- ID
- 49420
- Banca
- ESAF
- Órgão
- ANA
- Ano
- 2009
- Provas
- Disciplina
- Comunicação Social
- Assuntos
Avalie as afirmativas relacionadas a seguir e assinale a opção correta.
Avalie as afirmativas relacionadas a seguir e assinale a opção correta.
A escolha do formato do papel e do número de colunas a serem adotados por um novo veículo editorial pode afetar a sua veiculação de anúncios. Isso acontece porque
Com relação aos significados dos termos CSS, DIV, SWF e HTML, assinale a alternativa correta.
As ferramentas da comunicação visual devem conter os elementos
básicos de linguagem que compõem a sintaxe visual, fonte para a
construção de materiais e mensagens visuais. Com referência à
direção de arte e à produção gráfica, julgue os itens seguintes.
Considerando-se que os fundamentos da linguagem visual representam a base da construção de mensagens visuais no campo das artes e da produção comercial, é imprescindível que o diretor de arte tenha domínio desse conhecimento para a criação de mensagens eficazes, direcionadas à conquista dos objetivos estratégicos estabelecidos no plano de comunicação do qual elas fazem parte.
As ferramentas da comunicação visual devem conter os elementos
básicos de linguagem que compõem a sintaxe visual, fonte para a
construção de materiais e mensagens visuais. Com referência à
direção de arte e à produção gráfica, julgue os itens seguintes.
A mancha gráfica, elemento que compõe a identidade visual de uma publicação, representa um molde a ser utilizado em todas as páginas para diagramação de textos, imagens e acessórios informativos, funcionais e decorativos, e, se dividida em colunas e espaços horizontais, confere flexibilidade ao trabalho de diagramação.
Tendo em vista que, nos meios impressos, edição e editoração são
atividades que se complementam, julgue o item seguinte.
Tendo em vista que, nos meios impressos, edição e editoração são
atividades que se complementam, julgue o item seguinte.
No que concerne a projetos gráficos; linguagem visual e aspectos
estéticos; conceitos, aplicações e limitações de mídias eletrônicas,
julgue o próximo item.
No que concerne a projetos gráficos; linguagem visual e aspectos
estéticos; conceitos, aplicações e limitações de mídias eletrônicas,
julgue o próximo item.
No que concerne a projetos gráficos; linguagem visual e aspectos
estéticos; conceitos, aplicações e limitações de mídias eletrônicas,
julgue o próximo item.
Julgue os itens seguintes, acerca da imprensa escrita e seus gêneros.
A fase do processo de editoração denominada preparação de originais envolve a marcação, a revisão e a normalização de textos.
Julgue os itens seguintes, acerca da imprensa escrita e seus gêneros.
Tipologia é o repertório de caracteres selecionado pela diagramação para determinado trabalho gráfico, seja em mídia impressa, seja em rádio ou TV.
Julgue os itens seguintes, acerca da imprensa escrita e seus gêneros.
Em programação gráfica, retranca é a marcação feita nos originais (textos, fotos, ilustrações) para orientar a paginação.
A respeito das características de pauta, da reportagem, da notícia e dos principais software de produção e edição de textos e imagens, julgue os itens a seguir.
Reportagens preparadas para a Internet devem considerar a maneira como o público acessa o conteúdo. Havia, no passado, navegadores com a opção de carregar textos sem a exibição de imagens.
A respeito das características de pauta, da reportagem, da notícia e dos principais software de produção e edição de textos e imagens, julgue os itens a seguir.
O Photoshop é um dos principais software de manipulação de imagens e destina-se à edição e retoque fotográfico.
Acerca de criação e direção de arte em publicidade, julgue os itens
seguintes.
O termo leiaute é empregado para definir a peça cuja função é expressar visualmente o anúncio publicitário antes de sua impressão.
Com base nos preceitos gerais da produção gráfica, julgue os
próximos itens.
No processo de impressão em quatro cores, quando as tintas primárias subtrativas são combinadas, elas reproduzem as cores primárias aditivas.
Com base nos preceitos gerais da produção gráfica, julgue os
próximos itens.
Para produzir um bloco de texto mais harmônico, os designers utilizam normalmente o kerning, que realiza a mesma função do espacejamento entre letras.
