SóProvas



Prova FUNDATEC - 2020 - Prefeitura de Alpestre - RS - Auditor Fiscal


ID
5082499
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em dezembro de 2019, foi sancionada uma lei que altera a pena para quem incentivar o suicídio ou a automutilação de uma pessoa. Agora, a pena para o crime de incitação ao suicídio, que varia entre seis meses a dois anos de prisão, será __________ se a conduta tiver ocorrido ______________________. (Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br, de 27/12/19).

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B: dobrada – pela internet, rede social ou transmissão ao vivo

    O presidente Jair Bolsonaro sancionou hoje (27) a  que aumenta pena para quem incentivar o suicídio ou à automutilação de uma pessoa por meio da internet. Com a sanção da norma, aprovada anteriormente pelo Congresso, a pena para o crime de incitação ao suicídio, que varia entre seis meses a dois anos de prisão, será dobrada se a conduta tiver ocorrido pela internet, rede social ou transmissão ao vivo. 

    https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2019-12/bolsonaro-sanciona-lei-que-pune-incitacao-ao-suicidio-pela-internet

  • Igual a tapiaca.

  • RUMO A BRIGADA MILITAR !!!

    • O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.


ID
5082502
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Leia as seguintes matérias jornalísticas:

♪MEMÓRIAPoucas cantoras conciliaram no Brasil popularidade e rigor estilístico (16 de julho de 1920 – 7 de maio de 1990). Nascida há 100 anos na cidade do Rio de Janeiro (RJ), (...) popularizada em 1950 com a gravação da então inédita Canção de amor (Elano de Paula e Chocolate), cantou de Ary Barroso (1903 – 1964) a Villa-Lobos (1887 – 1959) com a mesma maestria. (...) Que o Brasil celebre essa grandeza ao longo de 2020. (Texto adaptado. Fonte: g1.globo.com, de 01/01/2020).

'A Divina' – Cantora marcou gerações e se consagrou como uma das maiores cantoras da história da música popular brasileira. (Fonte: Jornal O Globo, de 12/07/2020).

(...) Aos poucos, a carreira foi deslanchando. Tornou-se a noiva do samba-canção, e abriu as portas para a Bossa Nova ao gravar o LP “Canção do Amor Demais”, em 1958, cantando composições de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, com João Gilberto ao violão em duas faixas. Entre elas, o marco zero do movimento, “Chega de Saudade”. (Texto adaptado. Fonte: hypeness.com.br).

“Nascida em 16 de julho de 1920 no Rio de Janeiro, era filha do seresteiro, e desde cedo, teve contato com a música nas apresentações do pai. Em 7 de maio de 1990, aos 69 anos, ela falece em Botafogo, após três anos de luta contra o câncer.” (Texto adaptado. Fonte: Radios.ebc.com.br, de 12/07/2020).


Os textos acima se referem ao centenário da cantora brasileira:

Alternativas

ID
5082511
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Referente aos aspectos geográficos do Município de Alpestre, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
5085265
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Brasil é principal motor de crescimento de renováveis na América Latina – Os países em desenvolvimento fizeram a maioria dos investimentos em energias renováveis em 2019, atingindo 54% do total global, superando as economias desenvolvidas pelo quinto ano consecutivo. Embora a capacidade de investimento no setor tenha diminuído na China e na Índia no último ano, nos demais países pobres e de renda média subiu 17%, um valor recorde de 59,5 bilhões de dólares. Nos países ricos, esse aumento foi de 2%. O Brasil foi o principal motor do crescimento das renováveis na América Latina, com expansão de 5,83%. (Fonte: ecodebate.com.br, de 25/06/2020). Em relação aos tipos de energias, analise as assertivas abaixo, assinalando R, se renováveis, ou NR, se não renováveis.

( ) Biomassa.
( ) Carvão mineral.
( ) Eólica.
( ) Gás natural.
( ) Geotérmica.
( ) Hídrica.
( ) Petróleo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
5085268
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Leia a seguinte notícia publicada no site da Prefeitura Municipal em 05/05/2020:


Prazo para pagamento do IPTU é prorrogado até 31 de julho – Foram aprovados, através da Lei nº 2.463, os novos prazos de vencimento do IPTU 2020. O prazo para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), com desconto de até 10% em Cota Única, no Município de Alpestre, se estende até o dia 31 de julho de 2020. O desconto será concebido aos contribuintes adimplentes com o IPTU e taxas correlatas dos exercícios anteriores”.


No que se refere ao IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A COBRANÇA É REALIZADA ANUALMENTE, É COBRADA APENAS PELA PREFEITURA


ID
5085274
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

São responsáveis pelo crédito tributário referente ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), sem prejuízo da responsabilidade supletiva do contribuinte, pelo cumprimento total da obrigação, inclusive no que se refere à multa e ao acréscimo, de acordo com a Lei nº 1.231/2003, o tomador dos serviços, relativamente aos que lhe forem prestados por pessoa natural, empresário ou pessoa jurídica, com estabelecimento ou domicílio no Município, quando não inscritos no:

Alternativas

ID
5085277
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com a Constituição Estadual do Rio Grande do Sul, a iniciativa popular no processo legislativo será exercida mediante a apresentação de:


I. Procuração.

II. Proposta de emenda constitucional.

III. Projeto de Lei.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D (II e III).

    Constituição do RS:

    Subseção IV Da Iniciativa Popular

    Art. 68. A iniciativa popular no processo legislativo será exercida mediante a apresentação de:

    I - projeto de lei;

    II - proposta de emenda constitucional;

    III - emenda a projeto de lei orçamentária, de lei de diretrizes orçamentárias e de lei de plano plurianual, conforme disciplinado no art. 152, § 6.º. (...).


ID
5085280
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei Federal nº 12.288/2010, Estatuto Nacional da Igualdade Racial, assegurando e garantindo, na forma da Lei, à população negra a efetiva igualdade de oportunidade. São objetivos da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra:


I. O fomento à realização de estudos e pesquisas sobre racismo e saúde da população.

II. O ajuizamento de processos junto à Suprema Corte.

III. A representação jurídica nos casos em tramitação no judiciário.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    a) Apenas l

    Lei nº 12.288/2010 - Estatuto Nacional da Igualdade Racial 

    Art. 8° Constituem objetivos da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra: 

    I - a promoção da saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnicas e o combate à discriminação nas instituições e serviços do SUS; 

    II - a melhoria da qualidade dos sistemas de informação do SUS no que tange à coleta, ao processamento e à análise dos dados desagregados por cor, etnia e gênero; 

    III - o fomento à realização de estudos e pesquisas sobre racismo e saúde da população negra; 

    IV - a inclusão do conteúdo da saúde da população negra nos processos de formação e educação permanente dos trabalhadores da saúde; 

    V - a inclusão da temática saúde da população negra nos processos de formação política das lideranças de movimentos sociais para o exercício da participação e controle social no SUS.  

