SóProvas



Prova CS-UFG - 2018 - UFG - Assistente Social


ID
2643649
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

HTTPS é a sigla em inglês de Hyper Text Transfer Protocol Secure que, em português, significa "Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro". A principal diferença entre um protocolo HTTP e o HTTPS está

Alternativas
Comentários
  • HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure - protocolo de transferência de hipertexto seguro) é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hyper_Text_Transfer_Protocol_Secure

    Vamos na fé que a gente consegue

  • Letra (A) CRIPTOGRAFIA 

  • Protocolos:

    HTTP: 80

    HTTPS: 443  CRIPTOGRAFIA - TLS e SSL

    FTP : 20 de Transferência de dados e 21 de Controle 

    DNS: 53 Sistema de Domínios ustilisa-se camada de transporte UDP

  • PROTOCOLO HTTPS
    -> Possui as mesmas características primárias do protocolo HTTP, porém acrescenta recursos de segurança para acesso ao serviço;
    -> Adiciona criptografia de dados (codificação das informações transmitidas);
    -> Adiciona certificado digital (garantia eletrônica das partes da comunicação).

    GABARITO -> [A]

  • O protocolo de transferência de hipertexto (HTTP – HyperText Transfer Protocol) é o protocolo padrão para a Web. Através dele, os navegadores requisitam as páginas da Web e as recebem.

    O  HTTPS é, resumidamente, como um HTTP com o SSL (Secure Sockets Layer) ou, seu sucessor, o TLS (Transport Layer Security). TLS ou SSL são camadas de segurança que fornecem confidencialidade e integridade. A base do TLS/SSL é a criptografia.

    http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/07/qual-a-diferenca-entre-http-e-https.html

  • creio que a letra B se trate unicamente do certificado digital: Lojas virtuais e aplicações bancárias on-line são exemplos mais comuns dessas aplicações. Para acesso a essas aplicações, os usuários necessitam passar por um processo de autenticação criterioso.

     

  • comunicação criptografada

  • HTTP - HiperText Transference Protocol é o protocolo padrão para a web. É por meio dele que o navegador requisita ao servidor as páginas na web, ou seja, graças ao HTTP que você acessa nosso blog, envia formulários, etc. O HTTP é inseguro, pois baseia-se apenas em texto, o que possibilita a invasores interceptarem, alterarem e roubarem as informações transferidas. É aí que entra o HTTPs.

    HTTPS A diferença entre HTTP e HTTPs é a segurança. Esse “s” é de security (segurança, em inglês). Adiciona-se ao protocolo HTTP uma camada extra de segurança, o certificado SSL. Este, por sua vez, criptografa o conteúdo transferido e só permite sua leitura a quem tiver uma chave para “abri-lo”. Tudo isso se passa nos bastidores. Cabe ao usuário apenas observar se na URL (endereço) do site há um cadeado seguido do “https”, sobretudo em lojas virtuais e sites que exigem cadastro ou login.

    Fonte: https://www.site.com.br/diferenca-entre-http-e-https/

    YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=e-Y_i7FsThA

     

  • GABARITO - A

  • HTTPS = HTTP + SSL

    Https utiliza criptografia de forma a melhorar a segurança da informação.

     

    GABARITO: A

  • HTTP.  - protocolo de transferência de hipertexto, é o mais utilizado por usuário na internet, importante frisar que o html está dentro do http (que é o responsável pelo transporte daquele), o HTML é o próprio hipertexto em si o objeto do transporte. Só para lembrar, o HTML é um arquivo de texto interpretado pelo navegador e tem a capacidade de montar conteúdos em multimídia (paginas da web). 

     

    A função do protocolo HTTPS é propiciar segurança ao usuário. Ele criptografa os dados das transações impedindo que terceiros os acessem. Lembre-se que o 'S' é de segurança.

     

     

    HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure - protocolo de transferência de hipertexto seguro) é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS.  Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443.

    É bom lembrar que o HTTPS não é perfeito. Mesmo que tenha uma conexão desse tipo ativa, fique atento para tentativas de fraude. Há casos de phishing que levam o usuário para sites com HTTPS mas, na verdade, é uma página errada – eles criam uma conexão segura entre você e um servidor falso. Em outras situações, alguns sites imitam o símbolo de cadeado para atrair desavisados, ou mesmo mudam o ícone do site para que você acredite que está seguro."

  • Principal diferença entre HTTP e HTTPS:

    na comunicação criptografada que ajuda a evitar possíveis tentativas de roubo de informação durante a transmissão dos dados entre o usuário e os servidores

  • Em questão de segurança da informação nada é garantido. Só aí dava pra eliminar as outras 3 assertivas.

  • Letra A


    HTTPS A diferença entre HTTP e HTTPs é a segurança. Esse “s” é de security (segurança, em inglês). Adiciona-se ao protocolo HTTP uma camada extra de segurança, o certificado SSL. Este, por sua vez, criptografa o conteúdo transferido e só permite sua leitura a quem tiver uma chave para “abri-lo”. Tudo isso se passa nos bastidores. Cabe ao usuário apenas observar se na URL (endereço) do site há um cadeado seguido do “https”, sobretudo em lojas virtuais e sites que exigem cadastro ou login.

  • Convergência do HTTP e HTTPS

     

    -São Servidores de Hipertextos

    -WEb=Sistema de Hipertexto

    -Ambos Reproduzem Páginas da Web

    -HTTPS- é o HTTP + SSL______>Transferem de Hipertexto com Segurança

     

    ________________<HTTP

     

    -Hyper Text Transfer Protocol

    -Protocolo usado para transferir Páginas Web entre Servidor e Cliente

    -Protocolo de Transferencia de Hipertexto

    -Ultiliza a porta= 80

    -Comunicação de Sitíos

    -Comunicação na linguagem HTML

     

    ___________________<HTTPS

     

    -Hyper Text Transfer Protocol Secure ou

    -Hyper Text Transfer Protocol over SSL

    -Protocolo que Combina= HTTP

    -Prover Conecção segura

    -Comunicação Ciptografada

    -Dificulta a Intercepção de Informação

     

    ____________-<HTTPS Porta/443

     

    1-IMAP_________________________Mensagem Mantida

    2-POP__________________________Mensagem Não Mantida

     

    Gabarito: A

    Bons Estudos :)

  • HTTP é a sigla para Hypertext Transfer Protocol, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto. Ele é o mais básico e usado para navegação em sites da internet.

    protocolo HTTP funciona também como uma conexão entre o cliente e o servidor. Neste caso, o cliente é o navegador que você usa para acessar a internet. E o servidor é aquele em que um site ou domínio está hospedado na rede.

    HTTPS é a sigla para Hyper Text Transfer Secure, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro.

    protocolo HTTPS é e funciona de forma exatamente igual ao HTTP. A diferença da letra “S” na sigla é uma camada extra de proteção, indicando que sites e domínios que possuem esse protocolo são seguros para o usuário acessar.

    Por exemplo, veja abaixo como o domínio da WebLink aparece no navegador. Perceba que o acesso é feito mediante o protocolo HTTPS.

    Gabarito:A

  • Dica: Quando a questão disser que é garantida a segurança,vc ja pode colocar errado.NA INFORMÁTICA não existe nada garantido em termo de segurança.

  • Gabarito A

    Enfermeiro


ID
2643652
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na interface dos navegadores da Internet, como o Google Chrome e o Mozilla Firefox, é apresentado o ícone de uma casinha na tela inicial próximo à barra de pesquisa. Esse ícone

Alternativas
Comentários
  • A figura que corresponde a uma casa nos navegadores, significa a Pagina Inicial, aquela que você acessa sempre que executa o navegador pela primeira vez. Ela pode ter sido pré-estabelecida, ou você pode modificá-la. Portanto, alternativa B

  • GABARITO B

     

    / \

    |_|    

    Pagina Inicial é a 1º que aparece quando você abre o navegador . 

    CTRL+H  -mostra o histórico

    F5 - recarrega/atualiza a página atual.

  • Atalho:

     

    ALT + HOME

  • ALT + HOME – Retorna para página inicial no Google Chrome e o Mozilla Firefox.

    CTRL + H – Mostra o histórico no Google Chrome e o Mozilla Firefox.

    F5 - Recarrega/atualiza a página atual no Google Chrome e o Mozilla Firefox.

  • "Casinha" = Home (Lar), é a literalidade e obviedade nos favorecendo. Essa não esqueceremos na hora da prova!

