-
Alternativa correta: E.
.
.
À noite, no jardim, uma maçã teria caído não em sua cabeça, mas entre ele e a Lua. Ao ver a cena, Newton teria se questionado se a força que puxava a maçã para baixo era a mesma que fazia a Lua girar em torno da Terra.
Internet:<http://super.abril.com.br> .
.
Quando se fala em dinâmica de corpos, a imagem que vem à cabeça é a clássica e mitológica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente, uma maçã cai sobre a sua cabeça. Segundo consta, este foi o primeiro passo para o entendimento da gravidade, que atraía a maçã.
Internet: <http://www.sofisica.com.br> .
.
Em ambos os casos emprega-se termos que dão à história um caráter de incerteza. Não se sabe ao certo se isso aconteceu de verdade.
.
OBS.: alguém comenta o erro da A.
-
LUIS HENRIQUE FORCHESATTO, o erro da alternativa A reside no fato de a assertiva afirmar que o termo "...no jardim..." possui função explicativa, que normalmente é desempenhada por um aposto.
Perceba que o termo em questão não está explicando outro termo da oração, e sim apenas incluindo uma circunstância de lugar ao período, de forma que é classificado como um adjunto adverbial de lugar, não possuindo função explicativa, mas circunstancial.
-
poh pq são tão dificil portugues pqp
-
o certo não seria aplicar o elemento mesoclítico no verbo teria, já que o verbo está no futuro do pretérito ( ter-se-ia)
-
A) Isolam um adjunto adverbial deslocado de sua posição natural.
B) no primeiro fragmento, é facultativo o emprego repetido do “se” em “teria se questionado se a força”, visto que a primeira ocorrência pode ser excluída, sem prejuízo gramatical para o texto.
No primeiro caso= se= reflexivo perceba que dá para trocar por a si mesmo.
C) Advérbios atraem o pronome..
São casos de próclise:
I) Nas orações que contenham uma palavra ou expressão de valor negativo.
II) Nas orações em que haja advérbios e pronomes indefinidos, sem que exista pausa.
III) Nas orações iniciadas por pronomes e advérbios interrogativos.
IV)Nas orações iniciadas por palavras exclamativas e nas optativas
....
D) no segundo fragmento, o uso do acento indicativo de crase em “vem à cabeça” deve-se à regência do substantivo “imagem” e à presença do artigo feminino, determinando “cabeça”.
Na verdade, Cai na regra geral: Regra geral, ou seja, verbo rege preposição "a" e a palavra que vem depois admite artigo "a". para termos certeza troque a palavra feminina pela masculina..se latir (aparecer "ao")= crase!
O sangue subiu à cabeça.
subiu aos olhos.
Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!
-
A) no primeiro fragmento, as duas vírgula que isolam “no jardim” foram empregadas para separar termo de caráter explicativo.
→ errada, foram usadas para separa um termo de caráter adverbial, ou uma locução adverbial de lugar.
B) no primeiro fragmento, é facultativo o emprego repetido do “se” em “teria se questionado se a força”, visto que a primeira ocorrência pode ser excluída, sem prejuízo gramatical para o texto.
→ errada, pois não é facultativo, o primeiro é parte integrante do verbo (questionar no sentido Fazer perguntas a alguém ou a si próprio é pronominal ou bitransitivo), logo causaria incorreção remover o primeiro SE.
C) no segundo fragmento, caso se colocasse o “se” depois de “fala”, seria mantida a correção gramatical do texto, pois a colocação é, no caso, opcional.
→ errada, Quando se fala, Advérbio ou palavra denotativa antes do verbo é caso de próclise, não cabendo a ênclise.
D) no segundo fragmento, o uso do acento indicativo de crase em “vem à cabeça” deve-se à regência do substantivo “imagem” e à presença do artigo feminino, determinando “cabeça”.
→ errada, trata-se de uma locução adverbial com núcleo feminino.
E) em ambos os fragmentos de texto, a referência à queda da maçã sobre a cabeça de Newton é tratada como um fato sem comprovação histórica.
→ correta, basta notar os tempos verbais utilizados no futuro do pretérito que expressa incerteza, surpresa e indignação, sendo utilizado para se referir a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado
-
Achei que era uma questão de sintaxe e não interpretação de texto..
-
socorro
-
Assertiva E
em ambos os fragmentos de texto, a referência à queda da maçã sobre a cabeça de Newton é tratada como um fato sem comprovação histórica.
-
Essa Quadrix é uma graça... Ou não.
-
vai se lascarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr. examinador FDP
-
ACERTEI POR ELIMINAÇÃO
-
em português a quadrix é igual ou melhor que o cespe, MAS VCS NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA ESSA DISCUSSÃO..kkkkk
-
Segundo consta, este foi o primeiro passo para o entendimento da gravidade, que atraía a maçã.
|
|
\ | /
|
Consta= Flexão do verbo na: 3ª pessoa do singular do presente do indicativo, 2ª pessoa do singular do imperativo afirmativo
Não é futuro do pretérito nem subjuntivo para expressar incerteza. O verbo exprime CERTEZA.
*Segundo consta* Se consta é porque foi constado em algum documento o que implica uma constatação histórica.
-
Miologia! Sem comprovação científica?? É isso?? Dá para acertar por eliminação
-
também achei que era uma questão de sintaxe e não interpretação de texto..em fim PEÇAM A PROFESSORA QUE COMENTE!
-
QC faça comentários de todas as questões!!!!!!