SóProvas



Prova COMPERVE - 2015 - UFRN - Técnico em Assuntos Educacionais


ID
1466032
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir, referentes a normas de Concurso Público.


I Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.


II O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em Decreto Federal, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação.


III O concurso público terá validade de até dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.


IV O concurso será de provas, devendo ser realizado, obrigatoriamente, em duas etapas, condicionada à inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado em Decreto. 


Conforme dispõe expressamente a Lei nº 8.112/90, estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D - Art. 11. O concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97) (Regulamento)

     Art. 12. O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

      § 1o O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação.

      § 2o Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.

  • O item II não é decreto federal, será publicado em EDITAL.

  • A CF/88 não veda a abertura de novo concurso público quando o anterior ainda encontra-se vigente, mas impõe prioridade na convocação dos aprovados no certame mais antigo: “durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira”. Assim, há o reconhecimento da prioridade, mas não há vedação constitucional expressa para a realização do novo concurso. Entretanto, o art. 12, § 2ᵒ, da Lei 8.112/90, veda expressamente esta prática em âmbito federal, com a seguinte determinação: “não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado”. A questão perguntou sobre a L8112/90, logo a alternativa correta é D.

  • Devemos nos atentar ao enunciado, já que na Constituição Federal não possui regra que vede a abertura de novo concurso durante o prazo de validade do anterior, mas expressamente garante aos candidatos aprovados no certame anterior a prioridade na sua nomeação, perante aqueles indivíduos que vierem a ser aprovados na nova seleção, nos termos do art.37, inciso IV da CF/88. E nesse caso, é perguntado sobre a Lei 8112/90.


    Rumo a aprovação!!

  • I.  Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado. (Art. 12, § 2º da Lei 8.112/90) - CORRETA

    II. O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em Decreto Federal, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação. (Art. 12, § 1º da Lei 8.112/90) - ERRADA (não é decreto federal, mas edital)

    III. O concurso público terá validade de até 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. (art. 12, caput da Lei 8.112/90) - CORRETA

    IV. O concurso será de provas, devendo ser realizado, obrigatoriamente, em duas etapas, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado em Decreto. (art. 11 da Lei 8.112/90) - ERRADA. 

    O verdadeiro teor é Art. 11. O concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas

  • Gabarito D

    I CERTA
    II ERRADA - § 1o  O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação.
    III CERTA
    IV ERRADA - Art. 11.  O concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas

  • Pode até abrir novo concurso só não pode nomear.

     

  • Pode abrir um novo concurso, mas antes tem que chamar todas as pessoas do concurso anterior. Questão que requer recurso. 

  • Lei 8.112/90

    I.  CORRETA. Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado. Art. 12, § 2º

     

    II. ERRADA. O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em Decreto Federal, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação. 

    Art. 12, § 1º - O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação.

     

    III. CORRETA. O concurso público terá validade de até 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

    Art. 12

     

    IV. ERRADA. O concurso será de provas, devendo ser realizado, obrigatoriamente, em duas etapas, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado em Decreto.

     

    Art. 11. O concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas.

  • d)

    I e III.

  • Claro que pode abrir um novo concurso....questão doida.

     

  • Relativo ao item I, o entendimento da CF quanto à abertura de novo concurso difere da 8.112. Como este artigo não está revogado, vai ser necessário que a questão seja clara: "De acordo com a 8.112..." Corretos I e III
  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes à realização de concurso público.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está correto, pois, conforme o § 2º, do artigo 12, da citada lei, "não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado."

    Item II) Este item está incorreto, pois, conforme o § 1º, do artigo 12, da citada lei, "o prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação."

    Item III) Este item está correto, pois, conforme o caput, do artigo 12, da citada lei, "o concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período."

    Item IV) Este item está incorreto, pois, conforme o artigo 11, da citada lei, "o concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas."

    Gabarito: letra "d".


ID
1466035
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112/90 estabelece o prazo de quinze dias, contados da data da posse, para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício.
De acordo com a referida lei, exercício é o

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

    § 1o É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.

  •  A letra "b" se refere a cargo público

    Art. 3º Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

     A letra "d" se refere a exercício  (é a resposta)

    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

  • art. 15 da lei CRT. C + CRT. V

    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

  • Gabarito D.

    Art 15 da Lei 8112.

  • Essa é uma questão que é pra pegar os apressadinhos! De cara você fica logo na A e B mais se você interpretar com detalhes irá perceber que a alternativa correta se trata da alternativa D.

  • Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)


  • LETRA D CORRETA 

    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.
  • Conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor: CARGO PÚBLICO

    EXERCÍCIO é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

  • d) efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

  • Nomeação: Provimento originário o ingresso na carreira pública, seja por cargo efetivo ou cargo em comissão.

    Posse: Investidura no cargo público.

    Exercício: Efetivo desempenho do cargo público ou função de confiança.

     

    Nomeação -- 30 dias -- > Posse-- 15 dias -->Exercício

  • "COLOCAR A MÃO NA MASSA"

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8.112/90.

    É exigido do candidato conhecimento sobre o conceito de exercício.

    José dos Santos Carvalho Filho (2015, p. 644), leciona que “o exercício representa o efetivo desempenho das funções atribuídas ao cargo. O exercício, como é óbvio, só se legitima na medida em que se tenha consumado o processo de investidura. É o exercício que confere ao servidor o direito à retribuição pecuniária como contraprestação pelo desempenho das funções inerentes ao cargo”.

    A resolução demanda o acionamento do caput do art. 15 e §1º, que assim estabelece:

    “Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

    §1º É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse”.             

    Com apoio neste preceito normativo, e sem maiores dificuldades, pode-se concluir que a única alternativa que corresponde ao conceito legal é aquela indicada na letra "d".

    Todas as demais se mostram incorretas pelo simples fato de divergirem do prazo legal em tela.

    GABARITO: D.

    Referência:

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 644. 


ID
1466038
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo as disposições expressas na Lei nº 8.112/90, somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Art. 74. Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.

  • nHAHAHAHA. quem é servidor sabe que essa é piada ( segurança pública então!). 

    mas é bom saber

  • Gabarito A.

    Art.74 da Lei 8112.

  • Fácil! Só lembrar da CLT pq nesse fator elas são iguais!

  • LETRA A CORRETA 

    Art. 74. Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.
  • a)

    duas horas por jornada.

  • Horas extraordinárias:

        *Limite de 2 horas por jornada 

        *Acrescimo de 50% ao valor da hora.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes ao adicional por serviço extraordinário.

    Nesse sentido, dispõem os artigos 73 e 74, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 73. O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

    Art. 74. Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada."

    Analisando as alternativas

    À luz dos dispositivos elencados acima, conclui-se que, conforme o disposto no artigo 74, da lei 8.112 de 1990, "somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada."

    Gabarito: letra "a".


ID
1466041
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

À luz das normas do regime jurídico dos servidores federais (Lei nº 8.112/90), a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Art. 76-A.  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso é devida ao servidor que, em caráter eventual:

    § 3o  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões. 

  • A gratificação pode ser dada ao servidor e incorpora-se para cálculo de proventos de aposentadoria, PORÉM, a gratificação por encargo em curso ou concurso, não se incorpora e não poderá ser usada para cálculo....tenso!!

