SóProvas



Prova ADM&TEC - 2020 - Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE - Professor de Geografia


ID
5136451
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Uma usina nuclear é uma instalação construída para produzir energia elétrica a partir de materiais orgânicos inertes. A energia nuclear é uma alternativa às limitações de fontes naturais, como rios (energia hidrelétrica), carvão, gás e petróleo. Existem alguns problemas no que diz respeito aos possíveis impactos ambientais e sociais, se houver acidentes em uma usina de energia nuclear, assim como a destinação do material orgânico já usado, que é extremamente poluente.


II. Os planaltos sedimentares são formados por rochas sedimentares, o que resultou da elevação das regiões de bacias sedimentares provocada por agentes endógenos de modificação do relevo (exemplo: tectonismo). As rochas sedimentares, por sua vez, são rochas formadas através da deposição, e consequente cimentação ou consolidação de fragmentos provenientes de material mineral ou material orgânico (ou a mistura de ambos).


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO TOTALMENTE MAL FEITA.

  • Questão ruim. Agentes endógenos criam relevo. Agentes exógenos é que irão modificá-los.
  • Não há nada de errado na questão, ela apenas exige que a pessoa entenda a matéria no lugar de decorar. Quem só decorou um verbete de livro e não uniu/absorveu os conhecimentos, vai, de fato, achar que está errada.

    1) O erro está no uso de matéria orgânica, a reação nuclear é diferente de uma reação química, na reação nuclear um átomo recebe energia suficiente para se transformar em outro, tornando-se radioativo. O controle artificial dessa interação é o que gera energia na forma de calor, não se trata da formação de uma cadeia longa de carbono, ou nada do tipo. Caso ainda houvesse dúvidas é só lembrar que o elemento radioativo mais comentado na mídia, urânio, por ex, é inorgânico.

    2) Não há erro. Criar/ modificar/transformar, são palavras que se relacionam, é necessário entender o que está sendo dito, entender a matéria, o conceito e não se focar em decorar palavras, tanto que muitos livros se referem aos agentes endógenos como formadores e transformadores do relevo.

    Os agentes endógenos elevam. Se trata de uma força que vem de dentro da terra, seja por movimento do magma, ou por pressão, diferença de temperatura, movimentos orogenéticos e tudo mais, ela vem de dentro, portanto, empurra, eleva, soergue estruturas.

    Ora, se algo estava num nível e foi levantado, você concorda que houve uma modificação do que era antes com a formação dessa nova estrutura? Então, agentes endógenos formam e transformam o relevo.

    Agora, repare na diferença:

    "Aqui era plano, há muito tempo atrás virou uma elevação e hoje em dia é plano novamente."

    Nós temos um espaço geográfico, houve a ação de agentes endógenos que o soergueram e modificaram o que antes era plano, se passaram anos sem que outro evento endógeno ocorresse, esse relevo ficou sob ação dos agentes exógenos que foram moldando/modificando/transformando/lapidando/erodindo/esculpindo, aquela estrutura até que ela voltasse a ser como é nos dias atuais, no caso do exemplo fictício, em especial, plano.( Percebe o tanto de palavras que podem entrar ali sem problema algum, ou erro algum de conceito?)

    Outro ponto importante, que na verdade cai na mesma questão de entender sem decorar, é que agentes levam esse nome pq, de fato, são entidades que vão agir.

    Assim, Agentes exógenos é o nome que se dá ao conjunto de entidades externas que tem potencial de agir no desgaste e sedimentação de um solo/estrutura.( Vento, água, seres vivos...)

    E, Agentes endógenos é o nome que se dá ao conjunto de entidades internas que tem potencial de causar enrugamento na superfície.(Tectonismo, vulcanismo...)

    Enfim, tanto os agentes endógenos quanto os exógenos são modificadores de relevo, a palavra modificar não causa problema algum, o que é importante entender é que um é um agente interno (endo) e o outro é um agente externo (exo), ou seja, um soergue e outro lapida.

  • Isso não foi uma justificativa da questão não. Isso aí foi uma aula que Paula deu!!


ID
5136454
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. O PPP ou Projeto Político Pedagógico é uma ação pedagógica que deve partir de um objetivo geral e de um conjunto de objetivos específicos que visam a alcançar metas, sobretudo, que venham a elevar o desempenho escolar dos/as estudantes em determinada área de conhecimento, causando mudanças conceituais e comportamentais nestes, e cumprindo com a função social da escola.


II. O Projeto Político Pedagógico, na perspectiva de Libâneo, é um documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. O PPP ou Projeto Político Pedagógico é uma ação pedagógica que deve partir de um objetivo geral e de um conjunto de objetivos específicos que visam a alcançar metas, sobretudo, que venham a elevar o desempenho escolar dos/as estudantes em determinada área de conhecimento, causando mudanças conceituais e comportamentais nestes, e cumprindo com a função social da escola. (CORRETO)

    II. O Projeto Político Pedagógico, na perspectiva de Libâneo, é um documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar. (CORRETO)

    GABARITO A


ID
5136457
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. A elaboração do Projeto Político Pedagógico deve partir da concepção de educação que se constituirá como referencial teórico para todos os tópicos do documento, norteando os procedimentos, os processos, as atividades, a organização administrativa, pedagógica e curricular e a rotina que envolve tempo e espaços do ambiente escolar.


II. O Plano de Intervenção Pedagógica deve estar centrado no desempenho escolar dos estudantes, tendo como base de análise os indicadores educacionais internos e externos, ignorando as dificuldades que a equipe pedagógica possui, os objetivos da instituição e o protagonismo de educandos/as e educadores/as.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. A elaboração do Projeto Político Pedagógico deve partir da concepção de educação que se constituirá como referencial teórico para todos os tópicos do documento, norteando os procedimentos, os processos, as atividades, a organização administrativa, pedagógica e curricular e a rotina que envolve tempo e espaços do ambiente escolar. (CORRETO)

    II. O Plano de Intervenção Pedagógica deve estar centrado no desempenho escolar dos estudantes, tendo como base de análise os indicadores educacionais internos e externos,(LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS DIFICULDADES QUE A EQUIPE PEDAGÓGICA POSSUI ) ignorando as dificuldades que a equipe pedagógica possui, os objetivos da instituição e o protagonismo de educandos/as e educadores/as.

    GABARITO

    B


ID
5136460
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Dentre as dimensões da gestão escolar, a dimensão pedagógica é a que melhor encaminha as ações diretamente relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem e envolve uma variedade de reflexões e tomada de decisões que orientam o projeto que a escola necessariamente precisa desenvolver.


II. Para toda ação ou projeto educativo é mister a definição das concepções, dos conceitos e dos princípios, os quais nortearão o trabalho da escola, ignorando o que a comunidade escolar entende sobre a educação, a função da escola, a concepção de aprendizagem, de ensino e de avaliação, além da formação que se pretende assegurar aos/às estudantes.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5136463
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. O PPP ou Projeto Político Pedagógico é um instrumento orientador que toda instituição de ensino tem a responsabilidade de elaborar e executar, conforme dispõe o artigo 12, da Lei nº 9.394, de 1996. Ele deve estabelecer as intenções e estratégias para o processo pedagógico a ser desenvolvido na escola. É uma ação pedagógica e política, que envolve todos os membros do corpo escolar.


II. O Projeto Político Pedagógico assegura à comunidade escolar a autonomia pedagógica no desenvolvimento das ações do cotidiano escolar e seus objetivos para alcance a curto, médio e longo prazo.


Marque a alternativa CORRETA:



Alternativas

ID
5136466
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Contra o servidor estagiário que obtiver em 2 (duas) avaliações de desempenho o conceito de insuficiente, entendido este como a obtenção de pontuação geral inferior a 50% (cinquenta por cento) do limite fixado no artigo 32 da Lei Complementar n° 005 de 2018, do município de Santa Maria da Boa Vista (PE), é aberto um processo administrativo que poderá resultar na sua exoneração, conforme o artigo 45 dessa mesma lei.


II. A confirmação no cargo do servidor aprovado nas avaliações no período de estágio probatório é automática, observado o disposto nos artigos 45, 46 e 47 da Lei Complementar n° 005 de 2018, do município de Santa Maria da Boa Vista (PE), dispensado o ato solene circunstanciado em Portaria.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5136469
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. A Lei Complementar n° 005 de 2018, do município de Santa Maria da Boa Vista (PE), regulamenta os fatores, os métodos, os conceitos e os cálculos para a verificação dos critérios e avaliações de desempenho destinada a apurar a eficiência e a adequação do servidor municipal em estágio probatório.


