descrita costuma omitir, mascarar e esconder algumas das suas atividades. Trata-se de uma tentativa de esquecer e apagar da História algumas ações não tão nobres dos bandeirantes, tais como

Alternativas
Comentários
  • CORRETA LETRA E

    O evento mais significativo foi a incursão dos Bandeirantes no movimento rebelde Quilombo de Palmares. Domingos Jorge Velho, grande explorador do Nordeste, foi empregado para esta empreitada. 
    Domingos Jorge Velho.jpg
  • A questão faz referência a BANDEIRA DE SERTANISMO DE CONTRATO.
    Resposta letra E
  • Bandeirantes são conhecidos como rebeldes, com isso mata a questão.

  • Correta: (E) As bandeiras também tiveram como objetivo localizar agrupamentos de negros fugidos – os quilombos, o que pode ser considerada uma “ação não tão nobre dos bandeirantes”, com o combate e a repressão aos quilombos e a captura de escravos fugidos para devolvê -los ao cativeiro .

    força, guerreiros!

  • Os bandeirantes ganharam ampla importância para a exploração do interior do Brasil.

    Inicialmente em busca de metais preciosos e de mão de obra indígena, uma prática recorrente na ação dos bandeirantes era a captura de indígenas e a destruição de quilombos organizados pelos negros fugitivos.

    A figura dos bandeirantes é extremamente valorizada, ainda que contraditória, sobretudo na região sudeste do Brasil, por conta da importância econômica que eles tiveram ao contribuir, nos séculos XVII e XVIII, com a descoberta do ouro nas Minas Gerais e do avanço no “desbravamento” do interior brasileiro.

    TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE!

  • Inicialmente em busca de metais preciosos e de mão de obra indígena, uma prática recorrente na ação dos bandeirantes era a captura de indígenas e a destruição de quilombos organizados pelos negros fugitivos. 

    A figura dos bandeirantes é extremamente valorizada, ainda que contraditória, sobretudo na região sudeste do Brasil, por conta da importância econômica que eles tiveram ao contribuir, nos séculos XVII e XVIII, com a descoberta do ouro nas Minas Gerais e do avanço no “desbravamento” do interior brasileiro. 

    LETRA E


ID
861940
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O dia 21 de abril, data do enforcamento de Tiradentes, tornou-se feriado logo após a proclamação da República. Durante o Império, no entanto, a lembrança do episódio da Conjuração Mineira era incômoda, pois

Alternativas
Comentários
  • a) os inconfidentes tinham demonstrado clara oposição à forma monárquica de governo.


    O movimento mineiro foi o primeiro a realmente manifestar com clareza a intenção da colônia de romper suas relações com a metrópole. A importância da Inconfidência Mineira reside no fato de exprimir a decadência da politica colonial e ao mesmo tempo a influência das ideias iluministas sobre a elite colonial que, na pratica, foi quem organizou o movimento.

    Vários foram os motivos que determinaram o inicio do movimento, reunindo proprietários rurais, intelectuais, clérigos e militares, numa conspiração que pretendia eliminar a dominação portuguesa e criar um país livre, em 1789.   

  • Clara influência da revolução Francesa do mesmo ano (1789), bem como da independência americana (1776).

  • Gab A

    Uma das finalidade conjuração mineira era extinguir a forma monárquica de governo, implementando a república, baseada no iluminismo e nos 3 princípios da revolução francesa= igualdade, liberdade e fraternidade

  • GABARITO: A

    A Inconfidência Mineira ocorreu no ano de 1789 e foi uma Revolta de caráter separatista em relação à Metrópole Portuguesa.

    -Defendia, dentre outros fatores, a adoção de um regime republicano como forma de governo, em detrimento ao regime monárquico.

    -Seus líderes eram letrados e tinham predileção pelos ideais franceses da Revolução e do Iluminismo, ambos do século XVIII.

    -Dentre tais líderes, temos o alferes Tiradentes, um dos poucos que advinha de uma parcela mais baixa da sociedade e o único a ser condenado à morte, sob a pena de esquartejamento. Tal punição, severamente aplicada, representava uma forma de coerção social, a fim de se evitar que novas insurgências ganhassem corpo. 

    Fonte: Estratégia Concursos

  • inconfidência Mineira->bravos com o aumento exacerbado de impostos da coroa portuguesa;

    oposição à forma colonial de submissão à coroa e a qualquer laço com imperialistas, logo, opuseram a forma monárquica de governo por se tratar de uma forma de resquício de ligação com a antiga metrópole


ID
861943
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Podemos sintetizar o Estado Novo sob o aspecto socioeconômico, dizendo que representou uma aliança da burocracia civil e militar e da burguesia industrial, cujo objetivo comum imediato era o de promover a industrialização do país sem grandes abalos sociais.

(Bóris Fausto, História do Brasil)


Do ponto de vista da burguesia industrial, a aliança com Getúlio Vargas era interessante, pois os industriais

Alternativas
Comentários
  • Correta letra C

    Getúlio assumo o industrialismo com o passar dos anos adota medidas como: proetção e fomento da produção nacional, créditos, barreiras alfandegárias, subsídios. Getúlio não acatou integralmente o receituário liberal ortodoxo proposto pelo Banco da Inglaterra no âmbito da Missão Niemeyer.
  • A - Realmente Vargas era autoritário, mas o governo da república velha NADA tinha de democrático. Lembre-se da política do Café com Leite, apenas dois Estados mais desenvolvidos dominavam as eleições, totalmente anti-democrático (esse é só um pequeno ponto).

    B - Getúlio era nacionalista.

    C - Mesmo que não se tenha visto o ponto de vista da burguesia industrial e uma aliança com Vargas, essa é a assertiva que mais se adéqua ao enunciado da questão.

    D - Não era defendida essa política na Era Vargas, ele TIRA do poder os grupos agroexportadores.

    E - Marcas de Vargas foram > Petrobrás, CSN, e Vale do Rio Doce. Apesar de Vargas ter dado de início algumas investidas, o setor automobilístico fica como marca do Juceslino Kubitscheck

  • Tiveram que se convencem, né ! GV era estadista e para potencializar a indústria usa-se os ideias do liberalismo ( LIVRE MERCADO) . Adam smith

    APMBB

  • "cujo objetivo comum imediato era o de promover a industrialização do país sem grandes abalos sociais."

