SóProvas



Prova ADM&TEC - 2018 - CONIAPE - Agente Administrativo


ID
5210254
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Na perspectiva da Administração por Objetivos, o gerente formula os objetivos de desempenho para o subordinado. A formulação de objetivos é um processo autoritário e individual, sem o envolvimento das demais partes interessadas, nem mesmo do subordinado.
II. Na perspectiva da Administração por Objetivos, a análise do resultado final permite avaliar o desempenho do gerente e do subordinado, objetivamente. Esse processo é possível comparando os resultados alcançados com os resultados esperados.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Na APO os objetivos são acordados e definidos entre o chefe e o subordinado.

    Gab C

  • A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre a Administração Por Objetivos. Neste caso, julguemos a afirmativa correta.

    Administração Por Objetivos - APO

    Consoante a lição do professor Idalberto Chiavenato (2014) a APO é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um, em termos de resultados esperados, e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade.

    Na APO, as metas são definidas em conjunto pelo gerente e seus subordinados e as responsabilidades são especificadas para cada um em função dos resultados esperados, que passam a ser os indicadores ou padrões de desempenho sob os quais ambos serão avaliados.

    Chiavenato (2014, p.229) a APO obedece ao seguinte esquema:

    • Gerente e subordinado se reúnem, discutem, negociam e em conjunto formulam os objetivos de desempenho para o subordinado. Objetivos, metas e resultados são negociados entre eles. A formulação de objetivos é consensual e participativa.
    • A partir daí, o gerente se compromete a proporcionar apoio, direção e recursos para que o subordinado possa trabalhar eficazmente orientado para o alcance de objetivos. O gerente cobra resultados e garante os meios e recursos (treinamento, habilidades, equipamentos etc.) para que o subordinado possa alcançá-los.
    • O subordinado passa a trabalhar para desempenhar metas e cobra os meios e recursos necessários para alcançar os objetivos.
    • Periodicamente, gerente e subordinado se reúnem para uma avaliação conjunta dos resultados e do alcance dos objetivos.
    • A partir da avaliação conjunta, há uma reciclagem do processo: os objetivos são reavaliados ou redimensionados, bem como os meios e recursos necessários. 

    Eis algumas das principais características da APO, de acordo com a obra de Chiavenato (2014):

    • Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e o seu superior. Aqui ocorre a dimensão dos objetivos e a definição dos prazos.
    • Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição.
    • Interligação entre os vários objetivos departamentais.
    • Ênfase na mensuração e no controle de resultados.
    • Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos.
    • Participação atuante das gerências e dos subordinados.
    • Apoio intensivo do staff.

    Em relação ao estabelecimento de objetivos, Chiavenato (2014, p.230) deixa claro: a APO está fundamentada na definição de objetivos por posições de gerência. Os objetivos podem ser denominados metas, alvos ou finalidades, porém a ideia básica é a mesma: determinar os resultados que o gerente e o subordinado devem alcançar. Os objetivos devem ser quantificados e com prazos definidos."

    Tendo apresentado alguns traços da teoria aqui abordada, vamos às afirmativas:

    • I. incorreta. Na perspectiva da Administração por Objetivos, o gerente formula os objetivos de desempenho para o subordinado. A formulação de objetivos é um processo autoritário e individual, sem o envolvimento das demais partes interessadas, nem mesmo do subordinado. 

    • II. correta. Na perspectiva da Administração por Objetivos, a análise do resultado final permite avaliar o desempenho do gerente e do subordinado, objetivamente. Esse processo é possível comparando os resultados alcançados com os resultados esperados.

    Concluímos disso que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014


ID
5210257
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Compete privativamente à Câmara dos Deputados elaborar seu regimento interno.

II. De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, é dever dos Municípios criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Primeiramente que de acordo com a letra da lei não pode criar distinções entre os mesmos, além do fato de que proíbe a União e não o municipio.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA, após a análise de dois itens. Vejamos:

    I. VERDADEIRO.

    Art. 51, CF. Compete privativamente à Câmara dos Deputados:

    III - elaborar seu regimento interno.

    II. FALSO.

    Art. 5º, CF. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    Art. 12, § 2º, CF. A lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos nesta Constituição.

    Questão totalmente falsa, a Constituição determina a criação de distinções entre brasileiros ou preferências entre si.

    Dito isso:

    B. A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    GABARITO: ALTERNATIVA B.

  • B-A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

  • "A questão exige conhecimento acerca da competência da Câmara dos Deputados e da organização político-administrativa e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    I. Compete privativamente à Câmara dos Deputados elaborar seu regimento interno.

    Verdadeiro. Trata-se de competência privativa da Câmara dos Deputados, nos termos do art. 51, III, CF: Art. 51. Compete privativamente à Câmara dos Deputados: III - elaborar seu regimento interno;

    II. De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, é dever dos Municípios criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si.

    Falso. Não se trata de um dever, mas, sim, de uma vedação. Aplicação do art. 19, II, CF: Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: III - criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si.

    Portanto, o item I é verdadeiro e o item II é falso.

    Gabarito: B"

    COMENTÁRIO FEITO PELO MONITOR DO QCONCURSOS MALU UEDA

  • Pela milésima vez a mesma questão !!!


