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Prova IBFC - 2021 - Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN - Arte Educador


ID
5475382
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.

Guerra de narrativas (adaptado)
   Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira ou de frente à telinha, passamos a uma dimensão em que é tênue a fronteira entre o real e o imaginário, o território dos mitos, as sutis engrenagens do nosso modelo social. Esse ritual repete-se há pelo menos 50 mil anos. E, como é da natureza do que é fundamental, histórias são simples. Todas têm começo, meio e fim; personagens e protagonistas; um cenário e um tempo. E mais: toda trama possui um narrador, alguém que escolhe que causo contar, onde o enredo começa e onde termina, o que entra e o que sai. Esse narrador nem sempre é visível, não há como apontar o autor de um mito ou do que entendemos como senso comum.
   Repetimos a balela do descobrimento da América sem pensar que aqui já viviam pessoas antes da invasão europeia. Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social. Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.
   A habilidade narrativa determina quem tem voz. A tensão entre grupos em disputa pela narrativa é tão velha quanto a linguagem. Religiões e impérios sempre espalharam suas falas e disputaram a atenção. Identificar essas narrativas e a quem servem é o caminho para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar.
   Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo. Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.
 https://vidasimples.co/conviver/guerra-de-narrativas/

Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto.

Alternativas
Comentários
  • A No primeiro período do texto, o autor cria, por meio do paralelismo, uma associação entre a época em que sentávamos ao redor das fogueiras e a época em que sentamos em frente à televisão, para viver o imaginário/real

    B A simplicidade das narrativas contrapõe-se àquilo que há de fundamental nas histórias, uma vez que nem sempre o narrador é fácil de ser identificado no texto. E, como é da natureza do que é fundamental, histórias são simples. Todas têm começo, meio e fim; personagens e protagonistas; um cenário e um tempo. E mais: toda trama possui um narrador, alguém que escolhe que causo contar, onde o enredo começa e onde termina, o que entra e o que sai. Esse narrador nem sempre é visível, não há como apontar o autor de um mito ou do que entendemos como senso comum.

    C A influência da linguagem e das narrativas é preponderante para a libertação ou perpetuação da opressão. Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.   

    D A neutralidade da narrativa só é possível quando o cuidado com os valores adotados pelo grupo do qual faz parte revelam sua própria visão de mundo.Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo. Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.

  •  (Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.)

    C = A influência da linguagem e das narrativas é preponderante para a libertação ou perpetuação da opressão.


ID
5475385
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.

Guerra de narrativas (adaptado)
   Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira ou de frente à telinha, passamos a uma dimensão em que é tênue a fronteira entre o real e o imaginário, o território dos mitos, as sutis engrenagens do nosso modelo social. Esse ritual repete-se há pelo menos 50 mil anos. E, como é da natureza do que é fundamental, histórias são simples. Todas têm começo, meio e fim; personagens e protagonistas; um cenário e um tempo. E mais: toda trama possui um narrador, alguém que escolhe que causo contar, onde o enredo começa e onde termina, o que entra e o que sai. Esse narrador nem sempre é visível, não há como apontar o autor de um mito ou do que entendemos como senso comum.
   Repetimos a balela do descobrimento da América sem pensar que aqui já viviam pessoas antes da invasão europeia. Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social. Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.
   A habilidade narrativa determina quem tem voz. A tensão entre grupos em disputa pela narrativa é tão velha quanto a linguagem. Religiões e impérios sempre espalharam suas falas e disputaram a atenção. Identificar essas narrativas e a quem servem é o caminho para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar.
   Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo. Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.
 https://vidasimples.co/conviver/guerra-de-narrativas/

De acordo com o sentido do texto, leia as afirmativas abaixo.
I. O narrador do senso comum é a voz que personifica o narrador invisível, cujo interesse narrativo é desmotivado de intenções políticas e econômicas, já que assim como o narrador mítico ele não se mostra visível.
II. A ideia de que a América foi descoberta pelos europeus faz parte de uma narrativa eurocêntrica que desconsidera os nativos do continente americano como sujeitos que já haviam descoberto esse espaço geográfico.
III. A disputa pela narrativa pode ser considerada uma guerra ideológica, que movimenta interesses políticos há milhares de anos.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • I – Errada. "toda trama possui um narrador, alguém que escolhe que causo contar, onde o enredo começa e onde termina, o que entra e o que sai. Esse narrador nem sempre é visível, não há como apontar o autor de um mito ou do que entendemos como senso comum."

    No trecho diz que nem é sempre é visível o narrador para apontar o que entendemos como senso comum

    II – Correta.  "Repetimos a balela do descobrimento da América sem pensar que aqui já viviam pessoas antes da invasão europeia."

    Ou seja, faz parte de uma visão que os europeus que descobriram aqui e desconsidera o povo que aqui habitava.

    III – Correta.  "A habilidade narrativa determina quem tem voz. A tensão entre grupos em disputa pela narrativa é tão velha quanto a linguagem. Religiões e impérios sempre espalharam suas falas e disputaram a atenção. [...] Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo."

    Ou seja, a fala do narrador é influenciada por modelos políticos, disputas, tudo para ter o poder de fala.

  • Questão de Compreensão de Texto

    Gab:C

  • "desconsidera os nativos do continente americano como sujeitos que já haviam descoberto esse espaço geográfico" Achei forçado considerar que esses nativos é que descobriram o espaço geográfico. O texto não fala disso, e sim que eles já habitavam por serem nativos. Não houve uma descoberta, de fato, para nenhum dos grupos.


ID
5475388
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.

Guerra de narrativas (adaptado)
   Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira ou de frente à telinha, passamos a uma dimensão em que é tênue a fronteira entre o real e o imaginário, o território dos mitos, as sutis engrenagens do nosso modelo social. Esse ritual repete-se há pelo menos 50 mil anos. E, como é da natureza do que é fundamental, histórias são simples. Todas têm começo, meio e fim; personagens e protagonistas; um cenário e um tempo. E mais: toda trama possui um narrador, alguém que escolhe que causo contar, onde o enredo começa e onde termina, o que entra e o que sai. Esse narrador nem sempre é visível, não há como apontar o autor de um mito ou do que entendemos como senso comum.
   Repetimos a balela do descobrimento da América sem pensar que aqui já viviam pessoas antes da invasão europeia. Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social. Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.
   A habilidade narrativa determina quem tem voz. A tensão entre grupos em disputa pela narrativa é tão velha quanto a linguagem. Religiões e impérios sempre espalharam suas falas e disputaram a atenção. Identificar essas narrativas e a quem servem é o caminho para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar.
   Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo. Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.
 https://vidasimples.co/conviver/guerra-de-narrativas/

Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, os sinônimos das expressões destacadas nos trechos “Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.” e “para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar”. 

Alternativas
Comentários
  • LETRA C.

    “Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.”ETERNIZARMOS

    e “para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar”.  DEDUZIR

  • A questão é de semântica e quer que marquemos a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, os sinônimos das expressões destacadas nos trechos “Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.” e “para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar”. Vejamos:

     .

    Perpetuar: tornar(-se) duradouro, permanente.

    Inferir: concluir ou deduzir (algo) a partir de exame dos fatos e de raciocínio.

     .

    A) imortalizamos / machucar.

    Errado.

    Imortalizar: tornar imortal ou lembrado por muito tempo.

    Machucar: causar (em alguém ou a si mesmo) ou sofrer ferimento, contusão ou lesão; ferir; contundir.

     .

    B) criamos / aprendemos. 

    Errado.

    Criar: dar existência a, a partir do nada.

    Aprender: alcançar, obter conhecimento, compreensão ou domínio de (informação, assunto, matéria etc.), por meio de estudo ou prática.

     .

    C) eternizamos / deduzir.

    Certo. "Perpetuar" é sinônimo de "eternizar". "Inferir" é sinônimo de "deduzir".

    Eternizar: tornar(-se) eterno ou imortal.

    Deduzir: chegar a conclusão (por fatos, suposições, raciocínio); inferir.

     .

    D) calculamos / depreender.

    Errado.

    Calcular: realizar cálculos matemáticos.

    Depreender: concluir por inferência; deduzir; inferir

     .