    É sempre do interesse de industriais que o estado dê uma aliviada, seja no subsídio, seja na burocracia reduzida via corporativismo, seja isenção de impostos. Estado se envolvendo com economia é bom para os dois lados, pois sempre vai ser a população que financia.


ID
861946
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O eixo Berlim-Roma, a aliança da Alemanha nazista e da Itália fascista, foi constituído em Berlim no dia 25 de outubro de 1936, com a assinatura de um tratado de amizade entre os dois países. Na época, a Alemanha e a Itália estavam internacionalmente isoladas.

(Deutsche Welle. http://www.dw.de/dw/article/0,,310513,00.html)


O isolamento internacional alemão estava relacionado à

Alternativas
Comentários
  • b) política externa agressiva de Hitler e ao expansionismo militarista alemão, fundado no princípio do “espaço vital”.


    Entre 1933 e 1939, o Estado alemão adotou uma política expansionista, militarista, racista e nacionalista exacerbada. Essas diretrizes acabaram arrastando os alemães para uma nova guerra mundial.

    De acordo com a doutrina do espaço vital, as forças nazistas afirmavam que era preciso integrar as comunidades alemães dispersas na Europa (Áustria, Sudetos - região da então Tchecoslováquia - e Dantzig - enclave alemão em território polonês) e conquistar a Polônia e a Ucrânia, consideradas regiões "vitais" para o povo alemão. A Ucrânia, por exemplo, vasta e fértil região pertencente à União Soviética, produzia trigo, minérios e outras matérias-primas.

  • GABA-B

    Resumo para a questão!!!

     

    regime totalitário nazi-fascista: Ocorreu no período entreguerras,ou seja,na época que houve um desgaste econômico decorrente da 1º GM e Crise de 1929 ,acentuou os problemas socioeconômico como:Dívidas,desemprego e inflação. Aumento de tensão ideológica. Esses motivos e entre outros motivou a criação dos regimes totalitários.

    --->principais caracteristicas:

    ---> Expansionismo: "Espaço vital"

    ---> Antiliberalismo: O Estado controlava a economia,ou seja, intervenção do Estado sobre as questões econômicas

    --->Anticomunista: Era contra os comunista.(socialista).

    --->Nacionalismo

    --->Expansionismo exagerado

    --->UNIPARTIDARISMO

    ---> Censura: criação de um culto à imagem do líder. É importante destacar que houve uma forte influência dos meios de comunicação, com ela os Alemães conseguiram propagar que a sua raça era superior e os judeus era uma ameaça.

    ---> ARIANISMO: Superioridade racial.

    --->ANTIDEMOCRACIA

    É importante salientar que o totalitarismo influenciou o brasil.

    --> Criação da Ação Integralista Brasileira (AIB)

    -->Polarização ideologica: esquerda X direita

    -->Implantação do Estado Novo

    -->Criação da DIP

    -->Golpe de 1938 influenciou o brasil.

    --> Criação da Ação Integralista Brasileira (AIB)

    -->Polarização ideologica: esquerda X direita

    -->Implantação do Estado Novo

    -->Criação da DIP

    -->Golpe de 1938

  • GABARITO - B

    De forma sintetizada, Hitler possuia um caratér expansionista e queria dominar outros territórios, principlamente pelo fato da Alemanha ter perdido muito de suas áreas durante e após a 1° Guerra Mundial.

    CAVEIRA!


ID
861949
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A crise da monarquia absolutista na França, às vésperas da Revolução Francesa, esteve relacionada
,

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    Luís XVI convocu alguns intelectuais para discussão sobre as finanças, tais como Turgot e Necker, porém todas as suas sugestões foram rejeitadas pelo 1º e 2º Estado. A Assembleia de Notáveis de 1787 corroborou esta afirmação. Após foi convocado a Assembleia dos Estados Gerais de 1789 (que não era convocada desde 1614) e novamente não teve resultados positivos para a restruturação e sociabilização dos impostos.. 
  • A) Incorreta. Os camponeses e trabalhadores eram justamente os grupos que constituíam o Terceiro Estado. 

    B) Incorreta. O Iluminismo se opunha ao Absolutismo monárquico. 

    C) Incorreta. A burguesia queria o fim dos privilégios da nobreza.

    D) Incorreta. A proposta da monarquia era de acabar com esses privilégios. 

    E) Correta,.

  • França estava em uma crise econômica, uma alternativa proposta pelo ministro da Finanças , com apoio do rei, foi inserir o clero e a nobreza em uma contribuição provisória para não levar a França à falência. Diante disso, foi convocado a Assembleia dos Notáveis, Clero e Nobreza, para levantar esta questão, que foi totalmente rejeitada, causando uma crise no progressiva no Estado.

    LETRA E

    APMBB


ID
861952
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Logo após a Segunda Guerra Mundial, formou-se a Organização das Nações Unidas (ONU). Um dos mais importantes órgãos da ONU é o seu Conselho de Segurança, que conta com cinco membros permanentes com poder de veto: os EUA, a França, a Inglaterra, a China e a Rússia.


A ausência de Japão e Alemanha como membros permanentes do Conselho de Segurança pode ser explicada, entre outros motivos, pelo fato de

Alternativas
Comentários
  • CORRETA.

    Porém na Liga -Sociedade- das Nações (predecesssora da ONU) a Alemanha e Japão eram membros Permanentes do Conselho.
  • Atualmente a ONU passa por um processo de Reforma, oficialmente iniciado pelo ex-secretário geral Kofi Annan(atualmente o secretário geral da ONU é o sul-coreano Ban Ki-Moon) com a publicação do relatório In Larger Freedom.