ID
5210260
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. O bom senso é um aspecto característico do atendimento ao usuário dos serviços públicos, indispensável para quem atende pessoas, pois permite estabelecer os limites do atendimento (levando em consideração o que pode e o que não pode na relação entre quem atende e quem é atendido).

II. No contexto do atendimento ao público, no momento em que o receptor envia sua resposta, ele já atua como emissor de uma nova mensagem. Para que tenhamos sucesso na comunicação, é de fundamental importância que as barreiras (ou ruídos) sejam maximizadas, caso contrário, a comunicação não será efetiva.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Barreiras e ruídos devem ser minimizadas, não maximizadas.


ID
5210263
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. No contexto da comunicação organizacional, código é o produto informacional transmitido.

II. Compete privativamente ao Presidente da República vetar projetos de lei, total ou parcialmente.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Código é constituído por elementos e regras comuns tanto ao emissor quanto ao receptor. O código usado para redigir esta mensagem é a língua portuguesa. Assim, quando falamos ou escrevemos, usamos o código verbal e, quando usamos a arte, a imaginação e a criatividade, é comum o uso do código não verbal (pintura, gestos etc.).

    Gab C

  • Entendi foi nada kk
  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o processo de comunicação organizacional e sobre as competências do Presidente da República em relação ao processo legislativo.

    I. incorreto.

    Para Robbins (2009, p. 233), "O canal é a mídia por onde a mensagem viaja. Ele é selecionado pelo emissor, que deve determinar qual canal é formal e qual é informal. Os canais formais são estabelecidos pela organização e transmitem mensagens que se referem às atividades relacionadas com o trabalho de seus membros. Tradicionalmente, eles seguem a rede de autoridade dentro da organização. Outras formas de mensagem, como as pessoais ou sociais, seguem os canais informais na organização. Estes canais informais são espontâneos e surgem como resposta às escolhas individuais."

    II. correto

    Para o artigo 84 da Constituição Federal temos:

    Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

    V - vetar projetos de lei, total ou parcialmente;

    Sendo assim, concluímos que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    Robbins, Stephen R. Comportamento organizacional. 1. ed. - São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.


ID
5210266
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observada a defesa do consumidor.

II. A cultura organizacional é uma expressão muito comum dentro do contexto dos serviços públicos. Ela se refere ao universo de valores, práticas, crenças, expectativas e normas que são adotados dentro de uma determinada organização.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab: A- As duas afirmativas são verdadeiras.


ID
5210269
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, é dever dos Municípios recusar fé aos documentos públicos.

II. Alguns aspectos característicos do atendimento ao usuário dos serviços públicos são indispensáveis para quem atende pessoas, como a empatia, que é a arte do entendimento, da interação e da expressão facial e corporal.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • empatia é arte da expressao facial? Droga demais


ID
5210272
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. São bens da União os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribuídos, de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

II. O atendimento ao público se realiza a partir de iniciativas que conduzam uma comunicação ineficaz, ineficiente, saudável e, sobretudo, que garantam a satisfação do usuário do serviço público.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Art. 20. São bens da União:

            I - os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribuídos; Verdadeiro

    II - Falso

    Gabarito: Letra B.

  • GABARITO - B

    I - Art. 20. São bens da União:

    I - os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribuídos;

    II - O atendimento ao público se realiza a partir de iniciativas que conduzam uma comunicação eficaz, eficiente, saudável e, sobretudo, que garantam a satisfação do usuário do serviço público.

    Parabéns! Você acertou!

  • A gente erra por uma besteira

  • A questão exigiu conhecimento acerca da Constituição Federal.

    I- Correta. Assertiva em consonância com o art. 20 da CF/88: “São bens da União: I - os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribuídos.”

    II- Incorreta. Ao contrário do alegado na assertiva, o atendimento ao público e a comunicação com o mesmo não deve ser ineficaz nem ineficiente, e sim eficaz e eficiente, em atendimento ao princípio da eficiência consagrado no art. 37 da Constituição Federal: “Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: [...]”

    GABARITO DA MONITORA: “B” (A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa).

  • Olá, pessoal! 

    A questão pede ao candidato que analise duas assertivas a fim de apontar se são verdadeiras ou falsas conforme a Constituição.

    Vejamos:

    I -  Art.20, inciso I. VERDADEIRA;

    II - Assertiva bem direta, por óbvio que o atendimento ao público não deve ser com comunicação ineficaz, ineficiente. FALSA.

    A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa.

    GABARITO LETRA B)
  • Só para não zerar.


ID
5210275
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Proporcionar um atendimento de excelência significa procurar oportunidades de surpreender e cativar o usuário dos serviços públicos de um modo único e inesperado. Com o atendimento de excelência, todos perdem: o usuário, a organização e o servidor.

II. Para proporcionar um atendimento de excelência, é necessário criar uma experiência positiva e inesquecível para cada usuário dos serviços públicos. Deve-se suprir expectativas e satisfazer necessidades, de tal modo que você é visto como alguém com quem é fácil negociar.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5210278
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Alguns aspectos característicos do atendimento ao usuário dos serviços públicos são indispensáveis para quem atende pessoas, como a resiliência, utilizada no momento de administrar reclamações.

II. Compete aos Municípios instituir impostos sobre serviços de qualquer natureza - exceto quando houver vedação legal para casos específicos - de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5210281
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Compete privativamente ao Presidente da República iniciar o processo legislativo, na forma e nos casos previstos na Constituição Federal de 1988.

