SóProvas



Prova CESPE - 2017 - Prefeitura de São Luís - MA - Professor Nível Superior/PNS-A - Língua Portuguesa


ID
2404471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito das questões de gênero na sociedade brasileira atual, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito "E" pode ser encontrado com uma leitura crítica e conhecimento baseados em jornais. 

    A) as questões de gênero visa discutir as desigualdades, relacionadas a sexo, opção sexual e outras como um todo, por isso não seria lógico retirar os homossexuais e transexuais que fazem parte do tema

    B) Não hã consenso no cenário político sobre a inserção do tema nas escolas

    C) O Brasil está longe de alcançar números satisfatório

    D) Tá certo que a classe baixa (menos poder aquisitivo) sofre muito mais, porém isso não retira da classe média e alta as questões relacionadas as desigualdades

    E) Certo, pois a lei maria da penha é voltada para coibir praticas relacionadas ao gênero, tendo inclusive institutos que visam dar mais eficácia no tratamento em prol da mulher, nao que isso tenha resolvido o problema.

  • vai pelo metodo de exclusao. LETRA E

  • Achei bem boba essa questão :\

  • a cespe é esperta mas sejamos mais espertos que ela, fui pela exlusao!

  • resp https://youtu.be/9rIFTS9bi8Y


ID
2404474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O rompimento da barragem de uma empresa de mineração, em novembro de 2015, foi um desastre ambiental sem precedentes na história do Brasil que afetou o município de Mariana, em Minas Gerais. A respeito desse episódio, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • não sei se é a correta, mas escolhi a letra A

  •  

    letra a

  • O rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, cujos donos são a Vale a anglo-australiana BHP, causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, na tarde desta quinta-feira (5).

     

    Inicialmente, a mineradora havia afirmado que duas barragens haviam se rompido, de Fundão e Santarém. No dia 16 de novembro, a Samarco confirmou que apenas a barragem de Fundão se rompeu.

     

    O Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, que tem equipes no local, confirmou uma morte e 15 desaparecidos até o momento. A vítima seria um homem que teve um mal súbito quando houve o rompimento. A identidade dele ainda não foi divulgada. 

  • CESPE não sendo CESPE

  • não se faz mais questões assim


ID
2404477
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Recentemente, o governo colombiano convocou a população para referendar, por meio do voto, um acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). Ao final da apuração do referendo, os colombianos mostraram-se contrários à proposta governamental. Originalmente as FARC associaram-se, ideologicamente, ao

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

     

    [...] É uma das guerras mais longas do mundo. Desde 1964 as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia tentavam implantar o socialismo por lá. O conflito matou mais de 220 mil pessoas e fez mais de seis milhões de pessoas saírem de casa.(...) G1GLOBO.

  • Quem assistiu Narcos sabe responder essa.

     

    Resposta: Letra B.

  • A guerra entre o governo colombiano e as FARC já dura 50 anos. As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia são consideradas um movimento terrorista por países como EUA e Canadá, além da União Europeia. A Venezuela e Cuba os consideram “forças insurgentes" . Brasil, entre outros, não classifica as FARC de forma alguma. Desde 2016 os canais de negociação entre o governo e a liderança do movimento foram abertos, embora os termos do acordo tenham sido rejeitados em plebiscito. Oficialmente os combatentes depuseram armas e formaram um partido político. No entanto, estima-se que 1/3 dos mesmos tenham voltado às armas. A questão pede que seja apontada a ideologia que orientava, originalmente, a ação das FARC. Não há como explicar “porquê" está incorreto. É  uma questão de classificação .

    A) INCORRETA- Embora de esquerda radical não era essa a proposta das FARC
    B) CORRETA- O socialismo, de orientação marxista-lenilista, era a orientação fundamental do movimento
    C) INCORRETA- O coletivismo é um elemento do socialismo e não uma ideologia independente
    D) INCORRETA- O liberalismo é o oposto defendido pelas FARC
    E) INCORRETA- O conservadorismo é, normalmente, vinculado ao liberalismo.

    RESPOSTA: ALTERNATIVA B

ID
2404480
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A erradicação da pobreza das zonas rurais e dos municípios mais pobres do Maranhão tem fundamentado projetos e parcerias internacionais entre o estado e agências da ONU, como o FIDA, voltadas ao investimento em

Alternativas
Comentários
  • ZONAS RURAIS = AGRICULTURA FAMILIAR.....

    AVANTE.....


ID
2404483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A humanidade vem passando por um processo de revolução tecnológica sem precedentes em sua história cujo maior exemplo é o advento da Internet. A respeito da Internet e dos aspectos a ela relacionados, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Impressão minha ou misturou um pouco de Atualiadades com Informática? kkkkkkk

  • DISCORDO DO GABARITO, pois, a banca utilizou a palavra hacker como sinônimo de cracker o que no mundo da tecnologia tem significados diferentes. 

    Qual a diferença entre hacker e cracker?

     

    "Hacker" e "cracker" podem ser palavras parecidas, mas possuem significados bastante opostos no mundo da tecnologia. De uma forma geral, hackers são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas ou adaptando as antigas. Já cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança.


    Na prática, os dois termos servem para conotar pessoas que têm habilidades com computadores, porém, cada um dos "grupos" usa essas habilidades de formas bem diferentes. Os hackers utilizam todo o seu conhecimento para melhorar softwares de forma legal e nunca invadem um sistema com o intuito de causar danos. No entanto, os crackers têm como prática a quebra da segurança de um software e usam seu conhecimento de forma ilegal, portanto, são vistos como criminosos.

    fonte: https://olhardigital.uol.com.br/fique_seguro/noticia/qual-a-diferenca-entre-hacker-e-cracker/38024

     

     

     

    a própria banca já abordou essa diferença em outra queestão:

     

    Ano: 2015

    Banca: CESPE

    Órgão: TCE-RN

    Prova: Conhecimentos Básicos para os Cargos 2 e 3

    Julgue o item subsequente, a respeito de organização e gerenciamento de arquivos, pastas e programas, bem como de segurança da informação.

     

    A principal diferença entre crackers e hackers refere-se ao modo como esses malfeitores da área de segurança da informação atacam: os crackers são mais experientes e realizam ataques sem utilizar softwares, ao passo que os hackers utilizam códigos maliciosos associados aos softwares para realizar ataques ao ciberespaço. GAB: ERRADO ( Ambos utilizam softwares, ambos possuem conhecimento avançado, mas os crackers geralmente roubam dados da empresa para benefício próprio, enquanto que hackers geralmente informam as vulnerabilidades para a empresa invadida.) PROF FERNANDO NASHIMURA

     

  • Tive a mesma percepcao do colega Kleyton, fiquei na duvida na alternativa D, pelos termos Hacker e Cracker.

  • A própria banca CESPE já cobrou questões diferenciando os conceitos de CRACKER e HACKER!

    E a alternnativa D conceitua CRACKER

  • Gabarito: Letra D? Acho que a menos errada é a letra E.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Diferenças entre Hacker x Cracker

    Hacker: "(...)hackers são indivíduos que possuem conhecimentos profundos na informática e que dedicam a maior parte do seu tempo a conhecer, modificar software, hardwares e redes de computadores."

    Cracker: "(...)Possui também grandes conhecimentos na informática, porem os utiliza de forma maléfica. O termo foi criado pelos próprio hackers em torno de 1985, por estarem cansados de serem chamados de criminosos virtuais e para que os leigos e a mídia soubessem distinguí-los."

    Fonte: https://www.oficinadanet.com.br/post/12907-qual-e-a-diferenca-entre-hacker-e-cracker

  • Questão muito subjetiva e conforme os nossos abaixo alegaram, o conceito de HACKER é diferente de CRACKER.

    Ao meu ver a questão deveria ter sido ANULADA pq considerar a alternativa E como "ERRADA" é contrariar dizendo que " A Internet NÂO é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países." O que não é verdade.

     

     

  • Em dúvida também entre os itens "D" e "E

  • o que tem de errado com a letra (E) se Internet é um a rede mundial de computadores, composta por todos os computadores do mundo ligados em rede ?

  • LETRA D (???)

     

    Ao meu ver a menos errada é a letra E, que na verdade está mais relacionada com atualidades!

     

    Essa alternativa só estaria errada se a abordagem se desse no sentido de dizer que a internet é acessível a TODAS as classes sociais. No entanto, a assertiva apenas disse que a Rede é acessível a diferentes classes sociais, o que é verdade! Sobretudo nos dias atuais, em que o acesso à Internet se dá de formas diversas: internet pré-paga em telefones móveis, Banda Larga de alta velocidade, a rádio, ou mesmo por meio de inclusões digitais gratuitas proporcionadas por algumas prefeituras pelo Brasil afora.

     

    A letra D torna-se errada porque a banda adotou o termo chulo citado pelo William Bonner, equiparando o Hacker ao Cracker. Sabemos (e a banca também, assim espero) que os conceitos não se confundem.

     

  • Não é possível que esse seja o gabarito. Deve ter sido algum problema da banca na hora de lançar as respostas...

  • Não entendi! Não seria cracker?

     

  • Essa questão foi dada!!! Mole, mole...por eliminação mata-se a questão. D óbvio!!

  • Para mim, letra D define o conceito de cracker e não de hacker. Estou com os demais na divergência quanto ao gabarito. A letra E está mais que correta, visto que a internet é acessível por grande parte da população mundial, inclusive de diferentes classes sociais, como percebido nas mais diversas comunidades carentes, que acessam a internet mediante doações de pessoas físicas ou organizações não governamentais de computadores e todo o aparato necessário, por exemplo. 

  • Rpz eu coloquei a letra E por conta con conceito de hacker e cracker. Mas é cespe vai entender

  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.      QUAL É O ERRO ? AFF ¬¬

  • Pensem comigo, um cracker é um hacker,mas um hacker não é um cracker por isso a acertava está correta!

  • O CESPE peidou na tanga! kkk

    Cracker [cráquer][1] é o termo usado para designar o indivíduo que pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança de forma ilegal ou sem ética. Este termo foi criado em 1985 por hackers em defesa contra o uso jornalístico pejorativo do termo "hacker". A criação do termo pelos hackers reflete a forte revolta destes contra o roubo e o vandalismo praticados pelos crackers.

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

  • ACHO Q O PROBLEMA DA LETRA E É FALAR DE CLASSE SOCIAL. 

  • a letra E está correta.

  • A letra "E" esta errada porque não é todo mundo que tem acesaso a internet, generalizou demais, é só lembrar das comunidades e cidades distantes que o Facebook disponibiliza ou quer disponibilizar internet pelos balões. 

     

    https://www.tecmundo.com.br/google/105907-conheca-baloes-internet-google-estiveram-brasil.htm

     

    http://veja.abril.com.br/tecnologia/internet-gratuita-do-facebook-e-lancada-em-zambia/

  • será que a letraD realmente é o gabarito.

    ..

  • Se a pessoa não souber a que há diferença entre hacker e cracker, ela marca a D com certeza. Sendo assim, por eliminação a letra E estaria mais correta. Mas não adianta brigar com a banca. Bola pra frente

  • ao meu ver existem 2 alternativas corretas.. gabarito muito errado.. só pra favorecer os cupichas..

  • a letra E não está erradaaaaa.... affff

  • Que questão crackuda é essa ?

  • Marquei a Letra E.

     

    Os hackers invadem sistemas por questões intelectuais, pra testar suas vulnerabilidades. Quem utiliza a internet pra cometer crimes são os crackers!! 

  • muito estranho esse gabarito! 

  • Ah entao a internet é só para os ricos?

  • CONCORDO COM O GABARITO, MAS CREIO QUE A LETRA E ESTÁ CORRETA TAMBÉM

     

     

    GABARITO D

  • Justificando o erro da letra E:

    "A exclusão digital é denunciada em todo o mundo como a forma mais moderna de violência e modalidade sutil de manutenção e ampliação das desigualdades. Tal exclusão não se dá apenas no interior das classes sociais de um país, mas também entre nações e continentes. Os números são assustadores e os efeitos devastadores, não só no que diz respeito a fossos econômicos, como também, culturais."

    Fonte: http://www.educabrasil.com.br/exclusao-digital/

     

    "A problemática da exclusão digital apresenta-se como um dos grandes desafios deste início de século, com importantes conseqüências nos diversos aspectos da vida humana na contemporaneidade. As desigualdades há muito sentidas entre pobres e ricos entram na era digital e tendem a se expandir com a mesma aceleração novas tecnologias".

    Fonte: http://www.infoescola.com/sociologia/exclusao-digital/

     

  • A letra E não nega a exclusão digital, apenas afirma que diferentes pessoas das mais diferentes classes e nacinalidades tem acesso a internet.

     

  • Hacker é diferente de Cracker!

  • Não sei o que acontece, deve ser algum examinador novo, pois várias vezes o CESPE já considerou como errada a questão em que "hacker" é a pessoa "má/invasores" etc. 

     

    2º ponto, como a internet não é acessível a todas as classes sociais? De onde a banca tirou isso? 

     

    Enfim,desanimador

  • Mais uma corrente "doutrina " cespiana.rsrs

    hackers e crackers 

    o que marcar agora?

    puts

  • Esse Gabarito está errado...Lucas PRF ja respondeu...Lucas sou teu fã ...vc é dos melhores.

  • Sempre tive em mente: 

    Cracker=do mal/invasor 

    Hacker=do bem/invasor 

     

  • questão porca do Cespe/Unb

    hacker: do bem (usa o conhecimento para fins lícitos)

    cracker: do mal (usa o conhecimento para fins ilícitos. Ex.: cibercrimes)

  • Fui na letra E sem medo

  • a letra E está errada sim. É só vc pensar existe internet na áfrica subsaarinaa? não tem nem comida quem dirá internet ....

     

    A África sub-saariana é considerada por muitos como a região mais pobre do planeta, nesta parte da África estão localizados os países (33 dos mais pobres que existem) com grandes problemas estruturais sofrendo os graves legados do colonialismo, do neocolonialismo, dos conflitos étnicos e da instabilidade política. A expectativa de vida não ultrapassa os 47 anos, o índice de alfabetização de adultos atinge 63%, e o nível de escolaridade chega a 44%.

    O enorme crescimento populacional, durante a década de 1990, acarretou no aumento de pessoas vivendo em condições extremas de pobreza. Mais da metade da população sub-saariana, uns 300 milhões de pessoas, sobrevive com menos de um dólar por dia. Milhões destas pessoas vivem na mais absoluta pobreza, privados de água potável, moradias dignas, alimentos, educação e acesso à educação.

    A falta de água gera problemas devastadores para a região, além disso, a situação se agrava devido aos períodos de seca e pela desastrosa gestão dos recursos hídricos. Tudo isso causa fome e doenças, provocando o êxodo de muitos nativos.

    A África sub-saariana é a região mais afetada pelo HIV, nos últimos anos, numa faixa de terra que vai desde a África Ocidental até o Oceano Índico. Hoje existem mais de 35 milhões de órfãos na África sub-saariana, calcula-se que, destes, aproximadamente 11 milhões são órfãos pelo fato de seus pais terem morrido em decorrência de doenças causadas pelo vírus HIV.

    fonte: brasil escola

  • Eu marquei a letra D no início, mas mudei para a E quando li, pois a alternativa não diz TODAS as classes sociais de TODOS os países. Portanto ela não está errada. 

    Muito mal elaborada a questão e deveria ter sido anulada.

  • Eles estão fazendo a gente de bobo, isso sim!

    Bosta!

  • Esse foi o gabarito definitivo mesmo? Podem até dizer que a E está errada, mas a D não está certa!

  • d=  Errei pq pensei : CONTRAVENÇAO NAO É CRIME

    e=  A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. ( ~errado se dissesse em todas as classes e todos os países, visto q n a internet nao é acessível a todos, isso é fato!)

     

     

  • A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.
    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.
    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.
    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.
    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.
    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.
    Gabarito: Letra D.

  • A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.
    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.
    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.
    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.
    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.
    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.
    Gabarito: Letra D.

  • besteira... tanto as alternativas D e E estão corretas.

    " A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. " Perfeitamente elaborada. É exatamente isso! Ela atinge todas as classes sociais, pois o fato de ela não atender às classes menos favorecidas na República do Congo não quer dizer que isso também ocorre nos países de primeiro mundo que também têm as classes menos favorecidas, por exemplo, a Noruega. Lá também tem pobre, classes C e D e garanto que todos têm acesso à Internet... Gabarito furado!

     

    Respostas corretas D e E!

     

  • Carla foi perfeita:

    Contravenção penal não é crime.

    Questão passível de anulação.

  • Hacker(especialista em alguma coisa) | Cracker(também especialista, porém com más intenções). Crontravenção penal não seria uma espécie de crime ? Aliás, qualquer que seja a gravidade do cybercrime é congravenção penal ?  Amplo. :(

  •  e)

    "A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países."

    A assertiva NÃO fala TODAS os país e SIM diversos países.

    EUA, Brasil e Itália, por exemplo, são países diversos onde diferentes classes socais têm acesso a Internet.

     

    Embora tenha respondido conforme o gabarito(a D está certa também), o entendimento desta banca foi bastante furado, absurdo considerar está questão e não anular. 

  • A letra "D" fica errada, creio eu, que deveria ser crackers.

  • Comentário do prof. Fernando Nishimura

    A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.
    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.
    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.
    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.
    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.
    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.
    Gabarito: Letra D.

    Discordo do gabarito. 

    Pra mim a correta é a E.

    A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    Se estivesse escrito que a internet é acessada por todas as classes sociais de todos os países, aí estaria errada. Ou algo semelhante em que colocasse a palavra todos.

  • A Internet é acessível sim às diferentes classes sociais, só não é acessível ao mais diversos países, pois existe países que restringe o uso, como e o caso da Venezuela, e têm outros que se quer existem acesso. 

  • Questão mal formulada, uma vez que hacker é quem tem a satisfação pessoal em descobrir falhas, porém não utiliza para o mau, cracker é quem descobre as falhas e exige recompensa! Ademais a alternativa E, ao meu ver está ampla, se tornando a correta, já que em nenhum momento a banca citou que em alguns países não há acesso à internet! Passível de anulação!

  • Penso exatamento como a Taís Ferreira!

     

  • Eu concordo que a letra E esteja certa (A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países) uma vez que a  Internet realmente nao é acessível  somente a uma classe social e muito menos a um só pais.

  • Acredito que o erro na letra E está no fato de que existem países, geralmente orientado por um regime ditatorial, no qual restringem o uso da Internet. Exemplo disso é a Coréia do Norte.

    Já em relação a letra D, os hackers e crackers são sinônimos para o entendimento geral. Para ter certeza disso basta conferir o dicionário Oxford, onde fala que o hacker "é uma pessoa que usa o computador para acessar dados de forma não autorizada". Essa similaridade foi resultado de uma confusão da mídia ao noticiar os primeiros delitos.

  • A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.

    Onde? não sabia dessa !

  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. - Aqui o enunciado não afirma que TODOS os países e que TODAS as classes tem acesso à Internet e sim que divesar classes e diversos países tem acesso. Não é verdade essa afirmação? 

  • Então agora, em provas CESPE, esse conceito é para hacker ? ...

     

  • Ainda bem que não discordo do gabarito sozinha. Próxima questão... Avante. Fé em Deus.

  • Tem gente que nem tem acesso a enegia eletrica quanto mais internet! 

  • Os hackers e crackers são pessoas inteligentes, porém, enquanto os hackers usam sua inteligência para o bem, os crackers a usam para o mal.

    TEM GENTE QUE CONFUNDE ISSO!! PRA MIM A RESPOSTA É ''E'' TBM!!

  • Essa é uma das questões do CESPE que ele escolhe qual alternativa dar como correta. E ou D.
     

  • Alternativa "E" também estaria errado, exemplo é a Coréia do Norte que a Internet não é acessível às pessoas.
  • Questão muito mal formulada, pois utiliza o termo Hacker como sinônimo de Cracker. O fato de ser "acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países." também acaba por ser discutível, sem um texto base ou um contexto inserido o candidato pode ter diferentes interpretações.

  • A CESPE se supera...Questão péssima! Mas enfim...

    Entraria com recurso nessa questão...

     d)Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers.

    "RECURSO": Os cybercimes entraram no codigo PENAL incluidos pela lei carolina dieckman, antes dela nao havia nada falando especificamente sobre eles. A lei de contravenções penais não menciona nenhum dispositivo sequer sobre cybercrimes, logo por estarem tipificados no CODIGO PENAL os cybercrimes são CRIMES e não CONTRAVENÇÕES PENAIS.

    *os crackers são espécies de hacker então não seria esse o erro da questão.

     e)A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    "RECURSO": A questão generaliza então de forma "genérica", mesmo que um ou outro país nao tenha acesso, os "mais diversos países" (grande maioria) e as "diferentes classes sociais" (Ricos, Classe média e pobres, são "diferentes classes sociais") têm acesso sim, entao isso nunca poderia estar errado.

  • Tem gente citando Coréia do Norte pra dizer que a letra E tá errada. A questão fala "os mais diversos países", não todos. E há sim acesso à internet em diferentes classes sociais, isso não é o mesmo que dizer que todos tem acesso à internet. O defeito desse enunciado é ser genérico demais, mas ainda assim é mais correto do que a letra D, que confunde hackers com crackers. Questão deveria ter sido anulada!

  • Para não assinantes comentário do Fernando.

     

    A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.
    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.
    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.
    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.
    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.
    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.
    Gabarito: Letra D.

  • EU discordo do gabarito. Os hackers não tem nada a ver com cybercrimes. O desafio dos hackers é intelectual, indo atrás da vulnerabilidade dos sistemas. Os bandidos da internet são os crackers. 

    A letra E faz mais sentido ao dizer que "A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.". O item não diz que é acessível a todos os países indistintamente. Diz que diversos países tem acesso. Enfim, vai entender CESPE né?

  • Afirmar que a internet é acessível às diferentes classes sociais de diferentes países não é o mesmo que dizer que as diferentes classes sociais desses países têm acesso a internet. Acho que a banca embananou-se também quando fala que o CIBERCRIME é uma nova modalidade de contrvenção, sabemos que no direito penal CONTRAVENÇÃO e CRIME são coisas diferentes e também não houve a diferenciação entre hacker e cracker como bem mencionado pelos colegas.

  • Cespe zuando com a nossa cara... 

  • Puta que pariu.. a letra E também está correta.. 

  • Depois dessa letra E estar errada, só mesmo sair pra caminhar um pouco e relaxar.

  • Kkkkkk.. CRACKERS OU  HACKERS ?  És a questão . kkkkkk. 
     Hackers - São pessoas muito inteligentes, e usam esse conhecimento para o bem .. 
    Crackers - São pessoas muito inteligentes que usam esse conhecimento para o mal .. 
     

  • As vezes ser ignorante é uma benção.
    Se não soubessemos a diferença entre Hacker e Cracker...

  • "A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial." (Prof. Fernando Nishimura)

    Discordo do professor. A letra E fala em "dos mais diversos países" e não "em todos os países". O erro do cespe não tem justificativa.

  • Desculpa quem acha que a E está certa, mas eu concordo com a banca. 

    Falar que a internet é acessível às diferentes classes sociais é errado. 

    Vejam essa matéria feita pelas Nações Unidas em 2016: https://nacoesunidas.org/uit-37-bilhoes-de-pessoas-ainda-nao-tem-acesso-a-internet-no-mundo/

  • Eu acredito que aqui é marcar pela menos errada. 

    A dúvida é sobre cracker e hacker. Existe muita divergência ainda sobre qual o termo correto para considerar quem faz cybercrimes. Alguns sites mostram que existem pessoas que denominam "hacker de chapéu branco", aqueles que fazem modificações de software para o bem, e "hacker de chapéu preto", aqueles que fazem modificações para o mal. 

    Outras pessoas preferem diferenciar entre cracker e hacker. 

    Acho que para o CESPE, se não tiver outra alternativa especificando a diferença entre cracker e hacker, devemos considerar hacker como quem pratica ações para o bem e para o mal. 

     

  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    Gente desculpem, mas pra mim a banca extrapolou. Quando eu digo dos mais diversos países eu não posso informar nesta frase que de maneira automatica estou citando todos os países, de 10, se 8 paises tem acesso, logo, posso dizer que são diversos paises. E falar que somente Hackers fazem crimes ciberneticos é um insulto a nossa inteligência

  • Questão ridícula, claro que a internet é acessível as diferentes classes sociais nos mais diversos países, ela não é acessível em todos os países, a CESPE inventando moda.