    Existem discussões sobre a reformulação do Conselho de Segurança, que apresenta um desequilíbrio em seus membros na nova ordem mundial. O desequilíbrio de forças se deve, principalmente, à ausência do Japão e da Alemanha (respectivamente, terceira e quarta maiores economias do planeta), nações que, por terem sido derrotadas na Segunda Guerra Mundial, ficaram fora do núcleo do Conselho. Além disso, graças ao atual mundo globalizado, uma nação Africana e uma nação Latino-Americana (Brasil) deveriam tornar-se membros do Conselho de segurança da ONU. Alemanha, Brasil, Japão e Índia formaram o G-4 e apresentaram uma proposta para expandir o Conselho para 25 membros, com mais cinco permanentes além dos atuais. Os novos membros permanentes seriam assim divididos:

    Dois membros da Ásia (Japão e Índia);

    Um membro da América Latina (Brasil);

    Um membro da Europa Central (Alemanha);

    Um membro da África.

  • qual das alternativas estão corretas ?

  • qual das alternativas estão corretas ?

  • Letra B

  • gab - B

    EUA, a França, a Inglaterra, a China e a Rússia.

    # se eles prevessem o futuro pelo menos a Rússia poderia ser excluída tbm.


ID
861955
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O termo Idade Média foi empregado pela primeira vez por humanistas italianos para caracterizar um período intermediário entre a Antiguidade e o Renascimento dos antigos. Tais humanistas queriam se descolar da Idade Média, afirmando ser esta um período de trevas. O termo Renascimento foi criado por Giorgio Vassari (1511-1574), artista italiano, para designar uma redescoberta da Antiguidade, uma volta ao passado.

(Flavio de Campos, A Escrita da História)


Para muitos historiadores, o Renascimento representa a ruptura com o mundo medieval e o início da Idade Moderna, pois marca

Alternativas
Comentários
  • d) a passagem do teocentrismo medieval para o antropocentrismo moderno.


    O Renascimento Cultural consistia na mudança do cotidiano do cidadão europeu. A mudança do Teocentrismo (Deus no centro do universo) pelo Antropocentrismo (Homem no centro do Universo), estabelecendo assim o chamado Humanismo e a influência de pensadores gregos, como Platão e Aristóteles e o avanço da ciência como um todo. 

  • Eu fiquei muito confusa com a letra B e a letra D, porém fui na B, que para mim quer dizer a mesma coisa que na letra D.

    Se alguém puder esclarecer melhor, ficarei muito feliz!!! :)

  • A passagem do TEOCENTRISMO MEDIEVAL para o ANTROPOCENTRISMO MODERNO.


    TEOCENTRISMO MEDIEVAL representou a relação entre o divino (religião) e os cidadãos do medievo, ou seja, a existência de uma única verdade, inspirada em Cristo e nos preceitos da Bíblia.


    ANTROPOCENTRISMO MODERNO coloca o ser humano no centro do universo, postulando que tudo o que existe foi concebido e desenvolvido para a satisfação humana.

  • GABARITO: D

    Teocentrismo: Deus é o centro de todas as coisas

    Antropocentrismo: O homem é o centro de todas as coisas

  • OS MITOS E DEUSES ANTIGOS, FORAM RETOMADOS SOMENTE COMO TEMAS DE OBRAS DE ARTE , ALÉM DISSO A BURGUESIA NÃO CHEGA AO PODER, EMBORA TENHA SE TORNADO BASTANTE INFLUENTE.POR ISSO A "B" ESTÁ ERRADA , ESPERO TER AJUDADO.

ID
861958
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Como a obra de arte exige sempre um contato mínimo com um dos sentidos (por exemplo, a música com o ouvido, a pintura com a visão), o ramo da filosofia dedicado a essa experiência deveria invariavelmente chamar-se Estética, na esteira do termo grego aesthésis, que designa a sensação. Em completa oposição à lógica, conhecida como a ciência das regras do pensamento, a Estética, ao contrário, deveria ser aquela linha de pensamento dentro da filosofia cujo objetivo fosse determinar as regras, não do pensamento, mas da sensação, a partir das quais se poderia definir uma experiência estética.

(Ulisses Razzante Vaccari. “Por uma reflexão sobre o nascimento da filosofia da arte”. Revista Filosofia. In: http://filosofia.uol.com.br/ filosofia/ideologia-sabedoria/17/artigo134537-1.asp. Acesso em 07.06.2012)


Considerando as colocações do texto e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Indicação dos erros:

    a) definida com clareza ... conceito universal de beleza
    b) racionalmente determinadas por critérios lógicos
    c)juízos valorativos (ética)
    d) critérios racionais indubitáveis

    e) conforme texto.
  • A estética é um das áreas da filosofia que tem 
    como objeto de estudo a natureza no que diz res-
    peito ao belo.

  • Alternativa "A" está incorreta. O autor contrapõe lógica à estética; a lógica é capaz de determinar parâmetros claros; a estética, não.

    Alternativa "B" está incorreta. O texto diz que a Estética está "em completa oposição à lógica".

    Alternativa "C" está incorreta. No começo do texto, o autor afirma que a Estética se volta para as sensações, ou seja, ela não julga os juízos valorativos da razão. 

    Alternativa "D" está incorreta. No final do fragmento, o autor define um pouco melhor o papel da Estética ao dizer " determinar as regras...a partir das quais se poderia definir uma experiência estética"; ora, ele usa o verbo poder ("se poderia") o que deixa claro que não se alcançaria um critério "indubitável". 

    Alternativa "E" está correta. No final do texto, o autor afirma que essa é a intenção da estética "determinar as regras... a partir das quais se poderia definir uma experiência estética". 

    LETRA E

  • GABARITO - E

    Questão muito simples. Se você realmente não conseguiu, leia o enunciado novamente e tente fazer, pois é uma questão interpretativa.


ID
861961
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Na cidade sois todos irmãos, (...) mas o deus que vos formou misturou ouro na composição daqueles de entre vós que são capazes de comandar: por isso são os mais preciosos. Misturou prata na composição dos auxiliares; ferro e bronze na dos lavradores e na dos outros artesãos. Em geral procriareis filhos semelhantes a vós; mas, visto que sois todos parentes, pode suceder que do ouro nasça um rebento de prata, da prata um rebento de ouro e que as mesmas transmutações se produzam entre os outros metais. Por isso, acima de tudo e principalmente, o deus ordena aos magistrados que zelem atentamente pelas crianças, que atentem no metal que se encontra misturado à sua alma e, se nos seus próprios filhos houver mistura de bronze ou ferro, que sejam impiedosos para com eles e lhes reservem o tipo de honra devida à sua natureza, relegando-os para a classe dos artesãos e lavradores; mas, se destes últimos nascer uma criança cuja alma contenha ouro ou prata, o deus quer que seja honrada, elevando-a à categoria de guarda ou à de auxiliar.

(Platão. República. Tradução Enrico Corvisieri. São Paulo, Nova Cultural, 1996, p. 111)

Nesta passagem da República, Platão apresenta uma metáfora que descreve

Alternativas
Comentários
  • Platão achava que cada um tinha sua função na sociedade

    Os Magistrados tinham a alma de ouro ( situada na cabeça ) agem racionalmente

    Os Guerreiros tinham a alma de prata ( situada no peito ) agem por emoção, impulsivo

    Os Trabalhadores ,livres ou não, tinham alma de bronze ( situada no abdômen) agem por apetite e pelo desejo

    LETRA B

    APMBB

  • Alternativa "A" está incorreta. Platão tem uma visão hierárquica da Polis baseada nos tipos de alma (bronze, prata ou outro).

    Alternativa "B" está correta. Ele se vale da metáfora dos metais para distinguir os três tipos de alma que compõem a Polis.

    Alternativa "C" está incorreta. No texto, ele não defende a ideia de que a Polis deve ser governada pelos guardiões.

    Alternativa "D" está incorreta. Platão era crítico da democracia.

    Alternativa "E" está incorreta. Ele descreve justamente a desigualdade entre os habitantes, por isso ele se vale da metáfora dos metais.

    Gabarito: B

  • Platão classificava as pessoas usando a metáfora dos metais. A divisão da Pólis por meio desse conceito.

  • Os três tipos de alma em Platão.

    GAB B.


ID
861964
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Tramita no Senado um projeto que reserva 50% das vagas em universidades federais para egressos de escolas públicas. A proposta pode até ser justa, mas, se efetivada, representaria um golpe na excelência dessas instituições. (...) Democratizar-se e manter a qualidade são objetivos até certo ponto contraditórios. Não que seja impossível conciliá-los, mas existe um número ótimo de alunos menos preparados que uma instituição pode incorporar antes de comprometer a qualidade. Um corte linear de 50% em todas as universidades federais dificilmente é a melhor resposta.

(Hélio Schwartsman. “Cotas e ilusões”. Folha de São Paulo, 09.06.2012)


O texto sugere que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

    O texto é, sobretudo, sobre a dualidade entre democratização e qualidade.


ID
861967
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A noção de bioética tem sofrido várias mutações nos últimos anos, mas nos parece que a mais interessante e frutífera continua sendo a proposta por Van Rensselaer Potter. Ele primeiramente sugeriu uma bioética ponte, com a intenção de unir ciência e filosofia para promover a sobrevivência. Mais tarde, esta evolui para a bioética global, visto a necessidade de fusão da ética biomédica com a ecologia, numa escala mais ampla, com a mesma finalidade, trazendo à discussão questões de saúde pública de relevância mundial. Sua missão continua sendo o desenvolvimento da ética para a sobrevivência humana sustentável em longo prazo. Posteriormente, sugere a bioética profunda devido à necessidade de ampliar mais a discussão da bioética, pois a ciência é demasiadamente importante para estar nas mãos somente dos cientistas.


(Cássia R. R. N. Nunes e Amauri Porto Nunes. “Bioética”. In: Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília (DF), 2004, set/out. Adaptado)


A partir das colocações do texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Como o próprio autor disse, a bioética não deve estar só nas mãos dos cientistas. Questão também de interpretação de texto.

    Letra D

  • A bioética não deve ser restrita a ciência, uma vez que a ciência tem reflexos na sociedade. O próprio autor alude a isso

    Um exemplo encontrado por mim nos livros didáticos é :

    Com a evolução da genética, conseguimos prever as doenças graves possíveis em cada pessoa, mas imaginemos isso cair nas mãos das empresas que, ao contratar seus funcionários, tomarão isso como critério e preferencialmente contratarão pessoas que não têm possibilidades de contraírem tais doenças. Isso nos lembram o nazismo da eugenia ( melhoramento da raça ) a raça ariana.

    LETRA D

    APMBB

  • GABARITO - D

    A bioética estuda os impactos (positivos e negativos) que as evoluções tecnológicas e científicas causam sobre o mundo em si. Portanto, é necessário uma abordagem não somente no ramo científico, mas também no humanista, tendo em vista que é esse o objetivo da bioética, conciliar ambos para que se tenham menos impactos na vida dos seres humanos.


ID
861970
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Nas sociedades democráticas do chamado mundo desenvolvido, a ideia, a prática, a defesa e a promoção dos direitos humanos, de uma certa maneira, já estão incorporadas à vida política. Já se incorporaram no elenco de valores de um povo, de uma nação. Mas, pelo contrário, é justamente nos países que mais violam os direitos humanos, nas sociedades que são mais marcadas pela discriminação, pelo preconceito e pelas mais variadas formas de racismo e intolerância, que a ideia de direitos humanos permanece ambígua e deturpada.

(Maria Victoria Benevides. Cidadania e Direitos Humanos. http://www.iea.usp.br/textos/benevidescidadaniaedireitoshumanos.pdf. Acesso em 08.06.2012)


A partir do texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

  • A discriminação e o preconceito são sinais de que a noção de direitos humanos não foi socialmente incorporada.


ID
861976
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia

Tereza Caldeira escreveu que a cidadania brasileira é disjuntiva porque, embora o Brasil seja uma democracia política e ainda que os direitos sociais sejam razoavelmente legitimados, aspectos civis da democracia são continuamente violados. Com base nessa ideia, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra C

  • Interpretação de texto, como algo pode ser e ao mesmo tempo não ser ( PARADOXO).

    No Brasil temos alguns direitos políticos e sociais legitimados em nossa carta magna, no entanto nem todo direito é legitimado , nem todo direito é absoluto.

    Exemplo: art 7º, Direito social : salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

    Como dito, PARADOXAL.

    LETRA C

    APMBB

  • GABARITO - C

    Paradoxos são ideias contrárias. Na constituição brasileira se encontra escrito diversas "coisas" que na prática não se estabelecem, por isso a alternativa "C" está correta!

    Bons estudos!


ID
861979
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A ECO-92 trouxe de inédito a emergência de uma vigorosa sociedade civil e de organizações não governamentais em torno da criação de uma nova consciência ecológica. Nessa frente de luta, temas como a Guerra Fria foram substituídos pelas preocupações ambientais e pela defesa dos Direitos Humanos. 20 anos depois, durante a Rio+20, notou-se que

Alternativas
Comentários
  • A guerra fria, que dividia o mundo em dois polos – capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e socialista, liderado pela antiga União Soviética – não mais existe desde o início da década de 1990. A alternativa (A) está incorreta.

    A alternativa (B) está incorreta, pois o muro de Berlim não existe mais. Sua queda, em novembro de 1989, constituiu um dos marcos do fim da Guerra Fria.

    A União Soviética (URSS) não existe mais. Ela foi dissolvida em 1991 e o país que a sucedeu é a Rússia. A Rússia é membro do G-20 – que congrega os países de maior economia no mundo –, mas é incorreto afirmar que a URSS é membro do grupo, uma vez que esse país não mais existe.

    A alternativa (D) está correta. O fim da Guerra Fria, época em que praticamente só se discutiam questões de segurança no cenário internacional, permitiu a inserção de novos temas no âmbito das relações internacionais, como meio ambiente e direitos humanos. Esses temas já existiam na época da guerra fria, mas não encontravam espaço para se desenvolverem de maneira adequada. Atualmente, temas como meio ambiente têm importância crescente no cenário internacional, sendo foco de convenções, conferências e mobilizando tanto governos quanto sociedade civil.

    A alternativa (E) está incorreta, pois os direitos humanos não são considerados como “privilégio de bandido”, mas sim um tema que adquire força crescente no cenário internacional. A busca pelo respeito aos direitos humanos no plano internacional mobiliza organizações internacionais, organizações não governamentais, governos e sociedade civil. 


  • A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), conhecida também como Rio+20, foi uma conferência realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 na cidade brasileira do Rio de Janeiro, cujo objetivo era discutir sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.

    Considerado o maior evento já realizado pela Nações Unidas, o Rio+20 contou com a participação de chefes de estados de cento e noventa nações que propuseram mudanças, sobretudo, no modo como estão sendo usados os recursos naturais do planeta. Além de questões ambientais, foram discutidos, durante a CNUDS, aspectos relacionados a questões sociais como a falta de moradia e outros...

  • GAB  (D) PARA O PESSOAL NÃO ASSINANTE... BONS ESTUDOS!

     

     

  • Se bem que o item E nao ta errado kkkkk. (Brincadeira)

     

  • A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, foi realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 foi assim conhecida porque marcou os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e contribuiu para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

     

    A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009.

     

    O objetivo da Conferência foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

     

    GABARITO: LETRA D

    FONTE: http://www.rio20.gov.br/sobre_a_rio_mais_20.html

  • Seduzindo foi meio forçado, mas as outras alternativas são patéticas

  • na moral....a alternativa (E) é a resposta... porém eu aprendi que não se deve falar mal de nenhum órgão publico ou sla então não se deve escolher a opção que diz que os direitos humanos ajuda os bandidos....na redação a mesma coisa... não se deve falar mal dos direitos humanos, policia e etc
  • Quase que eu boto a E


ID
861985
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto.

Historicamente, o mundo insistiu em ignorar o Haiti e sua grandeza.
Ao embargo político e intelectual secular – como definir de outra forma o ostracismo ao qual foi relegado o Haiti após sua vitoriosa revolução que culminou com sua independência em 1804? – sucederam-se intervenções e ocupações que sempre procuraram negar aos haitianos o sentimento do orgulho dos seus feitos; e, por fim, o golpe de misericórdia, a imposição de uma agenda ditada pela Guerra Fria, que, entre os anos 1950 e 1980, destruiu o Estado haitiano, fragilizou suas instituições, criminalizou os movimentos sociais e arrebentou seu sistema econômico.
Não foi a interferência americana que destruiu o plantio de milho e interrompeu as conexões existentes entre o camponês, os fornos e os consumidores? Ou outra intervenção que promoveu a eliminação do porco crioulo, base econômica de famílias? Ou o embargo internacional que promoveu o golpe final nas reservas florestais impondo o uso indiscriminado de carvão vegetal? Diante da fúria da natureza não cabe outro sentimento que o de uma frustração que deita raízes numa história profunda e que subitamente pode ganhar cor: o mundo dos brancos nos destruiu; o mundo dos brancos diz que quer fazer alguma coisa, mas o que faz, além de nutrir seus telejornais com fotos miseráveis que só fazem alimentar a satisfação autocentrada dos países ditos ocidentais?

(Omar Ribeiro Thomaz, “O Haiti já estava de joelhos, agora está prostrado”, Folha de S.Paulo, 14.01.2010. Adaptado)


A partir do texto, é correto concluir que

Alternativas
Comentários
  • O texto ressalta as inúmeras intervenções externas no Haiti como um dos principais fatores para o atraso e o caos existentes no país nos dias atuais. Tendo um passado do qual se orgulhar, o Haiti foi um dos precursores do processo de independência das colônias latino-americanas, o qual foi liderado por escravos, que eliminaram a escravidão do país. Entretanto, a despeito de um passado digno de orgulho pelos haitianos, as sucessivas intervenções estrangeiras ao longo dos últimos dois séculos acabaram por minar as possibilidades de construção de uma nação forte e independente em todos os sentidos.  


    A alternativa correta é a letra (A).


