- ID
- 1973326
- Banca
- Marinha
- Órgão
- Quadro Técnico
- Ano
- 2016
- Provas
- Disciplina
- Serviço Social
- Assuntos
Segundo lamamoto e Carvalho (2013), com relação à implantação das leis sociais e do serviço social no Brasil, é correto afirmar que
Segundo lamamoto e Carvalho (2013), com relação à implantação das leis sociais e do serviço social no Brasil, é correto afirmar que
Segundo Netto (2015), a autocracia burguesa impôs uma reorganização do Estado, operando modificações profundas na sociedade. Processos que impactaram sobre a prática e a formação profissional do assistente social. Tais aspectos impulsionaram o processo de renovação profissional, ocorrido no Brasil, a partir de meados dos anos 1960. Como o autor entende que o processo de "modernização conservadora" impactou na prática e na formação profissional dos assistentes sociais?
No Núcleo do Serviço de Assistência Integrada ao Pessoal da Marinha (N-SAIPM), o assistente social pode atuar junto a outros profissionais da área, como também pode compor equipe interdisciplinar, em parceria com psicólogos e bacharéis em direito. O Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais em vigor regulamenta as relações profissionais entre assistentes sociais, e destes com outros profissionais. No que tange a essas relações, é considerado dever do assistente social
De acordo com Mioto (in: Sales, 2010), no que se refere aos programas de orientação e apoio familiar é correto afirmar que
Suponha que um militar procure a assistente social da sua organização para expor a seguinte situação: ele é filho único, natural da cidade de Natal. Sua mãe possui 80 anos, seu pai 85, e até meados do ano passado, apresentavam uma situação de saúde estável. Ocorre que o pai do militar sofreu um acidente doméstico, que ocasionou uma fratura de fêmur, e a mãe não tem conseguido oferecer sozinha a assistência necessária. Por esse motivo, o referido militar vem pleitear, junto ao serviço social, sua movimentação (transferência) para Natal por motivo social. O militar busca com essa transferência prestar uma melhor assistência a seus genitores. Qual é o instrumento de trabalho que o assistente social utilizará para emitir sua opinião sobre a elegibilidade da situação apresentada?
Para Yazbek, Martinelli e Raichelis (2008), é, sobretudo, na passagem dos anos 1980 a 1990 que o serviço social brasileiro expressa posições de ruptura com o seu tradicional conservadorismo. Dentre essas expressões, ganha destaque a construção de seu projeto ético-político-profissional. Sobre os elementos que impulsionaram a construção desse projeto, coloque V(verdadeiro) e F(falso), assinalando, a seguir, a opção correta.
( ) A busca de ruptura com o histórico conservadorismo no pensamento e na ação profissional.
( ) A mobilização dos assistentes sociais junto aos movimentos sociais e as entidades patronais.
( ) O avanço na produção de conhecimento, sobretudo com o desenvolvimento da pós-graduação em serviço social no Brasil.
( ) A Lei de Regulamentação da Profissão, que definiu os princípios e os valores éticos fundamentais a se fazerem presentes no exercício profissional.
( ) A apreensão do significado social da profissão
desvelando as possibilidades contidas na realidade
social.
Mota (2008) justifica o título da sua obra "O Mito da Assistência Social" através da ideia de que a assistência social
Na obra de Freire (2010), são apresentados os espaços e as respectivas formas que têm constituído os processos de trabalho incorporados ao exercício profissional do assistente social nas empresas, os quais implicam diferentes dimensões de ação, tanto pelo profissional como pelos sujeitos integrantes desses processos, na busca de atendimento de suas necessidades e direitos sociais. Entre os espaços apresentados pela autora, estão:
A portaria normativa n° 1771, de 16 de julho de 2014, que aprova as diretrizes para o emprego e a atuação do serviço social das Forças Armadas em situações de emergência, desastres, calamidades públicas e ações humanitárias, prevê
O Estado brasileiro, desde os anos de 1980, vem reconhecendo e ampliando os direitos das pessoas com deficiência. Destaca-se, no século XXI, a ratificação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu protocolo facultativo. Sendo assim, pode-se considerar como avanço desse documento
A grande maioria das críticas dirigidas pela categoria profissional pós-reconceituação gira em torno de um único sentido: o de que este movimento caminhou na direção do aprofundamento teórico-metodológico em detrimento da prática profissional, o que redundou numa dicotomia entre teoria e prática. Sendo assim, segundo Guerra (2011), assinale a opção correta.