  • que eu saiba quem cometem os crimes são os "crackers" e não os "hackers"

  • Questão horrível.

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

    A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.
    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.
    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.
    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.
    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.
    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.
    Gabarito: Letra D.

  • Há duas assertivas corretas.

    Agora é viajar na maionese colocar essa assertiva "E" e considerá-la inadequada sob o prisma de que existem alguns países que ainda não têm acesso à rede mundial de computadores. Valendo-se da interpretação é evidente que não foi colocada de maneira totalizadora. "DIVERSOS PAÍSES" é diferente de "TODOS OS PAÍSES"

  • Letra D.

    Diversos países não são todos os países. Mas dá a impressão de maioria, o que não é verdade, como prova o relatório divulgado no blog da ONU em 2016: 

    "A projeção da UIT é que até o fim do ano, mais da metade da população mundial, ou 3,9 bilhões de pessoas, estarão sem acesso Internet."

    E a respeito da acessibilidade das classes sociais também não é equilibrada:

    "Penetração da Internet nos países desenvolvidos é de 81%, enquanto nos países em desenvolvimento fica em 40% e, nas nações mais pobres, em 15%"

    FONTE:https://nacoesunidas.org/uit-37-bilhoes-de-pessoas-ainda-nao-tem-acesso-a-internet-no-mundo/

  • Na verdade fico até com vergonha das disposições da banca Cespe.

     

    Vamos lutar por uma regulamentação dos concursos:

    http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/126004

  • Gostaria de mandar a CESPE para um lugar não muito agradável.

  • Nishimura: não perca seus olhos de tigre.

  • Pensei que estaria errada porque quem comete tais crimes são os CRACKERS.

  • Questao pra banca não deixar ninguém gabaritar a prova....

  • CESPE, sempre se destacando, seja pelas suas questões mal elaboradas, seja pelas suspeitas de envolvimento em casos de ilicitudes em aplicações de provas de concursos Brasil a fora.
    CESPE, a cara do Brasil.

  • Depois dessa eu vou lá fora pegar ar e tomar um café.

  • Qustionável a questao....sao os crakers...

  • Infração Penal = Crime ou Contravenção

    Cybercrime = Crime.

    Permitindo chegar a conclusão que a questão mais correta seria a alternativa E.

  • Dizer que a Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países é exagero e hacker é diferente de Cracker! Nenhuma alternativa correta.

     

     

     

  • colocaram um estagiário para elaborar essa questão

  • Tenho formação em segurança da informação e discordo plenamente desta questão, mas cespe é cespe...

    "Hacker" e "cracker" podem ser palavras parecidas, mas possuem significados bastante opostos no mundo da tecnologia. De uma forma geral, hackers são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas ou adaptando as antigas. Já cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança.

    Na prática, os dois termos servem para conotar pessoas que têm habilidades com computadores, porém, cada um dos "grupos" usa essas habilidades de formas bem diferentes. Os hackers utilizam todo o seu conhecimento para melhorar softwares de forma legal e nunca invadem um sistema com o intuito de causar danos. No entanto, os crackers têm como prática a quebra da segurança de um software e usam seu conhecimento de forma ilegal, portanto, são vistos como criminosos.

  • O tipo de questão que é revoltante para quem está estudando

     

  • QUE LIXO DE QUESTÃO 

  • Crime informáticoCrime cibernéticoe-crimeCibercrime (Cybercrime em inglês), crime eletrônico ou crime digital são termos utilizados para se referir a toda a atividade onde um computador ou uma rede de computadores é utilizada como uma ferramenta, uma base de ataque ou como meio de crime.

  • Questão truncada... Não seriam Crackes???

  • tambem achei que era cracker!!

     

  • Complicado cara... palhaçada mesmo

  • Sinceramente não entendi o porquê da questão anterior ser anulada, e essa está com a alternativa D como correta, no meu ponto de vista, cybercrime não é contravenção penal É CRIME MESMO!! como também afirma que hackers são criminosos, e os crackers ficam aonde? E meu Deus. Onde está o erro da assertiva E?

  • Questão lixo

  • Se questões assim não forem anuladas, estaremos em balia de examinadores arbitrários. Temendo entrar em uma teoria da conspiração, essas questões parecem ser elaboradas ad hoc para garantir a aprovação de "alguns" em detrimento de outros.

  • "MAIS UM LIXO DE QUESTÃO CESPE"

    A Internet é uma rede PÚBLICA, como tal, não restringe o acesso a um ou outro indivíduo, mesmo que este possua uma situação financeira desfavorável, tendo em vista que basta este indivíduo recorrer a uma LAN House, um celular conectado a um ponto wi-fi disponível gratuitamente (hotspot) ou até mesmo acessar utilizando um equipamento emprestado pelo colega ao seu lado... para citar apenas três casos básicos.

    Gabarito: D - mesmo que a banca EQUIVOCADAMENTE insista em afirmar nas suas questões que HACKER é o mesmo que CRACKER.

  • Hã, como assim? Errei a questão! 

    Cespe sem noção em diversas questões e essa é uma delas! 

     

  • Hacker e cracker são coisas diferentes, ôxe! 

     

  • Errei por saber que o hacker é diferente do cracker, já que em se falando de segurança da informação tais agentes comportam-se de forma distinta.

  • Que eu saiba, hacker pode ser do bem ou do mal... Enfim, o problema que eu vejo nessa questão é a letra E, pois ele falou de uma forma genérica, assim "dos mais diversos países" é uma expressão genérica e está correta, apesar de haver países e comunidades com pouco ou nenhum acesso, ele não afirmou com certeza que alguns países não tem acesso, não usou "sempre, com certeza, absolutamente" etc... essa assertiva não está totalmente errada, conforme literalidade. Questão deveria ser anulada.

  • acertei! porém não entendi o porquê do erro da letra E

     

    FOCO CA CAVEIRA...

  • Essa questão daria para recorrer em uma prova, pois não vejo erro na letra E. E outra, existem hackers bons , Crackers que são majoritariamente criminosos.

  • Errei pq já vi questão dando como errado usar a denominação Hackers para criminosos do cybercrimes, considerando certo Crackers. Foda!!!

  • Qual o erro da "E"? o que o professor usou para justificar: "existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.'. Mas pera, a questão não disse "TODOS", disse apenas "A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.".

     

    Com certeza é pra ajudar alguém.

     

    Hugo Silva, esse texto estava na prova? Estava no Edital? Se a resposta for "não", a Banca não pode usá-lo como base.

  • Questão absurda. Mais de uma resposta certa. As bancas deveriam ser multadas por cada questão feita com imprecisões, margens de duvida, ambiguidade. Chega de usar prova de concurso pra testar suas teorias de avaliação e aprendizado, concurso é coisa séria.

  • Sou obrigado dizer: que questão idiota!

  • O que está acontecendo com o CESPE? Questão ridícula. 

  • Será que a Cespe agora resolveu fazer crítica social em questão de informática? Quer dizer então que a internet não é acessível a todas as classes sociais?

    Sinceramente essa questão não tem fundamento e espero que o gabarito seja trocado

  • Essa questão esta sem logica, o texto da questão não tem nada haver com a resposta e o gabarito esta errado.

     

    Ela deveria ser anulada, pois o trexo que ele fala assim: "O cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackes ". Não deveria ser nas ações dos hackes e sim nas ações dos crackes. pois tem uma grande diferença entre os dois.

     

    Cracker: Quanto aos crackers, eles utilizam seus grandes conhecimentos em informática de forma menos honesta: quebrando (cracking) sistemas de segurança de softwares para ter alguma vantagem financeira lá na frente. Esse tipo de atividade é considerado ilegal e, por isso, os crackers são vistos como criminosos.

     

    Harcker: São aqueles indivíduos que possuem conhecimentos profundos de informática e fazem uso deles de forma positiva. Os hackers dedicam boa parte do seu tempo a conhecer e modificar softwares, hardwares e redes de computadores. Seus conhecimentos são utilizados para obter soluções de segurança, além de desenvolver novas funcionalidades no mundo da computação.

     

  • Como não amar uma banca dessa ? Além de estar atolada de fraude, agora tem essa ?

  • Letra D.

    Exitesm países que a população não tem acesso à internet e na questão ele não pede a diferença entre cracker e hacker. O foco é no tipo de contravenção que surgiu com o uso da internet.

  • A cespe querendo dar uma de justiceiro social do PT e do PSOL
  • Pelo visto, a nova do CESPE é fazer ativismo político nas questões...

     

     

  • era crack e não hackers!!!

  • A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.

    Índios, alguns têm outros não, portanto, não se pode generalizar;

    Correias;

    e outros países ditatoriais.

     

    PORÉM, crime é características dos Crackers e não dos Hackers.

     

    Questão passível de ser anulada, sem dúvidas.

  • Em nenhum momento a  letra E, afirma que a internet está acessivel em TODOS os países.

    Diz que está acessível em diversos países, o que é verdade.

     

    Discordo do gabarito

  • VOCÊ PASSOU!!!
  • Fernando Nishimura agora deu para justificar o inustificável !!! 

  • às vezes, ser ignorante é uma "benção". Forte...

  •  

    Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers.

    Entrando na área do direito penal surgiu uma nova modalidade de infração penal e não de contravenção, onde a infração é gênero ao qual é dividida em dois elementos sendo eles, crime e contravenção, o cybercrime como próprio nome já diz é crime e não contravenção, fora que o sujeito ativo ( aquele que pratica tal delito) seria o cracker e não o hacker.

  • Cracker: "(...)O termo foi criado pelos próprio hackers em torno de 1985, por estarem cansados de serem chamados de criminosos virtuais e para que os leigos e a mídia soubessem distinguí-los."

     

    ahhahahha os hackers ficaram chateados com essa questão

  • E) A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. 

     

    Está errada ao afirmar (generalizar) que todas classes sociais têm acesso à internet, na interpretação de texto fica subentendido que acessível é o uso regular da rede mundial de coputadores, o que sabemos que muitas classes sociais ainda não tem esse acesso. A título de exemplificação temos os povos da África subsariana, que em quase sua totalidade vive na extrema miséria.

  • Nunca vi o Cespe fazer distinção entre crackers e hackers!

    Hackers, para o CESPE, até agora, são criminosos virtuais.

  • Letra E sem duvida tambem esta errada, como a D, A, B, C.

    na letra E a internet não é acessivel as diversas classes sociais.

  • gabarito da questão é fora da casinha!! e pelo visto bem mal elaborada..

    PRIMEIRO porque os CRIMES cibernéticos previstos na lei 12737/12 alteram o CP, ou seja, NÃO são contravenções..

    SEGUNDO pq na questão D não foi mencionada que TODOS os países tem acesso à internet, o que não torna a alternativa incorreta...

    essa foi surreal de tão absurda..

  • Essa ai quem souber a DIFERENÇA entre HACKER e CRACKER erra, sem dúvidas. FODA

  • Vamos lá: Eu discordo da resposta pelo seguinte: 

    É certo que o indivíduo que faz coisas ilícitas na rede é um cracker e não um hacker, portanto a letra D estaria correta. mas a internet é sim acessível  às diferentes classes sociais dos mais diversos países. A alternativa não fala que são todas as classes sociais de todos os países. Concordam comigo? Se a Classe A pode e a B pode eu já posso falar que são diferentes classes sociais. Se no Brasil pode e no Japão pode eu já posso falar que é dos diferentes países. OK?

    Um abraço!

    Prof. Pablo Leonardo

    Faça parte do meu grupo de estudos pelo Whats App (31) 9 8783-1775

    Materiais gratuitos em www.estudotop.com.br

  • Banca sacana. Letra D deveria ser cracker. Pra mim a correta seria a E
  • E é a certa. Mas o gabarito diz ser a D. :D
    Erros da D: Cracker seria o correto, e não hacker. E não se limita a contravenção, podendo também ser qualificados como crime ou apenas responsabilidade civil mesmo, depende da conduta/dano feito pelo cracker.
    Alias, não vejo "cybercrime" na lei de contravenções.

  • Para mim, a resposta correta deveria ser a letra E. 

    Cespe sendo Cespe...

  • Hora o cespe usa o termo hacker como ilegal, hora usa cracker. Isso é o que mais complica na hora da prova.

    Sobre a letra "E" ;

    A internet é acessível...( está afirmando que há internet em diversos países e que várias classes socias podem acessá-la) presente do indicativo certeza. "diversos países "é diferente de "todos os países. por isso marcaria a questão como certa.

    A banca às vezes é injusta.

     

  • Com "mais diversos paises" a banca quer pegar uma amostra de paises dos quatro cantos do mundo, o que torna a questão incorreta pois sabemos que muitos paises não possuem ou têm o acesso bem limitado. Outro ponto é a questão afirmar que a internet é acessível a diferentes classes sociais porque até no Brasil existem áreas que não possuem acesso justamente por motivos econõmicos.

  • "Hacker" e diferente de "cracker"

    Pra mim a resposta seria E, mas pro cespe é D....

    eu heim!

  • que complicada essa questão!! Quando eu falo diversos não quero dizer necessariamente todos!!

  • Depois de ficar muito puto com essa questão e muito puto com o comentário do Nishimura sobre a assertiva (sim, xinguei muito..kkk), cheguei a conclusão que realmente a assertiva MENOS ERRADA é a D.

     

    Vejam só:

     

    Dizer que "A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países." é muito diferente de dizer "A Internet é acessível A diferentes classes sociais dos mais diversos países."

     

    EXPLICO: No primeiro caso a crase indica que são TODAS as classes sociais. No segundo caso, sem o artigo "as" para formar a expressão, afirma-se que diferentes classes (nāo todas) têm acesso e, desse modo, estaria correta.

     

    Pensei muito pra chegar nessa conclusão e é isso sim que justifica a resposta. 

     

    To até com dor de cabeça de tanto pensar. 

     

    Abraços.

  •  hackers são pessoas autorizadas para acessar as informações, enquanto crackers são as pessoas que não são autorizadas e logo cometem o crime????
    essa questão deveria ser anulada, não????

  • Na minha opnião "humilde" tem duas resposta essa questão,pois a letra "E" não restrigiu a pergunta não vejo erro e a "D" tambem esta correta, logo deveria ser anulada questão.....

  • Se observarmos a cartilha CERT (https://cartilha.cert.br/sobre/old/cartilha_seguranca_1.0.pdf), não encontraremos o conceito de "Cracker".

     

    Hacker é um conceito mais amplo, ou seja, Hacker pode ser considerado Cracker, mas o contrário nem sempre.

     

    Observe as passagens na cartilha:

     

    "O IRC é um programa muito utilizado por hackers para troca de informações e arquivos, por isso, todo cuidado é pouco."

     

    "Programas de troca de mensagens ficam sempre conectados a um servidor (senão não teriam como saber quem está no ar) e, como estão conectados, podem ser atacados por hackers."

     

    "Existem ainda programas de Firewall pessoal que podem ser utilizados para barrar as conexões dos hackers com os Cavalos de Tróia que possam estar instalados em seu computador. Tais programas não eliminam os Cavalos de Tróia, mas bloqueiam seu funcionamento."

     

    Resumindo:

    Cracker == Criminoso.

    Hacker == Criminoso ou não.

     

    QUESTÃO:  Ano: 2015  Banca: INSTITUTO AOCP

     

    Qual a diferença entre Cracker e Hacker?

     

    c) Cracker é o criminoso virtual que extorque pessoas usando seu conhecimento, e o Hacker quebra as senhas, códigos e sistemas de segurança por puro prazer, para mostrar que consegue. [GABARITO!]

  • Em 09/03/2018, às 03:04:16, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 22/12/2017, às 14:19:35, você respondeu a opção E.Errada!

    Tem que rir pra não chorar.. rsrs

  • Pensei assim:

    ACESSÍVEL À TODAS AS CLASSES?? e o interiorzin la do nordeste...pode ser até uma proposta em um futuro bem distanteeee....pq hoje estamos tentamos prender o LULA.

    RECURSO 1

    RECURSO 2

    RECURSO 3

    ....100.

  • Aprendi com a tia Lilia do primário que mais de um é muitos e que muitos não significa todos. Logo diversos é mais de um, que segundo a tia Lilia não significa todos.

     

    Da mesma forma diferentes classes sociais significa que algumas das classes A - B - C - D - E - F - G possuem acesso a internet e não necessariamente todas.

     

    Em fim... Concurso é concurso e a verdade somente é aquela dita pela banca... AFFF!!!

  • 152 comentários? Quem morreu?

    é óbvio que essa questão tá com gabarito errado, eu errei, e mesmo se tivesse acertado não concordaria com tamanho descaso da CESPE.

    primeiro que o cybercrime não é cometido só por hackers e segundo que diferentes classes podem ser classes A e B apenas que por si só são classes diferentes. 

    Nishimura ajuda a gente aí vc concordou com esse absurdo? 

  • Erro na escrita ,na minha opinião. O crime cybernético se da através dos crackers principalmente, não dos hackers, mas blz.

  • QUESTÃO COM PROBALBILIDADE MUITO GRANDE DE SER ANULADA, POIS NAO GENERALIZOU O MUNDO TODO, FALOU EM DIVERSOS PAISES

  • Já coloquei que não gostei do comentário do eminente Nishimura.

    Não existe qualquer justificativa que torne a assertiva E errada. 

  •  

    Juliana Maciel 

    23 de Março de 2018, às 10h38

    Útil (0)

    Pensei assim:

    ACESSÍVEL À TODAS AS CLASSES?? e o interiorzin la do nordeste...pode ser até uma proposta em um futuro bem distanteeee....pq hoje estamos tentamos prender o LULA.

    RECURSO 1

    RECURSO 2

    RECURSO 3

    ....100.

    Precisa viajar um pouco por nossas terras, está um pouco desatualizada. 

  • Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers.

     

    Contravenção ou Crime?

  • Pensei que o correto fosse usar o termo "ckaker." 

  • Cespe e sua própria doutrina ! AFF

  • Se cai uma questão dessa na minha prova eu processo o cebraspe

  • "Cybercrime" está previsto na lei de contravenções penais?? Julgava ser crime e não contravenção.

     

  • Um comentário além do conceito de Internet.

     

    São questões como estas que levantam hipóteses de "PESSOALIDADE" nas provas de concursos públicos.

     

    Eu acho muito estranho o comportamento de algumas bancas e vivemos num Brasil corrupto.

     

    EH..., esta modalidade Max Webber não conseguiu prever de patrimonialismo.

     

    Sou a favor da mudança da jurisprudência já criada, que o judiciário não pode intervir em gabaritos de bancas de concursos. 

     

    Vamos seguir em frente e que a gente conquiste nossos sonhos!!!!

  • Tem gente com Bolsa Família acessando youtube; e  até em Cuba tem Internet já, embora limitada. Questão bosta essa!

  • Se você marcou a letra D estude mais, se marcou a E parabéns, continuo firme!

  • Sei que concurseiro não tem de dar opinião sobre a resposta, o objetivo é apenas gabaritar. Mas fiquei puto com essa questão. Já vi moradores de rua com smartsphones, já vídeos de zonas de guerra no oriente médio que foram divulgados via internet...até detento tem acesso a internet.

  • Kra...considero o Fernando nishimura mestre na arte da informática....mas  dessa vez eu terei que discordar DELE e do GABARITO,afinal muitas foram as vezes que o CESPE cobrou a diferença entre HACKER e CRACKER(como demonstrado por muitos dos colegas acima..) ,dai falar q essa questão está certa é a mesma coisa que falar que outras tantas questões anteriores estão erradas....

    Apenas concordar com o gabarito numa questão dessa que está flagrantemente equivocada beira a falta de respeito com a galera que adimira o trabalho que o MESTRE tem prestado no site e fora dele.

     

    Enfim a culpa é do CESPE.

  • A letra E também está correta!!!!!!!!!!!!! Na verdade, MAIS CORRETA que a D. Como não anularam essa questão????

  • Essa questao se resolve por eliminação ou vendo qual esta menos errada. Eu ja fui pobre e posso afirmar q e bem dificil comprar um computador de 2 mil reais e manter um plano de Internet de 50 reais por mês. Graças a Deus hj nao sou mais pobre
  • Trabalho com tecnologia da informação a 18 anos e afirmo veementemente que o gabarito está INCORRETO. A definição de hacker na sua originalidade é um indivíduo que tem muitos conhecimentos técnicos e contribui para melhorias no ramo, diferente do terno cracker, que possui muito conhecimento, porém o utiliza para fins anti ético ou ilegal. Diante disso, concluo que a única questão que é uma realidade é a letra E.
  • Discordo pois cyber crime é CRIME e não contravenção,

  • o cyber crime é praticado por crackers, e não por hackers como afirma a questão.

     

    Apesar disso, fui nela pois "entendi" o que o examinador quis.

  • Esta questão deveria ser anulada. Gabarito claramente errado. A resposta E não disse que eram todos os países, muito pelo contrário. É só interpretar o texto. 

  • A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.
    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.
    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.
    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.
    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.
    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.
    Gabarito: Letra D.

  • Primeiro: Hacker diferente de cracker.

    A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. > sim O.o, todos os países do mundo possuem internet em maior ou menor escala...

    Agora o pior....

    Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime. Cybercrime é contravenção ? Alguém já leu em algum lugar isso?

    no mais, lamentável o cespe..

  • Cybercrime é contravenção desde quando no Brasil... desculpem minha ignorância mas O  MARCO CIVIL DA INTERNET (LEI n° 12.965 de 23 de abril de 2.014) não trouxe tal definição... A nova lei acrescentou dois artigos ao código penal, art.154-A e atr.154-B, o primeiro artigo citado trouxe em seu caput a descrição dos crimes de invasão de dispositivo informático que são crimes cibernéticos e nos seus parágrafos as pessoas ou entidades especificas onde a pena é agravada quando esses crimes são praticados contra tais, já no segundo artigo fala sobre a ação penal. Todavia onde está a tal citada contravenção?

    A alternativa E é a menos incorreta uma vez que a interpretação leva em consideração que é disponível a todos.... 

  • Absurdo essa questão. 

  • QUESTÃO HORRÍVEL
    D) A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.
    - ACHO QUE "DIVERSOS PAÍSES"
    - NÃO SIGNIFICA "TODOS PAÍSES"
    - E SIM VÁRIOS PAÍSES.

    A INTERNET ESTÁ PRESENTE EM MAIS DE 200 PAÍSES, ENTÃO SÃO VÁRIOS. DEVERIA SER A LETRA "E" A CORRETA.


    O POVO QUE FAZ ESSE TIPO DE QUESTÃO OU GOSTA DE BRINCAR COM A VIDA DO CARA QUE ESTUDA OU NÃO SABE B@ST... NENHUMA SOBRE O CONTEÚDO.
     

  • ABSURDO ESSE GABARITO! HACKER E CRACKER NÃO POSSUEM O MESMO SIGNIFICADO!!!

  • Bom, vamos pensar ! Primeiro não adianta concordar ou descordar. O gabarito foi esse e pronto. Quem contestou dentro do prazo que a banco deu,constetou, quem não contestou, não contesta mais ! E segundo, o questionamento: "A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países." Será ? 

    Na última década ocorreu uma explosão no acesso à internet nos domicílios brasileiros. Entre 2005 e 2015, o número de casas conectadas saltou de 7,2 milhões para 39,3 milhões, um aumento de cerca de 446% no período, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (22) pelo IBGE.

    Apesar de o cenário ter melhorado, o acesso ainda é baixo no Brasil. Em 2005, 13,6% dos domicílios do país tinham conexão, mas foi apenas em 2014 que mais da metade das casas do país passaram a ter acesso à web, quando o índice chegou a 54,9%.

    O dado mais recente, que se refere ao ano passado, mostra que 57,8% dos domicílios possuem acesso à internet. Apesar de ser um grande salto na comparação a longo prazo, o número é pequeno em comparação a outros países do mundo.

    Segundo a pesquisa internacional ICT Facts and Figures 2016, realizada pela ITU, a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para tecnologias da informação, a penetração da internet nos domicílios de países desenvolvidos é de cerca de 83,8%. O índice chega a 64,4% nas Américas e a 84% na Europa.

    fonte: https://exame.abril.com.br/brasil/apesar-de-expansao-acesso-a-internet-no-brasil-ainda-e-baixo/

  • Contravenção? Na onde?

  • ESSA QUESTÃO É ---D--- CESPE FDP

  • Contravenção? Hacker? correto seriaCRACKER !!!!!!!!!!!! Não existe essa letra ( D)
  • Questão passível de anulação. 

  • Quem acertou precisa estudar mais 

  • errei e vou continuar errando

  • Questão de informática com atualidades rs, a letra D é a menos errada. A letra E é muito forçada, quando fala em acesso em diferentes classes sociais.

  • nova modalidade de contravençao? a banca equiparou contravençoes a cimes?

  • Um comentário que não me agrada é o do inconformismo do tipo: "Quem acertou precisa estudar mais".

     

    Ora, o examinador precisa estudar mais também então.

     

    A dúvida pairou sobre as assertivas D e E. Contudo, a questão é clara. Não se pode assinalar a assertiva E, pois é notório o fato de que a internet não está disseminada em todo o globo, seja porque há Governos ditatoriais que a restringem, seja porque a situação de penúria de alguns locais impõe outras prioridades,etc.

     

    A assertiva D, por sua vez, está indubutavelmente correta. A prova é de informática, não de direito penal, logo contravenção está sendo usada no seu sentido literal, isto é, violação/transgressão, e não de infração a que é comida pena de prisão simples...

     

    A única possível discórdia seria em: hacker x cracker. O que é irrelevante, uma vez que este é aquele desvirtuado.

  • Assertiva correta E

    A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

     

    Estaria errada da seguinte forma: A internet é acessível à todas as classes sociais em todos os países no mundo.

     

    Quanto a alternatida D:  Cybercrime não é contravenção e há diferença entre cracker e hacker.

  • Não perca tempo com essa questão.... vai para próxima que essa merda não agrega nada...

  • Eu ein!

  • Além da confusão entre cracker e hacker, a banca colocou no mesmo saco crime e contravenção... eu não sabia a diferença de hacker e cracker mas tinha certeza que crime não é contravenção 

  • Crime informático, Crime cibernético, e-crime, Cibercrime (Cybercrime em inglês), crime eletrônico ou crime digital são termos utilizados para se referir a toda a atividade onde um computador ou uma rede de computadores é utilizada como uma ferramenta, uma base de ataque ou como meio de crime.

     

    Este crime pode ser promovido de diversas maneiras: disseminação de vírus que coletam e-mails para venda de mailing; distribuição material pornográfico (em especial infantil); fraudes bancárias; violação de propriedade intelectual e direitos conexos ou mera invasão de sites para deixar mensagens difamatórias como forma de insulto a outras pessoas.

     

    O termo "cibercrime" surgiu depois de uma reunião, em Lyon, na França, de um subgrupo das nações do G8, que analisou e discutiu os crimes promovidos via aparelhos eletrônicos ou pela disseminação de informações para a internet. Isso aconteceu no final da década de 90, período em que Internet se expandia pelos países da América do Norte.

     

     

    No nosso ordenamento jurídico já temos a existência da legislação para ser aplicada quanto ocorrer tais crimes, mas na realidade o ordenamento jurídico brasileiro não se mostra totalmente eficaz para proteger aqueles que utilizam a internet e os demais meios tecnológicos.

    Exemplos: LEI CAROLINA DIECKMANN (LEI N°12.737 de 30 de NOVEMBRO de 2.012) e MARCO CIVIL DA INTERNET (LEI n° 12.965 de 23 de abril de 2.014)

  • Percebi que a Cespe só diferencia cracker e hacker quando está comparando os dois. De outra forma, se o termo estiver sozinho na assertiva é considerado a mesma coisa.

  • Sabemos que a CESPE cobra como noções de informática e também para área de TI os termos Hacker e Cracker. Hacker poderia ser usado como termo geral sabendo-se que existem os termos Blackhat, Whitehat, Grayhat, Pheaker, etc. que não caberia nessa questão para validar como certa, como dito na primeira frase, esses termos NÃO são cobrados. 

    Adicionalmente, Cibercrime, conforme a Lei 12737 (Dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos; altera o Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal; e dá outras providências) É CRIME e não contravenção como mencionado.

    Dois erros na assertiva.

     

    Já a letra E, em vista do português, não está dizendo que todas as classes e todos os países, ela diz que "a internet é acessível por VÁRIAS classes sociais e em VÁRIOS países" (VÁRIOS são muitos, mas não todos).

    A única opção que podemos marcar como certa, deveria ser a letra E.  

  • Hesitei em marcar a alternantiva correta devido às palavras contravenção e crime, usadas como sinônimos. 

  • Olhando os trocentos comentários a respeito do gabarito, achei um comentário (bem antigo) que considero bastante relevante:

     

     

    Dizer que "A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países." é muito diferente de dizer "A Internet é acessível A diferentes classes sociais dos mais diversos países."

     

    EXPLICO: No primeiro caso a crase indica que são TODAS as classes sociais. No segundo caso, sem o artigo "as" para formar a expressão, afirma-se que diferentes classes (nāo todas) têm acesso e, desse modo, estaria correta.

     

    Também marquei assertiva E, mas o comentário do colega, acima, foi bem esclarecedor para mim.

  • Absurdo esse gabarito. Contravenção é diferente de crime, e hacker é diferente de cracker.

  • Pessoal, um Cracker é um Hacker do mal. Nem todos Hackers são Crackers, mas todos Crackers são Hackers.

  • Não tem que ficar quebrando a cabeça, a questão foi muito mau formulada e pronto. A alternativa "E" não está errada assim como a alternativa "D" também não

  • A meu ver a questão está errada, pois a palavra hackers foi usada de forma equivocada, está generalizando o termo.

    É o mesmo que comparar um ladrão com um policial, ambos armados, porém, o ladrão irá usar a arma para o mal e o policial para o bem. Simples assim!

  • Com todo respeito, o criador dessa questão não sabe a diferença entre CONTRAVENÇÃO e CRIME.

  • Questão Muito mal elaborada pela banca. Deveria SIM ser ANULADA. Questão digna de anulação.

  • Ola amigos concurseiros.

    Prestem bastante atenção nessa explicação e depois percebam que a letra D estava realmente errada.


    Significado de Hacker O que é um Hacker:

    Hacker é uma palavra em inglês do âmbito da informática que indica uma pessoa que possui interesse e um bom conhecimento nessa área, sendo capaz de fazer hack (uma modificação) em algum sistema informático.

    Em inglês, a palavra hack é um verbo que significa cortar alguma coisa de forma irregular ou grosseira. Assim, a partir da década de 50 do século XX, a palavra hack começou a ser usada para designar uma alteração inteligente em alguma máquina. Mais tarde, este termo passou a ser usado exclusivamente no âmbito da programação informática.

    Alguns hackers são contratados por grandes empresas para testarem a segurança dos seus sistemas informáticos. Dessa forma, os hackers tentam entrar no sistema, descobrindo as suas fragilidades para melhorar a segurança e prevenir futuros ataques.

    Existem vários sites com tutoriais e programas que podem ser utilizados para hackear (ou raquear, dito de forma aportuguesada) computadores, descobrir senhas de acesso de Wi-Fi, contas de e-mail, etc.


    Fonte: https://www.significados.com.br/hacker/

  • Fui na E e tomei no Zói.

  • a primeira q eu eliminei foi a "E"

  • Só porque o CESPE quer é que um Cybercrime só pode ser cometido por um Hacker.

  • Gabarito Letra D, EU DISCORDO!!!

    Hacker e cracker  possuem significados bastante opostos no mundo da tecnologia.

    Hackers são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas ou adaptando as antigas.

    Cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança.

    A letra "E" deveria ser o gabarito da questão. Não encontro explicação plausível para que esteja errada.

     

  • Sou só eu que Discordo do termo CONTRAVENÇÃO???? alem dos demais erros, já citados pelos colegas...



    Lei Carolina Dieckmann é como ficou conhecida aLei Brasileira 12.737/2012, sancionada em 30 de novembro de 2012 pela ex presidente Dilma Rousseff, que promoveu alterações no Código Penal Brasileiro (Decreto-Lei 2.848 de 7 de dezembro de 1940), tipificando os chamados delitos ou crimes informáticos.



    Se é crime é crime..... se é contravenção é outra coisa....

  • Ai você começa a estudar as questões da cespe e vem isso, você fala nossa, tranquilo né!? Ai vem a PF te estuprando, você sai de lá nem sabe seu nome.

  • Creio que todas alternativas estão incorretas.


    D) Existe uma diferença entre hacker e cracker, sendo os últimos os responsáveis pelos cybercrimes.


    E) Diversas classes sociais em diversos países têm acesso a internet, de fato. Porém existem classes sociais que não têm acesso à internet. Pegando a literalidade do que está escrito, pode-se compreender que todas pessoas do mundo tem acesso à internet.

  • Creio que todas alternativas estão incorretas.


    D) Existe uma diferença entre hacker e cracker, sendo os últimos os responsáveis pelos cybercrimes.


    E) Diversas classes sociais em diversos países têm acesso a internet, de fato. Porém existem classes sociais que não têm acesso à internet. Pegando a literalidade do que está escrito, pode-se compreender que todas pessoas do mundo tem acesso à internet.

  • NÃO PODE SER A LETRA D, POIS HÁ DIFERENTE ENTRE HACHERS E CRACKERS.

  • Hackers ou crackers? Deve ter sido anulada essa..... não tem como
  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.


    Será mesmo? será que os africanos possuem acesso irrestrito?

    Creio que não, pois estes têm mal o alimento quanto mais a internet.

  • Eu errei porque em outras questões o CESPE diferencia HACKER de CRACKER.

  • Resposta certa letra E.. Se faço a prova e não anulam isso recorro até ao STF...

    A internet está presente do congo até a antardida... Até pinguim, índio e tribos isoladas tem acesso à internet. Está sim presente das mais diversas classes sociais e países. A regra é todos terem acesso, as exceções são lugares extremamente isolados ou países com regime ditatorial (coréia do norte). Mas, repetindo, são exceções.

  • Um cracker comete Crimes/Delitos ou Contravenções?

  • Fui na menos errada!

    A 'e' é a mais errada kkkkk

    Vai lá no interior do interior e vê se tem internet lá

    Coreia do Norte, quase ninguém tem acesso

  • Deveria ser anulada!


    Hacker não comete crime!



    e a internet está disponível para todas as classes

    Resposta certa deveria ser a letra 'E'

  • Essa questão foi muito mal elaborada. Discordo do gabarito, pra mim seria a letra E a "menos errada", pois esse conceito da letra D diz respeito ao Cracker. Complicado viu.

  • Salvo engano, Cibercrimes são CRIMES, e não contravenções.

    Além disso, a própria banca já cobrou diferenças entre Hacker e Cracker. É pacífico na ciência da computação de a atividade Hacker não se destina a fins criminosos.


    Quanto a letra E: Sim, a internet é ACESSÍVEL nos locais citados e o fato deter um ou outro canto do mundo onde não exista internet não significa que a alternativa está invalidada.


    Peço desculpas aos fãs do professor que comentou essa questão, mas seu comentário aparenta ter apenas objetivo de convergir com o gabarito dado pelo CESPE.

  • Mathemátik Math disse tudoo!! concordo com vc.

  • Em 19/01/19 às 14:29, você respondeu a opção E.!


    Em 01/12/18 às 14:57, você respondeu a opção E.!


    Como a Cespe já cobrou a diferença entre Cracker e Hacker, pode-se perceber que ela não possui um posicionamento. Portanto, como sei a diferença de Cracker e Hacker,continuarei errando essa questão.


    #FaltaDeRespeitoComConcurseiros.

  • Não concordo do porquê da alternativa D não ser o gabarito. até porque a questão falou de "diversos países" e de "diversas classes sociais". ela não falou "todos os países" e nem todas as "classes sociais"..

    Não concordo com a explicação do professor

  • No dia que esse Nishimura tiver peito pra contestar um gabarito da Cespe, eu mudo de nome. O cara só concorda com tudo, fica justificando os erros da banca e fica com essas baboseiras de "restrição sinal de erro.."

  • Nesse tipo de questão é preciso pensar como um esquerdola... fi k di k

  • No meu ponto de vista:

    A "E)" está errada porque dá a entender que TODAS as classes sociais teriam acesso a internet, nos mais variados países. Dizer que "todas as classes sociais têm acesso" estaria errado.

  • A cespe parece não ter parâmetro. Há uma diferença entre hacker e cracker

  • Quem acertou essa questão precisa estudar mais!

  • Fiquei entre a letra D e E, mas acabei marcando a letra E. Não tem como dizer que a letra E está errada. sobre a letra D, conforme os colegas afirmaram, ainda há questionamentos. Assim, o gabarito deveria ter sido alterado.

    Êta Cespe!

  • Considerei a D erra pelo termo Hacker, no caso deveria ser Cracker. E a letra E não está totalmente errada

  • Alternativa E

    É a nova forma CESPE de Português.... interpretação da banca em questão objetiva....

    Não há nenhuma palavra que permita afirmar que se referia a todas as classes e todos os países...

    Diferentes e diversos é sinonimo de variação e não de totalidade.

  • Para mim está ERRADO: Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers.

    Cybercrime não é CONTRAVENÇÃO PENAL, isto é, crime é diferente de contravenção.

    Hacker é diferente de cracker

    Hacker usa o conhecimento para o bem;

    Cracker usa o conhecimento para o mal.

  • acho que a E tá errada porque em muitos países (china por exemplo) a internet global é extremamente restrita.

  • A alternativa que mais faz sentido é a D, apesar de usar o termo incorreto ''hacker'', pois o mais certo seria ''cracker (termo criado em 1985 por hackers em defesa contra o uso jornalístico pejorativo do termo "hacker").

    Cracker: Cracker [cráquer] é o termo usado para designar o indivíduo que pratica a quebra de um sistema de segurança de forma ilegal ou sem ética.

    Em informática, hacker: é um indivíduo que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores.

    Fonte: Wikipédia

    Erro da E) Obviamente que há países e diferentes classes sociais sem acesso à internet ainda.

    Questão passível de anulação, tendo em vista que não há nenhuma alternativa integralmente correta.

  • Essa, quem não estuda acertou.

  • CESPE, além de induzir a erro de interpretação, não diferencia "cracker" de "hacker"

  • É o tipo de questão que a gente erra e segue em frente, não adianta ficar batendo cabeça, se estressado com a banca pois a questão está claramente errada, todo concurseiro sabe o básico na segurança da informação da diferença entre CRACKER e HACKER.

  • não são hackers e sim crakers

  • se é cybercrime como é contravenção ??? se o próprio nome qualifica como crime !??!?!

  • Essa questões é um insulto a quem estuda... Não tem fundamento da Letra D está correta (crime e contravenção são coisas diferentes) . E a justificativa do erro da letra E não consigo engolir. Diversos países tem acesso a internet sim e nas diferentes classes sociais (A questão não generaliza dizendo que é em "todos" os países... como estão justificando alguns professores) . Lamentável essa questão.

  • questão ruim

  • Qual o erro da letra E?? A afirmativa não generalizou para "todos os países"

    E hacker é diferente de cracker, conforme os colegas já falaram.

    Cespe sendo Cespe...

  • A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.

    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.

    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.

    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.

    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.

    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.

    Gabarito: Letra D.

  • todo cracker é hacker, mas nem todo hacker é cracker. Só isso.

  • Uma questão dessas é uma falta de respeito com quem estuda, sinceramente. Em nenhum momento na letra E dizia (ou se subtendia) que era em relação a todos os países. Cybercrime é CRIME, e não contravenção penal! São duas coisas completamente diferentes. Além do mais, hacker e cracker, por mais que estejam em um mesmo nicho, possuem atribuições diferentes a depender do contexto em que está inserido.

    Questão com diversos erros e interpretações dúbias e não foi anulada. É uma vergonha isso.

  • Próxima....

  • é Acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos país

    EUA, Inglaterra, Brasil, China.

    basta esses: para eu ter diversos países e diversas classes

    O examinador da Cespe faltou na aula de Raciocínio Lógico só pode.

  • Questão mal formulada, o certo seria ''cracker''

  • Questão mal formulada, o certo seria ''cracker''

  • E está correta por ser ampla. e a D usa hacker no lugar de cracker.

  • discodo plenamente do gabarito. fui logo na alternativa E,mas o cespe,sendo cespe, diz que não,que é a D.

    qual é o erro da letra E, A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial? não é isso que a alternativa diz. Ela menciona que a Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. UAI!!! isso é fato. Pode não ser acessivel a toda classe.

  • EM SUMA:

    Alternativa D - Hacker não é Craker e Cybercrime não é Cyber"contravention"

    Alternativa E - A Internet hoje já é acessível a uma ampla diversidade de segmentos sociais (faz tempo já, hein)

    Questão errada do ponto de vista Jurídico e Sociológico.

  • EM SUMA:

    Alternativa D - Hacker não é Craker e Cybercrime não é Cyber"contravention"

    Alternativa E - A Internet hoje já é acessível a uma diversidade razoável de segmentos sociais (faz tempo já, hein)

    Questão errada do ponto de vista Jurídico e Sociológico.

  • Não é mal formulada. É para prefeituras. Cansado de ver questões assim pra prefeituras para uma galera errar e entrar alguém que sabe o que marcar previamente. Infelizmente, o que mais existe é gente que passou com treta em prefeituras.

  • Questão com mais de 250 comentários, nem leva em conta. Fico triste vendo com banca renomada fazendo questões assim kkkkk. A meu ver a alternativa 'E' não está errada, porque ele fala que está as mais diversas blabla momento nenhum falou que está PARA TODAS... e outra a opção dada com certo se é contravenção por o nome é CyberCRIME? deveria ser cybercontravenção... Brincadeiras a parte. Fica o aprendizado.

    OBS: aos colegas falando sobre hacker e cracker um bom outro mal polêmico, não pensem assim. Nem os próríos gostam do termo. Ambos podem ser usado para o bem ou para o mal. A diferença que na realidade nem existe na maioria dos casos é que hacker são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores e cracker termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança, logo falar que um é do bem e outro é do mal É BEM SUBJETIVO.

  • Só HACKERS que cometem crimes na internet kkkk

  • Mesmo que a banca CESPE não faça distinção entre hacker e cracker não dá para aceitar que essa alternativa D esteja correta. Qualquer pessoa que utilize a rede para meios ilícitos (difamação, pedofilia, racismo etc..), estaria cometendo um crime virtual, sem necessariamente ser um hacker para incumbir-se de tal prática.

  • Pessoal, talvez o erro da letra E seja o fato de que nem todos os países têm acesso à internet..

  • Hacker não atua em Cybercrimes, isso quem faz é o Ckacker.

  • Estamos no Século XXI, e o acesso à internet está disseminado em todas as classes sociais sim, questão com 2 gabaritos corretos, merece anulação.

  • Com certeza o examinado não sabe a diferença de crime e contravenção. Só gostaria de saber qual lei define a contravenção de cybercrime.

  • Cybercrime não é modalidade de contravenção, mas de infração penal. Esta é gênero, da qual são espécies o crime e a contravenção, que possuem conceitos distintos.

  • Não seriam os Ckackers????????

  • SUBJETIVISMO PURO

  • QCONCURSO, melhore os professores que comentam questões de informatica. Porque desse jeito não dá!!

  • Discordo pelo mesmo ponto de vista do @thomas shelby. Tem uma diferença entre Hacker" e "cracker"

  • Gabarito: Letra F

    Nenhum alternativa correta.

  • Qc chama o Prof Renato Mafra para comentar as questões de informática !!!!!!

  • Cespe sendo Cespe.

    Típica questão na qual quem sabe a diferença de crackers x hackers, erra!

  • De fato, a questão deveria ser anulada.

    A alternativa "E" não disse que TODOS os países possuem acesso a internet considerando as diversas classes sociais. Os colegas que estão justificando com esse argumento, estão totalmente equivocados.

    Quanto a letra D: vai lá realizar cybercrimes e ver se uma "contravenção" é que será imputada a você.

    Questão muito ruim do CESPE.

  • O Cespe foi infeliz ao criar essa questão

    .

    A) As informações pessoais disponibilizadas na Internet são de domínio privado e seu acesso por aplicativos é proibido.

    Alternativa absurda.

    .

    B) A Internet, embora tenha impactado as relações sociais, manteve inalteradas as formas de consumo.

    Alternativa absurda.

    .

    C) A utilidade da Internet à pesquisa é restrita, por causa da quantidade de informações falsas disponibilizadas na rede.

    Alternativa absurda.

    .

    D) Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers.

    Dois erros técnicos: contravenção e hackers.

    .

    E) A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    Alternativa altamente subjetiva. Mesmo a alternativa não sendo restritiva, por não trazer a ideia de totalidade, a banca a considerou como incorreta.

  • "Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers."

    Definitivamente o examinador não sabe a diferença entre contravenção e crime..

  • POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, a internet até a data da questão não era acessível em todos os países e classes.

    Vários países socialistas não deixavam o povo ter acesso à internet. Como é o caso de Cuba, Coreia do norte e alguns países socialistas africanos.

  • Quem sabe direito penal errou essa questão rsrs.... Afinal cyberCRIME é CRIME, oras..... então é errado dizer que cyberCRIMES são CONTRAVENÇÕES

  • Quem marcou a letra E, parabéns!

    Letra D tem 2 erros.

    Na alternativa "E", a questão não disse que TODOS os países possuem acesso a internet considerando as diversas classes sociais. Ele só disse que o acesso é dado tanto para pobre quanto para rico, isso não significa que algum pobre ou algum rico não tenha INTERNET.

    Portanto,

    A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    CORRETA.

  • Maldita hora pra saber a diferença entre cracker e hacker

  • TEM GENTE QUE TENTA JUSTIFICAR A QUESTÃO AINDA!

    É COMO DIZ O MESTRE ALEXANDRE SOARES: " DE TANTO JUSTIFICAR, O EXAMINADOR FAZ O QUE QUISER COM OS CONCURSEIROS".

    ESTÁ ERRADA E PRONTO ! O GABARITO MAIS " CORRETO" SERIA A LETRA E

  • Nunca que a internet é acessível pra geral.

    Mas poderia anular por causa do uso "generalizador" do conceito de Hacker, seria Cracker.

  • GAB:E na minha opinião. Não há explicação para outro gabarito sem ser a letra E. Misturaram hacker com cracker, crime com contravenção, toda errada a letra D.

    Pense:

    a internet é acessível às diferentes classes sociais; (sim) -> rico e pobre.

    dos mais diversos países.(sim)

    Em nenhum momento ela diz que a internet é acessível a todos. Então cadê o erro?

    Sem contar que cyber crime é crime, e não contravenção, levando em conta o direito penal a (D) já estaria errada kkkk.

  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    CLARO QUE NÃO !!

    Pensem nas classes pobres . pensa@Porr@

  • TEM GENTE QUE TENTA JUSTIFICAR A QUESTÃO AINDA!

    É COMO DIZ O MESTRE ALEXANDRE SOARES: " DE TANTO JUSTIFICAR, O EXAMINADOR FAZ O QUE QUISER COM OS CONCURSEIROS".

    ESTÁ ERRADA E PRONTO ! O GABARITO MAIS " CORRETO" SERIA A LETRA E

  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    A Letra E não restringiu, não disse que todos os países tem acesso a internet, ela disse que vários países tem acesso o que é uma verdade. O comentário do professor não ajudou em nada.

  • Parece que o ''professor'' de informática do QC não aprende a diferença de "Hacker" e "cracker"

  • Para cometer um cybercrime precisa ser um hacker? Oi? Quem tenta justificar essa questão é tão desonesto como a banca! Ainda teve comentário que falou "Ah, mas pobre não acessa a internet" em nenhum momento a alternativa E restringiu dizendo que TODAS AS CAMADAS SOCIAIS DE TODOS OS PAÍSES tem acesso. Se fosse uma questão de C/E com certeza a letra E seria considerada como Certa

  • Gente, e a diferença entre HACKER e CRACKER? A banca não levou em conta?

  • GABARITO: D

    Discordo do gabarito por 2 motivos

    1= A banca usou hacker com o sinônimo de cracker. Além de não ser sinônimo, isso é um grande problema p/ quem estuda para concursos da cespe! Ela mudou o entendimento ou apenas usou um outro entendimento para essa prova?

    2 = Por eliminação, a letra E seria a mais correta. Realmente um dos ideais da internet é ser o mais acessível possível a pessoas das mais diferentes classes sociais e regiões geográficas do mundo.

  • discorco com a alternativa pelo simpes fato de que cybercrime pode ser cometido por qualquer pessoa que tenha um bom domínio na internet, não sendo só um hacker.
  • Quem sabe a matéria errou. Quem não sabe a diferença entre CRACKER E HACKER, acertou a questão. CESPE SENDO CESPE

  • PERFEITA A COLOCAÇÃO DO COMENTÁRIO DO AMIGO ADMILSON GOBI JUNIOR.