    Letra: B.

  • Retorna à página inicial, ou seja, a página do navegador que você estiver utilizando para o acesso à internet.

    Letra B

  • A "casinha" retorna a página inicial !! 

     

    FocoforçaFé@@#

  • GAB : LETRA B

     

    A figura que corresponde a uma casa nos navegadores, significa a pagina inicial, aquela que você acessa sempre que executa o navegador pela primeira vez. Ela pode ter sido pré-estabelecida, ou você pode modificá-la. 

  • Para os não assinantes: Gab letra B: retorna à página inicial.

  • quando vc sai e quer voltar pro inicio de onde saiu ou seja sua casa ^^


  • Caramba,essa eu sabia.

  • A casinha é símbolo universal para a Página Inicial do navegador . A página inicial já foi um recurso mais “badalado”, mas está em desuso nos dias atuais porque a busca na internet ficou muito simples.

    Resposta certa, alternativa b).

  • Melhor Resolução:

    Esse ícone da casinha está presente em todos os navegadores, nem sempre é o mesmo desenho, mas são parecidos em todos. Eles representam: retornar à página inicial (home), que é definida pelo usuário no menu configurações do navegador.

    Gabarito: B

    Fonte: Instagram: treinar_questoes

    Siga a melhor página de resolução de questões:

    Instagram: @treinar_questoes // Facebook: facebook.com/treinar.questoes

    Temos pdf`s comentados da melhor maneira para a sua compreensão! Mande-nos um direct pelo Instagram para juntar-se à equipe de estudantes!

    Nunca desistam, Guerreiros!

  • GABARITO B

    A Página Inicial é a página aberta por padrão na inicialização de um navegador. Uma funcionalidade que poucos conhecem é que alguns navegadores permitem configurar mais de uma página como Página Inicial. Nesse caso, cada página será aberta em uma guia/aba diferente.

    OBS: O Google Chrome NÃO tem mais essa casinha, nos dias atuais aparece o símbolo do recarregar a pagina.


ID
2643658
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos sistemas operacionais, como o Microsoft Windows 7, as informações estão contidas em arquivos de vários formatos. Quando se seleciona um item para ser excluí­do permanentemente, sem enviá-lo para a Lixeira, deve-se pressionar, simultaneamente, as teclas

Alternativas
Comentários
  • No Windows esta ação é feita através da combinação das teclas SHIFT+DELETE.

     

    Enquanto que excluindo através da tecla Delete apenas move os arquivos para a lixeira onde é possível recuperá-los.

  • Shift = SUMIR rs

  • GABARITO: D

    Para ser excluído permanentemente:

    Shift + Delete = Shiiiiiiiiiiii Deleteeeiiiii

  • Não funciona apenas com o DELETE. Pressionar o SHIFT com QUALQUER modo de exclusão de arquivos leva à exclusão permanente. 

     

    No windows 7, por PADRÃO, sempre pergunta se quer mesmo excluir.

     

    No windows 10 por PADRÃO, não pergunta quando manda para lixeira, somente quando tenta excluir permanentemente.

     

    Pra mudar essa configuração, basta clicar com o botão direito na lixeira e ir em Propriedades.

  • QUESTÃO MANJADA

  • Aprendemos por Osmose! (Repetição).

  • Paloma, não erro mais! Sua dica foi 1000! Ainda garantiu umas risadas aqui. Obrigada.
  • Gabarito D -> SHIFT + DELETE 

    Apenas teclando delete apaga o arquivo (manda para a lixeira). 

    Segurando o SHIFT você exclui permanentemente. 

     

  • GABARITO: D

     

    Para ser excluído permanentemente:

     

    Shift + Delete = Shiiiiiiiiiiii Deleteeeiiiii

     

     

    Créditos a Paloma Questão Q881217

  • Essa é veia!
  • GAb D

     

    Shift + Delete = Excluir arquivo permanentemente

    Delete = Move para a lixeira.

     

    Cuidado Lucas: O termo apagar pode estar errado em algumas bancas, o arquivo não é apagado e sim movido para a lixeira.

     

    Bons Estudos. 


ID
2652451
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No Brasil, a emergência do serviço social como profissão na década de 1930, insere-se no conjunto das mudanças econômicas, sociais, políticas e culturais ocorridas na sociedade, vinculadas

Alternativas
Comentários
  • Pensar a “questão social” nas particularidades brasileiras supõe reconhecer que a transição do capitalismo competitivo ao monopolista no Brasil não foi presidida por uma burguesia com forte orientação democrática e nacionalista voltada à construção de um desenvolvimento capitalista interno autônomo. Ao contrário, essa transição foi marcada por uma forma de dominação burguesa, que Fernandes qualifica de “democracia restrita” – da “democracia dos oligarcas” à “democracia do grande capital”, com clara dissociação entre desenvolvimento capitalista e regime político democrático (FERNANDES, 1975)

     

    GAB. B

  • Compreender a gênese do Serviço Social organicamente vinculada à sociabilidade burguesa, configurando um processo que, no caso brasileiro, irá se desenvolver no início do século XX, especificamente na década de 1930, período no qual são fundadas as protoformas do Serviço Social brasileiro, década que também marca a gênese das políticas sociais no Brasil. É justamente na emergência do capitalismo monopolista que o Estado burguês se vê chamado a intervir na “questão social”, administrando suas expressões e garantindo a preservação e o controle da força de trabalho. Essa intervenção estatal se dá mediante exigências econômico-sociais, mas também por conta do protagonismo político-social das camadas trabalhadoras, aliando-se a isso o dinamismo político e cultural que passou a permear a sociedade burguesa, com as diferenciações no interior da estrutura de classes. Segundo José Fernando Silva (2013):

  • WG na veia!


ID
2652454
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os referenciais orientadores do pensamento e da ação do emergente serviço social brasileiro tem sua fonte na doutrina social da Igreja, no ideário franco-belga. Isso creditou, tanto à formação quanto à ação profissional dos assistentes sociais, um caráter

Alternativas
Comentários
  • Lembremo-nos de que o serviço social em seu surgimento estava atrelado aos ideais e doutrina da Igreja Católica. 

  • Os  referenciais  orientadores  do  pensamento  e  da  ação  do  emergente  Serviço  Social  tem  sua  fonte  na  Doutrina  Social  da  Igreja,  no  ideário  franco‐belga  de  ação  social e no pensamento de São Tomás de Aquino (séc. XII): o tomismo e o neotomismo  (retomada  em  fins  do  século  XIX  do  pensamento  tomista  por  Jacques  Maritain  na  França e pelo Cardeal Mercier na Bélgica tendo em vista "aplicá‐lo" às necessidades de  nosso tempo). 

  • Doutrinário pois seguia aquilo que a Igreja Católica tinha como ideal.


ID
2652457
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na década de 1940, as mudanças engendradas pelo desenvolvimento capitalista, com crescente papel do Estado e processo urbano-industrial, colocam como desafio para o serviço social a qualificação e sistematização de seu espaço sócio-ocupacional, levando a uma aproximação do serviço social norte-americano, da matriz positivista e suas propostas de trabalho orientadas

Alternativas
Comentários
  • Assim, podemos dizer que o primeiro suporte teórico-metodológico do serviço social foi a matriz positivista. Segundo Yasbek,

     

    "Este horizonte análitico aborda as relações sociais dos indivíduos no plano de suas vivências imediatas, como fatos, como dados, que se apresentam em sua objetividade e imediaticidade. O método positivista trabalha com as relações aparentes dos fatos, evolui dentro do já contido e busca a regularidade, as abstrações e as relações invariáveis."

     

    Gab. A

  • O estruturalismo também está dentro da matriz positivista. Essa questão tem mais de uma alternativa correta por não estar exigindo a letra do texto.

  • Eu errei, mas analisando, sempre associem vertente positivista à objetividade e imediaticidade. Obrigada pela explicação Suellen Contente


ID
2652460
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Movimento de Renovação deflagrado na década de 1960 demarca o serviço social brasileiro, ao apontar a possibilidade de ruptura com o conservadorismo, superando as práticas tradicionais da origem, por um método crítico e investigativo, com renovação teórico-prática, propostas de intervenção e compreensão da realidade. Deste processo, são apresentadas por Netto (2005) três perspectivas: reatualização do conservadorismo, intenção de ruptura e

Alternativas
Comentários
  • MODERNIZADORA - Anos 60 até meados de 70 / oriunda do positivismo e funcionalismo / corrente teórica: estrutural- funcionalismo.