    Parágrafo único. Os moradores das comunidades de remanescentes de quilombos serão beneficiários de incentivos específicos para a garantia do direito à saúde, incluindo melhorias nas condições ambientais, no saneamento básico, na segurança alimentar e nutricional e na atenção integral à saúde.

  • Gabarito , letra A

    • Segundo a lei 12.288 no seu artigo 8° inciso III

    Segue o artigo :

    Art. 8° Constituem objetivos da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra:

    I - a promoção da saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnicas e o combate à discriminação nas instituições e serviços do SUS;

    II - a melhoria da qualidade dos sistemas de informação do SUS no que tange à coleta, ao processamento e à análise dos dados desagregados por cor, etnia e gênero;

    III - o fomento à realização de estudos e pesquisas sobre racismo e saúde da população negra;

    IV - a inclusão do conteúdo da saúde da população negra nos processos de formação e educação permanente dos trabalhadores da saúde;

    V - a inclusão da temática saúde da população negra nos processos de formação política das lideranças de movimentos sociais para o exercício da participação e controle social no SUS.

    Parágrafo único. Os moradores das comunidades de remanescentes de quilombos serão beneficiários de incentivos específicos para a garantia do direito à saúde, incluindo melhorias nas condições ambientais, no saneamento básico, na segurança alimentar e nutricional e na atenção integral à saúde.

  • Questão pedia os objetivos relacionados à saúde. Misturou com assuntos jurídicos pra confundir o candidato.

    Gabarito A

  • LETRA A

    Pega o bizu na interpretação de texto, o elaborador misturou saúde com coisas do âmbito judicial

    RUMO A PMCE 2021

  • Gabarito letra "A", com fundamento no artigo 8°III da Lei 12.288/2010

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12288.htm


ID
5085283
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O Regime Jurídico do Município determina que ficará assegurado ao servidor vencimento correspondente ao cargo que ocupava se a readaptação for realizada em cargo de padrão:

Alternativas

ID
5085286
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O processo de aquisição de aporte financeiro para investimentos na administração pública do Município de Alpestre precisa atender a diversas exigências, uma delas, de acordo com a Lei Orgânica, é o veto expresso da contratação de empréstimos externos sem prévia autorização do:

Alternativas
Comentários
  • Carambolas...


ID
5085289
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A Lei Orgânica de Alpestre, ao tratar do transporte coletivo intramunicipal urbano, coloca na competência do Município a tarefa de organizar e prestar o referido serviço, diretamente ou sob regime de permissão ou:

Alternativas
Comentários
  • Permissão ou concessão ao prover o transporte púbico


ID
5085292
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Uma das competências privativas da Câmara de Vereadores do Município de Alpestre, de acordo com a Lei Orgânica, é sustar atos do Poder Executivo que exorbitem de sua competência, ou que se mostrem contrários aos interesses públicos, mediante quantos membros?

Alternativas
Comentários
  • Geralmente nessas questões a resposta é dois terços


ID
5085295
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

São formas de deliberações, previstas na Lei Orgânica, para a Câmara de Vereadores do Município de Alpestre:


I. Emendas.

II. Requerimentos.

III. Indicações.


Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5085298
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A administração pública do Município de Alpestre se baseia em um conjunto de Leis para atender ao interesse público e dar legalidade às previsões das Leis que regimentam os Poderes no Brasil, entre as quais, de acordo com a Lei Orgânica, estão as complementares. De acordo com o Regime Jurídico são, entre outras, objeto de leis complementares as seguintes matérias:


I. Código de Zoneamento.

II. Código de Parcelamento do solo.

III. Súmula para processo de doação.


Quais estão INCORRETAS?

Alternativas

ID
5085301
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A parte da Lei Orgânica do Município de Alpestre que trata das emendas orçamentárias estabelece que as emendas ao Projeto de Lei das diretrizes orçamentárias municipais não poderão ser aprovadas quando incompatíveis com o:

Alternativas

ID
5085304
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Ao pagar com uma nota de R$ 50,00 uma conta que custou R$ 31,00, Maria é avisada pelo atendente de que ele só tem notas de R$ 5,00 e de R$ 2,00 para realizar a devolução do troco. Além disso, ele também avisa que possui menos de 10 notas para a devolução do mesmo troco. Sendo assim, de quantas maneiras esse troco pode ser devolvido?

Alternativas
Comentários
  • 3 DE 5 REAIS + 2 DE 2 REAIS OU

    7 DE 2 REAIS + 1 DE 5 REAIS

    2 MANEIRAS DISTINTAS

    GAB : B

  • Não entendi essa questão.

    Se diz que “ele também avisa que possui menos de 10 notas para a devolução do mesmo troco.”

    As maneiras de devolução do troco seriam duas:

    3 DE 5 REAIS + 2 DE 2 REAIS OU

    7 DE 2 REAIS + 1 DE 5 REAIS

    No entanto, para que fossem possíveis as DUAS formas de devolução, seriam necessárias pelo menos 10 notas, visto que seriam 3 de R$5,00 e 7 de R$2,00.

    Logo, tendo MENOS de 10 notas, seria possível que a devolução fosse feita de apenas uma maneira.

    Não sei se eu que viajei na interpretação da questão ou se foi mal formulada mesmo.


ID
5085307
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Dois números reais a e b são tais que a < b. Então, considere as afirmações abaixo:


 I. (a +b)² < 4b²

II. 1/a < 1/b

III. 1/a + 1/b = 1/a+b


Quais são verdadeiras?

Alternativas
Comentários
  • só inventar valores para A e B.

    como A < B

    inventei que A = 1

    B = 2.

    1 e menor que 2.

    e substitui...

    começando na 2º que é a mais facinha:

    1/1 < 1/2

    não né ? "1 inteiro" e maior que "meio".

    Depois a 3º:

    1/1 + 1/2 = 1/(1+2)

    3/2 ou 1,5 = 1/3 ou 0,333

    não também.

    então com isso sobra apenas a letra A

    para ter certeza: (1+2)² < 4.2²

    3² < 4x4

    9 < 16 (correto, 9 e menor que 16).

    portanto, letra A


ID
5085310
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um produto sofre um aumento de 4% em um certo mês e, um mês após, uma queda de 3%. Uma pessoa que tinha o valor exato para comprá-lo antes dessas variações, agora:

Alternativas
Comentários
  • Um produto que custava 100,00 sofre um aumento de 4% = 104,00

    Após sofre um desconto de 3% dos 104,00, custará 100,88.

    Então, o produto sofreu um aumento de 0,8%

    Gabarito C


ID
5085313
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Assinale a alternativa que representa uma tautologia.

Alternativas
Comentários
  • o segredo é forçar dar resultado falso: v-----f

    se forçar e nao conseguir o resultado falso, logo é tautologia

  • p -> q só assume valor F se p for V e q for F

    na letra E não tem como a segunda parte ser falsa e a primeira verdadeira

    então a sentença interia nunca pode assumir valor Falso = Tautologia

    gabarito: E

  • tautologia, na maioria das vezes a última sentença terá OU.