  • Quem conhecer a perfeita diferença entre HACKER E CRACKER NESSA QUESTÃO O CESPE FUDEU COM ESSE CONHECIMENTO

  • Mais alguem marcou a Letra E ????

  • mais alguém respondeu levando em consideração que contravenção é diferente de crime? errei =/

  • Quando há duas respostas certas fica difícil. CESPE sempre Inovando...... Não há justificativa fundada para que a letra E não esteja correta.

    Ela não traz palavras delimitadoras.

  • Rapaziada viajando na questão...... Prestem atenção:. "Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers."

    Hacker,de forma resumida,seria aquele que invade sua máquina com o desígnio de testar seu conhecimento.Quando partimos desse pressuposto, podemos chegar,assim, a uma conclusão: se o hacker invade seu PC,LOGO,ele comete crime, ou seja, a advinda da Net trouxe novos modalidade de cybercrimes!!!

    INSTA: gabriel_oli1

    18 anos e rumo à aprovação!

  • Seria justo e necessário, o cespe Cebraspe ter utilizado o termo “Cracker” e não “Hacker” ou ter destrinchado mais a explicação.

  • Hackers não necessariamente são criminosos, a questão deveria ser anulada.

  • LETRA D

  • ITEM D

  • Gabarito letra E.

    Uma vez que a banca não restringiu.

    A internet está difundida em que vários países e classes sociais distintas, tem acesso a internet.

    Já a letra D está errada, pois crack é malicoso, enquanto rack nem sempre é usado nesse sentido.

    Por fim a banca deu como D correta.

    Discordo totalmente!

  • Pessoal, não tentem discutir com a banca, adaptem-se.

    Para a CESPE/CEBRASPE:

    Trojan = vírus

    Haker = são indivíduos que atual com fins maliciosos

    Eu discordo dos dois conceitos, mas não quero entrar em debate teórico com a banca, apenas acertar questões.

  • Questão tosca!!! Tudo de ruim desaba nas costas do hacker; e sabemos que não é bem assim!!!

  • Estou bem feliz por ter errado esta questão. rs

  • Quem errou acertou, quem acertou errou

    #PAZ

  • Questão horrível.

    1 - ENTAO QUER DIZER QUE A INTERNET NÃO É ACESSÍVEL ÀS MAIS DIVERSAS CLASSES SOCIAIS DOS MAIS DIVERSOS PAÍSES ?

    2 - A BANCA USOU HACKER (ERRONEAMENTE) NO LUGAR DE CRACKER !!!

  • Questão de cunho subjetivo...

  • Primeiramente, a letra E não se refere a todos os países, e sim a diversos (noções bem diferentes). Segundo, não há contravenção envolvendo cybercrimes. Na verdade, existem CRIMES tipificados na legislação brasileira. A primeira dessas leis é a dos Crimes Cibernéticos (12.737/2012), conhecida como Lei Carolina Dieckmann que introduziu o artigo 154-A no CP. Péssimo gabarito!

  • Levei até um susto vendo a quantidade de comentários. Qualquer um com um Q.I de 3 dígitos consegue ver que só tem uma resposta certa.

  • palhaçada!!!

  • Responda aí você que ACERTOU ou você que ERROU:

    QUAL A DIFERENÇA ENTRE HACKER E CRACKER ?

  • A resposta D nao pode ser correta. Pq quem comete crimes são os crakers. Um haker é meramente im sidação comum que esta na beirada entre o ''bem e o mal''.

  • PARA QUEM TEVE DÚVIDA NA LETRA E)

    E)- " Ainda hoje, por ex. no continente africano existem dezenas de países que não possuem internet. Ou seja, em muitos locais a internet ainda é muito elitizada, eu posso dizer que no Brasil houve uma expansão muito grande da internet, isso fazia parte dos programas crescimento do desenvolvimento brasileiro. Mas, ainda em alguns locais a internet é elitizada, não é acessível por todos. "

    RESPOSTA EM VIDEOAULA DO PROF. RENATO DA COSTA - ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • Questão altamente incoerente. A ação de hackers não pode ser generalizada como maliciosa.

  • questão mal elaborada

  • Fiquei em dúvida entre as alternativas D e E, pois os crimes são cometidos pelos CRACKERS e não pelos HACKERS, logo a alternativa correta seria a E. Mas conhecendo a "filha-da-putagem" da banca marquei a D kkkkk

  • Essa vai para o meu caderno de "MERDAS DO CESPE"

  • quem elaborou essa questão não transa

  • ACESSÍVEL A DIFERENTES CLASSES SOCIAIS # NÃO PODE SER ACESSÍVEL SE 46 MILHÕES DE PESSOAS SÓ NO BRASIL NÃO TEM ACESSO.

    25% dos brasileiros não têm acesso à internet, aponta pesquisa. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (29) uma pesquisa que aponta que 25% (ou um em cada quatro) dos brasileiros não têm acesso à internet. Em números totais, isso representa 46 milhões de pessoas.

    https://canaltech.com.br/internet/25-dos-brasileiros-nao-tem-acesso-a-internet-aponta-pesquisa-164107/#:~:text=25%25%20dos%20brasileiros%20n%C3%A3o%20t%C3%AAm%20acesso%20%C3%A0%20internet%2C%20aponta%20pesquisa,-Por%20Rui%20Maciel&text=O%20Instituto%20Brasileiro%20de%20Geografia,representa%2046%20milh%C3%B5es%20de%20pessoas.

  • Isso que dá botar um sociólogo ativista dos direitos humanos pra fazer questão de Tecnologia da Informação...

  • Como exigir aprofundamento técnico do candidato se, na hora da prova, as questões vêm com uma superficialidade dessas?

  • Como exigir aprofundamento técnico do candidato se, na hora da prova, as questões vêm com uma superficialidade dessas?

  • Hoje em dia falar que tem países que não tem acesso a internet francamente parece absurdo, pode até ter alguns com acesso restrito ou limitado, mas garantir que não existe essa opção é viajar na maionese.

  • O correto seria Cracker, não hacker, essa questão deveria ser anulada

  • Como as questões da Cespe são interdisciplinares, o termo contravenção estaria errado, pois essa nova modalidade de infração é tida como delito, e a outra questão é da utilização do termo hacker como criminoso.

  • Quem errou acertou, quem acertou errou

  • questao lixo

    obvio que a internet esta acessivel em diversos países para diferentes classes sociais.

  • nem toda classe tem acesso a internet.

    a letra D estaria mais correta se o termo hacker fosse trocado por cracker, mas segue o baile.

  • uma nova modalidade de Contravenção == CyberCrime???

    Hacker???? PQP!!!!!!

  • as pessoas confundem ética com responsabilidade penal. os hackers podem até serem bonzinhos, mas ainda assim devem responder perante a justiça, se acionada.

    já a E está claramente errada.

  • É um "crime ou uma contravenção" penal!

  • Pobres pode ter acesso a Internet. O cadastro do auxílio emergencial foi feito de forma virtual, o que demonstra o quão acessível é a Internet hoje. Acessar a Internet para imprimir algum material numa lan houve costuma ser até gratuito. Ademais, em momento algum a questão citou "todas as classes sociais", o que n torna a assertiva falsa caso alguma classe não possua acesso. Mas segue o jogo...

  • Resolvendo uma a uma:

    a) Errada. A Internet é a rede mundial de computadores que tem como característica ser pública. Além disso,

    seu acesso é realizado através dos navegadores web, que são aplicativos.

    b) Errada. Os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo.

    c) Errada. A pesquisa na Internet é um dos principais meios para se obter informações.

    d) Correta Essa questão é uma pegadinha do CESPE que faz uma confusão em relação à definição de hacker e

    cracker, pois não faz distinção entre as duas palavras, utilizando apenas hacker para definir o indivíduo que invade sistemas, seja para benefício ou maleficio.

    e) Errada. Não concordo com a resposta, já que a expressão "dos mais diversos países" não é sinônimo de "todos os países", porém, a explicação da CESPE foi que apesar de estar acessível as diferentes classes, sabemos que nem todos os países possuem esse acesso.

  • caraca, a D tá ok mas a E está mais ainda. Hoje em dia qualquer pobre tem whts caramba. hehe

  • Quem estuda direito penal errou essa questão.

  • "diversos paises " pode ser 10 paises ou 5 paises ou 100 paises...

    "Diferentes classes" pode ser classe media e alta..

    A Banca vacilou e não tem explicação. Tomara q nao tenha uma questão dessa nas proximas provas..

  • com certeza entraria com recurso, e o pior é o comentário do professor !

    o professor se mostra totalmente fora da realidade mundial e deu uma resposta muito imperativa ao raciocínio da questão, gostaria que ele apresentasse qual o lugar do mundo que não existe rede mundial de computadores no mundo pois ao dizer: "...existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial." ele generalizou totalmente todo o Mundo.. existe um lugar onde a rede mundial corresponde apenas a 0,9% da população que é no Timor-Leste mas, não e totalmente! e o interessante e que atinge as até essa camada "pobre" do mundo!

  • pra começo de conversa, não é contravenção e sim crime. Além disso a forma como colocaram hacker e cracker tá errada

  • Não é contravenção!

    É crime! já tá errado por ai

  • Se um território for considerado País, então há governo. Se há governo, há internet SIM, seja qual for a classe social. Qual país que não usa internet? Se comunica com pombo correio, por mensageiro à cavalo?

  • Esta questão é daquelas que reviram o estômago, que faz o candidato perder a paciência com a banca. Data venia aos que pensam diferente, os(as) senhores(as) estão equivocados(as).

    1- Contravenção não é Crime;

    2- A letra E não disse que TODAS as classes sociais têm acesso nem que isso ocorre em TODOS os países, de maneira que a alternativa é de longe a mais correta;

    3- Nishimura já foi melhor nos comentários, não sei como ele conseguiu defender a banca nessa questão.

  • Questão toda errada!!! E parece que não foi anulada.

    Não é contravenção.

    154-A do CP. Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.

    E os outros colegas já responderam acerca do hacker x cracker.

  • Além dos erros destacados, o conceito de Hacker está equivocado.

  • Questão amadora! Dois erros, e não foi anulada Cespe??

    1° Não é Contravenção

    2° O termo correto não é hacker

  • Se quer deixar a alternativa E errada, teria que trocar o DIVERSOS por TODOS!

    Ou a internet só está acessível a 2 países???

    Pra fazer uma pegadinha, primeiro tem que aprender a diferença entre restrição e generalização..

    Examinador desgraçado!!!

  • contravenção e cyberCrime, ao pé da letra não estaria correto, mas é o que sobrou! kkkk

  • Quanto ao termo, se a banca quiser usar o termo hacker para definir os maus, em vez de usar cracker ela pode...Para cespe vale o contexto e não o termo em si..

  • Hoje, não só hackers ou crackers realizam crimes e contravenções cibernéticas, pois hoje crimes como o de injúria acontece no ambiente virtual por pessoas que não se encaixam em nenhum dos dois conceitos.

  • Não seria Crackers ?

  • Buscando um pouco mais, encontrei que há sim países completamente desconectados...

    "De acordo com uma pesquisa realizada pelo projeto GEONET da Universidade de Oxford há 28 países desconectados, esse grupo de países fazem parte do chamado Arquipélago da Desconexão segundo a pesquisa"

    https://pt.linkfang.org/wiki/Acesso_%C3%A0_internet

    "O projeto GEONET, iniciativa da Universidade de Oxford, no Reino Unido, identificou que nosso planeta possui um Arquipélago de Desconexão, representado por 28 países, identificados nas áreas laranjas e amarelas do mapa abaixo. A maioria das regiões completamente sem acesso à rede estão no continente Africano, na parte sul do deserto do Saara. Mas também foram destacados territórios em que a web tem penetração inferior a 10% da população. Os dados representam o ano de 2013, não muito longe do que vivemos atualmente."

    https://www.purebreak.com.br/noticias/paises-desconectados-voce-sabia-que-ha-locais-do-mundo-onde-a-populacao-nao-tem-acesso-a-web/16738

  • Questão mal formulada. Erraria várias vezes...

    Dizer que a Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países não significa dizer que TODOS os países possuem esse acesso.

  • Em outras questões do Cespe e explicação do professor do Qc, pude perceber que a mesma considera cracker como um tipo de hacker criminoso. Ou seja, hacker é gênero enquanto cracker é espécie. Hoje entendo hacker como "qualquer pessoa que se dedique intensamente em alguma área específica da computação e descobre utilidades além das previstas nas especificações originais", "um indivíduo que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores", seja essas habilidades usadas para o bem ou para o mal, com a observação que se usadas para o crime, especifica como cracker, criminal hacker.

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • é o que homi?

  • cybercrime é uma CONTRAVENÇÃO???????? PASSIVEL DE ANULAÇÃO

  • No meu ponto de vista a questão seria passível de anulação devido a resposta da letra E, pois a internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. Quando cita diversos países, não quer dizer que é de todo mundo.

    Com isso, ao meu ver teriam dois gabaritos para esta questão as letras D e E.

  • não é Hacker e sim Cracker

  • cyberCRIME= contravenção? Que eu saiba crime e contravenção penal são coisas diferentes. E a letra E esta correta. Questão deveria ser anulada, mas como sempre, o cebraspe tem um entendimento próprio e supremo e nós meros mortais, devemos aceitar.

  • Essa questão deveria ser anula, a meu ver, pelas seguintes razões:

    1. Hacker é diferente de Cracker. Quem efetivamente pratica CRIME é CRACKER!
    2. Não vejo problema da letra "E" ser a resposta correta, uma vez que a rede mundial de computadores é ABERTA de modo que torna-se acessível a diferente classes.
  • além disso cyber crime e um crime e não uma contravenção. banca cespe deve ser composta por juízes aposentados.

  • KKKKKKK

    CESPE faz o que bem entende e os candidatos que se lasquem

  • informática de concurso é uma avacalhação sem fim, pqp

  • kkkkkkkkk, piada de questão hein? Alguém chama o VAR que o juiz tá doidão!

  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países (não disse todos)

    Onde está o erro?

    Que piada de questão!

  • Não sei por que a alternativa E está errada, pois a Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

  • Fiquei com dúvidas sobre ser crime ou contravenção....acabei errando...

  • "Sabemos que a CESPE cobra como noções de informática e também para área de TI os termos Hacker e Cracker. Hacker poderia ser usado como termo geral sabendo-se que existem os termos Blackhat, Whitehat, Grayhat, Pheaker, etc. que não caberia nessa questão para validar como certa, como dito na primeira frase, esses termos NÃO são cobrados. 

    Adicionalmente, Cibercrime, conforme a Lei 12737 (Dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos; altera o Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal; e dá outras providências) É CRIME e não contravenção como mencionado.

    Dois erros na assertiva.

     

    Já a letra E, em vista do português, não está dizendo que todas as classes e todos os países, ela diz que "a internet é acessível por VÁRIAS classes sociais e em VÁRIOS países" (VÁRIOS são muitos, mas não todos).

    A única opção que podemos marcar como certa, deveria ser a letra E. "

    Comentários do colega M. Martins que concordo plenamente.

    mas Cespe é Onisciente e inerrável.

  • dificil é justificar o erro da E kk

  • quem marcou E acertou, você está no caminho certo.
  • Se fosse uma questão de 2004, dava até pra entender não ser a alternativa E, mas nos tempos atuais, qualquer pobre e qualquer rico tem acesso PLENO à internet. E hoje em dia, por valores muito mais acessíveis que no passado. Complicado uma banca enorme tomar uma alternativa como essa, em um tempo moderno, como errado..

  • CESPE forçou a barra nessa questão.

  • Kurosaki nii-sama.

    • A alternativa E é inválida pelo fato de que a palavra acessível foi empregada como sinônimo de utilizável. A educação é acessível (usufruida por todos) à todos no Brasil? Não, da mesma maneira é a Internet em outros países, pessoas em condições de miséria no Haiti/outros lugares mal sabem oque é internet.
  • Hackers

    São aqueles indivíduos que possuem conhecimentos profundos de informática e fazem uso deles de forma positiva. 

    Crackers

    Quanto aos crackers, eles utilizam seus grandes conhecimentos em informática de forma menos honesta: quebrando (cracking) sistemas de segurança de softwares para ter alguma vantagem financeira lá na frente. Esse tipo de atividade é considerado ilegal e, por isso, os crackers são vistos como criminosos.

    Por isso não respondi a alternativa "D"

  • Questão facilmente anulável. Contravenção é uma coisa e crime outra. Cybercrime = crime cibernético.

  • A alternativa E não está errada. Há paises que somente algumas classes sociais tem acesso. Ademais, crime e contravenção são conceitos distintos.

  • Alternativa E é correta, acho.

  • cespe e informática

    combinação perfeita .

  • O gabarito correto deveria ser a letra E.

    Hacker não é o criminoso e sim o Cracker, mas a CESPE é a dona da razão.

  • CONTRAVENÇÃO?

    Deveria ser CRIME né

  • Achei q a palavra contravenção tornava a questão errada =/

    Pq, Cespe??

    G.: D

  • QUEM ERROU , ACERTOU !

    Segue o baile

  • ERREI SEM PESO ALGUM, A ALTERNATIVA "E" TAMBÉM É CORRETA!!!

  • Na alternativa E) não afirma que são todos os países e sim diversos. Diversos não são todos!!

  • Contravenção?????????????????????

    Pelo menos usasse infração.

  • Subjetividade, desorganização e fraude, palavra que definem o CEBRASPE.

  • CESPE sempre cespiando, que eu sei, cracher se associa a C de crimes, todo mundo ama o CEBBRASPE, é abuso sobre abuso e ninguém toma providências!!!!

  • Tem que ler os quesitos com o coração aberto...

ID
2404486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Turismo
Assuntos

Nos anos de 2014 e 2016, o Brasil sediou dois grandes eventos esportivos internacionais: a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas. A esse respeito, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: c) Os referidos eventos projetaram a imagem do Brasil no exterior, ainda que sustentada em mitos a respeito da cultura e da sociedade, como, por exemplo, a harmonia social e racial. 

    Bons estudos!

  • Qual o erro da alternativa B?


ID
2404489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ciência Política

Uma das maiores cidades do mundo, a Cidade do México passa atualmente por um processo de alteração de seu status político, cuja finalidade é torná-la um(a)

Alternativas

ID
2404492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ciência Política

Tendência do processo de globalização, a formação de grandes blocos regionais sofreu abalo em 2016 com o início do processo de saída

Alternativas

ID
2404495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Atualmente, conflitos em diversas regiões do mundo, como a guerra da Síria, têm gerado grande número de refugiados para outros países. Diante desse contexto, o Brasil

Alternativas
Comentários
  • Segue outra relacionada:

     

    QUESTÃO CERTA: O Ministério da Justiça lançou nesta terça-feira (13.10.2015) uma nova campanha contra a xenofobia e a intolerância no país. Com o slogan “Brasil, a imigração está no nosso sangue", a campanha visa mostrar os diferentes momentos de entrada de migrantes que compuseram a história do Brasil, e, com isso, mostrar a diversidade do país. Essa providência deve-se, entre outros fatores, ao forte aumento, em 2015, do fluxo de refugiados: sírios.

     

    Fonte: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/8333956b-d0

     

  • Se a questão fizesse menção à crise dos refugiados venezuelanos estaria desatualizada uma vez que brasileiros estão EXPULSANDO covardemente os refugiados venezuelanos que chegam ao país por Roraima. Vergonha nacional!

  • Ao longo da história da humanidade sempre houve migrações. Por vários motivos: desastres naturais, guerras, comércio, busca de melhores condições de vida, entre outras. A questão sempre foi aceitar ou não os migrantes. E, se aceitos, sob que condições. Neste século XXI nos deparamos com uma crise migratória grave, que esbarra em limites de soberania, crises econômicas internas, diferenças culturais e o constante medo do insidioso terrorismo, que utiliza quaisquer mecanismos para levar a cabo suas intenções. A ação de cada Estado em relação à questão dos refugiados não é igual , apesar das propostas de ação conjunta do ACNUR, organismo do sistema ONU para refugiados ( Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados).

    A questão pede a identificação da ação do Brasil acerca, especificamente, em relação aos refugiados sírios.

    A) INCORRETA. O Brasil não interfere diretamente no conflito militar na Síria.

    B) INCORRETA. Não há leis internacionais que regulamentem a ação de organismos humanitários. O Brasil poderia limitar sua ação dentro do território nacional mas, isso não é correto.

    C) INCORRETA. Não há a proposição do Brasil para a volta de refugiados a seus países de origem antes do final do conflito. Essa não é  uma posição do país na arena internacional.

    D) INCORRETA. O maior problema do Brasil não é com os refugiados sírios e sim com os venezuelanos que, ao entrarem sem controle pelas fronteiras norte do país tem trazido problemas como conflitos com populações locais, dificuldades de abastecimento e doenças como sarampo. No entanto, não é posição oficial do país a expulsão de refugiados.

    E) CORRETA. A posição do Brasil é de acolhimento de refugiados .

    RESPOSTA: ALTERNATIVA E

ID
2404498
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A respeito do contexto econômico atual do estado do Maranhão, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2404501
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O processo de construção do projeto político pedagógico

Alternativas
Comentários
  • Justificativa da alteração do gabarito:

    Não há opção correta, uma vez que todos os agentes da educação – direção, equipe pedagógica, professores, auxiliares e demais funcionários da escola – as famílias e os estudantes devem fazer parte da construção do Projeto Político Pedagógico. 

  • GABARITO: C Visto a importância da comunidade interagir e de todos os envolvidos no processo se encontrarem na realidade escolar.

ID
2404504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O planejamento das atividades didáticas é uma ação do professor que envolve a previsão das atividades a ser realizadas em sala de aula com os alunos. O ponto de partida na elaboração desse planejamento é a

Alternativas
Comentários
  • “Planejar é analisar uma dada realidade, refletindo sobre as condições existentes, e prever as formas alternativas de ação para superar as dificuldades ou alcançar os objetivos desejados”.

     

    Portanto, conforme a citação acima, o primeiro ato que fazemos ao planejar é analisar a realidade. Mas o que seria isso no âmbito educacional? Seria observar o perfil da turma, suas características, seu nível de desenvolvimento, seus interesses, etc., para então, analisar e traçar objetivos que possibilitem uma mudança desejada.

     

    Resposta B

  • Mas o fato de observar o perfil da turma e suas cracteristicas não poderiam entrar no objetivo do planejamento?

  • Identificação do perfil da turma, seleção do conteúdo e definição dos objetivos que se pretende alcançar. Cada um desses itens poderia responder a questão. No entanto, com estão todos como alternativa, vale a pena coloca-los em ordem de prioridade. Acho que que foi assim aque a banca pensou: No ato de planejar, primeiro se identifica o perfil da turma, depois seleciona os conteúdos e, por fim,  se estebelece os conteúdos! 

  • Essa é a famosa pergunta "casca de banana", para que vc caia nela. kkkkk

  • Cesp sendo cesp
  • Quando se diz em observar o perfil da turma quer dizer fazer uma AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA.

    Primeiro eu preciso observar, diagnosticar minha turma para depois traçar objetivos condizentes com as reais necessidades dela.

    Força forte!

  • Se observamos as outras alternativas seguem o raciocínio dos elementos do planejamento de ensino (objetivos, conteúdos, metodologia, recursos didáticos e avaliação). A única que se diferencia é a letra "B": Identificação do perfil da turma (diagnóstico inicial). É como dizer que banana não é fruta. Acredito que foi esse o raciocínio da banca. Realmente uma casca de banana!!!!!

  • LETRA B. O ponto de partida é o diagnóstico, ou seja, conhecimento prévio do perfil da turma.


ID
2404507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O sucesso e a qualidade da aprendizagem no processo pedagógico dependem, entre outros fatores, de o professor

Alternativas
Comentários
  • Comentários

     

    Afetividade – conjunto de fenômenos psíquicos que são experimentados na forma de sentimentos e emoções.

     

    Para que haja aprendizagem de qualidade vários fatores são necessários, como capacidade intelectual e predisposição do aluno para aprender, nível de conhecimento do professor e capacidade para produzir conteúdo, apoio extraclasse realizado pelos pais e outros responsáveis, etc. No entanto, existe um fator que pode ser considerado como catalisador do processo educativo, pois quando o professor se dispõe a ensinar e o aluno à aprender, relações de afetividade vão se formando entre os dois mediante uma troca. Portanto, sem uma relação afetiva ampla, o processo ensino aprendizagem tende a acontecer de forma desarmônica, ou seja, alguns aspectos da pessoa ficam atrofiados, principalmente no que diz respeito as emoções.