Com base nos preceitos gerais da produção gráfica, julgue os
próximos itens.
Dégradé é o preenchimento de cor realizado com a utilização de cores análogas.
Julgue os itens a seguir, referentes a fundamentos do design.
Em leiautes tipográficos, o fundamento linha pode ser usado de forma subentendida nos alinhamentos das colunas de texto.
Julgue os itens a seguir, referentes a fundamentos do design.
A percepção da cor se modifica em função da pigmentação das superfícies e do tipo da luz ambiente.
Julgue os itens a seguir, referentes a fundamentos do design.
O ponto, a linha e o plano são os elementos fundamentais do design.
O Câmera Raw serve para corrigir alguns erros porventura cometidos por fotógrafos e agilizar o processo de ajuste de cor. Ele pode igualar as imagens que tem as mesmas condições de matiz, saturação e luminosidade de maneira bem rápida. É um plugin do
No photoshop, a ferramenta background eraser
Eventos corporativos necessitam de materiais de divulgação e promoção, geralmente em grande quantidade. Dentre esses, os mais comuns são camisetas, folders e cartazes. Cada um desses materiais é produzido através de processos de impressão diferente. Relacione as peças gráficas apresentadas na coluna da esquerda com o respectivo processo de impressão, indicados na coluna da direita.
I - Camisetas P - Offset
II - Folders e cartazes Q - Serigrafia
III - Banners R - Litografia
S - Impressão digital
Estão corretas as associações
Considere:
I. Apêndice: Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.
II. Anexo: Texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho.
III. Colofão: Indicação, no final do livro ou folheto, do nome do impressor, local e data da impressão e, eventualmente, outras características tipográficas da obra.
IV. Epígrafe: Texto em que o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho.
V. Posfácio: Matéria informativa ou explicativa, posterior à conclusão do texto que, de alguma forma, altere ou confirme seu conteúdo.
De acordo com as normas da ABNT para livros e folhetos, estão corretas APENAS as definições:
Câmera Raw é um plugin que dá acesso a arquivos de imagens no formato RAW. Ele é um recurso do programa
Processos de edição, editoração e impressão comumente exigem a preparação de originais em alta definição, especialmente quando incluem muitas imagens. Devido ao seu grande tamanho, os arquivos gerados a partir desses processos são de difícil manuseio, seja para o seu envio por meio de correio eletrônico, seja para o seu armazenamento. Há, no entanto, soluções para esses casos. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A popularização dos dispositivos móveis (como tablets e smartphones) está alterando o paradigma de tornar disponíveis as informações na web, o que tem impacto direto nas boas práticas de webdesign. Sobre esta questão, podemos afirmar que
Na elaboração de uma interface em ambiente digital, devem ser respeitados diversos fatores, como consistência ou unidade projetual, que
Os elementos gráficos requerem atenção especial no desenvolvimento de uma composição, para que a mensagem seja transmitida de forma adequada. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que
Acerca de redação publicitária e planejamento editorial e de mídia, julgue os itens a seguir.
Para conferir mais vivacidade à leitura, é aconselhável utilizar a combinação de, ao menos, quatro fontes tipográficas em um projeto gráfico.
Acerca de redação publicitária e planejamento editorial e de mídia, julgue os itens a seguir.
O título de anúncio publicitário, assim como o de texto jornalístico, deve despertar o interesse do leitor, versando sobre o assunto tratado de forma direta ou indireta. O emprego da forma indireta, em geral, instiga a curiosidade do leitor e chama-o para a leitura integral do texto.
Na programação visual de materiais gráficos institucionais, é preciso levar em consideração que a vista do leitor foi educada para, numa folha escrita ou impressa, seguir uma diagonal.
A primeira região que nosso hábito de leitura nos compele a olhar numa página é a chamada área ótica primária, que corresponde:
Uma das características do folder a ser observada no processo de edição é o fato de que este tipo de publicação:
Em uma campanha institucional, que associe determinada empresa a uma ação social, a exemplo de campanha contra a dengue ou doação de sangue, quais as mídias que seriam fundamentais?
Em uma campanha destinada a divulgar a inauguração de um núcleo de extensão da universidade na periferia de uma cidade no interior do Sertão, quais peças mereceriam layout, produção e veiculação?
