SóProvas



Prova IBAM - 2019 - Câmara de Santo André - SP - Controlador Interno


ID
3198250
Banca
IBAM
Órgão
Câmara de Santo André - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Uma das técnicas de auditoria utilizadas pelos auditores nos seus trabalhos é a amostragem estatística que se fundamenta na escolha da amostra por critério científico (distribuição amostral e seleção aleatória), independentemente da sua vontade. O tipo de amostragem estatística em que os itens, quer da população total, quer das estratificações efetuadas, são selecionados de forma a permanecer entre um intervalo uniforme denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 530 – Amostragem em Auditoria

    A13. Os principais métodos para selecionar amostras correspondem ao uso de seleção aleatória, seleção sistemática e seleção ao acaso. Cada um desses métodos é discutido no Apêndice 4.

    Existem muitos métodos para selecionar amostras. Os principais são os seguintes:

    (a) Seleção aleatória (aplicada por meio de geradores de números aleatórios como, por exemplo, tabelas de números aleatórios).

    (b) Seleção sistemática, em que a quantidade de unidades de amostragem na população é dividida pelo tamanho da amostra para dar um intervalo de amostragem como, por exemplo, 50, e após determinar um ponto de início dentro das primeiras 50, toda 50ª unidade de amostragem seguinte é selecionada. Embora o ponto de início possa ser determinado ao acaso, é mais provável que a amostra seja realmente aleatória se ela for determinada pelo uso de um gerador computadorizado de números aleatórios ou de tabelas de números aleatórios. Ao usar uma seleção sistemática, o auditor precisaria determinar que as unidades de amostragem da população não estão estruturadas de modo que o intervalo de amostragem corresponda a um padrão em particular da população.

    (c) Amostragem de unidade monetária é um tipo de seleção com base em valores (conforme descrito no Apêndice 1), na qual o tamanho, a seleção e a avaliação da amostra resultam em uma conclusão em valores monetários.

    (d) Seleção ao acaso, na qual o auditor seleciona a amostra sem seguir uma técnica estruturada. Embora nenhuma técnica estruturada seja usada, o auditor, ainda assim, evitaria qualquer tendenciosidade ou previsibilidade consciente (por exemplo, evitar itens difíceis de localizar ou escolher ou evitar sempre os primeiros ou os últimos lançamentos de uma página) e, desse modo, procuraria se assegurar de que todos os itens da população têm uma mesma chance de seleção. A seleção ao acaso não é apropriada quando se usar a amostragem estatística.

    (e) Seleção de bloco envolve a seleção de um ou mais blocos de itens contíguos da população. A seleção de bloco geralmente não pode ser usada em amostragem de auditoria porque a maioria das populações está estruturada de modo que esses itens em sequência podem ter características semelhantes entre si, mas características diferentes de outros itens de outros lugares da população. Embora, em algumas circunstâncias, possa ser apropriado que um procedimento de auditoria examine um bloco de itens, ela raramente seria uma técnica de seleção de amostra apropriada quando o auditor pretende obter inferências válidas sobre toda a população com base na amostra.

    Gab. D

  • Métodos de seleção de amostra da NBC TA 530 (palavras-chave!)

     

    1- Aleatório; geradores de n°s aleatórios

    2- Sistemática; População dividida/ intervalo

    3- Unid. Monetária; com base em valores.

    4- Ao acaso; sem seguir uma técnica estruturada

    5- De bloco; um ou + blocos de itens contíguos.

    Dicas - THIAGO COSTA - Aqui do QC

  • GABARITO: D - números sistemáticos.

    Lembrando que

    Estratificação é o processo de dividir uma população em subpopulações, cada uma sendo um grupo de unidades de amostragem com características semelhantes (geralmente valor monetário).


ID
3198253
Banca
IBAM
Órgão
Câmara de Santo André - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com as normas preconizadas pela Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores, quando o auditor, após o término de uma auditoria, é incapaz de formar uma opinião sobre as demonstrações financeiras como um todo, em virtude de discordar tão fundamentalmente delas que a situação por elas apresentada fica comprometida, ele deve emitir o seguinte tipo de parecer:

Alternativas
Comentários
  • ISSAI 100

    Opinião Quando uma opinião de auditoria é utilizada para transmitir o nível de asseguração, a opinião deve ser em um formato padronizado. A opinião pode ser não modificada ou modificada. Uma opinião não modificada é usada tanto para asseguração razoável como para asseguração limitada. Uma opinião modificada pode ser:

     qualificada (exceto por) – quando o auditor discorda com, ou é incapaz de obter evidência de auditoria suficiente a apropriada acerca de, certos itens do objeto que são ou podem ser relevantes mas não generalizados;

     adversa – quando o auditor, após ter obtido evidência de auditoria suficiente e apropriada, conclui que desvios ou distorções, quer individualmente ou no agregado, são relevantes e generalizados;

     abstenção – quando o auditor é incapaz de obter evidência de auditoria suficiente e apropriada, devido a uma incerteza ou limitação de escopo que é tanto relevante quanto generalizada.

    GAB. B

  • Tipos de parecer:

    1- Parecer Sem ressalva;

    2- Parecer Com ressalva;

    3- Parecer Adverso;

    4- Parecer com Abstenção de opinião.

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Guilherme Sant Anna - Estratégia /  Código de Ética e Normas de Auditoria (2005, p.80)

    As Normas da Intosai - Código de Ética e Normas de Auditoria (2005, p.80) enfatizam quando o auditor emite opinião adversa: 

    Normas para Elaboração dos Relatórios de Auditoria Pública 

    [...] 

    4.0.14 Parecer Adverso. O auditor deve emitir um parecer adverso quando for incapaz de formar uma opinião sobre as demonstrações contábeis como um todo, em virtude de discordar tão fundamentalmente delas, que a situação por elas apresentada fica comprometida, tornando inadequada a emissão de um parecer com ressalvas. O teor do parecer adverso deve ressaltar que as demonstrações contábeis não foram apresentadas de forma correta e especificar clara e concisamente todos os pontos de discordância. Seria também ideal se o efeito financeiro sobre as demonstrações pudesse ser quantificado, sempre que pertinente e viável. 

    Portanto, alternativa correta é B.

     

    Segue a análise de cada alternativa: 

    a) Restritivo: não há previsão nas normas de auditoria. 

    c) Com ressalvas: “O auditor deve emitir um parecer com ressalvas quando discordar ou tiver dúvida quanto a um ou mais elementos específicos das demonstrações contábeis que sejam relevantes, mas não fundamentais para a compreensão delas”. 

    d) Abstenção de opinião: “O auditor deve emitir um parecer com negativa de opinião acerca das demonstrações contábeis como um todo se houver incertezas ou restrições ao escopo da auditoria tão fundamentais que tornem inadequada a emissão de um parecer com ressalvas”.


ID
3198256
Banca
IBAM
Órgão
Câmara de Santo André - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Segundo as normas da INTOSAI, existem dois tipos de auditoria pública: a auditoria de regularidade e a de otimização de recursos. Não representa um dos objetivos da auditoria de regularidade o constante em qual alternativa?