  • Art. 76-A Lei 8.112/90 A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso é devida ao servidor que, em caráter eventual:
    I - atuar como instrutor em curso de formação (...);
    II - participar de banca examinadora ou de comissão para exames (...);
    III - participar da logística de preparação e de realização de concurso público (...);
    IV - participar da aplicação, fiscalizar ou avaliar provas de exame vestibular ou de concurso público (...).

    a) ERRADA. Art. 76-A § 1º I - o valor da gratificação será calculado em horas, observadas a natureza e a complexidade da atividade exercida;

    b) ERRADA. Art. 76-A § 3º A Gratificação por Encargo de curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões.

    c) CORRETA. Conforme Art. 76-A § 3º mencionado acima.

    d) ERRADA. Conforme Art. 76-A § 3º mencionado acima.

  • Gabarito C.

    Art. 76-A § 3º A Gratificação por Encargo de curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões.

  • LETRA C CORRETA 

    ART. 76-A § 3o  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões
  • Gratificação Encargo Curso/Concurso

    -> NÃO SE INCORPORA AO VENCIMENTO

    -> NÃO CONSIDERA PARA CÁLCULO QUALQUER VANTAGEM


    Gratificação Natalina

    -> NÃO CONSIDERA PARA CÁLCULO QUALQUER VANTAGEM


  •  

     c)

    não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito.

  • Questão exige do candidato conhecimento acerca da gratificação por encargo de curso ou concurso, examinemos cada alternativa, à procura da correta, à luz da Lei 8.112/90:

    A) não terá o valor calculado em horas e independerá da natureza da atividade exercida.

    “O valor da gratificação será calculado em horas, observadas a natureza e a complexidade da atividade exercida”, conforme o art. 76-A, §1º, I, da Lei 8.112/90. De tal modo, INCORRETA esta alternativa.        

    B) poderá ser utilizada para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria.

    Ocorre que “a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões”, conforme o art. 76-A, §3º, da Lei 8.112/90. Do exposto, INCORRETA esta alternativa.

    C) não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito.

    CORRETA, com fundamento no art. 76-A, §3º, da Lei 8.112/90, anteriormente mencionado.

    D) poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens.

    INCORRETA, com fundamento no art. 76-A, §3º, da Lei 8.112/90, anteriormente mencionado.

    GABARITO: C.


ID
1466044
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as assertivas a seguir, referentes a Licenças, de acordo com as disposições expressas na Lei nº 8.112/90.

I. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge terá prazo determinado, sem prejuízo da remuneração.

II. O servidor ocupante de cargo efetivo que esteja em estágio probatório não faz jus à Licença para Tratar de Interesses Particulares.

III. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge não será concedida se o cônjuge ou companheiro do servidor for deslocado para o exterior.

IV. A Licença para Tratar de Interesses Particulares poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço.


Das afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    Art. 91. A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração.


    Parágrafo único. A licença poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço.

  • I) ERRADA - Art. 84. § 1o A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.


    II) CORRETA. Art. 91. A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração.


    III) ERRADA - Art. 84. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.


    IV) CORRETA - Art. 91. Parágrafo único. A licença poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço.
  • Servidor em estágio probatório não pode abrir a MATRACA:

    MAndato classista;

    TRAtar de assuntos particulares;

    CApacitação.

  • Gabarito D.

    I) ERRADA - Art. 84. § 1o Prazo indeterminado e sem remuneração.
    II) CORRETA. Art. 91.
    III) ERRADA - Art. 84. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro...
    IV) CORRETA - Art. 91.

  • Servidor em estágio probatório não dança MC CATRA

    Mandato Classista

    CApacitação

    TRAtar de assuntos particulares

  • Essa do MC CATRA foi massa!

  • Servidor em estágio probatório, não abre a MATRACA

    MAndato Classista

    TRAtar de assuntos particulares

    CApacitação

  • I. Art. 84 § 1º A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

    II. Correta

    III. Art. 84. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

    IV. Correta

    Um abraço e bons estudos!

  •  d)

    II e IV.

  • Licença por afastamento do conjuge - Ocorre por periódo indeterminado, não possui remuneração.

     

    Licença para tratar de assuntos particulares- Ocorre por até 3 anos seguidos sendo 6 anos no total da vida publica de um servidor, sem remuneração, podendo ser interrompida a qualquer momento a pedido da administração ou a pedido do servidor, não pode ser concedida a servidor em EP.

     

    ps: Gostei da dica do MC CATRA.

  • GABARITO D

    I. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge terá prazo determinado, sem prejuízo da remuneração. ERRADO (PERÍODO INDETERMINADO/SEM REMUNERAÇÃO)

    II. O servidor ocupante de cargo efetivo que esteja em estágio probatório não faz jus à Licença para Tratar de Interesses Particulares. CORRETO

    III. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge não será concedida se o cônjuge ou companheiro do servidor for deslocado para o exterior. ERRADO (PODERÁ SER CONCEDIDA)

    IV. A Licença para Tratar de Interesses Particulares poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço. CORRETO

  • Considere as assertivas a seguir, referentes a Licenças, de acordo com as disposições expressas na Lei nº 8.112/90.

    I. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge terá prazo determinado, sem prejuízo da remuneração.

    Errado - § 1  A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

    II. O servidor ocupante de cargo efetivo que esteja em estágio probatório não faz jus à Licença para Tratar de Interesses Particulares.

    III. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge não será concedida se o cônjuge ou companheiro do servidor for deslocado para o exterior.

    Errado - Art. 84.  Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

    IV. A Licença para Tratar de Interesses Particulares poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes às licenças, previstas em tal lei.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está incorreto, pois dispõe o artigo 84, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 84. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

    § 1º A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

    § 2º No deslocamento de servidor cujo cônjuge ou companheiro também seja servidor público, civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, poderá haver exercício provisório em órgão ou entidade da Administração Federal direta, autárquica ou fundacional, desde que para o exercício de atividade compatível com o seu cargo"

    Item II) Este item está correto, pois, conforme o § 4º, do artigo 20, da citada lei, “ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.”

    Nesse sentido, dispõe o artigo 81, da citada lei, o seguinte:

    “Art. 81. Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    III - para o serviço militar;

    IV - para atividade política;

    V - para capacitação;

    VI - para tratar de interesses particulares;

    VII - para desempenho de mandato classista.”

    Portanto, por a licença para tratar de interesses particulares não estar compreendida nas licenças descritas no § 4º, do artigo 20, da lei 8.112, no que tange às licenças as quais podem ser concedidas aos servidores públicos em estágio probatório, pode-se afirmar que o servidor ocupante de cargo efetivo que esteja em estágio probatório não faz jus à Licença para Tratar de Interesses Particulares.

    Item III) Este item está incorreto, pois, conforme destacado nas explicações do comentário referente à alternativa "a", a licença por motivo de afastamento de cônjuge será concedida, sim, se o cônjuge ou companheiro do servidor for deslocado para o exterior.

    Item IV) Este item está correto, pois dispõe o artigo 91, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 91. A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração.

    Parágrafo único. A licença poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço."

    Gabarito: letra "d".


ID
1466047
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com as normas da Lei nº 8.112/90, o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal contar -se-á

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

      I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal;


  • Gabarito A.

    Art. 103 da Lei 8112.

  • Letra (a)

     

     Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

      I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal;

    II - a licença para tratamento de saúde de pessoal da família do servidor, com remuneração, que exceder a 30 (trinta) dias em período de 12 (doze) meses

      III - a licença para atividade política, no caso do art. 86, § 2o;

      IV - o tempo correspondente ao desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou distrital, anterior ao ingresso no serviço público federal;

      V - o tempo de serviço em atividade privada, vinculada à Previdência Social;

      VI - o tempo de serviço relativo a tiro de guerra;

      VII - o tempo de licença para tratamento da própria saúde que exceder o prazo a que se refere a alínea "b" do inciso VIII do art. 102.

