SóProvas



Prova COMVEST - UNICAMP - 2017 - UNICAMP - Vestibular


ID
2640088
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia, a seguir, um excerto de “Terrorismo Literário”, um manifesto do escritor Ferréz.

A capoeira não vem mais, agora reagimos com a palavra,porque pouca coisa mudou, principalmente para nós. A literatura marginal se faz presente para representar a cultura de um povo composto de minorias, mas em seu todo uma maioria.

A Literatura Marginal, sempre é bom frisar, é uma literatura feita por minorias, sejam elas raciais ou socioeconômicas.Literatura feita à margem dos núcleos centrais do saber e da grande cultura nacional, isto é, de grande poder aquisitivo. Mas alguns dizem que sua principal característica é a linguagem, é o jeito que falamos, que contamos a história, bom, isso fica para os estudiosos.

Cansei de ouvir:— “Mas o que cês tão fazendo é separar a literatura, a do gueto e a do centro”. E nunca cansarei de responder: — “O barato já tá separado há muito tempo, foi feito todo um mundo de teses e de estudos do lado de lá, e do de cá mal terminamos o ensino dito básico.”

(Adaptado de Ferréz, “Terrorismo literário”, em Ferréz (Org.), Literatura marginal: talentos da escrita periférica. Rio de Janeiro: Agir, 2005, p. 9,12,13.)


Ferréz defende sua proposta literária como uma

Alternativas
Comentários

ID
2640094
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Numa entrevista ao jornal El País em 26 de agosto de 2016, o jornalista Caco Barcellos comenta uma afirmação sua anterior, feita em um congresso de jornalistas investigativos, de que novos profissionais não deveriam “atuar como porta-vozes de autoridades”.

“Tenho o maior encanto e admiração e respeito pelo jornalismo de opinião. O que critiquei lá é quando isso vai para a reportagem. Não acho legítimo. O repórter tem o dever de ser preciso. Pode ser até analítico, mas não emitir juízo. Na reportagem de rua, fico imbuído, inclusive, de melhor informar o meu colega de opinião. Se eu não fizer isso de modo preciso e correto, ele vai emitir um juízo errado sobre aquele universo que estou retratando. E não só ele, mas também o advogado, o sociólogo, o antropólogo e mais para frente o historiador (...) Por exemplo, essa matança que a polícia militar provoca no cotidiano das grandes cidades brasileiras – isso é muito mal reportado pela mídia no seu conjunto. Quem sabe, lá no futuro, o historiador não passe em branco por esse momento da história. Não vai poder dizer ‘olha, os negros pobres do estado mais rico da federação estão sendo eliminados com a frequência de três por dia, um a cada oito horas’. Se o repórter não fizer esse registro preciso e contundente, a cadeia toda pode falhar, a começar pelo jornalista de opinião.”

(“Caco Barcelos: ‘Erros históricos nascem da imprecisão jornalística’ ”. El País. 26/08/2016. Entrevista concedida a Camila Moraes. Disponível em https://brasil.elpais.com/brasil/2016/07/19/cultura/1468956578_924541.html. Acessado em 13/07/2017.)

De acordo com a posição defendida por Caco Barcellos com relação a seus leitores, uma reportagem exige do jornalista

Alternativas
Comentários

ID
2640103
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em maio deste ano, uma festa do 3º ano do Ensino Médio de uma escola do Rio Grande do Sul propôs aos alunos que se preparavam para o vestibular uma atividade chamada “Se nada der certo”. O objetivo era “trabalhar o cenário de não aprovação no vestibular”, e como “lidar melhor com essa fase”. Os alunos compareceram à festa “fantasiados” de faxineiros, garis, domésticas, agricultores, entre outras profissões consideradas de pessoas “fracassadas”. O evento teve repercussão nacional e acirrou o debate sobre a meritocracia. Para Luis Felipe Miguel, professor de ciência política, “o tom de chacota da festa-recreio era óbvio”, e teria sido mais interessante “discutir como se constrói a hierarquia que define algumas ocupações como subalternas e outras como superiores; discutir como alguns podem desprezar os saberes incorporados nas práticas dessas profissões (subalternas apenas porque contam com quem as faça por eles); discutir como o que realmente ‘deu certo’ para eles foi a loteria do nascimento, que, na nossa sociedade, determina a parte do leão das trajetórias individuais”.

(Adaptado de Fernanda Valente, Dia do ’se nada der certo’ acende debate sobre meritocracia e privilégio. Carta Capital, 06/06/2017. Disponível em http://justificando.cartacapital.com.br/2017/06/06/dia-do-se-nada-der-certoacende-debate-sobre-meritocracia-e-privilegio/. Acessado em 08/06/2017.) 


As alternativas a seguir reproduzem trechos de uma entrevista do professor Sidney Chalhoub (Unicamp e Harvard) sobre o mito da meritocracia. 

(Manuel Alves Filho, A meritocracia é um mito que alimenta as desigualdades, diz Sidney Chalhoub. Jornal da Unicamp, 07/06/2017.)


Assinale aquela que dialoga diretamente com a notícia acima. 

Alternativas
Comentários

ID
2640106
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O título do romance Caminhos cruzados, de Érico Veríssimo,

Alternativas
Comentários

ID
2640109
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Sapo não pula por boniteza, mas porém por percisão.”

 (“Provérbio capiau” citado em epígrafe no conto “A hora e a vez de Augusto Matraga”, em João Guimarães Rosa, Sagarana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015, p.287.)

Elementos textuais que antecedem a narrativa como, por exemplo, o provérbio citado, funcionam, em alguns autores, como pista para se entender o sentido das ações ficcionais. No excerto acima, as ideias de beleza e necessidade são contrapostas com vistas à produção de um sentido de ordem moral. Considerando-se a jornada heroica de Augusto Matraga, é correto afirmar que a narrativa

Alternativas
Comentários

ID
2640112
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A fim de dar exemplos de sua teoria da “alma exterior”, o narrador-personagem do conto “O espelho”, de Machado de Assis, refere-se a uma senhora conhecida sua “que muda de alma exterior cinco, seis vezes por ano”.

E, questionado sobre a identidade dessa mulher, afirma: “Essa senhora é parenta do diabo, e tem o mesmo nome: chama-se Legião...” Considerando o contexto dessa frase no conto, pode-se dizer que ela constitui

Alternativas
Comentários

ID
2640115
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia abaixo duas passagens do poema “Olá! Negro”, de Jorge de Lima.

“A raça que te enforca, enforca-se de tédio, negro!

E és tu que a alegras ainda com os teus jazzes.

Com os teus songs, com os teus lundus!”

(...)

“Não basta iluminares hoje as noites dos brancos com teus jazzes.

Olá, Negro! O dia está nascendo!

O dia está nascendo ou será a tua gargalhada que vem vindo?”

(Jorge de Lima, Poesias completas. v. I, Rio de Janeiro / Brasília: J. Aguilar / INL, 1974, p.180-181.)

Considerando o livro Poemas negros como um todo e a poética de Jorge de Lima, é correto afirmar que o último verso citado


Alternativas
Comentários

ID
2640118
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Transforma-se o amador na coisa amada,

 Por virtude do muito imaginar;

Não tenho, logo, mais que desejar,

Pois em mim tenho a parte desejada.


Se nela está minha alma transformada,

Que mais deseja o corpo de alcançar?

Em si somente pode descansar,

Pois com ele tal alma está liada. 


Mas esta linda e pura semideia,

Que, como o acidente em seu sujeito,

Assim como a alma minha se conforma,


Está no pensamento como ideia; 

E o vivo e puro amor de que sou feito,

Como a matéria simples busca a forma.


(Luís de Camões, Lírica: redondilhas e sonetos, Rio de Janeiro: Ediouro / São Paulo: Publifolha, 1997, p. 85.)


Um dos aspectos mais importantes da lírica de Camões é a retomada renascentista de ideias do filósofo grego Platão. Considerando o soneto citado, pode-se dizer que o chamado “neoplatonismo” camoniano

Alternativas
Comentários

ID
2640121
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Durante dois anos o cortiço prosperou de dia para dia, ganhando forças, socando-se de gente. E ao lado o Miranda assustava-se, inquieto com aquela exuberância brutal de vida, aterrado defronte daquela floresta implacável que lhe crescia junto da casa (...).

À noite e aos domingos ainda mais recrudescia o seu azedume, quando ele, recolhendo-se fatigado do serviço, deixava-se ficar estendido numa preguiçosa, junto à mesa da sala de jantar e ouvia, a contragosto, o grosseiro rumor que vinha da estalagem numa exalação forte de animais cansados. Não podia chegar à janela sem receber no rosto aquele bafo, quente e sensual, que o embebedava com o seu fartum de bestas no coito.

(Aluísio de Azevedo, O cortiço. 14. ed. São Paulo: Ática, 1983, p. 22.)

Levando em conta o excerto, bem como o texto integral do romance, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários

ID
2640124
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O brasileiro João Guimarães Rosa e o irlandês James Joyce são autores reverenciados pela inventividade de sua linguagem literária, em que abundam neologismos. Muitas vezes, por essa razão, Guimarães Rosa e Joyce são citados como exemplos de autores "praticamente intraduzíveis". Mesmo sem ter lido os autores, é possível identificar alguns dos seus neologismos, pois são baseados em processos de formação de palavras comuns ao português e ao inglês.

Entre os recursos comuns aos neologismos de Guimarães Rosa e de James Joyce, estão:

i. Onomatopeia (formação de uma palavra a partir de uma reprodução aproximada de um som natural, utilizando-se os recursos da língua); e 

ii. Derivação (formação de novas palavras pelo acréscimo de prefixos ou sufixos a palavras já existentes na língua).

Os neologismos que aparecem nas opções abaixo foram extraídos de obras de Guimarães Rosa (GR) e James Joyce (JJ). Assinale a opção em que os processos (i) e (ii) estão presentes: 

Alternativas
Comentários

ID
2640130
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“ODORICO

Eu sei. É um movimento subversivo procurando me intrigar com a opinião pública e criar problemas à minha administração. Sei, sim. É uma conspiração. Eles não queriam o cemitério. Desde o princípio foram contra. E agora que o cemitério está pronto caem de pau em cima de mim, me chamam de demagogo, de tudo..” 

(...)

“ODORICO

Pois eu quero que depois o senhor soletre esta gazeta de ponta a ponta. Neco Pedreira o senhor conhece?

ZECA

Conheço não sinhô.

ODORICO

É o dono do jornal. Elemento perigoso. Sua primeira missão como delegado é dar uma batida na redação dessa gazeta subversiva e sacudir a marreta em nome da lei e da democracia...”

(Dias Gomes, O bem amado. 12.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014, p. 40 e 68.)


A peça de Dias Gomes é uma crítica a um momento histórico e político da sociedade brasileira. Odorico Paraguassu tornou-se um personagem emblemático desse período porque por meio dele

Alternativas
Comentários

ID
2640133
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere três números inteiros cuja soma é um número ímpar. Entre esses três números, a quantidade de números ímpares é igual a

Alternativas
Comentários
  • P= par; I= ímpar

    P+P=P

    P+P+P= P

    I+I=P

    I+I+I= I ----------> I+(P)=I

    I+P+P= I

  • Números impares somados em quantidades impares são impares. Se somado em quantidades pares são pares. Já a soma de números pares sempre resulta em um número par.


ID
2640136
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Dois anos atrás certo carro valia R$ 50.000,00 e atualmente vale R$ 32.000,00. Supondo que o valor do carro decresça a uma taxa anual constante, daqui a um ano o valor do carro será igual a

Alternativas
Comentários
  • 1ª ano             2º ano                3ºano (ano atual)            4ºano (o que ele quer)

    50000                y                       32000                               x

    ---

    Considere que estamos no "3ºano", a questão diz que 2 anos atrás (1ºano), o carro valia 50000. Ele quer saber o valor do carro no 4º ano (um ano a mais do ano atual, que é o 3º)

    ---

    Ou seja, uma PG = (50000,y,32000,x)

    y² = a1xa3

    y²=50000x32000

    y=40000

    ---

    Logo q = a3/a2=32000/40000=0,8

    ---

    a4=a3xq¹

    a4=32000x0.8=25600

  • Como (interpretando a partir do enunciado) eu sei que é uma PG (juros compostos) e não uma PA (juros simples)?


ID
2640139
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Lançando-se determinada moeda tendenciosa, a probabilidade de sair cara é o dobro da probabilidade de sair coroa. Em dois lançamentos dessa moeda, a probabilidade de sair o mesmo resultado é igual a

Alternativas
Comentários
  • Vou utilizar "C" para cara e "K" para coroa.Sabemos que só pode ocorrer duas coisas quando se lança uma moeda,ou o resultado é cara,ou é coroa:

     

    p(K) + p(C) = 1

    Porém sabemos que:

    p(C) = 2p(K)

    Então:

    p(K) + 2p(K) = 1

    3p(K) = 1

    p(K) = 1/3

     

    Como sabemos a probabilidade de sair coroa,só temos outras duas opções,ou sai apenas cara,ou apenas coroa,então:

     

    1/3.1/3 + 2/3.2/3

    1/9 + 4/9 -------->P(m)=5/9

  • Esta moeda tem 2/3 de chance de sair cara e 1/3 de chance de sair coroa.

     

    Sair cara e sair cara... "e" multiplica.

    2/3 x 2/3 = 4/9

     

    Sair coroa e sair coroa

    1/3  x 1/3 = 1/9

     

    Sair duas caras ou duas coroas... "ou" soma

    4/9 + 1/9 = 5/9   

  • Se a probabilidade de sair Coroa(C) é P, então a probabilidade de sair Cara(K) é 2. Jogando a moeda duas vezes:

    Cara e Cara OU Coroa e Coroa

    2P.2P + P.P

    4P² + P²

    5P²

    Isso é o queremos, ou seja, é o nosso espaço amostral. O nosso universo é composto, além desses eventos citado, por mais duas probabilidades:

    Cara e Coroa OU Coroa e Cara

    2P.P + P.2P

    2P² + 2P²

    4P²

    Logo, o universo é dado por 5P² + 4P²= 9P². Dessa forma, a probabilidade de ocorrer dois lados iguais é de:

    5P²/9P² = 5/9

    Letra B

  • Quando ele pede o mesmo resultado, devemos ter em mente que pode ser duas vezes cara ou duas vezes coroa. Desse modo devemos calcular a probabilidade para ambos os casos e somar. Apenas.


ID
2640154
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Seja x um número real tal que sen x + cos x = 0,2. Logo, | sen x − cos x| é igual a

Alternativas
Comentários

ID
2640163
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No plano cartesiano, sejam C a circunferência de centro na origem e raio r > 0 e s a reta de equação x + 3y = 10. A reta s intercepta a circunferência C em dois pontos distintos se e somente se

Alternativas
Comentários
  • Dá pra fazer pela fórmula da distância de ponto à reta tb.


ID
2640166
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sejam p(x) e q(x) polinômios com coeficientes reais.Dividindo-se p(x) por q(x), obtêm-se quociente e resto iguais a + 1. Nessas condições, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Como o conjunto dos números reais está contido no conjunto dos números complexos, qualquer raiz de uma função será complexa. Números reais e imaginários contemplam os complexos.

  • P(x) = q(x).(x^2+1)+(x^2+1) => P(x)=(x^2+1)(q(x)+1) = 0 => x^2+1 = 0 => x =  +/- √-1 = +/- i ; P(x) possui raízes complexas


ID
2640169
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sejam a e b números reais não nulos. Se o número complexo z = a + bi é uma raiz da equação quadrática x² + bx + a = 0, então

Alternativas
Comentários
  • para um polinomio de coeficientes reais a raiz complex é dupla

  • GAB: CERTO

  • GAB: CERTO


ID
2640175
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Elderly flight passenger throws coins into engine for ‘luck’, delays take-off for hours


China Southern Airlines Flight 380 was held up at the Shanghai Pudong International Airport after an elderly woman passenger caused a disruption, according to the airline’s official WeChat account. An investigation into the incident is under way.

Passengers boarding the flight reportedly saw an elderly woman throwing coins at the engine for “blessings” from the middle of the boarding staircase and alerted the crew.

Ground staff said the woman, who appeared to be about 80 and had limited mobility, was accompanied by her husband, daughter and son-in-law. 

The captain was quoted as saying the metal, if sucked up by the engine, could have caused serious damage, including failure. 

The flight was later given a green light and took off at 5.52pm, more than five hours late. It is scheduled to arrive in Guangzhou at 8.14pm. 

(Adaptado de Sarah Zheng, Elderly flight passenger throws coins into engine for ‘luck’, delays take-off for hours. South China Morning Post, 27/06/2017. Disponível em http://www.scmp.com/news/china/society/article/2100242/elderlyflight-passenger-throws-coins-engine-luck-delays-take. Acessado em 10/07/2017.)

O que é correto afirmar sobre o incidente relatado na notícia anterior? 

Alternativas
Comentários
  • Passengers boarding the flight reportedly saw an elderly woman throwing coins at the engine for “blessings" from the middle of the boarding staircase and alerted the crew.

    Tradução: Os passageiros que embarcaram no voo viram uma mulher idosa jogando moedas no motor pedindo “bênçãos" do meio da escada de embarque e alertaram à tripulação.

    Segundo tradução do trecho acima, podemos afirmar que a ação de alguns passageiros evitou o risco de um grave acidente aéreo. 
    Gabarito do Professor:D

ID
2640181
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

ZOMBIE NEUROSCIENCE

I don’t know if cockroaches dream, but I imagine if they do, jewel wasps feature prominently in their nightmares. These small, solitary tropical wasps are of little concern to us humans; after all, they don’t manipulate our minds so that they can serve us up as willing, living meals to their newborns, as they do to unsuspecting cockroaches. The story is simple, if grotesque: the female wasp controls the minds of the cockroaches she feeds to her offspring, taking away their sense of fear or will to escape their fate. What turns a once healthy cockroach into a mindless zombie it’s venom. Not just any venom, either: a specific venom that acts like a drug, targeting the cockroach's brain.

(Adaptado de Christie Wilcox, Zombie Neuroscience. Scientific American, New York, v. 315, n. 2, p. 70–73, 2016.)

De acordo com o autor,

Alternativas
Comentários

  • The story is simple, if grotesque: the female wasp controls the minds of the cockroaches she feeds,[...]

    Tradução: A história é simples, embora grotesca: a vespa fêmea controla as mentes das baratas que ela alimenta,[...]

    A tradução das linhas 3 e 4 nos mostra que vespas fêmeas de uma certa espécie podem controlar a mente das baratas. 
    Gabarito do Professor: C

ID
2640193
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Coral reefs are colorful underwater forests which teem with life and act as a natural protective barrier for coastal regions. The fishes and plants which call them home belong to some of the most diverse ― and fragile ― ecosystems on the planet. Higher sea temperatures from global warming have already caused major coral bleaching events. Bleaching occurs when corals respond to the stress of warmer temperatures by expelling the colorful algae that live within them. Increased levels of atmospheric carbon dioxide result in higher levels of CO² in the water, leading to ocean acidification, which is also a threat to coral. As the oceans become more acidic, the corals' ability to form skeletons through calcification is inhibited, causing their growth to slow. Increasing sea levels caused by melting sea ice could also cause problems for some reefs by making them too deep to receive adequate sunlight, another factor important for survival.

(Adaptado de Coral Reefs, The National Wildlife Federation. Disponível em https://www.nwf.org/Wildlife/Threats-to-Wildlife/GlobalWarming/Effects-on-Wildlife-and-Habitat/Coral-Reefs.aspx. Acessado em 26/07/2017.)

Considerando o texto e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.


Os recifes de corais estão seriamente ameaçados pela combinação dos seguintes fatores:

Alternativas
Comentários
  • Bleaching occurs when corals respond to the stress of warmer temperatures by expelling the colorful algae that live within them. Increased levels of atmospheric carbon dioxide result in higher levels of
    CO2 in the water, leading to ocean acidification, which is also a threat to coral.

