SóProvas



Prova Marinha - 2019 - Quadro Técnico - Primeiro Tenente - Serviço Social


ID
3008122
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao realizar um estudo social para viabilizar a inclusão de uma família num determinado Programa de Geração de Renda, uma assistente social avaliou um grupo familiar conforme a seguinte situação:


- A família é composta pela mãe e dois filhos menores de idade, frutos do relacionamento que mantivera com seu ex-companheiro, pelo período de quatro anos;

- Após separar-se da mãe dos seus filhos, o ex-companheiro constituíra outra família, ficou desempregado por algum tempo e não prestava qualquer tipo de auxílio aos filhos menores;

- A mãe das crianças era a única responsável pelo sustento da casa e toda a renda familiar era proveniente do seu trabalho informal;

- Para conseguir trabalhar, a mãe deixava os filhos menores sob os cuidados de uma irmã, que morava no mesmo bairro que ela;

- Depois de algum tempo, a mãe mudou-se com os filhos para a casa de um irmão, em decorrência da dificuldade encontrada para arcar com os custos do aluguel do imóvel em que vivia com os filhos.


Em seu estudo sobre a moral dos pobres, Sarti (2009) aponta algumas características que fazem parte do quotidiano das famílias pobres. Com base na obra dessa autora e na situação do grupo familiar apresentado, assinale a opção que apresenta o conceito representativo desse grupo familiar.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? questões bacanas dessa prova, mesmo não tendo lido a obra, quem tem uma bagagem consegue responder pelos conhecimentos adquiridos ao longo dos estudos:

    ? Segundo, porque os limites dos grupos domésticos são difíceis de serem delimitados, uma vez que a organização do grupo doméstico pressupõe uma relação interdoméstica, envolvendo uma malha mais ampla de relações entre pares, sobretudo quando se frustram as expectativas de se cumprir o modelo da família ? e sua equivalência conceitual e coextensão com o grupo doméstico. 

    ? FONTE: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/espacoecultura/article/viewFile/29071/20561

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?


ID
3008125
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A recorrência e a proporção tomada pelos desastres no Brasil vêm ocasionando o frequente emprego das Forças Armadas, notadamente em ações de resgate, de engenharia, de saúde e de assistência social às populações vitimadas. À luz do estudo de Valencio (2014), acerca do debate sobre desastres é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Livro: Segurança Humana no Contexto dos Desastres

    Tais ponderações são providenciais para destacar que o essencial na discussão sobre desastres é a natureza social da crise em ocorrência num tempo social, isto é, num tempo que não é meramente o cronológico, posto envolver dimensões culturais, políticas, econômicas e subjetivas (SOROKIN, 1942). Ou, conforme salientou Drabek (2007), o desastre dura enquanto durar a ruptura nos meios e nos modos de vida regulares dos grupos afetados. (p.29-30)


ID
3008128
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o Plantão Social, com base nas idéias contidas no texto de Dias e Catamari (in Lavoratti e Costa 2016), é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    O Plantão Social é fundamental para prática profissional, pois consiste na porta de entrada para as demandas e é onde o profissional vai identificá-las. Assim, verifica-se que o plantão se constitui em um importante espaço dentro da profissão, que é legítimo para a viabilização dos direitos de cidadania, mas que também pode ser um local esvaziado devido às posturas de profissionais que comprometem a prática nele realizada.

    → Referência: www.passeidireto.com/arquivo/26443997/instrumentais_tecnico_operativos_no_servico_social-pdf

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻


ID
3008131
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo dados do Ministério da Saúde (2017), a maioria dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes ocorre dentro de casa e os agressores são pessoas do convívio das vítimas, geralmente familiares. De acordo com Art. 130 da Lei n° 8.069/1990, verificada a hipótese de maus-tratos, opressão ou abuso sexual impostos pelos pais ou responsável, poderá ser determinada, como medida cautelar, o afastamento do agressor da moradia comum. Na hipótese citada, o afastamento cautelar será determinado pelo(a):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ===> LEI 8069/90:

    ARTº 101 ===> § 2 Sem prejuízo da tomada de medidas emergenciais para proteção de vítimas de violência ou abuso sexual e das providências a que alude o art. 130 desta Lei, o afastamento da criança ou adolescente do convívio familiar é de competência exclusiva da autoridade judiciária e importará na deflagração, a pedido do Ministério Público ou de quem tenha legítimo interesse, de procedimento judicial contencioso, no qual se garanta aos pais ou ao responsável legal o exercício do contraditório e da ampla defesa.    

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3008134
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

"Os desastres não são coisa de Deus e não estão fora do controle humano. Por outro lado, não basta estudar os processos meteorológicos, geológicos e hidrológicos envolvidos. É preciso associar a eles o conhecimento dos processos sociais como elementos centrais da prevenção de desastres" (GONÇALVES e SOUZA apud CARMO e VALENCIO, 2014, p. 127).

Tomando como referência o estudo de Gonçalves e Sousa (2014) sobre a prevenção de desastres, marque a opção INCORETA.

Alternativas
Comentários
  • Livro: Segurança Humana no Contexto dos Desastres

    Disponível em: http://www.nepo.unicamp.br/publicacoes/livros/segurancahumana/segurancahumana.pdf

    As dificuldades do planejamento integrado para a prevenção de desastres são de ordem política, cultural e social. Não são dificuldades técnicas ou de ausência aguda de recursos financeiros ou de legislação (p.138)


ID
3008137
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O comprometimento da renda do brasileiro com pagamento de juros e amortizações, em decorrência de dívidas, é o dobro da média registrada em uma lista de 17 países desenvolvidos - 12 europeus, além de Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão e Coréia do Sul [...].O endividamento das famílias é uma forma de movimentar a economia e fazer com que os brasileiros tenham acesso a bens e serviços. O endividamento corresponde ao total da dívida, enquanto o comprometimento refere-se à parcela da renda destinada ao pagamento da mesma. No Brasil, o endividamento corresponde à metade da renda anual dos brasileiros, 55% [...]. "Os brasileiros investem menos em aquisição de imóveis, por exemplo, mas gastam muito com cartão de crédito, contribuindo para um aumento da taxa de juros, haja vista a falta de garantia típica desse tipo de crédito", avalia Kopschitz.

IPEA . Comprometimento de renda do brasileiro é caracterizado por dividas de prazo curto e juro alto. 2019. Disponível em:<htto://www.ipea.aov.br/portal/index.php?option=com content&view=article&id=34573&catid=3&ltemid=3> (adaptado).


A introdução massiva do cartão de crédito na sociedade revela apenas um dos instrumentos no qual o capitalismo contemporâneo vem se utilizando de inserção do crédito na população, o que vem causando expressivo endividamento e comprometimento da renda, conforme visto no levantamento do IPEA (2019), relativo ao caso brasileiro. De acordo com Bauman (2010), sobre a inserção do crédito na vida da população, marque a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

    O crédito é um dispositivo capitalista, cuja disponibilidade contínua é garantida pelo Estado, responsável, ainda, pela habilitação, também contínua, dos consumidores para obtê-lo.


ID
3008140
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Entende-se por ________________________ um espaço importante de atuação profissional formado por um conjunto de ações voltadas ao atendimento de indivíduos e famílias com o objetivo de viabilizar o acesso aos direitos políticos, civis e sociais nas diferentes políticas setoriais, como: assistência social, saúde, previdência, habitação, bem como na prevenção de _____________________ Escolha a opção que preenche os espaços corretamente, tendo como base o texto de Dias e Catamari (2016).

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Entende-se por ATENDIMENTO SOCIAL um espaço importante de atuação profissional formado por um conjunto de ações voltadas ao atendimento de indivíduos e famílias com o objetivo de viabilizar o acesso aos direitos políticos, civis e sociais nas diferentes políticas setoriais, como: assistência social, saúde, previdência, habitação, bem como na prevenção de SITUAÇÕES DE RISCO Escolha a opção que preenche os espaços corretamente, tendo como base o texto de Dias e Catamari (2016).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3008143
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma estudante de Serviço Social, após concluir as disciplinas obrigatórias de Estágio Curricular, fez a seguinte declaração para a professora responsável pela Disciplina de Estágio Supervisionado: “Fiquei profundamente decepcionada e confusa com o estágio que realizei, pois não consegui correlacionar nenhuma intervenção com o que aprendi na faculdade".