Livros, revistas, jornais, mídia exterior, folders, cartazes, malas-diretas, catálogos e manuais são produtos concebidos pelo programador visual em seu cotidiano. Dadas as afirmativas seguintes quanto a um projeto gráfico,
I. Independentemente do estilo do programador visual, um projeto gráfico deve levar em conta o conceito do editor.
II. O programador visual tem seu estilo e liberdade de desenhar como lhe convier, decidindo por cores, formas, ilustrações e texturas.
III. O programador visual deve seguir as etapas contidas no briefing, que além do texto, pode sugerir cores, texturas e ilustrações.
IV. O programador visual elabora apenas o layout das peças; cabe ao editor decidir com a gráfica levando em conta o custo-benefício.
Verifica-se que está(ão) correta(s) apenas
Em uma campanha publicitária que requeira exclusivamente o outdoor, de baixo custo, qual a impressão com melhor custo-benefício, sem limitar a criação de um programador visual?
As peças de uma campanha publicitária, ao serem produzidas de acordo com o tema, não podem deixar algumas regras básicas. Dadas as afirmativas abaixo,
I. O programador visual tem total liberdade de desenvolver o assunto que remete ao consumidor.
II. O programador visual não pode abdicar de sua criação, desde que remeta ao tema da campanha.
III. O programador visual define formato, forma e cores do layout.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Dadas as afirmativas a seguir com relação à produção de peças para campanha institucional,
I. O trabalho do programador visual deve atender ao tema da campanha.
II. As ilustrações devem referir-se ao texto.
III. O layout representa a forma visual (imagética) do texto.
IV. O título da peça tem que ser impactante (teaser).
verifica-se que está(ão) correta(s)
Com relação à editoração de publicações impressas, especificamente de um jornal, é correto afirmar que o programador visual
Ao editorar eletronicamente um House Organ, o programador visual deve
Dadas as afirmativas abaixo sobre as atribuições do programador visual,
I. Finalizar layouts de livros, jornais e revistas.
II. Finalizar anúncios.
III. Criar imagens com appeal.
IV. Produzir peças visando atingir o público-alvo.
V. Esforçar-se para atingir o target.
verifica-se que está(ão) correta(s)
São termos de campanhas institucionais e/ou publicitárias com os quais o programador visual deve estar familiarizado:
O layout caracteriza-se por
Dados os programas abaixo,
I. QuarkXPress
II. Adobe Reader
III. PageMaker
verifica-se que é(são) utilizado(s) na editoração de publicações
Existem três elementos básicos que constituem a concepção gráfica de uma editoração eletrônica de mídias impressas. Dois deles são uniformidade gráfica e editorial e estrutura gráfico-editorial. O terceiro elemento é
Assinale a alternativa correta em relação à editoração de revistas, jornais e impressos em geral.
Falleiros (2003) conceitua editoração eletrônica como o ramo da computação gráfica voltado para a produção de peças gráficas e editoriais, tais como jornais, livros, revistas, catálogos e malas diretas. A tarefa de editorar não é nenhuma novidade, pois, pelos anos 700 d.C., os chineses e os coreanos já produziam peças. Depois, no século XVI, Johann Gutenberg criou os tipos móveis. Ottmar Megenthaler, em 1886, criou o linotipo, um equipamento que produzia páginas inteiras em metal reaproveitável. Evoluindo no tempo, chegamos ao século XX, quando foram utilizadas as técnicas de fotocomposição. Com o advento dos computadores na indústria, na década de 80, surgiu a editoração eletrônica, trazendo consigo novos equipamentos e, consequentemente, novas técnicas. Assinale a alternativa que define tecnicamente a fotocomposição.
Assinale a alternativa correta em relação à definição de diagramação.
Na mídia impressa existem cinco zonas de visualização: principal ou primária, secundária, morta, centro ótico, centro geométrico. Assinale a alternativa que descreve a localização do centro ótico.
A diagramação tem como objetivo principal organizar visual e conceitualmente a informação em uma ou mais páginas impressas, construindo, assim, uma ordenação capaz de ser compreendida e apreciada pelo leitor. Essa organização proporcional entre os elementos reduzem a quantidade de informação não essencial. Assinale a alternativa que contém os três aspectos básicos que auxiliam na organização, clareza e eficiência da comunicação.