II. Alguns aspectos característicos do atendimento ao usuário dos serviços públicos são dispensáveis para quem atende pessoas, como a proatividade, sendo uma forma de se antecipar no atendimento da necessidade do usuário dos serviços públicos.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • CF 88

    Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

    III - iniciar o processo legislativo, na forma e nos casos previstos nesta Constituição;

  • Gabarito B

    eu entendo que a II está errada pelo fato de dizer que servidores, como forma de ser proativos, podem dispensar requisitos que estão em lei, isso está errado, o atendimento deve ser estritamente em conformidade com a lei.


ID
5210284
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Para o bom atendimento, é necessário que o serviço atenda a uma real necessidade do usuário, isto é, a informação deve ser exatamente como o usuário espera, deseja ou necessita que ela seja.

II. Capacitar os servidores públicos municipais em relação às práticas e processos de atendimento ao usuário é uma forma de melhorar a qualidade dos serviços prestados ao contribuinte. Nesse contexto, pode-se afirmar corretamente que tais ações de capacitação visam contribuir para um melhor conhecimento sobre os usuários e para a satisfação das suas necessidades e expectativas, assim como contribuir para a manutenção de um elevado nível de qualidade no atendimento ao público.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5210287
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. O esforço e cuidado direcionado ao usuário dos serviços públicos determinará o perfil do profissional que o atende.

II. O processo de comunicação acontece quando um receptor (ou destinatário) emite uma mensagem (ou sinal) ao emissor (também conhecido como remetente). Em seguida, o receptor, ao receber a mensagem, deverá interpretá-la e dar o seu feedback.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • b- A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

  • I - VERDADEIRA

    II - RECEPTOR EMITE E RECEBE ? KKKKK


ID
5210290
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, constitui monopólio da União a pesquisa e a lavra das jazidas de petróleo e gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos.

II. No contexto da comunicação organizacional, emissor ou remetente é o que recebe a mensagem.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5210293
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Todo servidor público que lida com usuários dos serviços públicos municipais, no seu cotidiano, transmite mais confiança e qualidade no desempenho de suas atividades na organização, já que é na relação com o usuário dos serviços que o colaborador tem como transmitir sua lealdade com a instituição.

II. No contexto da comunicação organizacional, canal é a linguagem utilizada na construção da mensagem.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • B- A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

  • CANAL É O MEIO PELO QUAL A MENSAGEM CIRCULA.


ID
5210296
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. No contexto da comunicação organizacional, o receptor ou destinatário é o que emite a mensagem.

II. No contexto das organizações públicas, é preciso eliminar qualquer possibilidade de ruído e, a partir das técnicas de atendimento, evitar uma comunicação que atenda às demandas do usuário dos serviços e dos demais servidores.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • D- As duas afirmativas são falsas.

  • receptor ou destinatário é quem recebe a mensagem.

    Quem transmite a mensagem é o emissor.


ID
5210299
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. De modo geral, o servidor público municipal proativo é aquele que mantém a qualidade de um agente que se antecipa nas diversas tomadas de decisão. Seja com o objetivo de solucionar um problema, de atender um usuário dos serviços ou de criar questões sobre um determinado tema, o fator “antecipação” predomina nas iniciativas de um profissional proativo. Sendo assim, não há necessidade ou exigência do estímulo de outras pessoas.

II. Um princípio para o bom atendimento é a perda da qualidade dos serviços. Manter a qualidade ao longo do tempo leva à redução da confiabilidade por parte do usuário dos serviços públicos.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. De modo geral, o servidor público municipal proativo é aquele que mantém a qualidade de um agente que se antecipa nas diversas tomadas de decisão. Seja com o objetivo de solucionar um problema, de atender um usuário dos serviços ou de criar questões sobre um determinado tema, o fator “antecipação” predomina nas iniciativas de um profissional proativo. Sendo assim, não há necessidade ou exigência do estímulo de outras pessoas. (CERTO)

    II. Um princípio para o bom atendimento é a perda da qualidade dos serviços. Manter a qualidade ao longo do tempo leva à redução da confiabilidade por parte do usuário dos serviços públicos. (ERRADO)

    Gabarito: B


ID
5210302
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Alguns aspectos característicos do atendimento ao usuário dos serviços públicos são indispensáveis para quem atende pessoas, como a comunicação corporal, que deve favorecer o atendimento e reforçar a cordialidade.

II. No atendimento, não é possível exercitar a comunicação e suas diversas possibilidades de proporcionar satisfação de quem atende e de quem é atendido.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. Alguns aspectos característicos do atendimento ao usuário dos serviços públicos são indispensáveis para quem atende pessoas, como a comunicação corporal, que deve favorecer o atendimento e reforçar a cordialidade. (CERTO)

    II. No atendimento, não é possível exercitar a comunicação e suas diversas possibilidades de proporcionar satisfação de quem atende e de quem é atendido. (ERRADO)

    Gabarito: B


ID
5210305
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A Ética Organizacional funciona como um componente que desqualifica a gestão e o relacionamento com os parceiros, as instituições públicas, os fornecedores e, sobretudo, os usuários dos serviços públicos com os quais estabelecem uma relação.

II. Constitui monopólio da União a refinação do petróleo nacional ou estrangeiro, de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5210308
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. A percepção do usuário dos serviços sobre a instituição pública poderá sofrer mudanças, dependendo do atendimento recebido. Assim, um atendimento de qualidade poderá favorecer a construção de uma imagem positiva sobre o usuário. Ao mesmo tempo, um atendimento de baixa qualidade reduzirá o conceito que o usuário possui sobre a instituição pública.

II. O atendimento é um conjunto de ações que despreza o usuário dos serviços públicos, ou seja, é preciso compreender que atender adequadamente o cidadão é uma oportunidade de atingir a excelência no atendimento.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. A percepção do usuário dos serviços sobre a instituição pública poderá sofrer mudanças, dependendo do atendimento recebido. Assim, um atendimento de qualidade poderá favorecer a construção de uma imagem positiva sobre o usuário. Ao mesmo tempo, um atendimento de baixa qualidade reduzirá o conceito que o usuário possui sobre a instituição pública. (CERTO)

    Não sei porque está considerado como errado. Talvez o erro esteja na parte "(...) poderá favorecer a construção de uma imagem positiva sobre o usuário (...)". A "imagem positiva" seria sobre a empresa??

    II. O atendimento é um conjunto de ações que despreza o usuário dos serviços públicos, ou seja, é preciso compreender que atender adequadamente o cidadão é uma oportunidade de atingir a excelência no atendimento. (ERRADO)

    Gabarito: D

  • Algo de errado não está certo.

  • A imagem positiva é sobre a empresa e não sobre o usuário


ID
5210311
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. A responsabilidade de quem atende o público é grande, pois representa toda a instituição que oferta um serviço, de maneira que só afeta o aspecto individual do profissional que atende.

II. O foco no usuário dos serviços públicos é um princípio para o bom atendimento. Ao seguir esse princípio, o servidor estará contribuindo para a insatisfação do usuário com a qualidade dos serviços prestados.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. A responsabilidade de quem atende o público é grande, pois representa toda a instituição que oferta um serviço, de maneira que só afeta o aspecto individual (afeta toda a instituição) do profissional que atende. (ERRADO)

    II. O foco no usuário dos serviços públicos é um princípio para o bom atendimento. Ao seguir esse princípio, o servidor estará contribuindo para a insatisfação (satisfação) do usuário com a qualidade dos serviços prestados. (ERRADO)

    Gabarito: D

  • GABARITO D, galerinhaaa


ID
5210314
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Se Brenda recebeu um aumento salarial de 4% e seu salário passou a ser R$ 478,4, então o valor anterior da sua remuneração era de R$ 442.

II. O saguão de um hotel possui área total de 2400m² e foi dividido em 30 partes iguais. Assim, é possível afirmar que, após a divisão, cada parte possui 80m².

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I) 4% de 442 = 17,68 ( multiplica tudo e volta duas casas (divide por 100), porcentagem é sempre assim 442 x 4 = 1.768 voltando duas casas para a esquerda dá 17,68)

    442 + 17,68 = 459,68 Afirmativa I é falsa.

    II) Só dividir 2.400 por 30 = 80 m2 Afirmativa verdadeira

    Letra C

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Matemática e o assunto inerente à porcentagem, à regra de 3 (três) e à divisão dos números.

    Tal questão apresenta 2 (dois) itens, devendo estes serem julgados como verdadeiros ou falsos.

    Resolvendo a questão

    Item I) Se Brenda recebeu um aumento salarial de 4% e seu salário passou a ser R$ 478,4, então o valor anterior da sua remuneração era de R$ 442.

    Considerando que o salário de R$ 478,4 (após aumento de 4%) corresponde a 104%, em relação ao valor inicial da remuneração, e que tal valor inicial da remuneração corresponde a 100%, então, para se calcular o valor, em reais, referente a esse valor inicial da remuneração, deve ser feita a seguinte regra de 3 (três):

    R$ 478,4 ------ 104%

    R$ x ------------ 100%

    Fazendo a multiplicação em cruz, tem-se o seguinte:

    x * 104 = 478,4 * 100

    104x = 47.840

    x = 47.840/104

    x = R$ 460,00.

    Logo, o item “I” é falso, já que o valor anterior da remuneração de Brenda (valor inicial) era igual a R$ 460,00, e não R$ 442,00.

    Item II) O saguão de um hotel possui área total de 2.400 m² e foi dividido em 30 partes iguais. Assim, é possível afirmar que, após a divisão, cada parte possui 80 m².

    Fazendo-se a seguinte divisão, é possível verificar se a afirmação acima procede ou não:

    2.400/30 = 80 m².

    Logo, o item “II” é verdadeiro.

    Gabarito: letra "c".


ID
5210317
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. O resultado da expressão 10-(8:2)+3 é 17.

II. Se uma piscina em formato retangular possui dimensões iguais a 20m, 31m, e 106m, então o seu volume será igual a 61.720m³.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Matemática e o assunto inerente a expressões matemáticas e ao volume do paralelepípedo.

    Tal questão apresenta 2 (dois) itens, devendo estes serem julgados como verdadeiros ou falsos.

    Resolvendo a questão

    Item I) O resultado da expressão 10 - (8:2) + 3 é 17.

    Frisa-se que a ordem padrão das operações matemáticas é a seguinte:

    1 - Parênteses.

    2 - Expoente.

