SóProvas



Prova Quadrix - 2018 - Prefeitura de Cristalina - GO - Professor- História


ID
2999689
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que se refere à correção gramatical e à adequação da linguagem do trecho apresentado à correspondência oficial.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

  • LETRA A

    b) Esclarecemos, na oportunidade, de que o decreto mencionado deve ser regulamentado via portaria a ser publicado no Diário Oficial. (Esclarecemos que o decreto...)

    c) Este setor informa, (não se separa o sujeito do seu complemento) que não vai abrir mão (informalidade) da decisão de conceder o recesso de fim de ano de forma escalonada.

    d) Segue anexo (anexa, para concordar com "a planilha"), para conhecimento de Vossa Senhoria, (deve ser inserida essa vírgula para isolar o termo intercalado) a planilha de gastos que este setor teve de fazer para o comprimento das metas de 2018.

    e) Informamos que vários licitantes interporam (interpuseram) recurso contra a decisão da Secretaria de Licitação, que decidiu interpela a prefeitura.

  • Só para completar o comentário do colega abaixo.

    A alternativa E tem outros erros:

    A ausência de CRASE, logo depois de interpela e antes de prefeitura.

    Ainda é válido lembrar que o correto é INTERPELAR e não interpela.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.

    a) Verificamos que este período atende ao uso da norma padrão, pois é claro, conciso e coerente. Além disso, o pronome de tratamento, bem como o acento grave foram empregados devidamente. Dessa forma, esta é a alternativa correta. 


    b) Neste período ocorrem 3 erros. O primeiro é devido ao uso da vírgula após o verbo esclarecer. Sendo "na oportunidade" um adjunto adverbial curto (até 2 palavras), mesmo que deslocado, não é obrigatório o uso de vírgula. Entretanto, ao inserir a primeira, torna-se obrigatório o uso da segunda para isolar tal adjunto. Assim, há duas opções: ou retirar a que está após o verbo esclarecer ou inserir outra após "na oportunidade". O segundo erro é referente ao emprego da preposição DE para introduzir o complemento do verbo esclarecer. Sendo ele um verbo transitivo direto, seu complemento deve ser um objeto direto, então, não deve ser introduzido por preposição. O terceiro erro corresponde à ausência de concordância do vocábulo "publicado". Tendo em vista que ele deve concordar com "portaria", que está no feminino, o correto é 'portaria a ser publicada'.


    c) Neste período ocorrem 2 erros. O primeiro é referente ao emprego da vírgula após o verbo informar. De acordo com a regra, não pode haver vírgula entre o verbo e o seu complemento, pois, tal emprego quebra a estrutura sintática do período. O segundo erro diz respeito ao uso da expressão "vai abrir mão". Sendo ela própria da linguagem informal, seu uso contraria o atributo da formalidade.


    d) Neste período ocorrem 2 erros. O primeiro diz respeito à concordância de "anexo". Se utilizada sem a preposição “em", a palavra “anexo" tem função de adjetivo e deve concordar com o substantivo a que está associada, que neste caso é "planilha". Portanto, o correto é "Segue anexa...a planilha". O segundo erro é referente à ausência de vírgula após Vossa Senhoria, para isolar o trecho “para conhecimento de Vossa Senhoria". Tendo em vista que se trata de um adjunto adverbial longo (a partir de 3 palavras), que está deslocado, é obrigatório o uso das duas vírgulas, antes e depois.


    e) Neste período ocorrem 2 erros. O primeiro é referente à flexão verbal de "interporam". Tendo em vista que a ação ocorre no passado, o correto é que o verbo esteja flexionado no pretérito: interpuseram.  O segundo erro é quanto ao emprego do verbo "interpela". Sendo ele auxiliar da locução verbal "decidiu interpela", deve estar em uma das formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio). Assim, o correto é "decidiu interpelar".


    Gabarito do professor: Letra A.


ID
2999692
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O clima influencia a formação da vegetação e a vegetação contribui para a dinâmica do solo. Dessa forma, é clara a existência de uma relação entre vegetação, clima e solo. Sendo assim, assinale a alternativa correta a respeito da vegetação e de aspectos climáticos de Goiás.

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

    B-) Errado. Há, na parte mais ao sul de Goiás, Mata Atlântica

    C-) Errado. A destruição do Cerrado, apesar de ter muito pouco animais endêmicos, é o local que nasce as principais bacias hidrográficas do Brasil. Destruir esse bioma, causará mais impactos hídricos do que já vem ocorrendo. Logo, será uma grande perda ambiental.

    D-) Errado.

    E-) Errado. Na verdade, é o contrário: Setembro a Abril são os meses chuvosos e Julho a Agosto, os meses mais secos.

  • O clima é tropical semiúmido

  • As plantas do cerrado possuem raízes muigo profundas para absorver agua!


ID
2999695
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em primeiro lugar, em Goiás, o conservadorismo parece ser uma característica que une a todos, independentemente da condição ou classe social. Chama a atenção, ao desavisado recém‐chegado às terras goianas, que os mesmos discursos estejam presentes na fala do latifundiário e do meeiro, do trabalhador rural; do empresário ou profissional liberal e dos vendedores da força de trabalho.

Internet: < www.congressohistoriajatai.org> (com adaptações).


Acerca do tema abordado no texto acima e de assuntos correlatos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O Governo de Getúlio Vargas (1930 -1945 e depois 1951- 1954) estabeleceu a política pública “Marcha para o Oeste". O objetivo era ocupar e ligar as Regiões Norte e Centro Oeste. Ambas então com baixa densidade demográfica e pouca exploração econômica.

    Esta política foi favorecida pelas práticas coronelistas presentes. Os coronéis não só concentravam como também financiavam o poder político nos municípios. A questão pede que correlacione o conservadorismo presente na sociedade atual com a prática coronelista presente em Goiás.

    A) INCORRETA – O pensamento coronelista é conservador com característica de permanência – manutenção das tradições e do status quo - e não de ruptura. Seu objetivo é a manutenção dos hábitos e práticas políticas para a permanência do mesmo grupo social no poder.

    B) INCORRETA – Pedro Ludovico Teixeira mantem práticas coronelistas como: voto de cabresto, favores a aliados, manutenção de alianças, ação autoritária contra qualquer pensamento divergente. Suas ações têm como meta a manutenção da ordem vigente.

    C) INCORRETA – A construção de Goiânia faz parte do projeto do Governo de Getúlio Vargas. A Marcha para o Oeste tinha por objetivo integrar as regiões do Norte e do Centro Oeste do país. Esta construção faz parte da política da época em questão.

    D) CORRETA – Os coronéis garantem a manutenção do poder político através da compra de votos e votos de cabresto. São os grandes financiadores da perpetuação do conservadorismo, na medida em que dele se beneficiam.

    E) INCORRETA – Ao contrário. A proximidade com o centro do poder federal ajuda a manutenção das estruturas de poder anteriores à construção de Brasília Tais estruturas permitem a manutenção de oligarquias no poder municipal e estadual .

    RESPOSTA: D
  • Gabarito D


ID
2999698
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Não entrará pelos olhos a dentro de todo homem de bom senso que reduzir à vida sedentária homens que não têm artes necessárias para subsistir nela ou equivale a destruí‐losà custa de fome e privações ou equivale a fazer pesar sobre nós o encargo de sustentá‐los?

Oswaldo Martins Ravagnani. A agropecuária e os aldeamentos indígenas goianos. Departamento de antropologia, política e filosofia. UNESP – Araraquara‐SP (com adaptações).


Com relação à questão indígena em Goiás ao longo da história, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Os aldeamentos indígenas faziam parte do processo de colonização português em Goiás. ITEM INCORRETO.

    b) Atualmente, o povo indígena Avá-Canoeiro ocupa uma área de 38 mil hectares demarcada pela Fundação Nacional do Índio (Funai) em 1996. Denominada Terra Indígena Avá-Canoeiro, é localizada nos municípios de Minaçu e de Colinas do Sul, no estado de Goiás. Além de todos os conflitos históricos envolvendo os Avá-Canoeiro, este grupo enfrentou nas últimas décadas a construção da represa e o enchimento do lago da Usina Hidrelétrica (UHE) Serra da Mesa, de propriedade da Furnas Centrais Hidrelétricas S. A. Anos mais tarde os Avá-Canoeiros foram também atingidos pela UHE Cana Brava, que barra o mesmo Rio Tocantins, abaixo da UHE Serra da Mesa. ITEM CORRETO.

    c) Os Karajás, os Tapuyas e os Avá-Canoeiro são os grupos indígenas atualmente presentes em Goiás. ITEM INCORRETO.

    d) O censo de 2010 apontou que Goiás possui a terceira maior população indígena do Centro‐Oeste. ITEM INCORRETO.

    Resposta: B

  • Gab. B

    Município Atingido: Minaçu (GO)

    Outros Municípios: Colinas do Sul (GO), Minaçu (GO)

    População: Povos indígenas

    Atividades Geradoras do Conflito: Atuação de entidades governamentais, Barragens e hidrelétricas, Madeireiras, Mineração, garimpo e siderurgia

    Impactos Socioambientais: Alteração no regime tradicional de uso e ocupação do território, Assoreamento de recurso hídrico, Desmatamento e/ou queimada, Erosão do solo, Poluição de recurso hídrico, Poluição do solo

  • A face indígena no Estado de Goiás:

    *karajá: Aruanã

    *Tapuia: Nova América e Rubiataba.

    *Avá-canoeiro: Minaçu (declarada, mas não registrada no Patrimônio da União)

    “Na realidade existe um documento que comprova a criação dessas reservas. Entretanto por falta de interesse principalmente político, o que se constata é o avanço do capital sobre essas áreas, dentro da perspectiva de expansão do agronegócio”, segundo Altair Sales, Professor de Antropologia PUC-GO.

  • Depois de décadas de extermínio, em 2018, no território goiano existem apenas três Terras Indígenas: do povo Karajá no município de Aruanã (três áreas descontinuas), do Avá-Canoeiro, entre os municípios de Minaçu e Colinas do Sul e do povo Tapuio no município de Rubiataba e Nova América (duas áreas descontinuas), conforme mostra, a seguir, o mapa 01 de localização. Cabe ainda ressaltar a presença dos Xavante (60 pessoas aproximadamente) Xiguano e Chiquitano na cidade de Aragarças/GO1 e dos Tapirapé que vivem com a família Avá-Canoeiro em Minaçu/GO.

    Fonte: SILVA, L. G.; LIMA, S. C.; SOUZA, E. A. Povos indígenas de Goiás: Karajá, Tapuio e Avá-Canoeiro | Dossiê


ID
2999701
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A venda da Companhia Energética de Goiás (Celg) para a empresa italiana Enel foi concluída no dia 14/2/2017, em Goiânia. O presidente da corporação estrangeira no Brasil, Carlo Zorzoli, esteve na capital goiana com o governador do estado, Marconi Perillo (PSDB), e o presidente da Eletrobrás, Wilson Ferreira Junior, onde assinaram a privatização da companhia, que foi vendida por R$ 2,187 bilhões.


Internet: < http://g1.globo.com> (com adaptações).


No que se refere à questão energética em Goiás, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A produção de energia solar fotovoltaica vem tendo grande desenvolvimento no estado, que já supera a marca histórica de 10 megawatts (MW), estando entre os grandes produtores do País.

    letra E

  • Um grande exemplo atual é a Usina Fotovoltaica Urbana da faculdade UniEvangélica, criada em 2019, sendo considerado o maior estacionamento solar do país, que produz energia de forma limpa e sustentável com estimativa de gerar uma economia anual de 2.463,80 MWh.

  • a) A usina de Cachoeira Dourada, situada no Rio Araguaia, é grande fornecedora de energia elétrica para o estado de Goiás.

    Está localizada no Rio Paranaíba

    b) Apesar de ter se desfeito da companhia de distribuição, o governo de Goiás continua detendo a totalidade do parque gerador de energia elétrica do estado.

    O Governo de Goiás não detém a totalidade do parque gerador porque esse parque é operado pela CELG GT, subsidiária da CelgPar, que é uma sociedade de economia mista.

    A Companhia Celg de Participações - CELGPAR apresenta a seguinte composição acionária:

    Governo do Estado de Goiás: 99,702%

    Centrais Elétricas Brasileiras - ELETROBRAS: 0,070%

    Demais acionistas: 0,228%

    c) Usinas de açúcar e álcool em outras unidades da Federação produzem a chamada “coenergia”, que consiste em utilizar rejeitos da cana‐de‐açúcar para a geração de energia, o que ainda não ocorre em Goiás.

    Isso não é verdade. [...] com a instalação de uma central termelétrica e a Jalles Machado se tornou pioneira em Goiás na cogeração de energia a partir do bagaço de cana. Além de suprir o consumo de energia elétrica da própria usina, o excedente da produção é comercializado, gerando uma receita adicional para a empresa [...].

    d) Com um subsolo pobre em petróleo, mas sendo grande produtor de gás natural, Goiás contribui para a autossuficiência energética brasileira.

    Não encontrei nenhuma informação sobre a produção de gás natural em Goiás, apenas sobre a Distribuição e Canalização. (Se alguém souber por favor...)

    e) A produção de energia solar fotovoltaica vem tendo grande desenvolvimento no estado, que já supera a marca histórica de 10 megawatts (MW), estando entre os grandes produtores do País.

    Alternativa CORRETA


ID
3282112
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

É um luxo e um despropósito defender, por exemplo, animais  ameaçados  de  extinção, enquanto milhares  de crianças  morrem  de  fome  ou  de  diarreia  na  periferia  das  grandes cidades, no Norte ou no Nordeste.


Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais, Meio Ambiente, MEC.


Considerando  o  texto  acima  e,  ainda,  os  conceitos  da educação ambiental, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
3282115
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Durante  a  coordenação  pedagógica  coletiva, uma professora do 2.º ano  relatou a grande diferença nos níveis de aprendizagem de  seus alunos. Segundo ela, era possível subdividir  os  alunos  em  quatro  grupos  distintos.  A coordenadora pedagógica lembrou que o ato educativo deve compreender as aprendizagens dos alunos com base em seu próprio desenvolvimento. 

Considerando  essa  situação  hipotética  e  a  função  da avaliação  na  prática  pedagógica,  assinale  a  alternativa  que apresenta o que a professora deveria observar ao planejar e construir seus instrumentos de avaliação.  

Alternativas

ID
3282340
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa que não apresenta uma diretriz do Plano Nacional de Educação 2014‐2024.

Alternativas
Comentários
  • Letra C está errada pois a ênfase é na promoção da CIDADANIA e na ERRADICAÇÃO de todas as formas de discriminação.
  • DIRETRIZES DO PNE:

    I - erradicação do analfabetismo;

    II - universalização do atendimento escolar;

    III - melhoria da qualidade do ensino;

    IV - formação para o trabalho;

    V - promoção humanística, científica e tecnológica do País.

    VI - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em

    educação como proporção do produto interno bruto.

  • GABARITO: LETRA C

    V − formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos

    em que se fundamenta a sociedade.


ID
3282346
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

    Ana Clara completará seis anos de idade em  janeiro de 2019.

Com base nesse caso  hipotético, assinale a alternativa que apresenta a estratégia de matrícula adequada para ela no ano letivo de 2019.

Alternativas
Comentários
  • Ao completar 6 anos de idade até 31 de março a criança será matriculada para o 1 ano do ensino fundamental.

  • Então:

    Educação infantil se divide em:

    Creche: 0-03 anos

    Pré escola: 4 e 5

    Ensino Fundamental . > 6 aos 14 anos. > ( tem duração de 9 anos) LDB.

    Se Ana Clara tem 6 aninhos , ela deve ser matriculada na Primeira (1ª) série do ensino fundamental I, e assim sucessivamente até aos 14.

    Após a partir dos 15, ela já entre no Ensino Médio.

    15 aos 17 neste caso.


ID
3282352
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere à escola de tempo integral, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe a referência da legislação de Educação Integral onde é falado isso?

  • No mínimo 7 horas

  • Gabarito A

    "Programa “Novo Mais Educação” prevê a ampliação da jornada escolar em 5 horas ou 15 horas semanais. A escola pode escolher livremente o que fazer nesse tempo de ampliação? 

    Cada escola conta apenas com uma das opções de carga horária semanal, que deve ser implementada para todas as turmas vinculadas ao Programa, obedecendo aos 

    seguintes critérios:

    I) As escolas que ofertarem 5 horas de atividades complementares por semana realizarão 2 atividades de Acompanhamento Pedagógico, sendo 1 de Língua Portuguesa 

    e 1 de Matemática, com 2 horas e meia de duração cada."

  • Essa questão deve ter como BASE alguma legislação Estadual do município de cristalina GO, pois, não me lembro de haver essa carga horaria na LDB ou em outras legislações nacionais para a educação.

    O que sei é que: mínimo de 4hs para turno parcial e mínimo de 7 horas para turno integral.


ID
3282358
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na educação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A eterna briga entre professor e projetor kkkkkkkk
    Letra C
    Um  dos  principais  desafios  ao  emprego  das  TIC  nos processos  educacionais  é  garantir  a  formação  dos professores  para  o  uso  crítico  e  reflexivo  dos dispositivos tecnológicos. 


ID
3282457
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

À luz das Diretrizes Nacionais Gerais para a Educação Básica, assinale a alternativa que apresenta o conceito de currículo escolar.

Alternativas
Comentários
  • Banca Fuleira, nada a ver, A letra C estaria mais próxima da realidade.


ID
3282544
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao estabelecer a gestão democrática como princípio, a LDB, em seu artigo 14, consolida o que se inscreve na Constituição Federal,  referindo‐se  ao  pacto  federativo  nos  termos  da autonomia dos entes federados.

Art. 14.  Os  sistemas  de  ensino  definirão  as normas  da  gestão  democrática  do  ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e  conforme  os seguintes princípios: 

I  ‐  participação  dos  profissionais  da educação na  elaboração  do  projeto  pedagógico  da escola;

II  ‐  participação  das  comunidades  escolar  e local em conselhos escolares ou equivalentes.

De acordo com esses princípios, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A construção participativa do projeto político‐pedagógico e a participação da comunidade nos conselhos escolares são instrumentos fundamentais de regulamentação da gestão democrática.


ID
3282547
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com os dispositivos legais vigentes, a educação básica compreende

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

    Fundamento: Art. 21, I, da lei 9394/96.

    Art. 21. A educação escolar compõe-se de:

    I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;

    II - educação superior.

    Bons estudos!

  • Bizú: A educação básica no Brasil é IN-Fu-Me.

    1- Infantil

    2- Fundamental;

    3- Médio


ID
3282550
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela Lei n.º 13.005/2014, foi instituído pela Constituição Federal de 1988 e estabelece metas e diretrizes para a educação por um período de dez anos. Quanto ao PNE, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 8° Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas neste PNE, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação desta Lei.


ID
3282553
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca do Plano de Saúde na Escola (PSE), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O Plano de Saúde na Escola se preocupa principalmente com a saúde bocal e nutricional da meninada.

  • O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.


ID
3282571
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando que o projeto político‐pedagógico seja o principal instrumento organizador do trabalho pedagógico da escola, assinale a alternativa que apresenta os atores de sua elaboração.

Alternativas
Comentários
  • Faltou a comunidade/sociedade civil , para ficar mais bonito, srsr

  • Todos os atores da Comunidade escolar podem e devem participar da elaboração do PPP, portanto como a letra C é a mais ampla, é a que deve ser marcada como correta.

  • Todos os atores da Comunidade escolar podem e devem participar da elaboração do PPP, portanto como a letra C é a mais ampla, é a que deve ser marcada como correta.

  • Todos os atores da Comunidade escolar podem e devem participar da elaboração do PPP, portanto como a letra C é a mais ampla, é a que deve ser marcada como correta.

  • Todos os atores da Comunidade escolar podem e devem participar da elaboração do PPP, portanto como a letra C é a mais ampla, é a que deve ser marcada como correta.

  • Todos os atores da Comunidade escolar podem e devem participar da elaboração do PPP, portanto como a letra C é a mais ampla, é a que deve ser marcada como correta.

  • Todos os atores da Comunidade escolar podem e devem participar da elaboração do PPP, portanto como a letra C é a mais ampla, é a que deve ser marcada como correta.

  • Todos os atores da Comunidade escolar podem e devem participar da elaboração do PPP, portanto como a letra C é a mais ampla, é a que deve ser marcada como correta.

  • Todos os atores da Comunidade escolar podem e devem participar da elaboração do PPP, portanto como a letra C é a mais ampla, é a que deve ser marcada como correta.

  • Todos os atores da Comunidade escolar podem e devem participar da elaboração do PPP, portanto como a letra C é a mais ampla, é a que deve ser marcada como correta.

  • Todos os atores da Comunidade escolar podem e devem participar da elaboração do PPP, portanto como a letra C é a mais ampla, é a que deve ser marcada como correta.

  • Todos os atores da Comunidade escolar podem e devem participar da elaboração do PPP, portanto como a letra C é a mais ampla, é a que deve ser marcada como correta.


ID
3282577
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a Educação para a Diversidade, a Cidadania e a Educação em e para os Direitos Humanos, assinale a alternativa que apresenta uma das dimensões das políticas afirmativas.

Alternativas
Comentários
  • letra C

    diversidade social

  • Em outras palavras, seria o mesmo que dizer: Dar maior visibilidade aos grupos e minorias sociais e suas necessidades. Assim, constitui políticas afirmativas.


ID
3282580
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

    O projeto político‐pedagógico é o conjunto de concepções pedagógicas que a escola adota, a explicitação da sua  função social e a clara definição de procedimentos didático‐metodológicos  que  serão  desenvolvidos  por  todos os envolvidos com o processo educativo. É o projeto fundante da escola; afirma sua razão de ser, conferindo‐lhe identidade institucional.  Seu  foco  básico  é o  processo  de  ensino  e aprendizagem. =

Lindalva P. Carmo. A escola que queremos: uma construção 
coletiva. Curso técnico em secretariado escolar 
(módulo 1). Fortaleza, SEDUC/CETREDE, 2003.

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, assinale a alternativa correta acerca do projeto político‐pedagógico. 

Alternativas
Comentários
  • A construção do projeto político‐pedagógico envolve pensar a organização do trabalho pedagógico da escola como um todo e da sala de aula em particular.

  • (...) O projeto político-pedagógico tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: como organização da escola como um todo e como organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato, procurando preservar a visão de totalidade. Nesta caminhada será importante ressaltar que o projeto político-pedagógico busca a organização do trabalho pedagógico da escola na sua globalidade. 

    PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

    Ilma Passos Alencastro Veiga*

  • Questão que nos induz ao erro, pois na assertiva C não contemplou a comunidade etc. Mas resumiu -se somente aos os professores e funcionários como sendo os únicos na formação do PPP, como se, somente eles totalizassem o coletivo na constituição e confecção do PPP. Caberia recurso nesta questão. por fim, ainda usa o termo particular no final da questão.


ID
3282583
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o conjunto de atividades, ligadas entre si, que visa a ensinar um conteúdo, gradativamente, etapa por etapa, de acordo com os objetivos propostos para a aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • Pluridisciplinaridade Um mesmo objeto de estudo ou tópico de pesquisa investigado simultaneamente por várias disciplinas. Vai-se além do paradigma disciplinar sem, todavia, superá-lo ou colocá-lo em suspenso.

    Interdisciplinaridade

    Intercâmbio de métodos de pesquisa oriundos de distintas disciplinas. Apesar de estar além das disciplinas e de poder gerar novas disciplinas, enquadra-se no modelo da pesquisa disciplinar

    Transdisciplinaridade

    Define-se como a busca pelo que está, ao mesmo tempo, entre, através e além de toda e qualquer disciplina, representando, portanto, uma quebra com o paradigma disciplinar, uma nova forma de ver o mundo.

    http://www.revistaespacios.com/a18v39n49/18394910.html


ID
3282592
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ele viveu e testemunhou dois grandes conflitos na história grega antiga: as Guerras Médias e a Guerra do Peloponeso. Foi o primeiro a produzir uma narrativa histórica em que os deuses não eram protagonistas. Por isso, Cícero o chamou de “Pai da História”. Trata‐se de

Alternativas
Comentários
  • Herodoto, um grande historiador e geografo, reuniu grandes fatos do passado em um livro, possivelmente criou a ''história'', pois sua história foi usada por grandes historiadores que o sucederam.

  • Relatou as primeiras conquistas dos Persas na Grécia

  • Alt. B

    As Guerras Médicas ocorreram entre os povos gregos (aqueus, jônios, dórios e eólios) e os medo-persas, pela disputa sobre a Jônia na Ásia Menor, quando as colônias gregas da região, principalmente Mileto, tentaram livrar-se do domínio persa.

    Podemos dizer que a Guerra do Peloponeso foi a Guerra Mundial da Antiga Grécia. Quase todas as cidades-Estado gregas se envolveram ou foram envolvidas no conflito, algumas se aliaram a Atenas, enquanto outras se aliaram a Esparta. Os conflitos realizaram-se não apenas na terra continental da Grécia, mas também na Sicília e Bizantium.

    A Guerra do Peloponeso durou 27 anos. Teve seu início no ano 431 a.C e terminou somente em 404 a.C., quando Atenas rendeu-se a Esparta.

  • Para responder a questão de forma correta o estudo da Antiguidade Clássica se faz necessário, com ênfase na questão de produção cultural dos atenienses. A questão cita duas guerras importantes na história das cidades-estado gregas : a disputa com os medo-persas – guerras médicas – e a disputa entre Atenas e Esparta pela hegemonia na região. Grande parte do que sabemos sobre tais guerras advém de escritos de contemporâneos das mesmas. 
    A forma de escrita, o propósito de construção de uma narrativa separada da mitologia pode ser considerada o advento da História. Entre as alternativas está indicado o nome daquele que, segundo o senador romano Cícero, foi o Pai da História 
    A) INCORRETA- Por conta de sua imparcialidade analítica Tucídides foi um dos pais da ciência histórica. Sua imparcialidade o levou a negar a influência de deuses em suas análises, o que gerou seu exílio de Atenas. Pelo foco no problema da guerra e devido à análise dos conflitos entre as Póleis da Grécia Antiga, a corrente de pensamento teórico realista das Relações Internacionais, no século XX, passou a considerar Tucídides como o "avô" do próprio realismo. Não foi denominado Pai da História por Cícero .
    B) CORRETA- Heródoto foi o primeiro não só a gravar o passado mas também a considerá-lo um problema filosófico, ou um projeto de pesquisa que podia revelar conhecimento do comportamento humano. Por isso é entendido como historiador, recebendo de Cícero om epíteto de “ pai da História"
    C) INCORRETA- Heráclito viveu no século VI a. C. As Guerras Médicas e a do Peloponeso são do século V aC. E ele era filósofo. Sua preocupação não era em registrar acontecimentos 
    D) INCORRETA- Parmênides, embora pouco se saiba a seu respeito, foi filósofo grego natural de Eleia, uma cidade grega na costa sul da atual Itália. Ao que tudo indica era, assim como Heráclito, de família rica. Seus primeiros contatos filosóficos foram com a escola pitagórica, O único trabalho conhecido de Parménides é um poema, Sobre a Natureza, que sobreviveu apenas na forma de fragmentos.
    E) INCORRETA- Sócrates é do final do século V a.C. . Filósofo ateniense do período clássico . Tido como um dos fundadores da filosofia ocidental. É conhecido principalmente através dos relatos em obras de escritores que viveram mais tarde, especialmente dois de seus alunos, Platão e Xenofonte, bem como pelas peças teatrais de seu contemporâneo Aristófanes 
    RESPOSTA: Letra B.

ID
3282595
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Independentemente das opções teórico‐metodológicas, há consenso em torno de elementos fundamentais para que a história ocorra, condição essencial para que o conhecimento histórico seja produzido. Esses elementos indispensáveis à história são

Alternativas
Comentários
  • Letra C. O historiador francês Marc Bloch definiu história como a ciência que estuda os homens no tempo. Vamos acrescentar algumas coisas: história é a ciência que estuda os homens e mulheres no tempo e no espaço.

  • No curso de Graduação de História a cadeira de Teoria de História propicia o conhecimento de várias linhas teórico metodológicas da História enquanto ciência. Portanto, cabe ao graduando estar apto a responder a questão que, no entanto, não apresenta grande dificuldade. 
    A obra “Domínios da História", de Ciro Flamarion Cardoso e Ronaldo Vainfas é importante para o estudo do tema. 

    Entre as alternativas são apresentados os elementos fundamentais da História, que estão presentes em quaisquer correntes historiográficas. 
    A) INCORRETA- A divindade e o acaso não se referem à História. A intencionalidade , que se refere à ações humanas, pode ser um elemento de construção da História mas não sozinha.

    B) INCORRETA – A vontade, a coragem e a consciência são elementos constitutivos das ações humanas mas não são suficientes para a construção e análise da História. 

    C) CORRETA- O historiador Marc Bloch sintetizou a proposta do trabalho com História desta forma: a história tem por objeto o homem . Por isso ela é a ciência que estuda os homens no tempo; é “uma ciência dos homens no tempo". E , do espaço porque os homens vivem em determinado espaço, mesmo que nômades. 

    D) INCORRETA – O tempo é elemento da construção da História, a natureza de certa forma pois se relaciona com o espaço mas, a questão da divindade está no âmbito da Teologia. 

    E) INCORRETA – O espaço geográfico é, sim, elemento da construção da História mas não a reflexão. O historiador trabalha com análise de documentos . A reflexão atende mais às questões da Filosofia. 

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o cara ficar de politicagem aqui eh sacanagem neh


ID
3282598
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A história surgiu como ciência ao longo do século XIX. Contudo, foi no transcurso do século XX que ela se aprimorou e incorporou avanços teóricos e metodológicos. Um marco desse processo de transformação dos estudos históricos foi a criação, em 1929, de uma revista francesa cuja influência se estendeu nas décadas seguintes, atingindo várias partes do mundo. Nascia ali um movimento de renovação historiográfica conhecido como Escola

Alternativas
Comentários
  • Letra A. A Escola dos Annales, chamada pelo historiador inglês Peter Burke de "a Revolução Francesa da historiografia", foi um movimento historiográfico criado através da revista Annes d'histoire économique et sociale" criada pelos franceses Marc Bloch et Lucien Fevre, no ao de 1929. Criticavam a historiografia metódica/"positivista" do século XIX, a qual dava ênfase aos grandes feitos, grandes homens, priorizava a dimensão política e entendia que os documentos oficiais "falavam por si" (depois de passarem por um processo de crítica externa e interna). Por sua vez, os historiadores dos "annales" propunham uma abrangência das fontes documentais, das dimensões historiográficas e defendiam que o campo historiográfico deveria dialogar com outras ciências como, por exemplo, economia e sociologia.

  • História como narrativa vem da Grécia Antiga. Heródoto de Halicarnasso é considerado um dos primeiros historiadores, Foi geógrafo e historiador, nascido no século V a.C. (485 a.C.–425 a.C.) em Halicarnasso (hoje Bodrum, na Turquia). É dele a história da invasão persa da Grécia nos princípios do século V a.C., conhecida simplesmente como As histórias de Heródoto. 
    Já História como ciência é do século XIX. E, é daí que nasce a historiografia , que é a “escrita de uma pesquisa" ou “pesquisa que precisa de uma forma escrita, de uma narrativa". Resumindo, uma escrita da história.. O termo historiografia é composto a partir dos termos “história" (que vem do grego e significa pesquisa) e “grafia" (que também vem do grego e significa escrita). 

    A historiografia, ou escrita da história, portanto, permeia toda a história das civilizações desde suas primeiras manifestações. A questão pede que seja indicada a alternativa que aponta a proposta de uma mudança de rumo da historiografia, em 1929. 
    A) CORRETA- A revista Annales dou origem a uma proposta de análise da História conhecida como “ École des Annales", como um “movimento de renovação historiográfica"
    B) INCORRETA – A escola inglesa mais recente ou contemporânea é a New Left, a partir de publicações e debates entre historiadores como Robin Blackburn e Eric Hobsbawm. Mas é da década de 1960. 
    C) INCORRETA- A gênese da historiografia marxista é alemã e data do final do século XIX. Dela derivaram várias vertentes, que tiveram grande difusão nas décadas de 1960 e 1970 principalmente. 
    D) INCORRETA- A historiografia positivista francesa não tem sua origem em uma publicação e sim nas ideias do filósofo francês Conde de Saint Simon , que viveu de 1760 a 1825. 
    E) INCORRETA- A dialética alemã não é uma corrente historiográfica enquanto tal. E não é de 1929.

    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
3282601
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A denominada Nova história, particularmente desenvolvida a partir de meados do século XX, incorporou novos objetivos, novos problemas e novas perspectivas ao “ofício do historiador”, para usar a conhecida expressão de Marc Bloch. Entre os aspectos mais definidores dessa Nova história, está o permanente diálogo entre a história e as demais ciências sociais. Nesse sentido, é correto afirmar que ela estimula

Alternativas
Comentários
  • A revista dos Annales foi fundada em 1929 tendo como principais mentores  Marc Bloch e Lucian Febvre. Sua nova abordagem  para o estudo da História  trouxe conseqüências e influências até os dias de hoje.

    A revista se consagrou conjuntamente com a obra de seus principais fundadores . O movimento dos Annales, normalmente chamado de Escola dos Annales, não possui exatamente, os elementos que constituem uma escola, rigidamente organizada fechada estritamente em torno de uma convicção ou paradigma.

    Para o  entendimento da formação e da  configuração do que consideramos como os Annales, torna-se mais acertado entendê-lo  como um movimento, que não se restringe somente às publicações contidas nos “Annales d’histoire économique et sociale”.

    Entre as obras de maior destaque daqueles que compuseram o movimento dos Annales encontram-se os “Reis Taumaturgos” de Marc Bloch, publicado em 1924, ou seja, antes da fundação da revista, e o  “O Mediterrâneo” de Fernand Braude.

    No início do século XX, nota-se  na   França um constante debate entre historiadores e sociólogos, que trouxeram aproximações e ferrenhas distinções entre as duas disciplinas.  O texto de Simiand encontra -se situado entre estas constantes discussões e debates. O autor acreditava que seria possível uma unidade metodológica para todas as ciências sociais, incluindo a História.  No entanto,  a interdisciplinaridade que defendia, era concebida a partir da existência de um modelo unificado que serviria para todas as áreas do conhecimento humano.

       Diferente do que propunham os sociólogos, a partir dos anos 30 e por mais de uma geração, o que ocorre é que a História será o centro das atenções entre as ciências sociais, ou as ciências do Homem, como costuma-se denominar na França. A partir dos Annales, a História deixa de ser uma disciplina preocupada com os meandros políticos, para assumir a questão do social. Procurar entender a sociedade, as formas de sociabilidade, nos diversos tempos vividos pelo homem, que caracteriza-se por ser um ser social.

    Fontes :http://www.nomads.usp.br/documentos/textos/modos_vida/05_annales/annales.htm

  • A Revista “Annales d'Histoire Économique et Sociale" foi lançada em 1929 por Lucien Febvre e Marc Bloch. O objetivo do periódico era demonstrar outras formas de interpretação historiográfica que não fossem apenas a positivista. Esta, baseada em documentos oficiais, conta a história dos vencedores que, por sua vez, sedimentariam o progresso e a ordem. Este movimento historiográfico ficou conhecido como “Escola dos Annales". 
    As histórias apresentadas na revista eram narradas em forma de crônica. O objetivo era analisá-las em processos de longa duração para que fosse possível compreender melhor as mentalidades das civilizações. Assim, a história produzida pela Escola dos Annales foi considerada mais vasta porque introduz a análise de novos elementos e atores sociais para propiciar o conhecimento das sociedades. A Nova História ampliou os aspectos da vida humana e os ligou à análise das estruturas. 
    Para Marc Bloch, a história é a ciência das sociedades humanas e para tal estudo do passado necessita se conectar com outras disciplinas das ciências sociais. O objetivo da Nova História é compreender o passado humano como uma análise conjuntural e estrutural. 

    O conhecimento sobre a metodologia da Nova História, assim como o seu contexto histórico, é necessário para que seja possível responder a questão. O estudo da Nova História é parte integrante da cadeira de Teoria de História, na graduação . Aquele que almeja o lugar de professor de História tem acesso à bibliografia específica sobre o tema. Especial destaque para os trabalhos de Marc Bloch, Pierre Nora e Jacques Le Goff. Uma das opções apresenta uma ideia correta acerca da Nova História. 

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois somente haverá a disciplina História caso o historiador verifique, registre e interprete as fontes históricas deixadas pelos sujeitos e analise- as junto às estruturas de curta e de longa duração em seus respectivos tempos. Logo, a interpretação faz parte da construção da historiografia na Nova História.
    B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois quem faz a História são sujeitos históricos e como sujeitos tem uma subjetividade baseada na individualidade e nas circunstâncias sociais nas quais ele está inserido. Além disso, o historiador, após encontrar a objetividade na historia, a equilibra com uma subjetividade verossímil como cientista e como leitor. 
    C) INCORRETA – Marc Bloch defendia que a história era a ciência que estuda os homens no tempo. O tempo, para ele, era o plasma que envolve os fenômenos como lugar de sua inteligibilidade. Sendo assim, o presente é um resultado dos acontecimentos do passado e a fronteira entre os dois se move de acordo com a compreensão humana. Portanto, esta afirmativa está incorreta, porque o presente também faz parte do trabalho do historiador, podendo ser o motivo de suas opções de trabalho ou ainda por ter sido o elemento que modificará a sociedade que é seu objeto. 
    D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois, a historiografia que estava atenta à ação dos grandes homens era a positivista. O positivismo visava a ordem e o progresso . Historiadores positivistas construíam a narrativa historiográfica com o objetivo de propagar a história dos vencedores baseada em documentos oficiais. A função da história positivista no século XIX era construir as histórias nacionais.
    E) CORRETA – Esta afirmativa está correta, pois Marc Bloch defendia em seu livro “Os Reis Taumaturgos" que a os Historiadores não podem fazer história ignorando os conhecimentos das ciências que estudam as sociedades humanas como a sociologia, a psicologia, geografia, ciências políticas, dentre outros. 

    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
3282604
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Tanto quanto a vida humana, a ciência histórica é dinâmica   e  se  renova continuamente. Nessa  perspectiva,  diferentemente  da  antiga  concepção  segundo  a  qual  a  história tem  no  passado  sua  exclusiva  razão  de  ser,  hoje  o  modo mais adequado para defini‐la seria o(a) 

Alternativas
Comentários
  • Letra "d" é a correta: ciência que estuda os homens no tempo. A definição é do historiador francês Marc Bloch em seu livro Apologie de l´histoire ou Métier d´historien, publicado pela primeira vez em 1949. Ele e Lucien Fevre são considerados os fundadores da "Escola dos Annales", e fizeram muitas críticas ao tipo de historiografia desenvolvida no século XIX pelos historiadores chamados de "positivistas/metódicos".

  • A cultura grega foi a primeira que desenvolveu a ideia da história com a recuperação do passado confundida com a poesia e com a mitologia. Na Grécia encontramos Heródoto que ficou conhecido como o “pai da História" e Tucídides, sendo que o primeiro ainda interpretava os fatos como uma manifestação da vontade dos deuses e o segundo acreditava que os eventos históricos eram fruto dos interesses políticos e, assim. procurava narrar objetivamente os acontecimentos. A história começa a ser vista como ciência com o positivismo, uma vez que os positivistas acreditam que a historiografia. assim como as outras ciências, deveriam seguir um método científico, utilizando documentos oficiais e sem julgamentos aos fatos em si.]
    A História Nova surge no século 20 analisando os fenômenos de longa duração e os de curta duração em uma perspectiva espacial microscópica e macroscópica, na qual cabe ao historiador a análise e a interpretação crítica dos dados. Os documentos oficiais são considerados fontes históricas, mas constituem uma parte delas juntamente com as motivações e intenções que explicam os fatos históricos. A Nova História trabalha e analisa uma multiplicidade de fontes primárias e secundárias de qualquer natureza. 
    Para responder esta questão é preciso conhecimento sobre a história da historiografia. A bibliografia sobre o tema é vasta. Uma obra de orientação básica é o livro “ Estudos de História e historiografia" de Francisco José Calazans Falcon. 
    Como então definir o trabalho com História ? 
    A) INCORRETA - A história analisa os homens através do tempo, entretanto o presente é o tempo da análise , no qual se localiza o historiador. 
    B) INCORRETA – A história é a ciência dos homens no tempo. Pode ser um exercício de análise projetar o futuro com base na análise dos acontecimentos do passado. 
    C) INCORRETA – A Biologia é a ciência que estuda a natureza. 
    D) CORRETA – Segundo Marc Bloch, um dos fundadores da Escola dos Annales, história é a ciência dos homens no tempo. 
    E) INCORRETA – O exame aprofundado das relações sociais é estudado pela Sociologia. 

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3282607
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nas condições do mundo contemporâneo, o saber histórico em sala de aula requer que o professor, além do razoável domínio dos conteúdos a serem ministrados, tenha a sensibilidade e disponha das condições necessárias para oferecer aos seus alunos um material didático‐pedagógico diversificado e o apoio de outras áreas do conhecimento. Assim, uma aula de história mais interessante e educativa poderia envolver o(a)

Alternativas

ID
3282610
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O trabalho com documentos históricos de variada natureza em sala de aula pode trazer resultados muito positivos para a formação do aluno, sobretudo porque esse tipo de atividade

Alternativas

ID
3282613
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A chegada dos europeus ao território que seria futuramente denominado de Brasil integra o processo de expansão comercial e marítima iniciado entre fins da Baixa Idade Média e início da Idade Moderna (séculos XV e XVI). Em linhas gerais, a colonização do Brasil, conduzida por Portugal, assentou‐se sobre alguns fundamentos, entre os quais assinala‐se

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Em 1530, quando Martim Afonso de Souza chegou ao Brasil dando início a colonização em si, inicia-se a produção da cana-de-açúcar com base no Plantation.

    Plantation -> Monocultura (cana-de-açúcar) + Escravidão (mão de obra) + Exportação (Mercado externo) + Latifúndio (grandes propriedades de terras)

    "Sou tão lindo que quando olho no espelho, o reflexo bate palmas" - Jhonny Bravo

  • A expansão comercial marítima lançou as bases da mundialização do comércio, ligando Europa, América , África e Ásia em importantes e lucrativas rotas comerciais, através dos Oceanos Atlântico e Índico. 
    A ocupação de territórios nestes continentes, primordialmente em áreas litorâneas, visava o fornecimento de mercadorias que tivessem alto valor de revenda no mercado internacional da época. Seriam também mercados consumidores das metrópoles europeias. E, o mais importante, seriam mercados exclusivos de cada metrópole, possibilitando balanças comerciais favoráveis e o enriquecimento de setores burgueses e de jovens Estados europeus.
    É o chamado Mercantilismo, tema clássico nos estudos de história ocidental dos chamados Tempos Modernos. Uma das alternativas apresenta um fundamento deste tipo de colonização no Brasil: 

    A) INCORRETA- Predominava o trabalho escravo e não o assalariado já que o tráfico de escravos era lucrativo para comerciantes e para a coroa portuguesa. 
    B) INCORRETA- Tanto portugueses e espanhóis buscavam, em suas áreas coloniais, a possibilidade de exploração de metais preciosos : ouro e prata. 
    C) CORRETA- A partir de mais ou menos 1530, quando da expedição de Martim Afonso de Souza, começa a efetiva ocupação do território português na América (futuro Brasil). E na medida em que a proposta de uma colonização mercantilista era de que a economia das colônias fosse instrumento para a manutenção de uma balança comercial favorável na metrópole, a empresa açucareira é fundamental pelo fato do açúcar ser um produto de alto valor de revenda no mercado internacional. 
    D) INCORRETA- Uma sociedade escravista como a que se estruturou na América Portuguesa não tem fundamento democrático e de liberdade. 
    E) INCORRETA- O preço unitário do produto açúcar não era alto. O lucro dos proprietários dava-se pelo plantio em grandes quantidades ,com pouca tecnologia, em grandes propriedades monocultoras. 

    Gabarito da professora: Letra C
  • GAB C

    A) O predomínio do trabalho assalariado.

    Predomina o trabalho escravo - Africano, e parcialmente indígena .

    -------------------------------------------------------------------------------------------------

    B ) A inexistência de exploração mineral.

    Comum na area das Minas Gerais .

    QUESTÃO ) A descoberta do ouro nos sertões mineiros foi recebida pela Coroa portuguesa com grande apreensão. Não havia um projeto de colonização definido a priori. A tarefa de controlar a multidão de aventureiros que se dirigiria àqueles sertões parecia algo grande demais para os poucos recursos lusos. Por fim, existia a possibilidade da descoberta daquela riqueza despertar a cobiça das demais nações europeias. Gab c 

    ------------------------------------------------------------------------------------------

    C) A importância da atividade açucareira.

    Importante meio de exploração comercial dos Portugeses e certa parte dos holandeses.

    Questão ) No período da economia açucareira, os portugueses lucravam na produção do açúcar, no seu refino e em sua distribuição na Europa. Gab E

    O refino do açucar e sua distribuição ficava a cargo dos Holandeses , que detinha de notória experiencia no refino do açucar brazilis .

    -------------------------------------------------------------------

    D)Uma sociedade aberta e democrática.

    Sociedade patriarcal, absolutista - monarquia , solidificada em camadas .

    ---------------------------------------------------------------------------------------

    E ) O domínio da pequena propriedade.

    Predominio da grande propriedade


ID
3282616
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Brasil ficou independente de Portugal em 1822, tornando‐se um Estado nacional monárquico, uma exceção nas Américas. O cenário apresentado pelo País, ao longo do século XIX, apresentava, em geral, o seguinte quadro:

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    A Lei Áurea marcou o fim do Período Imperial e o início do Período Republicano. Após muitas crises no 2º Reinado com conflitos externos, a igreja, o exército, as classes altas insatisfeitas, etc, o império não estava mais conseguindo se sustentar. Vale salientar que a Lei Áurea teve forte influência com a pressão prolongada da Inglaterra para o fim do tráfico, uma vez que estava ocorrendo a Revolução Industrial no seu país, e defendiam a mão de obra assalariada porque a escrava barateava a produção.

    "Alô, é da Polícia? Tem um cara gato na minha casa! Ah, espera, sou eu mesmo" - Jhonny Bravo

  • GABARITO E

    RUMO À CENTENÁRIA MILÍCIA DE BRAVOS !

    PM BA 2020

  • A questão não apresenta dificuldade para aqueles que são graduados em História. É tema clássico de História do Brasil. Aliás, ela trata o tema – Brasil monárquico- com dados que são da escola básica. Ou seja, poderia fazer parte de uma avaliação de Ensino Médio. Não é proposta nenhuma análise mas tão somente uma indicação factual acerca do período monárquico. 
    É o que está em uma das alternativas .
    A) INCORRETA- O período regencial, de menoridade de Pedro II, não foi longo mas, pela inexistência do poder moderador, foi de intensa movimentação política e revoltas. 
    B) INCORRETA – O Brasil era regido pela constituição de 1824. 
    C) INCORRETA- Houve, durante o período monárquico , um surto industrial liderado pelo Barão de Mauá mas, a economia ainda era baseada na agro- exportação. 
    D) INCORRETA- Durante o período monárquico atuavam dois partidos – Liberal e Conservador- que apresentavam poucas diferenças ideológicas e eram, na verdade, representantes de regiões diversas do país.
    E) INCORRETA- Embora somente no final do período monárquico, quando já havia a falência do sistema escravista, foi ainda antes da proclamação da república que foi assinada a Lei Áurea, que extinguiu , ao menos em lei, a escravidão no Brasil. 

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • GAB E

    Questão ) No Brasil, a abolição da escravatura e a proclamação do regime republicano pertencem ao mesmo contexto histórico, em fins do século XIX. Gab c

    -- > A abolição ocorreu em 13 de maio de 1888 e a proclamação da República em 15 de novembro do ano seguinte. 1889 


ID
3282619
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre 1964 e 1985, o Brasil viveu sob um regime de exceção, comandado  por  generais. Em  dezembro  de  1968,  o  regime militar tomou uma decisão que, no dizer de um historiador e jornalista, tornava a ditadura “escancarada”. Era o(a)

Alternativas
Comentários
  • O AI – 5 é um dos mais famosos, e porque não dizer mais covardes, Atos Institucionais promulgados. Entre as medidas por ele determinadas estão: a suspensão da garantia de Habeas Corpus para alguns tipos de crimes, além disso, é por meio deste AI que o Presidente da República decreta estado de sítio, também ocorrem intervenções federais sem os devidos limites constitucionais, diversos direitos políticos são suspensos, o Congresso Nacional, as Assembléias Legislativas e as Câmaras de Vereadores entram em recesso e também mandatos eletivos sofrem cassação.

    fonte: resumo escolar

  • Próspera

  • Cabe ressaltar sobre a Emenda Dante Oliveira que foi uma proposta de EC já na transição para o processo de reabertura à democracia, tal emenda propunha eleições diretas efetivamente (resultou no movimento 'Diretas já!"), ela, no entanto, foi rejeitada.

  • Vale ressaltar que o Ai-5 teve seu fim no Governo Geisel (74-79), ele começou a abertura política: "Lenta, gradual e segura"

  • vale lembrar, sempre há pegadinha envolvendo

    AI-4 foi uma ato criado para construir uma nova constituição no periodo militar

    todos pensam que por estar em um periodo DITATORIAL a constituição foi OUTORGADA

    entretanto, a constituição de 1967 que entrou em vigor em 15 de março de 1967 foi PROMULGADA

  • Jornalista e historiador Èlio Gaspari " ditadura escancarada" sua obra.

  • O AI-5, em apenas 12 artigos concedia ao Presidente da República, dentre outros, os poderes de cassar mandatos, intervir em estados e municípios, suspender direitos políticos de qualquer pessoa e, o mais importante, decretar recesso do Congresso e assumir suas funções legislativas no ínterim. O AI-5 também suspendeu o  para crimes políticos. Por consequência, jornais oposicionistas ao regime militar foram censurados, livros e obras "subversivas" foram retiradas de circulação e vários artistas e intelectuais precisaram se exilar no estrangeiro.

  • #Pertenceremos PMPR!

  • Embora existam aqueles que negam o autoritarismo e depois o “regime de exceção "ditatorial do Brasil , os fatos demonstram o contrário. As leis aplicadas na época corroboram a classificação do período como de uma república ditatorial , particularmente a partir de 1968.
    O termo “ditadura escancarada" é o título de uma das obras de Elio Gaspari acerca do período. As outras são “Ditadura Envergonhada “, “Ditadura encurralada" e “ Ditadura Derrotada". O decreto que estabeleceu, sem dúvidas, a autoridade concentrada nas mãos do poder executivo central. Ou seja, dos militares
    A) INCORRETA- A constituição da época do regime militar foi “promulgada" por uma Junta em 1967 .
    B) INCORRETA- A Emenda Dante de Oliveira propunha a imediata eleição direta para a presidência da república e foi apresentada em 1983, no final do período militar. 
    C) CORRETA- O Ato Institucional número 5, mais conhecido como AI5, retirou os direitos de cidadania, deu poder ao chefe do Executivo central de dissolver o poder legislativo e de governar por decretos. Essas são características de um regime ditatorial. 
    D) INCORRETA- A Lei da Anistia, como o nome o diz, libera presos e perseguidos políticos. É um elemento de distensão de um regime autoritário e não de sua construção. 
    E) INCORRETA- O Decreto 477 visava punir professores e alunos que se manifestassem contra o regime militar 

    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
3282622
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No Brasil, a República nasceu de um golpe de Estado, comandado pelo Exército, em 15 de novembro de 1889. Pode‐se afirmar que suas primeiras décadas (Primeira República ou “República Velha”, entre 1889 e 1930) corresponderam a uma realidade que, sob vários aspectos, negava a própria essência de um regime republicano (“coisa pública”). Foi característica marcante desse período o(a)

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    República Velha (1889-1930) é dividida -> República da Espada (1889-1894) + República Oligárquica (1895-1930)

    Na República Oligárquica, como o próprio nome já diz, quem comandava era as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais, que ficavam se alternando no Poder, utilizando-se de uma política que ficou conhecida como Política do café com leite.

    "Sou tão lindo que quando olho no espelho, o reflexo bate palmas" - Jhonny Bravo

  • Todas as alternativas exceto a D foram características antagônicas dessa época:

    I - Ocorriam fraudes nas eleições, promovida pelo voto de cabresto (votos impostos a força à população pelos coronéis)

    II - A constituição de 1891 considerava o voto como aberto e não era universal, havia limitações: mulheres, analfabetos, padres, soldados e menores de 21 anos não podiam votar.

    III - O número de eleitores era pequeno, dado as limitações que a constituição colocava para quem votasse.

    IV - As mulheres não tinham nenhum tipo de participação política nessa época, nem votar podiam.

    Gabarito letra D

  • a) A República Velha é conhecida pelas fraudes nas eleições e pelo voto de cabresto (votos impostos a força à população pelos coronéis). ITEM INCORRETO.

    b) Segundo a constituição de 1891, vigente durante e República Velha, mulheres, analfabetos, padres, soldados e menores de 21 anos não tinham direito ao voto. ITEM INCORRETO.

    c) Por causa de todas as limitações impostas pela Constituição, como proibição de votos para mulheres e analfabetos, o número de eleitores era pequeno. ITEM INCORRETO.

    d) ITEM CORRETO.

    e) As mulheres não tinham sequer direito ao voto. ITEM INCORRETO.

    Resposta: D

  • a) A República Velha é conhecida pelas fraudes nas eleições e pelo voto de cabresto (votos impostos a força à população pelos coronéis). ITEM INCORRETO.

    b) Segundo a constituição de 1891, vigente durante e República Velha, mulheres, analfabetos, padres, soldados e menores de 21 anos não tinham direito ao voto. ITEM INCORRETO.

    c) Por causa de todas as limitações impostas pela Constituição, como proibição de votos para mulheres e analfabetos, o número de eleitores era pequeno. ITEM INCORRETO.

    d) ITEM CORRETO.

    e) As mulheres não tinham sequer direito ao voto. ITEM INCORRETO.

    Resposta: D

  • O golpe de Estado que estabeleceu a república no Brasil permitiu que o estabelecimento de novas frações de camadas sociais dominantes como hegemônicas. Embora a ideia de república no século XIX fosse vinculada à ideia da construção de uma lógica democrática, não foi isso que aconteceu no Brasil. 
    Havia no país um Partido Republicano e os chamados “republicanos históricos" que tinham conhecimento e projeto de construção de uma verdadeira lógica republicana, de cuidado com a “Coisa Pública" e de ampliação da cidadania. Mas, não foi esse grupo que assumiu o controle do Estado.
    A questão não demanda conhecimento mais aprofundado acerca do período conhecido como República Velha.  Pede-se que seja apontada uma característica do processo histórico em questão e o que é apresentado nas alternativas corresponde ao conhecimento básico sobre a época. 
    A) INCORRETA- A fraude nas eleições, através principalmente da manipulação do voto - o voto de cabresto – foi característica dominante à época. Exatamente o oposto do que diz a opção. 
    B) INCORRETA – O voto era considerado universal – apesar dos limites da lei – mas não era secreto. 
    C) INCORRETA- O número de eleitores era pequeno em relação à população do país devido ao alto índice de analfabetismo em todas as regiões do país. 
    D) CORRETA- O domínio das oligarquias agrárias é característica marcante do período. 
    E) INCORRETA- As mulheres não tinham direito de voto. 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Por eliminação , rs Gabarito : D
  • Período conhecido como república dos corenéis ou  coronelismo que foi uma prática sociopolítica brasileira típica do início do século XX, no período chamado de  (1889-1930), quando os chamados “coronéis” exerciam o poder local sobre as camadas inferiores da sociedade a fim de garantir votos em troca de favores

    também conhecido como período do VOTO de cabresto.

    Letra C.


ID
3282625
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Era Vargas (1930‐1945) assinalou profundas transformações no Brasil. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta um dos acontecimentos mais significativos desse período da história republicana brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    A criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) foi durante o Estado Novo, de 1937 a 1945. Foi financiada em parceria com os Estados Unidos, em contrapartida, ao apoio de Vargas aos países do Eixo na 2º Guerra.

    "Alô, é da Polícia? Tem um cara gato na minha casa! Ah, espera, sou eu mesmo" - Jhonny Bravo

  • Inicio das insdústrias de base

  • Getúlio Vargas chegou à presidência do Brasil, em 1930, através de uma Revolução que destituiu Washington Luís. Durante todo o governo Vargas buscou a centralização do poder e estar próximo ao povo, o que fica evidenciado no Estado Novo com o culto a sua imagem. 
    No ano de 1937, ele desenha uma nova Constituição que configura mais a  centralização do poder e permanece no poder até 1945 quando renuncia. Nos 15 anos que esteve no poder aconteceram profundas transformações, econômicas e políticas: política trabalhista, propaganda política, centralização do poder e capacidade de negociação política. 
    A substituição de importações com a implementação de indústrias de base, economia centrada no café, a criação do Ministério do Trabalho, sindicatos sob controle governamental, são exemplos de ações varguistas. 
    A bibliografia para estudo do período é bastante vasta. Embora seja tema clássico estudado no Ensino Médio, é preciso uma leitura mais atenta da bibliografia fornecida pois a produção sobre o período é bastante grande, com várias vertentes de análise. E, para responder a questão é preciso ter conhecimento prévio sobre o governo Vargas. Assim será possível indicar com segurança uma medida tomada durante o governo Vargas.

     A) INCORRETA – No ano de 1937, iniciou-se o cerceamento de liberdade em função da “descoberta" de um plano “comunista" de dominação do poder no Brasil. Mais tarde descobriu-se que o General Gois Monteiro forjou tal documento : o conhecido Plano Cohen. Na Constituição de 1937 ficou evidente a transformação do governo de Getúlio Vargas em uma ditadura com inspiração nazi fascista, com controle de rede de informação e culto a imagem do líder, dentre outros elementos.

    B) INCORRETA – No Estado Novo foi fundado o Departamento de Informação e Propaganda (DIP) que era responsável pelo controle da rede de informações: jornais, revistas, cinema e rádio. Mas também uma de suas funções era o estímulo ao culto da imagem de Getúlio Vargas. 

    C) CORRETA – A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) foi criada, em 1941, com o objetivo de fornecer aço para os Países Aliados durante na Segunda Guerra Mundial. Os subsídios necessários para a construção veio de um acordo diplomático entre Estados Unidos e Brasil chamado Acordos de Washington. 

    D) INCORRETA - O Brasil participou da Segunda Guerra Mundial com a pressão dos Estados Unidos, em troca do reaparelhamento das Forças Armadas brasileiras e fornecimento de subsídios necessários para a criação da indústria de base. Outro motivo para a entrada na Guerra foi o fato de navios mercantes brasileiros terem sido bombardeados por submarinos alemães. 

    E) INCORRETA - O Ministério do Trabalho, da Indústria e do Comércio foi criado em novembro de 1930. Os sindicatos foram criados para proteger a classe de trabalhadores a quem ele pertence. No período do governo de Getúlio Vargas tiveram o nome de “pelegos", porque serviam como intermediário entre governo e os trabalhadores . Defendiam as orientações do Ministério do Trabalho. 

    Gabarito da professora: Alternativa C.
  • GAB C

    Complementando :

    Questão ) A Revolução de 1930 pôs fim à Primeira República e fez o país avançar no sentido da modernização, particularmente na economia, que começa a desenvolver uma indústria de base . Gab c


ID
3282628
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre 1946 e 1964, o Brasil conheceu uma experiência democrática, ainda que dentro de determinados limites e sujeita a diversas crises políticas. Entre as crises pelas quais passou o País nesse período, uma chama a atenção por seu desfecho dramático, que foi o(a)

Alternativas
Comentários
  • EM 1954 HOUVE UM ATENTADO CONTRA LACERDA QUE FOI ATRIBUIDO A MEMBROS DA GURDA PESSOAÇ FE GETÚLIO VARGAS

    -OPOSIÇÃO CONTRA VARGAS AUMENTA-->FORÇAS TENTAM OBRIGÁ-LO A RENUNCIAR OU LICENCIAR-SE

    MADRUGADA-24 DE AGOSTO- VARGAS REDIGIU SEU TESTAMENTO POLÍTICO E SE SUICIDA COM UM TIRO NO PEITO

    GAB :A

    PLANINHA DE ESTUDOS VOLTADA PARA A PM SP : encurtador.com.br/AKX36

  • PMSP.. VOCE É DO TAMANHO DO TEU SONHO ;

  • getulio

    cometeu suicídio logo depois do atentado da rua toneleiros que pressionou ainda mais o seu governo

  • O período de 1946 a 1964 foi marcado por intensa movimentação política, o que gerou momentos de crise e de instabilidade, com transformações em direção à verdadeira democracia mas, com permanências herdadas do passado autoritário. No entanto, não se pode negar o crescimento da participação popular na trama política , o que significa caminho para a construção de cidadania. Tal processo foi abruptamente interrompido em 64. Há vasta bibliografia sobre o período em tais como manuais para o Ensino Médio e publicações específicas para graduação em História.

    A publicação Brasil :uma Biografia de Lilia Schwarcz e Heloísa Sterling, assim como o História do Brasil de Boris Fausto são referências interessantes para estudo. Entre as opções apresentadas uma indica um momento de crise, entre 1946 e 1964, que teve um desfecho dramático. 
    A) CORRETA- O suicídio de Vargas foi um fim dramático e inesperado, para a crise política que se instalara, em função das divergências entre os projetos do presidente e as orientações representadas no congresso. O momento ainda se tornou mais marcante por conta da carta testamento deixada por Vargas. Sua frase “ deixo a vida para entrar na história" é icônica . 

    B) INCORRETA – Jânio Quadros governou por apenas sete meses. Renunciou ao cargo em 25 de agosto de 1961 .

    C) INCORRETA- Houve, quando da eleição de JK, mais de uma tentativa de golpe para impedi-lo de receber a faria presidencial. Mas, depois que assumiu o poder, JK fez um governo razoavelmente tranquilo. Não houve ameaça de guerra civil. 

    D) INCORRETA – O presidente Dutra não renunciou. Aliás, entre 1946 e 1964 apenas dois presidentes cumpriram seus mandatos : Dutra e JK 

    E) INCORRETA – João Goulart renunciou em 1964 para evitar uma guerra civil e não foi assassinado neste momento.

    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
3282631
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com o fim do regime militar, em 1985, era instaurada a Nova República, assinalando o reencontro do País com a democracia, cujo marco jurídico‐político definidor foi o(a)

Alternativas
Comentários
  • O FIM DA DITADURA FOI MARCADO PELA SAÍDA DE JOÃO FIGUEIREDO QUE MARCA O FIM DOS GOVERNOS MILITARES, PORÉM LOGO APÓS ISSO AS ELEIÇÕES FORAM INDIRETAS, NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE O FIM DA DITADURA MARCA O RETORNO À DEMOCRACIA.

    NAS ELEIÇÕES INDIRETAS QUE ACONTECEM EM 1985 --> ELEGE-SE TANCREDO NEVES PARA PRESIDENTE QUE NÃO ASSUME POR MOTIVO DE FALECIMENTO E JOSÉ SARNEY PRA VICE QUE ASSUME COMO PRIMEIRO PRESIDENTE CIVIL DA NOVA REPÚBLICA

    NOVA REPÚBLICA (JOSE SARNEY ) 1985-1990

    VICE DE TANCREDO-ELEITO INDIRETAMENTE

    MARCA O FIM DA DITADURA

    FRACASSO ECONÔMICO E SUCESSO POLÍTICO

    CRIAÇÃO DO PLANO CRUZADO/BRESSER/VERÃO

    CONSTITUIÇÃO CIDADÃ DE 1988

    GAB - B

    PLANILHA ORGANIZADA VOLTADA PARA A PM SP

    encurtador.com.br/AKX36

  • O período militar acaba com a saída de João Figueiredo, o último presidente militar do país.

    O país, no entanto, mesmo com a saída deste mandatário, ainda se organizava e era regido sob a legislação que foi criada durante a Ditadura. Ou seja, a transição entre ditadura e democracia ainda não estava completa, ainda que o poder já estivesse nas mãos dos civis.

    Assim, o real marco de transição entre o regime de exceção (a ditadura militar) e o período democrático foi o documento constituidor do país, a carta magna, a Constituição Federal de 1988.

    Gabarito: B

  • Alternativas corretas B,C,D. Mas a mais correta é a ALTERNATIVA B, pois o marco foi a constituição cidadã que abrange também o direito do consumidor, do idoso e da criança e adolescente.

    Devagar&sempre

  • A ditadura militar teve inicio no ano de 1964, com um golpe militar e durou até o ano de 1985. O golpe destituiu o Presidente da República João Goulart e instaurou transformações políticas, econômicas e sociais, tais como restrições de direitos políticos, censura, perseguição aos opositores, mudança na política econômica, dentre outras. 
    O regime ditatorial, com o fim da prosperidade econômica do chamado “milagre econômico" e com os desaparecimentos dos opositores, começou a perder o apoio da classe média. Os militares, em 1979, começaram a dar inicio ao que chamavam de uma abertura lenta e gradual e assim tomaram algumas medidas paulatinamente, como: revogação do AI-5, anistia aos presos políticos e exilados e fim do bipartidarismo. O fim da ditadura tem o seu marco com a eleição pelo Colégio Eleitoral de Tancredo Neves para a Presidência da República do Brasil. 
    Para responder esta questão é preciso ter clareza acerca do regime militar e a transição para o governo civil. Entre as alternativas está colocado o marco jurídico desta transição. 
    A) INCORRETA - A eleição presidencial do civil Tancredo Neves foi feita através de voto indireto. 

    B) CORRETA – A Constituição da República Federativa do Brasil foi promulgada em 22 de setembro de 1988. É a Lei fundamental e Suprema do país e está no topo do ordenamento jurídico. No caso, ordena a construção dos governos civis vindouros. 

    C) INCORRETA – O Código Brasileiro de Defesa do Consumidor entrou em vigor no dia 11 de março de 1991. É o ordenamento jurídico brasileiro responsável por estabelecer as regras normativas para a proteção aos direitos do consumidor. 

    D) INCORRETA – O Estatuto da Criança e do Adolescente é o conjunto de normas jurídicas que visam a proteção integral da criança e do adolescente. Foi criado em 1990. 

    E) INCORRETA – O Estatuto do Idoso foi criado em 01 de outubro de 2003. Seu objetivo é garantir o direito dos idosos e prevê punições aqueles que não os cumprirem. 

    Gabarito da professora: Alternativa B.
  • GAB B

    Complementando :

    Ø Tancredo neves foi o 1º presidente Civil após a ditadura millitar, porém foi eleito de forma INDIRETA!

    Questão ) Mesmo sendo indireta, a eleição de Tancredo Neves para a presidência da República encerrou o ciclo do autoritarismo militar no Brasil contemporâneo. Gab c


ID
3282634
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobretudo  a  partir  da  Idade  Moderna,  chegando  à contemporaneidade,  a  história  da  Europa  e  da  América  é indissociável  da  história  da  África.  Relativamente  ao  tema, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • Palhaçada

  • Mesmo que pouco conhecidas, pouco estudadas e pouquíssimo valorizadas, é inegável o entrelaçamento das histórias africanas com as histórias americanas e europeias , desde as Grandes Navegações e a colonização europeia nas regiões americanas. Ou seja, desde o final do século XV. Normalmente as culturas europeias caucasianas são apresentadas como superiores porquanto eram aquelas dos povos dominadores. 
    Os nativos americanos, erroneamente denominados de “índios “ e, os africanos trazidos para o trabalho escravo, aparecem na história como “bárbaros" e de culturas “pobres e pouco desenvolvidas". Na verdade uma avaliação claramente etnocêntrica. 
    Entre as alternativas uma apresenta uma afirmativa correta sobre o tema em pauta 
    A) INCORRETA- Desde janeiro de 2003, a lei LEI No 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Alterou a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Passa a ser incluído no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Esta lei foi resultante da pressão dos movimentos negros no país, na medida em que a História no Brasil tradicional só apresentava a África e os africanos ou como escravos, ou como povos devastados por guerras civis, ditaduras, fome e miséria. 
    B) CORRETA- Este é um equívoco bastante comum: entender o continente africano como uma unidade étnica, cultural e política. Na verdade, a diversidade no continente é maior do que aquela encontrada no continente americano, no que diz respeito aos seus habitantes nativos. Somente na costa atlântica da África, entre o Golfo da Guiné e Angola, há por volta de 2000 línguas, havendo algumas que são faladas apenas por poucas centenas de pessoas. Estamos falando de um continente e não de um país ou de uma região. 
    C) INCORRETA – O maior país escravista da América foi, sem dúvida alguma, o Brasil. Foi inclusive o último a abolir a escravidão por lei. No entanto, a escravidão de africanos existiu em menores proporções em outras regiões da América, como nas colônias inglesas do sul na América do Norte, em ilhas do Caribe, como Jamaica, Cuba e Bahamas. Em pequena escala mas existiu também em colônias espanholas na América do Sul 
    D) INCORRETA- A contribuição cultural de povos africanos para a cultura brasileira é vasta e importante. Ela, no entanto, tem sido sistematicamente relegada à um papel marginal, sendo pouco conhecida e valorizada. 
    E) INCORRETA- O intercâmbio de povos europeus com povos africanos remonta à antiguidade, embora não fosse conhecida a África sub saariana. E, há registros de escravos africanos , entre eles mouros, nas regiões de plantio de açúcar na região do Algarve, em Portugal, no século XIV. Ao que tudo indica, o comércio de africanos para escravização foi introduzido no Mediterrâneo pelos árabes. 
    RESPOSTA: Letra B.
  • Letra B, apesar de discordar da afirmação


ID
3282637
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Antiguidade Clássica exerceu notável influência na configuração histórica da denominada civilização ocidental. Entre seus maiores legados, pode(m) ser enfatizada(s) a(s)

Alternativas
Comentários
  • O estudo da Antiguidade não tem sido muito valorizado nos últimos tempos nos cursos de graduação de História , ao menos no Brasil. Entre os pesquisadores poucos se dedicam a esse tempo. A revista Alethéia é uma publicação interessante que informa sobre pesquisas , novas análise e descobertas sobre as civilizações da Antiguidade, sejam do oriente ou do ocidente. Vale a leitura. 

    No entanto, é do conhecimento de todo historiador ou estudante de História, que estão firmemente estabelecidas na Antiguidade, principalmente na clássica ( greco-romana), as bases das civilizações do ocidente judaico-cristão. São elementos de cultura acadêmica e do modo de vida diário, o que se expressa através de palavras, hábitos , uso de objetos do que, via de regra , não se tem consciência da origem. 

    Entre as opções apresentadas uma indica as mais significativas heranças da Antiguidade Clássica.
    A) INCORRETA- As principais religiões monoteístas são originárias do Oriente Médio: Judaísmo, Cristianismo e o Islamismo, sendo que essa última não é da antiguidade. 

    B) INCORRETA – A invenção da imprensa metálica é do alemão Gutemberg, no século XV. A bússola foi criada pelos chineses no século I .

    C) INCORRETA- O papel foi criado pelos chineses. Os egípcios antigos utilizavam o papiro que pode ser considerado uma espécie de papel. Mas o astrolábio foi criado entre os gregos antigos, a partir de estudos de matemáticos entre os quais se destaca Hiparco. Mas não é a principal contribuição do povo grego. 

    D) CORRETA – Ainda hoje podemos perceber em códigos de leis no ocidente a herança do Direito Romano. E , filósofos gregos como Platão e Aristóteles ainda são lidos e estudados pela excelência de suas obras. 

    E) INCORRETA – A arte da guerra é uma obra do chinês Sun Tsu. Apesar de bastante elucidativa, não é totalmente adequada ao século XXI. A guerra mudou. 

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3282640
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1776, as treze colônias inglesas da América do Norte proclamaram sua independência. Era a primeira vez na história que uma colônia conquistava sua emancipação, fato que muito repercutiu nas colônias espanholas e portuguesa da América. Como exemplo dessa influência, no Brasil, um movimento de independência foi tramado em Vila Rica e, descoberto em 1789, exemplarmente punido segundo a lógica metropolitana. Esse movimento, que teve um de seus integrantes condenados à forca, foi a

Alternativas
Comentários
  • PM BA 2020

  • Gab E. Inconfidência mineira.

    O personagem enforcado foi o TIRADENTES.

  • INCONFIDÊNCIA MINEIRA (1789)

    LOCAL :MINAS GERAIS

    OBJETIVO: MINAS GERAIS INDEPENDENTE DE PORTUGAL

    DERRAMA

    IDEAIS ILUMINISTAS

    -LÍDER: " TIRADENTES"

    GAB : E

  • PM PR 2020

  • ESFCEX - 2020

  • LETRA A- A Insurreição Pernambucana ocorreu no contexto da ocupação holandesa na região Nordeste do Brasil, em meados do século XVII. Ela representou uma ação de confronto com os holandeses por parte dos portugueses, comandados principalmente por João Fernandes Vieira, um próspero senhor de engenho de Pernambuco. Nessa luta contra os holandeses, os portugueses contaram com o importante auxílio de alguns africanos libertos e também de índios potiguares.

    LETRA B- A Confederação do Equador foi uma das muitas revoltas ocorridas no Brasil Imperial. Ocorreu no ano de 1824 na província de Pernambuco como um movimento de resistência ao governo e às medidas do Imperador D. Pedro I. Também tinha, entre seus objetivos, a intenção de separar-se efetivamente do território brasileiro, constituindo nova república.

    LETRA C- Surgiu na Bahia, em 1798, um movimento social denominado A Revolta dos Alfaiates (Conjuração Baiana ou Inconfidência Baiana), que tinha como objetivo o rompimento dos laços coloniais com Portugal. Os participantes desse levante se inspiraram nos ideais de liberdade vindos da Europa, decorrentes da Revolução Francesa, e contaram com a participação da elite baiana, marcada na figura do jornalista e médico Cipriano Barata e do padre Agostinho Gomes, que eram adeptos do pensamento francês e críticos ferrenhos do sistema colonial português em vigor.

    LETRA D - A Revolução Farroupilha, também chamada de Guerra dos Farrapos ou Decênio Heróico (1835 - 1845), eclodiu no Rio Grande do Sul e configurou-se na mais longa revolta brasileira.

    Durou 10 anos e foi liderada pela classe dominante gaúcha, formada por fazendeiros de gado, que usaram as camadas pobres da população como massa de apoio no processo de luta.

  • Vila Rica -> Situa-se em MInas Gerais -> Inconfidência MIneira

  • O processo de libertação das colônias ibéricas na América aconteceu no século XIX. A proposta unia os objetivos de independência e de estabelecimento de um Estado de modelo liberal. O ideário liberal chegou da Europa através de livros e de estudantes das Américas que iam estudar em universidades europeias.
    Os movimentos que se tornaram exemplos para as lutas nas colônias ibéricas foram o processo de independência das Treze Colônias inglesas na América do Norte e, posteriormente a Revolução Francesa. Tal exemplo levou à organização de revoltas nas colônias espanholas e portuguesa, mesmo que ainda não houvesse claramente estruturada a ideia de Nação, base para a formação de Estados.
    Entre as alternativas uma apresenta o nome de uma das revoltas acontecidas no Brasil, que teve influência do ideário e do movimento de libertação das Treze Colônias. 
    A) INCORRETA- O movimento aconteceu no século XVII (1645- 1654) e foi contra o domínio holandês na capitania de Pernambuco. 
    B) CORRETA- A Confederação do Equador teve como motivo o autoritarismo e o descontentamento em relação à constituição de 1824, outorgada por D. Pedro I, já com o Brasil independente, durante o primeiro reinado.  
    C) INCORRETA – A conjuração Baiana teve como objetivo a independência da Bahia e aconteceu em 1898 
    D) INCORRETA- A Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos aconteceu no Rio Grande do Sul durante o período monárquico, após a independência. Durou de 1835 a 1845 . Foi uma disputa entre grupos no Rio Grande do Sul e teve também caráter separatista.
    E) CORRETA- A Inconfidência Mineira teve influência direta do ideário da independência das Treze colônias e da Revolução Francesa por conta dos intelectuais que eram membros do grupo revoltoso. 
    RESPOSTA: Letra E.
  • Avante! PMPR #Pertenceremos!

  • Qustao relativamente positivista. Mas de facil resolucao.


ID
3282643
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Visigodos, ostrogodos, vândalos, saxões e tribos germânicas são alguns dos povos que, penetrando sobre os escombros do Império Romano, na Alta Idade Média, deram origem 

Alternativas
Comentários
  • D;DERAM ORIGEM À CULTURA MEDIEVAL.D

  • Errei, pois achava que o termo," história Oral" poderia está remetendo à história das memórias e Não a história politica como afirma o texto. Rsrsr

  • Em primeiro lugar é preciso destacar que saxões, visigodos, ostrogodos e vândalos são grupos germânicos também. O enunciado da questão os apresenta como sendo à parte pois estão listados, seguidos da expressão  “ e tribos germânicas" ,como se os grupos nominalmente citados não fossem germânicos. 

    Estes povos, de organização essencialmente tribal, começaram a penetrar pelas fronteiras do Império Romano ainda no século II. Muitos se tornaram soldados das legiões romanas. Outros fixaram-se em pequenas propriedades nas franjas do Império. Não era uma invasão violenta. 

    No entanto, a necessidade de terras férteis e a pressão dos grupos hunos, vindos da Ásia, levou a hordas de invasões no já enfraquecido Império Romano do Ocidente, a partir da segunda metade do século III. A parte oriental do império conseguiu evitar as levas de germanos pagando “resgate" ou afugentando-os de suas fronteiras pela força das armas. A entrada dos germanos na parte ocidental levou à tomada de terras e à queda do Império Romano do Ocidente, no século V. 

    A mescla da civilização romana decadente com costumes germanos gerou um novo estilo de vida, que está indicado em uma das opções O tema não é estranho à graduação de História. Uma publicação interessante é a do medievalista francês George Duby : Idade média . Idade dos homens 
    A) INCORRETA- Os germanos não chegam à América. Há vestígios de normandos (vikings- século IX) , do norte da Europa, em territórios específicos da América do Norte como a ilha Terra Nova, localizada na costa atlântica do Canadá .

    B) INCORRETA – O povoamento da Rússia é de eslavos e povos asiáticos de troncos variados como os uzbeques , mongóis e georgianos. 

    C) INCORRETA- O processo das Grandes Navegações não se relaciona com os povos germanos, até mesmo porque é um processo histórico do século XV .

    D) CORRETA – A opção é a correta. Os povos e costumes medievais em muito devem à cultura dos grupos germanos. 

    E) INCORRETA – Assim como as Grandes Navegações, o movimento da Renascença em nada se relaciona com os germanos. A base da proposta cultural renascentista é na verdade a cultura greco romana da Antiguidade. 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • GAB D

    Complementando :

    Questão ) Ao declínio de Roma correspondeu o surgimento de uma nova forma de organização social, política e econômica, o feudalismo, marcado pela poderosa presença da Igreja Católica e, em larga medida, o sistema que caracterizou a Idade Média europeia. GAB C 


ID
3282646
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No processo de luta pela independência das colônias ibéricas na América, o contexto histórico europeu das primeiras décadas do século XIX favoreceu a desintegração dos impérios que Espanha e Portugal mantinham no Novo Mundo. Esse contexto caracterizou‐se, entre outros aspectos, pelo(pela)

Alternativas
Comentários
  • É uma questão lógica,Napoleão conquistou boa parte da Europa,apesar do Congresso de Viena,após sua derrocada,em 1815,não foi possível manter por muito tempo o modelo absolutista por mais que houvesse a Santa Aliança,por mais que houvesse uma certa solidez nessas monarquias,houveram revoluções uma delas da primavera dos povos em 1848,então logo a resposta é A.

  • As lutas por emancipação das áreas coloniais dos países ibéricos na América começaram a ser bem sucedidas na primeira metade do século XIX, depois de uma quantidade significativa de revoltas, sedições e protestos. O contexto histórico da época foi marcado por uma serie de transformações sendo uma das mais significativas o desgaste do Antigo Regime. Isto significa o questionamento dos modelos absolutistas, das práticas mercantilistas, do colonialismo e da sociedade estamental. É um ambiente favorável ao sucesso das independências. 
    O tema é parte integrante de currículos da escola básica, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio, mesmo que de forma não aprofundada. Há que prestar atenção, no entanto, ao tratamento da questão das lutas pela libertação na América Hispânica como se fosse um só para todas as regiões. Há que levar em conta as especificidades de cada local. 
    Entre as alternativas uma aponta dados conjunturais que compõem o quadro favorável às lutas. 
    A) CORRETA - O expansionismo napoleônico difundiu os ideais da Revolução Francesa não só pela Europa mas também pelas áreas coloniais submetidas à metrópoles europeias. E, as revoluções liberais foram exemplos e parâmetro para a construção de Estados liberais nas regiões recém libertas na América. 
    B) INCORRETA- A Revolução Industrial inglesa não “lutou" contra os monopólios mercantilistas. A luta foi política! 
    C) INCORRETA- O momento foi exatamente o de desgaste das práticas absolutistas e do Antigo Regime por conta de transformações sociais, econômicas e ideológicas. 
    D) INCORRETA- Portugal e Espanha, arrastando problemas econômicos , necessitavam de suas colônias por serem estas fontes de lucro com a venda de produtos tropicais e/ou com exploração mineral. 
    E) INCORRETA- A proposta do Congresso de Viena era o de manter o Antigo Regime . 

    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
3282649
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Desde a redemocratização, iniciada em 1985, o Brasil vive uma experiência democrática que tem sobrevivido a muitas crises, tanto na economia quanto na política. Entre as situações políticas que poderiam ter resultado em graves crises nesse período, destaca‐se o(a)

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    Impeachment de Fernando Collor transcorreu no final de 1992

    Impeachment de Dilma Rousseff ocorreu em no final de agosto de 2016

  • rapaz a perguntar está abigua na minha opinião, oque da a entender é momentos que resultaram(antecederam) na democratização do pais.. só eu entendi assim a pargunta? bons estudos.

  • Enunciado totalmente sem coerência.

  • questão a ser anulada.

  • questão confusa, pqp.

  • entendi foi é nada

  • A escrita dá a entender que a gente tem que projetar um cenário onde a democracia faliria. Muito bizarro mesmo, caberia recurso eu acho

  • Pessoal que vê comunismo em tudo...chato demais. Por isso que passa em nada.

  • Collor não sofreu impeatcham, mas renunciou antes para não perder parte de direitos políticos.
  • De 1964 a março de 1985 o Brasil esteve submetido ao autoritarismo do regime militar, que teve o fim oficial com a eleição indireta de um presidente civil, em 1984. O processo de construção de um Estado verdadeiramente democrático não tem sido simples, com marchas e contra-marchas , além de haver a necessidade de lidar com todas as questões herdadas do período anterior, como uma estrutura econômica ainda vinculada majoritariamente à exportação de produtos primários, instituições frágeis , lideranças políticas viciadas e um incompleto conceito de cidadania entre a população. 
    Além das dificuldades inerentes ao processo, houve momentos de crise, graves, que colocaram em teste a construção do Estado liberal democrata. Entre as alternativas abaixo uma indica razão ou razões para momentos de crise no Brasil após 1985 
    A) INCORRETA- O presidente Sarney não renunciou ao mandato. Assumiu a presidência quando do falecimento de Tancredo Neves e levou-o até o final. 
    B) CORRETA- Os dois processos de impeachment, que tiraram da presidência Fernando Collor de Mello e depois Dilma Roussef, abriram dois momentos de crise política que, no entanto, não destruíram as instituições democráticas que vem se estruturando após o fim do regime militar em 1985 
    C) INCORRETA – Não há notícias acerca de atentado contra Ulysses Guimarães.
    D) INCORRETA- O Partido Democrático Trabalhista (PDT) foi criado quando da abertura do pluripartidarismo no final do regime militar e é, atualmente, o quinto maior partido do país. 
    E) INCORRETA- Lincoln Gordon, além e não ter sido expulso do Brasil, era o embaixador dos EUA na época do golpe militar, em 1964. 
    RESPOSTA: Letra B.

ID
3282775
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um dos grandes desafios da educação é promover a adaptação dos currículos aos estudantes com necessidades especiais, de modo a garantir a acessibilidade aos conteúdos e a favorecer a aprendizagem significativa. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta o conceito de aprendizagem significativa.

Alternativas
Comentários
  • Aprendizagem significativa:

    Valorização dos conhecimentos prévios do aluno e contextualização dos conhecimentos novos.