SóProvas



Prova Aeronáutica - 2021 - CIAAR - Análise de Sistemas


ID
5329141
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

As estruturas de repetição, na linguagem Java, permitem executar mais de uma vez um mesmo trecho de código. Trata-se de uma forma de executar blocos de comandos somente sob determinadas condições.

É correto afirmar que, quando se sabe de antemão quantas vezes o loop deverá ser executado, o comando utilizado é o

Alternativas
Comentários
  • if - Estrutura de condição, altera o fluxo de execução de um programa.

    for - Estrutura de repetição, utilizada quando se sabe o número de iterações da repetição.

    while - Estrutura de repetição, executa enquanto a condição estipulada for verdadeira.

    do...while - Estrutura de repetição, mesmo princípio do comando while, a diferença é que com o uso dele teremos os comandos executados ao menos uma única vez.

    Gabarito B

  • GABARITO B

    Devemos usar o comando for quando sabemos de antemão quantas vezes o loop deverá ser executado. Quando o fim de um loop depender da entrada do usuário devemos optar pelo uso do comando while, que executa um bloco de comandos enquanto sua condição for verdadeira.

    FONTE: Programação Java com Ênfase em Orientação a Objetos - Douglas Rocha Mendes


ID
5329144
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Preencha corretamente as lacunas do texto.


Em uma fila, os elementos entram pelo _________ e saem pelo _________. Em uma pilha, os elementos entram pelo _________ ou _________ da pilha.


A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

Alternativas
Comentários
  • Princípios básicos de estrutura de dados.

    Em uma fila, os elementos entram pelo fim e saem pelo início. Em uma pilha, os elementos entram pelo início ou topo da pilha.

    Fila - (FIFO) First In, First Out - Primeiro a entrar, primeiro a sair

    Pilha - (LIFO) Last In, First Out - Último a entrar, primeiro a sair

    Gabarito C

  • Gabarito C

    Em uma lista, os elementos entram pelo "fim " da lista e saem pelo (ou são processados a partir do) início, de forma análoga a uma fila de clientes em banco. Em uma pilha, os elementos entram pelo início ou topo da pilha e o próximo elemento a ser processado é sempre o do topo da pilha de forma análoga a uma pilha de pratos a serem lavados. O fluxo de processamento dos elementos em uma lista é conhecido como FIFO (First In, First Out, o primeiro a entrar será o primeiro a sair), enquanto o fluxo de processamento dos elementos de uma pilha é conhecido como LIFO (Last In, First Out, o último a entrar será o primeiro a sair)

    FONTE: Introdução à programação orientada a objetos usando java 2a ediçãoPor Rafael Santos


ID
5329147
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Na alocação dinâmica de memória, os espaços de memória são alocados e liberados durante a execução do programa, conforme a necessidade. Isso permite otimizar a utilização da memória, garantindo que uma área só será alocada e tornada disponível para o programa quando realmente for entrar em uso.


Quando uma alocação não é bem-sucedida pela inexistência de espaço para o seu atendimento, é correto afirmar que ocorrerá um/uma

Alternativas
Comentários
  • A questãoaborda a alocação dinâmica de memória, as linguagens de programação mais recentes tratam de forma automática a requisição e liberação de memória, entretanto, linguagens como C necessitam do gerenciamento manual.

    Desta forma, quando uma alocação não é bem-sucedida pela inexistência de espaço para o seu atendimento, é correto afirmar que ocorrerá um erro durante a execução, esse possível erro deve ser tratado pelo programador durante o desenvolvimento de seu sistema.

    Gabarito C.

  • GABARITO C

    Na alocação dinâmica de memória, os espaços de memória são alocados e liberados durante a execução do programa, conforme a necessidade. Isso permite otimizar a utilização da memória, garantindo que uma área só será alocada e tornada disponível para o programa quando realmente for entrar em uso.

    Na alocação dinâmica de memória, o usuário solicita o espaço requerido durante a execução, no momento em que isso se torna necessário. Nesse momento, devem ser informados tanto a quantidade de memória necessária, quanto o tipo dos valores a serem armazenados. Tão logo o espaço não seja mais necessário, em qualquer ponto da execução do programa, ele deve ser liberado.

    O resultado de uma tentativa de alocação de memória deve ser sempre verificado e tratado adequadamente. Se uma alocação não é bem-sucedida pela inexistência de espaço para seu atendimento, ocorre um erro durante a execução.

    FONTE: Algoritmos e Programação com Exemplos em Pascal e C - Nina Edelweiss, Maria Aparecida Castro Livi · 2014


ID
5329150
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um ambiente de execução e as threads pertencentes a ele são associados às páginas pertencentes ao espaço de endereçamento mantido na memória principal; os dados e instruções são mantidos em caches em hardwares.


Pode-se fazer um resumo da comparação entre processos e threads, como segue:


I. As threads dentro de um processo são protegidas umas das outras.

II. Criar uma nova thread dentro de um processo existente é computacionalmente oneroso em relação a criar um processo.

III. As threads dentro de um processo podem compartilhar dados e outros recursos convenientes e eficientemente, em comparação a processos distintos.

IV. O chaveamento para uma thread diferente dentro de um mesmo processo é menos oneroso do que chavear entre threads pertencentes a processos diferentes.


Considerando as comparações de processos e threads, está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I. As threads dentro de um processo são protegidas umas das outras. - Threads são independentes, mas não são protegidas, elas compartilham recursos.

    II. Criar uma nova thread dentro de um processo existente é computacionalmente oneroso em relação a criar um processo. - As threads também são chamadas de 'processos leves'.

    III. As threads dentro de um processo podem compartilhar dados e outros recursos convenientes e eficientemente, em comparação a processos distintos.

    IV. O chaveamento para uma thread diferente dentro de um mesmo processo é menos oneroso do que chavear entre threads pertencentes a processos diferentes.

    Gabarito D

  • I - Threads permitem múltiplos threads de controle dentro de um processo, mas não fazem nada para proteger um thread do outro

    II - Como threads têm algumas das propriedades dos processos, às vezes eles são chamados de processos leves.

    III - Um thread compartilha, com outros threads pertencentes ao mesmo processo, sua seção de código, a seção de dados e outros recursos do sistema operacional, como arquivos abertos e sinais.

    IV - Se um dos processos precisa ler uma palavra da memória (o que leva muitos ciclos de relógio), uma CPU multithread pode simplesmente fazer o chaveamento para outro thread. O multithreading não proporciona paralelismo real. Apenas um processo de cada vez é executado, mas o tempo de chaveamento de thread é reduzido para a ordem de um nanossegundo. 

    Tanenbaum

  • Thread é a tarefa que um determinado programa realiza. Thread é uma forma de um processo dividir a si mesmo em duas ou mais tarefas que podem ser executadas concorrencialmente.
  • Gabarito D

    Um ambiente de execução e as threads pertencentes a ele são associados às páginas pertencentes ao espaço de endereçamento mantido na memória principal, e os dados e instruções são mantidos em caches em hardware

    Podemos fazer um resumo da comparação entre processos e threads, como segue:

    • Criar uma nova thread dentro de um processo existente é computacionalmente menos oneroso do que criar um processo.

    • O chaveamento para uma thread diferente dentro de um mesmo processo é menos oneroso do que chavear entre threads pertencentes a processos diferentes.

    • As threads dentro de um processo podem compartilhar dados e outros recursos conveniente e eficientemente, em comparação a processos distintos.

    • Porém, além disso, as threads dentro de um processo não são protegidas umas das outras.

    FONTE: Sistemas Distribuídos - 5ed: Conceitos e Projeto


ID
5329153
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

SQL significa Structured Query Language, ou “Linguagem de Consulta Estruturada”, em português. Resumidamente, é uma linguagem de programação para lidar com banco de dados relacional.


Usada para analisar ou executar tarefas em tabelas de dados, é correto afirmar que a programação SQL é uma linguagem

Alternativas
Comentários
  • SQL - Structured Query Language - é uma linguagem de pesquisa declarativa padrão para banco de dados relacional, orientada a conjuntos.

    Linguagem declarativa - modela um problema através de assertivas acerca dos objetos do universo de discurso, definindo relacionamentos lógicos.

    Gabarito D

  •  a linguagem SQL oferece uma interface de linguagem declarativa de nível mais alto, de modo que o usuário apenas especifica qual deve ser o resultado, deixando a otimização real e as decisões sobre como executar a consulta para o SGBD.

    Navathe

  • GABARITO D

    O SQL é um padrão internacional definido pelas organizações ANSI e ISO. Ele não planejado para ser uma linguagem completa de desenvolvimento de aplicações. É uma linguagem orientada a conjuntos, planejada para gerenciar dados com comandos declarativos.

    FONTE: OCA Oracle Database 11g : Administração I (Guia do Exame 1Z0-052) - John Watson


ID
5329156
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A linguagem SQL se divide em três grupos básicos: Linguagem de Definição de Dados (DDL), Linguagem de Manipulação de Dados (DML) e Linguagem de Controle de Dados (DCL).


Considerando os comandos da Linguagem de Manipulação de Dados (DML) em SQL, está correto apenas o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • tamojunto

  • Linguagem de Manipulação de Dados (DML) - SELECT, INSERT, DELETE e UPDATE

    Linguagem de Definição de Dados (DDL) - CREATE, ALTER e DROP

    Linguagem de Controle de Dados (DCL) - GRANT, REVOKE e DENY

    Linguagem de Transação de Dados (DTL) - BEGIN TRANSACTION, COMMIT e ROLLBACK

    Algumas bibliografias referem-se ao SELECT como Linguagem de Consulta de dados (DQL)

    Gabarito D


ID
5329159
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um sistema operacional deve possuir um sistema de arquivos que o auxilie em seu gerenciamento de dados. Através do sistema de arquivos é possível gravar novos dados em um HD, bem como buscar e recuperar os dados que já estão armazenados nele.


Os sistemas de arquivos existentes estão corretamente indicados em

Alternativas
Comentários
  • Sistemas operacionais e alguns dos sistemas de arquivos suportados:

    Unix: EXT2, EXT3, EXT4, ReiserFS, XFS, JFS, BTRFS... (e vários outros)

    Mac: HFS+, APFS, FAT, ExFAT...

    Windows: NTFS, FAT, HPFS...

    Gabarito C

  • Gabarito C

    Um sistema operacional deve possuir um sistema de arquivos que o auxilie em seu gerenciamento de dados. Através do sistema de arquivos é possível gravar novos dados em um HD, bem como buscar e recuperar os dados que já estão armazenados nele.

    Dentre os sistemas de arquivos existentes pode-se citar: Sistemas de arquivos do Windows FAT e NTFS.

    FONTE: Apostila Sobre Sistemas Operacionais:Por Luciana Maura Aquaroni Geraldi


ID
5329168
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A memória virtual expande a memória total disponível em um sistema adicionando à memória real um espaço em disco (memória secundária). Essa área em disco corresponde ao que se denomina área de swap.


A esse respeito, preencha corretamente as lacunas do texto.


A área de swap pode ser implementada por intermédio de um arquivo específico, como nos sistemas operacionais da família _________________ ou em partições de disco dedicadas à finalidade, como na família ________________.


A sequência que preenche corretamente as lacunas é

Alternativas
Comentários
  • A área de swap pode ser implementada por intermédio de um arquivo específico, como nos sistemas operacionais da família Microsoft ou em partições de disco dedicadas à finalidade, como na família Unix.

    O Windows usa um arquivo para manipulação de swap chamado pagefil.sys (invisível para o usuário).

    No Linux o swap pode ficar tanto em uma partição (/swap), como também em um arquivo no disco, para a criação de áreas de swap são utilizados os comandos mkswap e swapon.

    Gabarito B

  • Gabarito B

    A memória virtual expande a memória total disponível em um sistema adicionando à memória real um espaço em disco (memória secundária). Essa área em disco corresponde ao que se denomina área de swap. A área de swap pode ser implementada por intermédio de um arquivo específico, como nos sistemas operacionais da família Microsoft ou em partições de disco dedicadas à finalidade, como na família Unix.

    FONTE: Sistemas Operacionais - Vol. 11: Série Livros Didáticos Informática UFRGS Rômulo S. Oliveira, Alexandre S. Carissimi


ID
5329171
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Devido ao papel fundamental desempenhado pelos sistemas de arquivos na operação do sistema, seu desempenho e sua funcionalidade são cruciais.