    Tradução: O branqueamento ocorre quando os corais respondem ao estresse das temperaturas mais quentes, expulsando as algas simbiontes que vivem dentro deles. Níveis elevados de dióxido de carbono atmosférico resultam em níveis mais altos de CO2 na água, levando à acidificação oceânica, que também é uma ameaça ao coral. 
    De acordo com a tradução do excerto acima podemos afirmar que os recifes de corais estão seriamente ameaçados pela combinação dos fatores: branqueamento dos pólipos de cnidários pela expulsão de suas algas simbiontes; acidificação marinha em virtude dos maiores níveis de CO2 no ar; e menor taxa fotossintética em razão dos níveis oceânicos elevados.
    Gabarito do Professor: C

ID
2640196
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

The modern F=ma form of Newton's second law occurs nowhere in any edition of the Principia even though he had seen his second law formulated in this way in print during the interval between the second and third editions in Jacob Hermann's Phoronomia of 1716. Instead, it has the following formulation in all three editions: A change in (1) ________ is proportional to the motive (2) ________ impressed and takes place along the (3) _________ line in which that force is (4)________. In the body of the Principia this law is applied both to (5) _______ cases, in which an instantaneous impulse such as from impact is effecting the change in motion, and to cases of (6) _______ action, such as the change in motion in the continuous deceleration of a body moving in a resisting medium. Newton thus appears to have intended his second law to be neutral between discrete forces (that is, what we now call impulses) and Hermann's Phoronomia of 1716. Instead, it has the following formulation in all three editions: A change in (1) ________ is proportional to the motive (2) ________ impressed and takes place along the (3) _________ line in which that force is (4)________. In the body of the Principia this law is applied both to (5) _______ cases, in which an instantaneous impulse such as from impact is effecting the change in motion, and to cases of (6) _______ action, such as the change in motion in the continuous deceleration of a body moving in a resisting medium. Newton thus appears to have intended his second law to be neutral between discrete forces (that is, what we now call impulses) and continuous forces.

(Adaptado de George Smith, "Newton's Philosophiae Naturalis Principia Mathematica", em Edward N. Zalta (ed.), The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Winter 2008 Edition). Disponível em https://plato.stanford.edu/archives/win2008/entries/newton-principia/. Acessado em 24/10/2017.)

Assinale a alternativa que apresenta a sequência adequada de palavras que preenchem as lacunas do texto acima, para que os conceitos utilizados estejam corretos. 

Alternativas
Comentários
  • The modern F=ma form of Newton's second law occurs nowhere in any edition of the Principia even though he had seen his second law formulated in this way in print during the interval between the second and third editions in Jacob Hermann's Phoronomia of 1716. Instead, it has the following formulation in all three editions: A change in (1) motion is proportional to the motive (2) force impressed and takes place along the (3) straight  line in which that force is (4)impressed. In the body of the Principia this law is applied both to (5) discrete cases, in which an instantaneous impulse such as from impact is effecting the change in motion, and to cases of (6) continuous action, such as the change in motion in the continuous deceleration of a body moving in a resisting medium. 
    A moderna fórmula F = ma da segunda lei de Newton não ocorre em nenhuma edição do Principia, embora ele tenha visto sua segunda lei formulada desse modo aplicada durante o intervalo entre a segunda e a terceira edição, em Phoronomia, de Jacob Hermann, de 1716. Ao invés disso, tem a seguinte formulação em todas as três edições: Uma mudança no (1) movimento é proporcional à (2) força motriz aplicada e ocorre ao longo da (3) linha reta em que essa força é (4) aplicada. No corpo dos Principia, esta lei é aplicada tanto em (5) casos discretos, nos quais um impulso instantâneo, como de impacto, está efetuando a mudança de movimento, como em casos de (6) ação contínua, como a mudança de movimento na desaceleração contínua de um corpo movendo-se em um meio resistente.
    A) Movimento, força, reta, aplicada, discreto, contínua.
    B) Força, movimento, aplicada, direta, discreto, contínua.
    C) Movimento, força, aplicada, direta, contínua, discreto.
    D) Força, movimento, reta, aplicada, contínua, discreto.
    Gabarito do Professor: A

ID
2640211
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em junho de 2017 uma intensa onda de calor atingiu os EUA, acarretando uma série de cancelamentos de voos do aeroporto de Phoenix no Arizona. A razão é que o ar atmosférico se torna muito rarefeito quando a temperatura sobe muito, o que diminui a força de sustentação da aeronave em voo. Essa força, vertical de baixo para cima,está associada à diferença de pressão ∆P entre as partes inferior e superior do avião. Considere um avião de massa total m = 3 x 10⁵ kg em voo horizontal. Sendo a área efetiva de sustentação do avião A = 500 m² , na situação de voo horizontal ∆P vale

Alternativas
Comentários
  • Basta utilizar a fórmula:

    Pressão = Força/Área

    Pressão = Força Peso/ Área do avião

    Pressão = 3000000 N/ 500 m²

    Pressão = 6000 N/m²

    Letra B

  • Como o avião voa horizontalmente ( Isso é descrito no enunciado), basta equacionar as forças no contexto de equilíbrio. Peso mais força devido à pressão superior deve ser equivalente à força devido a pressão na parte inferior. A partir dai fica bem simples.


ID
2640214
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

“Gelo combustível” ou “gelo de fogo” é como são chamados os hidratos de metano que se formam a temperaturas muito baixas, em condições de pressão elevada. São geralmente encontrados em sedimentos do fundo do mar ou sob a camada de solo congelada dos polos. A considerável reserva de gelo combustível no planeta pode se tornar uma promissora fonte de energia alternativa ao petróleo. Considerando que a combustão completa de certa massa de gelo combustível libera uma quantidade de energia igual a E = 7,2 MJ , é correto afirmar que essa energia é capaz de manter aceso um painel de LEDs de potência P = 2 kW por um intervalo de tempo igual a

Alternativas
Comentários
  • E = 7,2x10^6 J

    P = 2000W

    Sabe-se que a relação entre potência e energia é dada por:

    P = E/t

    Assim,

    2000W = 7,2x10^6 J /t

    t = 7,2x10^6 J/2000

    t = 3600s que é igual a 1h

  • Pot= energia/Δt

    Δt.Pot= Energia

    Δt= Energia/Pot

    Sendo

    Energia= 7,2x10⁶J

    Pot= 2.10³J

    Δt= 7,2x10⁶J/2.10³J

    Δt= 3,6x10³J= 3600s= 1h

    LETRA C

    APMBB


ID
2640217
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um conjunto de placas de aquecimento solar eleva a temperatura da água de um reservatório de 500 litros de 20 °C para 47 °C em algumas horas. Se no lugar das placas solares fosse usada uma resistência elétrica, quanta energia elétrica seria consumida para produzir o mesmo aquecimento? Adote 1,0 kg/litro para a densidade e 4,0 kJ/(kg∙° C) para o calor específico da água. Além disso,use 1 kWh = 10³ W x 3.600 s = 3,6 x 10⁶ J.

