SóProvas



Prova FUNIVERSA - 2015 - POLÍCIA CIENTÍFICA - GO - Auxiliar de Autópsia


ID
1895719
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta todas as palavras grafadas corretamente.

Alternativas
Comentários
  • Discordo do comentário da colega.

    Seguem minhas percepções:

    a) TANGER (tocar) e ASCENSORISTA (quem maneja o ascensor)

    b) PRETENSIOSO (ambicioso)

    c) MEXER (misturar) e RUBRICA (sem acento);

    e) HOMOGÊNEO (que apresenta unidade) e ENXOVAL (conjunto de roupas e acessórios).

     

    Em tempo: FRIGIR é o mesmo que FRITAR.

  • Presciência - Previsão , pressentimento 

    Suspeição - suspeitar de algo

  • Intercessão (sinônimo de ''invertenção'') 

    Suspeição (o mesmo que ''suspeita'') 

    Presciência (equivale à ''previsão'', ''vaticínio'')

     

    Gabarito D


ID
1895722
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta trecho grafado no discurso indireto livre.

Alternativas
Comentários
  • Letras A) e E) -> Discurso direto

    Letras B) e D) -> Discurso indireto



    LETRA C) -> DISCURSO INDIRETO LIVRE

  • DISCURSO INDIRETO LIVRE -As falas do personagem e do narrador se confundem

  • Discurso Indireto Livre: O narrador reproduz de modo sutil os pensamentos e reflexões do personagem (há mistura entre narrador e personagem).


ID
1895725
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

São exemplos de pronomes demonstrativo, indefinido e relativo, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Como diz o professor Arenildo do qc " questao podi podi " kkk

  • Sabendo que CUJO é pronome relativo, já se sabe qual é a alternativa correta.

  • Gabarito letra B

     Pronomes demonstrativos situam alguém ou alguma coisa no tempo, no espaço e no discurso em relação às próprias pessoas do discurso: quem fala (este) ou com quem se fala (esse).

    CUJO é pronome relativo. 

    Não devemos subestimar as questões, pois são das fácies que avançamos para as mais dificies.

    Feliz Natal para tds! 


ID
1895728
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Os processos de ocupação territorial e de urbanização em Goiás inserem-se no contexto de um momento de interiorização nacional, a partir dos anos 1940, com a chamada Marcha para o Oeste, estimulada pelo ex-presidente Getúlio Vargas. A inauguração de Brasília, em 1960, funcionou como um novo estímulo para esses eventos. Acerca da população de Goiás e de seus diversos aspectos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • No período 2000/2010, verificou-se que o estado de Goiás apresentou taxas de crescimento populacional superiores à média nacional. 

  • Lembrei de Águas Lindas, cidade vizinha (entorno do DF) não para de crescer.

  • População de Goiás cresce mais que a média nacional, aponta IBGE

    Goiás registrou crescimento superior à média nacional e possui 6.778.772 pessoas, número 1,24% maior que no ano passado

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (30) uma estimativa atualizada das populações dos municípios brasileiros. A publicação estima que de 2016 para 2017, 53,6% das cidades registraram um crescimento demográfico. Em Goiás, a população cresceu mais que a média nacional (1%).

    De acordo com o IBGE, o Estado possui 6.778.772 habitantes, número 1,24% superior ao do ano passado. Essa população está dividida em 246 municípios, dos quais 178 (mais da metade) apresentaram uma taxa de crescimento em relação os números da estimativa de 2016.


    Fonte: https://www.emaisgoias.com.br/ibge-divulga-numero-de-habitantes-nos-municipios-em-2017/

  • Migração pendular = mora na cidade X e trabalha na cidade Y

  • No período 2000/2010, verificou-se que o estado de Goiás apresentou taxas de crescimento populacional superiores à média nacional.

    GB\E

    PMGO

    PCGO

  • LETRA E.

    c) Errado. Há a presença da migração pendular.

    d) Errado. O estado de Goiás é altamente urbanizado. 

    Questão comentada pela Profª. Rebecca Guimarães

  • GB E ?

    PC-GO

  • a) No Censo de 2000, a população goiana era de 4.996.439 pessoas. Como no Censo de 2010 a população do estado já era de 6.003.788, podemos dizer que em dez anos houve um incremento populacional superior a um milhão de habitantes no estado. ITEM INCORRETO.

    b) As cidades do Entorno do Distrito Federal são as que mais recebem os migrantes que pretendem trabalhar em Brasília, já que o custo de vida desta cidade é alto e o Entorno apresenta custos mais baixos. Assim, a região recebe muitos mais migrantes de outros estados que perde (saldo migratório positivo). ITEM INCORRETO.

    c) Aparecida de Goiânia é a segunda maior cidade de Goiás. Há pessoas que trabalham nela e moram em outra cidade, o que caracteriza a migração pendular. Águas Lindas de Goiás faz parte do Entorno do Distrito Federal. Há pessoas que moram nela e trabalham no Distrito Federal, o que caracteriza a migração pendular. ITEM INCORRETO.

    d) Segundo o censo demográfico de 2010, MAIS de 90% da população goiana vive em áreas urbanas. ITEM INCORRETO.

    e) ITEM CORRETO.

    Resposta: E


ID
1895731
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O estado de Goiás iniciou sua industrialização na década de 1970, intensificando-a na década de 1990 graças aos inúmeros esforços estatais para atrair indústrias e fazer com que estas aqui permanecessem, considerando seu papel na geração de renda, postos de trabalho e no desenvolvimento social e econômico.

Marcel Bordin Galvão Dias e Heitor Silva Sabotão. Anais do XVI Encontro Nacional dos Geógrafos. Porto Alegre: UFG, 2010.

Atualmente, existe um importante programa do governo que visa estimular o desenvolvimento econômico estadual.

Trata-se do

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: "C"

    FOMENTAR

    O FOMENTAR (Fundo de Participação e Fomento à Industrialização do Estado de Goiás), criado pela Lei n° 9.489, de 19/07/1984, tinha o objetivo de incrementar a implantação e a expansão das indústrias para a promoção do desenvolvimento do Estado.

    Os resultados obtidos, nestes últimos 24 anos, foi o surgimento de um forte parque industrial alicerçado num amplo crescimento da agroindústria goiana. Hoje, são milhares de empregos diretos e indiretos que confirmam a tese: "é preferível ter-se 30% de algo, que 100% de nada". A experiência obtida com o FOMENTAR possibilitou Goiás criar um novo Programa de atração de investimentos - o PRODUZIR - que está situando o Estado como uma das melhores opções para investimentos no Brasil.

    Com a edição da Lei n° 16.285, de 30 de junho de 2008, foi possibilitado às empresas beneficiárias do programa FOMENTAR migrar para o PRODUZIR, bem como, as mesmas poderão reformular seus projetos dentro do FOMENTAR.

    PRODUZIR

    Produzir é o Programa do Governo do Estado de Goiás que incentiva a implantação, expansão ou revitalização de indústrias, estimulando a realização de investimentos, a renovação tecnológica e o aumento da competitividade estadual com ênfase na geração de emprego, renda e redução das desigualdades sociais e regionais. O Microproduzir é um subprograma do Produzir para as micro e pequenas empresas, em que o faturamento não ultrapasse o limite fixado para o enquadramento no Simples Nacional.

    CRESCER

    O Programa Crescer é uma iniciativa do Governo Federal que estabelece diretrizes para operações de microcrédito nos bancos públicos federais (Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste). O Programa tem o objetivo de facilitar o acesso ao crédito, a formalização e a geração de trabalho e renda, e visa atender as necessidades de capital de giro e/ou de investimentos, especialmente máquinas e equipamentos. O crédito é destinado exclusivamente para atividades produtivas.

  • GABARITO C

    PRODUZIR

    Produzir é o Programa do Governo do Estado de Goiás que incentiva a implantação, expansão ou revitalização de indústrias, estimulando a realização de investimentos, a renovação tecnológica e o aumento da competitividade estadual com ênfase na geração de emprego, renda e redução das desigualdades sociais e regionais.

    O Microproduzir é um subprograma do Produzir para as micro e pequenas empresas, em que o faturamento não ultrapasse o limite fixado para o enquadramento no Simples Nacional.


ID
1895734
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Três zonas povoaram-se assim durante o século XVIII com uma relativa densidade. A primeira, uma zona no centro-Sul, com uma série desconexa de arraiais no caminho de São Paulo, ou nas suas proximidades: [...], Santa Luzia, Meia Ponte, Vila Boa e arraiais vizinhos. [...].

Luís Palacín. O Século do Ouro em Goiás: 1722-1822, estrutura e conjuntura numa capitania de minas. 4.ª ed. Goiânia: Editora da UCG, 1994 (com adaptações).

As aglomerações goianas mencionadas, que tinham, no século XVIII, os nomes supracitados, são, respectivamente, as atuais cidades de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "D"

    Luziânia, Pirenópolis e Goiás.

  • SANTA LUZIA : LUZIÂNIA 

    MEIA PONTE :PIRENÓLIS

    VILA BOA :GOIÁS

  • Cai na minha prova questão' :-/

    ..

    gab/D

  • SANTA LUZIA : LUZIÂNIA 

    MEIA PONTE :PIRENOPÓLIS

    VILA BOA :GOIÁS

    BONFIM : SILVANIA


ID
1895737
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Após cerca de 25 anos de espera, o trecho de 855 km da ferrovia Norte-Sul, que liga Palmas (TO) a Anápolis (GO), a 55 km de Goiânia, foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (22 de maio). A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), participou da cerimônia e chegou ao local em locomotiva acompanhada por cerca de oito autoridades, entre elas o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), o ministro dos transportes, César Borges, e o presidente da Valec Engenharia Construções e Ferrovias, responsável pelas obras, José Lúcio Lima Machado.

Internet: <http://g1.globo.com> . Acesso em 26/12/2014 (com adaptações).

A respeito da ferrovia Norte-Sul e do transporte ferroviário em Goiás, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

  • Gab. B

     

    A ferrovia foi concebida sob o propósito de ampliar e integrar o sistema ferroviário brasileiro.

     

    Ligará Senador Canedo (GO), a Belém (PA), conectando-se, a sul, em Anápolis (GO), com a Ferrovia Centro-Atlântica, e, a norte, em Açailândia(MA), com a Estrada de Ferro Carajás. 

     

    Trecho em operação

     

    O trecho de 720 quilômetros entre Porto Nacional e Açailândia, no Maranhão, operado pela VLI (que tem entre os sócios a mineradora Vale, o fundo canadense Brookfield, o conglomerado japonês Mitsui e o fundo de investimento do FGTS), possibilita uma economia de 8% no transporte de grãos até o Porto do Itaqui (São Luís), comparado ao uso de caminhões. O trecho transporta, principalmente, soja (55%), celulose (25%) e combustíveis (10%). 

     

    A carga principal da Ferrovia Norte Sul é a soja, embarcada em Porto Franco-MA e em Colinas do Tocantins-TO, entretanto também já transporta celulose para a Suzano, de Imperatriz (Maranhão) até Porto do Itaqui bem como combustível de São Luís até o terminal em Porto Nacional, com previsão de transportar álcool do Tocantins para o porto de Itaqui.

     

    Fonte Winkipédia

  • GABARITO B

    PMGO.

  • GAB: B

    Entre os objetivos da ferrovia Norte-Sul, está o de induzir a ocupação econômica do cerrado brasileiro, além de favorecer a multimodalidade de transportes no País.

    A construção da FNS foi iniciada em 1987 com um traçado inicial que previa uma extensão de aproximadamente 1.550 km, de Açailândia/MA a Anápolis/GO, de modo a cortar os Estados do Maranhão, Tocantins e Goiás. Dessa forma, o traçado original está construído e em operação.

    O projeto de ampliação da ferrovia ocorreu muito depois do início da construção. A Lei nº 11.297, de 09 de maio de 2006, da Presidência da República, incorporou um trecho mais ao norte, Açailândia (MA) – Barcarena (PA), ao projeto do traçado inicialmente projetado. Em 2008, a Lei nº 1.772 estendeu mais uma vez o traçado da ferrovia até a cidade paulista de Panorama.

    Ainda para atender à crescente demanda por transporte de cargas, a VALEC concluiu, em 2015, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA para mais dois trechos complementares à Norte-Sul, sendo entre Panorama (SP) e Chapecó (SC) e entre Chapecó (SC) e Rio Grande (RS).

    Objetivos - FNS

    -Estabelecer alternativas mais econômicas para os fluxos de carga para o mercado consumidor;

    -Induzir a ocupação econômica do cerrado brasileiro;

    -Favorecer a multimodalidade;

    -Conectar a malha ferroviária brasileira;

    -Promover uma logística exportadora competitiva, de modo a possibilitar o acesso a portos de grande capacidade;

    -Incentivar investimentos, que irão incrementar a produção, induzir processos produtivos modernos e promover a industrialização.

    Benefícios - FNS

    -Reduzir os custos de comercialização no mercado interno

    -Reduzir os custos de transportes

    -Reduzir a emissão de poluentes

    -Reduzir o número de acidentes em estradas

    -Melhorar o desempenho econômico de toda a malha ferroviária;

    -Aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no exterior;

    -Incentivar os investimentos, a modernização e a produção agrícola;

    -Melhorar a renda e a distribuição da riqueza nacional.

    GOSTOU? CURTE E ME SIGA.