     

    “Um professor que não expresse em seus comportamentos as atitudes que deseja formar nos alunos, não poderá esperar alcançar os objetivos visados” (CAMPOS, 1987).

     

    GAB. D

     

    Referência: ZONTA, Arruda; FERREIRA, Josiane. Afetividade e educação: a relação professor/aluno interfere na preferência da disciplina? PUCRS.

  • a) priorizar atividades de memorização, a fim de promover o pleno desenvolvimento cognitivo dos alunos.

     b) delegar à família dos alunos a responsabilidade pela qualidade do desempenho deles em atividades extraclasse.

     c) proteger e prestar assistência financeira à família dos alunos de baixa renda.

     d) valorizar as emoções dos alunos e sua relação de afetividade com eles. (CORRETA)

     e) disciplinar e subordinar os alunos a rigorosas regras de conduta que limitem a criatividade deles.

  • valorizar as emoções dos alunos e sua relação de afetividade com eles.

  •  

    A questão sita componentes das relações humanas que são encontradas em sala de aula.Fazem parte dos aspectos socioemocionais.

     

     

     

    Segundo o autor Libâneo, as relações entre professores e alunos, as formas de comunicação, os aspectos afetivos e emocionais e a dinâmica das manifestações na sala de aula fazem parte das condições organizativas do trabalho docente. Existem dois aspectos a serem considerados na interação professor-aluno no trabalho docente:
    à o aspecto cognoscitivo → relacionado a forma de comunicação dos conteúdos escolares e às tarefas escolares indicadas aos alunos) e;
    à o aspecto socioemocional → diz respeito às relações pessoais entre professor e aluno e às normas disciplinares indispensáveis ao trabalho docente).
    ASPECTOS COGNOSCITIVOS
    Conforme Libâneo o aspecto cognoscitivo corresponde ao processo ou movimentos que envolve a ação de ensinar e aprender. Desta forma, o professor trabalha constantemente num vai e vem de atividades cognoscitivas e o nível dos alunos.
    ASPECTOS SÓCIO EMOCIONAIS
    Libâneo afirma que “é preciso aprender a combinar a severidade e o respeito”. Deve-se entender que neste processo pedagógico a autoridade e a autonomia devem conviver juntas, a autoridade do professor e a autonomia do aluno como uma forma complementar (LIBÂNEO, 1990, p.250)


ID
2404510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta uma ação pedagógica que expresse o compromisso social e ético dos professores.

Alternativas
Comentários
  • O trabalho docente constitui o exercício profissional do professor e este é seu primeiro compromisso com a sociedade.Sua responsabilidade é preparar os alunos para se tornarem cidadãos ativos e participantes na família,no trabalho,nas associações de classes,na vida cultural e politica.É uma atividade fundamentalmente social,porque contribui para a formação cultural e científica do povo,tarefa indispensável para outras conquistas democráticas.

    A caracteristica mais importante da atividade profissional do professor é a mediação entre o aluno e a sociedade,entre as condições de origem do aluno e sua destinação social na sociedade,papel que cumpre provendo as condições e os meios.

    O sinal mais indicativo da responsabilidade profissional do professor é seu permanente empenho na instrução e educação dos seus alunos,dirigindo o ensino e as atividades de modo que estes dominem os conhecimentos básicos e as habilidades,e desenvolvam suas forças,capacidades físicas e intelectuais,tendo em vista equipa-los para enfrentar os desafios da vida prática no trabalho e nas lutas sociais pela democratização da sociedade. (libâneo, 1999, p. 47)

     

    (LIBÂNEO,J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1999. p. 47.)

  • letra c

  • mobilizar os alunos a investigar os problemas de saneamento da comunidade, em busca de soluções, bem como orientá-los para que recomendações sobre a correta separação do lixo e o reaproveitamento de materiais sejam divulgadas à comunidade.

  • Assinale a opção que apresenta uma ação pedagógica que expresse o compromisso social e ético dos professores.


ID
2404513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na perspectiva de Jean Piaget, em uma situação que envolva o cometimento de erro pelo aluno no processo de aprendizagem, o professor deve

Alternativas
Comentários
  • c) levar o aluno a refletir sobre por que errou, dando-lhe a oportunidade de reconstruir a compreensão do conhecimento.

  • Piaget é o cognitivista, leva sempre o aluno a ser ativo, um ser pensante e auto reflexivo sobre seus pensamentos.

  • O pensamento é a base da aprendizagem, que se dá pela interação entre sujeito e objeto através da modificação de estruturas mentais já existentes. O professor deve criar situações desafiadoras que estimulem o aluno a “aprender a aprender”.

  • c) levar o aluno a refletir sobre por que errou, dando-lhe a oportunidade de reconstruir a compreensão do conhecimento.

  • Interessante a resposta, pra mim, segundo estudo prévio, este aluno não teria esquemas suficientes para fazer assimilação de tal conteúdo. Ao professor explicar, neste caso iria fazer uma criação de um novo esquema. Ou seja, pela teoria piagetina esse processo seria a assimilação e a acomodação.

  • Trata-se do processo de acomodação, no qual, diante de uma experiência que não corresponda a esquemas ou estruturas cognitivas prévias, o indivíduo é levado a modificar essas estruturas ou criar novas.


ID
2404516
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta o processo de resolução dos conflitos cognitivos que, para Jean Piaget, representa a construção da aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  •  b)

    assimilação, acomodação e equilibração

  • "A primeira inteligência que a criança desenvolve, ou seja, a primeira capacidade que a criança tem de A/A/A (assimilar / acomodar / adaptar) é relativa ao movimento e à sensibilidade, e é por isso que Piaget chama de inteligência Sensório-Motora" Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=mbOdroIeHFY 

  • a) Reforço positivo – Relativo à teoria behaviorista de Skinner

     

    b) correta

     

    c) Estágios de desenvolvimento – não tem relação com conflitos cognitivos, apenas representa o estado mental em que a criança se encontra. A propósito, na teoria piagetiana, o desenvolvimento é condição necessária para a aprendizagem, ou seja, para o professor ensinar algo, é necessário considerar o nível de desenvolvimento do aluno.

     

    d) Aprendizagem condicionada – o condicionamento é um processo de aprendizagem e modificação de comportamento através de mecanismos de estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central do indivíduo. Esse processo é vinculado ao Behaviorismo ou comportamentalismo, não tendo, dessa forma, relação com o cognitivismo de Jean Piaget.

     

    e) Zona de desenvolvimento proximal – conceito elaborado por Vigotski que define a distância entre a Zona de Desenvolvimento Real  e a Zona de Desenvolvimento Potencial, que é determinada pelo solução de problemas apenas com a ajuda de um adulto.

     

    Bons estudos!

  • assimilação, acomodação e equilibração


ID
2404519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Edgar Morin, ao desenvolver os sete saberes necessários à educação do futuro, argumenta que uma autêntica educação deve estar apoiada na justiça, na democracia verdadeira, na igualdade e na harmonia com o entorno.


Edgar Morin. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3.ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília – DF: UNESCO, 2001.


Assinale a opção que apresenta os sete saberes destacados por Edgar Morin para ser ensinados na escola.


Alternativas

ID
2404522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Patto formulou importantes contribuições à educação no sentido de romper com o estigma de que o fracasso escolar é resultado exclusivo de problemas emocionais, orgânicos e neurológicos do aluno ou de sua família.


Maria Helena de Souza Patto. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.


Uma ação que não é da responsabilidade da escola no enfrentamento do fracasso escolar é a de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A)

    É responsabilidade dos sistemas de ensino e não da escola.

  • Responsabilidade da prefeitura.

  • e melhorar a infra estrutura da escola tambem não é das instituições superiores?

  • Gabarito letra A)

    É responsabilidade dos sistemas de ensino e não da escola.

     

  • Tb não entendi.... Melhorar as condições físicas em parceria com a comunidade é papel da escola?????

    Armou a confusão aqui na minha cabeça...

  • Sério que "melhorar as condições físicas da escola em parceria com a comunidade" é responsabilidade da escola? Questão ruinzinha essa!

  • você que pensou como esquerdista acertou !

  • Questão mal formulada, poderia caber recurso aqui?

  • óbvio que seria investir na formação inicial dos professores. Se fosse formação continuada, talvez....


ID
2404525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às avaliações diagnóstica, formativa e somativa, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B   "A avaliação somativa é uma avaliação de aprendizagem de acordo com a qual notas e conceitos são atribuídos ao aluno.Segundo Haydt (2000), a avaliação somativa tem como função classificar os alunos ao final da unidade, semestre ou ano letivo, segundo níveis de aproveitamento apresentados. O objetivo da avaliação somativa é classificar o aluno para determinar se ele será aprovado ou reprovado e está vinculada à noção de medir."

     

  • Letra B - a avaliação somativa tem função de classificação. Logo, ocorre no final do processo de ensino-aprendiagem, em que é possível verificar o rendimento do aluno.

  • (Complementando)

     

    Avaliação diagnóstica deve acontecer no início de cada ciclo ou ano letivo, pois assim fica mais fácil detectar os erros e planejar as atividades que serão realizadas.

    Avaliação formativa tem como propósito informar ao professor e aluno sobre os resultados da aprendizagem, durante as atividades escolares. Possibilita a reformulação no mesmo e assegura o alcance dos objetivos. Tem o nome formativa, pois indica como os alunos estão se modificando em direção aos objetivos.

    A avaliação somativa tem a função de classificar os alunos ao final da unidade, semestre ou ano letivo, segundo níveis de aproveitamento apresentados. Objetiva avaliar de maneira geral o grau em que os resultados mais amplos têm sido alcançados ao longo e ao final de um curso.

     

    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/tipos-de-avaliacoes-escolar/16604

     

    Bons estudos!

  • Em 28/03/2018, às 20:28:10, você respondeu a opção C. Errada!

    Em 27/03/2018, às 20:01:09, você respondeu a opção C. Errada!

    Em 11/03/2018, às 20:08:31, você respondeu a opção B. Certa!

    Em 26/02/2018, às 20:20:30, você respondeu a opção C. Errada!

    COMO PODE ISSO ACONTECER????

    CARAMBA!!!!!

  • .

    a) A função da avaliação formativa é checar se os objetivos das políticas públicas foram atendidos.

    b) A avaliação somativa é uma avaliação de aprendizagem de acordo com a qual notas e conceitos são atribuídos ao aluno.

    c) A avaliação somativa funciona como parâmetro para a checagem das metas que a direção da escola ainda necessita alcançar.

    d)A avaliação diagnóstica é utilizada quando se pretende encaminhar o aluno para a avaliação do psicopedagogo.

    e) A avaliação diagnóstica revela apenas os conhecimentos que o aluno não aprendeu.


ID
2404528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito de avaliação da aprendizagem e de aspectos a ela relacionados, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A, com certeza.

  • Aprendizagem=Alunos.

    Ensino: Professor.

  • Acredito que hoje essa questão esteja desatualizada, pois a avaliação da aprendizagem é diferente da avaliação para a aprendizagem.

    Uma é somativa e a outra formativa, respectivamente.

  • Avaliação da aprendizagem é um instrumento utilizado para avaliar a evolução dos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Esse procedimento vai além de aplicar testes e conceder notas aleatórias, mas exige um acompanhamento do estudante em diferentes momentos do processo educativo.

    Existem diferentes tipos de avaliação e é possível criar uma alternância entre eles ao longo do ano letivo. Confira os principais modelos para analisar o desempenho do educando:

    - Registro das atividades pedagógicas realizadas

    - Observação dos alunos nas aulas (anotação da sua participação nas atividades)

    - Debate entre os alunos

    - Trabalho em grupo

    - Autovaliação

    - Provas e testes

    - Portfólio dos trabalhos no ano letivo

    www.educamaisbrasil.com.br

    Avaliação do ensino ocorre por meio de dados (resultados) divulgados pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) inclui tanto a rede pública como a rede privada de ensino que apresenta o desempenho dos estudantes nas diferentes etapas do educação básica. Por exemplo, o Ideb do ensino médio foi de 3,8 (em 2017) para 4,2 (em 2019). O Ideb é composto por dois tipos de dados: as taxas de aprovação, fornecidas pelo Censo Escolar, e o desempenho dos alunos no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que avalia o conhecimento em língua portuguesa e matemática. O indicador é divulgado a cada dois anos e traz uma radiografia da qualidade dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, assim como do ensino médio.

    https://educacao.uol.com.br/

    Bons estudos!

    Grande fé e determinação.


ID
2511292
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do ensino médio, ao final da educação básica, o estudante deve estar apto a

Alternativas
Comentários
  •  c)   Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando-os a textos e contextos conforme a natureza, a função, a organização e a estrutura das manifestações, e observando as condições de produção e recepção.

  • Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino fundamental que os
    alunos sejam capazes de:

    compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
    posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
    conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;
    conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações,
    posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
    perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
    desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
    conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;
    utilizar as diferentes linguagens verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal — como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
    saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
    questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

  • Propõe-se, no nível do Ensino Médio, a formação geral, em oposição à formação específica; o desenvolvimento de capacidades de pesquisar, buscar informações, analisá-las eselecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização (PCNEM, 2000; pag 5).
     

     


ID
2511295
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme os PCN do ensino médio, no âmbito escolar, o professor de língua portuguesa deve

Alternativas
Comentários
  • Fragmentando Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 

    1) Prioridade do Português
    2) Domínio do Inglês
    3) Uso da Informática 
    4) Arte e literatua
    5) Educação física 

    Qualquer uma dessas pode cair na sua prova!

  •  a) priorizar textos escritos expositivos.

     b) focar nos aspectos gramaticais da norma-padrão da língua portuguesa.

     c) levar o aluno a compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e de sua própria identidade. (CORRETO)

     d) trabalhar os gêneros discursivos mais fáceis e simplificados, por serem os mais abundantes na sociedade.

     e) focar em uma abordagem espontaneísta, de modo que os alunos aprendam os conteúdos escolares apenas ao serem expostos a eles.

  • letra C -

    Faz parte das competências e habilidades.


ID
2511298
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com as definições contidas nos PCN do ensino médio para a língua portuguesa, quanto aos padrões de fala e escrita a serem adotados no ensino-aprendizagem, espera-se que o aluno

Alternativas
Comentários
  •  a) demonstre domínio da única forma correta de falar, que é aquela que se parece com a escrita.

     b) utilize, com exclusividade, a variedade formal da língua portuguesa como fator de competência comunicativa.

     c) reconheça que a língua portuguesa é de difícil aprendizado, devido à multiplicidade de regras gramaticais e de exceções a essas regras.

     d) respeite as variedades linguísticas e seja capaz de adequar o registro e os recursos expressivos às diferentes situações comunicativas. (CORRETO)

     e) domine a modalidade oral padrão em situações subjetivas ou objetivas informais de interlocução.


ID
2511313
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 10A1BBB


                               Canção do exílio


                         Minha terra tem palmeiras,

                         Onde canta o Sabiá;

                         As aves, que aqui gorjeiam,

                         Não gorjeiam como lá.

                         Nosso céu tem mais estrelas,

                         Nossas várzeas têm mais flores,

                         Nossos bosques têm mais vida,

                         Nossa vida mais amores.


                          Em cismar, sozinho, à noite,

                          Mais prazer encontro eu lá;

                          Minha terra tem palmeiras,

                          Onde canta o Sabiá.


                          Minha terra tem primores,

                          Que tais não encontro eu cá;

                          Em cismar, sozinho, à noite,

                          Mais prazer encontro eu lá;

                          Minha terra tem palmeiras,

                          Onde canta o Sabiá.


                          Não permita Deus que eu morra,

                          Sem que volte para lá;

                          Sem que desfrute os primores

                          Que não encontro por cá;

                          Sem qu’inda aviste as palmeiras,

                          Onde canta o Sabiá.

Gonçalves Dias. Poesia. Coleção “Nossos Clássicos”. São Paulo, Agir, 1969

Na terceira estrofe do texto 10A1BBB, os vocábulos “cá” e “lá” são elementos

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    No texto, as palavras podem assumir as funções endofórica e exofórica, que são gêneros, dos quais são derivadas as demais funções.

    A função endofórica pode ser classificada em anafórica ou catafórica e relaciona-se com termos do próprio texto.

    Já a função exofórica é mais conhecida como dêitica (ou díctica) e traz algo de fora para dentro do texto.

     

    Dêiticos são elementos linguísticos que indicam o lugar ou o tempo em que um enunciado é produzido e também indicam os participantes de uma situação do enunciado (eu/tu). São dêiticos:

    * Pronomes pessoais que indicam os participantes;

    * Advérbios de lugar, que são marcadores de tempo (agora, hoje, amanhã, etc.);

    * Demonstrativos (aqui, lá, este, esse, aquele, etc.).

     

    Os dêiticos só podem ser entendidos se houver uma explicitação, mesmo dentro da situação de comunicação. 

    Por exemplo, um bilhete com a mensagem: Eu quero que você vá hoje ao meu escritório. 
    O termo 'hoje' perde o sentido, se não houver um referencial da data em que o bilhete foi escrito. Também o pronome 'eu' deve estar, certamente, explícito no contexto, caso contrário, ninguém sabe a quem se refere ".

     

    Fonte: SANTOS, Maria Francisca Oliveira. Os elementos verbais e não-verbais no discurso de sala de aula

     

  • Gab. "D"

     

    Catafórico - É um termo utilizado em linguística para expressão que se refere a algo que será dito no texto posteriomente.

     

    Pronominais- Elementos pronominais básicamento são pronomes ( Pronome é a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no tempo).

     

    Determinantes - Palavra pertencente a uma classe fechada, que especifica um nome, precedendo-o, e que contribui para a construção do seu valor referencial, com informações sobre propriedades sintácticas e semânticas dos objectos ou entidades designados.Os determinantes têm um comportamento sintáctico distinto dos quantificadores e classificam-se em duas subclasses: a dos artigos  e a dos determinantes demonstrativos e possessivos.

     

    Deitico - são elementos linguísticos que indicam o lugar ou o tempo em que um enunciado é produzido e também indicam os participantes de uma situação do enunciado (eu/tu). São dêiticos:

    * Pronomes pessoais que indicam os participantes;

    * Advérbios de lugar, que são marcadores de tempo (agora, hoje, amanhã, etc.);

    * Demonstrativos (aqui, lá, este, esse, aquele, etc.).

    Os dêiticos só podem ser entendidos se houver uma explicitação, mesmo dentro da situação de comunicação. 

    Por exemplo, um bilhete com a mensagem: Eu quero que você vá hoje ao meu escritório. 
    O termo 'hoje' perde o sentido, se não houver um referencial da data em que o bilhete foi escrito. Também o pronome 'eu' deve estar, certamente, explícito no contexto, caso contrário, ninguém sabe a quem se refere ".

     

    Anafórico, genericamente, pode ser definido como uma palavra ou expressão que serve para retomar um termo já expresso no texto, ou também para antecipar termos que virão depois. 

     

    Fontes:

    Concursanda TRF (apud SANTOS, Maria Francisca Oliveira). 

    https://www.dicio.com.br/

    http://www.prof2000.pt/users/drfilipeaz/PagsParali/FuncLing/determinante.htm

     

  • Cuidado: o pronome demonstrativo "este" possui dupla função: catafórica e dêitica.

     

  • Vou tentar ser sucinta para os que aprendem de forma mais pontual:

     a) catafóricos: indicam algo que ainda será mencionado. "Quero encontrá-la, encontrar a acácia"

     

     b)pronominais: palavra que se usa em lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda, que acompanha o nome qualificando-o de alguma forma.
    (pronome é conhecimento obrigatório pro CESPE)

     

     c)determinantes: os elementos que especificam outro numa expressão lingüística. artigos, pronomes demonstrativos, numerais, pronomes possessivos e quantificadores. Geralmente se referem ao substantivo

     

     d)dêiticos: tem por objetivo localizar o fato no tempo e espaço sem definí-lo. Lá, cá, acolá, aqui.

     

     e) anafóricos: retoma um termo anterior, total ou parcialmente, de modo que, para compreendê-lo dependemos do termo antecedente. Normalmente: esse, este, aquele, cujo, então. (basta analisar a frase e descobrir s eo termo está retomando termo anterior)

  • Letra (d)

     

    Dêitica -> A função dêitica, às vezes chamada de díctica, é aquela que faz a referência exofórica, sendo responsável por localizar algo no tempo ou no espaço.

     

    Fonte: http://diegobgarcia.blogspot.com.br/2009/07/funcoes-deitica-anaforica-cataforica_06.html

  • Gabarito: D

    dêiticos os pronomes pessoais e demonstrativos, bem como os advérbios de lugar e de tempo, elementos que evidentemente se encarregam de "embrear" o enunciado, situando-o no contexto espaço-temporal em que se realiza.

  • COMPLEMENTANDO...

    AQUI,CÁ,AÍ,ALI,ACOLÁ,LÁ----> SAO ADVÉRBIOS PRONOMINAIS--->VALOR DÊITICO,EXOFÓRICO(FORA DO TEXTO)

    GAB. D

    SEGUE O FLUXO!!

  • "Lá" não seria anafórico? (Minha terra). Fiquei na dúvida.

  • GAB:   D

     

     

    CÁ =    "AQUI, NESTE LUGAR" ------------------------------------- ADVÉRBIO DE LUGAR

    LÁ =     " NAQUELE LUGAR" ---------------------------------------- ADVÉRBIO DE LUGAR

     

    Dêiticos são elementos linguísticos que indicam o lugar ( aqui ) ou o tempo (agora) em que um enunciado é produzido e também indicam os participantes de uma situação do enunciado ( eu/tu ). São dêiticos: os pronomes pessoais que indicam os participantes; os advérbios de lugar, que são marcadores de tempo ( agora, hoje, amanhã, etc.); os demonstrativos ( aqui, este, esse, aquele, etc ). Os dêiticos só podem ser entendidos se houver uma explicitação, mesmo dentro da situação de comunicação.

     

     

    Ex: Aí deve estar fazendo calor, mas aqui está um frio de doer. (valor dêitico = adv. de lugar)

    Ontem, muito sol; hoje, só chuva; amanhã será o quê? (valor dêitico= adv. de tempo)

     

     

     

    FONTE: A gramática para concursos - Fernando Pestana;

    https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-emprego-dos-adverbios-de-lugar-aqui-ai-e-ali-ou-ca-e-la/24985;

    http://www.lpeu.com.br/q/dq9lo.

  • anafórica: já mencionado no texto

    catafórica: nao mencionado no texto

  • fui por eliminação, marquei esse tal de dêitico sem sequer saber o que significava.

     

  • Fui por eliminação...

    Referencial: diz respeito ao uso de pronomes ou advérbios para o encadeamento das idéias. Há dois tipos de referentes: anafóricos ou catafóricos.
    Anafórico - relacionado com o que foi dito antes.

    Catafórico - relacionado ao que foi falado depois dopronome ou fora do texto.

    Dêitico: elemento que tem por objetivo localizar o fato no tempo e espaço sem definí-lo. Alguns pronomes demonstrativos podem ser expressões dêiticas bem como certos advérbios.

    Expressões comuns:
    Lá, cá, onde, aqui, etc.

  • O DÊITICO também pode ser chamado de DÍCTICO e refere-se a algo que “transcende” o texto, ex: lá, aqui, acolá, etc

  • Levem isso para a prova: Anafórica - Antes 

     

    Dica simples, mas que nos ajuda. Força!

  • Pela leitura do texto, sabemos que “Cá” se refere ao local onde o poeta está, um lugar longe de sua terra natal (minha terra). O advérbio “Lá”, portanto, indica a terra natal do poeta. Todo texto se constroi nesse parelelo entre seu local atual e sua terra natal, da qual sente saudades.

    Em termos técnicos, “Cá” e “Lá” referem-se a elementos espaciais externos ao texto, então temos referência exofórica, dêitica. Gabarito letra D.

    Estratégia

  • Sangue de Jesus tem poder!!!!

  • Nós nunca perderemos fazendo questões, ou acertaremos ( quando sabemos), ou aprenderemos (quando erramos).

  • Catafórico - É um termo utilizado em linguística para expressão que se refere a algo que será dito no texto posteriomente.

     

    Pronominais- Elementos pronominais básicamento são pronomes ( Pronome é a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no tempo).

