SóProvas



Prova VUNESP - 2014 - TJ-PA - Analista Judiciário - Análise de Sistema - Suporte


ID
1250065
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão

                                                      O tempo dirá se o Marco Civil da internet é bom ou ruim

   Foi aprovado o Marco Civil da internet: aquilo a que chamam de “Constituição da internet" e que será capaz de afetar diretamente a vida de milhões de usuários que já não usam mais a internet apenas para se divertir, mas para trabalhar.
   O Marco Civil garantirá a neutralidade da rede, segundo a qual todo o conteúdo que trafega pela internet será tratado de forma igual. As empresas de telecomunicações que fornecem acesso poderão continuar vendendo velocidades diferentes. Mas terão de oferecer a conexão contratada independentemente do conteúdo acessado pelo internauta e não poderão vender pacotes restritos.
   O Marco Civil garante a inviolabilidade e o sigilo das comunicações. O conteúdo poderá ser acessado apenas mediante ordem judicial. Na prática, as conversas via Skype e as mensagens salvas na conta de e-mail não poderão ser violadas, a menos que o Judiciário determine.
   Excluiu-se do texto aprovado um artigo que obrigava empresas estrangeiras a instalar no Brasil seus datacenters (centros de dados para armazenamento de informações). Por outro lado, o projeto aprovado reforçou dispositivo que determina o cumprimento das leis brasileiras por parte de companhias internacionais, mesmo que não estejam instaladas no Brasil.
   Ressalte-se ainda que a exclusão de conteúdo só poderá ser ordenada pela Justiça. Assim, não ficará mais a cargo dos provedores a decisão de manter ou remover informações e notícias polêmicas. Portanto, o usuário que se sentir ofendido por algum conteúdo no ambiente virtual terá de procurar a Justiça, e não as empresas que disponibilizam os dados.
   Este é o Marco Civil que temos. Se é o que pretendíamos ter, o tempo vai mostrar. Mas, sem dúvida, será menos pior do que não termos marco civil nenhum.

                                                                                        (O Liberal, Editorial de 24.04.2014. Adaptado)

Feitas as adequações necessárias, a reescrita do trecho – O Marco Civil garante a inviolabilidade e o sigilo das comunicações. – permanece correta, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, em:



A inviolabilidade e o sigilo das comunicações...

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

    1) Diferença entre "mantém" e "mantêm":

    "As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Ambas são formas conjugadas do verbo manter no presente do indicativo. Estão, contudo, conjugadas em diferentes pessoas. Mantém está na 3ª pessoa do singular e mantêm está na 3ª pessoa do plural. Manter pode significar sustentar, conservar, aguentar e cumprir.

    Presente do indicativo:
    (Eu) mantenho
    (Tu) manténs
    (Ele) mantém
    (Nós) mantemos
    (Vós) mantendes
    (Eles) mantêm"

    Fonte: http://duvidas.dicio.com.br/mantem-ou-mantem/

    2) Lembre-se dessa regrinha básica: a gramática é "machista", ou seja, se a frase tem duas palavras, uma masculina e a outra feminina, o plural ficará no masculino. Portanto: "a inviolabilidade" + "o sigilo" = a inviolabalidade e o sigilo são garantidos.

  • Apenas complementando o ótimo comentário do colega Nagell ., há um caso em que podemos ter a silepse de gêneros, ou seja, a concordância com o gênero mais próximo. Exemplo

    A inviolabilidade e o sigilo - garantidos;
    O sigilo e a inviolabilidade - garantida OU garantidos;

    Fontes:
    http://www.infoescola.com/portugues/concordancia-nominal/
    http://www.pucrs.br/manualred/nominal.php

  • No caso, estaria correta a sentença: "O sigilo das comunicações e a  inviolabilidade mantêm-se garantida pelo Marco Civil"?

  • No caso, estaria correta a sentença: "O sigilo das comunicações e a inviolabilidade mantêm-se garantida pelo Marco Civil"?

    Não.

  • A questão envolve concordância, um dos temas mais recorrentes e que sempre pede máxima atenção. A questão apresenta variadas alternativas, mas uma apenas é a correta. Observa-se que o sujeito “A inviolabilidade e o sigilo das comunicações” tem dois núcleos, “inviolabilidade” e “sigilo”, o que faz com que a concordância do predicado seja no plural. O verbo “manter”, neste caso, é conjugado no plural e quando isso ocorre ele recebe circunflexo. O resto do predicado concorda também com o sujeito. 

    A alternativa correta é a letra A. 

  • A opção A é a mais indicada, porém a alternativa C restou dúvida, pois o adjetivo pode estar concordando com o mais próximo (sigilo - garantido)

  • mantêm para sujeito no plural

    mantém para sujeito no singular

        quando o verbo forVTD FLEXIONA COM O SUJEITO

    VI OU VTI  não se flexionam 


    ESSA É A REGRA BÁSICA


  • A inviolabilidade e o sigilo são garantidos.

  • Só mais uma regrinha que faltou comentar: no caso, optamos pelo verbo no plural (mantêm) devido ao fato do SUJEITO COMPOSTO encontrar-se anteposto ao verbo...devendo, dessa forma, ser conjugado na terceira pessoa do plural.
    Se fosse POSPOSTO, em regra, poderíamos optar pelo singular ou plural!

    Abs galera! Bons estudos!

  • Eu analisei da seguinte maneira.

    O SE é uma partícula apassivadora, pois, transforma o objeto direto em sujeito.

    A inviolabilidade e o sigilo das comunicações torna-se um sujeito composto. O verbo irá para o plural.

  • Verbo antes cocorda com o mais próximo ou com os dois sujeitos

    verbo depois concorda no plural com os dois sujeitos

  • sujeito na terceira pessoa do plural (eles) 
    por isso mantêm-se 
    garantidos porque há dois núcleos no sujeito um masculino e outro feminino sendo assim predicado no masculino

  • Esse comentário da professora foi sensacional  ! :  "A questão apresenta variadas alternativas, mas uma apenas é a correta "

  • Na verdade, a dificuldade está no verbo "garantir". Neste caso, ele vai para o plural e concorda com a pessoa gramatical que tiver a primazia. Ela ( a inviolabilidade), ele (o sigilo) têm a mesma primazia, portanto o verbo concorda com ambos. 
    O verbo não se refere ao Marco civil.

  • QUESTÃO SIMPLES



    MANTÊM ==============>>> PLURAL

    MANTÉN ==============>>> SINGULAR


    GABARITO: LETRA A
  • LETRA A.   RUMO AO TRT.6

  • VOCÊ JÁ ESTÁ COM DOR, VOCÊ JÁ ESTÁ MACHUCADO! LEVE UMA RECOMPENSA DISSO!!!

  • Assertiva A

    mantêm-se garantidos pelo Marco Civil.


ID
1250077
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nossas palavras

Meu amigo lusitano, Diniz, está traduzindo para o francês meus dois primeiros romances, Os Éguas e Moscow. Temos trocado e-mails muito interessantes, por conta de palavras e gírias comuns no meu Pará e absolutamente sem sentido para ele. Às vezes é bem difícil explicar, como na cena em que alguém empina papagaio e corta o adversário “no gasgo". Não sei se no universo das pipas, lá fora, ocorrem os mesmos e magníficos embates que se verificam aqui, “cortando e aparando" os adversários.adversários.

Outra situação: personagens estão jogando uma “pelada" enquanto outros estão “na grade". Quem está na grade aguarda o desfecho da partida, para jogar contra o vencedor, certamente porque espera fora do campo, demarcado por uma grade. Vai explicar…

E aqueles dois bebedores eméritos que “bebem de testa" até altas horas? Por aqui, beber de testa é quase um embate para saber quem vai desistir primeiro, empilhando as grades de cerveja ao lado da mesa.

Penso que o uso das gírias - palavras bem locais, quase dialeto, que funcionam na melodia do nosso texto - é parte da nossa criatividade, uma qualidade da literatura brasileira. Quanto a mim, uso pouco, aqui e ali, nossas palavras. Procuro ser econômico. Mesmo assim, vou respondendo aos e-mails. Ele me diz que, enfim, está tudo pronto.

(Edyr Augusto Proença, http://blogdaboitempo.com.br, 26.07.2013. Adaptado)

A partir da leitura dos três primeiros parágrafos, é correto concluir que o autor enfoca, em seus romances, situações que, para o leitor paraense, são

Alternativas
Comentários
  • Situações cotidianas, ou seja, corriqueiras e bastante presentes na linguagem usual do estado do Pará. Letra D

  • Temos trocado e-mails muito interessantes, por conta de palavras e gírias comuns no meu Pará e absolutamente sem sentido para ele.

  • Esse é o tipo de questão que você nem precisa ler o texto para responder.
    Das 5 alternativas, 4 apresentam palavras praticamente sinônimas (alternativas "A", "B", "C" e "E"), enquanto a outra (alternativa "D") traz um termo que é um antônimo das outras 4.

  • Insólitas = incomum, raro 

  • Assertiva D

    cotidianas.


ID
1251124
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere a sequência 2, –2, 10, –26, 82, ...

Obedecendo à mesma regularidade, pode-se afirmar corretamente que o próximo elemento dessa sequência é

Alternativas
Comentários
  • Uma lógica interessante...

    Vejamos: Separemos a sequência em números positivos e negativos.

    + = 2, 10, 82

    - = -2, -26

    Reparem na sequência "positiva" que o ultimo termo (82) ocorre da subtração dos 2 primeiros termos da sequência (10 - 2 = 8) com o acréscimo do primeiro valor da sequência (2). Assim encontramos 8 2 ou 82.

    Bastamos aplicar o mesmo raciocinio para a sequência "negativa". A diferença entre os 2 primeios valores é: -26 - (-2) = -24. 

    O primeiro termo da sequência negativa é o número -2. Logo o número correto na sequência é a junção do -24 e -2 = -24 2 ou -242.


    Abçs.

  • Não podemos confundir - com - continuando dando -. Importante salientar as regras de sinal desta matéria.

    2, –2, 10, –26, 82, ...

    de 2 para -2, tem-se "-4"
    de -2 para 10, tem-se "12" (se você for esperto, deve ter notado que vai evoluindo por produto de -3 em -3)
    de 10 para "-26", tem-se "-36"
    de -26 para 82, tem-se "108"
    de 82 para "x", tem-se "-324"
    82-324= -242

    Assertiva D a resposta.

  • Fatorem os termos que foram dados para perceber a lógica. 

  • Ronilson, gostei da sua lógica, só não sei se teria a genial ideia de pensar nela na hora rsrs, mas a partir de agora começarei a pensar também nessa forma...

  • 2...-2...10...-26...82......?

    3 x 4 = 12 x 3 = 36 x 3 = 108 x 3 = 324 (diferença de um número para o outro -4...12...-36...108...-324) sempre multiplicado por três.

    Na ordem, um negativo e o outro positivo

    Então temos -324 +82 =     -242 Resposta letra D.

  • 2, –2, 10, –26, 82

    Jogo rápido!!

    Trabalhando só com o final:  10, -26, 82

    Ou seja 3² + 1, -3³ + 1, 3^4 +1, -3^5 +1 

    -242

  • A sequência é ocorrida pela multiplicação de um elemento por -3 e pela soma de 4, numa mesma operação, cujo resultado é o próximo elemento.

    2 (x -3 + 4 =) –2 (x -3 + 4 =), 10 (x -3 + 4 =), –26 (x -3 + 4 =), 82 (x -3 + 4 =) - 242

    GABARITO D

  • 2 ate -2 = 4 algarismos 

    -2 ate 10 = 12 algarismos 

    10 ate - 26 = 36 algarismos 

    -26 ate 82 = 108 algarismo 

    Ou seja, a quantidade de algarismos é a minha razão sendo ela de valor 3, com isso para acharmos o próximo valor temos que multiplicar 108 x 3 = 324(negativo porque a sequencia é um positivo e um negativo) e em seguida diminuir por 82:

    324 - 82 = 242(negativo por causa da sequencia) 



  • A sequência 2, –2, 10, –26, 82, ... pode ser obtida da seguinte maneira:

              30 = 1 somando –se mais 1 unidade temos = 2

             -3¹ = -3 novamente somando-se 1 unidade, temos = -2

    Seguindo sempre esse mesmo raciocínio:

               3² = 9 + 1 = 10

              -3³ = -27 + 1 = -26

               34 = 81 + 1 = 82

              -35 = -243 + 1 = -242 

    Assim 2, –2, 10, –26, 82, -242           


    RESPOSTA: (D)

  • boa... esa eu não consegui pegar

  • Pessoal, boa noite. Gabarito: d. 

    Eu pensei da seguinte forma: Tenho 2, devo 4, tenho -2. Tenho -2, recebo 12, tenho 10. Tenho 10, devo 36, tenho -26. Tenho -26, recebo 108, tenho 82. Tenho 82, devo 324, tenho -242. 

    ---- 

    O professor Vinícius Werneck passou uma ótima explicação também: 

    A sequência 2, –2, 10, –26, 82, ... pode ser obtida da seguinte maneira:

              30 = 1 somando –se mais 1 unidade temos = 2

             -3¹ = -3 novamente somando-se 1 unidade, temos = -2

    Seguindo sempre esse mesmo raciocínio:

               3² = 9 + 1 = 10

              -3³ = -27 + 1 = -26

               34 = 81 + 1 = 82

              -35 = -243 + 1 = -242 

    Assim 2, –2, 10, –26, 82, -242          


  • Com todo respeito, mas o professor complicou um pouquinho em sua explicação, pois basta deixar a base como -3, ir aumentando o expoente e o resultado somando com mais 1, da seguinte forma:

     

    -3^0 = 1 somando –se mais 1 unidade temos = 2

    -3^0 = -3 novamente somando-se 1 unidade, temos = -2

    -3^2 = 9 + 1 = 10

    -3^3 = -27 + 1 = -26

    -3^4= 81 + 1 = 82

    -3^5 = -243 + 1 = -242

  • Eu resolvi assim:

    Separei os números positivos dos negativos: 

    2   10   82 --> de 2 para 10 temos 8 e de 10 para 82 temos 72

    -2   -26 --> de -2 para -26 temos -24

    Se na relação dos números positivos a primeira diferença foi de 8 e na relação de números negativos a primeira diferença foi de -24, que é exatamente o triplo de 8, concluí que a segunda diferença dos números negativos seria 72x3 = 216.

