SóProvas



Prova COMPERVE - 2018 - Prefeitura de Natal - RN - Enfermeiro do Trabalho


ID
2710456
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Em meio a uma profunda crise econômica e política do Estado brasileiro surge, no final da década de 1970 e início dos anos 1980, o Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira, que defendia um sistema de saúde universal, em contraposição ao modelo médico assistencial privatista, então vigente, que se apresentava cada vez mais ineficiente, caro e excludente. O Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira

Alternativas
Comentários
  •  

    D) gerou mudanças no sistema de saúde, alcançando mudanças institucionais importantes e apontando alternativas centradas na Atenção Primária em Saúde.

  •  O Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira ...gerou mudanças no sistema de saúde, alcançando mudanças institucionais importantes e apontando alternativas centradas na Atenção Primária em Saúde.

  • O movimento da Reforma Sanitária nasceu no contexto da luta contra a ditadura, no início da década de 1970. A expressão foi usada para se referir ao conjunto de ideias que se tinha em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde. Essas mudanças não abarcavam apenas o sistema, mas todo o setor saúde, em busca da melhoria das condições de vida da população.

    Grupos de médicos e outros profissionais preocupados com a saúde pública desenvolveram teses e integraram discussões políticas. Este processo teve como marco institucional a 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986. Entre os políticos que se dedicaram a esta luta está o sanitarista Sergio Arouca.

    As propostas da Reforma Sanitária resultaram, finalmente, na universalidade do direito à saúde, oficializado com a Constituição Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

  • Houve a colaboração dos parlamentares !!


ID
2710459
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 incluiu, no capítulo da seguridade social, a saúde como direito de todos e dever do Estado, fundamentando a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS passa a ser o principal norteador na condução das políticas de saúde do Brasil, incorporando o conceito ampliado de saúde e entendendo a saúde como cidadania. A partir de então, as políticas públicas de saúde no Brasil

Alternativas
Comentários
  • a) priorizam a assistência nas unidades de atenção primária em saúde que, na rede de atenção à saúde, estão concentradas em locais específicos do território (as UBS estão presente em todo território)

     b)preconizam a realização de ações de promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde, fundamentando-se na integralidade e priorizando as ações curativas. ( as ações PREVENTIVAS têm prioridade sobre as curativas)

    c) garantem o acesso universal aos serviços de saúde realizados nas Unidades Básicas e o atendimento para serviços de alta complexidade através da saúde suplementar. (saúde secundária e terciária) 

    d) correto


ID
2710462
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O SUS é o conjunto de ações e serviços públicos de saúde, compondo uma rede regionalizada e hierarquizada, organizada a partir dos princípios da universalidade, equidade, integralidade, descentralização e participação da comunidade. Analise as afirmativas abaixo que discorrem sobre os princípios do SUS.


I Em situações que ocorrem grandes desigualdades, como no acesso à saúde, é necessário estabelecer o princípio da equidade tratando igualmente os desiguais para minimizar o efeito da determinação social.

II A rede regionalizada representa a articulação entre os gestores estaduais e municipais com objetivo de organizar os serviços de saúde para que todos tenham acesso a todos os níveis de atendimento.

III A descentralização permite que as realidades de saúde de cada município sejam respeitadas, uma vez que a tomada de decisão é feita pelos seus gestores, com a transferência direta de recursos da União.

IV A participação da comunidade expressa o exercício da democracia no que se refere às decisões na saúde e assegura o controle social, cabendo aos gestores a função de fiscalizar e avaliar as ações.


Em relação aos princípios do SUS, estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • c) II e III.

  • não trata iguais os desiguais, trata diferente por causa da sua limitação

    Equidade: Equidade; o objetivo desse princípio é diminuir desigualdades. Apesar de todas as pessoas possuírem direito aos serviços, as pessoas não são iguais e, por isso, têm necessidades distintas. Em outras palavras, equidade significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior.

    integralidade; Integralidade: este princípio considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação. Juntamente, o princípio de integralidade pressupõe a articulação da saúde com outras políticas públicas, para assegurar uma atuação intersetorial entre as diferentes áreas que tenham repercussão na saúde e qualidade de vida dos indivíduos.

    regionalização; serviços organizados de acordo com a area geografica, planejamento epidemiologico, é o conhecimento da população a ser atendida.

    hierarquização; divide os niveis de atenção para garantir acesso a toda complexidade

    Descentralização e Comando Único: descentralizar é redistribuir poder e responsabilidade entre os três níveis de governo. Com relação à saúde, descentralização objetiva prestar serviços com maior qualidade e garantir o controle e a fiscalização por parte dos cidadãos. No SUS, a responsabilidade pela saúde deve ser descentralizada até o município, ou seja, devem ser fornecidas ao município condições gerenciais, técnicas, administrativas e financeiras para exercer esta função.