  • Objetivos - FNS

    -Estabelecer alternativas mais econômicas para os fluxos de carga para o mercado consumidor;

    -Induzir a ocupação econômica do cerrado brasileiro;

    -Favorecer a multimodalidade;

    -Conectar a malha ferroviária brasileira;

    -Promover uma logística exportadora competitiva, de modo a possibilitar o acesso a portos de grande capacidade;

    -Incentivar investimentos, que irão incrementar a produção, induzir processos produtivos modernos e promover a industrialização.

    Benefícios - FNS

    -Reduzir os custos de comercialização no mercado interno

    -Reduzir os custos de transportes

    -Reduzir a emissão de poluentes

    -Reduzir o número de acidentes em estradas

    -Melhorar o desempenho econômico de toda a malha ferroviária;

    -Aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no exterior;

    -Incentivar os investimentos, a modernização e a produção agrícola;

    -Melhorar a renda e a distribuição da riqueza nacional.

  • GABARITO : B de Banana ou de beautiful


ID
1895740
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A Internet funciona utilizando protocolos que possibilitam a comunicação entre os diversos componentes das redes. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta o protocolo da camada de aplicação do modelo OSI que é utilizado para correio eletrônico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    A) FTP - File Transfer Protocol - Protocolo de Transferência de arquivos: protocolo padrão para troca de arquivos na Internet. O Protocolo de Transferência de Arquivos é uma das várias formas de transferir arquivos via internet. Normalmente, são utilizados programas clientes especiais para o protocolo FTP, mas é possível realizar a transferência de arquivos por meio da maioria dos softwares do tipo navegador Internet existentes.

     

    B) UDP - User Datagram Protocol - Protocolo de Datagrama de Usuário: protocolo da série TCP/IP utilizado quando se necessita transportar dados rapidamente entre estações TCP/IP.

     

    C) ICMP - Internet Control Message Protocol – Protocolo de Controle de Mensagens na Internet: usado para trocar mensagens de status (estado) e de erro os diversos dispositivos da rede.

     

    D) IMAP - Internet Message Access Protocol - Protocolo de Acesso ao Correio da Internet: é um protocolo que se usa em substituição ao POP para permitir que uma mensagem seja lida em um cliente de e-mail sem que ela seja retirada do servidor de entrada de e-mails, e também permite acessar emails através de um navegador web, a partir do acesso a um ambiente de WebMail.

     

    E) TCP - Transmission Control Protocol – Protocolo de Controle de Transmissão: gerencia o transporte de pacotes através da Internet. É confiável,
    orientado à conexão e faz controle de fluxo.

  • Gabarito: d)

     

    IMAPIMail AProximando

    Mneumônico criado por um colega Qc.

  •  Condescendência criminosa

           Art. 320 - Deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente:

           Pena - detenção, de quinze dias a um mês, ou multa.

    Ou seja, Daniele: quando ausente a competência para tal, como no caso em que não há subordinação, o fato de não levar a conhecimento da autoridade competente também configura condescendência criminosa. Não é o simples fato de não haver subordinação que estará desconfigurado a condescendência criminosa.

  • gab:D

    correio eletrônico, o que é isso? é um email, oras!

    vc leu email? email??

    então é "imail"

    email=IMAP

    ufaa, cansei de tanto escrever email, então aprenda e acerte na sua prova!

  • "chefe de sua seçao..." "...funcionario de sua repartiçao..." . Os trechos em destaque revelam a subordinação. Aline,com devido respeito, acho que vc interpretou errado.

  • "chefe de sua seçao..." "...funcionario de sua repartiçao..." . Os trechos em destaque revelam a subordinação. Aline,com devido respeito, acho que vc interpretou errado.

  • Daniele deu uma de Dr. Simão Bacamarte. "todo errou menos eu" kkkk no final só ela que errou msm

  • Daniele deu uma de Dr. Simão Bacamarte. "todo errou menos eu" kkkk no final só ela que errou msm

  • Daniele deu uma de Dr. Simão Bacamarte. "todo errou menos eu" kkkk no final só ela que errou msm

  • Errou legal Danieli e parabéns pelo comentário Martin.

  • < > GABARITO: D

    • PARA AJUDAR A FIXAR

    POR CAUSA DESTE PEQUENO RESUMO QUE LEMBREI ACERTEI A QUESTÃO:

    >PROTOCOLO DE APLICAÇÃO:

    • WEB --> HTTP - HTTPS - FTP - DNS
    • E-MAIL --> SMTP - POP - IMAP
    • ACESSO REMOTO --> TELNET - SSH
    • COMUNICÇÃO --> VOIP

    BIZU: IMAP = PUXA A MENSAGI (DA DIREITA PARA A ESQUERDA)

    BIZU: IMAP = MANTÉM AS MENSAGENS


ID
1895746
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a rede que utiliza tecnologias como web e correio eletrônico e é caracterizada por ser de propriedade de empresas para interligar clientes, parceiros e fornecedores.

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    Internet = rede mundial de computadores, de acesso público, inseguro.

    Intranet = rede local de acesso restrito a usuários cadastrados, seguro

    Extranet = acesso seguro via ambiente inseguro (Internet) para funcionários cadastrados e autorizados, clientes, parceiros e fornecedores.

     

  • A   INTRANET e INTERNET usam  os mesmos protocolos (o TCP/IP é um deles) e podem conter os mesmos tipos de conteúdo, serviços, portas e aplicativos servidores  e clientes que a internet utiliza.

     

    A principal diferença entre as duas é que a Intranet É RESTRITA e, para se ter acesso a ela, é necessária uma autenticação do usuário. Intranet é uma rede de computadores privativa que utiliza as mesmas tecnologias que são utilizadas na Internet.

     

    ·        INTERNET: É UMA REDE PÚBLICA É PARA FORA, REDE EXTERNA.   É a rede mundial de computadores, composta por todos os computadores do mundo ligados em rede. Seu funcionamento é baseado na Pilha de Protocolos TCP/IP.

     

    ·        INTRANET. É UMA REDE PRIVADA. ACESSO RESTRITO. É PARA DENTRO. REDE INTERNA. REDE CORPORATIVA.      NÃO PRECISA ESTÁ CONECTADO. A intranet é uma versão particular da internet, podendo ou não estar conectada à mesma.

     

    ATENÇÃO:    O uso da Intranet permite que usuários em locais distantes de uma empresa se comuniquem com facilidade, necessitando-se apenas de um browser. 

    CESGRANRIO EX.:  Acesse a intranet, implantada corretamente, de uma universidade, a partir de seu computador pessoal em sua residência, o setor de TI da universidade deve possibilitar o acesso via VPN (Virtual Private Network) é uma rede virtual particular.

    FCC-    apesar de ser considerada uma internet interna, PERMITE que computadores localizados remotamente, mesmo que em uma filial, acessem o conteúdo de servidores que estejam na matriz ou sede da organização.

     

     Na intranet podemos ter os mesmos protocolos, programas e servidores utilizados na internet.

    A Intranet é privada, mas uma parte dela (extranet) pode ser disponibilizada para pessoas de fora da empresa através da rede de internet.

    Na intranet é possível utilizar:  * chat * email * realizar pesquisas com funcionários * atualizar dados pessais * acessar a internet

    Na intratnet podemos encontrar os mesmos servidores encontrados na internet:  * Servidor Proxy * DNS * EMAIL * Servidor da página interna * Servidor Voip * Servidor LDAP

     

    ·        EXTRANET: acesso externo a uma rede corporativa, compartilhando dados para fins específicos para realizar operações comerciais com fornecedores externos através do acesso por navegador  Web.   Tanto a Internet, intranet, extranet usam o protocolo TCP/IP

    extranet é a intranet da empresa estendida a pessoas de fora da organização que necessitam utilizar os serviços da intranet, tais como clientes, parceiros e fornecedores.

  • GABARITO: C

    INTRANET:

    Empresas criam ambientes virtuais com servidores de páginas para manterem sites, servidores de e-mail para permitir a comunicação via correio eletrônico e até mesmo servidores de arquivos. Essa estrutura visa à obtenção de uma comunicação mais rápida e centralizada entre os funcionários da empresa.

    EXTRANET:

    Tem‐se uma Extranet quando a Intranet passa a ser acessada fora dos limites físicos de uma organização, utilizando uma VPN através da Internet.rata-se do acesso remoto a uma Intranet, permitindo que empresas envolvidas em um sistema interorganizacional se conectem (clientes e fornecedores).

    VPN=  criptografa as requisições e respostas feitas entre um cliente e um servidor, sendo responsável pelo transporte. Em outras palavras, tanto o site visitado quanto o provedor de internet só sabem que quem o acessou foi uma VPN, mas não sabem quem estava por trás – ocultando o IP do usuário.

  • Autor: Fernando Nishimura, Professor de Informática, de Noções de Informática, Arquitetura

    Letra C.

    Internet = rede mundial de computadores, de acesso público, inseguro.

    Intranet = rede local de acesso restrito a usuários cadastrados, seguro

    Extranet = acesso seguro via ambiente inseguro (Internet) para funcionários cadastrados e autorizados, clientes, parceiros e fornecedores.

  • GABARITO C

    a) Ethernet: padrão e tecnologia de rede muito utilizada para conexões de redes locais.

    Ethernet: por padrão com taxas de transferência de 10 Mbps

    Fast Ethernet: taxas de transferências de 100 Mbps.

    Gigabit Ethernet: taxa de transferências de 1 Gbps. O gigabit ethernet é um protocolo de camada de enlace e não faz parte da especificação da arquitetura do TCP/IP.

    10 Gigabit Ethernet: taxas de transferências de 10 Gbps.

    b) Intranet: rede de acesso restrito de uma determinada organização e que utiliza a mesma tecnologia da internet (protocolos).

    c) Extranet: acesso externo autorizado na intranet de uma organização deve ser AUTORIZADO porque se não for, será uma invasão.

    d) Internet: rede mundial de computadores baseada no conjunto de protocolos TCP/IP

    e) Arpanet é idéia da construção de uma rede de computadores que pudessem trocar informações. Arpanet surgiu no ``Advanced Research Projects Agency'', Arpa, do Departamento de Defesa dos EUA quando, em 1962

  • Lembra do resultado do exame que você pega no site da empresa ? pois bem, eu lembrei logo.


ID
1895749
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O backup é feito de todos os arquivos selecionados ou indicados pelo usuário, independentemente de estarem marcados como copiados (participaram do último backup), marcando-os como copiados (marca que indica que participaram do último backup).

Considere que o texto acima tenha sido editado no aplicativo de edição de texto Microsoft Word 2007 versão em português. Para aplicar itálico à palavra backup no texto, é correto afirmar que o usuário utilizou o seguinte procedimento:

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    Ao pressionar Ctrl+I, o texto selecionado será colocado em itálico. Se ele já estiver em Itálico, o estilo será removido.

    Ctrl+N é para Negrito, o ícone S é para Sublinhado (o mesmo que Ctrl+S), Ctrl+P é para Imprimir.

  • Control+ I itálico

    Para selecionar apenas uma palavra basta apenas parar o cursor na palavra pretendida.

  • Letra A.

    Ao pressionar Ctrl+I, o texto selecionado será colocado em itálico. Se ele já estiver em Itálico, o estilo será removido.

    Ctrl+N é para Negrito, o ícone S é para Sublinhado (o mesmo que Ctrl+S), Ctrl+P é para Imprimir.

  • deve-se selecionar. só clicar em cima não será colocada a formatação!


ID
1895752
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O princípio da segurança da informação que se refere a manter as informações protegidas de acessos não autorizados é chamado de princípio da

Alternativas
Comentários
  • Princípios da segurança da informação: "DICA Não"

     

    Disponibilidade: garante que os dados estarão disponíveis sempre que necessários.

    Integridade: Garante que os dados saiam do emissor e cheguem ao receptor de forma íntegra (sem modificações).

    Confiabilidade/Confidencialidade: Garantia de que os dados só serão acessados pelo dono da informação.

    Autenticidade: Garantia de que a informação que está sendo acessada ou repassada é aquela que se dez ser (autoridade certificadora).

    Não repúdio: Garante autenticidade e integridade.

     

  • GABARITO D

     

    Outro assunto muito recorrente em provas nesse último ano.

     

     

     Mnemônico DICA.

     

    DISPONIBILIDADE
    Garante que a informação estará disponível para acesso sempre que for necessário.

     

    INTEGRIDADE:
    Garante que o conteúdo da mensagem não foi alterado ou violado indevidamente. 

     

    CONFIDENCIALIDADE:
    Garantir que a informação só será acessível por pessoas autorizadas. A principal forma de garantir a confidencialidade é por meio do controle de acesso (autenticação), já que este controle garante que o conteúdo da mensagem somente será acessado por pessoas autorizadas. A confidencialidade (privacidade) se dá justamente quando se impede que pessoas não autorizadas tenham acesso ao conteúdo da mensagem. Refere-se à proteção da informação contra a divulgação não permitida. A perda da confidencialidade se dá quando alguém não autorizado obtém acesso a recursos/informações.

     

    AUTENTICIDADE:
    Garante a identidade de quem está enviando a informação, ou seja, gera o não-repúdio que se dá quando há garantia de que o emissor não poderá se esquivar da autoria da mensagem (irretratabilidade).

     

     

    bons estudos

  • Gabarito: D

    Confidencialidade x Disponibilidade

    CONFIDENCIALIDADE: Garante que a informação somente esteja acessível para usuários autorizados.

    DISPONIBILIDADE: Garante que a informação esteja disponível aos usuários autorizados sempre que necessário.

  • GABARITO D

    Segurança da Informação: proteção de um conjunto de informações, com o objetivo de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização.

