SóProvas



Prova NC-UFPR - 2019 - ITAIPU BINACIONAL - Profissional de Nível Universitário Jr - Ciências Biológicas


ID
2908405
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Assinale a alternativa que identifica a intenção geral do texto.

Alternativas
Comentários
  • gab e ..errei essa...a resposta está nas 3 ultimas linhas

  • Qual o potencial não explorado de que a alternativa está se referindo?

  • Alguns programadores têm se esforçado para projetar, intencionalmente, jogos com o fim de apoio psicológico

  • Todas as vezes corto as letras B, C e D, ficando apenas A e E, terceira vez que respondo A e erro.

  • Complicada essa resposta...

    Pois primeiramente pensei que o "potencial" do texto se referia aos jogos com fins terapêuticos, nesse caso a alternativa E estaria errada pois esse potencial já está sendo explorado.

    Contudo, após reler o texto eu acredito que o potencial ao qual a alternativa E se refere é a combinação do efeito Proteus com o avatar do jogador...

    Acredito que por isso a alternativa E esteja correta.

  • ufpr e suas perguntas furadas de português ...como que não está sendo explorado se já tem jogos produzidos com esse objetivo:Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

  • Como o potencial não é explorado?

    Exemplo 01: Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas.......

    Exemplo 02: Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos....

    **Questão sem resposta correta, pois assumir a letra E) como correta é extrapolar o texto, e se interpretar assim, a letra A) se torna correta também, pois também extrapola o texto.

  • A alternativa A está errada porque o texto reconhece que, em alguns casos, os jogos digitais podem sim ser nocivos à saúde humana. O texto não está negando esse fato, mas apresentando uma tendência de "evolução" desses jogos para que possuam função de amenizar ou até ajudar jovens na vida real em vários problemas, fazendo com que a alternativa E seja a correta.

  • Questão exagerada.

  • AQUI É TENTAR ESCOLHER A MENOS ERRADA QUE O EXAMINADOR "ACHOU" E EU PENSANDO QUE TINHA QUE VIAJAR SÓ NAS QUESTÕES DA CESPE!KKKK

  • Li praticamente um livro pra ter uma pergunta mal elaborada dessas

  • Ao meu entendimento, a banca buscou mostrar , com a alternativa(e), que alguns jogos possuem uma relevância e são considerados sérios, justamente por apontar para um potencial não explorado dos jogos digitais, no qual traz benefícios ao jogador extra-game.

  • Mano, resposta letra A tá deixando Loko essas questões

  • CUIDADO! O examinador está pedindo para analisarmos qual é a intenção do texto (sentido/objetivo geral) e não apenas um dos seus objetivos específicos.

    Bons estudos!

  • Alternativa E

    Analisando a última frase do 1º texto que é uma pergunta :

     "se os jogos podem ... , o que mais podem fazer para nos beneficiar?"

    Lendo os textos vemos que os jogos são basicamente usados para entretenimento e distração ( muitas vezes de problemas) , agora sendo usados como parte de um tratamento.

  • alem dos jogos trazerem algo que não seja bom, nos últimos anos ultilizar jogos como solução para outros problemas psicológicos dentre outros.

  • Alternativa E

    p-2, l- 6.

    Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?

  • "Apontar para um potencial não explorado dos jogos digitais."

    Não explorado quer dizer sem exploração alguma..

    O texto cita 3 jogos que exploram exatamente esse campo.

    Questão ruim.

  • Gabarito letra "E"

    Analisando o seguinte trecho pode-se chegar nessa conclusão:

    Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?

    #PCPR

  • Partiu jogar um pouco de COD Warzone....

  • Partiu jogar um pouco de COD Warzone....

  • tem que conhecer a personalidade do examinador para acerta

  • Essa é aquela questão que tem 2 alternativas quase certas, na hora de liberar o gabarito o examinador escolhe a que ele quer.

  • sinceramente a banca escolhe a resposta que ela quer e geralmente não tem nada a ver com o enunciado.
  • Como é "um potencial não explorado" se o texto cita uns 5 exemplos de jogos???????

  • Assertiva E.

    Justifico a resposta através do seguinte trecho: "Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [..."

  • Se a questão trouxesse POUCO explorado, nem questionaria. Agora, considerar certo uma resposta que diz "não explorado" quando o texto traz vários exemplos de jogos que, justamente, explorarm essa área é forçar demais a amizade.

  • Responder às questões de interpretação desta banca está mais complicado que jogar ao lado de Sergi Roberto.

  • Quem sou eu para discordar do gabarito, mas seguem minhas considerações...

    Gabarito: E) Apontar para um potencial não explorado dos jogos digitais. (Na verdade poderiam colocar em vez de não explorado, pouco explorado. Creio que a ficaria mais correto, uma vez que o texto traz a informação de que: Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico.)

    Acabei marcando a letra A, pois na introdução o autor diz: Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. 

    Portanto, ficaria correta a letra A) Desfazer a ideia de que os jogos digitais trazem problemas aos jovens.

    Enfim... =/

  • Percebam que a enunciado quer saber a ideia geral do texto, ou seja, não podemos levar em consideração o conteúdo de apenas um parágrafo.

    Concordo plenamente que a letra E poderia ser melhor redigida, mas não há dúvidas de que ela é a mais correta, pois o texto traz, na maioria dos seus parágrafos, o potencial dos jogos sérios, que é uma área pouco explorada dos jogos digitais.

    #PERTENCEREMOS

  • se já possui jogos, então está sendo explorado.

  • O texto é basicamente um elenco de exemplos nos quais o potencial positivo dos jogos é explorado. Todos utilizados para fazer oposição ao primeiro parágrafo.

    GABARITO: E

    Comentário tão estranho quanto a questão.

  • Gabarito E só por que o examinador quis..

  • Não sou autoridade nenhuma no assunto, mas acho que a alternativa A está correta também, de acordo com esse trecho que destaquei do próprio texto da questão:

     Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] 

    A -Desfazer a ideia de que os jogos digitais trazem problemas aos jovens.

  • Impressão que tenho que a UFPR adota uma postura especial quando são provas de nível superior:

    • Textos de Revistas "Comuns" ou da Internet (em contrapartida de literatura / técnicos)
    • Questões de Interpretação → pelo menos 1-2 com alternativas dúbias para "dificultar"
    • Questões de Gramática → Ortografia de palavras/verbos menos comuns.

    Isso é postura de examinador preguiçoso.

  • Para resolver as questões da UFPR: seguraaaaa na mão de Deeeeeuusss e vaaaaai

  • "Apontar para um potencial não explorado dos jogos digitais."

     Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

       Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

    Se isso não é exploração eu não sei o que é!!!!

  • Na minha opinião, a letra A também seria correta.

  • TEM QUE QUERER!

    AVANTE PM-PR!!!

  • Fiquei entre a D e E, e assinalei a D, pois o texto citou até jogos na categoria de sérios, então, como não está sendo explorado? :(

  • Acredito que o texto quis mostrar um lado dos jogos eletrônicos que não é compartilhado, no caso, os pontos positivos dos jogos sérios, pois a visão geral e comum é que jogos são apenas maléficos. Essa é a intenção, mostrar algo que não é explorado e que existe.

  • Acredito que o texto quis mostrar um lado dos jogos eletrônicos que não é compartilhado, no caso, os pontos positivos dos jogos sérios, pois a visão geral e comum é que jogos são apenas maléficos. Essa é a intenção, mostrar algo que não é explorado e que existe.

  • A letra A não está errada, pelo menos não no meu ponto de vista.
  • Na minha opinião tem duas respostas a letra A e E sendo que as duas faz jus ao que o texto pede posso estar errado mais aí fica difícil por mais que eu escolhi a letra E fiquei uns 3 a 5 min tentando entender e isso tempo demais para somente uma pergunta.


ID
2908408
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Conforme o texto, o principal diferencial dos jogos apresentados como “sérios” é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade...

  • "Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo."

  • Gabarito: C.

    Final do texto diz: " (...) esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo."

    Bons estudos.

  • "foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]"linha 3 1 paragrafo -- caberia fácil fácil a D

  • Algumas questões dessa banca vem "facil" outras só DEUS para ajudar

  • "Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]"

  • AVANTE PM-PR!!!

  • Essa questão, sim, foi objetiva, a 1° extramamente tênue a interpretação entre a "d" e "e".


ID
2908411
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Sobre a construção argumentativa do texto acima, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) No segundo parágrafo, a menção aos 15 anos de pesquisa sobre jogos digitais de Chris Ferguson tem a função de enfatizar sua competência como autoridade no assunto.

( ) Em “jogar seria uma forma de escape [...], e privar alguém dessa atividade não promove a cura”, a primeira parte é uma hipótese, a segunda uma afirmação.

( ) O autor evita chamar os jogos “sérios” de educativos, mas se trata apenas de nova denominação para algo já existente.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (V) No segundo parágrafo, a menção aos 15 anos de pesquisa sobre jogos digitais de Chris Ferguson tem a função de enfatizar sua competência como autoridade no assunto.

    "Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos,..." O autor usou o verbo haver com sentido de tempo decorrido a fim de enfatizar os 15 anos de pesquisa que o psicólogo Chris Ferguson possui em seu currículo.

    (V) Em “jogar seria uma forma de escape [...], e privar alguém dessa atividade não promove a cura”, a primeira parte é uma hipótese, a segunda uma afirmação.

    O autor na primeira parte usa o verbo SER no modo subjetivo justamente para demonstrar que é uma hipótese, uma possibilidade. Na segunda parte usa o modo indicativo para afirmar.

    (F) O autor evita chamar os jogos “sérios” de educativos, mas se trata apenas de nova denominação para algo já existente.

    "Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos."

  • Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos.

    Oração subordinada adjetiva restritiva (sem vírgulas). E o pronome relativo (que) está exercendo a função de sujeito, salvo engano.

  • Força guerreiro, não desista do seu sonho!

  • AVANTE PM-PR!!!


ID
2908414
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Do trecho “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”, infere-se corretamente que:

Alternativas
Comentários
  • Entendi o porquê da letra B estar certa... Mas não o porquê da A estar errada... Alguém?

  •  Gabarito: B

    Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real.

    Joana a "A" está errada, pois no texto não fala que projetar jogos sérios com o fim de apoio psicológico é mais trabalhoso que projetar jogos comuns.

  • Joana, acredito que a A é o típico caso de extrapolação, pois, por mais que possa ser mais difícil projetar jogos sérios a jogos comuns, no texto não fala nada sobre isso.

  • GABARITO B

    Porém, o comando da questão é em relação ao trecho.

    Do trecho “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”, infere-se corretamente que:

    O que é possível inferir desse trecho?

    Que está sendo feito esforços pelos programadores para se projetar tal coisa...

    Alternativa A: jogos sérios com o fim de apoio psicológico é mais trabalhoso que projetar jogos comuns.

    Definição do adjetivo (trabalhoso): que é difícil, custoso

    Assim sendo, tudo que é custoso, necessita-se de esforço.

    E é essa relação de interpretação que leva ao erro da alternativa A, pois mesmo que analisado separadamente o trecho, é necessário um entendimento sobre "jogos digitais" que refere-se ao jogos sérios. Restaria então, analisarmos somente a alternativa B e como na alternativa o verbo usado foi -podem- é a alternativa a ser marcada.

    B) os jogos digitais comuns também podem propiciar apoio psicológico, mas não é seu objetivo.

    :/

  • o erro da letra A é algo comum na interpretação de texto, pois as bancas adoram EXTRAPOLAR, ou seja, colocar uma afirmativa verdadeira, porém não consta em nenhum parágrafo do texto esta afirmativa, tornando assim a questão incorreta...

    Espero ter ajudado.

    FORÇA E FÉ!

  • Letra B - "jogos digitais comuns (ou seja, não são os jogos sérios) podem propiciar apoio psicológico", como podemos evidenciar no segundo parágrafo "Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas".

    Porém, ao meu ver, essa interpretação é sobre o texto em geral e não sobre o trecho da questão

    QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA

  • O verbo inferir no enunciado, da sentido de conclusão, dedução. sendo assim, ao meu entender, busca-se uma interpretação do texto nas alternativas, algo q vá ALÉM do texto. A alternativa B mostra uma idéia de compreensão do texto. por que seria compreensção e não interpretação ?

  • Letra A errada, pois a alternativa compara: que fazer jogos sérios é mais complicado que fazer jogos comuns, entretanto, em nenhum momento no texto ele compara isso, ele apenas diz: "Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico.". Logo, é difícil fazer jogos sérios, mas não significa que seja mais difícil do que fazer jogos comuns.

    Essa banca cobra questões de lógica gramatical, talvez essa questão tenha que ser interpretada dessa maneira. E nesse caso, não caberia nem recurso :/

  • Tem que ler o texto todo para responder. Equanto isso, os elaboradores de questoes fazem o que querem. Gab B

  • Alternativa correta é letra B. Porém não se pode chegar até ela com base no trecho que foi pedido no comando da questão.

    Não precisa fazer malabarismo pra justificar a alternativa correta.

  • Discordo das justificativas dos caros colegas.

    É possível sim responder apenas a partir do trecho, vejamos:

    Trecho do enunciado - Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. 

    --> Ou seja, podemos inferir que podem existir outros jogos digitais que propiciam apoio psicológico, porém sem intenção. (caso contrário não haveria razão para colocar a palavra "intencionalmente" na frase!)

    Logo, a resposta B está correta.

    B) os jogos digitais comuns também podem propiciar apoio psicológico, mas não é seu objetivo.

    Resumindo:

    Jogos digitais com o fim de apoio psicológico --> propiciam apoio psicológico INTENCIONALMENTE.

    Jogos digitais comuns --> propiciar apoio psicológico NÃO É SEU OBJETIVO, mas podem propiciar.

  • Discordo do gabarito.

    O comando da questão diz: "Do trecho...infere-se", não disse do texto.

    Avaliado o trecho isoladamente não tem nada, nenhuma palavra indicando que os jogos digitais comuns podem proporcionar apoio psicologico. No caso, pode-se inferir isso do texto mas do trecho não. Achei sacanagem da banca.

  • A palavra "esforço" é sinônima de "empenho" "dedicação", não se confunde com "trabalhoso", "sofrido", "dificultoso". Eis porque a alternativa A não pode ser o gabarito.

  • Eu até concordaria com o gabarito se a alternativa dissesse:

    Do trecho “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”, infere-se corretamente do texto que:

    É possível fazer a seguinte comparação: se os jogos comuns podem propiciar apoio psicológico, mesmo não sendo o seu objetivo, é sinal que não houve esforço algum para essa finalidade, ou seja, para dar apoio psicológico. O fato de dar apoio é mera coincidência.

    No entanto, há programadores se esforçando para projetar intencionalmente jogos digitais, conformo o trecho da questão, e se eles estão se esforçando, fica claro que é mais trabalhoso que projetar jogos comuns, pois a finalidada entre eles é diferente!

  • Do trecho “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”, infere-se corretamente que:

    Não entendi este gabarito.

    Os textos dizem que os jogos podem ajudar os players, OK, mas foi pedido apenas de acordo com o trecho e não textos.

  • Gabarito - "B"

    Erro da alternativa...

    A) projetar jogos sérios com o fim de apoio psicológico é mais trabalhoso que projetar jogos comuns.

    Não dá para inferir do texto que projetar jogos comuns é menos ou mais trabalhoso.

  • Por favor, da onde vem que isso: " “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”.

    Quer dizer isso: "os jogos digitais comuns também podem propiciar apoio psicológico, mas não é seu objetivo".

  • tá loco, hoje eu tô errando tudo kkkkkk
  • Essa banca não é mto boa nos anunciados... questões como essa vale a pena voltar ao texto sem dúvida...

  • a)extrapolação das ideias do texto

    b)os jogos digitais comuns também podem propiciar apoio psicológicomas não é seu objetivoPara resolver a questão basta atentar-se a palavra “intencionalmente” no enunciado da questão. De forma não intencional em algum momento, alguns programadores desenvolveram jogos que propiciam também certo apoio psicológico. Portanto, é o gabarito.

    c)extrapolação das ideias do texto

    d)restrição das ideias do autor

    e)oposição com as ideias do autor

  • Avante guerreiro, não desista do seu sonho!

  • AVANTE PM-PR!!!


ID
2908417
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Na frase “... responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line”, a parte sublinhada estabelece uma relação de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra D.

    "Ao jogar com personagens mais poderosos"

    O trecho sublinhado estabelece uma relação de simultaneidade, isto é, ao mesmo tempo que a mudança de atitude ocorre, o jovem está jogando com personagens mais poderosos.

    Cuidado!!!

    A causa da mudança de atitude é do ‘efeito Proteus’

    Consequência: os jovens são mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line.

    Quem vai direto na questão tende a errar.

  • Temporais= logo que, assim que, antes que, depois que, quando, enquanto, mal, até que, sempre que, por fim, finalmente, então.

  • Resposta A

    Trata-se de uma oração reduzida no infinitivo.

    Como aquelas propagandas de remédio

    AO = Quando = Tempo

    Ao persistirem os problemas o médico deverá ser consultado --> O problema vai persistir, questão de tempo. (Não bom)

    A = Se= Condição

    A persistirem os problemas o médico deverá ser consultado --> Talvez o problema persista, questão de se acontecer. (isso é o que se espera de um remédio)

    POR = Já Que = Causa

    Por persistirem os problemas o médico deverá ser consultado --> O problema vai persistir, questão de causa. (melhor não tomar o remédio)

  • QUANDO passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line??? ao jogar com personagens mais poderosos.

    Relação de tempo.

  • GABARITO D

    Temporais: Quando, enquanto, apenas, mal, desde que, logo que, até que, antes que, depois que, assim que, sempre que, senão quando, ao tempo que.

    bons estudos

  • Ao + infinitivo = ideia de tempo.

    Fonte: Professora Flavia Rita

  • “... responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line”,

    Oração adverbial temporal deslocada reduzida de infinitivo. Vejam:

    “... responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, quando jogam com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line”,

  • Gab.: D

    AO + INFINITIVO = TEMPO 

    AO JOGAR COM PERSONAGENS MAIS PODEROSOS

    TEMPORAIS --> QUANDO, ENQUANTO, ASSIM QUE, LOGO QUE, DESDE QUE, ATÉ QUE, MAL, DEPOIS QUE, EIS QUE. 

  • Ao+ infinitivo= temporalidade

    #Rumoa2020!

  • Ao mais verbo no infinitivo ideia de tempo.

    fonte professora Helena .

  • Rumo à PM/PR.

  • "AO em inicio de oração é quase sempre tempo na mão"

    GAB: D

    Rumo à PM/PR

  • To até emocionada de ter acertado uma dessa banca haha

    AO JOGAR = QUANDO JOGAM > Temporalidade

    GAB D

  • Por + infinitivo = causa

    Para + infinitivo = finalidade

    Apesar de + infinitivo = concessão

    Ao + infinitivo = tempo

    A + infinitivo = condição

  • AO + INFINITIVO = TEMPORAL

    POR + INFINITIVO = CAUSAL

    A + INFINITIVO = CONDIÇÃO

  • Ao + infinitivo = tempo

    ao + jogar

    ao + colocar

    ao + brincar

    dá uma ideia de tempo!

  • Substitui o "AO" por "QUANDO" ::Se der certo= (TEMPORAL)
  • ERREI DUAS VEZES. OMG.

  • Muitos jogadores tímidos passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line QUANDO jogam com personagens mais poderosos. (temporalidade)

  • putz, preciso melhorar nisso, fui reto em "causa"
  • Macete: A + o + Infinitivo = ideia temporal;

  • Ao + Infinitivo = Temporalidade

    Para + Infinitivo = Finalidade

    Por + Infinitivo = Causalidade

    #PERTENCEREMOS

  • Ao + Infinitivo = Temporalidade

    Para + Infinitivo = Finalidade

    Por + Infinitivo = Causalidade

  • pra ficar de lembrete p mim mesmo.. Ao + Infinitivo = Temporalidade

    Para + Infinitivo = Finalidade

    Por + Infinitivo = Causalidade

  • AO = Quando (tempo)

    A = Se (condição)

  • PC-PR 2021

  • "[...] responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos [...]."

     

    "[...] responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, QUANDO jogam com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos [...]."

     

    "[...] responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ENQUANTO jogam com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos [...]."

     

    Em todos os casos acima, as orações destacadas exprimem matiz semântico de temporalidade.

  • Gabarito letra D- Oração reduzida - Temporalidade (quando).

  • Responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos...passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. QUANDO eles passam a ser mais decididos ? ao jogar com personagens mais poderosos. Temporalidade.


ID
2908420
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que as formas verbais estão grafadas corretamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

    a) Nem todos os armários contém livros; alguns só armazenam papéis avulsos.

    Nem todos os armários contêm livros; alguns só armazenam papéis avulsos

    b) Diversas iniciativas de edições colaborativas compõe um cenário novo no mercado editorial.

    Diversas iniciativas de edições colaborativas compõem um cenário novo no mercado editorial.

    c) Não são muitos os estudantes que retém as informações apenas ouvidas e não visualizadas.

    Não são muitos os estudantes que retêm as informações apenas ouvidas e não visualizadas.

    d)O aparelho mantem o usuário conectado por horas, de forma prejudicial à saúde.

    O aparelho mantém o usuário conectado por horas, de forma prejudicial à saúde

    e) Os especialistas veem com bons olhos a iniciativa de jogos terapêuticos.

    Correta.

  • acento agudo na 3ª pessoa do singular 

    acento circunflexo na 3ª pessoa do plural. 

    ele contém; eles contêm (*sem acento = verbo contar)

    ele mantém; eles mantêm

    ele retém; eles retêm

    ele intervém; eles intervêm

    ele provém; eles provêm

    ele advém. eles advêm

  • E.

    Veem.

  • A)    CONTÊM (plural, concordando com o núcleo do sujeito “armários”);

    B)     COMPÕEM (plural, concordando com o núcleo do sujeito “edições”);

    C)     RETÊM (plural, concordando com o núcleo do sujeito “estudantes”; nesse caso o “que” é pronome relativo que retoma/tem função sintática de sujeito, iniciando a OSA restritiva);

    D)    MANTÉM (singular, concordando com o núcleo do sujeito “aparelho”);

    E)     Correta => depois da ortográfica, o acento circunflexo da primeira vogal do hiato “EE” na 3ª pessoa do plural foi abolido, ficando VEEM, e não mais “vêem”;

    Obs.: por favor, em caso de erro me corrijam e me enviem msg no pv! Tks :)

  • A)   Contém, com acento agudo, está na 3ª pessoa do singular.

    contêm, com acento circunflexo, está na 3ª pessoa do plural.

    Contem, sem acento, não é uma forma conjugada do verbo conter, mas do verbo contar.

  • voo

    veem

  • Com o acordo ortográfico o CREDELEVE perdeu o acentos. São os verbos CRER, DAR, LER E VER.

    Dica: Profª Adriana Figueiredo

  • Fiquei na dúvida entre a Letra D e E, porém FELIZMENTE ACERTEI ao lembrar que o Acento da vorma verbal VER na terceira pessoa do plural foi abolida com o Novo Acordo e que tambem existe oxitona terminada em EM com acento gráfico como a palavra ARMAZÉM.

  • a) E. Contém = usado para singular. Contêm = usado para plural. Note que o sujeito está no plural [armários], logo o verbo deve estar flexionado no plural

    'contêm'.

    b) E. O que compõe uma novo no mercado editorial? Diversas iniciativas de edições colaborativas. Note que o sujeito está no plural [iniciativas]. Logo o verbo

    deve concordar com ele, sendo o correto 'compõem'.

    c) E. Retém = singular, retêm = plural. O sujeito está no plural [estudantes], logo o verbo deve ser flexionado no plural.

    d) E. Mantém = singular, mantêm = plural. Sujeito no singular, a forma deveria ser 'mantém'.

    e) C.

  • Professora de Português

    As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Ambas são formas conjugadas do verbo compor no presente do indicativo. 

    Estão, contudo, conjugadas em diferentes pessoas:

    Compõe está na 3.ª pessoa do singular: ele compõe.

    Compõem está na 3.ª pessoa do plural: eles compõem.

  • A

    Nem todos os armários contém livros; alguns só armazenam papéis avulsos.CONTÊM

    B

    Diversas iniciativas de edições colaborativas compõe um cenário novo no mercado editorial.COMPÕEM

    C

    Não são muitos os estudantes que retém as informações apenas ouvidas e não visualizadas.RETÊM

    D

    O aparelho mantem o usuário conectado por horas, de forma prejudicial à saúde.MANTÉM

    E

    Os especialistas veem com bons olhos a iniciativa de jogos terapêuticos.GABARITO

  • Dica que vi aqui no QC e me ajuda muito:

    CRE-DE-LE-VE - não tem acento quando vai para o plural!

    GABARITO letra E

  • Veem é a forma do verbo ver conjugado na 3. ª pessoa do plural do presente do indicativo: eles veem. A palavra vêem está errada desde que entrou em vigor o atual acordo ortográfico, em janeiro de 2009.

  • No caso da alternativa E ( gabarito ), pode-se usar a regra das paroxítonas que não haverá erro.

    Não se acentua as paroxítonas com terminações de oxítonas acentuadas, quais sejam ( terminadas em a, e, o, em, ens ) . - veem - parox. terminada em em...

  • a) Contém / contêm.

    b) Compõe / compõem.

    c) Retém / retêm.

    d) Mantém / mantêm.

    e) Veem = verbo ver. / Vêm = verbo vir.

  • Letra A – ERRADA – É necessário empregar a forma plural “contêm” – com acento diferencial circunflexo -, para que haja concordância com o sujeito plural “Nem todos os armários”.

    Letra B – ERRADA – É necessário o emprego da forma plural “compõem”, parra que haja concordância com o sujeito plural “Diversas iniciativas de edições colaborativas”.

    Letra C - ERRADA – É necessário empregar a forma plural “retêm” – com acento diferencial circunflexo -, para que haja concordância com o antecedente plural “os estudantes”.

    Letra D - ERRADA – É necessário empregar a forma singular “mantém” – com acento agudo -, para que haja concordância com o sujeito singular “O aparelho”.

    Letra E – CERTA – Vale ressaltar que não mais acento no primeiro E do EE.

    Resposta: E

  • PESSOAL, usem mnemônico CRE DE LE VE para resolver essa questão.

    Ele/Ela crê Eles/Elas creem

    Ele/Ela Eles/Elas deem

    Ele/Ela Eles/Elas leem

    Ele/Ela Eles/Elas veem

    CUIDADO: VEM (sentido de vir)

    ELE/ELA vem ELAS/ELAS vêm

    Espero ter ajudado, bons estudos.

  • Dica que vi aqui no QC e me ajuda muito:

    CRE-DE-LE-VE não tem acento quando vai para o plural!

    GABARITO letra E

  • GOSTEI:

    CRE-DE-LE-VE não tem acento quando vai para o plural!

  • a) contêm

    b) compõem

    c) retêm

    d) mantém

    e) veem

  • Após a reforma ortográfica, o acento circunflexo da primeira vogal do hiato “ee”, na terceira pessoa do plural, foi abolido. Portanto, não se escreve mais vêem e sim veem.

  • PC-PR 2021


ID
2908423
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a substituição do trecho sublinhado por pronome está correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    Regras de pronomes oblíquos:

    Os pronomes pessoais oblíquos átonos não são precedidos de uma preposição. Podem ser usados quando, na frase, o substantivo que substituem tem função de objeto direto (o, a, os, as, se) ou de objeto indireto (lhe, lhes).

    De acordo com o verbo a que estão ligados, os pronomes pessoais oblíquos átonos podem sofrer alterações.

    Se a forma verbal terminar em -r, -s ou -z, os pronomes oblíquos átonos assumem as formas lo, la, los, las.

    Se a forma verbal terminar em "m" ou noutro som nasal, os pronomes oblíquos átonos assumem as formas no, na, nos, nas.

  • Cabe a vocês acatar as decisões tomadas na assembleia geral – ...acatá-las.

    Invertendo a ordem fica:

    Acatar as decisões tomadas na assembléia geral (Sujeito) cabe (VTI) a vocês. (OI)

    Acatar as decisões tomadas na assembléia geral = Acatá-las

  • A)    Correta: quem acata, acata alguma coisa; “as decisões etc...” é objeto direito do verbo acatar, então se usa os pronomes "O/A, OS/AS" => "acatá-las";

    B)     Incorreta: “o mau uso” não é sujeito do verbo “denunciaram” para concordar com ele em número; o sujeito está indeterminado na forma da 3ª pessoa do plural, sem referente, e o trecho “o mau uso...” é OD do verbo; assim, fica no singular o pronome oblíquo átono, e como o verbo termina com a nasalização "m", os pronomes transformam-se em "NO/NA, NOS/NAS" => “denunciaram-no”;

    C)     Incorreta: o verbo “informar” é bitransitivo no caso da alternativa; “os enfermeiros” é OD e “sobre o estado...” é OI; como o pronome colocado está fazendo referência ao trecho “os enfermeiros”, pelo fato de ser OD jamais vai poder se usar “lhe/lhes”, mas somente “O/A, OS/AS” => “informei-os”;

    D)    Incorreta: mesmo erro da assertiva anterior, o verbo “responder” é transitivo direto, o trecho “o ofício etc...” é OD, motivo pelo qual não podem ser usados os pronomes “lhe/lhes”, apenas "O/A, OS/AS" => “respondê-lo”;

    E)      Incorreta: quem solicita, solicita algo A alguém; na alternativa, “a esse departamento” é objeto indireto do verbo solicitar (no caso bitransitivo), com a preposição A; contudo, os pronomes “O/A, OS/AS” não podem desempenhar função sintática de OI, mas apenas de OD, motivo pelo qual, no caso, deve-se usar “lhe, lhes” => “solicitar-lhe”;

    Obs.: nessa alternativa eu acredito que a oração “que providencie a atualização...” é uma OSS objetiva direta, sendo o “que” conjunção integrante;

    Por favor, peço que me corrijam e enviem msg no PV em caso de erro no comentário, ok?! Tks! :)

  • GABARITO= A

    VERBOS TERMINADOS NO INFINITIVOS= ( TERMINOU EM (R) ) RETIRA DA PALAVRA E COLOCAR= LO, LA, LOS, LAS

    ACATAR= ACATÁ-LOS

    AVANTE GUERREIROS.

    @UESLEI.MENDONCA

  • R: Gabarito A

    A) Cabe a vocês acatar as decisões tomadas na assembleia geral  CABE A VOCÊS ACATÁ-LAS (corta o "R" e acrescenta " LA")

    B) Denunciaram o mau uso dos espaços públicos DENUNCIARAM-NO ( TERMINADO EM "m", "n", "til" - NO, NA,NOS,NAS)

    C) Informei os enfermeiros sobre o estado da paciente INFORMEI-OS (OS ENFERMEIROS É OBJETO DIRETO, LOGO USA-SE O,A,OS,AS)

    D) Falta responder o ofício pendente no sistema eletrônico FALTA RESPONDÊ-LO (corta o "R" e acrescenta "LO")

    E) Venho solicitar a esse departamento que providencie a atualização do sistema VENHO SOLICITAR-LHE ( " a esse departamento é OBJETO INDIRETO, LOGO USA-SE " LHE")

    au revoir

  • Oi, pessoal!

    Tenho uma dúvida: Se "as decisões tomadas na assembleia geral" é objeto direto do verbo "acatar", então o sujeito é "vocês", certo? O verbo não teria de concordar com o sujeito? "Cabe a vocês acatarem as decisões tomadas na assembleia geral".

    Isso não muda em nada a questão, que continua certa, porque "em" seria apenas a desinência do infinitivo pessoal. É só para eu não errar alguma questão que cobre especificamente isso.

  • b) Denunciaram-no.

    c) Informei-os.

    d) Respondê-lo.

    e) Solicitar-lhe.

  • A questão tem como assunto principal a colocação dos pronomes, contudo exige conhecimento de concordância e transitividade verbal para responder com sucesso.

    a) Cabe a vocês acatar as decisões tomadas na assembleia geral.

    O verbo atacar é transitivo direto e tem como objeto direto um termo no feminino plural e tem sua terminação em R, assim acrescenta o LAS. CORRETA.

    Cabe a vocês acatá-las.

    b) Denunciaram o mau uso dos espaços públicos.

    Quando o verbo transitivo direto terminar em nasal e seu objeto direto for masculino singular, acrescenta o NO na sua terminação. INCORRETA.

    Forma correta: Denunciaram-no.

    c) Informei os enfermeiros...

    O verbo é bitransitivo terminado com vogal e tem seu objeto direto no plural masculino(os enfermeiros), assim acrescenta o OS. INCORRETA.

    Forma correta: Informei-os.

    d) Falta responder o ofício pendente no sistema eletrônico 

    Em verbos transitivos diretos terminados em R, S, Z com objetos diretos masculino singular, acrescenta o LOS. INCORRETA.

    Forma correta: falta respondê-lo

    e) Venho solicitar a esse departamento...

    Em verbos transitivos indiretos na terceira pessoa do singular acrescenta o LHE na sua terminação. INCORRETA.

    Forma correta: venho solicitar-lhe

    GABARITO A

  • Para ter certeza que o verbo "acatar" da primeira frase é VTD, é só ver que na expressão original não vai crase após o verbo, ou seja, não exige preposição

  • Finalmente acertei uma. _/\_

  • b - denuciaram o mau uso (denunciaram-no)

    c - informei-os

    d - respondê-lo

    e - venho solicitar-lhe

  • Pra quem ficou com dificuldades de saber qual a transitividade da C e E

    Percebam que na C: "Informei os enfermeiros sobre o estado da paciente"; após o verbo está uma palavra no masculino, logo, se estivesse preposição, esta viria explicitamente - Informei aos enfermeiros. Assim, VTD.

    Do mesmo modo, na letra E: "Venho solicitar a esse departamento que providencie a atualização do sistema"; departamento é masculino, tirando-se o pronome demonstrativo, percebam que ficaria - solicitar ao departamento. Assim, VTI.

    #PERTENCEREMOS

  • verbo "Informar" é Bitransitivo, ou seja, é Transitivo Direto e Indireto. Em seu emprego é importante lembrar que, quando a pessoa é objeto direto, a coisa deverá ser objeto indireto e vice-versa, ou seja, informar alguém de alguma coisa ou informar a alguém alguma coisa.


ID
2908429
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sistema de posicionamento global (Global Positioning System – GPS) é uma dessas pequenas maravilhas tecnológicas que utilizam uma quantidade enorme de conhecimento acumulado. Usando ideias de eletromagnetismo, para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana, para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial e geral, para tratar a defasagem dos sinais emitidos, e da geometria esférica do planeta, é possível nos localizar com precisão de poucos metros. Para sorte de muitos, parece que não é necessário acreditar na ciência para que ela funcione.

                       Extraído de “A terra é redonda”, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.) 

Para caracterizar o princípio de funcionamento do GPS, o autor cita a contribuição de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

    Usando ideias de eletromagnetismo, para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana, para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial e geral, para tratar a defasagem dos sinais emitidos, e da geometria esférica do planeta, é possível nos localizar com precisão de poucos metros. 

  • hmm, achei meio polêmica: as áreas do conhecimento citadas são a física (eletromagnetismo, newton e relatividade espacial e geral) e astronomia (também a relatividade, e a geometria esférica do planeta, que nao deixa de pertencer à física)... se fossemos rigorosos, apenas a física é a área citada, ja que a astronomia é um ramo da física! quem fez essa prova desconhece ciência

  • o termo usado pelo elaborador-área do conhecimento-é equivocado,uma vez que ciências exatas,biológicas e afins são classificadas dessa forma.Questão passível de anulação.

  • Gabarito C

    mas achei meio forçado afirmar que são "áreas distintas de conhecimento".

  • Questão bem xexelenta. Tinha que ser anulada uma questão dessa!

  • Pensei que seria apenas 1 área do conhecimento (física), mas como não havia essa opção, marquei 4.

  • Usando ideias de eletromagnetismo, (para que?) para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana / para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial e geralpara tratar a defasagem dos sinais emitidos, E (valor de inclusão) da geometria esférica do planeta...

  • concordo com Cindy Ro.. Na realidade tudo é física, apenas muda os campos de estudo dentro da matéria.

  • nada ve irmao

  • 1 - Ideias de eletromagnetismo

    2 - Física newtoniana

    3 - Teoria da relatividade especial e geral

    4 - Geometria esférica do planeta

    GAB C de #CASCAVEL

    RUMO A PMPR

  • Compreendo as indignações, mas tem que levar em consideração que a prova foi feita para engenheiros.

  • Pelos sinais de pontuação mata a questão!

  • Questão deveria ser anulada.

  • Pessoal,

    A análise deve ser feita com base NO TEXTO. Existem outras áreas do conhecimento envolvidas? Claramente sim. No entanto, a questão diz: "o autor cita a contribuição de".

    Deixarei grifado para aqueles que não visualizaram:

    O sistema de posicionamento global (Global Positioning System – GPS) é uma dessas pequenas maravilhas tecnológicas que utilizam uma quantidade enorme de conhecimento acumulado. Usando ideias de eletromagnetismo, para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana, para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial e geral, para tratar a defasagem dos sinais emitidos, e da geometria esférica do planeta, é possível nos localizar com precisão de poucos metros. Para sorte de muitos, parece que não é necessário acreditar na ciência para que ela funcione.

    Notem que antes de todos os trechos que destaquei, implicitamente temos: "Usando ideias de/da".

    Ele cita uma área e logo depois diz o porquê de ter sido utilizada, ou melhor, para qual função. Não teve nada de conhecimento absurdo, ou por ser prova de engenheiro. É só ter atenção no texto e no enunciado.

    Gabarito: C.

    Bons estudos!

  • Marquei 4 pelo número de assuntos citados, Mas não sei se são distintos.

  • Usando ideias de eletromagnetismo (1), ..., da física newtoniana (2), ..., da teoria da relatividade especial e geral (3), ..., e da geometria esférica (4) ...,[...]

  • Reclamar da banca não dá ponto.

  • As alternativas foram mal formuladas. A resposta correta mesmo seria: 2 áreas de conhecimento. Mas como a prova é de português e não de física, vamos responder dentro do contexto.

  • Eu também marquei a D (5 áreas). Contudo, em rápida pesquisa no Pai do burros (Google), lembrei que a teoria da relatividade de Einstein é uma só. Ocorre que, ela emprega parte geral para determinados casos, e a especial para outros, por exemplo: a parte especial é um caso particular do princípio da relatividade geral em que efeitos da gravidade são ignorados; enquanto a parte geral estuda os efeitos da gravitação por serem integrados, surgindo a noção de espaço-tempo curvo.

    Boa sorte a nós!

  • O sistema de posicionamento global (Global Positioning System – GPS) é uma dessas pequenas maravilhas tecnológicas que utilizam uma quantidade enorme de conhecimento acumulado.

    1 -Usando ideias de eletromagnetismo, para tratar dos sinais emitidos,

    2 - da física newtoniana, para pôr os satélites em órbita,

    3 - da teoria da relatividade especial e geral, para tratar a defasagem dos sinais emitidos,

    4 - e da geometria esférica do planeta, é possível nos localizar com precisão de poucos metros.

    Para sorte de muitos, parece que não é necessário acreditar na ciência para que ela funcione.

  • caia na minha prova amem

  • Usando ideias de eletromagnetismo, para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana, para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial e geral, para tratar a defasagem dos sinais emitidos, e da geometria esférica do planeta.

    Pra mim, são dois temas específicos: Física e Matemática.

  • Questão para ser anulada. É possível justificar 3 alternativas como sendo corretas!!

  • Pensei em 5

    Usando ideias de eletromagnetismo(1), para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana(2), para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial (3) e geral (4), para tratar a defasagem dos sinais emitidos (5), e da geometria esférica do planeta.

    Poderia ter 3 tipos de resposta diferente, eu erraria dnv se viesse uma dessa

    5 areas

    4 areas

    2 areas (fisica e geometria)

  • AVANTE PM-PR!!!


ID
2908432
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sistema de posicionamento global (Global Positioning System – GPS) é uma dessas pequenas maravilhas tecnológicas que utilizam uma quantidade enorme de conhecimento acumulado. Usando ideias de eletromagnetismo, para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana, para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial e geral, para tratar a defasagem dos sinais emitidos, e da geometria esférica do planeta, é possível nos localizar com precisão de poucos metros. Para sorte de muitos, parece que não é necessário acreditar na ciência para que ela funcione.

                       Extraído de “A terra é redonda”, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.) 

O texto acima encerra uma matéria sobre o percurso da comprovação científica de que o planeta Terra é redondo (em resposta a quem o julga plano):


Nesse contexto, é correto inferir que “muitos”, no último período, refere-se:

Alternativas
Comentários
  • Ironia: consiste em afirmar o contrário do que se quer dizer.

    Gab: D

  • O sarcasmo é mais escrachado e pode ser utilizado através de diversas formas, como através do riso, de palavras, atitudes, gestos e etc. 

    A ironia é caracterizada em situações onde a pessoa diz o oposto daquilo que pensa, em tom de crítica e censura, o sarcasmo é mais voltado para a provocação e comédia.

  • Falando nisso, alguém aqui acredita em Terra plana? hahahha

  • GABARITO: LETRA D

    A ironia é a representação do contrário daquilo que se afirma.

    Exemplo: É tão inteligente que não acerta nada.

    FONTE: WWW.TODAMATÉRIA.COM.BR

  • GABARITO LETRA D. O autor foi irônico.

  • Engraçado

  • Explícito: que é claro, explicado sem ambiguidade;

    Claro: óbvio, distinto, evidente;

    Específico: próprio

    Irônico: referente a ironia, em afirmar o contrário do que se quer dizer. (GABARITO)

    Sarcasmo: zombaria, dizer o oposto do que se quer de maneira mordaz e amarga. É uma ironia cáustica.

  • IRONIA: Olha só quem chegou! Não tá nem um pouco atrasado!

    SARCASMO: Chegou cedão para a reunião de amanhã.

    DEBOCHE: Eeeita! Lá vem o prêmio nobel da pontualidade!

  • Eita farpada violenta.

  • Achei a questão difícil, mas a porcentagem de erros é de apenas 18%, isso, sim, é ironia....rs

    Acertei!

  • Avante guerreiro, não desista do seu sonho!


ID
2929612
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Para testar os efeitos de um composto sobre o crescimento de peixes, foram desenhados os seguintes experimentos: A) Foram colocados 5 peixes em cada um de 15 aquários; desses aquários, 5 foram utilizados como controle, 5 com uma dose baixa do composto, adicionado à água do aquário, e 5 com uma dose alta do composto, também adicionado à água. B) Mesmo desenho experimental que o experimento A, mas o composto foi injetado em cada peixe, e não adicionado à água.

O N amostral de cada grupo dos experimentos A e B é, respectivamente:

Alternativas

ID
2929615
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Para testar os efeitos de um composto sobre o crescimento de peixes, foram desenhados os seguintes experimentos: A) Foram colocados 5 peixes em cada um de 15 aquários; desses aquários, 5 foram utilizados como controle, 5 com uma dose baixa do composto, adicionado à água do aquário, e 5 com uma dose alta do composto, também adicionado à água. B) Mesmo desenho experimental que o experimento A, mas o composto foi injetado em cada peixe, e não adicionado à água.

No experimento A, deve ser considerado como tratamento:

Alternativas
Comentários
  • TRATAMENTO é o elemento que se deseja medir ou comparar em um experimento


ID
2929618
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Para testar os efeitos de um composto sobre o crescimento de peixes, foram desenhados os seguintes experimentos: A) Foram colocados 5 peixes em cada um de 15 aquários; desses aquários, 5 foram utilizados como controle, 5 com uma dose baixa do composto, adicionado à água do aquário, e 5 com uma dose alta do composto, também adicionado à água. B) Mesmo desenho experimental que o experimento A, mas o composto foi injetado em cada peixe, e não adicionado à água.

As variáveis independente e dependente, no experimento B, podem ser categorizadas, respectivamente, como:

Alternativas
Comentários
  • Qualitativa = Categórica

    Quantitativa é gênero e categórica é espécie.

    Ao meu ver, a questão tem 2 gabarito, mas é como dizem: vai na que é mais específica.

  • Gab: B) categórica e contínua.

  • B

    Experimento B:

    •  composto injetado é uma varável categórica e independente ("x") ----> crescimento "talvez em cm" (varável quantitativa, contínua e dependente ("y");

    • "x" pode assumir: dose zero ("x0"), dose baixa ("x1") e dose alta ("x2") =>dados qualitativos
    • "y" pode assumir, por exemplo: 0,251cm; 4,5cm; 9,51cm .
    • logo, para cada categoria de "x" teremos uma resposta "y":

    • categoria de dose ----> crescimento
    • "x0"------------------------->"y0"
    • "x1" -----------------------> "y1"
    • "x2" -----------------------> "y2"

  • Galera, gravei um vídeo comentando esta questão:

    https://youtu.be/8BFvDXeShxI

  • Variável independente: É a medida que não dependente de nenhuma outra medida variável.

    Ex.: alta dose e baixa dose de um composto.

    Variável dependente: É uma medida que dependerá do valor de outra medida variável.

    Ex.: os efeitos de um composto sobre o crescimento de peixes, como já explicado anteriormente, pode assumir valores mensuráveis (em centímetros).

    Alta e Baixa dosagem dividem a variável em categorias.

    o crescimento é mensurável, logo é considerado uma variável contínua.


ID
2929621
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Para testar a eficiência de um novo adubo no crescimento de plantas, um pesquisador avaliou o crescimento de plantas que receberam o adubo em comparação com o de plantas que não receberam o adubo. Foi medido o crescimento de 30 plantas em cada grupo. Que teste estatístico deve ser utilizado para que se possa verificar se o adubo fez diferença na resposta?

Alternativas
Comentários
  • Teste de amostras Independentes (T STUDENT), é uma técnica usada que permite testarmos hipóteses de duas médias proporcionais identicas. É extremamente utilizado para comparação de dois grupos idependentes.

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.

  • Quando temos duas amostras independentes com médias semelhantes, o teste mais utilizado é do “t” student.


ID
2929624
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Suponha que, num ambiente lacustre muito grande, existam duas populações de peixes: uma herbívora (H) e outra carnívora (C), que se alimenta dos peixes herbívoros. Na população H, há indivíduos que conseguem escapar dos carnívoros sempre (correspondendo a 25% da população - P(H) = 0,25), e outros que não escapam. A probabilidade de que os carnívoros ocorram em alguma região do lago é de 80% (P(C) = 0,80). Suponha, também, que ambas as espécies podem chegar a qualquer região do grande lago, de maneira independente. A espécie H persiste em regiões em que não exista a espécie C, mas só persistirá em ambientes com a espécie C se tiver indivíduos que conseguem escapar. Com base nessas informações, é correto afirmar que a probabilidade de que uma região não contenha herbívoros é de:

Alternativas
Comentários
  • eu acho que é assim. Se eu estiver errada me corrijam. Peguei os 80% ( 0,8) que é a probabilidade de Carnívoros na região e multipliquei pela quantidade de peixes herbívoros ( 75%) que não escapam.

    0,8 * 0,75 = 0,6

  • Ana: acho que acertaste.

  • meu raciocínio foi:

    25% de probabilidade de existirem herbívoros (os que sempre escapam) em 80% do lago onde existem carnívoros

    + 75% de probabilidade de econtrar os que não escapam numa região equivalente a 20% do território do lago, ou seja:

    0,8*0,25+0,75*0,2 = 0,2+0,15 = 0,35

    alguém pode me explicar como meu raciocínio tá errado? através do teorema de probabilidade ou da interpretação do texto, que eu compreendi de forma diferente.

  • Andrew Seltz, ele pede a probabilidade de uma região não ter herbívoros.

    Para isso acontecer, é necessário ter carnívoros na região (80%, segundo o texto) E é necessário que eles não escapem (75%, segundo o texto).

    Então ter carnívoros E herbívoros que não escapam = ,08 x 0,75 = 0,6 = 60%.

    No seu raciocínio, você achou onde os herbívoros estão, mas esqueceu de considerar os herbívoros que escapam na região onde não tem carnívoros.

    Pra ir pela seu raciocínio, teria que ser assim:

    25% de probabilidade de existirem herbívoros (os que sempre escapam) em 80% do lago onde existem carnívoros.

    + 100% de probabilidade de encontrar os que não escapam E os que escapam numa região equivalente a 20% do território do lago, ou seja:

    0,8*0,25+ 1*0,2 = 0,2+0,2 = 0,4 = 40% -> que é o percentual onde existem herbívoros.

    Mas a questão pede onde não existem, o complemento do que você acharia, que é 60%.


ID
2929630
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

O termo estatístico graus de liberdade pode ser conceituado como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

    Os graus de liberdade (DF) são a quantidade de informação que seus dados fornecem que você pode "gastar" para estimar os valores de parâmetros populacionais desconhecidos, e calcular a variabilidade dessas estimativas. Esse valor é determinado pelo número de observações em sua amostra e o número de parâmetros em seu modelo.


ID
2929633
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para que uma proteína possa ser aproveitada por um organismo vertebrado, é necessária sua digestão. Nesse processo, a proteína é quebrada em seus constituintes fundamentais, os:

Alternativas
Comentários
  • b) aminoácidos.

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.

  • b) aminoácidos.

  • A questão quer saber, em qual processo a proteína é quebrada em seus constituintes fundamentais.

    A) Os açúcares pertencem ao grupo dos hidratos de carbono de absorção rápida. Ele é responsável pela energia do corpo. Quando ingerimos um alimento que contém açúcares, devido à sua estrutura, o nosso corpo digere-os e absorve muito facilmente e sem grande esforço, conseguindo energia rapidamente. Ele também pode ser encontrado na forma de sacarose, frutose e lactose.

    B) Os aminoácidos são compostos que compõe as proteínas e podem ser divididas em dois grupos: os não-essenciais e os essenciais. Eles são responsáveis pelo funcionamento correto do organismo, bem como na formação de músculos, enzimas, células do sistema imunológico, entre outras coisas. 

    C) Os nucleotídeos são importantes para a manutenção da resposta imunológica celular, porque os linfócitos T são incapazes de produzir nucleotídeos de forma eficiente para seu metabolismo celular. Dessa forma, essas células dependem de nucleotídeos disponibilizados pela dieta a fim de produzir proteínas e se proliferar.

    D) Os polipeptídeos ajudam a formar proteínas ligando vários aminoácidos. Peptídeos e polipeptídeos são cadeias de aminoácidos de vários comprimentos.

    E) O amido, é um polissacarídeo constituído por “n” moléculas de glicose, ligadas umas às outras sucessivamente por grupos alcoólicos e glicosídeos, com eliminação de moléculas de água. O amido, quando aquecido com ácido clorídrico, hidroliza-se, produzindo glicose como produto final da reação.

    GABARITO: LETRA B


ID
2929636
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ácidos graxos insaturados recebem esse nome porque:

Alternativas
Comentários
  • LETRA : E

    insat =

    sat -

  • Letra A ERRADA.

    Alguns exemplos de acidos graxos insaturados são o oléico, elaíco e esteárico, o ponto de fusão desses ácidos é de 13º C, 44º C e 70º C, respectivamente, logo existe uma grande variedade nas propriedades fisico-químicas, especialmente no que concerne ao grau de hidrogenação empregado. Alem do mais os Ácidos graxos insaturados NÃO recebem esse nome por causa disso.

    Fonte: http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-06222006000100003


ID
2929639
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

 Um animal necessita, normalmente, de uma quantidade diária muitíssimo menor de vitamina niacina, que é precursora da coenzima NAD+, que de glicose. Essa pequena quantidade se deve ao fato de a niacina ser:

Alternativas
Comentários
  • GAB. C

    O Niacina pode ser reutilizada em processos biologicos.


ID
2929642
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

A lei nº 9.433/1997 institui a política nacional de recursos hídricos. Nela estão estabelecidas as competências de cada órgão do poder público. São competências do Poder Executivo Federal na implementação dessa política, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997

    Art. 29. Na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, compete ao Poder Executivo Federal:

    I - tomar as providências necessárias à implementação e ao funcionamento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos;

    II - outorgar os direitos de uso de recursos hídricos, e regulamentar e fiscalizar os usos, na sua esfera de competência;

    III - implantar e gerir o Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos, em âmbito nacional;

    IV - promover a integração da gestão de recursos hídricos com a gestão ambiental.

    Parágrafo único. O Poder Executivo Federal indicará, por decreto, a autoridade responsável pela efetivação de outorgas de direito de uso dos recursos hídricos sob domínio da União.

  • Art. 30. Na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, cabe aos Poderes Executivos Estaduais e do Distrito Federal, na sua esfera de competência:

    I - outorgar os direitos de uso de recursos hídricos e regulamentar e fiscalizar os seus usos;

    II - realizar o controle técnico das obras de oferta hídrica;

    III - implantar e gerir o Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos, em âmbito estadual e do Distrito Federal;

    IV - promover a integração da gestão de recursos hídricos com a gestão ambiental.

  • Art. 30. Na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, cabe aos Poderes Executivos Estaduais e do Distrito Federal, na sua esfera de competência:

    (...)

    II - realizar o controle técnico das obras de oferta hídrica.

  • As competências comuns à esfera Federal e Estadual/ DF são:

    a outorga, regulamentação e fiscalização;

    a implantação e gestão do Sistema de Informações de Rec. Hídricos (cada um em seu âmbito);

    e a promoção de integração da gestão ambiental com a gestão de recursos hídricos.

    à esfera Federal acrescenta-se a implementação e funcionamento do Sistema NACIONAL de gerenciamento de RH;

    e

    à esfera Estadual acrescenta-se a realização do controle técnico das obras de oferta hídrica.

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 9.433/1997 (Política Nacional de Recursos Hídricos - PNRH) e pede ao candidato que assinale o item incorreto, no tocante à competência do Poder Executivo. Vejamos:

    a) tomar as providências necessárias à implementação e ao funcionamento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

    Correto. Trata-se de competência do Poder Executivo, nos termos do art. 29, I, PNRH: Art. 29. Na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, compete ao Poder Executivo Federal: I - tomar as providências necessárias à implementação e ao funcionamento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos;

    b) outorgar os direitos de uso de recursos hídricos, e regulamentar e fiscalizar os usos, na sua esfera de competência.

    Correto. Trata-se de competência do Poder Executivo, nos termos do art. 29, II, PNRH: Art. 29. Na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, compete ao Poder Executivo Federal: II - outorgar os direitos de uso de recursos hídricos, e regulamentar e fiscalizar os usos, na sua esfera de competência;

    c) implantar e gerir o Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos, em âmbito nacional.

    Correto. Trata-se de competência do Poder Executivo, nos termos do art. 29, III, PNRH: Art. 29. Na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, compete ao Poder Executivo Federal: III - implantar e gerir o Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos, em âmbito nacional;

    d) promover a integração da gestão de recursos hídricos com a gestão ambiental.

    Correto. Trata-se de competência do Poder Executivo, nos termos do art. 29, IV, PNRH: Art. 29. Na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, compete ao Poder Executivo Federal: IV - promover a integração da gestão de recursos hídricos com a gestão ambiental.

    e) realizar o controle técnico das obras de oferta hídrica.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. Trata-se, em verdade, de competência dos Poderes Executivos Estaduais e do DF, nos termos do art. 30, II, PNRH: Art. 30. Na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, cabe aos Poderes Executivos Estaduais e do Distrito Federal, na sua esfera de competência: II - realizar o controle técnico das obras de oferta hídrica;

    Gabarito: E


ID
2929651
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Winemiller (1989), a partir de estudos com 71 espécies de peixes de água doce de locais nas planícies venezuelanas, descreve 3 padrões de variação da história natural, descritos sucintamente a seguir:

A) grupo associado com cuidado parental e reprodução não sazonal. Chamou de “estratégia de equilíbrio”.

B) grupo de pequenos peixes associados à rápida colonização; maturação precoce, reprodução contínua e desova em pequenas parcelas. Chamados “oportunistas”.

C) grupo é padrão básico associado com reprodução sincronizada, durante o início da estação chuvosa, alta fecundidade, ausência de cuidado parental e migração reprodutiva. Chamado “sazonal”.

[WINEMILLER, K. Patterns of variation in life history among South American fishes in seasonal environments. Oecologia (Berlin), v. 81, no. 2, p. 225-241, 1989.]

Com base nesses conceitos, considere o padrão de história natural mais provável dos peixes indicados abaixo:

1. Cyprinodontiformes (nome popular Barrigudinho).

2. Perciformes (nome popular Acará).

3. Characiformes (nome popular Dourado).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de padrões.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Questão fdp


ID
2929657
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A regras da nomenclatura zoológica foram criadas para dar estabilidade e universalidade. Assim, em qualquer local do mundo, as mesmas regras devem ser atendidas e compreendidas. Leia o texto abaixo sobre espécies hipotéticas:

Spencer (1845) descreveu nova espécie de peixe no gênero Ichthis, descrito por Hoover (1821). Spencer batizou sua espécie como Ichthis linnus em homenagem a Linneu. Spix (1909) considerou a espécie Ichthis linnus como sinônimo de Aspitis ocelatus descrito por Willianson (1801). Eigenmann (1921), revendo o grupo, considerou a espécie de Spencer válida e pertencente ao gênero Piscus descrito por Linneus (1758).

Com base no texto lido, assinale a alternativa com a correta expressão do nome da espécie.

Alternativas
Comentários
  • Questão difícil. Gabarito - letra C

  • Tem que dá uma lida no ICBN , mas a base para resolver essa questão é saber que nomenclatura de um grupo taxonómico é baseada na prioridade de publicação.


ID
2929660
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As coleções de animais são preparadas e organizadas para vários fins. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. Coleções didáticas e científicas podem ser fundidas numa só, sendo compostas de material apenas local ou regional.

2. Coleções científicas podem ser generalizadas ou especializadas em grupos determinados e têm a função de manter resguardados espécimes representantes.

3. Coleções particulares são geralmente especializadas quanto ao grupo e de baixo interesse científico.

4. Coleções podem ter enorme interesse econômico, dependendo do organismo que é mantido e da utilidade deste organismo à ciência e ao desenvolvimento econômico social.

5. Cada animal de uma coleção científica precisa ter registro de procedência, sendo, no mínimo, o local e a data de coleta.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2929663
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Estudos desenvolvidos pela ONU e alguns dos maiores centros de pesquisa no mundo apontam para drástica redução cumulativa na produção de safras e na produção pastoril. Isso se caracteriza por degradação do capital natural, e vários são os fatores apontados nesses estudos como responsáveis por essa redução. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiros (V) ou falsos (F) os seguintes fatores responsáveis pela redução:

( ) Limitações na aplicação de tecnologia e insumos.

( ) Necessidade de conservação de áreas essenciais para a produção.

( ) Alterações na qualidade do solo.

( ) Alteração na qualidade da água disponível.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GAB: A


ID
2929666
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

A Conferência de Tbilisi (1977), aprovada no Brasil pela Lei nº 6.938/1981, é considerada um dos principais eventos que conceituou, em bases claras, a Educação Ambiental. Organizada pela UNESCO e o PNUMA, nela foram estabelecidos as bases e objetivos da Educação Ambiental no mundo. Acerca da referida conferência, considere as seguintes finalidades:

1. Fazer compreender, claramente, a existência e a importância da interdependência econômica, social, política e ecológica nas zonas urbanas e rurais.

2. Proporcionar, a todas as pessoas, a possibilidade de adquirir os conhecimentos, o sentido dos valores, o interesse ativo e as atitudes necessárias para proteger e melhorar o meio ambiente.

3. Induzir novas formas de conduta nos indivíduos, nos grupos sociais e na sociedade em seu conjunto, a respeito do meio ambiente.

4. Incentivar a manutenção do desenvolvimento social e econômico nos níveis local, regional e global.

5. Contribuir para a percepção de que as ações ambientais devem ser de responsabilidade dos Estados Nacionais.

São finalidades da Educação Ambiental:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Alternativa 4. Errada - Incentivar a manutenção do desenvolvimento social e econômico nos níveis local, regional e global. Justificativa: não há menção a questão ambiental.

    Alternativa 5. Errada - Contribuir para a percepção de que as ações ambientais devem ser de responsabilidade dos Estados Nacionais. Justificativa: as ações ambientais devem ser de responsabilidade de todos.

    A LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. A Educação Ambiental é citada no Art 2°, inciso X:

    Art 2°- A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana, atendidos os seguintes princípios: X - educação ambiental a todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente.


ID
2929669
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A bomba de Na+/K+-ATPase é fundamental para o funcionamento adequado das células animais. A cada ciclo de funcionamento, ela consome uma molécula de ATP, enquanto transporta 3 íons Na+ e 2 íons K+. Uma das consequências do seu funcionamento é a manutenção do equilíbrio osmótico das células. Assinale a alternativa cuja figura representa corretamente a variação do volume celular caso essa proteína transportadora tenha seu funcionamento bloqueado numa célula animal.

Alternativas
Comentários
  • Caso a célula não tenha atp e não consiga levar esse sódio pra fora da célula oq vai acontecer a célula vai inchar e aumentar seu volume pq o dentro da célula vai ficar mais concentrado que fora dela osmose é lembre-se sempre o potássio que tem que tá dentro da célula e o sódio fora amém irmãos


ID
2929672
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A definição mais propagada de desenvolvimento sustentável é a de desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender as gerações futuras, reconhecendo que os recursos naturais utilizados são, na sua maioria, finitos e esgotáveis. Para considerar a viabilidade de que algum nível de desenvolvimento sustentável seja implementado, é necessário compreender bem esse conceito e buscar mecanismos de implementá-lo. Considerando esse conceito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Estudante Solidário, aqui não é um site de auto-ajuda e sim um site de estudos. Faça-me o favor de dar o fora daqui.

    Gabarito: C

  • Justiça Social + Crescimento Econômico + Conservação Ambiental = Desenvolvimento Sustentável

    Se houver uma pergunta relacionado a Desenvolvimento Sustentável, procure as três palavras mencionadas a cima (social, econômico, ambiental), que você irar gabaritar a questão.


ID
2929675
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um lago pode ser didaticamente dividido em compartimentos: região litorânea, região limnética, região profunda e interface água-ar. O fluxo de energia na região litorânea tem como principal fonte:

Alternativas
Comentários
  • Detritos

  • A região litorânea corresponde ao compartimento do lago que está em contato direto com o ecossistema terrestre adjacente, sendo, portanto. influenciado diretamente por ele. Pode-se considerar este compartimento uma região de transição (ecótono) entre o ecossistema terrestre e o lacustre. Por esta razão, trata-se de um compartimento com grande número de nichos ecológicos e cadeias alimentares, tanto de herbivoria na qual a fonte de energia é a biomassa vegetal viva, como de detrito que tem como fonte de energia a biomassa morta. Pode-se considerar esta última como a principal responsável pelo fluxo de energia neste compartimento, no qual participam inúmeros invertebrados aquáticos. Dentre estes, destacam-se várias espécies de oligoquetas, moluscos, crustáceos e insetos. Estes últimos desempenham papel mais relevante na cadeia de detritos quando na fase larvar.

    A região litorânea apresenta todos os níveis tróficos de um ecossistema: produtores primários, consumidores e decompositores. Assim, esta região pode ser considerada como um compartimento “autônomo” dentro do ecossistema aquático. Neste compartimento a colonização por macroalgas, briófitos, pteridófitos e plantas superiores (macrófitas aquáticas) é a sua principal característica (ver Cap. 20). A base desta cadeia, os detritos, tem sua origem principalmente da biomassa morta de macrófitas aquáticas. Em alguns lagos, folhas provenientes das adjacências, especialmente da vegetação circundante, podem desempenhar importante papel na formação de detritos na região litorânea

    FONTE: AULA ROBERTH FAGUNDES - UFOP

  • Gab: A


ID
2929678
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A concentração de oxigênio dissolvido em compartimentos aquáticos é um dos parâmetros mais importantes em limnologia. São fontes de perda de oxigênio dissolvido, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A solubilidade do oxigênio em água aumenta com a diminuição da temperatura. Portanto, as águas frias retêm mais oxigênio que as águas mais quentes.

  • Gab B

    "Como a solubilidade dos gases em água diminui com a elevação da temperatura , a quantidade de oxigênio que se dissolve a 0 °C (14,2 mg L –1) é mais do que o dobro da que se dissolve a 35 °C (7,0 mg L–1). Deste modo, águas de rios ou lagos aquecidas artificialmente como resultado de poluição térmica contêm menos OD.

     

    As principais fontes de oxigênio para a água são a atmosfera e a fotossíntese. Por outro lado, as perdas de oxigênio são causadas pelo consumo pela decomposição da matéria orgânica (oxidação), por perdas para a atmosfera, respiração de organismos aquáticos, nitrificação e oxidação química abiótica de substâncias como íons metálicos - ferro(II) e manganês(II) -, por exemplo."

     

    Fonte: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc22/a02.pdf

  • Fiquei na dúvida, pois na letra C há o processo de turbulência e aumento do OD dissolvido pelo vento


ID
2929681
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Áreas alagadas podem apresentar diferentes regimes de água – de permanentemente inundadas a temporariamente inundadas. Em função do regime, predominam diferentes formas de vegetação. A vegetação característica de áreas temporariamente inundadas em sistemas lóticos (rios) é de:

Alternativas
Comentários
  • Árvores e gramíneas.


ID
2929684
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Biodiversidade tem estrita relação com variabilidade genética. Essa variabilidade aumenta com o surgimento de novos genes nos organismos, com as mais diversas funções. Que processo é significativamente importante na evolução de novos genes que codifiquem novas proteínas?

Alternativas
Comentários
  • C e E são mutação. Quando nucleotídeos saltam nas mutações.

    Na A, transmissão horizontal é transmissão de genes de um organismo a outro (que não seja descendente daquele primeiro). Por exemplo, infecção por vírus e bactérias, eles transmitem parte da carga genética deles aos hospedeiros.

    D é considerada a certa, porém, duplicação de um gene como cópia é copiar, colar, não muda, e portanto tem a mesma função.

    Rearranjo gênico lembra o bom e velho crossing-over, onde genes são trocados e assim você pode reorganizar os mesmos loci de cada cromossomo, de forma que, o novo arranjo também gere genes distintos dos primeiros, assim eles terão novas funções. Isso também ocorre com o mRNA na tradução caso haja nucleotídeos distintos dos necessários para formação de 1 proteína e a partir disso se obtenha a proteína padrão, ela no formato 1, formato 2, etc. Cada uma com função própria e distinta das demais.

    Gabarito oficial: D.

    Gabarito diferente (ressalva caso a D esteja errada): B.

  • Danilo concordo com você. Acho a letra B mais coerente.


ID
2929687
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A fase de enchimento de um reservatório é crítica no estabelecimento das novas características do ambiente. Uma das principais alterações que ocorre nessa etapa é a:

Alternativas
Comentários
  • Estudante Solidário - Você ATRAPALHA demais.

    GABARITO: B

  • elevação da concentração de nutrientes.

    Gab: B


ID
2929690
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Grandes reservatórios, como o de Itaipu, podem ser divididos em pelo menos 3 estratos longitudinais: lacustre, de transição e fluvial. Assinale a alternativa que correlaciona de forma correta as características de cada estrato.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa d

     

    Fluvial = rio; lacustre = lago/lagoa.

    É só imaginar qual é o ambiente que é mais fácil de migrar, no rio ou no lago?


ID
2929693
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em função da alteração de características abióticas em reservatórios, as assembleias de peixes têm sua estrutura alterada. Apesar de as estratégias reprodutivas parecerem ser o principal elemento dominante nessas alterações populacionais, o tipo de alimentação também é um fator de seleção. Em reservatórios, as espécies dominantes de peixes pertencem às categorias tróficas:

Alternativas
Comentários
  • http://www.biotaneotropica.org.br/v11n1/pt/fullpaper?bn01411012011+pt


ID
2929702
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma diferença fundamental entre as moléculas de DNA e de RNA é o açúcar que compõe seus nucleotídeos. Essa diferença está relacionada a uma vantagem evolutiva da molécula do DNA como depositário da informação genética na grande maioria dos organismos. Essa vantagem está relacionada com:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Quanto ao açúcar, o DNA apresenta uma desoxirribose; uma pentose cujo carbono 2 não apresenta uma hidroxila, em comparação ao RNA. A não-existência de uma grupo nucleofílico garante maior estabilidade por impedir que o mesmo sofra reação com o grupo fosfato em meios alcalinos.

  • Des-oxi-ribose.

    O DNA tem 1 oxigênio a menos no formato hidroxila (OH) a menos, adquire muito mais estabilidade molecular perante à resistência a hidroxilação. Perceba que ele pode sofrer o processo mas a probabilidade é pouca.


ID
2929708
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Diversas drogas afetam o metabolismo respiratório, atuando em diferentes etapas do processo. Na tabela abaixo, estão listadas cinco drogas e o mecanismo pelo qual operam.


INIBIDOR

1. Cianeto.

2. Oligomicina.

3. Malonato.

4. FCCP.

5. Atractilato.


FUNÇÃO

Inibe a citocromo-oxidase.

Inibe o complexo ATPsintetase.

Previne a oxidação de succinato.

Torna a membrana permeável a prótons (H+).

Inibe a proteína de membrana antiporte que troca ATP/ADP.


Qual dessas drogas, adicionada a uma solução tamponada contendo mitocôndrias funcionais, faria com que o consumo de oxigênio no sistema aumentasse drasticamente?

Alternativas
Comentários
  • Com a FCCP, a diminuição do gradiente eletroquímico da membrana da mitocôndria proporcionaria uma tendência a recuperar o estado de alta diferença de potencial; para tal, a cadeia respiratória estaria mais ativa, "transportando mais elétrons ao longo de seu esqueleto", e isso levaria ao aumento na quantidade de oxigênio necessário.


ID
2929711
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Fermentação é um processo que pode ocorrer em organismos multicelulares. Por exemplo, células musculares funcionam em baixos níveis de oxigênio por realizarem fermentação, gerando lactato. A conversão de piruvato a lactato, apesar de não gerar energia química (ATP) adicional para as células, é condição necessária para a manutenção do metabolismo anaeróbico, porque:

Alternativas
Comentários
  • a) restabelece as concentrações de NAD+.

  • Toda a energia formada pela fermentação acontece na glicólise. Os processos fermentativos propriamente dito - alcoólica e láctica - somente ocorrerão para oxidar (liberar os elétrons) do NADH, fazendo com que o ciclo continue.

    Resumindo: haverá a reconversão de NADH + H em NAD. A fermentação devolve as moléculas de NAD ao sistema de glicólise. São duas as formas de recuperar o NADH:

    Por exemplo: no resultado da fermentação alcoólica, o NADH - que capturou os elétrons na quebra do piruvato, vai devolver esses elétrons para a molécula - produz a redução do acetaldeído à moléculas de etanol (C2H6O) - através da enzima álcool desidrogenase -, produzindo ainda o dióxido de carbono (CO2). Essa fermentação é muito comum na produção de pães, vinhos, cervejas e etanol.

  • Alternativa (A)

    Restabelece as concentrações de NAD+


ID
2929714
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O AMP cíclico é um importante mensageiro intracelular e participa em mecanismos de resposta rápida a um estímulo externo, mas também a respostas lentas, quando se relacionam com mecanismos de regulação da expressão gênica. Nesse segundo caso, a atuação do AMP cíclico se dá pela:

Alternativas
Comentários
  • O AMP cíclico ativa a proteína quinase A ou PKA que pode fosforilar proteínas específicas que podem se unir a regiões promotoras do DNA causando o aumento de expressão de determinados genes.


ID
2929717
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando os efeitos do equilíbrio de Hard-Weinberg em grandes populações animais, considere as seguintes afirmativas:

1. Em uma população panmítica grande, as frequências gênicas e genotípicas permanecerão constantes de geração a geração na ausência de seleção, migração e mutação.

2. Sob condição de panmixia (acasalamentos ao acaso) em uma população grande, a frequência gênica em determinada geração depende da frequência gênica da geração anterior, e não da frequência genotípica.

3. A frequência genotípica em determinada geração depende da frequência gênica da geração anterior.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão difícl de entender, mas fica claro ao ver a fórmula do equilíbrio de Hardy-Weinberg:

    1. Em uma população panmítica grande, as frequências gênicas e genotípicas permanecerão constantes de geração a geração na ausência de seleção, migração e mutação. Correto, essa é a base teórica do equilíbrio.

    2. Sob condição de panmixia (acasalamentos ao acaso) em uma população grande, a frequência gênica em determinada geração depende da frequência gênica da geração anterior, e não da frequência genotípica. Correto, a frequência gênica (que conhecemos como alélica) é dado pelas letras separadas. Tipo, um gene que possui dois alelos A e a, as frequência de cada um depende solenemente da abundância do alelo, e não se ele está incorporado no genótipo AA ou Aa.

    3. A frequência genotípica em determinada geração depende da frequência gênica da geração anterior. Correto também, se supor o exemplo anterior, como determinam-se as frequencias dos genótipos AA e Aa? f(AA) = f(A)^2; f(Aa) = 2f(A)f(a). Logo as frequencias genotípicas dependem da frequencia alélica, mas a alélica não depende da genotípica.

    Gab: E


ID
2929720
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A água possui várias propriedades físicas que a titulam como essencial para os organismos vivos. Uma dessas propriedades é a constante dielétrica, que é importante em termos biológicos, porque:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    Uma das propriedades da água é que sua molécula atrai íons mais fortemente do que um íon atrai outro, devido à sua alta constante dielétrica. Ou seja, compostos iônicos ficam dissociados em solução porque um íon não atrai outro com tanta força como a água atrai ambos.

    FONTE: IFRGS


ID
2929723
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A partir de estudos sobre impacto derivado da introdução de espécies não nativas em reservatórios brasileiros, Agostinho e colaboradores propõem uma série de impactos prováveis decorrentes da introdução, estabelecimento e integração dessas espécies nos reservatórios. Os impactos que podem acontecer no curto prazo podem diferir daqueles no longo prazo. Assinale a alternativa na qual estão apresentados corretamente os impactos previstos para o caso de a espécie introduzida ser herbívora.

Alternativas
Comentários
  • Aumento de peixes herbívoros -> aumento de consumo e produção de matéria orgânica por eles (resíduos de digestão) -> + eutrofização e mudanças na cadeia trófica ( já que foi adicionada uma espécie não nativa ou exótica).


ID
2929726
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dentre as ferramentas de conservação e controle de populações e comunidades de peixes, destaca-se a instrução normativa nº 43, de 2004, do IBAMA, que versa sobre aparelhos e procedimentos de pesca proibidos em águas continentais do território nacional. Assinale a alternativa que apresenta o aparelho/procedimento que NÃO está presente nessa instrução normativa.

Alternativas
Comentários
  • alguém sabe explicar essa questão, pois tarrafa esta proibido?

  • A proibição do uso de tarrafas em atividades de pesca amadora a partir da publicação da Portaria nº 30/2003 - IBAMA - deve-se ao fato de que esse apetrecho coleta peixes em maior quantidade e tamanhos impróprios. Além disso, não permite a sobrevivência do animal depois da captura.

    Está proibida a pesca com redes e tarrafas em lagos, reservatórios e represas do Paraná. A resolução 017/2014, que regula as atividades pesqueiras.

    A banca da UFPR retira IN, portarias resoluções do além...

  • Encontrei uma matéria que dizia:

    "O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis esclarece que a proibição do uso de tarrafas, conforme a Portaria nº 30, publicada no dia 26 de maio deste ano, atinge apenas a atividade de pesca amadora, ou seja, a pesca com fins de lazer e desporto. 'Aqueles que, tradicionalmente, pescam para a subsistência própria ou de suas famílias podem continuar a utilizar a tarrafa', explica Rômulo Mello, diretor de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama."


ID
2929729
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O uso de marcadores moleculares nos estudos populacionais tem crescido de forma exponencial. É uma ferramenta que permite monitorar eventos de endogamia, por exemplo, que levam ao aumento da homozigose e redução da variabilidade genética. A análise de genes exclusivamente maternos permite refinar o estudo de relações filogenéticas e discriminação de subpopulações. Nesse caso, qual é o marcador molecular utilizado?

Alternativas
Comentários
  • Teoria da Eva Mitocondrial, que o DNA mitocondrial é herdado somente da mãe, já que a mitocôndria que há na peça intermediária do espermatozoide é perdida no momento da fecundação.

  • análise de genes exclusivamente maternos = cromossomo mitocondrial


ID
2929732
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o trecho a seguir:

A operação interligada de sistemas elétricos de potência proporciona vantagens para as concessionárias de energia elétrica, tais como: a otimização da exploração dos recursos energéticos e o aumento da confiabilidade, entre outras.

Assinale a alternativa em que a reescrita do trecho está adequada à língua padrão escrita e mantém o sentido original.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

    Questão sobre a voz ativa e voz passiva.

    A operação interligada de sistemas elétricos de potência proporciona vantagens para as concessionárias de energia elétrica, tais como: a otimização da exploração dos recursos energéticos e o aumento da confiabilidade, entre outras.

    Reescrevendo, a otimização da exploração e o aumento da confiabilidade tornam-se sujeito:

    A otimização da exploração dos recursos energéticos e a ampliação da confiabilidade são, entre outras, vantagens propiciadas às concessionárias de energia elétrica pela operação interligada de sistemas elétricos de potência.

  • Gabarito Letra C.

    Voz ativa e voz passiva:

    A operação interligada de sistemas elétricos de potência proporciona vantagens para as concessionárias de energia elétrica, tais como: a otimização da exploração dos recursos energéticos e o aumento da confiabilidade, entre outras.

    Reescrevendo, a otimização da exploração e o aumento da confiabilidade tornam-se sujeito:

    A otimização da exploração dos recursos energéticos e a ampliação da confiabilidade são, entre outras, vantagens propiciadas às concessionárias de energia elétrica pela operação interligada de sistemas elétricos de potência.

  • Questão insuportável. Porém, típica desta banca.

  • voz ativa e voz passiva.

    o sujeito da frase fica : A otimização da exploração dos recursos energéticos e a ampliação da confiabilidade são...

  • verificar os marcadores: proporciona e propicia

  • Na B ainda tem um erro de concordância.

  • a) Errado, inversão das ideias, o que causa, portanto, alteração semântica. É a “operação interligada...”, sujeito, quem proporciona vantagens e não o oposto. Ademais, o OI sumiu.

    b) Errado. O verbo “propor” não é substituto viável para “proporcionar”. Ademais, há erro na concordância referencial entre “benefícios” e “elas” (o pronome deveria estar flexionado no masculino). 

    c) Certo. Houve, no item, além algumas pequenas modificações, houve uma mudança de voz verbal – da voz ativa para a voz passiva.

    d) Errado. Houve, aqui, alteração semântica, pois não são as concessionárias que apresentam as vantagens para a operação interligada de sistemas, mas sim o oposto. Ademais, o termo “confiabilidade”, por quebra do paralelismo sintático, está incidindo sobre a “exploração dos recursos” e não sobre a empresa em si (concessionárias), como propõe o enunciado da questão.

    e) Errado. O período revela -se incoerente. Uma correção adequada seria “o fato de que a interligação…”, pois não é o fato que traz as referidas vantagens, mas sim a própria “interligação dos sistemas elétricos…”. Outro equívoco está em dizer que a confiança se dá nos recursos energéticos, quando na verdade, o trecho propõe, implicitamente, que o aumento da confiabilidade se dá em relação às próprias concessionárias e não aos recursos energéticos.

    fonte: P. caveira.

  • PC-PR 2021

  • PC-PR 2021

  • Não sei vocês, mais esta banca ela pega metade do texto para final e joga para começo e coloca a pontuação e pronto está feito a reescrita, pelo menos isso que tenho reparado em várias questões.