    Referência: AULETE, Caldas. Dicionário Aulete Digital, acessado em 9 de outubro de 2021.

    Gabarito: Letra C  


ID
5475391
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.

Guerra de narrativas (adaptado)
   Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira ou de frente à telinha, passamos a uma dimensão em que é tênue a fronteira entre o real e o imaginário, o território dos mitos, as sutis engrenagens do nosso modelo social. Esse ritual repete-se há pelo menos 50 mil anos. E, como é da natureza do que é fundamental, histórias são simples. Todas têm começo, meio e fim; personagens e protagonistas; um cenário e um tempo. E mais: toda trama possui um narrador, alguém que escolhe que causo contar, onde o enredo começa e onde termina, o que entra e o que sai. Esse narrador nem sempre é visível, não há como apontar o autor de um mito ou do que entendemos como senso comum.
   Repetimos a balela do descobrimento da América sem pensar que aqui já viviam pessoas antes da invasão europeia. Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social. Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.
   A habilidade narrativa determina quem tem voz. A tensão entre grupos em disputa pela narrativa é tão velha quanto a linguagem. Religiões e impérios sempre espalharam suas falas e disputaram a atenção. Identificar essas narrativas e a quem servem é o caminho para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar.
   Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo. Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.
 https://vidasimples.co/conviver/guerra-de-narrativas/

De acordo com a morfologia, assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, a classe de palavras dos termos destacados no trecho a seguir “A habilidade narrativa determina quem tem voz”.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B.

     Fique atento a sintaxe sempre:

    A palavra "narrativa" está adjetivando "habilidade". No caso "habilidade" é núcleo do sujeito.

    Depois vamos para "quem".

    Os pronomes relativos são: o qual, a qual/ cujo, cuja/ quanto/quanta - variáveis. Que, quem, quando, onde e como invariáveis.

    Por fim "voz"

    Trata-se de objeto direto da oração e portanto deve ser, em via de regra, um substantivo.

  • Nesta questão o candidato deve demonstrar que sabe reconhecer as classes gramaticais, bem como as funções sintáticas que as palavras podem exercer, ainda que pertençam a uma classe gramatical específica.

     

    As classes gramaticais são:

     

    ·         Substantivos: palavras que dão nome às coisas;

    ·         Verbos: palavras que expressam ação;

    ·         Adjetivos: palavras que expressam qualidade;

    ·         Pronomes: palavras que substituem ou acompanham o substantivo;

    ·         Artigos: palavras que antecedem o substantivo;

    ·         Numerais: palavras que indicam a posição ou o número de elementos;

    ·         Preposições: palavras invariáveis que ligam dois elementos da oração;

    ·         Conjunções: palavras que ligam, na oração, dois elementos de mesma classe gramatical;

    ·         Interjeições: palavras que exprimem emoções e sentimentos;

    ·         Advérbios: palavras que modificam o verbo, o adjetivo ou outro advérbio, expressando circunstâncias de tempo, modo, intensidade, entre outros.

     

    Porém, uma palavra pode, em determinada circunstância, aparecer na função sintática de substantivo e em outra aparece como adjetivo. Vejamos:

     

    ·         No espectro de cores, a que se situa entre o verde e o violeta é o azul. Aqui, a palavra “azul" exerce a função sintática de substantivo, apenas nomeando a cor.

     

    ·         O azul dos teus olhos. Aqui, “azul"  exerce função sintática de adjetivo, qualificando os olhos.

     

    Dito isso, vamos à resolução.

     

    De acordo com a morfologia, assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, a classe de palavras dos termos destacados no trecho a seguir:

     “A habilidade narrativa determina quem tem voz".

     

    Começando por “narrativa". Uma leitura desatenta poderia levar o candidato a cometer um erro aqui, pois, “narrativa" é substantivo. Contudo, aqui, “narrativa" está qualificando a palavra “habilidade", exercendo a função sintática de adjetivo. Trata-se de uma “habilidade narrativa", ou seja, de uma qualidade.  Se é qualidade, é adjetivo.

     

    Agora, o caso de “quem" é mais simples: temos um pronome relativo.

     

    Por fim, “voz" é um substantivo.

     

    Qual alternativa corresponde à sequência adjetivo/pronome relativo/substantivo?

     

    Alternativa B.

     

    Gabarito do Professor: Letra B.

  • “A habilidade narrativa determina quem tem voz”.

    "Quem" é pronome relativo indefinido, pois aparece sem um antecedente.

  • O pronome QUEM dado como pronome relativo pela banca está incorreto, pois ele atua como um pronome interrogativo introduzindo uma oração subordinada objetiva direta justaposta. Há um caso em que o QUEM pode atuar como pronome relativo condensado, tbm entendido como pronome indefinido, porém não é o caso. (Ifb)

  • GAB-B

    adjetivo / pronome relativo / substantivo.

    Os pronomes interrogativos são aqueles que utilizamos nas construções de perguntas diretas ou indiretas: que, quem, qual, quanto. Cada um desses vocábulos possui um valor e um uso específico na construção do enunciado. Veja! a) pode ser um pronome substantivo quando carregar o significado de “que coisa”.

    narrativa

    substantivo feminino

    1. 1.
    2. ação, processo ou efeito de narrar; narração.
    3. 2.
    4. exposição de um acontecimento ou de uma série de acontecimentos mais ou menos encadeados, reais ou imaginários, por meio de palavras ou de imagens.

    Queria tropeçar na rua hoje e cair na sua boca.

    EITAAAAA

  • A questão tem gabarito errado ou deveria ser anulada. Para quem estuda grámatica não consegue resolver a questão.

    A questão diz: "De acordo com a morfologia, ..."

    Morfologia trata do estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras da Língua Portuguesa. A Morfologia é o estudo a respeito da estrutura, formação e classificação das palavras.

    O correto seria: "De acordo com a sintaxe, ..."

    Sintaxe é a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e a das frases no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si.

  • ''A habilidade narrativa determina quem tem voz”.

    adjetivo - qualifica a habilidade

    pronome relativo - podendo ser trocada pelo o(a),os(as) quais.

    substantivo - substantivo feminino.


ID
5475394
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.

Guerra de narrativas (adaptado)
   Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira ou de frente à telinha, passamos a uma dimensão em que é tênue a fronteira entre o real e o imaginário, o território dos mitos, as sutis engrenagens do nosso modelo social. Esse ritual repete-se há pelo menos 50 mil anos. E, como é da natureza do que é fundamental, histórias são simples. Todas têm começo, meio e fim; personagens e protagonistas; um cenário e um tempo. E mais: toda trama possui um narrador, alguém que escolhe que causo contar, onde o enredo começa e onde termina, o que entra e o que sai. Esse narrador nem sempre é visível, não há como apontar o autor de um mito ou do que entendemos como senso comum.
   Repetimos a balela do descobrimento da América sem pensar que aqui já viviam pessoas antes da invasão europeia. Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social. Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.
   A habilidade narrativa determina quem tem voz. A tensão entre grupos em disputa pela narrativa é tão velha quanto a linguagem. Religiões e impérios sempre espalharam suas falas e disputaram a atenção. Identificar essas narrativas e a quem servem é o caminho para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar.
   Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo. Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.
 https://vidasimples.co/conviver/guerra-de-narrativas/

Em relação à sintaxe da Língua Portuguesa avalie as afirmativas abaixo atribuindo-lhes valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) No trecho “Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira”, a oração destacada é classificada como Subordinada Adverbial Temporal.
( ) No trecho “Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social.”, a oração destacada é classificada como Subordinada Adverbial Concessiva.
( ) No trecho “A habilidade narrativa determina quem tem voz.”, a oração destacada é classificada como Subordinada Adjetiva Restritiva.
( ) No trecho “Não existe narrador isento”, o verbo é impessoal, por isso nessa oração não há sujeito.
( ) No trecho “Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.”, a oração destacada é classificada como Subordinada Adverbial Condicional.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A.

     (V ) No trecho “Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira”, a oração destacada é classificada como Subordinada Adverbial Temporal.