     

    Determinantes - Palavra pertencente a uma classe fechada, que especifica um nome, precedendo-o, e que contribui para a construção do seu valor referencial, com informações sobre propriedades sintácticas e semânticas dos objectos ou entidades designados.Os determinantes têm um comportamento sintáctico distinto dos quantificadores e classificam-se em duas subclasses: a dos artigos  e a dos determinantes demonstrativos e possessivos.

     

    Deitico - são elementos linguísticos que indicam o lugar ou o tempo em que um enunciado é produzido e também indicam os participantes de uma situação do enunciado (eu/tu). São dêiticos:

    * Pronomes pessoais que indicam os participantes;

    * Advérbios de lugar, que são marcadores de tempo (agora, hoje, amanhã, etc.);

    * Demonstrativos (aqui, lá, este, esse, aquele, etc.).

    Os dêiticos só podem ser entendidos se houver uma explicitação, mesmo dentro da situação de comunicação. 

    Por exemplo, um bilhete com a mensagem: Eu quero que você vá hoje ao meu escritório. 

    O termo 'hoje' perde o sentido, se não houver um referencial da data em que o bilhete foi escrito. Também o pronome 'eu' deve estar, certamente, explícito no contexto, caso contrário, ninguém sabe a quem se refere ".

     

    Anafórico, genericamente, pode ser definido como uma palavra ou expressão que serve para retomar um termo já expresso no texto, ou também para antecipar termos que virão depois. 

    Copiei do colega para estudar depois o assunto.

  • Pela leitura do texto, sabemos que “Cá” se refere ao local onde o poeta está, um lugar longe de sua terra natal (minha terra).

    O advérbio “Lá”, portanto, indica a terra natal do poeta. Todo texto se constrói nesse paralelo entre seu local atual e sua terra natal, da qual sente saudades. 

    Em termos técnicos, “Cá” e “Lá” referem-se a elementos espaciais externos ao texto, então temos referência exofórica, dêitica.

    Gabarito letra D. 

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Anafórica – faz referência a algo já dito anteriormente no texto.

    EX. Matei o presidente. Aquele homem governava com sangue.

    Catafórica – faz referência a algo que ainda será dito no texto.

    EX. Nossa meta é esta: ganhar dinheiro;

    Dêitica – localiza alguma coisa no espaço/tempo;

    EX. Ali será amarelo. (faz referência a algo externo, que não está no texto)

  • Anafórico = Antes

    Catafórico = Depois

    Endofórico = dentro do texto

    Exofórico ou Dêitico = Fora do texto

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • Elemento deitico são pronomes . Cá e lá ? Pronomes ? Hum

ID
2511322
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 10A2AAA

       Na obra satírica de Gregório de Matos, não há o ânimo documentário ou a transfiguração hiperbólica, mas o flagrante expressivo até a caricatura, o ataque se elevando a denúncia, a ironia alegre ombreando com a revolta amarga, em contraste com a transfiguração eufórica de outros autores do tempo, em relação aos quais a sua poesia satírica aparece como contracorrente desmistificadora. Ele desdenha as aparências do mundo e desvenda a sua iniquidade, com um pessimismo realista que não hesita em entrar pela obscenidade e a crueza da vida do sexo. Poucos foram tão fundo nos aspectos considerados baixos, que ele trata com uma espécie de ímpeto justiceiro, que forra de inesperado moralismo as suas diatribes. Através da sua obra de rebelde apaixonado, transparece a irregularidade do mundo brasileiro de então, com uma sociedade em que o branco brutalizava o índio e o negro, as autoridades prevaricavam, os clérigos pecavam a valer e a virtude parecia às vezes uma farsa difícil de representar.

Antonio Candido. Iniciação à literatura brasileira: resumo para principiantes.

São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 1999, p. 24-5 (com adaptações)

De acordo com o texto 10A2AAA, a poesia satírica de Gregório de Matos, no que diz respeito à representação da realidade brasileira do século XVII, se diferencia da produção poética de seus contemporâneos barrocos porque

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

     

    denuncia de forma caricatural, irônica e rebelde a iniquidade e a irregularidade do Brasil colonial.

     

     

  • Ele ganhou o apelido Boca do Inferno porque criticava bastante a Igreja nos seus poemas.

    "Gregório de Matos Guerra, alcunhado de Boca do Inferno ou Boca de Brasa, foi um advogado e poeta do Brasil colônia. É considerado um dos maiores poetas do barroco em Portugal e no Brasil e o mais importante poeta satírico da literatura em língua portuguesa, no período colonial."

     

  • A resposta se encontra no trecho:

    ..... transparece a irregularidade do mundo brasileiro de então, com uma sociedade em que o branco brutalizava o índio e o negro, as autoridades prevaricavam, os clérigos pecavam a valer e a virtude parecia às vezes uma farsa difícil de representar.

    Abs

  • Depois de ler 4 vezes eu consegui.

  • Na obra satírica de Gregório de Matos, não há o ânimo documentário ou a transfiguração hiperbólica, mas o flagrante expressivo até a caricatura, o ataque se elevando a denúncia, a ironia alegre ombreando com a revolta amarga, em contraste com a transfiguração eufórica de outros autores do tempo, em relação aos quais a sua poesia satírica aparece como contracorrente desmistificadora.

  • Na obra satírica de Gregório de Matos, não há o ânimo documentário ou a transfiguração hiperbólica, mas o flagrante expressivo até a caricatura, o ataque se elevando a denúncia, a ironia alegre ombreando com a revolta amarga, em contraste com a transfiguração eufórica de outros autores do tempo, em relação aos quais a sua poesia satírica aparece como contracorrente desmistificadora.

  • RESOLUÇÃO: Gregório de Matos é amplamente conhecido por suas críticas à situação econômica da Bahia, especialmente de Salvador, graças à expansão econômica chegando a fazer, inclusive, uma crítica ao então governador da Bahia Antonio Luis da Camara Coutinho. Além disso, suas críticas à Igreja e a religiosidade presente naquele momento. Essa atitude de subversão por meio das palavras rendeu-lhe o apelido de "Boca do Inferno", por satirizar seus desafetos.

    Resposta: A

  • a) denuncia de forma caricatural, irônica e rebelde a iniquidade e a irregularidade do Brasil colonial. CORRETA

    "Na obra satírica de Gregório de Matos, não há o ânimo documentário ou a transfiguração hiperbólica, mas o flagrante expressivo até a caricatura, o ataque se elevando a denúncia, a ironia alegre ombreando com a revolta amarga, em contraste com a transfiguração eufórica de outros autores do tempo, em relação aos quais a sua poesia satírica aparece como contracorrente desmistificadora".

    "[...] Ele desdenha as aparências do mundo e desvenda a sua iniquidade"

    "[...] Através da sua obra de rebelde apaixonado, transparece a irregularidade do mundo brasileiro de então."

    b) dissimula o atraso social do país por meio do enaltecimento das grandezas naturais da terra. ERRADA

    Esse item, na minha opinião, extrapola as informações do texto. Por isso, item errado.

    c) descreve de forma eufórica e apaixonada a vida cotidiana do Brasil da época. ERRADA

    "[...] a ironia alegre ombreando com a revolta amarga, em contraste com a transfiguração eufórica de outros autores do tempo, em relação aos quais a sua poesia satírica aparece como contracorrente desmistificadora."

    d) documenta a realidade com o objetivo de informar a metrópole sobre as perspectivas oferecidas pela colônia. ERRADA

    "Na obra satírica de Gregório de Matos, não há o ânimo documentário ou a transfiguração hiperbólica (...)"

    e) utiliza a hipérbole para transfigurar a realidade local e elevá-la ao mesmo nível da metrópole. ERRADA

    "Na obra satírica de Gregório de Matos, não há o ânimo documentário ou a transfiguração hiperbólica (...)"

  • Gregório de Matos é amplamente conhecido por suas críticas à situação econômica da Bahia, especialmente de Salvador, graças à expansão econômica chegando a fazer, inclusive, uma crítica ao então governador da Bahia Antonio Luis da Camara Coutinho. Além disso, suas críticas à Igreja e a religiosidade presente naquele momento. Essa atitude de subversão por meio das palavras rendeu-lhe o apelido de "Boca do Inferno", por satirizar seus desafetos.

    Resposta: A


ID
2511325
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 10A2AAA

       Na obra satírica de Gregório de Matos, não há o ânimo documentário ou a transfiguração hiperbólica, mas o flagrante expressivo até a caricatura, o ataque se elevando a denúncia, a ironia alegre ombreando com a revolta amarga, em contraste com a transfiguração eufórica de outros autores do tempo, em relação aos quais a sua poesia satírica aparece como contracorrente desmistificadora. Ele desdenha as aparências do mundo e desvenda a sua iniquidade, com um pessimismo realista que não hesita em entrar pela obscenidade e a crueza da vida do sexo. Poucos foram tão fundo nos aspectos considerados baixos, que ele trata com uma espécie de ímpeto justiceiro, que forra de inesperado moralismo as suas diatribes. Através da sua obra de rebelde apaixonado, transparece a irregularidade do mundo brasileiro de então, com uma sociedade em que o branco brutalizava o índio e o negro, as autoridades prevaricavam, os clérigos pecavam a valer e a virtude parecia às vezes uma farsa difícil de representar.

Antonio Candido. Iniciação à literatura brasileira: resumo para principiantes.

São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 1999, p. 24-5 (com adaptações)

A partir do texto 10A2AAA, é correto afirmar que a representação dos tipos sociais do Brasil do século XVII na sátira de Gregório de Matos revela

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

     e)

    a presença de certo moralismo na crítica mordaz do poeta à sociedade colonial.

  • "Poucos foram tão fundo nos aspectos considerados baixos, que ele trata com uma espécie de ímpeto justiceiro, que forra de inesperado moralismo as suas diatribes."

  • sobre a letra d:

     

    Gregório de Matos, no texto, em nenhuma passagem revelou as virtudes das autoridades e dos religiosos da colônia. Por estas, segundo Gregório, não as possuirem.

  • Achei que fosse a letra A pelo "ímpeto justiceiro" que ele menciona no texto.

    Alguém sabe por que não pode ser a A?

  • Gostaria de entender a lógica de ser a E. Ao meu ver a mais próxima é a A.

  • "...não hesita em entrar pela obscenidade e a crueza da vida do sexo."    =  moralidade?

     

    Por causa dessa parte preferi marcar a "A". Errei

  • Não entendi. A meu ver, a alternativa A tem muito mais lógica que a E.

  • Marquei a A tbm. Porém, analisando com mais cuidado, acho (mas só acho) que a "A" tá errada, porque o texto não evidencia "o desejo de fazer justiça aos negros e aos índios explorados".

    No trecho que ele fala sobre isso ("[...] transparece a irregularidade do mundo brasileiro de então, com uma sociedade em que o branco brutalizava o índio e o negro [...]"), ele apenas contextualiza a sociedade da época. Então, para mim, não está claro no texto que o "ímpeto justiceiro" se refere "aos negros e aos índios explorados". Assim, fazer tal inferência meio que seria uma extrapolação.

    Ps: comentário meramente opinativo :)

  • Gabarito: C

    ''Através da sua obra de rebelde apaixonado, transparece a irregularidade do mundo brasileiro de então, com uma sociedade em que o branco brutaliza o índio e o branco, as autoridade prevaricam, os clérigos pecavam..... parecia às vezes uma farsa difícil de representar''

  • Gabarito: (E)

    A) Extrapolação. Em momento algum o texto fala sobre fazer justiça.

  • A letra "a" não está certa por dois motivos: primeiro, não se trata de fazer justiça aos negros e índios - isso não foi dito em momento algum; e segundo que o próprio autor do texto da prova deixa claro que a crítica à maneira do branco colonizador em tratar os índios e negros é apenas uma das faces da obra de Gregório ("Através da sua obra de rebelde apaixonado, transparece a irregularidade do mundo brasileiro de então") -> uma das irregularidades que Gregório traz é uma sociedade em que o branco brutalizava o índio e o negro.


ID
2511328
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Texto 10A2AAA

       Na obra satírica de Gregório de Matos, não há o ânimo documentário ou a transfiguração hiperbólica, mas o flagrante expressivo até a caricatura, o ataque se elevando a denúncia, a ironia alegre ombreando com a revolta amarga, em contraste com a transfiguração eufórica de outros autores do tempo, em relação aos quais a sua poesia satírica aparece como contracorrente desmistificadora. Ele desdenha as aparências do mundo e desvenda a sua iniquidade, com um pessimismo realista que não hesita em entrar pela obscenidade e a crueza da vida do sexo. Poucos foram tão fundo nos aspectos considerados baixos, que ele trata com uma espécie de ímpeto justiceiro, que forra de inesperado moralismo as suas diatribes. Através da sua obra de rebelde apaixonado, transparece a irregularidade do mundo brasileiro de então, com uma sociedade em que o branco brutalizava o índio e o negro, as autoridades prevaricavam, os clérigos pecavam a valer e a virtude parecia às vezes uma farsa difícil de representar.

Antonio Candido. Iniciação à literatura brasileira: resumo para principiantes.

São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 1999, p. 24-5 (com adaptações)

A poesia satírica de Gregório de Matos, conforme se pode deduzir do texto 10A2AAA, se constituiu de elementos barrocos, como a antítese, presente no modo com que o poeta apreendia a realidade — com “ironia alegre” e “revolta amarga”. Considerando-se que esse ponto de vista antitético foi a grande contribuição da literatura barroca para a sociedade da época, é correto afirmar que, ao desvendar a irregularidade do mundo por meio dos violentos contrastes da linguagem, a sátira de Gregório de Matos

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

     c) evidenciava as fortes contradições da vida social brasileira.

  • "Através da sua obra de rebelde apaixonado, transparece a irregularidade do mundo brasileiro de então, com uma sociedade em que o branco brutalizava o índio e o negro, as autoridades prevaricavam, os clérigos pecavam a valer e a virtude parecia às vezes uma farsa difícil de representar."

     

  • Erro da letra "E".

     

    Enunciado: e) destruía o jogo de aparências reinante nas relações sociais do Brasil colonial.  --> Gregório de Matos não destruia o jogo de aparências nas relações sociais do Brasil colonia, ele apenas desdenhava, encarava com certa aversão tais acontencimentos.

     

    Trecho do texto: "Ele desdenha as aparências do mundo e desvenda a sua iniquidade..."

  • RESOLUÇÃO: O próprio trecho da obra de Antônio Cândido já nos responde a questão, pois “Através da sua obra de rebelde apaixonado, transparece a irregularidade do mundo brasileiro de então, com uma sociedade em que o branco brutalizava o índio e o negro, as autoridades prevaricavam, os clérigos pecavam a valer e a virtude parecia às vezes uma farsa difícil de representar”, ou seja, as obras de Gregório de Matos fala sobre as contradições da vida brasileira, normalmente fazendo uma crítica à sociedade.

    Resposta: C

  • O próprio trecho da obra de Antônio Cândido já nos responde a questão, pois “Através da sua obra de rebelde apaixonado, transparece a irregularidade do mundo brasileiro de então, com uma sociedade em que o branco brutalizava o índio e o negro, as autoridades prevaricavam, os clérigos pecavam a valer e a virtude parecia às vezes uma farsa difícil de representar”, ou seja, as obras de Gregório de Matos fala sobre as contradições da vida brasileira, normalmente fazendo uma crítica à sociedade.

    Resposta: C


ID
2511331
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sem dúvida foram as teses ilustradas que clandestinamente entraram a formar a bagagem ideológica dos nossos árcades e lhes deram mais de um traço constante: o gosto da clareza e da simplicidade graças ao qual puderam superar a pesada maquinaria cultista; os mitos do homem natural, do bom selvagem, do herói pacífico; enfim, certo mordente satírico em relação aos abusos dos tiranetes, dos juízes venais, do clero fanático, mordente a que se limitou, de resto, a consciência libertária dos intelectuais da Conjuração Mineira. A análise a que a historiografia mais recente tem submetido o conteúdo ideológico da Inconfidência é, nesse ponto, inequívoca: zelosos de manter o fundamento jurídico da propriedade (que a Revolução Francesa, na sua linha central, iria ratificar), os dissidentes de Vila Rica apenas se propunham evitar a sangria que nas finanças mineiras, já em crise, operaria a cobrança de impostos sobre o ouro (a derrama).

Alfredo Bosi. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1997, p. 66-7 (com adaptações).


De acordo com o texto precedente, as relações entre o Arcadismo e a Inconfidência Mineira se limitaram aos interesses das elites locais, sem ter havido reivindicação de mudanças profundas na estrutura da sociedade brasileira. Essa perspectiva dos árcades brasileiros se expressou esteticamente pela

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B

     

     

    a) INCORRETA

    árcades brasileiros visavam superar os mitos do homem natural, do bom selvagem, e não evocá-los.

     

    b) CORRETA
    traço constante: ... enfim, certo mordente satírico em relação aos abusos dos tiranetes, dos juízes venais, do clero fanático,

     

    c) INCORRETA

    Pelo contrário, os árcades eram zelosos de manter o fundamento jurídico da propriedade.

     

    d) INCORRETA

    "...superar a pesada maquinaria cultista".

     

    e) INCORRETA

    Estaria correta se não tivesse a palavra poética. Asim extrapolou.

  • Letra B. Acertei a questão no chute, mas a achei muito difícil. Enrolei-me já no enunciado, onde diz "De acordo com o texto precedente, as relações entre o Arcadismo e a Inconfidência Mineira se limitaram aos interesses das elites locais, sem ter havido reivindicação de mudanças profundas na estrutura da sociedade brasileira."

     

    Alguém pode me ajudar a identificar onde diz isso no texto?!

  • Gabriel, também tive essa mesma dificuldade. Mas levei em conta o fato da expressão "se limitaram aos interesses das elites locais" estar no enunciado e a considerei como verdadeira, ou seja, se está no enunciado vamos considerar como certo. Isso facilitou pra responder a questão.

  • Levei 16 minutos pra resolver essa questão...

  • Que texto, que questão (...) demorei uns 15min, acertei, mas acho que não entendi nada! Kkk


ID
2511334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Texto 10A2BBB


                 Eu, Marília, não fui nenhum vaqueiro,

                 fui honrado pastor da tua aldeia;

                 vestia finas lãs e tinha sempre

                 a minha choça do preciso cheia.

                 Tiraram-me o casal e o manso gado,

                 nem tenho a que me encoste um só cajado.


                  Para ter que te dar, é que eu queria

                  de mor rebanho ainda ser o dono;

                  prezava o teu semblante, os teus cabelos

                  ainda muito mais que um grande trono.

                  Agora que te oferte já não vejo,

                  além de um puro amor, de um são desejo.


                  Se o rio levantado me causava,

                   levando a sementeira, prejuízo,

                   eu alegre ficava, apenas via

                   na tua breve boca um ar de riso.

                   Tudo agora perdi; nem tenho o gosto

                    de ver-te ao menos compassivo o rosto.

Tomás Antônio Gonzaga. Marília de Dirceu. In: A. Candido e A. Castello. Presença da literatura brasileira. Das origens ao Romantismo. São Paulo: Difel, 1976, p. 165-6.

A principal característica árcade presente nas estrofes do texto 10A2BBB é

Alternativas
Comentários
  • GAB B

     

    Algumas caractéristicas:

    - Oposição ao barroco;

    - Inspiração iluminista;

    - Exaltação da natureza;

    - Racionalismo, bucolismo e pastoralismo...

  • A estética árcade na lírica amorosa de Tomás Antônio Gonzaga, é permeada por versos simples e pela ambientação em uma natureza sempre plena. A atmosfera pastoril e bucólica, calma, tranquila está presente no poema em questão. Não há sofrimento amoroso, preciosismo vocabular ou presença de herança clássico na evocação de deuses greco-romanos no poema lido. Além disso, o eu-lírico está feliz onde vice, não pensa e nem sente falta do conforto da cidade. 

    Rafaela Freitas - ESTRATÉGIA


ID
2511337
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 10A2BBB


                 Eu, Marília, não fui nenhum vaqueiro,

                 fui honrado pastor da tua aldeia;

                 vestia finas lãs e tinha sempre

                 a minha choça do preciso cheia.

                 Tiraram-me o casal e o manso gado,

                 nem tenho a que me encoste um só cajado.


                  Para ter que te dar, é que eu queria

                  de mor rebanho ainda ser o dono;

                  prezava o teu semblante, os teus cabelos

                  ainda muito mais que um grande trono.

                  Agora que te oferte já não vejo,

                  além de um puro amor, de um são desejo.


                  Se o rio levantado me causava,

                   levando a sementeira, prejuízo,

                   eu alegre ficava, apenas via

                   na tua breve boca um ar de riso.

                   Tudo agora perdi; nem tenho o gosto

                    de ver-te ao menos compassivo o rosto.

Tomás Antônio Gonzaga. Marília de Dirceu. In: A. Candido e A. Castello. Presença da literatura brasileira. Das origens ao Romantismo. São Paulo: Difel, 1976, p. 165-6.

As três estrofes que compõem o texto 10A2BBB são construídas a partir de uma mesma estrutura: seis versos, dos quais os quatro primeiros apresentam uma situação que é completamente invertida nos dois versos finais de cada estrofe. O elemento literário que demarca os dois momentos contrapostos da vida do eu lírico é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E

     

    O eu lírico no começo (passado) conta como era honrrado e as coisas que possuía, já no final (presente) diz que perdeu tudo, que não tem vontade de nada.

  • Letra E. Cheguei nesta resposta pelas diversas passagens no texto que dão esta ideia. Por exemplo:
    - " [...] fui honrado pastor da tua aldeia; vestia finas lãs e [...]"

    - " Tiraram-me o casal e o manso gado, nem tenho a que me encoste um só cajado."

    - "[...] de mor rebanho ainda ser o dono;"

    - " [...] eu alegre ficava, apenas via na tua breve boca um ar de riso. Tudo agora perdi; "

     

    Ou seja, ele fala diversas vezes de coisas que ele foi, tinha, era, e que agora não existem mais. Pelo menos foi assim que interpretei! 

  • LETRA E

     

    É evidente que no começo ele era encantado por Marilia mas agora ele tá rodado.

     

    Tem que entrar no personagem pra entender legal o texto.

  • Detesto poema! Detesto poema.....já falei que detesto poema? Pois é, é verdade, eu detesto!!!!!!

  • Detesto poema! Detesto poema.....já falei que detesto poema? Pois é, é verdade, eu detesto!!!!!!


ID
2511340
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Texto 10A2BBB


                 Eu, Marília, não fui nenhum vaqueiro,

                 fui honrado pastor da tua aldeia;

                 vestia finas lãs e tinha sempre

                 a minha choça do preciso cheia.

                 Tiraram-me o casal e o manso gado,

                 nem tenho a que me encoste um só cajado.


                  Para ter que te dar, é que eu queria

                  de mor rebanho ainda ser o dono;

                  prezava o teu semblante, os teus cabelos

                  ainda muito mais que um grande trono.

                  Agora que te oferte já não vejo,

                  além de um puro amor, de um são desejo.


                  Se o rio levantado me causava,

                   levando a sementeira, prejuízo,

                   eu alegre ficava, apenas via

                   na tua breve boca um ar de riso.

                   Tudo agora perdi; nem tenho o gosto

                    de ver-te ao menos compassivo o rosto.

Tomás Antônio Gonzaga. Marília de Dirceu. In: A. Candido e A. Castello. Presença da literatura brasileira. Das origens ao Romantismo. São Paulo: Difel, 1976, p. 165-6.

As liras de Marília de Dirceu, de que as estrofes do texto 10A2BBB fazem parte, são exemplos da perspectiva pré-romântica da poesia árcade brasileira. Nesse sentido, o lirismo amoroso de Tomás Antônio Gonzaga se mostra mais distante da formalidade árcade e mais próximo da espontaneidade romântica, embora ainda conserve elementos próprios do Arcadismo, como a

Alternativas
Comentários
  • GAB D 

     

    d) delegação poética, pela qual a subjetividade do eu lírico é transferida à figura genérica e universal do pastor.

     

    No arcadismo a predominância da atmosfera bucólica e patoril, que confere aos versos um efeito de simplicidade clássica. 

     


ID
2511343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 10A2CCC


                              Canção do Tamoio

                              (Natalícia)


                        Não chores, meu filho;

                        Não chores, que a vida

                        É luta renhida:

                        Viver é lutar.

                        A vida é combate,

                        Que os fracos abate,

                        Que os fortes, os bravos

                        Só pode exaltar.