II. A efetividade da apuração dos critérios e da avaliação do estágio probatório está condicionada ao conhecimento prévio pelos servidores dos fatores e ciência do resultado de cada avaliação, segundo o artigo 44, Parágrafo Único, da Lei Complementar n° 005 de 2018, do município de Santa Maria da Boa Vista (PE).


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5136472
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. O recurso contra a decisão que considerar o servidor inabilitado no estágio probatório deve ser dirigido ao Chefe do poder executivo, que poderá solicitar a reconsideração da decisão pela Comissão de Avaliação e Desempenho, ou homologá-la, no prazo improrrogável de 15 (quinze) dias, a contar da data de protocolo do recurso, como disposto no artigo 48 da Lei Complementar n° 005 de 2018, do município de Santa Maria da Boa Vista (PE).


II. Procedida a 5ª (quinta) avaliação de desemprenho, nos moldes do artigo 27, V, da Lei Complementar n° 005 de 2018, do município de Santa Maria da Boa Vista (PE), o desempenho de servidor em estágio probatório é apreciado pela Comissão de Avaliação de Desempenho, que elabora parecer conclusivo pela sua habilitação ou inabilitação, 30 (trinta) dias após o período de 3 (três) anos de que trata o artigo 22 dessa lei, com tempo hábil para a formalização e a oportunidade de recursos cabíveis.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5136475
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Em qualquer avaliação de desempenho, com exceção da 1ª (primeira), o servidor estagiário que não obtiver pelo menos 25% da pontuação geral do limite fixado no artigo 32 da Lei Complementar n° 005 de 2018, do município de Santa Maria da Boa Vista (PE), é considerado reprovado, independente de outras avaliações, e deverá ser aberto processo administrativo que pode levar à exoneração, conforme disposto no artigo 46 dessa lei.


II. O servidor interessado deve tomar ciência da decisão da Comissão de Avaliação de Desempenho sobre o parecer conclusivo pela sua habilitação ou inabilitação em função do período de estágio probatório, sendo-lhe concedido prazo improrrogável de 30 (trinta) dias, a contar da comunicação, para apresentação de recurso contra a decisão desfavorável, como se pode observar no artigo 47, Parágrafo Único, da Lei Complementar n° 005 de 2018, do município de Santa Maria da Boa Vista (PE).


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5136478
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. É dever do Estado assegurar às crianças e aos adolescentes do Brasil o atendimento no Ensino Fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde, conforme disposto no artigo 54. inciso VII, da lei nº 8.069, de 1990.


II. Os dirigentes de estabelecimentos brasileiros de Ensino Fundamental devem comunicar ao Conselho Tutelar os casos de maus-tratos envolvendo seus alunos; de reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, quando esgotados os recursos escolares; assim como os de elevados níveis de repetência, como determina o artigo 56, incisos I ao III, da lei nº 8.069, de 1990.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento sobre a Lei 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem:

    I. É dever do Estado assegurar às crianças e aos adolescentes do Brasil o atendimento no Ensino Fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde, conforme disposto no artigo 54. inciso VII, da lei nº 8.069, de 1990.

    Verdadeiro. Trata-se de cópia literal do art. 54, VII, ECA: Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: VII - atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

    II. Os dirigentes de estabelecimentos brasileiros de Ensino Fundamental devem comunicar ao Conselho Tutelar os casos de maus-tratos envolvendo seus alunos; de reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, quando esgotados os recursos escolares; assim como os de elevados níveis de repetência, como determina o artigo 56, incisos I ao III, da lei nº 8.069, de 1990.

    Verdadeiro, nos termos do art. 56, I, II e III, ECA: Art. 56. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de: I - maus-tratos envolvendo seus alunos; II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares; III - elevados níveis de repetência.

    Portanto, ambos os itens são verdadeiros.

    Gabarito: A

  • RUMO PMPR

  • GABARITO - A

    Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:

    I - Ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;

    II - Progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio;

    III - Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;

    IV – Atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade;

    V - Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;

    VI - Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador;

    VII - Atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

    § 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

    § 2º O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente.

    § 3º Compete ao poder público recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsável, pela frequência à escola.

    Art. 55. Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.

    Art. 56. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

    I - Maus-tratos envolvendo seus alunos;

    II - Reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares;

    III - Elevados níveis de repetência.

  • Dever do estado

    Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:

    I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria

    II - progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio

    III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino

    IV – atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade

    V - acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;

    VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador

    VII - atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

    Comunicação ao conselho tutelar

    Art. 56. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

    I - maus-tratos envolvendo seus alunos

    II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares

    III - elevados níveis de repetência

  • Mais uma questão, Essa palavra Brasil ai não esta na constituição


ID
5136481
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. O Plano Nacional de Educação estabelece diretrizes, metas e estratégias que devem reger as iniciativas na área da educação no Brasil. De acordo com o PNE, a promoção humanística e cultural, em detrimento da promoção científica e tecnológica, é a diretriz que orienta as metas e estratégias referentes à qualidade da Educação Básica brasileira. Por isso, todos os estados e municípios devem elaborar planejamentos específicos para fundamentar o alcance dos objetivos previstos – considerando a situação, as demandas e necessidades locais.


II. As metas do Plano Nacional de Educação incluem a alfabetização de todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5136484
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. O Plano Nacional de Educação estabelece diretrizes, metas e estratégias que devem reger as iniciativas na área da educação no Brasil. De acordo com o PNE, a promoção humanística e cultural, em detrimento da promoção científica e tecnológica, é a diretriz que orienta as metas e estratégias referentes à qualidade da Educação Básica brasileira. Por isso, todos os estados e municípios devem elaborar planejamentos específicos para fundamentar o alcance dos objetivos previstos – considerando a situação, as demandas e necessidades locais.


II. As metas do Plano Nacional de Educação incluem a alfabetização de todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito está errado. O certo é a letra C, vide a meta 05 do PNE.
  • Qual é o erro da segunda afirmação?

  • Meta 05 do Plano Nacional de Educação: "alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental"


ID
5136487
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. O efeito estufa é um processo natural intensificado pela ação antrópica. Ele consiste na manutenção equilibrada da temperatura do planeta, temperatura esta ideal para as diversas formas de vida existentes. Assim, o efeito estufa é um fenômeno natural imprescindível para a vida no planeta. É ele que mantém a Terra aquecida ao impedir que os raios solares sejam refletidos para os espaço e que perca seu calor.


II. Em termos gerais, o espaço geográfico se difere do espaço natural, pois este último não sofre as consequências das práticas econômicas, sociais, culturais e cotidianas presentes nas sociedades, que envolvem tanto o meio rural quanto o meio urbano. Assim, o espaço geográfico somente passa a existir quando se verifica interação entre o homem e o meio em que vive, do qual retira o que lhe é necessário para a sobrevivência, promovendo alterações de suas características originais.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A


ID
5136490
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os Fosfatos e Nitratos são considerados alguns dos maiores poluentes mundiais. Essa substância pode ser facilmente encontrada nas emanações de centrais elétricas, indústrias, veículos automotores e combustíveis domésticos frequentemente carregados de ácido sulfúrico. O ar poluído com essa substância agrava as afecções respiratórias, ataca árvores e plantas, certos tecidos sintéticos e pedras calcárias empregadas em construções e em monumentos históricos. Os fosfatos favorecem o fenômeno da Chuva Ácida.


II. O Dióxido de Enxofre provém de motores a combustão, aviões, incineradores, do emprego excessivo de certos fertilizantes, de queimadas e de instalações industriais. O Dióxido de Enxofre causa nevoeiros e pode provocar afecções respiratórias e bronquites em recém-nascidos. Essa substância favorece o fenômeno da Chuva Ácida.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Caso alguém comente dando maiores explicações, me manda mensagem no PV, por favor.

    Abraço, bons estudos.

  • A chuva ácida pode ter origem natural ou antrópica.

    Já os principais contribuintes antrópicos à chuva ácida estão relacionados aos ambientes com grande concentração de indústrias e veículos. A queima de combustíveis fósseis para geração de energia e os gases lançados pelos veículos favorecem a formação de chuva ácida.