    (F ) No trecho “Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social.”, a oração destacada é classificada como Subordinada Adverbial CONDICIONAL

    (F ) No trecho “A habilidade narrativa determina quem tem voz.”, a oração destacada é classificada como Subordinada SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA

    (F ) No trecho “Não existe narrador isento”, o verbo é PESSOAL, por isso nessa oração HÁ sujeito. (O verbo haver é impessoal e não o existir)

    (F ) No trecho “Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.”, a oração destacada é classificada como Subordinada Adverbial CONCESSIVA . 

  • Por favor, denunciem essas pessoas que comentam só pra vender alguma coisa.
  • III - Oração subordinada obj. dir. justaposta é rara, mas aparece.

  • No trecho “Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social.”, a oração destacada é classificada como Subordinada Adverbial temporal. Quando o uso da linguagem... Alguém mais interpretou assim?

  • LETRA A.

     (V ) No trecho “Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira”, a oração destacada é classificada como Subordinada Adverbial TEMPORAL.

    (F ) No trecho “Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social.”, a oração destacada é classificada como Subordinada Adverbial CONDICIONAL;

    (F ) No trecho “A habilidade narrativa determina quem tem voz.”, a oração destacada é classificada como Subordinada SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA

    (F ) No trecho “Não existe narrador isento”, o verbo é PESSOAL, por isso nessa oração HÁ sujeito. (O verbo haver é impessoal e não o existir) . O sujeito é "narrador isento).

    (F ) No trecho “Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.”, a oração destacada é classificada como Subordinada Adverbial CONCESSIVA . 


ID
5475397
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.

Guerra de narrativas (adaptado)
   Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira ou de frente à telinha, passamos a uma dimensão em que é tênue a fronteira entre o real e o imaginário, o território dos mitos, as sutis engrenagens do nosso modelo social. Esse ritual repete-se há pelo menos 50 mil anos. E, como é da natureza do que é fundamental, histórias são simples. Todas têm começo, meio e fim; personagens e protagonistas; um cenário e um tempo. E mais: toda trama possui um narrador, alguém que escolhe que causo contar, onde o enredo começa e onde termina, o que entra e o que sai. Esse narrador nem sempre é visível, não há como apontar o autor de um mito ou do que entendemos como senso comum.
   Repetimos a balela do descobrimento da América sem pensar que aqui já viviam pessoas antes da invasão europeia. Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social. Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.
   A habilidade narrativa determina quem tem voz. A tensão entre grupos em disputa pela narrativa é tão velha quanto a linguagem. Religiões e impérios sempre espalharam suas falas e disputaram a atenção. Identificar essas narrativas e a quem servem é o caminho para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar.
   Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo. Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.
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Em relação às regras de acentuação gráfica da Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta

Alternativas
Comentários
  • Ué,então qual o certo?Executivo ou Legislativo?

  • LETRA D.

    No trecho “Religiões e impérios sempre espalharam”, a palavra “impérios” é acentuada pois é uma paroxítona terminada em DITONGO.

  • Acentua-se toda OXÍTONA terminada em a, e, o, EM ENS.

  • Impérios é uma proparoxítona.

  • A palavra impérios pode ser acentuada por duas regras

    A primeira é pela regra das paroxítonas terminadas em ditongo crescente.

    A segunda regra é por ser uma proparoxítona eventual.

  • então a IBFC em suas provas considera por proparoxítona eventual.

  • Impérios é acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo oral (visão majoritária), ou por ser proparoxítona eventual (visão minoritária, mas que ainda pode ser cobrada); de qualquer jeito, não será acentuada por ser uma paroxítona terminada em -os.

  • Gab. D

    -terminada em ditongo crescente (im - pé - rios)

    -proparoxítona eventual. (im - pé - ri - os)

  • Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas, exceto aquelas que são de origem estrangeira.

  • Gabarito D. A alternativa não é acentuada por ser uma paroxítona terminada em "OS" e sim por ser uma paroxítona terminada em ditongo crescente. "IMPERIOS"

    #vousernomeado

  • Nesta questão o candidato deve demonstrar que conhece separação silábica e sílaba tônica. De acordo com a posição da sílaba tônica, as palavras podem ser classificadas em:

     

    • Oxítonas - palavras cuja última sílaba é tônica. Exemplos: “me-trô", “su-flê", “su-por".

     

    • Paroxítonas - palavras cuja penúltima sílaba é tônica. Exemplos: “ca--ter", “ca-va-lei-ro", “pa-pa-gai-o".

     

    • Proparoxítonas - palavras cuja antepenúltima sílaba é tônica. Exemplos: “es--di-o", “-la-ba", “sub--di-o".

     

    Importante: todas as proparoxítonas são acentuadas.

     

    Dito isso, vamos à resolução.

     

    Temos de apontar qual alternativa está incorreta.

     

    A) O verbo “ter" é acentuado, no trecho “Todas têm começo", para concordar com o sujeito que está na terceira pessoa do plural.

     

    Correta. Quando os verbos “vir" e “ter" estiverem flexionados na 3ª pessoa do plural devem receber acento circunflexo, para diferenciá-los das formas do singular.

     

    B) No trecho “alguém que escolhe que causo contar", a palavra acentuada em destaque recebe acento, pois é uma palavra oxítona terminada em “em".

     

    Correta. Segundo as regras de acentuação e de tonicidade, palavras paroxítonas terminadas em “em" ou “ens" devem ser acentuadas.

     

    C) A palavra “já" é acentuada no trecho “aqui já viviam", pois é um monossílabo tônico terminado em “a".

     

    Correta. Palavras formadas por apenas uma sílaba (monossílabos) terminadas em “a" são acentuadas.

     

    D) No trecho “Religiões e impérios sempre espalharam", a palavra “impérios" é acentuada pois é uma paroxítona terminada em “os".

     

    Incorreta. De fato, “impérios" é uma palavra paroxítona. Todavia, ela é acentuada porque termina em ditongo (encontro de duas vogais na mesma sílaba – “ios").

     

    Gabarito do Professor: Letra D.

  • Impérios = paroxítona terminada em ditongo seguido ou ñ de S acentuação obrigatória

  • LETRA D.

    PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO

  • (D)

  • (D)

  • GAB-D

    No trecho “Religiões e impérios sempre espalharam”, a palavra “impérios” é acentuada pois é uma paroxítona terminada em “os”.

    A palavra “império” é acentuada por ser uma paroxítona terminada em “o”. Os acentos nas palavras “mercê” e “você” devem-se ao fato de serem, ambas, palavras paroxítonas terminadas em “e”.

    Ame-se o suficiente para perceber que o meu sucesso não é a sua derrota.

  • IMPÉRIOS = recebe acento por ser paroxitona terminada em ditongo

    IM-PÉ-RIOS - ditongo crescente (semi vogal + vogal)


ID
5475400
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.

Guerra de narrativas (adaptado)
   Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira ou de frente à telinha, passamos a uma dimensão em que é tênue a fronteira entre o real e o imaginário, o território dos mitos, as sutis engrenagens do nosso modelo social. Esse ritual repete-se há pelo menos 50 mil anos. E, como é da natureza do que é fundamental, histórias são simples. Todas têm começo, meio e fim; personagens e protagonistas; um cenário e um tempo. E mais: toda trama possui um narrador, alguém que escolhe que causo contar, onde o enredo começa e onde termina, o que entra e o que sai. Esse narrador nem sempre é visível, não há como apontar o autor de um mito ou do que entendemos como senso comum.
   Repetimos a balela do descobrimento da América sem pensar que aqui já viviam pessoas antes da invasão europeia. Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social. Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.
   A habilidade narrativa determina quem tem voz. A tensão entre grupos em disputa pela narrativa é tão velha quanto a linguagem. Religiões e impérios sempre espalharam suas falas e disputaram a atenção. Identificar essas narrativas e a quem servem é o caminho para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar.
   Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo. Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.
 https://vidasimples.co/conviver/guerra-de-narrativas/

De acordo com as regras de Concordância Verbal e Nominal, assinale a alternativa que reescreve corretamente o trecho extraído do texto.
   “Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo.” 

Alternativas
Comentários
  • A) Não há narradores isentos. Por mais cuidadosos que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e são perpassados pelos julgamentos e assunções que vêm com as culturas do grupo.