Alternativas
Comentários
  • 4,0 kJ/(g∙° C) acho que o calor especifico e assim.

     

  • Q=m.c.t
    Q=500.4.(47-20)
    Q=2000.27
    Q=54000kJ
    Q=54000.10³J
    Q=54.10^6

    1kWh=3,6.10^6
    x         =54.10^6
    x=15 kWh

  • Seja utilizando placas solares ou resistores o calor necessário para aquecer a mesma massa de água à uma mesma temperatura deve ser igual.


ID
2640229
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os gregos sentiram paixão pelo humano, por suas capacidades, por sua energia construtiva. Por isso, inventaram a polis: a comunidade cidadã em cujo espaço artificial, antropocêntrico, não governa a necessidade da natureza, nem a vontade dos deuses, mas a liberdade dos homens, isto é, sua capacidade de raciocinar, de discutir, de escolher e de destituir dirigentes, de criar problemas e propor soluções. O nome pelo qual hoje conhecemos essa invenção grega, a mais revolucionária, politicamente falando, que já se produziu na história humana, é democracia.

(Adaptado de Fernando Savater, Política para meu filho. São Paulo: Martins Fontes, 1996, p. 77.) 

 Assinale a alternativa correta, considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a Grécia Antiga.

Alternativas
Comentários

ID
2640232
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Estamos acostumados a considerar que o sistema centro/periferia, ao menos no Ocidente, é um eixo essencial da estrutura e do funcionamento no espaço das economias, das sociedades, das civilizações. O historiador Fernand Braudel estimou que tal sistema só existiu e funcionou plenamente a partir do século XV. Essa definição não se aplica à Cristandade Medieval sem importantes correções. A noção de centro e a oposição centro/periferia são menos decisivas que outros sistemas de orientação espacial. O principal sistema é o que opõe o baixo ao alto, quer dizer, o Aqui, esse “mundo” imperfeito e marcado pelo Pecado Original, ao céu, morada de Deus.

(Adaptado de Jacques Le Goff e Jean-Claude Schmitt, “Centro/Periferia”, em Dicionário temático do ocidente medieval, v. 2. São Paulo: Edusc, 2002, p. 203.)

A partir do texto acima, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "A noção de centro e a oposição centro/periferia são menos decisivas que outros sistemas de orientação espacial. O principal sistema é o que opõe o baixo ao alto"

    Letra B


ID
2640235
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na formação das monarquias confessionais da Época Moderna houve reforço das identidades territoriais, em função de critérios de caráter religioso ou confessional. Simultaneamente, houve uma progressiva incorporação da Igreja ao corpo do Estado, através de medidas de caráter patrimonial e jurisdicional que procuravam uma maior sujeição das estruturas e agentes eclesiásticos ao poder do príncipe. Na busca pela homogeneização da fé dentro de um território político, a Igreja cumpria também papel fundamental na formação do Estado moderno por meio de seus mecanismos de disciplinamento social dos comportamentos.

(Adaptado de Frederico Palomo, A Contra-Reforma em Portugal, 1540-1700. Lisboa: Livros Horizonte, 2006, p.52.)

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a Europa Moderna, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

ID
2640238
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As plantações de mandioca encontradas pelas saúvas cortadeiras nas roças indígenas eram apenas uma entre várias outras. Em muitas situações, a composição química das folhas favorecia a escolha de outras plantas e a folhagem da mandioca era cortada apenas quando as preferidas das saúvas não eram suficientes. Já na agricultura comercial, machados e foices de ferro permitiam abrir clareiras em uma escala maior, resultando em grande homogeneidade da flora. Nas lavouras de mandioca de finais do século XVII e do início do século XVIII, as folhas da mandioca tornavam-se uma das poucas opções das formigas. Depois de mais algumas colheitas, a infestação das formigas tornava-se insuportável, por vezes causando o completo despovoamento humano da área.

(Adaptado de Diogo Cabral, 'O Brasil é um grande formigueiro’: território, ecologia e a história ambiental da América Portuguesa – parte 2. HALAC - História Ambiental Latinoamericana y Caribeña. Belo Horizonte, v. IV, n. 1, p. 87-113, set. 2014-fev. 2015.)

A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos sobre História do Brasil Colônia, assinale a alternativa correta.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito aos não assinantes: D

  • GABARITO- D

  • bem feito. bjs
  • O cultivo de determinadas sociedades indígenas objetivava a complementação alimentar e não o comércio em larga escala, por isso o solo não era amplamente preparado exclusivamente para a lavoura. Após o início da colonização, tendo os portugueses interesse econômicos na exploração da terra, utilizaram para tal, técnicas de produção que tendiam a homogeneização da flora, combinando tradições europeias em plantio com práticas indígenas, como o cultivo de mandioca e milho.

    Gabarito: d)

    Fonte: http://angloresolve.plurall.net/press/question/2236255


ID
2640241
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Consideramos estas verdades como autoevidentes: que todos os homens e mulheres foram criados iguais; que são dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis. Entre os direitos inalienáveis estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Para garantir esses direitos, os governos são instituídos. Os poderes do governo emanam do consentimento daqueles que são governados. Qualquer governo que se torna destrutivo para os direitos inalienáveis pode ser destituído por aqueles que sofrem. Os que sofrem podem recusar lealdade e exigir a instituição de um novo governo. E assim tem sido o sofrimento das mulheres sob este governo. E, por isso, é necessário exigir uma mudança.
(Adaptado de Elizabeth Cady Stanton, A History of Woman Suffrage, v. 1. Rochester: Fowler and Wells, 1889, p. 70-71.)

Assinale a alternativa correta.

O documento acima integra

Alternativas
Comentários

ID
2640244
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em julho de 1917, convocou-se, em São Paulo, uma greve geral, com adesão de 45.000 trabalhadores, para pedir aumento salarial. A greve se estendeu ao Rio de Janeiro e levou o governo a reforçar o aparato repressivo e decretar estado de sítio em 1918. Nos anos de 1917-1919, o Chile registrou o recrudescimento da agitação sindical. Mobilizavam-se com facilidade 100.000 trabalhadores, como durante as manifestações contra o custo dos alimentos em 1918 e 1919. A Argentina foi outro país que teve um movimento sindical poderoso. Entre 1917 e 1921, o movimento sindical conheceu seu apogeu. Apenas durante o ano de 1919, registraram-se 367 greves na capital Buenos Aires.

(Adaptado de Olivier Dabène, América Latina no século XX. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003, p. 64-65.)

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os movimentos sindicais latino-americanos apresentaram, em 1917, especificidades em relação aos da Europa quanto às pautas reivindicatórias dos trabalhadores. Os trabalhadores europeus naquele cenário, influenciados pela Revolução Russa de 1917, buscavam, além de direitos trabalhistas, a saída de seus respectivos países da I Guerra Mundial e, em seguida, a mobilização para um possível movimento revolucionário, tal qual o que ocorreu na Rússia em 1917.

    Os operários latino-americanos, na década de 1910, embora influenciados pelo Anarquismo e demais ideologias sociais, direcionaram o movimento para a conquista de melhorias salariais e de condições de trabalho.


ID
2640247
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Vistas em conjunto, as aspirações ruralistas não eram contraditórias ou incompatíveis com o programa desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek. A ideia de incompatibilidade entre o projeto nacional-desenvolvimentista e os interesses agrários era uma ficção. 

(Adaptado de Vânia Moreira, “Os Anos JK: industrialização e modelo oligárquico de desenvolvimento rural”, em Jorge Ferreira e Lucília Delgado (Orgs.), O Brasil Republicano. v. 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, p. 169-170.)  

Considerando a composição do setor rural nacional e o programa desenvolvimentista do governo JK, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • B. O desenvolvimentismo atendia às ambições da oligarquia rural, em função das políticas de modernização da agricultura, permitindo que ela se beneficiasse da expansão do mercado consumidor, um dos desdobramentos da industrialização. 



ID
2640253
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Como na Argentina: Os corpos brotam do chão, como na Argentina. Corpo não é reciclável. Corpo não é reduzível. Dá para dissolver os corpos em ácido, mas não haveria ácido que chegasse para os assassinados do século. Valas mais fundas, mais escombros, nada adianta. Sempre sobra um dedo acusando. O corpo é como o nosso passado, não existe mais e não vai embora. Tentaram largar o corpo no meio do mar e não deu certo. O corpo boia. O corpo volta. Tentaram forjar o protocolo – foi suicídio, estava fugindo – e o corpo desmentia tudo. O corpo incomoda. O corpo faz muito silêncio. Consciência não é biodegradável. Memórias não apodrecem. Ficam os dentes.”

(Luís Fernando Veríssimo, “Como na Argentina”, em A mãe do Freud. Porto Alegre: L&PM Editores, 1985, p. 46.)

O texto se refere

Alternativas
Comentários
  • MONTONEROS - movimento de guerrilha político-militar argentina e guerrilha urbana de extrema esquerda...

  • "Tentaram largar o corpo no meio do mar e não deu certo. O corpo boia."-> Pinochet (ditador no chile)


ID
2640259
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O pastor norte-americano Pat Robertson, dono do canal de comunicação Christian Broadcasting Network, afirmou que a tragédia provocada pelo terremoto no Haiti, em janeiro de 2010, foi decorrente do “pacto com o diabo” que setores da população haitiana teriam feito para que o país se tornasse independente. Nas palavras do Pastor, "Os haitianos estavam sob o jugo da França. Eles se uniram e fizeram um pacto com o diabo. Disseram: 'Serviremos a ti caso nos liberte da França'".

(Adaptado de Haroldo Ceravolo Sereza, “Pastor americano atribui terremoto a 'pacto com o Diabo' e provoca protestos; país se libertou da França em 1804”. Uol notícias. 14/01/2010. Disponível em https://noticias.uol.com.br/ especiais/terremoto-haiti/ultnot/2010/01/14/ult9967u9.jhtm. Acessado em 30/08/2017.)

A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

ID
2640271
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Icebergs flutuam na água do mar, assim como o gelo em um copo com água potável. Imagine a situação inicial de um copo com água e gelo, em equilíbrio térmico à temperatura de 0 °C. Com o passar do tempo o gelo vai derretendo. Enquanto houver gelo, a temperatura do sistema

Alternativas
Comentários
  • A temperatura permanece constante até que todo o gelo derreta. Porém o volume diminuirá. O gelo é menos denso que a água, um dos raros casos na natureza em que a forma sólida do elemento é menos densa que a forma líquida. Nesse caso, para uma mesma massa de água, o gelo ocupará mais volume que a água líquida. Portanto, ao derreter, o gelo passará a ocupar menor volume, diminuindo o volume total do sistema.

     

    Obs.: o nível da água permanecerá constante durante o processo de derretimento.

     

    Resposta: letra B.

     

    Fonte: http://educacionalplenus.com.br/resolucao-unicamp-2018-quimica-1a-fase-continuacao-1/


ID
2640277
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em 12 de maio de 2017 o Metrô de São Paulo trocou 240 metros de trilhos de uma de suas linhas, numa operação feita de madrugada, em apenas três horas. Na solda entre o trilho novo e o usado empregou-se uma reação química denominada térmita, que permite a obtenção de uma temperatura local de cerca de 2.000 °C. A reação utilizada foi entre um óxido de ferro e o alumínio metálico. De acordo com essas informações, uma possível equação termoquímica do processo utilizado seria


Alternativas
Comentários
  • Uma informação que ajuda a eliminar alternativas é: para a formação de substâncias (FeO + Al), o processo será exotérmico.


ID
2640283
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Mais de 2.000 plantas produzem látex, a partir do qual se produz a borracha natural. A Hevea brasiliensis(seringueira) é a mais importante fonte comercial desse látex. O látex da Hevea brasiliensis consiste em um polímero do cis-1,4-isopreno, fórmula CH, com uma massa molecular média de 1.310 kDa (quilodaltons). De acordo com essas informações, a seringueira produz um polímero que tem em média


Dados de massas atômicas em Dalton: C = 12 e H = 1.

Alternativas
Comentários
  • C5H8 = 12.5 + 1.8 = 68

    Dividindo o total 1.310.000 por 68:

    1.310.000 / 68 = 19.264

    Aproximadamente 19.000


ID
2640286
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A calda bordalesa é uma das formulações mais antigas e mais eficazes que se conhece. Ela foi descoberta na França no final do século XIX, quase por acaso, por um agricultor que aplicava água de cal nos cachos de uva para evitar que fossem roubados; a cal promovia uma mudança na aparência e no sabor das uvas. O agricultor logo percebeu que as plantas assim tratadas estavam livres de antracnose. Estudando-se o caso, descobriu-se que o efeito estava associado ao fato de a água de cal ter sido preparada em tachos de cobre. Atualmente, para preparar a calda bordalesa, coloca-se o sulfato de cobre em um pano de algodão que é mergulhado em um vasilhame plástico com água morna. Paralelamente, coloca-se cal em um balde e adiciona-se água aos poucos. Após quatro horas, adiciona-se aos poucos, e mexendo sempre, a solução de sulfato de cobre à água de cal.

(Adaptado de Gervásio Paulus, André Muller e Luiz Barcellos, Agroecologia aplicada: práticas e métodos para uma agricultura de base ecológica. Porto Alegre: EMATER-RS, 2000, p. 86.) 
 

Leia o texto para responder à questão.
Na preparação da calda bordalesa são usados 100 g de sulfato de cobre(II) pentaidratado e 100 g de hidróxido de cálcio (cal extinta). Para uma reação estequiométrica entre os íons cobre e hidroxila, há um excesso de aproximadamente



Dados de massas molares em g∙mol-1: sulfato de cobre (II) pentaidratado = 250; hidróxido de cálcio = 74.

Alternativas
Comentários

ID
2640289
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A calda bordalesa é uma das formulações mais antigas e mais eficazes que se conhece. Ela foi descoberta na França no final do século XIX, quase por acaso, por um agricultor que aplicava água de cal nos cachos de uva para evitar que fossem roubados; a cal promovia uma mudança na aparência e no sabor das uvas. O agricultor logo percebeu que as plantas assim tratadas estavam livres de antracnose. Estudando-se o caso, descobriu-se que o efeito estava associado ao fato de a água de cal ter sido preparada em tachos de cobre. Atualmente, para preparar a calda bordalesa, coloca-se o sulfato de cobre em um pano de algodão que é mergulhado em um vasilhame plástico com água morna. Paralelamente, coloca-se cal em um balde e adiciona-se água aos poucos. Após quatro horas, adiciona-se aos poucos, e mexendo sempre, a solução de sulfato de cobre à água de cal.

(Adaptado de Gervásio Paulus, André Muller e Luiz Barcellos, Agroecologia aplicada: práticas e métodos para uma agricultura de base ecológica. Porto Alegre: EMATER-RS, 2000, p. 86.) 
 

Leia o texto para responder à questão.
Na formulação da calda bordalesa fornecida pela EMATER, recomenda-se um teste para verificar se a calda ficou ácida: coloca-se uma faca de aço carbono na solução por três minutos. Se a lâmina da faca adquirir uma coloração marrom ao ser retirada da calda, deve-se adicionar mais cal à mistura. Se não ficar marrom, a calda está pronta para o uso. De acordo com esse teste, conclui-se que a cal deve promover

Alternativas
Comentários

ID
2640295
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O referendo realizado no Reino Unido em junho de 2016 conduziu ao Brexit, após 43 anos de adesão à União Europeia. São potenciais consequências dessa decisão, nos níveis nacional e continental, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Escócia não era totalmente convicta da saída, por isso, queria outro referendo.

    Gabarito C.


ID
2640298
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em junho de 2017, o governo dos Estados Unidos da América (EUA) se retirou do “Acordo de Paris”, assinado em 2015 por 195 países. Sobre as medidas previstas no Acordo para a redução da emissão de gases do efeito estufa, e o motivo da saída dos Estados Unidos do referido acordo, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários

ID
2640301
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Detroit foi símbolo mundial da indústria automotiva. Chegou a abrigar quase 2 milhões de habitantes entre as décadas de 1960 e 1970. Em 2010, porém, havia perdido mais de um milhão de habitantes. O espaço urbano entrou em colapso, com fábricas em ruínas, casas abandonadas, supressão de serviços públicos essenciais, crescimento da pobreza e do desemprego. Em 2013, foi decretada a falência da cidade. Essa crise urbana vivida por Detroit resulta dos seguintes processos:

Alternativas
Comentários
  • questão aparenta ser específica, mas conceitos simples bastam!

    note: o toyotismo (acumulação flexível) predomina no Séc.XXI, logo, há de se eliminar 3 questões visto que o fordismo e o taylorismo ficaram nos Séc´s XVIII e XIX

    note ainda: em 2010 a europa estava saindo da crise lá de 2008 iniciada nos EUA (lembra do PIIGS?)

    com esse jogo de conceitos, marque a questão correta!!!

    continue firme, vai ficar pior antes de melhorar!!!

    CFO - PMPR 2022


ID
2640313
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre a presença de agrotóxicos e de sementes transgênicas na agricultura brasileira.

Alternativas
Comentários
  • As revoluções verde e agrobiotecnológica introduziram inovações tecnológicas no campo, tais como a utilização de agrotóxicos e organismos geneticamente modificados (transgênicos). A finalidade principal no uso de tais tecnologias vincula-se a alcançar maior produtividade, para abastecer o mercado interno e externo.

    No Brasil, a utilização de agrotóxicos e sementes transgênicas cresceram sobretudo em áreas de fronteira agrícola do Centro-Oeste e no espaço conhecido como Mapitoba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia).

    Atualmente, o Brasil é um dos países que mais utilizam agrotóxicos no mundo. Tal fato pode limitar as exportações de alguns alimentos nacionais, pois algumas nações desejam adquirir recursos agrícolas mais sustentáveis, com a intenção de gerar menos riscos à saúde de seus habitantes.

     

     

    http://angloresolve.plurall.net/press/question/2236280

  • Eu acho errado uma afirmativa dessas porque eles visam mais a qualidade.

  • A letra B não deixa de tá certa também.

  • Vc acabou de contradizer o que vc escreveu

  • B- Está errada, porque a Europa preza muito pela qualidade dos produtos importados, seja da agricultura ou da carne e como sabemos o uso intensivo de agrotóxicos é prejudicial à saúde.

    C- Está errada, porque no Brasil o uso de agrotóxicos e sementes transgênicas é concomitante, o primeiro para reduzir a pragas e a outra para aumentar a produtividade e adaptar as culturas de grãos para o clima do centro-oeste.

    D- Está errada, porque o Brasil não reduziu o uso de agrotóxicos, ao contrario só tem aumentado. Além disso, preocupação ambiental não é nosso forte.

  • Fronteira agrícola é o avanço da unidade de produção capitalista sobre o meio ambiente, terras cultiváveis e terras de agricultura familiar. A fronteira agrícola está ligada com a necessidade de maior produção de alimentos, criação de animais sob a demanda internacional de importação destes produtos

  • O uso de agrotóxicos no Brasil está ligado à produtividade pois, por meio do uso, é feito o controle de pragas, logo, visando o aumento da produtividade.

    As fronteiras agrícolas podem apresentar vetor para as pragas, uma vez que consistem no avanço da produção agrícola sobre áreas férteis. Como exemplo, podemos citar o evento recente na fronteira Sul do Brasil: a nuvem de gafanhotos que estava na iminência de adentrar o país.