  • essa questão tem mais a ver com química do q geografia


ID
5136493
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os rios são agentes erosivos do relevo que resultam da concentração de água em vales, usualmente de água salgada. Eles fluem por osmose em direção a um oceano, um lago, um mar, ou um outro rio. Em alguns casos, um rio simplesmente flui para o solo ou seca completamente antes de chegar a um outro corpo d'água. Os rios podem se originar de várias fontes, como o transbordamento de lagos, as fontes subterrâneas ou mesmo de neves e geleiras.


II. A sustentabilidade, no contexto da ecologia, está relacionada à intensificação de usos de processos que aumentam o volume de substâncias poluentes, a adoção de políticas de desperdício de energia e de recursos, da reciclagem, da substituição por recursos renováveis abundantes e inofensivos e do desenvolvimento de tecnologias capazes de gerar um nível mínimo de dejetos e de alcançar um máximo de eficiência em termos dos recursos utilizados.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. Os rios são agentes erosivos do relevo que resultam da concentração de água em vales, usualmente de água salgada.

    II. A sustentabilidade, no contexto da ecologia, está relacionada à intensificação de usos de processos que aumentam o volume de substâncias poluentes

    As duas afirmativas são falsas


ID
5136496
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. As placas tectônicas são os imensos blocos que formam o núcleo do nosso planeta, sustentando os continentes. Uma placa tectônica é uma porção da litosfera limitada por zonas de convergência, zonas de subducção e zonas conservativas. As placas tectônicas são criadas nas zonas de divergência, ou “zonas de rifte”, e são consumidas em zonas de subducção, de acordo com as teorias mais aceitas atualmente.


II. Solo é a coletividade de indivíduos naturais, na superfície da terra, eventualmente modificado ou mesmo construído pelo homem, contendo matéria orgânica viva e servindo ou sendo capaz de servir à sustentação de plantas ao ar livre. Na superfície terrestre, podemos encontrar diversos tipos de solo. Cada tipo possui características próprias, tais como densidade, formato, cor, consistência e formação química.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. As placas tectônicas são os imensos blocos que formam o núcleo do nosso planeta.

    Formam a crosta terrestre


ID
5136499
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Ao comunicar-se com um usuário dos serviços, se alguma informação dita pelo cidadão não ficou clara, o servidor da instituição pública pode pedir para a pessoa repetir ou falar um pouco mais alto, caso necessário.


II. No contato telefônico com outro servidor ou com um usuário dos serviços, é recomendável ter em mãos papel e caneta ou outros meios que possam ser úteis para anotar recados ou outras informações.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5136502
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Falar com tom de voz elevado diante de algum desentendimento é um fator que pode ser prejudicial ao bom atendimento e à comunicação com os usuários dos serviços em uma instituição pública.


II. O professor de uma instituição pública de ensino, ao realizar o atendimento de um cidadão ou mesmo dos pais de um aluno, deve priorizar a necessidade desse usuário dos serviços, prestando as informações necessárias, quando possível.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5136505
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Ao realizar o atendimento ou comunicar-se com um cidadão, o professor de uma instituição pública de ensino deve sempre apresentar-se, informar o próprio nome e identificar a sua função na instituição na qual atua.


II. A cordialidade e o profissionalismo demonstrados pelo professor de uma instituição pública de ensino são fatores que contribuem para um atendimento de qualidade nessa instituição.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A

    A

    As duas afirmativas são verdadeiras.

  •  "Ao realizar o atendimento ou comunicar-se com um cidadão, o professor de uma instituição pública de ensino deve sempre apresentar-se, informar o próprio nome e identificar a sua função na instituição na qual atua." Só não acontece mas deve,


ID
5136508
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. O Plano Nacional de Educação prevê para a Educação Básica o atendimento a 88% da população na idade correta e a elevação da taxa bruta de matrícula na Educação Superior para 50%.


II. O Plano Nacional de Educação inclui entre as suas diretrizes a formação do educando para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • META 3 Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85% (oitenta e cinco por cento)

    META 12 Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento) da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% (quarenta por cento) das novas matrículas, no segmento público.

  • Gabarito C


ID
5136511
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. A erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar são diretrizes do Plano Nacional de Educação que devem ser compartilhadas apenas com os níveis de governo estadual e federal.


II. Ao Conselho Nacional de Educação, além de outras atribuições que lhe forem conferidas por lei, compete: subsidiar a elaboração e acompanhar a execução do Plano Nacional de Educação; manifestar-se sobre questões que abranjam mais de um nível ou modalidade de ensino; assessorar o Ministério da Educação no diagnóstico dos problemas e deliberar sobre medidas para aperfeiçoar os sistemas de ensino, especialmente no que diz respeito à integração dos seus diferentes níveis e modalidades.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5136514
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. É dever do Estado brasileiro assegurar às crianças e aos adolescentes a gratuidade no acesso ao Ensino Médio, conforme disposto no artigo 54. inciso II, da Lei nº 8.069, de 1990.


II. O poder público brasileiro deve estimular pesquisas, experiências e novas propostas relativas ao calendário, à seriação, ao currículo, à metodologia, à didática e à avaliação, com vistas à exclusão de crianças e adolescentes inseridos do Ensino Fundamental obrigatório, como pode ser observado no artigo 57, da Lei nº 8.069, de 1990.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5136517
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os municípios brasileiros, com o apoio dos estados e da União, devem desestimular e impedir a destinação de recursos e espaços para as programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e para a juventude, como pode ser observado no artigo 59, da Lei nº 8.069, de 1990.


II. No processo educacional, devem-se respeitar os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social das crianças e dos adolescentes, garantindo-se a esses a liberdade da criação e vedando-lhes o acesso às fontes de cultura, como pode ser observado no artigo 58, da Lei nº 8.069, de 1990.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5136520
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. É dever do Estado assegurar às crianças e aos adolescentes brasileiros portadores de deficiência o atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, conforme disposto no artigo 54. inciso III, da Lei nº 8.069, de 1990.


II. No Brasil, é dever do Estado assegurar às crianças e aos adolescentes o acesso ao Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria, conforme disposto no artigo 54. inciso I, da Lei nº 8.069, de 1990.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento sobre o dever do Estado conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nº 8.069/90. O candidato deve assinalar cada assertiva como verdadeira ou falsa. Vejamos:

    I - Verdadeira.

    “Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: (...) III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino (...)”

    II - Verdadeira.

    Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria; (...)”

    Portanto, todas as assertivas são verdadeiras.

    Gabarito: A

  • LETRA A

    MESMO QUE PARECE ESTAR ERRADO PQ O ECA TRAS NOMECLATURA DESATUALIZADA ESTÁ CORRETA.


ID
5136523
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. O Plano de Aula é um guia de trabalho que organiza o tempo e as atividades a serem promovidas com os/as alunos/as em um dia letivo, de modo que desenvolvam os conhecimentos, as habilidades e atitudes propostas para esse segmento educativo. Esse plano é, portanto, a sistematização de todas as atividades que se desenvolvem fora no período de tempo em que o/a professor/a e o/a aluno/a interagem, numa dinâmica de ensino e aprendizagem.


II. A possibilidade de construção do PPP passa pela autonomia da escola e pela sua capacidade de delinear sua própria identidade. Isso significa resgatar a escola como espaço público, lugar de debate, de diálogo, fundado na reflexão coletiva. O PPP da escola deve evitar dar indicações em relação à organização do trabalho pedagógico ou ao trabalho do professor na dinâmica da sala de aula.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Idem

  • Letra D

    I.O Plano de Aula é um guia de trabalho que organiza o tempo e as atividades a serem promovidas com os/as alunos/as em um dia letivo, de modo que desenvolvam os conhecimentos, as habilidades e atitudes propostas para esse segmento educativo. Esse plano é, portanto, a sistematização de todas as atividades que se desenvolvem fora no período de tempo em que o/a professor/a e o/a aluno/a interagem, numa dinâmica de ensino e aprendizagem. Errado o plano de aula é um documento fruto do planejamento é a ação de realizar então não é fora

    II. A possibilidade de construção do PPP passa pela autonomia da escola e pela sua capacidade de delinear sua própria identidade. Isso significa resgatar a escola como espaço público, lugar de debate, de diálogo, fundado na reflexão coletiva. O PPP da escola deve evitar dar indicações em relação à organização do trabalho pedagógico ou ao trabalho do professor na dinâmica da sala de aula. Errado o PPP é o documento de identidade da escola seu plano global guia para que o professor construa seu planejamento.

  • Caí que nem pato


ID
5136526
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Importância educacional da geografia


Por CARNEIRO, 1993 (trecho de artigo adaptado). 