    Documentos de Araxá (teorização do SS)

    Documento de Teresópolis ( metodologia do SS)

    Principal representante: José Lucena Dantas

    REATUALIZAÇÃO DO CONSERVADORISMO - Nasceu no início dos anos 70 /fenomenologia/ diálogo, pessoa e transformação social.

    Seminário de Sumaré e Alto da Boa Vista

    Principal representante: Anna Augusta Almeida

    INTENÇÃO DE RUPTURA - marxismo / uma tentativa até os dias de hoje.

    Método BH

    Representantes: Leila Lima, Ana Maria Queroga, Vicente de Paula Faleiros.

     


ID
2652463
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No processo de renovação, na perspectiva das formulações registradas nos Documentos de Sumaré e do Alto da Boa Vista, o serviço social é posto como uma intervenção nas fronteiras da ajuda psicossocial, caracterizada pela incorporação da abordagem

Alternativas
Comentários
  • PERSPECTIVA MODERNIZADORA - POSITIVISMO/FUNCIONALISMO. DOCUMENTOS/EVENTOS: ARAXÁ E TERESÓPOLIS;

    REATUALIZAÇÃO DO CONSERVADORISMO - FENOMENOLOGIA;

    INTENÇÃO DE RUPTURA - MARXISMO.

  • Tonet (1984), assinala que a fenomenologia introduz a visão existencial no trabalho social, proporcionando a aplicação da teoria psicossocial. Na fenomenologia, o Serviço Social se realiza através da intervenção social ou tratamento social. Como principal contribuição para o Serviço Social a fenomenologia traz o processo de ajuda psicossocial a partir dos princípios, diálogos, pessoa e transformação, finalidade primordial da intervenção do profissional.

     

    GAB. D

  • A vertente fenomenológica tem como caracteristícas principais:

     

    •          Utiliza os métodos do dialógo, da pessoa e da transformação social do indivíduo através da psicologização das relações sociais;

    •          Foco: vivido humano

  • Cronologia do Serviço Social:

    Perspectiva Modernizadora - Positivismo (Neo) / Estrutural-funcionalismo - Documentos de Araxá e Teresópolis

    Reatualização do Conservadorismo - Fenomenologia - Documento de Sumaré e Alto da Boa Vista

    Intenção de ruptura - Marxismo - Documento Método de BH


ID
2652466
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A vertente chamada intenção de ruptura, dentro do processo de renovação do serviço social, configura-se, em um primeiro momento, como uma aproximação ao marxismo. Para Yasbeck (2009), trata-se de um marxismo equivocado, sem o recurso ao pensamento de Marx, com recusa à via institucional e

Alternativas
Comentários
  • Efetivamente, a apropriação da vertente marxista no Serviço Social (brasileiro e latinoamericano) não se dá sem incontáveis problemas, que 

    aqui não abordaremos, e que se caracterizam, quer pelas abordagens reducionistas dos marxismos de manual,  que pela  influência  do  cientificismo  e  do  formalismo  metodológico  (estruturalista)  presente no "marxismo" althusseriano  (referência a Louis Althusser,  filosofo  francês   cuja leitura da obra de Marx vai influenciar a proposta marxista do Serviço Social nos  anos  60/70  e  particularmente  o  Método  de  B.H.  Um marxismo equivocado que recusou a via institucional e as determinações sócio históricas da profissão. No entanto, é com este referencial, precário em um primeiro momento, do ponto de vista teórico, mas posicionado do ponto de vista sócio-político, que a profissão questiona sua prática institucional e seus objetivos de adaptação social ao mesmo tempo em que se  aproxima  dos  movimentos  sociais. Inicia-se aqui a vertente comprometida com a ruptura (NETTO,1994,  p.  247  e  ss)  com  o  Serviço  Social tradicional.  

  • Letra C


ID
2652469
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Leia o texto a seguir.


“[...] não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção, mais além da caridade e da repressão.”

IAMAMOTO; CARVALHO, 2008. p. 77.


O texto versa sobre

Alternativas
Comentários
  • Questão Social.  

  • Gabarito A

    A concepção de questão social mais difundida no Serviço Social é a de CARVALHO e IAMAMOTO, (1983, p.77):

    “A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão”.

    IAMAMOTO, Marilda Vilela; CARVALHO, Raul. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo, Cortez, 1983


ID
2652472
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na política social, a luta contra a pobreza espelha a luta de classes. Sob a égide do capitalismo maduro, a política social não consegue responder às expressões da questão social, presente no cotidiano institucional ao lado das questões tradicionais. Nesse sentido, promover o debate e a luta pela ampliação dos direitos e das políticas sociais

Alternativas
Comentários
  • Bhering  aponta que a política social não será capaz de reverter, por si mesma esse quadro, todavia, levá-las ao limite de cobertura deve ser tarefa para todos que são compromissados com a emancipação política e humana, tendo em vista melhorar a qualidade de vida das maiorias. Ademais, sinaliza que: Debater e lutar pela ampliação dos direitos e das políticas sociais é fundamental porque engendra a disputa pelo fundo público, envolve necessidades básicas de milhares de milhões de pessoas com impacto real nas suas condições de vida e trabalho e implica um processo de discussão coletiva, socialização da política e organização dos sujeitos políticos. (BHERING, 2009, p. 190)

     

    http://cress-mg.org.br/hotsites/Upload/Pics/4a/4a4b33d1-3193-4e7c-bff0-1dca7718baf4.pdf


ID
2652475
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na análise de Behring e Boschetti (2008), sob a hegemonia neoliberal, a provisão social acontece por meio da articulação entre Estado, mercado e sociedade que pleiteiam

Alternativas
Comentários
  • Há todo um debate teórico, conceitual e político sobre os rumos do Welfare State, algumas correntes afirmam a possibilidade de retorno à sua áurea fase, como parte da solução para o enfrentamento da crise, e há aqueles que se rendem à ideia de sua inviabilidade e pleiteiam o pluralismo de bem-estar, baseado na articulação entre Estado, mercado e sociedade na provisão social (Johnson, 1990 apud Behring & Boschetti, 2007).

    FONTE: http://www.cchla.ufrn.br/cnpp/pgs/anais/Artigos%20REVISADOS/A%20Descentraliza%C3%A7%C3%A3o%20de%20Pol%C3%ADticas%20P%C3%BAblicas%20no%20Brasil%20e%20o%20Sistema%20%C3%9Anico%20de%20Assist%C3%AAncia%20Social.pdf

  •  c) o pluralismo de bem-estar social. 

  • Gabarito C

    O pluralismo de bem-estar se caracteriza pela “ação compartilhada do Estado, do mercado (incluindo as empresas) e da sociedade (organizações voluntárias, sem fins lucrativos, a família ou rede de parentesco) na provisão de bens e serviços que atendam as necessidades humanas básicas”

  • Alguém sabe a página que fala sobre essa questão?


ID
2652478
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Conforme Iamamoto (2014), a partir da década de 1990, os organismos multilaterais – Unesco, Banco Mundial, OCDE e União Europeia – ditam um novo perfil para o ensino superior, a formação por competências, sob o argumento do compromisso das instituições de ensino superior com a inovação para melhor responder “às necessidades da economia e do mercado”. Com isso, há uma tendência em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Conforme Iamamoto, o compromisso das instituições de ensino superior com às necessidades da economia e do mercado” estimula a a transferência para o mundo acadêmico dos mesmo padrões que regem a compra e venda de mercadorias, estimulando o indivudualismo e a competição. Temos a negação do conhecimento, enquanto livre produção do saber. O seu fim deixa de ser a descoberta da verdade histórica, a busca do saber universal, passando a ser dominado pelo saber pragmático e instrumental, operativo, internacionalizado, produzido sob encomenda, para que as coisas funcionem, fazendo com que a universidade, em nome da internacionalidade, perca a sua universalidade. Assim, deslocando o centro de interesse dos conteúdos teóricos para outros de caráter instrumental, centrados na prática e no sistema produtivo, sensíveis às exigências do mercado.