    O resultado de -26 + -216 = 242.

  • E pensar que o Qconcursos, está pagando esse professor Vinicius pra comentar questão. 

    O maluco é pHD em matemática e quer ensinar o básico pra gente. Filho, não funciona. Ninguém entende nada.

    Em concurso ninguém quer ser pHD em matemática e nem gabaritar, só queremos acertar o suficiente pra passar. 

     

    Coloquem o prof. Renato ou aquela outra menina. 

  • Não estava conseguindo entender, achei esse vídeo no Youtube que ensina.

    Apesar de usar números diferentes o conceito é o mesmo.


    https://www.youtube.com/watch?v=dz2ED9Jeg0A


ID
1389802
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão

                                                      O tempo dirá se o Marco Civil da internet é bom ou ruim

   Foi aprovado o Marco Civil da internet: aquilo a que chamam de “Constituição da internet" e que será capaz de afetar diretamente a vida de milhões de usuários que já não usam mais a internet apenas para se divertir, mas para trabalhar.
   O Marco Civil garantirá a neutralidade da rede, segundo a qual todo o conteúdo que trafega pela internet será tratado de forma igual. As empresas de telecomunicações que fornecem acesso poderão continuar vendendo velocidades diferentes. Mas terão de oferecer a conexão contratada independentemente do conteúdo acessado pelo internauta e não poderão vender pacotes restritos.
   O Marco Civil garante a inviolabilidade e o sigilo das comunicações. O conteúdo poderá ser acessado apenas mediante ordem judicial. Na prática, as conversas via Skype e as mensagens salvas na conta de e-mail não poderão ser violadas, a menos que o Judiciário determine.
   Excluiu-se do texto aprovado um artigo que obrigava empresas estrangeiras a instalar no Brasil seus datacenters (centros de dados para armazenamento de informações). Por outro lado, o projeto aprovado reforçou dispositivo que determina o cumprimento das leis brasileiras por parte de companhias internacionais, mesmo que não estejam instaladas no Brasil.
   Ressalte-se ainda que a exclusão de conteúdo só poderá ser ordenada pela Justiça. Assim, não ficará mais a cargo dos provedores a decisão de manter ou remover informações e notícias polêmicas. Portanto, o usuário que se sentir ofendido por algum conteúdo no ambiente virtual terá de procurar a Justiça, e não as empresas que disponibilizam os dados.
   Este é o Marco Civil que temos. Se é o que pretendíamos ter, o tempo vai mostrar. Mas, sem dúvida, será menos pior do que não termos marco civil nenhum.

                                                                                        (O Liberal, Editorial de 24.04.2014. Adaptado)

De acordo com o texto, o Marco Civil da internet

Alternativas
Comentários
  • De novo essa porra de questão sobre o marco civil. Esse staff do QC é uma piada...


ID
1389805
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão

                                                      O tempo dirá se o Marco Civil da internet é bom ou ruim

   Foi aprovado o Marco Civil da internet: aquilo a que chamam de “Constituição da internet" e que será capaz de afetar diretamente a vida de milhões de usuários que já não usam mais a internet apenas para se divertir, mas para trabalhar.
   O Marco Civil garantirá a neutralidade da rede, segundo a qual todo o conteúdo que trafega pela internet será tratado de forma igual. As empresas de telecomunicações que fornecem acesso poderão continuar vendendo velocidades diferentes. Mas terão de oferecer a conexão contratada independentemente do conteúdo acessado pelo internauta e não poderão vender pacotes restritos.
   O Marco Civil garante a inviolabilidade e o sigilo das comunicações. O conteúdo poderá ser acessado apenas mediante ordem judicial. Na prática, as conversas via Skype e as mensagens salvas na conta de e-mail não poderão ser violadas, a menos que o Judiciário determine.
   Excluiu-se do texto aprovado um artigo que obrigava empresas estrangeiras a instalar no Brasil seus datacenters (centros de dados para armazenamento de informações). Por outro lado, o projeto aprovado reforçou dispositivo que determina o cumprimento das leis brasileiras por parte de companhias internacionais, mesmo que não estejam instaladas no Brasil.
   Ressalte-se ainda que a exclusão de conteúdo só poderá ser ordenada pela Justiça. Assim, não ficará mais a cargo dos provedores a decisão de manter ou remover informações e notícias polêmicas. Portanto, o usuário que se sentir ofendido por algum conteúdo no ambiente virtual terá de procurar a Justiça, e não as empresas que disponibilizam os dados.
   Este é o Marco Civil que temos. Se é o que pretendíamos ter, o tempo vai mostrar. Mas, sem dúvida, será menos pior do que não termos marco civil nenhum.

                                                                                        (O Liberal, Editorial de 24.04.2014. Adaptado)

Segundo informações textuais, com o Marco Civil da internet,

Alternativas
Comentários
  • Alternativa d)

    "Ressalte-se ainda que a exclusão de conteúdo só poderá ser ordenada pela Justiça. Assim, não ficará mais a cargo dos provedores a decisão de manter ou remover informações e notícias polêmicas. Portanto, o usuário que se sentir ofendido por algum conteúdo no ambiente virtual terá de procurar a Justiça, e não as empresas que disponibilizam os dados."


ID
1389808
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão

                                                      O tempo dirá se o Marco Civil da internet é bom ou ruim

   Foi aprovado o Marco Civil da internet: aquilo a que chamam de “Constituição da internet" e que será capaz de afetar diretamente a vida de milhões de usuários que já não usam mais a internet apenas para se divertir, mas para trabalhar.
   O Marco Civil garantirá a neutralidade da rede, segundo a qual todo o conteúdo que trafega pela internet será tratado de forma igual. As empresas de telecomunicações que fornecem acesso poderão continuar vendendo velocidades diferentes. Mas terão de oferecer a conexão contratada independentemente do conteúdo acessado pelo internauta e não poderão vender pacotes restritos.
   O Marco Civil garante a inviolabilidade e o sigilo das comunicações. O conteúdo poderá ser acessado apenas mediante ordem judicial. Na prática, as conversas via Skype e as mensagens salvas na conta de e-mail não poderão ser violadas, a menos que o Judiciário determine.
   Excluiu-se do texto aprovado um artigo que obrigava empresas estrangeiras a instalar no Brasil seus datacenters (centros de dados para armazenamento de informações). Por outro lado, o projeto aprovado reforçou dispositivo que determina o cumprimento das leis brasileiras por parte de companhias internacionais, mesmo que não estejam instaladas no Brasil.
   Ressalte-se ainda que a exclusão de conteúdo só poderá ser ordenada pela Justiça. Assim, não ficará mais a cargo dos provedores a decisão de manter ou remover informações e notícias polêmicas. Portanto, o usuário que se sentir ofendido por algum conteúdo no ambiente virtual terá de procurar a Justiça, e não as empresas que disponibilizam os dados.
   Este é o Marco Civil que temos. Se é o que pretendíamos ter, o tempo vai mostrar. Mas, sem dúvida, será menos pior do que não termos marco civil nenhum.

                                                                                        (O Liberal, Editorial de 24.04.2014. Adaptado)

Conforme opinião expressa no texto, o Marco Civil da internet é

Alternativas
Comentários
  • Essa é aquela questão que na hora da prova você mata somente pelo título, somente a "D" é compatível com a informação do título e consequentemente do Texto

  •   resposta :   Este é o Marco Civil que temos. Se é o que pretendíamos ter, o tempo vai mostrar. Mas, sem dúvida, será menos pior do que não termos marco civil nenhum.
     

  • Assertiva D

    necessário, embora seja precoce tecer julgamentos a respeito de sua eficácia.


ID
1389811
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão

                                                      O tempo dirá se o Marco Civil da internet é bom ou ruim

   Foi aprovado o Marco Civil da internet: aquilo a que chamam de “Constituição da internet" e que será capaz de afetar diretamente a vida de milhões de usuários que já não usam mais a internet apenas para se divertir, mas para trabalhar.
   O Marco Civil garantirá a neutralidade da rede, segundo a qual todo o conteúdo que trafega pela internet será tratado de forma igual. As empresas de telecomunicações que fornecem acesso poderão continuar vendendo velocidades diferentes. Mas terão de oferecer a conexão contratada independentemente do conteúdo acessado pelo internauta e não poderão vender pacotes restritos.
   O Marco Civil garante a inviolabilidade e o sigilo das comunicações. O conteúdo poderá ser acessado apenas mediante ordem judicial. Na prática, as conversas via Skype e as mensagens salvas na conta de e-mail não poderão ser violadas, a menos que o Judiciário determine.
   Excluiu-se do texto aprovado um artigo que obrigava empresas estrangeiras a instalar no Brasil seus datacenters (centros de dados para armazenamento de informações). Por outro lado, o projeto aprovado reforçou dispositivo que determina o cumprimento das leis brasileiras por parte de companhias internacionais, mesmo que não estejam instaladas no Brasil.
   Ressalte-se ainda que a exclusão de conteúdo só poderá ser ordenada pela Justiça. Assim, não ficará mais a cargo dos provedores a decisão de manter ou remover informações e notícias polêmicas. Portanto, o usuário que se sentir ofendido por algum conteúdo no ambiente virtual terá de procurar a Justiça, e não as empresas que disponibilizam os dados.
   Este é o Marco Civil que temos. Se é o que pretendíamos ter, o tempo vai mostrar. Mas, sem dúvida, será menos pior do que não termos marco civil nenhum.

                                                                                        (O Liberal, Editorial de 24.04.2014. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a frase do texto permanece correta, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, após o acréscimo das vírgulas.

Alternativas
Comentários
  • Resposta para os que não são assinantes:

    Alternativa d)


ID
1389817
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nossas palavras

Meu amigo lusitano, Diniz, está traduzindo para o francês meus dois primeiros romances, Os Éguas e Moscow. Temos trocado e-mails muito interessantes, por conta de palavras e gírias comuns no meu Pará e absolutamente sem sentido para ele. Às vezes é bem difícil explicar, como na cena em que alguém empina papagaio e corta o adversário “no gasgo". Não sei se no universo das pipas, lá fora, ocorrem os mesmos e magníficos embates que se verificam aqui, “cortando e aparando" os adversários.adversários.

Outra situação: personagens estão jogando uma “pelada" enquanto outros estão “na grade". Quem está na grade aguarda o desfecho da partida, para jogar contra o vencedor, certamente porque espera fora do campo, demarcado por uma grade. Vai explicar…

E aqueles dois bebedores eméritos que “bebem de testa" até altas horas? Por aqui, beber de testa é quase um embate para saber quem vai desistir primeiro, empilhando as grades de cerveja ao lado da mesa.

Penso que o uso das gírias - palavras bem locais, quase dialeto, que funcionam na melodia do nosso texto - é parte da nossa criatividade, uma qualidade da literatura brasileira. Quanto a mim, uso pouco, aqui e ali, nossas palavras. Procuro ser econômico. Mesmo assim, vou respondendo aos e-mails. Ele me diz que, enfim, está tudo pronto.

(Edyr Augusto Proença, http://blogdaboitempo.com.br, 26.07.2013. Adaptado)

O autor, ao se referir aos e-mails trocados com o amigo que está traduzindo seus romances, sugere que a tradução

Alternativas
Comentários
  • C) envolve, além do domínio do idioma, o conhecimento da cultura retratada no texto original

     

    "Meu amigo lusitano, Diniz, está traduzindo para o francês meus dois primeiros romances, Os Éguas e Moscow. Temos trocado e-mails muito interessantes, por conta de palavras e gírias comuns no meu Pará e absolutamente sem sentido para ele."

     

    Bons estudos.


ID
1389823
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nossas palavras

Meu amigo lusitano, Diniz, está traduzindo para o francês meus dois primeiros romances, Os Éguas e Moscow. Temos trocado e-mails muito interessantes, por conta de palavras e gírias comuns no meu Pará e absolutamente sem sentido para ele. Às vezes é bem difícil explicar, como na cena em que alguém empina papagaio e corta o adversário “no gasgo". Não sei se no universo das pipas, lá fora, ocorrem os mesmos e magníficos embates que se verificam aqui, “cortando e aparando" os adversários.adversários.

Outra situação: personagens estão jogando uma “pelada" enquanto outros estão “na grade". Quem está na grade aguarda o desfecho da partida, para jogar contra o vencedor, certamente porque espera fora do campo, demarcado por uma grade. Vai explicar…

E aqueles dois bebedores eméritos que “bebem de testa" até altas horas? Por aqui, beber de testa é quase um embate para saber quem vai desistir primeiro, empilhando as grades de cerveja ao lado da mesa.

Penso que o uso das gírias - palavras bem locais, quase dialeto, que funcionam na melodia do nosso texto - é parte da nossa criatividade, uma qualidade da literatura brasileira. Quanto a mim, uso pouco, aqui e ali, nossas palavras. Procuro ser econômico. Mesmo assim, vou respondendo aos e-mails. Ele me diz que, enfim, está tudo pronto.

(Edyr Augusto Proença, http://blogdaboitempo.com.br, 26.07.2013. Adaptado)

O termo destacado em – E aqueles dois bebedores eméritos que “bebem de testa” até altas horas? – está corretamente interpretado com o sentido de

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    emérito: Aquele de grande competência, ou que tem grande conhecimento em determinada área.

    ------------------------------------------------

    ignóbil:  que não tem nobreza; vil; abjecto; desprezível; baixo; torpe.

    falastrão: Falador; que fala demais.Aquele que fala mais do que deve.

    abastados: Rico, opulento, abundante, recheado, farto.

    licencioso : Indisciplinado; que se comporta desregradamente; que não cumpre normas.


ID
1389826
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nossas palavras

Meu amigo lusitano, Diniz, está traduzindo para o francês meus dois primeiros romances, Os Éguas e Moscow. Temos trocado e-mails muito interessantes, por conta de palavras e gírias comuns no meu Pará e absolutamente sem sentido para ele. Às vezes é bem difícil explicar, como na cena em que alguém empina papagaio e corta o adversário “no gasgo". Não sei se no universo das pipas, lá fora, ocorrem os mesmos e magníficos embates que se verificam aqui, “cortando e aparando" os adversários.adversários.

Outra situação: personagens estão jogando uma “pelada" enquanto outros estão “na grade". Quem está na grade aguarda o desfecho da partida, para jogar contra o vencedor, certamente porque espera fora do campo, demarcado por uma grade. Vai explicar…

E aqueles dois bebedores eméritos que “bebem de testa" até altas horas? Por aqui, beber de testa é quase um embate para saber quem vai desistir primeiro, empilhando as grades de cerveja ao lado da mesa.

Penso que o uso das gírias - palavras bem locais, quase dialeto, que funcionam na melodia do nosso texto - é parte da nossa criatividade, uma qualidade da literatura brasileira. Quanto a mim, uso pouco, aqui e ali, nossas palavras. Procuro ser econômico. Mesmo assim, vou respondendo aos e-mails. Ele me diz que, enfim, está tudo pronto.

(Edyr Augusto Proença, http://blogdaboitempo.com.br, 26.07.2013. Adaptado)

Meu amigo lusitano, Diniz, está traduzindo para o francês meus dois primeiros romances, Os Éguas e Moscow. Temos trocado e-mails muito interessantes, por conta de palavras e gírias comuns no meu Pará e absolutamente sem sentido para ele. Às vezes é bem difícil explicar, como na cena em que alguém empina papagaio e corta o adversário “no gasgo".

A expressão por conta de, em destaque, tem sentido equivalente ao de

Alternativas
Comentários
  • Alternativa e)

    Basta substituir que ficará fácil. Segue abaixo link sobre a expressão "por conta de":

    http://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/cuidado-por-conta-de-e-o-novo-a-nivel-de/

  • a despeito de é uma conjunção que transmite uma ideia contrária ( concessão)

    Tem valor: Embora , apesar de , ainda que , 

  • Por conta de é uma locução conjuntiva (grupo de duas ou mais palavras que funciona como conjunção), são sinônimas ‘por causa de, em virtude de, posto que, visto que, uma vez que’ (desde que seguidas de verbo), entre outras.


ID
1389829
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nossas palavras

Meu amigo lusitano, Diniz, está traduzindo para o francês meus dois primeiros romances, Os Éguas e Moscow. Temos trocado e-mails muito interessantes, por conta de palavras e gírias comuns no meu Pará e absolutamente sem sentido para ele. Às vezes é bem difícil explicar, como na cena em que alguém empina papagaio e corta o adversário “no gasgo". Não sei se no universo das pipas, lá fora, ocorrem os mesmos e magníficos embates que se verificam aqui, “cortando e aparando" os adversários.adversários.

Outra situação: personagens estão jogando uma “pelada" enquanto outros estão “na grade". Quem está na grade aguarda o desfecho da partida, para jogar contra o vencedor, certamente porque espera fora do campo, demarcado por uma grade. Vai explicar…

E aqueles dois bebedores eméritos que “bebem de testa" até altas horas? Por aqui, beber de testa é quase um embate para saber quem vai desistir primeiro, empilhando as grades de cerveja ao lado da mesa.

Penso que o uso das gírias - palavras bem locais, quase dialeto, que funcionam na melodia do nosso texto - é parte da nossa criatividade, uma qualidade da literatura brasileira. Quanto a mim, uso pouco, aqui e ali, nossas palavras. Procuro ser econômico. Mesmo assim, vou respondendo aos e-mails. Ele me diz que, enfim, está tudo pronto.

(Edyr Augusto Proença, http://blogdaboitempo.com.br, 26.07.2013. Adaptado)

Meu amigo lusitano, Diniz, está traduzindo para o francês meus dois primeiros romances, Os Éguas e Moscow. Temos trocado e-mails muito interessantes, por conta de palavras e gírias comuns no meu Pará e absolutamente sem sentido para ele. Às vezes é bem difícil explicar, como na cena em que alguém empina papagaio e corta o adversário “no gasgo".

O pronome possessivo em – “meu Pará" – atribui ao termo Pará a ideia de que se trata de um lugar

Alternativas
Comentários
  • Desdenhado= ruim, feio, chato, desprezivel.

  • Resposta alternativa b)

    Como exemplo podemos citar uma das frases mais conhecidas do grande detetive Sherlock Holmes (escrito por Arthur Conan Doyle): "Elementar, meu caro Watson".


ID
1389832
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nossas palavras

Meu amigo lusitano, Diniz, está traduzindo para o francês meus dois primeiros romances, Os Éguas e Moscow. Temos trocado e-mails muito interessantes, por conta de palavras e gírias comuns no meu Pará e absolutamente sem sentido para ele. Às vezes é bem difícil explicar, como na cena em que alguém empina papagaio e corta o adversário “no gasgo". Não sei se no universo das pipas, lá fora, ocorrem os mesmos e magníficos embates que se verificam aqui, “cortando e aparando" os adversários.adversários.

Outra situação: personagens estão jogando uma “pelada" enquanto outros estão “na grade". Quem está na grade aguarda o desfecho da partida, para jogar contra o vencedor, certamente porque espera fora do campo, demarcado por uma grade. Vai explicar…

E aqueles dois bebedores eméritos que “bebem de testa" até altas horas? Por aqui, beber de testa é quase um embate para saber quem vai desistir primeiro, empilhando as grades de cerveja ao lado da mesa.

Penso que o uso das gírias - palavras bem locais, quase dialeto, que funcionam na melodia do nosso texto - é parte da nossa criatividade, uma qualidade da literatura brasileira. Quanto a mim, uso pouco, aqui e ali, nossas palavras. Procuro ser econômico. Mesmo assim, vou respondendo aos e-mails. Ele me diz que, enfim, está tudo pronto.

(Edyr Augusto Proença, http://blogdaboitempo.com.br, 26.07.2013. Adaptado)

Meu amigo lusitano, Diniz, está traduzindo para o francês meus dois primeiros romances, Os Éguas e Moscow. Temos trocado e-mails muito interessantes, por conta de palavras e gírias comuns no meu Pará e absolutamente sem sentido para ele. Às vezes é bem difícil explicar, como na cena em que alguém empina papagaio e corta o adversário “no gasgo".

Os termos muito e bem, em destaque, atribuem aos termos aos quais se subordinam sentido de

Alternativas
Comentários
  • Alternativa e)

    Não há muito segredo, pois se tirarmos as palavras "muito" e "bem", a frase permanece com sentido, porém, com tais palavras o termo que o precede ganha uma maior intensidade.

     

    "Temos trocado e-mails muito interessantes..."

    Temos trocado e-mails interessantes...

    "Às vezes é bem difícil explicar..."

    Às vezes é difícil explicar

  • muito interessantes = interessantíssimos (intensidade).

     bem difícil = dificílimo (intensidade).


ID
1389835
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Palavras voam no vento

A pequena Dora adorava dizer coisas feias. Sim, ela tinha aquele terrível hábito de falar bobagens, xingamentos. Certa manhã, antes de sair para o trabalho, sua mãe disse: “Tu sabias que as palavras voam no vento? Se dizes coisas ruins, o mal sai por aí e se multiplica. Mas se dizes coisas belas... o vento faz com que a bondade se espalhe pelo mundo". A jovenzinha ficou intrigada. Assim que a mãe se foi, decidiu testar a teoria. Encheu o peito e gritou com toda a força: AMOR!!!!...

Uma enorme e fortíssima rajada de vento se fez. Uma borboleta começou a brincar no ar. Dora seguiu o bichinho. Viu quando ele se pôs a dançar ao redor de uma moça. Viu a moça sorrir com a borboleta e começar a dançar como uma bailarina. Seguiu a moça. Viu quando ela, cheia de alegria, mandou beijos para uma andorinha que sobrevoava um jardim. A andorinha, de repente, deu um rasante sobre um canteiro e pegou com seu bico uma delicada flor vermelha. Dora seguiu a andorinha. Viu quando o pássaro deixou a flor cair nas mãos de um rapaz que estava sentando num banco de praça.

O moço, capturado por um imenso contentamento, tomou para si uma folha em branco e escreveu um poema. Dora viu quando o rapaz leu para o vento o poema. E os versos diziam: “Ame, porque o amor significa cantar. Cante, cante, cante. Porque quem canta encanta e sabe melhor amar". Nossa amiga viu quando uma súbita ventania arrancou o papel da mão do jovem. Dora tentou correr para não perder de vista o escrito. Mas o vento foi mais ágil e o papel se perdeu.

Cansada com toda aquela andança, a menina voltou para casa. Caía a tarde quando sua mãe retornou do trabalho e entregou à filha um presente: um pedaço de papel dobrado em quatro. Disse ela: “Tome, minha filha. É para ti. Eu estava na janela do escritório e o vento me trouxe esse pedaço de papel. Leia... É para ti". Dora abriu o papel e chorou ao ler o poema que nele estava escrito. Diziam os versos: “Ame, porque o amor significa cantar. Cante, cante, cante. Porque quem canta encanta e sabe melhor amar".

(Carlos Correia Santos, http://www.amapadigital.net. Adaptado)

A partir da leitura do texto, é correto concluir que Dora

Alternativas
Comentários
  • Alternativa a)

  • O duro é viajar na beleza do texto, e de seus olhos cair uma gota de suor, extamente sobre o gabarito, já preenchido. rsrs


ID
1389841
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Palavras voam no vento

A pequena Dora adorava dizer coisas feias. Sim, ela tinha aquele terrível hábito de falar bobagens, xingamentos. Certa manhã, antes de sair para o trabalho, sua mãe disse: “Tu sabias que as palavras voam no vento? Se dizes coisas ruins, o mal sai por aí e se multiplica. Mas se dizes coisas belas... o vento faz com que a bondade se espalhe pelo mundo". A jovenzinha ficou intrigada. Assim que a mãe se foi, decidiu testar a teoria. Encheu o peito e gritou com toda a força: AMOR!!!!...

Uma enorme e fortíssima rajada de vento se fez. Uma borboleta começou a brincar no ar. Dora seguiu o bichinho. Viu quando ele se pôs a dançar ao redor de uma moça. Viu a moça sorrir com a borboleta e começar a dançar como uma bailarina. Seguiu a moça. Viu quando ela, cheia de alegria, mandou beijos para uma andorinha que sobrevoava um jardim. A andorinha, de repente, deu um rasante sobre um canteiro e pegou com seu bico uma delicada flor vermelha. Dora seguiu a andorinha. Viu quando o pássaro deixou a flor cair nas mãos de um rapaz que estava sentando num banco de praça.

O moço, capturado por um imenso contentamento, tomou para si uma folha em branco e escreveu um poema. Dora viu quando o rapaz leu para o vento o poema. E os versos diziam: “Ame, porque o amor significa cantar. Cante, cante, cante. Porque quem canta encanta e sabe melhor amar". Nossa amiga viu quando uma súbita ventania arrancou o papel da mão do jovem. Dora tentou correr para não perder de vista o escrito. Mas o vento foi mais ágil e o papel se perdeu.

Cansada com toda aquela andança, a menina voltou para casa. Caía a tarde quando sua mãe retornou do trabalho e entregou à filha um presente: um pedaço de papel dobrado em quatro. Disse ela: “Tome, minha filha. É para ti. Eu estava na janela do escritório e o vento me trouxe esse pedaço de papel. Leia... É para ti". Dora abriu o papel e chorou ao ler o poema que nele estava escrito. Diziam os versos: “Ame, porque o amor significa cantar. Cante, cante, cante. Porque quem canta encanta e sabe melhor amar".

(Carlos Correia Santos, http://www.amapadigital.net. Adaptado)

A palavra que está empregada com sentido figurado no contexto está destacada em:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa a)

    O estranho é que as alternativas c) e d) possuem o mesmo conteúdo.

  • GABARITO: LETRA  A

    ACRESCENTANDO:

    DENOTAÇÃO:

    Quando a linguagem está no sentido denotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido literal, ou seja, o sentido que carrega o significado básico das palavras, expressões e enunciados de uma língua. Em outras palavras, o sentido denotativo é o sentido realdicionarizado das palavras.

    De maneira geral, o sentido denotativo é utilizado na produção de textos que tenham função referencial

    CONOTAÇÃO:

    Quando a linguagem está no sentido conotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido figurado, ou seja, aquele cujas palavras, expressões ou enunciados ganham um novo significado em situações e contextos particulares de uso.

    De maneira geral, é possível encontrarmos o uso da linguagem conotativa nos gêneros discursivos textuais primários, ou seja, nos diálogos informais do cotidiano.

    FONTE: https://portugues.uol.com.br/redacao/denotacao-conotacao.html


ID
1389844
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Palavras voam no vento

A pequena Dora adorava dizer coisas feias. Sim, ela tinha aquele terrível hábito de falar bobagens, xingamentos. Certa manhã, antes de sair para o trabalho, sua mãe disse: “Tu sabias que as palavras voam no vento? Se dizes coisas ruins, o mal sai por aí e se multiplica. Mas se dizes coisas belas... o vento faz com que a bondade se espalhe pelo mundo". A jovenzinha ficou intrigada. Assim que a mãe se foi, decidiu testar a teoria. Encheu o peito e gritou com toda a força: AMOR!!!!...

Uma enorme e fortíssima rajada de vento se fez. Uma borboleta começou a brincar no ar. Dora seguiu o bichinho. Viu quando ele se pôs a dançar ao redor de uma moça. Viu a moça sorrir com a borboleta e começar a dançar como uma bailarina. Seguiu a moça. Viu quando ela, cheia de alegria, mandou beijos para uma andorinha que sobrevoava um jardim. A andorinha, de repente, deu um rasante sobre um canteiro e pegou com seu bico uma delicada flor vermelha. Dora seguiu a andorinha. Viu quando o pássaro deixou a flor cair nas mãos de um rapaz que estava sentando num banco de praça.

O moço, capturado por um imenso contentamento, tomou para si uma folha em branco e escreveu um poema. Dora viu quando o rapaz leu para o vento o poema. E os versos diziam: “Ame, porque o amor significa cantar. Cante, cante, cante. Porque quem canta encanta e sabe melhor amar". Nossa amiga viu quando uma súbita ventania arrancou o papel da mão do jovem. Dora tentou correr para não perder de vista o escrito. Mas o vento foi mais ágil e o papel se perdeu.

Cansada com toda aquela andança, a menina voltou para casa. Caía a tarde quando sua mãe retornou do trabalho e entregou à filha um presente: um pedaço de papel dobrado em quatro. Disse ela: “Tome, minha filha. É para ti. Eu estava na janela do escritório e o vento me trouxe esse pedaço de papel. Leia... É para ti". Dora abriu o papel e chorou ao ler o poema que nele estava escrito. Diziam os versos: “Ame, porque o amor significa cantar. Cante, cante, cante. Porque quem canta encanta e sabe melhor amar".

(Carlos Correia Santos, http://www.amapadigital.net. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a seguinte passagem – Mas o vento foi mais ágil e o papel se perdeu. (terceiro parágrafo) – está reescrita com o acréscimo de um termo que estabelece uma relação de conclusão, consequência, entre as orações.

Alternativas
Comentários
  • com exceção da letra C, todas as outras são conjunções adversativas. 

  • As conjunções conclusivas podem exprimir relação de causa e consequência.

    Ex. Eles estudou muito (causa) ,portanto, foi bem na prova (consequência)

    Principais conectores Conclusivo: Logo, portanto, pois (deslocado na oração, depois do verbo), em vista, assim, por isso

  • Contudo = conjunção que expressa conclusão , tem o valor de : portanto 

  • Era só saber que a conjunção MAS é CONCLUSIVA.

    ENTÃO A UNICA QUE PODE SUBSTITUI-LA É A CONJ. ASSIM QUE TMB TEM VALOR CONCLUSIVO.


ID
1389847
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Palavras voam no vento

A pequena Dora adorava dizer coisas feias. Sim, ela tinha aquele terrível hábito de falar bobagens, xingamentos. Certa manhã, antes de sair para o trabalho, sua mãe disse: “Tu sabias que as palavras voam no vento? Se dizes coisas ruins, o mal sai por aí e se multiplica. Mas se dizes coisas belas... o vento faz com que a bondade se espalhe pelo mundo". A jovenzinha ficou intrigada. Assim que a mãe se foi, decidiu testar a teoria. Encheu o peito e gritou com toda a força: AMOR!!!!...

Uma enorme e fortíssima rajada de vento se fez. Uma borboleta começou a brincar no ar. Dora seguiu o bichinho. Viu quando ele se pôs a dançar ao redor de uma moça. Viu a moça sorrir com a borboleta e começar a dançar como uma bailarina. Seguiu a moça. Viu quando ela, cheia de alegria, mandou beijos para uma andorinha que sobrevoava um jardim. A andorinha, de repente, deu um rasante sobre um canteiro e pegou com seu bico uma delicada flor vermelha. Dora seguiu a andorinha. Viu quando o pássaro deixou a flor cair nas mãos de um rapaz que estava sentando num banco de praça.

O moço, capturado por um imenso contentamento, tomou para si uma folha em branco e escreveu um poema. Dora viu quando o rapaz leu para o vento o poema. E os versos diziam: “Ame, porque o amor significa cantar. Cante, cante, cante. Porque quem canta encanta e sabe melhor amar". Nossa amiga viu quando uma súbita ventania arrancou o papel da mão do jovem. Dora tentou correr para não perder de vista o escrito. Mas o vento foi mais ágil e o papel se perdeu.

Cansada com toda aquela andança, a menina voltou para casa. Caía a tarde quando sua mãe retornou do trabalho e entregou à filha um presente: um pedaço de papel dobrado em quatro. Disse ela: “Tome, minha filha. É para ti. Eu estava na janela do escritório e o vento me trouxe esse pedaço de papel. Leia... É para ti". Dora abriu o papel e chorou ao ler o poema que nele estava escrito. Diziam os versos: “Ame, porque o amor significa cantar. Cante, cante, cante. Porque quem canta encanta e sabe melhor amar".

(Carlos Correia Santos, http://www.amapadigital.net. Adaptado)

Considere as seguintes passagens do texto.

• [Viu a moça sorrir] com a borboleta e começar a dançar como uma bailarina.

• Viu quando ela, cheia de alegria, mandou beijos para uma andorinha [que sobrevoava um jardim].

• Caía a tarde quando sua mãe retornou do trabalho e [entregou à filha um presente]...

Assinale a alternativa que apresenta os trechos entre colchetes correta e respectivamente reescritos, com as expressões em negrito substituídas por pronomes, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa no que se refere ao uso e à colocação pronominal.

Alternativas
Comentários
  • Letra B, não se inicia frase com pronome, que é palavra atrativa e quem entrega entra algo (presente) a alguém (lhe)

  • I- VTD, então usa-se o,a,os,as,lo,la,no,na. Lembrar que não se inicia frase com próclise.

    II- VTD, idem I

    III- quem entrega, entrega algo a alguém. Esta é VTI e portanto cabe o LHE.

    Gab.: B

  • Macete: Se houver crase, automaticamente o pronome será LHE.

    entregou[-LHE] à filha um presente.

     

    Pois uma característica da crase é ser VTI.

    LHE, LHES: VTI

    O, A, OS, AS: VTD

     


ID
1389850
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Leia o seguinte fragmento de um ofício, citado do Manual de Redação da Presidência da República, no qual expressões foram substituídas por lacunas.

Senhor Deputado

Em complemento às informações transmitidas pelo telegrama n.º 154, de 24 de abril último, informo _________ de que as medidas mencionadas em ________cata n.º 6708, dirigida ao Senhor Presidente da República, estão amparadas pelo procedimento administrativo de demarcação de terras indígenas instituído pelo Decreto n.º 22, de 4 de fevereiro de 1991 (cópia anexa).

(http://www.planalto.gov.br. Adaptado)

A alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa e atendendo às orientações oficiais a respeito do uso de formas de tratamento em correspondências públicas, é:

Alternativas
Comentários
  • Deputados e Senadores:

    Pronomes de tratamento - Vossa Excelência 
     Vocativo - Senhor + Cargo, ex: Senhor Deputado, Senhor Senador...

  • Quem deve ser tratado por VOSSA EXCELÊNCIA?


    As “altas autoridades” dos 3 poderes, pense só nos cargos “TOP”:


    Presidente de República, Governador e Prefeito (e seus vices),


    Ministro do Tribunal de Contas da União, Conselheiros dos Tribunais de Contas, Ministros dos Tribunais Superiores, Ministros de Estado e o Chefe da Casa Civil da Presidência da República, o Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, o Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, o Advogado-Geral da União e o Chefe da Corregedoria-Geral da União,


    Deputados e Senadores, Presidentes das Câmaras Legislativas,


    Juízes, Membros de Tribunais, Auditores da Justiça Militar,

     

    Secretários-Executivos dos Ministérios, Secretários de Estado e ocupantes de cargos de natureza especial, Embaixadores e Oficiais-
    Generais.

     

    ATENÇÃO: O vocativo para os Chefes dos três poderes (Presidente da República, Presidente do Congresso Nacional e Presidente do Supremo Tribunal Federal) segue esta estrutura


    Excelentíssimo Senhor + Cargo,


    Exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República/do CN/do STF,

     

    Vereador é Vossa Excelência?

     

    Não. Mas se este Vereador for Presidente de uma Câmara Legislativa Municipal, aí sim. Mas a banca vai ter que focar no cargo de Presidente da Câmara Municipal.

     

    Quem deve ser tratado por VOSSA SENHORIA?


    Empregado para as demais autoridades e para particulares.


    Vocativo:


    a) Senhor + Cargo.


    Exemplo: Senhor Diretor,

  • Vossa Excelência...sua.

    Vossa Senhoria:

    Empregado para as demais autoridades e para particulares.



    Vocativo:



    a) Senhor + Cargo.



    Exemplo: Senhor Diretor,

  • GABARITO: LETRA E

  • GABARITO: E.

     

    (...) os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa: “Vossa Senhoria nomeará seu substituto” (e não “Vossa ... vosso...”).

     

    O emprego dos pronomes de tratamento obedece à secular tradição. São de uso consagrado:

    Vossa Excelência, para as seguintes autoridades:

     

    b) do Poder Legislativo:

     

    Deputados Federais e Senadores

    Ministros do Tribunal de Contas da União

    Deputados Estaduais e Distritais

     

    https://www.al.sp.gov.br/StaticFile/ilp/texto%20-%20aula%20redacao%20oficial.htm


ID
1389853
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em determinado concurso somente para os cargos A e B, os candidatos só poderiam se inscrever para apenas um desses cargos. Ao final do prazo para as inscrições, identificou-se que a razão entre o número de candidatos inscritos para o cargo A e o número de candidatos inscritos para o cargo B podia ser representada pela fração 9/7 . Sabendo-se que 5 616 candidatos se inscreveram nesse concurso, é correto afirmar que a diferença entre o número de candidatos ins- critos para o cargo A e o número de candidatos inscritos para o cargo B, nessa ordem, foi

Alternativas
Comentários
  • 1 - Estabelecer as relações:

    A + B = 5616

    A= 9/7B

    2  - Substitui uma na outra

    3 - A = 3159 e  B = 2457 A-B = 3159-2457 - 702 RESPOSTA E


  • QC, CHEGA DE QUESTÕES REPETIDAS ! NA MESMA PAGINA AINDA !

  • Divisão proporcional

    (9+7)x=5616

    x=351

    (9-7)x=(2)351=702

  • 9+7=16 5616/16=351 já que a razão e A9/7B diferença de 2 351.2=702 treino difícil, batalha fácil

ID
1389859
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Se Cláudio é analista judiciário, então Ana e Murilo são médicos. Se Anderson não é enfermeiro, então Marta é analista judiciário e João é dentista. Constata-se que João não é dentista e Ana não é médica. Conclui-se corretamente dessas informações que

Alternativas
Comentários
  • A última pra ser verdadeira só se as 2 forem verdadeira.. depois disso só subir trocando.

    João é dentista = F 

    Marta é V ou F, mas observando o anderson, se então só vai ser false se tiver V e F, então colocamos F no anderson e F na marta pra dar verdadeiro.

    Fica Anderson é enfermeiro e marta não é analista e joão não é dentista. 

    depois sabemos que ana não é médica então cláudio não pode ser V. pois se não daria falso.

    No final fica, claudio não é analista, anderson é enfermeiro, marta não é analista, joão não é dentista, ana não é médica e murilo também não.


    ps: vamos carow!!! <3 TJ!! 


  • Eu acho que a alternativa D também está correta. MAS como já se passou mais de 3 anos dessa prova e não aconteceu nada...

  • Gabarito A para os não assinantes.


ID
1389862
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)

Prevê o Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Pará que o Tribunal Pleno

Alternativas

ID
1389865
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)

A respeito das audiências e sessões, dispõe o Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Pará que

Alternativas

ID
1389868
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Em relação aos adicionais previstos pelo Regime Jurídico Único (Lei n.º 5.810/94), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Correta: a)

    Art. 129, Parágrafo Único - Os adicionais de insalubridade, periculosidade, ou pelo exercício em condições penosas são inacumuláveis e o seu pagamento cessará com a eliminação das causas geradoras, não se incorporando ao vencimento, sob nenhum fundamento.

  • B) ERRADA. Pois o adicional é devido por TRIÊNIO, até o máximo de 12.

    "Art. 131. O adicional por tempo de serviço será devido por triênios de efetivo exercício, até o máximo de doze (12) .

    § 1º. Os adicionais serão calculados sobre a remuneração do cargo, nas seguintes proporções:"

    C) ERRADA. Pois a INSALUBRIDADE não se incorpora ao vencimento sob nenhuma hipótese.

    "Art. 129.Parágrafo único. Os adicionais de insalubridade, periculosidade, ou pelo exercício em condições penosas são inacumuláveis e o seu pagamento cessará com a eliminação das causas geradoras, não se incorporando ao vencimento, sob nenhum fundamento."

    D) ERRADA. Pois o artigo que trata de trabalho noturno está na seção de GRATIFICAÇÃO, além de não estar relacionado como um tipo de adicional no Art, 128. Além disso, o horário considerado como trabalho noturno corresponde de 22h até às 5h. Só pra completar, a hora noturna = 52min30seg

    "Dos Adicionais Art. 128. Ao servidor serão concedidos adicionais: I - pelo exercício do trabalho em condições penosas, insalubres ou perigosas; II - pelo exercício de cargo em comissão ou função gratificada; III - por tempo de serviço."

    "Seção IV - Das Gratificações Art. 134. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5(cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento) computando-se cada hora como 52 (cinqüenta e dois) minutos e 30 (trinta segundos)."

    E) ERRADA. O adicional por cargo em comissão ou função gratificada é previsto no Art. 128. 

    "Dos Adicionais Art. 128. Ao servidor serão concedidos adicionais: I - pelo exercício do trabalho em condições penosas, insalubres ou perigosas; II - pelo exercício de cargo em comissão ou função gratificada; III - por tempo de serviço."

  • EGUA....ESSA QUESTÃO ESTÁ REPETIDA 5 VEZES

  • Q492541 / Q416708 / Q463287

    Regime Jurídico Único do estado do Pará (Lei n.º 5.810/94)

    o adicional por tempo de serviço será devido por quadriênios de efetivo exercício, até o máximo de 16 (dezesseis).

    Art. 131. O adicional por tempo de serviço será devido por triênios de efetivo exercício, até o máximo de 12 (doze).

    o adicional de insalubridade que for pago por 5 (cinco) anos consecutivos será incorporado aos vencimentos.

    Art. 129. Parágrafo único. Os adicionais de insalubridade, periculosidade, ou pelo exercício em condições penosas são inacumuláveis e o seu pagamento cessará com a eliminação das causas geradoras, não se incorporando ao vencimento, sob nenhum fundamento.

    não cabe pagamento de adicional pelo exercício de cargo em comissão ou função gratificada.

    Art. 135. A gratificação de representação será atribuída aos servidores ocupantes de cargos comissionados de Direção e Assessoramento Superior.

    para fins de adicional por trabalho noturno, será assim considerado aquele prestado no horário entre 23 (vinte e três) horas de um dia e 6 (seis) horas do dia seguinte.

    Art. 134. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22(vinte e duas) horas de um dia e 5(cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento) computando-se cada hora como 52 (cinqüenta e dois) minutos e 30 (trinta segundos).

    os adicionais de insalubridade, periculosidade, ou pelo exercício em condições penosas são inacumuláveis.

    Art. 129. O adicional pelo exercício de atividades penosas, insalubres ou perigosas será devido na forma prevista em lei federal.

    Parágrafo único. Os adicionais de insalubridade, periculosidade, ou pelo exercício em condições penosas são inacumuláveis e o seu pagamento cessará com a eliminação das causas geradoras, não se incorporando ao vencimento, sob nenhum fundamento.

  • GABARITO A

    Art. 129 - O adicional pelo exercício de atividades penosas, insalubres ou perigosas será devido na forma prevista em lei federal.

    Parágrafo Único - Os adicionais de insalubridade, periculosidade, ou pelo exercício em condições penosas são inacumuláveis e o seu pagamento cessará com a eliminação das causas geradoras, não se incorporando ao vencimento, sob nenhum fundamento.


ID
1389871
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que diz respeito à seguridade social, o Regime Jurídico Único (Lei n.º 5.810/94) prevê que

Alternativas
Comentários
  •  a) os planos de previdência estaduais não cobrirão o evento reclusão

    ERRADA. Pois a lei prevê: "Art. 172. Os planos de Previdência Social atenderão, nos termos da legislação pertinente:

    I - à cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte, incluindo os resultantes de acidentes de trabalho, velhice e reclusão;

    II - à pensão por morte de segurado, homem ou mulher, ao cônjuge e dependente."

     b) a contribuição previdenciária incidirá somente sobre o vencimento base do servidor.

    ERRADA. Pois a contribuição incide sobre a REMUNERAÇÃO. Isso é um pouco lógico, visto que é mais vantajoso para a previdência considerar a remuneração como base de cálculo, visto que assim ela consegue tirar mais dinheiro do servidor, já que a remuneração é composta pelo vencimento mais outras vantagens.

    Portanto, considerando que um servidor recebesse como vencimento apenas 1000 reais (lembre q o vencimento tem que ser maior que o salário mínimo!), se a contribuição fosse nessa base a previdência arrecadaria apenas 200 reais (considere contribuição de 20%, porque não sei qnt é o valor real da alícota), enquanto que ao considerar a REMUNERAÇÃO a base de cálculo vai ser MAIOR, pois será o vencimento de 1000 reais MAIS as vantagens; supondo que esse servidor receba 500 reais em vantagens, o valor total da remuneração será de 1500, logo a contribuição de 20% seria de 300 reais!!

    "Art. 172. § 1° A contribuição previdenciária incidirá sobre a remuneração total do servidor, exceto salário-família, com a conseqüente repercussão em benefícios. 

    "Art. 116. O vencimento é a retribuição pecuniária mensal devida ao servidor, correspondente ao padrão fixado em lei.

    Parágrafo único. Nenhum servidor receberá, a título de vencimento, importância inferior ao salário mínimo."

    "Art. 118. Remuneração é o vencimento acrescido das demais vantagens de caráter permanente, atribuídas ao servidor pelo exercício do cargo público."

     c) ela será fundada totalmente nas contribuições dos servidores.

    ERRADA. Seria inviável conseguir todos os recursos necessários à seguridade social (que deve assegurar o direito à SAÚDE, PREVIDÊNCIA e ASSISTÊNCIA SOCIAL tanto do servidor quanto do dependente) de uma única fonte. Dessa forma, a lei prevê que a seguridade social seja financiada por DIVERSAS FONTES, não apenas baseada na contribuição dos servidores. Outro forma de pensar é que essa contribuição é feito por no mínimo DOIS atores: o Servidor e o Estado. Logo, questões que afirmem que a seguridade tem apenas uma fonte de financiamento estará errada.

    "Art. 168. A seguridade social será financiada através das seguintes contribuições: I - contribuição incidente sobre a folha de vencimento e remunerações; II - dos servidores de qualquer quadro funcional; III - de outras fontes estabelecidas em lei destinadas a garantir a manutenção ou expansão da seguridade social.

     

  • continuação!

     d) será assegurado ao servidor o direito à saúde, não alcançando seus dependentes

    ​ERRADA.  Os dependentes do servidor também tem direito à seguridade social (SAÚDE+PREVIDÊNCIA+ASSISTÊNCIA).

    "Art. 166. A seguridade social compreende um conjunto de ações do Estado destinadas a assegurar os direitos à saúde, à previdência e à assistência social do servidor e de seus dependentes."

     e) um de seus objetivos é a irredutibilidade do valor dos benefícios

    CERTO. Convém lembrar que o entendimento do STF sobre a irredudibilidade refere-se ao VALOR NOMINAL do benefício!!! Claro, é o Estado tentando se safar de pagar o que seria o "justo" considerendo a inflação e outras elementos que reduzem o poder aquisitivo das pessoas. Assim, para a CONTRIBUAÇÃO à previdência, a lógica é considerar tudo que faça com que a contribuição seja maior (valor que o servidor paga, principalmente); já para o PAGAMENTO DO BENEFÍCIO, a lógica para o Estado é pagar o mínimo possível, logo o judiciário se posiciona nesse sentido. Dessa forma, quando o servidor recebe 1000 reais de benefício há 15 anos e entra na justiça alegando que precisa de um reajuste para conservar o valor real, já que existem estudos que dizem que o salário mínimo deveria ser de 3500 hoje, que não é possível suprir suas necessidades com esse valor de benefício e que a própria Constituição garante o direito da irredutibilidade do benefício, o STF vai dizer que interpretação da CF é de que o Estado apenas não pode diminuir esse teu valor de 1000, não que o Estado tenha que reajustar de acordo com o que a economia manda, vc que morra de fome com os seus 1000 reais. Para saber mais:http://www.hugogoes.com.br/2009/05/irredutibilidade-do-valor-real-ou.html

    "Art. 166. Parágrafo único. Na seguridade social prevalecem os seguintes objetivos: I - universalidade da cobertura do atendimento; II - uniformidade dos benefícios; III - irredutibilidade do valor dos benefícios; IV - caráter democrático da gestão administrativa, com participação paritária do servidor estável e do aposentado eleitos para o colegiado do órgão previdenciário do Estado do Pará."

     

     

  • Q463288 / Q492542 / Q463012

    Gabarito: E

    Lei Estadual nº 5.810, de 24 de Janeiro de 1994

    http://www.age.pa.gov.br/sites/default/files/lei-estadual-no-5810-de-24-de-janeiro-de-1994.pdf

    os planos de previdência estaduais não cobrirão o evento reclusão

    Art. 172. Os planos de Previdência Social atenderão, nos termos da legislação pertinente:

    I - à cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte, incluindo os resultantes de acidentes de trabalho, velhice e reclusão;

    II - à pensão por morte de segurado, homem ou mulher, ao cônjuge e dependente.

    a contribuição previdenciária incidirá somente sobre o vencimento base do servidor.

    Art. 172. § 1° A contribuição previdenciária incidirá sobre a remuneração total do servidor, exceto salário-família, com a conseqüente repercussão em benefícios. 

    Art. 116. O vencimento é a retribuição pecuniária mensal devida ao servidor, correspondente ao padrão fixado em lei.

    Parágrafo único. Nenhum servidor receberá, a título de vencimento, importância inferior ao salário mínimo.

    Art. 118. Remuneração é o vencimento acrescido das demais vantagens de caráter permanente, atribuídas ao servidor pelo exercício do cargo público.

    ela será fundada totalmente nas contribuições dos servidores.

    Art. 168. A seguridade social será financiada através das seguintes contribuições:

    I - contribuição incidente sobre a folha de vencimento e remunerações;

    II - dos servidores de qualquer quadro funcional;

    III - de outras fontes estabelecidas em lei destinadas a garantir a manutenção ou expansão da seguridade social.

    será assegurado ao servidor o direito à saúde, não alcançando seus dependentes

    Art. 166. A seguridade social compreende um conjunto de ações do Estado destinadas a assegurar os direitos à saúde, à previdência e à assistência social do servidor e de seus dependentes.

    um de seus objetivos é a irredutibilidade do valor dos benefícios

    Art. 166.

    Parágrafo único. Na seguridade social prevalecem os seguintes objetivos:

    I - universalidade da cobertura do atendimento;

    II - uniformidade dos benefícios;

    III - irredutibilidade do valor dos benefícios;

    IV - caráter democrático da gestão administrativa, com participação paritária do servidor estável e do aposentado eleitos para o colegiado do órgão previdenciário do Estado do Pará.

  • GABARITO E

    Art. 166 - A seguridade social compreende um conjunto de ações do Estado destinadas a assegurar os direitos à saúde, à previdência e à assistência social do servidor e de seus dependentes.

    Parágrafo Único - Na seguridade social prevalecem os seguintes objetivos:

    III - irredutibilidade do valor dos benefícios;

    #NinguémVaiLerSeuTextão


ID
1389874
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

O conjunto de atividades e responsabilidades de direção superior e intermediária, definidas com base na estrutura organizacional do Poder Judiciário do Estado do Pará, e de assessoramento superior e intermediário, de livre nomeação e exoneração, conforme previsto na Lei Estadual n.º 6.969/07, é definição de

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º Para os efeitos desta Lei, consideram-se fundamentais os seguintes conceitos:

    a) I - plano de carreira: conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam os quadros de carreiras, a forma de ingresso, a promoção e o desenvolvimento profissional dos servidores;

    b) II - quadro de pessoal: conjunto de cargos de provimento efetivo, em comissão e de funções gratificadas;

    c) V - cargo de provimento em comissão: conjunto de atividades e responsabilidades de direção superior e intermediária, definidas com base na estrutura organizacional do Poder Judiciário do Estado do Pará, e de assessoramento superior e intermediário, de livre nomeação e exoneração;

    d) VI - função gratificada: conjunto de atividades e responsabilidades de chefia intermediária, definidas com base na estrutura organizacional do Poder Judiciário do Estado do Pará, de livre designação e destituição, conferidas a servidor estável ou ocupante de cargo de provimento efetivo deste Poder;

    e) IV - cargo de provimento efetivo: unidade de ocupação funcional, criado por lei, com número certo e denominação própria, definido por um conjunto de atribuições e responsabilidades cometidas a um servidor, mediante retribuição pecuniária padronizada;

  • GABARITO C

    Art. 4º Para os efeitos desta Lei, consideram-se fundamentais os seguintes conceitos:

    V - cargo de provimento em comissão: conjunto de atividades e responsabilidades de direção superior e intermediária, definidas com base na estrutura organizacional do Poder Judiciário do Estado do Pará, e de assessoramento superior e intermediário, de livre nomeação e exoneração;


ID
1389877
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A periodicidade da Avaliação Periódica de Desempenho é de

Alternativas

ID
1389880
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No contexto da arquitetura de computadores e de seus processadores, a arquitetura ARM de processadores evoluiu de determinado princípio de projeto e possui algumas aplicações marcantes. Assinale a alternativa que contém esse princípio de projeto e a uma aplicação marcante.

Alternativas
Comentários
  • Projetos RISC levaram a um certo número de plataformas e arquiteturas bem sucedidas, uma delas é a arquitetura ARM que domina o mercado de baixa potência e sistemas de baixo custo embutido (normalmente 100-500 MHz em 2008). ARM Ltd., que licencia propriedade intelectual, em vez de chips de fabricação, relatou que 10 bilhões de chips licenciados tinham sido enviados no início de 2008. As várias gerações, as variantes e as implementações do núcleo ARM são utilizados em mais de 90% da eletrônica móvel dispositivos, incluindo quase todos os modernos telefones celulares, mp3 players e players de vídeo portáteis.


    Neste contexto, RISC; sistemas embarcados.


    Resposta = B


    Att

    Fabiano Fernandes


  • Arquitetura ARM (primeiramente Acorn RISC Machine, posteriormente Advanced RISC Machine) é uma arquitetura de processador de 32 bits usada principalmente em sistemas embarcados.

  • Arquitetura de reduzidas que ocasiona uma maior velocidade no processamento, integrada em softwares embarcados na memória ROM dos equipamentos como micro-ondas.


ID
1389883
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A arquitetura de um determinado computador apresenta entradas e saídas (E/S) mapeadas na memória. Isso significa que

Alternativas
Comentários
  • E/S isolada
    Espaços de memória e dispositivos de E/S separados.

     

    E/S mapeada em memória
    Existe um único espaço de endereço para locais de memória e dispositivos de E/S.

     

    Híbrido
    Dois espaços de endereçamentos. Existe um espaço de endereçamento na memória e um espaço de armazenamento isolado na controladora.


ID
1389889
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O cartão de memória flash do tipo SD, que pode ser utilizado em diversos modelos de computadores e outros equipamentos eletrônicos, é um dispositivo de armazenamento que

Alternativas
Comentários
  • a) neste cartões existem uma pequena trava de segurança que impede a eliminação de dados do dispositivo

    b) não existe essa limitação

    d) Trata-se de uma tecnologia "não volátil", isto é, onde as informações podem ficar armazenadas por bastante tempo nos chips sem que baterias ou outras fontes de energia tenham que ser usadas para este fim.

    e) existem empresas que fabricam cartões com 64Gb.

    Fonte: http://www.infowester.com/sd.php

  • Cabe recurso nessa questão

    a) Dispositivo de proteção impede que conteúdo do cartão seja alterado.

    https://www.tecmundo.com.br/cartoes-de-memoria/21858-5-problemas-comuns-com-cartoes-sd-e-como-resolve-los.htm


ID
1389892
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os discos rígidos modernos (HDs) necessitam de formatação para serem utilizados. O tipo de formatação feita pelo fabricante, que consiste em dividir o disco em trilhas, setores e cilindros, é denominado Formatação

Alternativas
Comentários
  • Existem dois tipos de formatação do disco rígido: a física, descrita pelo enunciado, e a lógica, que adiciona as estruturais utilizadas pelo sistema operacional. Ela é feita via software e pode ser refeita quantas vezes você quiser.

  • Gabarito E

    Existem dois tipos de formatação, chamados de formatação física e formatação lógica. A formatação física é feita na fábrica ao final do processo de fabricação, que consiste em dividir o disco virgem em trilhas, setores, cilindros e isola os bad blocks (danos no HD). Estas marcações funcionam como as faixas de uma estrada, permitindo à cabeça de leitura saber em que parte do disco está, e onde ela deve gravar dados. A formatação física é feita apenas uma vez, e não pode ser desfeita ou refeita através de software. Porém, para que este disco possa ser reconhecido e utilizado pelo sistema operacional, é necessária uma nova formatação, chamada de formatação lógica. Ao contrário da formatação física, a formatação lógica não altera a estrutura física do disco rígido, e pode ser desfeita e refeita quantas vezes for preciso, através do comando Format do DOS, por exemplo. O processo de formatação é quase automático: basta executar o programa formatador que é fornecido junto com o sistema operacional.

    Quando um disco é formatado, ele simplesmente é organizado à maneira do sistema operacional, preparado para receber dados. A esta organização damos o nome de “sistema de arquivos”. Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos. O computador, no decorrer de sua utilização, tem seu desempenho geral afetado, em decorrência da instalação e remoção de diversos softwares, inclusive alguns que não removem todos os arquivos e informações do seu computador, ocasionando lentidão na sua execução. O software básico (o sistema operacional) pode apresentar falhas de funcionamento (travamentos), instabilidade no uso, espera no carregamento de programas e softwares diversos, ou casos extremos de corrompimento do sistema operacional (falhas na execução do próprio) em decorrência de uso ilegal ou ataques de vírus de computador. Uma formatação lógica apaga todos os dados do disco rígido, inclusive o sistema operacional. Deve-se fazer isso com conhecimento técnico, para salvar/guardar dados e informações (os backups de arquivos). O processo de formatação é longo, e as informações contidas no disco rígido serão totalmente apagadas (embora não definitivamente, ainda é possível recuperar alguns dados com softwares especiais). Ações preventivas de manutenção de computador podem evitar que seja necessária a formatação.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1389895
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um sistema operacional permite que os processos sejam executados até o seu término, sem que sejam interrompidos por eventos externos. Sobre esse sistema operacional, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • 2-  Circular (Round Robin Schedule);

    É um tipo de escalonamento no qual há diversos processos que estão sendo executados de forma sequencial, somente liberando o processador ao final da execução de cada processo, formando um ciclo de processos a serem executados.

    É similar ao FIFO, porém quando um processo passa para o estado de execução, existe um tempo-limite para o uso contínuo do processador, denominado fatia de tempo (time-slice).

  • GABARITO - Letra C - "o seu escalador é do tipo não preemptivo"

  • A preempção é a capacidade de um sistema operacional interromper um processoem execução e substituí-lo por um outro. Nos ESCALONAMENTOS NÃO-PREEMPTIVOS nenhum evento externo podeocasionar a perda do uso do processador.]

    https://www.ime.usp.br/~adao/TGP.pdf


ID
1389898
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Certo sistema operacional permite multiprogramação e divide a memória do computador em n partições. Caso essas partições possuam tamanho fixo,

Alternativas
Comentários
  • Fragmentação Interna

    Espaços pré-alocados por processos, não possibilitando o uso por outros processos.

    Os programas não preenchem totalmente as partições, deixando área de memória livre.

  • Paginação - tamanho fixo - ocorrência de fragmentação interna

    Segmentação - tamanho variável - ocorrência de fragmentação externa

  • Ricardo Freire de Santana fez um comentário simples e rico em conhecimento!!!

  • Partes fixa = Paginação = Frag interna

    Partes Diferentes = Segmentação = Frag Externa

    Nunca mais esqueci depois disso


ID
1389901
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Diversos algoritmos de escalonamento de processos por um sistema operacional são descritos na literatura. Um desses algoritmos, que é do tipo preemptivo, é o

Alternativas
Comentários
  • No algoritmo Round Robin cada processo recebe um intervalo de tempo, denominado quantum, durante o qual ele pode executar.  Aprincipal vantagem é que não permite o monopólio do processador.

  • Gabarito: B.

     

    Apesar de o SJF (Shortest Job First) poder ser preemptivo e não preemptivo, o mais lógico é marcar, realmente, o Round Robin, que é apenas preemptivo.

  • b-

    Cada processo recebe um intervalo (quantum). Se tempo acabar, processo retorna ao fum da fila e o proximo processo executa. Processos commais uso de cpu podem obter quantum maior. Round robin é comum em sistema de tempo compartilhado


ID
1389904
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Diversos sistemas de arquivos podem ser escolhidos na formatação de dispositivos de armazenamento de dados. Um sistema de arquivos, muito utilizado atualmente e indicado para dispositivos móveis como pen drives e cartões de memória, devido à possibilidade da remoção rápida do dispositivo, é o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    FAT32 (File Allocation Table ou Tabela de Alocação de Arquivos) é um sistema de arquivos que organiza e gerencia o acesso a arquivos em HDs e outras mídias. Criado em 1996 pela Microsoft para substituir o FAT16 usado pelo MS-DOS e com uma série de limitações. O FAT32 foi implementado nos sistemas Windows 95 (OSR2), Windows 98 e Millennium e ainda possui compatibilidade com os sistemas Windows 2000 e Windows XP, que utilizam um sistema de arquivos mais moderno, o NTFS, que foi continuado, sendo usado também nos sistemas Windows Vista, Windows 7 e Windows Server 2008 R1/R2 (para servidores empresariais).

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • O FAT32: Mais indicado e mais usado para unidades móveis (pendrives, cartões de memória, flash drives, etc.)

  • GABARITO (B).

    Um sistema de arquivos, muito utilizado atualmente e indicado para dispositivos móveis como pen drives e cartões de memória, devido à possibilidade da remoção rápida do dispositivo.

    Falou em armazenamento de mídias removíveis, tenha certeza que trata-se do FAT-32.

    Partições de até 2TB.

    Tamanho Máximo do Arquivo 4GB.

  • Since FAT32 is 32-bit, the maximum possible value (all 1's) for that 32-bit field is 2^32, which counts to 4 Gigabytes. Hence FAT32 can support a maximum file size of 4GB.

    https://www.winxdvd.com/resize-video/fat32-file-size-limit.htm


ID
1389907
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O caminho para desativar a conta do usuário “pedro” no Windows Server 2008 que esteja configurado como controlador de domínio é: Ferramentas administrativas,

Alternativas
Comentários
  • As Ferramentas Administrativas do Painel de Controle mostram os consoles de configuração do servidor. Um deles é o Usuários e Computadores do Active Directory. Para alterar as propriedades de Usuários, basta localizar o domínio e clicar em Usuários. A ação de desativar uma conta de usuário é denominada Desativar Conta, o que pode ser feito com o menu de contexto ou Ação > Desativar Conta.

    GABARITO: E


ID
1389910
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Para que um servidor DHCP recém-instalado no Windows Server 2008 seja autorizado automaticamente pelo controlador de domínio, é necessário que ele

Alternativas
Comentários
  • Pq não a letra B?

  • Gabarito C

    Questão esquisita, essa prova da Vunesp estava acima da média.




    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1389913
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No sistema operacional Windows XP Professional, quando se seleciona a opção Trocar usuário,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    O usuário substituído ao acesso principal ficará aguardando com todas as suas funções e processos ainda abertas e rodando.

     

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1389916
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No sistema operacional Linux, os comandos e os programas executáveis são localizados em alguns diretórios como: /bin, /sbin, /usr/bin, /usr/local/bin, entre outros, de acordo com as suas origens e as suas funções. Um comando que, por padrão, é localizado no diretório /sbin é:

Alternativas
Comentários
  • Encontrei esse trecho que válida a questão:

    "...  o comando ifconfig, que permite a análise e a configuração de interfaces de rede, está presente em /sbin (ação administrativa em conjunto com uma necessidade em casos extremos , ou sej,a acesso à rede para poder transferir arquivos etc."

    Descobrindo o Linux - João Eriberto Mota FIlho, 3ª Edição, pagina 190;

     

    GABARITO ALTERNATIVA C


ID
1389919
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um usuário do sistema operacional Linux encontra o seguinte prompt no terminal Bash que está utilizando:

usuario@maquina:/var/log/samba$

Caso ele execute o comando cd, sem qualquer argumento, no prompt, o resultado será

Alternativas
Comentários
  • - cd by itself or cd ~ will always put you in your home directory. (https://en.wikipedia.org/wiki/Cd_(command))

  • O comando cd sem nenhum argumento vai para o home do usuário. (/root para o usuário root e /home/usuário para usuários comuns)

    Sabendo disto temos como GABARITO DA QUESTÃO A ALTERNATIVA D

    a) a listagem do conteúdo do diretório /var/log/samba.

    Incorreta, para obter tal resultado usamos o comando ls

    .

    b) o retorno do prompt para o diretório /, ou seja, para o diretório root.

    Incorreta, para ir ao diretório raiz usamos o comando cd /

    .

    c) a mudança do local do prompt para /var.

    Incorreta, para realizar tal ação usamos o comando cd /var

    .

    d) o retorno do prompt para o diretório home do usuário

    GABARITO DA QUESTÃO

    e) a mudança do local do prompt para /var/log.

    Incorreta, para realizar tal função usamos o comando cd ..


ID
1389922
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No sistema operacional Linux, é possível utilizar diversos terminais do tipo texto e um terminal do tipo gráfico, simultaneamente. Estando em um terminal do tipo texto, para chavear para o terminal do tipo gráfico, deve-se pressionar, simultaneamente, as teclas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Ctrl+Alt+F7 - chavear para o terminal do tipo gráfico.

     

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1389925
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Existem diferentes métodos e protocolos de gerenciamento de uma rede de computadores. Com relação à rede de computadores padrão Ethernet, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Questão deveria ser anulada: "qualquer dispositivo"??

    E se o dispositivo não tiver placa de rede?

  • Chico Biroca, o comando da questão já deixa subentendido isso, quando menciona Ethernet. Não há motivo para anular a questão por isso.

  • Ao meu ver questão mal formulada, um dispositivo pode sim acessar a rede quando ela está ocupada. O que vai gerar uma colisão que será detectada via CSMA/CD. Para esta questão não caber recurso ela deveria especificar por exemplo o tipo da rede, se fosse colocado que a rede em questão é uma rede sem fio ai sim poderia não caber recurso pois utilizaria o CSMA/CA que previne colisões !


ID
1389928
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A Norma ANSI TIA/EIA – 568B estabelece os requisitos gerais para o cabeamento estruturado de redes de comunicação. Dentre os itens especificados nessa norma, está(ão)

Alternativas
Comentários

ID
1389931
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O cabo de pares de fios trançados é amplamente utilizado nas instalações físicas de redes de computadores. O número de fios existente em um cabo do tipo CAT-5 é

Alternativas
Comentários
  • São 8 fios

  • Gabarito B

    São 4 pares de 8 fios.


    Cat.5 UTP, 100 MHz, 100BASE-TX & 1000BASE-T, EthernetTotalmente substituído pelo 5e.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1389934
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A arquitetura TCP/IP, utilizada para prover os serviços da internet, é centrada nos protocolos TCP e IP. Nessa arquitetura de quatro camadas, os protocolos TCP e IP pertencem, respectivamente, às camadas

Alternativas
Comentários
  • Letra E. Arquitetura TCP. Camada 1 = Rede (Interface com Rede) (1ª e 2ª camada OSI), Camada 2 = Internet (3ª camada OSI), Camada 3 = Transporte (4ª camada OSI) e Camada 4 = Aplicação (5ª, 6ª e 7ª camada OSI)

  • 4 CAMADAS

    APLICAÇÃO - Define os protocolos de aplicativos TCP/IP e como os programas host estabelecem uma interface com os serviços de camada de transporte para usar a rede. PROTOCOLOS ---- HTTP, Telnet, FTP, TFTP, SNMP, DNS, SMTP, X Windows, outros protocolos de aplicativos.

    TRANSPORTE - Fornece gerenciamento de sessão de comunicação entre computadores host. Define o nível de serviço e o status da conexão usada durante o transporte de dados. PROTOCOLOS ---- TCP, UDP, RTP.

    INTERNET - Empacota dados em datagramas IP, que contêm informações de endereço de origem e de destino usadas para encaminhar datagramas entre hosts e redes. Executa o roteamento de datagramas IP. - PROTOCOLOS ---- IP, ICMP, ARP, RARP.

    INTERFACE DE REDE - Especifica os detalhes de como os dados são enviados fisicamente pela rede, inclusive como os bits são assinalados eletricamente por dispositivos de hardware que estabelecem interface com um meio da rede, como cabo coaxial, fibra óptica ou fio de cobre de par trançado. - PROTOCOLOS ---- Ethernet, Token Ring, FDDI, X.25, Retransmissão de Quadros, RS-232, v.35.

  • Gabarito E


    O modelo TCP/IP está dividido em quatro camadas:

    Camada de aplicação (FTP, SMTPTELNET, HTTP, HTTPS, etc) Camada de transporte (TCP, UDP, etc) Camada de rede (IP) Camada física (Ethernet, etc)



    Vamos na fé.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1389937
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O protocolo IP, um dos principais da arquitetura TCP/IP, é utilizado para identificar os dispositivos na rede de computadores. Na sua versão 4, IPv4, são utilizados 32 bits para identificar um endereço IP, que por sua vez são divididos em classes para facilitar o processo de roteamento. Em um endereço IP Classe C, o número de bits reservados para identificar um host é

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    Os últimos 8 bits são usados para identificar um host

  • 8 bits = 2^8= 256

  • Os últimos 8 bits são utilizados para identificar o host.
  • Gabarito A

    A 0.0.0.0 até 127.255.255.255

    B 128.0.0.0 até 191.255.255.255

    C 192.0.0.0 até 223.255.255.255

    D 224.0.0.0 até 239.255.255.255


    8 bits = 2^8= 256


    Vamos na fé.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • São 24 bits para indicar a rede (na verdade, são 21, porque todos os endereços de classe C começam com 110) e 8 bits para o host (o número de endereços válidos é 2^8-2, porque o endereço de rede 0 e o de broadcast 255 não podem ser atribuídos às máquinas da rede)
  • Em um endereço IP de 32 bits temos os 8 últimos bits para o endereço de rede. Classe B 16 classe A 24

ID
1389940
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O cabeçalho do protocolo TCP inclui os campos: Porta Origem, Porta Destino, Número de Sequência, Tamanho da Janela (Window size), dentre outros. Desses campos, o Tamanho da Janela é utilizado para

Alternativas
Comentários
  • "O TCP usa o campo janela ou window para controlar o fluxo. O receptor, à medida que recebe os dados, envia mensagens ACK (=Acknowledgement), confirmando a recepção de um segmento; como funcionalidade extra, estas mensagens podem especificar o tamanho máximo do buffer no campo (janela) do segmento TCP, determinando a quantidade máxima de bytes aceita pelo receptor. O transmissor pode transmitir segmentos com um número de bytes que deverá estar confinado ao tamanho da janela permitido: o menor valor entre sua capacidade de envio e a capacidade informada pelo receptor"

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Transmission_Control_Protocol

  • d-

    o campo janela é o receptor dizendo ao emissor quantos dados ele pode aceitar por envio. assim, este campo é importante para CONTROLE DE FLUXO


ID
1389943
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Observe a sequência de comandos enviada a um servidor FTP e suas respectivas respostas, descritas a seguir:

220 Welcome to the FTP server.
USER anonymous
331 Please specify the password.
PASS anonymous
230 Login successful.
PASV
227 Entering Passive Mode (192,168,0,12,29,36)
RETR log.txt


Após a execução destes comandos, o arquivo “log.txt” somente será “baixado” se estiver acessível no servidor e

Alternativas
Comentários
  • 27 Entering Passive Mode (192,168,0,12,29,36) 
    29 * 256 + 36 = 7460

  • Por que devemos Multiplicar por 256?

  • Example Reply
    227 Entering Passive Mode (h1,h2,h3,h4,p1,p2).

    Synopsis
    This is the response given by the server to the PASV command. It indicates that the server is ready for the client to connect to it for the purpose of establishing a data connection. The format of this response is important because the client software must be capable of parsing out the connection information it contains. The values of h1-h4 are the IP address the server is listening on. The values of p1-p2 are used to calculate the port the server is listening on using the following formula: PASV port = (p1 * 256) + p2.

     

    http://www.serv-u.com/respcode.asp?resp=227

  • Vou ler a rfc kkk sqn rs

  • Gabarito D

    Melhor resposta do Bruno Oliveira.


    27 Entering Passive Mode (192,168,0,12,29,36) 

    29 * 256 + 36 = 7460



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Não é possível, cobrar RFC?... Isso loteriza o concurso... Qualquer candidato sério não vai ter tempo para ler RFC porque não tem só FTP no edital


ID
1389946
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Os clientes Telnet são comumente utilizados para testar a funcionalidade de servidores que hospedam serviços de rede, como o HTTP, FTP e SMTP. Isso somente é possível porque

Alternativas
Comentários
  • SMTP - this protocol started out purely ASCII text-based, it did not deal well with binary files, or characters in many non-English languages. Standards such as Multipurpose Internet Mail Extensions (MIME) were developed to encode binary files for transfer through SMTP.

    HTTP - The client and server communicate by sending plain-text (ASCII) messages. The client sends requests to the server and the server sends responses.

    FTP - does not encrypt its traffic; all transmissions are in clear text, and usernames, passwords, commands and data can be read by anyone able to perform packet capture (sniffing) on the network.  This problem is common to many of the Internet Protocol specifications (such s SMTP, Telnet, POP and IMAP) that were designed prior to the creation of encryption mechanisms such as TLS or SSL.

    wikipedia

  • SMTP - este protocolo começou puramente baseado em texto ASCII, ele não lidava bem com arquivos binários ou caracteres em muitos idiomas diferentes do inglês. Padrões como Multipurpose Internet Mail Extensions (MIME) foram desenvolvidos para codificar arquivos binários para transferência por meio de SMTP.

    HTTP - O cliente e o servidor se comunicam enviando mensagens de texto simples (ASCII). O cliente envia solicitações ao servidor e o servidor envia respostas.

    FTP - não criptografa seu tráfego; todas as transmissões são em texto não criptografado e nomes de usuário, senhas, comandos e dados podem ser lidos por qualquer pessoa capaz de realizar a captura de pacotes (sniffing) na rede. Esse problema é comum a muitas das especificações de protocolo da Internet (como SMTP, Telnet, POP e IMAP) que foram projetadas antes da criação de mecanismos de criptografia, como TLS ou SSL.


ID
1389949
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No serviço DNS, os registros de recurso ____________ e _________ associam um nome de domínio a endereços IPv4 e IPv6, respectivamente.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da sentença apresentada.

Alternativas
Comentários
  • A - Mapeamento de um nome para IPv4

    AAAA - Mapeamento de um nome para IPv6

     


ID
1389952
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em redes de computadores, os limites de um domínio de difusão (broadcast) são normalmente estabelecidos por dispositivos que atuam na camada de rede. No entanto, dispositivos que atuam na camada de enlace também são capazes de estabelecer novos domínios de difusão com o uso de

Alternativas
Comentários
  • Normalmente quem delimita o domínio de broadcast é o roteador, atuando na camada de rede (camada 3 do modelo OSI).

     

    Entretanto, alguns switches (equipamento da camada 2 - camada de enlace) são capazes de realizar a criação de vLAN, que delimitam domínios de broadcast.

    A questão foi omissa ao fato de que, quando trabalhando com vLAN, o switch está atuando na camada 3. Tipicamente, eles são inclusive chamados de "switches de camada 3".

     

    Esta questão foi omissa quanto a isso. Mas é importante ter a informação em mente, para questões futuras.

  • Gabarito D

    Uma VLAN (Virtual Local Area Network - Rede Local Virtual) é uma rede local que reúne um conjunto de máquinas de maneira lógica, não física. Em uma rede local, a comunicação entre as diversas máquinas é gerenciada pela arquitetura física. Graças às redes virtuais (VLAN) é possível livrar-se das limitações da arquitetura física (restrições geográficas e de endereçamento) definindo uma segmentação lógica (software) baseada em um agrupamento de máquinas graças a critérios dos endereços MAC, números de porta, protocolo, entre outros.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     


ID
1389955
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere um modelo de um banco de dados relacional, contendo conjuntos de entidades e de relacionamentos entre os conjuntos de entidades. Sobre tal modelo, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Livro de Projeto de banco de dados de - Heuser  4Ed Pg 34

    Um atributo pode possuir uma cardinalidade, de maneira análoga a uma entidade em um relacionamento. A cardinalidade de um atributo define quantos valores deste atributo pode estar associados a uma ocorrência da entidade/relacionamento a qual ele pertence.


    Letra B

  • Gabarito B

    Um banco de dados relacional é um banco de dados que modela os dados de uma forma que eles sejam percebidos pelo usuário como tabelas, ou mais formalmente relações.

    O termo é aplicado aos próprios dados, quando organizados dessa forma, ou a um Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional (SGBDR) – do inglês Relational database management system (RDBMS) – um programa de computador que implementa a abstração.





    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1389958
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No controle de acesso de um banco de dados, há o tipo de técnica na qual se atribuem níveis de proteção aos objetos do banco de dados e níveis de privilégios a grupos de usuários. O acesso de um determinado grupo a um objeto é permitido se o seu nível de privilégio for maior ou igual ao nível de proteção desse objeto. Tal técnica recebe a denominação de controle

Alternativas
Comentários
  • Em se tratando de segurança em banco de dados, atualmente existem duas abordagens conhecidas como controle discricionário e mandatário. 


    No controle discricionário, um usuário terá direitos de acesso (privilégios) diferentes sobre dados diferentes, incluindo a capacidade de acessar arquivos específicos de 33dados, campos específicos de uma tabela ou mesmo poder utilizar determinadas operações sobre a base de dados (ler, inserir, excluir, alterar, atualizar). O controle discricionário é muito flexível, pois, por exemplo, um usuário U1 pode acessar a tabela T1, mas não pode ter acesso a T2, já o usuário U2 pode acessar as tabelas T1 e T2. 

    No controle mandatário, os usuários e os dados são classificados em vários níveis de segurança, de acordo com a política de segurança da empresa. Um determinado usuário somente terá acesso aos dados que estiverem no mesmo nível de segurança ao qual lhe foi concebido. Por exemplo, imaginamos a seguinte situação: se um determinado usuário U1 possui nível de segurança N1 e o usuário U2 possui nível N2, sendo que os dados D1 e D3 possui nível N1 e os dados D2 e D4 possui nível N2. Com base no exemplo acima o usuário U1 terá acesso aos dados D1 e D3, enquanto o usuário U2 terá acesso somente aos dados D2 e D4. 


    Resposta = A


    Att

    Fabiano Fernandes

  • O modelo de controle de acesso que se baseia em níveis de segurança atribuídos a usuários e objetos é o modelo mandatório. Esse modelo é mais seguro que o modelo discricionário, já que este último apresenta vulnerabilidades a ataques maliciosos. No entanto, o controle de acesso mandatório é menos utilizado, já que é um modelo bem menos flexível.

    Gabarito: E


ID
1389961
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Uma das formas de se implementar um controle para o acesso concorrente de usuários a um banco de dados é por meio da utilização de bloqueios, sobre os quais é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Duas maneiras de bloquear(lock) os dados são:


    Bloqueio Compartilhado: quando uma transação recebe este tipo de bloqueio e a instrução é de leitura, então, mais de uma transação poderá acessar o mesmo dado. Se a instrução for de gravação, então ela não poderá participar de um bloqueio compartilhado, ou seja, é permitido que várias transações acessem um mesmo item "A" se todas elas acessarem este item "A" apenas para fins de leitura.


    Bloqueio Exclusivo: quando uma transação recebe este tipo de bloqueio, ela fica exclusivamente reservada para a instrução que compõe a transação, não permitindo que outra transação faça uso do dado que está sendo utilizado, logo, um item bloqueado para gravação é chamado de bloqueado exclusivo, pois uma única transação mantém o bloqueio no item.


    Resposta = D


    Att

    Fabiano Fernandes

  • Bizu rápido pra nunca errar questões de bloqueio

    Compartilhado

    • transação pode ler mas não alterar o dado
    • Acesso simultâneo

    Exclusivo

    • Transação pode ler e alterar dado
    • Apenas 1 acesso

ID
1389964
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na configuração de Firewalls, as regras que identificam pacotes por meio do número da porta requerem que o protocolo de transporte seja conhecido, pois

Alternativas
Comentários
  • Pra quem ficou em dúvida sobre a alternativa E: Lembre-se que pode haver comunicação entre as estações, mesmo sem uso de protocolo de transporte. Exemplo: ICMP echo request, echo reply

  • A dúvida quanto a letra D:

    A identificação por meio de portas não seria uma característica da camada de APLICAÇÃO??

  • A identificação das portas é da camada de transporte.

    Tanto que, os campos Porta de Origem e Porta de Destino estão presentes nos cabeçalhos TCP e UDP

     

    Uma porta é um ponto de acesso entre a camada de aplicação e a camada de transporte. O valor representado por esse campo, um inteiro positivo, indica à camada de transporte a que aplicação determinado dado recebido deve ser entregue.
     
    Fonte: Java Em Rede - Daniel Gouveia Costa


ID
1389967
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Para reduzir a carga nos servidores de uma empresa, um administrador de redes configurou um proxy reverso para efetuar o balanceamento da carga nos serviços web entre os servidores disponíveis. Para a finalidade descrita, essa solução é

Alternativas
Comentários
  • O Proxy Reverso, como o próprio nome diz, atua ao contrário do Proxy. Enquanto um Proxy, no modelo convencional, intercepta requisições originadas na rede local (LAN – Local Área Network) com destino à Internet, um Proxy Reverso intercepta requisições originadas na Internet com destino à rede local.

    O trabalho exercido tanto por um Proxy convencional quanto por um Proxy reverso é o mesmo: acessar o conteúdo que está sendo requisitado pelas máquinas clientes, impedindo que estas se comuniquem diretamente com o servidor que armazena tal conteúdo, resguardando assim, a identidade das máquinas clientes. O que diferencia os dois modelos de Proxy é onde o cliente está localizado, pois, no modelo utilizando Proxy convencional, o cliente se encontra dentro da rede interna e já no Proxy Reverso, o cliente está conectado à Internet.

    Nesta função o proxy reverso pode trabalhar alternando qual servidor, dentro de um pool de servidores, que irá atender a requisição do momento (balanceamento de carga).


ID
1389970
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Um sistema de detecção de intrusos (IDS) relatou a ocorrência de um ataque que posteriormente foi considerado inexistente. A ocorrência desse alerta configura um

Alternativas
Comentários
  • falso positivo é o alarme falso, ou seja, tráfego estava em conformidade com as regras mas foi bloqueado



    (CESPE – ABIN/2004 – Analista de Informações – Código 9 – 103)

    Em um sistema de detecção de intrusão (intrusion detection system — IDS), um falso positivo consiste em um evento em que o IDSdeixa de detectar uma intrusão que efetivamente ocorreu.

    errada ==> falso negativo

  • Gabarito E

    No atual contexto da internet e com os mais variados vírus, worms, e outras pragas soltas na rede é comum receber avisos de que seu computador está contaminado por um vírus. Eles nunca devem ser completamente desprezados, porém algumas vezes pode acontecer de um destes alertar ser o que se denomina “falso-positivo”, ou seja, um alarme falso por parte do antivírus, que acusa arquivos ou programas como infectados quando na verdade não estão.

    Falsos-positivos são razoavelmente comuns, e alguns programas (como IRC e clients de jogos) costumam causar esse tipo de alerta em vírus e firewalls com uma freqüência maior do que a desejada. Outro caso possível acontece quando faltam algumas configurações no firewall e, algumas vezes, devido a isto pode ocorrer alguma confusão por parte deste e respostas a solicitações podem acabar sendo indicadas como ataques.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Assertiva e

    falso positivo - quando uma ação é classificada como uma possível intrusão, mas se trata de uma ação normal. Basicamente um alarme falso;


ID
1389973
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O vMotion é um recurso do VMware vSphere que permite que

Alternativas
Comentários
  • LETRA B.

    Segundo Manoel Veras(2009,p.204),"O VMware VMotion permite a migração de máquinas virtuais em tempo real.

    (...)

    Características do VMotion:

    -Permite múltiplas migrações concorrentes ao mesmo tempo;

    -Permite agendar migrações;

    -Permite priorizar migrações vivas para a utilização de recursos como o HA(Alta disponibilidade);

    -Permite manter uma trilha de auditoria com detalhes da migração."


    Bibliografia:

    DATACENTER- COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS-2009.

  • Gabarito B

    O vSphere vMotion permite transferir uma máquina virtual inteira em execução de um servidor físico para outro, sem tempo de inatividade. A máquina virtual mantém sua identidade e suas conexões de rede, garantindo um processo de migração contínuo. Transfira a memória ativa e o estado de execução exato da máquina virtual por uma rede de alta velocidade, permitindo que a máquina virtual alterne sua execução do host do vSphere de origem para o host do vSphere de destino. Todo esse processo leva menos de dois segundos em uma rede gigabit Ethernet.  Essa capacidade é possível em switches virtuais, em vCenter Servers e, até mesmo, em longas distâncias.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1389976
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No VMware, para que uma máquina virtual possa ser acessada diretamente por computadores da rede externa, sem a necessidade de outros recursos de encaminhamento de pacotes, é necessário que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Placa em modo bridge 

    Neste modo o adaptador faz uma ponte com a interface "real" do host, conectando-se diretamente à rede deste. Passamos a ter mais um computador na rede do host, inclusive obtendo IP dinamicamente, caso a rede possua essa capacidade. Teremos uma rede entre host, guest e todos os equipamentos da rede como modem, switch, proxy, gateway padrão, etc... 

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Bridge, a VM participa da rede externa

    No modo bridge, é possível a utilização da mesma faixa de endereços IPs do servidor físico.


ID
1389979
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

O AES (Advanced Encryption Standard) é utilizado atualmente na grande maioria dos sistemas de criptografia de chave simétrica. O AES realiza a criptografia sobre blocos de dados com comprimento de

Alternativas
Comentários
  • O AES tem um tamanho de bloco fixo em 128 bits e uma chave com tamanho de 128, 192 ou 256 bits.

  • Para memorizar:

    DES - 48 - 56 - 64 (aumenta de 8 em 8)

    AES - 128 - 192 - 256 (aumenta de 64 em 64)

  • Gabarito A

    Para a AES, o NIST selecionou três membros da família Rijndael, cada um com um tamanho de bloco de 128 bits, mas com diferentes comprimentos de chave: 128, 192 e 256 bits.

     

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1389982
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

No contexto da segurança da informação, o processo de assinatura digital que utiliza o hash é caracterizado por

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, a função Hash apenas calcula uma string de tamanho fixo que indentifica univocamente um documento. Após o processo o documento continua o mesmo.

     

    avante!

  • Gabarito E

    Existem diversos métodos para assinar digitalmente documentos, e esses métodos estão em constante evolução. Porém, de maneira resumida, uma assinatura típica envolve dois processos criptográficos: o hash (resumo) e a encriptação deste hash.

    Em um primeiro momento é gerado um resumo criptográfico da mensagem através de algoritmos complexos (exemplos: MD5, SHA-1, SHA-256), que reduzem mensagem a um resumo, de mesmo tamanho independente da mensagem original. A este resumo criptográfico dá-se o nome de hash.

    Uma função de hash deve apresentar necessariamente as seguintes características:

    Deve ser impossível encontrar a mensagem original a partir do hash da mensagem;

    O hash deve parecer aleatório, mesmo que o algoritmo seja conhecido. Uma função de hash é dita forte se a mudança de qualquer bit na mensagem original resulta em um novo hash totalmente diferente;

    Deve ser impossível encontrar duas mensagens diferentes que levam a um mesmo hash.

    Neste ponto, o leitor mais atento percebe um problema: se as mensagens possíveis são infinitas, mas o tamanho do hash é fixo, é impossível impedir que mensagens diferentes levem a um mesmo hash. De fato, isto ocorre. Quando se encontram mensagens diferentes com hashs iguais, é dito que foi encontrada uma colisão de hashs e o algoritmo onde isso foi obtido, deve ser abandonado. As funções de hash estão em constante evolução para evitar que ocorram colisões. Cabe destacar porém que a colisão mais simples de encontrar é uma aleatória, ou seja, obter colisões com duas mensagens geradas aleatoriamente, sem significado real. Quando isto ocorre os estudiosos de criptografia já ficam atentos porém, para comprometer de maneira imediata a assinatura digital, seria necessário obter uma mensagem adulterada que tenha o mesmo hash de uma mensagem original fixa, o que é teoricamente impossível de ocorrer com os algoritmos atuais. Desta forma, garante-se a integridade da assinatura.

    Após gerar o hash, ele deve ser criptografado através de um sistema de chave pública, para garantir a autenticação e a irretratabilidade. O autor da mensagem deve usar sua chave privadapara assinar a mensagem e armazenar o hash criptografado junto à mensagem original.

    Para verificar a autenticidade do documento, deve ser gerado um novo resumo a partir da mensagem que está armazenada, e este novo resumo deve ser comparado com a assinatura digital. Para isso, é necessário descriptografar a assinatura obtendo o hash original. Se ele for igual ao hash recém gerado, a mensagem está íntegra. Além da assinatura existe o selo cronológico que atesta a referência de tempo à assinatura.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Assertiva E

    não alterar o documento original

  • Lembre-se sempre, Assinatura digital com Hash, documento fica inalterável!


ID
1389985
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O domínio Planejar e Organizar do COBIT 4.1 é formado por 10 processos. Um desses processos é:

Alternativas
Comentários
  • Processo                                                      Domínio
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Monitorar e Avaliar o Desempenho de TI       Monitorar e Avaliar
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Gerenciar Mudanças                                      Adquirir e Implementar
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Gerenciar a Qualidade                                Planejamento e Organização
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Identificar Soluções Automatizadas              Adquirir e Implementar
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Garantir Serviço Contínuo                             Entregar e suportar
    (Assegurar a Continuidade dos  Serviços)                            
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    Gabarito: C


ID
1389988
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O ITIL v.3, em sua publicação Service Design (Projeto de Serviços), aborda o gerenciamento da segurança da informação, no qual destaca 5 atividades que devem fazer parte de um Sistema de Gerenciamento da Segurança da Informação. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essas 5 atividades.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o livro de Van, bon jan ITIL GUIA DE REFERENCIA PG 73


    Manter  - Avaliar - Planejar - Executar (implementar)

  • Por ser baseada na ISO 27001 e ISO 27002, o Gerenciamento da segurança da informação possui as atividades do ciclo PDCA (Plain, Do, check, act).
    Planejar, Implantar, Avaliar e Manter onde no núcleo do ciclo se encontra o Controle.

     

     


ID
1389991
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A publicação do ITIL v.3 que inclui uma atividade dedicada ao gerenciamento de incidentes é:

Alternativas
Comentários
  • Gerenciamento de Incidente : Este processo vai lidar com todos os incidentes. Estes incidentes podem ser falhas, dúvidas e
    consulta que são reportadas pelos usuários. Faz parte da fase de operação do serviço e por isso está no livro de Service Operation

  • Gabarito B

  • Gabarito B

    O principal objetivo da Operação de Serviço é manter, conduzir, operar, controlar e gerenciar as operações no dia-a-dia, sendo responsável pela tecnologia utilizada para entregar os serviços, entregando a estabilidade na estrutura de TI, a um custo justificável.

    Processos:

    Gerenciamento de Eventos – controla e gerencia os eventos ocorridos na infraestrutura de TI

    Gerenciamento de Incidentes – é responsável por restabelecer a operação dos serviços de TI no menor tempo possível, com o menor impacto para o negócio, garantindo o Acordo de Nível de Serviço.

    Cumprimento de Requisição – canal direto que deve ser utilizado pelos usuários para requisições diversas.

    Gerenciamento de Problemas – minimizar o impacto nos negócios, encontrando a causa raiz dos incidentes, prevenindo a recorrência de incidentes e o impacto ao negócio.

    Gerenciamento de Acessos – garantir aos usuários os devidos acessos aos usuários autorizados, impedindo o acesso dos usuários que não possuem acesso. É aqui que é colocado em prática o plano realizado no processo de Gerenciamento de Segurança da Informação.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1390000
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A norma ISO 27001 estabelece requisitos para a documentação, visando o sistema de gestão de segurança da informação. Sobre essa documentação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • LETRA A.

    Segundo a ISO 27001,"4.3.1 Geral

    A documentação do SGSI deve incluir:

    a) declarações documentadas da política (ver 4.2.1b)) e objetivos do SGSI;

    b) o escopo do SGSI (ver 4.2.1a));

    c) procedimentos e controles que apoiam o SGSI;    ( LETRA A )

    d) uma descrição da metodologia de análise/avaliação de riscos (ver 4.2.1c));

    e) o relatório de análise/avaliação de riscos (ver 4.2.1c) a 4.2.1g));

    f) o plano de tratamento de riscos (ver 4.2.2b));

    g) procedimentos documentados requeridos pela organização para assegurar o planejamento efetivo, a operação e o controle de seus processos de segurança de informação e para descrever como medir a eficácia dos controles (ver 4.2.3c));

    h) registros requeridos por esta Norma (ver 4.3.3); e

    i) a Declaração de Aplicabilidade.

    "

  • Marquei a A, mas a letra É tá estranha...código fonte é uma coisa, programas fonte, outra....seriam programas fontes de incidentes? Se sim, seriam ativos e mereciam estar na lista também...


ID
1390009
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

As categorias da norma ISO 27002 que tratam de procedimentos importantes sobre a contratação e seleção de funcionários, fornecedores e terceiros fazem parte da seção

Alternativas
Comentários
  • NBR ISO 27002: Segurança em Recursos Humanos: 

    Antes da contratação:

    Objetivo: Assegurar que os funcionários, fornecedores e terceiros entendam suas responsabilidades e estejam de acordo com os seus papéis, e reduzir o risco de furto ou roubo, fraude ou mau uso de recursos.

  • Gabarito D

    ISO 27002 Seção 8 – Segurança em recursos humanos

    Antes de realizar a contratação de um funcionário – ou mesmo de fornecedores – é importante que ele seja devidamente analisado, principalmente se for lidar com informações de caráter sigiloso. A intenção desta seção é mitigar o risco de roubo, fraude ou mau uso dos recursos. E quando o funcionário estiver trabalhando na empresa, ele deverá estar ciente das ameaças relativas à segurança da informação, bem como de suas responsabilidades e obrigações.

     

    Vamos na fé !

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1477576
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a frase cuja redação está condizente com a norma-padrão da língua portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • Letra C - Correta - verbo haver com sentido de existir concorda sempre no singular.
  • Assertiva D

    Os usuários devem estar atentos ao fato de que não haverá distinções no tratamento dos conteúdos que trafegam pela internet.

  • falhas técnicas ocorrem

    os clientes cumpram

    existem algumas pessoas

    proibida a

    Se tiver algum erro, por favor sinalizem


ID
1477582
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão

                                                      Nossas palavras

   Meu amigo lusitano, Diniz, está traduzindo para o francês meus dois primeiros romances, Os Éguas e Moscow. Temos trocado e-mails muito interessantes, por conta de palavras e gírias comuns no meu Pará e absolutamente sem sentido para ele. Às vezes é bem difícil explicar, como na cena em que alguém empina papagaio e corta o adversário “no gasgo". Não sei se no universo das pipas, lá fora, ocorrem os mesmos e magníficos embates que se verificam aqui, “cortando e aparando" os adversários.
   Outra situação: personagens estão jogando uma “pelada" enquanto outros estão “na grade". Quem está na grade aguarda o desfecho da partida, para jogar contra o vencedor, certamente porque espera fora do campo, demarcado por uma grade. Vai explicar…
   E aqueles dois bebedores eméritos que “bebem de testa" até altas horas? Por aqui, beber de testa é quase um embate para saber quem vai desistir primeiro, empilhando as grades de cerveja ao lado da mesa.E aqueles dois bebedores eméritos que “bebem de testa" até altas horas? Por aqui, beber de testa é quase um embate para saber quem vai desistir primeiro, empilhando as grades de cerveja ao lado da mesa.
   Penso que o uso das gírias – palavras bem locais, quase dialeto, que funcionam na melodia do nosso texto – é parte da nossa criatividade, uma qualidade da literatura brasileira. Quanto a mim, uso pouco, aqui e ali, nossas palavras. Procuro ser econômico. Mesmo assim, vou respondendo aos e-mails. Ele me diz que, enfim, está tudo pronto.

                                      (Edyr Augusto Proença, http://blogdaboitempo.com.br, 26.07.2013. Adaptado)

De acordo com o autor, o uso de gírias é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A —   Penso que o uso das gírias – palavras bem locais, quase dialeto, que funcionam na melodia do nosso texto – é parte da nossa criatividade, uma qualidade da literatura brasileira. Quanto a mim, uso pouco, aqui e ali, nossas palavras. Procuro ser econômico. Mesmo assim, vou respondendo aos e-mails. Ele me diz que, enfim, está tudo pronto.

  • QC deveria evitar a repetição de questões.

    Isso não é legal.


ID
1477603
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão

                                                                                               Palavras voam no vento

   A pequena Dora adorava dizer coisas feias. Sim, ela tinha aquele terrível hábito de falar bobagens, xingamentos. Certa manhã, antes de sair para o trabalho, sua mãe disse: “Tu sabias que as palavras voam no vento? Se dizes coisas ruins, o mal sai por aí e se multiplica. Mas se dizes coisas belas... o vento faz com que
a bondade se espalhe pelo mundo”. A jovenzinha ficou intrigada. Assim que a mãe se foi, decidiu testar a teoria. Encheu o peito e gritou com toda a força: AMOR!!!!...
   Uma enorme e fortíssima rajada de vento se fez. Uma borboleta começou a brincar no ar. Dora seguiu o bichinho. Viu quando ele se pôs a dançar ao redor de uma moça. Viu a moça sorrir com a borboleta e começar a dançar como uma bailarina. Seguiu a moça. Viu quando ela, cheia de alegria, mandou beijos para uma andorinha que sobrevoava um jardim. A andorinha, de repente, deu um rasante sobre um canteiro e pegou com seu bico uma delicada flor vermelha. Dora seguiu a andorinha. Viu quando o pássaro deixou a flor cair nas mãos de um rapaz que estava sentando num banco de praça.
   O moço, capturado por um imenso contentamento, tomou para si uma folha em branco e escreveu um poema. Dora viu quando o rapaz leu para o vento o poema. E os versos diziam: “Ame, porque o amor significa cantar. Cante, cante, cante. Porque quem canta encanta e sabe melhor amar”. Nossa amiga viu
quando uma súbita ventania arrancou o papel da mão do jovem. Dora tentou correr para não perder de vista o escrito. Mas o vento foi mais ágil e o papel se perdeu.
   Cansada com toda aquela andança, a menina voltou para casa. Caía a tarde quando sua mãe retornou do trabalho e entregou à filha um presente: um pedaço de papel dobrado em quatro. Disse ela: “Tome, minha filha. É para ti. Eu estava na janela do escritório e o vento me trouxe esse pedaço de papel. Leia... É para ti”. Dora abriu o papel e chorou ao ler o poema que nele estava escrito. Diziam os versos: “Ame, porque o amor significa cantar. Cante, cante, cante. Porque quem canta encanta e sabe melhor amar”.

(Carlos Correia Santos, http://www.amapadigital.net. Adaptado)

É correto afirmar que o segundo parágrafo apresenta ações que se sucedem em uma relação de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C - o segundo parágrafo trás uma reação em cadeia dos acontecimentos.