    Confidencialidade

    Integridade

    Disponibilidade

    Autenticidade

    Confidencialidade (sigilo): Garantir o acesso à informação somente por pessoas ou entidades legítimas e autorizadas pelo proprietário da informação.

    o  Criptografia.

    Integridade: Proteger a informação contra alterações não autorizadas.

    Disponibilidade: Garantir que a informação esteja disponível para usuários autorizados.

    Autenticidade: Garantir que a informação é proveniente de quem realmente diz ser.


ID
1895755
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma loja de eletrodomésticos anuncia a venda de uma TV por R$ 4.200,00 e de uma geladeira por R$ 2.500,00. Dona Teresa, interessada nos dois produtos, conseguiu um desconto de 5% no valor da TV e pagou, pelos dois produtos, R$ 6.290,00. Nesse caso, no preço anunciado da geladeira, dona Teresa conseguiu um desconto de

Alternativas
Comentários
  • GELADEIRA 4.200,00 - 5%= 3.990,00 '' valor pago por d teresa nos dois produtos,  R$ 6.290,00

    TV 2.500,00 - 8 % =2.300,00 ai somando dar os dois valores.

    letra C

  • errei pq depois dos 2.500-8% eu nao soube calcular e chutei em 9%


ID
1895758
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A geladeira, para conservação de cadáveres, do necrotério de determinada cidade possui 12 gavetas de mesma medida. Para a limpeza de 7 dessas gavetas, o auxiliar de autópsia gasta 3,5 kg de sabão. Então, para a limpeza das 12 gavetas, ele gastará

Alternativas

ID
1895761
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Todos os auxiliares de autópsia do necrotério de uma cidade são igualmente eficientes. Sabe-se que 20 deles limpam e pintam, em uma semana, uma das salas do necrotério de 100 m2 , trabalhando 3 horas por dia. Nesse caso, para limpar e pintar outra sala do necrotério, de 300 m2 , em uma semana, trabalhando 2 horas por dia, serão necessários

Alternativas
Comentários
  • Resume nas palavras chaves.

  • 1- territorialidade: significa que a aplicação da lei processual penal não pode ser exercida além das fronteiras do respectivo estado, logo não é possível a aplicação do Código de Processo Penal em ação que tramita em outro país, por isso, que fala-se em territorialidade absoluta

    2 - imediatidade: significa que lei processual penal terá plena incidência nos processos em curso, independentemente de ser mais prejudicial ou benéfica ao réu, porém não impede a existência da ultra-atividade da lei processual penal.

    ex: Q280595 - Cespe

    A - Por força do princípio tempus regit actum, o fato de lei nova suprimir determinado recurso, existente em legislação anterior, não afasta o direito à recorribilidade subsistente pela lei anterior, quando o julgamento tiver ocorrido antes da entrada em vigor da lei nova.

    GAB: CERTO


ID
1895764
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considerando as notações: dm = decímetro, mm = milímetro, km = quilômetro, m = metro; h = hora, min = minuto, L = litro, mL = mililitro, kg = quilograma, mg = miligrama, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA E

    -----------------------------------------

    a) 35,6 dm = 35.600 mm

    35,1 dm = 351.000 mm (dm para mm X1000)

    b) 5,75 km = 57.500 m.

    5,75 km = 5.750m

    c) 2 h e 35 min + 3 h e 47 min = 6 h e 12 min. 

    5h + 82 min = 6:22

    d) 450 mL = 4,5 L. 

    4,5 L = 4.500 mL

    e) 3.750 mg = 3,75 kg

    Correto

  • Que viagem essa questão, 3750mg é igual a 3,75g que é igual a 0,00375kg

  • RESOLUÇÃO:

                   Façamos as conversões:

    a) 35,6 dm = 356cm = 3560mm (e não 35.600 mm)

    b) 5,75 km = 57,5hm = 575dam = 5750m (e não 57.500 m)

    c) 2 h e 35 min + 3 h e 47 min = 5h e 82min = 6h e 22 min (e não 6 h e 12 min)

    d) 450 mL = 45cL = 4,5dL = 0,45L (e não 4,5 L)

    e) 3.750 mg = 375cg = 37,5dg = 3,75 kg (CORRETO)

    Resposta: E

  • Trocaram grama por miligrama ??

  • Credo, o pior é isso vir no material do Direção como correto. Misericórdia, até eu que sempre reprovei em matemática na escola sabia que tinha algo errado.

  • ta tudo errado essa questão !!!não tem alternativa

  • Que viagem é essa?

  • Que viagem é essa?


ID
1895767
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Acerca do exame de corpo de delito e das perícias em geral, segundo o Código de Processo Penal (CPP), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D

     

    A)  ERRADO. É somente a autoridade judiciário e não o MP.

    Art. 181. No caso de inobservância de formalidades, ou no caso de omissões, obscuridades ou contradições, a autoridade judiciária mandará suprir a formalidade, complementar ou esclarecer o laudo.

     

    B) ERRADO. Em regra far-se-á no juizo deprecado.

    Art. 177.  No exame por precatória, a nomeação dos peritos far-se-á no juízo deprecado. Havendo, porém, no caso de ação privada, acordo das partes, essa nomeação poderá ser feita pelo juiz deprecante.

     

    C)  ERRADO. Será separadamente e não em conjunto

    Art. 180.  Se houver divergência entre os peritos, serão consignadas no auto do exame as declarações e respostas de um e de outro, ou cada um redigirá separadamente o seu laudo, e a autoridade nomeará um terceiro; se este divergir de ambos, a autoridade poderá mandar proceder a novo exame por outros peritos.

     

      D) CORRETO

    Art. 172.  Proceder-se-á, quando necessário, à avaliação de coisas destruídas, deterioradas ou que constituam produto do crime.

            Parágrafo único.  Se impossível a avaliação direta, os peritos procederão à avaliação por meio dos elementos existentes nos autos e dos que resultarem de diligências.

     

    E)  ERRADO. No caso de exame de corpo delito, nunca deverá ser negada.

    Art. 184.  Salvo o caso de exame de corpo de delito, o juiz ou a autoridade policial negará a perícia requerida pelas partes, quando não for necessária ao esclarecimento da verdade.

  • A questão cobrou conhecimentos acerca do exame de corpo de delito.

    A – Incorreta.  Havendo omissões ou contradições no laudo, a autoridade judiciária mandará complementar ou esclarecer o laudo. O Ministério Público não tem esse poder de mandar complementar o laudo pericial.

    B – Incorreta.  No exame por precatória, a nomeação dos peritos far-se-á no juízo deprecado (art. 177 do Código de Processo Penal).

    C – Incorreta. Havendo divergência entre os peritos cada um responderá os quesitos no laudo de forma separada ou cada um fará um laudo, conforme o art. 180 do CPP. O restante da alternativa está correta.

    D – Correta. A alternativa apenas reescreve o parágrafo único do art. 172 do CPP.

    E – Incorreta. O exame de corpo de delito, quando a infração deixa vestígio, é indispensável (art. 158, CPP). O Exame de corpo de delito é a única perícia que não pode ser indeferida pela autoridade policial ou judiciária, é um resquício da prova tarifada.

    Gabarito, letra D.

ID
1895770
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

A respeito do exame de corpo de delito e das perícias em geral, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     

    A) ERRADO. Art. 176.  A autoridade e as partes poderão formular quesitos até o ato da diligência.

     

    B) ERRADO Art. 176.  A autoridade e as partes poderão formular quesitos até o ato da diligência.

     

    C) ERRADO Art. 182.  O juiz não ficará adstrito ao laudo, podendo aceitá-lo ou rejeitá-lo, no todo ou em parte.

     

    D)  ERRADO Art. 176.  A autoridade e as partes poderão formular quesitos até o ato da diligência.

     

    E)   CORRETO § 5o  Durante o curso do processo judicial, é permitido às partes, quanto à perícia:

     II – indicar assistentes técnicos que poderão apresentar pareceres em prazo a ser fixado pelo juiz ou ser inquiridos em audiência. 

  • Correta, E

    A - Errada -
     Os quesitos poderão ser formulados ATÉ o ato da diligência.

    B - Errada - As partes é permitido a formulação de quesitos, desde que observado o lapso temporal.

    C - Errada - O juiz NÃO ficará adstrito ao lado, podendo aceitá-lo ou rejeitá-lo, no todo ou em parte.

    D- Errada - o MP não é obrigado a formular os quesitos, por expressa previsão legal.

  • GB E

  • GB E

  • GABARITO LETRA E

    Art. 159, §5º, inciso II = § 5º Durante o curso do processo judicial, é permitido às partes, quanto à perícia:  II – indicar assistentes técnicos que poderão apresentar pareceres em prazo a ser fixado pelo juiz ou ser inquiridos em audiência.

  • A presente questão aborda temática relacionada a prova pericial e exige conhecimento especificamente sobre laudo, formulação de quesitos e apresentação de assistentes técnicos. Vejamos.

    A) Incorreta. A assertiva contraria o texto de lei, pois aduz que a autoridade poderá formular quesitos após o ato da diligência. Todavia, estabelece o art. 176 do CPP que a formulação de quesitos pode ocorrer até o ato da diligência, diversamente do que infere a assertiva.

    Art. 176 do CPP. A autoridade e as partes poderão formular quesitos até o ato da diligência.

    B) Incorreta. Como visto na explicação da assertiva anterior, é possível que as partes formulem quesitos. Não há qualquer vedação a esse respeito.

    Art. 176.  A autoridade e as partes poderão formular quesitos até o ato da diligência.

    C) Incorreta. Trata-se de assertiva que contraria texto legal, uma vez que o Código de Processo Penal não adotou o sistema vinculatório. Conforme disciplina o art. 182 do CPP “o magistrado não ficará vinculado ao laudo, podendo aceitá-lo ou rejeitá-lo, no todo ou em parte". Trata-se, portanto, de uma faculdade do juiz.

    D) Incorreta. A assertiva apresenta ideia de que seria obrigatória a formulação de quesitos pelo Ministério Público. Contudo, o art. 176 do CPP não traz verbo imperativo (deverá), o que nos leva à conclusão de que se trata de um ato facultativo. O Ministério Público, enquanto parte no processo, poderá formular quesito.

    Art. 176.  A autoridade e as partes poderão formular quesitos até o ato da diligência.

    E) Correta.  A assertiva trata sobre a possibilidade de as partes indicarem assistentes técnicos durante o curso do processo judicial, o que está em perfeita consonância com o texto legal.

    Art. 159, § 5º. Durante o curso do processo judicial, é permitido às partes, quanto à perícia:
    II – indicar assistentes técnicos que poderão apresentar pareceres em prazo a ser fixado pelo juiz ou ser inquiridos em audiência. 

    Gabarito do professor: alternativa E.

ID
1895773
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Foi realizada uma perícia a fim de apurar crime de lesão corporal, contudo referido exame foi incompleto.

Considerando esse caso hipotético, acerca do exame pericial em caso de lesões corporais, segundo o CPP, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A. Todas as resposta estão fundamentadas no Art 168 do CPP.

     

    A) CORRETO  Art. 168.  Em caso de lesões corporais, se o primeiro exame pericial tiver sido incompleto, proceder-se-á a exame complementar por determinação da autoridade policial ou judiciária, de ofício, ou a requerimento do Ministério Público, do ofendido ou do acusado, ou de seu defensor.

     

    B) ERRADO. Art. 168.  Em caso de lesões corporais, se o primeiro exame pericial tiver sido incompleto, proceder-se-á a exame complementar por determinação da autoridade policial ou judiciária, de ofício, ou a requerimento do Ministério Público, do ofendido ou do acusado, ou de seu defensor.

     

    C) ERRADO. Art. 168.  Em caso de lesões corporais, se o primeiro exame pericial tiver sido incompleto, proceder-se-á a exame complementar por determinação da autoridade policial ou judiciária, de ofício, ou a requerimento do Ministério Público, do ofendido ou do acusado, ou de seu defensor.

     

    D) ERRADO.  Art. 168.  Em caso de lesões corporais, se o primeiro exame pericial tiver sido incompleto, proceder-se-á a exame complementar por determinação da autoridade policial ou judiciária, de ofício, ou a requerimento do Ministério Público, do ofendido ou do acusado, ou de seu defensor.

     

    E) ERRADO. Art. 168.  Em caso de lesões corporais, se o primeiro exame pericial tiver sido incompleto, proceder-se-á a exame complementar por determinação da autoridade policial ou judiciária, de ofício, ou a requerimento do Ministério Público, do ofendido ou do acusado, ou de seu defensor.

     

  • Correta, A

    CPP - Art. 168. 
     

    Em caso de lesões corporais, se o primeiro exame pericial tiver sido incompleto, proceder-se-á a exame complementar por determinação da autoridade policial ou judiciária, de ofício, ou a requerimento do Ministério Público, do ofendido ou do acusado, ou de seu defensor.

     

  • Art. 168.  Em caso de lesões corporais, se o primeiro exame pericial tiver sido incompleto, proceder-se-á a exame complementar por determinação da autoridade policial ou judiciária, de ofício, ou a requerimento do Ministério Público, do ofendido ou do acusado, ou de seu defensor.

    § 1  No exame complementar, os peritos terão presente o auto de corpo de delito, a fim de suprir-lhe a deficiência ou retificá-lo.

    § 2  Se o exame tiver por fim precisar a classificação do delito no , deverá ser feito logo que decorra o prazo de 30 dias, contado da data do crime.