ID
2652481
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os processos históricos recentes de alteração na forma de produção e reprodução das relações capitalistas determinaram, em escala mundial, novas condições para o trabalho. Para Antunes (2005), significa a reorganização do capital para garantir seu patamar de acumulação e seu projeto global de dominação. Isso implica em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

  • Letra d

    Segundo Antunes:

    Com a retração do binômio taylorismo/fordismo, vem ocorrendo uma redução do proletariado industrial, fabril, tradicional, manual, estável e especializado, herdeiro da era da indústria verticalizada de tipo taylorista e fordista. Esse proletariado vem diminuindo com a reestruturação produtiva do capital, dando lugar a formas mais desregulamentadas de trabalho, reduzindo fortemente o conjunto de trabalhadores estáveis que se estruturavam por meio de empregos formais."


ID
2652484
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A ofensiva orquestrada pelo capital determina o “empobrecimento” das políticas sociais e a redução dos direitos sociais da classe trabalhadora. Isto vem repercutindo no espaço de trabalho do assistente social à medida que determina, em última instância, as condições em que o trabalho profissional se realiza. Para Iamamoto (2009), nesses tempos, inúmeros são os desafios para o assistente social, o que exige dele a seguinte atitude:

Alternativas
Comentários
  • ser um profissional culturalmente versado e politicamente atento ao tempo histórico, atento para decifrar o não dito e os dilemas implícitos no ordenamento do discurso autorizado pelo poder.

  • "o desafio de decifrar os novos tempos para que deles se possa ser contemporâneo. Exige-se um profissional qualificado, que reforçe e amplie a sua competência crítica; não só executivo, mas que pensa, analisa, pesquisa e decifra a realidade. Alimentado por uma atitude investigativa, o exercício profissional cotidiano tem ampliadas as possibilidades de vislumbrar novas alternativas de trabalho nesse momento de profundas alterações na vida em sociedade. O novo perfil que se busca construir é de um profissional afinado com a análise dos processos sociais, tanto em suas dimensões macroscópicas quanto em suas manifestações quotidianas; um profissional criativo e inventivo, capaz de entender o "tempo presente, os homens presentes, a vida presente" e nela atuar, contribuindo, também, para moldar os rumos de sua história." 


ID
2652487
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Conforme destaca Yasbek (2009), a análise do significado social da profissão no processo de reprodução das relações sociais ilustra o caráter contraditório da prática profissional, permeada por interesses e conflitos antagônicos, resultantes

Alternativas
Comentários
  • O processo de reprodução da totalidade das relações sociais na sociedade é um processo complexo, que contém a possibilidade do novo, do diverso, do contraditório, da mudança. Trata-se, pois, de uma totalidade em permanente reelaboração, na qual o mesmo movimento que cria as condições para a reprodução da sociedade de classes cria e recria os conflitos resultantes dessa relação e as possibilidades de sua superação.

     

    http://unesav.com.br/ckfinder/userfiles/files/O_significado_socio-_historico_da_profissao%20Yasbek.pdf

  • Errei na prova e errei aqui de novo! :'(

  • Errei ontem de novo e acertei hoje!

  • Gabarito B

    Amiga Weila, faz parte do aprendizado né?

    O significado social da profissão tem caráter contraditório e é polarizado, NÃO DICOTOMIZADO, pelos interesses de classes sociais e não pode ser pensado fora dessa trama essencialmente contraditória da natureza da sociedade de classes, como afirma Yasbek. Assim, o Serviço Social participa tanto do processo de reprodução dos interesses do capital, quanto das respostas às necessidades dos que vivem do trabalho. K/T

  • Quando se fala de interesses e conflitos antagônicos estamos falando de Proletariado x Burguesia, ou seja, a natureza da sociedade de classes.


ID
2652490
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Yasbek (2009), para compreender as demandas do serviço social, na perspectiva da teoria crítica, faz-se necessário uma análise sociopolítica, econômica e cultural da realidade dos usuários para

Alternativas
Comentários
  • É necessário compreender, portanto, que, apesar dos avanços democráticos e da organização de inúmeros sujeitos coletivos e suas lutas reivindicando direitos, temos que considerar a relação de determinação posta pela totalidade da vida social. As respostas dadas aos sujeitos em suas lutas são permeadas por interesses de classes.

     

    GAB. D

  • Então, um conceito fundamental para a compreensão da profissão na sociedade capitalista é o conceito de reprodução social que, na tradição marxista, se refere ao modo como são produzidas e reproduzidas as relações sociais nesta sociedade. Nessa perspectiva, a reprodução das relações sociais é entendida como a reprodução da totalidade da vida social, o que engloba não apenas a reprodução da vida material e do modo de produção, mas também a reprodução espiritual da sociedade e das formas de consciência social através das quais o homem se posiciona na vida social. Ou seja, a reprodução das relações sociais, “como a reprodução do capital permeia as várias ‘dimensões’ e expressões da vida em sociedade” (IAMAMOTO; CARVALHO, 1995, p. 65).

     

    http://unesav.com.br/ckfinder/userfiles/files/O_significado_socio-_historico_da_profissao%20Yasbek.pdf

  • Só é relacionar a teoria social crítica a perspectiva da totalidade que são considerados grandes complexos com complexos menores.


ID
2652493
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os novos movimentos sociais (NMS) têm contribuído significativamente com as estruturas políticas institucionais, por causa das suas formas organizativas, suas reivindicações, suas parcerias e suas articulações. Tudo isso tem desencadeado novas redefinições políticas no campo democrático com ampliação dos limites da política. Esses movimentos produzem novos modelos organizativos e novas elites políticas; mudanças nas regras e nos procedimentos políticos – hábitos e linguagem são mudados institucionalmente, com transformações nas formas de participação no interior dos sistemas políticos. Como consequência,

Alternativas
Comentários
  • Maria da Glória Gohn TEORIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PARADIGMAS CLÁSSICOS E CONTEMPORÂNEOS

    "O paradigma dos Novos Movimentos Sociais parte da explicações mais conjunturais, localizadas em âmbito político ou dos microprocessos da vida cotidiana,, fazendo recortes na realidade para observar a política dos novos atores sociais. As categorias básicas desse paradigma são: cultura, identidade, autonomia, subjetividade, atores sociais, cotidiano, representações, interação política etc."

    Ref.

    http://flacso.org.br/files/2016/10/120184012-Maria-da-Gloria-Gohn-TEORIA-DOS-MOVIMENTOS-SOCIAIS-PARADIGMAS-CLASSICOS-E-CONTEMPORANEOS-1.pdf

     


ID
2652496
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os direitos políticos, econômicos e sociais foram assegurados mediante lutas de milhares de trabalhadores em âmbito internacional, por meio dos movimentos sociais. Dessa forma,

Alternativas
Comentários
  • Gab A


ID
2652499
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A dimensão investigativa da ação profissional nas universidades brasileiras é uma possibilidade para os assistentes sociais superarem as práticas descritivas e reducionistas do cotidiano. Sob esse olhar,

Alternativas
Comentários
  • Lembremo-nos de que a dimensão investigativa em uma perspectiva critica busca desvelar a realidade para compreender em sua totalidade. A referência para esse assunto vem a ser: Yolanda Guerra e Minayo. 

  • Recomendo a leitura do texto: A dimensão investigativa no exercício profissional - Yolanda Guerra

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/C8pQHQOyl68c9Bc41x5Y.pdf

  • GABARITO: B

    Guerra nos traz que: "[...] qualquer investigação, deve-se ter a convicção de que existe algo a mais a ser conhecido, que não é dado na aparência, na representação imediata da realidade. Há algo que explica a realidade, sua lógica imanente, que não se apresenta na sua forma de manifestação. A parte conhecida não representa o todo nem se mostra de imediato [...]" (2009, p.10).


ID
2652502
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Educação é concebida pelas entidades do serviço social (CFESS, ABEPSS) como política pública, universal, gratuita e de excelência de qualidade para todos os cidadãos. A inserção dos assistentes sociais nas instituições de ensino superior (IES) conta com parâmetros elaborados por essa categoria para valorizar a educação inclusiva e promover a articulação entre as instituições e os serviços socioassistenciais com vistas a

Alternativas
Comentários
  • Erro meu, Assistente Social não assegura nem garante, quem faz isso é o Estado, o Assistente Social viabiliza.

  • descentralizar a educação superior, a educação média e a educação básica articulada à política de esporte e cultura.

  • Até a data de hoje 62% marcaram a letra C, porém a palavra "assegurar" torna o item falso. Quem deve assegurar algo é o Estado.


