SóProvas



Prova CESPE - 2011 - FUB - Técnico de Tecnologia da Informação - Básicos


ID
273565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Acerca do processo eleitoral brasileiro, julgue os seguintes itens.

Somente podem apresentar candidato a presidente da República os partidos políticos que tenham tido o mínimo de 5% dos votos, em três estados, na eleição anterior para o Legislativo Federal.

Alternativas
Comentários
  • Qualquer partido POLÍTICO legalmente constituído, com o REGISTRO CÍVEL e o ESTATUTO regristrado do TSE pode apresentar candidatoà eleição PRESIDENCIAL do PAÍS, desde que o candidato tenha mais de 35 anos e seja brasileira NATO.
  • Complementando o comentário do colega com um pouquinho de direito constitucional:

    Não precisa o candidato ter 35 anos no momento da canditadura, basta que ele tenha completado esta idade até o momento da DIPLOMAÇÃO, que um ato posterior às eleições e anterior à posse.

    valeu....
  • GABARITO: ERRADO

    Olá pessoal,

         Cuidado com as palavras da CESPE como: única, sempre, mesmo, todas, automaticamente, depende, suficiente, SOMENTE, excepcionalmente, em qualquer hipótese, nunca, única, nenhuma hipótese, qualquer, a mesma, expressamente, exclusivamente, apenas etc...

    Espero ter ajudado. Bons estudos!!!!

ID
273568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à atualidade internacional.

Em 2010, a Venezuela tornou-se membro pleno do MERCOSUL.

Alternativas
Comentários

ID
273571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à atualidade internacional.

O Brasil ocupa, no biênio 2010-2011, um lugar de membro não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Alternativas
Comentários
  • O Brasil no Conselho de Segurança

    Esta é a décima vez que o Brasil ocupa assento não-permanente no Conselho de Segurança (CSNU), cargo para o qual foi eleito pela Assembleia Geral para o mandato 2010-2011.

    http://www.brasil-cs-onu.com/brasil-no-conselho-de-seguranca-da-onu/
  • Membros do Conselho de Segurança

    Composição em 2011

    O Conselho de Segurança da ONU é composto por cinco Membros Permanentes, que possuem direito a veto. Os Membros Permanentes são: China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos da América.

    Fazem parte também do Conselho dez Membros Não-Permanentes, que são eleitos pela Assembleia Geral com mandatos de dois anos. Estes países não possuem direito a veto. Em 2011, os dez Membros Não-Permanentes são: África do Sul (que deixará o Conselho no final de 2012), Alemanha (2012), Bósnia-Herzegóvina (2011), Brasil (2011), Colômbia (2012), Gabão (2011), Índia (2012), Líbano (2011), Nigéria (2011) e Portugal (2012).

    http://www.brasil-cs-onu.com/o-conselho/membros/

  • Item certo

    Esta é a décima vez que o Brasil ocupa assento não-permanente no Conselho de Segurança (CSNU), cargo para o qual foi eleito pela Assembleia Geral para o mandato 2010-2011. Brasil e Japão são os dois países que mais vezes ocuparam assento eletivo no CSN.

    Peguei essa informação no site do centro das nações unidas do rio de janeiro.

    Conforme o endereço abaixo:

    http://www.brasil-cs-onu.com/brasil-no-conselho-de-seguranca-da-onu/  


    © 2010 Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil - UNIC Rio

  •  O Conselho de Segurança da ONU é composto por cinco Membros Permanentes, que possuem direito a veto. Os Membros Permanentes são: China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos da América.


ID
273574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os seguintes itens, acerca da atualidade brasileira.

A expectativa de vida da população brasileira está aumentando e a maior parte dessa população encontra-se em área urbana.

Alternativas
Comentários
  • Olá colegas.
    Questão correta.

    "A expectativa de vida do brasileiro cresceu pouco mais de 3 meses entre 2008 e 2009, passando de 72,86 para 
    73,17 anos, segundo o IBGE.

    As mulheres continuam vivendo mais que os homens e têm esperança de vida ao nascer de 77 anos, ao passo que os homens têm uma expectativa de vida de 69,4 anos."

  • Gabarito: CERTO.

     

     

    As duas afirmativas estão corretas.

    - A Expectativa de Vida no Brasil vem aumentando, atingindo 75,5 anos em 2015.

    - E também a maior parte da população brasileira (88,9%) vive nas cidades.
     

     

    Prof. Giovanni Mannarino
     


ID
273577
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os seguintes itens, acerca da atualidade brasileira.

O governo federal, apesar de ter encerrado o programa nuclear para a geração de energia elétrica, manteve as usinas de Angra I e II.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Ao contrário do que a assertiva afirmou, o Brasil pretende ampliar seu programa de geração de energia nuclear. 

    "O Brasil tem hoje apenas 3% de sua energia originada de fontes nucleares. Mas, com a expansão econômica do país e as dificuldades enfrentadas para criar mais fontes de energia renovável, esse percentual pode aumentar: o Plano Nacional de Energia prevê a construção de até oito novas usinas até 2030."

    Só para complementar. Hoje o Brasil mantém uma das maiores reservas de urânio do mundo, mas, enriquece 95% desse urânio fora do país, elevando os custos da produção.

    "O Brasil gasta anualmente cerca de R$ 70 milhões com os serviços de conversão e de enriquecimento de urânio contratados no exterior pela INB. Os gastos com essas etapas representam cerca de 35% do custo total de fabricação do combustível nuclear."

  • Errado
     O Governo não encerrou ele criou estatal para administrar programa nuclear

     Amazul promoverá, desenvolverá e manterá tecnologias necessárias às atividades nucleares da Marinha do Brasil e do Programa Nuclear Brasileiro (PNB)

     O governo federal decretou, nesta segunda-feira, a criação da empresa pública Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul). Vinculada ao Ministério da Defesa por meio do Comando da Marinha, a empresa tem por objetivo promover, desenvolver e manter tecnologias necessárias às atividades nucleares da Marinha do Brasil e do Programa Nuclear Brasileiro (PNB). Uma das tarefas da nova companhia é desenvolver um propulsor de submarino movido a energia nuclear.

    FONTE:
    http://veja.abril.com.br/noticia/economia/governo-cria-estatal-para-administrar-programa-nuclear

ID
273580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens que se seguem.

Na hipótese de reintegração decorrente de decisão administrativa ou judicial, o servidor deve ser ressarcido de todas as vantagens e, caso o cargo anteriormente ocupado esteja provido, o seu eventual ocupante deve ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização, ou aproveitado em outro cargo ou, ainda, posto em disponibilidade.

Alternativas
Comentários
  • Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

            § 1o  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

            § 2o  Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

  • Correto

    Quero apenas dar ênfase ao ótimo comentário do colega, quando a parte de ressarcimento do servidor reintegrado, observe que a lei apenas prevê o ressarcimento das VANTAGENS, outro ponto importante é que o servidor que será reconduzido ao seu cargo anterior ( aquele que exercia os trabalhos enquanto o servidor reintegrado estava fora ) não fará jus a qualquer tipo de indenização.

    Sorte a todos!!
  • Eu entendo que a questão esta errada porque o servidor só será  reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização, ou aproveitado em outro cargo ou, ainda, posto em disponibilidade, se estável no cargo anterior e a questão não cita este importante fato.

     

  • Entendo o raciocínio da Patrícia, mas devo alertar que não está correto, pois está na própria definição de Reintegração o fato do servidor ser estável, ou seja, se a questão cita Reintegração, então só pode ser sobre servidor estável.

    "Com base na Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens que se seguem.
    Na hipótese de reintegração decorrente de decisão administrativa ou judicial, o servidor deve ser ressarcido de todas as vantagens e, caso o cargo anteriormente ocupado esteja provido, o seu eventual ocupante deve ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização, ou aproveitado em outro cargo ou, ainda, posto em disponibilidade. "

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    Portanto, não há erro na questão.
  • O COMENTÁRI DA PATRICIA FIUZA É PERTINENTE !!! A QUESTÃO NÃO INFORMOU SE O SERVIDOR ERA ESTÁVEL OU NÃO. NÃO SENDO ESTÁVEL, ELE SERÁ EXONERADO SEM DIREITO A  NADA !!! É ISSO !!!
  • Tb concordo, esse dado de ser ou nao estável é central nessa questao. Se o servidor nao tiver estabilidade poderá ser exonerado.
  • Eita CESPE... é sempre assim, as questões do CESPE são sempre uma surpresa e na maioria das vezes desagradável... às vezes o CESPE omite uma palavra e a questão é considerada errada, outras vezes omite e a questão é considerada certa, esta questão ao meu ver está ERRADA, pois, para ser reconduzido ao cargo o servidor tem que ser estável, como na questão não foi mencionado nada disso a questão está incompleta, ficando assim errada... e o pior de tudo é que os examinadores fazem isso de propósito.... deixa a questão com a possibilidade de duas respostas e depois escolhe na moedinha qual a resposta será considerada correta...
  • Atenção,

    O servidor para ser reconduzido deve ser estável (art. 30). Mas a questão cobrou apenas a literalidade do art. 28,  § 2 da lei, como pode ser observado pelo enunciado: "Com base na Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens que se seguem." 



    art. 28,  § 2 "Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade."



  • Pessoal,

    O título da questão é "com base na lei 8112...". Ou seja, cobrou a literalidade. No caso da reintegração, sabemos que legalmente a recondução para o cargo de origem se faz somente para o estável, caso contrário, será exonerado. Porém na Lei 8112 não é explícita nesse sentido, todavia na Constituição é que diz claramente cfe abaixo: 

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    § 2º Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.

    É bom ressaltar que na CF somente fala em decisão judicial que, por outro lado, na Lei 8112 cita decisão administrativa ou judicial.

    Abs,
  • É muita maldade no coração desse examinador! Marquei errado por causa da falta da palavra "estável". Você tem que adivinhar o que a banca quer pra acertar a questão. Isso só avalia se você decorou a lei e não se você sabe pensar.
  • Saindo um pouco da polêmica da questão, atento que nem sempre para ser APROVEITADO é necessário estar em DISPONIBILIDADE, haja vista o caso apresentado nessa questão..
  • A questão já parte da decisão administrativa ou judicial, e no meu entender, estaria implícito o fato de o servidor ser estável. Entendo a preocupação de alguns. As vezes mesmo sabendo o assunto da questão ficamos na dúvida se há ou não pegadinha... Tem que pegar o feeling da questão...
  • Com as devidas Vênias tb errei a questão. Porém concordo com os comentários de outros amigos, sobre o fato de a questão ter perguntado conforme a lei 8112/90 e não o novo texto dado com a emenda constitucional 19/98, que deu novo entendimento ao §2° do art.41 da CRFB. Realmente no art.28 §2° da referida lei, o seu texto não faz referência a condição do eventual ocupante ser estável ou não. Brincadeira!!!!
  • Na REINTEGRAÇÃO do servidor, há o ressarcimento de todas as vantagens.
    Cuidado --->  a demissão precisa ser  anulada por decisão judicial ou administrativa!!
    O ocupante do cargo a ser reintegrado:
                 * Estável: reconduzido; aproveitado ou em disponibilidade;
                 * Não estável: Exonerado
  • Para a questão se tornar correta, deve-se colocar estável, pois tanto para a recondução quanto para aproveitamento ou disponibilidade!!!

  • Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     § 2º- Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.  
  • Para quem fala que a CESPE não cobrar Letra da Lei, o texto é todo copiado 

    BONS ESTUDOS 

     

  • Questão correta, vejam o conceito em outras:

    Prova: CESPE - 2009 - FUB - Cargos de Nível Superior / / Direito Administrativo e Lei 8.112/90, Agentes Públicos, Lei 8.112.

    Hugo conseguiu anular, por meio de decisão judicial, já transitada em julgado, a portaria que o demitiu do serviço público federal. Nessa situação, Hugo terá que ser reintegrado, com ressarcimento de todas as vantagens, no seu cargo anterior, e se esse cargo já estiver provido, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização ou aproveitado em outro cargo ou, ainda, posto em disponibilidade.

    GABARITO: CERTA.

    Prova: CESPE - 2009 - FUB - Administrador de Edifícios / Direito Administrativo e Lei 8.112/90, Provimento, Vacância.

    A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    GABARITO: CERTA.

    Prova: CESPE - 2011 - STM, Analista - Judiciário - Área Judiciária - Específicos / Direito Administrativo e Lei 8.112/90, Provimento, Vacância.

    No caso de reintegração, o servidor deve retornar ao cargo de origem, com o ressarcimento de todas as vantagens a que teria direito durante o período de afastamento, inclusive as promoções por antiguidade.

    GABARITO: CERTA.

  • Com base na Lei n.º 8.112/1990, é correto afirmar que: Na hipótese de reintegração decorrente de decisão administrativa ou judicial, o servidor deve ser ressarcido de todas as vantagens e, caso o cargo anteriormente ocupado esteja provido, o seu eventual ocupante deve ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização, ou aproveitado em outro cargo ou, ainda, posto em disponibilidade.

  • Isso é letra de lei, não tem isso de "eu acho aquilo", "eu acho aquilo" ou "eu entendo assim".

  • DISPONIBILIDADE DE SERVIDORES

    - Aproveito Disponível

    - Readapto Incapacitado

    - Reverto Aposentado

    - Reconduzo Inabilitadoem estágio probatório e o ocupante do cargo do reintegrado.

    - Reintegro Demitido

    -Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Promoção: acesso a um cargo superior dentro da mesma carreira.

    Readaptação: reinvestidura de um servidor em cargo compatível com limitação física ou mental sofrida (não havendo cargo vago fica como excedente).

    Reversão: retorno do aposentado por invalidez quando não mais existirem os motivos para a aposentadoria ou o aposentado pede voluntariamente para voltar.

    Reintegração: reinvestidura do servidor estável ao seu cargo de origem quando invalidada sua demissão.

    Recondução: retorno do estável quando reprovado em estágio probatório ou reintegração do antigo ocupante.

    Aproveitamento: retorno do servidor em disponibilidade.

    COMO DETERMINADA BANCA COBRA ESTE PONTO:

    RECONDUÇÃO SERVIDOR

    Ano: 2015 Banca: CESPE / CEBRASPE 

    recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado em decorrência de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo. (CERTO)

    Ano: 2012 Banca: CESPE / CEBRASPE

    Recondução consiste no retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado.CERTO

    Ano: 2018 Banca: FCC

    Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo que ocupava por inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo público para o qual foi nomeado. CERTO

    Ano: 2011 Banca: FCC

    A Recondução que é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado decorrerá, dentre outra hipótese, de reintegração do anterior ocupante. CERTO

    Ano: 2010 Banca: FGV 

    O retorno à atividade de servidor aposentado e o retorno de servidor estável a um cargo anteriormente ocupado por ele correspondem, respectivamente, à reversão e à recondução. CERTO

    Ano: 2012 Banca: VUNESP

    Alice, reprovada no estágio probatório do cargo para o qual foi nomeada, voltou a ocupar cargo que antes titularizava, o nome dessa hipótese de provimento derivado apresentado corresponde a reconduçãoCERTO


ID
273583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens que se seguem.