    B) Não existe narradores isentos. Por mais cuidadosos que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e são perpassados pelos julgamentos e assunções que vêm com as culturas do grupo.

    C) GABARITO

    D) Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelo julgamento que vêm com a cultura do grupo.

  • Pedro Henrique, você vai fazer o gol do título da copa do Brasil! dá-lhe meu furacão
  • por que a letra ( C ) ? tenho a resposta, não explicação!
  • BIZU-

    VEM- terceira pessoa do singular

    VÊM -terceira pessoa do plural

  • Não há narradores isentos. Por mais cuidadosos que seja (m), cada um carrega seu conjunto de valores e são perpassados pelos julgamentos e assunções que vêm com as culturas do grupo. (Quem são ? cuidadosos = Cuidadosos que sejam)

    Não existe narradores isentos. Por mais cuidadosos que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e são perpassados pelos julgamentos e assunções que vêm com as culturas do grupo. (o verbo haver pode ser empregado no sentido de Existir / ocorrer / acontecer e sempre ficara no singular, todavia quando substituídas as palavras, essas devem variar. Então o correto é não existem narradores ...)

    Não existem narradores isentos. Por mais cuidadosos que sejam, cada um carrega seu conjunto de valores e são perpassados pelo julgamento que vem com as culturas do grupo. (correta. Existir empregado corretamente bem como o vem sem acento já que esta se referindo a uma única palavra. Vêm acentuado é a forma no plural; ex- eles vêm)

    Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelo julgamento que vêm com a cultura do grupo. (mesma situação acima)

  • Na alternativa c) não tem a palavra "assunção" e na questão diz: assinale a alternativa que reescreve corretamente o trecho extraído do texto.

    Dessa forma, a letra c) não reescreve o trecho de maneira correta, pois falta uma palavra.

  • Não existem narradores isentos. Por mais cuidadosos que sejam, cada um carrega seu conjunto de valores e são perpassados pelo julgamento que vem com as culturas do grupo.

    esse cada um seguido de e são perpassados

    não soou bom aos ouvidos

    parece que mistura tempos verbais

    mas.... deve ser eu que tenho que estudar mais

  • Errei essa maldita questão, mas aprendi bastante com ela.

    Veja a ordem direta, SVC:

    Narrador isento não existe. Cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo por mais cuidadoso que seja.

    O Trecho fica bem mais limpo para analisar dessa maneira.

    Agora, fazendo o mesmo com a alternativa C que é o gabarito.

    Narradores isentos não existem. Cada um carrega seu conjunto de valores e são perpassados pelo julgamento que vem com as culturas do grupo por mais cuidadosos que sejam.

    Perceba a relação do verbo com o sujeito.

    Obs: a segunda parte é seguir a regra do (vêm) no plural e (vem) no singular.


ID
5475403
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o uso correto do acento grave, indicador de crase.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra D.

    d) Falei à senhora a mais pura verdade.

    Quem fala, fala algo a alguém.

  • LETRA D.

    Por que a letra B está errada ?

    Na maioria das vezes, há crase no "a" que precede horas: As lojas abrem às 10h. ...

    Mas a crase no "a" não é uma regra, ou seja, em alguns casos ao empregá-la o redator erra.

    Por exemplo, quando usamos as preposições "até", "após", "desde", "entre" e "para".

    Nestes casos esqueça a crase no "a":

    A interrupção da via será feita até as 15h;

    As lojas serão fechadas após as 19h;

    A venda de ingressos está aberta desde as 10h de terça-feira;

    O banho de mar está proibido entre as 5h e as 10h;

    A aula estava marcada para as 8h.

    Regra prática – Substitua a hora por "meio-dia": se der "ao meio-dia", há crase; se não der, esqueça a crase. 

    Observe: A aula começa às 9h30, com crase, porque A aula começa ao meio-dia.

    Mas: O cãozinho foi encontrado pelo dono após as 15h, sem crase, porque O cãozinho foi encontrado após o meio-dia de ontem.

    FONTE:

  • Devemos a essa professora o nosso sucesso. Devemos à minha professora o nosso sucesso.

    P. possessivo crase há, demonstrativo não

  • Nos pronomes madame, senhora e senhorita acento grave é permitido.

  • Para mim, a B tb está correta.

  • sobre a B tem a preposição APOS e tbm não indica total hora exata

    sobre a D usando o ao já acerta.

  • Após uma preposição não pode haver crase, salvo se for a preposição até, de forma facultativa!

  • Gabarito errado

  • Errei marcando a letra B, porém, agora posso observar o erro, e realmente não se usa crase precedida de uma outra preposição, ou seja, na alternativa B tem uma preposição antes, então bate com a regra de casos proibidos, porque não se acentua a preposição precedida de outra preposição.

  • Qual o erro da c)?

  • Falei AO senhor a mais pura verdade.

    Trocou e deu certo? Então existe crase.

  • o erro da B

    Eu posso te visitar após às 15h. 

    sabemos que crase é a fusão de preposição + artigo a+a= à

    sabendo disso, sabemos que APÓS é uma preposição. logo (as) na frase da B , deve ser sem crase, visto que só esta pedindo o artigo, e não uma preposição. porque logo antes do AS existe o APÓS ao qual já é uma preposição

    me retifique qualquer erro. pois minha intenção é te ajudar.

    NÃO PARE A VITÓRIA VAI CHEGAR, DEUS ESTÁ CONTIGO

  • Pronome demonstrativo não ocorre crase. Ex : A essa

    a singular + palavra plural sem crase.

    Hora não exata, realmente não esta definida sem crase

  • Cuidado!!!

    Não haverá crase antes de hora se vier antecedida de outra preposição que não seja a (para, após, desde e entre):

    “Desde as 16h30, venho tentando falar com você.” / “Será estendido para as 20 horas o prazo de entrega.” / “Após as 22h, não mais atendemos pessoalmente.”

    Fonte: A Gramática para Concursos Públicos-Fernando Pestana.

  • ANTES DE HORAS EXATAS HA CRASE

    EX: TE ENCONTRAREI ÀS 20:00 HRS

    IMPORTANTE : NÃO EXISTE CRASE DEPOIS DE PREPOSICÕES COMO: PARA , DESDE , ENTRE ,APÓS.


ID
5475406
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação às regras de regência verbal e nominal, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Em relação às regras de regência verbal e nominal, assinale a alternativa incorreta.

    C) Aspiravam à poluição todos os dias na cidade.

    Aspirar no sentido de inalar, cheirar, respirar atua como um verbo transitivo direto, estabelecendo regência sem a presença de preposição, pois, por não reger preposição, o uso do acento grave está incorreto.

    GABARITO. C

  • Aspirar

    ➽ A regência verbal - transitividade:

    - Objeto Indireto: sentido de almejar/desejar.

    EX.: Muitos especialistas aspiram ao cargo de consultor legislativo.

    - Objeto Direto: sentido de inalar ou cheirar.

    EX.: Aspiramos o perfume das flores.

     

    Assistir

    ➽ A regência verbal - transitividade:

    - Objeto Indireto: sentido de ver.

    - Objeto Direto: sentido de ajudar/socorrer.

    - Intransitivo: Em sentido de morar.

    Exemplos:

    EX.: Elas assistiram ao filme.

    - ‘Assisti’ no sentido de ver, logo, é um verbo transitivo indireto.

    EX.: Assisti meus amigos quando precisaram de mim.

    - “Assisti’ no sentido de ajudar, verbo transitivo direto.

    EX.: Assisto em Brasília desde 1979.

    - ‘Assisto’ no sentido de morar, verbo intransitivo.

    - ‘Em Brasília’ adjunto adverbial de lugar.

     

  • O verbo aspirar empregado no item C) foi utilizado no sentido de inspirar algo, fica como verbo transitivo direto. Portanto a crase empregada está incorreta pois não há preposição a depois do verbo.

    #vousernomeado

  • O VERBO ASPIRAR COM SENTIDO DE CHEIRAR, INSPIRAR, TRAGAR, NAO REGE PREPOSIÇÃO.

    DECOREI ASSIM!

  • Quem aspira , aspira algo ou alguma coisa. Veja que em nenhum momento é possível encaixar a preposição à. Portanto, VTD.