ID
2652505
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para Pereira (2011), o mínimo na política social pressupõe supressão e cortes do atendimento, tal como propõe a ideologia liberal, enquanto o básico social requer investimentos sociais de qualidade para preparar o terreno visando à prestação e à otimização de maiores atendimentos. Em outros termos, enquanto o mínimo nega o “ótimo” de atendimento, o básico é a mola-mestra que impulsiona a satisfação básica de necessidades em direção ao ótimo. A Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS, 1993) estabelece:

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 8.742, de 7 de Dezembro de  1993 , Art. 1º -  A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.  

     

    A Constiuição Federal de 1988 elucida que a Assistência Social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social. 

  • Errei pela redação da alternativa, embora fosse a mais correta, a escrita dela ficou meio dúbia quanto o dever de ter ou não que prover os mínimos sociais.

  • Redação torna essa questão incorreta! Segundo a letra A, não se deve prover os mínimos sociais!

  • Redação péssima, examinador precisando de aulas de português.

ID
2652508
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) consta direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral, assegurando as condições para o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social em condições de liberdade e de dignidade. Nesta direção, no trabalho junto a este segmento, o assistente social reafirma sua atuação em prol

Alternativas
Comentários
  •  a) de políticas públicas para as crianças, os adolescentes e seus familiares. 

     

    Altruísta é um adjetivo que define um indivíduo que pratica o altruísmo, ou seja, que se dedica aos outros. O altruísmo também é visto como sinônimo de filantropia e solidariedade. O termo altruísmo foi criado por A. Comte para designar uma atitude solidária oposta ao egoísmo.


ID
2652511
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde destacam a interdisciplinaridade como perspectiva de trabalho, que apresenta ao assistente social

Alternativas
Comentários
  • Iamamoto (2002, p. 41) afirma que “é necessário desmistificar a idéia de que a equipe, ao desenvolver ações coordenadas, cria uma identidade entre seus participantes que leva à diluição de suas particularidades profissionais”. A autora considera que “são as diferenças de especializações que permitem atribuir unidade à equipe, enriquecendo-a e, ao mesmo tempo, preservando aquelas diferenças” (IAMAMOTO, 2002, p.41). O assistente social, ao participar de trabalho em equipe na saúde, dispõe de ângulos particulares de observação na interpretação das condições de saúde do usuário e uma competência também distinta para o encaminhamento das ações, que o diferencia do médico, do enfermeiro, do nutricionista e dos demais trabalhadores que atuam na saúde.

    Ref.

    http://www.cfess.org.br/arquivos/Parametros_para_a_Atuacao_de_Assistentes_Sociais_na_Saude.pdf

     

     

  • Para contribuir com o conhecimento acerca da Interdisciplinaridde:

    De acordo com Janette, a interdisciplinaridade busca a unidade, e a superação da visão fragmentada que leva ao isolamento.


    qualquer erro , por favor, avise

  • Pessoal, essa questão está cobrando o entendimento de interdisciplinaridade presente nos parâmetros, que é o da professora Iamamoto. Como nós estudamos, ela afirma que “é necessário desmistificar a ideia de que a equipe, ao desenvolver ações coordenadas, cria uma identidade entre seus participantes que leva à diluição de suas particularidades profissionais”. A autora considera que “são as diferenças de especializações que permitem atribuir unidade à equipe, enriquecendo-a e, ao mesmo tempo, preservando aquelas diferenças” (IAMAMOTO, 2002, p.41). Com base nesse entendimento, não se trata de diluir particularidades, mas de preservar as suas particularidades para que a partir das singularidades de cada profissional se tenha a dimensão de totalidade.

    RESPOSTA: LETRA D


ID
2652514
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O setor privado participa do Sistema Único de Saúde (SUS), portanto, com acesso aos recursos públicos. Tal participação foi assegurada pela Lei n. 8.080/1990 em caráter

Alternativas
Comentários
  • TÍTULO II

    DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

    DISPOSIÇÃO PRELIMINAR

    Art. 4º 

    § 2º A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar.

  • Lei 8080, art. 4º [..]

    § 2º A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar.

    RESPOSTA: LETRA B


ID
2652517
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para Costa, a promulgação da Constituição de 1988 e a edição de leis orgânicas posteriores inserem novos atores na cena política, com a institucionalização dos mecanismos de participação nas políticas públicas. Esta participação foi proposta dada a possibilidade de controle social exercido pelos setores progressistas da sociedade civil sobre as ações do Estado, no sentido de, cada vez mais, ele atender aos interesses da maioria da população. Nessa direção, o pioneirismo deste processo foi assumido pela área da

Alternativas
Comentários
  • SAÙDE

    REFORMA SANITÁRIA


ID
2652520
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No cenário atual, em relação ao financiamento da Seguridade Social brasileira ocorre o redirecionamento do fundo público, diminuindo sua alocação na composição das políticas públicas e participando ativamente na recomposição da rentabilidade do capital. Desse modo,

Alternativas
Comentários
  • A correta é a letra a. 

  • Resumo da ópera: Quando o dinheiro encaminhado para as políticas da Seguridade Social não for usado, ele servirá para pagar os juros da dívida externa.

  • Onde está isso ?! Não achei na letra da lei
  • "O verdadeiro problema é que estas dezenas de bilhões de reais da Seguridade Social são utilizadas para outras finalidades (como o pagamento da dívida) por meio da DRU (Desvinculação das Receitas da União), ou simplesmente mantidas paradas no caixa do governo, para fazer superávit primário (reserva de recursos para o pagamento da dívida)."

    "A argumentação, ainda, esbarra numa contradição. Sem a DRU, os recursos da seguridade apenas podem ir para previdência, assistência e saúde. Com a DRU, 30% destas receitas podem ir para outras finalidades, inclusive para pagamento da dívida. Portanto, a DRU prejudica a melhoria da saúde, previdência e assistência."

    https://auditoriacidada.org.br/superavit-primario-e-divida-interna/

    https://www.cartacapital.com.br/economia/dru-mais-um-ataque-a-seguridade-social/


  • o famoso DRU

  • A - os recursos da seguridade social são utilizados na composição do superávit primário e no pagamento de juros da dívida externa.

    Isso graças a existência da DRU

    A Desvinculação de Receitas da União (DRU) é um mecanismo que permite ao governo federal usar livremente 20% de todos os tributos federais vinculados por lei a fundos ou despesas. A principal fonte de recursos da DRU são as contribuições sociais, que respondem a cerca de 90% do montante desvinculado.

    Criada em 1994 com o nome de Fundo Social de Emergência (FSE), essa desvinculação foi instituída para estabilizar a economia logo após o Plano Real. No ano 2000, o nome foi trocado para Desvinculação de Receitas da União.

    Na prática, permite que o governo aplique os recursos destinados a áreas como educação, saúde e previdência social em qualquer despesa considerada prioritária e na formação de superávit primário. A DRU também possibilita o manejo de recursos para o pagamento de juros da dívida pública.

    Fonte: Agência Senado - https://www12.senado.leg.br/noticias/entenda-o-assunto/dru


ID
2652523
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A sociabilidade burguesa funda sua ética no princípio liberal, segundo o qual a liberdade do indivíduo é o limite para a liberdade do outro. Essa concepção reafirma uma ética individualista, pela busca de vantagens e pelo acúmulo de bens de curta duração. Esse discurso se faz presente na mídia que reafirma o ethos liberal burguês, a violência, a abstração, o moralismo e o conservadorismo. Essa concepção implica em

Alternativas
Comentários
  • Sinto muita falta dos  comentários nas questões sobre Serviço Social. 

  • Não entendi o motivo :(

  • tendi nada ... tem nada a ver com ethos burguês

  • GAB: D

    Acho que a banca quis montar uma questão tendo por base o texto abaixo. Fez um copia e cola muito mal feito e sem pé nem cabeça. Até onde sei teleologia não tem nada a ver com "teologal"=relativo à,ou próprio da teologia. O "Lé" não casa com "Cré". rs

    "Embora limitada, a ética se faz cotidianamente através de atos morais singulares, mais ou menos conscientes e livres; pode se objetivar através de ações motivadas por valores e teleologias dirigidas à realização de direitos e conquistas coletivas; pode ser capaz de efetuar a crítica radical da moral do seu tempo, oferecendo elementos para a compreensão das possibilidades éticas e morais de futuro".