                        Um dia vivemos!

                        O homem que é forte

                        Não teme da morte;

                        Só teme fugir;

                        No arco que entesa

                        Tem certa uma presa,

                        Quer seja tapuia,

                        Condor ou tapir.


                         E pois que és meu filho,

                         Meus brios reveste;

                         Tamoio nasceste,

                          Valente serás.

                          Sê duro guerreiro,

                          Robusto, fragueiro,

                          Brasão dos tamoios

                          Na guerra e na paz.


                           Teu grito de guerra

                           Retumbe aos ouvidos

                           D’imigos transidos

                           Por vil comoção;

                           E tremam d’ouvi-lo

                           Pior que o sibilo

                           Das setas ligeiras,

                           Pior que o trovão.


                           Porém se a fortuna,

                           Traindo teus passos,

                           Te arroja nos laços

                           Do inimigo falaz!

                           Na última hora

                           Teus feitos memora,

                           Tranquilo nos gestos,

                            Impávido, audaz.


                           E cai como o tronco

                           Do raio tocado,

                           Partido, rojado

                           Por larga extensão;

                           Assim morre o forte!

                           No passo da morte

                           Triunfa, conquista

                           Mais alto brasão.


                           As armas ensaia,

                           Penetra na vida:

                           Pesada ou querida,

                           Viver é lutar.

                           Se o duro combate

                           Os fracos abate,

                           Aos fortes, aos bravos,

                           Só pode exaltar.

Gonçalves Dias. Canção do Tamoio. Internet: <www.dominiopublico.gov.br>  (com adaptações).

A partir do texto 10A2CCC, é correto afirmar que, na poesia indianista, a configuração estética do indígena reflete valores e costumes da sociedade brasileira do século XIX, pois, no poema,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

     

    A poesia tenta passar uma ideia de heroismo ao dizer que os fortes, os bravos, os lutadores são exaltados.

  • De onde saiu o índio?

  •  No arco que entesa

     Tem certa uma presa,

     Quer seja tapuia,

     Condor ou tapir.


  • Tamoios: Os tamoios foram um povo indígena ou agrupamento de povos indígenas do  tronco linguístico tupi que habitava a costa dos atuais estados de São Paulo  (litoral norte) e Rio de Janeiro  (vale do Paraíba Fluminense).

    Fonte: Wikipédia

  • Gente, meia hora depois e com muito sacrifício, as pessoas "normais" acertam isso por eliminação.

    Pq entender, já é nível faixa preta.

    GAB: letra "c"


ID
2511346
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 10A2CCC


                              Canção do Tamoio

                              (Natalícia)


                        Não chores, meu filho;

                        Não chores, que a vida

                        É luta renhida:

                        Viver é lutar.

                        A vida é combate,

                        Que os fracos abate,

                        Que os fortes, os bravos

                        Só pode exaltar.


                        Um dia vivemos!

                        O homem que é forte

                        Não teme da morte;

                        Só teme fugir;

                        No arco que entesa

                        Tem certa uma presa,

                        Quer seja tapuia,

                        Condor ou tapir.


                         E pois que és meu filho,

                         Meus brios reveste;

                         Tamoio nasceste,

                          Valente serás.

                          Sê duro guerreiro,

                          Robusto, fragueiro,

                          Brasão dos tamoios

                          Na guerra e na paz.


                           Teu grito de guerra

                           Retumbe aos ouvidos

                           D’imigos transidos

                           Por vil comoção;

                           E tremam d’ouvi-lo

                           Pior que o sibilo

                           Das setas ligeiras,

                           Pior que o trovão.


                           Porém se a fortuna,

                           Traindo teus passos,

                           Te arroja nos laços

                           Do inimigo falaz!

                           Na última hora

                           Teus feitos memora,

                           Tranquilo nos gestos,

                            Impávido, audaz.


                           E cai como o tronco

                           Do raio tocado,

                           Partido, rojado

                           Por larga extensão;

                           Assim morre o forte!

                           No passo da morte

                           Triunfa, conquista

                           Mais alto brasão.


                           As armas ensaia,

                           Penetra na vida:

                           Pesada ou querida,

                           Viver é lutar.

                           Se o duro combate

                           Os fracos abate,

                           Aos fortes, aos bravos,

                           Só pode exaltar.

Gonçalves Dias. Canção do Tamoio. Internet: <www.dominiopublico.gov.br>  (com adaptações).

A partir do texto 10A2CCC, é correto afirmar que a poesia indianista de Gonçalves Dias, para alcançar seu pendor nacionalista, recorre predominantemente a elementos tradicionais

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

     

    épica - substantivo feminino, poema de cunho narrativo que trata dos feitos históricos e/ou lendários de certos heróis que, em meio a cometimentos bélicos, se destacam pelas suas qualidades superiores.

     

  • Letra C

    Épica - Poema de cunho narrativo que trata dos feitos históricos e/ou lendários de certos heróis que, em meio a cometimentos bélicos, se destacam pelas suas qualidades superiores.

    "É você quem cria sua própria realidade!"


ID
2511349
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Texto 10A2CCC


                              Canção do Tamoio

                              (Natalícia)


                        Não chores, meu filho;

                        Não chores, que a vida

                        É luta renhida:

                        Viver é lutar.

                        A vida é combate,

                        Que os fracos abate,

                        Que os fortes, os bravos

                        Só pode exaltar.


                        Um dia vivemos!

                        O homem que é forte

                        Não teme da morte;

                        Só teme fugir;

                        No arco que entesa

                        Tem certa uma presa,

                        Quer seja tapuia,

                        Condor ou tapir.


                         E pois que és meu filho,

                         Meus brios reveste;

                         Tamoio nasceste,

                          Valente serás.

                          Sê duro guerreiro,

                          Robusto, fragueiro,

                          Brasão dos tamoios

                          Na guerra e na paz.


                           Teu grito de guerra

                           Retumbe aos ouvidos

                           D’imigos transidos

                           Por vil comoção;

                           E tremam d’ouvi-lo

                           Pior que o sibilo

                           Das setas ligeiras,

                           Pior que o trovão.


                           Porém se a fortuna,

                           Traindo teus passos,

                           Te arroja nos laços

                           Do inimigo falaz!

                           Na última hora

                           Teus feitos memora,

                           Tranquilo nos gestos,

                            Impávido, audaz.


                           E cai como o tronco

                           Do raio tocado,

                           Partido, rojado

                           Por larga extensão;

                           Assim morre o forte!

                           No passo da morte

                           Triunfa, conquista

                           Mais alto brasão.


                           As armas ensaia,

                           Penetra na vida:

                           Pesada ou querida,

                           Viver é lutar.

                           Se o duro combate

                           Os fracos abate,

                           Aos fortes, aos bravos,

                           Só pode exaltar.

Gonçalves Dias. Canção do Tamoio. Internet: <www.dominiopublico.gov.br>  (com adaptações).

Na Canção do Tamoio, de Gonçalves Dias, apresenta-se o perfil literário do indígena construído pela poesia romântica com forte motivação nacionalista. Nessa fase da poesia romântica, o índio foi escolhido como o símbolo ideal do nacionalismo porque

Alternativas
Comentários
  • a) o negro e o português, vindos de outros continentes, não mantinham com as terras brasileiras o mesmo vínculo de identidade que os indígenas.

    GAB. A

  • Questão dada, até por eliminação chegaríamos no gabarito A.

  • Indianismo

     

    Foi a forma mais representativa de nacionalismo
    literário. Corresponde, no Brasil, à busca de um
    legítimo antepassado nacional
    , já que não
    possuíramos Idade Média com heróis típicos. Por
    outro lado, a figura do índio foi idealizada pelos
    escritores românticos com a finalidade de nivelar
    esse nosso antepassado ao português colonizado
    r
    . O índio romântico é sempre bom, nobre,
    bonito e cavaleiro generoso.
     

    Segundo Dante Moreira Leite, o indianismo
    tinha conteúdo ideológico. “O índio foi, na
    Literatura Brasileira Romantismo, uma imagem do passado
    e, portanto,
    não apresentava qualquer ameaça à ordem vigente,
    sobretudo à escravatura.
     

    TRECHO DOS MEUS RESUMOS DE LITERATURA DA FACULDADE.

     

    GABARITO  A


ID
2511352
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Texto 10A3AAA


      Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas. Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada, sete horas de chumbo.

      […]

      O rumor crescia, condensando-se; o zunzum de todos os dias acentuava-se; já se não destacavam vozes dispersas, mas um só ruído compacto que enchia todo o cortiço. Começavam a fazer compras na venda; ensarilhavam-se discussões e rezingas; ouviam-se gargalhadas e pragas; já se não falava, gritava-se. Sentia-se naquela fermentação sanguínea, naquela gula viçosa de plantas rasteiras que mergulham os pés vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir, a triunfante satisfação de respirar sobre a terra.

          Aluísio Azevedo. O cortiço. 15.ª ed. São Paulo: Ática, 1984. p. 28-9.

O texto 10A3AAA, trecho do romance de Aluísio Azevedo, estrutura-se a partir do princípio do naturalismo literário caracterizado pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Uma das características do naturalismo é abordar a existência humana de forma materialista. O homem é encarado como produto biológico passando a agir de acordo com seus instintos, chegando a ser comparado com os animais (zoomorfização). 

  • O naturalismo foi uma forma nova de enxergar o homem, esse que, agora, será visto como o produto da natureza.

    A descrição da sociedade irá partir de ideias universais , leis universais e não da INDIVIDUALIZAÇÃO do individuo, ele não é mais sujeito, mas um figurante da história, resultado das influências do meio

    LETRA E


ID
2511355
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 10A3AAA


      Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas. Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada, sete horas de chumbo.

      […]

      O rumor crescia, condensando-se; o zunzum de todos os dias acentuava-se; já se não destacavam vozes dispersas, mas um só ruído compacto que enchia todo o cortiço. Começavam a fazer compras na venda; ensarilhavam-se discussões e rezingas; ouviam-se gargalhadas e pragas; já se não falava, gritava-se. Sentia-se naquela fermentação sanguínea, naquela gula viçosa de plantas rasteiras que mergulham os pés vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir, a triunfante satisfação de respirar sobre a terra.

          Aluísio Azevedo. O cortiço. 15.ª ed. São Paulo: Ática, 1984. p. 28-9.

Os personagens apresentados no texto 10A3AAA, trecho de O cortiço, são representados de modo

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D

     

    Ao ler o texto não há a descrição dos personagens e sim o que eles causam. Ao ler o texto nota-se uma enfase no que os moradores fazem e não nas suas características em si.

  • Letra D.

     

    Não há menção no texto de nenhum dos moradores específicos do tal cortiço, apenas situações de modo geral, com verbos na 3ª pessoa do plural, indicando que determinadas situações referem-se a mais de uma pessoa. Por exemplo:
    " [...] já se não destacavam vozes dispersas, mas um só ruído compacto que enchia todo o cortiço. Começavam a fazer compras na venda; ensarilhavam-se discussões e rezingas; ouviam-se gargalhadas e pragas; já se não falava, gritava-se".


ID
2511358
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Texto 10A3AAA


      Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas. Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada, sete horas de chumbo.

      […]

      O rumor crescia, condensando-se; o zunzum de todos os dias acentuava-se; já se não destacavam vozes dispersas, mas um só ruído compacto que enchia todo o cortiço. Começavam a fazer compras na venda; ensarilhavam-se discussões e rezingas; ouviam-se gargalhadas e pragas; já se não falava, gritava-se. Sentia-se naquela fermentação sanguínea, naquela gula viçosa de plantas rasteiras que mergulham os pés vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir, a triunfante satisfação de respirar sobre a terra.

          Aluísio Azevedo. O cortiço. 15.ª ed. São Paulo: Ática, 1984. p. 28-9.

A escola naturalista no Brasil, à qual pertence o romance O cortiço, de Aluísio Azevedo, caracteriza-se literariamente pela presença de narrativas com protagonismo de personagens

Alternativas
Comentários
  • O CORTICO - CLASSE PROLETARIADA ( MARGINALIZADOS OU POBRES) 

     

  • Marginalizados, pobres, doentes...

  • O cortiço São Romão, habitado pelas classes mais baixas e marginais: operários, imigrantes recém chegados no Brasil, lavadeiras, prostitutas, entre outras. Representa os comportamentos tidos como promíscuos, preguiçosos e viciosos, atribuídos na época aos pobres, aos negros e mestiços. Aí, o autor descreve casos de violência, homossexualidade, prostituição e traição conjugal...

    GABARITO E


ID
2511361
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 10A3BBB


                                   Livre


                 Livre! Ser livre da matéria escrava,

                 arrancar os grilhões que nos flagelam

                 e livre penetrar nos Dons que selam

                 a alma e lhe emprestam toda a etérea lava.


                  Livre da humana, da terrestre bava

                  dos corações daninhos que regelam,

                  quando os nossos sentidos se rebelam

                  contra a Infâmia bifronte que deprava.


                   Livre! Bem livre para andar mais puro,

                   mais junto à Natureza e mais seguro

                   do seu Amor, de todas as justiças.


                    Livre! Para sentir a Natureza,

                    para gozar, na universal Grandeza,

                    Fecundas e arcangélicas preguiças.

                    Cruz e Souza. Obra completa. V.1, Ed. Avenida, 2008, p. 529.

O conceito de liberdade expresso pelo poema de Cruz e Souza (texto 10A3BBB) é corretamente enunciado na seguinte expressão:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E 

     

    Na primeira linha o autor diz que quer ser livre da matéria, alega a que quer penetrar na alma e aduz o etéreo; tudo isso diz repeito ao espiritual, ao transcendental.

     

    POEMA MUITO BOM. VALE A PENA LER VÁRIAS VEZES. ADOREI. PARABÉNS CESPE PELA ESCOLHA.

  • o nome disso é drogas

  • Expresso pelo poema...Texto complicado e subjetivo. Se a banca optasse por outra resposta, certamente improvisaria um razão para isso e apareceria sempre aqui alguém para defender. Paciência!

  • Excelente o texto, alude uma ideia de transcendência do próprio ser para algo mais profundo, mais livre e sem limitações materiais que prendem o ser humano (corre pelo milhão e esquece de melhorar o teu próprio ser, de evoluir e serás um eterno prisioneiro de sí mesmo); por conseguinte, analisei para nossa situação, buscando nos aperfeiçoar, transcender nossas limitações e alcançar a posse, o que é a chave das correntes que prendem alguns de nós.

    (obs: viajei de mais e errei a questão, mas vida que segue)

  • quando vem questões de interpretação relacionado a poemas, dá vontade de nem responder!

    tem que está drogado para acertar essas merdas.

  • RIDICULO

  • Gab. E

    Buscando algo que me fizesse entender a questão, encontrei essa definição:

    "Liberdade transcedental: espontaneidade capaz de dar início a uma série de eventos que se desenrola na natureza."

    De fato, em vários textos aparece algo correlato:

    "Livre! Bem livre para andar mais puro,

              mais junto à Natureza e mais seguro

              do seu Amor, de todas as justiças."

    "Livre! Para sentir a Natureza,

              para gozar, na universal Grandeza,

              Fecundas e arcangélicas preguiças."

  • Eu errei (havia marcado a "c"). Inicialmente achei que se tratava de uma liberdade social. Depois, ao ler novamente para tentar encontrar o sentido do gabarito, uma linha me fez mudar de ideia e concordar com o gabarito: Livre! Ser livre da matéria escrava (...) -> a matéria escrava é o nosso corpo e somos escravos das nossas diversas necessidades enquanto seres humanos.

    Percebi que a liberdade da matéria não trata da liberdade física e, mesmo que fosse, haveria tb reflexos no espírito.

    Lendo bem, percebi que a alternativa mais crível é, de fato, a letra "e".

    "Seja forte e corajosa"


ID
2511364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Texto 10A3BBB


                                   Livre


                 Livre! Ser livre da matéria escrava,

                 arrancar os grilhões que nos flagelam

                 e livre penetrar nos Dons que selam

                 a alma e lhe emprestam toda a etérea lava.


                  Livre da humana, da terrestre bava

                  dos corações daninhos que regelam,

                  quando os nossos sentidos se rebelam

                  contra a Infâmia bifronte que deprava.


                   Livre! Bem livre para andar mais puro,

                   mais junto à Natureza e mais seguro

                   do seu Amor, de todas as justiças.


                    Livre! Para sentir a Natureza,

                    para gozar, na universal Grandeza,

                    Fecundas e arcangélicas preguiças.

                    Cruz e Souza. Obra completa. V.1, Ed. Avenida, 2008, p. 529.

São elementos da estética simbolista presentes no poema Livre (texto 10A3BBB), de Cruz e Souza,

Alternativas
Comentários
  • GAB D

     

    Não só a  musicalidade e o transcendentalismo, mas também o misticismo, subjetivismo, inconsciente, imaginação, espiritualidade...

  • Como também, Nana, a dor de existir, o pessimismo, a introspecção psicológica. 


ID
2511367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 10A3CCC


      O nosso Modernismo importa, essencialmente, na libertação de uma série de recalques históricos, sociais, étnicos, que são trazidos triunfalmente à tona da consciência literária. Esse sentimento de triunfo, que assinala o fim da posição de inferioridade no diálogo secular com Portugal e já nem o leva mais em conta, define a originalidade própria do Modernismo na dialética do geral e do particular.

      Na nossa cultura há uma ambiguidade fundamental: a de sermos um povo latino, de herança cultural europeia, mas etnicamente mestiço, situado no trópico, influenciado por culturas primitivas, ameríndias e africanas. Essa ambiguidade deu sempre às afirmações particularistas um tom de constrangimento, que geralmente se resolvia pela idealização.

      O Modernismo rompe com esse estado de coisas. As nossas deficiências, supostas ou reais, são reinterpretadas como superioridades, através das vanguardas. A filosofia cósmica e superficial, que alguns adotaram certo momento nas pegadas de Graça Aranha, atribui um significado construtivo, heroico, ao cadinho de raças e culturas localizado numa natureza áspera. O mulato e o negro são definitivamente incorporados como temas de estudo, inspiração, exemplo. O primitivismo é agora fonte de beleza e não mais empecilho à elaboração da cultura. Isso, na literatura, na pintura, na música, nas ciências do homem.

Antonio Candido. Literatura e cultura de 1900 a 1945. In: Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2006, p. 126-7 (com adaptações)

De acordo com o texto 10A3CCC, o Modernismo renova a estética literária brasileira porque

Alternativas
Comentários
  • "O modernismo ficou marcado por transformações vertiginosas e caóticas, além da efemeridade e sensação de fragmentação da realidade. Os artistas modernistas sentiam a necessidade de mudar o meio em que viviam, experimentando novos conceitos.

    Acreditava-se que as formas “tradicionais” das artes plásticas, design, literatura, música e cinema estava totalmente ultrapassadas. Devia-se “criar” uma nova cultura, com o objetivo de transformar as características culturais e sociais já estabelecidas, substituindo-as por novas formas e visões."

    Fonte: https://www.significados.com.br/modernismo/

  • Letra B. A resposta está no trecho:

     

    "Na nossa cultura há uma ambiguidade fundamental: a de sermos um povo latino, de herança cultural europeia, mas etnicamente mestiço, situado no trópico, influenciado por culturas primitivas, ameríndias e africanas. Essa ambiguidade deu sempre às afirmações particularistas um tom de constrangimento, que geralmente se resolvia pela idealização. 

    O Modernismo rompe com esse estado de coisas. As nossas deficiências, supostas ou reais, são reinterpretadas como superioridades, através das vanguardas."

     

    Ou seja, o Modernismo, ao romper com esse estado de coisas, valoriza esteticamente elementos anteriormente rebaixados, reinterpretando-as como superioridades. 

  • pra mim, a resposta ficou evidente no terceiro paragrafo:

     O Modernismo rompe com esse estado de coisas. As nossas deficiências, supostas ou reais, são reinterpretadas como superioridades, através das vanguardas. A filosofia cósmica e superficial, que alguns adotaram certo momento nas pegadas de Graça Aranha, atribui um significado construtivo, heroico, ao cadinho de raças e culturas localizado numa natureza áspera. O mulato e o negro são definitivamente incorporados como temas de estudo, inspiração, exemplo. O primitivismo é agora fonte de beleza e não mais empecilho à elaboração da cultura. Isso, na literatura, na pintura, na música, nas ciências do homem.

  • Gab-B.

    Para mim a resposta está no começo do texto linha 1" O nosso Modernismo importa, essencialmente,na libertação de uma série de recalques históricos, sociais, étnicos, que são trazidos triunfalmente à tona da consciência literária. Esse sentimento de triunfo".Lendo esse trecho,temos como saber que o Modernismo renova a estética literária brasileira,pois valoriza esteticamente elementos anteriormente rebaixados.

    Bons estudos e boa sorte.

  • Acertei, porém não vejo erro algum na D, pois subjetivismo por subjetivismo, a B tbm tem, em lugar algum fala EXPLICITAMENTE sobre estética e tal... ow provinha embaçada heim


ID
2511370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Texto 10A3CCC


      O nosso Modernismo importa, essencialmente, na libertação de uma série de recalques históricos, sociais, étnicos, que são trazidos triunfalmente à tona da consciência literária. Esse sentimento de triunfo, que assinala o fim da posição de inferioridade no diálogo secular com Portugal e já nem o leva mais em conta, define a originalidade própria do Modernismo na dialética do geral e do particular.

      Na nossa cultura há uma ambiguidade fundamental: a de sermos um povo latino, de herança cultural europeia, mas etnicamente mestiço, situado no trópico, influenciado por culturas primitivas, ameríndias e africanas. Essa ambiguidade deu sempre às afirmações particularistas um tom de constrangimento, que geralmente se resolvia pela idealização.

      O Modernismo rompe com esse estado de coisas. As nossas deficiências, supostas ou reais, são reinterpretadas como superioridades, através das vanguardas. A filosofia cósmica e superficial, que alguns adotaram certo momento nas pegadas de Graça Aranha, atribui um significado construtivo, heroico, ao cadinho de raças e culturas localizado numa natureza áspera. O mulato e o negro são definitivamente incorporados como temas de estudo, inspiração, exemplo. O primitivismo é agora fonte de beleza e não mais empecilho à elaboração da cultura. Isso, na literatura, na pintura, na música, nas ciências do homem.

Antonio Candido. Literatura e cultura de 1900 a 1945. In: Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2006, p. 126-7 (com adaptações)

O texto 10A3CCC faz referência à(s)

Alternativas
Comentários
  • GAB. C

  • acertei olhando a data no final do texto

  • A Semana de Arte Moderna trouxe um rompimento, uma destruição das estruturas clássicas, acadêmicas, harmônicas, e por esse motivo tem caráter anárquico e destruidor. Mário de Andrade chamou a primeira fase do Modernismo de “fase da destruição”, já que é totalmente contraditória ao parnasianismo ou simbolismo das décadas anteriores. Os artistas têm em comum a busca pela origem, daí vem o nacionalismo e acarreta a volta às origens e valorização do índio brasileiro.

    GABARITO C


ID
2511373
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Texto 10A3CCC


      O nosso Modernismo importa, essencialmente, na libertação de uma série de recalques históricos, sociais, étnicos, que são trazidos triunfalmente à tona da consciência literária. Esse sentimento de triunfo, que assinala o fim da posição de inferioridade no diálogo secular com Portugal e já nem o leva mais em conta, define a originalidade própria do Modernismo na dialética do geral e do particular.

      Na nossa cultura há uma ambiguidade fundamental: a de sermos um povo latino, de herança cultural europeia, mas etnicamente mestiço, situado no trópico, influenciado por culturas primitivas, ameríndias e africanas. Essa ambiguidade deu sempre às afirmações particularistas um tom de constrangimento, que geralmente se resolvia pela idealização.

      O Modernismo rompe com esse estado de coisas. As nossas deficiências, supostas ou reais, são reinterpretadas como superioridades, através das vanguardas. A filosofia cósmica e superficial, que alguns adotaram certo momento nas pegadas de Graça Aranha, atribui um significado construtivo, heroico, ao cadinho de raças e culturas localizado numa natureza áspera. O mulato e o negro são definitivamente incorporados como temas de estudo, inspiração, exemplo. O primitivismo é agora fonte de beleza e não mais empecilho à elaboração da cultura. Isso, na literatura, na pintura, na música, nas ciências do homem.