É correto afirmar que o sistema WAFL é um exemplo de

Alternativas
Comentários
  • WAFL, O WAFL é usado exclusivamente em servidores de arquivos de rede produzidos pela Network Appliance e foi projetado para ser usado como um sistema de arquivos distribuído, é um sistema de arquivos poderoso e elegante, otimizado para gravações randômicas.

    GAB D

    Silberschatz

  • GABARITO D

    Devido ao papel fundamental desempenhado pelos sistemas de arquivos na operação do sistema, seu desempenho e sua funcionalidade são cruciais. Técnicas como estruturas de log e caching ajudam a melhorar o desempenho, enquanto estruturas de log e RAID aumentam a confiabilidade. O sistema de arquivos WAFL é um exemplo da otimização do desempenho para combinar com uma carga de E/S específica.

    FONTE: Sistemas Operacionais com Java 7 ed Abraham Silberschatz


ID
5329174
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um multiprocessador de memória compartilhada é um sistema de computadores no qual duas ou mais CPUs compartilham acesso total a uma RAM comum. Um programa executando em qualquer uma das CPUs vê um espaço de endereçamento virtual normal.


A única propriedade incomum que esse sistema possui está corretamente indicada em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Um multiprocessador de memória compartilhada(ou simplesmente multiprocessador de agora em diante) é um sistema de computador no qual duas ou maisCPUs compartilham acesso total a uma RAM comum. Um programa executando em qualquer uma das CPUs enxerga um espaço de endereçamento virtual normal (geralmente paginado). A única propriedade não usual que esse sistema apresenta é que a CPU pode escrever algum valor em uma palavra de memória e depois ler a palavra de volta e obter um valor diferente (porque outra CPU fez uma alteração no dado).

    Fonte: Sistemas Operacionais Modernos - Tanenbaum


ID
5329177
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Embora todos os multiprocessadores tenham a propriedade de que cada CPU pode endereçar toda a memória, alguns multiprocessadores têm a propriedade adicional de que cada palavra de memória pode ser lida tão rapidamente quanto qualquer outra palavra de memória.


A máquina que não possui essa propriedade está corretamente indicada em

Alternativas
Comentários
  • Uniform Memory Access (UMA) -  O acesso à memória pelos processadores é feito de modo uniforme, o tempo de acesso será igual independentemente de qual processador fez a solicitação.

    Nonuniform Memory Access (NUMA) -  Acesso não uniforme, diferentes processadores terão diferentes tempos de acesso ao se comunicar com a memória, a varaiação do tempo depende da distância entre o processador e a memória.

    Gabarito D

  • Gabarito D

    Embora todos os multiprocessadores tenham a propriedade de que cada CPU pode endereçar toda a memória, alguns multiprocessadores apresentam propriedades adicionais, como a possibilidade de que cada palavra de memória possa ser lida tão rapidamente quanto qualquer outra palavra de memória. Essas máquinas são chamadas de multiprocessadores UMA (uniform memory access — acesso uniforme à memória). Em contraste, os multiprocessadores NUMA (nonuniform memory access — acesso não uniforme à memória) não apresentam essa propriedade.

    Fonte: Sistemas Operacionais Modernos - Tanenbaum


ID
5329183
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A Internet consiste em dois tipos de computadores, hospedeiros e roteadores. Hospedeiros são PCs, notebooks, smartphones, servidores, computadores de grande porte e outros computadores de propriedade de indivíduos ou companhias que desejam se conectar à Internet. Roteadores aceitam pacotes que chegam de uma das muitas linhas de entrada e os enviam para fora, ao longo das muitas linhas de saída.


É correto afirmar que um roteador é melhor representado e similar ao comutador da figura 

Alternativas
Comentários
  • Figura retirada da página 394 do livro Sistemas Operacionais Modernos (4ª ed.) de Andrew Tanenbaum.

    Ainda segundo o livro: "Roteadores são computadores de comutação especializados que aceitam pacotes que chegam de uma das muitas linhas de entrada e os enviam para fora ao longo das muitas linhas de saída."

    Gabarito D


ID
5329186
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Apesar de muitas organizações ainda pensarem em segurança informática como simples antivírus ou gestão de logins, a segurança da informação nos dias de hoje é algo muito mais complexo, que abrange muitos aspectos.


A esse respeito avalie os aspectos relativos à segurança da informação.


I. Agir na segurança física e lógica de todos os recursos existentes dentro da organização.

II. Eliminar equipamentos, sejam eles computadores, servidores, equipamentos de rede ou meramente dados.

III. Pensar na prevenção de falhas, quer criando redundância dos sistemas, quer através de sistemas que facilitem a recuperação após as falhas.

IV. Considerar a importância da segurança informática da mesma forma da segurança de outros bens como documentos, dinheiro etc.


Está correto apenas o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    A segurança informática é sem dúvida uma das áreas mais importantes numa organização e deve ser vista com a mesma atenção com que se olha para a segurança de outros bens (documentos, dinheiro, equipamento, etc.)

    Apesar de muitas organizações ainda pensarem em segurança informática como simples antivírus ou gestão de logins, a segurança da informação nos dias de hoje é algo muito mais complexo, que abrange muitos aspectos. Hoje a equipe informática deve pensar (e agir) na segurança física e lógica de todos os recursos existentes dentro da organização, em proteção dos equipamentos, sejam eles computadores, servidores, equipamentos de rede ou meramente dados, e na prevenção de falhas, quer criando redundância dos sistemas, quer através de sistemas que facilitem a recuperação após as falhas

    FONTE: ORGANIZAÇÕES E SEGURANÇA INFORMÁTICA Por Nuno Carvalho


ID
5329189
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A análise do registro de eventos – conhecidos como logs – em equipamentos e sistemas computacionais é útil para a identificação de ataques.


É correto afirmar que a desativação das facilidades de registro, alterações dos tipos de mensagens que são gravadas, arquivos sendo editados, falhas no registro de eventos ou sobreposição do próprio arquivo estão incluídos na

Alternativas
Comentários
  • Gab C

    O registro de logs tem como objetivo principal a detecção de ações impróprias nos sistemade informação.

    A política de segurança da informação precisa definir o que deve ser monitorado e como.

    Costumam ser bastante relevantes os registros de hora e data de login e logout de cada usuário, tentativas de acessos negadas, origem dos acessos, arquivos acessados (leitura, escrita, geração e exclusão), informações sobre ptocessos (início, fim e recursos consumidos), alterações de privilégios, mudanças nas listas de acesso, erros de software e hardware, tráfego de rede, tempo de conexão, alertas e desativação de controles de rede, violações de políticas de acesso e alterações na configuração de sistemas.

    MACHADO, Marcel Jacques. Seguranca da iformação - Curitiba UFPR 2012.


ID
5329192
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Avalie as seguintes afirmações referentes aos modelos prescritivos de software.


I. A prototipação corresponde a um modelo de processo evolucionário.

II. No modelo de processo incremental, uma versão do software é liberada para uso a cada iteração.

III. O modelo espiral é iterativo e não requer consideração direta dos riscos técnicos em todos os estágios do projeto.

IV. O modelo cascata é inadequado para o desenvolvimento de software em situações que demandam mudanças de requisitos ao longo do projeto.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I. A prototipação corresponde a um modelo de processo evolucionário.

    II. No modelo de processo incremental, uma versão do software é liberada para uso a cada iteração.

    III. O modelo espiral é iterativo e não requer consideração direta dos riscos técnicos em todos os estágios do projeto. - Errada pois o modelo espiral é focado na análise e gerenciamento de riscos

    IV. O modelo cascata é inadequado para o desenvolvimento de software em situações que demandam mudanças de requisitos ao longo do projeto.

    Gabarito B


ID
5329195
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O Scrum é uma metodologia ágil e pode ser considerada uma solução que permite que profissionais de uma equipe possam trabalhar juntos na resolução de problemas complexos de forma criativa e adaptável, aumentando, assim, as chances de sucesso no resultado.


A respeito da metodologia ágil Scrum é incorreto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Questão A - "No Scrum, sprints consistem em unidades de trabalho solicitadas para atingir um requisito estabelecido no registro de trabalho (Backlog) e que precisa estar dentro do prazo de uma semana."

    Segundo The Scrum Guide, elaborado por Ken Schwaber & Jeff Sutherland, uma sprint deve possuir duração de um mês ou menos, ou seja de uma a quatro semanas.

    Gabarito A

  • Não concordo com a letra E pois quem gerencia os registros e atualiza os prioridades do Backlog é o Product Owner 

  • GABARITO A

    De acordo com Sommervile, sprints são de comprimento fixo e duram de duas a quatro semanas;

  • GABARITO A

    De acordo com Roger S. Pressman no livro Engenharia de Software Uma Abordagem Profissional 7º Edição

    A - (Incorreta) "Urgências (corridas de curta distância) sprints — consistem de unidades de trabalho solicitadas para atingir um requisito estabelecido no registro de trabalho (backlog) e que precisa ser ajustado dentro de um prazo já fechado (janela de tempo) (tipicamente 30 dias)."

    B - (Correta) "O Scrum enfatiza o uso de um conjunto de padrões de processos de software que provaram ser eficazes para projetos com prazos de entrega apertados, requisitos mutáveis e críticos de negócio"

    C - (Correta) " Os princípios do Scrum são consistentes com o manifesto ágil e são usados para orientar as atividades de desenvolvimento dentro de um processo que incorpora as seguintes atividades estruturais: requisitos, análise, projeto, evolução e entrega"

    D - (Correta) "Registro pendente de trabalhos (Backlog) — uma lista com prioridades dos requisitos ou funcionalidades do projeto que fornecem valor comercial ao cliente. Os itens podem ser adicionados a esse registro em qualquer momento (é assim que as alterações são introduzidas). O gerente de produto avalia o registro e atualiza as prioridades conforme requisitado."


ID
5329198
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Nas últimas décadas foi proposta uma série de diferentes abordagens de avaliação e aperfeiçoamento dos processos de software.


É correto afirmar que o método padrão CMMI de avaliação para aperfeiçoamento de processo da CMMI fornece um/uma

Alternativas

ID
5329201
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O projeto deve ser um guia legível e compreensível para aqueles que geram código e para aqueles que testam e, subsequentemente, dão suporte ao software.


É correto afirmar que esse conceito sugere uma característica que serve como guia para a/o

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Diretrizes e atributos da qualidade de software: McGlaughlin [McG91] sugere três características que servem como um guia para a avaliação de um bom projeto:

    • O projeto deve implementar todos os requisitos explícitos contidos no modelo de requisitos e deve acomodar todos os requisitos implícitos desejados pelos interessados.
    • O projeto deve ser um guia legível, compreensível para aqueles que geram código e para aqueles que testam e, subsequentemente, dão suporte ao software.
    • O projeto deve dar uma visão completa do software, tratando os domínios de dados, funcional e comportamental sob a perspectiva de implementação.

    FONTE: PRESSMAN


ID
5329204
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um projeto precisa ser modular, ou seja, o software deve ser dividido logicamente em elementos ou subsistemas, de modo que seja fácil de testar e manter.


É correto afirmar que um projeto deve conter representações distintas de

Alternativas
Comentários
  • arquitetura, componentes, dados e interfaces.

  • GABARITO A

    Diretrizes de qualidade.

    Para avaliar a qualidade da representação de um projeto, você e outros membros da equipe de software devem estabelecer critérios técnicos para um bom projeto. Na Seção 8.3, discutimos conceitos de projeto que também servem como critérios de qualidade de software. Por enquanto, consideremos as seguintes diretrizes:

    1. Um projeto deve exibir uma arquitetura que (1) foi criada usando estilos ou padrões arquiteturais reconhecíveis, (2) seja composta por componentes que apresentam boas características de projeto (discutidos mais adiante neste capítulo) e (3) possa ser implementada de uma forma evolucionária3 facilitando, portanto, a implementação e os testes.
    2. Um projeto deve ser modular; o software deve ser logicamente particionado em elementos ou subsistemas, de modo que seja fácil de testar e manter.
    3. Um projeto deve conter representações distintas de: dados, arquitetura, interfaces e componentes.
    4. Um projeto deve levar as estruturas de dados adequadas às classes a ser implementadas e baseadas em padrões de dados reconhecíveis.
    5. Um projeto deve levar a componentes que apresentem características funcionais independentes (baixo acoplamento).
    6. Um projeto deve levar a interfaces que reduzam a complexidade das conexões entre os componentes e o ambiente externo (encapsulamento).
    7. Um projeto deve ser obtido usando-se um método repetível, isto é, dirigido por informações obtidas durante a análise de requisitos de software.
    8. Um projeto deve ser representado usando-se uma notação que efetivamente comunique seu significado.

    FONTE: PRESSMAN


ID
5329207
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O algoritmo do roteamento é a parte do software da camada de rede responsável pela decisão sobre a linha de saída a ser usada na transmissão do pacote de entrada. Um determinado algoritmo de roteamento opera fazendo cada roteador manter uma tabela que fornece a melhor distância conhecida até cada destino e determina qual enlace deve ser utilizado para se chegar lá. Essas tabelas são atualizadas através da troca de informações com os vizinhos. Esse algoritmo é útil no estabelecimento de rotas para os melhores caminhos pela rede; no entanto, leva muito tempo para convergir, em decorrência do problema da contagem ao infinito.


Considerando o que foi dito, o algoritmo de roteamento indicado corretamente é

Alternativas
Comentários
  • ... uma tabela que fornece a melhor distância conhecida até cada destino...

    Algoritmos de roteamento:

    1 - Vetor Distância : Calcula o número de saltos; RIP

    2 - Estado do enlace: Melhor convergência; OSPF

  • Algoritmo Vetor de Distância

     

    O algoritmo de vetor de distância DV – distance vector - é interativo, assíncrono e distribuído. É distribuído porque cada nó recebe alguma informação com respeito a um ou mais vizinhos diretamente conectados, faz cálculos e, após, distribui os resultados de seus cálculos para seus vizinhos. O interativo vem da troca de dados constante, até que não seja mais possível realizar tal troca. E assíncrono porque não requer que todos os nós rodem simultaneamente (KUROSE ; ROSS, 2009).

     

    Os algoritmos de roteamento, que usam vetor de distância, operam de forma que cada roteador mantenha uma tabela (isto é, um vetor), que fornece a melhor distância conhecida até o destino, e também indica qual linha deve ser utilizada para a transmissão. Tais tabelas são atualizadas através da troca de informações com os vizinhos. Esse algoritmo pode ser conhecido também como Bellman-Ford (algoritmo recebe esse nome pelo seu em homenagem aos seus pesquisadores, Bellman, 1957 e Ford em 1962) (TANEMBAUM, 2003)

     

    No roteamento de vetor de distância, cada roteador mantém uma tabela de roteamento indexada por cada roteador da sub-rede, e contém a entrada para cada um de tais roteadores. A entrada possui duas partes: a linha de saída a ser usada e uma estimativa do tempo ou da distância até o ponto final. Duas unidades métricas podem ser usadas: o número de hops ou o tempo em [ms] (TANEMBAUM, 2003)

    Fonte: https://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialredeipec1/pagina_3.asp

  • Roteamento por Vetor de distância (RIP) >> UDP 520

    Este algoritmo trabalha baseado na ideia que cada roteador propaga periodicamente uma tabela com todas as redes conhecidas e a distância para alcançá-las. Geralmente, a distância é calculada pelo número de HOPS necessários para alcançar uma determinada rede.

    Roteamento de estado de enlace (OSPF)

    Este algoritmo trabalha baseado na ideia de que cada roteador possui informações sobre as redes que estão conectadas a ele e, periodicamente, testa para determinar se cada enlace está ativo. Com estas informações cada roteador divulga uma lista sobre o status de cada conexão, dizendo se estas estão ativas ou inativas. 

  • Os algoritmos de roteamento por vetor de distância operam fazendo cada roteador manter uma tabela (isto é, um vetor) que fornece a melhor distância conhecida até cada destino e determina qual enlace deve ser utilizado para chegar lá. Essas tabelas são atualizadas por meio da troca de informações com os vizinhos. No fim, cada roteador saberá o melhor enlace para alcançar cada destino.

    O roteamento por vetor de distância é útil como uma técnica simples para os roteadores calcularem coletivamente os caminhos mais curtos, mas tem um sério inconveniente na prática: apesar de convergir para a resposta correta, ele pode fazê-lo muito lentamente.

    Tanenbaum

  • Segundo Tanembaum, sobre os algoritmos de roteamento

    por inundação gera uma enorme quantidade de pacotes duplicados.

    por estado de enlace ,BGP que é um protocolo de roteamento

    por vetor de distância: cada roteador manter uma tabela que fornece a melhor distância

    GABARITO C

    pelo caminho mais curto: grafo de rede


ID
5329210
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O Modelo OSI se baseia em uma proposta desenvolvida pela ISO (International Standards Organization) como um primeiro passo em direção à padronização internacional dos protocolos de comunicação utilizados nas várias camadas de arquitetura de rede.


A respeito das camadas do modelo de referência OSI é incorreto afirmar que a camada

Alternativas
Comentários
  • Camadas do modelo de referência OSI:

    1. Física - Interface com meios de transmissão
    2. Enlace - Endereçamento físico
    3. Rede - Roteamento e controle de tráfego
    4. Transporte - Transmissão confiável
    5. Sessão - Manter e finalizar sessões de comunicação
    6. Apresentação - Formato de dados
    7. Aplicação - Prover serviços de rede às aplicações

    A afirmativa B erra ao citar "a camada de aplicação está relacionada à sintaxe e à semântica das informações transmitidas", o certo seria "apresentação".

    Gabarito B

  • APRESENTAÇÃO: Camada responsável por definir o formato para troca de dados entre computadores, como se fosse um tradutor.

  • Quer mais dicas e bizus? Segue no Instagram: @SIN.DE.ELITE

    BIZU DAS CAMADAS DO MODELO OSI: AASTREF

    Possui 7 camadas.

    7 Aplicação: Contém uma série de protocolos comumente necessários para os usuários. 

    6 Apresentação: Está relacionada à sintaxe e à semântica das informações transmitidas.

    5 Sessão: Permite que os usuários em diferentes máquinas estabeleçam sessões de comunicação entre eles. Uma sessão oferece diversos serviços:

    • Controle de diálogo
    • Gerenciamento de token
    • Sincronização

    4 Transporte: Sua função básica é aceitar dados da camada acima, dividi-los em unidades menores, se for preciso, repassar essas unidades à camada de rede e garantir que todos os fragmentos chegarão corretamente à outra extremidade. 

    3 Rede: Controla a operação da sub-rede e determina a maneira como os pacotes são roteados da origem até o destino.

    2 Enlace de dados: Sua principal tarefa é transformar um canal de transmissão normal em uma linha que pareça livre de erros de transmissão.

    1 Física: Trata da transmissão de bits normais por um canal de comunicação.

    Fonte: Tanenbaum, Andrew S. 2013. Redes de computadores ed 5. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2013.


ID
5329213
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Um escritório de gerenciamento de projetos é uma estrutura organizacional que padroniza os processos de governança relacionados a projetos e facilita o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas e técnicas. Nas organizações, existem vários tipos de escritório de gerenciamento de projetos.


É correto afirmar que aquele que fornece suporte e exige a conformidade por vários meios é o escritório

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO!!! POIS NO ENUNCIADO ELE FALA QUE A SUBSTITUIÇÃO POR "DEVIDO O" PREJUDICARIA A CORREÇÃO GRAMATICAL DO TEXTO.

  • Níveis de controle:

    DIRETIVO : Gerenciamento direto;

    De CONTROLE: Fornece suporte e exige a conformidade através de vários meios;

    De SUPORTE: Papel consultivo nos projetos. Atua como repositório de projetos

    PMBOK 6

  • GABARITO C

    ESCRITÓRIO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS: Um escritório de gerenciamento de projetos (EGP) é uma estrutura organizacional que padroniza os processos de governança relacionados a projetos e facilita o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas, e técnicas. Cada tipo varia em função do seu grau de controle e influência nos projetos da organização, como:

    • Dar suporte. Os EGPs de suporte fornecem um papel consultivo nos projetos, fornecendo modelos, práticas recomendadas, treinamento, acesso às informações e lições aprendidas em outros projetos. Este tipo de EGP atua como repositório de projetos. O nível de controle fornecido pelo EGP é baixo.
    • De controle. Os EGPs de controle fornecem suporte e exigem a conformidade por vários meios. O nível de controle exercido pelo EGP é médio.
    • Diretivo. Os EGPs diretivos assumem o controle dos projetos pelo seu gerenciamento direto. Gerentes de projetos são designados pelo EGP, e são subordinados a ele. O nível de controle fornecido pelo EGP é alto.

    FONTE: PMBOK 6

  • Questão que precisa estar atento aos 3 tipos de PMO.

    de suporte: papel consultivo do nível mais baixo.

    de Controle: Exige conformidade (ou seja , aceita sem questionar) . Nível de controle médio.

    Diretivo: Assume o controle do projeto.

    Gabarito C


ID
5329216
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os grupos de processos de gerenciamento de projetos descrevem um padrão para os processos de gerenciamento de projetos utilizados para cumprir os objetivos do projeto. Os processos de gerenciamento de projetos em cinco Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos.


É correto afirmar que o processo realizado para concluir o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto, a fim de satisfazer os requisitos do projeto, pertence ao Grupo de Processos de

Alternativas
Comentários
  • Grupo de processos de iniciação.

    Os processos executados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou fase.

    Grupo de processos de planejamento.

    Os processos necessários para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e definir a linha de ação necessária para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado.

    Grupo de processos de execução.

    Os processos realizados para executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para satisfazer as especificações do projeto.

    Grupo de processos de monitoramento e controle.

    Os processos exigidos para acompanhar, analisar e controlar o progresso e desempenho do projeto, identificar quaisquer áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano, e iniciar as mudanças correspondentes.

    Grupo de processos de encerramento.

    Os processos executados para finalizar todas as atividades de todos os grupos de processos, visando encerrar formalmente o projeto ou fase.

    PMBOK 6

  • GABARITO B

    Para quem marcou D, segue a diferença:

    Grupo de Processos de Execução: O(s) processo(s) realizado(s) para concluir o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para satisfazer os requisitos do projeto. 

    Grupo de processos de encerramento: O(s) processo(s) realizado(s) para concluir ou fechar formalmente um projeto, fase ou contrato. 

    FONTE: PMBOK 6

  • A = Define ou fase ou um PROJETO

    C = O Plano de Gerenciamento É DEFINIDO aqui

    D = Concluir/FECHAR o PROJETO.

    GAB B.


ID
5329219
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Os processos em cada Grupo de Processos são repetidos conforme necessário em cada fase, até que os critérios de conclusão para essa fase tenham sido cumpridos.


Porém, é incorreto afirmar que os Grupos de Processos

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Os Grupos de Processos podem se sobrepor durante um projeto ou fase. Os Grupos de Processos não são fases do projeto. Se o projeto estiver dividido em fases, os processos nos Grupos de Processos interagem dentro de cada fase. É possível que todos os Grupos de Processos estejam representados em uma fase.

    FONTE: PMBOK 6


ID
5329222
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A Tecnologia da Informação (TI) deixou de ser tratada por técnicos e passou a ser incorporada às estratégia das empresas para o alcance de seus objetivos. Com o avançar dos anos, a Technology Infrastructure Library (ITIL) tornou-se um padrão de fato da atualidade do segmento de TI.


É correto afirmar que a ITIL é um exemplo de

Alternativas
Comentários
  • ITIL é um conjunto de boas práticas detalhadas para o gerenciamento de serviços de TI.

    Gabarito C

  • A ITIL é um agrupamento das melhores práticas utilizadas para o gerenciamento de serviços de TI de alta qualidade

  • GABARITO C

    "Boas práticas: São atividades ou processos realizados com sucesso por múltiplas organizações. A ITIL é um exemplo de boas práticas. "

    Indo além,

    Serviço: meio de entregar valor sem responsabilidade direta sobre os custos e riscos específicos.

    Características:

    • Intangibilidade;
    • Demanda associada com os ativos do cliente;
    • Perecibilidade.

    FONTE: ITIL v3


ID
5329225
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir.


Em uma empresa, os papéis representam o conjunto de responsabilidades, atividades e autoridades concedias a __________________. Um papel deve ser sempre definido em __________________. Os papéis de gerente de configuração e de gerente de mudança podem ser realizados por _____________________.


A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

Alternativas
Comentários
  • Em uma empresa, os papéis representam o conjunto de responsabilidades, atividades e autoridades concedias a uma pessoa ou grupo. Um papel deve ser sempre definido em um processo. Os papéis de gerente de configuração e de gerente de mudança podem ser realizados por uma única pessoa.

    Conceitos básicos de ITIL.

    Gabarito D

  • GABARITO D

    Papéis

    Conjunto de responsabilidades, atividades e autoridades concedidas a uma pessoa ou grupo.

    Um papel deve ser sempre definido em um processo. Uma pessoa, ou grupo, pode possuir

    diversos papéis em vários processos. Por exemplo, os papéis de gerente de configuração e

    gerente de mudança podem ser realizados por uma única pessoa.

    FONTE: ITIL v3


ID
5339371
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O youtuber e Machado de Assis, ou uma polêmica bem-vinda

Cláudia Costin*


    1§ Uma polêmica apareceu nos últimos dias, nas redes sociais, a partir de um comentário do youtuber Felipe Neto, sobre a atitude de escolas que tornam as obras de Machado de Assis obrigatórias. Segundo ele, o que estas deveriam promover seria a leitura por prazer, de forma a constituir, nas jovens mentes, o hábito de ler como uma atividade para toda a vida.

    2§ Devo me confessar uma grande admiradora de Machado de Assis, um de nossos maiores escritores, um homem à frente de sua época, crítico de valores associados a aparências e à superficialidade humana na busca de status e do bacharelismo vigente. Mas entendi que nem sempre a linguagem do século 19 pode ser fácil para os adolescentes deste tempo de informações imediatas e superficiais.

    3§ Num contexto em que adultos letrados leem muito pouco e não são vistos lendo livros por seus filhos, é compreensível que os jovens não percam tempo lendo outra coisa que não o que a escola lhes exige. A última edição da pesquisa Retratos da Leitura coloca-nos claramente como um país de não leitores. A média de livros lidos entre os entrevistados por ano é de 4,95 e só 2,55 deles lidos por inteiro.

    4§ Cabe sim à escola fomentar a leitura por prazer, oferecendo livros que atraiam o interesse das novas gerações. Em tempos em que o trabalho humano, inclusive o que demanda habilidades mentais, vem sendo substituído por algoritmos, formar pensadores independentes, com um repertório cultural variado, aptos a entender a cultura de seu tempo e sua gênese, torna-se uma prioridade.

    5§ E a literatura nos ajuda a entender não só fatos pretéritos, mas as análises que, a cada época, eram feitas sobre a organização da sociedade. Machado, nesse sentido, é fundamental e merece, dia a dia, uma introdução à altura, instigante e engajadora, feita por bons professores, que orientem os alunos na leitura de suas obras e os ajudem a nelas navegar com profundidade e prazer estético.


* Diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, da FGV, e ex-diretora de educação do Banco Mundial. Folha de S. Paulo, Opinião, 29 jan. 2021, p. A2. Adaptado. 

Quanto à estrutura composicional, é correto afirmar que o texto se organiza, fundamentalmente, como

Alternativas
Comentários
  • Letra c, pq perceba que o youtuber de merd*(KKKKK) da a opinião dele e depois a autora expõe a dela

    @maurofiho87

    OBS: Crlh quem diria Felipe Neto levando hater até no qconcurso kkkkkkk


ID
5339377
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O youtuber e Machado de Assis, ou uma polêmica bem-vinda

Cláudia Costin*


    1§ Uma polêmica apareceu nos últimos dias, nas redes sociais, a partir de um comentário do youtuber Felipe Neto, sobre a atitude de escolas que tornam as obras de Machado de Assis obrigatórias. Segundo ele, o que estas deveriam promover seria a leitura por prazer, de forma a constituir, nas jovens mentes, o hábito de ler como uma atividade para toda a vida.

    2§ Devo me confessar uma grande admiradora de Machado de Assis, um de nossos maiores escritores, um homem à frente de sua época, crítico de valores associados a aparências e à superficialidade humana na busca de status e do bacharelismo vigente. Mas entendi que nem sempre a linguagem do século 19 pode ser fácil para os adolescentes deste tempo de informações imediatas e superficiais.

    3§ Num contexto em que adultos letrados leem muito pouco e não são vistos lendo livros por seus filhos, é compreensível que os jovens não percam tempo lendo outra coisa que não o que a escola lhes exige. A última edição da pesquisa Retratos da Leitura coloca-nos claramente como um país de não leitores. A média de livros lidos entre os entrevistados por ano é de 4,95 e só 2,55 deles lidos por inteiro.

    4§ Cabe sim à escola fomentar a leitura por prazer, oferecendo livros que atraiam o interesse das novas gerações. Em tempos em que o trabalho humano, inclusive o que demanda habilidades mentais, vem sendo substituído por algoritmos, formar pensadores independentes, com um repertório cultural variado, aptos a entender a cultura de seu tempo e sua gênese, torna-se uma prioridade.

    5§ E a literatura nos ajuda a entender não só fatos pretéritos, mas as análises que, a cada época, eram feitas sobre a organização da sociedade. Machado, nesse sentido, é fundamental e merece, dia a dia, uma introdução à altura, instigante e engajadora, feita por bons professores, que orientem os alunos na leitura de suas obras e os ajudem a nelas navegar com profundidade e prazer estético.


* Diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, da FGV, e ex-diretora de educação do Banco Mundial. Folha de S. Paulo, Opinião, 29 jan. 2021, p. A2. Adaptado. 

É correto afirmar que o texto apresenta uma voz predominantemente

Alternativas
Comentários
  • Até aqui esse SER gosta de dar trabalho

  • Incisiva = que causa uma sensação intensa, viva, decisiva;

    Invectiva = expressão violenta e injuriosa; insulto, ofensa;

    Inquisitiva = que indaga de modo inquisitório; que interroga ou inquire; interrogativo;

    Imprecativa = que expressa vontade de prejudicar algo ou alguém, maldição, praga;

  • EAOAP dando ibope pra essa criatura era so que faltava.


ID
5339383
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O youtuber e Machado de Assis, ou uma polêmica bem-vinda

Cláudia Costin*


    1§ Uma polêmica apareceu nos últimos dias, nas redes sociais, a partir de um comentário do youtuber Felipe Neto, sobre a atitude de escolas que tornam as obras de Machado de Assis obrigatórias. Segundo ele, o que estas deveriam promover seria a leitura por prazer, de forma a constituir, nas jovens mentes, o hábito de ler como uma atividade para toda a vida.

    2§ Devo me confessar uma grande admiradora de Machado de Assis, um de nossos maiores escritores, um homem à frente de sua época, crítico de valores associados a aparências e à superficialidade humana na busca de status e do bacharelismo vigente. Mas entendi que nem sempre a linguagem do século 19 pode ser fácil para os adolescentes deste tempo de informações imediatas e superficiais.

    3§ Num contexto em que adultos letrados leem muito pouco e não são vistos lendo livros por seus filhos, é compreensível que os jovens não percam tempo lendo outra coisa que não o que a escola lhes exige. A última edição da pesquisa Retratos da Leitura coloca-nos claramente como um país de não leitores. A média de livros lidos entre os entrevistados por ano é de 4,95 e só 2,55 deles lidos por inteiro.

    4§ Cabe sim à escola fomentar a leitura por prazer, oferecendo livros que atraiam o interesse das novas gerações. Em tempos em que o trabalho humano, inclusive o que demanda habilidades mentais, vem sendo substituído por algoritmos, formar pensadores independentes, com um repertório cultural variado, aptos a entender a cultura de seu tempo e sua gênese, torna-se uma prioridade.

    5§ E a literatura nos ajuda a entender não só fatos pretéritos, mas as análises que, a cada época, eram feitas sobre a organização da sociedade. Machado, nesse sentido, é fundamental e merece, dia a dia, uma introdução à altura, instigante e engajadora, feita por bons professores, que orientem os alunos na leitura de suas obras e os ajudem a nelas navegar com profundidade e prazer estético.


* Diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, da FGV, e ex-diretora de educação do Banco Mundial. Folha de S. Paulo, Opinião, 29 jan. 2021, p. A2. Adaptado. 

A palavra destacada no período “E a literatura nos ajuda a entender não só fatos pretéritos, mas as análises que, a cada época, eram feitas sobre a organização da sociedade” pode ser substituída corretamente, sem ser alterado o sentido original do texto, por

Alternativas
Comentários
    • Lembre se Pretérito é a mesma coisa que passado , sabendo isso vamos para questão

    a) transcorridos

    Correta, transcorridos é algo que já passou,ou seja, tem o mesmo significado que passado

    b) Transmutados

    Errada, transmutados é algo que foi convertido

    c) transgredidos

    Errada, transgredidos é algo violado

    d) transfigurados.

    Errada, transfigurados. é algo alterado


ID
5339389
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O youtuber e Machado de Assis, ou uma polêmica bem-vinda

Cláudia Costin*


    1§ Uma polêmica apareceu nos últimos dias, nas redes sociais, a partir de um comentário do youtuber Felipe Neto, sobre a atitude de escolas que tornam as obras de Machado de Assis obrigatórias. Segundo ele, o que estas deveriam promover seria a leitura por prazer, de forma a constituir, nas jovens mentes, o hábito de ler como uma atividade para toda a vida.

    2§ Devo me confessar uma grande admiradora de Machado de Assis, um de nossos maiores escritores, um homem à frente de sua época, crítico de valores associados a aparências e à superficialidade humana na busca de status e do bacharelismo vigente. Mas entendi que nem sempre a linguagem do século 19 pode ser fácil para os adolescentes deste tempo de informações imediatas e superficiais.

    3§ Num contexto em que adultos letrados leem muito pouco e não são vistos lendo livros por seus filhos, é compreensível que os jovens não percam tempo lendo outra coisa que não o que a escola lhes exige. A última edição da pesquisa Retratos da Leitura coloca-nos claramente como um país de não leitores. A média de livros lidos entre os entrevistados por ano é de 4,95 e só 2,55 deles lidos por inteiro.

    4§ Cabe sim à escola fomentar a leitura por prazer, oferecendo livros que atraiam o interesse das novas gerações. Em tempos em que o trabalho humano, inclusive o que demanda habilidades mentais, vem sendo substituído por algoritmos, formar pensadores independentes, com um repertório cultural variado, aptos a entender a cultura de seu tempo e sua gênese, torna-se uma prioridade.

    5§ E a literatura nos ajuda a entender não só fatos pretéritos, mas as análises que, a cada época, eram feitas sobre a organização da sociedade. Machado, nesse sentido, é fundamental e merece, dia a dia, uma introdução à altura, instigante e engajadora, feita por bons professores, que orientem os alunos na leitura de suas obras e os ajudem a nelas navegar com profundidade e prazer estético.


* Diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, da FGV, e ex-diretora de educação do Banco Mundial. Folha de S. Paulo, Opinião, 29 jan. 2021, p. A2. Adaptado. 

“Denomina-se referenciação as diversas formas de introdução, no texto, de novas entidades ou referentes. Quando tais referentes são retomados mais adiante ou servem de base para a introdução de novos referentes, tem-se o que se denomina progressão referencial.”


KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2010, p. 123.


O referente do item em destaque está corretamente indicado entre parênteses em

Alternativas
Comentários
  • Para que não errem, como eu errei:

    (A) “...lendo outra coisa não o que a escola lhes exige.” (3§) (lhes = jovens).

    R.: Gabarito. Quem exige, exige alguma coisa (OD) de alguém (OI).

    • "(...) é compreensível que os jovens não percam tempo lendo outra coisa que não o que a escola lhes exige."

    O que a escola exige? Ler. De quem é exigido? Dos jovens!

    • lhe(s) é um pronome oblíquo átono (POA) utilizado quando complementa verbos na função de objeto indireto.

    Assim sendo, seria equivalente a dizer: "(...) que a escola exija dos jovens que leiam (...)".

    (B) “...feita por bons professoresque orientem os alunos...” (5§) (que = fatos).

    R.: Falso. Que é um pronome relativo, que, no caso, funciona como sujeito do verbo orientar, retomando os bons professores.

    (C) “...inclusive o que demanda habilidades mentais...” (4§) (o = repertório cultural).

    R.: Falso. O exerce a função de POA, seria equivalente a dizer trabalho humano.

    • "Em tempos em que o trabalho humano, inclusive o que demanda habilidades mentais, (...)".
    • o(s) é um pronome oblíquo átono (POA) utilizado quando complementa verbos na função de objeto direto.

    (D) “...o que estas deveriam promover...” (1§) (estas = obras de Machado de Assis).

    R.: Falso(?). Veja bem, eu errei essa questão, mas na minha opinião, o avaliador se utilizou de uma infelicidade do autor.

    • "(...), sobre a atitude de escolas que tornam as obras de Machado de Assis obrigatórias. Segundo ele, o que estas deveriam promover seria a leitura por prazer (...)"

    Para o avaliador, o pronome demonstrativo "estas" retoma escolas (?), contudo, lembremos como funciona o referido pronome:

    Pronomes demonstrativos possuem três sentidos: a) temporal; b) espacial; e c) textual. Dentro do contexto, percebe-se que se trata de um sentido textual. Os pronomes este(s), esta(s) e isto, no sentido textual, podem funcionar de duas formas:

    1. antecipando, precedendo um termo que ainda será apresentado, ou seja, função de catáfora; ou
    2. retomando um termo que fora dito, quando diante de três referentes simultâneos, atuando, no caso, como anáfora.

    Por esse motivo, julguei estas estar retomando as obras de Machado de Assis, conquanto o autor teve a intenção, diante do contexto, retomar escolas. Faltou-me atenção, mas não contava com um uso inadequado da norma culta, tanto por uma autora de renomado gabarito, quanto por parte do examinador.

    Obs.: Tenham TOTAL liberdade para me corrigir, caso encontre equívocos.

    -----------------------

    Boa sorte e bons estudos.

  • Caro Luiz Felipe,

    muito boa sua resposta mas venho só acrescentar que o pronome demonstrativo "estas" NÃO TEM FUNÇÃO ANAFÓRICA e sim CATAFÓRIFA. O pronome demonstrativo com função anafórica é o "essa(s) e seus derivados". Pelo menos foi assim que aprendi:

    • ESTE e seus derivados - catafórico
    • ESSE e seus derivados - anafórico

    Quando você diz "Os pronomes este(s)esta(s) e isto, no sentido textual, podem funcionar de duas formas:

    2 - retomando um termo que fora dito, quando diante de três referentes simultâneos, atuando, no caso, como anáfora.", acredito que aqui tem um equívoco.

    Concordo com a infelicidade do erro no texto, que no caso deveria ter sido usado " essas", porém a alternativa "a" está bem certinha quanto à referenciação. Ainda que a letra D contenha o erro que estamos debatendo, claramente o referencial é " escolas" e não "a obra de Machado de Assis".

    Espero ter ajudado...Bons estudos!


ID
5339392
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O youtuber e Machado de Assis, ou uma polêmica bem-vinda

Cláudia Costin*


    1§ Uma polêmica apareceu nos últimos dias, nas redes sociais, a partir de um comentário do youtuber Felipe Neto, sobre a atitude de escolas que tornam as obras de Machado de Assis obrigatórias. Segundo ele, o que estas deveriam promover seria a leitura por prazer, de forma a constituir, nas jovens mentes, o hábito de ler como uma atividade para toda a vida.

    2§ Devo me confessar uma grande admiradora de Machado de Assis, um de nossos maiores escritores, um homem à frente de sua época, crítico de valores associados a aparências e à superficialidade humana na busca de status e do bacharelismo vigente. Mas entendi que nem sempre a linguagem do século 19 pode ser fácil para os adolescentes deste tempo de informações imediatas e superficiais.

    3§ Num contexto em que adultos letrados leem muito pouco e não são vistos lendo livros por seus filhos, é compreensível que os jovens não percam tempo lendo outra coisa que não o que a escola lhes exige. A última edição da pesquisa Retratos da Leitura coloca-nos claramente como um país de não leitores. A média de livros lidos entre os entrevistados por ano é de 4,95 e só 2,55 deles lidos por inteiro.

    4§ Cabe sim à escola fomentar a leitura por prazer, oferecendo livros que atraiam o interesse das novas gerações. Em tempos em que o trabalho humano, inclusive o que demanda habilidades mentais, vem sendo substituído por algoritmos, formar pensadores independentes, com um repertório cultural variado, aptos a entender a cultura de seu tempo e sua gênese, torna-se uma prioridade.

    5§ E a literatura nos ajuda a entender não só fatos pretéritos, mas as análises que, a cada época, eram feitas sobre a organização da sociedade. Machado, nesse sentido, é fundamental e merece, dia a dia, uma introdução à altura, instigante e engajadora, feita por bons professores, que orientem os alunos na leitura de suas obras e os ajudem a nelas navegar com profundidade e prazer estético.


* Diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, da FGV, e ex-diretora de educação do Banco Mundial. Folha de S. Paulo, Opinião, 29 jan. 2021, p. A2. Adaptado. 

Leia os textos a seguir.


TEXTO I

“Palavra invariável que liga um termo dependente a um outro termo principal, estabelecendo uma relação entre ambos.”


CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companha Editora Nacional, 2010, p. 268.


TEXTO II

“Machado, nesse sentido, é fundamental e merece uma introdução à altura, instigante e engajadora, feita por bons professores, que orientem os alunos na leitura de suas obras e os ajudem a nelas navegar com profundidade e prazer estético.” (5§)


É correto afirmar que o termo em destaque no Texto II ao qual se aplica o conceito apresentado no Texto I é  

Alternativas
Comentários
  • Procuramos um termo, no Texto II, que se adeque às descrições do Texto I.

    (A) os

    R.: Falso. Os é um artigo definido no plural, se está no plural é porque é variável. Não se encaixando, portanto, na descrição do Texto I.

    (B) uma

    R.: Falso. Uma é um numeral, que é variável. Aqui, por exemplo, está sendo usado no feminino, mas poderia estar no masculino: um texto à altura. Não se encaixando, portanto, na descrição do Texto I.

    (C) com

    R.: Certo. Com é uma preposição que liga o verbo navegar à locução adverbial "profundidade e prazer estético".

    • Preposição é uma palavra invariável que liga um termo dependente a um termo principal, estabelecendo uma relação entre ambos.” CEGALLA, Domingos Paschoal.

    (D) suas

    R.: Falso. Suas é um pronome possessivo no feminino e no plural. É também uma classe variável. Não se encaixando, portanto, na descrição do Texto I.

    -----------------------

    Boa sorte e bons estudos.

  • A alternativa está sublinhada.

  • É tão óbvio que da medo até de marcar✅

  • A única alternativa invariável é a palavra com.

  • A questão mobiliza conhecimentos sobre classe de palavras. Em primeiro lugar, é preciso identificar a classe gramatical de cada termo destacado nas opções; em seguida, devemos observar se a descrição do primeiro fragmento é compatível com a classificação. O fragmento da gramática indica que a classe de palavras é invariável, isto é, que não sofre variação em função de número (plural ou singular) ou gênero (masculino ou feminino).

    A) os.
    Incorreto. O artigo definido o admite flexão de gênero (os alunos / as alunas) e número (o aluno / os alunos), como ocorre no texto. Por ser variável, essa alternativa pode ser descartada.

    B) uma.
    Incorreto. Uma é artigo indefinido, variação no feminino de um. A forma no plural é uns, umas. Como o artigo indefinido também admite variação de gênero e número, ele não se enquadra na definição apresentada no comando da questão. 

    C) com.
    Correto. O termo com é uma preposição. As preposições são palavras invariáveis responsáveis por relacionar dois termos em uma oração. Na oração “Estive com Maria", o verbo estive tem seu sentido explicado/ completado pelo nome Maria a partir da preposição com.

    D) suas.
    Incorreto. Suas é uma das formas dos pronomes possessivos (seu, seus, sua, suas). É possível notar que há flexão de gênero (suas mãos / seus braços) e número (sua mão / seu braço).  


    Gabarito da Professora: Letra C.
  • Essa seria a famosa "pegadinha" onde a questão deixa a resposta de frente ao aluno e ele fica perdido kkkkkkk


ID
5339398
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O youtuber e Machado de Assis, ou uma polêmica bem-vinda

Cláudia Costin*


    1§ Uma polêmica apareceu nos últimos dias, nas redes sociais, a partir de um comentário do youtuber Felipe Neto, sobre a atitude de escolas que tornam as obras de Machado de Assis obrigatórias. Segundo ele, o que estas deveriam promover seria a leitura por prazer, de forma a constituir, nas jovens mentes, o hábito de ler como uma atividade para toda a vida.

    2§ Devo me confessar uma grande admiradora de Machado de Assis, um de nossos maiores escritores, um homem à frente de sua época, crítico de valores associados a aparências e à superficialidade humana na busca de status e do bacharelismo vigente. Mas entendi que nem sempre a linguagem do século 19 pode ser fácil para os adolescentes deste tempo de informações imediatas e superficiais.

    3§ Num contexto em que adultos letrados leem muito pouco e não são vistos lendo livros por seus filhos, é compreensível que os jovens não percam tempo lendo outra coisa que não o que a escola lhes exige. A última edição da pesquisa Retratos da Leitura coloca-nos claramente como um país de não leitores. A média de livros lidos entre os entrevistados por ano é de 4,95 e só 2,55 deles lidos por inteiro.

    4§ Cabe sim à escola fomentar a leitura por prazer, oferecendo livros que atraiam o interesse das novas gerações. Em tempos em que o trabalho humano, inclusive o que demanda habilidades mentais, vem sendo substituído por algoritmos, formar pensadores independentes, com um repertório cultural variado, aptos a entender a cultura de seu tempo e sua gênese, torna-se uma prioridade.

    5§ E a literatura nos ajuda a entender não só fatos pretéritos, mas as análises que, a cada época, eram feitas sobre a organização da sociedade. Machado, nesse sentido, é fundamental e merece, dia a dia, uma introdução à altura, instigante e engajadora, feita por bons professores, que orientem os alunos na leitura de suas obras e os ajudem a nelas navegar com profundidade e prazer estético.


* Diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, da FGV, e ex-diretora de educação do Banco Mundial. Folha de S. Paulo, Opinião, 29 jan. 2021, p. A2. Adaptado. 

Considere a passagem transcrita do texto.


“E a literatura nos ajuda a entender não só fatos pretéritos, mas as análises que, a cada época, eram feitas sobre a organização da sociedade. Machado, nesse sentido, é fundamental e merece, dia a dia, uma introdução à altura, instigante e engajadora, feita por bons professores, que orientem os alunos na leitura de suas obras e os ajudem a nelas navegar com profundidade e prazer estético.” (5§).


Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir sobre os aspectos morfossintáticos.


( ) O primeiro período do fragmento transcrito é composto por coordenação e por subordinação.

( ) Os itens lexicais “só”, “uma” e “bons”, de acordo com o número de sílabas, são monossílabos.

( ) As palavras “prazer”, “obras” e “fundamental”, quanto à posição da sílaba tônica, são oxítonas.

( ) O pronome “os” em “e os ajudem a nelas navegar...” exerce a função sintática de objeto direto.

( ) O termo “engajadora”, segundo o Novo Acordo Ortográfico, também admite a grafia “enganjadora”.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • SaaS disponibiliza equipamentos ???

  • SaaS disponibiliza equipamentos ???

  • Achei estranho também, acho que a real é: "SaaS é a disponibilização de um software como um serviço... e HaaS pode ser usado em dois contextos. Como serviço gerenciado, que é contratação de equipamentos físicos mediante pagamentos regulares; e no Cloud Computing significa a contratação e disponibilização de hardware remotamente pela nuvem."

  • Achei estranho também, acho que a real é: "SaaS é a disponibilização de um software como um serviço... e HaaS pode ser usado em dois contextos. Como serviço gerenciado, que é contratação de equipamentos físicos mediante pagamentos regulares; e no Cloud Computing significa a contratação e disponibilização de hardware remotamente pela nuvem."

  • Achei estranho também, acho que a real é: "SaaS é a disponibilização de um software como um serviço... e HaaS pode ser usado em dois contextos. Como serviço gerenciado, que é contratação de equipamentos físicos mediante pagamentos regulares; e no Cloud Computing significa a contratação e disponibilização de hardware remotamente pela nuvem."

  • Haas disponibiliza APLICAÇÕES. Assistam ao vídeo aqui ao lado do prof Frank.

  • Haas disponibiliza APLICAÇÕES. Assistam ao vídeo aqui ao lado do prof Frank.

  • Haas disponibiliza APLICAÇÕES. Assistam ao vídeo aqui ao lado do prof Frank.