    Texto: Fundamentos éticos do Serviço Social - Maria Lúcia Silva Barroco

    Resumo da questão: 'tendi' foi nada.

  • Não entendi e nem encontro nada sobre a alternativa correta

    desencadeamento de atos morais motivados por valores teologais (até aqui tudo bem) dirigidos à realização de direito e conquistas coletivas-> Como a concepção liberal pode ser dirigida a conquistas coletivas?


ID
2652526
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

São diretrizes curriculares da formação profissional: capacitação teórico-metodológica, ético-política e

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra A. ;)


ID
2652529
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A supervisão de estágio não pode ser compreendida desvinculada dos seus componentes teórico, ético e

Alternativas
Comentários
  • A supervisão não pode ser compreendida desvinculada dos seus componentes teórico, ético e político, da compreensão do significado social do Serviço Social na sociedade brasileira, dos valores que privilegia, de um projeto profissional que se conecta (ainda que por meio de muitas mediações) a projetos de sociedade.

     

     

     

    Supervisão em Serviço Social 

     Yolanda Guerra 

    Maria Elisa Braga

     

     

  • TM /EP/ TO

  • Conforme Braga e Guerra (2009) a supervisão não pode ser compreendida desvinculada dos seus componentes teórico, ético e político, da compreensão do significado social do Serviço Social na sociedade brasileira, dos valores que privilegia, de um projeto profissional que se conecta (ainda que por meio de muitas mediações) a projetos de sociedade.

    Vamos analisar as alternativas:

    A, C e D – Incorretas. As informações contempladas nessas alternativas não são abordadas pelas autoras Braga e Guerra (2009).

    B – Correta. político.

    Gabarito: B

    Referência:

    BRAGA, Maria Elisa. GUERRA, Yolanda. Supervisão em Serviço Social. In: Serviço Social: Direitos e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.


ID
2652532
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A supervisão de estágio em serviço social é uma atribuição socioprofissional do assistente social; todavia, há resistência ao exercício dessa atividade sob a alegação da ausência de debate e produção de conhecimento sobre a temática. Como resultado, tem-se

Alternativas
Comentários
  •  b)

    a falta de mediação à formação e à capacitação profissional. 

  • Fiquei um pouco em dúvida entre B e D, porém conforme banca letra B correta. Texto complementar que debate sobre o assunto:http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_ESTAGIO-SUPERVISIONADO.pdf

  • "É certo que uma abordagem da supervisão concebida a partir das suas funções pedagógica, socioprofissional, ética e política, e analisada criticamente no contexto da crise contemporânea e de seus impactos no Estado, nos espaços sócio-ocupacionais, nas demandas e no exercício profissional, constitui-se, ainda, uma lacuna a ser preenchida pela produção teórico-bibliográfica crítica. Realizar algumas aproximações críticas sobre a supervisão como uma atribuição socioprofissional e mediação fundamental à formação e à capacitação profissional, desafio a que nos propomos, nos exige explicitar os pressupostos gerais dos quais partimos, bem como mencionar cada uma das modalidades de supervisão nas suas particularidades e singularidades."


ID
2652535
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A formação profissional do serviço social tem como parâmetro a práxis social que não dissocia a relação teoria e realidade (ABEPSS, 1997). O perfil que se delineia com base nesse parâmetro deve priorizar a competência técnica e

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    Texto: A dimensão investigativa no exercício profissional

    Disponível em: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/C8pQHQOyl68c9Bc41x5Y.pdf

    A formação profissional dos assistentes sociais brasileiros, desde meados da década de 1990, dispõe de um projeto pedagógico que contempla um conjunto de valores e diretrizes, que lhe dão a direção estratégica e contempla um determinado perfil de profissional. Como resultado das transformações sociais que se traduzem nas particularidades da profissão, bem como do investimento feito pelas entidades da categoria, no sentido da formação de uma massa crítica, o referido projeto estabelece “as dimensões investigativa e interventiva como princípio formativo e condição central da formação profissional e da relação teoria e realidade” (ABESS, 1997, p. 61). O perfil de profissional que nele se delineia prioriza a competência técnica, a crítica teórica e os compromissos ético-políticos. 


ID
2652538
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A ética, para Vázquéz (2002, p. 23), “é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é a ciência de uma forma específica de comportamento humano”. A ética nos permite ter uma visão total dos seres humanos como ser social, histórico e criador. Para compreender os problemas relacionados com o conhecimento moral ou a forma, a significação e validade dos juízos morais, a ética recorre a disciplinas filosóficas especiais, tais como:

Alternativas
Comentários
  • GAB A

  • Olá, fiz uma pesquisas aqui e não encontrei trecho de documentos que explicasse a questão. Mas quando pesquisei o significado da palavra "epistemologia" consegui entender em partes a questão. Se tivesse essa noção desse significado a questão teria sido mais fácil.

    "A tarefa principal da epistemologia consiste na reconstrução racional do conhecimento científico, conhecer, analisar, todo o processo gnosiológico da ciência do ponto de vista lógico, lingüístico, sociológico, interdisciplinar, político, filosófico e histórico.

    O conhecimento científico é provisório, jamais acabado ou definitivo. É sempre tributário de um pano de fundo ideológico, religioso, econômico, político e histórico.

    Podemos considerar a epistemologia como o estudo metódico e reflexivo do saber, de sua organização, de sua formação, de seu desenvolvimento, de seu funcionamento e de seus produtos intelectuais. A epistemologia é o estudo do conhecimento."

    Artigo: Principais linhas epistemológicas contemporâneas.

     

    Autor: Gelson João Tesser

    Fonte:


ID
2652541
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A ética normativa regula as relações humanas e assim atribui a função de fazer recomendações e formula uma série de normas e prescrições morais. No campo profissional, a ética normativa aparece com a denominação de Código de Ética que significa as normas de condutas que um profissional deve ter. O Código de Ética do Serviço Social em vigência é de 1993, enquanto os outros, em número de quatro, são de

Alternativas
Comentários
  • Resumo dos códigos de ética do Serviço Social


    1947 - estreita ligação com a igreja, extremamente doutrinário e subordinado aos dogmas religiosos. Trata com pessoas "desajustadas".

    1965 - revela traços da renovação profissional no contexto da modernização conservadora e introduziu valores liberais. Assistente social como profissão liberal.

    1975 - configura as expressões da reatualização do conservadorismo e suprimiu algumas referências democrático-liberais do Código de 1965. Mantêm os pressupostos neotomista. Aponta para a tendência de reatualização do conservadorismo e a vertente fenomenológica.

    1986 - projeto profissional articulado a um projeto de sociedade; busca na tradição marxista uma nova ética apoiando-se numa visão histórica; recusa da ética da neutralidade.

    1993 - reconhecimento da ética como suporte a uma ontologia do ser social; superação da ética tradicional e a-histórica.



    Disponível em:

    https://pt.slideshare.net/JliaNascimento3/aula-a-evoluo-dos-cdigos-de-tica-profissional


  • GABARITO: LETRA C

    → resolvendo com objetividade: qual o primeiro código que rompe com o conservadorismo? 1986 → a letra "c" é a única opção que possui esse código, dessa forma temos a nossa resposta.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Datam de 1947, 1965, 1975, 1986

    Fonte : barroco, p. 43

  • Como acabamos de estudar, o primeiro Código de Ética do Serviço Social entrou em vigência em 1947. Somente 18 anos após a sua primeira edição, que o código passará por uma revisão, assim o segundo Código de Ética data de 1965. Dez anos mais tarde, o código de 1975 ainda manterá as mesmas características teórico-ideológicas de seus antecessores. Somente com o código de 1986, que o Serviço Social rompe com a ética tradicional conversadora.

    Assim, a resposta da questão é 1947; 1965; 1975; 1986.

    A seguir, estudaremos as características dos códigos.

    RESPOSTA: C


ID
2652544
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Código de 1993 está alicerçado nos princípios de liberdade, emancipação, defesa dos direitos humanos, ampliação e consolidação da cidadania, defesa e aprofundamento da democracia, posicionamento a favor da equidade, justiça social e

Alternativas
Comentários
  • Princípios:

    I. Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais;

    II. Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo;

    III. Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras;

    IV. Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida;

    V. Posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática;

    VI. Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças;

    VII. Garantia do pluralismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, e compromisso com o constante aprimoramento intelectual;

    VIII. Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero;

    IX. Articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral dos/as trabalhadores/as;

    X. Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional;

    XI. Exercício do Serviço Social sem ser discriminado/a, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física.

    "http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf"

  • Princípios Fundamentais

    -Empenho na eliminação de todas as formas de preconceitos;

    -Garntia do pluralismo.