  • Com a crase ficou entendido que eles almejavam a poluição todos os dias..

    Aspirar no sentido de inalar não ocorre crase.

  • Na alternativa D, o verbo " aspirar" é VTD,ou seja, não se usa crase.

  • Aspirar - Recolher por meio da sucção;

    Aspirar a - Desejar algo.

  • Quem aspira (respira), aspira alguma coisa. Não tem preposição! VTD ( que não é regência)

  • O verbo ``ASPIRAR`` no sentido de respirar NÃO exige preposição, pois quem respira (respira algo ou alguma coisa )


ID
5475409
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação às regras de colocação pronominal, segundo a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A)Elas tinham avisado-me sobre as faltas excessivas.

    → Incorreto, com verbo no particípio não se usa ênclise.

    B)Se apresentaram muito bem no recital as suas filhas.

    → Incorreto, o pronome oblíquo átono não deve iniciar período.

    C)Hoje nos preocupamos muito mais com as expressões que usamos.

    → Correto, a palavra hoje é um advérbio de tempo e atua como fator atrativo do pronome oblíquo átono.

    D)Os alunos que mantiveram-se em silêncio durante a aula aprenderam.

    → Incorreto, o que é pronome relativo que atrai o pronome oblíquo.

    GABARITO. D

  • Gab c

    ADVÉRBIO DE TEMPO PUXANDO O PRONOME EM PRÓCLISE.

    adv de tempo :ontem, hoje, amanhã, cedo, agora, depois..

  • A) proibido ênclise depois de particípio. bizu: depois de ADO e IDO nada será metido

    B)proibido próclise em início de frase

    c) um dos fatores atrativos de próclise (adjuntos adverbiais). Pronome antes do verbo/próclise

    d) o "que" é termo atrativo, atraindo a próclise. "que se mantiveram"

    gaba: C


ID
5475421
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O trecho abaixo é do soneto XLIV, de Pablo Neruda, retirado de uma tradução para o Português popular na rede de computadores.
 (...)
Amo-te para começar a amar-te,
para recomeçar o infinito
e para não deixar de amar-te nunca:
por isso não te amo ainda.
(...)
Neste trecho vemos um conflito que inspira o poeta, que pode ser trocado pela proposição composta: “Se começa, então termina”. A partir dela considere as afirmações derivadas abaixo.
I. Se não termina, então não começa.
II. Não começa ou termina.
III. Começa e não termina.
Com respeito à lógica proposicional assinale a alternativa que caracteriza cada afirmativa com respeito à proposição original 

Alternativas
Comentários
  • A frase dada é: “Se começa, então termina”.

    As duas primeiras frases são equivalências, mas cada uma feita com uma regra diferente.

    Regra da frase I: inverte tudo e nega. "Se começa, então termina" fica "Se não termina, então não começa".

    Regra da frase II: a regra do NEMA (ou NEYMAR, como eu decorei kkkkk): NEga a primeira, MAntém a segunda e troca o "se...então" por "ou". "Se começa, então termina" fica "não começa ou termina".

    A última frase é uma negação.

    Regra da frase III: foi feita com a regrinha do "MANÉ": MAntém a primeira, NEga a segunda e troca o "se...então" por "e". "Se começa, então termina" fica "começa e não termina".

    Demorei semanas pra decorar isso tudo e errei MUITO no processo, mas hoje consegui fazer esse comentário aqui sem nem consultar minhas anotações, então minha dica é: não desistam e treinem bastante!

  • Kkkkkk, a redação dificulta na interpretação, mas ao ler o que se pede, se a pessoa conseguir identificar que pede a equivalência e negação da condicional; na 1 opção já acha o gabarito.

    Ex.: Se estudo, então passo

    Equivalência - Ex.: Se não passo, então não estudo (inverte e nega); Não estudo ou passo ( Nega a 1, mantém a 2; troca pela disjunção.

    Negação - Ex.: Estudo e não passo. (Mantém a 1, nega a 2, troca pela conjunção.)

    Alternativa B

  • Que questão confusa!!!

  • Contra positiva Neyoumar Mané

  • De cara ja da pra marcar, tem nem graça kkkkkk desavisado marca logo negação na 1º kk

  • I - EQUIVALÊNCIA: P-->Q = ~Q --> ~P (NEM NEM)

    II - EQUIVALÊNCIA: P-->Q = ~P v Q (NEuMA)

    III - NEGAÇÃO: ~(P-->Q) = P ^ ~Q (MANÉ)

    erros? corrijam-me!

  • GABA B

    I - INVERTE E NEGA TUDO (equivalência) - Se NÃO termina, então NÃO começa.

    II - Nega a primeira OU mantém (equivalência) - NÃO começa ou termina.

    II - Mantém a primeira E nega segunda (negação) - Começa e NÃO termina.

    senado federal - pertencelemos!

  • EQUIVALÊNCIA > NEUMA , INVERTE NEGA NEGA

    NEGAÇÃO > NE NE O E VIRA OU , O OU VIRA E / MANE

  • EQUIVALÊNCIA > NEUMA , INVERTE NEGA NEGA

    NEGAÇÃO > NE NE O E VIRA OU , O OU VIRA E / MANE

  • Questão safadinha kkk

  • De fato o enunciado da questão confunde muito! Mas o que você precisa resolver é apenas isso: proposição composta: “Se começa, então termina”.

  • Questão excelente para fazer uma revisão!

  • questão enganosa

    letra b

  • Não entendi! Por que a regra do NEYMAR é equivalência e a regra do MANÉ é negação? Pra mim era tudo negação! Alguém pode me explicar?

  • NEGACAO DE CONDICIONAL - EXISTE DUAS FORMAS

    I - INVERTE E NEGA TUDO (equivalência)

    Se começa, então termina- Se NÃO termina, então NÃO começa.

    II - Nega a primeira OU mantém (equivalência) -

    -NÃO começa ou termina.

    II - Mantém a primeira E nega segunda (negação)

    - Começa e NÃO termina.

  • Questão boa pra tirar a glr do chute. Kkkkk


ID
5475424
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O estudo formal de proposições em termos da lógica proposicional é realizado em termos de tabelas-verdade.
   “As tabelas-verdade derivam do trabalho de Gottlob Frege, Charles Peirce e outros nomes da década de 1880, e tomaram a forma atual em 1922 através dos trabalhos de Emil Post e Ludwig Wittgenstein. A publicação do Tractatus LogicoPhilosophicus, de Wittgenstein, utilizava as mesmas para classificar funções veritativas em uma série. A vasta influência de seu trabalho levou, então, à difusão do uso de tabelas-verdade.” Fonte: wikipedia, “Tabela-verdade”.
Em uma tabela-verdade cada proposição simples individual é organizada em uma coluna e recebe valor verdadeiro (V) ou falso (F) a cada linha. Em uma última coluna se elenca o resultado lógico vindo da regra lógica definida pelos conectivos, para cada uma das linhas. Considere uma proposição composta por proposições simples:
   “Se João mora aqui, então ele é rico, e, se ele é rico, então tem mais de um carro, e, se ele tem mais de um carro, então ele tem carros com placas diferentes, e não depende da regra de rodízios de carro do município.”
Assinale a alternativa que indica o número de linhas de uma tabela-verdade que contenha a avaliação desta proposição composta.

Alternativas
Comentários
  • 2^5 = 32

  • São 5 proposições:

    1. João mora aqui
    2. João é rico
    3. João tem mais de um carro
    4. João tem carros com placas diferentes
    5. João não depende da regra de rodízio de carros

    Para descobrir o número de linhas, eleve 2 ao número de proposições.

    2^5 =

    2 x 2 x 2 x 2 x 2 =

    32

    Gabarito: C

    @vidadeconcursanda

  • Só contei 4 proposições simples. Alguém pode me ajudar? Obrigada.

  • A banca simplesmente meteu uma fonte do Wikipédia

  • Não entendi a lógica usada na questão. Só encontrei 4 proposições:

    1. Se João mora aqui, então ele é rico (condicional)
    2. Se ele é rico, então tem mais de um carro (condicional)
    3. Se ele tem mais de um carro, então ele tem carros com placas diferentes (condicional) 4. e não depende da regra de rodízios de carro do município (conjunção)
  • Pelos comentários dos colegas deveríamos achar 5 preposições e elevar a 2° que representa a quantidade de frases em uma condicional. 5^2= 32

    Lembrando que você deve excluir as frases repetidas!