    § 3  A falta de exame complementar poderá ser suprida pela prova testemunhal

  • A presente questão traz à baila o tema relativo ao exame pericial, assunto recorrente nos concursos públicos, especialmente naqueles destinados à carreiras policiais. A questão faz uma abordagem voltada para a literalidade da lei processual penal, tanto é assim que exige no enunciado o apontamento da assertiva “segundo o CPP".

    Analisemos as assertivas.

    A) Correta. A assertiva está em consonância com o art. 168, caput do CPP, trata-se de transcrição parcial do referido dispositivo.

    Art. 168.  Em caso de lesões corporais, se o primeiro exame pericial tiver sido incompleto, proceder-se-á a exame complementar por determinação da autoridade policial ou judiciária, de ofício, ou a requerimento do Ministério Público, do ofendido ou do acusado, ou de seu defensor.

    B) Incorreta. Ao dispor que o CPP veda a realização de exame complementar em crimes como a lesão corporal, a assertiva contraria o que dispõe o art. 168 do CPP, cujo conteúdo autoriza o exame complementar em crimes de lesão corporal quando o primeiro exame tiver sido incompleto.

    Art. 168.  Em caso de lesões corporais, se o primeiro exame pericial tiver sido incompleto, proceder-se-á a exame complementar por determinação da autoridade policial ou judiciária, de ofício, ou a requerimento do Ministério Público, do ofendido ou do acusado, ou de seu defensor.

    C) Incorreta. O Ministério Público é um dos legitimados para requerer a realização de exame complementar, conforme dispõe o art. 168 do CPP.

    Art. 168.  Em caso de lesões corporais, se o primeiro exame pericial tiver sido incompleto, proceder-se-á a exame complementar por determinação da autoridade policial ou judiciária, de ofício, ou a requerimento do Ministério Público, do ofendido ou do acusado, ou de seu defensor.

    D) Incorreta. A assertiva está equivocada, pois não há vedação para que o acusado requeira a realização de exame complementar; ao contrário, está autorizado a requerer, conforme art. 168 do CPP.

    Art. 168.  Em caso de lesões corporais, se o primeiro exame pericial tiver sido incompleto, proceder-se-á a exame complementar por determinação da autoridade policial ou judiciária, de ofício, ou a requerimento do Ministério Público, do ofendido ou do acusado, ou de seu defensor.

    E) Incorreta. A assertiva se mostra equivocada, pois o art. 168 do CPP estabelece a legitimidade do ofendido para requerer a realização do exame complementar.

    Art. 168.  Em caso de lesões corporais, se o primeiro exame pericial tiver sido incompleto, proceder-se-á a exame complementar por determinação da autoridade policial ou judiciária, de ofício, ou a requerimento do Ministério Público, do ofendido ou do acusado, ou de seu defensor.

    Gabarito do professor: alternativa A.

ID
1895776
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal

Acerca do exame de corpo de delito e das perícias em geral, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • B (correta) -  CPP Art. 162.
            Parágrafo único.  Nos casos de morte violenta, bastará o simples exame externo do cadáver, quando não houver infração penal que apurar, ou quando as lesões externas permitirem precisar a causa da morte e não houver necessidade de exame interno para a verificação de alguma circunstância relevante.

     

    A (errada) - CPP Art.162  A autópsia será feita pelo menos 6 horas depois do óbito, salvo se os peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararão no auto.

     

    C (errada) - CPP Art. 166.  Havendo dúvida sobre a identidade do cadáver exumado, proceder-se-á ao reconhecimento pelo Instituto de Identificação e Estatística ou repartição congênere ou pela inquirição de testemunhas, lavrando-se auto de reconhecimento e de identidade, no qual se descreverá o cadáver, com todos os sinais e indicações.

     

    D (errada) - CPP Art. 169.  Para o efeito de exame do local onde houver sido praticada a infração, a autoridade providenciará imediatamente para que não se altere o estado das coisas até a chegada dos peritos, que poderão instruir seus laudos com fotografias, desenhos ou esquemas elucidativos. Parágrafo único.  Os peritos registrarão, no laudo, as alterações do estado das coisas e discutirão, no relatório, as consequências dessas alterações na dinâmica dos fatos.  

     

    E (errada) - CPP Art. 173.  No caso de incêndio, os peritos verificarão a causa e o lugar em que houver começado, o perigo que dele tiver resultado para a vida ou para o patrimônio alheio, a extensão do dano e o seu valor e as demais circunstâncias que interessarem à elucidação do fato.


ID
1895779
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Quanto ao exame para o reconhecimento de escritos, por comparação de letra, segundo o CPP, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • (C)
    Art. 174.  No exame para o reconhecimento de escritos, por comparação de letra, observar-se-á o seguinte:

    IV - quando não houver escritos para a comparação ou forem insuficientes os exibidos, a autoridade mandará que a pessoa escreva o que Ihe for ditado. Se estiver ausente a pessoa, mas em lugar certo, esta última diligência poderá ser feita por precatória, em que se consignarão as palavras que a pessoa será intimada a escrever.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del3689.htm

  • Art. 174. No exame para o reconhecimento de escritos, por comparação de letra, observar-se-á o seguinte:

    - a pessoa a quem se atribua ou se possa atribuir o escrito será intimada para o ato, se for encontrada;

    II - para a comparação, poderão servir quaisquer documentos que a dita pessoa reconhecer ou já tiverem sido judicialmente reconhecidos como de seu punho, ou sobre cuja autenticidade não houver dúvida;

    III - a autoridade, quando necessário, requisitará, para o exame, os documentos que existirem em arquivos ou estabelecimentos públicos, ou nestes realizará a diligência, se daí não puderem ser retirados;

    IV - quando não houver escritos para a comparação ou forem insuficientes os exibidos, a autoridade mandará que a pessoa escreva o que Ihe for ditado. Se estiver ausente a pessoa, mas em lugar certo, esta última diligência poderá ser feita por precatória, em que se consignarão as palavras que a pessoa será intimada a escrever.

  • Gabarito: Letra C! CPP, Art. 174, IV.  Correto, pois a questão pediu "segundo o CPP". Contudo, cabe fazer a seguinte observação:

     

    "Convém ressaltar que, por força do direito de não produzir prova contra si mesmo, o acusado não está obrigado a fornecer material do próprio punho para o exame grafotécnico".

    Fonte: Manual de Direito Processual Penal - Renato Brasileiro de Lima - 4 ed (2016).

  • a) Art. 174, II - para a comparação, poderão servir quaisquer documentos que a dita pessoa reconhecer ou já tiverem sido judicialmente reconhecidos como de seu punho, ou sobre cuja autenticidade não houver dúvida;

    b) Art. 174, III - a autoridade, quando necessário, requisitará, para o exame, os documentos que existirem em arquivos ou estabelecimentos públicos, ou nestes realizará a diligência, se daí não puderem ser retirados;

    c) correto. Art. 174, IV - quando não houver escritos para a comparação ou forem insuficientes os exibidos, a autoridade mandará que a pessoa escreva o que Ihe for ditado (...).

     

    d) Art. 174, IV- (...) Se estiver ausente a pessoa, mas em lugar certo, esta última diligência poderá ser feita por precatória, em que se consignarão as palavras que a pessoa será intimada a escrever.

     

    e) Art. 174, II - para a comparação, poderão servir quaisquer documentos que a dita pessoa reconhecer ou já tiverem sido judicialmente reconhecidos como de seu punho, ou sobre cuja autenticidade não houver dúvida;

  • Sayuri Sakaue, neste caso, o investigado/réu estará DESOBRIGADO em decorrência do nemo tenetur se detegere. Inclusive, já é o posicionamento do STF quanto ao artigo em comento.

    Note também que o nosso Código de Processo Penal já está um tanto caduco (de 1941!), então é normal que ainda de observe alguns artigos munidos de redação atécnica quando se contrasta com a CF/88 e os diversos Tratados Internacionais assinados pelo Brasil de lá para cá. O recomendável é resolver esse tipo de questão com bastante cuidado, analisando-se o nível de aprofundamento do cargo e o que a banca costuma cobrar. Nesse caso, cobrou-se a estrita letra da lei... Então faça o que a banca quer, rs. Abraços.

  • Alternativa A e a E estão erradas, pois uma complementa a outra. O "somente" deixou a alternativa errada.

    A- Para a comparação, somente poderão servir os documentos que já tiverem sido judicialmente reconhecidos como de próprio punho da pessoa a quem se atribua o escrito.

    E -Para a comparação, somente servirão os documentos sobre cuja autenticidade não houver dúvida.

    Art 174, II - Para comparação, poderão servir quaisquer documentos que a dita pessoa reconhecer ou já tiverem sido judicialmente reconhecidos como de seu punho, ou sobre cuja autenticidade não houver dúvidas;

  • Gabarito: C

    Art. 174.  No exame para o reconhecimento de escritos, por comparação de letra, observar-se-á o seguinte:

    I - a pessoa a quem se atribua ou se possa atribuir o escrito será intimada para o ato, se for encontrada;

    II - para a comparação, poderão servir quaisquer documentos que a dita pessoa reconhecer ou já tiverem sido judicialmente reconhecidos como de seu punho, ou sobre cuja autenticidade não houver dúvida;

    III - a autoridade, quando necessário, requisitará, para o exame, os documentos que existirem em arquivos ou estabelecimentos públicos, ou nestes realizará a diligência, se daí não puderem ser retirados;

    IV - quando não houver escritos para a comparação ou forem insuficientes os exibidos, a autoridade mandará que a pessoa escreva o que Ihe for ditado. Se estiver ausente a pessoa, mas em lugar certo, esta última diligência poderá ser feita por precatória, em que se consignarão as palavras que a pessoa será intimada a escrever.

  • Gabarito: letra C.

    porém, o acusado não está obrigado a fornecer material do próprio punho para o exame grafotécnico, pois não é obrigado a produzir prova contra si.

  • A presente questão demanda conhecimento sobre exame para o reconhecimento de escritos, por comparação de letra, e faz uma abordagem voltada para a literalidade da lei processual penal, tanto é assim que exige no enunciado o apontamento da assertiva “segundo o CPP".

    Abaixo o fundamento legal que utilizaremos na resolução da questão.

    Art. 174.  No exame para o reconhecimento de escritos, por comparação de letra, observar-se-á o seguinte:
    I - a pessoa a quem se atribua ou se possa atribuir o escrito será intimada para o ato, se for encontrada;
    II - para a comparação, poderão servir quaisquer documentos que a dita pessoa reconhecer ou já tiverem sido judicialmente reconhecidos como de seu punho, ou sobre cuja autenticidade não houver dúvida;
    III - a autoridade, quando necessário, requisitará, para o exame, os documentos que existirem em arquivos ou estabelecimentos públicos, ou nestes realizará a diligência, se daí não puderem ser retirados;
    IV - quando não houver escritos para a comparação ou forem insuficientes os exibidos, a autoridade mandará que a pessoa escreva o que Ihe for ditado. Se estiver ausente a pessoa, mas em lugar certo, esta última diligência poderá ser feita por precatória, em que se consignarão as palavras que a pessoa será intimada a escrever.

    Embora não seja objeto nuclear da questão, importa mencionar o relevante entendimento do professor Guilherme Nucci sobre a proteção contra a autoincriminação (2016, p. 278):

    “Ninguém é obrigado, segundo emana do sistema constitucional e é reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal, a produzir prova contra si mesmo. Portanto, se o investigado é o suspeito ou indiciado, conforme orientação de sua defesa, pode preferir não fornecer o material para o exame ser realizado. Tal conduta jamais poderá ser considerada crime de desobediência, do contrário estar-se-ia subvertendo a ordem jurídica, obrigando o indivíduo a produzir prova contra seu próprio interesse. E se assim ocorresse nada impediria que alguém fosse, um dia, obrigado a confessar, sob pena de responder por falso testemunho, o que iria consagrar a ilogicidade no campo da autodefesa. A lei prevê hipóteses para contornar a falta de colaboração do interessado, propiciando à autoridade que se valha de outros documentos emanados do punho do investigado, cuja autenticidade já tiver sido evidenciada em juízo ou por qualquer outro meio de prova em direito admitido. Além disso, deverá requisitar documentos constantes de arquivos ou estabelecimentos públicos ou privados para proceder à comparação. Por outro lado, o indiciado ou suspeito poderá estar contribuindo para a formação de indício contra si mesmo. Embora não seja ele obrigado a formar prova contra sua pessoa, não possui, como ocorre com o direito ao silêncio, garantia expressa na Constituição, impedindo de ser levado em conta seu ato negando a colaboração. Enquanto no caso do direito ao silêncio, o texto constitucional assegura claramente a garantia, sem qualquer consequência negativa em retorno, a proibição da obrigação de se autoincriminar não é expressa, de modo que podem fluir consequências dessa atitude. Ninguém pode obrigar o suspeito a fornecer material grafotécnico, embora inexista proibição expressa para o juiz deixar de levar tal conduta em consideração, no conjunto geral de avaliação da prova. Aliás, antes do advento da Constituição de 1988 era o que se fazia, inclusive, com referência ao silêncio do réu ou indiciado, podendo o magistrado, à época, interpretar o fato em prejuízo da sua defesa".

    Analisemos as assertivas:

    A) Incorreta. A assertiva se mostra equivocada, pois admite que, para a comparação, somente poderão servir os documentos que já tiverem sido judicialmente reconhecidos como de próprio punho da pessoa a quem se atribua o escrito, No entanto, o art. 174, II do CPP permite também a utilização de quaisquer documentos que a pessoa a quem se atribua o escrito reconhecer.