  • Qual macete para resolver estas questões?

    Sei que o conectivo é "se então" mais não estou conseguindo montar a questão

  • Qual o erro na letra A?

  • Não sei resolver questões de tautologia, quando vem frases para identificar.

    Obs: queria o comentário do professor!

  • Resolvi jogando na tabela-verdade, porém foi muito trabalhoso, sem contar que a resposta estava na letra E.

  • A alternativa "E" está errada?

  • DICA -->a proposição que contiver uma afirmação com o conectivo ou mais a negação dessa mesma afirmação (ou vice-versa) será sempre TAUTOLOGIA

    R = se Márcio e gerente e João e subordinado,então Márcio e gerente ou João e subordinado

  • Tentar sempre dar o resultado F do Se..... Então, se der F não é tautologia.

  • gaba. E

    a tabela-verdade a quem se interessar:

    http://sketchtoy.com/69838829

  • A letra A está errada porque é possível montá-la falsa.
  • LETRA E

    Tautologia é quando uma dada proposição é sempre verdadeira, sem exceções.

    Vamos adotar os seguintes valores lógicos: Márcio é gerente = V, João é subordinado= F

    b) A princípio havia obtido resultado Verdadeiro na primeira tentativa, então adotei novos valores ( Márcio é gerente = V, João é subordinado= V) para testar se é tautologia. A alternativa b possui tanto valor Verdade como valor Falso, portanto é uma contingência.

    V e F -> V e V

    F ->V

    V

    V e V -> V e F

    V ->F

    F

    c)V ou F -> F e V

    V -> F

    F

    d) V ou F ->V e F

    V -> F

    F

    e)V e F -> V ou F

    F -> V

    V

  • Fiz a tabela de cada opção e achei o gabarito na letra E. Não sei se tem uma maneira menos trabalhosa de resolver esse tipo de questão (se tiver, me digam), mas segue a tabela do gabarito:

    (A ^ B) --> (A v B)

    A / B / (A^B) / (A v B) / (A ^ B) --> (A v B)

    V / V/ V / V / V

    V / F / F / V / V

    F / V / F / V / V

    F / F / F / F / V

  • Qconcursos VAI BOTAR PROFESSOR COMENTANDO ESSA POHA/?????????

  • Alguém, por favor, pode me explicar pq não pode ser a letra D?

  • P ^ Q -> P v Q Na tautologia devemos forçar o falso, pois se der falso não é verdade e a tautologia é sempre verdade. P ^ Q Você terá que negar o P ou o Q para conseguir negar a segunda parte ( PvQ) só aí já dá falso na primeira pois é o conectivo E e só aceita uma verdade. Pra tentar o falso você teria que negar P e Q pois na segunda parte é um OU que só da falso com F F
  • Grave que geralmente a Tautologia do Se então é (P ^ Q) --> (P v Q)

    Isso vai te poupar muito tempo!

    Instagram @dicasdearq

  • Pra quem está em duvida esquece o que está escrito e joga na tabela verdade que da certo.

    Para não perder tempo vamos direto na alternativa correta que é a letra E:

    Se Márcio é gerente e João é subordinado, então Márcio é gerente ou João é subordinado.

    Que é o mesmo que (P ^ Q) --> (P v Q)

    Construindo a tabela temos:

    P Q ......(P ^ Q)........(P v Q).........(P ^ Q) --> (P v Q)

    V V........... V ..................V ............................... V

    V F ...........F ................. V................................. V

    F V............F....................V .................................V

    F F............F.....................F................................. V

    O resultado para esta tabela é uma tautologia, logo a alternativa E é a correta.


ID
5085316
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Analise as quatro afirmações abaixo, sabendo que a primeira delas é FALSA e as demais são VERDADEIRAS, e assinale a alternativa correta.


 Cláudio é jogador ou Márcia não é psiquiatra.

 Se Marcelo é bancário, então Cláudio não é jogador.

Ou Paulo é médico, ou Márcia é psiquiatra, mas não ambos.

• Cláudio é jogador ou Fábio é engenheiro.

Alternativas
Comentários
  • a primeira delas é FALSA e as demais são VERDADEIRAS

    1• Cláudio é jogador ou Márcia não é psiquiatra. F

    2• Se Marcelo é bancário, então Cláudio não é jogador. V

    3•Ou Paulo é médico, ou Márcia é psiquiatra, mas não ambos. V

    4• Cláudio é jogador ou Fábio é engenheiro. V

    Na 2, a primeira parte pode ser F ou V, mas não sabe qual.

    Gab. B

    Marcelo é bancário ou Fábio é engenheiro.

  • GABARITO: Letra B

    Essa questão se faz por eliminação.

    1) Cláudio é jogador ou Márcia não é psiquiatra. F

    Conclusão parcial: Cláudio não é jogador (V) | Márcia é psiquiatra (V)

    2) Se Marcelo é bancário, então Cláudio não é jogador. V

    Conclusão parcial: Não podemos concluir nada sobre Marcelo, pois o consequente é Verdadeiro com conclusão verdadeira.

    3) Ou Paulo é médico, ou Márcia é psiquiatra, mas não ambos. V

    Conclusão parcial: No item 1, vimos que Márcia é psiquiatra (V). Logo, Paulo não pode ser médico, pois temos uma disjunção exclusiva verdadeira.

    Assim: Paulo não é médico (V)

    4) Cláudio é jogador ou Fábio é engenheiro. V

    Conclusão parcial: Como vimos no item I), Cláudio não é jogador. Logo, Fábio deve ser engenheiro para tornar o item 4) verdadeiro.

    Logo: Fábio é engenheiro (V)

    Conclusões gerais:

    Cláudio não é jogador V

    Marcia é psiquiatra V

    Fábio é engenheiro V

    Paulo não é médico V

    Marcelo ????

    Indo para as alternativas:

    a) Fábio não é engenheiro (F) ou Márcia não é psiquiatra (F). (F)

    b) Marcelo é bancário (????) ou Fábio é engenheiro (V). (V)

    O valor de Marcelo é irrelevante para saber que essa sentença é verdadeira, pois "Fábio é engenheiro" é verdadeiro. Uma vez que temos o conectivo "ou", o valor a sentença composta será obrigatoriamente verdadeiro.

    c) Márcia é psiquiatra (V) e Marcelo não é bancário (????).

    Impossível saber. Pode ser V ou F.

    d) Paulo é médico e Fábio não é engenheiro. (F)

    e) Se Cláudio não é jogador (V), então Paulo é médico (F). (F)

  • Assertiva B

    Marcelo é bancário ou Fábio é engenheiro.

    Basta procurar " ou" basta 1 verdade

  • gaba B

    em uma questão dessas o qC, já que não coloca professores para responderem, deveria deixar upar vídeos.