O potencial de contribuição da geografia à educação escolar decorre da sua própria natureza, como ciência que trata dos elementos naturais e humanos em sua configuração espacial, em vista de uma explicitação relacional-interativa da construção do mundo pelo homem. Assim, a Geografia busca apreender os eventos humanos em sua dinâmica de espacialidade: onde ocorrem, como ocorrem e por que ocorrem, na concretude de lugar e mundo.


Portanto, a leitura geográfica da realidade não se restringe à descrição localizada dos elementos naturais e efeitos da ação humana, mas analisa as inter-relações entre os elementos em diversas escalas segundo objetivos de um estudo (local, regional e inter ou supranacional), sob critérios de apreensão dos determinantes histórico-sociais das diversas organizações espaciais identificadas. Esse entendimento da Geografia é a base para seu efetivo aproveitamento educacional. Sob esse enfoque, a Geografia escolar não se reduz a uma programação curricular meramente informativa, mas deve ter uma efetividade formativa no contexto do impacto global da escola sobre o desenvolvimento intelectual, atitudinal e psicomotor do aluno de primeiro e segundo graus.


Sob o aspecto intelectual, cabe à educação geográfica ocupar-se com a compreensão de mundo que o aluno vai elaborando a partir de sua experiência de espaço e lugar e da sua apreensão progressiva dos problemas de organização e uso do espaço pelo homem. As informações quantitativofactuais de interesse geográfico não podem sobrepor-se ao questionamento dos problemas geográficos. Ainda que os fatos sejam importantes (ninguém pode raciocinar sem eles), devem ser tomados como meios pelos quais se desenvolvem a compreensão e a reflexão sobre os problemas considerados, em vista da sua análise e interpretação e na perspectiva de uma busca de soluções. É nesse aspecto que se torna relevante o desenvolvimento de habilidades de pensamento pelo aluno, relacionadas às dimensões conceituais definidoras da Geografia: o espaço, em suas diferentes escalas (local, regional, nacional, mundial); a interdependência dos espaços: as interações intra-espaciais (elementos naturais e sociais); e, em decorrência da dinâmica inter e intra-espacial, as mudanças dos espaços no tempo. (2)


As habilidades básicas de pensamento cujo desenvolvimento é favorecido pela educação geográfica são: observação, análise, comparação, interpretação, síntese e avaliação. (3) Essas habilidades constituem um referencial metodológico e são, uma a uma, capacidades e, em seu conjunto, uma competência de atuação a ser desenvolvida em níveis apropriados pelos alunos da Educação Básica. Tais habilidades possibilitam ao aluno aprendizagens de sentido realista, circunstanciadas e expericialmente explicitadoras das dimensões conceituais antes referidas. Assim entendidas, essas habilidades repelem uma linha de operacionalização mecanicista ou de simples eficiência técnica: sua efetividade psicopedagógica requer o desenvolvimento da curiosidade, da imaginação geográfica e do senso crítico, como possibilidades motivacionais de apropriação dos conteúdos escolares de Geografia, pelo aluno.


(CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. Importância educacional da geografia. Educ. rev, Curitiba, n. 9, p. 117-120, Dec. 1993.) 

Leia o texto 'Importância educacional da geografia' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Uma das ideias presentes no texto é a de que as informações quantitativo-factuais de interesse geográfico devem sempre sobrepor-se ao questionamento dos problemas geográficos.

II. Após a análise do texto, é possível inferir que as habilidades básicas de pensamento cujo desenvolvimento é favorecido pela educação geográfica são: observação, cálculo, linguística, interpretação, síntese e avaliação.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5136529
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Importância educacional da geografia


Por CARNEIRO, 1993 (trecho de artigo adaptado). 


O potencial de contribuição da geografia à educação escolar decorre da sua própria natureza, como ciência que trata dos elementos naturais e humanos em sua configuração espacial, em vista de uma explicitação relacional-interativa da construção do mundo pelo homem. Assim, a Geografia busca apreender os eventos humanos em sua dinâmica de espacialidade: onde ocorrem, como ocorrem e por que ocorrem, na concretude de lugar e mundo.


Portanto, a leitura geográfica da realidade não se restringe à descrição localizada dos elementos naturais e efeitos da ação humana, mas analisa as inter-relações entre os elementos em diversas escalas segundo objetivos de um estudo (local, regional e inter ou supranacional), sob critérios de apreensão dos determinantes histórico-sociais das diversas organizações espaciais identificadas. Esse entendimento da Geografia é a base para seu efetivo aproveitamento educacional. Sob esse enfoque, a Geografia escolar não se reduz a uma programação curricular meramente informativa, mas deve ter uma efetividade formativa no contexto do impacto global da escola sobre o desenvolvimento intelectual, atitudinal e psicomotor do aluno de primeiro e segundo graus.


Sob o aspecto intelectual, cabe à educação geográfica ocupar-se com a compreensão de mundo que o aluno vai elaborando a partir de sua experiência de espaço e lugar e da sua apreensão progressiva dos problemas de organização e uso do espaço pelo homem. As informações quantitativofactuais de interesse geográfico não podem sobrepor-se ao questionamento dos problemas geográficos. Ainda que os fatos sejam importantes (ninguém pode raciocinar sem eles), devem ser tomados como meios pelos quais se desenvolvem a compreensão e a reflexão sobre os problemas considerados, em vista da sua análise e interpretação e na perspectiva de uma busca de soluções. É nesse aspecto que se torna relevante o desenvolvimento de habilidades de pensamento pelo aluno, relacionadas às dimensões conceituais definidoras da Geografia: o espaço, em suas diferentes escalas (local, regional, nacional, mundial); a interdependência dos espaços: as interações intra-espaciais (elementos naturais e sociais); e, em decorrência da dinâmica inter e intra-espacial, as mudanças dos espaços no tempo. (2)


As habilidades básicas de pensamento cujo desenvolvimento é favorecido pela educação geográfica são: observação, análise, comparação, interpretação, síntese e avaliação. (3) Essas habilidades constituem um referencial metodológico e são, uma a uma, capacidades e, em seu conjunto, uma competência de atuação a ser desenvolvida em níveis apropriados pelos alunos da Educação Básica. Tais habilidades possibilitam ao aluno aprendizagens de sentido realista, circunstanciadas e expericialmente explicitadoras das dimensões conceituais antes referidas. Assim entendidas, essas habilidades repelem uma linha de operacionalização mecanicista ou de simples eficiência técnica: sua efetividade psicopedagógica requer o desenvolvimento da curiosidade, da imaginação geográfica e do senso crítico, como possibilidades motivacionais de apropriação dos conteúdos escolares de Geografia, pelo aluno.


(CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. Importância educacional da geografia. Educ. rev, Curitiba, n. 9, p. 117-120, Dec. 1993.) 

Leia o texto 'Importância educacional da geografia' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. O texto leva o leitor a inferir que a leitura geográfica da realidade analisa as inter-relações entre os elementos em diversas escalas segundo objetivos de um estudo (local, regional e inter ou supranacional).

II. A Geografia busca apreender os eventos humanos em sua dinâmica de espacialidade: onde ocorrem, como ocorrem e por que ocorrem, na concretude de lugar e mundo, conforme sugere o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • As duas afirmativas são verdadeiras.


ID
5136532
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Importância educacional da geografia


Por CARNEIRO, 1993 (trecho de artigo adaptado). 


O potencial de contribuição da geografia à educação escolar decorre da sua própria natureza, como ciência que trata dos elementos naturais e humanos em sua configuração espacial, em vista de uma explicitação relacional-interativa da construção do mundo pelo homem. Assim, a Geografia busca apreender os eventos humanos em sua dinâmica de espacialidade: onde ocorrem, como ocorrem e por que ocorrem, na concretude de lugar e mundo.


Portanto, a leitura geográfica da realidade não se restringe à descrição localizada dos elementos naturais e efeitos da ação humana, mas analisa as inter-relações entre os elementos em diversas escalas segundo objetivos de um estudo (local, regional e inter ou supranacional), sob critérios de apreensão dos determinantes histórico-sociais das diversas organizações espaciais identificadas. Esse entendimento da Geografia é a base para seu efetivo aproveitamento educacional. Sob esse enfoque, a Geografia escolar não se reduz a uma programação curricular meramente informativa, mas deve ter uma efetividade formativa no contexto do impacto global da escola sobre o desenvolvimento intelectual, atitudinal e psicomotor do aluno de primeiro e segundo graus.