      § 1o O tempo em que o servidor esteve aposentado será contado apenas para nova aposentadoria.

      § 2o Será contado em dobro o tempo de serviço prestado às Forças Armadas em operações de guerra.

      § 3o É vedada a contagem cumulativa de tempo de serviço prestado concomitantemente em mais de um cargo ou função de órgão ou entidades dos Poderes da União, Estado, Distrito Federal e Município, autarquia, fundação pública, sociedade de economia mista e empresa pública.



  • LETRA A CORRETA 

     Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

     I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal;


  • Basta lembrar que  a remuneração do servidor em disponibilidade será proporcional a seu tempo de serviço, logo, ele conta também para disponibilidade.

  • Lembrando que, o tempo de serviço prestado à União, inclusive militar o incorporado às Forças Armadas, conta para TODOS os efeitos.

  •  a)

    apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade.

  • Gabarito letra a).

     

    LEI 8.112/90

     

     

    Afastamentos e ausências considerados como efetivo exercício do cargo:

     

    * Férias; 

     

    * Exercício de cargo em comissão;

     

    * Exercício de cargo ou função de governo ou administração, nomeado pelo Presidente da República;

     

    * Participação em programa de treinamento ou pós-graduação stricto sensu no País;

     

    * Desempenho de mandato eletivo, exceto p/ promoção por merecimento;

     

    * Júri e outros serviços obrigatórios;

     

    * Missão ou estudo no exterior;

     

    * Participação em competição desportiva nacional ou convocação para integrar representação desportiva nacional, no País ou no exterior;

     

    * Afastamento para servir em organismo internacional;

     

    * Deslocamento p/ nova sede;

     

    * Licença à gestante, à adotante e licença paternidade;

     

    * Licença para tratamento de saúde, até o limite de 24 meses;

     

    * Licença para o desempenho de mandato classista, exceto para promoção;

     

    * Licença por acidente em serviço ou doença profissional;

     

    * Licença para capacitação;

     

    * Licença para o serviço militar;

     

    * Licença para tratamento de saúde de pessoa da família, com remuneração, até trinta dias em período de doze meses (período de até 30 dias);

     

    * Ausência (Art. 97) de um dia para doação de sangue;

     

    * Ausência (Art. 97) para período p/ alistamento ou recadastramento eleitoral, até 2 dias;

     

    * Ausência (Art. 97) de oito dias consecutivos em razão de: (i) casamento; (ii) falecimento de familiar.

     

     

    Situações que contam apenas para aposentadoria e disponibilidade:

     

    Tempo de serviço prestado aos E, M e DF;

     

    * Licença para tratamento de saúde de pessoa da família, com remuneração, que exceder a trinta dias em período de doze meses (período de 31 até 60 dias);

     

    * Licença para atividade política, com remuneração (entre o registro e o décimo dia seguinte à eleição, até o limite de 3 meses);

     

    * Licença para tratamento da própria saúde, quando exceder a 24 meses;

     

    * Tempo de mandato eletivo anterior ao ingresso no serviço público federal;

     

    * Atividade privada, vinculada à Previdência;

     

    * Serviço em tiro de guerra.

     

     

    Licenças não computadas para nenhum efeito:

     

    * Por motivo de doença em pessoa da família (período não remunerado) + (período de 61 até 90 dias);

     

    * Por motivo de afastamento do cônjuge;

     

    * Para atividade política (período não remunerado);

     

    * Para tratar de interesses particulares.

     

     

    * DICA: RESOLVER A Q810336

     

    ** Recomendo a seguinte apostila sobre a Lei 8.112/90 para concursos (esquema sobre esse assunto na página 70): 

     

    https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/12/16213504/Lei-8112-1990-Atualizada-e-esquematizada.pdf

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • CCV cobrou msm questão. 

  • Serviço prestado à União, inclusive militar o incorporado às Forças Armadas, conta para TODOS os efeitos. Quais são TODOS os efeitos fora aposentadoria e disponibilidade?

  • Questão exige do candidato conhecimento acerca do tempo de serviço do servidor público federal, à luz da Lei 8.112/90.

    A resolução demanda o acionamento do art. 103, I, da Lei 8.112/90, que assim estabelece: “Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade: I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal”.

    Como se vê, de acordo com as normas da Lei nº 8.112/90, o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal contar -se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade, conforme apresentado na alternativa “a".

    GABARITO: A.


ID
1466050
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com os termos expressos na Lei nº 8.112/90, a penalidade de suspensão terá seu registro cancelado após o decurso de

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de anulação, pois há duas respostas (Letra a e b)


    Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

  • Três anos para a penalidade de advertência, a questão se refere a suspensão - letra B

  • mais estranho que comentario de tiago foram as 6 curtidas que ele recebeu.

  • Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros
    cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício,
    respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova
    infração disciplinar.

    * Advertência  03 anos 

    * Suspensão 05 anos

    Gabarito: B

  • Tiago Costa, existe uma palavra importante no meio deste artigo 131, RESPECTIVAMENTE, o que define para a suspensão, 5 anos.

  • CUIDADO COM QUESTÕES ASSIM, SEGUEM OS PEGUINHAS RECORRENTES:

    Cancelamento do registro: advertência (3 anos); suspensão (5 anos) e demissão (o cara foi demitido, não se fala em registro neste caso)

    Prescrição para punição: advertência (180 dias); suspensão (2 anos) e demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão (5 anos).

  • Gabarito B.

    Art. 131

    advertência - 3 anos

    Suspensão - 5 anos

  • Cancelamento do registro: advertência (3 anos); suspensão (5 anos) e demissão (foi demitido, não se fala em registro neste caso)

    Prescrição para punição: advertência (180 dias); suspensão (2 anos) e demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão (5 anos).

  •                      Tabelinha do SAC D2

                   Canc. Reg  /   Prazo punir  / Recorrer

    Adv ____3 anos_____180 dias______120 dias

    Susp____5 anos_____2 anos_______120 dias

    Cass______X_________5 ANOS para todos__

    Dest______X__________________________

    Dem______X__________________________

    Basta decorar advertência e suspensão, todos os outros são iguais, ou seja, não se cancelam os registros e todos os outros prazos são de 5 anos.

  • SUSPEN5ÃO

    ADVERT3NCIA

    OU

    SUSPENCINCO E ADVERTRÊS

  • advertência - 3 anos

    Suspensão - 5 anos

    S muito semelhante ---> 5

  • Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de três e cinco anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver nesse período, praticado nova infração disciplinar

  • Cuidado. Não confundir prescrição com o registro cancelado.

  • cinco anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

  • adv3rt3ncia - 3 anos

    5uspen5ão - 5 anos.

  • Prescrição da ação diferente de cancelamento dos registros

  •  

    cinco anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    Alternativa - B

  • A penalidade de suspensão sairá da ficha do servidor em 5 anos! Isso se ele não houver cometido uma nova infração durante esse período.

  • GABARITO: B

    Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8112/90.

    A solução objetiva desta questão encontra-se no art. 131 da Lei nº 8112/90, a seguir reproduzido, verbis:

    Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    Examinemos individualmente cada alternativa, com os erros em destaque (sublinhados):

    A) três anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    B) cinco anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    C) cinco anos de efetivo exercício, independentemente de nova infração disciplinar praticada pelo servidor nesse período.

    D) três anos de efetivo exercício, independentemente de nova infração praticada pelo servidor nesse período.

    Diante do exposto, nos moldes do diploma legal sobredito, o enunciado aciona a alternativa “b”.

    GABARITO DA QUESTÃO: B.


ID
1466056
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112/90 prevê a possibilidade de revisão do processo disciplinar, a pedido ou de ofício.
De acordo com as normas da referida lei, a comissão revisora deverá concluir os trabalhos no prazo de

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Art. 179. A comissão revisora terá 60 (sessenta) dias para a conclusão dos trabalhos.

  • Sindicância

    - Pode punir infrações leves advertência e suspensão até 30 dias.

    - Prazo de 30 dias, prorrogável uma vez por até 30 dias.

    - Pode ser inquisitorial (não requer ampla defesa) ou punitiva (requer ampla defesa).

    - Pode resultar na instauração de PAD, mas não é uma etapa deste.



    PAD

    - Comissão de 3 servidores estáveis, presidida por um deles.

    - Prazo: 60 dias, prorrogável uma vez + 20 dias para julgamento = 140 dias.

    - Pode decretar o afastamento preventivo do servidor, pelo prazo de 60 dias.

    - Servidor pode acompanhar, pessoalmente ou por procurador (não precisa ser advogado).

    - Confirmada a infração, o servidor é indiciado e citado para apresentar defesa escrita, no

    prazo de 10 dias. Em caso de revelia, é nomeado um defensor dativo (preferencialmente

    formado em Direito).

    - Julgamento não é vinculado às conclusões do relatório. A autoridade julgadora pode agravar

    ou abrandar a sanção, ou mesmo isentar o servidor.

    - Em caso de vício insanável: anula o processo e constitui outra comissão para um novo PAD.

    - Revisão em caso de elementos novos: não pode agravar a penalidade aplicada.


  • Correção quanto ao post abaixo:  O prazo da sindicancia é 30 + 30:

    Parágrafo único. O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

  • Gabarito A.

    Art. 179 da Lei 8112.

  • Mario, essa parte dos 20 dias de julgamento tem na lei 8112?

    - Prazo: 60 dias, prorrogável uma vez + 20 dias para julgamento = 140 dias.

  •  Art. 167. No prazo de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão.

    Art. 181. O julgamento caberá à autoridade que aplicou a penalidade, nos termos do art. 141.

     Parágrafo único. O prazo para julgamento será de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, no curso do qual a autoridade julgadora poderá determinar diligências.

    Andrei Braga: Na aula do professor Denis França, ele diz: " Julgamento deve ocorrer em até 20 dias pela autoridade competente" e " Segundo o STJ, essa interrupção pode durar no máximo 140 dias, pois esse é o prazo máximo para conclusão do PAD (60+60+20). Em seguida, a contagem do prazo recomeça do zero. " 

    Acrescentando Mário: o afastamento preventivo é de até 60 dias prorrogáveis por mais 60 dias, se em 120 dias não for concluído o PAD o servidor volta a trabalhar não sendo mais necessário o afastamento preventivo, e esse SEM prejuízo da remuneração.

  • Gabarito A.  Art. 179 da Lei 8112.

    Dica Rápida:

    PAD SUMÁRIO: 30 DIAS (ATÉ + 15) = 45 DIAS

    PAD ORDINÁRIO: 60 DIAS (ATÉ + 60) = 120 DIAS + 20 DIAS PARA JULGAMENTO = 140 DIAS

    SINDICÂNCIA: 30 DIAS ( ATÉ + 30) = 60 DIAS

  •  revisão correrá em apenso ao processo originário.

     Parágrafo único. Na petição inicial, o requerente pedirá dia e hora para a produção de provas e inquirição das testemunhas que arrolar.

     Art. 179. A comissão revisora terá 60 (sessenta) dias para a conclusão dos trabalhos.

     Art. 180. Aplicam-se aos trabalhos da comissão revisora, no que couber, as normas e procedimentos próprios da comissão do processo disciplinar.

     Art. 181. O julgamento caberá à autoridade que aplicou a penalidade, nos termos do art. 141.

     Parágrafo único. O prazo para julgamento será de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, no curso do qual a autoridade julgadora poderá determinar diligências.

    Sindicancia 30 + 30

    PAD Sumário 30+15

    PAD 60+60+20

    Revisão 60+20

  • Sindicancia 30 + 30

    PAD Sumário 30+15

    PAD 60+60+20

    Revisão 60+20

     

    Ufaaaaa!!!

  • LETRA A CORRETA 

    LEI 8.112

      Art. 179.  A comissão revisora terá 60 (sessenta) dias para a conclusão dos trabalhos.

  •  a)

    sessenta dias.

  • Tá difícil? Pede pra sair.

  • A presente questão trata do Processo Disciplinar, à luz da Lei nº 8.112/90. A solução objetiva desta questão encontra-se no art. 179 da Lei nº 8112/90, a seguir reproduzido, verbis:

    “Art. 179. A comissão revisora terá 60 (sessenta) dias para a conclusão dos trabalhos”.

    Diante do exposto, de acordo com as normas da referida lei, a comissão revisora deverá concluir os trabalhos no prazo de sessenta dias, conforme apresentado na alternativa “a".

    GABARITO: A.


ID
1466059
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Auxílio-Funeral é um benefício devido à família do servidor falecido, esteja ele na atividade ou aposentado.
À luz das disposições da Lei nº 8.112/90, pode-se afirma que o citado benefício

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    Art. 226. O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

  • Lei n° 8112/90

    Art. 226. O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

      § 1o No caso de acumulação legal de cargos, o auxílio será pago somente em razão do cargo de maior remuneração.

      § 2o (VETADO)

      § 3o O auxílio será pago no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, por meio de procedimento sumaríssimo, à pessoa da família que houver custeado o funeral.

      Art. 227. Se o funeral for custeado por terceiro, este será indenizado, observado o disposto no artigo anterior.

      Art. 228. Em caso de falecimento de servidor em serviço fora do local de trabalho, inclusive no exterior, as despesas de transporte do corpo correrão à conta de recursos da União, autarquia ou fundação pública.

  • LETRA B CORRETA 

    LEI 8.112

          Art. 226.  O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

  • b)

    tem o valor equivalente a um mês da remuneração ou provento do servidor falecido.

  • AUXÍLIO-FUNERAL - Benefício paga à família de servidor falecido (ativo ou inativo).

    Valor: Equivalente a 1 mês de remuneração

    Pago em até 48 horas

    Por meio de Procedimento sumário

    Acumulação de cargos: recebe valor referente ao cargo de Maior remuneração.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes ao auxílio-funeral.

    Nesse sentido, dispõem os artigos 226 a 228, da citada lei, o seguinte:

    “Art. 226. O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

    § 1º No caso de acumulação legal de cargos, o auxílio será pago somente em razão do cargo de maior remuneração.

    § 2º (VETADO).

    § 3º O auxílio será pago no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, por meio de procedimento sumaríssimo, à pessoa da família que houver custeado o funeral.

    Art. 227. Se o funeral for custeado por terceiro, este será indenizado, observado o disposto no artigo anterior.

    Art. 228. Em caso de falecimento de servidor em serviço fora do local de trabalho, inclusive no exterior, as despesas de transporte do corpo correrão à conta de recursos da União, autarquia ou fundação pública."

    Analisando as alternativas

    À luz dos dispositivos destacados acima, infere-se que, em conformidade com o caput, do artigo 226, da lei 8.112 de 1990, somente a alternativa "b" se encontra correta, por complementar, corretamente, o contido no enunciado da questão em tela.