Para a realização de um documentário em vídeo, a título de trabalho de conclusão de disciplina do terceiro ano do ensino médio, um aluno utilizou softwares específicos para edição. Para tanto, ele utilizou como programas de edição de fotografias, vídeo e áudio, respectivamente:
As cores transmitem sensações que transcendem muito o mero reconhecimento de tons e matizes. [...] Algumas cores podem
mudar seu comportamento e sua influência com a mera aplicação de um recurso de luminosidade. É o caso do preto, que, por
representar a ausência de luz, encerra em nossa cultura um sentimento trágico, de enlutamento, de vazio, de solidão.
(COLLARO, Antonio Celso. Produção gráfica: arte e técnica da mídia impressa)
No entanto, ao receber uma camada de verniz ou mesmo de plastificação, adquirindo assim um certo brilho, o preto passa a
transmitir
No que concerne à elaboração de identidades visuais, banners e folhetos informativos, julgue o item subsecutivo.
A identidade visual é um conjunto sistematizado de elementos gráficos que identificam uma instituição ou produto, é composta por logotipo, símbolo, padrão cromático e tipográfico.
No que concerne à elaboração de identidades visuais, banners e folhetos informativos, julgue o item subsecutivo.
A tipografia é fundamental na elaboração de peças gráficas, pois influencia efetivamente na transmissão de informações.
Com relação à arte final de peças gráficas impressas em ofsete e destinadas à divulgação de projetos educacionais, julgue o próximo item.
O processo de refile é utilizado em uma peça gráfica sempre que uma imagem tiver de ser cortada na margem de uma página. Essa imagem deve ser ampliada para que não apareça um filete branco quando o papel for cortado.
Com relação à arte final de peças gráficas impressas em ofsete e destinadas à divulgação de projetos educacionais, julgue o próximo item.
As quatro cores primárias na impressão ofsete por seleção de cores são o ciano, o marrom, o amarelo e o preto.
Julgue o próximo item, relativo às estratégias e técnicas de comunicação organizacional.
O projeto editorial consiste em uma diretriz daquilo que
é essencial para uma publicação, incluindo seus objetivos
e o perfil do público e, ainda, os fatores técnicos de produção
e revisão.
Julgue o item a seguir, acerca do papel e do uso da imagem na publicidade.
O tratamento de imagens por meio de softwares específicos
não é recomendado na criação publicitária, pois tira a realidade
natural das imagens e pode ser considerado como uma forma
de se persuadir o consumidor pela ilusão.
Com relação às técnicas de criação da peça gráfica, julgue o item seguinte.
A principal função do leiaute, cujos elementos devem interagir
de forma equilibrada e harmoniosa, é a de atrair a visão do
consumidor e conduzi-lo de forma apropriada pelo anúncio,
fazendo-o criar interesse pela mensagem.
Com relação às técnicas de criação da peça gráfica, julgue o item seguinte.
Os elementos de um anúncio devem ser dispostos no leiaute de
forma que pareçam estar harmônicos, interdependentes, de
forma a propiciar unidade e coerência à peça.
Com relação às técnicas de criação da peça gráfica, julgue o item seguinte.
Antes de enviar a peça para a gráfica, é importante imprimir
uma versão do leiaute para aprovação do anunciante. Essa
“prova” é conhecida como rafe (do inglês rough).
No que se refere aos conceitos ligados ao trabalho de criação e produção de uma peça gráfica, julgue o item subsequente.
Ao utilizar uma fotografia em uma peça gráfica, com o intuito
de evitar o efeito conhecido como pixalização, o responsável
pela criação deverá estar atento à resolução da imagem, que
deverá ter o tamanho proporcional ao formato da peça.
No que se refere aos conceitos ligados ao trabalho de criação e produção de uma peça gráfica, julgue o item subsequente.
A impressão, independentemente do processo utilizado
(reprográfico, litográfico, serigráfico, entre outros), consiste na
transferência de pigmentos de uma matriz para um suporte, que
visa à obtenção de cópias.
Com base nos preceitos gerais dos manuais de identidades visuais, julgue o item seguinte.
O padrão cromático tem o objetivo de uniformizar a
comunicação da marca; dessa forma, representa as referências
das cores padrão e das cores de apoio em CMYK, RBG,
Pantone e Web.
Após o detalhamento técnico da marca e a definição dos princípios e das regras para a aplicação da identidade visual, inicia-se a etapa de desenvolvimento das peças de comunicação interna e externa da instituição, configurando-se essa fase como a etapa de implementação do projeto o qual viabiliza a difusão da marca.
Daniella Michelena Munhoz. Manual de identidade visual – guia para construção. Rio de Janeiro: 2AB, 2009, p. 50. (com adaptações).
Acerca do assunto apresentado no referido texto, julgue o item subsequente.
Indústrias de bens de consumo necessitam de inúmeras
embalagens para seus produtos ou famílias de produtos, bem
como para armazenamento e transporte.
Após o detalhamento técnico da marca e a definição dos princípios e das regras para a aplicação da identidade visual, inicia-se a etapa de desenvolvimento das peças de comunicação interna e externa da instituição, configurando-se essa fase como a etapa de implementação do projeto o qual viabiliza a difusão da marca.
Daniella Michelena Munhoz. Manual de identidade visual – guia para construção. Rio de Janeiro: 2AB, 2009, p. 50. (com adaptações).
Acerca do assunto apresentado no referido texto, julgue o item subsequente.
O cartão de visita, o envelope e o papel carta fazem parte da
papelaria básica em um manual de identidade visual.
É um pôster em miniatura, como um cartaz emitindo sua mensagem enquanto você passa a cem por hora. Portanto, você deve pensar em escala grande − quanto mais simples, melhor. Ficar preocupado com nuances e detalhes refinados não funciona, porque todos os outros fazem isso.
(WHITE, Jan V. Edição e Design: para designers, diretores de arte e editores. Trad. de Luis Reyes Gil. São Paulo: JSN Editora)
Essa é a definição para a elaboração
“É a exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas ou se historia a execução de serviços ou experiências.”
“Narração ou descrição ordenada e mais ou menos minuciosa daquilo que se viu, ouviu ou observou.”
“Exposição dos principais fatos colhidos por comissão ou pessoa encarregada de estudar determinado assunto.”
As três definições acima conceituam o que é um relatório. Sobre sua estrutura e suas partes integrantes, leia as afirmativas.
I. Índice: é a enumeração de leis, questionários, estatísticas, que se acrescentam a um relatório como esclarecimento ou documentação, sem dele constituir parte essencial. É enumerado com algarismos arábicos, seguidos do título.
II. Sumário: é a apresentação concisa do texto, destacando os aspectos de maior importância e interesse. O conteúdo é apresentado em forma de texto reduzido.
III. Ilustrações: segundo a ABNT, são consideradas ilustrações os desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos. A identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara, dispensando consulta ao texto, e da fonte.
Pode-se afirmar que:
"Certos recursos utilizados como elementos adicionais de acabamento são, em realidade, processos de impressão. Seja porque têm um custo muito alto ou porque seu efeito é demasiado marcante, eles acabam por ser utilizados apenas em determinados elementos do layout, conferindo-lhes destaque no conjunto."
VILLAS-BOAS, André. Produção gráfica para designers. Rio de janeiro: 2AB, 2010 (3ª edição) - p. 162.
I- Processo relevográfico no qual é utilizado um clichê de metal ou em fotopolímero que é pressionado contra o suporte em alta temperatura. A tinta utilizada se liquefaz e adere por pressão ao papel ou outro suporte. Sua aplicação tende a conferir um aspecto nobre e requintado, sendo possível, por exemplo, obter o efeito de uma impressão em metal (ouro, prata e outras tonalidades).
II- Impressão tipográfica cujo resultado produz uma textura espessa, com efeito tátil. Esse resultado é obtido imediatamente após a impressão comum, pela adição de pó resinoso à tinta ainda úmida. Em seguida, o impresso é submetido ao efeito térmico, em estufa, resultando na dilatação da resina misturada à tinta. Seu custo não é baixo.
Assinale a alternativa que nomeia corretamente os processos descritos acima:
As imagens coloridas impressas normalmente são produzidas com quatro tintas de impressão: ciano, amarelo, magenta e preto, o sistema CMYK. Cada tinta CMYK pode ser aplicada com valores entre 0 e 100%, portanto cada cor é expressa como a porcentagem de cada tinta. O amarelo puro, por exemplo, é obtido com 0% de ciano, 100% de amarelo, 0% de magenta e 0% de preto.
É recomendado que a soma total dos percentuais (levando em consideração as quatro tintas) em uma cor não ultrapasse 240.
Assinale a alternativa que melhor justifica esta recomendação.
Feita diretamente a partir da chapa. É importante no caso de impressos paginados. Ela indica principalmente se a ordem das páginas está correta e se os fotolitos foram devidamente alinhados na montagem da chapa. No entanto, este tipo de prova só permite a verificação de erros grosseiros.
A descrição acima refere-se de forma mais adequada à
Segundo Peón (2011), a especificação é a fase final de um projeto de Sistema de Identidade Visual (SIV). Muitas vezes, é uma das etapas mais trabalhosas, mas é crucial, pois determina as especificações técnicas corretas de implantação desse sistema.
(PEÓN, Maria Luisa. Sistemas de identidade visual.)
Com relação às especificações das cores de um SIV, Peón indica alguns exemplos de definições:
I. Especificações na escala ________________,
para impressão com cores especiais.
II. Especificações na escala ________________, para reprodução em telas e monitores.
III. Especificações na escala ________________, para impressão em quadricromia, com indicações das cores de seleção (ciano, magenta, amarelo e preto).
IV. Especificações de ________________, para impressão em monocromia, com indicações de porcentagem da retícula que a forma (por padrão, em preto).
A alternativa que completa de modo adequado as
lacunas na sequência de cima para baixo, é:
Segundo Newton César, como se chama o projeto gráfico que precisa ter capa, introdução, conceito, formas de utilização do logotipo, adequações, controle de cores, área de influência, diagrama de construção, tipologia, aplicações em papelaria, aplicação em veículos e aplicação em brindes?
Quais são os princípios da criação do logotipo/logomarca, segundo Newton César?
Segundo Rabaça e Barbosa, como é denominado o conjunto de tarefas relacionadas à preparação de originais para publicação, incluindo digitação, formatação, além da edição visual, paginação, artes finais e outros detalhes da produção gráfica anteriores à impressão?
Segundo Antonio Celso Collaro, o motivo da capa de uma revista deve condensar o conteúdo jornalístico mais importante, que formará a pauta da publicação.
Para tornar o visual da capa mais atraente, deve-se utilizar tipos
Sobre a terminologia do jornalismo, numere a coluna da direita de acordo a da esquerda.
(1) Espaço delimitado junto a uma matéria jornalística, para informações adicionais, de um detalhe ou de pesquisa.
(2) Conjunto de técnicas relacionadas à publicação de produtos gráficos ou audiovisuais.
(3) Intercalação de pensamento à lógica da frase, do período ou do discurso.
(4) Formalização de fatos, conceitos ou instruções; informação básica para a produção de notícias.
(5) Conjunto de palavras que, juntas, adquirem novo significado referencial.
( ) Edição
( ) Locução
( ) Box
( ) Anacoluto
( ) Dados
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
A principal característica do meio outdoor é
Ao enviar um trabalho finalizado para a gráfica, é necessário incluir algumas indicações que orientam corretamente a impressão.
Uma dessas indicações é conhecida como “marca de corte”, cuja função é
O padrão cromático dos arquivos finalizados para serem impressos em gráficas, deve ser
Na direção de arte em propaganda, segundo Cesar (2013), devemos ter alguns cuidados ao definir a fonte a ser utilizada num site. Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
( ) Para textos corridos, o mais correto é usar as fontes padrão .
( ) Para textos muito pequenos, dê preferência às fontes serifadas.
( ) Evite usar fontes itálicas, pois podem prejudicar a leitura.
( ) Trabalhe os títulos, as capitulares, os subtítulos e as partes do texto que você deseja diferenciar como se fossem imagens.
( ) Utilize uma fonte na qual o sistema permita que a fonte escolhida seja anexada ao código HTML da página.