    Não adianta eu colocar a resolução aqui, mas basicamente no 'OU' basta que uma seja verdadeira.

    confrontando as afirmações:

    • CLÁUDIO NÃO É JOGADOR
    • MÁRCIA É PSIQUIÁTRICA
    • FÁBIO É ENGENHEIRO
    • PAULO É MÉDICO

    E o marcelo????? não posso afirmar nada, mas olha a alternativa.

    "Marcelo é bancário((???) ou Fábio é engenheiro(v)"

    ainda que seja falso e ele não seja bancário a alternativa ainda estaria correta.

    pertencelemos!

  • Cláudio é jogador F ou Márcia não é psiquiatra F. = F

    Se Marcelo é bancário V/F, então Cláudio não é jogador V. = V

    Ou Paulo é médico F, ou Márcia é psiquiatra V, mas não ambos. = V

    Cláudio é jogador F ou Fábio é engenheiro V. =

    b) Marcelo é bancário V/F ou Fábio é engenheiro V.

    Já que sabemos que Fábio é engenheiro, pouco importa se Marcelo é bancário ou não.

    GAB B

  • Essa questão tem 2 respostas

  • questão que separa os homens das crianças,
  • 1) Cláudio é jogador ou Márcia não é psiquiatraF

    F OU F = F

    2) Se Marcelo é bancário, então Cláudio não é jogadorV

    VF ENTÃO V = V

    3) Ou Paulo é médico, ou Márcia é psiquiatra, mas não ambos. V

    F OU V = V

    4) Cláudio é jogador ou Fábio é engenheiro. V

    F OU V = V

    1.CLÁUDIO NÃO É JOGADOR.

    2.MÁRCIA É PSIQUIÁTRA.

    3.PAULO NÃO É MÉDICO.

    4.MARCELO ??

    5.FÁBIO É ENGENGEIRO.

    A. Fábio não é engenheiro ou Márcia não é psiquiatra. ERRADO

    B Marcelo é bancário ou Fábio é engenheiro. GABARITO ( TEMOS A DISJUNÇÃO OU COMO FÁBIO É ENGENHEIRO INDEPENDENTE DE MARCELO SER V OU F A PREPOSIÇÃO SERÁ V)

    C Márcia é psiquiatra e Marcelo não é bancário. ( TEMOS A CONJUNÇÃO E, MAS NÃO TEMOS CERTEZA DE MARCELO SE É F OU V NA CONJUNÇÃO AMBOS VALORES PRECISAM SER VERDADEIROS PARA SER V, NÃO PODEMOS AFIRMAR)

    D Paulo é médico e Fábio não é engenheiro. ERRADO

    E Se Cláudio não é jogador, então Paulo é médico. ERRADO


ID
5135101
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Não definido

Segundo as definições do Decreto-Lei nº 200/1967 e suas alterações, no que tange às características das diferentes categorias de entidades que integram a administração direta, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
5135104
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Entre outras, são cláusulas necessárias em todo contrato administrativo aquelas que definam expressamente o seguinte:


I. Direitos e responsabilidades das partes, as penalidades cabíveis e os valores das multas.

II. Reconhecimento dos direitos da Administração, em caso de rescisão administrativa por inexecução total ou parcial do contrato.

III. Saldo disponível da dotação orçamentária e número da nota de empenho da despesa decorrente da execução do contrato.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • L8666/93, ART. 55: São cláusulas necessárias em todo contrato as que estabeleçam:

    VII - os direitos e as responsabilidades das partes, as penalidades cabíveis e os valores das multas; (I)

    IX - o reconhecimento dos direitos da Administração, em caso de rescisão administrativa prevista no art. 77 desta Lei; (Art. 77. A inexecução total ou parcial do contrato enseja a sua rescisão, com as conseqüências contratuais e as previstas em lei ou regulamento.) (II)

  • GAB. D

    I. Direitos e responsabilidades das partes, as penalidades cabíveis e os valores das multas. CORRETA

    L8666/93 Art. 55. inc. VII

    N. Lei 14.133/202 → Art. 92. inc. XIV - os direitos e as responsabilidades das partes, as penalidades cabíveis e os valores das multas e suas bases de cálculo;

    II. Reconhecimento dos direitos da Administração, em caso de rescisão administrativa por inexecução total ou parcial do contrato. CORRETA

    L8666/93 Art. 55. inc. IX

    N. Lei 14.133/202 → NÃO ENCONTREI

    III. Saldo disponível da dotação orçamentária e número da nota de empenho da despesa decorrente da execução do contrato. INCORRETA

    L8666/93 → NÃO ENCONTREI

    N. Lei 14.133/202 → NÃO ENCONTREI

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB

  • A questão trata das cláusulas necessárias dos contratos administrativos. São cláusulas necessárias às cláusulas que a lei determina que devem estar obrigatoriamente presentes em todos os contratos administrativos.

    No regime estabelecido pela Lei nº 8.666/1993, as cláusulas necessárias dos contratos administrativos estão previstas no artigo 55 da Lei nº 8.666/1993 que determina o seguinte:

    Art. 55. São cláusulas necessárias em todo contrato as que estabeleçam:

    I - o objeto e seus elementos característicos;

    II - o regime de execução ou a forma de fornecimento;

    III - o preço e as condições de pagamento, os critérios, data-base e periodicidade do reajustamento de preços, os critérios de atualização monetária entre a data do adimplemento das obrigações e a do efetivo pagamento;

    IV - os prazos de início de etapas de execução, de conclusão, de entrega, de observação e de recebimento definitivo, conforme o caso;

    V - o crédito pelo qual correrá a despesa, com a indicação da classificação funcional programática e da categoria econômica;

    VI - as garantias oferecidas para assegurar sua plena execução, quando exigidas;

    VII - os direitos e as responsabilidades das partes, as penalidades cabíveis e o valores das multas;

    VIII - os casos de rescisão;

    IX - o reconhecimento dos direitos da Administração, em caso de rescisão administrativa prevista no art. 77 desta Lei;

    X - as condições de importação, a data e a taxa de câmbio para conversão, quando for o caso;

    XI - a vinculação ao edital de licitação ou ao termo que a dispensou ou a inexigiu, ao convite e à proposta do licitante vencedor;

    XII - a legislação aplicável à execução do contrato e especialmente aos casos omissos;

    XIII - a obrigação do contratado de manter, durante toda a execução do contrato, em compatibilidade com as obrigações por ele assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação.

    Vejamos as afirmativas da questão:

    I. Direitos e responsabilidades das partes, as penalidades cabíveis e os valores das multas.

    Correta. A alternativa reflete cláusulas obrigatória dos contratos administrativos prevista no artigo 55, VI, da Lei n° 8.666/1993.

    II. Reconhecimento dos direitos da Administração, em caso de rescisão administrativa por inexecução total ou parcial do contrato.

    Correta. A alternativa reflete cláusulas obrigatória dos contratos administrativos prevista no artigo 55, IX, da Lei n° 8.666/1993.

    III. Saldo disponível da dotação orçamentária e número da nota de empenho da despesa decorrente da execução do contrato.

    Incorreta. O saldo disponível da dotação orçamentária e o número da nota de empenho da despesa não são cláusulas obrigatórias dos contratos administrativo, o que é cláusula obrigatória dos contratos administrativos, na forma do artigo 55, V, da Lei nº 8.666/1993, é o crédito pelo qual correrá a despesa, com a indicação da classificação funcional programática e da categoria econômica.

    Assim, sendo corretas as alternativas I e II a resposta da questão é a alternativa D.

    Gabarito do professor: D.

    Atenção! Nova Lei de Licitações e Contratos Públicos (Lei nº 14.133/2021) foi publica em 1º de abril de 2021 e está em vigor. A nova lei, contudo, não revogou imediatamente a integralidade da Lei nº 8.666/1993. A nova lei determinou que, pelo prazo de dois anos a contar do início de sua vigência, a maior parte das disposições da Lei nº 8.666/1993 permanecerá em vigor e caberá ao gestor público decidir qual diploma aplicar em cada caso concreto, sendo proibida a combinação dos dois diplomas (art. 191 e 193, II, da Lei nº 14.133/2021). Dessa forma, tanto a Lei nº 14.133/2021 quanto a Lei nº 8.666/1993 – enquanto esta ainda estiver em vigor – poderão ser objeto de questões de concurso público, sendo importante atentar para qual diploma legal é objeto da questão. A questão acima é de 2020, logo, é anterior a nova lei e deve ser respondida com base na Lei nº 8.666/1993. 

  • ART.55 São cláusulas necessárias em todo contrato as que estabeleçam:

    I - o objeto e seus elementos característicos;

    II - o regime de execução ou a forma de fornecimento;

    III - o preço e as condições de pagamento, os critérios, data-base e periodicidade do reajustamento de preços, os critérios de atualização monetária entre a data do adimplemento das obrigações e a do efetivo pagamento;

    IV - os prazos de início de etapas de execução, de conclusão, de entrega, de observação e de recebimento definitivo, conforme o caso;

    V - o crédito pelo qual correrá a despesa, com a indicação da classificação funcional programática e da categoria econômica;

    VI - as garantias oferecidas para assegurar sua plena execução, quando exigidas;

    VII - os direitos e as responsabilidades das partes, as penalidades cabíveis e os valores das multas;

    VIII - os casos de rescisão;

    IX - o reconhecimento dos direitos da Administração, em caso de rescisão administrativa prevista no art. 77 desta Lei;

    X - as condições de importação, a data e a taxa de câmbio para conversão, quando for o caso;

    XI - a vinculação ao edital de licitação ou ao termo que a dispensou ou a inexigiu, ao convite e à proposta do licitante vencedor;

    XII - a legislação aplicável à execução do contrato e especialmente aos casos omissos;

    XIII - a obrigação do contratado de manter, durante toda a execução do contrato, em compatibilidade com as obrigações por ele assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação


ID
5135107
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

No tocante aos instrumentos de planejamento previstos na Lei Orgânica do Município de Alpestre, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
5135110
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Analise o lançamento contábil sintetizado abaixo e assinale a alternativa correta.


D    CAIXA                        950,00

D    DESCONTOS            50,00

C    CLIENTES                 1.000,00 

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda fato contábil e seu impacto.

    ⟹ Lançamento contábil:

    D: Caixa (Ativo Circulante): R$ 950

    D: Desconto Financeiro (DRE) R$ 50

    C: Clientes (Ativo Circulante) 1.000

    Resolução:

    A. A conta DESCONTOS refere-se a uma receita financeira da entidade a que se refere o lançamento.

    Incorreto. A conta DESCONTOS refere-se a uma despesa financeira.

    B. Com o registro desse lançamento, ocorreu um aumento do patrimônio líquido da entidade a que ele se refere.

    Incorreto. Ocorreu uma diminuição no patrimônio líquido.

    C. Esse lançamento manteve inalterado o passivo da entidade a que ele se refere.

    Correto. Não houve alteração no passivo.

    D. Esse lançamento repercutiu em um aumento do ativo da entidade a que ele se refere.

    Incorreto. No final, houve um redução de R$ 50.

    E. Trata-se de um lançamento de segunda fórmula.

    Incorreto. Trata-se de um lançamento de terceira fórmula, pois envolve 2 débitos e um crédito.

    Gabarito: Letra C.

  • A questão aborda fato contábil e seu impacto.

    ⟹ Lançamento contábil:

    D: Caixa (Ativo Circulante): R$ 950

    D: Desconto Financeiro (DRE) R$ 50

    C: Clientes (Ativo Circulante) 1.000

     Resolução:

    A. A conta DESCONTOS refere-se a uma receita financeira da entidade a que se refere o lançamento.

    Incorreto. A conta DESCONTOS refere-se a uma despesa financeira.

    B. Com o registro desse lançamento, ocorreu um aumento do patrimônio líquido da entidade a que ele se refere.

    Incorreto. Ocorreu uma diminuição no patrimônio líquido.

    C. Esse lançamento manteve inalterado o passivo da entidade a que ele se refere.

    Correto. Não houve alteração no passivo.

    D. Esse lançamento repercutiu em um aumento do ativo da entidade a que ele se refere.

    Incorreto. No final, houve um redução de R$ 50.

    E. Trata-se de um lançamento de segunda fórmula.

    Incorreto. Trata-se de um lançamento de terceira fórmula, pois envolve 2 débitos e um crédito.

    Gabarito: Letra C.

  • O colega Rubens explicou muito bem sobre a questão, apenas gostaria de simplificar a compreensão do lançamento: a empresa tinha um direito (ativo) de receber 1.000 de determinado cliente, só que ofereceu um desconto de 50 (despesa, conta de resultado, diminui o PL) e acabou recebendo de fato 950 que foram debitados no caixa (conta do ativo).

    GABARITO C

  • D - CAIXA - 950 (+ ATIVO - entrada de bens)

    D - DESCONTO - 50 (- PATRIMÔNIO LÍQUIDO)

    C- CLIENTES - 1000 ( - ATIVO - saída de direitos).

    Não houve alteração no PASSIVO.

  • RESUMINDO:

    Vou tentar colocar em palavras do dia a dia para facilitar o entendimento.

    Você devia uma empresa R$1000 reais e, no dia do pagamento, negociou e conseguiu um desconto de R$ 50 reais. Logo, R$ 950 vai pro caixa da empresa, R$ 50 entra como despesa de desconto para a empresa, e "cancela" os R$ 1000 que você devia.

    D: Caixa (Ativo Circulante): R$ 950

    D: Desconto Financeiro (DRE) R$ 50

    C: Clientes (Ativo Circulante) 1.000

    Espero ter ajudado!


ID
5135113
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Ao examinar a contabilidade de uma empresa prestadora de serviços, o AuditorFiscal constatou erro na escrituração contábil concernente aos fatos contábeis relacionados com uma operação de desconto de duplicatas. Os dados da operação são os seguintes: Em 28/02, a empresa realizou a operação de desconto junto ao Banco; o valor nominal da duplicata era de R$ 2.000,00. O custo da operação foi de R$ 100,00, ou seja, naquela data, a instituição bancária depositou na conta corrente da empresa a quantia de R$ 1.900,00. O prazo para pagamento era de dois meses, ou seja, o vencimento da duplicata era o dia 30/04 do mesmo ano, data em que o cliente efetuou o pagamento, conforme aviso bancário. Abaixo, nas alternativas, estão listadas algumas informações relativas aos registros contábeis efetuados pelo contador da empresa. Assinale a alternativa que apresenta o ERRO detectado pelo Auditor-Fiscal.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se do lançamento contábil em desconto de duplicatas.

    Em 28/02, a empresa realizou a operação de desconto junto ao Banco; o valor nominal da duplicata era de R$ 2.000. O custo da operação foi de R$ 100, ou seja, naquela data, a instituição bancária depositou na conta corrente da empresa a quantia de R$ 1.900.

    - Lançamento contábil no dia da operação:

    D: Banco conta movimento (Ativo Circulante): R$ 1.900

    D: (-) Juros a transcorrer (Passivo Circulante): R$ 100

    C: Duplicatas descontadas (Passivo Circulante): R$ 2.000

    O prazo para pagamento era de dois meses, ou seja, o vencimento da duplicata era o dia 30/04 do mesmo ano, data em que o cliente efetuou o pagamento, conforme aviso bancário. 

    - Lançamento contábil com apropriação de despesa financeira: o lançamento foi único, mas deve ser apropriado mensalmente:

    D: Despesa Financeira (DRE): R$ 100

    C: (-) Juros a transcorrer (Passivo Circulante): R$ 100

    - Lançamento contábil na liquidação do empréstimo com o banco - o cliente paga e o banco encarrega de antecipar o recebimento. Sendo assim, a empresa faz o seguinte lançamento:

    D: Duplicatas descontadas (Passivo Circulante): R$ 2.000

    C: Clientes (Ativo Circulante): R$ 2.000

    - Lançamento caso o cliente não tivesse pago. Logo, a empresa arca com o valor junto ao banco:

    D: Duplicatas descontadas (Passivo Circulante): R$ 2.000

    C: Banco conta movimento (Ativo Circulante): R$ 2.000

    Obs.: Não é o caso em tela.

    Resolução: Assinale a alternativa que apresenta o ERRO detectado pelo Auditor-Fiscal.

    A. Em 28/02, foi debitada a conta BANCOS C/ MOVIMENTO pelo valor de R$ 1.900.

    Certo. Conforme lançamento no dia 28/02.

    B. Em 28/02, foi debitada uma conta redutora (retificadora) do passivo pelo valor de R$ 100.

    Certo. Conforme lançamento no dia 28/02.

    C. Em 30/04, foi creditada a conta CLIENTES, pelo valor de R$ 2.000.

    Certo. Conforme lançamento no dia 30/04.

    D. Em 30/04, foi debitada a conta DESPESAS FINANCEIRAS, pelo valor de R$ 100.

    Errado. O lançamento deve ser mensal, pois o período foi de 2 meses. Logo, será inferior a R$ 100.

    E. Em 30/04, foi debitada uma conta do passivo, pelo valor de R$ 2.000.

    Certo. Conforme lançamento no dia 30/04.

    Gabarito: Letra D.

  • GABARITO "D"

    #Diretoaoponto: A forma mais fácil de entender é fazendo os lançamentos contábeis CORRETOS em 28/02 e 30/04. Vamos lá:

    28/02 - Desconto da Duplicata

    D - 1.900,00 - Banco

    D - 100,00 - Despesas Financeiros (Resultado)

    C - 2.000,00 - Duplicatas Descontadas (Passivo Circulante)

    30/04 - Pagamento das duplicatas pelo cliente

    D - 2.000,00 - Duplicatas Descontadas (Passivo Circulante)

    C - 2.000,00 - Clientes (Ativo Circulante)

    Assim, conseguimos apontar o ERRO somente na alternativa D, já que a despesa financeiro foi contabilizada em 28/02, na data do desconto da duplicata (Competência/Fato Gerador) e não no dia do pagamento da duplicata pelo cliente. As demais alternativas estão corretas e de acordo com os lançamentos.

  • As contabilizações são as seguintes

    Em 28/02

    D – Banco (AC) ______________________________________ 1.900

    D – Encargos Financeiros a Transcorrer (PC - redutora) _______ 100

    C – Duplicatas Descontadas (PC) _______________________ 2.000

    Em 30/04

    D - Duplicatas Descontadas (PC)

    C - Duplicatas a Receber (AC) _______________________ 2.000

    OBS 1: A conta redutora do passivo, pelos juros e encargos cobrados pelo banco, sujeita-se ao regime de competência, como se trata de 2 meses, parte será apropriada como Despesa Financeira no transcorrer do primeiro mês e parte no transcorrer do segundo mês, portanto não será debitado o total de uma vez só, quando o cliente pagar a duplicata (e mesmo que o cliente não pague a duplicata, essa despesa será apropriada do mesmo jeito); o lançamento modelo é o seguinte:

    D – Despesa Financeira (Resultado)

    C – Encargos Financeiros a Transcorrer (PC - redutora)

    OBS 2: A conta "Duplicatas a Receber" genericamente pode ser chamada de "Clientes".

    OBS 3: "Encargos Financeiros a Transcorrer" é nomenclatura abrangente, inclui tanto juros quanto custos da operação, ambos serão apropriados no resultado como "Despesa Financeira".


ID
5135116
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

A contribuição de melhoria cobrada pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições e segundo o Código Tributário Nacional:

I. É instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária.
II. Tem como limite individual o percentual de 50% do acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado.
III. Tem como limite total o percentual de 50% da despesa realizada.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado.

  • art. 81, do CTN: "...instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado."

  • GABARITO: A

    Art. 81. A contribuição de melhoria cobrada pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado.

  • Art. 81. A contribuição de melhoria cobrada pela União, pelos Estados, pelo Distrito

    Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, é instituída para

    fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como

    limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra

    resultar para cada imóvel beneficiado.

  • CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA

    # LIMITE TOTAL ======> DESPESA DA OBRA

    # LIMITE INDIVIDUAL ==> ACRÉSCIMO DO IMÓVEL

  • Essa questão demanda conhecimentos sobre o tema: Tributos em espécie.

     

    Abaixo, iremos justificar cada uma das assertivas:

    I. É instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária.

    Correto, por respeitar o CTN:

    Art. 81. A contribuição de melhoria cobrada pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado.

     

    II. Tem como limite individual o percentual de 50% do acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado.

    Falso, por ferir o CTN, que não traz essa porcentagem:

    Art. 81. A contribuição de melhoria cobrada pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado.

     

    III. Tem como limite total o percentual de 50% da despesa realizada.

    Falso, por ferir o CTN, que não traz essa porcentagem:

    Art. 81. A contribuição de melhoria cobrada pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado.

     

    Gabarito do Professor: Letra A.


ID
5135119
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com as definições relativas às demonstrações contábeis aplicáveis ao setor público, as transações e os eventos são registrados contabilmente e reconhecidos nas demonstrações contábeis dos períodos a que se referem em decorrência do regime de competência. E esses registros envolvem ao menos uma conta pertencente ao grupo das variações patrimoniais, aumentativas ou diminutivas, tendo como contrapartida, necessariamente, conta pertencente a um dos seguintes grupos:

Alternativas
Comentários
  • Trata-se das informações de natureza patrimonial.

    Segundo o MCASP 8ª, "Segregação das informações orçamentárias e patrimoniais: no PCASP as contas contábeis são classificadas segundo a natureza das informações que evidenciam – orçamentária, patrimonial e de controle, de modo que os registros orçamentários não influenciem ou alterem os registros patrimoniais, e vice-versa".

    Pelo MCASP 8ª, temos que a "Natureza de Informação Patrimonial: registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com a composição do patrimônio público e suas variações qualitativas e quantitativas". 

    Natureza Patrimonial:

    1. Ativo;

    2. Passivo;

    3. Variações Patrimoniais Diminutivas;

    4. Variações Patrimoniais Aumentativas.

    Ao final do exercício, o Balanço Patrimonial apresentará os valores da Classe 1 (Ativo) iguais aos da Classe 2 (Passivo e Patrimônio Líquido). Os valores registrados ao longo do período na Classe 3 (VPD) e na Classe 4 (VPA) são encerrados ao final do exercício, representando o resultado patrimonial levado para a conta de patrimônio líquido,

    Resolução: esses registros envolvem ao menos uma conta pertencente ao grupo das variações patrimoniais, aumentativas ou diminutivas, tendo como contrapartida, necessariamente, conta pertencente a um dos seguintes grupos:

    A. Ativo, Passivo ou Patrimônio Líquido.

    Correto. Só envolve classe patrimonial.

    B. Ativo, Passivo ou Sistema Orçamentário.

    Incorreto. Não se mistura lançamento patrimonial com orçamentário.

    C. Contas de Compensação, Ativo ou Passivo.

    Incorreto. Não se mistura lançamento patrimonial com conta de compensação.

    D. Patrimônio Líquido, Sistema Orçamentário ou Ativo.

    Incorreto. Não se mistura lançamento patrimonial com orçamentário.

    E. Sistema Orçamentário, Contas de Compensação ou Patrimônio Líquido.

    Incorreto. Não se mistura lançamento patrimonial com o orçamentário e compensação.

    Gabarito: Letra A.

  • contra partida em uma conta PATRIMONIAL e a outra em uma CONTA DE RESULTADO (receita ou despesa)

    Se te ajudou me segue para me ajudar. Vlw galera.


ID
5135122
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Analise as assertivas a seguir a respeito do sujeito passivo da obrigação tributária principal:

I. Contribuinte é o sujeito passivo da obrigação principal que tenha relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador.
II. Denomina-se Substituto o sujeito passivo da obrigação principal que, sem revestir a condição de contribuinte, sua obrigação decorra de quaisquer disposições expressas em lei.
III. Sujeito passivo da obrigação principal é a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Art. 121. Sujeito passivo da obrigação principal é a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária. (III)

    Parágrafo único. O sujeito passivo da obrigação principal diz-se:

    I - contribuinte, quando tenha relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador; (I)

    II - responsável, quando, sem revestir a condição de contribuinte, sua obrigação decorra de disposição expressa de lei. (II)

  • Gabarito: E - apenas I e II

    I. Contribuinte é o sujeito passivo da obrigação principal que tenha relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador. (CERTO)

    • Art. 121 (...) Parágrafo único. O sujeito passivo da obrigação principal diz-se: I - contribuinte, quando tenha relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador;

    II. Denomina-se Substituto o sujeito passivo da obrigação principal que, sem revestir a condição de contribuinte, sua obrigação decorra de quaisquer disposições expressas em lei. (ERRADO)

    • Art. 121 (...) Parágrafo único. O sujeito passivo da obrigação principal diz-se: (...) II - RESPONSÁVEL, quando, sem revestir a condição de contribuinte, sua obrigação decorra de disposição expressa de lei.

    III. Sujeito passivo da obrigação principal é a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária. (CERTO)

    • Art. 121. Sujeito passivo da obrigação principal é a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária.

     

    FONTE: CTN

  • alguém marcaria a II correta se estivesse escrito responsável mas mantivesse aquele "quaisquer"?

  • GABARITO: E

    I - CERTO: Art. 121, Parágrafo único. O sujeito passivo da obrigação principal diz-se: I - contribuinte, quando tenha relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador;

    II - ERRADO: Art. 121, Parágrafo único. O sujeito passivo da obrigação principal diz-se: II - responsável, quando, sem revestir a condição de contribuinte, sua obrigação decorra de disposição expressa de lei.

    III - CERTO: Art. 122. Sujeito passivo da obrigação acessória é a pessoa obrigada às prestações que constituam o seu objeto.

  • 1) Enunciado da questão
    A questão exige conhecimento sobre sujeito passivo da obrigação tributária.

    2) Base legal (CTN)
    Art. 121. Sujeito passivo da obrigação principal é a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária.
    Parágrafo único. O sujeito passivo da obrigação principal diz-se:
    I) contribuinte, quando tenha relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador;
    II) responsável, quando, sem revestir a condição de contribuinte, sua obrigação decorra de disposição expressa de lei.

    3) Exame da questão e identificação da resposta
    I) Certa. Contribuinte é o sujeito passivo da obrigação principal que tenha relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador, nos termos do art. 121, parágrafo único, inc. I, do CTN.
    II) Errada. Denomina-se responsável (e não substituto) o sujeito passivo da obrigação principal que, sem revestir a condição de contribuinte, sua obrigação decorra de quaisquer disposições expressas em lei.
    III) Certa. Sujeito passivo da obrigação principal é a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária, nos termos do art. 121, caput, do CTN.

    Resposta: E (Os itens I e III estão corretos).


ID
5135125
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Analise as assertivas a seguir a respeito da constituição do crédito tributário, à luz do que estabelece o código tributário nacional, e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Compete privativamente às autoridades administrativa ou judicial constituir o crédito tributário, sempre através do lançamento.
( ) O lançamento regularmente notificado ao sujeito passivo só pode ser alterado em virtude de impugnação do sujeito passivo em processo regular e tempestivo.
( ) A concessão de medida liminar em mandado de segurança é uma das possibilidades de suspensão da exigibilidade do crédito tributário.
( ) O lançamento visa, entre outras coisas, verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente e determinar a matéria tributável.
( ) Sob pena de responsabilidade funcional, a atividade administrativa de lançamento é vinculada e obrigatória.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • COMENTÁRIO - PARTE 1

    Farei em 2 partes, tendo em vista que a questão é grande...

    Gabarito: FFVVV (letra “B”).

    1) FASLO: Não tem autoridade judicial.

    CTN, Art. 142. Compete privativamente à autoridade administrativa CONSTITUIR o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível.

    2) FASLO: Não é somente pela impugnação do sujeito passivo.

    CTN, Art. 145. O lançamento regularmente notificado ao sujeito passivo só pode ser alterado em virtude de: I - impugnação do sujeito passivo; II - recurso de ofício; III - iniciativa de ofício da autoridade administrativa, nos casos previstos no artigo 149.

    CTN, Art. 149. O lançamento é efetuado e revisto de ofício pela autoridade administrativa nos seguintes casos: I - quando a lei assim o determine; II - quando a declaração não seja prestada, por quem de direito, no prazo e na forma da legislação tributária; III - quando a pessoa legalmente obrigada, embora tenha prestado declaração nos termos do inciso anterior, deixe de atender, no prazo e na forma da legislação tributária, a pedido de esclarecimento formulado pela autoridade administrativa, recuse-se a prestá-lo ou não o preste satisfatoriamente, a juízo daquela autoridade; IV - quando se comprove falsidade, erro ou omissão quanto a qualquer elemento definido na legislação tributária como sendo de declaração obrigatória; V - quando se comprove omissão ou inexatidão, por parte da pessoa legalmente obrigada, no exercício da atividade a que se refere o artigo seguinte; VI - quando se comprove ação ou omissão do sujeito passivo, ou de terceiro legalmente obrigado, que dê lugar à aplicação de penalidade pecuniária; VII - quando se comprove que o sujeito passivo, ou terceiro em benefício daquele, agiu com dolo, fraude ou simulação; VIII - quando deva ser apreciado fato não conhecido ou não provado por ocasião do lançamento anterior; IX - quando se comprove que, no lançamento anterior, ocorreu fraude ou falta funcional da autoridade que o efetuou, ou omissão, pela mesma autoridade, de ato ou formalidade especial. Parágrafo único. A revisão do lançamento só pode ser iniciada enquanto não extinto o direito da Fazenda Pública.

    CONTINUA...

  • COMENTÁRIO - PARTE 2

    3) VERDADEIRO: Sim. Liminar em MS é uma das possibilidades de suspensão do CT.

    CTN, Art. 151. Suspendem a exigibilidade do crédito tributário: I - moratória; II - o depósito do seu montante integral; III - as reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo; IV - a concessão de medida liminar em mandado de segurança. V – a concessão de medida liminar ou de tutela antecipada, em outras espécies de ação judicial;

    Olha o BIZU:

    Suspensão é MORDER e LIMPAR:

    Moratória,

    Depósito integral,

    Reclamações,

    Liminares,

    Parcelamento.

    BASE legal:

    Suspensão: art. 151.

    Extinção: art. 156.

    O ISA exclui o crédito tributário (ISenção e Anistia)

     

    4) VERDADEIRO: é a definição legal de lançamento.

    CTN, Art. 142. Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo LANÇAMENTO, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível.

     

    É o lançamento que transforma a obrigação tributária, ainda ilíquida, incerta e não exigível, em crédito tributário, com exigibilidade. Ou seja, o crédito tributário é uma realidade formal.

     

    CUIDADO: No entanto, a maioria da doutrina entende que o lançamento é ato administrativo, apesar de resultante de um procedimento (conjunto de atos sistematicamente organizados para a produção de determinado resultado). Veja como é pedida a questão.

     

    5) VERDADEIRO: de acordo com o parágrafo único do art. 142.

    CTN, Art. 142. Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível. Parágrafo único. A atividade administrativa de lançamento é vinculada e obrigatória, sob pena de responsabilidade funcional.

    FONTE: CTN + PP Concursos (extensivo PGE/PGM) + comentários de alunos do QC

  • GABARITO: B

    (F) - Art. 142. Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível.

    (F) - Art. 145. O lançamento regularmente notificado ao sujeito passivo só pode ser alterado em virtude de: I - impugnação do sujeito passivo; II - recurso de ofício; III - iniciativa de ofício da autoridade administrativa, nos casos previstos no artigo 149.

    (V) - Art. 151. Suspendem a exigibilidade do crédito tributário: IV - a concessão de medida liminar em mandado de segurança.

    (V) - Art. 142. Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível.

    (V) - Art. 142, Parágrafo único. A atividade administrativa de lançamento é vinculada e obrigatória, sob pena de responsabilidade funcional.

  • Essa questão demanda conhecimentos sobre o tema: Lançamento tributário.


    Abaixo, iremos justificar cada uma das assertivas:

    (F) Compete privativamente às autoridades administrativa ou judicial constituir o crédito tributário, sempre através do lançamento.

    Falso, por ferir o CTN (não cabe à autoridade judicial):

    Art. 142. Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível.


    (F) O lançamento regularmente notificado ao sujeito passivo só pode ser alterado em virtude de impugnação do sujeito passivo em processo regular e tempestivo.

    Falso, por ferir o CTN (há outras hipóteses):

    Art. 145. O lançamento regularmente notificado ao sujeito passivo só pode ser alterado em virtude de:

    I - impugnação do sujeito passivo;

    II - recurso de ofício;

    III - iniciativa de ofício da autoridade administrativa, nos casos previstos no artigo 149.


    (V) A concessão de medida liminar em mandado de segurança é uma das possibilidades de suspensão da exigibilidade do crédito tributário.

    Correto, por respeitar o CTN:

    Art. 151. Suspendem a exigibilidade do crédito tributário:

    IV - a concessão de medida liminar em mandado de segurança.


    (V) O lançamento visa, entre outras coisas, verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente e determinar a matéria tributável.

    Correto, por respeitar o CTN:

    Art. 142. Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível.


    (V) Sob pena de responsabilidade funcional, a atividade administrativa de lançamento é vinculada e obrigatória.

    Correto, por respeitar o CTN:

    Art. 142. Parágrafo único. A atividade administrativa de lançamento é vinculada e obrigatória, sob pena de responsabilidade funcional.


    Gabarito do Professor: Letra B.


ID
5135128
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Como as normas brasileiras de contabilidade (NBCTA500, de 19/08/2016) definem as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamenta a sua opinião a respeito das demonstrações contábeis, incluindo as informações contidas nos registros contábeis que suportam as demonstrações contábeis e informações obtidas de outras fontes?

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    NBC TA 500

    Evidência de auditoria compreende as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamentam a sua opinião. A evidência de auditoria inclui as informações contidas nos registros contábeis que suportam as demonstrações contábeis e informações obtidas de outras fontes.

  • Evidência de Auditoria.
  • Evidência de Auditoria = INFORMAÇÕES utilizadas pelo auditor para chegar às CONCLUSÕES em que se fundamentam sua opinião.

    Inclui: INFORMAÇÕES contidas nos registros contábeis + INFORMAÇÕES obtidas de outras fontes.