Sob o aspecto intelectual, cabe à educação geográfica ocupar-se com a compreensão de mundo que o aluno vai elaborando a partir de sua experiência de espaço e lugar e da sua apreensão progressiva dos problemas de organização e uso do espaço pelo homem. As informações quantitativofactuais de interesse geográfico não podem sobrepor-se ao questionamento dos problemas geográficos. Ainda que os fatos sejam importantes (ninguém pode raciocinar sem eles), devem ser tomados como meios pelos quais se desenvolvem a compreensão e a reflexão sobre os problemas considerados, em vista da sua análise e interpretação e na perspectiva de uma busca de soluções. É nesse aspecto que se torna relevante o desenvolvimento de habilidades de pensamento pelo aluno, relacionadas às dimensões conceituais definidoras da Geografia: o espaço, em suas diferentes escalas (local, regional, nacional, mundial); a interdependência dos espaços: as interações intra-espaciais (elementos naturais e sociais); e, em decorrência da dinâmica inter e intra-espacial, as mudanças dos espaços no tempo. (2)


As habilidades básicas de pensamento cujo desenvolvimento é favorecido pela educação geográfica são: observação, análise, comparação, interpretação, síntese e avaliação. (3) Essas habilidades constituem um referencial metodológico e são, uma a uma, capacidades e, em seu conjunto, uma competência de atuação a ser desenvolvida em níveis apropriados pelos alunos da Educação Básica. Tais habilidades possibilitam ao aluno aprendizagens de sentido realista, circunstanciadas e expericialmente explicitadoras das dimensões conceituais antes referidas. Assim entendidas, essas habilidades repelem uma linha de operacionalização mecanicista ou de simples eficiência técnica: sua efetividade psicopedagógica requer o desenvolvimento da curiosidade, da imaginação geográfica e do senso crítico, como possibilidades motivacionais de apropriação dos conteúdos escolares de Geografia, pelo aluno.


(CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. Importância educacional da geografia. Educ. rev, Curitiba, n. 9, p. 117-120, Dec. 1993.) 

Leia o texto 'Importância educacional da geografia' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. O texto sugere que o potencial de contribuição da geografia à educação escolar decorre da sua própria natureza, como ciência que trata dos elementos naturais e humanos em sua configuração espacial, em vista de uma explicitação relacional-interativa da construção do mundo pelo homem.

II. O texto apresenta ao leitor a ideia de que, sob o aspecto econômico, cabe à educação geográfica ocupar-se com a compreensão de mundo que o aluno vai elaborando a partir de sua experiência de espaço e lugar e da sua apreensão progressiva dos problemas de organização e uso do espaço pelo homem.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5136535
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Importância educacional da geografia


Por CARNEIRO, 1993 (trecho de artigo adaptado). 


O potencial de contribuição da geografia à educação escolar decorre da sua própria natureza, como ciência que trata dos elementos naturais e humanos em sua configuração espacial, em vista de uma explicitação relacional-interativa da construção do mundo pelo homem. Assim, a Geografia busca apreender os eventos humanos em sua dinâmica de espacialidade: onde ocorrem, como ocorrem e por que ocorrem, na concretude de lugar e mundo.


Portanto, a leitura geográfica da realidade não se restringe à descrição localizada dos elementos naturais e efeitos da ação humana, mas analisa as inter-relações entre os elementos em diversas escalas segundo objetivos de um estudo (local, regional e inter ou supranacional), sob critérios de apreensão dos determinantes histórico-sociais das diversas organizações espaciais identificadas. Esse entendimento da Geografia é a base para seu efetivo aproveitamento educacional. Sob esse enfoque, a Geografia escolar não se reduz a uma programação curricular meramente informativa, mas deve ter uma efetividade formativa no contexto do impacto global da escola sobre o desenvolvimento intelectual, atitudinal e psicomotor do aluno de primeiro e segundo graus.


Sob o aspecto intelectual, cabe à educação geográfica ocupar-se com a compreensão de mundo que o aluno vai elaborando a partir de sua experiência de espaço e lugar e da sua apreensão progressiva dos problemas de organização e uso do espaço pelo homem. As informações quantitativofactuais de interesse geográfico não podem sobrepor-se ao questionamento dos problemas geográficos. Ainda que os fatos sejam importantes (ninguém pode raciocinar sem eles), devem ser tomados como meios pelos quais se desenvolvem a compreensão e a reflexão sobre os problemas considerados, em vista da sua análise e interpretação e na perspectiva de uma busca de soluções. É nesse aspecto que se torna relevante o desenvolvimento de habilidades de pensamento pelo aluno, relacionadas às dimensões conceituais definidoras da Geografia: o espaço, em suas diferentes escalas (local, regional, nacional, mundial); a interdependência dos espaços: as interações intra-espaciais (elementos naturais e sociais); e, em decorrência da dinâmica inter e intra-espacial, as mudanças dos espaços no tempo. (2)


As habilidades básicas de pensamento cujo desenvolvimento é favorecido pela educação geográfica são: observação, análise, comparação, interpretação, síntese e avaliação. (3) Essas habilidades constituem um referencial metodológico e são, uma a uma, capacidades e, em seu conjunto, uma competência de atuação a ser desenvolvida em níveis apropriados pelos alunos da Educação Básica. Tais habilidades possibilitam ao aluno aprendizagens de sentido realista, circunstanciadas e expericialmente explicitadoras das dimensões conceituais antes referidas. Assim entendidas, essas habilidades repelem uma linha de operacionalização mecanicista ou de simples eficiência técnica: sua efetividade psicopedagógica requer o desenvolvimento da curiosidade, da imaginação geográfica e do senso crítico, como possibilidades motivacionais de apropriação dos conteúdos escolares de Geografia, pelo aluno.


(CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. Importância educacional da geografia. Educ. rev, Curitiba, n. 9, p. 117-120, Dec. 1993.) 

Leia o texto 'Importância educacional da geografia' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. O texto procura destacar que a leitura geográfica da realidade não se restringe à descrição localizada dos elementos naturais e efeitos da ação humana.

II. O texto leva o leitor a entender que a leitura geográfica da realidade se baseia em critérios de apreensão dos determinantes histórico-sociais das diversas organizações espaciais identificadas.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5136538
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Importância educacional da geografia


Por CARNEIRO, 1993 (trecho de artigo adaptado). 


O potencial de contribuição da geografia à educação escolar decorre da sua própria natureza, como ciência que trata dos elementos naturais e humanos em sua configuração espacial, em vista de uma explicitação relacional-interativa da construção do mundo pelo homem. Assim, a Geografia busca apreender os eventos humanos em sua dinâmica de espacialidade: onde ocorrem, como ocorrem e por que ocorrem, na concretude de lugar e mundo.


Portanto, a leitura geográfica da realidade não se restringe à descrição localizada dos elementos naturais e efeitos da ação humana, mas analisa as inter-relações entre os elementos em diversas escalas segundo objetivos de um estudo (local, regional e inter ou supranacional), sob critérios de apreensão dos determinantes histórico-sociais das diversas organizações espaciais identificadas. Esse entendimento da Geografia é a base para seu efetivo aproveitamento educacional. Sob esse enfoque, a Geografia escolar não se reduz a uma programação curricular meramente informativa, mas deve ter uma efetividade formativa no contexto do impacto global da escola sobre o desenvolvimento intelectual, atitudinal e psicomotor do aluno de primeiro e segundo graus.


Sob o aspecto intelectual, cabe à educação geográfica ocupar-se com a compreensão de mundo que o aluno vai elaborando a partir de sua experiência de espaço e lugar e da sua apreensão progressiva dos problemas de organização e uso do espaço pelo homem. As informações quantitativofactuais de interesse geográfico não podem sobrepor-se ao questionamento dos problemas geográficos. Ainda que os fatos sejam importantes (ninguém pode raciocinar sem eles), devem ser tomados como meios pelos quais se desenvolvem a compreensão e a reflexão sobre os problemas considerados, em vista da sua análise e interpretação e na perspectiva de uma busca de soluções. É nesse aspecto que se torna relevante o desenvolvimento de habilidades de pensamento pelo aluno, relacionadas às dimensões conceituais definidoras da Geografia: o espaço, em suas diferentes escalas (local, regional, nacional, mundial); a interdependência dos espaços: as interações intra-espaciais (elementos naturais e sociais); e, em decorrência da dinâmica inter e intra-espacial, as mudanças dos espaços no tempo. (2)


As habilidades básicas de pensamento cujo desenvolvimento é favorecido pela educação geográfica são: observação, análise, comparação, interpretação, síntese e avaliação. (3) Essas habilidades constituem um referencial metodológico e são, uma a uma, capacidades e, em seu conjunto, uma competência de atuação a ser desenvolvida em níveis apropriados pelos alunos da Educação Básica. Tais habilidades possibilitam ao aluno aprendizagens de sentido realista, circunstanciadas e expericialmente explicitadoras das dimensões conceituais antes referidas. Assim entendidas, essas habilidades repelem uma linha de operacionalização mecanicista ou de simples eficiência técnica: sua efetividade psicopedagógica requer o desenvolvimento da curiosidade, da imaginação geográfica e do senso crítico, como possibilidades motivacionais de apropriação dos conteúdos escolares de Geografia, pelo aluno.


(CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. Importância educacional da geografia. Educ. rev, Curitiba, n. 9, p. 117-120, Dec. 1993.) 

Leia o texto 'Importância educacional da geografia' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. O texto leva o leitor a concluir que a Geografia escolar não se reduz a uma programação curricular meramente informativa, mas deve ter uma efetividade formativa no contexto do impacto global da escola sobre o desenvolvimento intelectual, atitudinal e psicomotor do aluno de primeiro e segundo graus.

II. O texto procura deixar claro para o leitor que os fatos geográficos são importantes e devem ser tomados como verdades absolutas, pelos quais se desenvolve a compreensão clara e incontestável dos problemas considerados.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5136541
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Um recipiente possui 2/3 da sua capacidade total preenchida com um líquido. Se for adicionado a esse recipiente um volume de líquido equivalente a 1/7 do seu volume total, então, é correto afirmar que 4/5 do seu volume terão sido preenchidos com líquido.


II. Para comprar um carro cujo preço é R$ 31.500, um cliente ofertou seu veículo antigo, o qual estava avaliado em R$ 20.500, e pagou o valor restante em 12 parcelas, sem juros. Assim, considerando apenas os dados apresentados, é correto afirmar que o carro antigo do cliente corresponde a mais de 63,7% do valor do carro que ela deseja comprar.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5136544
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Sobre o preço inicial de um veículo, um cliente obteve um desconto de 39%. Sabe-se que, inicialmente, esse veículo custava R$ 68.000,00. Assim, diante dos dados apresentados, é correto afirmar que esse cliente deverá pagar menos de R$ 42.065,00 pelo carro.


II. Considere um triângulo com medidas iguais a 41 metros de base e 57 metros de altura. A partir das medidas apresentadas, é correto afirmar que a área desse triângulo é maior que 1.088 m².


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5136547
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Recentemente, o preço de um determinado produto foi alterado 3 vezes em uma loja, custando, respectivamente: R$ 6,50, R$ 6,90 e R$ 7,60. Assim, é correto afirmar que o preço médio desse produto, considerado apenas os três preços efetivamente praticados em momentos diferentes, é igual a R$ 7,00.


II. Considere cinco peças de concreto que pesam, respectivamente: 35,00 quilos, 42,00 quilos, 62,00 quilos, 104,00 quilos e 92,00 quilos. Assim, diante dos dados apresentados, é correto afirmar que o peso médio dessas peças é maior que 65,444 quilos.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5136550
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Um imóvel está sendo vendido por R$ 309.450,00. Sobre esse preço inicial, o cliente obteve um desconto de 8,45%. Assim, considerando exclusivamente os dados apresentados, é correto afirmar que o valor final pago pelo cliente pelo imóvel é inferior a R$ 282.008,12.


II. Um produto teve um aumento de preço equivalente a 8% do seu preço inicial, passando a custar R$ 1.015,20. Assim, é correto afirmar que o preço inicial desse produto, antes do aumento, era de R$ 909,50.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5136553
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Sabe-se que uma peça de 2 quilos de presunto custa R$ 96,00. No entanto, em função de uma promoção, foi aplicado um desconto de 30% sobre esse preço. Dessa forma, o preço promocional desse produto será inferior a R$ 66,30.


II. Sabe-se que o raio de um círculo é igual a 107 metros. Assim, se considerarmos que o valor de Pi (π) é igual a 3,14, então, a área dessa figura será maior que 35.900,10 m².


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5136556
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Há um mês, um produto custava R$ 2,65 por caixa. Há uma semana, seu preço era de R$ 2,90 por caixa. Atualmente, seu preço é R$ 2,70 por caixa. Assim, é correto afirmar que o preço médio da caixa desse produto, no período considerado, é menor que R$ 2,71 por caixa.


II. O preço inicial de um produto era de R$ 255,00. Sobre esse preço, foi aplicado um desconto no valor de R$ 48,00. Assim, considerando apenas os dados apresentados, é correto afirmar que, para voltar ao seu preço inicial, sobre esse produto deverá ser aplicado um aumento de preço menor que 23,91%.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5136559
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Considere duas figuras geométricas planas, aqui identificadas como 1 e 2. A figura 1 é um retângulo com largura igual a 6 metros e comprimento igual a 11 metros. A figura 2 é um retângulo com largura igual a 16 metros e comprimento igual a 13 metros. Assim, considerando apenas os dados apresentados, é correto afirmar que a área da figura 2 é mais de 219% maior que a área da figura 1.


II. Em uma fábrica, sabe-se que o custo do insumo Y representa 2/5 do custo do produto X. Se o custo do insumo Y for aumentado em 1/4, e os demais custos de fabricação do produto X permanecerem constantes, então o custo total do produto X terá um acréscimo de 11,85%.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5136562
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Considere um veículo que consumiu 98,30 litros de combustível para percorrer uma distância de 687 km. Diante dos dados apresentados, é correto afirmar que, em média, esse veículo consegue percorrer mais de 6,723 km com 1 litro de combustível.


II. Sabe-se que 5 empresas representam as maiores dívidas tributárias de um município. São elas: a empresa 1, que deve R$ 67.491,00; a empresa 2, que deve R$ 45.277,00; a empresa 3, que deve R$ 31.888,00; a empresa 4, que deve R$ 94.122,00; e a empresa 5, que deve R$ 87.645,00. Assim, considerando exclusivamente os dados apresentados, é correto afirmar que, juntas, essas 5 empresas devem mais de R$ 326.797,00 em tributos ao município.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5136565
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Um quadrado com área de 144 m² teve todas as suas arestas aumentadas em 50%. Assim, considerando apenas os dados apresentados, é correto afirmar que o seu perímetro foi aumentado em menos de 93%.


II. Considere uma frota de 5 ônibus, aqui identificados apenas como 1, 2, 3, 4 e 5. O ônibus 1 percorreu 2.430 km, mantendo um consumo médio de 12 quilômetros por litro (km/l) de combustível. O ônibus 2 percorreu 3.880 km, mantendo um consumo médio de 12 km/l. O ônibus 3 percorreu 890 km, mantendo um consumo médio de 14 km/l. O ônibus 4 percorreu 900 km, mantendo um consumo médio de 14 km/l. O ônibus 5 percorreu 750 km, mantendo um consumo médio de 10 km/l. Assim, considerando que o preço do combustível utilizado nos ônibus manteve-se inalterado em R$ 3,10, é correto afirmar que a despesa total com combustível para que os ônibus dessa frota pudessem percorrer a distância mencionada foi superior a R$ 2.247,30.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5136568
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Um cliente comprou um produto e obteve um desconto de 10%. Sabe-se que o preço inicial desse produto era de R$ 78,00. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que esse cliente pagou menos de R$ 69,33 pelo item.


II. Um círculo com raio igual a 222 metros terá um perímetro maior que 1.305,22 metros.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Primeiro, quero agradecer a todos que já comentaram questões neste site. Muito obrigado, pois já aprendi muito com vocês.

    Agora, vamos aos cálculos:

    I) Usaremos a regra de três simples:

    78 ------- 100%

    X ------ 10%

    X = 7,80 reais. Ou seja, 10% de 78,00 reais é o equivalente a R$ 7,80. Sendo assim, subtrairei 78,00 por 7,80, restando assim R$ 70,20. Valor esse bem MAIOR que R$ 69,33. Logo, a afirmação do tal item é FALSA.