Alternativas
Comentários
  • ISSAI 100

    22. Os três tipos principais de auditoria do setor público são definidos como segue:

    Auditoria financeira foca em determinar se a informação financeira de uma entidade é apresentada em conformidade com a estrutura de relatório financeiro e o marco regulatório aplicável. Isso é alcançado obtendo-se evidência de auditoria suficiente e apropriada para permitir o auditor expressar uma opinião quanto a estarem as informações financeiras livres de distorções relevantes devido a fraude ou erro.

    Auditoria operacional foca em determinar se intervenções, programas e instituições estão operando em conformidade com os princípios de economicidade, eficiência e efetividade, bem como se há espaço para aperfeiçoamento. O desempenho é examinado segundo critérios adequados, e as causas de desvios desses critérios ou outros problemas são analisados. O objetivo é responder a questões-chave de auditoria e apresentar recomendações para aperfeiçoamento.

    Auditoria de conformidade foca em determinar se um particular objeto está em conformidade com normas identificadas como critérios. A auditoria de conformidade é realizada para avaliar se atividades, transações financeiras e informações cumprem, em todos os aspectos relevantes, as normas que regem a entidade auditada. Essas normas podem incluir regras, leis, regulamentos, resoluções orçamentárias, políticas, códigos estabelecidos, acordos ou os princípios gerais que regem a gestão financeira responsável do setor público e a conduta dos agentes públicos

    Gab. C

  • 4201.1 – A auditoria de regularidade tem como objetivos principais:

    4201.1.1 – Certificar que as entidades responsáveis cumpriram sua obrigação de prestar contas, o que inclui o exame e a avaliação dos registros orçamentários, financeiros, contábeis e patrimoniais e a emissão de relatório sobre as demonstrações contábeis.

    4201.1.2 – Emitir parecer sobre as contas do governo.

    4201.1.3 – Auditar os sistemas e as operações financeiras, incluindo o exame da observância às disposições legais e regulamentares aplicáveis.

    4201.1.4 – Auditar o sistema de controle interno (SCI) e as funções da auditoria interna.

    4201.1.5 – Verificar a probidade e a adequação das decisões administrativas adotadas pelos órgãos e entidades da Administração Pública, assim como pelos demais responsáveis por bens, valores e dinheiros públicos.

    4201.1.6 – Informar sobre quaisquer outros assuntos, decorrentes ou relacionados com a auditoria, que o TC considere necessário revelar.

    4201.1.7 – Foram adotadas pelos entes auditados as providências para sanar as deficiências detectadas em auditorias anteriores, nos termos da decisão dos órgãos colegiados.

  • GAB: C

    auditorias de conformidade (ou regularidade)

    incluem o exame e avaliação das situações contábeis e a expressão da opinião sobre as contas e os estados financeiros, além da avaliação do cumprimento de leis, estatutos e regulamentos

    auditoria de desempenho (ou operacional)

    preocupa-se com a auditoria de economia, eficiência e eficácia.

    ---

    1.0.40 A auditoria de desempenho preocupa-se com a auditoria de economia, eficiência e eficácia, e compreende:

    (a) auditoria da economia das atividades administrativas, de acordo com princípios e práticas administrativas sólidos e com políticas de gerenciamento;

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre as normas da INTOSAI, especificamente a auditoria de regularidade. 

    A INTOSAI é a organização internacional das Entidades de Fiscalização Superior e emitem normas de auditoria somente para as EFS. No caso brasileiro, embora apenas o TCU se enquadre em todas as características de uma EFS, é comum nos referirmos também aos demais TCs como EFS em seus respectivos âmbitos de atuação.

    A INTOSAI emite normas em inglês, que são traduzidas tecnicamente pelos tribunais de contas. Uma dessas traduções são as Normas de Auditoria Governamental (NAG), que hoje estão em desuso, pela maior atenção dada às Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP).

    No entanto, esta questão ainda cita as NAGs, especialmente o item 4201.1:

    4201.1 – A auditoria de regularidade tem como objetivos principais: 

    4201.1.1 – Certificar que as entidades responsáveis cumpriram sua obrigação de prestar contas, o que inclui o exame e a avaliação dos registros orçamentários, financeiros, contábeis e patrimoniais e a emissão de relatório sobre as demonstrações contábeis. 

    4201.1.2 – Emitir parecer sobre as contas do governo. 

    4201.1.3 – Auditar os sistemas e as operações financeiras, incluindo o exame da observância às disposições legais e regulamentares aplicáveis. 

    4201.1.4 – Auditar o sistema de controle interno (SCI) e as funções da auditoria interna. 

    4201.1.5 – Verificar a probidade e a adequação das decisões administrativas adotadas pelos órgãos e entidades da Administração Pública, assim como pelos demais responsáveis por bens, valores e dinheiros públicos.

    4201.1.6 – Informar sobre quaisquer outros assuntos, decorrentes ou relacionados com a auditoria, que o TC considere necessário revelar. 

    4201.1.7 – Foram adotadas pelos entes auditados as providências para sanar as deficiências detectadas em auditorias anteriores, nos termos da decisão dos órgãos colegiados.

    Dito isso, vamos às alternativas (lembre que a questão pede a incorreta):

    A) Correta. Esta é a redação do item 4201.1.1 das NAG.

    B) Correta. Conforme item 4201.1.5.

    C) Incorreta. Esta finalidade não pertence a auditoria de regularidade, mas sim a auditoria operacional (item 4201.2.1 das NAG).

    D) Correta. Conforme item 4201.1.3 das NAG.

    Portanto, a alternativa C é a incorreta, já que traz um objetivo da auditoria operacional e não da auditoria de regularidade.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Guilherme Sant Anna - Estratégia

    As Normas de Auditoria da Intosai enfatizam que o escopo de atuação (ou alcance) da fiscalização pública engloba as auditorias de conformidade (ou regularidade) e de 

    desempenho (ou operacionais).  

    Grosso modo, as auditorias de conformidade  incluem o exame e avaliação das situações contábeis e a expressão da opinião sobre as contas e os estados financeiros, além da avaliação do cumprimento de leis, estatutos e regulamentos. Já a auditoria de desempenho (ou operacional)  preocupa-se com a auditoria de economia, eficiência e eficácia.  

    A letra C (nosso gabarito) diz respeito à auditoria de desempenho (operacional) – conforme trecho em negrito destacado abaixo. As demais assertivas são relacionadas à auditoria de regularidade (ou conformidade). Vejamos: 

    1.0.40 A  auditoria de desempenho preocupa-se com a auditoria de economia, eficiência e eficácia, e compreende: 

    (a)  auditoria da economia das atividades administrativas, de acordo com princípios e práticas administrativas sólidos e com políticas de gerenciamento

    (b) auditoria da eficiência na utilização dos recursos humanos, financeiros e de qualquer outro tipo, juntamente com o exame dos sistemas de informação, dos indicadores de desempenho, e dos procedimentos seguidos pelas entidades fiscalizadas para corrigir as deficiências encontradas; 

    (c) auditoria da eficácia do desempenho em relação ao alcance dos objetivos da entidade fiscalizada, bem como auditoria do real impacto as atividades em relação ao impacto pretendido. 

  • Auditoria de Regularidade = É "cara x crachá", ou seja, checar se a gestão observou as normas, leis, regras etc.

