-
Bom dia, concurseiros!
Gabarito
D
chega às regiões mais baixas.
-
GABARITO: D
Antes de começarmos, guarde este macete para saber se na frase há ou não crase:
- Substitua por palavra masculina. Se aparecer ao, haverá crase (lembre-se dos casos proibidos). Exemplo: Ele se referiu a amiga ou à amiga? Troque: Ele se referiu ao amigo. Viu que apareceu ao? Então haverá crase: "Ele se referiu à amiga".
Observação: Se você gosta do método tradicional, leia o que está ao lado da alternativa. Se quer ir pelo macete, leia a "bolinha" (ou os "marcadores" no Word rsrs) abaixo da alternativa.
Vamos ao exercício:
a) estende-se as outras subprefeituras. → Errado. Estende-se A algum lugar. O verbo pediu preposição, agora a gente dá uma olhada para ver se o outro termo possui o artigo: as outras subprefeituras. Opa! Agora é só unir, para formarmos a crase: "Estende-se A + AS outras subprefeituras." → "Estende-se ÀS outras subprefeituras."
- Macete: Estende-se aos entornos → Estende-se às outras subprefeituras
b) não se limita as zonas centrais. → Errado. Limita-se A algum lugar. O verbo pediu preposição, agora a gente dá uma olhada para ver se o outro termo possui o artigo: as zonas centrais. "Limita-se A + AS zonas centrais" → "Limita-se ÀS zonas centrais"
- Macete: Não se limita aos entornos → Não se limita às zonas centrais.
c) alcança às áreas distantes do centro. → Errado. Quem alcança, alcança algo (as áreas). O verbo é transitivo direto e, por não pedir preposição, não podemos colocar a crase, pois só há artigo, certo? :)
- Alcança o entorno → Não apareceu "ao", logo não há crase.
d) chega às regiões mais baixas. → Correto. Quem chega, chega A algum lugar. Chega A + AS regiões → Chega ÀS regiões (crase!).
- Chega ao planalto → Chega às regiões.
e) afeta às populações carentes. → Errado. Mesma coisa da C. Quem afeta, afeta alguém. O verbo é transitivo direto e, por não pedir preposição, não podemos colocar a crase, pois só há o artigo.
- Afeta o amigo → Não apareceu ao, logo não há crase.
Espero ter ajudado.
Bons estudos! :)
-
Assertiva D
chega "a" às regiões mais baixas.
-
a) estende-se as outras subprefeituras.
Incorreto. A rigor, não se marca a crase perante pronomes indefinidos; todavia, o pronome "outra(s)" e "demais" são uma exceção à regra. É claro notar que se pode escrever "estende-se aos outros". Logo, a estrutura "estende-se às outras" deve ser grafada com acento grave;
b) não se limita as zonas centrais.
Incorreto. O verbo "limitar-se" rege a preposição "a" que se funde com o artigo "as" determinante do substantivo "zonas". Assim sendo, marca-se o fenômeno crásico. Correção: "não se limita às zonas centrais";
c) alcança às áreas distantes do centro.
Incorreto. O verbo "alcançar" é transitivo direto, ou seja, dispensa preposição. Logo, o acento indicativo da crase precisa de ser suprimido. Correção: "alcança as áreas distantes do centro":
d) chega às regiões mais baixas.
Correto. Salvo excepcional ocorrência, "chegar", na acepção de "atingir o movimento de ida ou vinda; atingir o lugar visado", é verbo intransitivo ou transitivo indireto — neste último caso rege preposição "a". Em tela, comporta-se como transitivo indireto, logo a preposição "a" é a que se adéqua à norma culta, a despeito de ser muito comum, mormente na língua falada, usar "em";
e) afeta às populações carentes.
Incorreto. O verbo "afetar" é transitivo direto, ou seja, dispensa o uso de preposições. Logo, por inexistir a fusão de "a" preposição com "as" artigo, deve-se suprimir o acento grave.
Letra D
-
Sr. Shelking, excelente explicação. Eu não estava encontrando o gabarito, vez que desconhecia essa outra transitividade do verbo chegar, no sentido de atingir. Agradeço sua observação.
-
Quem chega, chega a algum lugar.
-
gab: D
vou a / volto da = crase
vou às regiões mais baixas.
volto das regiões mais baixas.
ajuda muito em frases que indica local.
-
Usei o método de substituição por uma palavra masculina. Se na substituição o "a" se torna "ao" então tem crase, caso contrário não tem.
a) estende-se as outras subprefeituras.
Estende-se aos outros lugares ( logo, estende-se às outras)
b) não se limita as zonas centrais.
Não se limita aos locais centrais (logo, não se limita às zonas)
c) alcança às áreas distantes do centro.
Alcança os locais distantes do centro (logo, alcanças as áreas distantes do centro)
d) chega às regiões mais baixas. (gabarito)
Chega aos locais mais baixos. ( logo, chega às regiões mais baixas)
e) afeta às populações carentes.
Afeta os moradores carentes ( logo, afeta as populações carentes)
-
VOU A/VOLTO DA ----> CRASE NO A
VOU EM/VOLTO DE---->CRASE PRA QUÊ?
-
GAB-D
chega às regiões mais baixas.
A única história que vale alguma coisa é a história que fazemos hoje.
CONTINUE FAZENDO RESUMOS. !!