    B) Incorreta. O equívoco da assertiva está na substituição da expressão “estabelecimentos públicos" para “estabelecimentos privados". O art. 174, III do CPP autoriza, quando necessário, a requisição, para o exame, dos documentos que existirem em arquivos ou estabelecimentos públicos, e não estabelecimentos privados - como infere a assertiva.

    C) Correta. A assertiva está em consonância com o disposto no art. 174, IV do CPP.

    D) Incorreta. Ao dispor que o exame não poderá ser realizado mediante precatória, a assertiva contraria a previsão do art. 174, IV do CPP, a qual estabelece que a “diligência poderá ser feita por precatória, em que se consignarão as palavras que a pessoa será intimada a escrever".

    E) Incorreta. A assertiva contraria o disposto no art. 174, II do CPP, uma vez que, além de ser permitida, para a comparação, a utilização de documento sobre cuja autenticidade não houver dúvida, também é autorizada a utilização de quaisquer documentos que a dita pessoa reconhecer ou já tiverem sido judicialmente reconhecidos como de seu punho.

    NUCCI, Guilherme de Souza. Código de Processo Penal Comentado. 15. ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2016.
    Gabarito do Professor: alternativa C.
  • Finalidade da disposição: O artigo 174 tem por objetivo regulamentar como determinar a autoria de escritos.

    Negativa do acusado em escrever: O acusado não pode ser obrigado a produzir prova contra si e, portanto, pode se negar a escrever o que lhe for ditado. A negativa não configura delito de desobediência.

    Perícia grafotécnica: Sobre a perícia grafotécnica, ver o subtítulo  no título Produção de prova, conflito entre acusados e recurso cabível, em comentários ao artigo 145.


ID
1895782
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As condições de trabalho estabelecidas na Norma n.º 17 – Ergonomia, do Ministério do Trabalho e Emprego, incluem o(a)

Alternativas
Comentários
  • anexo I- 4 
    anexo II- 2

  • NR 17 – ERGONOMIA

     

    17.1.1. As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.

     

    GABARITO: A

  • Concordo, gabarito errado apenas para o Cebraspe.


ID
1895785
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma determinada Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) recebeu reclamação de trabalhador relatando que as portas de saída de emergência do estabelecimento ficavam fechadas para evitar a possibilidade de estranhos entrarem na empresa.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a correta decisão dos membros da referida CIPA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D - Requerer ao empregador que mantenha as portas de saída de emergência destrancadas, ao menos no horário de trabalho, em conformidade com as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego. 

     

    NR 23 - Proteção Contra Incêndios Publicação

    23.2 Os locais de trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança, em caso de emergência.

    23.4 Nenhuma saída de emergência deverá ser fechada à chave ou presa durante a jornada de trabalho.

    23.5 As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.

     

  • D.


ID
1895788
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a maneira como são escolhidos o presidente e o vice-presidente da CIPA.

Alternativas
Comentários
  • NR 5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

     

    5.11 O empregador designará entre seus representantes o Presidente da CIPA, e os representantes dos empregados escolherão entre os titulares o vice-presidente.

     

    GABARITO: C

     

  • C.

    -Lembrando que dura 1 ano o mandato, com 1 reeleição.


ID
1895791
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um trabalhador de laboratório de anatomia humana observou a presença de risco ocupacional de origem biológica e química no seu local de trabalho. De acordo com a Norma Regulamentadora n.º 6, que trata de EPI, para evitar dano à saúde do trabalhador, a empresa deverá

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

     

    6.3 A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:

    a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;

     b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e,

    c) para atender a situações de emergência.

  • NR 6 - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI

     

    6.3 A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:

     

    a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;

    b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e,

    c) para atender a situações de emergência.

     

    GABARITO: B

  • tem que dar EPI se:

    A) medidas gerais não dão proteção suficiente.

    B) medidas de proteção coletiva ainda estiverem sendo implantadas; e,

    c) emergência.


ID
1895794
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Primeiros Socorros
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta equipamento muito importante para realizar medidas de primeiros socorros na parada cardiorrespiratória, sendo legalmente obrigatório em determinados locais de grande movimentação de público.

Alternativas
Comentários
  • Famoso DEA!

    Só pode ser usado (e só dá o choque quando em Assistolia, Taquicardia ventricular sem pulso e Fibrilação ventricular)

  • Equipamento obrigatório em determinados locais de grande movimentação de público. ?

    e

    desfibrilador externo automático, caso venha ocorre uma PRC.

  • desfibrilador automático externo (DEA), utilizado em parada cardiorrespiratória, tem como função identificar o ritmo cardíaco "FV" ou fibrilação ventricular, presente em 90% das paradas cardíacas. Efetua a leitura automática do ritmo cardíaco através de pás adesivas no tórax


ID
1895797
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Norma Regulamentadora n.º 24 do Ministério do Trabalho e Emprego estabelece obrigatoriedade sobre as condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta a condição obrigatória que poderá ser dispensada por autoridade competente em matéria de segurança e medicina do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Gab: D

     

     24.2.15 Em casos especiais, poderá a autoridade local competente em matéria de segurança e medicina do trabalho, em decisão fundamentada submetida à homologação do MTb, dispensar a exigência de armários individuais para determinadas atividades.


ID
1895800
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de equipamento conjugado de proteção individual.

Alternativas
Comentários
  • NR 6 - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI

     

    6.1.1 Entende-se como Equipamento Conjugado de Proteção Individual, todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

     

    ANEXO I
    LISTA DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

     

    B.3 - Máscara de Solda
    a) máscara de solda para proteção dos olhos e face contra impactos de partículas volantes, radiação ultra-violeta, radiação infra-vermelha e luminosidade intensa.
     

    GABARITO: C


ID
1895803
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Trabalhador, auxiliar de autópsia, que usava EPI inadequado, sofreu acidente cortante ao realizar autópsia.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a primeira providência a ser tomada pelo trabalhador.

Alternativas
Comentários
  • Gab A

    Profilaxia é um termo utilizado na área da saúde e significa medidas de prevenção. A origem da palavra é grega e quer dizer “Cautela”. O termo profilaxia se refere a medidas de precaução e a adoção de meios que evitem a proliferação de doenças. Um exemplo destas medidas de profilaxia é a vacinação.

  • esses coquetéis precisam ser tomados nas primeiras horas, após o contato.


ID
1895812
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Dangelo e Fattini em Anatomia Humana Básica, “a simples observação de um grupamento humano evidencia de imediato diferenças morfológicas entre os elementos que compõem o grupo”. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta a denominação dessas diferenças.

Alternativas

ID
1895815
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando o biótipo dos indivíduos, os cadáveres magros, em geral compridos, ao contrário dos obesos e baixos, são designados

Alternativas
Comentários
  • O paciente brevilíneo apresenta o pescoço curto e grosso, os membros são curtos em relação ao tórax, este é alargado e volumoso, a musculatura é bem desenvolvida e a estatura é baixa (característico de nanismo). Os indivíduos normolíneos caracterizam-se por apresentarem o desenvolvimento harmônico da musculatura e a proporção equilibrada entre o tronco e os membros. Os longilíneos apresentam pescoço longo e delgado, membros alongados e desproporcionais em relação ao tronco, tórax afilado e chato, musculatura pouco desenvolvida e estatura, elevada (característico de pacientes com síndrome de Marfan).


ID
1895818
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O osso humano que apresenta o maior comprimento chama-se

Alternativas
Comentários
  • Fêmur


ID
1895821
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca do esqueleto axial, do esqueleto apendicular e das relações entre eles, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Esqueleto apendicular: cinturas pélvica e escapular e MMSS e MMII

     

    Esqueleto Axial: Crânio, tórax e coula vvertebral

     

     

  • O ESQUELETO APENDICULAR NÃO É O ESQUELETO COMPLETO? SE SIM, O SACRO E O EXTERNO NÃO ESTÃO LOCALIZADOS NELE?

  • Apendicular: lembre-se de apendice, aquilo que é acessorio.
  • Reposta certa E

    As cinturas escapular e pélvica unem o esqueleto apendicular ao axial. 

  • Esterno escrito com "s"!

  • GABARITO: E de PERTENCEREMOS!


ID
1895824
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As descrições anatômicas exigem um referencial para as posições e partes corporais. Assim sendo, foram criados planos imaginários que atravessam o corpo na posição anatômica.

Assinale a alternativa que apresenta o plano vertical que atravessa o corpo longitudinalmente e de frente para trás, dividindo-o em dois lados de tamanhos diferentes.

Alternativas
Comentários
  • Tamanhos diferentes??? Nao entende isso.... poderia também ser mediano?

  • Então  de acordo com a resposta da colega núbia a questão tem duas respostas corretas, sendo elas, letra C E D.

     

  • Acho que agora ficou clara a minha explicação. O plano sagital se diferencia do plano mediano no tamanho das partes divididas que não são iguais.

  • Plano sagital: o plano vertical que atravessa o corpo longitudinalmente e de frente para trás, dividindo-o em dois lados de tamanhos diferentes. Plano mediano: é um plano vertical que passa através do eixo mais longo que cruza o corpo, dos pés até a cabeça; este plano separa o corpo em antímeros direito e esquerdo. O que quer que esteja situada próximo a este plano é chamado medial, e o que está longe dele, lateral. Plano frontal : divide o corpo humano em partes anterior e posterior. Os cortes frontais se estendem entre os planos anterior e posterior. O plano frontal também é denominado de plano coronal. Plano horizontal, transverso ou axial: divide o corpo humano em partes superior e inferior. Atravessa o eixo menor do corpo, do dorso até o ventre, isto é, da posição posterior para a anterior. Divide a estrutura atravessada em porções superior e inferior.

    Resposta A

    Bibliografia Guyton, A. C. e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.
  • o problema foi a questão abordar o termo de frente para trás em vez de direita e esquerda. 

  • Essa questão ficou muito confusa. Em vários textos o termo sagital se encontra como sinônino para mediano.

  • "atravessa o corpo longitudinalmente e de frente para trás"

    Ele quis dizer a linha que atravessa o corpo de frente para trás, como se você pegasse a faca e cortasse de frente para trás assim fica duas bandas direita e esquerda.

     

    "dividindo-o em dois lados de tamanhos diferentes."

    Assim não pode ser o plano mediano.

     

    Gabarito: A

     

    Imagem:

    http://4.bp.blogspot.com/_GeG8FQy3gYU/TFno56ZZ5OI/AAAAAAAAAQk/PAyMnKmqFj0/s1600/planos.jpg

  • essa questão é uma piada.
    A partir do momento que fala em: de trás para frente, dá-se a ideia de ANTERIOR E POSTERIOR.
    Logo, frontal-coronal (são sinônimos).

  • Questão mal formulada

    "plano vertical que atravessa o corpo longitudinalmente e de frente para trás" entendo como plano mediano que vai dividir o corpo em direita e esquerda, mas no plano mediano divide em porções iguais.

    "dividindo-o em dois lados de tamanhos diferentes" com essa finalização entendo como plano coronal que vai dividir em porções diferentes.

    Sempre que pesquiso encontro o plano mediano como o mesmo do plano sagital, assim como o coronal sendo o mesmo do frontal.

     

  • A questão não é confusa. As primeiras páginas do Dangelo e Fatini trazem esses conceitos de forma muito similar.

    • Mediano (médio sagital) - divide o corpo nas metades direita e esquerda.

    • Frontal (coronal) - divide o corpo em porções anterior (Frente) e posterior (Atrás).

    • Transversal (axial, horizontal ) - divide o corpo em porções superior e inferior.

    Fonte: https://www.kenhub.com/pt/library/anatomia/terminologia-anatomica-pt

  • Em certas conceituações, o plano mediano e sagital podem ser sinônimos, quando se fala em cortes, pórem, em relação aos planos, o plano mediano divide em dois lados iguais, já os sagitais são os planos PARALELOS ao mediano.


ID
1895827
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal

As descrições anatômicas exigem um referencial para as posições e partes corporais. Assim sendo, foram criados planos imaginários que atravessam o corpo na posição anatômica.

Assinale a alternativa que apresenta o plano vertical que atravessa longitudinalmente o corpo, dividindo-o em duas metades, direita e esquerda.

Alternativas
Comentários
  • Sagital e mediano não são a mesma coisa?

  • Cesar, não são.

    Mediano =  divide em direita e esquerda "igualmente", partindo ao meio.

    Sagital = divide paralelamente ao mediano, ou seja pode cortar ali em cima do ombro.

     

    Link da imagem:

    http://4.bp.blogspot.com/_GeG8FQy3gYU/TFno56ZZ5OI/AAAAAAAAAQk/PAyMnKmqFj0/s1600/planos.jpg

  • Em todas as literaturas que já li, sagital e medial são sinônimos. Eu entraria com recurso na questão. 

    http://www.cpaqv.org/cinesiologia/planos_eixos_movimentos.pdf

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em anatomia. Lembrando que a posição anatômica é descrita como:
    Indivíduo em posição ereta (em pé, posição ortostática ou bípede);Com a face vol­tada para frente;O olhar dirigido para o horizonte;membros superiores estendidos, ao longo do tronco e com as palmas voltadas para frente;membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente.
    Não importa, portanto, que o cadáver esteja sobre a mesa em decúbito dorsal (com o dorso acolado à mesa), decúbito ventral (com o ventre acolado à me­sa) ou decúbito lateral (de lado): as descrições anatômicas são sempre feitas considerando o indivíduo em posição anatômica.

    A) ERRADO. Planos sagitais são são planos verticais que passam através do corpo, paralelos ao plano mediano. A partir do plano medial, qualquer plano paralelo à esquerda ou à direita - do medial - é considerado "plano sagital".

    B) CERTO. O plano mediano é um plano vertical que passa através do eixo mais longo que cruza o corpo, dos pés até a cabeça; este plano separa o corpo em antímeros direito e esquerdo. O que quer que esteja situada próximo a este plano é chamado medial, e o que está longe dele, lateral.

    C) ERRADO. São planos verticais que passam através do corpo em ângulos retos com o plano mediano, dividindo-o em partes anterior (frente) e posterior (de trás).

    D) ERRADO. Plano coronal é a mesma coisa que plano frontal.

    E) ERRADO. Planos transversos, ou horizontais, são planos que passam através do corpo em ângulos retos com os planos coronais e mediano. Dividem o corpo em partes superior e inferior.

    Gabarito do professor: Alternativa B.


ID
1895830
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As descrições anatômicas exigem um referencial para as posições e partes corporais. Assim sendo, foram criados planos imaginários que atravessam o corpo na posição anatômica.

Assinale a alternativa que apresenta o plano que divide o corpo em porção cranial e caudal.

Alternativas
Comentários
  •  Planos Transversos (Horizontais): são planos que passam através do corpo em ângulos retos com os planos coronais e mediano. Divide o corpo em partes superior e inferior.

  • Plano Transversal

    Divide o corpo horizontalmente em duas metades, superior e inferior;

    Termos de Relação

    Anterior ou Ventral; Posterior ou Dorsal ; Lateral ou direita ou esquerda; Superior ou Cranial; Inferior ou Caudal; Lateral ; Intermedial ou entre a linha média; Medial ou na linha média.

     

    Fonte: http://blogdabiologiaegestaoambiental.blogspot.com.br/2012/01/planos-e.html

  • gabarito E.

     

    sagital -divide o corpo entre direita e esquerda, possui esse nome porque passa exatamente na sutura sagital do crânio; quando passa bem no meio do corpo.

     

    coronal -é o plano que corta o corpo lateralmente, de uma orelha a outra. Possui esse nome porque passa exatamente na sutura coronal do crânio. Também pode ser chamado de plano frontal. Ele divide parte da frente e de trás.

     

     transversal ou horizontal- é o plano que corta o corpo transversalmente, também é chamado de plano axial. Através desse plano podemos dizer se uma estrutura é superior  ou inferior.

     


ID
1895833
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O órgão do tubo digestório que une a cavidade oral ao estômago é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Esôfago

  • une a cavidade oral ao estômago - Esôfago

    órgão do tubo digestório - Esôfago

     


ID
1895836
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante a serragem da caixa encefálica, nota-se que as lâminas interna e externa são estruturas ósseas compactas, separadas entre si por uma substância esponjosa chamada díploe. A substância esponjosa é constituída de

Alternativas
Comentários
  • Nos ossos planos, a disposição das substâncias ósseas é diferente. Existe uma lâmina externa e outra interna de substância óssea compacta, envolvendo uma camada de substância óssea esponjosa, que nos ossos planos do crânio é denominada díploe. A substância compacta é uma estrutura sólida, “sem" espaços internos. Ela dá contorno ao osso, constituindo sua porção externa ou lâmina cortical. Por ser compacta é menos elástica que a porção interna do osso. Esta é formada pela substância esponjosa ou trabecular, mais elástica. É um emaranhado de trabéculas ou espículas ósseas, com pequenos espaços ou cavidades entre elas, preenchidos por medula óssea.

    A rigor, a medula óssea amarela já não produz células sanguíneas nos indivíduos adultos. Essa função fica restrita apenas a alguns ossos que apresentam medula vermelha. Nos recém-nascidos, a maioria dos ossos é preenchida por grande quantidade de medula vermelha. A cartilagem é encontrada principalmente na região articular, uma delgada camada de cartilagem hialina que reveste um osso no local em que se articula com outro osso. Os tecidos adiposo e fibroso não faz parte do sistema ósseo.

    Portanto a resposta correta é letra B já que a substância esponjosa é constituída de emaranhado de trabéculas ou espículas ósseas, com pequenos espaços ou cavidades entre elas, preenchidos por medula óssea vermelha.

    Gabarito da Banca: Letra A
    Gabarito do Professor: Letra B

    Bibliografia Guyton, A. C. e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011. http://www.ict.unesp.br/disciplina/anatomia/CAP-02...
  • Gabarito Letra: A

    Nos ossos planos, a substância esponjosa situa-se entre duas camadas de substância compacta. Nos ossos da CALVÁRIA, a substância esponjosa é chamada de DÍPLOE. Os ossos curtos são formados por osso esponjoso revestido por osso compacto, como nas epífises dos ossos longos.

  • Isso ta certo??? Díploe não é osso esponjoso?

  • Bom dia!

    Objetivando ajudar àqueles que não possuem "assinatura" ainda.

    Comentário do professor:

    Nos ossos planos, a disposição das substâncias ósseas é diferente. Existe uma lâmina externa e outra interna de substância óssea compacta, envolvendo uma camada de substância óssea esponjosa, que nos ossos planos do crânio é denominada díploe. A substância compacta é uma estrutura sólida, “sem" espaços internos. Ela dá contorno ao osso, constituindo sua porção externa ou lâmina cortical. Por ser compacta é menos elástica que a porção interna do osso. Esta é formada pela substância esponjosa ou trabecular, mais elástica. É um emaranhado de trabéculas ou espículas ósseas, com pequenos espaços ou cavidades entre elas, preenchidos por medula óssea.

    A rigor, a medula óssea amarela já não produz células sanguíneas nos indivíduos adultos. Essa função fica restrita apenas a alguns ossos que apresentam medula vermelha. Nos recém-nascidos, a maioria dos ossos é preenchida por grande quantidade de medula vermelha. A cartilagem é encontrada principalmente na região articular, uma delgada camada de cartilagem hialina que reveste um osso no local em que se articula com outro osso. Os tecidos adiposo e fibroso não faz parte do sistema ósseo.

    Portanto a resposta correta é letra B já que a substância esponjosa é constituída de emaranhado de trabéculas ou espículas ósseas, com pequenos espaços ou cavidades entre elas, preenchidos por medula óssea vermelha.

    Gabarito da Banca: Letra A

    Gabarito do Professor: Letra B

    Bibliografia Guyton, A. C. e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.

  • O estudo microscópico do tecido ósseo distingue a substância óssea compacta e a substância óssea esponjosa.

    Embora os elementos constituintes sejam os mesmos nos dois tipos de substância óssea, eles dispõem-se diferentemente conforme o tipo considerado e o seu aspecto macroscópico também difere.

    Na substância óssea compacta, as lamínulas de tecido ósseo encontram-se fortemente unidas umas às outras pelas suas faces, sem que haja espaço livre interposto.

    Por esta razão, este tipo é mais denso e duro.

    Na substância óssea esponjosa, as lamínulas ósseas, mais irregulares em forma e tamanho, se arranjam de

    forma a deixar entre si, espaços ou lacunas que se comunicam umas com as outras e que, a semelhança do canal medular, contém medula.

    As lacunas entre as lamínulas ósseas são chamadas de trabéculas ósseas.

    Nos ossos longos a diáfise é composta por osso compacto externamente ao canal medular, enquanto as epífises são compostas por osso esponjoso envolto, por uma fina camada de osso compacto.

    Nos ossos planos, a substância esponjosa situa-se entre duas camadas de substância compacta.

    Nos ossos da CALVÁRIA, a substância esponjosa é chamada de DÍPLOE.


ID
1895839
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A correta retirada do sistema nervoso central para análise macroscópica exige secção da tenda ou do tentório do cerebelo, a fim de não danificá-lo. Repousando sobre a tenda do cerebelo, encontram-se os lobos

Alternativas
Comentários
  • occipitais repousam sobre a tenda do cerebelo.

  • occipitais repousam sobre a tenda do cerebelo.


ID
1895842
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta as veias da raiz do pescoço (área de junção do pescoço com o tórax) que liberam grande quantidade de sangue após secção.

Alternativas
Comentários
  • O pescoço é uma área de transição entre o tórax e a cabeça. No pescoço entramos estruturas vitais como a traquéia, o esôfago, os vasos carotídeos, a medula, a tireóide.

    As principais veias que drenam a cabeça e o pescoço são as veias jugulares externa, interna e anterior. A veia jugular externa: Esta veia drena sangue do couro cabeludo e face e esvazia na veia subclávia lateral à veia jugular interna. Na região cervical encontra-se que as veias facial, lingual e tireóidea superior.

    As veias cavas superior e inferior trazem o sangue venoso do corpo para o coração, não faz parte dos vasos da região cervical. Com isso já eliminamos as alternativas B e C.

    Há duas veias subclávias (grandes) em cada um dos lados do corpo humano. Cada uma delas é a continuação da veia axilar e une-se à veia jugular interna que forma assim a veia braquiocefálica. As veias braquiocefálica, nascem na união da veia subclávia e jugular interna e formam a veia cava superior, após terem recolhido sangue proveniente da cabeça, pescoço, membros superiores, tronco e ráquis. Não fazem parte da raiz do pescoço. Eliminamos a alternativa D e E.

    Veias diploicas e temporal situam-se na cabeça.

    Gabarito do professor: Letra A

    Bibliografia:
    Guyton, A. C.  e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.

  • b) veia cava e veia temporal

  • veia tireóidea e veia jugular externa B


ID
1895845
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta os três compartimentos que dividem a cavidade torácica.

Alternativas
Comentários
  • Profunda a parede torácica, encontra-se a cavidade torácica, que tem formato de um cone truncado (parte superior mais estreita e circunferência aumentando inferiormente).

    O assoalho muscular da cavidade torácica (diafragma) apresenta uma invaginação inferior profunda causada pelas vísceras da cavidade abdominal (que são circundadas por aproximadamente a metade inferior da parede torácica). Isso significa que o volume circundado pela parede torácica é maior do que a cavidade torácica.

    A cavidade torácica é dividida em três compartimentos e abriga os principais órgãos dos sistemas circulatório e respiratório. A cavidade torácica é dividida em três compartimentos: - Cavidades pulmonares direita e esquerda: contêm os pulmões e as pleuras (membranas de revestimento); - Mediastino central: compartimento interposto entre as duas cavidades pulmonares e separando-as, que contém coração, parte torácica dos grandes vasos, parte torácica da traqueia, esôfago, time e linfonodos.

    A caixa torácica osteocartilaginosa ou esqueleto torácico tem o formato de uma gaiola abaulada e inclui o esterno, 12 pares de costelas e cartilagens costais, 12 vértebras torácicas e discos intervertebrais. Ou seja, o esterno faz parte da caixa torácica e não da divisão das cavidades.

    Gabarito do professor: Letra B

    Bibliografia:
    Guyton, A. C. e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.
  • Letra B . Duas cavidades pleurais e um mediastino

  • Letra B

    A cavidade torácica é o espaço interior do tórax e está dividida em três partes: duas cavidades pleurais e o mediastino. É protegida pela caixa torácica. As cavidades pleurais são completamente separadas uma da outra e, com os pulmões, elas ocupam a maior parte da cavidade torácica.

  • Letra B

    A cavidade torácica é o espaço interior do tórax e está dividida em três partes: duas cavidades pleurais e o mediastino. É protegida pela caixa torácica. As cavidades pleurais são completamente separadas uma da outra e, com os pulmões, elas ocupam a maior parte da cavidade torácica.


ID
1895848
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca dos pulmões e do aparelho circulatório, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O pulmão direito tem 3 lobos divididos por 2 fissuras (oblíqua e horizontal).

    O pulmão esquerdo tem 2 lobos (1 superior e 1 inferior) dividido por 1 fissura oblíqua. O lobo inferior, o maior dos dois, está situado abaixo e atrás da fissura oblíqua, e compreende quase que toda a base do pulmão esquerdo, grande parte da face costal e a maior parte da margem posterior.

     

    http://ulbra-to.br/morfologia/2011/08/17/sistema-respiratorio

    http://anatomiaonline.com/pulmoes/

  • GAB: LATRA A

    pulmão direito tem 3 lobos divididos por 2 fissuras (oblíqua e horizontal).

    pulmão esquerdo tem 2 lobos (1 superior e 1 inferior) dividido por 1 fissura oblíqua. O lobo inferioro maior dos dois, está situado abaixo e atrás da fissura oblíqua, e compreende quase que toda a base do pulmão esquerdo, grande parte da face costal e a maior parte da margem posterior.


ID
1895851
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O diafragma separa a cavidade abdominal da cavidade torácica, possuindo aberturas que permitem a passagem de alguns órgãos. Com relação às aberturas do diafragma, é correto afirmar que o(a)

Alternativas
Comentários
  • O centro tendíneo localiza-se na parte ântero-central do diafragma e é apenas ele quem se move nas excursões respiratórias. Assemelha-se a um trevo de 3 folhas e nele há o forame da veia cava inferior por onde passa a veia de mesmo nome (além do nervo frênico, discutido mais adiante) que desemboca no coração e é responsável por drenar todo o sangue da porção inferior do corpo.

    Além dessa abertura, há outras passagens no diafragma conhecidas como hiatos esofágico e aórtico.

    É pelo hiato esofágico, uma abertura ovalada, que passa o esôfago (tubo muscular que provém da boca e termina no estômago). Junto com o esôfago há a passagem dos troncos vagais direito esquerdo (responsáveis pela inervação parassimpática dos órgãos torácicos e grande parte dos abdominais).

  • Alternativa B

    diafragma conta com três aberturas que permitem a passagem do esôfago (HIATO ESOFÁGICO).

  • Gab: B

    Além dessa abertura, há outras passagens no diafragma conhecidas como hiatos esofágico e aórtico.

    É pelo hiato esofágico, uma abertura ovalada, que passa o esôfago (tubo muscular que provém da boca e termina no estômago). Junto com o esôfago há a passagem dos troncos vagais direito esquerdo (responsáveis pela inervação parassimpática dos órgãos torácicos e grande parte dos abdominais).


ID
1895854
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca das características anatômicas do fígado, é correto afirmar que o(a)

Alternativas
Comentários
  • fígado ocupa quase todo o hipocôndrio D.

  • Artéria hepática e a veia porta se localizam no porta-hepatis.

  • Hipocôndrio direito

  • Pensei q a parte superior do figado fosse recoberta pelo diafragma
  • O fígado é um grande órgão maciço, com aproximadamente 20 cm de diâmetro, 17 cm de altura e peso médio de 1.4 quilo, localizado no quadrante superior direito da cavidade abdominal, logo abaixo do diafragma.

    Seu suprimento sanguíneo é feito por duas vias, pela artéria hepática (20- 40%) e pela veia porta (60-80%). O fígado é um órgão tão vascularizado que chega a receber 1.5 litro de sangue por min.

     

    FONTE: ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA - FERNANDA BARBOZA

    https://www.grancursosonline.com.br/aluno/espaco/curso/codigo/YekkzcpMatM%3D/v/QOoMiKejx%2BI%3D/c/VWsL0Ww%2BotY%3D

  • B

     

  • Conceito: Peritônio é uma membrana serosa de parede dupla que forra a parede abdominal (peritônio parietal) e dela se reflete sem solução de continuidade sobre as vísceras para revesti-las em variável extensão (peritônio visceral), a semelhança do que a pleura faz no tórax. 

    Funções:

    1. Redução do atrito

    2. Resistência à infecção

    3. Armazenamento de gordura


ID
1895857
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o nome correto da porção terminal do intestino delgado, onde ele se une com o intestino grosso, podendo ser amarrado durante a autópsia para impedir o extravasamento de fezes.

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

     

    Íleo: é o último segmento do intestino delgado que faz continuação ao jejuno. Recebe este nome por relação com osso ilíaco. É mais estreito e suas túnicas são mais finas e menos vascularizadas que o jejuno.Distalmente, o íleo desemboca no intestino grosso num orifício que recebe o nome de óstio ileocecal.

     

     

    http://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-digestorio/

  • duodeno

    jejuno 

    íleo

     

     

    ordem dos segmentos

  • GAB: C

     

     a) ceco (Esta porção é o início do intestino grosso, nada a ver com delgado. É onde a secração fecal começará a viagem até o reto, tendo a água completamente absorvida pelas camadas do intestino grosso)

     

     b) sigmoide (Pertence ao intestino delgado, mas, na parte final, adjacente ao reto)

     

     c) íleo (É a parte final do intestino delgado. É nesta etapa da digestão onde a substância líquida fecalóide terá os últimos nutrientes absorvidos p/ eventual expurgo ao ceco - início do instetino grosso. A banca quer saber o nome da parte final do delgado que se une ao intestino grosso? Bem, achamos a resposta.)

     

     d) jejuno  (É o centro do intestino delgado, ainda está ocorrendo retirada de nutrientes e o inicio da transformação da substância líquida fecalóide q/ será arremetida ao íleo)

     

     e) duodeno (Aqui é quando inicia-se a retirada dos nutrientes juntamente c/ a produção da bile e outras enzimas q/ vão auxilar o processo digestório no intestino delgado. Ou seja, nem intestino é!) 

  • É só se lembrar da ordem do seguimento:

    duodeno

    jejuno 

    íleo


ID
1895860
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta os órgãos que devem ser extraídos do retroperitônio do cadáver durante a autópsia.

Alternativas
Comentários
  • gab D

     

    fui no chute pq lembrei que quando a policia quer agredir num enquadro nem deixar marcas passíveis de serem averiguadas num exame de corpo de delito eles chutam no baço; a lesão só pode ser verificada nesse caso de exame de autópsia;

  • O retroperitônio é um espaço anatômico atrás da cavidade abdominal, localizado entre o peritôneo parietal e a fáscia transversal.

    A) ERRADO. O fígado não fica na cavidade retroperitoneral, e apenas parte do duodeno (distal) está localizada nessa cavidade.

    B) ERRADO. O fígado não fica na cavidade retroperitoneral, e apenas parte do intestino delgado fica nessa cavidade.

    C) ERRADO. Nenhum dos órgãos citados fica na cavidade retroperitoneal.

    D) CERTO. Os órgãos retroperitoneais são encontrados posterior ao peritônio, no espaço retroperitoneal, com somente sua parede anterior recoberta pelo peritônio parietal. Se eles se desenvolvem e permanecem fora do peritônio, eles são órgãos primariamente retroperitoneais: rim, glândulas adrenais e ureter. Outros órgãos retroperitoneais se desenvolvem dentro do peritônio, mas depois movem-se para atrás dele: pâncreas, duodeno distal e cólons ascendente e descendente. Também pode ser removido o baço, que é um órgão intraperitoneal.

    E) ERRADO. A próstata e a coluna vertebral não estão localizadas na cavidade retraperitoneal.

    Gabarito do professor: Alternativa D.

  • Seu comentário só não foi legal, pela infelicidade de citar a polícia como agressora!


ID
1895863
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Conhecer a posição dos órgãos urinários e não os lesar durante a evisceração é necessário caso o médico deseje dissecá-los para estudo. O ureter desce dos rins até a bexiga urinária, localizada na pelve, em posição anterior e acompanhando o trajeto do(a)

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em anatomia humana.

    Vista anterior do músculo ilipsoas:



    Agora veja como o ureter tem o mesmo trajeto:





    A) ERRADO. Disco intervertebral é uma articulação entre os corpos das vértebras adjacentes, que funciona de modo a conferir rigidez e flexibilidade à coluna, na qual é necessário para o suporte de peso, movimentação do tronco e ajuste de posição indispensável para equilíbrio e postura. Os discos intervertebrais encontram-se entre os corpos das vértebras da coluna, desde a estrutura da vértebra cervical C2 até a região sacral, posicionando sempre entre os corpos de duas vértebras distintas. Não coincidem com o trajeto dos ureteres.

    B) ERRADO. As vértebras lombares são os maiores segmentos da porção móvel da coluna vertebral. No ser humano, encontram-se cinco vértebras lombares, nomeadas de L1 até L5, compondo, assim, a região lombar. Estão localizadas após a região torácica e antes do sacro. O corpo é a maior parte da vértebra, voltada pra frente, com porção superior e inferior. Esse não é o trajeto dos ureteres.




    C) CERTO. O músculo iliopsoas pertence aos músculos internos do quadril. Ele compreende um complexo de dois músculos com diferentes áreas de origem:
    Músculo psoas maior: se origina da primeira à quarta vértebras lombares, dos processos transversos de todas as vértebras lombares e da décima segunda vértebra torácica, e se insere no trocânter menor/pequeno trocanter do fêmur.
    Músculo ilíaco: corre da fossa ilíaca para o trocânter menor/pequeno trocanter.
    Os ureteres se originam da confluência dos vários cálices renais, reunindo-se enquanto pelve renal. Os uréteres descem então do abdome superior (onde estão os rins) até à pelve por detrás dos órgãos do trato gastrointestinal, retroperitonealmente.

    D) ERRADO. O músculo retoabdominal se estende da sínfise púbica inferiormente e ao processo xifoide e cartilagens costais inferiores superiormente. Os ureteres não acompanham esse trajeto.




    E) ERRADO. A veia cava inferior é a principal veia que transporta o sangue venoso do abdómen e dos membros inferiores para o coração. Forma-se a nível da quinta vértebra lombar através da junção das veias ilíacas comuns, e termina no átrio direito. Essa não é a localização dos ureteres.

    Gabarito do professor: Alternativa C.


ID
1895866
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A pelve humana está limitada posteriormente por

Alternativas
Comentários
  • Gab C

    É limitada anteriormente pela sínfise púbica ou púbis, lateralmente pelos ossos do quadril (íleo, ísquio e púbis), posteriormente pelo sacro e cóccix e inferiormente pelo diafragma da pelve, este último separando a pelve do períneo.

    Fonte: http://www.fisiobemviver.com.br/links/43/anatomia-da-pelve-humana.html#:~:text=%C3%89%20limitada%20anteriormente%20pela%20s%C3%ADnfise,separando%20a%20pelve%20do%20per%C3%ADneo.

  • A questão pede POSTERIORRR!!

    É limitada anteriormente pela sínfise púbica ou púbis, lateralmente pelos ossos do quadril (íleo, ísquio e púbis), posteriormente pelo sacro e cóccix e inferiormente pelo diafragma da pelve, este último separando a pelve do períneo.


ID
1895869
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Os órgãos humanos retirados durante a autópsia devem ser conservados, processo conhecido por fixação. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta a diluição adequada da formalina (formaldeído a 40%) utilizada como agente fixador universal.

Alternativas
Comentários
  • Formalina é a designação de uma solução saturada de formol

    Como regra geral, o fixador universal para biópsias e peças cirúrgicas é a formalina a 10%.

    - A formalina a 10 % (formol) é o fixador universal para biópsias e peças cirúrgicas.

    - Em hipótese alguma o material deverá ser enviado em gaze ou em soro fisiológico.

    - Deve-se utilizar volume do fixador cerca de 10 vezes maior que o volume da peça a ser fixada.

    Em caso de peça muito volumosa, deve-se pelo menos, cobrir toda ela com fixador e enviá-la o

    mais rápido possível ao Laboratório

    - O tempo ótimo de fixação depende da espessura do material, pode ser entre 6 a 24 horas

    Obs. O nome formol refere-se à formalina diluída a 10%

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em técnicas de histologia. O processo de fixação, em histologia é quase exclusivamente químico, onde substâncias (fixadores) são utilizadas com a principal função de insolubilizar as proteínas dos tecidos. Os fixadores podem atuar como agentes desnaturantes ou como estabilizadores, formando pontes com as moléculas vizinhas.

    A) ERRADO. Formol a concentração de 1% não seria suficiente para uma boa fixação dos tecidos.

    B) CERTO. Formol 10% é um dos agentes fixadores mais utilizados.  O formol é um agente fixador lento, seu tempo de fixação varia de 1 a 24 horas e seu custo é considerado baixo. Trata-se do agente fixador universal para peças anatômicas. A aplicação diagnóstica dos conhecimentos de anatomia patológica se baseia no exame de  amostras fixadas em formol. Sua plena aceitação está no fato dele ser economicamente viável e eficiente, sendo que  suas vantagens superam as desvantagens.

    C) ERRADO. Essa é a concentração na qual o formol é normalmente comercializado, mas não é a utilizada para fixação histológica. Para fazer a solução de uso, o formol puro deve ser diluído 10 vezes (ou 1/10). Este formol 10% terá uma concentração de 4% do gás formaldeído em água. Se esta concentração de uso de formol ao 10% variasse entre 8 e 12% não haverá problemas na fixação tecidual, mas variações maiores irão provocar graves danos aos tecidos.

    D) ERRADO. Formol ou qualquer fixador em altas concentrações pode endurecer e ressecar excessivamente o material, inviabilizando seu processamento.

    E) ERRADO. Mesma justificativa da alternativa D, não sendo também uma concentração de formol utilizada na fixação de tecidos.

    Gabarito do professor: Alternativa B.


ID
1895872
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Acerca da posse e do exercício, segundo o Estatuto do Servidor Público do estado de Goiás (Lei n.º 10.460/1988), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  C)O exercício é a efetiva entrada do funcionário em serviço público, caracterizada pela frequência e execução das atividades atribuídas ao cargo ou à função. 

  • Olá pessoal, tudo bem??

     

    a) A lotação é a aceitação formal das atribuições, dos deveres e das responsabilidades inerentes ao cargo público, com o compromisso de bem servir. (ERRADO)

    Art. 24, Lei nº. 10.460/88: Posse é a aceitação formal das atribuições, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo público, com o compromisso de bem servir.

     

     b) É permitido ao funcionário público entrar em exercício mediante procuração(ERRADO)

    Art. 29, Lei nº. 10.460/88: Exercício, como ato personalíssimo, é a efetiva entrada do funcionário em serviço público, caracterizada pela frequência e execução das atividades atribuídas ao cargo ou à função.

    Art. 27, Lei nº. 10.460/88: Em casos de doença devidamente comprovada, admitir-se-á a posse por procuração.

     

     c) O exercício é a efetiva entrada do funcionário em serviço público, caracterizada pela frequência e execução das atividades atribuídas ao cargo ou à função. (CORRETA)

    Art. 29, Lei nº. 10.460/88: Exercício, como ato personalíssimo, é a efetiva entrada do funcionário em serviço público, caracterizada pela frequência e execução das atividades atribuídas ao cargo ou à função.

     

     d) O exercício do cargo terá início dentro do prazo de 5 dias, contados da data da posse. (ERRADO)

    Art. 32, Lei nº. 10.460/88: O exercício do cargo terá início dentro do prazo de 30 (trinta) dias, contados da:

    I - data da posse;

    II - publicação oficial do ato, nos demais casos;

    III - da cessação do impedimento, na hipótese do art. 27.

    OBS: é necessário haver cuidado em relação ao exercício, pois na lei nº. 8.112/90 o prazo previsto é 15 dias;

     

     e) A promoção interrompe o exercício, que é contado na nova classe a partir da data de publicação do respectivo ato. (ERRADO)

    Art. 32, § 1º, Lei nº. 10.460/88:A promoção e o acesso não interrompem o exercício, que é contado na nova classe a partir da data da publicação dos respectivos atos.

     

    =)

  • Lei 20.756/2020

    Art. 20. Posse é a aceitação formal de atribuições, direitos, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo público, que ocorre com a assinatura do respectivo termo pelo servidor.

    § 1º A posse deve ocorrer no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação do ato de nomeação no Diário Oficial do Estado, podendo tal prazo ser prorrogado por mais 15 (quinze) dias, a requerimento do interessado ou no interesse da Administração, desde que devidamente justificado.

    § 2º Na hipótese de se tratar de servidor público, o prazo de que trata o § 1º pode ser prorrogado para ter início após o término dos seguintes eventos:

    I - licença para tratamento de saúde;

    II - licença - maternidade;

    III - licença - paternidade;

    IV - licença para o serviço militar;

    V - licença por motivo de doença em pessoa da família;

    VI - férias.

    § 3º A posse pode ocorrer mediante procuração com poderes específicos.

    § 4º Só há posse nos casos de provimento por nomeação.

    § 5º Será sem efeito o ato de nomeação se a posse não ocorrer no prazo previsto neste artigo. 


ID
1895875
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Segundo o Estatuto do Servidor Público do estado de Goiás (Lei n.º 10.460/1988), depende de posse o(a)

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal, tudo bem? Então, estou fazendo alguns exercícios sobre a Lei n. 10.460/88 e a única coisa que eu encontrei que justifica o gabarito dessa questão é o disciplinado pelo art. 24, parágrafo único...

     

    Art. 24, parágrafo único, Lei nº. 10.460/88: Independem de posse os casos de promoção, acesso, reintegração e readaptação.

     

    Creio que a resposta seja encontrada em decorrência de exclusão... Vocês concordam??

     

    =)

  • Gravei o artigo 24 pensando na hipótese de preços no supermercado:

    Quando há promoção, o preço é readaptado, possibilitando seu acesso os produtos e reintegração da sua lista de compras.

     

  • Acho que esta questão estaria desatualizada conforme legislação, art 24 da LEI 10.460/88.

    Art. 24 - Posse é a aceitação formal das atribuições, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo público, com o compromisso de bem servir.

    Parágrafo único. Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.


    - Redação dada pela Lei nº 20.023, de 02-04-2018, art. 1º.

    Parágrafo único - Independem de posse os casos de promoção, acesso, reintegração e readaptação.

  • Isso aí, Aníbal!

  • Art. 24 - Posse é a aceitação formal das atribuições, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo público, com o compromisso de bem servir.

    Parágrafo único. Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.

    Quando há promoção, o preço é readaptado, possibilitando seu acesso os produtos e reintegração da sua lista de compras.


ID
1895878
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Quanto ao regime de trabalho, segundo o Estatuto do Servidor Público do estado de Goiás (Lei n.º 10.460/1988), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • D)O funcionário poderá ter abonadas até três faltas ao serviço em cada mês civil, desde que devidamente justificadas.

  • Art 56

    § 5º Em cada mês civil poderão ser abonadas até 03 (três) faltas do servidor, 
    desde que devidamente justificadas por atestado médico e não excedam a 18 (dezoito) em cada 
    exercício.

    gabarito

    letra d

  • Olá, pessoal, tudo bem??

     

     a) Frequência é o registro pelo qual se verificarão, diariamente, a entrada e a saída do funcionário em serviço. (ERRADO)

    Art. 56, Lei nº. 10.460/88: PONTO é o registro pelo qual se verificarão, diariamente, a entrada e a saída do funcionário em serviço.

    Art. 55, Lei nº. 10.460/88: Frequência é o comparecimento obrigatório do funcionário ao serviço dentro do horário fixado em lei ou regulamento do órgão de sua lotação, para cabal desempenho dos deveres inerentes ao cargo ou à função, observadas a natureza e condições do trabalho.

     

     b) As fraudes praticadas no registro de frequência, na primeira ocorrência, acarretarão ao seu autor a pena de suspensão por 60 dias(ERRADO)

    Art. 56,  § 7º, Lei nº. 10.460/88: As fraudes praticadas no registro de frequência, ou a prática de quaisquer outros atos para justificar ausências indevidas do local de trabalho, acarretarão ao seu autor, se por força das circunstâncias não houver cometimento de outra maior, a pena de:

    I - repreensão, na primeira ocorrência;

     

     c) A prática de atos fraudulentos para justificar ausências indevidas do local de trabalho, na segunda ocorrência, acarretará ao seu autor a pena de demissão(ERRADO)

    Art. 56, § 7º, Lei nº. 10.460/88: As fraudes praticadas no registro de frequência, ou a prática de quaisquer outros atos para justificar ausências indevidas do local de trabalho, acarretarão ao seu autor, se por força das circunstâncias não houver cometimento de outra maior, a pena de:

    (...)

    II - suspensão por 60 (sessenta) dias, na segunda ocorrência;

     

     d) O funcionário poderá ter abonadas até três faltas ao serviço em cada mês civil, desde que devidamente justificadas. (CERTA)

    Art. 56, § 5º, Lei nº. 10.460/88: § 5º Em cada mês civil poderão ser abonadas até 03 (três) faltas do servidor, desde que devidamente justificadas por atestado médico e não excedam a 18 (dezoito) em cada exercício. Redação dada pela Lei nº 18.861, de 10-06-2015.

     

     e) A pena de repreensão para o funcionário que praticar fraudes no registro de frequência não tem previsão no Estatuto(ERRADO)

    Art. 311, Lei nº. 10.460/88: São penas disciplinares:

    I - repreensão;

    Art. 56, § 7º, Lei nº. 10.460/88: As fraudes praticadas no registro de frequência, ou a prática de quaisquer outros atos para justificar ausências indevidas do local de trabalho, acarretarão ao seu autor, se por força das circunstâncias não houver cometimento de outra maior, a pena de:

    I - repreensão, na primeira ocorrência;

     

    =)

  • Lei 20.756/2020

    Art. 83. Frequência é o comparecimento obrigatório do servidor ao serviço dentro do horário fixado em lei ou regulamento do órgão de sua lotação, para cabal desempenho dos deveres inerentes ao cargo ou à função, observadas a natureza e as condições do trabalho.

    Parágrafo único. Apura-se a frequência:

    § 5º Em cada mês civil poderão ser abonadas até 3 (três) faltas do servidor, desde que devidamente justificadas por atestado médico e não excedam a 24 (vinte e quatro) horas no mês e a 18 (dezoito) faltas em cada exercício.

    § 6º Ultrapassado o limite de que trata o §5º deste artigo, os atestados médicos particulares deverão ser submetidos à Junta Médica Oficial do Estado, na forma do art. 136 desta Lei.

    § 7º Poderão ser também abonadas, desde que justificadas e devidamente comprovadas, as ausências do servidor na forma do regulamento. 

    b) LVI - fraudar o próprio registro de frequência ou de outrem:

    penalidade: suspensão de 61 (sessenta e um) a 90 (noventa) dias ou demissão; 

    c) Art. 94. O servidor que não cumprir integralmente a jornada diária a que está sujeito, em virtude de ausências injustificadas, atrasos ou saídas antecipadas, terá descontado de sua remuneração ou subsídio o valor proporcional correspondente a tais ocorrências, ressalvados a compensação e o abono de faltas, na forma do regulamento.

    Parágrafo único. As faltas consecutivas iguais ou superiores a 30 (trinta) dias também redundarão na perda do descanso semanal remunerado. 


ID
1895881
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base no Estatuto do Servidor Público do estado de Goiás (Lei n.º 10.460/1988), poderá concorrer à promoção o funcionário

Alternativas
Comentários
  • Art. 68 - Promoção é o provimento na referência inicial de cargo vago de classe 
    imediatamente superior àquela que ocupa, dentro da mesma série de classes e da mesma 
    categoria funcional a que pertença, de funcionário efetivo ou estável, que esteja ocupando a última 
    referência horizontal de sua classe. 

    Gabarito
    letra A

  • Art. 88 - Não concorrerá à promoção, salvo por antiguidade, nas hipóteses dos incisos III e VII, o funcionário:

    I - em estágio probatório ou em disponibilidade;

    II - que não obtiver, no caso de promoção por merecimento, no mínimo 30 (trinta) pontos nas provas ou 40 (quarenta) pontos no somatório das provas e títulos, ou, ainda, 60 (sessenta) pontos de merecimento, nos termos do § 1º do art. 79;

    III - que estiver em exercício de mandato eletivo federal, estadual ou municipal remunerado;

    IV - que estiver em licença para tratar de interesse particular ou afastado, a qualquer título, sem ônus para os cofres públicos;

    V - que não possuir os cursos exigidos pela especificação da classe a que concorra;

    VI - que estiver cumprindo pena disciplinar;

    VII - que estiver à disposição da administração federal, da municipal ou da de outros Estados, bem como de entidades de direito privado, salvo em virtude de convênios firmados para fins assistenciais e/ou educacionais.

  • Art. 89 - Somente concorrerão à promoção os funcionários que tiverem alcançado a última referência horizontal da classe de que for ocupante.

  • Lei 20.756/2020

    Art. 57. Os requisitos para o desenvolvimento do servidor na carreira, mediante promoção, serão estabelecidos nas leis que disciplinam cada categoria funcional e respectivos regulamentos.

    Parágrafo único. A promoção não interrompe o tempo de exercício no cargo. 

    Art. 199. A aplicação de penalidade por transgressão disciplinar acarreta a inabilitação do servidor apenado para sua promoção ou nova investidura em cargo efetivo ou em comissão, mandato ou emprego público estadual pelos seguintes prazos, contados da data de publicação do ato punitivo:

    I - no caso de advertência, 120 (cento e vinte) dias;

    II - tratando-se de suspensão, ainda que convertida em multa, 15 (quinze) dias por cada dia de suspensão, não podendo ser inferior a 180 (cento e oitenta) dias;

    III - no caso da multa prevista no § 3º do art. 193 desta Lei, 180 (cento e oitenta) dias;

    IV - no caso de demissão, destituição de cargo em comissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, 10 (dez) anos, salvo nos casos fundamentados nos incisos LVIII, LXIX, LXX, LXXIII e LXXIV do art. 202 e XXXVII do art. 204, para os quais a inabilitação será de 20 (vinte) anos. 


ID
1895884
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Acerca da vacância e da exoneração, segundo o Estatuto do Servidor Público do estado de Goiás (Lei n.º 10.460/1988), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • art 136

    § 1º - Dar-se-á a exoneração: 

    II - de ofício, nos seguintes casos: 

    e) na hipótese de abandono de cargo, quando extinta a punibilidade por prescrição.

    gabarito E

  • A) - Art. 135 - Vacância é a abertura de "claro" no quadro de pessoal do serviço público, permitindo o preenchimento do cargo vago VETADO, e decorrerá de: (...);

     

    B) - Art. 136 - Exoneração é o desfazimento da relação jurídica que une o funcionário ao Estado ou a suas entidades autárquicas, operando os seus efeitos a partir da publicação do respectivo ato no órgão de imprensa oficial, salvo disposição expressa quanto à sua eficácia no passado.  

                   § 3o - É vedada a exoneração a pedido, bem como a concessão de aposentadoria voluntária, a funcionário que esteja respondendo a processo administrativo disciplinar.  

     

    C) Art. 40. O não-atendimento de quaisquer dos requisitos estabelecidos para o estágio probatório implicará instauração do processo administrativo de exoneração do servidor pelo titular do órgão ou da entidade onde aquele tem exercício, na forma da Lei nº 13.800, de 18 de janeiro de 2001, com observância do contraditório e da ampla defesa, e do procedimento previsto em regulamento. 

            Art. 67. Recondução é o retorno do servidor público estável ao cargo anteriormente ocupado, em decorrência de:  I – inabilitação em estágio probatório; 

           art. 136, II "c"  - quando não satisfeitos os requisitos do estágio probatório e não couber a recondução;

     

    D)  Art. 136 § 3o - É vedada a exoneração a pedido, bem como a concessão de aposentadoria voluntária, a funcionário que esteja respondendo a processo administrativo disciplinar.

     

    Resposta Correta: 

    E) Art. 37 - Salvo os casos expressamente previstos neste Estatuto, o funcionário que interromper o exercício por mais de 30 (trinta) dias consecutivos ou 45 (quarenta e cinco) intercalados, sem justa causa, dentro do mesmo ano civil, será demitido por abandono de cargo.

         Art. 136 - § 1º - Dar-se-á a exoneração:  II - de ofício, nos seguintes casos:  e) na hipótese de abandono de cargo, quando extinta a punibilidade por prescrição.

  • a) conceito de exoneração

    b) vedada exoneração a pedido por quem responde PAD

    c) Se couber recondução não cabe exoneração

    d) vedada aposentadoria voluntária por quem responde PAD

    e) correta.

  • Lei 20.756/2020

    Art. 59. A exoneração de cargo de provimento efetivo dá-se a pedido do servidor ou de ofício.

    Parágrafo único. A exoneração de ofício ocorre, exclusivamente, quando o servidor:

    I - for reprovado no estágio probatório;

    II - depois de tomar posse, não entrar em exercício no prazo estabelecido;

    III - for investido em cargo, emprego ou função pública incompatível com o de que é ocupante, exceto na hipótese de vacância do primeiro;

    IV - na hipótese de abandono de cargo, quando extinta a punibilidade por prescrição.