SóProvas



Prova CESPE - 2012 - TJ-AL - Analista Judiciário - Enfermagem


ID
783172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito da assistência de enfermagem em gerontologia, assinale a opção correta.


Alternativas
Comentários
  • A escala de Pfeffer, composta por dez itens, evidencia a funcionalidade através do grau de independência para realização das atividades instrumentais de vida diária. O escore mínimo é 0 e o máximo é 30. Quanto mais pontos, maior é a dependência do paciente, sendo considerada a presença de prejuízo funcional a partir de um escore de 3.
  • Porque que a alternativa A não pode ser a correta?
  • Olá Silvana a questão A não pode ser a correta pois um idoso pode estar fragilizado e não ser incapaz portanto não posso considera-los sinônimos
  • O estudo da capacidade funcional tem-se tornado um componente-chave para a avaliação da saúde dos idosos, sendo geralmente direcionado para a análise da habilidade e do desempenho para realizar determinadas atividades do cotidiano. Dessa maneira, a saúde dos idosos torna-se intimamente ligada à independência funcional, que é medida através de avaliações funcionais.

    Fonte: 

    Texto contexto - enferm. vol.21 no.3 Florianópolis July/Sept. 2012

    • A escala de Pfeffer, composta por dez itens, evidencia a funcionalidade através do grau de independência para realização das atividades instrumentais de vida diária. O escore mínimo é 0 e o máximo é 30. Quanto mais pontos, maior é a dependência do paciente, sendo considerada a presença de prejuízo funcional a partir de um escore de 3.

  • A medida de independência funcional é um instrumento que avalia e quantifica o desempenho do idoso na realização de tarefas referentes às funções motoras e cognitivas. A escala de Pfeffer, composta por dez itens, evidencia a funcionalidade através do grau de independência para realização das atividades instrumentais de vida diária. O escore mínimo é 0 e o máximo é 30. Quanto mais pontos, maior é a dependência do paciente, sendo considerada a presença de prejuízo funcional a partir de um escore de 3.
    Letra D
  • A escala de Pfeffer, composta por dez itens, evidencia a funcionalidade através do grau de independência para realização das atividades instrumentais de vida diária. O escore mínimo é 0 e o máximo é 30. Quanto mais pontos, maior é a dependência do paciente, sendo considerada a presença de prejuízo funcional a partir de um escore de 3.

  • QUESTIONÁRIO DE PFEFFER (QPAF)

     

    É uma escala de 11 questões aplicada ao acompanhante ou cuidador da pessoa idosa discorrendo sobre a capacidade desse em desempenhar determinadas funções.

    As respostas seguem um padrão:

    sim é capaz (0);

    nunca o fez, mas poderia fazer agora (0);

    com alguma difculdade, mas faz (1);

    nunca fez e teria difculdade agora (1);

    necessita de ajuda (2);

    não é capaz (3).

    A pontuação de seis ou mais sugere maior dependência. A pontuação máxima é igual a 33 pontos.

     

    Objetivo: Verifcar a presença e a severidade de declínio cognitivo por meio da avaliação da funcionalidade e consequentemente da assistência requerida. A combinação do MEEM com o Questionário de Pfefer indica uma maior especifcidade para a medida de declínio cognitivo mais grave. Ainda considerando o viés produzido pela baixa escolaridade nos resultados do MEEM parece ser adequada a associação do QPAF para se obter a confrmação do declínio cognitivo acompanhado de limitações funcionais sugerindo a presença de demência ou outros transtornos associados. Q

     

    Avaliações dos resultados: quanto mais elevado o escore maior a dependência de assistência.

     

    Providências com os achados/resultados: escores ≥6 associados aos outros testes de função cognitiva alterados sugerem encaminhamento para avaliação neuropsicológica específca.

     

    FONTE: https://app2.unasus.gov.br/UNASUSPlayer3/recursos/SE_UNASUS_0001_SAUDE_PESSOA_IDOSA/4/lib/docs/Questionario_de_PFEFFER.pdf

     

     


ID
783175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na assistência a paciente portador de hanseníase, o enfermeiro deve

Alternativas
Comentários
  • Escala de SALSA é um instrumento validado para o Brasil e que mensura a limitação  de atividade nos indivíduos afetados pela hanseníase, diabetes e outras neuropatias periféricas
  • Letra D
    Teste de Schirmer
    Avalia-se a produção lacrimal com  uma pequena fita de papel de filtro de laboratório de 35 x 5 mm (mais a parte da ponta de 5 mm) com a ponta dobrada, encaixada no fundo do saco palpebral inferior, na porção temporal. Após 5 minutos, retira-se a fita, mede-se a extensão da parte umedecida, registra-se o  resultado. Deve ser feito sem o uso de anestésico. Resultado: Normal = 10 a 15 mm em 5 minutos- não considerar a ponta.
  • A SALSA (Screening of Activity Limitation and Safety Awareness – Triagem de limitação de atividade e consciência de risco) foi desenvolvida para medir a limitação de atividade e a consciência de risco em indivíduos acometidos por  neuropatias periféricas, como o diabetes mellitus e a hanseníase (EBENSO, 2006). Entende-se por limitação de atividade o grau com que uma pessoa consegue realizar as atividades de vida diária (BRASIL, 2001) e por consciência de risco o quanto os pacientes estão cientes dos problemas de segurança envolvidos na realização das atividades diárias (NICHOLLS, 2007).  Envolve 4 domínios: mobilidade, auto-cuidado, trabalho e destreza.

    Fonte: 
    http://hansen.bvs.ilsl.br/textoc/teses/BATISTA_ANA_MARIA_NUMATA/TCC%20-%20Ana.pdf
  • Escala Salsa e grau de Incapacidades da Organização
    Mundial de Saúde é utilizada mundialmente, ela permite avaliação da limitação de atividades
    e deficiência na hanseníase e é utilizada pelo médico e não pelo enfermeiro. GABARITO:D

  • Na assistência ao paciente portador de hanseníase, a avaliação da incapacidade observa o comprometimento neural nos olhos, nas mãos ou pés, diminuição ou perda de sensibilidade e a presença de incapacidades e deformidades do tipo lagoftalmo, garras, reabsorção óssea, mãos e pés caídos, entre outros. 
    - Para avaliação do grau de incapacidade global do paciente, não são utilizados testes de força muscular, pois estes não indicarão comprometimento neural, como descrito na alternativa "A".
    - Devido a perda de sensibilidade, devemos orientar os usuários a andar sempre com calçados adequados, sem aperto e sem costura para evitar o desenvolvimento de lesões, contrario ao descrito na alternativa "B". 
    - A indicação de exercício físico deve ser avaliada a cada caso, pois os usuários que apresentam comprometimentos de pés em garras não podem faze-lo devido ao risco de desenvolvimento de lesões. Portanto, não podemos indicar exercícios passivos para ganho de massa muscular, como descrito na alternativa "C". 
    - A escala de SALSA é uma Triagem de Limitação de Atividade e Consciência de Risco, onde avaliamos a acuidade visual, força muscular, perda de sensibilidade, e contagem de ulceras. E não o  o grau de comprometimento da pele do paciente bem como as restrições às suas atividades, como descrito na alternativa "E".
    - O teste de Schirmer serve para identificar possível ressecamento de córneas. Esse ressecamento ocorre em consequência do comprometimento neural causado pela hanseníase. Portanto, a resposta correta é a "D"
    Resposta: D
  • - A escala de SALSA é uma Triagem de Limitação de Atividade e Consciência de Risco, onde avaliamos a acuidade visual, força muscular, perda de sensibilidade, e contagem de ulceras. 

    - O teste de Schirmer serve para identificar possível ressecamento de córneas. Esse ressecamento ocorre em consequência do comprometimento neural causado pela hanseníase.


ID
783178
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação às diferentes modalidades assistenciais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Ler a portaria em questão do ministério da saúde: http://www.saude.mg.gov.br/atos_normativos/legislacao-sanitaria/estabelecimentos-de-saude/hospitais/PORTARIA_044.pdf
  • De acordo com a Portaria que a colega acima citou:

    Art. 2º Definir como Regime de Hospital Dia a assistência intermediária entre a 
    internação e o atendimento ambulatorial, para realização de procedimentos clínicos,cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, que requeiram a permanência do paciente na Unidade por um período máximo de 12 horas.  (LETRA A - ERRADA)

    Art. 3º Estabelecer que para a realização de procedimentos em regime de Hospital 
    Dia as Unidades integrantes do Sistema Único de Saúde  - SUS deverão cumprir os 
    requisitos abaixo descritos, sendo a vistoria realizada pela Secretaria Estadual/Municipal 
    de Saúde e os  relatórios encaminhados à Secretaria de Assistência à Saúde para
    providências relativas à publicação de ato normativo: 
    I – Condições Gerais da Unidade: 
    1 - Recepção com Sala de Espera; 
    2 - Vestiário Masculino e Feminino; 
    3 - Sanitários para pacientes, acompanhantes e funcionários; 
    4 - Oferecer refeições adequadas durante o período de permanência do paciente na 
    Unidade; (LETRA B ERRADA)
    5  - Equipe de plantão com no mínimo 01 (um) médico, 01 (uma) enfermeira e 
    auxiliares de enfermagem em número suficiente e correspondente aos leitos disponíveis, 
    durante todo o período de funcionamento da unidade para prestar assistência aos
    pacientes; (LETRA D - CORRETA)

ID
783181
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um homem de quarenta anos de idade, gari, residente em área rural de um município do estado do Rio de Janeiro, chegou a uma unidade básica de saúde com histórico de febre alta (39 °C a 40 °C) ocorrida na semana anterior, cefaleia, dor retro- orbital, mialgia, artralgia e prostração. Informou que a febre cessara, porém queixou-se de vômitos frequentes havia dois dias, acompanhados de dor abdominal intensa e contínua. No momento da consulta, não apresentou febre e sua pressão arterial mediu 120 mmHg × 80 mmHg. O médico informou ao enfermeiro que o quadro indicava dengue do grupo C.


Nessa situação, o profissional de enfermagem que atende esse paciente, conforme o protocolo estabelecido, deve

Alternativas
Comentários
  • Essa questão pederíamos eliminar por dedução.
    LETRA A ERRADA
    a) posicioná-lo em decúbito ventral para aliviar a dor e para evitar complicações na região do abdômen.
     Pois se o paciente estiver com dor no abdomem alivirá a dor? Essa já daria para descartar.
    LETRA B  CERTA
    realizar a prova do laço com o paciente, monitorar seus sinais vitais, aplicar a escala de dor e administrar a medicação que lhe tenha sido prescrita.
    Sempre conversar com o paciente verificar se possa ser extraída mais alguma informação ou algo que não foi mencionado, verificar escala de dor para saber o local exato da dor. Administrar a medicação conforme prescrita e continuar monitorando.
    LERTA C ERRADA!
    c) dar alta ao paciente após a administração da medicação que lhe tenha sido prescrita e marcar seu retorno para avaliação clínica e laboratorial em vinte e quatro horas.
    Puxa dar alta ao paciente? essa não precisa ser mencionado, se o paciente já está com alguma queixa é porque ele está com algum problema de saúde.
    LERTA D ERRADA.
    d) orientá-lo a tomar medicamento com ácido acetilsalicílico em caso de febre, esperar trinta minutos, verificar a temperatura novamente e, se a febre continuar, dirigir-se imediatamente ao hospital.
    Não se deve dar ácido acetilsalico. Esse é o medicamento conhecido como o AAS que é um analgésico e antinflamatório, essa é a pegadinha da questão. 
    LETRA E ERRADA
    e) recomendar ao paciente que restrinja a ingestão de líquidos, prescrever-lhe uma dieta branda e aumentar a ventilação do local onde esse paciente esteja.
    Essa também esta fora de cogitação, restrição de ongestão de líquidos, aumentar a ventilação?
    Bem galera, essa questão acredito ter sido uma questão fácil.

     Abraços.
  • Dava pra saber que era a questão B devido a gravidade do tipo de dengue, necessitando de acompanhamento de sinais vitais e avliação.
    GRUPO C: Síndrome febril indiferenciada aguda ou síndrome febril hemorrágica aguda com sinais de alerta (quadro febril agudo, com ou sem manifestações hemorrágicas, acompanhado de pelo menos um dos sinais de alerta).
  • Essa questão poderia ser facilmente contestada, pois de acordo com o manual de dengue para a enfermagem 2 edição de 2013, não realiza prova do laço em ptes com sinais de alarme(como demonstrado na questão no qual pte apresenta vômitos e dor abdominal intensa). http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/dengue_manual_enfermagem.pdf   pg 18.

  • Grupo C:Febre por até sete dias, acompanhada de pelo menos dois
    sinais e sintomas  inespecíficos (cefaléia, prostração,
    dor retro-orbitária, exantema, mialgias,  artralgias) e
     história epidemiológica compatível.

    Presença de algum sinal de alarme.

  • Questão destualizada, pois só se faz a prova do laço em pacientes com ausência de sinal de alarme e/ou choque e nem apresente sangramento espontâneo. Nesse caso, a dor abdominal e a classificação do paciente no grupo C não permite que seja realizada a prova do laço, devido a presença de sinais de alarme .


ID
783184
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Rede Cegonha, proposta pelo Ministério da Saúde, visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada da gravidez, do parto e do puerpério, bem como garantir à criança o direito ao nascimento seguro e ao desenvolvimento saudável. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta com base na Portaria GM/MS n.º 1.459/2011.

Alternativas
Comentários
  • Conforme consta na Portaria GM/MS n.º 1.459/2011

    "G) Custeio do Centro de Parto Normal conforme padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde (cinco quartos de pré-parto, parto e pós-parto..

    Link

    ."http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt1459_24_06_2011.html





  • Letra A - Correta
    (G) Custeio do Centro de Parto Normal conforme padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde (cinco quartos de pré-parto, parto e pós-parto para cada CPN): R$ 80.000,00/mês

    Letra C - Errada
    Art. 3° São objetivos da Rede Cegonha:

    I - fomentar a implementação de novo modelo de atenção à saúde da mulher e à saúde da criança com foco na atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança de zero aos vinte e quatro meses;

    Letra D - Errada
    Art. 9°. Para operacionalização da Rede Cegonha cabe:
    III - ao Município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde: implementação, coordenação do Grupo Condutor Municipal da Rede Cegonha, financiamento, contratualização com os pontos de atenção à saúde sob sua gestão, monitoramento e avaliação da Rede Cegonha no território municipal.

  • letra E - errada

    § 1° Os Municípios que não contam com serviços próprios de atenção ao parto e nascimento, incluídos os exames especializadosna gestação, poderão aderir a Rede Cegonha no componente PRÉ-NATAL desde que programados e pactuados nos Colegiados de Gestão Regional (CGR).


ID
783187
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a opção correta acerca da saúde reprodutiva e sexual humana.

Alternativas
Comentários
  • Após ocorrer a relação e o homem ejacular, a mulher deve esperar de 6 a 24 horas para retirar o diafragma, que deve ser lavado com sabão neutro, secado e guardado em recipiente próprio
  • As pílulas combinadas não devem ser utilizadas por quem está amamentando. Para a mulher que amamenta, a indicada é a pílula de progesterona de uso contínuo (28 comprimidos) que é tão eficiente quanto a pílula tradicional. A diferença é que ela só contém progestágeno, hormônio sintético semelhante à progesterona, enquanto a tradicional tem uma combinação de estrogênio e progesterona. E o estrogênio não é adequado para quem amamenta.

  • A mulher tem o direito, em toda a rede do SUS e conveniados, a realizar cirurgia para esterilização quando desejar, contanto que seja maior de vinte e cinco anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, e se em convivência conjugal, com o consentimento do marido. A esterilização também será possível quando houver risco de vida ou à saúde da mulher. 

    Lei nº 9.263, de 13 de novembro de 1996, Artigo 10, Parágrafos I e II.
  • Diafragma:

    colocação no ato ou até duas horas antes

    retirada 6-8h até 24h.


ID
783190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que concerne às orientações e aos cuidados especiais de enfermagem com o paciente em tratamento do câncer, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •   A radiodermite, também denominada como radiodermatite, é a lesão cutânea resultante de excesso de exposição à radiação ionizante, que é considerada queimadura complexa. 
    • Letra A: Não encontrei nada no manual a respeito deste item. Acredito que se a paciente já fez a mastectomia, não tem necessidade mais de realizar a radioterapia.
    • Letra B: Orientação a pacientes com xerostomia: Ingestão abundante de água/ Uso de saliva arti?cial antes das refeições e antes de dormir/ Uso de gomas de mascar/ Uso de balas de hortelã sem açúcar;
    • Letra C: Prevençao de radiodermite: ver página 375 do manual: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acoes_enfermagem_controle_cancer.pdf
    • Letra D:Radioterapia pode ser do tipo teleterapia (externa) ou braquiterapia (intersticial). No caso da braquiterapia, o paciente deve esvasia a bexiga para o procedimento. (Ver pág 379 do Manual acima)
    • Letra E: O paciente sob isolamento radioativo deve permanecer, em média, 48 horas em quarto individual terapeutico, sem cuidados diretos da enfermagem. (ver demais cuidados na página 382)
  • A xerostomia (também conhecida como boca seca ou secura da boca) é um sintoma relacionado à falta de saliva.

    Gabarito: letra C

  • Os cuidados de enfermagem a usuários em tratamento de câncer englobam: orientações de forma humanizada sobre os procedimentos que devem ser realizados após mastectomia como a quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia (Alves, 2011), reforçando que os procedimentos não são realizados de forma simultânea; para usuários com xerostomia devemos indicar a ingesta de água morna ou fria o tempo todo, associado ao uso de goma de mascar (chicletes) que é indicado para estimular as glândulas salivares; a radiodermite deve ser prevenida com a avaliação constante da pele, realização de higiene e hidratação com cremes, duas vezes ao dia; a braquiterapia deve ser realizada através da liberação de radiação 2x ao dia em catetes implantados na região circundante do tumor, e não é necessário que o usuário mantenha a bexiga cheia e prenda a respiração durante o procedimento; o isolamento radioativo deve ser realizado durante todo o tratamento de com radiação e a equipe de enfermagem fica responsável pelos cuidados diretos ao usuário em braquiterapia. 


    Resposta: C






ID
783193
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Constitui atribuição do enfermeiro na assistência de enfermagem a paciente adulto portador de tuberculose

Alternativas
Comentários
  • PROVA TUBERCULINICA:  consiste na inoculação intradérmica da tuberculina em uma pessoa, a fim de conhecer se ela está ou não infectada pelo Mycobacterium tuberculosis. No Brasil, a tuberculina utilizada é a RT 23. O teste está indicado na investigação de infecção latente do adulto e de TB doença em crianças, no controle de contatos e em saúde pública, particularmente, no conhecimento do risco anual de infecção tuberculosa.
    Indicações da prova tuberculínica seriada
    •     pacientes infectados pelo HIV;
    •     profissionais dos serviços de saúde, por ocasião de sua admissão, nos exames ocupacionais periódicos e demissionais;
    •     contatos de caso índice bacilífero.
    A prova tuberculínica é realizada intradermicamente na dose de 0 ml a 1 ml de PPD, no terço médio da face anterior do antebraço esquerdo. Recomenda-se inocular a tuberculina em local com pouco pelo, sem tatuagem, cicatriz ou lesões de pele e distante de veias superficiais
    calibrosas (SÃO PAULO, 2001; BRASIL, [s.d.a]). O local de aplicação da tuberculina pode ser alterada, inclusive para o braço direito, desde que haja registro no formulário de aplicação da prova tuberculínica (FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, 2008f ). Se aplicada adequadamente,
    após a aplicação, provoca a formação de uma pápula de 7 mm a 8 mm de diâmetro, com limites precisos, pálida e de aspecto pontilhado como casca de laranja (BRASIL, 1994b), que persiste por pouco tempo depois da aplicação.

    Para a leitura, utiliza-se uma régua milimetrada, medindo-se a maior enduração em seu maior diâmetro transverso, na direção perpendicular ao antebraço  (SARINHO et al., 1994). Em casode pele escura, essa leitura do teste às vezes pode ficar prejudicada, porém utilizar álcool no local da aplicação favorece a visualização do endurado. A leitura deve ser realizada 48 a 72 horas após a aplicação, podendo este prazo ser estendido para 96 horas caso o paciente falte à consulta de leitura na data agendada.

    O resultado da PT deve ser registrado em milímetros. A classificação isolada da PT em: não reator, reator fraco e reator forte não está mais recomendada, pois a interpretação do teste e seus valores de corte podem variar de acordo com a população e o risco de adoecimento.
    A interpretação e a conduta diante do resultado da PT dependem de (MENZIES et al., 2008):
    •     probabilidade de ILTB – critério epidemiológico;
    •     risco de adoecimento por TB;
    •     tamanho do endurado;
    •     idade.
  • O paciente já é portador de Tuberculose, então solicitar a sorologia anti-HIV não seria tb necessário?
  • Pensei EXATAMENTE como a Karla. A questão diz que ele já é portador de tuberculose. Então, qual seria o passo mais coerente e se seguir??
    Eu hein?!rs
  • O Ministério da Saúde preconiza em seu Manual Técnico para Controle da Tuberculose que o médico OFEREÇA o teste sorológico anti-HIV, e o paciente tem o direito de se recusar a faze-lo. Esta atribuição não está listada para outros profissionais.
    No Rio de Janeiro, o enfermeiro também pode oferecer o teste, então vale olhar a bibliografia solicitada, visto que é prova elaborada para Alagoas.
    Lembrando que os estados e municípios se baseiam nos manuais do Ministério da Saude, que também são referência para concursos.
  • Também achei que a resposta correta fosse a  letra C, pois o paciente ta tem tuberculose, ou seja o resultado do PPd vai ser positivo...
    Massssssss, 
  • Essa questão foi anulada!
  • Para que realizar o teste tuberculínico se o paciente já é PORTADOR de tuberculose? Não concordo com a resposta da letra A.

  •  Também discordo deste gabarito. Para mim, a resposta é letra C,solicitar teste sorológico anti hiv.

  • Letra A errada : porque o paciente já é portador da doença. 

    Letra B errada: baciloscopia de controle são no mínimo 3 durante o tratamento

    Letra C errada: porque não é solicitar é: OFERECER O TESTE anti- HIV

    Letra D errada: encaminhar ao laboratório não está dentro da assistência dada ao paciente, função de qualquer profissional. 

    Letra E é a mais cabível, como o enfermeiro pode prescrever dentro dos protocolos de rotina para algumas doenças, tais como TB, então ele pode dar a alta após conclusão do tratamento. 


ID
783196
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O pacto pela saúde busca preservar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e construir um acordo que contemple três eixos: pacto pela vida, pacto em defesa do SUS e pacto de gestão do SUS. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) A comissão intergestora bipartite atua no âmbito estadual como importates espaços de negociação, pactuação, articulação entre gestores, definidos na NOB 01/93 . O item está ERRADO.
    b) A Programação Pactuada e Integrada PPI, nortea a alocação de recursos federais da assitência entre municípios pelo gestor estadual, resultando na defenição de limites financeiros claros para todos os municipios do Estado. a PPI não é um programa de distribuição de medicação como afirma a questão. Item ERRADO.
    c) Ao gestor de saúde do estado. ERRADO.
    d) Ao secretário de saúde do município. Item ERRADO.

    Fonte: Para Entender o SUS. Ministerio da Saúde.
  • PPI - Programação Pactuada e Integrada - defini as ações de saúde em cada território e nortea a alocação dos recursos financeiros para a saúde a partir de critérios e parâmetros pactuados entre os gestores.

  • QUESTÃO :

    O PACTO PELA SAÚDE busca : PRESERVAR os PRINCÍPIOS do Sistema Único de Saúde (SUS) E CONSTRUIR um ACORDO que CONTEMPLE TRÊS EIXOS :

    PACTO PELA VIDA ,

    PACTO EM DEFESA DO SUS e

    PACTO DE GESTÃO DO SUS .

    Acerca desse tema, assinale a opção CORRETA :

    Obs : Ações e serviços de saúde do SUS NO MUNICÍPIO : DE FORMA ASCENDENTE = CRESCENTE ( DO NÍVEL LOCAL= MUNICIPAL : AO NÍVEL FEDERAL ) :

    LOCAL = MUNICÍPIO ;

    ESTADUAL = REGIÃO = ESTADO ;

    DISTRITO FEDERAL = UNIÃO FEDERAL : MINISTÉRIO DA SAÚDE.

    GABARITO :

    E ) Ao SECRETÁRIO MUNICIPAL de Saúde cabe :

    ELEGER prioridades E ESTABELECER objetivos, METAS E INDICADORES PARA o ATENDER A SAÚDE DA POPULAÇÃO ( LOCAL E ( REGIONAL= ESTADO/ ESTADUAL ) ) .

  • QUESTÃO :

    O PACTO PELA SAÚDE busca : PRESERVAR os PRINCÍPIOS do Sistema Único de Saúde (SUS) E CONSTRUIR um ACORDO que CONTEMPLE TRÊS EIXOS :

    PACTO PELA VIDA ,

    PACTO EM DEFESA DO SUS e

    PACTO DE GESTÃO DO SUS .

    Acerca desse tema, assinale a opção CORRETA :

    Obs : Ações e serviços de saúde do SUS NO MUNICÍPIO : DE FORMA ASCENDENTE = CRESCENTE ( DO NÍVEL LOCAL= MUNICIPAL : AO NÍVEL FEDERAL ) :

    LOCAL = MUNICÍPIO ;

    ESTADUAL = REGIÃO = ESTADO ;

    DISTRITO FEDERAL = UNIÃO FEDERAL : MINISTÉRIO DA SAÚDE.

    GABARITO :

    E ) Ao SECRETÁRIO MUNICIPAL de Saúde cabe :

    Eleger prioridades e estabelecer objetivos, metas e indicadores para o atendimento em saúde da população LOCAL E REGIONAL ( ESTADO/ ESTADUAL ) .

  • Pessoal eu penso que regional é ESTADO. Até região de saúde não é o MUNICÍPIO. Voei agora


ID
783199
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que concerne à gestão dos serviços de saúde no SUS, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • b) A NOB 01/93, cria transferencia REGULAR e automatica ( fundo a fundo)  de toda e qualquer assitência para municipios. Item CORRTO!   
  • CUSTEIO DA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR E AMBULATORIAL

    Os recursos de custeio da esfera federal destinados à assistência hospitalar e ambulatorial, conforme mencionado pelo colega, configuram o TFA, e os seus valores podem ser executados segundo duas modalidades: Transferência Regular e Automática (Fundo a Fundo) e Remuneração por Serviços Produzidos.

     Transferência Regular e Automática Fundo a Fundo

     

    Consiste na transferência de valores diretamente do Fundo Nacional de Saúde aos fundos estaduais e municipais, independente de convênio ou instrumento congênere, segundo as condições de gestão estabelecidas na NOB 93.

    Fonte: Conselho Nacional de Saúde

  • Achei estranho, pois é serviço contratado. Se é serviço contratado, o pagamento não pode ser fundo a fundo (o fundo de saúde está no município, que recebe e paga contratado).

    Dá a impressão que o particular tem fundo de saúde.


ID
783202
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para realizar o procedimento de enfermagem de irrigação de lesão com solução estéril, o profissional de enfermagem deve

Alternativas
Comentários
  • Exelente explicação, obrigada prof Tatiane.


ID
783205
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca das teorias de enfermagem, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Virginia Henderson: Teoria das necessidades básicas: valorização da independência sobre a dependência 
    Hildergard Peplau: Teoria das relações interpessoais.relação enfermeiro/paciente
    Martha Rogers: Teoria do modelo conceitual do homem: procurar uma interação harmoniosa entre o homem e meio ambiente
  • A teoria de Enfermagem de Orem foi desenvolvida entre 1959 a 1985. Baseia-se na premissa que os pacientes podem cuidar de si próprios. Primariamente usada em reabilitação e cuidados primários, onde o paciente é encorajado a ser independente o máximo possível. O modelo de Orem é baseado em que todos os pacientes desejam cuidar de si próprios.

    Requisitos de autocuidado Requisitos de autocuidado

    Requisitos de autocuidados são grupos de necessidades que Orem identificou. São classificados como:

    Requisitos Universais - aqueles que todos têm
    Requisitos de desenvolvimento de autocuidado - aqueles que relacionados com o desenvolvimento individual
    Requisitos de desvio de saúde - aqueles resultantes de condições dos pacientes
    Déficits de autocuidado.
    Fonte: 
    http://enfermagem-sae.blogspot.com.br/2009/03/dorothea-elizabeth-orem-teoria-do-auto.html
  • Segundo Orem (2006), a teoria de enfermagem do déficit do autocuidado está constituída por três teorias que também foram criadas por essa autora, que são as seguintes:

     1 - Teoria de autocuidado: Refere-se à realização do autocuidado em si, assim como explica e justifica por que o autocuidado é necessário à saúde. 

     2 - Teoria do déficit do autocuidado: Consiste em explicar quando e por que a enfermagem torna-se necessária e imprescindível à pessoa em relação ao processo cuidativo. É mais abrangente do que a teoria anterior.

     3 - Teoria do sistema de enfermagem: Relaciona-se ao fato da pessoa estar em situação de déficit de autocuidado e para compensá-lo, necessita do cuidado de enfermagem. Logo essa teoria se limita em explicar a maneira pela qual as pessoas são ajudadas pela enfermagem.

     

    fonte: http://www.eewb.br/pesquisa/autocuidado/frmfundamentacao.html

     

    DEUS PROVERÁ!

  • a) Leininger introduziu a dimensão cultural do cuidado de enfermagem em sua teoria e criou a metodologia denominada modelo do sol nascente.

    b) Martha Rogers criou a teoria do modelo conceitual do homem.

    c) De acordo com a teoria da adaptação de Callista Roy, o cuidado de enfermagem promove as respostas adaptativas do paciente mediante o fortalecimento dos mecanismos de enfrentamento regulador e cognitivo.

    d) A teoria de Levine é composta pelos princípios de conservação: da energia, da integridade estrutural, da integridade pessoal e da integridade social.

    e) A teoria geral de enfermagem de Dorothea Orem é formada pelos seguintes constructos teóricos: teoria do autocuidado, teoria do déficit de autocuidado e a teoria de sistemas de enfermagem.

  • Mas em momento algum a alternativa mencionou "só em razão".


ID
783208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito da taxonomia de diagnósticos de enfermagem, assinale a opção correta

Alternativas
Comentários
  • Em relação à alternativa C:

    Para a construção dos enunciados dos

    Diagnósticos e dos Resultados de Enfermagem a

    CIPE® propõem a inclusão de: um termo do Eixo Foco

    e um termo do Eixo Julgamento, podendo ser

    adicionados termos de qualquer outro eixo, conforme

    necessário. Para a construção dos enunciados das

    Intervenções de Enfermagem devem ser inclusos um

    termo do Eixo Ação e termos alvos de qualquer outro

    Os conceitos das declarações de enfermagem eixo, exceto do eixo julgamento 

  • LETRA A: 
    Na NOC, os resultados NÃO são enunciados como metas ou objetivos de enfermagem.
    LETRA B:

    Intervenção é definido na NIC como qualquer tratamento realizado pela enfermeira baseado no julgamento clínico e no conhecimento.
    NIC não tem nada haver com gravidade do paciente.
    LETRA C

    Os eixos que compõem o Modelo 7-Eixos da CIPE® são: Foco, Julgamento, Cliente, Ação, Meios, Localização e Tempo, que agregam termos e seus significados.
    De acordo com o Modelo 7-Eixos da CIPE® para definir-se uma intervenção de enfermagem são recomendadas as inclusões: de um termo do Eixo Ação e de um termo de qualquer um dos eixos (denominado termo Alvo), com exceção do Eixo Julgamento. Já para definir diagnósticos e resultados de enfermagem são recomendadas as inclusões: de um termo do Eixo Foco e de um termo do Eixo Julgamento, podendo ser acionados termos de quaisquer outros eixos. conforme necessário.
    Portanto, o que está errado na questão é a palavra "APENAS"
    LETRA D
    Para ser considerado um Diag. de Enfermagem real o mesmo deverá conter três elementos, sendo eles: o título, uma ou mais característica definidora e NO MÍNIMO um fator relacionado.
    Para o diagnóstico de risco (potencial) bastam dois elementos: o título e um fator de risco (fator relacionado). O Diag. de Enfermagem de risco não possui a característica definidora, uma vez que o advento não existe, não há manifestações sintomatológicas.
    A questão disse que NANDA-I NÃO PERMITE MAIS DE UM FATOR RELACIONADO NEM MAIS DE UMA CARACTERÍSTICA DEFINIDORA, POR ISSO ESTÁ ERRADA.
     
    LETRA E
    CORRETA!

     
  • Um adendo:

    Fator relacionado é CAUSA, logo pode existir mais de uma, pra um determinado DIAGNÓSTICO. Assim como CARACTERÍSTICAS DEFINIDORAS são os sinais e sintomas do problema, sendo no MÍNIMO UM!


ID
783211
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à assistência de enfermagem ao portador de transtorno mental e às unidades da rede de atenção à saúde mental, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Os NASF 3 são estabelecimentos que visam promover a atenção integral em saúde e saúde mental, prioritariamente para usuários de crack, álcool e outras drogas na Atenção Básica para Municípios com porte populacional menor que 20.000 (vinte mil) habitantes, devendo obedecer ao disposto na Portaria Nº 154/GM/MS, de 24 de janeiro de 2008, que cria os NASF.

    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2010/prt2843_20_09_2010.html
  • a)      O Programa "DeVolta para Casa" foi criado pelo Ministério da Saúde.
    b)      O CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor da vida. O CAPSad que se refere ao Álcool e à Droga.
    c)      Correta
    d)      http://portal.saude.gov.br/portal/saude/cidadao/visualizar_texto.cfm?idtxt=24006
    e)      Estes serviços devem ser substitutivos e não complementares ao hospital psiquiátrico. De fato, o CAPS é o núcleo de uma nova clínica, produtora de autonomia, que convida o usuário à responsabilização e ao protagonismo em toda a trajetória do seu tratamento.
     
    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br

    Bons estudos!!! 

ID
783214
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação aos procedimentos de enfermagem na assistência ao paciente com doença renal ou do trato urinário, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A: antes do exame deve-se beber bastante líquido, entretanto ficar em jejum; INCORRETA

    Letra D: Iniciar a micção. Desprezar o 1º jato da urina, sem interromper a micção, e recolher o  ato médio, evitando encher o frasco até a tampa. Desprezar também o jato final. Fechar o frasco imediatamente;
    : : Após a coleta, trazer ao laboratório no prazo máximo de uma hora até o momento de sair de casa;
    : : Informar se está ou esteve em uso de antibióticos e/ou antissépticos urinários. 
  • Correta: D, urina de 24 h deve-se esvaziar a bexiga e coletar a partir daquela hora todas as urinas até o mesmo horário.


ID
783217
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, somente uma organização acreditada com nível 3 de qualidade

Alternativas
Comentários
  • O Programa de Acreditação Hospitalar é parte importante desse esforço para  melhorar a  qualidade da assistência prestada pelos hospitais brasileiros. Desde 1997, o Ministério da Saúde vem persistentemente investindo em palestras de sensibilização, na criação e consensualização de padrões e níveis de qualidade, e na sistematização de mecanismos que garantam a credibilidade de todo o processo de maneira sustentável.  O desenvolvimento do Programa de Acreditação Hospitalar é uma necessidade em termos de eficiência e uma obrigação do ponto de vista ético.

    Padrão
    Garantia de qualidade, nível 3:
    conta com sistema de avaliação e garantia da qualidade, baseado em indicadores, implantados e consolidados, que gera informações que permitem a 
    tomada de decisões corretivas, melhoria de processos e comparações com referenciais adequados.

    Fonte:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acreditacao_hospitalar.pdf
  • Complementando o comentário acima:

    b) dispõe de manual de normas, rotinas e procedimentos documentados, atualizados e disponíveis  
    NÍVEL 2 incorreto

    c) desenvolve atividades destinadas a avaliar a qualidade do atendimento, contando com grupo multiprofissional destinado à promoção e incorporação da qualidade nos processos institucionais NÍVEL 1 incorreto

    d) possui programa de educação e treinamento voltado para a melhoria de processos. NÍVEL 2 incorreto

    e) dispõe de estatísticas básicas e de evidências de integração com os outros serviços da organização. NÍVEL 2 incorreto


    BONS ESTUDOS!
  • Letra A - Correta
    Letra B - Errada: Refere-se ao Nível 2
    Letra C - Errada: Refere-se ao Nível 1
    Letra D - Errada: Refere-se ao Nível 2
    Letra E - Errada: Refere-se ao Nível 2
    - Segue extrato do Manual de Acreditação do Ministério da Saúde:
    Garantia da Qualidade - Nível 1
    A Organização desenvolve atividades destinadas a avaliar a qualidade do atendimento, contando com grupo multiprofissional, destinado à promoção e incorporação da qualidade nos processos institucionais.
    Garantia da Qualidade - Nível 2
    Dispõe de manual(is) de normas, rotinas e procedimentos documentado(s), atualizado(s) e disponível(is); possui programa de educação e treinamento voltado para a melhoria de processos; dispõe de estatísticas básicas e de evidências da integração dos outros serviços da Organização.
    Garantia da Qualidade - Nível 3
    A Organização conta com comissão, grupo de trabalho ou secretaria executiva do programa de qualidade implantada, normatizada e com ações evidentes em todo o sistema assistencial; conta com sistema de avaliação e garantia da qualidade, baseado em indicadores, implantados e consolidados, que gera informações que permitem a tomada de decisões corretivas, melhoria de processos e comparações com referenciais adequados.
    Att Fernando!
  • GABARITO A

    Garantia da Qualidade - Nível 3 A Organização conta com comissão, grupo de trabalho ou secretaria executiva do programa de qualidade implantada, normatizada e com ações evidentes em todo o sistema assistencial; conta com sistema de avaliação e garantia da qualidade, baseado em indicadores, implantados e consolidados, que gera informações que permitem a tomada de decisões corretivas, melhoria de processos e comparações com referenciais adequados.

    MANUAL DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR

  • Garantia da Qualidade - Nível 1

     

     A Organização desenvolve atividades destinadas a avaliar a qualidade do atendimento, contando com grupo multiprofissional, destinado à promoção e incorporação da qualidade nos processos institucionais.

     Itens de Orientação • Profissional capacitado em métodos de gestão, para desempenhar as atividades de promoção e incorporação da qualidade nos processos organizacionais. • Comissão, grupo ou secretaria executiva do programa de qualidade, com atuação no ambiente institucional.

    Garantia da Qualidade - Nível 2

     Dispõe de manual(is) de normas, rotinas e procedimentos documentado(s), atualizado(s) e disponível(is); possui programa de educação e treinamento voltado para a melhoria de processos; dispõe de estatísticas básicas e de evidências da integração dos outros serviços da Organização.

     Itens de Orientação • Manual(is) de normas, rotinas e procedimentos documentado(s), atualizado(s) e disponível(is). • Grupo de trabalho capacitado para a melhoria de processos e integração institucional, com evidências de sua atuação. • Análise crítica dos processos, procedimentos e resultados organizacionais

    Garantia da Qualidade - Nível 3

     A Organização conta com comissão, grupo de trabalho ou secretaria executiva do programa de qualidade implantada, normatizada e com ações evidentes em todo o sistema assistencial; conta com sistema de avaliação e garantia da qualidade, baseado em indicadores, implantados e consolidados, que gera informações que permitem a tomada de decisões corretivas, melhoria de processos e comparações com referenciais adequados.

  • LETRA A


ID
783220
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao suporte básico de vida, assinale a opção correta de acordo com as diretrizes da Sociedade Americana de Cardiologia divulgadas em 2010.

Alternativas
Comentários

ID
783223
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Recomenda-se a suspensão definitiva do aleitamento materno caso

Alternativas
Comentários
  • A galactosemia é um erro inato do metabolismo (de característica autossômica recessiva), caracterizado por uma inabilidade em converter galactose em glicose da maneira normal. O resultado imediato é o acúmulo de metabólitos da galactose no organismo, que passa a ter níveis circulantes elevados e tóxicos, principalmente para o fígado, cérebro e olhos.
    A galactosemia afeta principalmente o fígado, os olhos, os rins e a região cerebral. Nas células do epitélio do cristalino (no olho), o acúmulo do galactitol causa um aumento da osmolaridade, o que resulta na retenção de água, além da diminuição da solubilidade das proteínas da lente. Ocasionando, assim, na formação da catarata.
    O acúmulo anormal de galactose-1-fosfato causa uma ação sobre a célula hepática, levando à cirrose. A ocorrência de icterícia nos primeiros dias também é verificado e ocorre devido ao excesso de bilirrubina não conjugada no sangue Ocorre também o surgimento de aminoacidúria secundária e hipoglicemia (provavelmente devida à inibição da fosfo-glicomutase e da glicose-6-fosfatase).Outros sintomas também decorrentes da doença são: anorexia, perda de peso, ascite, distensão abdominal, hemorragia, falência ovariana, letargia, septicemia (devido a uma inibição da atividade bactericida dos leucócitos) e atraso de desenvolvimento psicomotor (retardo mental).

                                                                      O diagnóstico pode ser feito no período pré-natal ou no período neonatal.
                                                                      No período pré-natal, o diagnóstico é feito através da amniocentese.
    No período neonatal é efetuado o Teste do Pezinho

    O tratamento é baseado na eliminação total da galactose da dieta

    Um outro tratamento é a Rã Terapia, que consiste em utilizar a carne de rã (Rana catesbeiana Shaw, 1802) como base alimentar no tratamento de crianças com erros inatos do metabolismo de carboidratos simples (frutosemia e galactosemia)
  • O aleitamento materno traz diversos benefícios para a mãe e para a criança, por isso a suspensão definitiva é feita somente em casos extremos. Trata-se de mães com doenças graves, crônicas ou debilitantes, mães infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH), mães que precisem de tomar medicamentos que são nocivos para os bebês e, ainda, aquelas com doenças metabólicas raras como a fenilcetonúria e a galactosemaia. Galactosemia é uma doença rara em que ela não pode ingerir leite humano ou qualquer outro que contenha lactose. O aleitamento materno não deve ser contraindicado nos casos de hanseníase, hepatite B e C, tuberculose, tabagismo ou consumo eventual moderado de álcool.

    Resposta C

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009.
  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    De acordo com CAB nº 23 SAÚDE DA CRIANÇA Aleitamento Materno e Alimentação Complementar 2ª edição.2015.Brasília-DF.

     

     

     

    Nas seguintes situações o aleitamento materno não deve ser recomendado:

     

     

    A criança seja portadora de galactosemia

     

     

     

    aleitamento materno não deve ser contraindicado:

     

     

    a mãe seja portadora do bacilo da hanseníase.

    a criança seja portadora do vírus da dengue.

    a mãe seja tabagista.

     a criança seja portadora do vírus da hepatite B

  • RESPOSTA DO PROFESSOR.

     

     

    O aleitamento materno traz diversos benefícios para a mãe e para a criança, por isso a suspensão definitiva é feita somente em casos extremos. Trata-se de mães com doenças graves, crônicas ou debilitantes, mães infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH), mães que precisem de tomar medicamentos que são nocivos para os bebês e, ainda, aquelas com doenças metabólicas raras como a fenilcetonúria e a galactosemaia. Galactosemia é uma doença rara em que ela não pode ingerir leite humano ou qualquer outro que contenha lactose. O aleitamento materno não deve ser contraindicado nos casos de hanseníase, hepatite B e C, tuberculose, tabagismo ou consumo eventual moderado de álcool. 

    Resposta C 

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009.

  • NAS SEGUINTES SITUAÇÕES O ALEITAMENTO MATERNO NÃO DEVE SER RECOMENDADO:

    • Mães infectadas pelo HIV;

    • Mães infectadas pelo HTLV1 e HTLV2;

    • Uso de medicamentos incompatíveis com a amamentação;

    • Criança portadora de galactosemia, doença rara em que ela não pode ingerir leite humano ou qualquer outro que contenha lactose.

    SITUAÇÕES MATERNAS EM QUE É RECOMENDADA A INTERRUPÇÃO TEMPORÁRIA DA AMAMENTAÇÃO:

    Infecção herpética, quando há vesículas localizadas na pele da mama. A amamentação deve ser mantida na mama sadia;

    Varicela: se a mãe apresentar vesículas na pele cinco dias antes do parto ou até dois dias após o parto, recomenda-se o isolamento da mãe até que as lesões adquiram a forma de crosta. A criança deve receber Imunoglobulina Humana Antivaricela Zoster (Ighavz), que deve ser administrada em até 96 horas do nascimento, aplicada o mais precocemente possível;

    Doença de Chagas, na fase aguda da doença ou quando houver sangramento mamilar evidente;

    Consumo de drogas, recomenda-se que as nutrizes não utilizem tais substâncias. Se usadas, deve-se avaliar o risco da droga versus o benefício da amamentação para orientar sobre o desmame ou a manutenção da amamentação. 


ID
783226
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito da classificação dos resíduos de serviços de saúde, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Classificação dos Resíduos de Saúde - RSS

    GRUPO A - resíduos c a possível presença de agentes biológicos, que por suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar riscos de infecção.

    GRUPO B - resíduos contendo substâncias químicas.

    GRUPO C - Engloba resultados  resultantes de ação humana q contenham radionuclídeos em quantidade superiores aos limites de eliminação especificados nas Normas de Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN.

    GRUPO D - resíduos que n apresentam riscos biológicos, químicos ou radiologicos à saúde ou ambiente e podem ser equiparados aos resíduos domiciliares.

    GRUPO E - materiais perfurocortantes ou escorificantes.


    ALTERNATIVA D!

ID
783229
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da assistência de enfermagem ao recém-nascido, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011. 4 v. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicas)

  • cd o comentário, barbara
  • Infecção/sepse: aumenta o catabolismo, aumenta hipoglicemia na ausência de reserva energética, que pode causar danos neurológicos graves.
  • Letra A - A aspiração de boca, narinas ou vias aéreas deve ser evitada em recém-nascido cuja mãe seja soropositiva para o vírus da imunodeficiência humana; caso seja imprescindível, deve ser cuidadosa - CERTO. No caso de haver deglutição de sangue ou mecônio, não deve ser realizada a lavagem gástrica - ERRADO, devido ao risco de traumas de mucosas durante a passagem da sonda gástrica.

    Letra B- a realização de exames como teste do pezinho, hematócrito, bilirrubina total, gasometria venosa e glicemia, deve ser coletada, por punção no centro do calcanhar, - ERRADO, é nas laterais! pequena quantidade de sangue por meio de papel de filtro, tubo capilar ou tiras reagentes.

    Letra C- Quando o tratamento fototerápico for realizado em um recém-nascido, deve-se cobrir a solução parental e o equipo com papel alumínio ou usar extensores impermeáveis à luz, pois a exposição de soluções de aminoácidos ou multivitamínicas à luz azul provoca a degradação de alguns aminoácidos, ao contrário do que ocorre com os lipídeos- ERRADO, os lipídios também são degradados na luz, que são resistentes à oxidação quando expostos à luz.

    Letra D - O controle hemodinâmico do recém-nascido séptico, que consiste, entre outros aspectos, na manutenção da glicemia e de reservas energéticas, é fundamental para a sua sobrevivência, pois a sepse induz um estado catabólico que se agrava quando o recém-nascido não tem reserva energética suficiente; a sepse grave pode causar deficiência na utilização de glicose e, com isso, hiperglicemia. CERTO!

    Letra E - Manobras de ressuscitação e aspiração gástrica devem ser feitas no recém-nascido de forma cuidadosa para que se evitem traumas e contaminação decorrente do contato com secreções maternas - CERTO. As injeções endovenosas ou intramusculares devem ser administradas imediatamente após o nascimento e antes do banho, e as secreções devem ser cuidadosamente removidas no banho, assim que o recém-nascido estiver estável. – ERRADO, higiene primeiro para evitar contaminação.


ID
783232
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Essencial ao paciente que se submeta a transplante de pâncreas, a ciclosporina

Alternativas
Comentários
  • A ciclosporina suprime as reações imunológicas que causam rejeição de órgãos transplantados, reduzindo a probabilidade de rejeição, com a vantagem de não apresentar os efeitos colaterais indesejáveis de outras drogas usadas para esse fim. 
    É o medicamento de primeira escolha na linha terapêutica, mas há vários efeitos colaterais atribuídos ao seu uso, entre eles a hiperplasia gengival.

    A ciclosporina é um imunomodulador específico com ação na inibição de linfócitos T.

  • são IMUNOSSUPRESSORES: 
    1) Ciclosporina: É um inibidor específico de linfócitos T. Lembrando que ela também inativa a calcineurina. É nefrotóxica.
    2) Azatioprina: Inibe a síntese das purinas;
    3) Micofenolato: é uma droga antiproliferativa que age na biossíntese das purinas, ocorre inibição da síntese de DNA e RNA e conseqüentemente da proliferação celular.
    4) Tacrolimus: anti-linfócitos T, seletivo e potente. Mecanismo de ação semelhante à ciclosporina. É menos nefrotóxico que ela.
    5) Corticosteróides
  • ciclosporina suprime as reações imunológicas que causam rejeição de órgãos transplantados, reduzindo a probabilidade de rejeição, com a vantagem de não apresentar os efeitos colaterais indesejáveis de outras drogas usadas para esse fim.


ID
783235
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Entre as doenças infecciosas e parasitárias relacionadas ao trabalho incluem-se

Alternativas
Comentários
  • As doenças infecciosas e parasitárias relacionadas ao trabalho apresentam algumas características que as distinguem dos demais grupos:
    • os agentes etiológicos não são de natureza ocupacional;
    • a ocorrência da doença depende das condições ou circunstâncias em que o trabalho é executado e da exposição ocupacional, que favorece o contato, o contágio ou a transmissão.

    LISTA DE DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS RELACIONADAS AO TRABALHO, DE ACORDO COM A PORTARIA/MS N.º 1.339/1999
    • Tuberculose (A15- e A19.-)
    Carbúnculo (Antraz) (A22.-)
    • Brucelose (A23.-)
    • Leptospirose (A27.-)
    • Tétano (A35.-)
    • Psitacose, ornitose, doença dos tratadores de aves (A70.-)
    • Dengue (dengue clássico) (A90.-)
    • Febre amarela (A95.-)
    • Hepatites virais (B15- e B19.-)
    • Doença pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) (B20- e B24.-)
    • Dermatofitose (B35.-) e outras micoses superficiais (B36.-)
    • Candidíase (B37.-)
    • Paracoccidioidomicose (blastomicose sul americana, blastomicose brasileira, Doença de Lutz) (B41.-)
    • Malária  (B50- e B54.-)
    • Leishmaniose cutânea (B55.1) ou leishmaniose cutâneo-mucosa  (B55.2)

    Fonte: Ministério da Saúde do Brasil-Organização Pan-Americana da Saúde/Brasil DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO /Manual de Procedimentos para os Serviços de Saúde, Série A. Normas e Manuais Técnicos; n. 114 Brasília/DF – Brasil 2001

ID
783238
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a opção em que é apresentada penalidade consistente na proibição do exercício profissional da enfermagem por um período não superior a vinte e nove dias a ser divulgada nas publicações oficiais dos conselhos federal e regional de enfermagem, nos jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores.

Alternativas
Comentários
  • CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

    Art. 118 - As penalidades a serem impostas pelos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, conforme o que determina o art. 18, da Lei n° 5.905, de 12 de julho de 1973, são as seguintes:

    I - Advertência verbal;

    II - Multa;

    III - Censura;

    IV - Suspensão do Exercício Profissional;

    V - Cassação do direito ao Exercício Profissional.

    § 4º - A suspensão consiste na proibição do exercício profissional da Enfermagem por um período não superior a 29 (vinte e nove) dias e serão divulgados nas publicações oficiais dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores.

    Fonte: 
    http://www.portalcofen.gov.br

  •  § 1º - A advertência verbal consiste na admoestação ao infrator, de forma reservada, que será

    registrada no prontuário do mesmo, na presença de duas testemunhas.

    § 2º - A multa consiste na obrigatoriedade de pagamento de 01 (uma) a 10 (dez) vezes o valor da

    anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento.

    §3º - A censura consiste em repreensão que será divulgada nas publicações oficiais dos Conselhos

    Federal e Regional de Enfermagem e em jornais de grande circulação.

  • RESOLUÇÃO COFEN Nº 564/2017

    Art. 108 As penalidades a serem impostas pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, conforme o que determina o art. 18, da Lei n° 5.905, de 12 de julho de 1973, são as seguintes:

    I – Advertência verbal;

    II – Multa;

    III – Censura;

    IV – Suspensão do Exercício Profissional;

    V – Cassação do direito ao Exercício Profissional.

    § 1º A advertência verbal consiste na admoestação ao infrator, de forma reservada, que será registrada no prontuário do mesmo, na presença de duas testemunhas.

    § 2º A multa consiste na obrigatoriedade de pagamento de 01 (um) a 10 (dez) vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento.

    § 3º A censura consiste em repreensão que será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.

    § 4º A suspensão consiste na proibição do exercício profissional da Enfermagem por um período de até 90 (noventa) dias e será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores.

    § 5º A cassação consiste na perda do direito ao exercício da Enfermagem por um período de até 30 anos e será divulgada nas publicações do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.

  • A suspensão consiste na proibição do exercício profissional da Enfermagem por um período de até 90 (noventa) dias e será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores


ID
783241
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente admitido em unidade de pronto-socorro com trauma abdominal fechado e com taquicardia, pulso filiforme, extremidades frias, diminuição da turgidez cutânea, olhos encovados, diminuição do nível de consciência, taquipneia e hipotensão apresenta quadro de choque

Alternativas
Comentários
  • apesar de ter errado, porem nao analisei bem a questao.
    choque decorrente de trauma sem enfatizar os sintomas, e choque hipovolomico.
    pq o resto cardiogenido ( IAM); Septico (proveniente de alguma bacteria,...) Neurologico ( decorrente  AVC)
    Anafilatico (processo alergico sistemico)
    reposta c


    I
  • Letra C: Correta

    Geralmente, trauma abdominal fechado sugere hemorragia interna abdominal pelo fácil rompimento de alguns dos órgãos internos da região abdominal durante o trauma.
    Os sintomas de "taquicardia, pulso filiforme, extremidades frias, diminuição da turgidez cutânea, olhos encovados, diminuição do nível de consciência, taquipneia e hipotensão" citados na questão são todos característicos de baixa volemia, decorrente da hemorragia interna ocasionada pelo trauma abdominal.

    Att Fernando.

ID
783244
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que concerne às emergências relacionadas a doenças dos aparelhos respiratório e circulatório e psiquiátricas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • "Geralmente , a realização do eletrocardiograma e a dosagem seriada de enzimas cardíacas  no sangue , podem confirmar o diagnóstico de um  infarto do miocárdio  em poucas horas.

    O eletrocardiograma é o exame inicial  , podendo demonstrar certos achados típicos de um  infarto do miocárdio  ( supradesnível do segmento ST ou um novo bloqueio do ramo esquerdo ) , os quais serão  suficientes para que o médico institua imediatamente , uma terapia na tentativa de abrir a artéria que está obstruída pelo trombo , sem esperar o resultado das enzimas cardíacas .

    Para isso , utilizamos  uma angioplastia coronariana ou  infundimos ( através de uma veia no braço ) uma droga que dissolve coágulos  , chamada de trombolítico ou fibrinolítico ( processo de trombólise )."

    http://portaldocoracao.uol.com.br/tratamentos/tromboliticos-fibrinoliticos

  • Comentando a alternativa A

    O infarto agudo do miocárdio é uma síndrome coronária aguda e exige um atendimento imediato. Na maioria dos casos existe um retardo no reconhecimento e na valorização de seus sinais e sintomas. Devido a este problema e a gravidade da situação, cerca de 1/3 das pessoas que tem infarto agudo do miocárdio morrem antes de chegar ao hospital. O maior benefício é alcançado quando a terapia trombolítica é administrada ao paciente. Contudo, poucas são as pessoas que são beneficiadas por este tipo de terapia.

    O motivo para isto é a demora em ir para o hospital. As pessoas portadoras de insuficiência coronariana, hipertensão arterial e diabetes são as que levam mais tempo em buscar o atendimento médico. É de extrema importância que uma pessoa que tem os sintomas característicos do infarto, seja encaminhada para o hospital o mais rapidamente possível. A vida da pessoa pode depender de um atendimento médico imediato.

    Tratamento Trombolítico
    O tratamento trombolítico consiste na aplicação de medicações por via endovenosa que irão desfazer o trombo que se formou na artéria coronária afetada. Para uma pessoa ser submetida a este tratamento, algumas condições devem ser respeitadas:

    Critérios de Inclusão
    Dor no peito típica há menos de 6 horas ou até 12 horas, se houver sinais de isquemia persistente
    Alteração do ECG (supradesnivelamento do segmento ST em duas ou mais derivações contíguas ou na presença de bloqueio completo do ramo esquerdo)

    Contra-indicações Absolutas
    Sangramento interno ativo
    Trauma ou cirurgia há menos de 2 semanas
    Suspeita de dissecção de aorta
    Ressuscitação cardio-pulmonar traumática ou prolongada
    Trauma de crânio recente ou neoplasia do sistema nervoso central
    Retinopatia diabética hemorrágica
    Gravidez
    Antecedente de reação alérgica ao trombolítico
    Pressão sistólica > 200 mmHg ou diastólica > 120 mmHg
    Acidente vascular cerebral hemorrágico

    Contra-indicações Relativas
    Trauma recente ou cirurgia há mais de duas semanas
    Hipertensão severa crônica com ou sem tratamento
    Úlcera péptica ativa
    Acidente vascular cerebral isquêmico
    Uso de anticoagulante
    Doença na coagulação do sangue
    Uso prévio de trombolítico nos últimos 6 - 9 meses

    Se o tratamento for eficiente, isto é, se a artéria for desobstruída e o miocárdio for reperfundido, as sequelas poderão ser mínimas. Neste caso, a pessoa vai ainda precisar de algum tempo de internação para acompanhamento de seu estado de saúde. Isto inclui o uso de medicações vasodilatadoras, bloqueadoras de canais de cálcio, repouso absoluto e a realização de exames sequenciais como o ECG e exames de sangue.

    fonte: 
    http://www.unifesp.br/denf/NIEn/CARDIOSITE/trat.htm
  • SOBRE A ALTERNATIVA E: Em pacientes admitidos com dor precordial prolongada e apresentando supradesnível do segmento ST ao eletrocardiograma, são dosados os marcadores bioquímicos de lesão miocárdica. Os marcadores atualmente disponíveis começam a se elevar na circulação sanguínea após o tempo ideal de reperfusão arterial coronária e não são essenciais para o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio. Nesses casos, deve-se iniciar rapidamente uma estratégia de reperfusão coronária sem aguardar seus resultados. (IV Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnível do Segmento ST)


ID
783247
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A pesquisa de qualidade é fundamental para os profissionais da saúde, porque fornece um alicerce forte para a avaliação crítica da atividade prática em relação aos achados de pesquisa e para a promoção de avanços embasados em evidências. Em relação aos tipos de estudos metodológicos da pesquisa em saúde e enfermagem, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • .
    Um ensaio clínico randomizado é um estudo prospectivo em humanos comparando o efeito e o valor de uma intervenção contra um controle
     
    1. Ensaios clínicos randomizados devem ser considerados quando:
    a. Há incerteza sobre o efeito de uma exposição ou tratamento;
    b. A exposição pode ser modificada no estudo.
     
    2. Potenciais limitações de ensaios clínicos randomizados incluem:
    a. Limitada generalização da população em estudo.
    b. Limitada generalização do ambiente em estudo.
    c. Ensaios clínicos randomizados respondem a uma questão de estudo específica.

    3. As medidas de magnitude de efeito usuais em ensaios clínicos randomizados são o risco relativo e a diferença de risco

    Fonte: Brazilian Journal 176 Oliveira et al. Bras. J. Video-Sur., October / December 2010 Editorial
    of Videoendoscopic Surgery

    Entendendo Ensaios Clínicos Randomizados/ Understanding Randomized Controlled Trials
    MARCO AURÉLIO PINHO DE OLIVEIRA1 ; RAPHAEL CÂMARA MEDEIROS PARENTE.
  • COMPLEMENTANDO==>http://pt.wikipedia.org/wiki/Tipos_de_estudo_epidemiol%C3%B3gico *ESTUDOS ECOLÓGICOS

    . Descreve as diferenças entre as populações num determinado espaço de tempo ou num mesmo tempo; . Compara as frequências da doença entre os diferentes grupos num determinado espaço de tempo; . Informações desejadas são retiradas de registros de dados coletados rotineiramente como fonte de dados oficiais (OMS, registros nacionais...); . São rápidos e de baixo custo, já que dispensam amostragens, entrevistas, fichas ou exames clínicos.

    *ESTUDOS TRANVERSAIS OU DE PREVALÊNCIA

    . Usados em saúde pública para avaliar e planejar programas de controle de doenças; . Medem a prevalência da doença; . Muito difundida em epidemiologia; . Dados coletados num determinado espaço de tempo, especifamente para a obtenção de informações desejadas de grandes populações; . São fáceis e econômicos, com duração de tempo relativamente curta.

    *ESTUDO DE CASO-CONTROLE

    . O investigador parte de indivíduos com e sem doença e busca no passado a presença/ausência do fator de exposição (causa); . Analisa os possíveis fatores associados à doença em questão; . Melhor estudo para doenças raras; . É rápido e barato.

    *ESTUDO COORTE

    . O investigador parte do fator de exposição (causa) para descrever a incidência e analisar associações entre causas e doenças; . Fornece melhores informações sobre as causas de uma doença; . Alto custo e longo período de tempo; . Pode ser dividido em Prospectivo ou Retrospectivo (pode ser confundido com Estudo de caso-controle 

  • Estudos tipo caso-controle - Nesse modelo, após o pesquisador distribuir as pessoas como doentes ou portadoras de uma situação clínica e não doentes ou não portadoras da situação clínica, verifica, retrospectivamente, se houve exposição prévia a um fator entre os doentes e os não doentes. As pessoas doentes ou portadoras são denominadas “casos", e as não doentes ou não portadoras de “controle". Portanto, o parâmetro a ser estudado é a exposição ou não a um fator. Comparam-se as proporções de exposição prévia a determinado fator, entre os doentes e os não doentes. Ou seja, podem ser analisadas as características individuais. Nos Estudos Ecológicos as medidas usadas representam características de grupos populacionais. Portanto a unidade de análise é a população e não o indivíduo. Um exemplo seria um estudo envolvendo diversas cidades brasileiras em que se procurasse correlacionar dados sobre mortalidade infantil a nível de cada município com a renda per capita e índice de analfabetismo do local no sentido de encontrar evidências de que o nível sócio econômico é um dos determinantes de mortalidade infantil. Nesse estudo se trabalha com populações e não apenas com grupos como afirma a alternativa B. Nos estudos transversais todas as medições são feitas num único "momento", não existindo, portanto, período de seguimento dos indivíduos. Esse modelo apresenta-se como uma fotografia ou corte instantâneo que se faz numa população por meio de uma amostragem, examinando-se nos integrantes da casuística ou amostra, a presença ou ausência da exposição e a presença ou ausência do efeito (ou doença). Enfim, o estudo transversal trabalha apenas com os indivíduos já afetados com uma doença. No estudo transversal não é feito acompanhamento como afirma a alternativa C. O termo coorte é utilizado para designar um grupo de indivíduos que têm em comum um conjunto de características e que são observados durante um período de tempo com o intuito de analisar a sua evolução. Num estudo de coorte o pesquisador, após distribuir os indivíduos como expostos e não expostos a um fator em estudo, segue-os durante um determinado período de tempo para verificar a incidência de uma doença ou situação clínica entre os expostos e não expostos. Portanto, o parâmetro a ser estudado é a presença ou não da doença. Na alternativa D é dada a definição do estudo transversal e não de coorte. Na verdade quando falamos de randomização é uma forma de escolha aleatória, muito empregada nos estudos clínicos. O estudo clínico randomizado (ECR) consiste basicamente em um tipo de estudo experimental, desenvolvido em seres humanos e que visa o conhecimento do efeito de intervenções em saúde. Uma primeira característica é o recrutamento de um grupo comum, a partir de uma população de interesse. Nesse tipo de estudo, os pacientes são designados de maneira randomizada ou aleatória para qualquer uma das intervenções sob estudo. A randomização procura assegurar que os grupos fiquem balanceados, tanto para características conhecidas quanto desconhecidas, de forma que a única diferença entre os grupos sejam as intervenções experimental e controle. Resposta E. Bibliografia Hochman B, Nahas FX, Oliveira Filho RS, Ferreira LM. Desenhos de pesquisa. Acta Cirúrgica Brasileira - Vol 20 (Supl. 2) 2005. Rêgo MA. Estudos Caso-Controle. Gaz. méd. Bahia 2010;80:1(Jan-Abr):101-110.
  • a) No estudo caso-controle — ou estudo de grupos, de agregados, estatísticos ou comunitários —, a pesquisa é realizada por meio de estatísticas, sendo a unidade de observação e análise constituída de grupos de indivíduos, e não, de indivíduos isolados.

     

    b) No estudo ecológico, parte-se do efeito, em busca das causas, comparando-se, em relação à exposição prévia, grupos de indivíduos com e sem determinado agravo à saúde, de modo que possa ser testada a hipótese de a exposição a determinados fatores de risco ser causa contribuinte da doença. CASO-CONTROLE Os estudos caso-controle, ao contrário dos estudos de coorte, partem do efeito (doença) para a investigação da causa (exposição)

     

     c) No estudo transversal, parte-se da causa, em busca dos efeitos, identificando-se um grupo de pessoas e coletando-se a informação pertinente sobre a exposição de interesse, de modo que o grupo possa ser acompanhado; em seguida, verificam-se os indivíduos que desenvolveram e os que não desenvolveram a doença em foco e a relação dessa exposição prévia com a ocorrência da doença. COORTE

     

     d) No estudo de coorte, realiza-se a investigação para determinar a prevalência, a fim de se examinar a relação entre eventos em um determinado momento, coletando-se simultaneamente os dados sobre causa e efeito. ESTUDO TRANSVERSAL

     

     e) No estudo randomizado, os participantes são alocados aleatoriamente em grupos denominados grupos de estudo (experimental) e de controle, sendo os primeiros submetidos a determinada intervenção, e os segundos, não. GABARITO.

     

     


ID
783250
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere a violência, abuso de drogas, emergências ambientais e intoxicações, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E

    O delirium tremens é uma psicose causada pela abstinência ou suspensão do uso de drogas ou medicamentos freqüentemente associada ao alcoolismo mas que também pode se apresentar com o uso prolongado ou abusivo de benzodiazepínicos ou barbitúricos. Assim, é uma forma mais intensa e complicada da abstinência. Delirium é um diagnóstico inespecífico em psiquiatria que designa estado de confusão mental: a pessoa não sabe onde está, em que dia está, não consegue prestar atenção em nada, tem um comportamento desorganizado, sua fala é desorganizada ou ininteligível, a noite pode ficar mais agitado do que de dia. A abstinência e várias outras condições médicas não relacionadas ao alcoolismo podem causar esse problema. Como dentro do estado de delirium da abstinência alcoólica são comuns os tremores intensos ou mesmo convulsão, o nome ficou como Delirium Tremens 

  • Na sindrome de abstinência do delirium tremens a febre não é um dos sinais/sintomas:
     "síndrome de abstinência caracteriza-se por tremores, sudorese, aumento da pulsação, náuseas, insônia, agitação, ansiedade; em casos mais graves podem ocorrer convulsões e o delirium tremens (além dos sintomas descritos, a pessoa fica confusa, começa a ter alucinações, em geral 'visões' de bichos nas paredes ou andando pelo corpo)".
  • a) Para o tratamento de pacientes com intoxicação por antidepressivos tricíclicos, como a amitriptilina, indicam-se, como medidas de descontaminação, o uso de carvão ativado, a lavagem gástrica e a indução do vômito. Não se deve induzir o vômito, pois acontece uma depressão do SNC e existe risco de broncoaspiração. b) Em emergências ambientais, como catástrofes com múltiplas vítimas, usa-se a técnica denominada START (simples triagem e rápido tratamento), que consiste em método simples embasado somente na avaliação da respiração e do nível de consciência das vítimas, que são separadas em três níveis de prioridade.  O método consiste na avaliação da RESPIRAÇÃO, PERFUSÃO E NÍVEL DE CONSCIÊNCIA. Além disso são 4 níveis de prioridade: Preto (sem prioridade); vermelho (1ª proridade); amarelo (2ª proridade) e verde (3ª proridade). c) Paciente com intoxicação exógena por opioide apresenta pupilas midriáticas, depressão do sistema nervoso central e taquicardia, entre outras manifestações.  A intoxicação por opióides caracteriza-se pela analgesia, sentimentos de euforia ou disforia, sentimentos de calor, rubor facial, coceira na face, boca seca e constrição da pupila. O uso intravenoso de um opióide pode causar sensações na região inferior do abdômen descritas como ímpeto orgiástico, seguido por uma sensação de sedação (denominada "cochilo") e sonhos. A intoxicação grave pode causar depressão respiratória, arreflexia, hipotensão, taquicardia, apnéia, cianose e morte. Pelo que entendi, a midráse é apenas um sinal de abstinencia dos opioides.   d) Ao atender criança que aparente ter sido vítima de violência doméstica, o profissional de enfermagem deve, ao abordar os pais, confirmar as descrições feitas pela criança, confrontá-los diante de dados contraditórios e aferir os registros.  Os profissionais não devem confrontar a criança com os pais...  e) O delirium tremens, que pode durar até uma semana, é a forma mais grave da síndrome de abstinência ao álcool, caracterizada por agitação extrema, delírio, psicose e febre. correta!
  • Complementando

     

     

    De acordo com o artigo Complicações psiquiátricas do uso crônico do álcool: síndrome de abstinência e outras doenças psiquiátricas.Rev Bras Psiquiatr 2004;26(Supl I):47-50

     

     

    Delirium Tremens ( DT )

     

    DT é um quadro específico de delirium, relacionado à abstinência do álcool. Quadros de delirium usualmente apresentam sintomas flutuantes, com piora significativa à noite. São comuns alterações cognitivas, da memória e da atenção e desorientação temporo-espacial. A atenção diminuída e distúrbios do pensamento resultam em fala incoerente.

     

    São comuns alterações senso-perceptivas (alucinações e ilusões), sendo as alucinações visuais bastante comunsDelírios também são freqüentes, em geral persecutórios e relacionados à desorientação temporo-espacial.

     

    Alterações do humor são usuais e variam desde intensa apatia até quadros de ansiedade intensa; a presença de alterações no ciclo sonovigília é constante.

     

    DT, habitualmente, inicia-se até 72 horas (embora possa começar depois de até sete dias) após a abstinência e compreende sinais e sintomas variados, como confusão mental, alucinações, tremores, febre (com ou sem sinais de infecção) e hiper-responsividade autonômica, com hipertensão, taquicardia e sudorese.

     

    Deve-se suspeitar de DT em todos os casos de agitação em um paciente com SAA ( Síndrome de Abstinência do Álcool )  cuja pressão arterial esteja acima de 140/90mm Hg, a freqüência cardíaca seja maior que 100 bpm e a temperatura superior 37ºC.

     

    Taxas de mortalidade são elevadas, variando de 5% a 15% dos pacientes com essa condição.

     

     


ID
783253
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para evitar a contaminação por algumas doenças (condições ou agentes etiológicos) ou a sua propagação, recomendam-se algumas precauções. Deve-se usar a precaução de contato somada à precaução-padrão em caso de

Alternativas
Comentários
  • Transmissão da Rubéola

    É causada por um vírus do gênero Rubivirus, o Rubella vírus. A rubéola é uma doença infecto-contagiosa que acomete principalmente crianças entre cinco e nove anos. A transmissão acontece de uma pessoa a outra, geralmente pela emissão de gotículas das secreções respiratórias dos doentes. É pouco freqüente a transmissão através do contato com objetos recém-contaminados por secreções de nariz, boca e garganta ou por sangue, urina ou fezes dos doentes. A rubéola congênita acontece quando a mulher grávida adquire rubéola e infecta o feto porque o vírus atravessa a placenta.

    http://www.bio.fiocruz.br/index.php/rubeola-sintomas-transmissao-e-prevencao



    Impetigo é uma infecção bacteriana que atinge a camada mais superficial da pele, a derme. Ocorre com mais frequência no verão: época em que a temperatura propicia a proliferação destes organismos. Esta doença tem maior prevalência em crianças, em razão da menor resistência que a pele tem neste momento da vida. O contágio se dá pelo contato direto, principalmente por meio de lesões cutâneas, como picadas de inseto, arranhões ou cortes preexistentes nesta região. Roupas e toalhas podem, também, ser via de transmissão, em casos mais raros.

    A Staphylococcus aureus e Streptococcus do grupo A são as responsáveis pela manifestação do impetigo. As manifestações cutâneas, desta forma, variam de acordo com o agente infeccioso.

    http://www.brasilescola.com/doencas/impetigo.htm


ID
783256
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao processamento de produtos para a saúde e ao processo de esterilização de materiais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão toda baseada na RDC 15/2012 ANVISA: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/segurancadopaciente/documentos/rdcs/RDC%20N%C2%BA%2015-2012.pdf
  • RESOLUÇÃO - RDC Nº 15, DE 15 DE MARÇO DE 2012 

    Art. 12 - Produtos para saúde classificados como semicríticos devem ser submetidos, no mínimo, 

    ao processo de desinfecção de alto nível, após a limpeza. 

    Parágrafo único: produtos para saúde semicríticos utilizados na assistência ventilatória, anestesia e 

    inaloterapia devem ser submetidos à limpeza e, no mínimo, à desinfecção de nível intermediário, com 

    produtos saneantes em conformidade com a normatização sanitária, ou por processo físico de 

    termodesinfecção, antes da utilização em outro paciente; 


    Como disse nossa colega, obrigada!
  • RDC 15/2012

    ART. 93 É OBRIGATÓRIO A REALIZAÇÃO DE TESTE PARA AVALIAR O DESEMPENHO DO SISTEMA DE REMOÇÃO DE AR (BOWIE & DICK) DA AUTOCLAVE ASSISTIDA POR BOMBA DE VÁCUO, NO PRIMEIRO CICLO DO DIA.

  • RDC 15/2012 ANVISA:

    Art. 11 Produtos para saúde classificados como críticos devem ser submetidos ao processo de
    esterilização, após a limpeza e demais etapas do processo.
    Art. 12 Produtos para saúde classificados como semicríticos devem ser submetidos, no mínimo,
    ao processo de desinfecção de alto nível, após a limpeza.
    Parágrafo único. produtos para saúde semicríticos utilizados na assistência ventilatória, anestesia e
    inaloterapia devem ser submetidos à limpeza e, no mínimo, à desinfecção de nível intermediário, com
    produtos saneantes em conformidade com a normatização sanitária, ou por processo físico de
    termodesinfecção, antes da utilização em outro paciente;
    Art. 13 - Produtos para saúde utilizados na assistência ventilatória e inaloterapia, não poderão ser
    submetidos à desinfecção por métodos de imersão química líquida com a utilização de saneantes a base
    de aldeídos.
    Art. 14 Produtos para saúde classificados como não-críticos devem ser submetidos, no mínimo, ao
    processo de limpeza.


ID
783259
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação aos cuidados de enfermagem ao paciente submetido a ressonância magnética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A metformina poderá interagir com o contraste iodado...

    Conforme publicado em vários artigos na literatura, em pacientes com função renal normal a realização dos exames contrastados pode ser feita com relativa segurança e com baixo risco de nefrotoxicidade induzida pelo contraste, mesmo em pacientes portadores de mieloma múltiplo e diabéticos em uso de metformina.
    Metformina (Glucofage®, Glifage®, Dimefor® e Glucoformin®) é um anti-hiperglicemiante oral usado em pacientes diabéticos que não dependem de insulina, sendo 90% excretada pelos rins e acumulando-se no organismo em estados de insuficiência renal. Em pacientes diabéticos com função renal alterada, o meio de contraste age como um possível desencadeador da insuficiência renal, que, por sua vez, leva ao acúmulo de metformina. O acúmulo da metformina pode levar ao desenvolvimento de acidose lática severa, que chega a ser fatal em até 50% dos indivíduos. Dessa forma, recomenda-se interromper antes, ou no momento do procedimento e seja reintroduzida 48 horas após a injeção do contraste, desde que a função renal esteja normal. Dessa forma é necessário uma avaliação prévia da função renal e que, caso esta estivesse alterada, a interrupção no uso deveria ser orientada para a administração segura do meio de contraste.

  • Lembrando que é sempre necessario o dialogo entre o enfermeiro e o paciente.
  • Letra A
    Tendo em vista as evidências atuais, a RNM pode ser realizada com segurança a qualquer momento após a colocação de stents coronarianos convencionais ou farmacológicos, como recomendado em recente documento doAmerican Heart Association. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302008000400006
    Letra B
    Resposta correta!

    A metformina é excretada pelo rim por filtração glomerular. A meia-vida é de três horas e aproximadamente 90% da droga é eliminada em 24 horas. Qualquer fator que reduza a excreção renal da metiformina ou aumente os níveis plasmáticos de ácido lácteo deve ser identificado. Insuficiência renal é uma situação de risco. A injeção intravenosa de meio de contraste em paciente em uso de metformina é preocupante. Portanto, a medicação deve ser suspensa temporariamente nos pacientes que receberão meio de contraste IV. Se ocorrer redução da função renal após o uso do meio de contraste, poderá ocorrer acúmulo de metformina, resultando num acúmulo de lactato. Os pacientes com maior risco são aqueles com função renal limítrofe ou com insuficiência renal incipiente.
    Então, recomenda-se que a metformina seja suspensa antes, ou no momento do procedimento e seja reintroduzida 48 horas após a injeção do contraste, desde que a função renal esteja normal. Também é recomendável dosar a creatinina antes da reintrodução da metformina nos pacientes que clinicamente apresentarem redução do volume urinário. 
    Fonte: 
    http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=2462
    Letra C
    Contra-Indicações absolutas para RNM: pacientes portadores de marca-passo cardíacos, clipes de aneurisma cerebral, fragmentos metálicos intra-oculares e próteses metálicas auditivas, próteses metálicas, ferido em serviço militar (projétil no corpo)
    Letra D
    A questão diz que as reações fatais ocorrem somente após uma hora dessa injeção. Isto é errado. Reações podem ocorrer a qualquer momento.
    Letra E
    O preparo deverá ser orientado ao paciente com antecedência, e não no dia do exame.

  • O contraste utilizado em RMN é o Gadolínio e não o contraste iodado.