A partir da situação apresentada e dos estudos de Santos (2011), avalie as afirmativas abaixo e em seguida assinale a opção correta.


I- É fundamental que se garanta na formação profissional, a partir da concepção marxista de teoria/prática, o ensino do "como operacionalizar os instrumentos”, porque é um dos elementos que constitui os “meios” de organização da prática.

II- É necessário um conhecimento sobre as particularidades dos instrumentos e técnicas que dão operacionalidade à profissão, apesar do conhecimento teórico e da realidade serem fundamentais ao exercício profissional.

III- Sendo a prática proveniente da teoria, é necessário priorizar a apreensão dos instrumentais técnicos a partir das teorias que embasam o saber profissional.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    I- É fundamental que se garanta na formação profissional, a partir da concepção marxista de teoria/prática, o ensino do "como operacionalizar os instrumentos”, porque é um dos elementos que constitui os “meios” de organização da prática.

    II- É necessário um conhecimento sobre as particularidades dos instrumentos e técnicas que dão operacionalidade à profissão, apesar do conhecimento teórico e da realidade serem fundamentais ao exercício profissional.

    III- Sendo a prática proveniente da teoria, é necessário priorizar a apreensão dos instrumentais técnicos a partir das teorias que embasam o saber profissional. → incorreto, visto que a teoria e a técnica andam de mãos dadas, uma é fundamental para a apreensão da outra, logo não é necessário priorizar uma.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • III- Sendo a prática proveniente da teoria, é necessário priorizar a apreensão dos instrumentais técnicos a partir das teorias que embasam o saber profissional.

    Obs: A prática não provém da teoria, pois a prática é mais dinâmica.


ID
3008146
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma assistente social de uma determinada Organização Militar da Marinha do Brasil agendou uma visita domiciliar a um usuário a quem prestou atendimento. Como essa seria a primeira visita domiciliar a ser realizada pela profissional recém-chegada na instituição, foi orientada pelos colegas mais experientes a buscar subsídios na obra de Amaro (2016). De acordo com essa autora, em relação à visita domiciliar, assinale a opção correta. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A Visita Domiciliar: Se constitui no ir ao local de residência do usuário, ao seu território de moradia. Neste sentido, temos que ter em mente que não é um “ir” sem um planejamento prévio, não é uma visita qualquer. Ela deve ter objetivos bem definidos. A visita domiciliar para Mioto (2001, p.148) 5 “tem como objetivo conhecer as condições (residência, bairro) em que vivem tais sujeitos e apreender aspectos do cotidiano das relações, aspectos esses que geralmente escapam à entrevista de gabinete”. 

    → Referência:  MIOTO, Regina Célia Tamaso. Perícia social: proposta de um percurso operativo. In: Revista Serviço Social e Sociedade.São Paulo:Cortez, nº.67, 2001. 

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻


ID
3008149
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Visando avaliar o Programa de Apoio Socioeconômico da Marinha do Brasil, a equipe de especialistas, gestores e técnicos envolvidos na sua operacionalização decidiu utilizar-se da abordagem de oficinas. Conforme Januzzi (2016), sobre as oficinas, como estratégia de avaliação, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Capítulo 3 – Métodos da Pesquisa Social aplicados à avaliação de programas

    Os métodos qualitativos aplicados à avaliação de programas compreendem uma variedade de técnicas como a compilação de estudos anteriores, meta-avaliações, oficina com especialistas, técnicos e gestores, as entrevistas individuais, os grupos focais e a observação.

    Oficina e reuniões com especialistas, técnicos de programas e beneficiários: a efetividade dessa estratégia de avaliação depende da capacidade de mapear os atores relevantes para a temática a tratar, de recrutamento de “bons” representantes dos mesmos, da qualidade de moderação, do formato e registro da dinâmica de grupo.

    Fonte: Monitoramento e avaliação de programas sociais: Uma introdução aos conceitos e técnicas

    (Paulo de Martino Jannuzzi)

  • A) Também denominadas de grupos focais, permitem levantar rapidamente informações para aprimoramento do desenho do programa.

    B) Não podem ser realizadas com os beneficiários dos programas, em virtude do potencial risco de transformação em oficina terapêutica.

    C) São utilizadas para a análise quantitativa do contexto socioeconômico dos usuários, sendo estratégia favorável para a integração de registros administrativos.

    D) são empreendimentos técnico-científicos para a compreensão de etapas do programa, a partir da visão pontual e homogênea de membros governamentais e institucionais.

    E) Correspondem a um tipo de abordagem qualitativa de avaliação, tendo como uma de suas aplicações, a elaboração de diagnósticos participativos para programas sociais. (VERDADEIRA)


ID
3008152
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Barroco (2010), no campo da moral, a alienação da vida cotidiana se expressa, especialmente, pelo moralismo, movido por preconceitos. Tendo como base as reflexões da autora sobre moralismo e preconceito, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • No campo da moral, alienação da vida cotidiana se expressa, movido por preconceito. A ultrageneralização é necessária no nível da cotidianidade; porém, como decorrência de juízos provisórios, pode ser modificado.

    LETRA D

  • tais juízos não são preconceitos; passam a sê-los quando, mesmo refutados pela teoria e pela prática, continuam a fundamentar o pensamento e ações: "os juízos provisórios refutados pela ciência e por uma experiência cuidadosamente analisada, mas que se conservem inabalados contra todos os argumentos da razão, são preconceitos".


ID
3008155
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Coelho (2016) afirma que a prática profissional imediata está circunscrita à fenomenalidade dos processos sociais, que apreende apenas a realidade na sua aparência, deixa-se prender apenas à multiplicidade das necessidades emergenciais cotidianas. Nessas condições, a prática profissional do assistente social restringe-se somente ao atendimento das demandas explicitadas pelos usuários, às rotinas e aos procedimentos estabelecidos no fluxograma institucional, amortece os conflitos e individualiza as sequelas da questão social. Trata-se de uma prática espontânea e reiterativa. De acordo com a autora, é correto afirmar que a superação da imediaticidade se dá:

Alternativas
Comentários
  • Imediaticidade na prática profissional do assistente social

    (Marilene Aparecida Coelho)

    A superação da imediaticidade ocorre no plano do pensamento, por meio da apropriação de um instrumental teórico-metodológico capaz de desvelar a realidade em sua essência, de apreender o movimento do real em suas múltiplas mediações. (p. 130)

    Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp108860.pdf


ID
3008158
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma equipe multidisciplinar de um Núcleo de Assistência Social de uma determinada Organização Militar da Marinha do Brasil elaborou um projeto de prevenção à dependência química, cujo público-alvo são os militares, os servidores civis e os dependentes. Dentre outros documentos, foi consultada a Lei n° 11.343/2006, que institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas. Qual opção NÃO não apresenta nenhum principio ou diretriz relacionada às atividades de prevenção, expressas na referida lei.

Alternativas
Comentários
  • a letra c esta no art 22. II ....

  • De acordo com a SISNAD:

    Art. 19. As atividades de prevenção do uso indevido de drogas devem observar os seguintes princípios e diretrizes:

    I - o reconhecimento do uso indevido de drogas como fator de interferência na qualidade de vida do indivíduo e na sua relação com a comunidade à qual pertence;

    III - o fortalecimento da autonomia e da responsabilidade individual em relação ao uso indevido de drogas;

    V - a adoção de estratégias preventivas diferenciadas e adequadas às especificidades socioculturais das diversas populações, bem como das diferentes drogas utilizadas;

    IX - o investimento em alternativas esportivas, culturais, artísticas, profissionais, entre outras, como forma de inclusão social e de melhoria da qualidade de vida;

    No entanto, a questão mistura as alternativas com os princípios e as diretrizes das atividades de atenção e as de reinserção social, como se observa abaixo:

    Art. 22. As atividades de atenção e as de reinserção social do usuário e do dependente de drogas e respectivos familiares devem observar os seguintes princípios e diretrizes:

    II - a adoção de estratégias diferenciadas de atenção e reinserção social do usuário e do dependente de drogas e respectivos familiares que considerem as suas peculiaridades socioculturais;

  • Art. 19. As atividades de prevenção do uso indevido de drogas devem observar os seguintes princípios e diretrizes:

    I - o reconhecimento do uso indevido de drogas como fator de interferência na qualidade de vida do indivíduo e na sua relação com a comunidade à qual pertence;

    II - a adoção de conceitos objetivos e de fundamentação científica como forma de orientar as ações dos serviços públicos comunitários e privados e de evitar preconceitos e estigmatização das pessoas e dos serviços que as atendam;

    III - o fortalecimento da autonomia e da responsabilidade individual em relação ao uso indevido de drogas;

    IV - o compartilhamento de responsabilidades e a colaboração mútua com as instituições do setor privado e com os diversos segmentos sociais, incluindo usuários e dependentes de drogas e respectivos familiares, por meio do estabelecimento de parcerias;

    V - a adoção de estratégias preventivas diferenciadas e adequadas às especificidades socioculturais das diversas populações, bem como das diferentes drogas utilizadas;

    VI - o reconhecimento do “não-uso”, do “retardamento do uso” e da redução de riscos como resultados desejáveis das atividades de natureza preventiva, quando da definição dos objetivos a serem alcançados;

    VII - o tratamento especial dirigido às parcelas mais vulneráveis da população, levando em consideração as suas necessidades específicas;

    VIII - a articulação entre os serviços e organizações que atuam em atividades de prevenção do uso indevido de drogas e a rede de atenção a usuários e dependentes de drogas e respectivos familiares;

    IX - o investimento em alternativas esportivas, culturais, artísticas, profissionais, entre outras, como forma de inclusão social e de melhoria da qualidade de vida;

    X - o estabelecimento de políticas de formação continuada na área da prevenção do uso indevido de drogas para profissionais de educação nos 3 (três) níveis de ensino;

    XI - a implantação de projetos pedagógicos de prevenção do uso indevido de drogas, nas instituições de ensino público e privado, alinhados às Diretrizes Curriculares Nacionais e aos conhecimentos relacionados a drogas;

    XII - a observância das orientações e normas emanadas do Conad;

    XIII - o alinhamento às diretrizes dos órgãos de controle social de políticas setoriais específicas.

    Parágrafo único. As atividades de prevenção do uso indevido de drogas dirigidas à criança e ao adolescente deverão estar em consonância com as diretrizes emanadas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - Conanda.

  • ????????????


ID
3008161
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No Brasil, a Lei 8.842 (Política Nacional do Idoso) objetiva assegurar os direitos sociais do idoso. Nessa Política, buscando o pleno exercício desses direitos e para criar condições para se promover a autonomia, a integração e a participação efetiva do idoso na sociedade, é um dos seus princípios:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Lei nº 8.842/1994, define que:

    Art. 3° A política nacional do idoso reger-se-á pelos seguintes princípios:

           I - a família, a sociedade e o estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida;

           II - o processo de envelhecimento diz respeito à sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informação para todos;

           III - o idoso não deve sofrer discriminação de qualquer natureza;

    IV - o idoso deve ser o principal agente e o destinatário das transformações a serem efetivadas através desta política;

         

    V - as diferenças econômicas, sociais, regionais e, particularmente, as contradições entre o meio rural e o urbano do Brasil deverão ser observadas pelos poderes públicos e pela sociedade em geral, na aplicação desta lei.


ID
3008164
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O fenômeno da dívida antecede ao modo de produção capitalista, mas ganha nesse sistema projeções diferenciadas, tornando o endividamento crescente da classe trabalhadora uma das maiores expressões contemporâneas da questão social. À luz da obra de Graeber (2016), é INCORRETO afirmar, em relação à dívida, que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

    O antropólogo americano David Graeber apresenta em nova perspectiva a história da dívida e do crédito, bem como da origem do dinheiro. A análise abrangente de Graeber põe em xeque mitos dos estudos econômicos, como o de que o dinheiro teria sido inventado para substituir o escambo. O antropólogo demonstra que, antes mesmo da criação da moeda, existiram civilizações que lidaram com elaborados sistemas de endividamento e comércio. O aparecimento do dinheiro trouxe consequências violentas para as sociedades, e a dívida, antes ligada à reciprocidade e à troca de favores, tornou-se um instrumento de escravização, dominação e guerra – como continua a ser, ainda hoje. Uma fascinante e inédita história da civilização emerge neste livro, com ênfase na dimensão social das relações econômicas e uma crítica radical ao modo como o capitalismo, por meio do endividamento, produz controle e destruição.


ID
3008167
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma servidora civil procurou a assistente social da sua Organização militar relatando a seguinte situação: encontra-se em uma nova relação conjugal há quatro meses. Ocorre que o ex-companheiro, ao tomar conhecimento desse fato, passou a persegui-la da sua residência até o local de trabalho, bem como a enviar mensagens nas redes sociais para amigos comuns, insultando-a e difamando-a. Com base na Lei n° 11.340, de 7 de agosto de 2006, que formas de violência o ex-companheiro está realizando contra a servidora?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → De acordo com a Lei Maria da Penha (11340/2006):

    Art. 7º São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

    II - a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação; 

    V - a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻


ID
3008170
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma servidora civil da Marinha procura a assistente social da sua Organização militar buscando orientação para a seguinte situação: sua filha de 22 anos é pessoa com deficiência intelectual e vem se relacionando com um rapaz, também pessoa com deficiência intelectual, há quatro meses, está grávida e decidiu se casar com esse rapaz. Ocorre que a servidora não aceita essa decisão por entender que a filha é ainda muito dependente e por acreditar que seu futuro genro não poderá prestar a assistência necessária à criança. Nesse sentido, a servidora civil gostaria de saber se há alguma possibilidade de impedir o casamento, dada a deficiência de ambos os noivos e por acreditar que a filha e seu futuro neto estarão melhores sob seus cuidados. Com base na Lei n° 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), qual seria a informação correta a ser prestada para a servidora civil pela assistente social?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → De acordo com a Lei 13146/2015:

    → art. 1550: § 2º A pessoa com deficiência mental ou intelectual em idade núbia poderá contrair matrimônio, expressando sua vontade diretamente ou por meio de seu responsável ou curador.”

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻


ID
3008173
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A partir da Carta Constitucional, Título VIII - Da ordem Social, sobre a Seguridade Social, marque a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → de acordo com a CF: Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

    OBJETIVOS: III - seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! DESISTIR? NUNCA!

  • Da ordem social:

    Art. 193. A ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justiça sociais.

    alternativa B, ERRADA


ID
3008176
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Armani (2003), os projetos sociais são importantes instrumentos capazes de aumentar o êxito de uma intervenção social. Porém, denota-se como um limite dos projetos sociais, de acordo com o autor citado que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ?  Os projetos são as traduções de intenções, idéias e concepções em ações com consequências diretas sobre a realidade. Os projetos sociais são projetos coletivos; mas seu traço peculiar reside no fato de se constituírem como projetos macroscópicos, como propostas para o conjunto da sociedade, porém no atual contexto brasileiro, há risco de as organizações da sociedade civil caírem na armadilha de encarar projetos como substitutos à ação social do Estado.

    ? FONTE: http://www.eeffto.ufmg.br/biblioteca/1792.pdf

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! RUMO À APROVAÇÃO!

  • a) a intervenção via projetos não é vantajosa para gerenciar iniciativas de desenvolvimento de caráter mais técnico, como a construção de escolas ou estradas, por exemplo. (É mais vantajosa)

    b) no atual contexto brasileiro, há risco de as organizações da sociedade civil caírem na armadilha de encarar projetos como substitutos à ação social do Estado.

    c) a divisão em ciclos de vida interpõe linearidade ao projeto e favorece a autonomia das etapas, além da sua desintegração na fase de avaliação. (O ciclo de vida do projeto não é linear, porém as etapas são articuladas, logo não há desintegração na fase de Avaliação).

    d) a necessária formatação em sucessão de passos lógicos encadeados, favorece a estruturação em torno da relação de causa e efeito, não enfatizando o controle de resultados. (MARCO LÓGICO - enfatiza o controle dos resultados, efeitos e impactos do projeto, porém não explica o porquê das mudanças observadas.)

    e) a tendência mais favorável aos resultados mais duradouros, apesar do sutil equilíbrio com os resultados de curto prazo, esmorece os primeiros êxitos observados. (tendência mais favorável aos resultados de curto prazo, em função das expectativas dos financiadores)


ID
3008179
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Paiva e Sales (in Bonetti, 2016), ao refletirem sobre os princípios presentes no Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, instituído no ano 1993, falam sobre a Garantia do Pluralismo. De acordo com as idéias dos autores, pode-se afirmar que o pluralismo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    → Ainda com relação ao pluralismo, ressalta-se que este supõe uma convivência respeitosa e produtiva entre todas as correntes que circulam no Serviço Social. Mas, não se pode desejar, sob pena de frustração, que essa convivência seja isenta de tensões e conflitos; isto é, vão continuar a existir polêmicas e momentos de acirramento, entretanto o que não se pode perder de vista, dentro dessa atitude plural, é o respeito às várias orientações democráticas.

    ↔ Referência: IAMAMOTO, Marilda Villela. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social. Ensaios Críticos, SP, Cortez, 1992.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻


ID
3008182
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No texto, “Serviço Social e política social: 80 anos de uma relação visceral", Behring e Boschetti (in Silva 2016) descrevem o vínculo ontológico entre Política Social e Serviço Social, afirmando, sobretudo, que o Serviço Social no Brasil hoje tem uma grande responsabilidade pela política social. De acordo com os autores é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → a resultado do trabalho profissional dos assistentes sociais estará sempre determinado, por um lado, pelas políticas sociais, que estão longe de garantir a universalidade e a redução da desigualdade estrutural, e por outro lado, pela sua condição de trabalhador inserido na divisão sociotécnica do trabalho. → correto, são dois universos destintos que permeiam o nosso trabalho profissional (políticas sociais → condição de trabalhador inserido nesse contexto socieconômico atual, permeado pelo capitalismo).

    → letra "e": em contexto de crise, as políticas sociais são os principais alvos de investimento do Estado no combate à sua mercantilização, à sua focalização e à sua privatização. → não é investimento e sim CORTE, a era do capitalismo quer cortar os investimentos em políticas sociais.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
3008185
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Um sargento procura a assistente social da sua Organização Militar expondo o seguinte: encontra-se passando por uma grave situação financeira, advinda de dívidas que contraiu com o objetivo de comprar eletrodomésticos para sua casa visando a substituir aqueles perdidos numa enchente. A situação se agravou porque sua esposa perdeu o emprego. Relata ainda que não conseguiu fazer compras de alimento para casa, solicitando auxílio em cesta básica para aquele mês. Com base no estudo de Bovolenta (2017), caso o militar seja atendido no seu pleito, qual o papel que a cesta básica assumirá nessa situação?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra D

    No âmbito das políticas públicas, mais precisamente junto à política de assistência social, é possível identificar a presença da cesta básica, como forma de atenção à alimentação, compondo em geral o campo dos benefícios eventuais.

    Fonte: Cesta Básica e Assistência Social - notas de uma antiga relação

    Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/sssoc/n130/0101-6628-sssoc-130-0507.pdf


ID
3008188
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

[... ]

Estou, estou na moda.

É doce andar na moda, ainda que a moda

Seja negar minha identidade,

Trocá-la por mil, açambarcando

Todas as marcas registradas,

Todos os logotipos do mercado.

Com que inocência demito-me de ser

Eu que antes era e me sabia

Tão diverso de outros, tão mim mesmo,

Ser pensante sentinte e solidário

Com outros seres diversos e conscientes

De sua humana, invencível condição.

Agora sou anúncio

Ora vulgar ora bizarro.

Em língua nacional ou em qualquer língua

(Qualquer principalmente.)

[...]

ANDRADE, Carlos Drummond de. Eu, Etiqueta. In: Corpo. São Paulo: Record, 1984 (adaptado).


O fragmento do poema de Carlos Drummond de Andrade acima retrata um tema analisado na obra “Vida para Consumo: a transformação das pessoas em mercadoria”, de Zygmund Bauman, o qual é definido como:

Alternativas
Comentários
  • Letra B: Sociedade de consumidores, onde a reconstrução das relações humanas faz-se a partir do padrão e à semelhança das relações entre consumidores e objetos de consumo; cujo consumidor é engajado na incessante atividade de consumo.

  • Gabarito E:

    Florzinha ai se equivocou. Vida para o consumo é a relação humana baseada entre consumir e ser objeto de consumo, ou seja, não importa o que você é, mas o que você tem, com isso a sociedade é induzida culturalmente a viver para o consumo e ao mesmo tempo ser esse objeto do consumo. O filosofo Grego Sócrates já havia falado isso.


ID
3008191
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Behring (2008), utilizando-se das contribuições de François Chesnais (1996 e 1997, apud Behring, 2008) e de outros autores, retrata mudanças no capitalismo contemporâneo, afirmando que esse sistema passou a se constituir em um regime de acumulação mundial predominantemente financeiro. De acordo com a autora, é correto afirmar sobre esse assunto, que:

Alternativas
Comentários
  • A liberação no capitalismo das regras instituídas no intervalo entre a segunda guerra mundial.

  • Creio que esteja faltando um texto de referência aí, né?!

  • A crise do petróleo, datada da década de 1970, conduziu as mudanças no sistema capitalista de produção desde então, o qual passou a se configurar sob a base ouro-dólar. (ERRADO)

    ITEM C

    A liberação do capitalismo das regras instituídas no breve interregno entre a Segunda Guerra e o fim de Breton Woods: este é o significado da mundialização do capital para Chesnais.

  • A) a crise do petróleo, datada da década de 1970, conduziu as mudanças no sistema capitalista de produção desde então, o qual passou a se configurar sob a base ouro-dólar. (euro-dólar)

    B) a mundialização do capital, posto avançado da esfera financeira, caracteriza-se pelo esmorecimento (fortalecimento) dos oligopólios, em virtude das rápidas mudanças tecnológicas.

    C) tem-se como significado aceito da mundialização do capital, a liberação no capitalismo das regras instituídas no intervalo entre a Segunda Guerra Mundial e o fim de Breton Woods. (verdadeiro - o Acordo de Breton Woods estabeleceu o dólar como a moeda padrão para as operações financeiras mundialmente, em 1941, como estratégia para evitar as crises do capitalismo. O fim desse acordo, em 1971, configura o processo de mundialização do capital)

    D) efetua-se o fim do significado do Estado-nação, ao se sucumbir (acirrar) a hierarquia entre os países, devido á importância da regulação efetuada pelo mercado mundial financeiro.

    E) o fim do Acordo de Breton Woods pelos países membros, em 1971, estimulou a derrocada da mundialização financeira ao possibilitar o mercado de câmbio e de ativos financeiros. (estimulou a mundialização do capital)

  • B) a mundialização do capital, posto avançado da esfera financeira, caracteriza-se pelo esmorecimento (fortalecimento) dos oligopólios, em virtude das rápidas mudanças tecnológicas.

    Para Chesnais, é a esfera financeira que é posto avançado da mundialização do capital, e não o contrário.


ID
3008194
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Sistema de Saúde da Marinha conta com uma Unidade Integrada de Saúde Mental (UISM), voltada ao atendimento dos militares e seus dependentes. Baseado nos Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde, qual seriam as ações a serem desenvolvidas pelas assistentes sociais nesse espaço sociocupacional:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C

    As principais ações a serem desenvolvidas pelo assistente social são:

    [...]

    emitir manifestação técnica em matéria de serviço social, em pareceres individuais ou conjuntos, observando o disposto na Resolução CFESS nº 557/2009.

    Fonte: Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde

    Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/Parametros_para_a_Atuacao_de_Assistentes_Sociais_na_Saude.pdf

  • orientações (individuais e coletivas) e/ou encaminhamentos, assegurando o direito do usuário ao acesso aos serviços. INCORRETA

    Conforme o Documento Parâmetros para a atuação do A.S. na Saúde:


ID
3008197
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

lamamoto (in Bonetti, 2012), no esforço de apreender a profissão como um produto histórico, como uma especialização do trabalho coletivo, que adquire inteligibilidade na história social de que é parte e expressão, afirma que o Serviço Social:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → Em síntese, a questão social é expressão das contradições geradas no conflito entre capital e trabalho no interior do processo de industrialização, cujas manifestações e expressões históricas assumem perfis particulares de acordo com o estágio de desenvolvimento do sistema capitalista. A denominação questão social surge para dar conta do fenômeno do pauperismo, que emergia como resultado do processo de industrialização e da concentração de riquezas. Assim, essa expressão está relacionada à produção e à apropriação da riqueza. Em outras palavras, quanto maior for a concentração e a centralização do capital, portanto, quanto maior for o grau de exploração da força de trabalho, ampliam-se os níveis de pobreza. A acumulação do capital, portanto, a apropriação da riqueza é incorporada como uma necessidade social própria da sociedade capitalista. Essa é uma condição essencial para que o sistema do capital continue se reproduzindo.

    → FONTE: IAMAMOTO, M. V. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social: Ensaios críticos. 2. ed. São Paulo: Cortez editora, 1994.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • O Serviço Social "afirma-se como um tipo de especialização do trabalho coletivo, ao ser expressão de necessidades sociais derivadas da prática histórica das classes sociais no ato de produzir e reproduzir os meios de vida e de trabalho de forma socialmente determinada". (Iamamoto e Carvalho, p. 76, ed.23)

  • "Como partícipe do trabalho coletivo, inscrito na divisão sociotécnica do trabalho, o Serviço Social é expressão de necessidades sociais criadas no movimento das relações entre o Estado e sociedade civil, das relações entre as classes, suas frações e as instituições por ela criadas no enfrentamento da "questão social"."

    Serviço social e ética: convite a uma nova práxis/Dilsea A.Bonetti (org.)...[et.al.] - 13ª ed. (pág. 107)


ID
3008200
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma sargento da Marinha tem uma filha de três anos e não mantém contato com o pai dessa criança. Também não dispõe de suporte familiar para auxiliá-la nos cuidados da criança, haja vista ser natural de Manaus e residir no Rio de Janeiro por exigências do trabalho. A situação da militar expõe um fenômeno social de mães que trabalham e que educam os filhos sozinhas. À luz da obra de Maruani e Hirata (2003), é correto afirmar sobre essa questão que:

Alternativas
Comentários
  • A) problema da conciliação entre trabalho remunerado e não remunerado se apresenta com uma acuidade (agudização) muito particular no caso de mães sozinhas. (VERDADEIRO)

    B) A situação das mães sozinhas reflete a facilidade e a polivalência em que as mulheres lidam com a conciliação entre trabalho remunerado e não remunerado.

    C) As dificuldades por que passam as mães sozinhas estão relacionadas á falta de estrutura dessas famílias, haja vista ser a mulher a única pessoa a assumir o sustento e o cuidado.

    D) A natureza do sistema de proteção social pouco influencia a situação das mães sozinhas em relação ao trabalho remunerado e não remunerado.

    E) O crescimento das taxas de divórcio e o crescimento da maternidade fora do casamento, embora impactando nas situações das mulheres, não corroboraram para ampliação do fenômeno das mães sozinhas.


ID
3008203
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

“Para cada caso de assistência pedida foram prestados auxílios sob as formas mais diversas [...] em um só caso notamos as seguintes medidas aplicadas: 1. Encaminhado (o interessado) à Assistência Vicentina para obtenção de auxílios em ‘vales'. 2. Tendo 4 filhos menores, foram encaminhados ao Parque Infantil. [...] 8. orientação moral: família desorganizada” (IAMAMOTO e CARVALHO, 2013, p. 203 e 204, adaptado).


O trecho acima consiste na transcrição do relato de tarefas realizadas pelas primeiras assistentes sociais brasileiras. Com base na obra referenciada, é correto afirmar que tais tarefas:

Alternativas
Comentários
  • As primeiras tarefas desenvolvidas pelos assistentes sociais demonstraram uma atuação doutrinária e eminentemente assistencial. Tais atuações ocorrem nos Centros Familiares, organizados pelo CEAS a partir de convênio com o Departamento de Serviço Social do Estado, que funcionava em bairros operários. Sua finalidade seria de prevenir a desorganização e decadência das famílias, procurando elevar seu nível econômico e cultural por meio de serviços de assistência e educação. (IAMAMOTO e CARVALHO, 2011). 

    Fonte: O trabalho profissional do assistente social na área da assistência social no município de Santo Antônio de Jesus: Reflexões sobre os limites e possibilidades - EDINA MARIA DE SOUZA SANTOS 

  • " Os relatos existentes sobre as tarefas desenvolvidas pelos primeiros Assistentes Sociais demonstram uma atuação doutrinária e eminentemente assistencial". (Iamamoto e Carvalho, p.190. ed. 23)

  • No gabarito oficial a alternativa correta é a "C"...


ID
3008206
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

À luz da obra de Netto (2015), marque a opção correta acerca do processo de renovação do Serviço Social no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • ITEM B

    O processo de modernização conservadora tomado globalmente, engendrou um mercado nacional de trabalho, macroscópico e consolidado, para os assistentes sociais. O desenvolvimento das forças produtivas, na moldura sociopolítica peculiar da autocracia burguesa, saturou o espaço brasileiro com todas as refrações da "questão social".

  • "Uma primeira abordagem indica que o desenvolvimento do Serviço Social como instituição no Brasil mantém uma conexão clara com o desenvolvimento das relações capitalistas na nossa formação social. Se isso já se evidenciara com a análise da profissão no país agora novamente se patenteia: o processo de renovação que examinamos conecta-se ao processo de saturação do espaço nacional pelas relações capitalistas, no andamento posto pela "modernização conservadora" promovida pelo regime autocrático burguês."

    Fonte: Ditadura e Serviço Social - José Paulo Netto

  • qual o erro da c por favor?


ID
3008209
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Graeber (2016, p. 492), “estamos há muito tempo atrasados para um tipo de jubileu ao estilo bíblico: um jubileu que afetaria tanto a divida internacional quanto a dívida do consumidor". Qual o argumento que o autor utiliza para fazer tal afirmação?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

    A análise de Graeber, autor de outros seis livros ainda não traduzidos para o português, questiona alguns dos mitos dos estudos econômicos, como o de que o dinheiro teria sido inventado para substituir o escambo. O antropólogo demonstra que, antes mesmo da criação da moeda, existiram civilizações que lidaram com elaborados sistemas de endividamento e comércio. O aparecimento do dinheiro, defende o autor, trouxe graves consequências para as sociedades, e a dívida, antes ligada à reciprocidade e à troca de favores, tornou-se um instrumento de escravização, dominação e guerra.

    Graeber apresenta em mais de setecentas páginas uma fascinante história da civilização, com ênfase na dimensão social das relações econômicas e na crítica radical ao modo como o capitalismo, por meio do endividamento, é capaz de produzir controle e destruição.


ID
3008212
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Sistema de Assistência Social da Marinha (SIASM) é realizado por meio de um trabalho multidisciplinar, executado por equipes formadas com profissionais de serviço social, psicologia e direito. Com base nos Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social, como os/as assistentes sociais devem conduzir sua prática profissional no interior dessas equipes? 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra E

     É possível construir, a partir dessa ação interdisciplinar, um cenário de discussão sobre responsabilidades e possibilidades na construção de uma proposta ético-política e profissional que não fragmente o sujeito usuário da política de Assistência Social. O trabalho em equipe não pode negligenciar a definição de responsabilidades individuais e competências, e deve buscar identificar papéis, atribuições, de modo a estabelecer objetivamente quem, dentro da equipe multidisciplinar, encarrega-se de determinadas tarefas. 

    Livro: Parâmetros para atuação de assistentes sociais na Política de Assistência Social

    Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/Cartilha_CFESS_Final_Grafica.pdf

  • excelente comentário!


ID
3008218
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com base no Código de Ética Profissional do Assistente Social, em relação ao sigilo profissional, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ===> CÓDIGO DE ÉTICA/1993:

    Art. 18 A quebra do sigilo só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do/a usuário/a, de terceiros/as e da coletividade. 

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3008221
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Portes e Portes (in Lavoratti e Costa 2016) defendem a ideia de que apesar de não existir um receituário do fazer profissional, não se pode eximir de fazer a discussão sobre a concretude da ação profissional que se dá pelo uso e manejo de Instrumentos, técnicas e procedimentos interventivos. Tendo como base os apontamentos das autoras acerca da observação, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • INSTRUMENTAIS TÉCNICO-OPERATIVOS NO SERVIÇO SOCIAL: Um debate necessário

    Disponível em: https://www2.uepg.br//proex/wp-content/uploads/sites/8/2018/10/LIVRO-INSTRUMENTAIS-TECNICO-OPERATIVOS-NO-SERVICO-SOCIAL.pdf

    "Oportuno registrar que a observação pode se expressar em dois níveis: primeiro, enquanto instrumento de intervenção, no atendimento direto aos usuários através dos atendimentos sociais realizados; segundo, enquanto ferramenta para ação investigativa, que não se limita à pesquisa acadêmica. Diante disso, ressalta-se que a observação está presente nos demais instrumentos técnico-operativos, operacionalizando-se em conjunto" (p.70).


ID
3008224
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em sua contribuição para o debate sobre a atuação profissional dos assistentes sociais no campo da Saúde, Mioto e Nogueira in Mota (2009) afirmam que: "Viabilizando concretizar os princípios da universalidade de acesso e da equidade em relação aos direitos sociais, a ação cotidiana dos assistentes sociais tem papel fundamental na construção da integralidade em saúde”. Sendo assim, assinale a opção que apresenta os dois pilares básicos em que está calcada a integralidade.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    De acordo com Nogueira e Mioto, os pilares básicos, cuja integralidade está calcada, são a interdisciplinaridade e a intersetorialidade.

     A interdisciplinaridade é compreendida como um processo de desenvolvimento de uma postura profissional que viabilize um olhar ampliado das especificidades que se conjugam no âmbito das profissões, através de equipes multiprofissionais, visando integrar saberes e práticas voltados à construção de novas possibilidades de pensar e agir em saúde.

    A intersetorialidade, como uma nova forma de trabalhar, de governar e de construir políticas públicas visando à superação da fragmentação dos conhecimentos e das estruturas institucionais para produzir efeitos significativos na saúde da população, e exige a articulação entre sujeitos de diferentes setores sociais e, portanto, de saberes, poderes e vontades diversos, para enfrentar problemas complexos (REDE UNIDA, 2000; JUNQUEIRA, 2004).

     

    REFERÊNCIA: Sistematização, Planejamento e Avaliação das Ações dos Assistentes Sociais no Campo da Saúde.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3008227
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Suboficial Reformado M., 71 anos de idade, viúvo, sem filhos, reside sozinho no Rio de Janeiro. Por apresentar boa saúde, sempre compareceu desacompanhado nos atendimentos ambulatoriais de rotina, efetuados nas unidades de saúde da Marinha do Brasil. Porém, após se sentir mal, ele deu entrada no Hospital Naval Marcílio Dias com queixa de fortes dores de cabeça, sendo observado também pela equipe médica, sintomas claros de confusão mental. Após exames, ele foi diagnosticado com aneurisma cerebral, sendo que, em virtude da gravidade, houve prescrição de realização cirúrgica imediata, o que foi recusado pelo idoso. Nesse caso, pautando-se na Lei n° 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Estatuto do Idoso

    Art. 17. Ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável.

           Parágrafo único. Não estando o idoso em condições de proceder à opção, esta será feita:

           I – pelo curador, quando o idoso for interditado;

           II – pelos familiares, quando o idoso não tiver curador ou este não puder ser contactado em tempo hábil;

    III - pelo médico, quando ocorrer iminente risco de vida e não houver tempo hábil para consulta a curador ou familiar;

           IV – pelo próprio médico, quando não houver curador ou familiar conhecido, caso em que deverá comunicar o fato ao Ministério Público.


ID
3008230
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando a discussão traçada por Behring (2008), qual opção define corretamente a expressão contra-reforma, pautando-se na análise do cenário conjuntural brasileiro?

Alternativas
Comentários
  • Capítulo 5 – Política social no Brasil contemporâneo: entre a inovação e o conservadorismo

    Os anos 1990 até os dias de hoje têm sido de contra-reforma do Estado e de obstaculização e/ou redirecionamento das conquistas de 1988, num contexto em que foram derruídas até mesmo aquelas condições políticas por meio da expansão do desemprego e da violência.

    1.     A contra-reforma neoliberal e a política social

    As reformas estavam orientadas para o mercado, com ênfase especial nas privatizações e na previdência social, e, acima de tudo, desprezando as conquistas de 1988. O principal documento orientador dessa projeção foi o Plano Diretor da Reforma do Estado, amplamente afinado com as reformulações de Bresser Pereira.

    Nos anos 1990 houve o desmonte e a destruição numa espécie de reformatação do Estado brasileiro para a adaptação passiva à lógica do capital. Revelou-se a natureza pragmática, imediatista, submissa e antipopular das classes dominantes brasileiras. Procuravam justificar a direção da “reforma” como necessária e irreversível.

    Quanto à privatização brasileira, houve a entrega de parcela significativa do patrimônio público ao capital estrangeiro, bem como a não obrigatoriedade das empresas privatizadas de comprarem insumos no Brasil, o que levou ao desmonte de parcela do parque industrial nacional e uma enorme remessa de dinheiro para o exterior, ao desemprego e ao desequilíbrio da balança comercial.

    Outro aspecto foi o Programa de Publicização, que se expressou na criação das agências executivas e das organizações sociais, bem como da regulamentação do terceiro setor para a execução de políticas públicas. Essa ação se combinou ao serviço voluntário, o qual desprofissionalizava a intervenção nessas áreas, remetendo-as ao mundo da solidariedade, da realização do bem comum pelos indivíduos, através de um trabalho voluntário não-remunerado.

    Outro elemento foi a separação entre formulação e execução das políticas, de modo que o núcleo duro do Estado as reformularia, a partir da sua capacidade técnica, e as agências autônomas as implementariam. As formulações de política social foram capturadas por uma lógica de adaptação ao novo contexto. Daí decorre o trinômio do neoliberalismo para as políticas sociais – privatização, focalização/seletividade e descentralização –, o qual tendeu a se expandir através do “Programa de Publicização”.


ID
3008233
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo CFESS (2014), “Atuação de Assistentes Sociais no Sociojurídico: subsídios para reflexão”, o estudo social no campo/área do sociojurídico representa:

Alternativas
Comentários
  • Atuação de Assistentes Sociais no Sociojurídico: subsídios para reflexão

    Fonte disponível em:

    http://www.cfess.org.br/arquivos/CFESSsubsidios_sociojuridico2014.pdf

    O estudo social é, historicamente, a maior demanda de atribuição ao/à assistente social no sociojurídico. Diversas são as concepções sobre o tema ‘estudo social’ encontradas na literatura, desde o entendimento do que é o documento em si, no qual o/a assistente social apresenta uma determinada situação social, em vista da garantia de direitos dos sujeitos envolvidos, até o entendimento mais abrangente proposto por Mioto (2001):

    O estudo social é o instrumento utilizado para conhecer e analisar a situação, vivida por determinados sujeitos ou grupo de sujeitos sociais, sobre a qual fomos chamados a opinar. Na verdade, ele consiste numa utilização articulada de vários outros instrumentos que nos permitem a abordagem dos sujeitos envolvidos na situação. (MIOTO, 2001, p. 153)


ID
3008236
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com base nos Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde, qual seria a ação a ser executada pelos (as) profissionais de serviço social nas unidades de saúde da Marinha do Brasil?

Alternativas
Comentários
  • No desenvolvimento de ações socioeducativas pelos assistentes sociais, destacam-se as seguintes atividades: 

    [...]

    "realizar atividades socioeducativas nas campanhas preventivas;" (p.56)

    Parâmetros para a Atuação do Assistente Social na Saúde

    Fonte disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/Parametros_para_a_Atuacao_de_Assistentes_Sociais_na_Saude.pdf


ID
3008239
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação às proteções sociais, previstas na Lei Orgânica da Assistência social, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    C) as proteções sociais básica e especial têm na vigilância socioassistencial um dos seus instrumentos. ===> Parágrafo único. A vigilância socioassistencial é um dos instrumentos das proteções da assistência social que identifica e previne as situações de risco e vulnerabilidade social e seus agravos no território

    E) as proteções sociais básica e especial serão ofertadas exclusivamente pela rede pública socioassistencial. ===> Art. 6-B.   As proteções sociais básica e especial serão ofertadas pela rede socioassistencial, de forma integrada, diretamente pelos entes públicos e/ou pelas entidades e organizações de assistência social vinculadas ao Suas, respeitadas as especificidades de cada ação.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Conforme a Lei Orgânica da Assistência social (LOAS):

    A) a proteção social especial visa a prevenir situações de vulnerabilidade e risco social. (Incorreta, pois trata-se da proteção social BÁSICA, conforme o disposto no art. 6º -A).

    B) a proteção social básica será ofertada precipuamente no Centro de Referência Especializado de assistência Social (Creas). (Incorreta, visto que o art. 6-C diz que "as proteções sociais, BÁSICA E ESPECIAL, serão ofertadas precipuamente no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas),respectivamente, e pelas entidades sem fins lucrativos de assistência social, ou seja, a proteção social básica é ofertada pelo CRAS).

    C) as proteções sociais básica e especial têm na vigilância socioassistencial um dos seus instrumentos. (CORRETA - art. 6º-A)

    D) a proteção social básica tem como objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários. (Incorreta, uma vez que é proteção social ESPECIAL - Art. 6º- A)

    E) as proteções sociais básica e especial serão ofertadas exclusivamente pela rede pública socioassistencial. (Incorreta, dado que as proteções sociais básica e especial serão ofertadas pela rede socioassistencial, de forma integrada, diretamente pelos entes públicos e/ou pelas entidades e organizações de assistência social vinculadas ao Suas, respeitadas as especificidades de cada ação - Art. 6º-B).


ID
3008242
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

À luz da obra de Netto (2015), marque a opção correta sobre as direções da renovação do Serviço Social no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    Tendo recebido ponderável influência do pensamento latino-americano reconceitualizado no final dos anos setenta e o início da presente década (1980), esta vertente tem muito da sua audiência contabilizada ao descrédito político da perspectiva modernizadora e à generalizada crítica às ciências sociais acadêmicas; no entanto, parecem-nos fundamentais, para explicar a sua repercussão, as condições de trabalho da massa da categoria profissional – com sua aproximação geral às camadas trabalhadoras -, o novo público em que se recrutam os quadros técnicos [...] o clima efervescente do circuito universitário quando da crise da ditadura (envolvendo todos os intervenientes da arena acadêmica) e, principalmente, o quadro sociopolítico e ideológico dos primeiros anos da década, que conduziu à participação cívica amplos contingentes das novas camadas médias urbanas, com destaque para seus setores técnicos. (NETTO, 2011, p. 160).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Designa-se como perspectiva modernizadora a direção que condensou a renovação compatível com o segmento do Serviço Social mais impermeável às mudanças. (reatualização do conservadorismo)

    A perspectiva de reatualização do conservadorismo empreendeu um esforço para adequar o Serviço Social às exigências postas pelos processos sociopolíticos emergentes pós-64. ( modernização conservadora).

    A perspectiva de intenção de ruptura se beneficiou do acúmulo teórico, historicamente respaldado no exercício profissional fundado na ajuda psicossocial. (reatualização do conservadorismo)

    A perspectiva de reatualização do conservadorismo foi a expressão da renovação profissional mais próxima e adequada à autocracia burguesa.(modernização conservadora)

    A perspectiva de intenção de ruptura tem muito da sua audiência contabilizada ao descrédito político da perspectiva modernizadora. (VERDADEIRA


ID
3008245
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Encarregada da Seção de Atendimento ao Público do Serviço de Veteranos e Pensionistas da Marinha solicitou ao sargento do setor que adequasse a placa indicativa de atendimento prioritário, de acordo com as modificações recentes, datadas de 2017, efetuadas na Lei n° 10.741 (Estatuto do Idoso). Desse modo, a placa de atendimento prioritário passou a ser registrada da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ===> prioridade aos idosos (de acordo com o Estatuto do Idoso (pessoas com idade igual ou superior a 60 anos).

    ===> LEI 13466/17: Art. 1 Esta Lei altera os arts. 3º, 15 e 71 da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências, a fim de estabelecer a prioridade especial das pessoas maiores de oitenta anos.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3008248
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

TEXTO 1

Em 2060, o percentual da população com 65 anos ou mais de idade chegará a 25,5% (58,2 milhões de idosos). enquanto em 2018 essa proporção era de 9,2% (19,2 milhões). Já os jovens (0 a 14 anos) deverão representar 14,7% da população (33,6 milhões) em 2060, frente a 21,9% (44,5 milhões) em 2018.

Disponível em:<<https://agenciadenoticias.ibae.qov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/21837-projecao-da-populacao-2018-numero-de-habitantes-do-pais-deve-parar-decrescer-em-2047» (adaptado).


TEXTO 2

Cuidado com os idosos

      De acordo com Ana Amélia Camarano, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a população que mais cresce no pais hoje é a de pessoas com 80 anos ou mais.
      E as pessoas que devem chegar a essa idade são as nascidas durante o chamado baby boom, ocorrido no país entre 1950 e 1960, quando as taxas de fecundidade foram mais altas, estimou a pesquisadora.
      "Esses idosos se beneficiaram da redução das mortalidades infantil, jovem e adulta nas últimas décadas no país e, agora, da diminuição da mortalidade nas idades mais avançadas em razão dos avanços na Medicina”, avaliou.
      Essa guinada no número de “idosos muito idosos" no país, contudo, demandará não só mais cuidados, mas também mais tempo para cuidar deles, indicou.
      O número de idosos que deverão receber mais cuidados no Brasil poderá aumentar entre 30% e 50% até 2020, estimou Camarano.

Disponível em:<http://agencia.fapesp.br/brasil-tera-sexta-maior-populacao-de-idosos-no-mundo-ate-2025/23513/>  (adaptado)

Referenciando-se nos textos acima e nas Leis n° 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), Lei n° 8.842/1994 (Política Nacional do Idoso) e no Decreto n° 1.948/1996 (Regulamenta a Política Nacional do Idoso), avalie as assertivas a seguir:

I- No texto 2 afirma-se que a faixa etária que mais cresce no Brasil é a de pessoas com 80 anos de idade ou mais. Tal fenômeno de crescimento tem sido considerado no Estatuto do idoso nos aspectos relativos à prioridade especial, bem como no atendimento judiciário e em saúde.

II- O Decreto n° 1.948/1996 regulamenta as competências dos órgãos e entidades na implantação da Política Nacional do Idoso, a qual objetiva assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

III- Com o expressivo crescimento da expectativa de vida no Brasil nos últimos anos, providência dos órgãos públicos foi tomada a partir do Decreto n° 1.948/1996, regulamentando a modalidade asilar para atendimento ao público idoso, em regime prioritário, estendendo-a a toda a população acima de 60 anos de idade.

IV- As Leis e Decreto citados preparam os órgãos públicos para o advento do envelhecimento populacional da população brasileira, a qual vem ocorrendo gradativamente e completa o seu ciclo em 2020. Tais medidas visam, particularmente, à adequação do sistema de saúde diante do amplo crescimento do atendimento ás pessoas com idade acima de 80 anos.

V- O processo de envelhecimento e longevidade alcançará cada vez mais os brasileiros, segundo os textos 1 e 2. Desse modo, tal assunto diz respeito à sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informação para todos, conforme preconiza a Política Nacional do idoso.

São verdadeiras as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra D

    Para responder essa questão, serve-nos como orientação os artigos mencionados abaixo referente à legislação exibida na questão.

    Decreto nº 1.948/1996

    Art. 3º As competências dos órgãos e das entidades da administração pública federal, na implementação da Política Nacional da Pessoa Idosa, são as estabelecidas neste Capítulo.

    Lei nº 8.842/1994 - Política Nacional do Idoso

    CAPÍTULO I

    Da Finalidade

    Art. 1º A política nacional do idoso tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.


ID
3008251
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em seu texto “Questão Social” e Serviço Social no Brasil, Almeida (in Silva 2016) propõe uma compreensão da questão social do ponto de vista histórico. De acordo com essa compreensão, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra E

    Livro: Serviço Social no Brasil: história de resistências e de ruptura com o conservadorismo

    (Maria Liduína de Oliveira e Silva – Org.)


ID
3008254
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

“Tenho 37 anos. Pareço ter 52. Algumas pessoas dizem que a vida nas ruas é livre e fácil...Ela não é livre nem fácil (...). O pagamento é a sua saúde e a sua estabilidade mental" (HARVEY, 1993, p. 300, adaptado).


O trecho acima aponta um dos efeitos da política neoliberal executada pelo governo do presidente Ronald Regan nos Estados Unidos, a partir dos anos de 1980. Tomando como parâmetro a obra referenciada, pode-se afirmar que foram consequências dessa política:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    → a política neoliberal trouxe diversas consequências dentre elas: o aumento do número de pessoas sem moradia, marcando um estado geral de deslocamento social, caracterizado por confrontos, muitos deles com matizes racistas e étnicas.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
3008257
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

“O debate contemporâneo em torno da matricialidade sociofamiliar na política social reaviva a discussão sobre a família, que por muito tempo ficou relegado a segundo plano no campo do Serviço Social brasileiro” (MIOTO, R. apud DUARTE e ALENCAR, 2011, p. 3, adaptado). Desse modo, conforme a autora citada, no âmbito do Serviço Social demanda-se avançar na discussão sobre família, sobretudo, por sua importância especial no campo da política de assistência social porque:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra D

    Trabalhar com famílias significa recorrer à categoria da totalidade e de integralidade como possibilidade de compreensão do objeto de trabalho. Para o desenvolvimento do trabalho com famílias é necessário conhecimento sobre os sujeitos das ações profissionais que seriam: as famílias, as instituições e os sujeitos organizados ou sociedade civil (conselhos de direitos, movimentos sociais, etc.).

    Livro: Famílias e Famílias - práticas sociais e conversações contemporâneas


ID
3008260
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os/As assistentes sociais na Marinha planejam, gerenciam e executam programas, projetos, benefícios, serviços e ações socioassistenciais oferecidos pela instituição ao seu pessoal. Com base nos Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social, qual competência geral é requisitada dos/das profissionais, a fim de que compreendam o contexto sócio-histórico em que se situa sua intervenção?

Alternativas
Comentários
  • Letra E. Consta na página 18 dos Parâmetros.

  • Com base nos Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social são quatro, sendo elas:

    1. Apreensão crítica dos processos sociais de produção e reprodução das relações sociais numa perspectiva de totalidade; (LETRA E)

    2. Análise do movimento histórico da sociedade brasileira, apreendendo as particularidades do desenvolvimento do Capitalismo no país e as particularidades regionais;

    3. Compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade;

    4. Identificação das demandas presentes na sociedade, visando a formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social, considerando as novas articulações entre o público e o privado.


ID
3008263
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na atualidade, o Brasil acompanha a ampliação do acesso à educação escolarizada. Nesse contexto, de acordo com CFESS (2014), também ganha visibilidade a requisição de assistentes sociais para atuação na Política Educacional, o que implica a esses/essas profissionais:

Alternativas
Comentários
  • Resposta B

    As preocupações sociais e institucionais com a garantia do acesso à educação escolarizada, destarte, encontra-se longe de ser um consenso, do ponto de vista de seu significado político, de sua dimensão ideológica, das estratégias de enfrentamento e das bases conceituais de sua compreensão. Isto impõe aos/às assistentes sociais o desafio de sua elucidação numa perspectiva de totalidade, apreendendo na dinâmica contraditória dos processos societários de luta as particularidades da Política de Educação, não reduzindo aquela dimensão de sua inserção e atuação profissional aos procedimentos técnicos e operacionais que manuseia no cotidiano institucional. (p.40)

    FONTE: SUBSÍDIOS PARA A ATUAÇÃO DE ASSISTENTES SOCIAIS NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO


ID
3008266
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) encontra-se presente nos debates ocorridos nos últimos tempos em torno das propostas de reforma da previdência. Acerca do BPC, marque a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A) é um direito previdenciário, destinado ao idoso com mais de 65 anos e à pessoa com deficiência que comprovem não possuir meios de prover sua própria manutenção. ===> INCORRETA, não é um direito previdenciário e sim um direito ASSISTENCIAL.

    B) Cessa quando o idoso e/ou a pessoa com deficiência forem acolhidos em instituições de longa permanência. ===> INCORRETO: § 5  A condição de acolhimento em instituições de longa permanência não prejudica o direito do idoso ou da pessoa com deficiência ao benefício de prestação continuada.

    C) Será suspenso na medida em que a pessoa com deficiência tiver suas capacidades cognitivas, motoras ou educacionais desenvolvidas. ===> INCORRETA: ARTº 21 § 3  O desenvolvimento das capacidades cognitivas, motoras ou educacionais e a realização de atividades não remuneradas de habilitação e reabilitação, entre outras, não constituem motivo de suspensão ou cessação do benefício da pessoa com deficiência.     

    D) Será suspenso quando a pessoa com deficiência exercer atividade remunerada, exceto na condição de aprendiz por um período de 2 (dois) anos. ===> CORRETA: ARTº 21-A § 2  A contratação de pessoa com deficiência como aprendiz não acarreta a suspensão do benefício de prestação continuada, limitado a 2 (dois) anos o recebimento concomitante da remuneração e do benefício.  

    E) Será revisto a cada ano e, constatadas irregularidades na sua concessão, será cancelado ===> INCORRETO:  Art. 21. O benefício de prestação continuada deve ser revisto a cada 2 (dois) anos para avaliação da continuidade das condições que lhe deram origem.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Lei 8742

    Art. 21-A. O benefício de prestação continuada será suspenso pelo órgão concedente quando a pessoa com deficiência exercer atividade remunerada, inclusive na condição de microempreendedor individual. 

    § 2  A contratação de pessoa com deficiência como aprendiz não acarreta a suspensão do benefício de prestação continuada, limitado a 2 (dois) anos o recebimento concomitante da remuneração e do benefício.  


ID
3008269
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Guerra (in Mota e Amaral 2016), ao discutir as mudanças no mundo do trabalho resultantes da atual crise do capitalismo, que se aprofundou em 2008 e se manifesta nas diversas áreas da vida social, aponta algumas determinações históricas que compõem a cultura profissional do assistente social. Com base na obra da autora, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Ao responder a questão, atentem-se para o enunciado, onde vai cobrar uma afirmativa incorreta em relação as determinações históricas que compõem a cultura profissional do assistente social.

    Observem que a profissão vai ter um apreço pela formação teórico metodológica rigorosa a partir da perspectiva de intenção de ruptura década de 1970, e o amadurecimento teórico na década de 1980.

    Portanto essa afirmativa não é considerada como cultura profissional do assistente social.

  • Certeza que esse gabarito está certo ??

  • Guerra (2016) cita algumas determinações históricas que compõem a cultura profissional, em razão de um padrão prático-operativo que marca a constituição da profissão (pág. 90):

    A) o assistente social é visto na divisão do trabalho como profissional que “faz” e esse fazer deve portar uma resolutividade que permita a manutenção da ordem social, da reprodução do status quo. (Correta - pág. 91).

    B) no contexto de responder à funcionalidade posta pela ordem burguesa, que institui um espaço na divisão sociotécnica a ser ocupado por um peculiar trabalhador assalariado, a profissão desenvolve um conjunto de ações direcionadas á administração dos conflitos sociais.(Correta - pág. 91).

    C) trata-se de uma profissão que nutre um profundo intelectualismo: apreço pela formação teórico-metodológica rigorosa, como resultado da sua aproximação com a teoria marxista, em contraposição à ruptura com a formação doutrinária de influência católica que marca a gênese da profissão. (Incorreta, pois "trata-se de uma profissão que nutre um profundo anti-intelectualismo: descaso pela formação teórico-metodológica rigorosa, como resultado da formação doutrinária de influência católica que marca a gênese da profissão. pág. 92).

    D) a profissão se nutre de valores mais conservadores emanados da doutrina social da Igreja Católica, na sua vertente Tradição, Família e Propriedade, com grande simpatia da profissão pelos valores do neotomismo e incorporação do positivismo como modo de pensar e justificar o capitalismo. (Correta - pág. 91).

    E) a profissão, por vezes, é identificada com vocação, prática de ajuda e/ou militância, pautadas em valores anticapitalistas românticos e humanistas-cristãos, apoiados no eticismo, no “compromisso” e na boa vontade do profissional. (Correta - pág. 91).

    Fonte: Transformações societárias, serviços social e cultura profissional (GUERRA, 2016) - Texto localizado na obra de => MOTA, Ana Elizabete; AMARAL, Ângela (org). Cenários, contradições e pelejas do Serviço Social brasileiro. São Paulo: Cortez, 2016.