ID
2640316
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Frequentemente o terrorismo recorre a ações de grande impacto. Contudo, seu objetivo maior é o de influenciar os espíritos; antes de tudo, ele visa a aterrorizar, e se distingue da criminalidade. Invocando reivindicações políticas, de natureza social, econômica ou religiosa, o terrorismo

Alternativas
Comentários

ID
2640328
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os anfíbios constituem um dos grupos de animais com maior número de espécies ameaçadas de extinção. Entre outras razões, isso ocorre porque eles são suscetíveis à contaminação por substâncias nocivas e à infecção por fungos. Os anfíbios apresentam tal suscetibilidade porque têm

Alternativas
Comentários
  • Os anfíbios são o grupo de animais que mais sofrem por conta da contaminação de substancias nocivas e fungos, pois eles tem uma pele úmida e permeável, facilitando assim a entrada de tais substancias nocivas.

    Alternativa correta: Letra D


  • Os anfíbios tem a pele muito fina e úmida, que facilita as trocas gasosas e os tornam suscetível as substâncias nocivas.

    LETRA D

    APMBB


ID
2640331
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em alguns casos, as organelas celulares podem transformar-se e perder a funcionalidade, como acontece com os cloroplastos. Em plantas com alta atividade de fotossíntese, mas com crescimento paralisado e sem drenos ativos (como flores e frutos), os cloroplastos podem dar origem a

Alternativas
Comentários
  • Existem algumas plantas que possuem uma alta taxa fotossintética mas que não possuem drenos ativos, ou seja, por onde dispersar essa energia, como flores e frutos e com isso acumulam grandes quantidade de reservas nos amiloplastos que armazenam tudo. 

    Alternativa correta: Letra B


  • Plantas com alta atividade fotossintética e com pequenos gastos energéticos acumulam grandes quantidades de reservas nos amiloplastos que armazenam amido.

    Copiado de: https://www.indagacao.com.br/2017/11/unicamp-2018-questao-35.html

     


ID
2640334
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 2016, a Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou novas diretrizes para o tratamento de três doenças sexualmente transmissíveis: sífilis, gonorreia e clamidíase. As três doenças citadas são causadas por

Alternativas
Comentários
  • As três doenças sexualmente transmissíveis que são citadas no texto, são transmitidas exclusivamente por bactérias. Com o uso intensivo e desenfreado de antibióticos, há uma grande preocupação em que se origine bactérias resistentes, ou seja, dificultando a terapia e consequentemente, o tratamento dos doentes.

    Alternativa correta: Letra B


  • As 3 doenças são bactérias que, se tratada de forma inadequada, podem se tornar superbactérias ( RESISTENTES ) ; assim, dificultam o tratamento do paciente.

    LETRA B

    APMBB


ID
2640340
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas nas definições a seguir.

(i) ____________ é o conjunto de toda a informação genética de um organismo.

(ii) _____________ é um trecho do material genético que fornece instruções para a fabricação de um produto gênico.

(iii) _____________ é a constituição de alelos que um indivíduo possui em um determinado loco gênico.

(iv) _____________ é a correspondência que existe entre códons e aminoácidos, relativa a uma sequência codificadora no DNA.




Alternativas
Comentários
  • O enunciado apresenta lacunas para preenchermos com o termo correto. Logo, assim temos que o GENOMA é o conjunto de toda a informação genética de um organismo. O GENE é um trecho do material genético. O GENÓTIPO é a constituição de alelos que um indivíduo possui em um determinado loco génico. O CODIGO GENÉTICO é a correspondência que existe entre os codons e aminoácidos.

    Alternativa correta: Letra B


  • b) (i) Genoma; (ii) Gene; (iii) Genótipo; (iv) Código genético. 


ID
2640349
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Altas concentrações de metais pesados foram encontradas nas águas de inúmeras bacias hidrográficas brasileiras. Esses poluentes podem rapidamente se acumular em seres vivos. Por exemplo, peixes podem absorver metais pesados da água e pela ingestão de alimentos, retendo-os em seu tecido muscular.

(Adaptado de Daniel P. de Lima e outros, Contaminação por metais pesados em peixes e água da bacia do rio Cassiporé, Estado do Amapá, Brasil. Acta Amazonica, Manaus, 45, pp. 405-414, 2015.)

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os metais pesados são substâncias quimicamente e altamente reativas, tóxicas e bio acumulativas. Por essa razão são encontradas em maiores concentrações nos animais de topo de cadeia, ou seja, com a bioacumulação, os organismos não são capazes de eliminar e vai se acumulando mais a cada nivel trofico.

    Alterntiva correta: Letra D


  • d) Metais pesados, como o chumbo, são encontrados em maiores concentrações em predadores longevos ou do topo da teia alimentar, como aves de rapina e peixes predatórios.

  • Bioacumulacao : metais pesados vão se acumulando ao longo da cadeia alimentar então quanto mais em cima maior será a acumulação de rejeito no tecido

    letra D


ID
2640352
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Algumas plantas de ambientes áridos apresentam o chamado "metabolismo ácido das crassuláceas", em que há captação do CO₂ atmosférico durante a noite, quando os estômatos estão abertos. Como resultado, as plantas produzem ácidos orgânicos, que posteriormente fornecem substrato para a principal enzima fotossintética durante o período diurno. É correto afirmar que essas plantas

Alternativas
Comentários
  • As plantas de ambientes áridos, como citado no enunciado, são da família das crassuláceas e apresentam metabolismo onde fixam gás carbônico no período da noite quando seus estômatos estão abetos. O gás que é absorvido, é estocado durante a noite, nos vacúolos, na forma de ácido málico. Quando chega o dia, os estômatos fecham-se e o acido málico é retirado do vacúolo, transportado ao cloroplasto produzindo assim o piruvato e CO2. Assim, como todas as plantas, as citadas respiram durante dia e noite.

    Alternativa correta: Letra C


  • A fotossíntese necessariamente ocorre na presença de luz, assim, já dá pra eliminar a B. Se a questão tá afirmando que a captação de CO2 ocorre durante a noite, já da pra eliminar a A também.

  • Respiram igual nós ( o tempo todo )se não morre né, pessoal! Fotossíntese SÓ na presença de luz (diurno).
  • As plantas de ambientes áridos, como citado no enunciado, são da família das crassuláceas e apresentam metabolismo onde fixam gás carbônico no período da noite quando seus estômatos estão abetos. O gás que é absorvido, é estocado durante a noite, nos vacúolos, na forma de ácido málico. Quando chega o dia, os estômatos fecham-se e o acido málico é retirado do vacúolo, transportado ao cloroplasto produzindo assim o piruvato e CO2. Assim, como todas as plantas, as citadas respiram durante dia e noite.

    Alternativa correta: Letra C