  • Haas disponibiliza APLICAÇÕES. Assistam ao vídeo aqui ao lado do prof Frank.

  • Ambos disponibilizam Serviços. Não?

    E o SaaS disponibiliza Aplicações, por exemplo o Office 360.

  • PRF mentiroso.... prof FRANK comentou que não disponibiliza aplicações o HAAS

  • PRF mentiroso.... prof FRANK comentou que não disponibiliza aplicações o HAAS

  • nishimura tava lokão nesse dia...

  • nishimura tava lokão nesse dia...

  • nishimura tava lokão nesse dia...

  • esse Nishimura é uma piada, pqp.

  • Nishimura quis escrever assim:

    "Errado.

    O modelo de HAAS (Hardware As A Service) disponibiliza equipamentos aos clientes, assim como ocorre no modelo SAAS (Software As A Service)?

    Nao! Portanto, Gabarito Errado!"

  • Gente, acho que o professor Nishimura quis dizer é que o HAAS disponibiliza hardware/ equipamentos, assim como ocorre no modelo SAAS: disponibiliza software/ aplicações.

  • Haas é o novo IAAS. E é uma hierarquia. O SaaS disponibiliza tudo e o cliente faz como quiser (por assim dizer). O HaaS é só hardware e o cliente se vira até com o sistema operacional (windows, linux).

  • (V) O primeiro período do fragmento transcrito é composto por coordenação e por subordinação.

    R.: Verdade.

    • "E a literatura nos ajuda a entender não só fatos pretéritos, mas (também) as análises que, a cada época, eram feitas sobre a organização da sociedade."

    Temos uma ligação feita através da conjunção aditiva "não só... mas", ou seja: através de coordenação; e temos também uma feita por subordinação, através do pronome relativo "que", restringindo "as análises" àquelas que "eram feitas sobre a organização da sociedade".

    (F) Os itens lexicais “só”, “uma” e “bons”, de acordo com o número de sílabas, são monossílabos.

    R.: Falso.

    • só () = monossílaba;
    • uma (u-ma) = dissílaba;
    • bons (bons) = monossílaba.

    (F) As palavras “prazer”, “obras” e “fundamental”, quanto à posição da sílaba tônica, são oxítonas.

    R.: Falso.

    • pra-zer = oxítona não acentuada (por não terminar em: -e(s); -o(s); -a(s) -em; -ens);
    • o-bras = paroxítona não acentuada (por terminar em: -e(s); -o(s); -a(s) -em; -ens);
    • fundamental = oxítona não acentuada (por não terminar em: -e(s); -o(s); -a(s) -em; -ens);

    (V) O pronome “os” em “e os ajudem a nelas navegar...” exerce a função sintática de objeto direto.

    R.: Correto. Quem ajuda, ajuda alguém (OD) a fazer alguma coisa (OI).

    • " (...) que orientem os alunos na leitura de suas obras e ajudem-nos (OD) a nelas navegar com profundidade e prazer estético (OI)."

    O verbo ajudar é bitransitivo no caso. Dessarte cabe aos alunos o papel de objeto direto (OD) e "a nelas navegar...", até pelo uso da preposição "a", o papel de objeto indireto (OI).

    (F) O termo “engajadora”, segundo o Novo Acordo Ortográfico, também admite a grafia “enganjadora”.

    R.: Falso. Não há essa previsão.

    Gabarito (C)

    ---------------------------

    Boa sorte e bons estudos.

  • Só um complemente em relação ao item 1 ser uma subordinativa adjetiva restritiva e não uma explicativa, temos um termo entre vírgulas mas creio que seja um aposto, além disso, a primeira vírgula vem antes do QUE, correto?

  • A questão requer conhecimento sobre tonicidade, divisão silábica, ortografia, análise sintática dos termos e das orações.

    ( V ) O primeiro período do fragmento transcrito é composto por coordenação e por subordinação. Verdadeiro.

    O período composto “E a literatura nos ajuda a entender não só fatos pretéritos, mas as análises que, a cada época, eram feitas sobre a organização da sociedade.", é formado pela oração coordenada adversativa introduzida pela conjunção mas (mas as análises) e pela oração subordinada adjetiva restritiva introduzida pelo pronome relativo que (que, a cada época, eram feitas sobre a organização da sociedade).

    ( F ) Os itens lexicais “só", “uma" e “bons", de acordo com o número de sílabas, são monossílabos. Falso. A palavra “uma" é dissílaba (u-ma).

    ( F ) As palavras “prazer", “obras" e “fundamental", quanto à posição da sílaba tônica, são oxítonas. Falso. A palavra “fundamental" é paroxítona.

    ( V ) O pronome “os" em “e os ajudem a nelas navegar..." exerce a função sintática de objeto direto. Verdadeiro. Na oração “...que orientem os alunos na leitura de suas obras e os ajudem a nelas navegar...", o pronome átono os substitui o substantivo alunos. Como este exerce a função de objeto direto do verbo ajudar, o pronome os, por estar substituindo-o, também exerce a mesma função (Quem ajuda, ajuda alguém) e quem está sendo ajudado são os alunos.

    ( F ) O termo “engajadora", segundo o Novo Acordo Ortográfico, também admite a grafia “enganjadora". Falso. Só admite uma grafia: engajadora.

    Sendo assim, a sequência correta é: (V), (F), (F), (V) e (F).

    Gabarito da Professora: Letra C.


ID
5339431
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como informar as crianças em momentos de crise?

Maria Carolina Cristianini*


    1§ Enfrentar crises não é novidade para quem vive na Terra. Entre guerras, períodos de recessão e tragédias naturais e humanas, de tempos em tempos as crises surgem. É necessário muita sobriedade nesses momentos. E, então, são os adultos que, efetivamente, assumem o papel de lidar com a situação e resolvê-la – conforme a possibilidade de atuação de cada um. Mas há outra questão. O mundo não é formado somente pelos maiores de idade.

    2§ É a partir disso que convido a uma reflexão: como os adultos ao seu redor, ou você mesmo, têm explicado a crise atual – e os seus mais diversos sentidos –, causada pela pandemia de Covid 19, a crianças e adolescentes? Posso afirmar, com a segurança de uma trajetória que passa de 12 anos nesta área, que o jornalismo infantojuvenil é, sim, o melhor amigo de pais, mães, tios, tias, professores e professoras neste momento.

    3§ Levar os fatos para os jovens, apurados com as mesmas técnicas usadas no jornalismo profissional “para adultos”, tem, sim, os mais diversos benefícios quando se está diante de algo que presenciamos pela primeira vez, como o novo coronavírus. Alguns desses impactos positivos: usa linguagem adequada para este público, garantindo o seu entendimento e o contexto do que está acontecendo; acalma diante da ansiedade que algo desconhecido naturalmente traz; e abre a oportunidade para que a criança ou o adolescente se sinta inserido na situação como parte integrante e ativa da sociedade, sem estar à margem do noticiário.

    4§ O jornalismo infantojuvenil pode transformar uma geração, a partir da informação de qualidade e do incentivo ao desenvolvimento do senso crítico e à construção de uma cidadania ativa, em qualquer idade.


* Editora-chefe do jornal Joca, voltado para crianças e jovens. Folha de S. Paulo, Tendências/Debates, 21 fev. 2021, p. A3. Adaptado. 

De acordo com as características e o estilo adotado no texto, é correto afirmar que o/a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:C

    No final percebemos que o texto é assinado que é característico de um artigo de opinião.

    "O artigo de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo onde o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema e, por isso, recebe esse nome. A argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos textos de opinião, que tem como característica informar e persuadir o leitor sobre um assunto."

    Bora colar que tenho preguiça!


ID
5339434
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como informar as crianças em momentos de crise?

Maria Carolina Cristianini*


    1§ Enfrentar crises não é novidade para quem vive na Terra. Entre guerras, períodos de recessão e tragédias naturais e humanas, de tempos em tempos as crises surgem. É necessário muita sobriedade nesses momentos. E, então, são os adultos que, efetivamente, assumem o papel de lidar com a situação e resolvê-la – conforme a possibilidade de atuação de cada um. Mas há outra questão. O mundo não é formado somente pelos maiores de idade.

    2§ É a partir disso que convido a uma reflexão: como os adultos ao seu redor, ou você mesmo, têm explicado a crise atual – e os seus mais diversos sentidos –, causada pela pandemia de Covid 19, a crianças e adolescentes? Posso afirmar, com a segurança de uma trajetória que passa de 12 anos nesta área, que o jornalismo infantojuvenil é, sim, o melhor amigo de pais, mães, tios, tias, professores e professoras neste momento.

    3§ Levar os fatos para os jovens, apurados com as mesmas técnicas usadas no jornalismo profissional “para adultos”, tem, sim, os mais diversos benefícios quando se está diante de algo que presenciamos pela primeira vez, como o novo coronavírus. Alguns desses impactos positivos: usa linguagem adequada para este público, garantindo o seu entendimento e o contexto do que está acontecendo; acalma diante da ansiedade que algo desconhecido naturalmente traz; e abre a oportunidade para que a criança ou o adolescente se sinta inserido na situação como parte integrante e ativa da sociedade, sem estar à margem do noticiário.

    4§ O jornalismo infantojuvenil pode transformar uma geração, a partir da informação de qualidade e do incentivo ao desenvolvimento do senso crítico e à construção de uma cidadania ativa, em qualquer idade.


* Editora-chefe do jornal Joca, voltado para crianças e jovens. Folha de S. Paulo, Tendências/Debates, 21 fev. 2021, p. A3. Adaptado. 

O texto escrito é uma unidade de sentido produzida por um autor e interpretada por um receptor, no caso o leitor.


A esse respeito, avalie o que se afirma a respeito do processo de elaboração do texto “Como informar as crianças em momentos de crise?”.


I. A autora defende a tese de que os adultos desconhecem o poder de transformação do jornalismo infantojuvenil e, por isso, apresenta uma crítica explícita sobre isso.

II. A produtora do texto faz referências a outros locutores, citando afirmações feitas por eles, o que caracteriza uma estratégia de convencimento em relação à tese defendida.

III. O texto, em determinada passagem, enfoca um fato global e nasce de uma indagação para a qual se projeta um posicionamento conclusivo baseado em conhecimentos obtidos.

IV. A jornalista utiliza recursos da língua para dar ênfase às suas opiniões, como, por exemplo, a repetição do advérbio de afirmação (2§ e 3§), intercalado em algumas frases que contêm essas opiniões.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas

ID
5339440
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como informar as crianças em momentos de crise?

Maria Carolina Cristianini*


    1§ Enfrentar crises não é novidade para quem vive na Terra. Entre guerras, períodos de recessão e tragédias naturais e humanas, de tempos em tempos as crises surgem. É necessário muita sobriedade nesses momentos. E, então, são os adultos que, efetivamente, assumem o papel de lidar com a situação e resolvê-la – conforme a possibilidade de atuação de cada um. Mas há outra questão. O mundo não é formado somente pelos maiores de idade.

    2§ É a partir disso que convido a uma reflexão: como os adultos ao seu redor, ou você mesmo, têm explicado a crise atual – e os seus mais diversos sentidos –, causada pela pandemia de Covid 19, a crianças e adolescentes? Posso afirmar, com a segurança de uma trajetória que passa de 12 anos nesta área, que o jornalismo infantojuvenil é, sim, o melhor amigo de pais, mães, tios, tias, professores e professoras neste momento.

    3§ Levar os fatos para os jovens, apurados com as mesmas técnicas usadas no jornalismo profissional “para adultos”, tem, sim, os mais diversos benefícios quando se está diante de algo que presenciamos pela primeira vez, como o novo coronavírus. Alguns desses impactos positivos: usa linguagem adequada para este público, garantindo o seu entendimento e o contexto do que está acontecendo; acalma diante da ansiedade que algo desconhecido naturalmente traz; e abre a oportunidade para que a criança ou o adolescente se sinta inserido na situação como parte integrante e ativa da sociedade, sem estar à margem do noticiário.

    4§ O jornalismo infantojuvenil pode transformar uma geração, a partir da informação de qualidade e do incentivo ao desenvolvimento do senso crítico e à construção de uma cidadania ativa, em qualquer idade.


* Editora-chefe do jornal Joca, voltado para crianças e jovens. Folha de S. Paulo, Tendências/Debates, 21 fev. 2021, p. A3. Adaptado. 

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. Na frase “...E, então, são os adultos que, efetivamente, assumem o papel de lidar com a situação e resolvê-la...” (1§), o termo em destaque foi empregado com o sentido de “função”, “dever”, “obrigação”. Todavia, essa mesma palavra, em outro contexto de uso, pode ter mais de uma significação: “parte que cada ator ou atriz representa”; “dinheiro em notas”; “letra de câmbio”. Isso ocorre

PORQUE

II. na língua portuguesa, essa multiplicidade de sentidos de uma palavra caracteriza um fenômeno linguístico denominado sinonímia, ou seja, a relação que se estabelece entre palavras de sentidos semelhantes, fato que promove a diversidade vocabular, evitando a repetição de termos e, consequentemente, contribuindo para a manutenção da coesão textual.

Sobre essas asserções, é correto afirmar que 

Alternativas
Comentários
  • Para auxiliar enquanto não corrigem, o termo que deveria estar em destaque é "papel".

    A asserção 1 se refere a Polissemia, palavras que apresentam um grande número de significados.

    Sinonímia se refere a palavras diferentes mas que apresentam significados semelhantes.

    Gabarito C

  • GABARITO C

    Polissemia: Uma palavra pode ter mais de uma significação.

    • Exemplos: mangueira: tubo de borracha ou de plástico para regar as plantas ou apagar incêndios; árvore frutífera; grande curral de gado.

    Sinonímia: diferentes palavras de sentido igual ou aproximado.

    • Exemplos: alfabeto, abecedário | brado, grito, clamor

ID
5339443
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como informar as crianças em momentos de crise?

Maria Carolina Cristianini*


    1§ Enfrentar crises não é novidade para quem vive na Terra. Entre guerras, períodos de recessão e tragédias naturais e humanas, de tempos em tempos as crises surgem. É necessário muita sobriedade nesses momentos. E, então, são os adultos que, efetivamente, assumem o papel de lidar com a situação e resolvê-la – conforme a possibilidade de atuação de cada um. Mas há outra questão. O mundo não é formado somente pelos maiores de idade.

    2§ É a partir disso que convido a uma reflexão: como os adultos ao seu redor, ou você mesmo, têm explicado a crise atual – e os seus mais diversos sentidos –, causada pela pandemia de Covid 19, a crianças e adolescentes? Posso afirmar, com a segurança de uma trajetória que passa de 12 anos nesta área, que o jornalismo infantojuvenil é, sim, o melhor amigo de pais, mães, tios, tias, professores e professoras neste momento.

    3§ Levar os fatos para os jovens, apurados com as mesmas técnicas usadas no jornalismo profissional “para adultos”, tem, sim, os mais diversos benefícios quando se está diante de algo que presenciamos pela primeira vez, como o novo coronavírus. Alguns desses impactos positivos: usa linguagem adequada para este público, garantindo o seu entendimento e o contexto do que está acontecendo; acalma diante da ansiedade que algo desconhecido naturalmente traz; e abre a oportunidade para que a criança ou o adolescente se sinta inserido na situação como parte integrante e ativa da sociedade, sem estar à margem do noticiário.

    4§ O jornalismo infantojuvenil pode transformar uma geração, a partir da informação de qualidade e do incentivo ao desenvolvimento do senso crítico e à construção de uma cidadania ativa, em qualquer idade.


* Editora-chefe do jornal Joca, voltado para crianças e jovens. Folha de S. Paulo, Tendências/Debates, 21 fev. 2021, p. A3. Adaptado. 

“As conjunções subordinativas ligam duas orações, subordinando uma à outra. Com exceção das integrantes, essas conjunções iniciam orações que traduzem circunstâncias.”


CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companha Editora Nacional, 2010, p. 291.


Na frase “...e abre a oportunidade para que a criança ou o adolescente se sinta inserido na situação...”, o elemento coesivo em destaque pode ser substituído corretamente, sem alterar o sentido da frase original, por

Alternativas
Comentários
    • Perceba que o Para Que dá uma ideia de finalidade, portanto a única assertiva que vai também dar ideia de finalidade é o A fim de , lembrando que A fim de dar ideia de finalidade e o Afim de junto dá ideia de Afinidade

    @maurofilho87


ID
5339446
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como informar as crianças em momentos de crise?

Maria Carolina Cristianini*


    1§ Enfrentar crises não é novidade para quem vive na Terra. Entre guerras, períodos de recessão e tragédias naturais e humanas, de tempos em tempos as crises surgem. É necessário muita sobriedade nesses momentos. E, então, são os adultos que, efetivamente, assumem o papel de lidar com a situação e resolvê-la – conforme a possibilidade de atuação de cada um. Mas há outra questão. O mundo não é formado somente pelos maiores de idade.

    2§ É a partir disso que convido a uma reflexão: como os adultos ao seu redor, ou você mesmo, têm explicado a crise atual – e os seus mais diversos sentidos –, causada pela pandemia de Covid 19, a crianças e adolescentes? Posso afirmar, com a segurança de uma trajetória que passa de 12 anos nesta área, que o jornalismo infantojuvenil é, sim, o melhor amigo de pais, mães, tios, tias, professores e professoras neste momento.

    3§ Levar os fatos para os jovens, apurados com as mesmas técnicas usadas no jornalismo profissional “para adultos”, tem, sim, os mais diversos benefícios quando se está diante de algo que presenciamos pela primeira vez, como o novo coronavírus. Alguns desses impactos positivos: usa linguagem adequada para este público, garantindo o seu entendimento e o contexto do que está acontecendo; acalma diante da ansiedade que algo desconhecido naturalmente traz; e abre a oportunidade para que a criança ou o adolescente se sinta inserido na situação como parte integrante e ativa da sociedade, sem estar à margem do noticiário.

    4§ O jornalismo infantojuvenil pode transformar uma geração, a partir da informação de qualidade e do incentivo ao desenvolvimento do senso crítico e à construção de uma cidadania ativa, em qualquer idade.


* Editora-chefe do jornal Joca, voltado para crianças e jovens. Folha de S. Paulo, Tendências/Debates, 21 fev. 2021, p. A3. Adaptado. 

“A pontuação marca na escrita as diferenças de entonação, contribuindo para tornar mais preciso o sentido que se quer dar ao texto.”

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva – texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 2013, p. 314.


A esse respeito, avalie o que se informa sobre os sinais de pontuação.


I. Os travessões, no segundo parágrafo, complementam a informação expressa anteriormente.

II. As vírgulas em “E são os adultos que, efetivamente, assumem o papel...” (1§) isolam o aposto.

III. As aspas em “para adultos” (3§) são usadas com finalidade irônica para realçar a ambiguidade.

IV. A resposta para a indagação contida no título encontra guarida no segundo parágrafo do texto.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá senhores, o meu raciocínio foi: Gabarito B

    I- Correto, ao ser feita uma análise semântica daquela frase, vi que se tratava de fato de uma explicação. Lembrando que os travessões tem por finalidade dar ênfase há algum termo.

    II- Incorreto, nesse caso temos uma frase fora da sua ordem, veja: "E são os adultos que assumem efetivamente o papel..." Trata-se então de adjunto adverbial deslocado.

    III- Incorreto, dentro do contexto o autor que usar o "para adultos" com outro sentido, quis dizer na forma de se fazer o jornalismo, em que há uma diferença de se fazê-lo para adultos e para crianças.

    IV- Correto, no jornalismo infantojuvenil como melhor amigo dos responsáveis.

    Caso haja algum erro, por gentileza notifiquem via mensagem DIRETA que eu excluo ou corrijo o comentário.

  • Acertei a questão, mas para quem, como eu, não sabia o significado de guarida, aí vai:

    Guarida - algo que oferece proteção, amparo, acolhimento; abrigo, asilo, refúgio


ID
5339449
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como informar as crianças em momentos de crise?

Maria Carolina Cristianini*


    1§ Enfrentar crises não é novidade para quem vive na Terra. Entre guerras, períodos de recessão e tragédias naturais e humanas, de tempos em tempos as crises surgem. É necessário muita sobriedade nesses momentos. E, então, são os adultos que, efetivamente, assumem o papel de lidar com a situação e resolvê-la – conforme a possibilidade de atuação de cada um. Mas há outra questão. O mundo não é formado somente pelos maiores de idade.

    2§ É a partir disso que convido a uma reflexão: como os adultos ao seu redor, ou você mesmo, têm explicado a crise atual – e os seus mais diversos sentidos –, causada pela pandemia de Covid 19, a crianças e adolescentes? Posso afirmar, com a segurança de uma trajetória que passa de 12 anos nesta área, que o jornalismo infantojuvenil é, sim, o melhor amigo de pais, mães, tios, tias, professores e professoras neste momento.

    3§ Levar os fatos para os jovens, apurados com as mesmas técnicas usadas no jornalismo profissional “para adultos”, tem, sim, os mais diversos benefícios quando se está diante de algo que presenciamos pela primeira vez, como o novo coronavírus. Alguns desses impactos positivos: usa linguagem adequada para este público, garantindo o seu entendimento e o contexto do que está acontecendo; acalma diante da ansiedade que algo desconhecido naturalmente traz; e abre a oportunidade para que a criança ou o adolescente se sinta inserido na situação como parte integrante e ativa da sociedade, sem estar à margem do noticiário.

    4§ O jornalismo infantojuvenil pode transformar uma geração, a partir da informação de qualidade e do incentivo ao desenvolvimento do senso crítico e à construção de uma cidadania ativa, em qualquer idade.


* Editora-chefe do jornal Joca, voltado para crianças e jovens. Folha de S. Paulo, Tendências/Debates, 21 fev. 2021, p. A3. Adaptado. 

“O determinante é uma palavra que determina um nome, antecedendo-o num grupo nominal. Assim, precede o nome, concordando com ele, em gênero e número, e ajuda à construção do seu valor referencial, dando indicações sobre aquilo que o nome expressa e limitando ou concretizando o seu significado.”


Disponível em:<https://observalinguaportuguesa.org/classes-de-palavras-o-determinante/> . Acesso em: 26 fev. 2021.


Com base no conceito apresentado, é correto afirmar que o termo grifado é determinante de nome em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

  • Pronomes : seu ,sua ,seus ,suas.

  • Numerais, adjetivos, pronomes, artigos e locuções adjetivas são elementos acessórios que determina um nome.

  • Numerais, adjetivos, pronomes, artigos e locuções adjetivas são elementos acessórios que determina um nome.


ID
5339452
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como informar as crianças em momentos de crise?

Maria Carolina Cristianini*


    1§ Enfrentar crises não é novidade para quem vive na Terra. Entre guerras, períodos de recessão e tragédias naturais e humanas, de tempos em tempos as crises surgem. É necessário muita sobriedade nesses momentos. E, então, são os adultos que, efetivamente, assumem o papel de lidar com a situação e resolvê-la – conforme a possibilidade de atuação de cada um. Mas há outra questão. O mundo não é formado somente pelos maiores de idade.

    2§ É a partir disso que convido a uma reflexão: como os adultos ao seu redor, ou você mesmo, têm explicado a crise atual – e os seus mais diversos sentidos –, causada pela pandemia de Covid 19, a crianças e adolescentes? Posso afirmar, com a segurança de uma trajetória que passa de 12 anos nesta área, que o jornalismo infantojuvenil é, sim, o melhor amigo de pais, mães, tios, tias, professores e professoras neste momento.

    3§ Levar os fatos para os jovens, apurados com as mesmas técnicas usadas no jornalismo profissional “para adultos”, tem, sim, os mais diversos benefícios quando se está diante de algo que presenciamos pela primeira vez, como o novo coronavírus. Alguns desses impactos positivos: usa linguagem adequada para este público, garantindo o seu entendimento e o contexto do que está acontecendo; acalma diante da ansiedade que algo desconhecido naturalmente traz; e abre a oportunidade para que a criança ou o adolescente se sinta inserido na situação como parte integrante e ativa da sociedade, sem estar à margem do noticiário.

    4§ O jornalismo infantojuvenil pode transformar uma geração, a partir da informação de qualidade e do incentivo ao desenvolvimento do senso crítico e à construção de uma cidadania ativa, em qualquer idade.


* Editora-chefe do jornal Joca, voltado para crianças e jovens. Folha de S. Paulo, Tendências/Debates, 21 fev. 2021, p. A3. Adaptado. 