Antonio Candido. Literatura e cultura de 1900 a 1945. In: Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2006, p. 126-7 (com adaptações)

Visto como síntese de tendências estéticas universalistas e particularistas, o Modernismo é apresentado pelo texto 10ACCC como um movimento que

Alternativas
Comentários
  • GAB.C


ID
2511376
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 10A3DDD


      É no seu quarto romance, Vidas secas, publicado em 1938 e, portanto, produto do aprendizado vivido pelo escritor enquanto esteve preso, que emerge pela primeira vez uma visão social completa do processo histórico da modernização, aparecendo com clareza no romance aqueles que ficaram somente com a face do atraso nesse processo.

      Em Vidas secas, Graciliano dedica um capítulo do livro para cada membro da família, e demonstra cada ângulo de visão, mas fica claro que o ponto de vista do narrador, é de observar o coletivo, a família, e as saídas possíveis, ainda que, nesse caso, a única disponível seja a da fuga. Mesmo que fique clara uma separação entre o narrador e os personagens, Graciliano é, de uma maneira ou de outra, parte da realidade social que ele está retratando, e não há, portanto, uma relação de distância propriamente dita.

      O que se observa, em Vidas Secas, é que não há uma tentativa de dar voz aos camponeses. Graciliano não tem a coragem de entrar na pele de Fabiano, porque ele não sabe as palavras que estão na boca dele, e não quer colocá-las na boca dele. Ele não vai, por uma enorme simpatia que tenha pelo operário, pelo camponês, de repente começar a emprestar conteúdos esperançosos a ele, porque inclusive esse indivíduo não tem a mesma noção de esperança que ele. Não vai impor aos retirantes uma determinada forma de pensamento que fosse compatível com a maneira que ele pensava a marcha da História.

Marisa S. de Mello. Graciliano Ramos: modernista engajado. Internet: <www.unicamp.br/cemarx/anais> .

Considerando a relação entre narrador e personagem construída no romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, a autora do texto 10A3DDD defende que o narrador do romance

Alternativas
Comentários
  •  "Mesmo que fique clara uma separação entre o narrador e os personagens, Graciliano é, de uma maneira ou de outra, parte da realidade social que ele está retratando, e não há, portanto, uma relação de distância propriamente dita." (Linhas 5-7)

     

  • Alternativa A

    No segundo parágrafo temos: 

    "Em Vidas secas, Graciliano dedica um capítulo do livro para cada membro da família, e demonstra cada ângulo de visão, mas fica claro que o ponto de vista do narrador, é de observar o coletivo, a família, e as saídas possíveis, ainda que, nesse caso, a única disponível seja a da fuga. Mesmo que fique clara uma separação entre o narrador e os personagens, Graciliano é, de uma maneira ou de outra, parte da realidade social que ele está retratando... "

     

  • O que se observa, em Vidas Secas, é que não há uma tentativa de dar voz aos camponeses. Graciliano não tem a coragem de entrar na pele de Fabiano, porque ele não sabe as palavras que estão na boca dele, e não quer colocá-las na boca dele..

     

    Esse trecho faria com que a B estivesse correta. Não entendi.

  • a resposta correta está aqui:

    ''Ele não vai, por uma enorme simpatia que tenha pelo operário, pelo camponês, de repente começar a emprestar conteúdos esperançosos a ele, porque inclusive esse indivíduo não tem a mesma noção de esperança que ele. Não vai impor aos retirantes uma determinada forma de pensamento que fosse compatível com a maneira que ele pensava a marcha da História.''

  • Não entendi, considerando o seguinte trecho:

    Mesmo que fique clara uma separação entre o narrador e os personagens, Graciliano é, de uma maneira ou de outra, parte da realidade social que ele está retratando, e não há, portanto, uma relação de distância propriamente dita.

    Como haverá a separação se Graciliano é parte daquela realidade social?

  • Questão dúbia, já que há tanto a separação social entre o narrador e as personagens como o narrador abre espaço para a fala destas sem interferir no que elas têm a dizer.


ID
2511379
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Texto 10A3DDD


      É no seu quarto romance, Vidas secas, publicado em 1938 e, portanto, produto do aprendizado vivido pelo escritor enquanto esteve preso, que emerge pela primeira vez uma visão social completa do processo histórico da modernização, aparecendo com clareza no romance aqueles que ficaram somente com a face do atraso nesse processo.

      Em Vidas secas, Graciliano dedica um capítulo do livro para cada membro da família, e demonstra cada ângulo de visão, mas fica claro que o ponto de vista do narrador, é de observar o coletivo, a família, e as saídas possíveis, ainda que, nesse caso, a única disponível seja a da fuga. Mesmo que fique clara uma separação entre o narrador e os personagens, Graciliano é, de uma maneira ou de outra, parte da realidade social que ele está retratando, e não há, portanto, uma relação de distância propriamente dita.

      O que se observa, em Vidas Secas, é que não há uma tentativa de dar voz aos camponeses. Graciliano não tem a coragem de entrar na pele de Fabiano, porque ele não sabe as palavras que estão na boca dele, e não quer colocá-las na boca dele. Ele não vai, por uma enorme simpatia que tenha pelo operário, pelo camponês, de repente começar a emprestar conteúdos esperançosos a ele, porque inclusive esse indivíduo não tem a mesma noção de esperança que ele. Não vai impor aos retirantes uma determinada forma de pensamento que fosse compatível com a maneira que ele pensava a marcha da História.

Marisa S. de Mello. Graciliano Ramos: modernista engajado. Internet: <www.unicamp.br/cemarx/anais> .

A partir da leitura do texto 10A3DDD e considerando-se a dinâmica do sistema literário brasileiro na geração de 1930 do Modernismo, é correto afirmar que nesse período escritores do gênero romance

Alternativas
Comentários
  • GAB.E

  • PERSONAGENS SUBALTERNOS > > > SÃO AQUELES QUE SÃO SUBORDINADOS, ERA O CASO DE FABIANO EM VIDAS SECAS.


ID
2511382
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 10A3DDD


      É no seu quarto romance, Vidas secas, publicado em 1938 e, portanto, produto do aprendizado vivido pelo escritor enquanto esteve preso, que emerge pela primeira vez uma visão social completa do processo histórico da modernização, aparecendo com clareza no romance aqueles que ficaram somente com a face do atraso nesse processo.

      Em Vidas secas, Graciliano dedica um capítulo do livro para cada membro da família, e demonstra cada ângulo de visão, mas fica claro que o ponto de vista do narrador, é de observar o coletivo, a família, e as saídas possíveis, ainda que, nesse caso, a única disponível seja a da fuga. Mesmo que fique clara uma separação entre o narrador e os personagens, Graciliano é, de uma maneira ou de outra, parte da realidade social que ele está retratando, e não há, portanto, uma relação de distância propriamente dita.

      O que se observa, em Vidas Secas, é que não há uma tentativa de dar voz aos camponeses. Graciliano não tem a coragem de entrar na pele de Fabiano, porque ele não sabe as palavras que estão na boca dele, e não quer colocá-las na boca dele. Ele não vai, por uma enorme simpatia que tenha pelo operário, pelo camponês, de repente começar a emprestar conteúdos esperançosos a ele, porque inclusive esse indivíduo não tem a mesma noção de esperança que ele. Não vai impor aos retirantes uma determinada forma de pensamento que fosse compatível com a maneira que ele pensava a marcha da História.

Marisa S. de Mello. Graciliano Ramos: modernista engajado. Internet: <www.unicamp.br/cemarx/anais> .

Assinale a opção que apresenta o assunto principal do texto 10A3DDD.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa letra C. " Em Vidas secas, Graciliano dedica um capítulo do livro para cada membro da família, e demonstra cada ângulo de visão, mas fica claro que o ponto de vista do narrador, é de observar o coletivo, a família, e as saídas possíveis, (...) "

  • na dúvida, marque a errada. .-.


ID
2511385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 10A4AAA


      Quais são as atividades que marcam as suas aulas hoje?

      O foco é a análise dos textos, e não o ensino de regras gramaticais. Conforme discuto as produções dos alunos durante as aulas e faço as correções, mostro que faltou uma conjunção ou os melhores usos de um pronome, procurando sempre aliar ao contexto. Mesmo assim, ainda tenho grandes desafios.

      Qual o maior deles?

    A falta do hábito de leitura, o que prejudica os alunos no momento da compreensão dos textos. Para tentar solucionar essa questão, procuro apresentar vários gêneros, esmiúço cada um e provoco a interpretação para que a turma possa entender melhor o que está escrito.

       Houve mudanças na maneira de ensinar nos últimos tempos?

      Leciono há 24 anos, mas percebi que nos últimos 20 houve alterações na sala de aula. Antes disso, as fórmulas se repetiam. O livro didático era usado como único material, e o foco principal de ensino era a gramática.

                                                                  Revista Nova Escola. abr./2009.

No texto 10A4AAA, na resposta à segunda pergunta, o verbo esmiuçar foi empregado pela professora como sinônimo de

Alternativas
Comentários
  • Significado de Esmiuçar: separar, desfazer em partes miúdas; fragmentar, esmigalhar.

    GAB: C

  • Letra (c)

     

    Esmiuçar o documento.. analisar o documento.

  • Gabarito letra C.

     

    A análise tratada no texto poderia ser perfeitamente transferida aos concursos públicos. Hoje, a esmagadora maioria das questões versa sobre interpretação e compreensão de textos, reescritura de frases, aplicação de elementos coesivos etc. 

     

    Se me pergutassem o que estudar às vesperas de uma prova para a qual não houve tempo adequado de preparação, sem dúvida alguma, responderia Compreensão e Interpretação de textos.

  • "(...) Para tentar solucionar essa questão, procuro apresentar vários gêneros, ANALISO cada um e provoco a interpretação para que a turma possa entender melhor o que está escrito."


ID
2511388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 10A4AAA


      Quais são as atividades que marcam as suas aulas hoje?

      O foco é a análise dos textos, e não o ensino de regras gramaticais. Conforme discuto as produções dos alunos durante as aulas e faço as correções, mostro que faltou uma conjunção ou os melhores usos de um pronome, procurando sempre aliar ao contexto. Mesmo assim, ainda tenho grandes desafios.

      Qual o maior deles?

    A falta do hábito de leitura, o que prejudica os alunos no momento da compreensão dos textos. Para tentar solucionar essa questão, procuro apresentar vários gêneros, esmiúço cada um e provoco a interpretação para que a turma possa entender melhor o que está escrito.

       Houve mudanças na maneira de ensinar nos últimos tempos?

      Leciono há 24 anos, mas percebi que nos últimos 20 houve alterações na sala de aula. Antes disso, as fórmulas se repetiam. O livro didático era usado como único material, e o foco principal de ensino era a gramática.

                                                                  Revista Nova Escola. abr./2009.

Em relação ao ensino de língua portuguesa durante seus vinte e quatro anos de exercício do magistério, no texto 10A4AAA, a professora entrevistada afirma que

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)

     

    a = errado.

    Quais são as atividades que marcam as suas aulas hoje?

    [...] Mesmo assim, ainda tenho grandes desafios.

    Qual o maior deles?

    A falta do hábito de leitura [...]

     

    b = errado. Dizer que não houve transformações substanciais é errado, pois nos últimos 20 anos houve alterações e esse tempo dilatado é expressivo.

    Leciono há 24 anos, mas percebi que nos últimos 20 houve alterações na sala de aula.

     

    c = errado.

    Pelo contrário, as alterações foram determinadas por se deixar de usar o livro didático como único material.

     

    e = errado. O texto não permite concluir que a prática da redação substituiu a prática da leitura, tendo em vista que eles se complementam:

    O foco é a análise dos textos, e não o ensino de regras gramaticais. Conforme discuto as produções dos alunos durante as aulas e faço as correções,

     

     

     

     

  • a menos errada indiscutivelmente

  • Gabarito: letra D

    resposta no ultimo paragrafo

       Leciono há 24 anos, mas percebi que nos últimos 20 houve alterações na sala de aula. Antes disso, as fórmulas se repetiam. O livro didático era usado como único material, e o foco principal de ensino era a gramática.


ID
2511391
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 10A4AAA


      Quais são as atividades que marcam as suas aulas hoje?

      O foco é a análise dos textos, e não o ensino de regras gramaticais. Conforme discuto as produções dos alunos durante as aulas e faço as correções, mostro que faltou uma conjunção ou os melhores usos de um pronome, procurando sempre aliar ao contexto. Mesmo assim, ainda tenho grandes desafios.

      Qual o maior deles?

    A falta do hábito de leitura, o que prejudica os alunos no momento da compreensão dos textos. Para tentar solucionar essa questão, procuro apresentar vários gêneros, esmiúço cada um e provoco a interpretação para que a turma possa entender melhor o que está escrito.

       Houve mudanças na maneira de ensinar nos últimos tempos?

      Leciono há 24 anos, mas percebi que nos últimos 20 houve alterações na sala de aula. Antes disso, as fórmulas se repetiam. O livro didático era usado como único material, e o foco principal de ensino era a gramática.

                                                                  Revista Nova Escola. abr./2009.

Assinale a opção que apresenta a ideia central de cada uma das respostas da professora no texto 10A4AAA.

Alternativas
Comentários
  • Letra B. Ideias centrais de cada uma das respostas do texto:

     

    1) Quais são as atividades que marcam as suas aulas hoje?

    O foco é a análise dos textos, e não o ensino de regras gramaticais.

     

    2) Qual o maior deles?

    A falta do hábito de leitura.

     

    3) Houve mudanças na maneira de ensinar nos últimos tempos?

    Sim, antes as fórmulas se repetiam, livro didático era o único material e o foco principal era a gramática. Logo, ocorreram alterações no ensino.

     

  • Excelente questão para treinarmos Comprreensão textual

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


ID
2511394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 10A4BBB


      Conversamos com especialistas de Portugal e do Brasil para saber como está a situação, e quais são as dificuldades, do ensino da língua portuguesa. Quanto aos desafios, os docentes concordam em um ponto: a forma de ensinar a língua portuguesa deveria ser modificada.

      O professor doutor José Fiorin, da Universidade de São Paulo, acredita que o conteúdo não pode nem deve ser entendido como algo isolado, pois precisa fazer parte de um todo. “Não formamos leitores com proficiência, gente que seja capaz de produzir, e ler, textos claros e concisos. Hoje o ensino está voltado para a descrição da língua. O professor se contenta, em suas aulas, em explicar a gramática, explicar o que é análise sintática, sintaxe etc.”, conta.

      Segundo a professora doutora Luísa Marinho Paolinelli, da Universidade da Madeira, em Portugal, a união de gramática e literatura, em seu país, afasta o aluno de ambas as disciplinas e dificulta o ensino. “Em minha opinião pessoal, acredito que ganharíamos se separássemos o estudo da língua portuguesa do estudo do texto literário. A ideia de partir do texto artístico para aprender a sintaxe, a morfologia etc. tem duas consequências nefastas: o aluno não gosta de gramática e o aluno não gosta de literatura. A língua é comunicação e a literatura é um dos muitos usos da língua.”

Revista Giz. 25/maio/2012. Internet: <http://revistagiz.sinprosp.org.br>  (com adaptações).

Com relação ao exposto no texto 10A4BBB quanto ao ensino da língua portuguesa, infere-se que os professores José Fiorin e Luísa Marinho Paolinelli propõem, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A

     

     

    O professor doutor José Fiorin, da Universidade de São Paulo, acredita que o conteúdo não pode nem deve ser entendido como algo isolado, pois precisa fazer parte de um todo. “Não formamos leitores com proficiência". O PROFESSOR MOSTRA-SE INSATISFEITO, ele quer uma formação de leitores que sejam capazes de produzir e ler textos claros e concisos.

     

  • Complementando o comentário da Julia okvibes:

    A professora Luísa Marinho Paolinelli critica "a ideia de partir do texto artístico para aprender a sintaxe, a morfologia etc", sob a alegação de que o aluno termina sem gostar tanto da literatura quanto da gramática. No final de sua fala, a professora aponta como alternativa ao problema que "a língua é comunicação e a literatura é um dos muitos usos da língua". Assim, ela acredita que devem ser utilizadas outras formas de expressão da língua portuguesa, além dos textos literários, o que vai ao encontro do exposto na alternativa A (ampliação dos tipos de textos tratados)

     

  • Deus me livre...

  • Acredito que quem marcou a "D" ficou com dúvida no significado de preponderante.

     

    Preponderante = dominante, hegemônico, que tem mais peso, importância, influência ou força.

     

    Com base nisso, já é possível descartar a alternativa, pois, segundo o texto, além dos textos literários, devem ser utilizadas outras formas de expressão da língua portuguesa (e não que os estudos literários precisam ter mais peso).

  • "ampliação dos tipos de textos tratados." é uma clara extrapolação; mas é possível chegar à resposta correta por eliminação. Se uma fosse uma assertiva de "certo" ou "errado", com certeza geraria polêmica.

  • Essa questão nao tem uma resposta certa, teria que ser algo como a separar o ensino da gramatica e literatura, pois ampliar os tipos de texto utilizados no ensino não é separar o ensino da gramática e literatura, ou seja, os alunos continuariam nao gostando de gramática nem de literatura.

  • Legal, não tem resposta correta de verdade, só esse absurdo extrapolador que a banca inventou


ID
2511397
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 10A4BBB


      Conversamos com especialistas de Portugal e do Brasil para saber como está a situação, e quais são as dificuldades, do ensino da língua portuguesa. Quanto aos desafios, os docentes concordam em um ponto: a forma de ensinar a língua portuguesa deveria ser modificada.

      O professor doutor José Fiorin, da Universidade de São Paulo, acredita que o conteúdo não pode nem deve ser entendido como algo isolado, pois precisa fazer parte de um todo. “Não formamos leitores com proficiência, gente que seja capaz de produzir, e ler, textos claros e concisos. Hoje o ensino está voltado para a descrição da língua. O professor se contenta, em suas aulas, em explicar a gramática, explicar o que é análise sintática, sintaxe etc.”, conta.

      Segundo a professora doutora Luísa Marinho Paolinelli, da Universidade da Madeira, em Portugal, a união de gramática e literatura, em seu país, afasta o aluno de ambas as disciplinas e dificulta o ensino. “Em minha opinião pessoal, acredito que ganharíamos se separássemos o estudo da língua portuguesa do estudo do texto literário. A ideia de partir do texto artístico para aprender a sintaxe, a morfologia etc. tem duas consequências nefastas: o aluno não gosta de gramática e o aluno não gosta de literatura. A língua é comunicação e a literatura é um dos muitos usos da língua.”

Revista Giz. 25/maio/2012. Internet: <http://revistagiz.sinprosp.org.br>  (com adaptações).

No texto 10A4BBB, os professores emitem opiniões

Alternativas
Comentários
  • Letra E. Os dois professores emitem opiniões diferentes sobre o assunto, tanto nas causas quanto nas consequências.

     

    José Fiorin: 

    Causa: Hoje o ensino está voltado para a descrição da língua. O professor se contenta, em suas aulas, em explicar a gramática, explicar o que é análise sintática, sintaxe etc.

    Consequência: Não formamos leitores com proficiência, gente que seja capaz de produzir, e ler, textos claros e concisos. 

     

    Luísa Marinho Paolinelli:

    Causa: Não separação do estudo da língua portuguesa do estudo do texto literário
    Consequência: O aluno não gosta de gramática e o aluno não gosta de literatura.

  • CAUSA PORTUGUESA: UNIÃO DE GRAMÁTICA E LITERATURA
    CONSEQUENCIA PORTUGUESA: ALUNO NÃO GOSTA DE GRAMÁTICA E NEM DE LITERATURA
     

    CAUSA BRASILEIRA: DESCRIÇÃO DA LÍNGUA - FOCO NA GRAMÁTICA
    CONSEQUENCIA BRASILEIRA: NÃO FORMA LEITORES COM PROFICIÊNCIA

  • Na minha opinião os professores convergem quanto a causa do problema : Os docentes concordam em um ponto: "a forma de ensinar a língua portuguesa deveria ser modificada." Na minha opinião, a forma de ensinar língua portuguesa é a causa do problema, e nisso os dois teóricos partilham a mesma opinião. Quanto as conseqências, não teria o que discutir, pois não há uma convergência nesse ponto.

  • Os argumentos dos professores se escoram em causas e consequências distintas

    José Fiorin

    Causa: o ensino ser voltado para a descrição da língua

    Consequência: não formamos leitores com proficiência

    X

    Luísa Marinho Paolinelli

    Causa: ensinar gramática e literatura juntos

    Consequência: os alunos passam a não gostar nem de gramática nem de literatura


ID
2511400
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 10A4BBB


      Conversamos com especialistas de Portugal e do Brasil para saber como está a situação, e quais são as dificuldades, do ensino da língua portuguesa. Quanto aos desafios, os docentes concordam em um ponto: a forma de ensinar a língua portuguesa deveria ser modificada.

      O professor doutor José Fiorin, da Universidade de São Paulo, acredita que o conteúdo não pode nem deve ser entendido como algo isolado, pois precisa fazer parte de um todo. “Não formamos leitores com proficiência, gente que seja capaz de produzir, e ler, textos claros e concisos. Hoje o ensino está voltado para a descrição da língua. O professor se contenta, em suas aulas, em explicar a gramática, explicar o que é análise sintática, sintaxe etc.”, conta.

      Segundo a professora doutora Luísa Marinho Paolinelli, da Universidade da Madeira, em Portugal, a união de gramática e literatura, em seu país, afasta o aluno de ambas as disciplinas e dificulta o ensino. “Em minha opinião pessoal, acredito que ganharíamos se separássemos o estudo da língua portuguesa do estudo do texto literário. A ideia de partir do texto artístico para aprender a sintaxe, a morfologia etc. tem duas consequências nefastas: o aluno não gosta de gramática e o aluno não gosta de literatura. A língua é comunicação e a literatura é um dos muitos usos da língua.”

Revista Giz. 25/maio/2012. Internet: <http://revistagiz.sinprosp.org.br>  (com adaptações).

O propósito do autor do texto 10A4BBB é

Alternativas
Comentários
  • Letra (C)

    Embora não tinha conhecimento prévio do termo lusófonos, fui forçado a marcar a letra C, tendo em vista que os demais itens destoaram muito do comando da questão.

     

    Nove países em quatro continentes diferentes: esse é o mundo lusófono, que apesar das diferenças culturais, partilha um mesmo idioma.

    Fonte: http://portugues.uol.com.br/gramatica/mundo-lusofono.html

  • Letra C.

     

    Resposta na primeira linha do texto: "Conversamos com especialistas de Portugal e do Brasil para saber como está a situação, e quais são as dificuldades, do ensino da língua portuguesa".

     

    Extra: Lusofonia é o conjunto de identidades culturais existentes em países falantes da língua portuguesa como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e por diversas pessoas e comunidades em todo o mundo. 

  • A) ERRADA. HÁ UM EXEMPLO DE COMO A LÍNGUA PORTUGUESA É ESTUDADA EM CADA PAÍS.
    B) ERRADA. NÃO HÁ ARGUMENTAÇÃO A FAVOR DA GRAMÁTICA. NO BRASIL, CONFORME JOSÉ FIORIN, O ENSINO VOLTADO PARA A GRAMÁTICA - DESCRIÇÃO DA LÍNGUA - CAUSA UMA DEFICIÊNCIA DE LEITORES.
    C) CORRETA. PARA A PORTUGUESA, O TEXTO LITERÁRIO DEVERIA SER ESTUDADO DE FORMA SEPARADA DA LÍNGUA PORTUGUESA - GRAMÁTICA. A CONSEQUENCIA DO ENSINO CONJUNTO É: O ALUNO ACABA POR NÃO GOSTAR DE NENHUMA DAS DUAS MATÉRIAS. PARA O BRASILEIRO, POR OUTRA, A LÍNGUA DEVERIA ENVOLVER TANTO OS TEXTOS COMO A PARTE GRAMATICAL. A CONSEQUÊNCIA DO FOCO NA GRAMÁTICA É: NÃO FORMAR LEITORES PROFICIENTES.
    D) ERRADA. NÃO HÁ ESSA RELAÇÃO DE SUPERIORIDADE. O TEXTO ABORDA APENAS AS FORMAS COMO A LÍNGUA PORTUGUESA É TRATADA NOS PAÍSES.
    E) ERRADA. NÃO HÁ ARGUMENTAÇÃO EM FAVOR DE REFORMAS.

  • Como uma prova pra professor de Português pode ser mais fácil que a de delegado? O cebraspe faz provas de acordo com salário, só pode, salário mais alto, mais difícil é a prova.....