    3 - Multiplicação e Divisão.

    4 - Adição e Subtração.

    Resolvendo a expressão 10 - (8:2) + 3, tem-se o seguinte:

    10 - (8/2) + 3 =

    10 - 4 + 3 =

    6 + 3 =

    9.

    Logo, o item “I” é falso.

    Item II) Se uma piscina em formato retangular possui dimensões iguais a 20 m, 31 m, e 106 m, então o seu volume será igual a 61.720 m³.

    A fórmula, para se calcular o volume do paralelepípedo, é a seguinte:

    V = c * h * l.

    Vale salientar o seguinte:

    - V representa o volume do paralelepípedo;

    - c representa o comprimento do paralelepípedo;

    - h representa a altura do paralelepípedo;

    - l representa a largura do paralelepípedo.

    Considerando que o comprimento (c), a altura (h) e a largura (l) do paralelepípedo são iguais a, respectivamente, 20 m, 31 m e 106 m, então, tem-se o seguinte valor referente ao volume:

    V = c * h * l, sendo que c = 20, h = 31 e l = 106

    V = 20 * 31 * 106

    V = 65.720 m³.

    Logo, o item “II” é falso.

    Gabarito: letra "d".


ID
5210320
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Iranildo leu um manuscrito em 11 dias, lendo 65 páginas por dia. Se tivesse lido 11 páginas por dia, teria concluído a leitura desse manuscrito em menos de 50 dias.

II. Se Francielle recebeu um bônus salarial de 4,5% e seu salário passou a ser R$ 543,4, então o valor anterior da sua remuneração, sem o bônus, era de R$ 502.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Matemática e o assunto inerente à porcentagem, à regra de 3 (três), à divisão e à multiplicação dos números.

    Tal questão apresenta 2 (dois) itens, devendo estes serem julgados como verdadeiros ou falsos.

    Resolvendo a questão

    Item I) Iranildo leu um manuscrito em 11 dias, lendo 65 páginas por dia. Se tivesse lido 11 páginas por dia, teria concluído a leitura desse manuscrito em menos de 50 dias.

    Inicialmente, deve ser feita a seguinte multiplicação, para se encontrar a quantidade total de páginas do livro:

    11 * 65 = 715 páginas.

    Logo, sabendo que o livro possui, ao todo, 715 páginas, para se descobrir em quantos dias Iranildo leria todo o livro, se ele lesse 11 páginas por dia, deve ser feita a seguinte divisão:

    715/11 = 65 dias.

    Logo, o item “I” é falso, já que, se Iranildo ler 11 páginas por dia do livro, o qual possui, ao todo, 715 páginas, ele irá ler todo esse livro em 65 dias, ou seja, ele irá demorar mais de 50 das.

    Item II) Se Francielle recebeu um bônus salarial de 4,5% e seu salário passou a ser R$ 543,4, então o valor anterior da sua remuneração, sem o bônus, era de R$ 502.

    Considerando que o salário de R$ 543,4 (após aumento de 4,5%) corresponde a 104,5%, em relação ao valor inicial da remuneração, e que tal valor inicial da remuneração corresponde a 100%, então, para se calcular o valor, em reais, referente a esse valor inicial da remuneração, deve ser feita a seguinte regra de 3 (três):

    R$ 543,4 ------ 104,5%

    R$ x ------------ 100%

    Fazendo a multiplicação em cruz, tem-se o seguinte:

    x * 104,5 = 543,4 * 100

    104,5x = 54.340

    x = 54.340/104,5

    x = R$ 520,00.

    Logo, o item “II” é falso, já que, o valor anterior da remuneração de Francielle, sem o bônus, era de R$ 520,00 e não R$ 502,00.

    Gabarito: letra "d".


ID
5210323
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Se um aquário em formato retangular possui dimensões iguais a 16m, 25m, e 116m, então o seu volume será igual a 46.400m³.

II. Se Felipe nasceu em 1973, então ele completará 67 anos em 2040.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Matemática e o assunto inerente ao volume do paralelepípedo e à interpretação de problemas numéricos.

    Tal questão apresenta 2 (dois) itens, devendo estes serem julgados como verdadeiros ou falsos.

    Resolvendo a questão

    Item I) Se um aquário em formato retangular possui dimensões iguais a 16 m, 25 m, e 116 m, então o seu volume será igual a 46.400 m³.

    A fórmula, para se calcular o volume do paralelepípedo, é a seguinte:

    V = c * h * l.

    Vale salientar o seguinte:

    - V representa o volume do paralelepípedo;

    - c representa o comprimento do paralelepípedo;

    - h representa a altura do paralelepípedo;

    - l representa a largura do paralelepípedo.

    Considerando que o comprimento (c), a altura (h) e a largura (l) do paralelepípedo são iguais a, respectivamente, 16 m, 25 m e 116 m, então, tem-se o seguinte valor referente ao volume:

    V = c * h * l, sendo que c = 16, h = 25 e l = 116

    V = 16 * 25 * 116

    V = 46.400 m³.

    Logo, o item “I” é verdadeiro.

    Item II) Se Felipe nasceu em 1973, então ele completará 67 anos em 2040.

    Fazendo-se a seguinte subtração, é possível verificar se a afirmação acima procede ou não:

    2.040 - 1.973 = 67.

    Logo, o item “II” é verdadeiro.