    Gabarito: letra "b".


ID
1500718
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um professor de um curso de graduação da UFRN propõe-se a inovar sua prática de ensino considerando as ideias do enfoque histórico-cultural desenvolvido por L. S. Vygotsky. Para isso, entrega ao técnico em assuntos educacionais de seu centro quatro de seus pontos de vista sobre esse enfoque, reproduzidos a seguir.

I A aprendizagem é um processo de apropriação da cultura profissional.
II A aprendizagem é uma atividade na qual se prioriza o trabalho independente.
III O desenvolvimento é o fator que determina a boa aprendizagem do estudante.
IV O desenvolvimento é um processo potencializado pela aprendizagem.

Os pontos de vista do professor, coerentes com o enfoque histórico-cultural, estão presentes nos itens

Alternativas
Comentários
  • gabarito c

    I - A aprendizagem é um processo de apropriação da cultura profissional.
    IV - O desenvolvimento é um processo potencializado pela aprendizagem. 
  • Para Vygotsky, a aprendizagem vem primeiro.

    o desenvolvimento vem depois.

    Já para Piaget, o desenvolvimento vem primeiro.

    A aprendizagem vem depois.

  • O que seria cultura profissional?


ID
1500721
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Aprender a aprender, que tem sua base epistemológica na metacognição, é uma habilidade estratégica do profissional no século XXI. Nesse sentido, a formação inicial deve incentivar o desenvolvimento dessa habilidade. Considere as afirmações a seguir , relativas à metacognição.

I É um processo a partir do qual tem-se consciência de como se aprende.
II É dificultada pela crítica.
III É uma atividade favorecida pelos processos de autorregulação.
IV É um processo que permite a fixação do conhecimento.

Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • gabarito C

    I É um processo a partir do qual tem-se consciência de como se aprende.
    III É uma atividade favorecida pelos processos de autorregulação. 
  • Metacognição: conhecer o próprio ato de conhecer.

  • Metacognição

    contém uma proposta simples: levar cada aluno a discutir e a pensar sobre como faz as coisas, sobre como aprende.


ID
1500724
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia

Trabalhar em equipe é uma das competências fundamentais dos profissionais no século XXI. Isso requer uma atenção especial na formação inicial em relação às estratégias de aprendizagem colaborativa. Dessa forma, na aprendizagem colaborativa,

Alternativas

ID
1500727
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma das atividades do técnico em assuntos educacionais na UFRN é desenvolver atividades de formação continuada de professores universitários. Isso exige um dado conhecimento sobre as seguintes categorias: aprendizagem, formação e desenvolvimento profissional da docência universitária. Considere as afirmações a seguir , referentes a essas categorias.

I A aprendizagem do professor universitário para o ensino ocorre, fundamentalmente, durante a formação inicial.
II O desenvolvimento profissional depende, em primeiro lugar, da pesquisa acadêmica como atividade de produção de conhecimentos teóricos para o ensino.
III A formação para o ensino é um processo complexo que envolve mudanças qualitativas nesse tipo de atividade.
IV A formação do professor se dá em diferentes espaços da atividade profissional, e não apenas na sala de aula.

Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Comentários
  •  d) III e IV.

  • Erros I - a formação do professor deve ser contínua. Ele nao deve parar na formação inicial. II - não só da pesquisa, mas do ensino e da extensão. Esses três são os pilares da educação no ensino superior.

ID
1500730
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A formação continuada dos professores inclui a apropriação e o desenvolvimento de conhecimentos, saberes, habilidades, competências e valores para o ensino. No quadro a seguir, estão caracterizados dois tipos de conhecimento da atividade profissional para o ensino.

Conhecimento 1       Permite conhecer e analisar o conteúdo e a sequência
                                  didática de aprendizagem da disciplina.
Conhecimento 2          É o conhecimento que possibilita ensinar , segundo a
                                   heterogeneidade e a diversidade pressupostas, os
                                    grupos de educandos com diferentes estilos e ritmos
                                    de aprendizagem.

Esses conhecimentos são denominados, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • a)epistemológico e dos estudantes.

  • Epistemologia é a técnica do conhecimento ou teoria do conhecimento.


ID
1500733
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

J. Piaget e sua teoria construtivista são referências para se pensar a aprendizagem dos estudantes no contexto escolar. Nos itens a seguir, estão explicitadas quatro ideias sobre a aprendizagem.

I As ideias prévias devem ser objeto de ampliação pelo mecanismo de diferenciação progressiva.
II Os conflitos cognitivos são essenciais para os desequilíbrios cognitivos que podem levar à aprendizagem.
III A aprendizagem é um processo de reorganização cognitiva, ou seja, um processo de autorregulação.
IV A motivação é o fator mais importante nos desequilíbrios cognitivos.

As ideias coerentes com a teoria de Piaget sobre a aprendizagem estão presentes nos itens

Alternativas
Comentários
  • gabarito B

    II Os conflitos cognitivos são essenciais para os desequilíbrios cognitivos que podem levar à aprendizagem.
    III A aprendizagem é um processo de reorganização cognitiva, ou seja, um processo de autorregulação. 

ID
1500736
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O planejamento de ensino é uma das atividades profissionais dos professores universitários. Ao discutir sobre essa atividade, um dos professores de um grupo de reflexão sistematiza quatro pontos de vista, explicitados nos itens a seguir.

I O planejamento de ensino constitui uma hipótese didática, de natureza flexível.
II O planejamento de ensino supõe a definição inicial dos conteúdos para, então, serem estabelecidos os objetivos.
III A escolha dos recursos didáticos depende, fundamentalmente, das formas a serem usadas na avaliação da aprendizagem.
IV O planejamento de ensino ativo deve tomar como pressuposto a construção de pontes entre o significado do conteúdo escolar e a sua construção pelo estudante.

Os pontos de vista em consonância com as reflexões atuais sobre planejamento, na didática, estão presentes nos itens

Alternativas
Comentários
  • gabarito B

    I O planejamento de ensino constitui uma hipótese didática, de natureza flexível. 
    IV O planejamento de ensino ativo deve tomar como pressuposto a construção de pontes entre o significado do conteúdo escolar e a sua construção pelo estudante.

ID
1500739
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os objetivos e os conteúdos são duas categorias didáticas a serem consideradas no planejamento do ensino que tem em vista a formação profissional universitária. Em relação a essas categorias, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    c) Os objetivos da formação profissional dizem respeito às finalidades da formação e são o ponto de partida desse processo.


ID
1500742
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As provas de questões objetivas são, frequentemente, usadas como instrumento de avaliação da aprendizagem na educação superior. Considere as afirmações a seguir , relativas às provas objetivas de múltipla escolha.

I Cada item ou questão é composto de enunciado, comando, opção correta e distratores.
II A validez do item está determinada por sua correspondência com o objetivo a ser avaliado.
III Uma das vantagens desse tipo de avaliação é que as provas são de fácil elaboração.
IV São provas que permitem avaliar a criatividade dos estudantes.

Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    I) Cada item ou questão é composto de enunciado, comando, opção correta e distratores. 

    II) A validez do item está determinada por sua correspondência com o objetivo a ser avaliado.

  • I Cada item ou questão é composto de enunciado, comando, opção correta e distratores. (verdadeira)

    II A validez do item está determinada por sua correspondência com o objetivo a ser avaliado.((verdadeira)

    III Uma das vantagens desse tipo de avaliação é que as provas são de fácil elaboração. (Errada. É de difícil elaboração pois principalmente os distratores demandam tempo de elaboração)

    IV São provas que permitem avaliar a criatividade dos estudantes.(Errada. São instrumentos objetivos e que permitem averiguar somente algo específico e delimitado).

    Gabarito C)

    #vousernomeado


ID
1500745
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A comunicação entre os diferentes atores do processo de ensino-aprendizagem tem um papel essencial na formação profissional universitária. Entre as funções atribuídas à comunicação pedagógica estão a comunicativa, a afetiva e a reguladora. Entre seus aspectos estruturais, destacam-se o comunicativo, o interativo e o preceptivo. A seguir, estão explicitadas duas características: uma relativa a um dos aspectos ; outra, a uma das funções.


I Relacionado com a imagem que um participante tem do outro na comunicação.
II Relacionada com o controle da conduta dos participantes da comunicação.

As características apresentadas em I e II, correspondem, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     b) ao aspecto perceptivo e à função reguladora.


ID
1500748
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na educação superior, os métodos de ensino têm particularidades específicas para a formação dos futuros profissionais e fazem parte do processo de ensino aprendizagem, evidenciando a configuração interna desse processo quanto a sua organização. Considere as afirmações a seguir sobre esses métodos.

I Os métodos de ensino apresentam um aspecto externo e um interno. O segundo diz respeito aos processos cognitivos que o método estimula.
II A palestra pode ser considerada uma estratégia ou um método de exposição do conteúdo.
III Os métodos expressam o modo de desenvolver o processo, e dele dependem os objetivos de ensino.
IV O método de elaboração conjunta tem sua base epistemológica no condutismo.

Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • d)I e II.

  • O condutismo como teoria do comportamento humano iniciou com a figura do psicólogo norte-americano John B. Watson, que focou na conduta (em inglês behavior) e no de do ser humano. As contribuições de Watson foram baseadas nos experimentos do russo Ivan Pavlov, que estudou as respostas dos animais associadas a um condicionamento.

    Para o condutismo, o mecanismo que explica a conduta está baseado no estímulo e na resposta, assim, este mecanismo determina a aprendizagem humana através da maneira como atuamos.

    IV) opção errada


ID
1500751
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma professora recém-contratada propõe-se a fundamentar e organizar seu plano de aula na perspectiva da aprendizagem como solução de problemas. Para isso, escreve, em seu plano de aula, quatro ideias explicitadas a seguir.

I A solução de problemas prioriza, fundamentalmente, o uso de técnicas.
II A definição do problema deve ser realizada pelo professor.
III A situação problema representa o desconhecido enquanto o problema representa o procurado.
IV A solução de problemas exige o uso de estratégias.

As ideias em consonância com a perspectiva da aprendizagem escolhida pela professora estão presentes nos itens

Alternativas
Comentários
  • a)III e IV.


ID
1500754
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A pesquisa, a reflexão e a crítica são três dimensões da atividade de ensino do professor universitário e de sua formação continuada. Considere as afirmações a seguir , relativas a essas dimensões.

I A pesquisa sobre o ensino é a estratégia mais adequada para a formação continuada do professor universitário.
II A reflexão deve estar desvinculada da crítica.
III A crítica supõe um novo olhar sobre a prática profissional.
IV A reflexão sobre a prática possibilita a conscientização dos processos de construção da atividade profissional.

Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Comentários
  •  c)III e IV.


ID
1500757
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um técnico em assuntos educacionais de um centro acadêmico da UFRN participa de um grupo de reflexão com professores desse centro, objetivando organizar uma pesquisa para estudar a influência de uma estratégia de ensino na aprendizagem de estudantes. Os professores do grupo sistematizaram quatro ideias prévias sobre esse tipo de pesquisa para discutir com o técnico sobre quais delas estariam de acordo com os pressupostos atuais da pesquisa educacional. Essas ideias estão explicitadas nos itens a seguir.

I A finalidade da pesquisa educacional é obter resultados que possam ser generalizados para todos os estudantes do centro.
II Se for usada a observação como técnica, ela deve ser objetiva, evitando a subjetividade influenciada por algum referencial teórico.
III A pesquisa pode ser um estudo de caso se escolhida uma turma considerada típica, e se os pesquisadores investigarem o problema em profundidade.
IV A validez dos dados depende do contexto no qual a pesquisa é realizada.

As ideias apresentadas em consonância com a pesquisa educacional estão presentes nos itens

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    III) A pesquisa pode ser um estudo de caso se escolhida uma turma considerada típica, e se os pesquisadores investigarem o problema em profundidade. 

    IV) A validez dos dados depende do contexto no qual a pesquisa é realizada. 

  • A pesquisa-ação é analisar um problema destrinchá-lo em partes para resolvê-lo (observar, refletir, planificar e agir). Abordar problemas com perspectivas de solucioná-los de modo reflexivo, transformar em aprendizagem. Funciona como prática formadora de professores. Para complementar a pesquisa e ampliar a reflexão temos:

    - análise de caso: de acontecimentos teorizados com valor explicativo, que pode ser explicado, interpretado discutido, dissecado e reconstruído. Além de ser uma ferramenta de formação tem embasamento teórico.

    -narrativas: narrar é um hábito que constitui reflexão, analisando situações, sistematizando reflexões, compartilhando pensamentos. Casos e narrativas caminham juntos transmitidos tornam-se narrativas elaboradas que viabilizam o conhecimento.


ID
1500760
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A atenção a estudantes com necessidades educacionais especiais na UFRN está normatizada pela Resolução nº193/2010 – CONSEPE, de 21 de setembro de 2010. Ao conversar com um colega, um professor da UFRN faz as seguintes afirmações:

I Em nenhuma circunstância, sob o princípio da igualdade, os estudantes com necessidades educacionais especiais podem ser beneficiados com atividades extras como compensação da ausência às aulas.
II Os estudantes com transtornos globais do desenvolvimento podem ser considerados estudantes com necessidades educacionais especiais.
III A inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais supõe a existência de recursos didático-pedagógicos adequados às necessidades.
IV O tempo para a realização de atividades avaliativas dos estudantes com necessidades educacionais especiais não pode ser diferente do tempo concedido aos outros estudantes.

As afirmações coerentes com a resolução estão presentes nos itens

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    II) Os estudantes com transtornos globais do desenvolvimento podem ser considerados estudantes com necessidades educacionais especiais. 
    III) A inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais supõe a existência de recursos didático-pedagógicos adequados às necessidades. 


ID
1500763
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior -SINAES foi instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Segundo essa lei, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Art. 2o O SINAES, ao promover a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes, deverá assegurar:

    (...)  II – o caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativo

  • a) O SINAES tem, entre suas finalidades, a melhoria da qualidade da educação superior e a definição dos recursos financeiros para as instituições universitárias. (ERRADO, pois não trata da definição de recursos financeiros)

    b) O SINAES, ao promover a avaliação das instituições, deve assegurar o caráter público de todos os procedimentos adotados nas avaliações das universidades;(CORRETO)

    c)Para a avaliação das instituições, é utilizada uma prova aplicada a uma amostra de estudantes de vários cursos. (ERRADO, pois isso se trata do ENADE- "O ENADE será aplicado periodicamente, admitida a utilização de procedimentos amostrais, aos alunos de todos os cursos de graduação, ao final do primeiro e do último ano de curso". 

    d) Para a avaliação das instituições, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é aplicado a cada curso de graduação anualmente. (ERRADO, pois o ENADE não avalia as instituições, mas o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação.)