     

  • O Código de Ética Profissional do(a) assistente social, de 1993, é organizado por meio de princípios, deveres, direitos e proibições que orientam o comportamento ético profissional, ofertando seus objetivos ético-políticos, e, também parâmetros para atuação do/a assistente social no cotidiano profissional (BARROCO; TERRA, 2012).

    Vamos, então, analisar as alternativas:

    A, B e C – Incorretas.

    D – Correta. Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito e garantia do pluralismo. A questão faz referência à dois dos princípios fundamentais do Código de Ética profissional do/a assistente social, inciso VI e inciso VII: VI. empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças; VII. garantia do pluralismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, e compromisso com o constante aprimoramento intelectual.

    Gabarito: D


ID
2652547
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para Bobbio (1992, p. 16), direitos humanos são: "coisas desejáveis, fins que merecem ser perseguidos, no entanto, apesar desta desejabilidade ainda não foram reconhecidos". O serviço social em sua defesa intransigente aos direitos humanos assegura

Alternativas
Comentários
  • "Portanto, a constituição da compreensão atual dos direi­tos humanos guarda valores milenares oriundos de fontes re­ligiosas e filosóficas, que propiciaram a constituição de relações humanas distintas no decorrer da história. Nesse pris­ma, as visões de direitos humanos presentes na atualidade não podem ser encaradas de forma estanque, mas como de­correntes do processo dialético de construção de valores, nor­mas jurídicas e posturas políticas."

     

    Fonte: http://www.dhnet.org.br/dados/cursos/dh/br/go/goias/desc.html

     

    GAB. C


ID
2652550
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O processo de planejamento é dinâmico, envolve todos os executores da ação, devendo ter uma análise do contexto, da situação e da conjuntura (local, regional, nacional e internacional). Nesse sentido, planejar implica: reconhecer e analisar a necessidade de intervenção diante de um problema, estabelecer as alternativas de intervenção, tomar as decisões, avaliá-las e (re)planejá-las. O planejamento do assistente social no serviço público pressupõe:

Alternativas
Comentários
  • Questão capciosa!!

  • Mete capcio nisso!


ID
2652553
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A aplicação da pesquisa em serviço para o profissional do serviço social torna-se um imperativo importante para

Alternativas
Comentários
  •  a)

    suprir a formulação de políticas públicas

  • Alguém sabe informar fonte e autor desse GAB?

  • gostaria de saber referencias pra essa questao.

  • Sem entender esse gabarito...

  • Gente! Vamos apertar o botão de indicação para comentário

     

  • Que gabarito estranho!

  • Na opinião de vocês a resposta é qual ? eu acho  a B

  • Gabarito A

    Depois de ler os artigos, vou deixar abaixo o link, e analisar melhor o comando do questão, que concordo com as colegas, gera dúvidas, meu entendimento foi mais acertivo e de acordo com o gabarito dado. Resumindo.

    A aplicação da pesquisa em serviço para o profissional do serviço social torna-se um imperativo importante para suprir a formulação de políticas públicas e devemos considerar que a pesquisa é fundamental para a prática profissional. No caso do Serviço Social, esse debate é fundamental, visto que algumas indicações profissionais atuais caracterizam-se por vincular a pesquisa à ação do assistente social. Nesse caso, é perceptível que a pesquisa se torna um importante instrumento para a prática profissional(Iamamoto, 2008; Neto, 1990). Realizada não só para conhecer a realidade dos cidadãos, ou realizar uma análise social macroscópica, ou compreender os aspectos subjetivos dos usuários, indo além e contribuíndo para avanços significativos em diferentes campos da ação profissional, no âmbito das políticas públicas, no enfrentamento das expressões da questão social em diferentes momentos históricos, na construção da proposta curricular e definição dos seus fundamentos teóricos e metodológicos, na consolidação do projeto ético-político profissional, entre outros aspectos.

    Ao retomar o cotidiano profissional do Serviço Social, é possível perceber uma gama de informações a respeito dos usuários: sexo, ocupação, composições familiares, condições habitacionais, dentre outros. É certo que tais informações são relevantes para a condução das atividades profissionais, no entanto, há necessidade de problematizá-las (articulando suas dimensões singulares/particulares ao universal), buscando compreender suas causas e possíveis significados, ancorados na busca de alternativas à realidade dos mesmos, pautadas no projeto ético-político profissional.

    Por outro lado, é necessário que o assistente social desenvolva competência crítica para compreender a realidade e, neste caso, a pesquisa se apresenta como instrumento estratégico na atuação profissional, na medida em que pode garantir a unidade entre o saber e o fazer, ancorada em que tipo de sociedade que se almeja (ação política).

    A pesquisa tem sido privilegiada, em alguns contextos, no âmbito da profissão, estimulando a atitude investigativa na postura e no exercício profissional. Em sua trajetória histórica, a profissão, ao construir e reconstruir um legado teórico, estabelece diálogo crítico com outras áreas do conhecimento, sendo importante interlocutora no campo das reflexões sobre a questão social e seu enfrentamento através da política pública.

    https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/article/view/S1414-49802007000300005/3911

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282013000200003

  • Gente! Vamos apertar o botão de indicação para comentário

     

  • Muito estranha essa resposta!

  • Pesquisa-se com finalidade de formulação de política pública, e não apenas pretendendo-se conhecer por conhecer, analisar por analisar e apreender por apreender.


  • Pesquisa-se com finalidade de formulação de política pública, e não apenas pretendendo-se conhecer por conhecer, analisar por analisar e apreender por apreender.


  • Gostaria muito de saber a fonte bibliográfica da questão apresentada.

  • A questão aborda qual o imperativo da aplicação da pesquisa dentro das alternativas que exceto a C estão todas corretas. Por isso baseada no texto da colega Lou Brito o gabarito A é o correto.

  • Gabarito: A – suprir a formulação de políticas públicas.

    [...]

    Em suma, o percurso metodológico para elaboração de um projeto de pesquisa perpassa por um planejamento arquitetado para facilitar o percurso trilhado do pesquisador consoante o objeto almejado. Desta forma, o projeto nada mais é que o planejamento sistemático de um estudo almejado para se chegar o desvelar da problemática posta em analise.

    Nesse ínterim, elucida-se que, a aplicação da pesquisa em serviço se torna um imperativo importante para suprir a formulação de políticas públicas que garantam a real demanda existente. (Pág. 215)

    PAULA, Renato Francisco dos Santos – Gestão Pública e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS): Fundamentos para gestão - Volume I – São Paulo : Livrus Negócios Editoriais, 2013


ID
2652556
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Código de Ética (1993) estabelece deveres ao assistente social, entre os quais, na sua relação com os usuários, inclui-se:

Alternativas
Comentários
  •  d)

    esclarecimento aos usuários, ao iniciar o trabalho, sobre os objetivos e a amplitude de sua atuação profissional. 

     

  • Gab. D

    a. Errada, pois é um direito geral (art. 2º)

    b. Errada, pois é um dever geral (art. 3º)

    c. Errada, pois é um direito geral (art. 2º)

  • Resposta D art 5° H

  • Gab. D

    CAPÍTULO I Das Relações com os/as Usuários/as

    Art. 5º São deveres do/a assistente social nas suas relações com os/as usuários/as:

    h- esclarecer aos/às usuários/as, ao iniciar o trabalho, sobre os objetivos e a amplitude de sua atuação profissional.

  • A questão solicita conhecimento do Código de Ética do/a assistente social. Instituído pela Resolução CFESS nº 273 de 13 março 1993, o Código de Ética profissional traz três campos fundamentais – direitos, deveres e vedações.

    Analisando as alternativas, temos:

    A – Incorreta. Desagravo público por ofensa que atinja a sua honra profissional. De acordo com o “Art. 2º”, inciso e, do Código de Ética profissional de 1993, a alternativa constitui um direito do/a assistente social, nos direitos e responsabilidades gerais do/a assistente social.

    B – Incorreta. Desempenho das atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor. De acordo com o “Art. 3º”, inciso a, do Código de Ética profissional de 1993, a alternativa constitui um dever do/a assistente social, nos direitos e responsabilidades gerais do/a assistente social.