    Gabarito: letra "a".


ID
5210326
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I.Elaine recebeu um auxílio de custo equivalente a um acréscimo de 5% sobre o seu salário, o qual passou a ser de R$ 609. Assim, é correto afirmar que o valor anterior da sua remuneração, sem considerar o auxílio de custo, era de R$ 580.

II. Um terreno possui área total de 2133m² e foi dividido em 27 partes iguais. Assim, é possível afirmar que, após a divisão, cada parte possui 79m².

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I) 5% de 580 = 29 (você pode fazer 5 x 580 = 2.900 e voltar duas casas para a esquerda, que dá 29

    ou pode tirar 10% de 580 = 58 depois dividir por 2 = 29)

    salário 580 + 29 = 609

    II) É só dividir 2.133 por 27 = 79 m2

    As duas afirmativas estão corretas, resposta letra A.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Matemática e o assunto inerente à porcentagem, à regra de 3 (três) e à divisão dos números.

    Tal questão apresenta 2 (dois) itens, devendo estes serem julgados como verdadeiros ou falsos.

    Resolvendo a questão

    Item I) Elaine recebeu um auxílio de custo equivalente a um acréscimo de 5% sobre o seu salário, o qual passou a ser de R$ 609. Assim, é correto afirmar que o valor anterior da sua remuneração, sem considerar o auxílio de custo, era de R$ 580.

    Considerando que o salário de R$ 609,00 (após acréscimo de 5%) corresponde a 105%, em relação ao valor inicial da remuneração, e que tal valor inicial da remuneração corresponde a 100%, então, para se calcular o valor, em reais, referente a esse valor inicial da remuneração, deve ser feita a seguinte regra de 3 (três):

    R$ 609,00 ------ 105%

    R$ x ------------ 100%

    Fazendo a multiplicação em cruz, tem-se o seguinte:

    x * 105 = 609 * 100

    105x = 60.900

    x = 60.900/105

    x = R$ 580,00.

    Logo, o item “I” é verdadeiro.

    Item II) Um terreno possui área total de 2133 m² e foi dividido em 27 partes iguais. Assim, é possível afirmar que, após a divisão, cada parte possui 79 m².

    Fazendo-se a seguinte divisão, é possível verificar se a afirmação acima procede ou não:

    2.133/27 = 79 m².

    Logo, o item “II” é verdadeiro.

    Gabarito: letra "a".


ID
5210329
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O QUE FALTA AO BRASIL?
Se no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM fosse pedido aos examinandos uma redação sobre ‘O que falta no Brasil?’, os textos resultantes possivelmente constituiriam uma gigantesca coleção de listas em que estariam explicitados processos/produtos que vergonhosamente encontram-se ausentes entre nós. Essa mega-listagem poderia ser subdividida em listas diversas: o que falta na educação, saúde pública, segurança, economia, política, agricultura, indústria, mídia, tecnologia, nas artes, ciências e relações inter-poderes.
Poderíamos reunir, em uma lista, o que falta para a superação da fome, da pobreza, da miséria, da falta de habitações populares. Quanto à formação individual, compilaríamos uma lista de valores de que somos carentes: respeito, honestidade, integridade, espiritualidade. No universo de redações analisadas, encontraríamos exemplos de Cidadania Imaginativa: partidos políticos que priorizassem as necessidades de saúde (Partido pela Saúde do Povo?), de corresponsabilidade ambiental (Partido pela Dignidade Ambiental?). Assim, o oceano de ideias apresentadas nessas redações contribuiria para desenvolver nosso senso crítico com a devida humildade: adultos acolheriam sugestões de jovens, engajados em melhorar as condições de vida de nosso povo, em contribuir para uma verdadeira BRASILidade.
O que falta ao Brasil? Reflita e dê uma resposta formativa, caro(a) leitor(a). Além de criar sua lista, formule e implemente soluções que ajudem a TRANSformar nosso país. O que falta ao Brasil para ir além da Ordem e Progresso? PLURI-DIGNIDADE. Uma DIGNIsaúde, uma DIGNeducação, uma DIGNIpolítica, uma DIGNIvida comunitária. Continue, leitor, explorando a pluridimensionalidade da dignidade no contexto brasileiro atual.

(Francisco Gomes de Matos. Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/).

Com base no texto 'O QUE FALTA AO BRASIL?', leia as afirmativas a seguir:
I. Em “O que falta ao Brasil para ir além da Ordem e Progresso?”, há referência a uma frase externa ao texto que compromete o sentido pragmático da pergunta, caso o leitor não recupere a informação em sua memória.