  • FINALIDADES DO SINAES:

    i) A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

    ii) A ORIENTAÇÃO DA EXPANSAO DA SUA OFERTA

    iii) O AUMENTO PERMANENTE DA SUA EFICACIA

    iv) A PROMOÇAO DO APROFUNDAMENTO DOS COMPROMSSOS E RESPONSALIDADES


ID
1500766
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, a avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos é realizada mediante a aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Em relação ao ENADE, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •      Art.5,  § 4o A aplicação do ENADE será acompanhada de instrumento destinado a levantar o perfil dos estudantes, relevante para a compreensão de seus resultados. 

  • C, Complementando:

     

    A prova é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha.

     


ID
1500769
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96), a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, dispõe sobre as bases para a educação superior. No exercício de sua autonomia, segundo a referida lei, NÃO está assegurada às universidades, sem prejuí zo de outras, a atribuição de

Alternativas
Comentários
  • As universidades não podem fixar recursos que serão recebidos. Pois os recursos dependem do orçamento público. O que pode ser feito é a estipulação, mediante proposta orçamentaria.

    Essa questão parece mais questão de orçamento!!!

  • Artigo 53

  • Gabarito C) Incorreta

    Art. 53. No exercício de sua autonomia, são asseguradas às UNIVERSIDADES, sem prejuízo de outras, as seguintes atribuições:

    I - criar, organizar e extinguir, em sua sede, CURSOS e PROGRAMAS de educação superior previstos nesta Lei, obedecendo às NORMAS GERAIS da UNIÃO e, quando for o caso, do respectivo sistema de ensino;          

    II - fixar os CURRÍCULOS dos seus cursos e programas, observadas as diretrizes GERAIS pertinentes;

    V - elaborar e reformar os seus estatutos e regimentos em consonância com as normas gerais atinentes;

    VIII - APROVAR e EXECUTAR planos, programas e projetos de investimentos referentes a obras, serviços e aquisições em geral, bem como ADMINISTRAR rendimentos conforme dispositivos institucionais;


ID
1500772
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a LDB/96, as universidades são instituições pluridisciplinares de formação de quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de cultivo do saber humano. Sobre essas instituições afirma-se:

I Nas universidades, pelo menos 50% do corpo docente deve ter regime de tempo integral.
II Não é facultada a criação de universidades especializadas por campo de saber.
III Em qualquer caso, os docentes ocuparão setenta por cento dos assentos em cada colegiado e comissão.
IV As universidades podem oferecer cursos sequenciais por campo de saber de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos.

Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    Art. 44. A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas:     

    I - cursos seqüenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente; (IV)

    Art. 56. As instituições públicas de educação superior obedecerão ao princípio da gestão democrática, assegurada a existência de órgãos colegiados deliberativos, de que participarão os segmentos da comunidade institucional, local e regional.

    Parágrafo único. Em qualquer caso, os docentes ocuparão setenta por cento dos assentos em cada órgão colegiado e comissão, inclusive nos que tratarem da elaboração e modificações estatutárias e regimentais, bem como da escolha de dirigentes. (III)


     

     

  • 1/3 do corpo docente em regime de tempo integral.

  • I Nas universidades, pelo menos 50% do corpo docente deve ter regime de tempo integral. (ERRADO)

    (Art. 52 III - um terço do corpo docente em regime de tempo integral.)

    II Não é facultada a criação de universidades especializadas por campo de saber. (ERRADO)

    (Art. 52 Parágrafo único. É facultada a criação de universidades especializadas por campo do saber. )

    III Em qualquer caso, os docentes ocuparão setenta por cento dos assentos em cada colegiado e comissão. (CERTO)

    IV As universidades podem oferecer cursos sequenciais por campo de saber de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos. (CERTO)

    GABARITO

    A III e IV.


ID
1500775
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmações a seguir , relacionadas ao funcionamento das instituições da educação superior.

I O ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo.
II Antes de cada período letivo, as instituições devem informar aos interessados os programas dos cursos e demais componentes curriculares.
III Os cursos de graduação, no período noturno, devem ter padrões de qualidade diferentes do período diurno.
IV Nas instituições públicas de educação superior, o professor fica obrigado ao mínimo de quatro horas semanais de aula.

Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • LDB

    Art. 47. Na educação superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

    § 1º As instituições informarão aos interessados, antes de cada período letivo, os programas dos cursos e demais componentes curriculares, sua duração, requisitos, qualificação dos professores, recursos disponíveis e critérios de avaliação, obrigando-se a cumprir as respectivas condições.

    ...

  • leta A.. 


    Na III, os cursos  noturnos devem ter o mesmo padrão de qualidade dos diurnos

    Na IV, o professor fica obrigado ao no mínimo 08 horas semanais de aula.  


ID
1500778
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia

Numa reunião do colegiado de um centro acadêmico, professores emitiram as seguintes opiniões sobre o que deve ser modificado na estrutura curricular de um curso de graduação:

I A estrutura curricular deve dispor , de forma ordenada, os componentes curriculares para a formação pretendida pelo projeto pedagógico do curso.
II Não é necessário explicitar , na estrutura curricular, a carga horária mínima.
III Deve-se prever a integralização de até 20% da carga horária mínima por meio da educação a distância.
IV Deve-se incluir a produção técnico-científica como componente curricular obrigatório.

As afirmações coerentes com a Resolução nº 171/2013 – CONSEPE, de 5 de novembro de 2013, que aprova o Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da UFRN, são as presentes nos itens

Alternativas
Comentários
  • d) I e III

    Art. 21. Uma estrutura curricular de uma matriz curricular de um curso é a disposição ordenada de componentes curriculares que concretizam a formação pretendida pelo projeto pedagógico do curso.

    Art. 23. A estrutura curricular de um curso deve ser composta por componentes curriculares oferecidos na mesma modalidade do curso.

    § 1º A estrutura curricular de um curso presencial reconhecido pode prever a integralização de até 20% (vinte por cento) da sua carga horária mínima por meio do ensino a distância, incluindo-se nesse percentual tanto os componentes curriculares integralmente a distância quanto a fração da carga horária ministrada a distância nos componentes presenciais, nos termos do artigo 47 deste Regulamento 

    Art. 47. Quando a oferta de uma disciplina presencial se utilizar das modalidades presencial e a distância, até o máximo de 20% (vinte por cento) da carga horária pode ser ministrada e contabilizada através de atividades a distância ou outras formas não presenciais de ensino, desde que esta possibilidade tenha sido aprovada pela unidade acadêmica de vinculação e registrada no sistema oficial de registro e controle acadêmico e que o componente curricular só integre estruturas curriculares de cursos presenciais já reconhecidos. 

  • Questão anulada, no  item III  deveria ter sido escrito "pode" e não "deve" .

    Art. 23. A estrutura curricular de um curso deve ser composta por componentes curriculares oferecidos
    na mesma modalidade do curso.
    § 1º A estrutura curricular de um curso presencial reconhecido pode prever a integralização de até
    20% (vinte por cento) da sua carga horária mínima por meio do ensino a distância, incluindo-se nesse percentual
    tanto os componentes curriculares integralmente a distância quanto a fração da carga horária ministrada
    a distância nos componentes presenciais, nos termos do artigo 47 deste Regulamento


ID
1500781
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo o regulamento dos cursos regulares de graduação da UFRN, uma disciplina é um instrumento de ensino-aprendizagem que envolve um conjunto sistematizado de conhecimentos a serem ministrados. Considere as afirmações a seguir, referentes às disciplinas e aos componentes curriculares.

I A criação de uma disciplina é proposta a um departamento ou a uma unidade acadêmica especializada por solicitação do colegiado de curso.
II Cada disciplina deve ser ministrada por um único docente.
III A carga horária docente nas disciplinas é igual ao número de aulas necessário para cumprimento da carga horária da disciplina.
IV Os componentes curriculares referentes aos trabalhos de conclusão de curso devem ser cadastrados na estrutura curricular como disciplina do curso.

Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • a) I e IV

    Art. 48. A criação de uma disciplina é proposta a um departamento ou unidade acadêmica especializada, por solicitação de colegiado de curso. 

    Art. 50.

    § 2º A carga horária docente nas disciplinas é igual ao número de aulas necessário para cumprimento da carga horária da disciplina. 


ID
1500784
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um professor foi indicado para ministrar a disciplina Estágio I num curso da UFRN. O referido professor, numa diálogo com o técnico em assuntos educacionais do centro, faz as seguintes indagações:

I O estágio pode ser uma atividade coletiva, quando o professor orienta coletivamente um grupo de estudantes em atividades de preparação para o exercício profissional?
II O orientador do estágio pode ser um profissional lotado na indústria, nos serviços ou nas escolas da educação básica?
III O estágio curricular deve ser registrado no histórico escolar do estudante?
IV Estudantes com programa suspenso podem ser encaminhados para o estágio?

O técnico deve responder, de forma afirmativa, às indagações dos itens

Alternativas
Comentários
  • I O estágio pode ser uma atividade coletiva, quando o professor orienta coletivamente um grupo de estudantes em atividades de preparação para o exercício profissional?

    III O estágio curricular deve ser registrado no histórico escolar do estudante?


ID
1500787
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o regulamento dos cursos regulares de graduação da UFRN, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra c) As aulas presenciais semanais são ministradas de seguda a sábado.


ID
1500790
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No regulamento dos cursos regulares de graduação da UFRN, está normatizada a dispensa de componentes curriculares. Leia as afirmações a seguir sobre essa dispensa.

I Só é permitido aos estudantes do primeiro ano, com comprovado conhecimento em um determinado conteúdo, a dispensa de cursar um dado componente curricular.
II Quando a dispensa do componente curricular for autorizada, o professor deve atribuir nota e período letivo para o histórico escolar.
III A banca de professores deve avaliar o estudante por meio de instrumentos compatíveis com a natureza do componente curricular a ser dispensado.
IV Na solicitação da dispensa, o estudante deve explicitar e comprovar, caso aplicável, de que forma considera ter adquirido o conhecimento dos conteúdos do componente curricular a ser dispensado.

Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • I - ERRADO - art. 278, parágrafo único - aluno do primeiro PERÍODO e não ano como está na questão.

    II - ERRADO - art 276, parágrafo 1 - não deve ser atribuída nota, frequência e período letivo de integralização.

    RESPOSTA D

  • II A banca de professores deve avaliar o estudante por meio de instrumentos compatíveis com a natureza do componente curricular a ser dispensado.

    IV Na solicitação da dispensa, o estudante deve explicitar e comprovar, caso aplicável, de que forma considera ter adquirido o conhecimento dos conteúdos do componente curricular a ser dispensado.


ID
1500793
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No estatuto da UFRN, estão definidos os objetivos dessa instituição. Considere os objetivos apresentados nos itens a seguir.

I Desenvolver, de forma plural, um processo de formação em diferentes campos do saber necessário à compreensão da natureza e da cultura.
II Contribuir para o progresso nos diversos ramos do conhecimento, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.
III Fortalecer a economia do estado do Rio Grande do Norte por meio de ações de apoio à pesquisa.
IV Preparar profissionais para atuarem com competitividade nos mercados regionais.

Os objetivos explicitados no estatuto da UFRN estão nos itens

Alternativas
Comentários
  • I Desenvolver, de forma plural, um processo de formação em diferentes campos do saber necessário à compreensão da natureza e da cultura.

    II Contribuir para o progresso nos diversos ramos do conhecimento, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão


ID
1500796
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma professora de um curso de graduação propõe-se a planejar atividades que possam contribuir com o desenvolvimento de atitudes e valores para a futura atividade profissional de seus estudantes. Nesse sentido, faz um registro inicial de quatro ideias, explicitadas a seguir, que lhe servirão de base.

I Os valores orientam as ações da atividade profissional e possibilitam fazer juízo crítico sobre o que se toma como objeto de análise.
II As atitudes, diferentemente dos valores, somente envolvem os elementos afetivos (sentimentos e preferencias).
III Os valores para a atividade profissional devem ser objeto de formação numa disciplina específica do curso.
IV As atitudes se desenvolvem no contexto real da prática profissional.

As ideias que podem contribuir com o referido desenvolvimento estão presentes nos itens

Alternativas
Comentários
  •  Os valores orientam as ações da atividade profissional e possibilitam fazer juízo crítico sobre o que se toma como objeto de análise.

    II As atitudes, diferentemente dos valores, somente envolvem os elementos afetivos (sentimentos e preferencias).


ID
1500799
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na sociedade do conhecimento, o impacto das novas tecnologias da informação e das comunicações impõe uma nova cultura na formação profissional universitária. São diversos os recursos que essas novas tecnologias oferecem à educação. Considere as afirmações relativas a esses recursos.

I O blog é um site altamente complexo para ser produzido e atualizado e, por isso, é difícil usá-lo para compartilhar trabalhos.
II O Skype e o MSN permitem organizar videoconferências.
III O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma plataforma que permite ao professor organizar as atividades e disponibilizá-las para acesso na universidade ou em outros espaços.
IV No Moodle, podem-se montar cursos on-line, organizar módulo de ensino, tirar dúvidas, mas tem como limitação a dificuldade de acompanhar os estudantes.

Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • O MSN ainda existe?!

  • GABARITO: D

    II) O Skype e o MSN permitem organizar videoconferências. 
    III) O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma plataforma que permite ao professor organizar as atividades e disponibilizá-las para acesso na universidade ou em outros espaços. 

  • MSN NEM EXISTE MAIS.

  • O que está errado a respeito do módulo?

  • II O Skype e o MSN permitem organizar videoconferências.

    III O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma plataforma que permite ao professor organizar as atividades e disponibilizá-las para acesso na universidade ou em outros espaços.


ID
1500802
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A modalidade de Educação a Distância (EaD) tem-se mostrado de grande potencialidade na expansão da oferta de formação profissional. Leia as afirmações a seguir essa modalidade.

I Na EaD, o estudante deve ser sujeito de sua própria aprendizagem.
II A aprendizagem colaborativa é um dos pressupostos epistemológicos da EaD.
III Na EaD, a atividade de um tutor presencial é dada a qualquer indivíduo que faz a mediação no processo de ensino.
IV Os materiais didáticos da EaD devem ser organizados, essencialmente, para a aplicação do conhecimento.

Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • I Na EaD, o estudante deve ser sujeito de sua própria aprendizagem.

    II A aprendizagem colaborativa é um dos pressupostos epistemológicos da EaD.


ID
1500805
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano de Desenvolvimento Institucional 2010-2015 (PDI) é o plano estratégico que define os rumos da UFRN em termos de seu desenvolvimento e de suas metas para esse período. Nesse documento, estão explicitados aspectos importantes relacionados aos pro jetos pedagógicos dos cursos regulares de graduação dessa instituição. Em relação aos projetos pedagógicos para os cursos regulares de graduação, de acordo com o PDI, é correto afirmar:

Alternativas