    C – Incorreta. Pronunciamento em matéria de sua especialidade, sobretudo quando se tratar de assuntos de interesse da população. De acordo com o “Art. 2º”, inciso g, do Código de Ética profissional de 1993, a alternativa constitui um direito do/a assistente social, nos direitos e responsabilidades gerais do/a assistente social.

    D – Correta. Esclarecimento aos usuários, ao iniciar o trabalho, sobre os objetivos e a amplitude de sua atuação profissional. De acordo com o “Art. 5º”, inciso h, do Código de Ética profissional de 1993, a alternativa constitui um dever do/a assistente social nas relações com os/as usuários.

    Gabarito: D


ID
2652559
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Barazal (2005) considera que a violação aos direitos econômicos, sociais e culturais exige prioridade governamental no sentido de implementar políticas públicas e sociais que obrigam tanto o governo como os organismos financeiros internacionais a tomar decisões para resolver problemas econômicos que condenam a população ao empobrecimento, ao desemprego e à fome. A realização deste direito é progressiva e implica que

Alternativas
Comentários
  • Ratificando essas idéias, Piovesan (2003, p. 105), diz que a violação aos direitos econômicos, sociais e culturais exige prioridade governamental no sentido de implementar políticas públicas que submetam tanto o Governo como organismos financeiros internacionais4 a tomar decisões para resolver problemas econômicos que condenam a população ao empobrecimento, ao desemprego e à fome. Sabe-se que a realização deste direito é de tipo progressiva, o que não impede que tenham primazia pelos Estados. Neste sentido, ela acrescenta que outros agentes necessitam ser responsabilizados pelo agravamento das questões econômico-sociais das populações pobres mundiais e eles pertencem ao setor privado, principalmente as multinacionais5 , principais beneficiárias do processo de globalização. Mas, diz também que este tipo de questão deve ser encaminhado pela Assembléia das Nações Unidas para convencê-las a adotar códigos de Direitos Humanos relativos à atividade de comércio, dentre outras medidas sancionais.

    http://www.dhnet.org.br/dados/pp/edh/barazal_versao_br_dh_pndh_1_2.pdf

  • GABARITO B

  • As vezes você mata a questão por uma questão de coerência gramatical...


ID
2652562
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As contradições vividas na atualidade para o conjunto da classe trabalhadora colocam questões particulares para o serviço social como profissão e para os sujeitos da intervenção profissional. Apreender tal particularidade e construir respostas profissionais que permeiam a realidade social é condição para qualificação do próprio trabalho e objetivação

Alternativas
Comentários
  • A dinâmica da estrutura econômica é o fator primário que desencadeia a situação socioeconômica do usuário, as possibilidades concretas que se têm de construir a própria vida, as políticas sociais com suas limitações e possibilidades, entre outros. E diante das possibilidades de opções que emergem desse solo econômico surgem os valores éticos que serão o norte para as escolhas.

     

     

    http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n117/03.pdf

  • Resposta correta letra ''C'' (

    dos princípios ético-políticos defendidos pela categoria.)


ID
2652565
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As questões teóricas focadas na pesquisa em serviço social, sobretudo na apreensão de aspectos da realidade presentes no cotidiano profissional, na direção política posta pelas Diretrizes Curriculares (ABEPSS, 1996), potencializam e substanciam o aprendizado necessário ao exercício profissional do assistente social. Desse modo, para Muriel e Guedes (2013), “a pesquisa deve ser construída como espaço de troca de experiências na perspectiva de aproximação entre a produção do conhecimento e o exercício profissional do assistente social.” Para tanto, na pesquisa, torna-se fundamental

Alternativas
Comentários
  • Devemos lembrar que ao falarmos de pesquisa no serviço social não estamos falando de neutralidade e muito menos de senso comum, uma vez que , através da pesquisa iremos construir um conhecimento e desvendar uma realidade que está posta de forma imediata. E ao realizamos isso partimos de um pressuposto teórico-metodológico , ético-político e técnico-operativo que não nos possibilita uma neutralidade. 

     

     

    Erros avisem-me. 

     

    Bons estudos. 

  • transversalidade

  • Questão chumbada, palavras de fácil idênticacão : acerta-se pela exclusão

  • "neutralidade da investigação científica é um mito."

    Minayo


ID
2652568
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A política social expressa interesses diversos de classes e grupos de classes. Para que ganhe forma, desde seu planejamento até sua gestão e execução, comporta uma racionalidade que a fundamenta e organiza. Por sua vez, os projetos societários que disputam a hegemonia no Estado e na sociedade possuem determinado modo de conceber a realidade e, assim, comportam interesses

Alternativas
Comentários
  • ideológicos!

  • Fonte: Expressões conservadoras no trabalho em saúde: a abordagem familiar e comunitária em questão - Eliane Martins de Souza Guimarães

  • IDEOLÓGICOS


ID
2700538
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um dispositivo de armazenamento é utilizado para guardar dados digitais, em uma unidade conhecida como bytes. O seguinte número 35184372088832, em bytes, é equivalente a

Alternativas
Comentários
  • Quilobyte (K or KB):  1.024 bytes

    Valor aproximadode caracteres: Mil

     

    Megabyte (M or MB): 1.024 KB = 1.048.576 bytes

    Valor aproximado de caracteres: Milhão

     

    Gigabyte  (G or GB): 1.024 MB = 1.073.741.824 bytes

    valor aproximado de caracteres: Bilhão

     

    Terabyte   (TB): 1.024 GB = 1.099.511.627.776 bytes

    Valor Aproximado de caracteres: Trilhão

     

  • Como o segredo da questão é a unidade, e não o número exato, basta ir "cortando" de três em três casas até chegar à correspondência:

     

    35184372088832

    Vermelho: KB
    Azul: MB
    Verde: GB
    Preto: TB

     

    GAB. LETRA D = 32 TB

     

  • Kilo     1,000

    Mega   1,000,000

    Giga    1,000,000,000

    Tera     1,000,000,000,000

  • 35(TB) 184(GB) 372(MB) 088(KB) 832(Bytes)

    Gabarito: C


ID
2700547
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na Universidade são utilizados vários modelos de textos da Internet, que servem como exemplos, tais como declarações, certificados etc. Quando se baixa um modelo de texto no formato do Microsoft Word, para remover a formatação inicial de um texto completo deve-se pressionar as teclas

Alternativas
Comentários
  • Ctrl + T - seleciona tudo

    Ctrl + Espaço - Remove formatação

  • No WORD

     

    Ctrl + T (Tudo) -> seleciona todo o texto

    Ctrl + Espaço -> Limpa toda a formatação

     

    No WRITER

     

    Ctrl + A (All) -> seleciona todo o texto

    Ctrl + M -> Limpa toda a formatação

     

  • Gabarito 


    CTRL + T => SELECIONA TUDO

    CTRL + Barra de espaço => Remove a formatação manual

  • Nessa questão bastava atentar para "texto completo" no comando da questão e perceber que nas alternativas apenas uma começava com o comando "Ctrl + T" usado para selecionar texto completo.

    GABARITO: C

  • Caraca, sempre aprendendo algo novo!

  • Acertei por pura lógica. Essa eu não sabia. Sempre aprendendo com essas questões. Gab. C. 

  • CTRL + T.... seleciona tudo CTRL + ESPAÇO....limpa formatação
  • Essa eu não sabia. Vai ser bem útil agora

  • Sempre se atentar para a forma cobrada pois se inverter os comandos mesmo estando certos é pegadinha lógica.

    Resposta C

  • ué, no meu word é ctrl A que seleciona tudo

  • Gabarito 

    Eu faço assim pra lembrar:

    CTRL + T => SELECIONA TUDO

    CTRL + Barra de espaço => Remove a formatação manual

    Ou seja, T para selecionar Tudo e depois sumir com isso, mandando pro espaço.

  • Essa dava pra fazer por eliminação. Por exemplo: se vamos remover todas as formatações, temos que primeiro selecionar todo o texto. E todos sabem que para selecionar todo o texto, as teclar a serem usadas são CTRL+T

  • Control Z vc desfaz a última operação.

  • CTRL + T seleciona tudo!

    CTRL + espaço tira formatação!

    lembrando CTRL + A seleciona na internet, no explorer ou desktop e em demais locais.

  • CTRL+T = SELECIONAR TUDO. ➤ CTRL+ESPAÇO = REMOVER A FORMATAÇÃO