Assinale a opção correta, no que se refere à assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar, preconizada na lei n° 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).
A Política Nacional do Idoso, lei 8.842/1994, delimita as competências dos órgãos e entidades públicos. Assinale a opção que NÃO está de acordo com o previsto no artigo 10, desta lei.
No âmbito da Assistência Social nas Forças Armadas, o Conselho Consultivo de Assistência Social das Forças Armadas (CCASFA) e a Comissão de Assistência Social das Forças Armadas (CASFA) exercem relevantes atribuições de assessoramento e análise técnica, em diferentes esferas de competência. Com referência a estas atribuições previstas nas portarias n°893/MD(2007) e n° 1.432/MD (2008), é correto afirmar que
Para Cohen e Franco (2013), a avaliação de impactos de um projeto social procura determinar em que medida o projeto alcança seus objetivos e quais são seus efeitos secundários previstos e não previstos. Esse tipo de avaliação é fundamental para a tomada de decisões relacionadas à continuação do projeto, além de subsidiar decisões políticas e auxiliar na formulação de projetos futuros. Quanto às metodologias de avaliação de impactos, assinale a opção INCORRETA.
O assistente social das Forças Armadas, além da legislação social componente do arcabouço jurídico do Estado brasileiro, tem ainda sua atuação profissional regida pela Política de Assistência Social das Forças Armadas, aprovada pela portaria normativa n° 1173/MD, de 06 de setembro de 2006. À luz dos pressupostos básicos dessa política (Art, 4°), um assistente social, ao realizar atendimento ao militar e aos seus familiares, deve conduzir sua intervenção
Para Mioto (in: Duarte e Alencar, 2012), o ponto de partida para a realização do debate sobre o lugar da família na política social é a identificação de duas grandes tendências ou concepções que subjazem à compreensão da relação família e assistência social e que interferem nas formas de encaminhamento da própria política. Sendo assim, essa relação pode ser concebida como
De acordo com Serra (2008) , do ponto de vista mundial, instala-se nos anos 1970 uma grande crise nas economias capitalistas. São consequências dessa crise, EXCETO:
Leia o texto a seguir,
"Na busca de maior compreensão sobre o Serviço Social na realidade brasileira, deparamo-nos com uma série de questões que o permearam desde o princípio, provocando um certo emaranhamento em problemas concretos que reclamam, na atualidade, elucidações teórico-interventivas no desempenho dessa prática social. Reconhecendo a impossibilidade de um único pesquisador dar conta das múltiplas dimensões circundantes e constitutivas do Serviço Social, sob pena de ganhar abrangência, em quantidade, mas perder substancialmente em qualidade e profundidade, foi que nos propusemos a estudar a produção do conhecimento nessa área a partir da pesquisa."
No texto acima, Setubal (1995) relata a origem de seus estudos sobre pesquisa em Serviço Social. Sendo assim, assinale a opção que apresenta um aspecto considerado pela autora no processo de escolha deste objeto de pesquisa.
"A justiça social fala da necessidade imperiosa de se atribuir a cada um o que é seu, no sentido do respeito à igualdade de direitos e aos indivíduos.” (Paiva e Sales, 2012). O Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, de 1993, aborda a justiça social enquanto princípio
A Política de Assistência Social da Marinha é desenvolvida, principalmente, por três grupos de profissionais: assistentes sociais, psicólogos e bacharéis em direito, os quais buscam realizar o trabalho nessa área com uma abordagem interdisciplinar. De acordo com Sá (2008), assinale a opção correta com relação à condução do trabalho realizado por um bacharel em direito, integrante da equipe de assistência social da Marinha, ao se deparar com um caso de violência conjugal de um militar contra a própria esposa.