II. As letras maiúsculas em “TRANSformar” foram usadas para dar realce ao prefixo que significa, no contexto, negação.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B


ID
5210335
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O QUE FALTA AO BRASIL?
Se no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM fosse pedido aos examinandos uma redação sobre ‘O que falta no Brasil?’, os textos resultantes possivelmente constituiriam uma gigantesca coleção de listas em que estariam explicitados processos/produtos que vergonhosamente encontram-se ausentes entre nós. Essa mega-listagem poderia ser subdividida em listas diversas: o que falta na educação, saúde pública, segurança, economia, política, agricultura, indústria, mídia, tecnologia, nas artes, ciências e relações inter-poderes.
Poderíamos reunir, em uma lista, o que falta para a superação da fome, da pobreza, da miséria, da falta de habitações populares. Quanto à formação individual, compilaríamos uma lista de valores de que somos carentes: respeito, honestidade, integridade, espiritualidade. No universo de redações analisadas, encontraríamos exemplos de Cidadania Imaginativa: partidos políticos que priorizassem as necessidades de saúde (Partido pela Saúde do Povo?), de corresponsabilidade ambiental (Partido pela Dignidade Ambiental?). Assim, o oceano de ideias apresentadas nessas redações contribuiria para desenvolver nosso senso crítico com a devida humildade: adultos acolheriam sugestões de jovens, engajados em melhorar as condições de vida de nosso povo, em contribuir para uma verdadeira BRASILidade.
O que falta ao Brasil? Reflita e dê uma resposta formativa, caro(a) leitor(a). Além de criar sua lista, formule e implemente soluções que ajudem a TRANSformar nosso país. O que falta ao Brasil para ir além da Ordem e Progresso? PLURI-DIGNIDADE. Uma DIGNIsaúde, uma DIGNeducação, uma DIGNIpolítica, uma DIGNIvida comunitária. Continue, leitor, explorando a pluridimensionalidade da dignidade no contexto brasileiro atual.

(Francisco Gomes de Matos. Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/).

Com base no texto 'O QUE FALTA AO BRASIL?', leia as afirmativas a seguir:
I. Em “Reflita e dê”, as formas verbais se encontram no modo indicativo.

II. Em “Reflita e dê”, há marcas linguísticas instrucionais que sugerem tempo decorrido.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5210338
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O QUE FALTA AO BRASIL?
Se no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM fosse pedido aos examinandos uma redação sobre ‘O que falta no Brasil?’, os textos resultantes possivelmente constituiriam uma gigantesca coleção de listas em que estariam explicitados processos/produtos que vergonhosamente encontram-se ausentes entre nós. Essa mega-listagem poderia ser subdividida em listas diversas: o que falta na educação, saúde pública, segurança, economia, política, agricultura, indústria, mídia, tecnologia, nas artes, ciências e relações inter-poderes.
Poderíamos reunir, em uma lista, o que falta para a superação da fome, da pobreza, da miséria, da falta de habitações populares. Quanto à formação individual, compilaríamos uma lista de valores de que somos carentes: respeito, honestidade, integridade, espiritualidade. No universo de redações analisadas, encontraríamos exemplos de Cidadania Imaginativa: partidos políticos que priorizassem as necessidades de saúde (Partido pela Saúde do Povo?), de corresponsabilidade ambiental (Partido pela Dignidade Ambiental?). Assim, o oceano de ideias apresentadas nessas redações contribuiria para desenvolver nosso senso crítico com a devida humildade: adultos acolheriam sugestões de jovens, engajados em melhorar as condições de vida de nosso povo, em contribuir para uma verdadeira BRASILidade.
O que falta ao Brasil? Reflita e dê uma resposta formativa, caro(a) leitor(a). Além de criar sua lista, formule e implemente soluções que ajudem a TRANSformar nosso país. O que falta ao Brasil para ir além da Ordem e Progresso? PLURI-DIGNIDADE. Uma DIGNIsaúde, uma DIGNeducação, uma DIGNIpolítica, uma DIGNIvida comunitária. Continue, leitor, explorando a pluridimensionalidade da dignidade no contexto brasileiro atual.

(Francisco Gomes de Matos. Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/).

Com base no texto 'O QUE FALTA AO BRASIL?', leia as afirmativas a seguir:
I. O termo “vergonhosamente” revela certa polaridade de julgamento em relação a processos/produtos.

II. No fragmento “Continue, leitor, explorando...”, a palavra entre vírgulas tem função sintática de objeto direto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito da Banca (B)

    ------------------------------------

    I. O termo “vergonhosamente” revela certa polaridade de julgamento em relação a processos/produtos.

    R.: Posso ter compreendido errado, mas a palavra "vergonhosamente" é um julgamento, opinião, do leitor em relação ao fato desses "processos/produtos" estarem ausentes entre nós, mas não em relação aos próprios "processos/produtos" em si.

    • (...) listas em que estariam explicitados processos/produtos que vergonhosamente encontram-se ausentes entre nós.
    • Isso encontram-se ausentes entre nós, de forma vergonhosa.

    Tudo bem que pede uma avaliação semântica e não morfossintática, porém o advérbio não modifica um termo substantivo. Assim sendo, interpretei que "vergonhosamente" revela uma certa polaridade de julgamento em relação à ausência dos "processos/produtos", não deles em si.

    NÃO TOMEM ESSE COMENTÁRIO COMO ABSOLUTO, AGUARDEM O PARECER DE UM COLEGA EXPERTO EM PORTUGUÊS.

    ------------------------------------

    II. No fragmento “Continue, leitor, explorando...”, a palavra entre vírgulas tem função sintática de objeto direto.

    R.: Falso. "Leitor" é no caso um vocativo.

    • "Continue, você, explorando..."

    ---------------------------------------

    Boa sorte e bons estudos.

  • Se essa fosse CESPE ficaria em branco.

  • Gab : B. Vergonhosamente é a opinião expressada pelo autor.

    Na II leitor é vocativo, na sintaxe os termos isolados por vigílias ou são vocativos ou apostos.