É vedada a percepção de vencimento de cargo ou emprego público efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remunerações forem acumuláveis na atividade, na forma estabelecida pela Constituição Federal.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    CR/88, art. 37, § 10. É vedada a percepção simultânea de proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40 ou dos arts. 42 e 142 com a remuneração de cargo, emprego ou função pública, ressalvados os cargos acumuláveis na forma desta Constituição, os cargos eletivos e os cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração.
  • Correto

    Quando que se pode receber a aposentadoria de um cargo juntamente com o vencimento ( ou subsídio ) de outro? Veja:


    1 ) Cargos de provimento efetivo considerados acumuláveis caso o servidor estivesse em exerçício.

    2) Os eletivos

    3) Os cargos em comissão

    Bons estudos!
  • ART 40,§ 6º, CF - Ressalvadas as aposentadorias decorrentes dos cargos acumuláveis na forma desta Constituição, é vedada a percepção de mais de uma aposentadoria à conta do regime de previdência previsto neste artigo. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 15/12/98)
  • CAPÍTULO III
    DA ACUMULAÇÃO
    Art 118. Ressalvados os casos previstos na Constituição, é vedada a acumulação
    remunerada de cargos públicos.
    § 3º Considera-se acumulação proibida a percepção de vencimento de cargo ou
    emprego público efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que
    decorram essas remunerações forem acumuláveis na atividade.
  • Galera,

    É preciso lembrar: 

              "Se um cargo pode ser acumulado em atividade, então pode ser também acumulado na inatividade." ( desde que respeite todos os requisitos estabelecidos para a acumulação legal )
    Deus abençoe a todos!
  • GABARITO: CERTO! (LER Artigo 118. § 3, Lei 8112/90)


    É possível receber a aposentadoria de um cargo +  vencimento de outro nas seguintes hipóteses:

    I) Cargos acumuláveis em exercício

    II) Os eletivos

    III) Os cargos em comissão


    FOCO, FORÇA E FÉ!!!!

  • (CESPE/FUB/ADMINISTRADOR DE EDIFÍCIOS/2009) O servidor aposentado pode acumular os proventos de inatividade com os vencimentos de cargo ou emprego público efetivo se os cargos de que decorrem essas remunerações forem acumuláveis na atividade. CORRETA

  • A maioria das questões que usam o termo "na forma da lei" estão corretas.

  • REALMENTE, É VEDADO O ACÚMULO DE PROVENTO (decorre do REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA) + REMUNERAÇÃO DE CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO PÚBLICAS, EXCETO QUANDO FOR:

     

    CARGO EM COMISSÃO; MANDATO ELETIVO OU CARGO ACUMULÁVEL (MAGISTÉRIO, SAÚDE)

     

    COMO A QUESTÃO NÃO DIZ "SOMENTE" CARGO ACUMULÁVEL, ESTÁ CORRETA.

     

    OBS: É POSSÍVEL ACUMULAR PROVENTO DE EMPREGO PÚBLICO + REMUNERAÇÃO DE CARGO OU FUNÇÃO, POIS A RESTRIÇÃO IMPOSTA PELA CF RESTINGE-SE SOMENTE A PROVENTOS DO REGIME PRÓPRIO, E EMPREGADO PÚBLICO É APOSENTADO PELO RGPS.

  • Incompleta, :-\

  • Com base na Lei n.º 8.112/1990, é correto afirmar que: É vedada a percepção de vencimento de cargo ou emprego público efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remunerações forem acumuláveis na atividade, na forma estabelecida pela Constituição Federal.

  • Considera-se acumulação proibida a percepção de vencimento de cargo ou emprego público efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remunerações forem acumuláveis na atividade

  • ASSERTIVA:

    É vedada a percepção de vencimento de cargo ou emprego público efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remunerações forem acumuláveis na atividade, na forma estabelecida pela Constituição Federal.

    GABARITO DA QUESTÃO:

    • Correto;

    JUSTIFICATIVA:

    -- >>> O Acúmulo ilegal (proibido) de Vencimentos resta configurado quando:

    Os Proventos (RPPS ou RGPS) do Cargo Inativo são somados à Remuneração de um Cargo, Emprego ou Função Pública. (essa é a regra)

    ENTRETANTO: (exceção)

    Existem 3 hipóteses em que os proventos do cargo inativo poderão ser somados à remuneração do cargo ativo, sem que configure o acúmulo ilegal de vencimentos.

    Assim, podemos dizer que existem 3 hipóteses que configurará o Acúmulo LEGAL de Vencimentos, são elas:

    ---------------------------------------------------->>>(C M C)<<<---------------------------------------------------------------

    • Cargo em Comissão; ---->>> Proventos + Remuneração do Cargo em Comissão: Permitido
    • Mandato Eletivo; ---->>> Proventos + Remuneração do Mandato Eletivo: Permitido
    • Cargos Acumuláveis; ---->>> Proventos + Remuneração dos Cargos Acumuláveis: Permitido

    ** são cargos acumuláveis:

    >> Professor + Professor;

    >> Professor + Técnico ou Científico;

    >> Saúde + Saúde;

    OBS:

    >>> SERVIDOR PÚBLICO:

    • O servidor público é aquela pessoa física que oferece seus serviços em favor do Estado e as entidades da Administração Pública direta (U, E, DF, e M) e indireta (Fundações Públicas Federais e Autarquias Federais).

    • Amparado pela Lei 8.112/90 o servidor público é aquele que ocupa cargo público. Assim atuando diretamente com a administração pública em cargos estabelecidos a partir da necessidade de pessoal comprovada por meio de leis próprias para esse tipo de provimento.

    • Cargos públicos: são aqueles ocupados por servidores públicos da União, Estados e Municípios, ou designados para autarquias e fundações públicas. Para ocupar esse tipo de função, é preciso ser aprovado em concurso público, ou seja, fazer parte do regime estatutário.

    • Os servidores públicos são contratados pelo regime estatutário, recolhem a contribuição previdenciária para o RPPS (regime próprio de previdência social).

    • Regime Próprio de Previdência Social, ou simplesmente RPPS, é uma modalidade de Previdência Pública voltada a servidores concursados (estatutários) e seus beneficiários.

    >>> EMPREGADO PÚBLICO:

    • Os empregados públicos são contratados pelo regime celetista, recolhem a contribuição previdenciária para o RGPS e trabalham em empresas como Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil, Correios, entre outras.

    • No geral, esse tipo de profissional ocupa posições na Administração Pública indireta, (EP - Empresas Públicas e SEM - Sociedades de Economia Mista) como os bancos estatais e os Correios.

ID
273586
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens que se seguem.

Na hipótese de o servidor público praticar nepotismo sob sua chefia imediata, a penalidade atribuída pelo regime jurídico dos servidores federais, via de regra, é a suspensão pelo prazo de trinta dias.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Lei 8.112/90, art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.

    Dentre os casos previstos como puníveis com advertência, ou seja, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave, NÃO  se encontra previsão para a PRÁTICA DO NEPOTISMO.
  •   Nepotismo (do latim nepos, neto ou descendente) é uma forma de corrupção na qual um alto funcionário público utiliza de sua posição para entregar cargos públicos a pessoas ligadas a ele por laços familiares, de forma que outras, as quais possuem uma qualificação melhor, fiquem lesadas. Art. 117.  Ao servidor é proibido:
       VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil;
    Art. 129.  A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave.

    por tanto tal ato pode ou não configurar nepotismo, mas a pena é advertência como se ve no art. 129. Ocorre que, como dito acima pelo colega, não há tipificação dessa penalidade ao servidor público, podendo sim ser ato de improbidade administrativa.
  • O ato de nepotismo pode sim ser punido com a penalidade de demissão, pois pode ser caracterizado como improbidade administrativa. Em regra, todo ato que vai contra a moralidade é um ato ímprobo, pois este é gênero e moralidade é espécie. Além disso, a lei 8429/92 classifica os atos de improbidade administrativa sendo eles:
    1. Enriquecimento ilícito
    2. Atos que causem prejuízo ao erário
    3. Atos que atentem contra os princípios da administração pública, sendo que, moralidade é um deles.

    Em resumo, o agente que praticar o nepostimo poderá sofrer a pena de demissão, porém isso dependerá da decisão da comissão responsável no julgamento do seu processo administrativo disciplinar.
  • Lei8.112/90:

    Art.117. Ao servidor público é proibido:

     VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau.

    observações e conclusões:

    -há uma proibição na CF, como decorrência dos princípios da moralidade, impessoalidade e eficiência, e que portanto  deve ter efeitos ex-tunc;
    -surgem dificuldades ao definir a fronteira entre o que é e o que não é
    nepotismo;
    -Na
    Lei 8112 está prevista punição (advertência) para o nepotismo.
    -Contudo, a única "punição" é o afastamento dos parentes em situação irregular.

  • Lei 8112/90:

    Art. 129 - A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave.

    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:
     ...
    XIII - transgressão dos incisos IX a XVI do art. 117.

    Obs.: Os incisos XVII e XVIII não são menciondados nos casos de advertencia nem nos casos de demissão, portanto, eles são casos de suspensão conforme artigo nº 130, infra:

    Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.
  • Infelizmente, a única penalidade prevista na 8112 para o nepotismo é a advertência:

    Art. 129.  A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave.

    Art. 117.  Ao servidor é proibido:

            VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil;

  • Art 117 - Proibições sujeitas à advertência


    ...

    Manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiroou parente até segundo grau civil.
  • Apenas para salientar que esta questão é de concurso de ensino médio, e portanto não se deve perder tempo com discricionariedade. Foi pedido conforme lei 8112/90, e não conforme embasamento constitucional (discricionariedade), e jamais entraria na esfera doutrinária ou de jurisprudência. Logo, o nepotismo referido no art da mesma lei supracitado pelos colegas não permite outro entendimento subsidiário, ou seja, é sujeito à advertência. Isso é concurso, não vida real.
  • Art. 129. A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais graveArt. 117. Ao servidor é proibido

     VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil; (NEPOTISMO)
  • Súmula Vinculante 13, do STF - A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada  na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.
  • Nesse caso, via de regra, a penalidade cabível será a de ADVERTÊNCIA, salvo nos casos de reincidência onde caberá SUSPENÇÃO por prazo não superior a 90 dias!

  • Na hipótese de o servidor público praticar nepotismo sob sua chefia imediata, a penalidade atribuída pelo regime jurídico dos servidores federais, via de regra, é a suspensão pelo prazo de trinta dias.

    Errado: A questão fala somente sobre a penalidade atribuída pelo REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES FEDERAIS, que é apenas a advertência.

    Poderá sim ser penalizado por demissão em caso de improbidade da lei 8429, a questão está se referindo à LEI 8112 que  não prevê suspensão e sim advertência.

    Abraços,
    LM CONCURSOS
  • Mera advertência, suspensão é para casos mais graves. Demissão, então, nem pensar. ÊÊÊ Brasiiiil, Deus te proteja, porque pela lei tá difícil.
  • Não é pena de advertência coisa alguma!
    Não especificou que é cargo ou função de confiança na questão, então não podemos generalizar. 
    Pode muito bem manter sob chefia imediata parentes ou cônjuge de cargos efetivos!

  • EXISTE UMA GRANDE DIFERENÇA ENTRE NOMEAR E MANTER...

    A LEI 8.112, ART 117,VIII, TRATA COMO ADVERTÊNCIA MANTER.

    NA SUMULA VINC 13 TRATA DE NOMEAR QUE PODE SER PUNIDO COM DEMISSÃO.
  • A lei achoq ue está na medida certa, nem sempre nepotismo é algo tão grave, em uma repartição com centenas de funcionários, séria cabível sim você manter um parente que tenha demonstrado capacidade. Isso pode funcionar na iniciativa privada, no setor público é antiético, mas claro, manter a família toda em altos cargos seria algo totalmente descabível. A advertência em casos menos graves acho cabível, pois caso o nepotismo continue geraria outra advertência e assim a suspenção. As pessoas reclamam muito mas queria ver se vocês fossem  formados em primeiro lugar na melhor universidade do Brasil, com doutorado e vários cursos no exterior  e nâo pudesse assumir um cargo em comissão que você merece e ver ser preterido por um João ninguém fomado com resalvas nessas faculdizinhas por aí. A lei deveria prever algumas excessões e punir com mais rigos casos mais escabrosos onde realmente a repartição pública vira um cabide de empregos.

  • Nepotismo --> advertência

  • Advertência kkk
    Deveria ser pena de morte...
    Confesso que só acertei porque achei que era demissão.

  • Fui nessa achando que era demissão e acertei na sorte...kkkk

  • POHAAAA.... se perguntasse se  a penalidade fosse a DEMISSAO teria errado !!


    OH BRASILZIM


  • GABARITO : ERRADO


    Advertência

  • Lei 8.112 diz parentes até 2° grau

    SV 13 do STF diz parentes até 3° grau
    TENSO...
  • Confesso que só acertei pq achei que era pena de demissão, vergonha desse Brasil!

  • Casos de nepotismo no Brasil funciona assim:
    1ª hipótese: O servidor praticou nepotismo e não foi descoberto - parabéns você foi muito esperto, merece uma medalha; 
    2ª hipótese: O servidor praticou nepotismo e foi descoberto, tsc tsc seu bobinho, vai receber uma advertência por não conseguir fazer seu trabalho direito.

    Gabarito: errado.

  • Cabeça de concurseiro é tudo igual, também apostei na demissão e deu certo!

    Mas, o cara é chamado só para uma conversa de pé-de-orelha ali e depois um abraço!

  • ADVERTÊNCIA

  • NEPOTISMO ======ADVERTÊNCIA.

  • PESSOAS, ESTÃO CONFUNDINDO AS COISAS... NEPOTISMO É PUNIDO COM DEMISSÃO! INCLUSIVE A CRIATURA FICA PROIBIDA DE RETORNAR AO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL.

     

    VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil. ADVERTÊNCIA

     

    MANTER É TOTALMENTE DIFERENTE DE NOMEAR.

     

     

     

    LEMBRANDO QUE O NEPOTISMO DESÁGUA EM ATO DE IMPROBIDADE... VEJAMOS:

     

    STF - Ementa: "Administração Pública. Vedação nepotismo. Necessidade de lei formal. Inexigibilidade. proibição que decorre do art. 37, caput, da CF. RE provido em parte. I - Embora restrita ao âmbito do Judiciário, a Resolução 7/2005 do Conselho Nacional da Justiça, a prática do nepotismo nos demais Poderes é ilícita. II - A vedação do nepotismo não exige a edição de lei formal para coibir a prática. III - Proibição que decorre diretamente dos princípios contidos no art. 37, caput, da Constituição Federal."

    (RE 579951, Relator Ministro Ricardo Lewandowski, Tribunal Pleno, julgamento em 20.8.2008, DJe de 24.10.2008).

     

      Lei 8.429, Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente...

     

      Lei 8.112, Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

            IV - improbidade administrativa;

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • A única infração que consta expressamente o tempo de suspensão está no artigo 130, § 1º da Lei 8.112:

     

    § 1o  "Será punido com suspensão de até 15 (quinze) dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação".

  • NEPOTISMO -----> Advertência

  • Deveria ser uma punição maior né? Mas é só uma advertênciazinha mesmo...

     

    Gab: ERRADO

  • A primeira vez que vi sobre este assunto, foi num post do prof Matheus Carvalho e de lá pra cá eu nunca mais esqueci! :D

     

    Gab: Errado - é caso de Advertência! 

  • Vou encher o INSS de parente kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Essa 8.112 é uma piada 
     


    Nepotismo = Advertência 

     


    Desídia = Demissão

  • Acertei só porque pensei que a pena era mais grave kkkk É brincadeira.

  • Por incrível que pareça a penalidade aplicada a hipótese de nepotismo é advertência.

  • O funcionário público é advertido e o contratado em situação de nepotismo é exonerado.......

    Art. 5º  Cabe aos titulares dos órgãos e entidades da administração pública federal exonerar ou dispensar agente público em situação de nepotismo, de que tenham conhecimento, ou requerer igual providência à autoridade encarregada de nomear, designar ou contratar, sob pena de responsabilidade.

    DECRETO Nº 7.203

     

  • Só acertei pq pensei q fosse suspensão de 30 a 90 dias ou demissão rs

  • Art. 129. A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constantedo art117, incisos I a VIII

    Art. 117 inciso VIII da Lei 8112/90 preceitua a seguinte vedação:

    "VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil;"

     

  • Outra questão que ajuda: 

     

    Ano: 2012   Banca: CESPE   Órgão: AGU   Prova: Advogado da União 

     

    Com base na jurisprudência dos tribunais superiores e na legislação de regência, julgue os próximos itens, relativos a agentes públicos. 


    Conforme o disposto na Lei n.º 8.112/1990, a instauração de PAD interrompe a prescrição até a decisão final, a ser proferida pela autoridade competente; conforme entendimento do STF, não sendo o PAD concluído em cento e quarenta dias, o prazo prescricional volta a ser contado em sua integralidade. 

     

    CERTO 

  • nepotismo é advertencia....parece piada, mas é verdade

  • Pessoal, decorar só as 5 hipóteses de suspensão facilita muito a nossa vida, vez que se for um ilícito muito grave provavelmente será punido com demissão e caso o ilícito seja menos grave, com advertência.

    São hipóteses de suspensão:

    Reincidência em advertência. Recusar-se a ser submetido a inspeção médica. (A penalidade cessa quando for cumprida a determinação). Violação das proibições que não ensejem demissão. Cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situações de emergência e transitórias. Exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho.

    Fonte: minhas anotações.

  • Acertei por pensar que era demissão kkkk

    Num creio que é mera advertência, já li esse art. Várias vezes mas nunca tinha reparado que era uma forma extensa de descrever o nepotismo...

  • Suspensão não! É advertência!!

  • O nepotismo pode ser enquadrado como ato de improbidade administrativa por configurar falta de decoro. Por se tratar de uma matéria administrativa e não penal, seria prevista apenas sanção administrativa, que pode variar desde uma simples anulação da nomeação até um processo de perda de direitos políticos e de função pública, a depender das circunstâncias e da autoridade envolvida.

  • Hipótese de ADVERTÊNCIA.


ID
273589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens que se seguem.

Os servidores efetivos cumprem jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de 44 horas.

Alternativas
Comentários
  • Errada. Conforme esclarece o art. 19 da lei 8.112/90

    Art. 19.  Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente.
  • Errado

    1) Para o servidor público ocupante de cargo EFETIVO o limite é 40 horas semanais.

    2) Para o servidor alocado em cargo comissionado, respeita-se o regime integral, sendo sempre que solicitado a obrigação de comparecer a respectiva repartição.

    Bons estudos!!
  • Muito inteligente o comentario Andrea, só que, a pergunta foi com base na lei 8.112/90, caso alguém responda 
    essa mesma questão na disciplina de constitucional, ja sabem o "peguinha". 

    boa sorte p todos!!
  • É isso mesmo girl. Deve se atentar ao comando da questão. Simplesmente!!!
  • Olá pessoal,

           Os servidores públicos são 40 horas semanais, lei 8112/90. Os trabalhadores da rede privada são 44 horas semanais lei CLT

    Bons Estudos!!!!
  • CF/88 art. 5º : XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho; (vide Decreto-Lei nº 5.452, de 1943)

    Lei 8112/90:  Art. 19.  Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente. (Redação dada pela Lei nº 8.270, de 17.12.91)

    COMO A QUESTÃO PEDE BASEADO NA LEI 8112/90 A RESPOSTA ESTÁ ERRADA.

  • Cuidado:
    44 horas é na CLT e nao 8.112
  • Boa Tarde galera,


    vale a pena fazer uma ressalva importante:

    A Lei 8112/1990 trata apenas dos Servidores Públicos Civis "FEDERAIS", então não se pode generalizar que esse limite de 40 horas semanais servem para todos os servidores públicos efetivos como alguns colegas comentaram.

    Pode muito bem um servidor estadual ou municipal laborar por 44 horas semanais.

    Consoante à isso esta o art. 39º da CF/88 §3° :

    "Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7°... XIII..."

    art. 7º XIII. - Duração do trabalho normal não superior a oito horas (8) diárias e quarenta e quatro (44) semanais..."


    Resumindo, o "mais importante" na questão foi que a mesma trata-se da LEI 8112/90, logo aplica-se em regra apenas para os servidores federais.


    Espero ter acrescentado. 


    Bons estudos à todos.

    Abraços.


  • 8.112/90 ---> 40 horas


    CLT ---> 44 horas

  • COMO NUNCA É DEMAIS SABER:

    DECRETO Nº 1.590, DE 10 DE AGOSTO DE 1995, que Dispõe sobre a jornada de trabalho dos servidores da Administração Pública Federal direta, das autarquias e das fundações públicas federais, e dá outras providências, TRAZ:


    Art. 1º A jornada de trabalho dos servidores da Administração Pública Federal direta, das autarquias e das fundações públicas federais, será de oito horas diárias e:

    I - carga horária de quarenta horas semanais, exceto nos casos previstos em lei específica, para os ocupantes de cargos de provimento efetivo;

    II - regime de dedicação integral, quando se tratar de servidores ocupantes de cargos em comissão ou função de direção, chefia e assessoramento superiores, cargos de direção, função gratificada e gratificação de representação.

    E ainda, em seu art. 5º, 

    § 7º São dispensados do controle de freqüência os ocupantes de cargos: (Redação dada pelo Decreto nº 1.867, de 1996)

      a) de Natureza Especial; (Redação dada pelo Decreto nº 1.867, de 1996)

      b) do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, iguais ou superiores ao nível 4; (Redação dada pelo Decreto nº 1.867, de 1996)

      c) de Direção - CD, hierarquicamente iguais ou superiores a DAS 4 ou CD - 3; (Redação dada pelo Decreto nº 1.867, de 1996)

      d) de Pesquisador e Tecnologista do Plano de Carreira para a área de Ciência e Tecnologia; (Incluído pelo Decreto nº 1.867, de 1996)

      e) de Professor da Carreira de Magistério Superior do Plano Único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos. (Incluído pelo Decreto nº 1.867, de 1996)

  • 40h semanal regime estatutário.

    44h semanal pela CLT.


  •  Art. 19. Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas (40 horas)  e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente.


    RESUMO:  JORNADA DE TRABALHO SEMANAL: MÁXIMO DE 40 HORAS

                      JORNADA DIÁRIA: MÍNIMO 6 HORAS E MÁXIMO 8 HORAS.

  • Tentando confundir com a constituição, né...

  • Por isso que a concorrência é grande. Quem quer trabalhar no sábado?: kkkk

  • caí como um patinho

  • caí como um gatinho

  • 44 CLT-----SE FODE
    40 RJU----- SONHO 

  • CF: 44 horas semanais

    8.112/90: 40 horas semanais

  • ERRADO

    40 Horas semanais,respeitado o máximo de 8horas diárias e minimo de 6horas diárias.

    Contudo,é permitido realização de hora extra (com valor de 50% a mais que a do valor da normal).

  • A gente estuda o RJU e acaba errando questões bobas porque a linda da CLT nao sai da cabeça. 

  • SÓ ERREI DESSA VEZ . VEM CESPE FELADAPUTA ... 

  • caí de cara no chão

  • GAB. ERRADO

    Art. 19.  Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente.

  • Apenas agregando, quando se tratar de acumulação de cargos públicos teremos de aplicar o entendimento do STF e STJ

     

    ·        O Superior Tribunal de Justiça assentou entendimento de que não há compatibilidade de horários quando servidor público, em acúmulo de cargos públicos, está submetido a jornada de trabalho superior ao limite de 60 horas semanais impostos no Parecer GQ-145/98 da AGU e pelo Acórdão 2.242/2007 do TCU (cf. MS 19.336/DF, Rel. Ministra ELIANA CALMON, Rel. p/ Acórdão Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES, PRIMEIRA SEÇÃO, julgado em 26/02/2014, DJe 14/10/2014).

     

    Bons estudos

  • Só tenho uma coisa a dizer:

     

    AAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHH FILHADAPUTA !!!

    Falta café nesse copo...

     

    OK, obrigado, dinada !!

  • 40h semanais e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente.

  • Art. 19.  Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente.

  • ERREI POR CONFUNDIR COM O PRAZO ESTIPULADO PELA CF.

    CF: 44h semanais

    Lei 8.112/90: 40h semanais

  • simples galera!

    CF: 44 horas semanais

    8.112/90: 40 horas semanais (máximo de 8horas diárias minimo de 6horas diárias.)

    porém,é permitido realização de hora extra (com valor de 50% a mais que a do valor da normal).

  • CF: 44h semanais

    Lei 8.112/90: 40h semanais

  • ATENÇÃO!!

    CF  44hs semanais

    Lei 8.112/90 40hs semanais


ID
273592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens que se seguem.

É vedado ao servidor em estágio probatório a cessão a outro órgão ou entidade para ocupar qualquer cargo de provimento em comissão até o decurso do prazo do estágio e a eventual aprovação do servidor pelo órgão competente, sob pena de desvirtuamento da função.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Lei 8.112/90.
    Art. 20, § 3º. O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.
  • ERRADO.
    Não há nenhum impedimento a ocupação de cargo em comissão por servidor em estágio probatório. Em seu órgão/entidade de origem, o servidor poderá ocupar quaisquer cargos em comissão. Já para o exercícios em outros órgãos/entidade poderá exercer cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do grupo DAS 6,5,4, ou equivalentes.

  • imagino que a questao tenha outro erro " sob pena de desvirtuamento da função" existe isso? nao seria destituiçao da funçao comissionada?
    se estiver errado, me corrigem..
    obrigado
  • ITEM ERRADO

    Art. 20,
    § 3o O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão OU funções de direção, chefia OU assessoramento no órgão OU entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão OU entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, OU equivalentes.

    § 4o Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.

    Que Deus nos abençoe e bons estudos!!!
     

  • Art.20- 

    3º- O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, é somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, grupos de provimento em comissão do Grupo-Direção e assessoramento Superiores- DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.
  • Para mim a questão está correta. 


    O parágrafo 3º do artigo 20 diz num determinado momento que "...e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes."

    Como a questão fala claramente que "É vedado ao servidor em estágio probatório a cessão a outro órgão ou entidade para ocupar qualquer cargo de provimento em comissão..." , eu entendo que esteja correta, pois ele não poderá ocupar QUALQUER CARGO, mas apenas os de Natureza Especial, etc, etc, etc. 

    Se alguém estiver disposto a me explicar, agradeço. 
  • Concordo com Você Daniel. Pela leitura do §3º do Art. 20, o servidor em estágio probatório poderá exercer qualquer cargo em comissão somente se for no mesmo órgão ou entidade de lotação. Sendo assim, se for cedido durante o estágio probatório não poderá exercer "qualquer cargo comissionado", mas os de natureza Especial.....SÓ POSSO ACREDITAR QUE O ERRO ESTÁ NO FINAL DA QUESTÃO, QUANDO DIZ DESVIRTUAMENTO DA FUNÇÃO. (?)

  • É, Jean, só se o erro for este mesmo, porque, tirando isso, o gabarito teria que ser considerado CORRETO. 

  • Questão ERRADA.  O erro está na palavra "QUALQUER" que generaliza a proibição.  HÁ EXCEÇÕES.  

    Ao servidor em estágio probatório é vedado  ser cedido a outro órgão para exercer QUALQUER cargo de provimento em comissão??? NÃO, não é, pois ele poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de PROVIMENTO EM COMISSÃO do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, OU equivalentes.  Então ele pode ser cedido para ocupar ALGUM cargo de provimento em comissão ? SIM PODE, desde que seja do DAS 6,5,4. 

  • É  AJota SC, você tem razão também, no entanto, a questão não deixa de ser "AMBÍGUA". Assim como podemos entender que a questão está dizendo que é VEDADO EXERCER CARGOS COMISSIONADOS EM GERAL (o que não é verdade - questão errada), também podemos entender que ela está dizendo que  É VEDADO EXERCER QUALQUER TIPO DE CARGO COMISSIONADO( o que está correto, pois só pode os de natureza especial). É o que eu consigo ver. Mas, entender a banca é o que importa. 

    Boa sorte pra nós. 

  • Errado. Ele pode ser cedido ocupar cargos de Natureza Especial, ou Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4 ou equivalentes , nada e nem ninguém poderá impedi-lo, então será cedido, mesmo em estágio probatório.

  • DAS 4,5,6 > natureza especial ..

  • SERVIDOR EM ESTÁGIO PROBATÓRIO PODERÁ:

    EXERCER QUALQUER CARGO COMISSINADO--->NO MESMO ÓGÃO

    ÓRGÃO DIVERSO--->DAS 4,5,6 > natureza especial

    GAB. E

    E VAMO QUE VAMOS,GUERREIROS!!

     

  • Questão errada, outra ajuda a responder, vejam:

     

    Prova: Técnico em Gestão de Telecomunicações – Assistente Administrativo Direito Administrativo  Cargo, emprego, função,  Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 - Ano: 2013;Banca: CESPE; Órgão: Telebras

    Servidor em estágio probatório pode assumir cargo em comissão de chefia ou função comissionada, sendo estável ou não no serviço público.

    GABARITO: CERTA.

  • Para quem for fazer PCDF ficar atento quanto ao enunciado da questão, pois segundo a lei 4878/65 é vedado a cessão para servidores em estágio probatório.

  • Trupe que tá rumo a PCDF, se atentem no seguinte: Se a pergunta não fosse versada sobre a 8.112/90, mas sim na 9.264/96, a resposta seria diferente. Vejamos o dispositivo que nos levaria a conclusão exposta:

      Art. 12-B. A cessão dos integrantes das carreiras de que trata esta Lei somente será autorizada para:                (Incluído pela Lei nº 13.690, de 2018)

    VIII - demais órgãos da administração pública do Distrito Federal considerados estratégicos, a critério do Governador do Distrito Federal, para o exercício de cargo em comissão cuja remuneração seja igual ou superior à de cargo DAS-101.4 ou equivalente.                

    § 1º É vedada a cessão de servidor que não tenha cumprido o estágio probatório de que trata o ;                

    Dessa forma, o gabarito seria CERTO!

  • GABARITO ERRADO DE ACORDO COM A 8112 ESTÁGIO PROBATÓRIO PODE SIM CARGO COMISSIONADO

    AGORA JÁ SE A pergunta não fosse versada sobre a 8.112/90, mas sim na 9.264/96, a resposta seria diferente.

    Vejamos o dispositivo que nos levaria a conclusão exposta:

      Art. 12-B. A cessão dos integrantes das carreiras de que trata esta Lei somente será autorizada para:                (Incluído pela Lei nº 13.690, de 2018)

    VIII - demais órgãos da administração pública do Distrito Federal considerados estratégicos, a critério do Governador do Distrito Federal, para o exercício de cargo em comissão cuja remuneração seja igual ou superior à de cargo DAS-101.4 ou equivalente.            

        

    § 1º É vedada a cessão de servidor que não tenha cumprido o estágio probatório de que trata o ;        

            

    Dessa forma, o gabarito seria CERTO!

    Fonte: FELIPE NUNES

  • Li em uma questão aqui do QConcursos e gravei: servidor público federal, em estágio probatório, só não pode: MA - TRA - CA.

    MA: licença para exercer Mandato Classista;

    TRA: licença para Tratar de assuntos de interesse particular;

    CA: licença para capacitação.

    Talvez esse macete ajude outros!

  • § 3 o O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97) 


ID
273595
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com base no Código de Ética dos Servidores Públicos, julgue os
itens seguintes.

No exercício de suas funções, o servidor público jamais deve esquecer o elemento ético de sua conduta, visto que suas decisões não se resumem ao legal ou ilegal, ao oportuno ou inoportuno, ao conveniente ou inconveniente.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    DECRETO 1171/94

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

    Foco e fé!
  • (C)
    Outras que ajudam:

    Ano: 2007 Banca: CESPE Órgão: ANVISA Prova: Técnico Administrativo
    O servidor público jamais pode desprezar o elemento ético de sua conduta, embora, em algumas situações, tenha de decidir entre o que é legal e ilegal.(C)

    Ano: 2009 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: Administrador de Edifícios O servidor público não pode jamais desprezar o elemento ético de sua conduta; assim, não tem de decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante os princípios e regras contidas na Constituição.(C)

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações) O servidor público não poderá jamais desprezar o ELEMENTO ÉTICO de sua conduta (está além do que a lei diz). Assim, não terá que decidir somente (ou *“além de ter que decidir”) entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente (* “e também decidirá”) entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

     

    Interpretar os próprios atos e jamais desprezar a ética antes de supor se é ou inadequado. Sempre que o servidor estiver numa posição de decisão, ele poderá estar diante de duas opções ditas legais, das quais ele privilegiará a que mais se aproxima do bem comum, como também pode estar diante de duas opções antagônicas no que tange a legalidade.

     

    Ou seja, o decreto diz que o servidor terá que decidir SEMPRE entre o legal e o ilegal, e não faria o menor sentido se fosse diferente, estamos falando de ÉTICA, não de coisas banais como o que se vai vestir amanhã para trabalhar, ou o que se vai comer no almoço. ( "Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal" é o mesmo que: Assim, terá que decidir entre o legal e o ilegal).

     

    Nós temos o consentimento de que nem tudo que é "legal" é necessariamente "moral", cabendo ao servidor público escolher primeiramente o que é Legal, mesmo sendo verificada que na lei haja algum vício de moralidade (a lei vem da moral, mas com ela não se confunde...). No entanto se a situação é contrária, ou seja, o ato de imoralidade não estar discriminado em nenhuma lei, nem por isso o servidor poderá fazer aquele ato.  É como se o servidor tivesse que observar rigorosamente a lei, no entanto, sua conduta moral, quando não existir lei, deve ser sempre guiada.

  • Dec. 1.171/94
    Das Regras Deontológicas
    (...)
    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

     

    Gabarito: CERTO.

  • Questões que limitam em ética 99% são erradas.

    GABARITO: CERTO


ID
273598
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com base no Código de Ética dos Servidores Públicos, julgue os
itens seguintes.

A remuneração do servidor é custeada pelos tributos que ele mesmo paga, direta ou indiretamente, e, como cidadão, integrante da sociedade, tem o direito de auditar pessoalmente as contas públicas e os gastos do órgão a que pertence.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Decreto 1.171/94;
    das regras deontológicas;
    a remuneração do servidor é custeada pelos tributos pagos por todos e por ele próprio, e por isso exige-se que a moralidade administrativa se integre no direito.
  • Assertiva correta é a ERRADO




    Seção I Das Regras Deontológicas     IV- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.



    entendo que não se consitui direito do cidadão pois não há fundamento legal para esse fim. Se existir uma política de transparência pública, o cidadão terá acesso ao que foi publicado, mas auditar, não..

     
  • Capítulo I
    Seção I
    Das Regras Deontológicas

    IV - A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência em fator de legalidade.
    Obs.: Quanto auditar pessoalmente, no caso, não é a função do servidor (mesmo sendo um cidadão). Como nosso colega disse há outras formas para conhecimento e acompanhamento das contas e gastos públicos dos diversos órgãos pelo cidadão.


  • Significado de Auditor: 
    au.di.tor (ô) masculino 
    aquele que ouve; ouvinte magistrado na justiça militar perito que dá parecer sobre contabilidade  Logo, observamos que isso não é um direito do servidor.
  • Gabarito. Errado.

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    IV- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

  • Alternativa certa: Errado

    ANEXO

    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

    CAPÍTULO I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    IV – A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativase integre no direto, como elemento indissociávelde sua aplicação e de sua finalidade,erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade

  • IV- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

  • Quem tem direito de auditar as contas contas públicas é o Tribunal de Contas (TCU) 

    Principais funções e competências dos Tribunais de Contas

    Os Tribunais de Contas tem como função essencial realizar a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos entes federativos, da Administração Pública direta e indireta. As empresas públicas e sociedades de economia mista também estão sujeitas à fiscalização dos Tribunais de Contas.

    A competência fiscalizadora dos Tribunais de Contas se refere à realização de auditorias e inspeções em entidades e órgãos da Administração Pública.

    Os Tribunais de Contas fiscalizam também procedimentos licitatórios, podendo expedir medidas cautelares para evitar futura lesão ao erário e garantir o cumprimento de suas decisões.

    Os Tribunais de Contas possuem ainda competência judicante que é a de realizar o julgamento das contas anuais dos administradores e demais responsáveis pelo erário na Administração Pública.

    A competência sancionatória dos Tribunais de Contas se refere a aplicação de sanções por ilegalidades de contas e despesas. As decisões sancionatórias dos Tribunais de Contas tem eficácia de título executivo, apesar de os Tribunais de Contas não terem competência para executá-las. Quem executará tais decisões serão as entidades públicas beneficiárias.

    4. Conclusão

    Assim, a partir da Constituição de 1988, a instituição Tribunal de Contas consolidou-se através do importante papel de proteção do patrimônio público. Os Tribunais de Contas não pertencem a nenhum dos três poderes, possuindo natureza jurídica de instituição autônoma.

    As Cortes de Contas tiveram, inclusive, reconhecida pelo STF, através da súmula no 347[1], a competência para apreciar a constitucionalidade de leis e atos do Poder Público. Desta forma, as atribuições dos Tribunais de Contas ultrapassaram as discussões sobre a legalidade no controle orçamentário, financeiro, contábil operacional e patrimonial, fortalecendo-se a atribuição de fiscalização baseada na legitimidade do órgão e no princípio da economicidade.

  • Quem tem direito de auditar as contas contas públicas é o Tribunal de Contas.

  • A remuneração do servidor é custeada pelos tributos que ele mesmo paga, direta ou indiretamente, e, como cidadão, integrante da sociedade, tem o direito de auditar pessoalmente as contas públicas e os gastos do órgão a que pertence.

    O Decreto 6029 - Diz que como cidadão,ele pode provocar a atuação da C.E no órgão a que pertence.

    6029- Art. 11. Qualquer cidadão, agente público, pessoa jurídica de direito privado, associação ou entidade de classe poderá provocar a atuação da CEP ou de Comissão de Éticavisando à apuração de infração ética imputada a agente público, órgão ou setor específico de ente estatal.

  • Me desculpem, mas eu discordo! Estamos falando de "direito" e não de "dever". Se eu tiver tempo, eu posso sim "auditar", através dos sites do governo, as contas públicas e os gastos do órgão a que pertenço. E caso eu suspeite de alguma irregularidade, aí sim, provoco a atuação das CEs. Estou errado?
  • Discordo plenamente do gabarito, concordo com vocês Sergio e Alexandre!!

  • Pessoal, o gabarito está correto. Não existe isso de qualquer pessoa ir lá e auditar as contas públicas. Investigar informalmente não é a mesma coisa que auditar, e não existe trecho de lei que diga isso.

    Não entrem na onda de algumas pessoas que fazem comentários errados. Uma coisa é provocar a ação da CEP, outra é auditar as contas públicas.

  • Cidadão provoca auditamento por autoridade competente para tal mister.

  • Ele pode apreciar, mas auditar não. 

  • Quem audita é o Tribunal, o que o servidor pode fazer é apreciar os documentos das auditorias e inspeções.

  • " tem o direito de auditar " essa foi boa! kkkkkkk

  • ERRADO. GABARITO DEFINITIVO DA BANCA

  • Podia ser verdade...

  • Podia ser verdade...

  • Errado

    s) facilitar a fiscalização de todos atos ou serviços por quem de direito;- que no caso não ele.


ID
273601
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com base no Código de Ética dos Servidores Públicos, julgue os
itens seguintes.

Considere que um servidor público, profundamente insatisfeito com seu trabalho, execute, diariamente, suas tarefas com impaciência e utilize, com o objetivo de dificultar o acesso do público à sua repartição, uma série de artifícios para procrastinar a prestação de serviços. Nessa situação, a conduta do servidor, embora reprovável do ponto de vista moral, não constitui violação ao Código de Ética dos Servidores Públicos.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA DA QUESTÃO:   Errado
    Segundo  o decreto 1.171/94 seção II traz os pinciapis deveres do servidor público, entre eles  de desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público que seja titular; devendo ser probo, reto  e justo.
    Também deve exercer suas atribuições  com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias..... com o fim de evitar o dano moral ao usuários
  • Segundo o Decreto 1.171;

    é vedado ao servidor público usar de artifício para procrastinar/dificultar o exercício regular do direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral/material.
  • Complementando o citado pela colega: Decreto 1171/94, XV, "d".
  • Seção III
    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - É vedado ao servidor público:
    d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material.
  • Resumindo....
    Nessa situação, a conduta do servidor, embora reprovável do ponto de vista moral, constitui violação ao Código de Ética dos Servidores Públicos. Com base:

    Das Regras Deontológicas -
    X- Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.
    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
    b)exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias (adj. que adia ou demora) principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;
    d)  jamais retardar   qualquer prestação de contas, condição essencial da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo;
    XV - E VEDADO ao servidor público;
    d)usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;
     
  • Procrastinar

    Adiar; empurrar com a barriga.

    Quando se trata de arrumar um emprego, ele acaba sempre dando um jeito de procastinar.


  • Nem precisa estar estudando para acertar essa questão na prova,né!
    Não vai me errar esse troço na prova.

  • Alternativa certa: Errado

    ANEXO

    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

    CAPÍTULO I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    X – Deixar, o servidor público, qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV – São deveres fundamentais do servidor público:

    a) desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular;

    b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolversituações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

  • Se não fosse antiético, imagina o que seria a pretação de serviço público desse país? Pior do que já é!


    errado
  • Obrigada Lúbia! Relatou todos os dispositivos do decreto que foram infrigidos!

     

  • Ainda bem que isso não acontece no Brasil

  • Questões de ética é ter bom senso, se vc é uma pessoa correta q faz o certo e tem uma boa consciência treinada vc acerta a questão...

  • Servidor antigão tocando os orrores na repartição kkkkkkkkk


ID
273604
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com base no Código de Ética dos Servidores Públicos, julgue os
itens seguintes.

Suponha que Ana, servidora de uma fundação pública, tente convencer seu colega André, também servidor público, a aceitar de um empresário gratificação pelos serviços prestados, e ele, indignado, rechace a proposta, dizendo-lhe que nada mais fez que cumprir seus deveres. Suponha, ainda, que, alguns dias depois, André aceite do referido empresário uma oferta de emprego para seu filho recém-formado. Nessa situação, a atitude de André, por não estar prevista no Código de Ética dos Servidores Públicos, não é passível de reprimenda.

Alternativas
Comentários
  • resposta da Questão:      Errado

    Porque  André aceitou vantagem para familiar seu, diante do fato narrado, ou seja, está desrespeitando o Código de Ética do Servidor.

    Segundo o  decreto 1.171/94 é vedado ao  servidor pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa , para o cumprimento de sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim.

  • ERRADO

    Seção III
    Das Vedações ao Servidor Público
            XV - E vedado ao servidor público;
            a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

  • Seção III
    Das Vedações ao Servidor Público:

    XV - É vedado ao servidor público:
    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição, e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;
    g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim;
    Obs.: Entendo que para o proposto podemos citar as duas alíneas.


  • A GRANDE SACADA É QUE o código de Ética não traz um ROL taxativo e sim APENAS exemplificativo!
  •  Das Vedações ao Servidor Público:XV - É vedado ao servidor público:g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim; 
    Questão: Errado
  • Significado de Reprimenda

    s.f. Reprovação, censura feita a uma pessoa por omissão ou falta: isto merece severa reprimenda. (Sin.: admoestação, repreensão, advertência, exprobação.)

  • Torna-se falta ética partindo do principio que ele aceitou o emprego para seu filho DO MESMO empresário arrolado na "historinha". Ora, sendo esse empresário diverso da situação descrita acima, não configuraria falta ética tal aceitação!
  • Engraçado, a questão não diz que André recebeu esta oferta para fazer algo... só diz que ele aceitou uma oferta... André e o empresário se tornaram amigos... e dias depois o empresário descobre que o filho de André é competente para assumir um cargo de sua empresa... Isso é aético??? Volto a afirmar que a questão não disse que a oferta era para cumprir uma tarefa...

  • Para mim está muito claro: o emprego foi oferecido ao André para benefício de um familiar do André. Então o que conta na oferta não é a competência que tem o filho para exercer o cargo e sim o sentimento de gratidão que o empresário tem com o André. gabarito perfeito, proposição ERRADA

    Se a oferta tivesse sido feita diretamente ao filho de André não haveriam implicações éticas por parte do André, afinal esse não poderia fazer nada, caso seu filho aceitasse a proposta. Nesse caso, o empresário e o filho de André faltariam com a ética mas não podem ser "censurados" porque o decreto 1171 não os alcança.

    A passagem do tempo de"alguns dias" dificulta mas não impede a correta interpretação da questão.

  • Questão errada.


    O erro está em que O SERVIDOR aceitou do empresário uma oferta para seu filho. Se nao fosse o serviço prestado pelo servidor essa oferta NUNCA viria.


    Agora se o empresário fosse até o filho do SERVIDOR e simplesmente, por este ser recem-formado, oferecesse um emprego ou até uma entrevista, não teria mal algum.

  • Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

  • 2 palavrinhas que ao meu ver, foram comprometedoras, fazendo pesquisa.
    Rechace -> se recusou.
    Reprimenda -> censura

    GAB ERRADO

  • Alternativa certa: Errado

    Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV – É vedado ao servidor público;

    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizade, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

    g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim; 

  • Reprimenda? Não deveria ser censura?

  • REPRIMENDA= REPROVAÇÃO; REPREENSÃO.

    PORTANTO, HAVENDO A REPROVAÇÃO DESSA CONDUTA DO SERVIDOR, CABE A APLICAÇÃO DA CENSURA PELA COMISSÃO DE ÉTICA PÚB.

  • REPRIMENDA E CENSURA SÃO SINÔNIMOS. 


    É VEDADO AO SERVIDOR PÚBLICO PLEITEAR, SOLICITAR, PROVOCAR, SUGERIR OU RECEBER QUALQUER TIPO DE AJUDA FINANCEIRA, GRATIFICAÇÃO, PRÊMIO, COMISSÃO, DOAÇÃO OU VANTAGEM DE QUALQUER ESPÉCIE, PARA SI, FAMILIARES OU QUALQUER PESSOA, PARA O CUMPRIMENTO DE SUA MISSÃO OU PARA INFLUENCIAR OUTRO SERVIDOR PARA O MESMO FIM. 


    GABARITO ERRADO 
  • Terceira questão seguida que pego citando um André fazendo bobagem na adm pública, sacanagem! =/

  • Deixem André em paz ! =(

  • qualquer tipo de favorecimento

  • Gabarito: ERRADO.

     

    Dec. 1.171/94
    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;
    (...)
    g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim;

  • Em qual parte da questão fala que o cara ofereceu emprego ao filho dele como troca de favor e por ele (servidor) ter feito algo em troca pra ele?. Questão mal formulada. Pois não é por que o cara é servidor que o seu filho não pode ser contratado. Minha opinião!  

  • Eu achei a resposta devido ao fato de ele ter sido conivente, pois em nenhum momento fala que André notificou a CEP.

    Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;


    c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;


    "Persista, enquanto eles descansam!"


  • QUESTÃO KABULOSA KKKKK

  • não aceitou na hora, mas aceitou dias depois benefício devido ao seu atendimento, acredito ser imprescritível situações como essa.


ID
273607
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com base no Código de Ética dos Servidores Públicos, julgue os
itens seguintes.

A conscientização de cada servidor público quanto à preservação da honra e da tradição dos serviços públicos decorre do desempenho de sua função com dignidade, decoro, zelo e eficácia.

Alternativas
Comentários
  • Decorre das Das Regras Deontológicas do decreto 1171.sendo:

      I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.
  • Acho que a questão deixou de expor a consciência dos princípios morais, de acordo com o capítulo I, seção I, inciso I
  • CERTO
    É preciso lembrar ao responder uma questão, que a mesma estando incompleta não significa estar errada.
  • Capítulo I
    Seção I
    Das Regras Deontológicas

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

     

  • Boa observação, Renato Alves.
  • não é considerada errada, a não ser que seja "letra de lei".
  • Devemos analisar as questões com senso crítico. A questão em estudo está parcialmente  descrita, isto não sginifica que esteja incorreta. Reafirmando o post do colega e colaborador Renato.
  • Suprimindo-se as vírgulas do dispositivo postado pelos nobres colegas chega-se à conclusão de que o gabarito da questão é: CERTO.

    Agora, com todo o respeito que é devido, mormente por eu ser um defensor ferrenho do significado LITERAL de "servidor público", pareceu-me tratar-se de piada o trecho "preservação da honra e da tradição dos serviços públicos" com tudo que vemos aí...
    Costumo dizer que é um cenário que está em franca transformação, pois há algumas décadas ouviamos muito das pessoas quando o assunto era entrar no serviço público: "O salário é 'x', sem contar com o por fora!!!". Verdadeiro absurdo!!! Era uma época onde "só" tinha funcionário público, aquele que servia a população, o contribuinte, como se estivesse fazendo um favor.
    Com essa enchurrada de certames temos visto um salto qualitativo no que tange ao tratamento ao público, embora ainda encontremos um grande nº de pessoas cujas mentalidades orientam-se através do mau "jeitinho brasileiro" (estabelecimento de laço afetivo para obtenção vantagens). 

    Já foi pior. Hoje está melhor e a tendência é de melhora! Que continue assim.
  • Na minha opinião a questão é ERRADA!! A ordem dos fatores, pra mim, está invertida... O certo seria: O desempenho de sua função com dignidade, decoro, zelo e eficácia decorre da conscientização de cada servidor público quanto à preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

  • CORRETA

    Regras deontológicas norteiam o que deve ser feito e são elas:

    DE coro

    DI gnidade

    CO nsciencia

    ZE lo

    E ficácia.


    Não importa a ordem.

  • Questão correta, outras ajudam a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - TJ-AC - Analista Judiciário - Conhecimentos Básicos - Cargos 1 e 2

    A conduta do servidor público, no exercício do cargo ou função, ou fora dele, deve orientar-se por valores como dignidade, decoro, zelo, eficácia e consciência dos princípios morais.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2010 - INCA - Assistente em Ciência e Tecnologia - Apoio Técnico Administrativo Parte I

    A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, seja fora dele.

    GABARITO: CERTA.




    Prova: CESPE - 2014 - TC-DF - Conhecimentos Básicos para os Cargos 1, 2, 3, 5, 6 e 7

    A conduta de uma servidora pública que aja sempre com eficácia, zelo, dignidade, decoro e consciência dos princípios morais contribui para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

    GABARITO: CERTA.

  • Gabarito. Certo.

    Capítulo I
    Seção I
    -> Das Regras Deontológicas

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

  • Alternativa certa: Certa

    ANEXO

    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

    CAPÍTULO I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    I – A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia, e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício de cargo ou função, ou fora dele, já que, refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

  • Primados maiores CD DEZ

    Consciência

    Decoro

    Dignidade

    Eficacia

    Zelo

     

    Copiei de alguem por ai.. não lembro! 

    Mas vale a pena lembrar... principios maiores que norteiam o servidor é CD DEZ...só gravar 

  • Faltou a "consciência dos princípios morais, o que não torna a questão incorreta, apenas, incompleta.

  • CERTO

    1.171/94 ÉTICA PROFISSIONAL

    REGRAS DEONTOLÓGICAS (PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A CONDUTA DO SERVIDOR): CÓDIGO DEZ:

    Consciência-Dignidade-Decoro-Eficacia-Zelo

  • Gabarito: Certo


ID
273613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

A respeito de juros simples e compostos, julgue os itens que se
seguem.

Considere que, no regime de juros simples, um título de valor nominal igual a R$ 60.000,00 e que vença em 12 meses esteja sendo liquidado com 3 meses de antecedência. Nesse caso, se for de 36% ao ano a taxa nominal de juros corrente, o devedor terá um desconto racional, “por dentro”, superior a R$ 4.900,00.

Alternativas
Comentários
  • Olá colegas.
    Correto.
    Desconto racional ou por dentro:

    A (1+it) = N

    A = ?
    i = 3% ao mês ou 0.03
    t = 3

    Ax(1+0.03x3) = 60000
    Ax1,09 = 60000
    A = 60000/1,09
    A = 55045

    60000 - 55045 = 4955
  • Desconto Simples Racional "Por Dentro" => A=N (1-d.n) ou D=N.i.n

    A=60000 (1-0,03.3)
    A=60000 (1-0,09)
    A=60000.0,91
    A=54600

    Como A=54600, então D=D-A
    D=54600-60000
    D=5400

    Ou

    D=A.i.n
    D=60000.0,03.3
    D=60000.0,09
    D=5400

    A formula do comentário acima não está correta pq não utiliza o sinal negativo. É (1-d.n) e não (1+d.n)
  • Como o desconto é racional e simples a fórmula foi esta: Dr = N.i.n/1+i.n. Usa-se a que apresenta o N e não o V, pois o a questão deixa clara que o valor é NOMINAL.


    Dr = N.i.n/1+i.n
    Dr = 60.000 x 0,03 x 3/ 1+0,03 x 3
    Dr = 5.934,07

  • desconto racional simples por dentro

    N= 60.0000

    t= 3meses

    i= 36 dividido por 12= 3% am

    formula= N=A.1+i.n   ou  d=ait sobre 100

    d=3.3 = 9

    Para achar o desconto simples racional,trabalhamos com regra de tres

    A+d= N

    100+9=109

               d      60000


    d= 60000X9=     54000 dividido por 109 = 4.954,00. portanto a quetao esta correta.

                  109

                  bos estudos


  • desconto racional simples por dentro

    N= 60.0000

    t= 3meses

    i= 36 dividido por 12= 3% am

    formula= N=A.1+i.n   ou  d=ait sobre 100

    d=3.3 = 9

    Para achar o desconto simples racional,trabalhamos com regra de tres

    A+d= N

    100+9=109

               d      60000


    d= 60000X9=     54000 dividido por 109 = 4.954,00. portanto a quetao esta correta.

                  109

                  bos estudos


  • Pensei assim...

    60,000 --> vence em 12 meses, mas como vai pagar com antecedência terá desconto! = 3 meses de desconto.

    se a taxa de juros é de 36% ao ano temos que saber quanto é ao mês --> 36/12= 3% ao mês. 

    3 meses de desconto x 3% ao mês = 9% de desconto!

    9/100 de(x) 60.000= 5.400 de desconto! 

    Espero ter ajudado!!! Bons estudos 

  • galera eu uso essa formula aqui:


    DR= N x i x t / 1 + i x t

    com ela acha-se rapidinho o resultado....  quanto a conversão da taxa nominal, eu prefiro fazer ela fica proporcional convertendo o tempo, assim: 3/12= 0,25 ano.

    ou seja, 3 meses é o mesmo que 0,25 ano.... nem precisa mexer na taxa nominal...

  • A= N x (1- i x  t)= 60.000 x 0,91 = 54.600

    D= A x i x t = 54.600 x 0,03 x 3 = 4.914,00

    Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. Sl. 127

  • Bem, compreendi bem todos os comentários e que chegaram ao resultado esperado.

    No entanto, verifiquei em sites e apostilas que a fórmula de desconto racional (por dentro) simples é: A= N / (1+i .t)  e não a que está sendo utilizada A= N (1- i.t) que é de desconto simples comercial. Gostaria de saber se primeiro utilizo a fórmula do desc. comercial e posterior o encontro pela outra fórmula ou não, e em que parte do texto isto é informado. Tentei fazer pela fórmula de desc. racional ( a que eu informei) mas não deu o resultado correto.

    Agradeço a quem puder informar.

  • Vi várias questões resolvidas de forma errada aqui. Quem achou a resposta 4955 ou 4954 que acertou. Quem estiver lendo, cuidado! Muitas pessoas misturaram o desconto racional com o desconto comercial.

    A forma mais simples de se resolver as questões de desconto simples ou juros simples é pela regra de 3, dessa forma:


    Desconto racional (por dentro) ------------------->

    Valor Atual (VA)       -  100%

    Valor Nominal (VN)  -   [100 + (taxa x tempo)]%

    ----- ou pode calcular direto o desconto substituindo a primeira linha por -----

    Desconto Racional (Dr) -  (taxa x tempo)%

    Valor Atual (VA)      -   [100 - (taxa x tempo)]%


    Desconto comercial (por fora) ------------------->

    Valor Nominal (VN)   -  100%

    Valor Atual (VA)        -   [100 - (taxa x tempo)]%

    ----- ou pode calcular direto o desconto substituindo a segunda linha por -----

    Valor Nominal (VN)    -  100%

    Desconto Nominal (Dn)   -  (taxa x tempo)%


    Ou seja, nessa questão você teria o desconto racional utilizando somente uma regra de 3 da forma descrita acima:

       Dr      -   9%

    60000   -   109%

    109 VA = 540000

    Da =~ 4954

  • Concordo com o colega abaixo, cuidado com os comentários!

    Desconto Racional Simples (por dentro)

    A operação de desconto racional simples, por definição, é equivalente a uma operação de juros simples. Enquanto que na operação de juros simples, o nosso objetivo é projetar um valor presente para o futuro, na operação de desconto racional simples teremos como objetivo projetar o Valor Nominal para a data atual. 

    O desconto simples por dentro ou desconto racional simples é obtido aplicando-se a taxa de desconto ao valor atual do título, ou seja, corresponde ao juro simples sobre o valor atual durante o tempo que falta para o vencimento do título.

    No Juros Simples-> J=C . i . n

    No Desconto Racional Simples -> D = A . i . n (D= Desconto ; A= Valor Atual)

    A = D/ i . n


    No Juros Simples -> M= C(1 + i.n)

    No Desconto Racional Simples -> N = A(1+i.n) (N=Valor Nominal e A=Valor Atual)

    N = D(1+i.n)/i.n , logo:

    D=N.i.n/1+i.n


    Na questão:

    N = 60.000

    i = 36%a.a = 3%.a.m

    D = ?

    Logo, utilizando-se a fórmula do D em função de N, teremos:

    D=N.i.n/1+i.n = 60.000 x 0,03 x 3 / (1+ 0,03x3)

    D= 60.000 x 0,09/1,09

    D = 5.400/1,09

    D= 4954,128

    gabarito: Correto

  • A FORMULA É A = D/1.N.I <- formula do desconto por dentro

    60000 / 1* 0,03*3

    60000/ 1,09

    A = 55045 (ESSE É O VALOR ATUAL, O DESCONTO É ISSO 55045 - 60000 = 4954

    essa é a formula correta de se fazer.


ID
273616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

A respeito de juros simples e compostos, julgue os itens que se
seguem.

Considere que um capital de R$ 40.000,00 seja aplicado em um fundo de investimentos e, ao final de 12 meses, o montante líquido atinja o dobro do capital inicial. Nesse caso, a taxa mensal de juros líquida, no regime de capitalização simples, é superior a 9%.

Alternativas
Comentários
  • Olá colegas.
    Errado.

    C = 40000
    M = dobro 80000
    i = 100%
    t = 12

    Ele quer capitalização mensal.

    12 meses ----- 100%
    1 mes        ----- X

    12x = 100
    x = 100/12
    x = 8,333
  • Errado.
    Aplicação da fórmula de juros simples: J = C i t

    I) M = 2 . C ;   M = C + J
                         2C = C + J
                         2C-C = J
                         C = J
    II) J = C i t
    40000 = 40000 . i. 12        (aqui, 40 mil "corta" com 40 mil)
    1 = 12i
    i = 1 / 12= 0,08  ->  8 % 
  • 1 - O capital aplicado vai dobrar. 

    Vai passar de 40.000,00 para 80.000,00.

    Por quê?

    Pois, ao final dos 12 meses, os juros sobre este capital aplicado serão de 40.000,00.

    Capital aplicado de 40.000,00 mais os juros de 40.000,00 dá 80.000,00.

    Por isso dobrou!


    2 - Quantos por cento 40.000,00 é de 40.000,00?

    É 100%

    Então aqueles juros de 40.000,00 são 100% do capital aplicado(que também é de 40.000,00).

    Assim sendo, durante os 12 meses, rendeu 100% de juros .


    3 - Qual foi a taxa mensal?

    Temos 100% em 12 meses

    100%/12meses

    Quantos por cento será em um mês(taxa mensal)?

    É só dividir o dividendo e o divisor pelo número 12:

    100%/12meses 

    divide em cima e embaixo da fração pelo número 12:

    dá:

    8,33%/1mês

    8,33% ao mês

    que é a taxa mensal

    :-)
  • FIz de um jeito diferente mas funcionou bem nessa questão.

    9% = 1 mês
    9 x12 (meses) = 108%, ou seja, rendeu 108% dessa forma, sendo que o dobro seria 100%.

    Como a questão diz que atingiu o dobro do capital, já descartamos de 9% para cima, concluindo que a questão está errada pois o valor é inferior a 9%.

    Vale lembrar que algumas questões é sim possível resolver sem uma fórmula, usando apenas o raciocínio correto que se enquadra na questão. Porém, é importante ter a fórmula em mente porque em uma questão mais complicada, complica, haha :D
  • M = 2.C

    C = 40.000

    t = 12 m


    M = C + J

    80.000 = 40.000 + J

    J = 40.000 - 80.000

    J = 40.000

    J = C.i.t 

    40.000 = 40.000.i.12

    40.000 = 480.000i

    i = 40.000/480.000

    i = 0,0833

    0,0833.100 = 8,33 < 9. 


  • eu marquei errado me apegando ao que a questão trazia quando afirma: "no regime de capitalização simples", pois, com juros simples não há capitalização. 

    concordam?

  • ERRADO.


    Dados:

    C = 40.000

    n = 12 meses

    M = 80.000

    i = ?


    Se você tem um capital de R$ 40.000,00 e ao ao final de 12 meses esse capital inicial dobrou (ou seja, o montante passou a ser de R$ 80.000,00), então você tem R$ 40.000,00 de juros. Afinal M=C+J


    Para resolver a questão, usamos somente a fórmula J=C.i.n


    J=C.i.n

    40000 = 40000.i.12

    40000 = 480000.i

    40000   = i   -> i = 8,33..

    480000

  • Sei que já tem a resposta nos comentários, mas quero deixar mais simples e direto:

     

    Se em 12 meses rendeu 100%, mensalmente rendeu quanto?

    100% / 12 meses = 8,33% a.m.

     

    Errado.

  • Temos um capital inicial C = 40000 reais, prazo de aplicação t = 12 meses, e montante final M = 80000 reais (dobro do capital inicial). Sendo o regime de capitalização simples, a taxa de juros é:

    M = C x (1 + j x t)

    80000 = 40000 x (1 + j x 12)

    2 = 1 + 12j

    12j = 1

    j = 0,08333… = 8,333% ao mês

    Este valor é ligeiramente inferior a 9%, tornando o item ERRADO.

    Resposta: E

  • ERRADO.

    No caso dessa questão bastaria aplicar a taxa de 9% ao mês e verificar se o valor é exatamente o dobro dos R$ 40.000,00.

    Observe, concurseiro:

    C = 40.000

    i = 9% -> i = 9/100 -> i = 0,09

    t = 12 meses

    M = C(1 + i.t)

    M = 40.000(1 + 0,09.12)

    M = 40.000 + 43.200

    M = 83.200

    Logo, o dobro de 40.000,00 é 80.000,00 mas o montante final foi 83.200,00. Conclui-se que, para atingir o dobro do capital inicial, a taxa de juros deveria ser menor que 9% e não superior como afirma o enunciado.

  • Achei mais rápido por este raciocínio:

    M = C + J .'. M = C + (C.i.t) .'. M = C.(1 + i.t)

    A questão diz que o montante (M) é o dobro do capital inicial (C). Substituindo:

    2C = C.(1 + i.t) .'. 2C/C = 1 + it .'. 2 = 1 + i.t .'. 2-1 = i.t .'. i.t = 1

    O tempo da aplicação (t) é de 12 meses, então:

    i.(12) = 1 .'. i = 1/12 .'. i ~ 0,0833... -> i = 8,33 %


ID
273619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Casados e independentes

Um novo levantamento do IBGE mostra que, no Brasil, o
número de casamentos em que pelo menos um dos cônjuges está na
faixa dos 60 anos cresce, desde 2003, a um ritmo 60% maior que o
observado na população brasileira como um todo, e um fator
determinante é que cada vez mais pessoas nessa idade estão no
mercado de trabalho, o que lhes garante a independência financeira
necessária para o matrimônio. Segundo o IBGE e a OIT, entre 2003
e 2008, o aumento no número de casamentos em que pelo menos
um dos cônjuges tinha idade acima de 60 anos foi de 44%,
enquanto, na população brasileira, houve um aumento de 28%; a
população com mais de 60 anos de idade e que continua no
mercado de trabalho passou de 31%, em 2003, para 38%, em 2008.

Demografia. In: Veja, 21/4/2010, p. 112-3 (com adaptações).

Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes.

Se, em 2003, havia mais de dois milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade e que estavam no mercado de trabalho, então a população brasileira com mais de 60 anos, nesse mesmo ano, era superior a 6,4 milhões de pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Certo

       População idosa que em 2003 continuava no mercado de trabalho:31%  .(mais de 60 anos de idade e que continua no
    mercado de trabalho passou de 31%, em 2003).

    31%----------2 milhões idosos
    100%---------x

    x=6,45

    x>6,4


  • De acordo com os dados do enunciado, vamos realizar uma regra de três simples:

    2 milhões de idosos  
    →  31%
                                     x  
    →  100%

    Logo, resolvendo, encontraremos que x = 6,45. Assim temos que nesse mesmo ano, era superior a 6,4 milhões de pessoas.

    Certo.



ID
273622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Casados e independentes

Um novo levantamento do IBGE mostra que, no Brasil, o
número de casamentos em que pelo menos um dos cônjuges está na
faixa dos 60 anos cresce, desde 2003, a um ritmo 60% maior que o
observado na população brasileira como um todo, e um fator
determinante é que cada vez mais pessoas nessa idade estão no
mercado de trabalho, o que lhes garante a independência financeira
necessária para o matrimônio. Segundo o IBGE e a OIT, entre 2003
e 2008, o aumento no número de casamentos em que pelo menos
um dos cônjuges tinha idade acima de 60 anos foi de 44%,
enquanto, na população brasileira, houve um aumento de 28%; a
população com mais de 60 anos de idade e que continua no
mercado de trabalho passou de 31%, em 2003, para 38%, em 2008.

Demografia. In: Veja, 21/4/2010, p. 112-3 (com adaptações).

Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes.

De acordo com o texto, entre 2003 e 2008, a quantidade de casamentos em que um dos cônjuges tinha idade acima de 60 anos de idade foi 60% superior à quantidade de casamentos entre pessoas de outras faixas etárias.

Alternativas
Comentários
  • aumento no número de casamentos em que pelo menos um dos cônjuges tinha idade acima de 60 anos = 44%

    aumento no número de casamentos no resto da população brasileira = 28%

    44% - 100
    28% - x

    x = 63,63% 


    portanto, a quantidade de casamentos em que um dos cônjuges tinha idade acima de 60 anos de idade foi 63,63% superior a quantidade de casamentos no resto da população.
  • Questão interessante... é mais interpretação de texto. Eu não fiz conta. Os 60% são referentes ao ritmo de crescimento do número de casamentos e não da QUANTIDADE de casamentos. Portanto, alternativa ERRADA.
  • "número de casamentos em que pelo menos um dos cônjuges está na
    faixa dos 60 anos cresce, desde 2003,
    a um ritmo 60% maior que o
    observado na população brasileira como um todo
    ...."


    Considerei uma questão interpretativa.....aqui não nenhuma comparação com faixa etária.
  • De acordo com o texto, Segundo o IBGE e a OIT, entre 2003 e 2008, o aumento no número de casamentos em que pelo menos um dos cônjuges tinha idade acima de 60 anos foi de 44%, enquanto, na população brasileira, houve um aumento de 28%;

    Assim, fazendo-se uma regra de três simples:

    44% →  100
    28% →  x  logo x = 63,63%

    Entre 2003 e 2008, a quantidade de casamentos em que um dos cônjuges tinha idade acima de 60 anos de idade foi 63,63% superior à quantidade de casamentos entre pessoas de outras faixas etárias.

    Errado.



ID
806656
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Eleitoral
Assuntos

Acerca do processo eleitoral brasileiro, julgue os seguintes itens.

Ao ocupante do cargo de senador é permitida, apenas uma vez, a reeleição.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.
    Presidente da República, Governador e Prefeito só podem se reeleger para um único mandato subsequente. Já os Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais e os Vereadores podem se reeleger, sem limitação de número de mandatos subsequentes.
    euseivotar.com.br
  • Essa regra é válida para os chefes do poder executivo (Presidente, Governador e Prefeito)

    Sarney é um grande exemplo de "mandato eterno."

  • Conhecem o Pedro Simon do PMDB-RS?


    VQV

    FFB

  • EXECULTIVO - 1 reeleição;

    LEGISLATIVO - indeterminadas reeleições. 

  • Tendo em vista que, nos termos do artigo 14, §5º, da Constituição Federal, não é vedada a reeleição, por mais de uma vez, do ocupante do cargo de senador:

    Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

    (...)

    § 5º O Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido, ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subseqüente. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 16, de 1997)


    (...)

    RESPOSTA: ERRADO.

  • Executivo : Pode até duas eleições consecutivas e para poder se candidatar-se ele terá que passar mais um mandato sem ser concorrer e dessa forma poderá voltar a concorrer novamente.

    Legislativo: Poderá quantas vezes ele quiser.

     

    Bons estudos e muita, mais muita fé em Deus...Pois mesmo que tenhamos a maior das inteligências sem Deus nada será feito!

  • É só lembrar do Eduardo Suplicy

  • Infelizmente não é verdade!
  • A REELEIÇÃO DE MANDATO DO LEGISLATIVO (SENADOR, DEPUTADO, VEREADOR) É INFINITO !!!

  • josé sarney

     

  • Pode se candidatar infinitamente.

     

    Gabarito ERRADO

  • Errado

    ART 14 cf presidente ,governador e prefeito = podem se reeleger para um único período subsequente 

     

    vamos a luta nao desista...

     

  • O comentário do professor NOVAMENTE inútil. A questão fala sobre Senador e o comentário transcreve o art.5o da CF/88 no inciso que trata da reeleição dos chefes do EXECUTIVO (Presidente, Governador e Prefeito).

    Aí você lê aquele texto todo, que já está disponível na CF pra lermos, esperando que algo seja relevante no meio do texto e no final o comentário do professor é: Gabarito errado.

    Aplausos! QConcursos tá abusando hein!

  • Fundamento constitucional:

     

    Art. 14, § 5º, CF: O Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido, ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subsequente.

  • Chefes do poder executivo somente podem se reeleger uma única vez! 

    Art. 14, § 5º, CF: O Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido, ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subsequente.

  • POR MAIS UM ÚNICO PERÍODO!

    Art. 14, § 5º, CF: O Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido, ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subsequente.

  • Não há limitação à recondução de mandatos de parlamentares, sejam, vereadores, deputados e senadores.

  • Art. 14-CF/88

    § 5º O Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subsequente.

    O resto ou seja o legislativo pode se reeleger quantas vezes for possível.


ID
806671
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens de 27 a 35.

Em caso de penalidade por advertência, a ação disciplinar prescreve em cento e oitenta dias.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    Art. 142 da Lei 8112:
    "A ação disciplinar prescreverá:
    I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;
    II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;

    III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência."
  • Penalidades:
    Advertência
    Prescrição: 180 dias - a partir do conhecimento do fato
    Cancelamento do registro: 3 anos (salvo se for reincidente,para daí, aplicar a suspensão)
    Autoridade para aplicar: chefe da cessão
    Suspensão
    Prescriçao: 2 anos - a partir do conhecimento do fato
    Cancelamento do registro: 5 anos
    Autoridade para aplicar: até 30 dias- chefe da cessão. Mais de 30 dias até 90 - superior da chefia (intermediário)
    Demissão:
    Prescrição: 5 anos - a partir do conhecimento do fato
    Cancelamento do registro: não há
    Autoridade para aplicar: dependendo do Poder (Executivo, Legislativo, Judiciário) o seu respectivo Presidente.
  • Advertência - 180 dias

    Suspensão - 2 anos

    Demissão/Cassação/Destituição - 5 anos

  • Não confundam com o prazo de cancelamento ... :)

     

    PRESCRIÇÃO  > 180 25 

     

    ADV > 180 dias 

     

    SUSPENSÃO > 2 ANOS 

     

    DEMISSÃO > 5 ANOS 

     

    -----------

     

     

    CANCELAMENTO  > 3 5 

     

    ADV > 3 ANOS 

     

    SUSPENSÃO > 5 ANOS 

     

    DEMISSÃO > NÃO VAI TER REGISTO CANCELADO > UMA VEZ QUE ELE JÁ FOI MANDADO PARA A RUA ... 

  • DEMISSÃO 5 ANOS

    SUSPENSAO 2 ANOS

    ADVERTENCIA 180 DIAS

  • DEMISSÃO 5 ANOS

    SUSPENSAO 2 ANOS

    ADVERTENCIA 180 DIAS

  • muito bom o comentário da Dani.

  • Prescrição das penalidades:

    180 dias > advertência

    2 anos > suspensão

    5 anos > O RESTO

  • Prescrição da ação disciplinar:

    180 dias- advertência.

    2 anos- suspensão.

    5 anos- cassação/demissão.

    Prazo penal - para aqueles que constituírem crime.

    Cancelamento dos registros:

    5 anos-suspensão

    3 anos - advertência.

    Direito de petição:

    05 anos- demissão/ cassação / interesse patrimonial

    120 dias- demais casos.

  • GAB C

    FAMOSO DEPUTADO ZEZINHO

    NÚMERO 52.180 VOTE NELE

    180 dias > advertência

    2 anos > suspensão

    5 anos

  • Advertência- 180 dias

    Suspensão- 2 anos

    Demissão/Cassação/Destituição- 5 anos

  • Lei 8.112

    Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

    Art. 142. A ação disciplinar prescreverá:

    I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

    II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;

    III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.

    § 1o O prazo de prescrição começa a correr da data em que o fato se tornou conhecido.

    § 2o Os prazos de prescrição previstos na lei penal aplicam-se às infrações disciplinares capituladas também como crime.

    § 3o A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição, até a decisão final proferida por autoridade competente.

    § 4o Interrompido o curso da prescrição, o prazo começará a correr a partir do dia em que cessar a interrupção.

  • Com base na Lei n.º 8.112/1990, é correto afirmar que: Em caso de penalidade por advertência, a ação disciplinar prescreve em cento e oitenta dias.

  • Penalidades: Advertência;| Suspensão;| Demissão; |

    Prescreve em: 180 dias;| 2 anos; | 5 anos;|

    Sai da ficha: 3 anos; | 5 anos;| xxxxxxx


ID
806674
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens de 27 a 35.

O prazo para a conclusão do processo disciplinar é de, no máximo, sessenta dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, sendo admitida a sua prorrogação por mais sessenta dias, quando as circunstâncias o exigirem.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Art. 152.  O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem
     
  • Lembrando caros amigos que a conclusão do PAD dar-se-á em 120 dias: 60 prorrogável por mais 60; e o julgamento será decidido após 20 dias do recebimento do processo, ou seja, a decisão pode chegar a 140 dias.

  • Gabarito: Certo

               

                         Prazo para a conclusão

    PAD:       60 dias, prorrogável por mais 60 dias.

    Pad de rito sumário: 30 dias, prorrogável por mais 15 dias.

    Sindicância: 30 dias, prorrogável por mais 30 dias.


  • PAD ORDINÁRIO > 60 + 60 + 20 (JULGAMENTO) = 140 DIAS

    PAD SUMÁRIO > 30 + 15 + 5 (JULGAMENTO) = 50 DIAS

    SINDICÂNCIA ACUSATÓRIO 30 + 30 +20 (JULGAMENTO) = 80 DIAS

  • pad = 60 x 2 motivado

    pad sumário = 30 + 15 motivado

    sindicância = 30 x 2 motivado

  • Complementando o comentário do Rodrigo Gois:

     

    PAD ORDINÁRIO > 60 + 60 + 20 (JULGAMENTO) = 140 DIAS (art. 152 + art. 167).

    PAD SUMÁRIO > 30 + 15 + 5 (JULGAMENTO) = 50 DIAS (art. 133, §7° + art. 133, §4°).

    SINDICÂNCIA ACUSATÓRIO 30 + 30 +20 (JULGAMENTO) = 80 DIAS (art. 145, § único + art. 167).

     

    Gabarito Certo.

     

     

     

    ----

    "O resultado do triunfo se dá pela persistência."

  • Outra maneira:

                                                 PRAZO   |  PRORROGAÇÃO  |  JULGAMENTO

    RITO SUMÁRIO                        30 dias         + 15 dias               05 dias

    SINDICÂNCIA                           30 dias         + 30 dias               20 dias

    PROCESSO ADM. DISC.              60 dias         + 60 dias               20 dias

     

     

    ----

    "Mais um passo, passo a passo..." Grant Taylor, Desafiando Gigantes.

  • Como não falou se era ORDINÁRIO ou SUMÁRIO, eu marquei errado!

    Bullshit!

  • Processo Administrativo Disciplinar – PAD Ordinário.

    É o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido.

    Prazo do PAD Ordinário: NÃO excederá SESSENTA dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua PRORROGAÇÃO por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.

    Trata-se de um prazo impróprio, uma vez desrespeitados não gera nulidade no processo e nem na aplicação da pena.

    O processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases:

    Instauração: com a publicação do ato que constituir a comissão.

    Inquérito Administrativo: que compreende instrução; defesa: 10 dias, 20 dias ou 15 dias; relatório.

    Julgamento, 20 dias.

  • Acredito que o elaborador pecou em dizer "sendo admitida a sua prorrogação por mais sessenta dias" porque dá a entender que em qualquer caso a prorrogação é de 60 dias. O certo seria copiar o texto da lei e afirmar que é prorrogável por igual período.

  • Sobre o PAD:

    O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

    Os autos da sindicância integrarão o processo disciplinar, como peça informativa da instrução.

    A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

    O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias assim exigirem.

  • Com base na Lei n.º 8.112/1990, é correto afirmar que: O prazo para a conclusão do processo disciplinar é de, no máximo, sessenta dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, sendo admitida a sua prorrogação por mais sessenta dias, quando as circunstâncias o exigirem.


ID
806677
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens de 27 a 35.

O servidor público pode ascender na carreira mediante promoção e progressão, hipóteses que interrompem o tempo de exercício efetivo, de forma que este passa a ser contado a partir do novo posicionamento na carreira.

Alternativas
Comentários
  • Nenhuma dessas hipóteses configura interrupção do tempo efetivo de serviço. Por isso a questão está erradísimaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
  • Errado. A promoção não interrompe o tempo de serviço que também é considerada uma forma de provimento e vacância. Art. 17.  A promoção não interrompe o tempo de exercício, que é contado no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicação do ato que promover o servidor. 
  • A promoção é um movimento ascendente dentro da mesma carreira, com acréscimo de vencimentos e de responsabilidades. Dá-se por merecimento ou antiguidade.
    Fonte.http://blog.tribunadonorte.com.br/tnconcursos/pattydicas-10/2311
  • PROMOÇÃO É TOTALMENTE DIFERENTE DE PROGRESSÃO ...


    PROMOÇÃO >> Quando  o servidor muda de um cargo p outro, com consequente mudança de classe.



    PROGRESSÃO >> O servidor mantém-se no mesmo cargo,tendo uma mudança somente de padrão,com consequente acréscimo nos vencimentos .

  • Progressão:  é o enriquecimento HORIZONTAL do cargo. É a passagem do servidor para o padrão imediatamente superior dentro da classe ou categoria atual de sua Carreira Funcional. Ou seja, "sobe" dentro da mesma classe.


    Promoção é o enriquecimento VERTICAL do cargo. É a passagem do servidor do último padrão de uma classe ou categoria para o primeiro padrão da classe ou categoria imediatamente superior de sua Carreira Funcional. Ou seja, "sobe" para outra classe.


    É por meio da progressão e da promoção que ocorre o desenvolvimento do servidor nas carreiras (ou cargos)

  • Erradíssima.

    Progressão: o servidor cresce dentro do 'quadrado' dele.

    Promoção: o servidor 'sobe' na 'escada' do serviço público.

    Ambas as formas NÃO IMPLICAM em interrupção do tempo de serviço, afinal, ninguém quer ser a mesma coisa a vida inteira.

  • PROGRESSÃO: Movimento na MESMA CLASSE.
    PROMOÇÃO: Movimento em OUTRA CLASSE. ---> Por isso que gera Provimento e Vacância.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  •         Art. 17.  A promoção não interrompe o tempo de exercício, que é contado no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicação do ato que promover o servidor. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • O servidor público pode ascender na carreira mediante promoção e progressão, hipóteses que interrompem o tempo de exercício efetivo, de forma que este passa a ser contado a partir do novo posicionamento na carreira.

  • nesse caso niguem gostaria de ser promovido ...hahhaha

  • Progressão: o servidor cresce dentro do 'quadrado' dele.


    Promoção: o servidor 'sobe' na 'escada' do serviço público.


    8112/90

    Seção IV

    Da Posse e do Exercício

    Art. 17.  A promoção não interrompe o tempo de exercício, que é contado no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicação do ato que promover o servidor.     

  • Não confundir promoção que é uma forma de provimento e não interrompe o tempo de exercício, com PROGRESSÃO.


ID
806680
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens de 27 a 35.

O auxílio-moradia deve ser suspenso no dia posterior à comunicação de falecimento ou de exoneração do servidor, de colocação de imóvel funcional à disposição do servidor ou de aquisição de imóvel próprio pelo servidor.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Paga-se por mais 1 mês.
    Art. 60-A.  O auxílio-moradia consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor.
    Art. 60-D.  O valor mensal do auxílio-moradia é limitado a 25% (vinte e cinco por cento) do valor do cargo em comissão, função comissionada ou cargo de Ministro de Estado ocupado.    
    § 1o  O valor do auxílio-moradia não poderá superar 25% (vinte e cinco por cento) da remuneração de Ministro de Estado.        
    § 2o  Independentemente do valor do cargo em comissão ou função comissionada, fica garantido a todos os que preencherem os requisitos o ressarcimento até o valor de R$ 1.800,00 (mil e oitocentos reais).
    Art. 60-E.  No caso de falecimento, exoneração, colocação de imóvel funcional à disposição do servidor ou aquisição de imóvel, o auxílio-moradia continuará sendo pago por um mês.
  • O auxílio-moradia coninuará sendo pago por 1 mês.

  • Art. 60-E. No caso de falecimento, exoneração, colocação de imóvel funcional à disposição do servidor ou aquisição de imóvel, o auxílio-moradia continuará sendo pago por um mês.

  •         Art. 60-E. No caso de falecimento, exoneração, colocação de imóvel funcional à disposição do servidor ou aquisição de imóvel, o auxílio-moradia continuará sendo pago por um mês. (Incluído pela Lei nº 11.355, de 2006)


  • A viúva não pode ficar desamparada. O auxílio-moradia continuará sendo pago por um mês.

  • Lei 8112/90
    Art. 60-E. No caso de falecimento, exoneração, colocação de imóvel funcional à disposição do servidor ou aquisição de imóvel, o auxílio-moradia continuará sendo pago por um mês.


    Questão Errada.
    =)
  • A.M >+ 1 mês

    AJUDA DE CUSTO+ 1 ANOS

  • Eu viajei na questão, pensei que ele ia se mudar para uma nova casa e faleceu antes de se mudar. Kkkkkkkkkkkkk. Noooosssaaaaaa. Vou parar por aqui que já estou delirando.....Kkkkkkkkkkkkk descansar um pouco
  • O auxílio-moradia deve ser suspenso no dia posterior à comunicação de falecimento ou de exoneração do servidor, de colocação de imóvel funcional à disposição do servidor ou de aquisição de imóvel próprio pelo servidor.

  • Paga ainda por mais um mês

  • Um mês posterior e não um dia após.
  • Art. 60-E.  No caso de falecimento, exoneração, colocação de imóvel funcional à disposição do servidor ou aquisição de imóvel, o auxílio-moradia continuará sendo pago por um mês.

  • Isso...

    O auxílio-moradia deve ser suspenso no dia posterior à comunicação de falecimento... e coloca a família sem o parente no olho da rua...

    Sem nem pra onde voltar depois do velório !!

     

    ahhh faz favor né !!

     

    kkkk

  • Um mês posterior, lembrar que essa lei muda constante sobre aux moradia.

  • Pessoal vamos comentar o necessário. As vezes falam demais e confundem com opiniões próprias e/ou bizus furados: "sem nem pra onde voltar depois do velório" Siqueira se a lei disser que sim o servidor precisará se virar!
  • GABARITO ERRADO

    LEI Nº 8.112/90 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União): Art.60 E - No caso de falecimento, exoneração, colocação de imóvel funcional à disposição do servidor ou aquisição de imóvel, o auxílio-moradia continuará sendo pago por um mês.   

    "Sucesso é o acúmulo de pequenos esforços, repetidos dia a dia". -Robert Collier

  • LEI Nº 8.112/90 

    Art.60 E - No caso de falecimento, exoneração, colocação de imóvel funcional à disposição do servidor ou aquisição de imóvel, o auxílio-moradia continuará sendo pago por um mês.

  • O auxílio-moradia deve ser suspenso no dia posterior à comunicação de falecimento ou de exoneração do servidor, (Parei de ler aqui)

  • ASSERTIVA:

    O auxílio-moradia deve ser suspenso no dia posterior à comunicação de falecimento ou de exoneração do servidor, de colocação de imóvel funcional à disposição do servidor ou de aquisição de imóvel próprio pelo servidor.

    GABARITO DA QUESTÃO:

    • ERRADO;

    JUSTIFICATIVA:

    O auxílio moradia será pago por mais um mês nas seguintes situações:

    ----> mnemônico: CAFE <----

    • Colocação de imóvel funcional à disposição do servidor;
    • Aquisição de imóvel por parte do servidor;
    • Falecimento;
    • Exoneração;

    Fundamentação Legal: Lei 8.112/90

    • Art. 60-E.  No caso de falecimento, exoneração, colocação de imóvel funcional à disposição do servidor ou aquisição de imóvel, o auxílio-moradia continuará sendo pago por um mês

ID
806683
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considerando uma corrida de Fórmula 1 com a participação de 22
carros e 22 pilotos igualmente competitivos, julgue os itens que se
seguem.

Se sete carros quebrarem durante a corrida e seus pilotos forem obrigados a abandoná-la antes da bandeirada final, então a quantidade de maneiras diferentes de se formar a dupla dos primeiros classificados será inferior a 200.

Alternativas
Comentários
  • 22 - 7 = 15

    Então:  

    maneiras diferentes de se formar a dupla

    c1 e c2 = 15 x 14 = 210
  • Considerando uma corrida de Fórmula 1 com a participação de 22
    carros e 22 pilotos igualmente competitivos, julgue os itens que se
    seguem.

    Se sete carros quebrarem durante a corrida e seus pilotos forem obrigados a abandoná-la antes da bandeirada final, então a quantidade de maneiras diferentes de se formar a dupla dos primeiros classificados será inferior a 200.

    Nestes casos usamos fatorial:

    A(15,2) = 15!/13! = 15x14x13!/13! = 210
    Questão errada. 
  • Sendo uma competição para formar dupla dos primeiros colocados, a ordem importa, ortanto será um Arranjo Simples.

    A15,2 = 15.14 = 210

    Maior que 200.
    Errado.
  • O amigo usou , de maneira incorreta,a combinação para resolver a questão.Isso é uma questão de permutação simples. 15x14=210.
  • A (15,2) = 15! / 13! = 210
    errada

  • Gab ERRADO.

    Pode ser por permutação ou arranjo.

    Trata-se de permutação ou arranjo porque a ordem importa, visto que é uma corrida e tem classificação.

    Total = 22 pilotos - 7 que abandonaram = 15.

    15x14 = 210


ID
806686
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considerando uma corrida de Fórmula 1 com a participação de 22
carros e 22 pilotos igualmente competitivos, julgue os itens que se
seguem.

A quantidade de maneiras diferentes de se formar o pelotão de largada, apenas com os três primeiros pilotos classificados no treino classificatório, é superior a 9.000.

Alternativas
Comentários
  • maneiras diferentes com os três primeiros pilotos

    c1 e c2 e c3 = 22 x 21 x 20 = 9240
  • Considerando uma corrida de Fórmula 1 com a participação de 22
    carros e 22 pilotos igualmente competitivos, julgue os itens que se
    seguem.

    A quantidade de maneiras diferentes de se formar o pelotão de largada, apenas com os três primeiros pilotos classificados no treino classificatório, é superior a 9.000.
     Fatorial: A(22,3) = 22!/19! = 22 x 21 x 20 x 19! / 19! = 960
    Questão certa.

  • Cespe, aprenda português:
    Se os pilotos já estão classificados então são 3 determinados. Seria possível compor a largada utilizando permutação simples, ou seja, fatorial de 3 = 6 maneiras diferentes.
    A quantidade de maneiras diferentes de se formar o pelotão de largada, apenas com os três primeiros pilotos classificados no treino classificatório, é superior a 9.000.

    Mais simples perguntar de quantas maneiras diferentes pode ficar a classificação das 3 primeiras posições..

  • Estes tipos de questão tem duas formas de serem feitas: pelo principio da contagem ou pelas fórmulas, senão vejamos:

    1. voce tem 22 pilotos para um conjunto de 3 possibilidades.

    2. ai te pergunto. se o piloto joão for o primeiro ou o segundo colocado, fará diferença? se a resposta for sim é por que as posições são distintas, ou seja a ordem importa, logo será arranjo; então:

    A n,p = n! / (n-p)! desta forma temos:   22! / (22-3)! = 22!/19! = 22* 21 * 20 * 19! / 19! 

    = 22* 21* 20 = 9240

    caso a ordem não fosse importante, você teria que utilizar combinatória ou seja teria que dividir o resultado por:    p!
  • 22 lugares e 3 pilotos distintos. De quantas maneiras possiveis pode-se arranjar estes 3 pilotos distintos em 22 posicoes de largada.

    Entao e' so' considerar uma palavra de 22 letras sendo elas de 4 tipos A,B,C,X com o X repetindo 19 vezes: ABCXXXXXXXXXXXXXXXXXX. Quantos sao os anagramas desta palavra com 19 letras repetidas? 22!/19!. 

  • Concordo com o Julius Bernardo. Eu também entendi como uma questão de permutação, pois a questão já informa que é "apenas com os três primeiros". Assim P3 = 3 . 2 . 1 = 6

  • gabarito correto, ARRANJO DE 22, TOMADOS 3 A 3; A ORDEM IMPORTA; pois numa classificação dos pilotos, sejam, ABC; noutra classificação CBA, somará como mais uma possibilidade; logo 22 x 20 x 21=9240 maneiras diferentes de classificação entre 22 pilotos

  • apenas com os três primeiros pilotos classificados no treino classificatório. ou seja só os três primeiros não os 22. faltou entrarem com recurso.

  • GABARITO CERTO!

    C22,1 = 22

    C21,1 = 21

    C20,1 = 20

    22.21.20 = 9.240

  • Questão de arranjo, coisas diferentes, e ainda forneceu que são os 3 primeiros.

  • Fiz diferente e cheguei na mesma resposta.

    Fiz uma combinação, escolhendo 3 dos 22 pilotos = C(22,3)

    C (22,3) = 1540, após isso eu permutei os três pilotos = 3!

    1540 . 3! = 9240

  • Gabarito certo

    Como a questão colocou ordem de classificação e pegou parte de um todo de 22 será Arranjo, que poderá ser feita pelo método do princípio fundamental da contagem.

    22x21x20 = 9240

  • Discordo MUITO desse gabarito.

    Para mim, a resposta é 3!, pois os caras já estão classificados. É uma questão de português/interpretação.

    NO MÍNIMO, questão ambígua e anulável.

  • O enunciado não é nada esclarecedor, não sei se é para usar 3! x 22x21x20 ou somente 3!. Sobra somente o chute.

  • A22, 3 = 22! / 19! = 9.240

    certo


ID
806695
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de proporções.

Considere que um veículo, com o tanque de combustível cheio, tenha autonomia para rodar durante 5 horas e que, em determinado dia, seu proprietário, não percebendo um vazamento de combustível, rode apenas 3 horas depois de encher o tanque. Nessa situação, sendo contínua e constante a quantidade de combustível que vaza do tanque, então o vazamento de 19   do combustível no tanque ocorre em menos de 40 minutos.

Alternativas
Comentários
  • Para resolver a questão, assumi que o tanque possuia 135l cheio.

    135l     ---  5h (o tanque cheio dura 5 horas)
    135l - x --- 3h (quanto o tanque vaza para o veículo rodar 3 horas ? )

    x = 54l (quantidade que vazou do tanque)

    3h = 180 min

    180 min --- 54l (se em 3h vaza 54 litros do tanque)
     x             --- 15l (quanto tempo vaza 15l (1/9 de 135l ?)

    x = 50 min. (ou seja, o vazamento de 1/9 do tanque ocorre em mais de 40 minutos)

    Gabarito: Errado
  • 135 -- 5

    (135 - x) -- 3

    675 - 5x = 405

    - 5x = - 270 .(-1)

    5x = 270

    x = 54


    180 -- 54

    x -- 15

    54x = 2700

    x = 50

  • Poderiam me ajudar: por que você assumiu o número de 135 litros com o tanque cheio?

  • que 135 é esse?

  • Assuma um valor fácil do tanque, como é 1/9 eu usei um tanque de 90 litros pra facilitar minha conta, ou seja 1/9 do tanque são 10 litros.
    DADOS:
    A 90 - 5h
    B 90 - 3h
    40 minutos é igual 0,66h ou 2/3 de hora.

    PROPOSTA: Em 40 minutos vai consumir quanto? OU ele usará 10 litros nos primeiros 40 minutos???

    CONTA: vou ter de usar o valor novo que ele deu porque pediu "após o vazamento" então vou usar o dado B.
    90l - 180min
    Xl - 40min
    Resultado: usarei 20 litros (e não 10) nos primeiros 40 minutos.

  • 5h ------------- 100%

    3h ------------- x


    x = 60% (Se em 3h o carro tem capacidade de andar 60%, então ele teve 40% de perda [100 - 60])


    180 min ----------- 40 (em 180 min ele perde 40% do total de combustível no tanque)

    x min ----------- 1/9 de 100 (em X min ele perde 1/9 do total de combustível no tanque)



    x = 50 min, logo em 50 min perderá 1/9 do total de combustível.


    50 > 40


    GABARITO ERRADO

  • Esse é um tipo de questão que para facilitar 10000x o cálculo, devemos chutar valores. Devemos usar essa tática quando a questão pedir "proporções", "porcentagens" e não nos falar quanto vale o 100% de tal coisa.


    1) Ele disse que com o tanque cheio (vamos imaginar 90L) o carro rodaria 5 horas.

    2) No entanto, ele só rodou 3h e vazou o resto da gasolina.

    Logo, sumiu "2 horas de gasolina" === 2/5 do combustível.

    3) 2/5 do nosso tanque vale 2/5 * 90 = 180/5 = 36L

    36L foi o que vazou.

    4) Em 2 horas, 120 minutos, vazou 36L. Guardemos isso.

    5) Ele quer saber em quanto tempo vazaria 1/9 do nosso tanque (Entendeu por que escolhi 90? Vai ajudar aqui)

    1/9 do nosso tanque vale 1/9*90 = 10 L.

    6) Ele quer saber em quanto tempo vazará 10L. Agora armemos nossa regra de 3.

    120 -------- 36L

    x -------- 10L


    x = 120*10 / 36 = 1200/36 = 50 minutos.


    Tentei fazer o mais passo a passo possível.


    Pertenceremos!

  • Ele deveria rodar 300 minutos com 90 litros, mas só rodou 180 minutos. Então, ele consumiu 54 e vazaram 36 litros.

    O "x" da questão é que os 36 litros não vazaram em 120 minutos (como falaram), mas sim em 180 minutos, momento no qual acabou o combustível.

    A questão afirma que ele andou 3 horas (180 minutos). Se fosse em 120 minutos o carro ia andar mais 60 minutos sem vazamento algum...

    Aí é só ir pra regra de 3, se em 180 minutos vazaram 36 litros, então em quanto tempo vazam 10 litros?

    180*10/36=50 minutos

    errada a questão.


    Comentário errado:

    "6) Ele quer saber em quanto tempo vazará 10LAgora armemos nossa regra de 3.

    120 -------- 36L

    x -------- 10L

    x = 120*10 / 36 = 1200/36 = 50 minutos."

    1200/36=33,333...

  • RESPOSTA C

    Supondo que o tanque tenha 180 litros

    5h > 180 litros > 36 litros/hora

    3h > 108 litros*** > 72 litros vazou em 3horas = 24 litros/hora/vazamento

    60min > 24 litros

    X min > 1/9 (20 litros)

    X = 30 min

    #SEFAZ-AL


ID
806698
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de proporções.

Considere que, em um concurso público, para cada três candidatos inscritos aos cargos de nível superior, haja sete candidatos inscritos aos cargos de nível médio, totalizando 5.800 candidatos. Nessa situação, é correto afirmar que há 2.320 candidatos aos cargos de nível médio a mais que os candidatos aos cargos de nível superior.

Alternativas
Comentários
  • Olá, amigos do QC, para resolvermos essa questão devemos lembrar duas propriedades das proporções:
    1° O PRODUTO DO MEIO É IGUAL AO PRODUTO DOS EXTREMOS;
    2° A OPERAÇÃO QUE FAZEMOS DE UM LADO DA IGUALDADE DEVEMOS FAZER DO OUTRO LADO TAMBÉM.

     Agora armando a proporção de acordo com o que foi dado na questão:
    M/S = 7/3
    M = número de candidatos do nível médio;
    S = número de candidatos do nível superior.
    ( M + S )/ S = ( 7 + 3)/ 3
    utilizando a 2º propriedade, observem que do primeiro lado da igualdade somamos os dois termos e dividimos pelo de baixo e do outro lado da igualdade fizemos a mesma coisa.
    5800/S = 10/3
    10 . S = 3 . 5800
    utilizando agora a primeira propriedade.
    10 . S = 17400
    S = 17400/10
    S = 1740
    Então existe 1740 candidatos do nível superior e 5800 - 1740 = 4060 candidatos do nível médio. Mas a questão quer saber quantos candidatos do nível médio tem a mais que os candidatos do nível superior. Então faremos: 4060 - 1740 = 2320 questão correta portanto.
    Grande abraço e Deus é bom.
  • Eaí meus queridos...

     3 (superior) + 7 (médio) = 10

     

    5800 = total de candidatos

    5800/10(superior e médio) = 580

     

    Superior = 3*580 = 1.740

    Médio = 7*580 = 4.060

    Superior + Médio = 1.740+4.060 = 5800

     

    CORRETA

  • x/3 = y/7

     

    7 + 3 = 10

    58/10 = 5,8 (k)

     

    3k = 3 . 5,8 = 17,4 (nível superior)

    7k = 7 . 5,8 = 40,6 (nível médio)

     

    40,6 - 17,4 = 23,2

  • s=3x

    m=7x

    3x + 7x= 5800

    10x= 5800

    x=580

    s=3.580= 1740

    m=7.580=4060

    m-s= 4060 -1740= 2320

  • Nível superior: 3 = 30%

    Nível médio: 7 = 70%

    Total de candidatos: 5800

    5800x30= 174.000 (corta dois zeros) = 1.740

    5800x70 = 406.000 (corta dois zeros) = 4.060

    4.060 - 1.740 = 2.320

  • Superior = 3k

    Médio = 7k

    Superior + médio = 5800

    3k + 7k = 5800

    10k = 5800

    k = 580

    Superior = 3 x 580 = 1740

    Médio = 7 x 580 = 4060

    Médio - superior = 2320

    Gab: Correto

  • RESOLVENDO:

    NS = 3k

    NM = 7k

    TOTAL = 5.580

    3k + 5k = 5.800

    10k = 5.800

    k = 5800/10

    k = 580

    NS: 3.580 = 1.740

    NM: 7.580 = 4.060

    4.060 - 1.740 = 2.320