Com relação às tendências apontadas por Pereira (2012), acerca das políticas sociais na conjuntura mundial e brasileira, marque a opção correta.
A lei n.° 10.741/2003 que dispõe sobre o Estatuto do Idoso, prevê que
Uma militar da Marinha procura o serviço social da Organização onde trabalha para expor a seguinte situação: seu filho de oito anos é uma criança com deficiências múltiplas e severas e é atendido por um programa assistencial de atenção à pessoa com deficiência, prestado pela Marinha. Essa militar relata ter tomado conhecimento de que uma instituição privada oferece serviços para crianças com deficiência, não prestados pelo programa da Marinha. Sendo assim, consultou a possibilidade de o serviço social viabilizar o acesso do seu filho aos serviços dessa instituição. Com base nas diretrizes previstas para o desenvolvimento do Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência (PAPD) das Forças Armadas (art. 4°, inciso I), qual deve ser a conduta do assistente social nesse caso?
Para Iamamoto (2013), ao se analisar historicamente o serviço social brasileiro, observa-se a prevalência de um comportamento essencialmente conservador, o qual vem sendo questionado nos últimos anos por uma parcela de assistentes sociais. No que se refere à ruptura com essa herança conservadora, marque a opção correta.
Na pesquisa social, o trabalho de campo permite a aproximação do pesquisador com a realidade e estabelece uma interação com os sujeitos/objetos de investigação. Sobre essa fase da pesquisa social, abordada por Minayo (2012), pode-se afirmar que
Segundo Alencar (in: Duarte e Alencar, 2012), a família, como realidade histórica, cujas funções e papéis se relacionam a processos sociais, econômicos e culturais, ocupa um papel central na
Sobre as primeiras formas de política sociais, de acordo com o estudo de Behring e Boschetti (2011), é correto afirmar que
No ano de 2011, houve um temporal na região serrana do Estado do Rio de Janeiro que deixou sete municípios em situação de calamidade pública. Assistentes Sociais do Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM) atuaram nas ações de socorro à população. Sobre esse tipo de atuação, segundo Barroco (2012), é correto afirmar que
A Política Nacional de Assistência Social (2004) é realizada de forma integrada às políticas setoriais, considerando as desigualdades socioterritoriais, visando ao seu enfrentamento, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais. Sob essa perspectiva, essa Política objetiva assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam a convivência familiar e comunitária. No que tange às proteções afiançadas, é correto afirmar que
Segundo Cesar (in: Mota, 2010), as atividades do Serviço Social, marcado pela multifuncionalidade e horizontalização, aproximam-se cada vez mais da função gerencial. Dessa forma, o Serviço Social, como os demais segmentos da área de recursos humanos, vem assumindo o papel de
Segundo Vasconcelos (in: Mota, 2009) o Serviço Social, como um todo, nas práticas de saúde, se organiza em plantão ou plantão e programas, enquanto os assistentes sociais, individualmente, podem se organizar desenvolvendo ações no plantão, no plantão e em programas, ou somente em programas e projetos. Sendo assim, no que se refere ao plantão, é correto afirmar que
Alencar (in: Sales, 2010) problematiza o impacto das transformações econômicas nas condições de vida da classe trabalhadora e a redefinição do papel regulador do Estado nas estratégias de reprodução dos trabalhadores urbanos e suas famílias. Sendo assim, com base no estudo da autora, é correto afirmar que
O Programa de Assistência Financeira, normatizado pela Diretoria de Assistência Social da Marinha, tem como objetivo contribuir para que militares e servidores civis desenvolvam capacidade para priorizar suas necessidades financeiras, por meio de planejamento que permita alcançar uma vida financeira saudável. Esse Programa é privativo do Serviço Social porque, entre outros motivos, o acesso aos benefícios sociais se dá por meio do estudo socioeconômico que é de competência do assistente social. Com base na lei n°8662/93, também são competências do assistente social:
Sobre a Política de Assistência Social no Brasil, pode-se afirmar que
Conforme a resolução n° 130/CNAS de 15 de julho de 2005, que aprova a Norma de Orientação Básica da Assistência Social, é um princípio ético para os trabalhadores da assistência social:
Com base no Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1993, com relação ao sigilo profissional, marque a opção INCORRETA.