    II) Usaremos as fórmulas (Diâmetro e circunferência)

    C = Circulo ou circunferência (perímetro)

    D = Diâmetro

    π = 3,14

    R = Raio

    D = R x 2

    D = 222 x 2 = 444 metros

    C = D x π

    C = 444 x 3,14 = 1.394,16 metros. Sendo assim, o tal perímetro é MAIOR que 1.305,22 metros. Portanto, a afirmação é VERDADEIRA.

    GABARITO: C


ID
5136571
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Conjugar um verbo é dizê-lo, de acordo com um sistema determinado, um paradigma, em todas as suas formas, nas diversas pessoas, números, tempos, modos e vozes.


II. O atual entendimento sobre os pronomes na Língua Portuguesa permite classificá-los em quatro categorias: pessoais (abarcando o artigo definido), demonstrativos (abarcando o artigo indefinido), interrogativos e relativos.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A primeira grande classificação é em pronomes adjetivos e substantivos.

ID
5136574
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Nos verbos derivados de TER e VIR, o acento ocorre obrigatoriamente, exceto no singular. Distingue-se o plural do singular mudando o acento de agudo para circunflexo.


II. O adjetivo destacado em letras maiúsculas na frase seguinte é pátrio: Os escritores BRASILEIROS também são responsáveis pela mudança linguística.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C)

    A primeira afirmativa está errada por conta do segundo período: "Distingue-se o plural do singular mudando o acento de agudo para circunflexo" na ordem dada, indica que plural usado acento agudo e no singular usa acento circunflexo. É o contrário. Nos verbos derivados de ter e vir como deter e intervir usamos acentos agudo no singular(pela regra das oxítonas, terminadas em "em") e circunflexo no plural, pelo acento diferencial.

    Ex: Ele mantém // Eles mantêm.

    Ela intervém // Elas intervêm.

    Em resumo, o segundo período da primeira afirmativa deveria ser "Distingue-se o plural do singular mudando o acento circunflexo para o agudo" necessariamente nessa ordem.

  • Gab. C

    Ele tem / eles têm

    https://www.conjugacao.com.br/verbo-ter/

    Ele vem / eles vêm

    https://www.conjugacao.com.br/verbo-vir/

    bons estudos


ID
5136577
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Substantivo próprio é o que se aplica a um objeto ou a um conjunto de objetos, mas sempre individualmente. Isso significa que o substantivo próprio se aplica a esse objeto ou a esse conjunto de objetos, considerando-os como indivíduos.


II. Substantivo é a classe de lexema que se caracteriza por significar o que convencionalmente chamamos objetos substantivos, isto é, em primeiro lugar, substâncias (homem, casa, livro) e, em segundo lugar, quaisquer outros objetos mentalmente apreendidos como substâncias, quais sejam qualidades (bondade, brancura), estados (saúde, doença), processos (chegada, entrega, aceitação).


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • desde quando substantivo confere qualidade? bondade e bracura?

    BANCA FDPPPPP

  • Gabarito: A


ID
5136580
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Pronomes pessoais são aqueles que substituem os substantivos, indicando indiretamente as pessoas do discurso. Quem fala ou escreve assume os pronomes eu ou nós, usa os pronomes tu, vós, você ou vocês para designar a quem se dirige e ele, ela, eles ou elas para fazer referência à pessoa ou às pessoas de quem fala.


II. O acento circunflexo é utilizado no trecho “Precisou de muito tempo para pôr ordem no escritório” pelo mesmo motivo que no trecho “Ele viajou pôr países que não conhecia”.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    I. Pronomes pessoais são aqueles que substituem os substantivos, indicando diretamente as pessoas do discurso.

    II. O acento circunflexo é utilizado no trecho “Precisou de muito tempo para pôr ordem no escritório” pelo mesmo motivo que no trecho “Ele viajou pôr países que não conhecia” Errado. O "por", no segundo trecho, é uma preposição não necessitando de acento circunflexo.

  • Faltou o DF por isso marquei kkk


ID
5136583
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Locução adjetiva é a expressão formada de preposição e substantivo ou equivalente com função de adjetivo. Um exemplo de locução adjetiva é: Homem de coragem = homem corajoso.


II. Algumas palavras na Língua Portuguesa possuem a escrita ou pronúncia idênticas, mas carregam significados distintos. Esse é o caso dos parônimos “descrição” e “distração”.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5136586
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Tenho doutorado e sou o chefe. Aqui quem manda sou eu. Então, por que não me entendem?

Manter um bom nível de comunicação dentro das empresas é de primordial importância para o andamento do trabalho. Uma boa comunicação com as chefias é também essencial para que o profissional possa dar o seu melhor, assim como entender o que lhe é requisitado. Porém, uma palavra, de apenas três sílabas, na frase anterior, é o que pode colocar tudo a perder, ou a ganhar: entender.

O entendimento humano passa pelo processo de comunicação, todavia quando existem ruídos entre o emissor e receptor, a mensagem não é transmitida, ou pior, ela é entendida de maneira errada. E isso vem acontecendo muito ainda no patamar das empresas nacionais, que, por não prezarem a área de comunicação ou mesmo a qualificação de seus gestores, acabam pecando na maneira de informar seus colaboradores.

Muitas vezes, os chefes são pessoas que não reconhecem sua falha na comunicação e, assim, vão tocando o negócio sem priorizar esse bem, achando que o erro está em seu subordinado. Normalmente, quem não está preparado para este cargo, que requer o poder de comunicar, não ouve o que seus funcionários têm a dizer e, ainda, julga estar sempre com a razão. Isso acontece pelo desconhecimento que os chefes têm do poder da comunicação no ambiente empresarial.

Em uma organização, é preciso deixar claro quem são os líderes, e estes precisam deixar mais claro ainda para seus colaboradores que estão ali para guiar, orientar e apoiar. Os chefes devem entender que a comunicação em suas empresas, além de necessária, é um exercício de gentileza e respeito, por isso, não é só mandar, mas liderar de forma ampla, envolvendo e cativando os colaboradores de uma organização. E nada melhor para isso do que o uso devido da comunicação.

(TENHO doutorado e sou o chefe. Aqui quem manda sou eu. Então, por que não me entendem? Adaptado. Revisão linguística. Disponível em: https://bit.ly/3j3MyZD. Acesso em: mar 2020)


Leia o texto 'Tenho doutorado e sou o chefe. Aqui quem manda sou eu. Então, por que não me entendem?' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. O texto mostra que se houver “ruídos” durante a comunicação (na relação entre quem “fala/escreve” e quem “ouve/lê”), podem acontecer equívocos que chegam a comprometer a mensagem. Este é um problema que atinge o patamar das empresas nacionais.

II. No texto, pode-se perceber a ideia de que os investimentos governamentais em programas de formação científica, como os cursos de doutorado, têm contribuído para colocar o Brasil em uma posição de destaque entre os países que mundialmente são referência em novas tecnologias.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5136589
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Tenho doutorado e sou o chefe. Aqui quem manda sou eu. Então, por que não me entendem?

Manter um bom nível de comunicação dentro das empresas é de primordial importância para o andamento do trabalho. Uma boa comunicação com as chefias é também essencial para que o profissional possa dar o seu melhor, assim como entender o que lhe é requisitado. Porém, uma palavra, de apenas três sílabas, na frase anterior, é o que pode colocar tudo a perder, ou a ganhar: entender.

O entendimento humano passa pelo processo de comunicação, todavia quando existem ruídos entre o emissor e receptor, a mensagem não é transmitida, ou pior, ela é entendida de maneira errada. E isso vem acontecendo muito ainda no patamar das empresas nacionais, que, por não prezarem a área de comunicação ou mesmo a qualificação de seus gestores, acabam pecando na maneira de informar seus colaboradores.

Muitas vezes, os chefes são pessoas que não reconhecem sua falha na comunicação e, assim, vão tocando o negócio sem priorizar esse bem, achando que o erro está em seu subordinado. Normalmente, quem não está preparado para este cargo, que requer o poder de comunicar, não ouve o que seus funcionários têm a dizer e, ainda, julga estar sempre com a razão. Isso acontece pelo desconhecimento que os chefes têm do poder da comunicação no ambiente empresarial.

Em uma organização, é preciso deixar claro quem são os líderes, e estes precisam deixar mais claro ainda para seus colaboradores que estão ali para guiar, orientar e apoiar. Os chefes devem entender que a comunicação em suas empresas, além de necessária, é um exercício de gentileza e respeito, por isso, não é só mandar, mas liderar de forma ampla, envolvendo e cativando os colaboradores de uma organização. E nada melhor para isso do que o uso devido da comunicação.