  • Letra A

    Diante da fúria da natureza não cabe outro sentimento que o de uma frustração que deita raízes numa história profunda e que subitamente pode ganhar cor: o mundo dos brancos nos destruiu; o mundo dos brancos diz que quer fazer alguma coisa, mas o que faz, além de nutrir seus telejornais com fotos miseráveis que só fazem alimentar a satisfação autocentrada dos países ditos ocidentais?

  • Ah Vunesp...

  • Não vou falar nada...

  • O texto ressalta as inúmeras intervenções externas no Haiti como um dos principais fatores para o atraso e o caos existentes no país nos dias atuais. Tendo um passado do qual se orgulhar, o Haiti foi um dos precursores do processo de independência das colônias latino-americanas, o qual foi liderado por escravos, que eliminaram a escravidão do país. Entretanto, a despeito de um passado digno de orgulho pelos haitianos, as sucessivas intervenções estrangeiras ao longo dos últimos dois séculos acabaram por minar as possibilidades de construção de uma nação forte e independente em todos os sentidos. 

    A alternativa correta é a letra (A).

  • se caisse pergunta assim.... qualquer um era policial hj em dia skskksks
  • GABARITO - A

    No texto fica bem claro a insatisfação dos haitianos diante das más atitudes que os europeus exerciam sobre eles.

    CAVEIRA.


ID
861988
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sua formalização constituiu-se no marco do ambientalismo contemporâneo. Este documento foi elaborado e aprovado, em 1992, durante a ECO-92, realizada na cidade do Rio de Janeiro/RJ, pelos 179 países participantes. Considerado o principal documento mundial sobre o meio ambiente, ele é entendido como um programa de metas e ações cujo objetivo maior busca garantir a biodiversidade mundial, por meio de um novo padrão de desenvolvimento em âmbito nacional, estadual e municipal, capaz de conciliar os métodos de proteção ambiental, a justiça social e a eficiência econômica, chamado de Desenvolvimento Sustentá- vel. Recentemente, também foi palco de debate e avaliação durante a recente conferência internacional, realizada na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em junho de 2012, a RIO+20.


O documento mencionado refere-se

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B. A Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Eco-92 ou Rio-92, ocorrida no Rio de JaneiroBrasil, em 1992. É um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governosempresasorganizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas socioambientais. Cada país desenvolve a sua Agenda 21 e no Brasil as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS). A Agenda 21 se constitui num poderoso instrumento de reconversão da sociedade industrial rumo a um novo paradigma, que exige a reinterpretação do conceito de progresso, contemplando maior harmonia e equilíbrio holístico entre o todo e as partes, promovendo a qualidade, não apenas a quantidade do crescimento.
    Com a Agenda 21 criou-se um instrumento aprovado pela OMF, internacionalmente, que tornou possível repensar o planejamento. Abriu-se o caminho capaz de ajudar a construir politicamente as bases de um plano de ação e de um planejamento participativo em âmbito global, nacional e local, de forma gradual e negociada, tendo como meta um novo paradigma econômico e civilizatório.
    As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social (com o acesso de toda a população à educaçãosaúde e distribuição de renda), a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável. Mas o mais importante ponto dessas ações prioritárias, segundo este estudo, é o planejamento de sistemas de produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício. A Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente.

    FONTE - WIKI

  • Uma vez que a descrição feita no enunciado corresponde à Agenda 21. A Declaração do Rio também ocorreu no âmbito da Eco – 92, mas se constituiu em um documento que reafirmava a Declaração feita na conferência anterior sobre o meio ambiente, que aconteceu em Estocolmo em 1972. A Declaração da Eco 92 continha 27 princípios. No que se refere aos Princípios para a Administração Sustentável das Florestas, eles também foram propostos na Eco 92, mas se relacionavam especificamente com o desenvolvimento sustentável das florestas. Já a Convenção da Biodiversidade foi um dos dois documentos vinculantes da Eco 92, assinada por 156 países, e que visava à “conservação da biodiversidade, o uso sustentável de seus componentes e a divisão equitativa e justa dos benefícios gerados com a utilização de recursos genéticos”. Por fim, a Convenção sobre Mudança do Clima foi o segundo documento vinculante da Eco 92, assinado por 154 países, e que objetivava, principalmente, a regulamentação da questão da mudança climática e suas consequências.


    A alternativa correta é a letra (B).


  • RIO + 20 = 21 MACETE FOCO GALERA PM SP

  • A – Incorreto. A Declaração foi assinada na Rio-92, paralelamente a outros dois documentos, a Agenda 21 e a Declaração de princípios relativos às florestas. Contudo, não foi este documento mencionado, pois no texto diz as ações no âmbito nacional e global, característico da Agenda 21.

    C – Incorreto. Declaração de Princípios para a Administração Sustentável das Florestas tem como objetivo a implantação da proteção ambiental de forma integral e integrada. Na assinatura do documento, buscou-se um consenso global sobre o manejo, conservação e desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas.

    D – Incorreto. A Convenção abarca tudo o que se refere direta ou indiretamente à biodiversidade – e ela funciona, assim, como uma espécie de arcabouço legal e político para diversas outras convenções e acordos ambientais mais específicos.

    E – Incorreto. A convenção citada tem o objetivo de estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera em um nível que impeça uma interferência humana perigosa no sistema climático. 

    ESTRATÉGIA

    LETRA B


ID
862138
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Na reunião convocada pelo comandante geral, cada oficial sob seu comando teria 27 minutos para expor o seu plano de metas para o próximo semestre. Entretanto, um dos oficiais não pôde comparecer, por motivo de força maior, e, assim, cada um dos oficiais presentes teve o seu tempo de exposição aumentado para 30 minutos. O tempo total reservado pelo comandante para a exposição de seus oficiais era

Alternativas
Comentários
  • cada um teria 27 minutos, não sabemos ainda quantas pessoas
    -> faltou 1
    cada um teve 30 minutos

    --> Opaa! cada um ganhou 3 minutos do que faltou. Então se cada um ganhou 3 minutinhos... ou seja   -  30/3 = 10 pessoas. Dez pessoas ganharam 3 minutinhos do que falou, já descobrimos quantos oficiais.


    e qual seria o tempo total reservado para cerimônia? VERBO:  ERA   (a VUNESP SEGUE A REGRA DO "SE EU POSSO CONFUNDIR, PQ VOU SIMPLIFICAR")

    27 minutos x 10 pessoas = 270 minutos ("era, ERA, ERA"!!!!   27 minutos..... e agora, ATUAL, NESTE MOMENTO com 10 pessoas, AGORA)( Vc sabe  que eram 11 pessoas, mas faltou 1, de qualquer forma seria 270 minutos, o que faltou é só pra descobrir quantos oficiais eram, coisas de vunesp)
    vamos lá... 
    60 - 1 hora
    120 - 2 horas
    180 - 3 horas
    240 - 4 horas
    + 30 minutos do que restou = 4 horas e 30 minutos
  • Primeiramente,para descobrir o numero de oficiais que tinha e o numero que ficou,basta pensar da seguinte forma: cada um tinha 27 mints,saiu um,esse que saiu tinha o direito a 27 minutos que foi divido para o restante aumentando  3 minutos a mais para cada um,então é só pensarmos em um numero que divide esse 27 e dá 3 que será o 9,então tinhamos 10 oficiais com 27 mints cada,sendo um total de 270 minutos,um saiu  e esses 27 minutos foram divididos aos 9 restante,aumentando 3 minutos para cada oficial ( 270 / 9 = 30 )

    A questão pede o total de horas disponiveis para os oficiais,esse total então será de 270 minutos, que equivale a 4 horas e 30 minutos

    alternativa C
  • É uma regra de três inversa
    27=x
    30=x-1
    invertendo 
    27=x-1
    30=x
    no que dará 30(x-1)=27x
                         30x - 30=27x
                          30x - 27x = 30
                            3x = 30
                             x= 30/3
                             x= 10

    Agora o enunciado diz que desistiu, então teremos
    antes:                    depois: 30*(10-1)
      27                                          30
    x10                                          x 9 
    270                                          270  

    agora eh so dividir 270/60   =4,5hs ou 4 hs 30 min.

     
  • Cada oficial passou ater 30 minutos ou seja só pode ser hora cheia 1h00 ou 1h30 olhando as alternativas a única que tem logica é a alternativa C

  • 27/x=30/x-1

    27x-27=30x

    3x=27

    x=9

    ...

    9x30= 270 minutos = 4h30

    Letra C

    APMBB


ID
862141
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Os valores das parcelas mensais estabelecidas em contrato para pagamento do valor total de compra de um imóvel constituem uma PA crescente de 5 termos. Sabendo que a1 + a3 = 60 mil reais, e que a1 + a5 = 100 mil reais, pode-se afirmar que o valor total de compra desse imóvel foi, em milhares de reais, igual a

Alternativas
Comentários

  • a1+a3=60                                        a1+a5=100
    a1+a1+2r=60                                   a1+a1+4r=100
    2a1+2r=60                                        2a1+4r=100  
               
    Somando as duas equações
    2a1+2r=60 (x-2) --> -4a1-4r=-120
    2a1+4r=100--------> 2a1 +4r=100

    -2a1=-20
    a1=10 mil reais

    Substituindo na eq acima
    2x10+2r=60
    20+2r=60
    2r=40
    r=20mil reais (Razão da progressão) 

    Portanto podemos escrever a PA de 5 termos

    PA-- (10,30,50,70,90)mil
    Pela soma temos

    S5= (an+a1).n/2 ---> (90 +10).5/2 =250 mil reais
  • Existe uma fórmula de PA que trata exatamente da soma dos termos de uma progressão aritmética onde utilizamos somente o primeiro, o ultimo termo e a razão dos termos. Segue: Sn = (A1+ An).n / 2
    Sendo Sn (soma dos termos)
    A1 (primeiro termo)
    An (Último termo)
    n (numero de termos)

    A questao já nos dá a soma do primeiuro e do ultimo termo: 100.000,00
    Sendo assim teremos: Sn = (100 000).5/ 2

    Sn = 500 000 /2 
    Sn= 250 000
  • A fórmula da soma de elementos de uma "PA", mataria essa questão em dois segundos:

    Sn=(a1+an)n/2

    Sn= (a1+a5)5/2

    Sn=100x5/2

    Sn=250

    Até!
  • Soma dos termos de uma P.A. finita:

    sendo a P.A. (a1, a2, a3, a4,a5)

    1) se a1 + a5 = 100, então a2 + a4 = 100

    2) o termo central, quando existir, é a média aritmética entre os extremos. Nesse caso, o termo central é a3.

    a3 = (a2 + a4) / 2 = 50

    3) o valor total de compra do imóvel é: 100 + 100 + 50 = 250 mil. 

  • PA de 5 termos ( a1, a2, a3, a4, a5 ) onde :

    a1 + a3 = 60000                 a1 + a5 = 100000

    a1 = 60000 - a3                  a1 = 100000 - a5 

    Como a5 é igual a2 + a3 vamos substituir: 

    a1 + a5 = 100000

    60000 - a3 + a2 + a3 = 100000

    a2 = 40000 (esse não é o verdadeiro valor de a2 isolei ele só para facilitar minha conta para achar a razão, lembre-se eu ainda não tinha minha razão)

    Como a3 é igual a1 +a2, faremos o seguinte: 

    a1 + a3 = 60000

    a1 + a1 + 40000 = 60000

    2a1 = 20000

    a1 = 10000

    Agora basta substituir :

    a1 + a5 = 100000

    10000 + a5 = 100000

    a5 = 90000

    vamos agora achar a razão 

    an = a1 + (n-1)r

    90000 = 10000 + (5-1)r

    80000 = 4r 

    r = 20000

    PA = (10000, 30000, 50000, 70000, 90000) somando tudo 250000 


  • A soma dos termos equidistantes dividido por 2 é igual a mediana

    A1+A5/2= A3

    A1+A5=100MIL

    A3=100MIL/2

    A3= 50 MIL

    A1+A3= 60

    A1=10 MIL

    [...]

    A3= A1+2R

    60=10+2R

    R= 20 mil

    [...]

    An = a1+ ( n- 1 ) r

    An= 10+ (n-1) 20

    An= 10 + 20n-20

    An= 20n -10

    [...]

    SomaT = 10 + (20n-10) 5/2

    SomaT = 10 + ( 100-10)5/2

    SomaT= 10+ (500-50)/2

    SomaT = 10 + 450/2

    SomaT = 460/2

    SomaT= 230 mil

    LETRA C

    APMBB

  • Tem os seguintes temos: a1, a2, a3, a4 e a5... Se a1+a5 resulta em 100k, logo a2 e a4 também (propriedade de PA),assim já tem 200k

    a3=; a2+a4/2 = 50k

    Assim, 100k + 100k + 50k = 250k


ID
862147
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um determinado produto, comprado por R$ 300,00, foi vendido com um lucro correspondente a 60% do preço de venda. Sendo o lucro igual ao preço de venda menos o preço de custo, pode-se concluir que esse produto foi vendido por

Alternativas
Comentários
  • PV=?
    PC= 300,00            
    LUCRO= 60% *PV
    LUCRO=60PV
                     100


    PV=PC+LUCRO
    PV=300+60PV
                    100
    100PV=30000+60PV
    40PV=30000
    PV=750

    RESPOSTA: 750 REAIS
  • venda-custo=lucro 

    lucro = 60% da venda = 0,6 venda

    venda - custo = 0,6 venda

    venda - 360 = 0,6 venda --> venda - 0,6 venda = 360 

    0,4 venda = 360

    venda = 750

  • CR$ 300,00 X 100 = CR$ 3000,00 / 40 = CR$ 750,00

  • LUCRO (60%)= PREÇO DA VENDA(X) - PREÇO DE CUSTO (300)

    60x/100 = x-300 ----(fatore a fração)

    3x/5 =x-300

    3x =5x-1500

    2x =1500

    x=1500/2

    x=750

  • Questão legalzinha,

    para ajudar no raciocínio, faça as perguntas de:

    quanto foi o valor de compra(custo)? = 300

    por quanto foi vendido? não se sabe então = x

    qual foi o lucro? 60% do preço de venda, então = 0,6.x

    ai o enunciado diz: "Sendo o lucro igual ao preço de venda menos o preço de custo""

    então você monta a equação:

    0,6.x = x-300

    300=0,4x

    300/0,4 = x

    750 = x

    GAB: A


ID
862150
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No final de certo jogo, Pedro tinha 30 fichas brancas, 40 pretas e 20 verdes, e João tinha 50 fichas brancas, 20 pretas e 10 verdes. Duas fichas foram retiradas aleatoriamente e simultaneamente, uma de Pedro e outra de João. A probabilidade de que a ficha retirada de Pedro seja branca, e a de João preta, é de

Alternativas
Comentários
  • Pedro 30 brancas + 40 pretas + 20verdes = 90 bolas
    Joao 50 brancas + 20 pretas + 10 verdes = 80 bolas

    probab. de Pedro sair com bola branca = 30/90 = 3/9
    probab. de Joao sair com bola preta = 20/80 = 2/8

    simultaneamente...
    2/8 * 3/9 = 6/72 = 1/12
  • Soma todas fichas de Pedro

    90

    Fichas brancas de Pedro=30

    30/90 = 1/3

    Soma as fichas de João

    80

    Fichas pretas de João = 20

    20/80 = 1/4

    Multiplicar a probabilidade de João e Pedro

    1/3*1/4 = 1/12

  • P J

    30 branca 50

    40 preta 20

    20 vrede 10

    TOTAL = 90 TOTAL = 80

    30/90=1/3 20/80=1.4

    1/3.1/4= 1/12


ID
862156
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sabe-se que o ponto C pertence à reta de equação 3x + y – 4 = 0 e, também, à reta de equação x + 2y = 3. Nesse caso, é correto afirmar que o comprimento da circunferência de centro C, que tangencia o eixo x, é igual a


Alternativas
Comentários
  • https://youtu.be/faDH2vrw4aU

  • sendo ponto C o centro da circunferência

    X=Y

    X+2Y=3

    X+2X=3

    3X=3

    X=3/3= 1 raio da circunferência

    comprimento da circunferência.

    2πR

    2π*1

    2π é a resposta.


ID
862165
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere o polinômio P(x) = x4 + x² + bx + c, em que b e c são números inteiros. Sabe-se que P(x) é divisível por h(x) = x – 2 e que deixa resto igual a 4 quando dividido por g(x) = x + 2. Nessas condições, b e c valem, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • P(x) = x4 + x² + bx + c,

    P (2) = 0 e

    P ( -2)  = 4  ( pois resta 4)

    P (2) = 16 + 4 + 2b + c = 0

    E

    P (-2) = 16 + 4 – 2b + c = 4

    2b + c = -20  (I)

    -2b + c = -16  (II)

    (I) + (II)

    2c  = -36  c = -18

    Substituindo em  (I) 2b -18 = -20

    2b = -20 + 18

    2b = -2

    b  = -1


    resposta : b


  • R(x) resto=Pegue o divisor e iguale a 0

    Divisor (I)

    H(x)= x-2=0

    H(x)= x=2

    Agora substitua em P(x)

    P(2)= (2)⁴+(2)²+2b+c

    16+4+2b+c=0, (resto 0)

    2b+c=-20

    Fazer-nos-emos o mesmo com o outro resto

    Divisor (II)

    G(x)=x+2=0

    G(x)=x=-2

    Agora substitua em P(x)

    P(-2)=(-2)⁴+(-2)²-2b+c=4, (resto 4)

    16+4-2b+c=4

    20-2b+c=4

    -2b+c=-16

    P(2)=P(-2)

    -2b+c+16=2b+c+20

    4b=-4

    b=-1

    Agora só achar o c

    2(-1)+c=-20

    -2+c=20

    C=-18

    Letra b

    APMBB

  • Não é necessário desenvolver o cálculo completo nesse caso:

    Substituindo pela raiz dada:

    P(x) = x4 + x² + bx + c

    P(2) = 16+4 +2b + c

    2b + c = -20

    única alternativa que é possível dar esse resultado é a B