“Na língua portuguesa, para construir sentido nos enunciados que produzimos, os verbos e nomes ligam-se a outros termos de diferentes formas. [...] Quando um termo – verbo ou nome – exige a presença de outro, ele se chama regente ou subordinante; os que completam a sua significação chamam-se regidos ou subordinados. Quando o termo regente é um verbo, ocorre regência verbal. Quando o termo regente é um nome – substantivo, adjetivo, advérbio –, ocorre regência nominal”.


CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva – texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 2013, p. 355-356.


Com base nesse postulado, é correto afirmar que, no período “O jornalismo infantojuvenil pode transformar uma geração, a partir da informação de qualidade e do incentivo ao desenvolvimento do senso crítico e à construção de uma cidadania ativa, em qualquer idade.” (4§), os termos “uma geração” e “de uma cidadania ativa” devem ser analisados, respectivamente, como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    [...] transformar uma geração;

    • O verbo transformar, nesse caso, é um verbo transitivo direto: exige um objeto direto.
    • Quem transforma, transforma algo. Transforma o que? uma geração.

    [...] construção de uma cidadania ativa

    • O substantivo construção exige um complemento para que possa transmitir um sentido completo. Simplificando: Se eu produzir o seguinte período: "O jornalismo infantojuvenil pode transformar uma geração, a partir do incentivo à construção.". É perceptível que essa afirmação fica vaga. Incentivo à construção de que?? Fica evidente a necessidade de um complemento para esse substantivo e, portanto, esse é o papel da expressão "de uma cidadania ativa": complementar o nome construção.
  • O fragmento "uma geração" não expressa estado, qualidade ou condição do ser ao qual se refere, ou seja, não é um atributo.

    O termo "de uma construção ativa" complemento o substantivo construção.


ID
5339455
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como informar as crianças em momentos de crise?

Maria Carolina Cristianini*


    1§ Enfrentar crises não é novidade para quem vive na Terra. Entre guerras, períodos de recessão e tragédias naturais e humanas, de tempos em tempos as crises surgem. É necessário muita sobriedade nesses momentos. E, então, são os adultos que, efetivamente, assumem o papel de lidar com a situação e resolvê-la – conforme a possibilidade de atuação de cada um. Mas há outra questão. O mundo não é formado somente pelos maiores de idade.

    2§ É a partir disso que convido a uma reflexão: como os adultos ao seu redor, ou você mesmo, têm explicado a crise atual – e os seus mais diversos sentidos –, causada pela pandemia de Covid 19, a crianças e adolescentes? Posso afirmar, com a segurança de uma trajetória que passa de 12 anos nesta área, que o jornalismo infantojuvenil é, sim, o melhor amigo de pais, mães, tios, tias, professores e professoras neste momento.

    3§ Levar os fatos para os jovens, apurados com as mesmas técnicas usadas no jornalismo profissional “para adultos”, tem, sim, os mais diversos benefícios quando se está diante de algo que presenciamos pela primeira vez, como o novo coronavírus. Alguns desses impactos positivos: usa linguagem adequada para este público, garantindo o seu entendimento e o contexto do que está acontecendo; acalma diante da ansiedade que algo desconhecido naturalmente traz; e abre a oportunidade para que a criança ou o adolescente se sinta inserido na situação como parte integrante e ativa da sociedade, sem estar à margem do noticiário.

    4§ O jornalismo infantojuvenil pode transformar uma geração, a partir da informação de qualidade e do incentivo ao desenvolvimento do senso crítico e à construção de uma cidadania ativa, em qualquer idade.


* Editora-chefe do jornal Joca, voltado para crianças e jovens. Folha de S. Paulo, Tendências/Debates, 21 fev. 2021, p. A3. Adaptado. 

Leia os textos a seguir.


TEXTO I

“Palavra que indica as circunstâncias em que se dá a ação verbal.”


CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva – texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 2013, p. 181. 


TEXTO II

“E, então, são os adultos que, efetivamente, assumem o papel de lidar com a situação e resolvê-la...” (1§).


Preencha corretamente as lacunas.


Com base no conceito apresentado no Texto I, é correto afirmar que, no Texto II, o termo _______________ se classifica morfologicamente como _______________ e está empregado, na frase, com o valor semântico de _______________.


A sequência que preenche corretamente as lacunas é 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Então - Conjunção conclusiva

    Efetivamente - Advérbio de afirmação

  • ADVÉRBIO É A PALAVRA QUE INDICA AS CIRCUNSTÂNCIAS EM QUE SE DÁ A AÇÃO VERBAL. As palavras que se referem principalmente ao verbo, dando idéia de lugar, tempo, modo, causa, instrumento, intensidade são chamadas de ADVÉRBIOS


ID
5339458
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como informar as crianças em momentos de crise?

Maria Carolina Cristianini*


    1§ Enfrentar crises não é novidade para quem vive na Terra. Entre guerras, períodos de recessão e tragédias naturais e humanas, de tempos em tempos as crises surgem. É necessário muita sobriedade nesses momentos. E, então, são os adultos que, efetivamente, assumem o papel de lidar com a situação e resolvê-la – conforme a possibilidade de atuação de cada um. Mas há outra questão. O mundo não é formado somente pelos maiores de idade.

    2§ É a partir disso que convido a uma reflexão: como os adultos ao seu redor, ou você mesmo, têm explicado a crise atual – e os seus mais diversos sentidos –, causada pela pandemia de Covid 19, a crianças e adolescentes? Posso afirmar, com a segurança de uma trajetória que passa de 12 anos nesta área, que o jornalismo infantojuvenil é, sim, o melhor amigo de pais, mães, tios, tias, professores e professoras neste momento.

    3§ Levar os fatos para os jovens, apurados com as mesmas técnicas usadas no jornalismo profissional “para adultos”, tem, sim, os mais diversos benefícios quando se está diante de algo que presenciamos pela primeira vez, como o novo coronavírus. Alguns desses impactos positivos: usa linguagem adequada para este público, garantindo o seu entendimento e o contexto do que está acontecendo; acalma diante da ansiedade que algo desconhecido naturalmente traz; e abre a oportunidade para que a criança ou o adolescente se sinta inserido na situação como parte integrante e ativa da sociedade, sem estar à margem do noticiário.

    4§ O jornalismo infantojuvenil pode transformar uma geração, a partir da informação de qualidade e do incentivo ao desenvolvimento do senso crítico e à construção de uma cidadania ativa, em qualquer idade.


* Editora-chefe do jornal Joca, voltado para crianças e jovens. Folha de S. Paulo, Tendências/Debates, 21 fev. 2021, p. A3. Adaptado. 

“Concordância é o princípio sintático segundo o qual as palavras dependentes se harmonizam, nas suas flexões, com as palavras de que dependem.”


CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companha Editora Nacional, 2010, p. 438.


A esse respeito, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. Na estrutura frasal “É necessário muita sobriedade nesses momentos.” (1§), realizou-se corretamente a concordância nominal e ela se justifica

PORQUE

II. o predicativo aparece às vezes na forma do masculino singular em locuções como “é necessário”, embora o sujeito seja substantivo feminino.


Sobre essas asserções, é correto afirmar que 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    "O predicativo aparece às vezes na forma do masculino singular nas estereotipadas locuções é bom, é necessário, é preciso, etc., embora o sujeito seja substantivo feminino ou plural:"

    • [...] "É necessário muita fé."

    Havendo determinação do sujeito, ou sendo preciso realçar o predicativo, efetua-se a concordância normalmente:

    • É necessária a tua presença aqui. [= indispensável]

    FONTE: Cegalla

  • Expressões: 'É bom', 'É necessário', 'É preciso', 'É proibido' e assemelhados é variável se ,somente

    se o sujeito estiver DETERMINADO por artigo ou pronome.


ID
5418271
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Instrução: A questão se refere ao texto a seguir.


O youtuber e Machado de Assis, ou uma polêmica bem-vinda

Cláudia Costin*


    1§ Uma polêmica apareceu nos últimos dias, nas redes sociais, a partir de um comentário do youtuber Felipe Neto, sobre a atitude de escolas que tornam as obras de Machado de Assis obrigatórias. Segundo ele, o que estas deveriam promover seria a leitura por prazer, de forma a constituir, nas jovens mentes, o hábito de ler como uma atividade para toda a vida.

    2§ Devo me confessar uma grande admiradora de Machado de Assis, um de nossos maiores escritores, um homem à frente de sua época, crítico de valores associados a aparências e à superficialidade humana na busca de status e do bacharelismo vigente. Mas entendi que nem sempre a linguagem do século 19 pode ser fácil para os adolescentes deste tempo de informações imediatas e superficiais.

    3§ Num contexto em que adultos letrados leem muito pouco e não são vistos lendo livros por seus filhos, é compreensível que os jovens não percam tempo lendo outra coisa que não o que a escola lhes exige. A última edição da pesquisa Retratos da Leitura coloca-nos claramente como um país de não leitores. A média de livros lidos entre os entrevistados por ano é de 4,95 e só 2,55 deles lidos por inteiro.

    4§ Cabe sim à escola fomentar a leitura por prazer, oferecendo livros que atraiam o interesse das novas gerações. Em tempos em que o trabalho humano, inclusive o que demanda habilidades mentais, vem sendo substituído por algoritmos, formar pensadores independentes, com um repertório cultural variado, aptos a entender a cultura de seu tempo e sua gênese, torna-se uma prioridade.

    5§ E a literatura nos ajuda a entender não só fatos pretéritos, mas as análises que, a cada época, eram feitas sobre a organização da sociedade. Machado, nesse sentido, é fundamental e merece, dia a dia, uma introdução à altura, instigante e engajadora, feita por bons professores, que orientem os alunos na leitura de suas obras e os ajudem a nelas navegar com profundidade e prazer estético.


* Diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, da FGV, e ex-diretora de educação do Banco Mundial. Folha de S. Paulo, Opinião, 29 jan. 2021, p. A2. Adaptado. 

Em relação ao comentário do youtuber Felipe Neto sobre a atitude de escolas que tornam as obras de Machado de Assis obrigatórias, é correto afirmar que a autora, no seu texto,

Alternativas

ID
5418277
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Instrução: A questão se refere ao texto a seguir.


O youtuber e Machado de Assis, ou uma polêmica bem-vinda

Cláudia Costin*


    1§ Uma polêmica apareceu nos últimos dias, nas redes sociais, a partir de um comentário do youtuber Felipe Neto, sobre a atitude de escolas que tornam as obras de Machado de Assis obrigatórias. Segundo ele, o que estas deveriam promover seria a leitura por prazer, de forma a constituir, nas jovens mentes, o hábito de ler como uma atividade para toda a vida.

    2§ Devo me confessar uma grande admiradora de Machado de Assis, um de nossos maiores escritores, um homem à frente de sua época, crítico de valores associados a aparências e à superficialidade humana na busca de status e do bacharelismo vigente. Mas entendi que nem sempre a linguagem do século 19 pode ser fácil para os adolescentes deste tempo de informações imediatas e superficiais.

    3§ Num contexto em que adultos letrados leem muito pouco e não são vistos lendo livros por seus filhos, é compreensível que os jovens não percam tempo lendo outra coisa que não o que a escola lhes exige. A última edição da pesquisa Retratos da Leitura coloca-nos claramente como um país de não leitores. A média de livros lidos entre os entrevistados por ano é de 4,95 e só 2,55 deles lidos por inteiro.

    4§ Cabe sim à escola fomentar a leitura por prazer, oferecendo livros que atraiam o interesse das novas gerações. Em tempos em que o trabalho humano, inclusive o que demanda habilidades mentais, vem sendo substituído por algoritmos, formar pensadores independentes, com um repertório cultural variado, aptos a entender a cultura de seu tempo e sua gênese, torna-se uma prioridade.

    5§ E a literatura nos ajuda a entender não só fatos pretéritos, mas as análises que, a cada época, eram feitas sobre a organização da sociedade. Machado, nesse sentido, é fundamental e merece, dia a dia, uma introdução à altura, instigante e engajadora, feita por bons professores, que orientem os alunos na leitura de suas obras e os ajudem a nelas navegar com profundidade e prazer estético.


* Diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, da FGV, e ex-diretora de educação do Banco Mundial. Folha de S. Paulo, Opinião, 29 jan. 2021, p. A2. Adaptado. 

Com a frase “Em tempos em que o trabalho humano, inclusive o que demanda habilidades mentais, vem sendo substituído por algoritmos...” (4§) é correto inferir que, figurativamente, o mundo contemporâneo submete o ser humano a um comportamento mais

Alternativas