Analise as afirmativas abaixo.
Duas assistentes sociais de uma organização militar da Marinha identificaram, por meio da realização de uma pesquisa, uma alta incidência de militares que apresentavam problemas no trabalho, associados ao uso abusivo de álcool, razão pela qual decidiram implementar um projeto de intervenção do serviço social, voltado à prevenção em dependência química. Entretanto, as profissionais não possuem conhecimento suficiente sobre esse assunto e decidem contratar um assessor. Sendo assim, com base nas contribuições do estudo organizado por Bravo e Matos (2010), sobre o perfil do assessor na situação apresentada, é correto afirmar que:
I - pode ser um profissional de uma área distinta do serviço social, contudo deve ser alguém estudioso sobre a questão, permanentemente atualizado e com capacidade de apresentar claramente as suas proposições.
II - deve ser um profissional da área de serviço social, capaz de propor caminhos e estratégias à atuação das assistentes sociais sobre à questão, sem perder de vista a adaptação do projeto interventivo aos interesses da instituição.
III- deve buscar assumir uma postura de neutralidade na condução do seu trabalho, ainda que no decorrer da assessoria se expressem sua visão de profissão e de mundo.
IV - deve tratar a assessoria prestada às profissionais da Marinha como um espaço de interlocução e aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido pelo serviço social institucional, com vistas à garantia de direitos.
V - deve ser o responsável por verificar a amplitude do trabalho a ser desenvolvido e dar um diagnóstico a respeito deste, atestando sua real necessidade.
Assinale a opção correta.
Leia o texto a seguir.
A filosofia, a ética e a política são arcabouços essenciais para a construção histórica do Serviço Social. Os fundamentos filosóficos são reproduzidos nos princípios éticos que regeram os códigos de ética profissional no Brasil ao longo do tempo.
Com base na obra de Barroco (2010), analise as afirmações abaixo.
I - Os pressupostos neotomistas e positivistas fundamentaram o Código de Ética Profissional de 1948.
II - O Código de 1965 rompe com a visão tradicional, adota supostos liberais e altera a base filosófica do Serviço Social.
III- o Código de Ética de 1975, como produto histórico, já é expressão do movimento de intenção de ruptura, o qual se faz presente no Serviço Social brasileiro, desde os anos de 1970.
IV - O Código de Ética de 1986 foi a expressão formal da ruptura ética com o tradicionalismo do Serviço Social.
Assinale a opção correta.
Uma instância central do processo de avaliação consiste em determinar o grau em que foram alcançadas as finalidades do projeto. Isto requer dimensionar o objetivo geral em subconjuntos de objetivos específicos, os quais por sua vez terão metas, cuja obtenção será medida por meio de indicadores. Sendo assim, segundo Cohen e Franco (2013), sobre os indicadores da avaliação, é correto afirmar que
Analise as afirmativas abaixo.
O assistente social da Marinha do Brasil utiliza no seu cotidiano profissional vários instrumentos técnico-operativos, dentre os quais são mais comuns o estudo social, o relatório social, a entrevista, a visita domiciliar e o parecer social. No processo de elaboração de um estudo social, referente a uma solicitação de um militar, para Licença de Tratamento de Saúde de Pessoa da Família (LTSPF), o assistente social deve construir esse instrumento:
I - pautando-se pelo que é expresso verbalmente e pelo que não é falado.