ID
5210341
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O QUE FALTA AO BRASIL?
Se no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM fosse pedido aos examinandos uma redação sobre ‘O que falta no Brasil?’, os textos resultantes possivelmente constituiriam uma gigantesca coleção de listas em que estariam explicitados processos/produtos que vergonhosamente encontram-se ausentes entre nós. Essa mega-listagem poderia ser subdividida em listas diversas: o que falta na educação, saúde pública, segurança, economia, política, agricultura, indústria, mídia, tecnologia, nas artes, ciências e relações inter-poderes.
Poderíamos reunir, em uma lista, o que falta para a superação da fome, da pobreza, da miséria, da falta de habitações populares. Quanto à formação individual, compilaríamos uma lista de valores de que somos carentes: respeito, honestidade, integridade, espiritualidade. No universo de redações analisadas, encontraríamos exemplos de Cidadania Imaginativa: partidos políticos que priorizassem as necessidades de saúde (Partido pela Saúde do Povo?), de corresponsabilidade ambiental (Partido pela Dignidade Ambiental?). Assim, o oceano de ideias apresentadas nessas redações contribuiria para desenvolver nosso senso crítico com a devida humildade: adultos acolheriam sugestões de jovens, engajados em melhorar as condições de vida de nosso povo, em contribuir para uma verdadeira BRASILidade.
O que falta ao Brasil? Reflita e dê uma resposta formativa, caro(a) leitor(a). Além de criar sua lista, formule e implemente soluções que ajudem a TRANSformar nosso país. O que falta ao Brasil para ir além da Ordem e Progresso? PLURI-DIGNIDADE. Uma DIGNIsaúde, uma DIGNeducação, uma DIGNIpolítica, uma DIGNIvida comunitária. Continue, leitor, explorando a pluridimensionalidade da dignidade no contexto brasileiro atual.

(Francisco Gomes de Matos. Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/).

Com base no texto 'O QUE FALTA AO BRASIL?', leia as afirmativas a seguir:
I. No fragmento “Continue, leitor, explorando...”, há um verbo no particípio passado.

II. A palavra PLURI-DIGNIDADE foi usada em letras maiúsculas para ter destaque como resposta à pergunta formulada pelo próprio autor.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • particípio é o verbo terminado em ado/ido

    a saber: vendido, havia sido, conferido, entre outros.


ID
5211061
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O QUE FALTA AO BRASIL?
Se no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM fosse pedido aos examinandos uma redação sobre ‘O que falta no Brasil?’, os textos resultantes possivelmente constituiriam uma gigantesca coleção de listas em que estariam explicitados processos/produtos que vergonhosamente encontram-se ausentes entre nós. Essa mega-listagem poderia ser subdividida em listas diversas: o que falta na educação, saúde pública, segurança, economia, política, agricultura, indústria, mídia, tecnologia, nas artes, ciências e relações inter-poderes.
Poderíamos reunir, em uma lista, o que falta para a superação da fome, da pobreza, da miséria, da falta de habitações populares. Quanto à formação individual, compilaríamos uma lista de valores de que somos carentes: respeito, honestidade, integridade, espiritualidade. No universo de redações analisadas, encontraríamos exemplos de Cidadania Imaginativa: partidos políticos que priorizassem as necessidades de saúde (Partido pela Saúde do Povo?), de corresponsabilidade ambiental (Partido pela Dignidade Ambiental?). Assim, o oceano de ideias apresentadas nessas redações contribuiria para desenvolver nosso senso crítico com a devida humildade: adultos acolheriam sugestões de jovens, engajados em melhorar as condições de vida de nosso povo, em contribuir para uma verdadeira BRASILidade.
O que falta ao Brasil? Reflita e dê uma resposta formativa, caro(a) leitor(a). Além de criar sua lista, formule e implemente soluções que ajudem a TRANSformar nosso país. O que falta ao Brasil para ir além da Ordem e Progresso? PLURI-DIGNIDADE. Uma DIGNIsaúde, uma DIGNeducação, uma DIGNIpolítica, uma DIGNIvida comunitária. Continue, leitor, explorando a pluridimensionalidade da dignidade no contexto brasileiro atual.

(Francisco Gomes de Matos. Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/).

Com base no texto 'O QUE FALTA AO BRASIL?', leia as afirmativas a seguir:
I. Em “Reflita e dê”, as formas verbais se encontram no imperfeito do subjuntivo.

II. Os neologismos DIGNIsaúde, DIGNeducação, DIGNIpolítica e DIGNIvida apresentam em sua constituição o radical da palavra “dignidade”.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O radical seria até DIGN ou DIGNI ;;;;;;;;;;;;

  • Gab: C

  • *reflita e dê* encontra-se no imperativo, ou seja indica uma ordem ,um pedido....

    Subjuntivo= indica dúvida

    Imperativo= indica certeza

  • "Reflita" e "Dê" são verbos empregados no presente do subjuntivo, o qual é o famoso tempo da Maria.

    Maria quer que eu reflita.

    Maria quer que eu dê.

  • KKKKKKKKKKKKKKK ESSA BANCA É UMA ONDA

  • O radical é apenas DIGN, ali está escrito DIGNI, mas tudo bem né, fazer o que

  • Eu tento, mas não consigo entender como DIGNI pode ser o radical da palavra DIGNIDADE. Não concordo com esta questão.