    Auditoria Operacional = 4 ou 5E (Eficiência, Eficácia, Economicidade, Efetividade etc)

    Bons estudos.


ID
3198259
Banca
IBAM
Órgão
Câmara de Santo André - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

As técnicas de auditoria permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião acerca do objeto auditado.

Numere a Coluna II de acordo com a Coluna I, correlacionando os tipos de técnicas de auditoria às respectivas descrições.


   Coluna I

1 - Correlação

2 - Observação

3 - Investigação

4 - Inquérito


   Coluna II

( ) Tem por objetivo certificar se o objeto auditado é fidedigno, devendo o auditor atentar para a existência de quaisquer anomalias. 

( ) É a técnica mais subjetiva, pois depende da experiência e perspicácia do auditor. Pode revelar erros, problemas ou deficiências do objeto do exame. 

( ) Consiste na formulação de perguntas formais ou contatos informais e na obtenção de respostas satisfatórias. Trata-se, na realidade, de uma entrevista, recomendando-se, todavia, que as informações obtidas sejam comprovadas para validar a opinião do auditor.

( ) Consiste na comparação de diversas operações realizadas pela entidade auditada, com o objetivo de atestar a sua consistência.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números correta, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    3-2-4-1


ID
3198262
Banca
IBAM
Órgão
Câmara de Santo André - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Consoante as regras constitucionais a respeito do controle interno e externo aplicado na Administração Pública e no que está preconizado na Lei Orgânica do Município de Santo André, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Não encontrei esse texto na Lei Orgânica de Santo André.

    Seção IV - Da Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária (arts., 133 a 137)

  • As Leis Orgânicas Municipais costumam adotar o prazo de 60 Dias, no qual as contas do Município ficam à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar à legitimidade do mesmo.

    Ou Seja, gabarito letra B.

  • art. 31 §3° da CF


ID
3198265
Banca
IBAM
Órgão
Câmara de Santo André - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em conformidade com a legislação vigente, os Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

I. avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos dos Municípios.

II. comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da Administração Municipal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

III. exercer o controle das operações de créditos, fianças e garantias, bem como dos direitos e haveres do Município.

IV. apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

Das finalidades citadas acima, está incorreta a apresentada em: 

Alternativas
Comentários
  • Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

    I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União;

    II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;

    III - exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União; NÃO TEM FIANÇA na cf

    IV - apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

  • São objetivos do controle interno:

    Avaliar- Comprovar- Exercer- Apoiar

     Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

    I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União;

    II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;

    III - exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União;

    IV - apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

    Bons estudos!

  • Gabarito: C

     Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

    I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União;

    II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;

    III - exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União;

    IV - apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

  • Resumindo cabe a os Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de  exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União. Obs: Não existe fiança na CF.

  • Gabarito: alternativa C.

    Base legal: artigo 74, todos os incisos, CRFB.

    "Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

    I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União;

    II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;

    III - exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União;

    IV - apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional" (grifei).

    Portanto, como o inciso III não prevê o controle das operações de fiança, afirmação III é a única incorreta.

  • GAB. NÃO EXISTE

    POIS A MEU VER A ÚNICA É CERTA É A IV.

    Substituir União, ou Federal por município e municipal a meu ver torna a questão certa.

    I. avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos dos Municípios. INCORRETA

    CF. Art. 74. I. ... da UNIÃO.

    II. comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da Administração Municipal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado. INCORRETA

    CF. Art. 74. II ... Administração FEDERAL...

    III. exercer o controle das operações de créditos, fianças e garantias, bem como dos direitos e haveres do Município. INCORRETA

    CF. Art. 74. III. ... créditos, AVAIS e garantias... da UNIÃO.

    Aval → título de crédito

    Fiança → contrato

    IV. apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional. CORRETA

  • Ok, vamos lá:

    Em conformidade com a legislação vigente, os Poderes Legislativo, J.U.D.I.C.I.Á.R.I.O. e Executivo manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

    I. avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos dos Municípios.

    II. comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da Administração Municipal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

    III. exercer o controle das operações de créditos, fianças e garantias, bem como dos direitos e haveres do Município.

    IV. apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

    obs. 1: Corte de Contas N.Ã.O. é judiciário, caso alguém tenha pensado nisso.

    obs. 2: Tem gente que no desespero de achar uma resposta está EQUIVOCADAMENTE usando dispositivo constitucional que se aplica à UNIÃO ara justificar essas alternativas bizonhas. Cuidado.

    Gabarito: não há.

  • *ATENÇÃO*, a questão refere a Lei Orgânica do Município. Resposta copiada e colada do ART 136 da lei. Gabarito Correto, apenas a "III" está errada.

ID
3198268
Banca
IBAM
Órgão
Câmara de Santo André - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Com base nos preceitos estabelecidos na Lei Orgânica do Município, as emendas dos vereadores ao Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) ou aos projetos que o modifiquem somente poderão ser aprovadas caso sejam compatíveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias; sejam relacionadas com a correção de erros ou omissões e indiquem os recursos necessários, admitidos apenas os provenientes de anulação parcial ou total de dotações já existentes.

Ficam excluídas desse dispositivo as dotações relativas às seguintes despesas:

Alternativas

ID
3198271
Banca
IBAM
Órgão
Câmara de Santo André - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Das transações ocorridas em uma determinada Prefeitura, listadas abaixo, aquela que, de acordo com as normas vigentes sobre o registro contábil, não implicará, concomitantemente, lançamento em contas contábeis, nas três naturezas de informações é:

Alternativas
Comentários
  • MCASP 8ª edição:

    5.2.1 Inscrição

    A inscrição em dívida ativa deverá ser realizada por meio de um dos dois procedimentos a seguir, conforme o nível de controle desejado pelo ente:

    a. Procedimento de Registro 1. Utiliza contas de controle para acompanhar todo o processo de inscrição do crédito em dívida ativa, desde o inadimplemento até a efetiva inscrição. Requer uma maior integração entre as diversas etapas e unidades envolvidas.

    b. Procedimento de de Registro 2. Haverá registro contábil apenas no momento da efetiva inscrição dos valores em dívida ativa, dispensando o uso de contas de controle. Este procedimento deve ser utilizado quando houver dificuldade de integração entre as diversas unidades participantes do processo.

    Quanto às contas de natureza orçamentária, só haverá lançamento mediante arrecadação, abatimento ou anistia, cancelamento ou compensação (Vide item 5.2.4. Baixa).

    Logo, GABARITO A.

  • B) O cancelamento de RP processado gera um insubsistência do passivo, ensejando uma VPD, portanto envolve naturezas: Patrimonial, orçamentária (execução dos RP's embora seja extraorçamentária, no Pcasp pertence à natureza do orçamento) e de controle.

    C) Liquidação envolve todass as naturezas, sem comentários, ainda que seja para reclassificação dos passivos nos atributos P e F, cujo fato gerador tenha ocorrido antes do empenho ou liquidação em tese.

    D) Operação de crédito envolve todas naturezas. O termo execução pode ser interpretado como a obtenção, recebimento etc. Ah, mas e se fosse a mera celebração do contrato financeiro? Daí a questão teria que nos informar, não obstante haveria dois gabaritos.

    portanto sobra a alternativa A que é o gabarito.

    A mera inscrição não é suficiente para utilizar todas naturezas, razão pela qual não aciona a natureza orçamentária conforme comentário da colega anteriormente postado.

    .

  • Dívida Ativa

    natureza patrimonial D-ANC C-AC

    natureza controle - PCASP (classe/grupo = 7.3 e 8.3)

    Fonte: MCASP 8a. Edição

    Bons estudos.


ID
3198274
Banca
IBAM
Órgão
Câmara de Santo André - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Tendo em vista a realização de um processo de licitação e com base nas instruções contidas no edital, uma determinada Prefeitura recebeu, em 14/04/2018, dos diversos licitantes, depósitos de caução em dinheiro. Para registro dessa transação, desconsiderando a codificação numérica, o histórico, o valor arrecadado e a natureza da informação, o lançamento contábil pertinente realizado foi:

(Legenda: D = lançamento a débito; C= lançamento a crédito)

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Subsistema: Patrimonial

    D 1.1.3. Depósitos restituíveis e valores vinculados (F)

    C 2.1.5.8. Valores restituíveis (F)

    Já fica com (F), pois não passa pelo Empenho.

    É uma obrigação decorrente de Despesa Extraorçamentária.


ID
3198277
Banca
IBAM
Órgão
Câmara de Santo André - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O balanço orçamentário é uma das demonstrações contábeis que deve ser elaborada pelos entes ao final de cada exercício financeiro, o qual evidencia a integração entre o planejamento e a execução orçamentária. Com base na estrutura, composição e forma de apresentação, julgue como verdadeiras (V) ou falsas (F) as assertivas abaixo.

I. Os valores discriminados na coluna Despesa Liquidada são oriundos dos saldos da conta Crédito Empenhado em Liquidação e Crédito Empenhado Pago.

II. Na parte das receitas, o item Operações de Crédito/Refinanciamento demonstra o valor da receita decorrente da emissão de títulos públicos e da obtenção de empréstimos, inclusive as destinadas ao refinanciamento da dívida pública.

III. Além do quadro principal, o balanço também apresenta dois quadros anexos: o demonstrativo de execução de restos a pagar processados pagos e o demonstrativo de execução de restos a pagar processados e não processados liquidados.

IV. A coluna Previsão Atualizada demonstra os valores da previsão atualizada das receitas, que refletem a reestimativa da receita decorrente das fontes de recursos utilizadas para a abertura de créditos adicionais e criação de novas naturezas de receitas não previstas na LOA.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • MCASP 8ª

    (I) F Despesas Liquidadas: Demonstra os valores das despesas liquidadas no exercício de referência, inclusive das despesas pagas. Não inclui os valores referentes à liquidação de restos a pagar não processados. 

    Despesas Empenhadas: Demonstra os valores das despesas empenhadas no exercício, inclusive das despesas em liquidação, liquidadas ou pagas

    (II) V Operações de Crédito / Refinanciamento: Demonstra o valor da receita decorrente da emissão de títulos públicos e da obtenção de empréstimos, inclusive as destinadas ao refinanciamento da dívida pública.

    (III) F O Balanço Orçamentário é composto por:

    a. Quadro Principal;

    b. Quadro da Execução dos Restos a Pagar Não Processados; e

    - Inscritos em Exercícios Anteriores; - Inscritos em 31 de Dezembro do Exercício Anterior;

    - Liquidados; - Pagos; - Cancelados; - Saldo a Pagar.

    c. Quadro da Execução dos Restos a Pagar Processados.

    - Inscritos em Exercícios Anteriores; - Inscritos em 31 de Dezembro do Exercício Anterior;

    - Liquidados; - Pagos; - Cancelados; - Saldo a Pagar.

    (IV) F Previsão Atualizada: Demonstra os valores da previsão atualizada das receitas, que refletem a reestimativa da receita decorrente de, por exemplo:

    a. registro de excesso de arrecadação ou contratação de operações de crédito, ambas podendo ser utilizadas para abertura de créditos adicionais;

    b. criação de novas naturezas de receita não previstas na LOA;

    c. remanejamento entre naturezas de receita; ou

    d. atualizações monetárias autorizadas por lei, efetuadas após a data da publicação da LOA.

    Gab. C


ID
3198280
Banca
IBAM
Órgão
Câmara de Santo André - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com os preceitos da Lei de Responsabilidade Fiscal, o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) é um dos instrumentos de transparência da gestão fiscal que, ao ser elaborado bimestralmente, deverá ser acompanhado, dentre outros, do seguinte demonstrativo: 

Alternativas
Comentários
  • MDF 2020

    Os demonstrativos do RREO, listados a seguir, deverão ser elaborados e publicados até trinta dias após o encerramento do bimestre de referência, durante o exercício.

    a) Balanço Orçamentário;

    b) Demonstrativo da Execução das Despesas por Função/Subfunção;

    c) Demonstrativo da Receita Corrente Líquida;

    d) Demonstrativo das Receitas e Despesas Previdenciárias;

    e) Demonstrativo dos Resultados Primário e Nominal;

    f) Demonstrativo dos Restos a Pagar por Poder e Órgão;

    g) Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino;

    h) Demonstrativos das Receitas e Despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde;

    i) Demonstrativo das Parcerias Público-Privadas;

    j) Demonstrativo Simplificado do Relatório Resumido da Execução

    Além dos demonstrativos acima citados, também deverão ser elaborados e publicados até trinta dias após o encerramento do último bimestre, os seguintes:

    a) Demonstrativo das Receitas de Operações de Crédito e Despesas de Capital;

    b) Demonstrativo da Projeção Atuarial do Regime de Previdência;

    c) Demonstrativo da Receita de Alienação de Ativos e Aplicação dos Recursos.

    GAB. D

  • Gabarito: D

    Art. 52. O relatório a que se refere o  abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de:

    I - balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as:

    a) receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada;

    b) despesas por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada e o saldo;

    II - demonstrativos da execução das:

    a) receitas, por categoria econômica e fonte, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada no bimestre, a realizada no exercício e a previsão a realizar;

    b) despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando dotação inicial, dotação para o exercício, despesas empenhada e liquidada, no bimestre e no exercício;

    c) despesas, por função e subfunção.

    § 1 Os valores referentes ao refinanciamento da dívida mobiliária constarão destacadamente nas receitas de operações de crédito e nas despesas com amortização da dívida.

    § 2 O descumprimento do prazo previsto neste artigo sujeita o ente às sanções previstas no § 2 do art. 51.

    Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

    I - apuração da receita corrente líquida, na forma definida no inciso IV do art. 2, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício;

    II - receitas e despesas previdenciárias a que se refere o inciso IV do art. 50;

    III - resultados nominal e primário;

    IV - despesas com juros, na forma do inciso II do art. 4;

    V - Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no art. 20, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.

    § 1 O relatório referente ao último bimestre do exercício será acompanhado também de demonstrativos:

    I - do atendimento do disposto no , conforme o § 3 do art. 32;

    II - das projeções atuariais dos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos;

    III - da variação patrimonial, evidenciando a alienação de ativos e a aplicação dos recursos dela decorrentes.

    § 2 Quando for o caso, serão apresentadas justificativas:

    I - da limitação de empenho;

    II - da frustração de receitas, especificando as medidas de combate à sonegação e à evasão fiscal, adotadas e a adotar, e as ações de fiscalização e cobrança.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp101.htm


ID
3198283
Banca
IBAM
Órgão
Câmara de Santo André - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Considerando as normas aplicadas ao orçamento público e suas especificidades, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Erro da D?

  • Letra D (ERRADO): "Ao estabelecer o prazo até o final do exercício financeiro vigente para a devolução pelo Legislativo do projeto de lei para sanção, o Poder Executivo visa garantir a existência de um orçamento aprovado, antes do início do exercício subsequente." - O Executivo não estabelece o prazo, ele é Constitucional. Ainda, mesmo Constitucional, já tivemos orçamentos que não cumpriram o rito do ADCT.

  • Acredito que o ERRO D esteja, tambem, no fato de o prazo para devolução ao executivo ser o fim da sessão legislativa (22/12), não o fim do exercício financeiro (31/12).

  • Gabarito B

  • Questão as normas aplicadas ao orçamento público e suas especificidades

    Apesar de ser um ramo do direito menos explorado na academia, o Direito Financeiro abrange uma vasta quantidade de normas, incluindo a presença de diversas normas na própria Constituição Federal (CF). Em matéria orçamentária, as principais para fins de concurso, são provenientes da CF, da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei nº 4.320/64.

    Nesse contexto, iremos analisar cada uma das alternativas, tendo em mente toda a legislação aplicável ao orçamento público:

    A) Errado, o orçamento de investimento das empresas em que o Estado, indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto fará parte da lei orçamentária anual, conforme art. 165 da CF:

    Art. 165
    (...)
    § 5º A lei orçamentária anual compreenderá:
    I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;
    II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;
    III - o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.

    B) Certo, isso significa que as unidades poderão utilizar das descentralizações de crédito (provisão e destaque).

    Atenção! Não confunda as descentralizações de crédito com a transposição, remanejamento ou transferência de recursos, que demanda autorização legislativa para ser realizada em regra. As descentralizações são meros instrumentos de operacionalização do orçamento, conforme o MCASP:

    “As descentralizações de créditos orçamentários não se confundem com transferências e transposição, pois:
    a. Não modificam a programação ou o valor de suas dotações orçamentárias (créditos adicionais); e
    b. Não alteram a unidade orçamentária (classificação institucional) detentora do crédito orçamentário aprovado na lei orçamentária ou em créditos adicionais. "

    Nesse contexto, temos basicamente dois tipos de descentralização de crédito:
    (1) Provisão: descentralização interna de crédito (entre unidades gestoras de um mesmo órgão)
    (2) Destaque: descentralização externa de crédito (unidades gestoras de órgãos ou entidades de estrutura diferente)

    Perceba então, que as unidades (orçamentárias ou administrativas), poderão transferir para outras unidades o poder de utilização dos créditos que lhes foram dotados ou transferidos, através dos instrumentos acima.

    C) Errado, os compromissos com vigência plurianual serão atendidos por crédito próprio, consignado na LOA devendo a despesa ser empenhada em cada exercício financeiro pela parte nele a ser executada, conforme art. 27 do Decreto nº 93.872/1986:

    Art. 27. As despesas relativas a contratos, convênios, acordos ou ajustes de vigência plurianual, serão empenhadas em cada exercício financeiro pela parte nele a ser executada.

    D) Errado, Poder Executivo não estabelece prazo para a devolução pelo Legislativo do projeto de lei orçamentária para sanção. O prazo é estabelecido pela própria CF, no art. 35 da ADCT.

    Além disso, o prazo não se estende até o final do exercício financeiro (31 de dezembro) e sim até o final do encerramento da sessão legislativa (22 de dezembro), conforme CF:

    Art. 35 § 2º Até a entrada em vigor da lei complementar a que se refere o art. 165, § 9º, I e II, serão obedecidas as seguintes normas:
    III - o projeto de lei orçamentária da União será encaminhado até quatro meses antes do encerramento do exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento da sessão legislativa.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Descentralização de Crédito Transferência de uma unidade orçamentária ou administrativa para outra, do Poder de utilizar créditos orçamentários ou adicionais que estejam sob a sua supervisão, ou lhe tenham sido dotados ou transferidos. São operações descentralizadoras de crédito: o destaque e a provisão

    http://www.fazenda.df.gov.br/visualizar_texto.cfm?idtxt=149


ID
3198289
Banca
IBAM
Órgão
Câmara de Santo André - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Segundo a legislação vigente, as operações de créditos por antecipação de receita orçamentária (ARO) destinam-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro. Sobre esse dispositivo são feitas as seguintes considerações:

I. podem ser realizadas em qualquer ano, a partir do dia 10 de janeiro, exceto no último ano de mandato do Prefeito.

II. as realizadas por Municípios serão efetuadas mediante abertura de crédito junto a instituição financeira vencedora em processo competitivo eletrônico promovido pelo BACEN.

III. podem ser efetuadas mesmo enquanto vigentes outras de mesma natureza, desde que não ultrapassem o limite estabelecido na lei de créditos que as autorizou.

IV. é possível realizar as operações de ARO se houver autorização específica na lei orçamentária e o produto de sua arrecadação se destinar a despesas de capital.

São verdadeiras as afirmativas apresentadas em: 

Alternativas
Comentários
  • LRF

       Art. 38. A operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e cumprirá as exigências mencionadas no art. 32 e mais as seguintes:

            I - realizar-se-á somente a partir do décimo dia do início do exercício;

            II - deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia dez de dezembro de cada ano;

            III - não será autorizada se forem cobrados outros encargos que não a taxa de juros da operação, obrigatoriamente prefixada ou indexada à taxa básica financeira, ou à que vier a esta substituir;

            IV - estará proibida:

            a) enquanto existir operação anterior da mesma natureza não integralmente resgatada;

            b) no último ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal.

      § 2 As operações de crédito por antecipação de receita realizadas por Estados ou Municípios serão efetuadas mediante abertura de crédito junto à instituição financeira vencedora em processo competitivo eletrônico promovido pelo Banco Central do Brasil.

    Gab. D

  • Entendo que o gabarito deva ser letra (D), e não (B) como foi dado, pois a assertiva (I) diz (...) exceto o Prefeito, e assim, a meu, restringe a proibição, que como bem dito pelos colegas, além do Prefeito, se restringe também ao Pres.Rep. e ao Governador, cada qual em seu último ano de mandato.

    Mais alguém ?

    Bons estudos.


ID
3198292
Banca
IBAM
Órgão
Câmara de Santo André - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

No que concerne às despesas no setor público, julgue se as assertivas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F).

I. Sob o enfoque orçamentário, o ato da liquidação constitui a despesa orçamentária e o passivo financeiro para fins do cálculo do superávit financeiro.

II. Nos três níveis de governo, federal, estadual e municipal, pode ocorrer despesa pública sem a necessária realização do prévio empenho.

III. As despesas a pagar de exercícios encerrados que não foram processadas na época própria e os restos a pagar com prescrição interrompida são casos de despesas de exercícios anteriores.

IV. No encerramento do exercício financeiro, as despesas empenhadas, as despesas não liquidadas e as despesas liquidadas e não pagas são inscritas automaticamente em restos a pagar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • MCASP 8ª // Lei 4.320/64

    I (ERRADO) Observa-se que o ato da emissão do empenho, na ótica orçamentária, constitui a despesa orçamentária e o passivo financeiro para fins de cálculo do superávit financeiro. [...]

    II (CERTO) Art. 60. É vedada a realização de despesa sem prévio empenho. Mas se considerarmos Despesa Pública em Sentido Amplo (Despesa Orçamentária+Extraorçamentária), está correto. Uma vez que Despesa Extraorçamentária não consta no orçamento e, consequentemente, não depende de empenho.

    III (CERTO) Despesas de Exercícios Anteriores (DEA) abrangem 3 situações:

    a. Despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria;

    b. Restos a pagar com prescrição interrompida;

    c. Compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente. 

    IV (ERRADO) No fim do exercício, as despesas orçamentárias empenhadas e não pagas serão inscritas em restos a pagar.

    A inscrição de restos a pagar deve observar as disponibilidades financeiras e condições da legislação pertinente, de modo a prevenir riscos e corrigir desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, conforme estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). (NÃO É AUTOMÁTICA)!!!

    Gab. B

  • Questão dúbia. Quem se baseou somente na Lei 4320, provavelmente, errou a questão.

    Art. 60. É vedada a realização de despesa sem prévio empenho.

  • Questão sobre a despesa pública.

    Precisamos começar definindo esse termo técnico, tão importante para entendermos a atividade financeira do Estado. Conforme a doutrina e os manuais técnicos, a despesa pública (lato sensu) se divide em (1) despesa orçamentária, também chamada de despesa pública (stricto sensu) e (2) despesa extraorçamentária.

    Vamos aprofundar um pouco as duas classificações, conforme o MCASP:

    (1) despesa orçamentária: toda transação que depende de autorização legislativa na forma de consignação de dotação orçamentária, para ser efetivada.
    Nesse sentido, toda despesa legalmente empenhada (art. 35 da Lei nº. 4.320/64) no exercício, será uma despesa orçamentária desse exercício, também chamada de despesa realizada do ponto de vista orçamentário.

    (2) despesa extraorçamentária: não consta na lei orçamentária anual, compreendendo determinadas saídas de numerários decorrentes de depósitos, pagamentos de restos a pagar, resgate (pagamento) de operações de crédito por antecipação de receita e recursos transitórios.

    Atenção! Com isso, se uma despesa é legalmente empenhada no exercício X por exemplo, inscrita em restos a pagar ao final desse exercício e paga no exercício subsequente (X+1), no exercício X será contabilizada como uma despesa orçamentária, enquanto que no exercício (X+1) será uma despesa extraorçamentária – pagamento de restos a pagar.

    Feita a revisão desses conceitos básicos, vamos analisar cada uma das assertivas:

    I. Falso, sob o enfoque orçamentário, o ato do empenho constitui a despesa orçamentária e o passivo financeiro para fins do cálculo do superávit financeiro, conforme Lei nº 4.320/1964:

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:
    I - as receitas nele arrecadadas;
    II - as despesas nele legalmente empenhadas.

    II. Verdadeiro, pode ocorrer despesa pública (lato sensu) sem o prévio empenho, pois despesas extraorçamentárias, que fazem parte da definição de despesa pública em sentido amplo, não necessitam de empenho para serem realizadas. Exemplo: devoluções de cauções.

    Atenção! Repare que o comando da questão pede para julgarmos as assertivas “no que concerne às despesas (orçamentárias e extraorçamentárias) no setor público". O examinador contextualiza já dando indícios que trataria dessa diferença de nomenclatura (despesa pública em sentido amplo x despesa pública sentido estrito). Por isso é importante ficar atendo no contexto da questão!

    III. Verdadeiro, temos três casos previstos no Decreto nº 93/872/1986 para despesas de exercícios anteriores. A assertiva traz dois deles, que estão elencados no art. 22:

    Art. 22. As despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria, bem como os Restos a Pagar com prescrição interrompida, e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente, poderão ser pagos à conta de dotação destinada a atender despesas de exercícios anteriores, respeitada a categoria econômica própria (Lei nº 4.320/64, art. 37).
    § 1º O reconhecimento da obrigação de pagamento, de que trata este artigo, cabe à autoridade competente para empenhar a despesa.
     § 2º Para os efeitos deste artigo, considera-se:
    a) despesas que não se tenham processado na época própria, aquelas cujo empenho tenha sido considerado insubsistente e anulado no encerramento do exercício correspondente, mas que, dentro do prazo estabelecido, o credor tenha cumprido sua obrigação;
    b) restos a pagar com prescrição interrompida, a despesa cuja inscrição como restos a pagar tenha sido cancelada, mas ainda vigente o direito do credor;
    c) compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício, a obrigação de pagamento criada em virtude de lei, mas somente reconhecido o direito do reclamante após o encerramento do exercício correspondente.

    IV. Falso, no encerramento do exercício financeiro, apenas as despesas empenhadas e liquidadas (processadas) são inscritas automaticamente em restos a pagar. Despesas não liquidadas (não processadas) dependem da indicação do ordenador de despesa, conforme Decreto nº 93/872/1986:

    Art. 68.  A inscrição de despesas como restos a pagar no encerramento do exercício financeiro de emissão da Nota de Empenho depende da observância das condições estabelecidas neste Decreto para empenho e liquidação da despesa.          
    § 1o  A inscrição prevista no caput como restos a pagar não processados fica condicionada à indicação pelo ordenador de despesas.

    Sendo assim, a sequência correta é: F - V - V - F.


    Gabarito do Professor: B.

ID
3198295
Banca
IBAM
Órgão
Câmara de Santo André - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

José Roberto aplicou a importância de R$ 15.000,00 a juros simples obtendo um rendimento de R$ 1.875,00 em um determinado prazo. Se esse prazo fosse 34 dias maior, o rendimento obtido teria aumentado em R$ 250,00. José Roberto concluiu que o prazo da operação correspondeu, em dias, aproximadamente, a:

Alternativas
Comentários
  • Alguém conseguiu resolver? Posta aqui.

  • vamos lá galera

    J=C*i*t

    2125 = 15000 * i *(t + 34)

    1875 = 15000 * i * t DIVIDE UMA EQUAÇÃO PELA OUTRA

    1,13 = (t + 34) / t

    1,13t - t = 34

    t = 34/0,13

    t= 261,5 ~262

  • Usa regra de três

    34   250

    X  1875

    X= 255, aproximadamente 262

  • Juros Simples.

    Vamos descobrir primeiro a taxa de juros. Usando o mesmo capital, um juros de 250,00 e um prazo de 35 dias. x+34. Assumi x como 1 e somei 34.

    J= C * I * t

    250 = 15000 * i * 35d

    250 = 525000i

    i = 250 / 525000

    i = 0,000476

    Agora vamos descobrir o prazo da operação inteira, já sabendo a taxa de juros.

    J = C * i * t

    1875 = 15000 * 0,000476 * n

    1875 = 7.1428n

    n = 1875 / 7.1428

    n = 262


ID
3198298
Banca
IBAM
Órgão
Câmara de Santo André - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Renata investiu em um título com valor de face de R$ 250.000,00 e deseja resgatá-lo 1 ano e 6 meses antes de seu vencimento. Considerando que a taxa de desconto composto é de 4,5% a.a., capitalizados trimestralmente, o valor que Renata irá resgatar, em reais, é:

Alternativas
Comentários
  • Gab A.

    O problema é fazer essa conta na mão ...

    Desconto Comercial Composto.

    A = N * (1-i)^n

    A = 250.000 * (1-i)^n

    Para o i = 4,5% ao ano / ao trimestre. Dividimos por 4, pois um ano tem 4 trimestres, chegando a 1,125% a.t.

    Para o n temos 6 trimestres. 18 meses / 3.

    A = 250.000 * (1-0,01125)^6

    A = 233.425

  • Como que eu sei que tem que usar a fórmula do desconto comercial composto e não a forma do desconto racional composto?

  • Arredondei a taxa pra 1,06 e consegui achar a resposta


ID
3198301
Banca
IBAM
Órgão
Câmara de Santo André - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Determinado financiamento prevê o pagamento de uma entrada de R$ 2.400,00 e quatro parcelas iguais de R$ 350,00, com juros de 6,5% a.m. O valor histórico financiado, em reais, é igual a:

Alternativas
Comentários
  • 2400 + 350/1,065 + 350/1,065^2 + 350/1,065^3 + 350/1,065^4

    3.599,05


ID
3198304
Banca
IBAM
Órgão
Câmara de Santo André - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Ana Maria obteve um empréstimo de R$ 12.750,00 em uma instituição financeira com juros compostos à taxa de 24% ao semestre, com capitalização trimestral dos juros. Após 9 meses Ana Maria deverá quitar a dívida cujo montante, em reais, equivale a:

Alternativas
Comentários
  • Quanto à taxa, temos 24% ao semestre capitalizados ao trimestre.

    1 semestre possui 2 trimestres, então temos 24/2 = 12% ao trimestre.

    M = C * (1+i)^n

    M = 12.750 * 1,12^3

    M = 12.750 * 1,404928

    M = 17.912,83

    Gab. D


ID
3198307
Banca
IBAM
Órgão
Câmara de Santo André - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Uma determinada empresa adquiriu equipamentos com o primeiro pagamento de R$ 23.800,00 em 3 meses e o segundo pagamento de R$ 42.550,00 em 6 meses, ambos após a entrega. Para cumprir esse compromisso naquelas datas, a empresa pretende aplicar um recurso a juros compostos à taxa de 0,8% a.m. O valor do recurso a ser aplicado, a partir da data da entrega dos equipamentos, deverá corresponder, aproximadamente, em milhares de reais, a: 

Alternativas
Comentários
  • Passados 3 meses é necessário que tenha um montante de R$ 23 800 para o pagamento da primeira parcela mais um valor que continuará investido por mais 3 meses para o pagamento da segunda parcela (que será feita aos 6 meses contados do início) o que nos leva a essas duas equações:

    1) 23 800 + C2 = C1 . ( 1 + 0,008) ^ 3

    2) 42 550 = C2 . (1 + 0,008) ^ 3

    Resolvendo a equação 2)

    42 550 = C2 . 1,008^3

    42 550 = C2 . 1,024192512

    C2 = 42 550/1,024192512

    C2 = 41 544,92

    Resolvendo a equação 1)

    23 800 + 41 544,92 = C1 . 1,024192512

    65 344,92 = C1 . 1,024192512

    C1 = 65 344,92 / 1,024192512

    C1 = 63 801,40

    RESPOSTA CERTA: A

    Fórmula Montante de juros compostos -> M = C . ( 1 + i) ^ n

    Legenda: C1: Capital total que deverá ser investido desde o início. De modo que ao pagar a 1º parcela ainda reste o C2 que continuará investido por mais 3 meses para pagar a segunda parcela.

  • Uma questão dessas faz até cair uma lágrima na hora da prova :(


ID
3198310
Banca
IBAM
Órgão
Câmara de Santo André - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com o regramento instituído pela Lei Orgânica do Município de Santo André, é correto afirmar que o Presidente da Câmara pode tomar iniciativa para proceder à convocação extraordinária da Câmara no período de recesso somente com a seguinte finalidade:

Alternativas
Comentários
  • B. tomar compromisso e dar posse do Prefeito e do Vice-Prefeito.

  • Ibam const CF Importante - sto andre não importa!

    CF, Art. 57, §6º A convocação extraordinária do Congresso Nacional far-se-á: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 50, de 2006) [IBAM - 2019 - Câmara - SP – Controlador]

    I - pelo Presidente do Senado Federal, em caso de decretação de estado de defesa ou de intervenção federal, de pedido de autorização para a decretação de estado de sítio e para o compromisso e a posse do Presidente e do Vice-Presidente da República [5 de janeiro - EC 111/2021]; [IBAM - 2019 - Câmara - SP – Controlador]

    [art. 136, §4º Decretado o estado de defesa ou sua prorrogação, o Presidente da República, dentro de 24 horas, submeterá o ato com a respectiva justificação ao Congresso Nacional, que decidirá por maioria absoluta.

    §5º Se o Congresso Nacional estiver em recesso, será convocado, extraordinariamente, no prazo de 5 dias.

    §6º O Congresso Nacional apreciará o decreto dentro de 10 dias contados de seu recebimento, devendo continuar funcionando enquanto vigorar o estado de defesa.

    Art. 138, §2º Solicitada autorização para decretar o estado de sítio durante o recesso parlamentar, o Presidente do Senado Federal, de imediato, convocará extraordinariamente o Congresso Nacional para se reunir dentro de 5 dias, a fim de apreciar o ato.]

    II - pelo Presidente da República, pelos Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal ou a requerimento da maioria dos membros de ambas as Casas, em caso de urgência ou interesse público relevante, em todas as hipóteses deste inciso com a aprovação da maioria absoluta de cada uma das Casas do Congresso Nacional. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 50, de 2006)


ID
3198313
Banca
IBAM
Órgão
Câmara de Santo André - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com o regramento constante do Regimento Interno da Câmara Municipal de Santo André a respeito da Tribuna Livre não é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • QUE É A TRIBUNA LIVRE?

    Todas as quintas-feiras (exceto feriados) você pode apresentar temas de interesse geral ou coletivo aos vereadores e a toda a cidade. O orador terá seis minutos para uma fala, ou três minutos, caso haja dois oradores da mesma instituição.

     QUEM PODE PARTICIPAR?

    Para usar a Tribuna Livre você precisa:

    1)     Ser morador de Santo André;

    2)     Ter, no mínimo, 16 anos;

    3)     Representar algum grupo, instituição ou órgão da cidade.


ID
3198316
Banca
IBAM
Órgão
Câmara de Santo André - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Nos termos do Regimento Interno da Câmara Municipal de Santo André, a eleição para preenchimento de cargo vago da Mesa ocorrerá em sessão:

Alternativas

ID
3198319
Banca
IBAM
Órgão
Câmara de Santo André - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Nos termos do Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Santo André, a falta de exação no cumprimento do dever dá ensejo a pena de:

Alternativas
Comentários
  • Exação : prevaricação, não levar a sério a função que ocupa.


ID
3198322
Banca
IBAM
Órgão
Câmara de Santo André - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A espécie de licença que não encontra previsão expressa no Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Santo André está apresentada em qual alternativa?

Alternativas
Comentários
  • Art. 105 - Conceder-se-á licença:

    I - Para tratamento de saúde;

    II - Por motivo de doença em pessoa da família;

    III - Para repouso à gestante;

    IV - Para serviço militar obrigatório;

    V - Para tratar de interesses particulares;

    VI - Por motivo de afastamento do cônjuge, funcionário civil ou militar;

    VII - Licença-Prêmio;

    VIII - Para viagem de objetivos culturais.


ID
3198328
Banca
IBAM
Órgão
Câmara de Santo André - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Word 2016 BR, o acionamento de um ícone tem por objetivo mudar a cor atrás do texto, parágrafo ou célula de tabela selecionado, tarefa particularmente útil para realçar informações importantes no texto.

Assinale a alternativa que apresenta o referido ícone.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Temos a ilustração do ícone que representa o "sombreamento" (=Muda a cor atrás do texto, parágrafo ou célula de tabela selecionado).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • a) maiúsculas e minúsculas: altera letras ou palavras para maiúsculo e minúsculo.

    b) cor da fonte: possibilita a alteração da cor do texto, palavra ou letra.

    c) cor do realce do texto: funciona como um grifa texto.

    d) sombreamento: muda a cor atrás do texto.

  • Nossa, nem sabia que essa opção existia! kkkk

    Falou a palavra realce no enunciado eu já logo fui marcando letra C.

  • A) MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS: ALTERA LETRAS OU PALAVRAS PARA MAIÚSCULO E MINÚSCULO.

    b) cor da fonte: possibilita a alteração da cor do texto, palavra ou letra.

    c) cor do realce do texto: funciona como um grifa texto.

    d) sombreamento: muda a cor atrás do texto.

    Resp: D. Não dá para imitar o realça texto aqui, tente no seu word. Esse detalhe realça toda a linha, ou parágrafo, se a pessoa aperta enter ela aumenta.

  • Oura questão fácil de informática de IBAM, essa ta dada, td mundo empatado em primeiro lugar nesse concurso.

  • Tem que prestar atenção na palavra "ATRÁS" pois muitos vão marcar pensando que é a B

  • C) Grifa o texto: cor do realce do texto

  • Eu fiquei em dúvida entre a C e a D. Como ele disse "realçar informações importantes no texto", fui logo na letra C, pois raciocinei como o da letra B a mudança de plano de fundo do texto. Até pq se eu quero realçar, vou na opção da C não da D.

  • A questão aborda conhecimentos acerca das funções dos comandos do Word 2016, mais especificamente quanto ao comando responsável por inserir uma cor no fundo do texto.

     

    A) Incorreta – O ícone apresentado se refere ao comando “Maiúsculas e minúsculas”, que é utilizado para deixar o texto totalmente em maiúsculo, minúsculo ou alternar as letras entre maiúsculas e minúsculas.

    B) Incorreta – O ícone apresentado se refere ao comando “Cor da fonte”, que tem como função mudar a cor do texto.

    C) Incorreta – O ícone apresentado se refere ao comando “Cor de Realce do Texto”, que é utilizado para grifar determinadas partes do texto.

    D) Correta – O ícone apresentado se refere ao comando “Sombreamento”, que tem como função inserir uma cor no fundo do parágrafo, dando realce às informações.

     

    Gabarito – Alternativa D. 


ID
3198337
Banca
IBAM
Órgão
Câmara de Santo André - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Atualmente é muito comum o uso dos recursos das redes sociais, definidas como estruturas formadas na internet, por pessoas e organizações que se conectam a partir de interesses ou valores comuns, sites e aplicativos que operam em níveis diversos, como profissional e de relacionamento, mas sempre permitindo o compartilhamento de informações entre pessoas elou empresas. Entre as redes sociais, uma é direcionada particularmente para reunir profissionais, com interesses empresariais e de trabalho, permitindo a interatividade entre os profissionais, ao passo que outra visa prioritariamente o compartilhamento de fotos e vídeos entre usuários. São exemplos desses dois tipos de redes sociais, respectivamente: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Linkedin ?  a maior plataforma de networking profissional do mundo, cujas conexões visam contribuir com os seus planos de carreira. Desenvolvida como uma rede social, a plataforma já conta com quase 600 milhões de usuários em 200 países. 

    ? Instagram ? esse nem precisa comentar muito, visa prioritariamente o compartilhamento de fotos e vídeos entre usuários.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Dropbox:

    "Crie e edite seu trabalho, incluindo conteúdo da nuvem e arquivos do Microsoft Office, diretamente no Dropbox, para que você gaste menos tempo alternando entre aplicativos ou procurando arquivos. Armazene seus arquivos em um local seguro e os acesse no seu computador, telefone ou tablet. As alterações que você fizer serão sincronizadas em toda sua conta."

    Fonte: https://www.dropbox.com/pt_BR/features

  • Instagram pode ser usado como rede profissional tbm, e melhor que o Linkedin, isso porque possui mais recursos para mostrar seu trabalho

  • Gabarito Letra A

    Linkedin = rede social de negócios, voltada para relacionamentos profissionais que pode ser usada para encontrar emprego, anunciar vagas, fazer parcerias e networking.

    Instagram. = rede social de compartilhamento de fotos e vídeos entre seus usuários, que permite aplicar filtros digitais e compartilhá-los.

    Dropbox. = serviço para armazenamento e compartilhamento de arquivos. É baseado no conceito de "computação em nuvem".

    Spotify. = é um serviço de streaming de áudio que permite ao usuário ouvir músicas, criar playlists, usar seleções de terceiros, ouvir podcasts, ver vídeos, descobrir novos estilos e artistas...

  • Minha contribuição.

    Redes Sociais: são estruturas sociais compostas por pessoas ou organizações conectadas por um ou vários tipos de relação. Compartilham valores e objetivos comuns. No mundo virtual, as redes sociais são serviços, plataformas, aplicativos ou portais em que usuários (pessoas físicas e/ou jurídicas) podem criar perfis contendo informações privadas, profissionais, para se relacionarem e para compartilharem informações entre si.

    Obs.: As empresas e órgãos públicos têm utilizado as redes sociais como ambiente de divulgação de suas ações, o que as torna um relevante meio de comunicação para as instituições.

    Exemplos de Redes Sociais:

    -Facebook / Instagram / Twitter / Youtube / WhatsApp / Linkedin

    Redes Corporativas: são redes sociais privadas que reúnem em um ambiente digital colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros de uma empresa, com o objetivo de melhorar a comunicação entre todos estes componentes.

    Fonte: Estratégia / QC

    Abraço!!!

  • Ahhhh essa vocês não erram né!? passam mais tempo lá do que aqui kkkkk

  • Essa questão é um tapa na cara de quem fala: "Rede Social não te leva a lugar nenhum" kkkkk

  • Essa questão é OBRIGAÇÃO de não errar. Para quem conhece os app das redes sociais não tem como errar.