II - a partir de observações, entrevistas, registros, pesquisas documentais, construindo um saber sobre a situação apresentada.
III - isento de interpretações e análises, buscando uma reconstituição a mais próxima possível da situação apresentada.
IV - relacionando-o a "o quê" conhecer por meio dele e o porquê e para que realizar o estudo.
V - reportar-se, primeiramente, à natureza e aos determinantes da instituição militar e, secundariamente, ao projeto ético-político profissional.
Assinale a opção correta.
A lei n° 11.343/2006, que institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad, em seu art. 22, informa que as atividades de atenção e as de reinserção social do usuário e do dependente de drogas e respectivos familiares devem observar os seguintes princípios e diretrizes:
Com relação à seguridade social, a Constituição Federal prevê que
De acordo com Santos (2013), a apropriação de instrumentos e técnicas por parte do serviço social brasileiro é ainda bastante problemática. A autora atribui tal fato a algumas justificativas, EXCETO:
Historicamente, a família vem se constituindo em sujeito privilegiado do trabalho dos assistentes sociais, a exemplo dos profissionais de serviço social que atuam no espaço sócio-ocupacional da Marinha. Sendo assim, de acordo com Sarti (2012), qual deverá ser a conduta de uma assistente social militar, por ocasião da realização de um trabalho com a família de uma cabo que se encontra em processo de separação, mãe de três filhos, frutos de relacionamentos diferentes, os quais residem com seus respectivos país?
Com base na lei 8.069/1990 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assinale a opção correta.
Dentre os programas sociais executados pelas Forças Armadas, sob acompanhamento do Ministério da Defesa, cujas diretrizes são apresentadas na portaria normativa n° 881/MD, de 26 de maio de 2010, destaca-se o Programa de Atendimento Social às Famílias dos Militares e Servidores Civis participantes de Missões Especiais (PASFME).
A Missão Especial acarreta o afastamento do militar ou do servidor civil de sua família e do seu ambiente social por um longo período, para desempenhar atividades em localidades isoladas ou para participar de operações militares empreendidas no contexto de manutenção ou restabelecimento da paz.
Considerando o contexto em tela e as diretrizes previstas para esse Programa, na Portaria supracitada, é correto afirmar que:
Na obra de Freire (2010) afirma-se que a atuação profissional é diferenciada segundo sua inserção em empresas de produção industrial ou em instituições relacionadas à saúde do trabalhador, em função do controle desses espaços pelo capital ou pelos programas públicos identificados com os interesses dos trabalhadores. Em ambos os casos, as possibilidades de desenvolvimento do exercício profissional direcionado para a ruptura com o conservadorismo são determinadas, sobretudo:
Segundo Iamamoto (2012), no texto "O debate contemporâneo do Serviço Social e a ética profissional", os anos 1980 representaram o amadurecimento intelectual e profissional dos assistentes sociais, resultando em um salto de qualidade na consolidação acadêmico-profissional. Sendo assim, no campo da pesquisa social, nesse período histórico, pode-se afirmar que
Coloque F(falso) ou V(verdadeiro) nas afirmativas abaixo, com resultados da análise da relação entre capitalismo tardio e política social, apresentados por Behring (2011).
I - O desemprego estrutural acena para o aumento da demanda de programas sociais, inclusive de caráter assistencial permanente.
II - A política social sofre influência direta das opções políticas, econômicas e sociais de cada governo e modifica sua relação com a classe operária.
III- Uma crise orgânica do capitalismo, com alterações no regime de acumulação pode colocar a política social em xeque, devido aos impactos na relação salarial.
IV - No contexto de estagnação econômica, a política social representa a defesa de condições dignas de existência, em face do recrudescimento da ofensiva capitalista.
V - A associação entre redistribuição de renda, cidadania e democracia nas condições específicas do capitalismo tardio, viabiliza uma política social realista.
Marque a alternativa verdadeira: