SóProvas



Prova PR-4 UFRJ - 2014 - UFRJ - Assistente de Alunos


ID
1445878
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando os dois dispositivos da Lei Federal n° 8.112/1990 apresentados a seguir:

“Art. 5º São requisitos básicos para investidura em cargo público: I - a nacionalidade brasileira; (...)"

§ 3º As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei.
(...)"

É correto afirmar que os legisladores reconheceram que as universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais:

Alternativas
Comentários
  • É por isso que as universidade são AUTARQUIAS DE REGIME ESPECIAL, porque "têm tratamento distinto dos demais órgãos da administração, em razão da natureza especializada de suas atividades."

  • Universidades não seriam Fundações? 

  • Não monique amaral rodrigues as universidades federais são autarquias de regime especial, embora não pareçam, é bem comum as pessoas confundirem isso, uma vez que a Fundação Universidade de Brasília tem nome de Fundação. Mas não leve o nome ao pé da letra, as universidades federais são autarquias especiais, devido a autonomia que elas têm para escolher seus dirigentes (Reitores). 

  • Outra informação relevante para distinção de fundação e autarquia e que, diferente desta última, a lei autoriza a criação de fundação e esta terá  a destinação de um patrimônio (ex. fundação biblioteca nacional ). Fundações também podem ser pessoa jurídica de direito público ou privado.Já autarquias são sempre de direito público.

  • Questão brilhante, que estimula o raciocínio!


  • Qual a opção correta? Seria a letra A?

  • § 3o  As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas ESTRANGEIROS, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei (ou seja, Lei nº 8.112/90).                         

    (Incluído pela Lei nº 9.515, de 20.11.97)

     

    As universidades e demais instituições de ensino e pesquisa mantidas pela União, se distinguem de quaisquer outros órgãos e estruturas do Estado, em razão das especificidades de sua missão social e da natureza especialíssima das atividades que desenvolvem. Por isso, está prevista no RJU, no caso dessas instituições, uma exceção quanto ao ingresso de estrangeiros nos quadros de cargos efetivos da administração pública federal:

     

    A Lei n° 9.515, de 20/11/97, Dispõe sobre a admissão de professores, técnicos e cientistas estrangeiros pelas universidades e pelas instituições de pesquisa científica e tecnológica federais. (... ) “possibilitando o provimento de cargos das universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica FEDERAIS com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos do RJU (Lei nº 8.112/90)”.

  •         § 3o  As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei.        

     

                     (Incluído pela Lei nº 9.515, de 20.11.97)

  • GAB: A

     

  • Ataaaaaaa.. Não gostei dessa banca.


ID
1445884
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Alvo permanente de setores que defendem a privatização de serviços essenciais prestados pelo Estado, a seguridade social é um direito fundamental e uma conquista dos trabalhadores. Assinale, adiante, a alternativa com afrmação correta sobre o que estabelece a Lei Federal n° 8.112/1990 a respeito da Seguridade Social do Servidor.

Alternativas
Comentários
  • a) art. 183 § 1o O servidor ocupante de cargo em comissão que não seja, simultaneamente, ocupante de cargo ou emprego efetivo na administração pública direta, autárquica e fundacional não terá direito aos benefícios do Plano de Seguridade Social, com exceção da assistência à saúde.      

    b) art. 183 § 2o O servidor afastado ou licenciado do cargo efetivo, sem direito à remuneração, inclusive para servir em organismo oficial internacional do qual o Brasil seja membro efetivo ou com o qual coopere, ainda que contribua para regime de previdência social no exterior, terá suspenso o seu vínculo com o regime do Plano de Seguridade Social do Servidor Público enquanto durar o afastamento ou a licença, não lhes assistindo, neste período, os benefícios do mencionado regime de previdência.
      § 3o Será assegurada ao servidor licenciado ou afastado sem remuneração a manutenção da vinculação ao regime do Plano de Seguridade Social do Servidor Público, mediante o recolhimento mensal da respectiva contribuição, no mesmo percentual devido pelos servidores em atividade, incidente sobre a remuneração total do cargo a que faz jus no exercício de suas atribuições, computando-se, para esse efeito, inclusive, as vantagens pessoais.      

    Não sei porque essa alternativa está errada. Só posso imaginar que seja porque não são todos os servidores licenciados ou afastados sem remuneração que tenham direito à manutenção do vínculo? Se alguém puder me explicar, eu agradeceria :)

    c) art. 185 § 1o As aposentadorias e pensões serão concedidas e mantidas pelos órgãos ou entidades aos quais se encontram vinculados os servidores, observado o disposto nos arts. 189 e 224.

    d) Art. 183. A União manterá Plano de Seguridade Social para o servidor e sua família. (ou seja: toda tipo de servidor)

    e)  Art. 185. Os benefícios do Plano de Seguridade Social do servidor compreendem:

      I - quanto ao servidor:

      a) aposentadoria;

      b) auxílio-natalidade;

      c) salário-família;

      d) licença para tratamento de saúde;

      e) licença à gestante, à adotante e licença-paternidade;

      f) licença por acidente em serviço;

      g) assistência à saúde;

      h) garantia de condições individuais e ambientais de trabalho satisfatórias;

  • GABARITO C

    As aposentadorias e pensões serão concedidas e mantidas pelos órgãos ou entidades aos quais se encontram vinculados os servidores.


  • Gab. C

    Segue:

    *Palavra em negrito estão em desconformidade com o texto legal.

     a) O servidor ocupante de cargo em comissão que não seja, simultaneamente, ocupante de cargo ou emprego efetivo na administração pública terá NÃO TERÁdireito aos benefícios do Plano de Seguridade Social, com exceção (APENAS) da assistência à saúde.

     b) Não (SERÁ) será assegurada ao servidor licenciado ou afastado sem remuneração a manutenção da vinculação ao regime do Plano de Seguridade Social do Servidor Público.

     c) As aposentadorias e pensões serão concedidas e mantidas pelos órgãos ou entidades aos quais se encontram vinculados os servidores. (GABARITO)

     d) O Plano de Seguridade Social assegura cobertura aos riscos a que estão sujeitos o servidor e sua família, exclusivamente nos casos do exercício de funções consideradas insalubres ou perigosas. (NÃO SOMENTE ESSES, MAS OUTROS...)

     e) Os benefícios do Plano de Seguridade Social do servidor não (COMPREENDEMcompreendem, quanto ao servidor, o salário-família

  • Pelo que eu entendi, o vínculo com o RPPS é suspenso quando o servidor for afastado ou licenciado do cargo efetivo. Isso é a regra. Mas ele pode manter seu vínculo se optar por recolher mensalmente a respectiva contribuição.


ID
1445893
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A regulação das nomeações estabelecida na Lei Federal n° 8.112/1990 constitui, também, fator de promoção de transparência e equidade na administração pública. Assinale, a alternativa que apresenta afirmação correta quanto a esse ato administrativo.

Alternativas
Comentários
  • a)  em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira

    b) O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade

    c) correta

    d) em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira

    e) em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos

  • Citando os artigos...


    Lei 8.112/90


    Art. 9o A nomeação far-se-á:

    I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;

    II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)


    Parágrafo único. O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)


    Art. 10. A nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade.


    Parágrafo único. Os demais requisitos para o ingresso e o desenvolvimento do servidor na carreira, mediante promoção, serão estabelecidos pela lei que fixar as diretrizes do sistema de carreira na Administração Pública Federal e seus regulamentos.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Art. 9o A nomeação far-se-á:

    I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;

    II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     

    Parágrafo único. O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

  • Não entendi o erro da letra A, já que independemente se é cargo isolado ou de carreira, a nomeação será de fato em caráter efetivo.

  • Gabarito segundo o site: letra C

  • Lucia H, também não achei erro na A.

    Fiquei entre a A e a C, mas acabei não marcando a A por causa do "independentemente", apesar de não compreender esse termo como invalidante da letra A.

    Alguém ai tendeu???

     

  • O erro está na palavra independente. Pois para ser efetivo ou de carreira, será nomeação será para cargo efetivo. Esse independente, faz parecer que pode ser por comissão também. 

  • Art. 10.  

    Alternativa corrreta letra C

  •  

    A regulação das nomeações estabelecida na Lei Federal n° 8.112/1990 constitui, também, fator de promoção de transparência e equidade na administração pública.

    gabarito letra c.

    Estou apredendo a trabalhar as questõs dessa banca. São interpretativas.

    " depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classifcação e o prazo de sua validade".

     

  • Gabarito: C

      A nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade.

  • Não entendi o erro da letra A. Vida que segue!


ID
1445896
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Das proibições a que está submetido o servidor, elencadas nas alternativas a seguir, marque aquela que está relacionada com eventuais tentativas de partidarização da administração pública. Ao servidor é proibido:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Lei.8.112

    Art. 117. Ao servidor é proibido:

    VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político;

  •         Art. 117.  Ao servidor é proibido

    I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato; 

    II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição; 

    III - recusar fé a documentos públicos; 

    IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço; 

    V - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição; 

    VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado; 

    VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político; 

    VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil; 

    XIX - recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado. 

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Art. 129.  A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave. 

  • LETRA D CORRETA 

    LEI 8.112

    ART. 117     VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político;

  • ART. 117   

     

      VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político;

  • Qual erro da letra E?

     

  • Michael Lapa,não há erro algum!

    Ela só "não está relacionada" com "eventuais tentativas de partidarização da administração pública".


ID
1445899
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto ao vencimento e à remuneração, ambos regulados no Título III da Lei Federal n° 8.112/1990, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C.

     Lei 8.112. Art. 41. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.


  • letra B: § 4o É assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder, ou entre servidores dos três Poderes, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas à natureza ou ao local de trabalho.

  • R=V+V.        V=GAI        I=DATA

    REMUNERAÇÃO=VENCIMENTO+VANTAGEM.

    VANTAGEM=GRATIFICAÇÃO+ADICIONAIS+IDENIZAÇÕES

    IDENIZAÇÕES=DIÁRIA+AJUDA DE CUSTO+TRANSPORTE+AUXÍLIO MORADIA

  • Vencimento = salário

     

    Remuneração = vencimento + vantagens

  • Art. 41. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

     

    § 4o É assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder, ou entre servidores dos três Poderes, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas à natureza ou ao local de trabalho.

  • Olá Jeferson, o certo seria: R = V + V - I

    REMUNERAÇÃO É IGUAL A  VENCIMENTO MAIS VANTAGENS MENOS INDENIZAÇÕES.

  • GABARITO: C

    a) ERRADO: Art. 41. § 3o O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.

    b) ERRADO: Art. 41. § 4o É assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder, ou entre servidores dos três Poderes, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas à natureza ou ao local de trabalho.

    c) CERTO: Art. 41. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

    d) ERRADO: Art. 41. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

    e) ERRADO: Art. 40. Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.


ID
1445905
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

De acordo com o BrOffice 3.2 , no Writer, o ícone utilizado para copiar a formatação do objeto ou do texto selecionado e aplicá-la a outro objeto ou a outra seleção de texto é o:

Alternativas
Comentários
  • GAB D

    http://www.rtell.com.br/Pcp/Imagens/pgword/Word2007/pincel.gif

  • NO WORD = PINCEL DE FORMATAÇÃO

    NO WRITER = PINCEL DE ESTILO

  • NO WRITER = PINCEL DE ESTILO.

    COPIA A FORMATAÇÃO DE UM TRECHO DE TEXTO PARA APLICÁ-LO EM OUTRO TRECHO.

    CUIDADO ELE COPIA APENAS A FORMATAÇÃO DO TEXTO.

  • Writer 4.4- O nome dessa ferramenta é Clonar Formatação.

  • Na versão atual (LibreOffice 5.4):

     

    Barra Padrão

     

    Clonar Formatação (Clique Duplo para multisseleção)

     

    Ótima aula extamento sobre o tópico da questão:

     

    LibreOffice Writer Concursos # 16 - Informática - Versão 4.4 - Editor de Texto

    https://www.youtube.com/watch?v=EMiItMXlRNg

  • Tenho verificado muitas questões repetidas. O QC precisa mudar isso! Falta de respeito com os assinantes!


ID
1445908
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

De acordo com o BrOffice 3.2, no Calc, ao clicar na opção “formatar”, e em seguida “página”, é aberta uma janela que contém várias abas. Assinale em qual delas temos acesso ao recurso fator de escala.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Seguindo o caminho Formatar - Página, abre uma janela com as seguintes abas:

    Organizador - sobre o estilo do documento

    Página - Formato do papel; margens..

    Bordas - cor; largura; estilo da borda..

    Plano de Fundo - cor e figura do plano de fundo

    Cabeçalho - espaçamentos do cabeçalho

    Rodapé - espaçamentos do rodapé

    Planilha - Ordenação das páginas; o que deve ser impresso; escala (aumentar/reduzir) e fator de escala, em %

  • Formatar => Página... => Aba "Planilha" => Escala / Modo de Escala.

  • Sequência na versão LibreOffice 5.4.

     

    Barra de Menu

    Formartar

    Página

    Estilo de Página Padrão

    Planilha

    Escala: Define uma escala de página para a planilha impressa.

    Fator de Escala: Este controle deslizante define a escala da página para a planilha impressa.

     

    Observações:

    Mínimo de Percentual no Fator de Escala: 10%

    Máximo de Percentual no Fator de Escala: 400%

  • Pqp testem no Calc o caminho descrito = tá lá onde Judas perdeu as botas isso!

  • Difícil ter que guardar todos os caminhos , mas acertei !


ID
1445923
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O principal objetivo de uma _______________ é compartilhar informações e recursos de computação, a partir de um local interno de uma empresa. E normalmente inclui ligações através de um ou mais computadores ligados à_______________, também conhecida como rede mundial de computadores.

Alternativas
Comentários
  •  A dica do autor da questão: "a partir de um local interno de uma empresa". Ou seja: Intranet

  • Intranet: Rede Privativa de uma empresa.

    Internet:: Rede Mundial de Computadores.

  • A dica da banca 

     também conhecida como rede mundial de computadore = Internet

     

  • Complementando o comentário anterior:

    WAN é Wide Área Network se refere à configuração da rede externa, da internet, que não faz parte da rede interna. Significa uma rede que cobre uma área física maior, como o campus de uma universidade, uma cidade, um estado ou mesmo um país.

    LAN se refere à configuração da rede local provida pelo roteador.

  • A Internet possibilita que computadores e outros dispositivos inteligentes troquem dados e informações entre si, por meio de uma infinidade de serviços, tais como correio eletrônico, mensageria, redes sociais, armazenamento em rede, fóruns, sistemas de gerenciamento e outros serviços. A Internet possibilita que este texto, por exemplo, seja lido em qualquer local do mundo, uma vez que ele está disponível de forma irrestrita na rede mundial de computadores.

     

     

    A Intranet, por sua vez, também é uma rede de computadores, que disponibiliza um conjunto de serviços análogo à Internet, também baseada na pilha de protocolos TCP/IP. Porém, a Intranet é restrita a um local físico. Ou seja, é uma rede fechada, interna e exclusiva.

     

     

    A Extranet, por fim, funciona como uma extensão da Intranet a computadores que estejam fora dos domínios físicos da Intranet.

    Não raro, é necessário que parceiros, clientes, fornecedores, e até mesmo funcionários da organização precisem acessar alguns serviços da Intranet, mesmo estando fora da organização. E, nesse contexto, a Extranet torna-se ferramenta essencial para a organização.


ID
1445929
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao se acessar a internet em locais públicos, informações como e-mails, senhas, histórico de pesquisas em sites acessados devem ser mantidas em sigilo. Para isso, vários browsers/navegadores possuem recursos que impedem o armazenamento desses dados. No navegador Mozila Firefox, esse recurso recebe o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    No Internet Explorer é InPrivate, no Google Chrome é navegação anônima, e no Firefox é navegação privativa.

  • Ctrl+Shift+P

    Você está na navegação privativa

    O Firefox não memorizará nenhum dado pessoal desta janela.

    Isto inclui histórico, dados fornecidos a páginas e à barra de pesquisa, lista de downloads, cookies e arquivos temporários. Serão preservados arquivos salvos por downloads e novos favoritos.

    Embora este computador não possua registros do seu histórico, seu empregador ou provedor de internet podem saber as páginas que você visita.

  • CHROME    -  CTRL + Shift + N - NAVEGAÇÃO ANÔNIMA

    OPERA -  -  CTRL + Shift + N - NAVEGAÇÃO PRIVADA

     

    MOZILLA FIREFOX  - CTRL + Shift + P-  NAVEGAÇÃO PRIVATIVA COM PROTEÇÃO CONTRA RASTREAMENTO

    INTERNET EXPLORER - CTRL + Shift + P - NAVEGAÇÃO INPRIVATE

  • Quando você navega na web, o Firefox lembra de varias informações para você - como os sites visitados. No entanto, pode haver momentos em que você não deseja que outras pessoas que acessam o seu computador vejam essas informações, como quando estiver comprando um presente de aniversário. A Navegação Privativa permite que você navegue na Internet sem salvar nenhuma informação sobre quais sites e páginas foram visitadas.

     

    A Navegação Privativa também inclui Proteção contra rastreamento na navegação privativa, a qual impede que empresas de rastrear o seu histórico de navegação em vários sites. Para saber mais sobre a Navegação Privativa com proteção contra rastreamento no Firefox, veja Proteção contra rastreamento na navegação privativa.

     

     

    https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/navegacao-privativa-use-firefox-sem-historico

  • tendo em vista o comentário do Luiz Felipe, o mozilla tem ou não proteção contra rastreamento?


ID
1445932
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Dentre as formas de se gerenciar as mensagens de um correio eletrônico, uma é a de serviços providos por empresas tais como: Google, Hotmail, Yahoo. Outra forma é através de ferramentas de gerenciamento de e-mails como Mozilla Thunderbird e Microsoft Outlook. A utilização dessas ferramentas requer a confguração de serviços baseados nos protocolos POP3 e SMTP. Os protocolos correspondem, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    Protocolo de envio: SMTP

    Protocolos de recebimentos: Pop, Imap

  • Eu marquei letra B, todavia, acho que está questão está mal formulada, pois as palavras usadas na letra D e E podem ser consideradas corretas. por exemplo: protocolo POP é um protocolo de recebimento, porém, se o usuário não flegar a caixinha de deixa uma cópia no servidor usando o outlook, as mensagens são retiradas do servidor ou excluídas pelo motivo acima explicado.

ID
2578105
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Observe atentamente o trecho literário e responda a questão.


“(...)

E à tarde, quando o sol — condor sangrento —,

No ocidente se aninha sonolento,

Como a abelha na flor...

E a luz da estrela trêmula se irmana

Co’a fogueira noturna da cabana,

Que acendera o pastor,

(...)”

                                            (©Castro Alves Boa Vista, 1867, Espumas Flutuantes, 1870)

No fragmento poético, Castro Alves descreve com grande carga intuitiva:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito b :

    O que é Crepúsculo:

    O "crepúsculo matutino" é proveniente da iluminação das camadas superiores da atmosfera pelo Sol, quando embora escondido, está próximo do horizonte. ... O crepúsculo vespertino é vericado antes da noite, com os últimos raios solares daquele dia.


ID
2578108
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Observe atentamente o trecho literário e responda a questão.


“(...)

E à tarde, quando o sol — condor sangrento —,

No ocidente se aninha sonolento,

Como a abelha na flor...

E a luz da estrela trêmula se irmana

Co’a fogueira noturna da cabana,

Que acendera o pastor,

(...)”

                                            (©Castro Alves Boa Vista, 1867, Espumas Flutuantes, 1870)

“No ocidente se aninha sonolento”. O termo destacado pode ser substituído sem prejuízo de sentido por:

Alternativas
Comentários
  • Ocaso significa pôr-do-sol ou ocidente. O ocaso é o momento que o sol se põe no horizonte, na direção oeste.

    O ocaso é o acontecimento que precede a noite. O ocaso é verificado todos os dias e em todas as regiões compreendidas entre o Ártico e o Antártico.

  • As questões de nível médio dessa banca parecem provas para professor de literatura. Fala sério! Pior que FGV!


ID
2578111
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Observe atentamente o trecho literário e responda a questão.


“(...)

E à tarde, quando o sol — condor sangrento —,

No ocidente se aninha sonolento,

Como a abelha na flor...

E a luz da estrela trêmula se irmana

Co’a fogueira noturna da cabana,

Que acendera o pastor,

(...)”

                                            (©Castro Alves Boa Vista, 1867, Espumas Flutuantes, 1870)

Nos versos “E a luz da estrela trêmula se irmana / Co’a fogueira noturna da cabana”, Castro Alves estava se referindo à:

Alternativas
Comentários
  • irmana: aparelha.

  • uni,ajunta,iguala.


ID
2578114
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Observe atentamente o trecho literário e responda a questão.


“(...)

E à tarde, quando o sol — condor sangrento —,

No ocidente se aninha sonolento,

Como a abelha na flor...

E a luz da estrela trêmula se irmana

Co’a fogueira noturna da cabana,

Que acendera o pastor,

(...)”

                                            (©Castro Alves Boa Vista, 1867, Espumas Flutuantes, 1870)

A expressão “condor sangrento” introduz uma figura de linguagem que ocorre quando uma palavra passa a designar alguma coisa com a qual não mantém nenhuma relação subjetiva. Trata-se, pois, de uma:

Alternativas
Comentários
  • Resuminho das figuras de linguagem:

     

    METÁFORA: Comparação implícita

    SÍMILE ou COMPARAÇÃO: Comparação explícita

    ANTÍTESE: oposição lógica

    PARADOXO: oposição não lógica

    HIPÉRBOLE: exagero

    EUFEMISMO: suavização

    ELIPSE: Omissão de um termo subentendido

    ZEUGMA: omissão de um termo já dito.

    POLISSÍNDETO: Vários conectivos

    ASSÍNDETO: Nenhum conectivo

    ALITERAÇÃO: Repetição de consoantes

    ASSONÂNCIA: Repetição de vogais

    PLEONASMO ENFÁTICO: reforçar a ideia

    IRONIA: sarcasmo

    GRADAÇÃO: ascensão

    ONOMATOPEIA: é uma figura de linguagem que significa o emprego de uma palavra ou conjunto de palavras que sugerem algum ruido:

    HIPÉRBATO: inversão, ordem indireta da frase

    METONÍMIA: substituição do autor pela obra

    CATACRESE: ausência de termos especifica, pé da mesa

    SINÉDOQUE: subs. do todo pela parte

    SINESTESIA: mistura de sentidos

    PROSOPOPEIA ou ANIMIZAÇÃO ou ANTROPOMORFISMO: personificação de coisas

    PARONOMÉSIA: trocadilho

    APÓSTROFE: vocativo

    SILEPSE: concordância com a ideia

    PERÍFRASE: substituir com maior quantidade de palavras o nome de uma pessoa

    ANÁFORA: repetição

    ANACOLUTO: interrupção


  • Achava ruim análise sintática até começar a estudar figuras de linguagem!

  • resuminho rsrs.. muita coisa, mas valeu


ID
2578117
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Observe atentamente o trecho literário e responda a questão.


“(...)

E à tarde, quando o sol — condor sangrento —,

No ocidente se aninha sonolento,

Como a abelha na flor...

E a luz da estrela trêmula se irmana

Co’a fogueira noturna da cabana,

Que acendera o pastor,

(...)”

                                            (©Castro Alves Boa Vista, 1867, Espumas Flutuantes, 1870)

Nos versos “Co’a fogueira noturna da cabana,/ Que acendera o pastor” o verbo sublinhado denota uma ação passada anterior a outro fato também passado. A forma verbal corresponde ao:

Alternativas
Comentários
  • futuro do presente -rá(EX.: CANTARÁ)

    futuro do pretérito -ria (EX.: CANTARIA) - Correto

    pretérito imperfeito. - VA - INHA -ERA

    pretérito mais-que-perfeito -RA (EX.: CANTARA)

  • GABARITO LETRA E

    eu acendera


ID
2578156
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

De acordo com o BrOffice 3.2, no Calc, é possível visualizar o resultado da função média, soma, máximo e mínimo, sem sequer digitar ou inserir as funções. Marque em que parte da área de trabalho do Calc pode-se encontrar esse resultado.

Alternativas

ID
2578159
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No tocante à utilização de comandos para organização e manipulação de arquivos e diretórios no sistema operacional Linux, o comando responsável pela atribuição de permissões de arquivos é o:

Alternativas
Comentários
  • A)

    Permissões possíveis
    Abaixo segue a tabela com os códigos de permissão (formato octal):

    |   | r | w | x |                      Descrição                      
    | 0 | - | - | - | Nenhuma permissão de acesso.                        
    | 1 | - | - | x | Permissão somente de execução (x).                  
    | 2 | - | x | - | Permissão somente de gravação (w).                  
    | 3 | - | x | x | Permissões de gravação e execução (wx).             
    | 4 | x | - | - | Permissão somente de leitura (r).                   
    | 5 | x | - | x | Permissões de leitura e execução (rx).              
    | 6 | x | x | - | Permissões de leitura e gravação (rw).              
    | 7 | x | x | x | Permissão total (leitura, gravação e execução, rwx).


    Exemplos mais comuns
    Usaremos o código de cores para facilitar a compreensão quanto ao owner, grupo e outros:

    Permissão 644:
    644 ou [rw-r--r--]: Owner com permissão de leitura e gravação, grupo com permissão somente de leitura, outros com permissão somente de leitura.
    Permissão 755:
    755 ou [rwxr-xr-x]: Owner com permissão total, grupo com permissão de leitura e execução, outros com permissão de leitura e execução.
    Permissão 777:
    777 ou [rwxrwxrwx]: Owner com permissão total, grupo com permissão total, outros com permissão total.

     

    USEI como fonte este site: https://ajuda.locaweb.com.br/pt-br/Alterando_a_permiss%C3%A3o_de_pastas_em_Linux


  • Chmod - Mudar a proteção de um ficheiro ou directoria, como por exemplo chmod 777, parecido com o attrib do MS-DOS

  • Chmod: modificar o nível de permissão

    Permissão 

    1º Proprietário

    2º Grupo do proprietário

    3º Outros usuários

    (Soma) 

    Leitura = 4

    Escrita/ Gravação = 2

    Execução = 1

  • chmod = change mode

  • A) chmod comando que atribui permissões

    B) tail comando que mostra as 10 linhas últimas do arquivo (por padrão)

    C) vi comando que dá acesso ao editor de texto padrão

    D) nmap comando que escaneia redes, servidores e portas (tcp/udp)

    E) top comando utilizado para exibir programas executados e medir o uso da memória e CPU (em comparação ao Windows, seria o gerenciador de tarefas)

  • gab: A

    Também é utilizado para mudar a proteção de um arquivo ou diretório

  • chmod = altera permissões de acesso ao arquivo (quem pode acessa-lo), além de alterar a segurança do mesmo.

    man = te ensina a usar determinado comando.

  • permissões dos arquivos -> chmod

    permissões dos usuários -> chown


ID
2578162
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Sistema Operacional Linux, o comando ls é utilizado para:

Alternativas
Comentários
  • (E)

    comando ls é fundamental para os amantes do uso do terminal. Sem ele, esqueça! Não é possível verificar os arquivos existentes nos diretórios. Sua eficiência está no poder de listar arquivos de diversas formas, bem como listar arquivos em ordem alfabética, arquivos ocultos, entre muitas outras opções.

    Fonte:Fórum viva o linux

  • comando ls: de longe o mais cobrado. 

  • A) listar aplicativos em execução. Pode ser utilizado os comandos:

    top (exibe os programas em execução, além de medir o uso da CPU e memória - seria um Gerenciador de Tarefas do Windows)

    ps (lista os processos em execução com mais informações)

    jobs (lista os processos em execução em segundo plano)

    B) excluir diretórios.

    Comando rmdir em caso de diretório vazio. Em caso de diretório com arquivos pode ser rm

    C) criar um diretório seguro.

    Comando mkdir cria diretórios, porém não sei informar de modo seguro.

    D) criar um arquivo.

    Comando touch (pode ser utilizado para criar arquivo vazio e atualizar data/hora de modificação ou de acesso.

    E) listar diretórios e arquivos.

    Comando ls

  • ls-l: exibe o conteúdo da pasta em forma de lista

    MKDIR: criação de diretórios

    RMDIR: remove (exclui) diretórios vazio.

    RM: remove (exclui) diretórios com arquivos


ID
2578165
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Sistema Operacional Windows 7, os atalhos que executam, respectivamente, as seguintes ações: Mostrar a “Área de Trabalho” ou restaurar todas as janelas ; e executar o Windows Explorer é:

Alternativas
Comentários
  • (C)

    Win + D / Win + E

  • Gab C


    Crtl + Esc = Botão incício

    WIN = Botão incício

    Alt + Tab = Alternar entre janelas

    WIN + D = Área de trabalho

    WIN + R = Executar

    WIN+ E = Explorador de arquivos

    F2 = Renomear arquivo

    F3= Pesquisar

    Shift + Del = Exclui permanentemente

    Alt + Enter= Abrir com propriedades

    Alt + F4 = Fechar todas as janelas

    Crtl + F4 = Fechar janela atual


    Segurar SHIFT - itens consecutivos

    Segurar CTRL - itens aleatórios


    Crtl + a = Selecionar tudo

    Crtl + C = Copiar

    Crtl + V = Colar

    Crtl + X = Recortar



    Arrastar mesma unidade = move

    Arrastar unidade diferente = Copia

    Arrastar + Crtl = Copia independente da unidade

    Arrastar + Shift = Move independente da unidade

    Arrastar + Alt = Atalho



    Trocar Usuário: Sai da conta e não fecha os aplicativos

    Fazer Logoff: Sai da conta encerrando todos os programas


    Suspender: Ativa o modo de economia de energia - Não desliga o computador

    Hibernar : Salva o estado de trabalho no disco rígido - Desliga o computador - Ao religar os aplicativos voltarão como estava.

    Desligar: Desliga o computador encerrando todos os programas.


  • GAB CCC

    QUESTÃO BOA

  • A questão aborda conhecimentos acerca do uso dos atalhos e suas funções no Windows 7, mais especificamente quanto aos atalhos responsáveis por, respectivamente, exibir ou ocultar a área de trabalho e abrir o Windows Explorer.

     

    A) Incorreta – Não há função, no Windows 7, para as combinações Winkey + A e Winkey + W.

    B) Incorreta – O atalho Winkey + M tem como função minimizar todas as janelas. Já para a combinação Winkey + J não há função. 

    C) Correta – O atalho Winkey + D tem como função exibir a área de trabalho, minimizando todas as janelas, e ocultar a área de trabalho, restaurando as janelas. Já o atalho Winkey + E é utilizado para abrir o Windows Explorer, que tem como função realizar o gerenciamento de pastas e arquivos no Windows. 

    D) Incorreta – O atalho CTRL + D é utilizado para deletar um item selecionado e enviá-lo à lixeira, enquanto o CTRL + E move o cursor para a caixa de pesquisa do Windows Explorer. 

    E) Incorreta – Não há função para a combinação CTRL + I. Já o atalho CTRL + P é utilizado para imprimir documentos, páginas e arquivos. 

     

    Gabarito – Alternativa C. 


ID
2578171
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO apresenta um tipo de vírus de computador:

Alternativas
Comentários
  • Anulada, pois, os tipos listados nas alternativas A,B,C e E são tipos de malwares, e não vírus.

    Hacker é a pessoa que é especialista em informática e não necessariamente agirá para o mal.

  • O examinador tava com preguiça quando elaborou essa questão bizarra. hahaha


ID
2578180
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012, institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, regulamentando a execução de medidas destinadas a adolescentes que tenham praticado algum ato infracional. Sobre esse tópico, é correto afirmar que os adolescentes:

Alternativas
Comentários
  • Que estejam cumprindo medida socioeducativa, de qualquer tipo, têm garantida a sua matrícula na rede pública de ensino, a qualquer tempo.

  • O infrator nunca será privado de educação regular, mesmo cumprindo pena.

  • SINASE

    Art. 82. Os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, em todos os níveis federados, com os órgãos responsáveis pelo sistema de educação pública e as entidades de atendimento, deverão, no prazo de 1 (um) ano a partir da publicação desta Lei, garantir a inserção de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa na rede pública de educação, em qualquer fase do período letivo, contemplando as diversas faixas etárias e níveis de instrução.

    ECA

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:


ID
2578183
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CORRETA:

    A- Foi instituído em 1990 pela Lei nº 8.069, revogando o antigo Código de Menores, representando uma mudança significativa no reconhecimento e na promoção dos direitos de crianças e adolescentes.


ID
2578186
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma forma de enfrentar as desigualdades de oportunidades educacionais é a condicionalidade da frequência escolar em programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, por exemplo. Embora este ainda seja um objeto de investigação relativamente recente, já existem estudos e pesquisas que apontam alguns impactos deste tipo de política pública na educação brasileira nos últimos anos. Sobre este tema, marque a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • D


ID
2578189
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Há muitos estudos que discutem as relações entre escolaridade e renda. Sobre este tema, é certo afirmar que:

Alternativas

ID
2578192
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A violência urbana é tema constante hoje nas discussões sobre contexto social e escolar. Entender como a violência atinge crianças, jovens e adultos é importante para pensar como a escola pode contribuir para o seu enfrentamento. Sobre a violência urbana hoje no Brasil, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2578195
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia a seguinte situação: numa escola há uma aluna transexual. O nome que consta na sua certidão de nascimento e na sua identidade é Antônio, mas ela se identifica como Adriana e reivindica que a escola reconheça seu nome social feminino. Sobre este tema, é verdadeiro afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A resolução que autoriza o uso do nome social de travestis e transexuais nos registros escolares da educação básica foi homologada em 2018, pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. Com o documento, maiores de 18 anos podem solicitar que a matrícula nas instituições de ensino seja feita usando o nome social. No caso de estudantes menores de idade, a solicitação deve ser apresentada pelos seus representantes legais.

    http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/59221-resolucao-que-autoriza-uso-de-nome-social-de-travestis-e-transexuais-e-homologada-pelo-mec


ID
2578198
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), coordenada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) traz, entre tantas outras, uma série de informações sobre as desigualdades no acesso à educação no Brasil. A partir desta pesquisa, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
2578201
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Celulares, tablets, computadores, televisão, rádio. As tecnologias de comunicação desenvolvidas ou aprimoradas nas últimas décadas fazem hoje parte do cotidiano escolar. Sobre meios de comunicação, tecnologias digitais e educação, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2578204
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A discriminação e o preconceito são questões recorrentes hoje nas discussões sobre educação no Brasil. Sobre este tema, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • pesquisas educacionais apontam para altos índices de racismo, homofobia, discriminação por gênero e por origem social nas escolas brasileiras - e esta discriminação produz efeitos no processo de aprendizagem de alunos e alunas.


ID
2578207
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Brasil é um Estado laico. Entre outras coisas, isso significa que não há religião oficial e que a Constituição garante a liberdade de crença a todas as pessoas. No que diz respeito à educação, as Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos reforçam a laicidade do Estado como um dos princípios a orientar os sistemas de ensino. De acordo com estas e outras diretrizes e parâmetros educacionais nacionais, entender que a educação pública é laica significa que:

Alternativas
Comentários
  • O currículo da escola não deve estar subjugado a nenhuma crença religiosa específica, ao mesmo tempo que se garanta o reconhecimento da diversidade religiosa.

  • ensino religioso é facultativo ao aluno


ID
2578210
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Se a direção de uma creche ou escola se deparar com indícios de que uma criança esteja sofrendo agressão física, abuso sexual ou qualquer outra forma de maus-tratos, ela deve:

Alternativas
Comentários
  • Art.  56.  Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

    I – maus-tratos envolvendo seus alunos;

    II – reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares;

    III – elevados níveis de repetência.

     

    (ECA)

  • Denunciar o caso, de forma anônima ou não, ao Conselho Tutelar de sua localidade, ainda que se trate de uma suspeita.


ID
2578213
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase seguinte: Segundo o ECA, crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência:

Alternativas
Comentários
  • Art. 54, III - ECA


ID
2578216
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo o ECA e o Código Penal Brasileiro (art. 217 e 218), é correto afirmar que o ato sexual entre uma pessoa maior de dezoito anos e uma pessoa menor de quatorze:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra C.

  • Código Penal, Art. 217-A. Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos: 

    A lei presume ser violento o comportamento, não importando eventual consentimento da vítima, isto por presumir-se a ausência de capacidade de autodeterminação sexual por parte do adolescente com menos de 14 anos.

    Curiosidade: há um instituto no Direito Penal denominado "erro de tipo" (Art. 20 do Código Penal), ocorre quanto o agente não sabia objetivamente dos elementos normativos-típicos que tipificariam o fato (teoria da imputação objetiva - Claus Roxin), exemplo é o desconhecimento da idade da vítima e circunstâncias - estereótipo, entre outras... - que façam presumir que a mesma possuía idade que sopesasse ao requisitado pela norma. Como o tipo não prevê modalidade culposa o fato é atípico, logo não há crime, pois, indo um pouco além, crime é fato típico, antijurídico e culpável.

  • GABARITO: LETRA C

    → É o chamado "estupro de vulnerável":

    >>> Art. 217-A. Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos:

    Pena - reclusão, de 8 (oito) a 15 (quinze) anos.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
2578219
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diante de um aluno flagrado, no ambiente escolar, cometendo um ato infracional como, por exemplo, a venda de drogas ilícitas, a escola deve:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: a) comunicar imediatamente à autoridade policial, evitando a exposição do adolescente diante da comunidade escola.


ID
2578222
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Conselho Tutelar é:

Alternativas
Comentários
  • d) um órgão permanente e autônomo, encarregado de zelar pela proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

     

     

    LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.

     

     

    Art. 131. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.


ID
2578225
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Na escola, a fim de manter-se o bom relacionamento entre os servidores e destes com o público externo, é PROIBIDO ao servidor público:

Alternativas
Comentários
  • correta letra D.

  • GABARITO: LETRA D

    Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    b) prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam;

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  


ID
2578228
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Trabalhar em um ambiente escolar envolve contato com alunos e seus pais. Por ser um ambiente de grande circulação de pessoas, determinados cuidados e tratamentos são fundamentais. Sendo assim, os servidores públicos deverão ter em mente que a melhor postura é:

Alternativas
Comentários
  • correta letra E.

  • GABARITO: LETRA E

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    e) tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público;

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  


ID
2578231
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

É uma atitude esperada do servidor público federal:

Alternativas
Comentários
  • correta letra B.

  • Art. 116.  São deveres do servidor:

    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais.

  • GABARITO: LETRA B

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    r) cumprir, de acordo com as normas do serviço e as instruções superiores, as tarefas de seu cargo ou função, tanto quanto possível, com critério, segurança e rapidez, mantendo tudo sempre em boa ordem.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

  • a) A questão fala de servidores federais, mas na verdade fala de aspectos que se aplicam a qualquer pessoa que atue no serviço público. Neste sentido, não podemos dizer que o servidor somente irá atuar quando estiver a fim de exercer as atribuições do cargo, função ou emprego público. ITEM INCORRETO.

    b) ITEM CORRETO.

    c) O servidor ou funcionário público não deve obedecer a ordens que sejam ilegais. ITEM INCORRETO.

    d) Assim como dito na alternativa A, o serviço público não dá ao ocupante do cargo o direito de escolher os dias e os horários em que irá trabalhar ao bel prazer. ITEM INCORRETO.

    e) É inadmissível na Administração Pública a existência de qualquer modalidade de preconceito. ITEM INCORRETO.

    Resposta: B


ID
2578234
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

São regras e princípios a serem observados e cumpridos pelos servidores públicos federais:

Alternativas
Comentários
  • correta letra C.

  • REGRAS DEONTOLÓGICAS

    XIII- O servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão, colabora e de todos pode receber colaboração. A atividade pública é a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nação

  • GABARITO: LETRA C

    CAPÍTULO I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    XIII - O servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão, colabora e de todos pode receber colaboração, pois sua atividade pública é a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nação.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  


ID
2578237
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os Colégios de Aplicação (CAp) recebem alunos com deficiência e têm o desafio de incluir esses alunos, tornando a escola um espaço receptivo, acolhedor e que permite a vivência e aprendizagem dos alunos. Assinale a única alternativa que NÃO corresponde a uma ação inclusiva:

Alternativas
Comentários
  • B

    Por precaução, criança com deficiência só brinca com outras crianças que tenham as mesmas necessidades.


ID
2578240
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As universidades são instituições pautadas pelo tripé ensino, pesquisa e extensão e que se caracterizam pela:

Alternativas
Comentários

  • composição de um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado.


ID
2578243
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases, lei nº 9394/96, a educação escolar é composta por:

Alternativas
Comentários
  • Conforme a referida lei: 

    A Educação Escolar:

    ➟Educação básica

        ● Infantil

        ●Fundamental

        ●Médio

     

    ➟Educação Superior

  • Art. 21. A educação escolar compõe-se de:

    I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;

    II - educação superior.


ID
2578246
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os municípios, os Estados e a União possuem a responsabilidade de empregar obrigatoriamente um percentual mínimo de sua arrecadação em Educação. Considerando os municípios, os Estados e a União, respectivamente, esses valores são:

Alternativas
Comentários
  • LDB

    Art. 69. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, vinte e cinco por cento, ou o que consta nas respectivas Constituições ou Leis Orgânicas, da receita resultante de impostos, compreendidas as transferências constitucionais, na manutenção e desenvolvimento do ensino público.              (Vide Medida Provisória nº 773, de 2017)         (Vigência encerrada)

    ATO DECLARATÓRIO DO PRESIDENTE DA MESA DO CONGRESSO NACIONAL Nº 69, DE 2017

            O PRESIDENTE DA MESA DO CONGRESSO NACIONAL, nos termos do parágrafo único do art. 14 da Resolução nº 1, de 2002-CN, faz saber que a Medida Provisória nº 773, de 29 de março de 2017, que "Estabelece prazo para a correção dos valores referentes ao percentual de aplicação mínimo obrigatório de que trata o caput do art. 69 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para os recursos recebidos em decorrência da Lei nº 13.254, de 13 de janeiro de 2016", teve seu prazo de vigência encerrado no dia 8 de dezembro do corrente ano.

    Senador EUNÍCIO OLIVEIRA
    Presidente da Mesa do Congresso Nacional

  • gabarito letra A


ID
2578249
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei nº 11.274/2006 altera a LDB n° 9394/96, no que tange à idade obrigatória referente ao ingresso dos alunos no ensino fundamental. Sobre o tema, é correto afirmar que se deve:

Alternativas
Comentários
  • Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade...

  • Gabarito A

    O Ensino Fundamental deverá começar aos 6 anos de idade e terá duração de 9 anos.


ID
2578252
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O sistema federal de ensino é composto por:

Alternativas
Comentários
  • Instituições de ensino mantidas pela União; instituições de ensino superior criadas e mantidas pela iniciativa privada; órgãos federais de educação.

  • Alternativa C.

    instituições de ensino mantidas pela União; instituições de ensino superior criadas e mantidas pela iniciativa privada; órgãos federais de educação.


ID
2578255
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A LDB n° 9394/96 aborda a educação física nos ambientes escolares. Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • d)

    A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica, sendo facultativa para os maiores de 30 anos de idade.

  • Seção II

    Da Educação Infantil

    3º A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno:

    I - que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas;

    II - maior de 30 anos de idade;

  • facultativa apenas a prática
  • A questão exige o conhecimento sobre a LEI Nº 9.349/96 - Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB), em especial sobre a Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola.

    a) Incorreta.

    Não há essa distinção de gênero na prática da educação física.

    b) Incorreta.

    A alternativa erra ao dizer que cabe os municípios escolher se atividade da educação física será obrigatória, visto que já foi determinado isso no próprio dispositivo. Vejam o que dispõe o artigo 26, § 3º da referida lei. § 3º A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno:  (...)

    c) Incorreta.

    A lei não trata sobre essa escolha de horário a ser praticada e sim que é obrigatória. Vide a explicação da alternativa anterior.

    d) Correta.

    A prática da educação física propõe facultatividade a alguns. Vejamos o que dispõe o artigo 26, § 3º, I, II, III, IV, VI.

    § 3º A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno:

    I – que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas;

    II – maior de trinta anos de idade;

    III – que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física;

    IV – amparado pelo  Decreto-lei nº 1.044/ 69 incluída pela lei nº 10.793/ 03

    São portadores de (afecções, infecções, traumatismos, ou outras condições mórbitas)

    VI – que tenha prole (filhos).

    e) A educação física, componente obrigatório do currículo, é obrigatória em todas as etapas da educação, incluídas a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio e o ensino superior.

    Incorreta. A alternativa erra ao mencionar ensino superior. A lei apenas fala em ensino básico. Vejamos: § 3º A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica , sendo sua prática facultativa ao aluno:  (...)

    Referência bibliográfica:

    BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. 

    GABARITO: D

  • Art. 26, paragrafo 3: é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo facultado ao aluno:

    I- que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas;

    II- maior de trinta anos de idade;


ID
2578258
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Reportagem do jornal O GLOBO de 25/11/2013 intitulada “Escolas federais têm médias mais altas no ENEM e superam particulares” mostra os bons resultados que, muitas vezes, são obtidos por essas escolas. Sobre o ENEM, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2578261
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um professor, no início do ano letivo, planeja suas aulas de forma que todos os seus alunos aprendam. Ele deve levar alguns fatores em consideração. Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2578264
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O artigo 59 da LDB n° 9394/96 aborda as medidas que os sistemas de ensino deverão assegurar aos educandos com deficiência. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Art. 59. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação:          

    I - currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;

    II - terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados;

    III - professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;

    IV - educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora;

    V - acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.

  • nada de bolsa


ID
2578267
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

São finalidades do ensino médio, EXCETO:

Alternativas