  • FONTE : WIKIPEDIA ???

    Ahhh mano que isso. Não tem como ter respeito com uma banca dessa

  • (p->q)^(q->r)^(r->s^t)

    p + q+ r + s + t = 5

    n²=2.2.2.2.2=32


ID
5475427
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

No mundo contemporâneo com as mídias sociais notícias falsas e falácias surgidas em debates se tornaram muito presentes. Particularmente, a falácia nomeada por “Argumentum ad hominem” que é estruturada “quando alguém procura negar uma proposição com uma crítica ao seu autor e não ao seu conteúdo”.
Considere as proposições abaixo adaptadas de discursos encontrados na rede de computadores.
I. “Nosso País tem um déficit educacional reconhecido. Pessoas com aprendizado formal deficitário acreditam muito naquilo que recebem pelo aplicativo. Então há preocupante deficiência na checagem de notícias.”
II. “O filósofo liberal X disse discordar desta opinião. Este filósofo já deu entrevista à revista comunista, então sua opinião não é confiável.”
III. “Quem nunca fumou não pode tentar interferir nas discussões e políticas públicas sobre tabagismo”.
Assinale a alternativa em que são identificadas falácias de Argumentum ad hominem.

Alternativas
Comentários
  • l Preocupação.

    ll Crítica ao filósofo.

    lll Crítica a quem nunca fumou.

  • gaba D

    AD HOMINEM ou Argumentum AD HOMINEM é um tipo de falácia que se caracteriza quando determinada pessoa responde a um ARGUMENTO com críticas negativas ao seu autor e não ao conteúdo apresentado.

    I - a CRÍTICA É SOBRE A EDUCAÇÃO, o fato em si, NÃO AO ARGUMENTADOR.

    II - CRÍTICA AO ARGUMENTADOR

    III - CRÍTICA AO ARGUMENTADOR

    senado federal - pertencelemos!

  • Resgatei lá das minhas aulas de filosofia do Ensino médio kkkkkk


ID
5475430
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O número 1/3 (um terço) em representação decimal assume a forma: 0,33333… com uma infinidade de casas decimais seguintes (repetitivas) com o algarismo 3. Considere o seguinte procedimento para descobrir o par de números que forma uma dízima periódica baseado em uma sequência de operações aritméticas rudimentares e no encadeamento lógico sequencial:
    N                 =   0,33333...   ⇒
  10             =   3,333333    ⇒
10N - N           =         3           ⇒
   9N                =         3           ⇒
                   =        3/9         ⇒
     N                =        1/3
Baseado neste procedimento, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) 0,999999… = 1
( ) 0,1 + 0,01 + 0,001 + … = 1/9
( ) Um número que não exibe repetição como: 0,123456789101112131415… (onde se encadeiam os inteiros crescentes ao longo de suas casas decimais) pode ter a fração determinada da mesma maneira.
Assinale a alternativa que avalia corretamente as afirmações acima em termos da mesma lógica apresentada no procedimento.

Alternativas
Comentários
  • 0,99 agora é 1

  • Boa 01!

  • questão pede transformação de dizimas em fração e sua respectiva simplificação quando possível:

    0,001+0,01+0,1 = 0,11111 ... (transformando em fração dá 1/9; pq? o numerador 1 equivale ao numero 1 que se repete e o número 9 equivale a quantidade de algarismo que se repete, se somente tem 1 numero se repetindo logo uma vez o 9, se tivesse 0,1212 seria 12/99)

    0,999 ... = mesma coisa de cima; 9/9 , simplificando/resolvendo tem-se resultado 1

    Um número que não exibe repetição como: 0,123456789101112131415… (onde se encadeiam os inteiros crescentes ao longo de suas casas decimais) pode ter a fração determinada da mesma maneira. (Números compostos por dizimas NÃO PERIODICAS ou raízes ñ exatas NÃO PODE SER REPRESENTADO POR FRAÇÃO; EX- 1,414213562 ... São os chamados números IRRACIONAIS)

    • 0,111 = 1/9
    • 0,1212 = 12/99
    • 0,152152 = 152/999
    • 0,9999 = 1
    • visto que,
    • N = 0,999...
    • 10N = 9,99...
    • 10N - N = 9
    • números irracionais não podem ser representados em fração
  • Resolvendo a primeira afirmativa já dá pra matar a questão.

    0,999999...= 1 é um conceito matemático básico.

    Fazendo a transformação do jeito que o enunciado da questão mostra, comprova-se essa tese.

    "A fé na vitória tem que ser inabalável."


ID
5475433
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma pessoa procura por um argumento dedutivo a partir de duas premissas listadas abaixo.
Premissa 1: Toda quantidade física pode ser medida por algum dispositivo.
Premissa 2: Não se consegue medir o amor com um dispositivo.
A pessoa estabelece, então, duas proposições na forma de conclusões possíveis.
Conclusão 1: O amor não é uma quantidade física.
Conclusão 2: Nem toda quantidade física pode ser medida por algum dispositivo.
Partindo do princípio da lógica dedutiva, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • gab b

    • se afirma q tudo é medido e existe algo que não pode ser, logo não é uma quantidade física (dedutiva 1 correta)
    • se TODA quantidade física é medida, logo NÃO PODE HAVER ALGO DE QUANTIDADE FÍSICA NÃO MEDIDA. (dedutiva 2 errada)
  • 1: Toda quantidade física pode ser medida por algum dispositivo.

    2: Nem toda quantidade física pode ser medida por algum dispositivo.

    >Contradição

  • Resolvi com conjunto.

  • so jogar no diagrama

  • http://sketchtoy.com/70514532


ID
5475436
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma rede social dois amigos, Fernando e Roberto, analisam sua rede de amigos. Fernando tem 2120 amigos, enquanto Roberto tem 580 amigos. A rede completa de amigos de um, de outro ou ambos tem 2550 pessoas. Considere dois cenários:
C1: dado que a pessoa é amiga de Roberto, qual a chance dela ser amiga também de Fernando?
C2: dado que a pessoa é amiga de Fernando, qual a chance dela ser amiga também de Roberto?
Assinale a alternativa que melhor aproxima o valor da resposta de cada pergunta elencada nos cenários acima.

Alternativas
Comentários
  • Fernando = 2120

    Roberto = 580

    Juntos tem 2700

    Exercício fala que eles têm 150 amigos em comum (2700-2550)

    Logo para achar a porcentagem pedida é só fazer a regra de 3 de cada um:

    Roberto:580--100%

    150 -- x

    x=~26%

    Fernando: 2120--100%

    150-- x

    x=~7%

    Letra A

  • Dada as alternativas, acaba nem sendo necessário conta: como a quantidade de amigos em comum é a mesma, mas Roberto tem bem menos amigos, o cenário C1 necessariamente precisaria de uma probabilidade maior, excluindo as outras altermativas.

  • Fernando 2120

    roberto 580

    intersecção 150

    580--------100%

    150-------?%

    = 25,86 roberto

    2120 ----------- 100%

    150 ------------?%

    = 7% fernando


ID
5545333
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

“O jogo é psicologicamente diferente em grau, mas não em categoria, da atuação dramática. A capacidade de criar uma situação imaginativamente e de fazer um papel é uma experiência maravilhosa, é como uma espécie de descanso do cotidiano que damos ao nosso eu, ou as férias da rotina de todo o dia. Observamos que essa liberdade psicológica cria uma condição na qual tensão e conflito são dissolvidos, e as potencialidades são liberadas no esforço espontâneo de satisfazer as demandas da situação”.

(apud Spolin, 2015, p. 5).

O texto relata aspectos da espontaneidade dos jogos teatrais (exercícios de atuação).
Leia-o atentamente e assinale a alternativa incorreta:

Alternativas

ID
5545336
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

Ao afirmar que “o Museu é o mundo”, o artista brasileiro Hélio Oiticica revela-se conceitualmente na contramão da sociedade.
Partindo dessa definição, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.

I. O museu para Oiticica é apropriação das coisas do mundo, e o maior exemplo dessa apropriação e sua obra Parangolé, em que a veste ganha caráter artístico ao ser ativada no corpo, ou seja, a arte transforma-se através do movimento.
II. Ao afirmar de que “o Museu é o mundo”, Oiticica considera o museu como sendo um lugar específico, isolado da realidade e da sociedade e voltado para a elite.
III. As preposições de Oiticica convertem o universo da arte em algo sagrado, ao considerar que para ser arte o objeto tem que estar inserido na instituição musicológica e no mercado de Arte.
IV. Ao aproximar-se da realidade periférica das favelas, Oiticica aproxima-se da diversidade de público, tirando a arte do museu e descendo-a de seu pedestal para encontrá-la em outras realidades.

Alternativas

ID
5545342
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Dada a maior necessidade de abstração exigida pela pintura, o homem foi primeiro escultor e depois pintor. Ao desenhar nas paredes das cavernas, os homens pré-históricos representavam aquilo que era característico de seu cotidiano, e observando imagens rupestres, podemos inferir sobre a vida daquelas pessoas. Considerando essa afirmação, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Arte rupestre pode ser considerada um grafismo, ou seja: marcas que demonstram sua realização por pessoas com sensibilidade estética.
( ) Arte rupestre é o termo que denomina as representações artísticas realizadas por artesãos e ensinada pela tradição oral.
( ) A Arte é uma produção cultural e simbólica. É essa produção de símbolos que nos torna humanos, pois é exatamente o fato de criarmos significados o que nos humaniza.
( ) A Arte rupestre é reconhecida como uma das mais antigas manifestações estéticas do homem, e demonstram um cérebro ativo, produzindo, inventando e criando representações.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas

ID
5545345
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“O espetáculo é herdeiro de toda a fraqueza do projeto filosófico _____, que foi um modo de compreender a atividade dominado pelas categorias do ver; da mesma forma, ele se baseia na incessante exibição da _____ técnica específica que decorreu desse pensamento. Ele não realiza a Filosofia, Filosofa a _____. A vida concreta de todos se degradou em universo _____.” (Guy Debord, 1997, p.19)

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • Discordo de sua explicação da B.

    O termo destacado não se inicia com a conjunção QUE, que de fato introduz uma Oração Adjetiva Explicativa.

    Porém quanto ao fragmento de se registrar como postulante (...) é um Objeto Indireto.

    Vejam bem:

    [As inelegibilidades = QUE] impossibilitam alguém de se registrar como postulante a todos ou a alguns cargos eletivos.

    Neste caso, podemos o verbo impossibilitam é um VTDI, sendo o OD alguém e o OI de se registrar ....

    Em suma fica desta maneira:

    As inelegibilidades [sujeito] impossibilitam [VTDI] alguém [OD] de algo [OI].

  • Discordo de sua explicação da B.

    O termo destacado não se inicia com a conjunção QUE, que de fato introduz uma Oração Adjetiva Explicativa.

    Porém quanto ao fragmento de se registrar como postulante (...) é um Objeto Indireto.

    Vejam bem:

    [As inelegibilidades = QUE] impossibilitam alguém de se registrar como postulante a todos ou a alguns cargos eletivos.

    Neste caso, podemos o verbo impossibilitam é um VTDI, sendo o OD alguém e o OI de se registrar ....

    Em suma fica desta maneira:

    As inelegibilidades [sujeito] impossibilitam [VTDI] alguém [OD] de algo [OI].


ID
5545348
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Ao ressaltar a importância dos processos de avaliação, entendemos de forma mais profunda a melhora do desempenho de professores e alunos. Em relação às diferentes concepções de ensino, aprendizagem e avaliação, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A avaliação é responsabilidade do professor e não se trata de um processo. Um bom percurso sempre se dá pela visão do professor, sendo ele quem acompanha e avalia os alunos no decorrer das atividades. O aprender parte do interesse dos alunos, mas a avaliação fica a encargo somente do professor, que efetua a elaboração e planejamento das aulas.
( ) A avaliação não deve ser voltada à retenção dos conhecimentos repassados em sala de aula, mas deve servir como auxilio para o processo de aprendizagem ser significativo.
( ) A avaliação voltada para a disciplina de Arte deve ser baseada na técnica aprendida e não no processo que se dá entre os alunos, o material, a técnica, a teoria e o diálogo. Importam os meios pelos quais se observa e se avalia, e não se trata de uma construção ou de uma representação realista do aprendizado dentro das condições em que ele acontece e dos recursos usados e de seus resultados.
( ) Para que a avaliação sirva à aprendizagem, é essencial conhecer cada aluno e suas necessidades. Assim, o professor poderá pensar em caminhos para que todos alcancem os objetivos, utilizando a avaliação como atividade orientadora do processo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

Alternativas

ID
5545351
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Se perguntarmos hoje a um homem de cultura mediana o que ele entende por Arte, é provável que na sua resposta apareçam imagens de grandes clássicos da Renascença, obras Leonardo da Vinci, Rafael, Michelangelo. A Arte lembra-lhe objetos consagrados pelo tempo e ligados ao sentimento do belo.
Baseado nessa afirmação, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5545354
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Usando seus conhecimentos sobre a história da Arte e de seus movimentos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A Arte esteve muito presente na religião e no cotidiano do Antigo Egito, aparecendo em monumentos e esculturas. As pinturas não tinham a figuração de sombras e eram feitas em ângulos frontais.
II. A Segunda Revolução Industrial proporcionou um ambiente oportuno para o surgimento do Realismo, pois houve uma tendência para romper com o passado e expressar uma forte individualização da burguesia industrial.
III. De um modo geral, os princípios do Renascimento pregavam uma perspectiva científica com a elaboração de teorias matemáticas e de proporção, que eram ignoradas na prática da pintura. Essa, junto com a escultura, era vista como Arte mecânica, e não existia a aspiração a um ideal, sendo a Arte vista como estudo da natureza.
IV. A presença holandesa proporcionou um período rico para a arte e a cultura no Brasil. O “período Nassau” teve intensa atividade de pintores, que foram os primeiros no país a ousarem pintar temas de caráter não religioso, representando paisagens locais, natureza morta com flores e frutos tropicais, indígenas e animais que para eles eram exóticos.

Alternativas

ID
5545357
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Ana Mae Barbosa afirmava, já em 1997, que “o ensino de Arte pode ser um instrumento de aquisição de conceitos, teorias e técnicas que pertencem ao saber arte, podendo também fomentar discussões e dar motivo para reflexões importantes na contemporaneidade [...]”
Partindo dessa afirmação, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
5545360
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Visuais
Assuntos

“Para pintar bem uma paisagem, tenho, em primeiro lugar, de descobrir as massas geológicas. Penso que a história do mundo data do dia em que dois átomos se combinaram. Estes grandes arco-íris, estes prismas cósmicos, este alvorecer de nós próprios acima do nada, eu os vejo subir, saturo-me deles lendo Lucrécio. Um sentido agudo dos matrizes me atormenta. Sinto-me colorido de todos os matizes do infinito. Nesse momento, eu e o meu quadro somos um só. Somos um caos irisado. Vou ao encontro do meu motivo, perco-me nele.” (Em Joachim Gasquet, Cèzanne. Paris, Bernheim Jeune, 1926.)

Considerando essa afirmação, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5545363
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Segundo Luigi Pareyson, os processos artísticos têm rês momentos imprescindíveis e decisivos, que podem acontecer simultaneamente: o fazer, o conhecer e o exprimir. Em ambiente escolar, podemos fundamentar essa afirmação em eixos estruturantes, vetores que perpassam o objeto de conhecimento e organizam o ensino do objeto de estudo. São eles: contextualização, apreciação e produção. Esses eixos se aproximam de aspectos tratados pela Proposta Triangular, desenvolvida pela arte-educadora Ana Mae Barbosa.
Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Sempre que nos detemos em cada uma destas dimensões, presentes e vivas em todas as obras de arte, descobrimos que já foram objeto de uma longa tradição teórica e crítica, cujas formulações iniciais se encontram, com muita clareza, no pensamento grego.
II. A Arte solicita um sujeito objetivo, mas ativo, não importa compreender os códigos culturais para interagir com os produtos da arte, a apreciação eleva o espectador a uma fruição do objeto artístico, proporcionando uma interpretação que dependa da mensagem e propósito, ao qual, o artista deseja como forma de expressão. As dimensões “conhecer” e “contextualizar” passam a ser pouco relevante nesse caso.
III. A reflexão sobre os contextos que envolvem a produção artística precisa também possibilitar que estudemos como as representações simbólicas não se alteram em função de determinadas formas de se fazer Arte. As ideologias no fazer Arte reafirmam paradigmas e relações de poder.
IV. Tendo por base as manifestações artísticas como complexas e históricas, a proposição do ensino de Arte não deve centrar unicamente o masculino, europeu, branco e burguês, mas um ensino que dialogue com as diferenças e possa revelar múltiplas possibilidades da dimensão humana. Priorizar o ensino e a aprendizagem por meio de uma história da Arte que transponha os limites geográficos e reflita sobre os contextos, que rompa separação entre o popular e o erudito, entre o artesanato e as belas-artes, termos que atualmente exigem novas reflexões.

Alternativas

ID
5545366
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simultânea, caracterizem a singularidade da experiência artística. Tais dimensões perpassam os conhecimentos das Artes Visuais, da Dança, da Música e do Teatro, além das aprendizagens dos alunos em cada contexto social e cultural.
Assinale a alternativa incorreta sobre essas seis dimensões do conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Correto seria: Fruição refere-se ao deleite, ao prazer, ao estranhamento e à abertura para se sensibilizar durante a participação em práticas artísticas e culturais.


ID
5545369
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“A mediação cultural, como a compreendemos, quer gerar experiências que afetam cada um que a partilha, começando por nós mesmos, obriga-nos, assim, a sair do papel de quem sabe para viver a experiência de quem convive com a Arte.” (Miriam Celeste Martins 2012)

A mediação cultural é uma prática encontrada em diversos museus. Partindo dessa afirmativa, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5545372
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A Arte, enquanto área do conhecimento humano, contribui para o desenvolvimento da autonomia reflexiva, criativa e expressiva dos estudantes, por meio da conexão entre o pensamento, a sensibilidade, a intuição do lúdico. (BNCC, 2018, p. 482)
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A Arte também é propulsora da ampliação do conhecimento do sujeito sobre si, o outro e o mundo compartilhado.
II. É na aprendizagem, na pesquisa e no fazer artístico que as percepções e compreensões do mundo se repelem em uma perspectiva e lógica e objetiva em relação à vida.
III. A Arte proporciona aos sujeitos percepções e experiências, mediante a capacidade de pensar aquilo que é dotado de grande capacidade e envolvimento objetivo, igualmente imperativo, sendo livre de sentimento.
IV. Um ambiente propício para o engajamento dos estudantes em processos criativos deve permitir a incorporação de estudos, pesquisas e referências estéticas, poéticas, sociais, culturais e políticas para a criação de projetos artísticos individuais, coletivos e colaborativos, capazes de gerar processos de transformação, crescimento e re-elaboração de poéticas individuais e coletivas. 

Alternativas

ID
5545375
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A respeito do Abstracionismo e do Abstracionismo Geométrico, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) No Abstracionismo informal predominam os sentimentos e emoções. As cores e as formas são criadas livremente.
( ) Abstracionismo é um estilo artístico em que os objetos ou pessoas são representados de forma figurativa e realista.
( ) No Abstracionismo Geométrico predominam as formas geométricas, as formas e as cores devem ser organizadas de tal maneira que a composição resultante seja apenas a expressão de uma concepção geométrica.
( ) Há dois tipos de Abstracionismo: o informal (ou subjetivo), que busca o lirismo e privilegia as formas livres, e o geométrico (ou objetivo), de técnica mais rigorosa e sem a intenção de expressar sentimentos nem ideias.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas

ID
5545378
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O _____, foi um movimento de vanguarda italiano do início do século XX. Esse movimento foi "essencialmente viril, violento e ideologicamente cheio de contradições", pois o grupo de artistas defendia o rompimento agressivo com o passado. Em seu manifesto entre outros pontos, este movimento artístico exaltava o movimento agressivo e a velocidade nas obras. Os principais representantes nas artes plásticas foram Umberto Boccioni, Carlo Carrà, Gino Severini, Luigi Russolo e Giacomo Balla.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a qual movimento artístico se refere o texto.

Alternativas

ID
5545381
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

É importante que o Arte-Educador tenha estratégias significativas de conhecimento proporcionado por suas ações em sala de aula. Ter Informações sobre o contexto histórico e cultural da produção de uma obra que será analisada em sala de aula, por exemplo, é ter coerência em suas estratégias. Este conhecimento é fundamental para que haja uma valorização da produção cultural da humanidade em função do pensamento intelectualizado destas produções artísticas.
Partindo dessa afirmativa, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5545384
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A respeito de processos de criação em Arte, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A criação inicia-se na formulação de hipóteses que podem se transformar – ou não – em artefatos artísticos. Essas hipóteses, ou ideias, antecedem a construção da obra. A obra nasce como formulação imaginativa, que se configura, isto é, ganha forma, no objeto. A forma dependerá da linguagem utilizada pelo artista.
II. Quando o artista transforma ideias em obras, há a solução formal, isto é, o artista criou uma solução para aquela ideia, transformando-a em linguagem. A produção também é um momento de criação.
III. Ao adquirir materialidade, o objeto segue ajustando-se a forma final, pois os materiais não devem interferem na criação e os supostos erros e as alterações dos trajetos devem ser corrigidos, de forma a bloquear a condução de outras possibilidades. O processo criativo deve ser linear em sua execução.
IV. Ao criar a forma, necessidades de natureza cognitiva se estabelecem. As formas criadas pressupõem um conhecimento especifico sobre a linguagem que suporta o projeto, este deve seguir linear e fiel do início ao fim do processo, como base fundamental para a poética do artista, que não suporta desvios.

Alternativas

ID
5545387
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A aprendizagem da Arte está muito ligada ao conhecimento dos códigos e das características específicas das linguagens, como, também, à possibilidade de alterar o existente e inventar o inexistente, isso porque os objetos artísticos são simbólicos e sua constituição se vale de elementos culturais. Em relação ao conceito de cultura, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5545390
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Em relação à inserção da Arte no processo educativo de ensino e aprendizagem, relacionando o campo formal e não formal, possibilitando que o educando encontre diversas vias para estabelecer relações com o seu entorno como também um convívio critico e reflexivo na sociedade.

Sobre esse assunto, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) Objetiva-se a ampliar o conhecimento de que os docentes na área de Artes precisam estabelecer um diálogo entre todos os alunos. Essa é uma questão fundamental para que haja uma comunicação ampla e para que o trabalho seja estimulado, aprimorado e praticado com constância para que o aluno tenha o máximo desempenho de sua capacidade cognitiva.
( ) É preciso que o professor tenha um amplo conhecimento de diversas áreas, para que o trabalho seja realizado com perfeição. Como também uma formação continua. O profissional desta área possui um papel extremamente relevante para o sucesso do aluno e o seu bem-estar de cargo profissional de Arte na educação.
( ) A autonomia no campo da Arte se dá pela expressão que é equitativa, por se tratar de um processo em que o fazer artístico parte da livre expressão, mas na verdade nada se cria, tudo se transforma. Desse modo, é considerado uma copia daquilo que já foi executado, sendo equivalente a criação e suas concepções existentes. O ensino de Arte se dá em termos relevantes no campo formal da educação.
( ) A Arte na Educação enquanto campo de investigação e produção de conhecimentos consolida-se na busca de um grupo significativo de pesquisadores artistas em torno das questões relevantes ao ensino da Arte. As movimentações nesta área demandam a necessidade de uso de diversos materiais educativos e materiais específicos para produzir Arte, sem os quais o trabalho em sala de aula não acontece no campo do conhecimento. Por se tratar de um ensino específico, requer recursos específicos de demanda, sem os quais não é possível estabelecer relações.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

Alternativas