(TENHO doutorado e sou o chefe. Aqui quem manda sou eu. Então, por que não me entendem? Adaptado. Revisão linguística. Disponível em: https://bit.ly/3j3MyZD. Acesso em: mar 2020)


Leia o texto 'Tenho doutorado e sou o chefe. Aqui quem manda sou eu. Então, por que não me entendem?' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. O tema principal do texto é a dicotomia existente entre a linguagem adotada por crianças e jovens em comparação com o vocabulário dos idosos, a qual gera frequentes problemas de entendimento entre essas diferentes gerações.

II. A partir das informações do texto, é possível inferir que apenas é possível obter um diploma de doutorado se o estudante possuir um profundo conhecimento teórico sobre a língua e a cultura dos países europeus.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5136592
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Tenho doutorado e sou o chefe. Aqui quem manda sou eu. Então, por que não me entendem?

Manter um bom nível de comunicação dentro das empresas é de primordial importância para o andamento do trabalho. Uma boa comunicação com as chefias é também essencial para que o profissional possa dar o seu melhor, assim como entender o que lhe é requisitado. Porém, uma palavra, de apenas três sílabas, na frase anterior, é o que pode colocar tudo a perder, ou a ganhar: entender.

O entendimento humano passa pelo processo de comunicação, todavia quando existem ruídos entre o emissor e receptor, a mensagem não é transmitida, ou pior, ela é entendida de maneira errada. E isso vem acontecendo muito ainda no patamar das empresas nacionais, que, por não prezarem a área de comunicação ou mesmo a qualificação de seus gestores, acabam pecando na maneira de informar seus colaboradores.

Muitas vezes, os chefes são pessoas que não reconhecem sua falha na comunicação e, assim, vão tocando o negócio sem priorizar esse bem, achando que o erro está em seu subordinado. Normalmente, quem não está preparado para este cargo, que requer o poder de comunicar, não ouve o que seus funcionários têm a dizer e, ainda, julga estar sempre com a razão. Isso acontece pelo desconhecimento que os chefes têm do poder da comunicação no ambiente empresarial.

Em uma organização, é preciso deixar claro quem são os líderes, e estes precisam deixar mais claro ainda para seus colaboradores que estão ali para guiar, orientar e apoiar. Os chefes devem entender que a comunicação em suas empresas, além de necessária, é um exercício de gentileza e respeito, por isso, não é só mandar, mas liderar de forma ampla, envolvendo e cativando os colaboradores de uma organização. E nada melhor para isso do que o uso devido da comunicação.

(TENHO doutorado e sou o chefe. Aqui quem manda sou eu. Então, por que não me entendem? Adaptado. Revisão linguística. Disponível em: https://bit.ly/3j3MyZD. Acesso em: mar 2020)


Leia o texto 'Tenho doutorado e sou o chefe. Aqui quem manda sou eu. Então, por que não me entendem?' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. No trecho “E nada melhor para isso [liderar de forma ampla] do que o uso devido da comunicação” está implícito que os chefes não conseguem comunicar-se efetivamente com seus colaboradores pela falta de empatia.

II. Uma das ideias presentes no texto é a de que a dificuldade de conquistar um emprego no setor privado tem levado muitos jovens a buscarem novas maneiras de obter qualificação, como os programas de mestrado e/ou doutorado.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5136595
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Tenho doutorado e sou o chefe. Aqui quem manda sou eu. Então, por que não me entendem?

Manter um bom nível de comunicação dentro das empresas é de primordial importância para o andamento do trabalho. Uma boa comunicação com as chefias é também essencial para que o profissional possa dar o seu melhor, assim como entender o que lhe é requisitado. Porém, uma palavra, de apenas três sílabas, na frase anterior, é o que pode colocar tudo a perder, ou a ganhar: entender.

O entendimento humano passa pelo processo de comunicação, todavia quando existem ruídos entre o emissor e receptor, a mensagem não é transmitida, ou pior, ela é entendida de maneira errada. E isso vem acontecendo muito ainda no patamar das empresas nacionais, que, por não prezarem a área de comunicação ou mesmo a qualificação de seus gestores, acabam pecando na maneira de informar seus colaboradores.

Muitas vezes, os chefes são pessoas que não reconhecem sua falha na comunicação e, assim, vão tocando o negócio sem priorizar esse bem, achando que o erro está em seu subordinado. Normalmente, quem não está preparado para este cargo, que requer o poder de comunicar, não ouve o que seus funcionários têm a dizer e, ainda, julga estar sempre com a razão. Isso acontece pelo desconhecimento que os chefes têm do poder da comunicação no ambiente empresarial.

Em uma organização, é preciso deixar claro quem são os líderes, e estes precisam deixar mais claro ainda para seus colaboradores que estão ali para guiar, orientar e apoiar. Os chefes devem entender que a comunicação em suas empresas, além de necessária, é um exercício de gentileza e respeito, por isso, não é só mandar, mas liderar de forma ampla, envolvendo e cativando os colaboradores de uma organização. E nada melhor para isso do que o uso devido da comunicação.

(TENHO doutorado e sou o chefe. Aqui quem manda sou eu. Então, por que não me entendem? Adaptado. Revisão linguística. Disponível em: https://bit.ly/3j3MyZD. Acesso em: mar 2020)


Leia o texto 'Tenho doutorado e sou o chefe. Aqui quem manda sou eu. Então, por que não me entendem?' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. É possível deduzir, a partir do texto, que, mesmo estando em uma posição hierárquica superior, a efetiva comunicação não depende somente dos líderes, isto é, como os comandos partem de uma relação horizontal, os colaboradores também precisam ter o poder de comunicar.

II. O texto atribui certa responsabilidade à figura do chefe (líder) pelo uso devido da comunicação, visto que ele é o responsável por guiar, orientar e apoiar seus colaboradores.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5136598
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Tenho doutorado e sou o chefe. Aqui quem manda sou eu. Então, por que não me entendem?

Manter um bom nível de comunicação dentro das empresas é de primordial importância para o andamento do trabalho. Uma boa comunicação com as chefias é também essencial para que o profissional possa dar o seu melhor, assim como entender o que lhe é requisitado. Porém, uma palavra, de apenas três sílabas, na frase anterior, é o que pode colocar tudo a perder, ou a ganhar: entender.

O entendimento humano passa pelo processo de comunicação, todavia quando existem ruídos entre o emissor e receptor, a mensagem não é transmitida, ou pior, ela é entendida de maneira errada. E isso vem acontecendo muito ainda no patamar das empresas nacionais, que, por não prezarem a área de comunicação ou mesmo a qualificação de seus gestores, acabam pecando na maneira de informar seus colaboradores.

Muitas vezes, os chefes são pessoas que não reconhecem sua falha na comunicação e, assim, vão tocando o negócio sem priorizar esse bem, achando que o erro está em seu subordinado. Normalmente, quem não está preparado para este cargo, que requer o poder de comunicar, não ouve o que seus funcionários têm a dizer e, ainda, julga estar sempre com a razão. Isso acontece pelo desconhecimento que os chefes têm do poder da comunicação no ambiente empresarial.

Em uma organização, é preciso deixar claro quem são os líderes, e estes precisam deixar mais claro ainda para seus colaboradores que estão ali para guiar, orientar e apoiar. Os chefes devem entender que a comunicação em suas empresas, além de necessária, é um exercício de gentileza e respeito, por isso, não é só mandar, mas liderar de forma ampla, envolvendo e cativando os colaboradores de uma organização. E nada melhor para isso do que o uso devido da comunicação.

(TENHO doutorado e sou o chefe. Aqui quem manda sou eu. Então, por que não me entendem? Adaptado. Revisão linguística. Disponível em: https://bit.ly/3j3MyZD. Acesso em: mar 2020)


Leia o texto 'Tenho doutorado e sou o chefe. Aqui quem manda sou eu. Então, por que não me entendem?' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Pode-se inferir do texto que o chefe lança a culpa do equívoco na comunicação aos subordinados, pois não reconhece sua própria falha ao interagir. Essa atitude revela despreparo para a função de liderança e desconhecimento do poder da comunicação no ambiente empresarial.

II. Está comprovado no texto que os subordinados é que são culpados por não conseguirem entender os comandos de seus líderes. Como não priorizam a área de comunicação ou mesmo a qualificação de seus colaboradores, as empresas nacionais perdem muito ao não praticarem a efetiva comunicação.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas