SóProvas



Prova IBFC - 2016 - SES-PR - Contador


ID
2094688
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

Aquilo por que vivi

     Três paixões, simples, mas irresistivelmente fortes, governaram-me a vida: o anseio de amor, a busca do conhecimento e a dolorosa piedade pelo sofrimento da humanidade. Tais paixões, como grandes vendavais, impeliram-me para aqui e acolá, em curso instável, por sobre profundo oceano de angústia, chegando às raias do desespero.

    Busquei, primeiro, o amor, porque ele produz êxtase - um êxtase tão grande que, não raro, eu sacrificava todo o resto da minha vida por umas poucas horas dessa alegria. Ambicionava-o, ainda, porque o amor nos liberta da solidão - essa solidão terrível através da qual a nossa trêmula percepção observa, além dos limites do mundo, esse abismo frio e exânime. Busquei-o, finalmente, porque vi na união do amor, numa miniatura mística, algo que prefigurava a visão que os santos e os poetas imaginavam. Eis o que busquei e, embora isso possa parecer demasiado bom para vida humana, foi isso que - afinal - encontrei.

    Com paixão igual, busquei o conhecimento. Eu queria compreender o coração dos homens. Gostaria de saber por que cintilam as estrelas. E procurei apreender a força pitagórica pela qual o número permanece acima do fluxo dos acontecimentos. Um pouco disto, mas não muito, eu o consegui.

    Amor e conhecimento, até o ponto em que são possíveis, conduzem para o alto, rumo ao céu. Mas a piedade sempre me trazia de volta à terra. Ecos de gritos de dor ecoavam em meu coração. Crianças famintas, vítimas torturadas por opressores, velhos desvalidos a constituir um fardo para seus filhos, e todo o mundo de solidão, pobreza e sofrimentos, convertem numa irrisão o que deveria de ser a vida humana. Anseio por aliviar o mal, mas não posso, e também sofro.

    Eis o que tem sido a minha vida. Tenho-a considerado digna de ser vivida e, de bom grado, tornaria a vivê-la, se me fosse dada tal oportunidade.

(Bertrand Russel. Autobiografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.)

No texto, o autor propõe-se a apresentar os motivos pelos quais viveu. Sobre eles e a visão de mundo proposta, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • nem eu...

     

  • Questao confusa

     

  • Gabarito C

     

    a) Errada. O amor foi a primeira busca que o autor fez, isso não quer dizer que seja pré requisito. O próprio autor disse que havia três motivos, mas não grau de hierarquia entre eles.

     

    b) Errada. Pelo contrário, o autor afirma inclusive que procurou primeiro o amor porque liberta da solidão.

     

    c) Gabarito. Quando a assertiva diz que o autor problematiza a piedade, na verdade ele está dizendo que a piedade é o ponto que vai de encontro aos demais, ou seja, o amor e o conhecimento levam para cima, mas a piedade não, faz com que ele fique no chão.

     

    d) Errado. Logo no inicio do texto ele afirma ser três as suas paixões pios se "complementam"

  • Por eliminação, fui na C. Mas não a entendi exatamente rs.
  • A piedade deve torna a pessoa mais humana (para terra - segundo o autor). E não, mais divino (para o alto - de acordo com a lógica que o autor vê no mundo).

  • Não concordo com letra C

    texto diz:  Amor e conhecimento, até o ponto em que são possíveis, conduzem para o alto, rumo ao céu. Mas a piedade sempre me trazia de volta à terra...

    e item fala:  piedade conduz para o alto ao afirmar que, por ela, era trazido sempre de volta à terra.

     

  • A piedade sempre o trazia de volta à terra, como ela o conduz para o alto?

  • Complicado essa ! 

    Muito confusa!

  • "Amor e conhecimento, até o ponto em que são possíveis, conduzem para o alto, rumo ao céu. Mas a piedade sempre me trazia de volta à terra." Não é a piedade que conduz para o alto... 

    Fiquei confusa.

  • (idem) Talita Oliveira

    "Amor e conhecimento, até o ponto em que são possíveis, conduzem para o alto, rumo ao céu. Mas a piedade sempre me trazia de volta à terra." Não é a piedade que conduz para o alto... 

    Fiquei confuso.

  • "Amor e conhecimento, até o ponto em que são possíveis, conduzem para o alto, rumo ao céu. Mas a piedade sempre me trazia de volta à terra." 

    Neste trecho o autor PROBLEMATIZA (significa fazer questionamentos ou colocar dúvidas) a lógica da piedade. 

    ITEM C

  • to precisando é de uma explicação que me faça compreender realmente o que se passa nessa questão 

  • A piedade o traz de volta à terra, não o conduz para o alto. 

  • Questão confusa mesmo, indiquem pra comentário!!

  • Amor e conhecimento... conduzem para o alto, rumo ao céu. MAS a piedade sempre me trazia de volta à terra. 

    DAÍ ENTENDO QUE A PIEDADE NÃO O CONDUZIA PARA O ALTO. E VEJO AS PESSOAS COMENTANDO COMO SE FOSSE A COISA MAIS CORRETA.

    NEM SEMPRE O QUE A BANCA AFIRMA SERÁ O CERTO, NÃO É A TOA QUE EXISTE A ANULAÇÃO (QUE NEM SEMPRE A BANCA FAZ)

    QUEM SOU EU PARA AFIRMAR QUE ESTÁ ERRADO, SÓ SEI QUE EU NÃO MARCARIA ESTA RESPOSTA  E VEJO AS PESSOAS AFIRMANDO A CORREÇÃO DA ALTERNATIVA (APENAS REPETINDO A ALTERNATIVA)...  SE PUDESSEM EXPLICAR...

  • Concordo com a Nanda Guerra.

  • Indicado para comentário.

  • A maioria das questões da IBFC, tanto de português como de outras matérias, têm enunciados muito mal redigidos e que induzem ao erro.

    Entendi desta forma, depois de errar a questão:

    A lógica comum é que a piedade é que eleva as pessoas rumo ao céu, ou seja, quando pensamos em uma pessoa que irá para o céu pensamos em alguém piedoso / misericordioso. Quando a questão fala que o autor problematiza (inverte o senso comum de que é a piedade que nos conduz para o alto), ela que dizer que o autor coloca em dúvida que é a piedade que eleva o ser rumo ao céu, já que, para ele quem faz isso é o amor e o conhecimento. A piedade (ao contrário da lógica) o traz para baixo.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos.

  • mais confusa é essa banca.

  • A Ana Sales  matou a charada. Eu já estava xingando a banca aqui mas, ao meu ver, ela esclareceu a questão.

  • Vamos aprender a interpretar: Ele problematizou a lógica que a piedade  o conduzia para o alto, afirmando que ela o trazia de volta para a terra. Problematizou expondo dúvidas ou questionamentos.

  • Qconcursos, merecemos que um professor comente a  questão e tire nossas dúvidas!!!!

     

     

     

     

  • Não vejo a C como correta, pois o amor e o conhecimento que conduzem para o alto. A piedade apenas traz de volta para a terra.

  • tem que "viajar" muito pra responder uma questão dessas.

  • Questões de interpretação de texto servem para "filtrar" candidatos ao bel prazer das bancas.....

  • Vou deixar a C para o final porque acho a mais dificil de explicar.

     

    A - o fato de o amor ter sido a primeira busca deve-se à ideia de que esse sentimento representa um pré- requisito para a obtenção de outras coisas. ERRADO; "Busquei, primeiro, o amor, porque ele produz êxtase" (1º linha do 2º parágrafo) => o autor não menciona hierarquia entre suas paixões

     

    B - o conhecimento a que o autor se refere estava voltado apenas para objetos concretos e palpáveis do campo biológico. ERRADO; "Eu queria compreender o coração dos homens(1º linha do 3º parágrafo) => o termo sublinhado no trecho do texto que mencionei aqui se refere a um elemento subjetivo, ou seja, o termo destacado "coração dos homens" possui uma semantica de intenções e anseios dos homens (se for em sentido estrito) ou então num sentido amplo englobando toda a humanidade e as motivações da natureza humana.

     

    D - o autor declara ter se apropriado com profundidade do amor e do conhecimento ao ponto de esgotar plenamente suas experiências. ERRADO; "Amor e conhecimento, até o ponto em que são possíveis" (1º linha do 4º parágrafo) => o autor indiretamente diz que é impossivel "viver" todo o amor e obter todo o conhecimento, mas ainda é verdade que o autor possa se apropriar do amor e do conhecimento com profundidade..... junto com: "tornaria a vivê-la, se me fosse dada tal oportunidade(1º linha do último parágrafo) => o autor deixa claro que faria tudo novamente se a ele/ela fosse possível viver uma nova vida, e desse modo vivenciaria uma nova experiencia que a da presente vida não foi capaz de esgotar essa vontade de se "apaixonar" novamente.

     

    __

    C - o autor problematiza a lógica de que a piedade conduz para o alto ao afirmar que, por ela, era trazido sempre de volta à terra. CERTO; => Problematizar não é somente trazer questionamentos e fazer indagações, pode ser também levantar uma situação onde quebre uma visão já concretizada sobre um determinado assunto.... a lógica no seu sentido mais básico é aquilo que é o minimo suficiente para formar uma opnião acerca de um assunto ou de destacar uma alternativa como melhor ("com mais sentido") sobre varias outras ... aqui vou considerar essa lógica como senso comum para ficar mais fácil...

     

    (continuação dos demais termos para não deixar muito confuso tudo junto acima) 

     

     para facilitar o entendimento vou considerar piedade como amor ao próximo.

     

    o "amor ao próximo" enobrece a alma daquele que é piedoso, e esse sentimento é algo positivo; pelo "senso comum" seria algo que levaria as pessoas "para cima" ("céu"). Mas o autor propoem um caso onde a piedade desperta a humanização das pessoas em traze-las para a realidade, mostrando que a vida não é um sonho que leva ao extase (amor) nem ao "teorização de mundo perfeito" (conhecimento que sempre busca a construção de um mundo melhor).

     

    E essa diferente perspectiva da lógica (interna, que "leva pra cima") ser inversa a ação integradora de filantropia (externa, que "leva para baixo") é o gabarito da questão C

     

  • Questão confusa.  Mal redigida.  No entanto as alternativas são facilmente descartáveis, somente por eliminação consegui fazer esta questão, mas jamais teria segurança.

  • O enunciado começa com a expressão "no texto", o que significa imaginar que a questão seria de compreensão, todavia não é o que se percebe.  Na minha percepção o texto diz que são o amor e conhecimento  que "conduzem para o alto, rumo ao céu". E que "a piedade sempre me trazia de volta à terra". 

    Enfim, essa questão seria perfeitamente passível de recurso. 

  • A resposta correta (C)  quer dizer que o autor quebra o paradigma a respeito da piedade, indo de encontro ao senso comum.

  •  É um texto rebuscado e subjetivo, é preciso entender as entrelinhas para poder respondê-la.

  • Pelo que entendi essa questao foi anulada.

  • Não entendo o porquê de tanta gente achar que essa questão está confusa. A alternativa C fala que o autor problematiza a lógica (senso comum) de que a piedade conduz para o alto, em nenhum momento fala que ele afirmou que a piedade o levava para o alto.

    Vamos aprender a interpretar, gente!


ID
2094691
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

Aquilo por que vivi

     Três paixões, simples, mas irresistivelmente fortes, governaram-me a vida: o anseio de amor, a busca do conhecimento e a dolorosa piedade pelo sofrimento da humanidade. Tais paixões, como grandes vendavais, impeliram-me para aqui e acolá, em curso instável, por sobre profundo oceano de angústia, chegando às raias do desespero.

    Busquei, primeiro, o amor, porque ele produz êxtase - um êxtase tão grande que, não raro, eu sacrificava todo o resto da minha vida por umas poucas horas dessa alegria. Ambicionava-o, ainda, porque o amor nos liberta da solidão - essa solidão terrível através da qual a nossa trêmula percepção observa, além dos limites do mundo, esse abismo frio e exânime. Busquei-o, finalmente, porque vi na união do amor, numa miniatura mística, algo que prefigurava a visão que os santos e os poetas imaginavam. Eis o que busquei e, embora isso possa parecer demasiado bom para vida humana, foi isso que - afinal - encontrei.

    Com paixão igual, busquei o conhecimento. Eu queria compreender o coração dos homens. Gostaria de saber por que cintilam as estrelas. E procurei apreender a força pitagórica pela qual o número permanece acima do fluxo dos acontecimentos. Um pouco disto, mas não muito, eu o consegui.

    Amor e conhecimento, até o ponto em que são possíveis, conduzem para o alto, rumo ao céu. Mas a piedade sempre me trazia de volta à terra. Ecos de gritos de dor ecoavam em meu coração. Crianças famintas, vítimas torturadas por opressores, velhos desvalidos a constituir um fardo para seus filhos, e todo o mundo de solidão, pobreza e sofrimentos, convertem numa irrisão o que deveria de ser a vida humana. Anseio por aliviar o mal, mas não posso, e também sofro.

    Eis o que tem sido a minha vida. Tenho-a considerado digna de ser vivida e, de bom grado, tornaria a vivê-la, se me fosse dada tal oportunidade.

(Bertrand Russel. Autobiografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.)

O texto é marcado por subjetividade e as figuras de estilo reforçam esse teor subjetivo. Assinale a passagem transcrita abaixo que NÃO revela um exemplo de linguagem figurada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D usei o seguinte pensamento:

     a) “Três paixões, simples, mas irresistivelmente fortes, governaram-me a vida:” (1°§) (paixão forte, entendi forte no sentido de força mesmo - logo sentido figurado)

     b) “Tais paixões, como grandes vendavais, impeliram-me para aqui e acolá” (1°§) ( paixões grande como vendavais - sentido figurado)

     c) “além dos limites do mundo, esse abismo frio e exânime.” (2°§) (mundo não tem limite, logo sentido figurado)

     d) “Gostaria de saber por que cintilam as estrelas.” (3°§) (Única que não possuí o sentido figurado).

  • Gabarito D

     

    a) Errada. Bom, desde que sei, paixão não é presidente para governar nada nem ninguém, logo, sentido figurado

     

    b) Errada. Aqui há o sentido figurado chamado comparação  ou símile. 

     

    c) Errada.  A figura de linguagem está configurada pela palavra exânime, que signfica "morto". Nunca vi abismo morrer (rsrs). Mas essa era fácil até pelo contexto.

     

    d) Gabarito. Realmente, aqui não há figura de linguagem e a palavra que poderia fazer errar (cintilar) no proprio contexto dá para ter uma ideia de que se trata do brilho da estrelas. 

  • Cintilar é brilhar com reflexos. Sentido denotativo. Portanto, não há figura de linguagem. 

  • Para quem errou assim como eu, vai o significado do  verbo- cintilar

    1.-intransitivo

     Significado - luzir com variações rápidas de brilho e de cor.

    exemplo = "as estrelas cintilam"

    2. intransitivo

     significado -brilhar intermitentemente como as estrelas.

    Exemplo ="o diamante cintila"

    "Não te digas filósofo nunca, nem fales em máximas na presença de ignorantes, mas age de acordo com essas máximas. Assim, num banquete, não ensines como é preciso comer, mas come de maneira conveniente."  Epicteto


ID
2094694
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

Aquilo por que vivi

     Três paixões, simples, mas irresistivelmente fortes, governaram-me a vida: o anseio de amor, a busca do conhecimento e a dolorosa piedade pelo sofrimento da humanidade. Tais paixões, como grandes vendavais, impeliram-me para aqui e acolá, em curso instável, por sobre profundo oceano de angústia, chegando às raias do desespero.

    Busquei, primeiro, o amor, porque ele produz êxtase - um êxtase tão grande que, não raro, eu sacrificava todo o resto da minha vida por umas poucas horas dessa alegria. Ambicionava-o, ainda, porque o amor nos liberta da solidão - essa solidão terrível através da qual a nossa trêmula percepção observa, além dos limites do mundo, esse abismo frio e exânime. Busquei-o, finalmente, porque vi na união do amor, numa miniatura mística, algo que prefigurava a visão que os santos e os poetas imaginavam. Eis o que busquei e, embora isso possa parecer demasiado bom para vida humana, foi isso que - afinal - encontrei.

    Com paixão igual, busquei o conhecimento. Eu queria compreender o coração dos homens. Gostaria de saber por que cintilam as estrelas. E procurei apreender a força pitagórica pela qual o número permanece acima do fluxo dos acontecimentos. Um pouco disto, mas não muito, eu o consegui.

    Amor e conhecimento, até o ponto em que são possíveis, conduzem para o alto, rumo ao céu. Mas a piedade sempre me trazia de volta à terra. Ecos de gritos de dor ecoavam em meu coração. Crianças famintas, vítimas torturadas por opressores, velhos desvalidos a constituir um fardo para seus filhos, e todo o mundo de solidão, pobreza e sofrimentos, convertem numa irrisão o que deveria de ser a vida humana. Anseio por aliviar o mal, mas não posso, e também sofro.

    Eis o que tem sido a minha vida. Tenho-a considerado digna de ser vivida e, de bom grado, tornaria a vivê-la, se me fosse dada tal oportunidade.

(Bertrand Russel. Autobiografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.)

No início do texto, o autor faz um emprego formal e incomum da linguagem na passagem “governaram-me a vida:” (1°§). Considerando-se o contexto, a construção em questão equivaleria, semanticamente, à seguinte reescritura:

Alternativas
Comentários
  • (Gabarito B) - Pronomes Oblíquos Átonos
    1a pessoa: me (singular), nos (plural).
    2a pessoa: te (singular), vos (plural).
    3a pessoa: se (singular ou plural), lhe, lhes, o, a, os, as.
    Os pronomes oblíquos me, te, se, nos, vos podem exercer função de sujeito (raramente), objeto direto (normalmente), objeto indireto (normalmente), complemento nominal (raramente) e adjunto adnominal (raramente). Já lhe(s) pode exercer função de objeto indireto (normalmente), sujeito (raramente), complemento nominal (raramente) e adjunto adnominal (raramente). Por sua vez, os pronomes átonos o, a, os, as só exercem função de objeto direto (normalmente) ou sujeito (raramente).
     

    Pestana (2012)

  • Três paixões irresistivelmente fortes que, apesar de simples, governaram a minha vida: o anseio do amor, a busca do conhecimento e a dolorosa piedade pelo sofrimento da humanidade.

  • Enunciado: Três paixões...governaram-me a vida.

    três paixões = sujeito

    governaram = VTD (no caso)

    resposta: letra b: governaram a minha vida   (a minha vida: objeto direto)

     

     


ID
2094697
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

Aquilo por que vivi

     Três paixões, simples, mas irresistivelmente fortes, governaram-me a vida: o anseio de amor, a busca do conhecimento e a dolorosa piedade pelo sofrimento da humanidade. Tais paixões, como grandes vendavais, impeliram-me para aqui e acolá, em curso instável, por sobre profundo oceano de angústia, chegando às raias do desespero.

    Busquei, primeiro, o amor, porque ele produz êxtase - um êxtase tão grande que, não raro, eu sacrificava todo o resto da minha vida por umas poucas horas dessa alegria. Ambicionava-o, ainda, porque o amor nos liberta da solidão - essa solidão terrível através da qual a nossa trêmula percepção observa, além dos limites do mundo, esse abismo frio e exânime. Busquei-o, finalmente, porque vi na união do amor, numa miniatura mística, algo que prefigurava a visão que os santos e os poetas imaginavam. Eis o que busquei e, embora isso possa parecer demasiado bom para vida humana, foi isso que - afinal - encontrei.

    Com paixão igual, busquei o conhecimento. Eu queria compreender o coração dos homens. Gostaria de saber por que cintilam as estrelas. E procurei apreender a força pitagórica pela qual o número permanece acima do fluxo dos acontecimentos. Um pouco disto, mas não muito, eu o consegui.

    Amor e conhecimento, até o ponto em que são possíveis, conduzem para o alto, rumo ao céu. Mas a piedade sempre me trazia de volta à terra. Ecos de gritos de dor ecoavam em meu coração. Crianças famintas, vítimas torturadas por opressores, velhos desvalidos a constituir um fardo para seus filhos, e todo o mundo de solidão, pobreza e sofrimentos, convertem numa irrisão o que deveria de ser a vida humana. Anseio por aliviar o mal, mas não posso, e também sofro.

    Eis o que tem sido a minha vida. Tenho-a considerado digna de ser vivida e, de bom grado, tornaria a vivê-la, se me fosse dada tal oportunidade.

(Bertrand Russel. Autobiografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.)

O último parágrafo do texto revela a conclusão do autor sobre o tema abordado. Por meio da passagem “se me fosse dada tal oportunidade”, evidencia-se, em relação à ideia precedente, um sentido de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    A questão trata basicamente do empredo da conjunção "se"

     

    a) Gabarito. A conjunção "se" é condicional, por tal, expressa a ideia de condição.

  • Condicionaisintroduzem uma oração que indica a hipótese ou a condição para ocorrência da principal. São elas: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que, etc.

     

  • Condicionais: introduzem uma oração que indica a hipótese ou a condição para ocorrência da principal. São elas: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que, etc.

  • Condicionaisintroduzem uma oração que indica a hipótese ou a condição para ocorrência da principal. São elas: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que, etc.

  • Oração subordinada adverbial condicional: apresenta uma condição para a realização ou não do acontecimento da oração principal. Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções e locuções condicionais: se, salvo se, desde que, exceto se, caso, desde, contando que, sem que, a menos que, uma vez que, sempre que, a não ser que,

    GABA A

  • nem fui ao texto: SE....

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca da chamada oração subordinada adverbial.

    Oração Subordinada Adverbial é a oração que exerce a função de ADJUNTO ADVERBIAL do verbo da oração principal, tendo a mesma função que um advérbio na estrutura frásica. Acrescentam à oração circunstãncias de TEMPO, MODO, FIM, CAUSA, CONSEQUÊNCIA, CONDIÇÃO, ...., sendo iniciadas por conjunções ou locuções conjuntivas.

    Oração subordinada adverbial condicional: APRESENTA UMA CONDIÇÃO para a realização ou não do acontecimento da oração principal. Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções e locuções condicionais: SE, SALVO SE, DESDE QUE, EXCETO SE, CASO, DESDE, CONTANTO QUE, SEM QUE, A MENOS QUE, UMA VEZ QUE, SEMPRE QUE, A NÃO SER QUE ....

    Exemplo:

    Eis o que tem sido a minha vida. Tenho-a considerado digna de ser vivida e, de bom grado, tornaria a vivê-la, SE ME FOSSE dada tal oportunidade

    Interessado em saber mais sobre o assunto? Acesse 

    http://www.normaculta.com.br/oracoes-subordinadas-adverbiais/

    Um abraço e até mais

  • A questão tava tão fácil que pensei que era pegadinha e errei, marquei letra E

  • A conjunção inicial "SE" é de condição.

     

    Conjunção Subordinativa Adverbial Condicional: Caso, se, salvo se, somente se, contanto que, a menos que...

     

    Gabarito: A

  • é uma oração subordinada adverbial condicionãl, pois tras a ideia de condição. Geralmente é introduzida por conjunção ou por locuções condicionais, ex: desde que, SE, contanto que, dêsde que- caso

  • Gente, é tanta explicação enorme pra nada...kkk

    É apenas uma conjunção condicional. :)

  • Tá na dúvida,mete condicional pra cima.O elaborador do IBFC gosta demais dessa conjunção.

  • tornaria a vivê-la, se me fosse dada tal oportunidade.

                           (conjunção condicional: SE, caso, desde que, contanto que)

  • DEU PRA TROCAR O "SE" POR "CASO" É CONDICONAL POW 

     

  • SE = CONDICIONAL; SE = CONDICIONAL ; SE = CONDICIONAL SE = CONDICIONAL; SE = CONDICIONAL ; SE = CONDICIONAL SE = CONDICIONAL; SE = CONDICIONAL ; SE = CONDICIONAL SE = CONDICIONAL; SE = CONDICIONAL ; SE = CONDICIONAL SE = CONDICIONAL; SE = CONDICIONAL ; SE = CONDICIONAL SE = CONDICIONAL; SE = CONDICIONAL ; SE = CONDICIONAL SE = CONDICIONAL; SE = CONDICIONAL ; SE = CONDICIONAL SE = CONDICIONAL; SE = CONDICIONAL ; SE = CONDICIONAL SE = CONDICIONAL; SE = CONDICIONAL ; SE = CONDICIONAL SE = CONDICIONAL; SE = CONDICIONAL ; SE = CONDICIONAL -> Leva isso em sua mala intelectual e nunca mais erre uma questão dessa.

  • Lembre-se do SE p ENTÃO q: Proposição Condicional do RLM.

    Foco e fé!


ID
2094700
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

Aquilo por que vivi

     Três paixões, simples, mas irresistivelmente fortes, governaram-me a vida: o anseio de amor, a busca do conhecimento e a dolorosa piedade pelo sofrimento da humanidade. Tais paixões, como grandes vendavais, impeliram-me para aqui e acolá, em curso instável, por sobre profundo oceano de angústia, chegando às raias do desespero.

    Busquei, primeiro, o amor, porque ele produz êxtase - um êxtase tão grande que, não raro, eu sacrificava todo o resto da minha vida por umas poucas horas dessa alegria. Ambicionava-o, ainda, porque o amor nos liberta da solidão - essa solidão terrível através da qual a nossa trêmula percepção observa, além dos limites do mundo, esse abismo frio e exânime. Busquei-o, finalmente, porque vi na união do amor, numa miniatura mística, algo que prefigurava a visão que os santos e os poetas imaginavam. Eis o que busquei e, embora isso possa parecer demasiado bom para vida humana, foi isso que - afinal - encontrei.

    Com paixão igual, busquei o conhecimento. Eu queria compreender o coração dos homens. Gostaria de saber por que cintilam as estrelas. E procurei apreender a força pitagórica pela qual o número permanece acima do fluxo dos acontecimentos. Um pouco disto, mas não muito, eu o consegui.

    Amor e conhecimento, até o ponto em que são possíveis, conduzem para o alto, rumo ao céu. Mas a piedade sempre me trazia de volta à terra. Ecos de gritos de dor ecoavam em meu coração. Crianças famintas, vítimas torturadas por opressores, velhos desvalidos a constituir um fardo para seus filhos, e todo o mundo de solidão, pobreza e sofrimentos, convertem numa irrisão o que deveria de ser a vida humana. Anseio por aliviar o mal, mas não posso, e também sofro.

    Eis o que tem sido a minha vida. Tenho-a considerado digna de ser vivida e, de bom grado, tornaria a vivê-la, se me fosse dada tal oportunidade.

(Bertrand Russel. Autobiografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.)

Em “Com paixão igual, busquei o conhecimento.” (3°§), a expressão destacada cumpre, na oração em que se encontra, papel:

Alternativas
Comentários
  • Do mesmo modo, busquei o conhecimento.

  • Gabarito Letra "B"

     

    Com paixão igual. busquei o conhecimento

    Sujeito =Eu 

    Verbo=Busquei

    Complemento=o conhecimeto com paixão igual

    com paixao igual - modo como o conheciento foi buscado

    Adverio

     

    Bons estudos

  • Com paixão igual = de igual maneira, modo, igualmente (Advérbio)

  • Gabarito B

    Com paixão igual, busquei o conhecimento.

    Organizando a frase:  Busquei o conhecimento com paixão igual. sujeito oculto "EU"

    COM PAIXÃO IGUAL SE REFERE AO VERBO "BUSQUEI". logo é um adverbio

  • "COm paixão igual" é a característica que o conhecimento foi buscado, logo, será um advérbio de modo

     

    Frase na ordem direta:

     

    (Sujeito EU) Busquei (VTD) o conhecimento (O.D) com paixão igual (Adv de modo)

     

    Bons estudos

  • Atila Henrique, acredito que no comentário cometeu algum equívoco, pois, da a entender que o termo "com paixão igual", segundo seu comentário está se relacionando com conhecimento, o que parece-me estar equivocado, já que a palavra conhecimento é substantivo na oração, logo o advérbio ou loc. adverbial, não se relaciona com aquele e sim com verbo, advérbio, ou adjetivo.

  • Com paixão igual... Se fosse somente com paixão seria adjetivo.. De qualidade mas como tem o igual, se torna adverbio de intensidade..

    Eu acho que essas palavras deveriam estar separadas. Pois dessa forma confunde na hora de responder, Acho que deveria ser anulada a questão.. O q vocês dizem?

    Se estiver errada me corrijam

  • Trata-se de uma expressão com valor de advérbio. E mesmo escrita sem o termo igual continuaria advérbio, já que ainda assim estaria modificando o sentido do verbo buscar. “Busquei o conhecimento com paixão". Haveria, por sua vez, duas possíveis interpretações: (1) Eu busco o conhecimento e junto com ele a paixão; ou, Eu busco o conhecimento e a maneira que faço isso é apaixonadamente. Ou seja: ideia de companhia ou modo.

    E concordo que a loc. adverbial "Com paixão igual" tem ideia de intensidade.

  • eu busquei de que MODO? Com paixão igual. 

    advérbio de modo

  • Gabarito Letra "B"

  • ADJUNTO ADVERBIAL DESLOCADO

    GABA B

  • "Com paixão igual" - Locução Adverbial de Modo, modificadora do verbo, que caracteriza a forma como "busquei o conhecimento.” Poderia ser substituída por "apaixonadamente.

  • “Com paixão igual, busquei o conhecimento.”

    reescrevendo a frase: " (EU) busquei o conhecimento, com paixão igual.

    EU: sujeito.

    busquei: VTD

    o conhecimento: OD

    com paixão igual: Advérbio (o modo que buscou o conhecimento)

  • Advérbio                   x             Locução Adverbial  
    1 palavra                                   2 ou + palavras » Preposição Antecede o advérbio sempre.

    Depressa                                     às pressas
    Hoje                                             de noite
    Aqui                                             à direita
    Apaixonadamente                       com paixão

  • acertei a questão pela virgula


ID
2094703
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

Aquilo por que vivi

     Três paixões, simples, mas irresistivelmente fortes, governaram-me a vida: o anseio de amor, a busca do conhecimento e a dolorosa piedade pelo sofrimento da humanidade. Tais paixões, como grandes vendavais, impeliram-me para aqui e acolá, em curso instável, por sobre profundo oceano de angústia, chegando às raias do desespero.

    Busquei, primeiro, o amor, porque ele produz êxtase - um êxtase tão grande que, não raro, eu sacrificava todo o resto da minha vida por umas poucas horas dessa alegria. Ambicionava-o, ainda, porque o amor nos liberta da solidão - essa solidão terrível através da qual a nossa trêmula percepção observa, além dos limites do mundo, esse abismo frio e exânime. Busquei-o, finalmente, porque vi na união do amor, numa miniatura mística, algo que prefigurava a visão que os santos e os poetas imaginavam. Eis o que busquei e, embora isso possa parecer demasiado bom para vida humana, foi isso que - afinal - encontrei.

    Com paixão igual, busquei o conhecimento. Eu queria compreender o coração dos homens. Gostaria de saber por que cintilam as estrelas. E procurei apreender a força pitagórica pela qual o número permanece acima do fluxo dos acontecimentos. Um pouco disto, mas não muito, eu o consegui.

    Amor e conhecimento, até o ponto em que são possíveis, conduzem para o alto, rumo ao céu. Mas a piedade sempre me trazia de volta à terra. Ecos de gritos de dor ecoavam em meu coração. Crianças famintas, vítimas torturadas por opressores, velhos desvalidos a constituir um fardo para seus filhos, e todo o mundo de solidão, pobreza e sofrimentos, convertem numa irrisão o que deveria de ser a vida humana. Anseio por aliviar o mal, mas não posso, e também sofro.

    Eis o que tem sido a minha vida. Tenho-a considerado digna de ser vivida e, de bom grado, tornaria a vivê-la, se me fosse dada tal oportunidade.

(Bertrand Russel. Autobiografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.)

O período “Eu queria compreender o coração dos homens.” (3°§) é composto e, sobre a sua segunda oração, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

    a) Errada. Repare que as orações tem complementariedade, Eu queria compreender o coração dos homens - A segunda oração (compreender o coração dos homens) é subordinativa, pois sem a primeira ela não fez nenhum sentido.

     

    b) Errada. "compreender" está no modo "cru" do verbo.

     

    c) Errada. O sujeito da frase é "eu".

     

    d) Gabarito. Está na sua forma reduzida. A forma desenvolvida seria "Eu queria que fosse compreendido o coração dos homens"

  • Forma reduzida>  Eu queria compreender o coração dos homens.” (3°§) é composto e, sobre a sua segunda oração, é correto afirmar que:

    Forma desenvolida> Eu queria que fosse compreendido o coração dos homens. 

     

    #fé 

  • Lembrem-se de que se existe redução,existe oração desenvolvida(eu posso desenvolver).Não iniciam por pronome relativo ou por conjunção subordinativa

    REDUZIDA - Eu queria compreender o coração dos homens

    DESENVOLVIDA - Eu queria que fosse compreendido o coração dos homens

    GABA D

  • Gabarito letra D.

     

     

    Resumo sobre orações reduzidas: https://www.youtube.com/watch?v=FGqTecdY5QQ

  • Gabarito letra D.

     

    "EU QUERIA".é a primeira e exige um complemento

     

    "COMPREENDER o coração dos homens"  É a segunda oração reduzida de infinitivo.(ORAÇÃO SUBOSDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA REDUZIDA REDUZIDA DE INFINITIVO)

    A FORMA DESENVOLVIDA FICARIA ASSIM: " QUE FOSSE COMPREENDIDO O CORAÇÃO DOS HOMENS"

     

  • Eu queria compreender o coração dos homens

    1 oração

    2 oração

    A) estabelece relação de coordenação FALSA pois a relação é de subordinação

    B) apresenta um verbo flexionado FALSA pois o verbo aparece em uma das formas nominais, mais especificamente, INFINITIVO

    C) exerce a função sintática de sujeito FALSA pois a sua função é de objeto direto

    D) encontra-se na forma reduzida VERDADEIRA pois não apresenta conjunção, é subordinada e o verbo está em uma das formas nomais. É reduzida de infinitivo.

  • Oxe, eu pensei que "queria compreender" era uma locução verbal.

  • Obrigado, pessoal. Vocês são dez! Elucidam muitas dúvidas. Sucesso a todos nós!

  • Orações Reduzidas- são as orações subordinas que podem aparecer sob a forma de orações reduzidas. 

    Tem 2 características:

    1) apresentam o verbo em uma das formas nominais (gerúndio, infinitivo,particípio);

    2) não vem introduzidas por conectivos (conjunções subordinativas ou pronomes relativos).

    Classificam-se de acordo com a forma verbal que apresentam, em:

    1) subordinada reduzida de gerúndio;

    2)subordinada reduzida de infinitivo,

    3)subordinada reduzida de particípio.

  • Mais um resumo sobre orações reduzidas: https://www.youtube.com/watch?v=RrzJ1d7XIlk

  • ORAÇÃO SUBOSDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA REDUZIDA REDUZIDA DE INFINITIVO

     

    EU QUERIA  COMPREENDER O CORAÇÃO DOS HOMENS

  • EU QUERIA ISSOOOOOO!!!

  • LETRA D

     

    O período é composto porque tem duas orações, a primeira é “eu queria” e a segunda é “compreender o coração dos homens”. Nesta última oração, o verbo está na sua forma nominal de infinitivo (compreender), motivo por que dizemos que está reduzida de infinitivo. Como uma oração exerce função sintática na outra, dizemos que são subordinadas, pois são dependentes. A oração sublinhada funciona como “objeto direto” da outra oração “eu queria”

     

    Fonte: Estratégia Concursos - Felipe Luccas
     

  • Letra D

    Desenvolvendo:

    Eu queria que eu compreendesse o coração dos homens.


ID
2094706
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

Aquilo por que vivi

     Três paixões, simples, mas irresistivelmente fortes, governaram-me a vida: o anseio de amor, a busca do conhecimento e a dolorosa piedade pelo sofrimento da humanidade. Tais paixões, como grandes vendavais, impeliram-me para aqui e acolá, em curso instável, por sobre profundo oceano de angústia, chegando às raias do desespero.

    Busquei, primeiro, o amor, porque ele produz êxtase - um êxtase tão grande que, não raro, eu sacrificava todo o resto da minha vida por umas poucas horas dessa alegria. Ambicionava-o, ainda, porque o amor nos liberta da solidão - essa solidão terrível através da qual a nossa trêmula percepção observa, além dos limites do mundo, esse abismo frio e exânime. Busquei-o, finalmente, porque vi na união do amor, numa miniatura mística, algo que prefigurava a visão que os santos e os poetas imaginavam. Eis o que busquei e, embora isso possa parecer demasiado bom para vida humana, foi isso que - afinal - encontrei.

    Com paixão igual, busquei o conhecimento. Eu queria compreender o coração dos homens. Gostaria de saber por que cintilam as estrelas. E procurei apreender a força pitagórica pela qual o número permanece acima do fluxo dos acontecimentos. Um pouco disto, mas não muito, eu o consegui.

    Amor e conhecimento, até o ponto em que são possíveis, conduzem para o alto, rumo ao céu. Mas a piedade sempre me trazia de volta à terra. Ecos de gritos de dor ecoavam em meu coração. Crianças famintas, vítimas torturadas por opressores, velhos desvalidos a constituir um fardo para seus filhos, e todo o mundo de solidão, pobreza e sofrimentos, convertem numa irrisão o que deveria de ser a vida humana. Anseio por aliviar o mal, mas não posso, e também sofro.

    Eis o que tem sido a minha vida. Tenho-a considerado digna de ser vivida e, de bom grado, tornaria a vivê-la, se me fosse dada tal oportunidade.

(Bertrand Russel. Autobiografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.)

O título do texto, “Aquilo por que vivi”, apresenta a preposição “por” em função de uma exigência. Trata-se de uma exigência de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C Regência

    eu errei esta questão pq em um primeiro momento achei que viver poderia ser intransitivo e o "por" prononome demonstrativo ( por que - troquei pelo qual), mas depois analisando vi que realmente estava errado. Pois colocando a frase na ordem direta EU VIVI POR AQUILO.  O "por" é exigência do verbo : quem vive, vive por, vive de, vive como... 

     

  • Portugues é tão subjetivo que qualquer coisa que comentarem eu concordo.

  • O verbo VIVER é na maoiria das vezes é intransitivo...

     

    Mas, COMO TUDO NO PORTUGUÊS, o que manda é o CONTEXTO, no contexto da questão, o verbo VIVER pede a preposição POR.

     

    Abraço

  • O verbo viver conjugado na forma vivi (pretérito perfeito do indicativo) nesse contexto exige a preposição POR, quem vive, vive POR alguma coisa

     

    Logo, trata-se de uma exigência pela regência do verbo nesse contexto. Gab C

     

    Bons estudos

  • Obrigada Atila! Direto e fácil de entender.

     

  • Sem muitas firulas, ''QUE'' pronome relativo,pois o verbo viver reger preposição ''POR'' que vai para atrás do verbo. ''O senhor é meu Pastor,nada me faltará''

  • Eu vivi por algo.

     

    Isso é regência verbal! É o verbo "viver" (regente) exigindo a preposição "por" para tornar a oração correta aos olhos da gramática.

  • pensei exatamente igual a Danielle Teixeira e errei.

  • GABARITO LETRA C

    Via de regra quem exige preposição é o verbo. Apesar de "VIVER" ser um verbo intransitivo, temos que analisar a frase e o contexto. 

    NESSE CASO O VERBO VIVER ESTÁ EXIGINDO PREPOSIÇÃO ( VIVI POR AQUILO)

     

  • Lembrando: Relação entre Sujeito e Verbo = Concordância;

                         Relação entre Verbo e complemento = Regência.

  • O verbo VIVER (V.I) está no sentido de PASSAR (VTI).

    Dessa forma, quem PASSA, PASSA POR ALGO ou POR ALGUMA SITUAÇÃO.

    -- Só isso, caso simples de regência contextualizada.

    "Aquilo por que passei"

    .

    .

    Gabarito: C

  • Maluco, o cara  tem q fazer um pacto com o diabo, entregar a alma, e depois da concordânccia dele, pedir para  explicar o q é regência.

  • Aquilo por que vivi.

    Eu vivi por aquilo.

    "Por" é regente do verbo vivi.

  • RUMO A PMSE!!!#A PRIMEIRA VAGA É MINHA.

  • Viveste pelo quê?

    Viveste por quê?

     

    REGÊNCIA!

     

    Resposta: C.

  • Quem vive, vive por alguma coisa.

  • Quem vive, vive por algo: Vivi por aquilo

  • Quem vive, vive por algo.

  • Letra C

  • Português realmente é uma das matérias mais difíceis em concursos públicos.

    Aquilo por que vivi (Ordem da questão)

    Vivi por que/Aquilo (Reordenando para facilitar a compreensão)

    Vivi -> Por

    O verbo viver pede o termo por.

  • valeu bruno soares


ID
2094709
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

Aquilo por que vivi

     Três paixões, simples, mas irresistivelmente fortes, governaram-me a vida: o anseio de amor, a busca do conhecimento e a dolorosa piedade pelo sofrimento da humanidade. Tais paixões, como grandes vendavais, impeliram-me para aqui e acolá, em curso instável, por sobre profundo oceano de angústia, chegando às raias do desespero.

    Busquei, primeiro, o amor, porque ele produz êxtase - um êxtase tão grande que, não raro, eu sacrificava todo o resto da minha vida por umas poucas horas dessa alegria. Ambicionava-o, ainda, porque o amor nos liberta da solidão - essa solidão terrível através da qual a nossa trêmula percepção observa, além dos limites do mundo, esse abismo frio e exânime. Busquei-o, finalmente, porque vi na união do amor, numa miniatura mística, algo que prefigurava a visão que os santos e os poetas imaginavam. Eis o que busquei e, embora isso possa parecer demasiado bom para vida humana, foi isso que - afinal - encontrei.

    Com paixão igual, busquei o conhecimento. Eu queria compreender o coração dos homens. Gostaria de saber por que cintilam as estrelas. E procurei apreender a força pitagórica pela qual o número permanece acima do fluxo dos acontecimentos. Um pouco disto, mas não muito, eu o consegui.

    Amor e conhecimento, até o ponto em que são possíveis, conduzem para o alto, rumo ao céu. Mas a piedade sempre me trazia de volta à terra. Ecos de gritos de dor ecoavam em meu coração. Crianças famintas, vítimas torturadas por opressores, velhos desvalidos a constituir um fardo para seus filhos, e todo o mundo de solidão, pobreza e sofrimentos, convertem numa irrisão o que deveria de ser a vida humana. Anseio por aliviar o mal, mas não posso, e também sofro.

    Eis o que tem sido a minha vida. Tenho-a considerado digna de ser vivida e, de bom grado, tornaria a vivê-la, se me fosse dada tal oportunidade.

(Bertrand Russel. Autobiografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.)

Considerando o contexto em que está inserida, pode-se perceber que a palavra destacada em “convertem numa irrisão o que deveria de ser a vida humana” (4°§) tem o sentido de algo:

Alternativas
Comentários
  • irrisão

    substantivo feminino

    1.ato de rir desdenhosamente; zombaria, escárnio, motejo.

    2.p.ext. aquele ou aquilo que é alvo de risos desdenhosos, motejos e zombarias.

     

    Ou seja: não faz sentido.

  • A banca deu como gabarito a letra C (insignificante). Não sabia o que significava irrisão, mas por eliminação, achei que a que mais se encaixava era cruel, errei e fui buscar no dicionário o significado de irrisão: "Substantivo feminino. - Zombaria, motejo, escárnio." Não entendi?! 

  • só se tiver a ver com irrisório...A quantia roubada de dinheiro era irrisória(insignificante)

  • Fui por exclusão, já que a palavra irrisão "lembra" irrisório (insignificante).

  • O BaN, existe um terceiro:

     

    irrisão

    substantivo feminino

    1. ato de rir desdenhosamente; zombaria, escárnio, motejo.

    2p.ext. aquele ou aquilo que é alvo de risos desdenhosos, motejos e zombarias.

    3. p.ext. acontecimento irrisório.

    "uma i. do destino"

  • Acho que pelo contexto também caberia cruel, mas bola para frente.....

    Gabarito C

  • irrisão / irrisório 

    Significado de Irrisório

    adj.
    1. Diz-se do que origina irrisão; que é grotesco, caricato ou ridículo;
    2. Que é insignificante, irrelevante ou mínimo.
    (Etm. do latim: irrisorĭu)

  • Como a palavra irrisão significa algo sarcástico, aquilo que é alvo de risos. Acredito que segundo o texto esteja tratando a vida dessa pessoas como algo insignificante, que não vale apena, são pessoas para de ignorar. Logo o gabarito C está correto. Porque a vida dessas pessoas, o sofrimento delas, é algo insignificante para o que estão do lado de fora, os que não vivem o sofrimento diário que elas vivem.
  • Acredito que a palavra irrisão (ato de rir desdenhosamente; zombaria, escárnio, motejo. Aquele ou aquilo que é alvo de risos desdenhosos, motejos e zombarias.) no texto quis dizer que algo que deve ser levado a sério (Crianças famintas, vítimas torturadas por opressores, velhos desvalidos a constituir um fardo para seus filhos, e todo o mundo de solidão, pobreza e sofrimentos) é convertido em algo sem importância. Porque quando desdenhamos algo ou alguém, é porque aquilo não nos é importante. Sei lá...

  • FUI NO CRUEL, AFINAL A QUESTÃO FALA NO SIGNIFICADO NO CONTEXTO.  

    "Crianças famintas, vítimas torturadas por opressores, velhos desvalidos a constituir um fardo para seus filhos, e todo o mundo de solidão, pobreza e sofrimentos" TORNAM A VIDA CRUEL... A MEU VER

  • Irrisão = Evento sem importância ou irrisório.

     

    fonte: https://www.dicio.com.br/irrisao/

     

  • não vejo esse tipo de questão exigir conhecimento. já virou moda isso.

  • Questão do tipo que:quando vc pensa que sabe algo,aí vem uma palavra numa questão p te provar que ainda precisa aprender muita coisa!!!!!!

     

     

  •  Pelo contexto entendi que algo que deveria ser glorioso ( a vida Humano) passa a ser insignificante diante das dificuldades e dores presentes no texto.

  • A banca não quis saber o sentido conotativo (apesar de ter pedido isso no enunciado  :P)

    A banca quis saber o sentido denotativo, ou seja, vc sabe o que quer dizer a palavra Irrisão?!

  • Irrisório

     

  • Irrisão = Ação de rir com intuito de desdenhar ou de menosprezar.

     

    Não entendi o porquê de tal gabarito.

  • Questão passível de anulação, como a banca pede algo e dá o gabarito como se tivesse pedido outra coisa. Não tenho como adivinhar o que se passa na cabeça do examinador! tenso

  • Tem que saber o significado da palavra, porque no contexto tá diícil assimilar essa ideia

  • Associei com irrisório! :D


ID
2094718
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Considerando a Lei n° 13.331/2001, analise os itens abaixo que tratam da saúde ambiental e competências da direção do SUS nesse campo. A seguir assinale a alternativa correta:

I. A fiscalização das agressões ao meio ambiente que tenham repercussão sobre a saúde humana, e atuação junto aos órgãos municipais, estaduais e federais competentes para controlá-las não compete à direção do SUS.

II. A participação na formulação das políticas de saneamento básico e ambiental, juntamente com os setores específicos compete à direção do SUS.

III. A participação na execução de ações de proteção do ambiente e defesa do desenvolvimento sustentado compete à direção do SUS.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: II e III.

    Lei 13.331/01 Art. 32. Compete à direção do SUS a execução de ações de saúde ambiental abrangendo:

    I - a participação na execução de ações de proteção do ambiente e defesa do desenvolvimento sustentado.

    II - a fiscalização das agressões ao meio ambiente que tenham repercussão sobre a saúde humana, e atuação, junto aos órgãos municipais, estaduais e federais competentes para controlá-las.

    III - a participação na formulação das políticas de saneamento básico e ambiental, juntamente com os setores específicos.

    IV - a participação na execução e na destinação de recursos, quando de interesse epidemiológico para o desenvolvimento de ações de saneamento básico e ambiental agindo de forma integrada com os órgãos competentes.

  • Gabarito A ???

     

    O item I está errado... O item II e III está correto, mas não tem alternativa. :(

     

    L8080/90.

    Art. 16. A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:

    II - participar na formulação e na implementação das políticas: a) de controle das agressões ao meio ambiente; b) de saneamento básico; e (item II)

     

     

    Art. 18. À direção municipal do Sistema de Saúde (SUS) compete:

    VI - colaborar na fiscalização das agressões ao meio ambiente que tenham repercussão sobre a saúde humana e atuar, junto aos órgãos municipais, estaduais e federais competentes, para controlá-las; (item I)

     

  • CUIDADO O GABARITO ESTÁ COMO LETRA A , ENTRETANTO GABARITO ESTÁ ERRADO...

    O GABARITO CORRETO DEVERIA SER ITENS 2 E 3.

    NOTE : O item 1 diz que " NÃO compete à direção do SUS" , quando na realidade COMPETE À direção do SUS

     

    Para mais detalhes segue trecho da lei...

    De acordo com a LEI 13.331/2001 :

     

     

    Art. 32. Compete à direção do SUS a execução de ações de saúde ambiental abrangendo:

    I - a participação na execução de ações de proteção do ambiente e defesa do desenvolvimento sustentado. (ITEM 3, CORRETO)

    II - a fiscalização das agressões ao meio ambiente que tenham repercussão sobre a saúde humana, e atuação, junto aos órgãos municipais, estaduais e federais competentes para controlá-las.    (IDÊNTICO AO ITEM 1, OU SEJA, ESTÁ CORRETO).

    III - a participação na formulação das políticas de saneamento básico e ambiental, juntamente com os setores específicos. (ITEM 2- CORRETO)

    IV - a participação na execução e na destinação de recursos, quando de interesse epidemiológico para o desenvolvimento de ações de saneamento básico e ambiental agindo de forma integrada com os órgãos competentes.
     


ID
2094721
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Tomando por base a Constituição da República Federativa do Brasil, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

    I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

    II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

    III - participação da comunidade.

     

    Não há menção à gratuidade.

  • Faltou a parte do art. 198 da CF que responde o item A: § 1º O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes.

  • a) (CERTA) O sistema único de saúde não será financiado, exclusivamente, com recursos do orçamento da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

    CF - Art. 198 § 1º O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes.

     

     b) (CERTA) Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde.

     

     c) (ERRADA) As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: descentralização, atendimento integral, participação da comunidade e gratuidade. (Na CF, não se refere a gratuidade como uma das diretrizes)

    CF - Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:
    I- descentralização, com direção única em cada esfera de governo;
    II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;
    III - participação da comunidade.

     

     d) (CERTA) É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.

     

    Bons Estudos! =)

  • Gabarito C

     

    CF. 

    Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

    I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

    II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

    III - participação da comunidade. (letra C)

     

    § 1º O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes. (letra A)

     

    Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

    § 2º É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos. (letra D)

     

    Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei:

    III - ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde; (letra B).

     

     

    L8080/90.

    Art. 6º Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):

    III - a ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde; (letra B)

     

    Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios:

    II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

    VIII - participação da comunidade;

    IX - descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo:

    a) ênfase na descentralização dos serviços para os municípios; (letra C)

     

    Art. 25. Na hipótese do artigo anterior, as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos terão preferência para participar do Sistema Único de Saúde. (letra D)

     

    Art. 31. O orçamento da seguridade social destinará ao Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com a receita estimada, os recursos necessários à realização de suas finalidades, previstos em proposta elaborada pela sua direção nacional, com a participação dos órgãos da Previdência Social e da Assistência Social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias. (letra A)


ID
2094724
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Considerando a lei 8080/90, analise os itens abaixo e a seguir, assinale a alternativa correta:

I. Deverão ser criadas comissões permanentes de integração entre os serviços de saúde e as instituições de ensino profissional e superior

II. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde-SUS poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

III. Os servidores que legalmente acumulam dois cargos ou empregos poderão exercer suas atividades em mais de um estabelecimento do Sistema Único de Saúde-SUS.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.080

        Art. 14. Deverão ser criadas Comissões Permanentes de integração entre os serviços de saúde e as instituições de ensino profissional e superior.

        Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

        Art. 28. Os cargos e funções de chefia, direção e assessoramento, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), só poderão ser exercidas em regime de tempo integral.

    § 1° Os servidores que legalmente acumulam dois cargos ou empregos poderão exercer suas atividades em mais de um estabelecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

     

  • LETRA - D

  • LEI 8080

    ART. 14  DEVERÃO SER CRIADAS COMISSÕES PERMANENTES DE INTEGRAÇÃO ENTRE OS SERVIÇOS DE SAÚDE E AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PROFISSIONAL E SUPERIOR.

    PARÁGRAFO ÚNICO - CADA UMA DESSAS COMISSÕES TERÁ POR FINALIDADE PROPOR PRIORIDADES, MÉTODOS E ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA DOS RECURSOS HUMANOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, NA ESFERA CORRESPONDENTE, ASSIM COMO EM RELAÇÃO À PESQUISA E À COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE AS INSTITUIÇOES.

    ART. 24 QUANDO AS SUAS DISPONIBILIDADES FOREM INSUFICIENTES PARA GARANTIR A COBERTURA ASSISTENCIAL À POPULAÇÃO DE UMA DETERMINADA ÁREA, O SUS PODERÁ RECORRER AOS SERVIÇOS OFERTADOS PELA INICIATIVA PRIVADA.

    ART. 28 OS CARGOS E FUNÇÕES DE CHEFIA, DIREÇÃO E ASSESSORAMENTO, NO ÂMBITO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, SÓ PODERÃO SER EXERCIDAS EM REGIME DE TEMPO INTEGRAL.

    1º OS SERVIDORES QUE LEGALMENTE ACUMULAM DOIS CARGOS OU EMPREGOS PODERÃO EXERCER SUAS ATIVIDADES EM MAIS DE UM ESTABELECIMENTO DO SUS.

  • Art. 14 Deverão ser criadas Comissões Permanentes de integração entre os serviços de saúde e as instituições de ensino profissional e superior.

    Participação Complementar

     

    Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

    Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público.

     

    Art. 28 Os cargos e funções de chefia, direção e assessoramento, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), só poderão ser exercidas em regime de tempo integral.

     

    § 1° Os servidores que legalmente acumulam dois cargos ou empregos poderão exercer suas atividades em mais de um estabelecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

    GABARITO:D

  • Letra: D

    Art. 14. Deverão ser criadas Comissões Permanentes de integração entre os serviços de saúde e as instituições de

    ensino profissional e superior.

    Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma

    determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

    Art. 28. 

    § 1° Os servidores que legalmente acumulam dois cargos ou empregos poderão exercer suas atividades em mais de

    um estabelecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

  • Todas corretas, só não se pode ocupar dois cargos ou empregos quando estes forem de chefia, assessoramento, ou direção.

  • ALTERNATIVA CORRETA D

    LEI FEDERAL - Nº 8080 DE 1990 - AS CONDIÇÕES PARA A PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE, A ORGANIZAÇÃO E O FUNCIONAMENTO DOS SERVIÇOS CORRESPONDENTES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

    CAPÍTULO III

    Da Organização, da Direção e da Gestão

    Art. 14. DEVERÃO ser criadas Comissões Permanentes de integração entre os SERVIÇOS DE SAÚDE e as INSTITUIÇÕES DE ENSINO PROFISSIONAL E SUPERIOR.

    Parágrafo único. Cada uma dessas comissões terá por finalidade propor prioridades, métodos e estratégias para a formação e educação continuada dos recursos humanos do Sistema Único de Saúde (SUS), na esfera correspondente, assim como em relação à pesquisa e à cooperação técnica entre essas instituições.

    TÍTULO III

    DOS SERVIÇOS PRIVADOS DE ASSISTÊNCIA À SAÙDE

    CAPÍTULO II

    Da Participação Complementar

    Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem INSUFICIENTES para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela INICIATIVA PRIVADA.

    Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público.

    TÍTULO IV

    DOS RECURSOS HUMANOS

    Art. 28. Os cargos e funções de chefia, direção e assessoramento, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), só poderão ser exercidas em regime de tempo integral.

    § 1° Os servidores que LEGALMENTE acumulam dois cargos ou empregos PODERÃO exercer suas atividades em mais de um estabelecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

    § 2° O disposto no parágrafo anterior aplica-se também aos servidores em regime de tempo integral, com exceção dos ocupantes de cargos ou função de chefia, direção ou assessoramento.


ID
2094727
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Decreto n° 7.508, de 28 de junho de 2011 regulamenta a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências. Essa legislação define que para ser instituída, a Região de Saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços, entre os quais não se inclui:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Art. 5o Para ser instituída, a Região de Saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de:

    I - atenção primária;

    II - urgência e emergência;

    III - atenção psicossocial;

    IV - atenção ambulatorial especializada e hospitalar; e

    V - vigilância em saúde

  • GABARITO: LETRA B

    Art. 5º Para ser instituída, a Região de Saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de:

    I - atenção primária;

    II - urgência e emergência;

    III - atenção psicossocial;

    IV - atenção ambulatorial especializada e hospitalar; e

    V - vigilância em saúde.

    Parágrafo único. A instituição das Regiões de Saúde observará cronograma pactuado nas Comissões Intergestores.

    FONTE: DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.

  • GABARITO: LETRA B

    Art. 5º Para ser instituída, a Região de Saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de:

    I - atenção primária;

    II - urgência e emergência;

    III - atenção psicossocial;

    IV - atenção ambulatorial especializada e hospitalar;

    V - vigilância em saúde

    Parágrafo único. A instituição das Regiões de Saúde observará cronograma pactuado nas Comissões Intergestores.  

    DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.


ID
2094730
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Quanto ao direito à vida e à saúde, previsto no estatuto da criança e do adolescente, analise os itens abaixo e a seguir, assinale a alternativa correta:

I. O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas a medida privativa de liberdade.

II. Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança e em pelo menos meio período nos casos de intenação de adolescente.

III. Incumbe ao poder público fornecer gratuitamente àqueles que necessitarem os medicamentos, próteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.

Alternativas
Comentários
  • a) Apenas I e III estão corretas.

  • item II. Errado. Art. 12.  Os estabelecimentos de atendimento à saúde, inclusive as unidades neonatais, de terapia intensiva e de cuidados intermediários, deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente.       

    Item I e III corretos.

  • Resposta: letra a.

    Lei 8.069/ 90 (ECA)

    item I- correto. Art. 9º O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas a medida privativa de liberdade.

     

    item II- errado- Art. 12.  Os estabelecimentos de atendimento à saúde, inclusive as unidades neonatais, de terapia intensiva e de cuidados intermediários, deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente.          (Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016)

     

    item III-Correto. Art. 11, § 2º Incumbe ao poder público fornecer gratuitamente, àqueles que necessitarem, medicamentos, órteses, próteses e outras tecnologias assistivas relativas ao tratamento, habilitação ou reabilitação para crianças e adolescentes, de acordo com as linhas de cuidado voltadas às suas necessidades específicas.          (Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016)

     

  • I. Lei 8069/90. Art. 9º. O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas a medida privativa de liberdade.

    II.Lei. 8069/90. Art. 12.  Os estabelecimentos de atendimento à saúde, inclusive as unidades neonatais, de terapia intensiva e de cuidados intermediários, deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente.   

    III. Lei 8069/90. Art.  8o   § 4o.  Incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe, no período pré e pós-natal, inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal. 

  • Art. 9º O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas a medida privativa de liberdade.

     

    Os estabelecimentos de atendimento à saúde, inclusive as unidades neonatais, de terapia intensiva e de
    cuidados intermediários,
    deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou
    responsável,
    nos casos de internação de criança ou adolescente.

    Incumbe ao poder público fornecer gratuitamente, àqueles que necessitarem, medicamentos, órteses,
    próteses e outras tecnologias assistivas relativas ao tratamento, habilitação ou reabilitação para crianças e
    adolescentes
    , de acordo com as linhas de cuidado voltadas às suas necessidades específicas.

  • Letra A;

    Art. 9º O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas a medida privativa de liberdade.

     

    Art. 12.  Os estabelecimentos de atendimento à saúde, inclusive as unidades neonatais, de terapia intensiva e de cuidados intermediários, deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente.          (Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016)

     

    Art. 11.  É assegurado acesso integral às linhas de cuidado voltadas à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, observado o princípio da equidade no acesso a ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde.          (Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016)

    § 2o  Incumbe ao poder público fornecer gratuitamente, àqueles que necessitarem, medicamentos, órteses, próteses e outras tecnologias assistivas relativas ao tratamento, habilitação ou reabilitação para crianças e adolescentes, de acordo com as linhas de cuidado voltadas às suas necessidades específicas.          (Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016)

     

  • a) Apenas I e III estão corretas.

  • Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança E ADOLESCENTE!

  • Gabarito: A 

    artigo 12 do ECA 

    Art. 12.  Os estabelecimentos de atendimento à saúde, inclusive as unidades neonatais, de terapia intensiva e de cuidados intermediários, deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente.  

  • (...) e em pelo menos meio período nos casos de intenação de adolescente. Incorreto, pois o tempo de permanência é o mesmo para criança e adolescente. ART 12 ECA . 

  • GABARITO LETRA A (I e III)

    I. Art. 9º. O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas a medida privativa de liberdade. (CERTA)

    II. Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança e em pelo menos meio período nos casos de intenação de adolescente. (ERRADA)

    Art. 12. Os estabelecimentos de atendimento à saúde, inclusive as unidades neonatais, de terapia intensiva e de cuidados intermediários, deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente.   

    III.Art. 11 §2. Incumbe ao poder público fornecer gratuitamente, àqueles que necessitarem, medicamentos, órteses, próteses e outras tecnologias assistivas relativas ao tratamento, habilitação ou reabilitação para crianças e adolescentes, de acordo com as linhas de cuidado voltadas às suas necessidades específicas.  (CERTA)

  • A questão exige o conhecimento de diversos dispositivos previstos no Estatuto da Criança e do Adolesente, principalmente no que tange ao direito à vida e à saúde, e pede que o candidato assinale quais itens estão corretos. Veja:

    I - correto. Art. 9º ECA: o poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas a medida privativa de liberdade.

    II - incorreto. O erro da assertiva está em excluir a proteção à criança e somente mencionar o adolescente. Veja:

    Art. 12 ECA: os estabelecimentos de atenção à saúde, inclusive as unidades neonatais, de terapia intensiva e de cuidados intermediários, deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente.

    III - correto. Art. 11, §2º, ECA: incumbe ao poder público fornecer gratuitamente, àqueles que necessitarem, medicamentos, órteses, próteses e outras tecnologias assistivas relativas ao tratamento, habilitação ou reabilitação para crianças e adolescentes, de acordo com as linhas de cuidado voltadas às suas necessidades específicas.

    Gabarito: A


ID
2094733
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Sobre Ética e Cidadania, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:

1ª: O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto

2ª: Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos pela Constituição Federal

Alternativas
Comentários
  • 1ª: O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto. [CORRETO];

    2ª: Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos pela Constituição Federal [CORRETO];

     

    [Gab. B]

     

    bons estudos

  • Segundo a CF, ser cidadão e cidadania estão intrinsicamente ligados ao pleno gozo dos direitos políticos. Errei essa devido o "sociais" da 2ª sentença.

  • Direitos e deveres andam juntos no que tange ao exercício da cidadania. Não se pode conceber um direito que não seja precedido de um dever a ser cumprido; é uma via de mão dupla.

    FONTE: Alfacon

     

    Ou seja...é uma faca de dois legumes.

     

  • Lei 1171/94

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto

  • na mina opniao o servidor nao tem q decidir algo ou alguma coisa, ela apenas tem q fazer oq esta na lei, por este motivo errei a questao

  • 1º DAS REGRAS DEONTOLÓGICAS:
    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

     

    2º CIDADANIA:
    – Trata-se do conjunto de direitos e deveres pelo qual o indivíduo está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive.
    – Cidadania é um dos fundamentos do Estado previstos no art. 1º da CF.

    GABARITO -> [B]

  • Gabarito: B 

    A cidadania representa nossos direitos e deveres como parte de um país. Exemplo: pagar impostos e ter direito à saúde

    .A origem da palavra cidadania vem do latim civitas, que quer dizer cidade. A palavra cidadania foi usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer.


    CIDADANIA: é um dos FUNDAMENTOS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, previstos no art. 1º da CF.
    CIDADÃO: aquele que possui DIREITOS POLÍTICOS.

  • Sobre Ética e Cidadania, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:

     

    B) Ambas estão corretas :

     

    1ª: O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto. CORRETO . DEFINE : ÉTICA .

     

    2ª: Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos pela Constituição Federal. CORRETO . DEFINE : CIDADANIA .

  • A origem da palavra cidadania vem do latim civitas, que quer dizer cidade. A palavra cidadania foi usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer.



    CIDADANIA: é um dos FUNDAMENTOS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, previstos no art. 1º da CF.


    CIDADÃO: aquele que possui DIREITOS POLÍTICOS.

    O servidor deve decidir principalmente entre o honesto e o desonesto, entre o legal e o ilegal, etc...

    Ambas estão corretas.

    B.

  • Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país, por parte dos seus respectivos cidadãos (indivíduos que compõem determinada nação).

    Deveres do cidadão:

    Votar para escolher os governantes;

    Direitos do cidadão:

    Direito à saúde, educação, moradia, trabalho, previdência social, lazer,[art. 6º, CF/88] entre outros;

    https://www.significados.com.br/cidadania/

  • Gab. B

    Questão matéria de lei:

    Lei 1171/94

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no  ,  e  .


ID
2094736
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto à acumulação de cargos, empregos e funções públicas, analise os itens abaixo e a seguir, assinale a alternativa correta:

I. É hipótese de acumulação constitucionalmente autorizada a de dois cargos de professor.

II. É hipótese de acumulação constitucionalmente autorizada a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas

III. A de um cargo de vereador com outro cargo, emprego ou função pública

Alternativas
Comentários
  • CF, Art. 37, XVI e art. 38, III

  • Questão mal elaborada. Tudo bem que vereador pode acumular, mas o requisito indispensável é a COMPATIBILIDADE DE HORÁRIOS. A questão em NENHUM momento diz isso. Fica minha dúvida.
  • Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:  

    a) a de dois cargos de professor; 

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;   

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas; 

    Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:  

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

    III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;

     

  • Concordo com o colega. Entraria com recurso nessa III.

  • Também concordo, pois a CF condiciona `a compatibilidade de horário. Logo, se generalizar prejudica a questão.

  • Todos os cargos estão dispostos a compatibilidade de horários.

     

    Caso tenha incompatibilidade e mesmo assim acumula, entra na questão de improbidade administrativa.

  • A acumulação remunerada de cargos, empregos e funções públicas somente é considerada lícita nas hipóteses previstas expressamente na Constituição Federal. Contudo, mesmo nos casos em que se admite a acumulação remunerada, ela só é possível se houver compatibilidade de horário entre os dois vínculos, o que significa que nem em parte poderá haver sobreposição de jornada de trabalho. Além disso, a Constituição Federal deixa claro que as remunerações acumuladas não poderão ultrapassar o teto constitucional de remuneração.

     

    Assim, desde que haja compatibilidade de horário, de acordo com o art. 37, XVI, “a”, “b” e “c”, da Constituição Federal, a acumulação remunerada é permitida nos seguintes casos:


    I) dois cargos de professor;

    II) um cargo de professor com outro técnico ou científico;

    III) dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas.

     

    Ainda, nos casos em que é possível a acumulação, esta pode se dar no mesmo regime ou em regimes diversos. Vale dizer, a acumulação pode ser de dois cargos, dois empregos (celetista) ou de um cargo e um emprego. Nesses termos, o Supremo Tribunal Federal decidiu que “é possível a acumulação de um cargo de professor com um emprego (celetista) de professor. Interpretação harmônica dos incisos XVI e XVII do art. 37 da CF” (RE 169.807, Rel. Min. Carlos Velloso, j. 24.06.1996, 2.ª Turma, DJ 08.11.1996).

     

    RICARDO ALEXANDRE

  • GENTE, QUE QUESTÃO MAL FEITA, PELO AMOR DE DEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEUS

  • Super mal elaborada, ficou como correta os itens I e II, pois para cargo de vereador com outro se exige a compatiblidade de horários e em nenhum momento diz isso. Logo, acabei errando.

  • O que vai chover de recursos na prova do TCM-RJ (rsrs)

  • Queria entender o porquê de dizerem que está mal elaborada... tá parecendo gente que diz "nao vai ter golpe"! A questão está OTIMA. 

  • Se fosse um banca séria, eu diria que foi pegadinha! Sendo a IBFC, só foi pessimamente elaborada mesmo!

  • Como dizem em relação ao CESPE... questão imcompleta não é questão errada!

     

  • Um bom exemplo de questão mal elaborada!

  • Questão correta. Não tente diferenciar onde a banca não exigiu isso. Se o objetivo da banca fosse avaliar o candidato quanto à compatibilidade de horários, ela o teria feito. Não fez. Então, não "preencha as lacunas" quando a banca não deu abertura para isso. É óbvio que TODOS esses itens exigem compatibilidade de horários... Ou um médico pode cumular dois cargos nos mesmos dias e horários da semana em instituições diferentes? Ou um professor pode dar aulas em escolas diferentes nos mesmos dias da semana? Não...  

     

    E vejam: a questão fala: "é hipótese de acumulação (...)". Sim: itens I, II e III são hipóteses de acumulação. Só isso! Não há expressões como "desde que", "salvo", "com exceção", "sempre" etc. Não diferencie onde a banca não quer que você diferencie. 

  • ESSA É A TIPICA QUESTÃO LOTERIA.

    VC realmente sabe o que o examinador quis dizer????

    Vejamos novamente a assertiva:    "III. A de um cargo de vereador com outro cargo, emprego ou função pública."

    Explico meu ponto de vista:

    É loteria porque, a ausência de mais informações torna a assertiva incompleta. Daí o candidato se pergunta: o que o examinador quer saber?

    A dúvida aumenta pois os dois gabaritos possiveis foram apresentados nas respostas e estão disponíveis para serem assinalados!!!!

    Agora.... em minha singela contribuição, entendo que um detalhe é importante

    Independentemente da compatibilidade horários ( e aqui concordo com os argumentos dos colegas no sentido de que, sendo a questão objetiva, não é dado ao candidato inferir coisas que não estão nela escritas) (...... MAS.... PORÉM....CONTUDO... TODAVIA ....) ainda assim a assertiva III não pode ser considerada correta, posto que existem cargos públicos que não são cumuláveis com a Vereança, notadamente aqueles que possuem impedimentos politicos-partidários.

    Ex. MP, Magistratura, Militares....

     

    Vamo que vamo!!!

     

    Quem disse que a vida de Concurseiro seria Fácil.

  • GOSTARIA DE SABER EM QUAL CASO DE INCOMPATIBILIDADE DE HORÁRIOS É POSSIVEL A ACUMULAÇÃO DE CARGOS ? EXATAMENTE, NENHUM, ENTÃO TEMOS QUE NOS ATER AO ASSUNTO DA QUESTÃO, NEM MAIS NEM MENOS.

  • Primeira vez que vou comentar uma questão nesse site, realmente não entendi mto bem a dúvida dos colegas em relação a questão:

    A gente sabe que toda banca ama fazer pegadinhas, e a pegadinha nessa questão foi justamente não citar a "compatibilidade de horários", oq poderia levar a interpretarmos duas possibilidades de resposta - Ou todas corretas, ou todas erradas. 

    Só que a única opção possível dada pelas alternativas foi d- I, II e III estão corretas. (ou seja, temos que presumir que a compatibilidade de horários está presente em todas as alternativas)

    NÃO EXISTE a opção "todas as alternativas estão incorretas" 

    Não tem mto oq pensar, nem pra onde correr! é responder e seguir em frente. Temos pouco tempo pra fazer provas enormes e trabalhosas, então precisamos sempre ser práticos senão nosso concorrente passa nossa frente!! Bons estudos!!

  • Não vejo motivo para a questão ser anulada, senão vejamos:

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    a) a de dois cargos de professor; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 34, de 2001)

     

    Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;

  • Em minha opinião ele poderia ter explicado melhor, pois na acumulação de cargos precisa haver compatibilidade de horários.

  • é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários:


    a) a de dois cargos de professor
    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;   
    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas; 

  • A de um cargo de vereador com outro cargo, emprego ou função pública. PODE. 

    Ok, mas cadê a compatibilidade de horários? 

     

  • Gente, pelo amor. A acumulação pressupõe a compatibilidade de horários, em qualquer caso. 

  • A banca anulou essa questão.

  • @Danilo, Boa tarde!


    O que acontece é o seguinte: Você interpretou de maneira literal o texto de lei, não digo que está errado, mas fechou a sua "visão".
          

                          
    -  Havendo compatibilidade de horários, o servidor deverá acumular o cargo, recebendo a remuneração e o subsídio simultaneamente. 
                                                        

     

    -  Não existindo compatibilidade de horários, o servidor será AFASTADO do cargo, podendo optar pela remuneração deste ou então pelo subsídio de vereador.
                                    


    Ou seja, se não houver compatibilidade de horário ELE NÃO PERDE os CARGOS, apenas é afastado e assim obrigado a decidir qual remuneração o camarada quer. Isso quer dizer que não é "indispensável" para assumir os dois cargos.

  • A acumulação de cargos, ainda que lícita, fica condicionada à comprovação da compatibilidade de horários. Se alguma estiver errada por falta dessa observação, então todas estão erradas... O problema é que não tem essa opção e só pode ser todas estão corretas. Enfim, de fato é uma questão mal elaborada.

ID
2094739
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A fórmula a ser aplicada em uma planilha eletrônica para calcular o preço final de um produto, em que o valor original está na célula A1, e que teve um aumento de 11%, deverá ser:

Alternativas
Comentários
  • b) CORRETO

    Aumentar um número em um percentual:

    =A1*(1+0,11)    >>    Aumenta o valor da célula A1 em 11%.

    Outro exemplo:

    =A1*(1+11%)    >>   Aumenta o valor da célula A1 em 11%.

  • Suponha que você deseje calcular o valor do imposto sobre as vendas, calcular uma nota para uma pontuação de teste ou determinar uma alteração no percentual de vendas entre dois trimestres fiscais. Há várias maneiras de calcular as porcentagens.

    As porcentagens são calculadas utilizando a seguinte equação:

    amount/total = percentage

    Onde a porcentagem está em formato decimal.

     

     

    B2 - se refere ao endereço do valor da compra

    * - sinal de multiplicação 5% -

    é o valor do desconto dividido por 100

     

    = B2 * 5 / 100

  • Matemática meu ponto fraco :,(

  • A1 *(1 + 0,11) = A1 + 0,11*A1

  • Prova de informática para  Administrator bem pensada, 

    fórmula real = A*(1+i)^n  ( onde A é o valor inicial, 1 parte integrande da fórmula, i a taxa, N o  tempo) 

  • uma pergunta: nessas provas  que se exige conhecimento de matemática um pouco mais "avançadinha" do que adição, subtração, a banca pode cobrar, se não exigir no edital, conhecimento em matemática ou Raciocínio matemático?

  • TAMBÉM QUERO SABER, ALICE (2). RSRSRS 

  • Pessoal porque coloca esse número 1 a frente do 11%???..... =A1*(1+0,11), coloquei até em negrito para facilitar, obrigado

  • Bruno Trindade, o "1" quer dizer UM INTEIRO.
    Se você multiplicar o valor da célula A1 apenas por 0,11 você encontrará o valor correspondente aos 11% que é o aumento. Mas a questão pede o preço final, ou seja, o preço original (um inteiro) mais os 11%.

    Ex.:

    Suponha que o preço original em A1 fosse R$ 100,00.

    Portanto, =A1*(1+0,11) equivale a...

    =100*(1,11)
    =111

    Ou seja, o preço final seria R$ 111,00.

  • Para aqueles que não conseguiram resolver a questão.

    É só você pensar num valor qualquer.

    Ex.: R$ 200,00

    Como na questão diz que tem um aumento de 11%

    11% de R$ 200,00 = 22,00

    Daí soma o valor inicial com o aumento, que chegará a R$ 222,00

    Por último é só jogar nas alternativas. E a única que chega no valor de R$ 222,00 é a letra B.

    Foi assim que fiz e cheguei na alternativa correta.

  • Aumentar um número em um percentual:

    =A1*(1+0,11)   >>   Aumenta o valor da célula A1 em 11%.

    Outro exemplo:

    =A1*(1+11%)   >>  Aumenta o valor da célula A1 em 11%


ID
2094742
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale, das alternativas abaixo, a única que NÃO identifica corretamente um tradicional dispositivo de rede de computadores:

Alternativas
Comentários
  • a) John von Neumann: foi um matemático húngaro.

    b)  Switch: é um equipamento de interconexão, do tipo concentrador de rede, porém, ele divide a rede em domínios de colisão independentes. 

    c) Modem: É um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital numa onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefónica.

    d) Bridge: Serve para conectar duas redes distintas, permitindo comunicações entre elas. 

  • o inglês muitas vezes ajuda.

    Bridge = ponte

     

  • Neumann é aquele personagem do Madagascar :p

  • Porém bridge não é um equipamento, e um modo de operação de rede onde os dispositivos cria enlaces para aumentar o alcance da rede
  • kkkkk, só lembrei do personagem do Madagascar. , Ótimo comentário, Leandro. Neumann foi um matemático. 

  • Arquitetura de von Neumann é uma arquitetura de computador que se caracteriza pela possibilidade de uma máquina digital armazenar seus programas no mesmo espaço de memória que os dados, podendo assim manipular tais programas. Esta arquitetura é um projeto modelo de um computador digital de programa armazenado que utiliza uma unidade de processamento (CPU) e uma de armazenamento ("memória") para comportar, respectivamente, instruções e dados.

  • Gab.:Letra A 

  • principais hardwares de rede, especificamente:

    switches;

    roteadores;

    concentradores; processo pelo qual se armazena ou difunde determinada informação, mesma informação está sendo enviada para muitos receptores ao mesmo tempo (broadcast).

    modem;

    gateway;

    bridge;

    firewall;

    pontos de acesso sem fio,

  • Gab A

  • Neumann vem da lingua alemã
    NEU significa novo
    MANN significa homem. (novo homem)

     

    https://www.dicionarioinformal.com.br/significado/neumann/3005/

  • Por eliminação.


ID
2094745
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Identifique a alternativa abaixo com o início do endereço da Internet que estabelece que um site é seguro, normalmente usado em sites que exigem transações financeiras na Web:

Alternativas
Comentários
  • c) CORRETO

    HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure) - protocolo de transferência de hipertexto seguro.

  • HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure - protocolo de transferência de hipertexto seguro) é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443.

  • HTTPS é um protocolo de transferencia de hipertexto, ou seja, visualização de páginas que emprega criptografia de informações, ou seja, é seguro, mas não 100%. Saibam que nada é 100% seguro. O protocolo HTTPS utiliza a porta 443 para envio e recebimento de informações. Normalmente um cadeado fechado é mostrado na barra de endereços do navegador quando estamos em uma página que emprega o protocolo HTTPS.

    Pablo Leonardo

    Informática passo a passo (aulas no youtube)

  • Só olhar pro endereço aí no seu navegador: https://www.qconcursos.com

  • kkk essa ai é a mais fácil de responder, é só olhar para o browser do seu computador kkkkk

     

  • HTTPS - PORTA 443

  • mais fácil que dar tapa em bêbado

  • c-

    http(hypertext transfer protocol) é o protocolo que disponibiliza paginas em HTML para o browser. Ele possui 4 métodos: get -busca um arquivo no servidor, podendo receber parametros que visiveis no URL-; post- tambem busca um arquivo no servidor web, podendo receber parametros que nao ficam visiveis na requisição-; put - armazena conteúdo,podendo adicionar ou alterar um arquivo no servidor web- e delete. Adicionado -s ao http indica site seguro.


ID
2119204
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A contabilidade é a doutrina do controle econômico e da determinação do retido em qualquer espécie de empresa.

II. A contabilidade é a ciência do patrimônio.

III. A Contabilidade é a técnica da revelação patrimonial. A revelação consiste na descrição, na colocação em evidência, de determinados fatos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    A contabilidade tem por objeto o patrimônio das entidades, e por objetivo o controle desse patrimônio, com a finalidade de fornecer informações aos seus usuários.

    o campo de aplicação da Contabilidade abrange todas as Entidades (pessoas físicas ou jurídicas com ou sem fins lucrativos) que possuam patrimônio. As referidas entidades são unidades econômico-administrativas que podem ser chamadas de Aztendas, palavra de origem italiana que significa Fazenda.

    A Contabilidade tem por função administrativa o controle do patrimônio da entidade mediante registro dos fatos contábeis em livros apropriados, sendo que os principais são o Livro Diário e o Livro Razão.

    A Contabilidade tem por função econômica a apuração do resultado liquido (ou rédito), que pode ser lucro líquido ou prejuízo líquido do exercício.

    fonte: Contabilidade gerai 3D: básica, intermediária e avançada I Sérgio Adriano deSouza
    bons estudos

  • Acho que somente a II está correta.

    A contabilidade é uma, CIÊÊÊÊNCIA!

     

  •  Renato, o gabarito que você informou está incorreto!


    ERRADA - A contabilidade é a doutrina do controle econômico e da determinação do retido em qualquer espécie de empresa.


    Resposta: D

  • A contabilidade é uma técnica? Errado. A meu ver só o item II está correto.


    Bons estudos

  • Contabilidade não é doutrina nem técnica.

    Somente a II está correta

  • Nunca em lugar algum vi ou houvi dizer que a Contabilidade é uma doutrina,e nem tampouco técnica, essa banca é muito fraca, e suas questões são muito mal elaboradas.

     

  • ciência do patrimônio??? não seria uma ciência social??

    tenso..

  • Ciência do patrimônio? Não seria uma ciência social??

    Peçam o comentário do professor!

    Foco, força e fé!

  • Contabilidade é uma técnica????? Não é uma ciência social??

    Peçam o comentário do professor!!

  • BANCA FICOU LOUCA NA QUESTÃO KKKKKKK

  • Gabarito letra D

    Apenas a afirmação I está correta.

  • Gabarito letra D

    Apenas a afirmação I está correta.


ID
2119207
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Determinada empresa está com a seguinte situação patrimonial:

Ativo = R$ 500.000,00 e Passivo Exigível = 500.000,00

Esta empresa apresenta situação líquida:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C
     

    1) A > P exigível                                              Saldo líquido > 0 (Situação superavitária)

    Ex: A: 100% / P: 30% PL: 70%

     

    2) A = P exigível                                              Saldo Líquido = 0 (Situação NULA) inexistência de recursos próprios

     

    3) A < P exigível                                              Saldo Líquido < 0 (Situação DeficitáriaPassivo a descoberto

    Ex: A: 100% / P: 120% (Nesse caso o PL será -20%) (Passivo a descoberto (20%)

    bons estudos

  • Quanto o total de ativos igual ao total de passivos temos a SITUAÇÃO LÍQUIDA NULA, ou seja, o PL é igual a zero. Ativo = 500.000 Passivo = 500.000 PL = 0 Gabarito: C

  • GABARITO C

    NULA

    O PL é nulo quando a relação entre ativo e passivo está compensada e equilibrada.

    2021: um ano de vitória.

  • Trata-se de análise situação patrimonial.

    Pela aplicação da Equação Fundamental da Contabilidade, temos que: Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido.

    ⟹ Resolução: Esta empresa apresenta situação líquida:

    (+) Ativo: R$ 500.000,00

    (-) Passivo Exigível: R$ 500.000,00

    (=) Situação Líquida: R$ 00,00

    Como a situação líquida foi neutra, pode-se afirmar que possui valor nulo. Por fim, podemos eliminar as letras A, B e D.

    Gabarito: Letra C.


ID
2119210
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Relacione os fatos contábeis abaixo com seu respectivo conceito e assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.

( ) - fato permutativo, qualitativo ou compensativo;

( ) - fato modificativo;

( ) - fato misto ou composto.

I. Altera o patrimônio somente em termos qualitativos. Consiste na compensação entre elementos do ativo, passivo exigível ou patrimônio líquido, sem que haja aumento ou diminuição da situação liquida.

II. É aquele que reúne uma permuta e uma modificação. Nele, há uma permuta e, simultaneamente, o aumento ou diminuição do ativo e/ou do passivo exigível, provocando o aumento ou diminuição da situação líquida.

III. Ocorre quando o aumento ou redução do ativo ou do passivo exigível é seguido de modificação na situação líquida de igual valor para mais ou para menos. Provoca alteração em termos de qualidade e quantidade, aumentando ou diminuindo a situação líquida em valor equivalente a modificação sofrida pelo ativo ou passivo exigível.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    I fato permutativo, qualitativo ou compensativo
    0 fato permutativo altera o patrimônio somente em termos qualitativos. Consiste na compensação entre elementos do ativo, passivo exigívei ou patrimônio líquido, sem que haja aumento ou diminuição da situação líquida.

    III fato misto ou composto
    Fato misto é aqueie que reúne uma permuta e uma modificação. Neie, há uma permuta e, simultaneamente, o aumento ou diminuição do ativo e/ou do passivo exigível, provocando o aumento ou diminuição da situação líquida.

    II fato modificativo
    0 fato é modificaíivo quando o aumento ou redução do ativo ou do passivo exigívei é seguido de modificação na situação iíquida de igual valor, para mais (fato modificativo aumentatívo) ou para menos (fato modificativo diminutivo). Provoca alteração em termos de qualidade e quantidade, aumentando ou diminuindo a situação líquida em valor equivalente à modificação sofrida peio ativo ou passivo exigível.

    bons estudos

  • Segundo a doutrina, o Fato contábil é qualquer ocorrência que modifique o patrimônio, seja decorrente ou não de negócio realizado pela administração. A Contabilidade deve registrar todos os fatos que afetem o patrimônio, sejam eles decorrentes ou não da gestão. Há três espécies de fatos contábeis:

    i. Fato Permutativo, qualitativo ou compensativo: altera o patrimônio apenas em termos qualitativos, ou seja, não há aumento ou redução da situação líquida patrimonial.

    ii. Fato Modificativo: ocorre quando o aumento ou redução do ativo ou do passivo exigível é seguido de modificação na situação líquida de igual valor, para mais (fato modificativo aumentativo) ou para menos (fato modificativo diminutivo). Provoca alterações em termos de quantidade e qualidade, aumentando ou diminuindo a situação líquida em valor equivalente à modificação sofrida pelo ativo ou passivo exigível.

    iii. Fato Misto ou Composto: é aquele que reúne uma permuta e uma modificação. Nele, há uma permuta e, simultaneamente, o aumento ou diminuição do ativo e/ou do passivo exigível, provocando o aumento ou diminuição da situação líquida.

    FONTE: POSSATI


ID
2119213
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma conta retificadora.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D
     

    a) Capital Social. conta do PL

    b) Duplicatas a receber. Conta do Ativo

    c) Empréstimos a pagar. Conta do Passivo

    d) Capital a realizar. CERTO: conta do PL que retifica "capital social", tem natureza devedora

    bons estudos


ID
2119216
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Complete a lacuna com a alternativa correta.

De acordo com a Lei 6.404/76, a escrituração da companhia será mantida em registros permanentes, com obediência aos preceitos da legislação comercial e desta Lei e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo__________________________ .

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Art. 177. A escrituração da companhia será mantida em registros permanentes, com obediência aos preceitos da legislação comercial e desta Lei e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o regime de competência

    bons estudos

  • GABARITO LETRA C.

     

    A) LEI 4.320 -  Regime misto. O regime misto é um regime contábil que mescla o regime de caixa e o regime de competência. No Brasil é definido na Lei nº 4.320/1964, que estatui normas de finanças e contabilidade pública. Esse regime adota a competência para a despesa e o regime de caixa para as receitas.

     

    B) O regime misto é tratado na lei 4.320 sobre as finanças e a contabilidade pública.

     

    C) LEI 6.404/1976 expressa o regime de competência:

    Art. 177. A escrituração da companhia será mantida em registros permanentes, com obediência aos preceitos da legislação comercial e desta Lei e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o regime de competência 

     

    D) O REGIME DA PRUDÊNCIA NÃO EXISTE.

    Princípio da prudência: determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

     

    FONTES: 

    LEI 6.404/1976

    Lei nº 4.320/1964

    WIKIPÉDIA

     

  • Segundo o art. 177 da Lei n° 6.404/76 a escrituração da companhia será mantida em registros permanentes, com obediência aos preceitos da legislação comercial e desta Lei e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o regime de competência.

    Assim, correta a alternativa C.


ID
2119219
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Lei 6.404/76 a diminuição do valor dos elementos dos ativos imobilizado e intangível será registrada periodicamente nas contas de depreciação:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B
     

    Art. 183 § 2o  A diminuição do valor dos elementos dos ativos imobilizado e intangível será registrada periodicamente nas contas de:

            a) depreciação, quando corresponder à perda do valor dos direitos que têm por objeto bens físicos sujeitos a desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência;

            b) amortização, quando corresponder à perda do valor do capital aplicado na aquisição de direitos da propriedade industrial ou comercial e quaisquer outros com existência ou exercício de duração limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilização por prazo legal ou contratualmente limitado;

            c) exaustão, quando corresponder à perda do valor, decorrente da sua exploração, de direitos cujo objeto sejam recursos minerais ou florestais, ou bens aplicados nessa exploração

    bons esstudos


ID
2119222
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

A Empresa XPTO Ltda., ao providenciar a conciliação bancária, constatou os seguintes fatos:

1. O saldo da conta do Banco, no extrato, era de R$ 15.000,00;

2. Cheques emitidos pela empresa e não apresentados ao banco, no valor de R$ 2.500,00;

3. Cheques depositados pela empresa e não consignados em conta pelo banco, no valor de R$ 500,00;

4. Despesas apropriadas pelo banco e não informadas em tempo hábil para contabilização, no valor de R$ 180,00.

Considerando as informações acima, o valor do saldo contábil na escrituração da empresa XPTO Ltda. era de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    Saldo bancário    Saldo contábil
    15.000                          X
    +2500                              -
    +500                               -
        -                                -180
    18000           =         18000

    X-180 = 18.000
     X = 18180

    bons estudos

  • "2. Cheques emitidos pela empresa e não apresentados ao banco, no valor de R$ 2.500,00"

    Talvez eu tenha entendido errado, porém, na minha concepção, quando a empresa emite um cheque e ele não é apresentado ao banco, o saldo bancário deveria ser maior que o contábil e não o inverso, ficando da seguinte forma:

    Saldo bancário...........15.000,00

    Cheques emitidos.......(2.500,00)

    Cheques depositados.....500,00

    Despesas não cont........180,00

    ___________________________

    Saldo Contábil...........13.180,00

    Alguém mais pensou dessa forma? Se estiver equivocado, poderia alguém explicar? Obrigado.

  • Gente,

     

    Essa questão foi anulada.

  • É isso mesmo Rafael Vinicius.

     Deve ter sido anulada pq não tinha a resposta com o valor de R$13.180,00

     

     


ID
2119225
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Lei 6.404/76
    Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.

    § 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:

    I – ativo circulante; e (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

    II – ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível. (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

    § 2º No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:

    I – passivo circulante; (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

    II – passivo não circulante; e (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

    III – patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados. (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

    § 3º Os saldos devedores e credores que a companhia não tiver direito de compensar serão classificados separadamente.

  • ANALISANDO O 

    § 2º No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:

    I – passivo circulante; (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

    II – passivo não circulante; e (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

    III – patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados. (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

     

    Parece que a letra b também estaria correta.

  • Letra C

     c) No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos: ativo circulante e ativo não circulante (ativo realizável a longo prazo, investimento, ativo imobilizado e ativo intangível).

  • Artigo 178 da lei 6404/76.


    Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.

           § 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:

            I – ativo circulante; e (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

           II – ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível. (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

           § 2º No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:

    I – passivo circulante; (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

    II – passivo não circulante; e (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

    III – patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados. (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

           § 3º Os saldos devedores e credores que a companhia não tiver direito de compensar serão classificados separadamente.

  • É PRA MARCAR A ALTERNATIVA INCORRETA . LETRA "C" NÃO EXISTE ATIVO PERMANENTE .

    O ATIVO NÃO CIRCULANTE É COMPOSTO POR ATIVO REALIZÁVEL A LONGO PRAZO, INVESTIMENTOS, IMOBILIZADO E INTANGÍVEL. LEI 6.404 ART 178 II.


ID
2119228
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considerando (V) para verdadeiro e (F) para falso, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.

De acordo com a Lei 6.404/76 a demonstração do resultado do exercício discriminará:

( )A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto.

( )As despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais.

( )0 lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas.

( ) As reversões de reservas e o lucro líquido do exercício

( ) O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Lei 6.404/76

    Art. 187. A demonstração do resultado do exercício discriminará:

            I - a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

            II - a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

            III - as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;

            IV – o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;

            V - o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;

            VI – as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;

            VII - o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social

    Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará
    [...]
    II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício

    bons estudos


ID
2119243
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

A _________________________________ expõe as variações ocorridas, durante o exercício, em todas as contas do patrimônio líquido, inclusive na conta Lucros ou Prejuízos Acumulados, sendo mais abrangente que a ________________________________ . Não é correto afirmar que esta pode ser substituída por aquela.

Na verdade, a Lei 6.404/76 determina que a ____________________________ poderá ser incluída na ________________________________________. Isso significa que a primeira, obrigatoriamente, deve ser apresentada, seja de forma isolada, seja como parte integrante da segunda, em uma das colunas desta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A
     

    A DMPL expõe as variações ocorridas durante o exercício, em todas as contas do patrimônio líquido, inclusive na conta Lucros ou Prejuízos Acumulados, sendo mais abrangente que a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA). Além disso, a DMPL deve indicar o montante do dividendo por ação do capital social, discriminando a parcela de dividendo das ações ordinárias e preferenciais, inclusive por classe de ações, se for o caso. O dividendo é a par- cela do lucro a ser paga aos acionistas. No caso do lucro ou prejuízo líquido, é expresso na DRE.


    Lei 6;404 Art. 186§ 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia

    bons estudos


ID
2119246
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

O _________________________ exige o registro de todas as variações sofridas pelo patrimônio da entidade no momento em que elas ocorrerem, ainda que sejam considerados valores estimados. Um exemplo é o registro da depreciação. O tempo de vida útil de um bem é baseado numa hipótese mais ou menos fundamentada tecnicamente e dependente de diversos fatores aleatórios. Apesar disso, a depreciação deve ser registrada no momento em que há a perda de valor do bem. Como é difícil determinar o valor exato dessa perda, os cálculos são feitos por estimativas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C
     

    Princípio da Oportunidade
    Pelo Art. 6º da Resolução CFC nº. 1282/10, o Princípio da Oportunidade refere- se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. O princípio da oportunidade exige o registro de todas as variações sofridas pelo patrimônio da entidade no momento em que elas ocorrerem, ainda que sejam considerados valores estimados.

    Um exemplo é o registro da deprecia- ção. O tempo de vida útil de um bem é baseado numa hipótese mais ou menos fundamentada tecnicamente e dependente de diversos fatores aleatórios. Apesar disso, a depreciação deve ser registrada no momento em que há a perda de valor do bem. Como é difícil determinar o valor exato dessa perda, os cálculos são feitos por estimativas. A integridade diz respeito à necessidade de os registros serem confiáveis, isto é, sem faltas ou excessos. A tempestividade determina que as variações sejam registradas no momento oportuno, mesmo na hipótese de alguma incerteza de valor.

    A informação divulgada fora do momento adequado e/ou que não seja confiável nor- malmente deixa de ser importante para o público nela interessado. Por exemplo, no mercado de ações o investidor não pode esperar um relatório contábil por muito tempo antes de tomar decisões. Portanto, é preciso haver agilidade na divulgação da informa- ção, sem se perder de vista a segurança quanto a sua veracidade.

    https://www.passeidireto.com/arquivo/24271033/contabilidade-basica--livro/4
    bons estudos


ID
2119249
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. De acordo com a Lei 6.404/76, do lucro líquido do exercício, 5% (cinco por cento) serão aplicados, antes de qualquer outra destinação, na constituição da reserva legal, que não excederá de 20% (vinte por cento) do capital social.

II. De acordo com a Lei 6.404/76, a companhia poderá deixar de constituir a reserva legal no exercício em que o saldo dessa reserva, acrescido do montante das reservas de capital, exceder de 20% (vinte por cento) do capital social.

III. De acordo com a Lei 6.404/76, a reserva legal tem por fim assegurar a integridade do capital social e somente poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Lei 6.404

    Art. 193. Do lucro líquido do exercício, 5% (cinco por cento) serão aplicados, antes de qualquer outra destinação, na constituição da reserva legal, que não excederá de 20% (vinte por cento) do capital social. (item I)
     

    § 1º A companhia poderá deixar de constituir a reserva legal no exercício em que o saldo dessa reserva, acrescido do montante das reservas de capital de que trata o § 1º do artigo 182, exceder de 30% (trinta por cento) do capital social. (Item II - ERRADO)
     

    § 2º A reserva legal tem por fim assegurar a integridade do capital social e somente poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital (item III)

    bons estudos

  • l) Destinação do lucro é de 5%, não podendo exceder 20% do cap. soc. Correta

    ll) A companhia só deixa de constituir reserva quando atingir 30% do cap. soc. quando somados os montantes das reservas. Erro da questão é falar em 20%.

    lll) A constituição da reserva legal tem por finalidade a preservação do cap social e, só deverá ser usada para a compensação de prejuízos e aumento do próprio cap soc. Item também está correto

    abs


ID
2119252
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Considerando (V) para verdadeiro e (F) para falso, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.

De acordo com a Lei 4.320/64, a abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa. Consideram-se recursos para este fim, desde que não comprometidos:

( )O superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior.

( ) Os provenientes de excesso de arrecadação.

( ) Os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei.

( )O produto de operações de credito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realiza-las.

Alternativas
Comentários
  • Mnemônico: SEROBA

     

  • SEROBA

    Superávit Financeiro

    Excesso de arrecadação

    Reserva de Contingência

    Operação de crédito

    Buraco no Orçamento (Recurso que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto da LOA, fica sem despesa correspondente)

    Anulação parcial ou total de dotação

  • LEI No 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964.

    Art. 43.

    A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa.     

    § 1º Consideram-se recursos para o fim deste artigo, desde que não comprometidos:   

      

    I - o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior;        

    II - os provenientes de excesso de arrecadação;       

    III - os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei;        

    IV - o produto de operações de credito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realiza-las.  

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4320.htm   

     

  • GABARITO ITEM B

     

    PRA FACILITAR...

     

    BIZU:'' ROSERA''

     

    RESERVA DE CONTINGÊNCIA

    OPERAÇÃO DE CRÉDITO

    SUPERAVIT FINANCEIRO

    EXCESSO DE ARRECADAÇÃO

    RECURSO S/DESPESA(VETO OU EMENDA)

    ANULAÇÃO PARCIAL OU TOTAL DE CRÉDITOS/DOTAÇÕES

  • Alternativa B.
    Art. 43. A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa.
    § 1º Consideram-se recursos para o fim deste artigo, desde que não comprometidos:
    I - o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior;
    II - os provenientes de excesso de arrecadação
    III - os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei;
    IV - o produto de operações de credito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realiza-las.  

  • Gabarito: LETRA B

     

    ( V )O superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior.

    Art. 43. A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa.
    § 1º Consideram-se recursos para o fim deste artigo, desde que não comprometidos:
    I - o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior;

     

    ( ) Os provenientes de excesso de arrecadação.

    Art. 43. A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa.
    § 1º Consideram-se recursos para o fim deste artigo, desde que não comprometidos:
    II - os provenientes de excesso de arrecadação;

     

    ( V ) Os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei.

    Art. 43. A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa.
    § 1º Consideram-se recursos para o fim deste artigo, desde que não comprometidos:
    III - os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei;

     

    ( V )O produto de operações de credito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realiza-las.

    Art. 43. A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa.
    § 1º Consideram-se recursos para o fim deste artigo, desde que não comprometidos:
    IV - o produto de operações de credito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realizá-las.


ID
2119255
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
De acordo com a Lei 101/2.000 - Lei de Responsabilidade Fiscal é proibida a operação de crédito entre uma instituição financeira estatal e o ente da Federação que a controle, na qualidade de beneficiário do empréstimo. Equiparam-se a operações de crédito e estão vedados:
I. Recebimento antecipado de valores de empresa em que o Poder Público detenha, direta ou indiretamente, a maioria do capital social com direito a voto, salvo lucros e dividendos, na forma da legislação.
II. Assunção direta de compromisso, confissão de dívida ou operação assemelhada, com fornecedor de bens, mercadorias ou serviços, mediante emissão, aceite ou aval de título de crédito, não se aplicando esta vedação a empresas estatais dependentes.
III. Assunção de obrigação, sem autorização orçamentária, com fornecedores para pagamento a posteriori de bens e serviços.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: D

    Literalidade do art. 37 da LRF:

     

    "Art. 37. Equiparam-se a operações de crédito e estão vedados:

    (...)

    II - recebimento antecipado de valores de empresa em que o Poder Público detenha, direta ou indiretamente, a maioria do capital social com direito a voto, salvo lucros e dividendos, na forma da legislação;

    III - assunção direta de compromisso, confissão de dívida ou operação assemelhada, com fornecedor de bens, mercadorias ou serviços, mediante emissão, aceite ou aval de título de crédito, não se aplicando esta vedação a empresas estatais dependentes;

    IV - assunção de obrigação, sem autorização orçamentária, com fornecedores para pagamento a posteriori de bens e serviços."

  • Operação de Crédito corresponde ao compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras ...

    Art. 37. Equiparam-se a operações de crédito e estão vedados:

            I - captação de recursos a título de antecipação de receita de tributo ou contribuição cujo fato gerador ainda não tenha ocorrido, sem prejuízo do disposto no § 7o do art. 150 da Constituição;

            II - recebimento antecipado de valores de empresa em que o Poder Público detenha, direta ou indiretamente, a maioria do capital social com direito a voto, salvo lucros e dividendos, na forma da legislação;

            III - assunção direta de compromisso, confissão de dívida ou operação assemelhada, com fornecedor de bens, mercadorias ou serviços, mediante emissão, aceite ou aval de título de crédito, não se aplicando esta vedação a empresas estatais dependentes;

            IV - assunção de obrigação, sem autorização orçamentária, com fornecedores para pagamento a posteriori de bens e serviços.


ID
2119258
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Determinada prefeitura do Brasil, realizou um processo licitatório embasado pela Lei 8.666/93 para compra de material escolar para as escolas do Município. Ao realizar o levantamento do custo para a aquisição chegou-se ao valor de R$ 145.000,00. Dessa forma decidiu-se optar pela modalidade de licitação de carta convite em razão do valor. Em relação a esse processo licitatório podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - Letra A

     

    Lei 8666/93

    Art. 23.  As modalidades de licitação a que se referem os incisos I a III do artigo anterior serão determinadas em função dos seguintes limites, tendo em vista o valor estimado da contratação:

    I - para obras e serviços de engenharia:

    a) convite - até R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais);

    b) tomada de preços - até R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais);

    c) concorrência: acima de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais);

    II - para compras e serviços não referidos no inciso anterior:

    a) convite - até R$ 80.000,00 (oitenta mil reais);

    b) tomada de preços - até R$ 650.000,00 (seiscentos e cinqüenta mil reais);

    c) concorrência - acima de R$ 650.000,00 (seiscentos e cinqüenta mil reais).

  • Errei, marquei a D. Mas percebi que o erro é dizer que DEVE ser TP, sendo q tbm pode usar a concorrência.
  • A) CORRETA
    B) Errada, pois na modalidade convite o valor máximo para COMPRAS é até R$ 80.000,00
    C) O erro está em "DEVE", pois quando couber convite caberá CONCORRÊNCIA OU TOMADA DE PREÇOS
    D) Mesma justificativa da alternativa C.

  • Concorrência

    Obras e Serviços de engenharia > Acima de 1.500.000,00 

    Compras de materias e serviços que não sejam de engenharia> Acima de 650.000,00

    Tomada de Preço

    Obras e Serviços de engenharia >  Até 1.500,000

    Compras de materias e serviços que não sejam de engenharia> Até 650.000,00

    Convite

    Obras e Serviços de engenharia >  Até 150.000,00

    Compras de materias e serviços que não sejam de engenharia> até 80.000,00 

    -

    Logo a licitação poderia ser feita na modalide concorrênncia ou  tomada de preço. 

  • a) correto

    b) na convite o valor deve ser até 80 mil reais para compras e serviços. 

    c) a licitação pode ser feita na modalidade tomada de preço ou concorrência. 

    d) ver 'c', o erro está em deve, quando na verdade pode ser ou tomada de preço ou concorrência. 

     

    Art. 23, § 4º  Nos casos em que couber convite, a Administração poderá utilizar a tomada de preços e, em qualquer caso, a concorrência.

     

    robertoborba.blogspot.com.br 

  • LETRA A CORRETA 

    Para Compras e Serviços

    01) Convite até 80.000

    02) Tomada de preços  até 650.000

    03) Concorrência  mais de 650.000 ( quem pode mais também pode menos, se for do interesse da administração)

     

    Para Obras e serviços de Engenharia

    01) Convite até 150.000

    02) Tomada de preço até 1.500.000

    03) Concorrência mais de 1.500.000

  • Gabarito letra a).

     

    Compras e Serviços (NÃO SEJA DE ENGENHARIA) {CASO DESSA QUESTÃO}

     

    Convite = até R$ 80.000,00

     

    Tomada de preços = até R$ 650.000,00

     

    Concorrência = acima de R$ 650.000,00

     

     

    Obras e Serviços de engenharia:

     

    Convite = até R$ 150.000,00

     

    Tomada de preços = até R$ 1.500.000,00

     

    Concorrência = acima de R$ 1.500.000,00

     

     

    Lei 8.666/93, Art. 23, § 4° Nos casos em que couber convite, a Administração poderá utilizar a tomada de preços e, em qualquer caso, a concorrência.

     

    *OBS. Possível ver uma "hierarquia" entre essas modalidades.

     

    1°) Concorrência

    2°) Tomada de Preços

    3°) Convite

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Não pode ser convite e pode ser tomada de preços. Mas nada impede que o administrador escolha modalidade mais rigorosa. Nos casos em que couber convite, a Administração poderá utilizar a tomada de preços e, em qualquer caso, a concorrência. 

  • A modalidade mais completa poderá sempre ser utilizada no lugar da modalidade mais simples. Assim, a Concorrência é cabível qualquer que seja o valor estimado do objeto a ser contratado. Por sua vez, a tomada de preços poderá ser utilizada nas situações em que o convite seria possível.

  • Questão mais inteligente,

    Alguém pode ter errado e colocado a D) por decorar a tabelinha, mas não necessariamente vai ser por tomada, a alternativa diz "DEVE" e não deve, em qualquer caso pode ser utilizada a Concorrência.

  • Gab. A

    .

    o enunciado disse a seguinte informação: Dessa forma decidiu-se optar pela modalidade de licitação de carta convite em razão do valor.

    .

    carta convite é o instrumento convocatório (lembrando o professor Mazza nos seus audios livros) e não modalidade de licitação.

  • questão desatualizada

    Art. 1º Os valores estabelecidos nos incisos I e II do caput do art. 23 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, ficam atualizados nos seguintes termos:II - para compras e serviços não incluídos no inciso I:

    a) na modalidade convite - até R$ 176.000,00 (cento e setenta e seis mil reais);


ID
2119261
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Determinado órgão público federal abriu processo licitatório na modalidade Pregão para compra de bens comuns conforme as normas da Lei 10.520/2.002. Foi estipulado no Edital que o prazo de validade das propostas seria de 45 dias. Em relação a esse processo licitatório podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Art. 6º  O prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias, se outro não estiver fixado no edital.

  • Art. 6º  O prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias, se outro não estiver fixado no edital.

    Portanto como no edital trouxe 45 dias, é esse que vale.

    GAB:B

     

  • Art. 4º  A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:

    V - o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 8 (oito) dias úteis;

  • Rivanda,

     

    O art. 4o, X fala do prazo para apresentação da proposta. Ex, publicaram edital para comprar canetas. Minha empresa vende canetas. Eu apresento meu preço para vender as canetas (proposta), bem como outras condições (prazo para entrega, custos, modo de entrega etc). Tenho, no mínimo, oito dias úteis para fazê-lo, da publicação do aviso.

     

    O art. 6o fala do prazo de validade da proposta vencedora. Ex. compra de canetas. Venci a licitação (art. 4o, XXXIII). Eu estarei vinculado a ela (obrigado a cumprir a minha proposta) no prazo de 60 dias, salvo se houver outro prazo no edital.

    "Validade da proposta", basicamente, é sinônimo de vinculação aos termos inicialmente oferecidos à Administração. Isso eu não posso mudar.

     

  • VALIDADE DAS PROPOSTAS

     

    >>>60 DIAS

     

    SALVO, SE NÃO TIVER OUTRO FIXADO NO EDITAL

  • Ainda bem que eu errei essa questão, pois esse tipo de caso passaria despercebido por mim. 

  • Lei 10.520/02

    Art. 6º  O prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias, se outro não estiver fixado no edital.

  • PREGÃO

     

    Regra geral - prazo de  validade de 60 dias

     

    Execeção - outro prazo fixado no edital

  • Gabarito - LETRA B

     

    Art. 6º  O prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias, se outro não estiver fixado no edital.

  • Art. 6º O prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias, se outro não estiver fixado no edital.

  • Gabarito: letra B. Mnemônico do QC.

    "OI, TU SE SENTA EM TRÊS PREGÃO?"

    1º) Apresentação das propostas --> ñ inferior a 08 dias úteis;

    2º) Validade das propostas > 60 dias;

    3º) Declarado vendedor, qualquer licitante poderá recorrer -- > 03 dias.

  • Rodrigo, o prazo para entrar com recurso é imediata e motivadamente após a declaração do vencedor, o prazo de 3 dias é apenas para apresentar as razões de ter interposto o recurso, cuidado!

  • A questão exigiu conhecimento acerca do teor do art. 6º da Lei 10.520/2002, que versa sobre o PREGÃO:

    Art. 6º. O prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias, SE OUTRO NÃO ESTIVER FIXADO NO EDITAL.

    Observe que, na situação do enunciado, o edital estabeleceu um prazo de validade das propostas de 45 dias, o que é perfeitamente possível. Afinal, O PRAZO DE VALIDADE DAS PROPOSTAS APENAS SERÁ DE 60 DIAS SE O EDITAL FOR OMISSO, ou seja, nada falar a respeito de tal prazo de validade.

    A) INCORRETA. O prazo de validade das propostas só deve ser de 60 dias SE OUTRO NÃO ESTIVER FIXADO NO EDITAL.

    B) CORRETA. É A RESPOSTA. Assertiva em consonância com o teor do art. 6º da lei 10.520/02 ora transcrito.

    C) INCORRETA. O prazo de validade das propostas será de 60 dias (não 8 dias) e, mesmo assim, apenas se não estiver fixado prazo diverso no edital.

    D) INCORRETA. O prazo de validade das propostas será de 60 dias (não por tempo indeterminado) e, mesmo assim, apenas se não estiver fixado prazo diverso no edital.

    GABARITO: “B”