  • Gabarito Letra C

    A) promover a eqüidade na atenção à saúde, considerando as diferenças individuais e de grupos populacionais, por meio da adequação da oferta às necessidades como princípio de justiça social, e ampliação do acesso de populações em situação de desigualdade, respeitadas as diversidades locais;

    D) Participação - democratização do conhecimento do processo saúde/doença e dos serviços, estimulando a organização da comunidade para o efetivo exercício do controle social, na gestão do sistema.


ID
2710465
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Lei nº 8.142/90 foi sancionada na tentativa de superar os vetos presidenciais aplicados à Lei nº 8.080/90 que atingiram, especialmente, os aspectos referentes aos recursos financeiros e à participação social. A Lei nº 8.142/90, então, passou a regular as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde entre a União, estados e municípios, bem como a participação da comunidade na gestão do SUS. Nessa lei, fica definido que

Alternativas
Comentários
  • Artigo 1º Em cada esfera de governo o SUS contará com as seguintes instâncias colegiadas: Conferências de Saúde e Conselhos de Saúde - SEM PREJUÍZO DAS FUNÇÕES DO PODER LEGISLATIVO;

  • nenhuma alternativa correta 

     

  • Pensei a mesma coisa. O fato de estar entre vírgulas "em que não há separação estrita entre os níveis conceitual e interno", torna essa uma oração explicativa. A ausência da primeira vírgula tornaria a oração restritiva e a assertiva verdadeira. Vá tomar banho, CESPE! ²


ID
2710468
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Básica considera esse nível de atenção como porta de entrada preferencial do sistema, responsável por ordenar fluxos e contrafluxos de pessoas, produtos e informações em todos os pontos de atenção à saúde. Segundo o Decreto Presidencial nº 7.508/2011, que regulamenta a Lei nº 8.080/1990, os serviços especiais de acesso aberto também são considerados como porta de entrada. Um desses serviços de acesso aberto é

Alternativas
Comentários
  • Art. 9o São Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde os serviços:

    I - de atenção primária;

    II - de atenção de urgência e emergência;

    III - de atenção psicossocial; e

    IV - especiais de acesso aberto.  Art. 2 o VII - Serviços Especiais de Acesso Aberto - serviços de saúde específicos para o atendimento da pessoa que, em razão de agravo ou de situação laboral, necessita de atendimento especial;

    Parágrafo único.  Mediante justificativa técnica e de acordo com o pactuado nas Comissões Intergestores, os entes federativos poderão criar novas Portas de Entrada às ações e serviços de saúde, considerando as características da Região de Saúde.


    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7508.htm

  • Questão cabe recurso

  • Quais são os serviços de acesso aberto?

  • Serviços Especiais de Acesso Aberto são serviços de saúde específicos para o atendimento da pessoa que, em razão de agravo ou de situação laboral, necessita de atendimento especial, a exemplo dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Doença Sexualmente Transmissíveis e AIDS.


ID
2710471
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Segundo a Política Nacional de Atenção Básica (BRASIL, 2017), compete às Secretarias Municipais Saúde a coordenação do componente municipal da Atenção Básica, no âmbito de seus limites territoriais, de acordo com a política, diretrizes e prioridades estabelecidas, sendo responsabilidade dos municípios e do Distrito Federal, entre outras:

Alternativas
Comentários
  •  a)organizar, executar e gerenciar os serviços e ações de Atenção Básica, de forma universal, dentro do seu território, incluindo as unidades próprias e excluindo as cedidas pelo estado e pela União.  = compete ao MUNICIPIO , MAS INCLUI

     b)definir estratégias de articulação com as gestões municipais, com vistas à institucionalização do monitoramento e avaliação da Atenção Básica. = compete ao ESTADO 

     c)definir e rever periodicamente, de forma pactuada, na Comissão Intergestores Tripartite, as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica. = compete a UNIÃO 

     d)manter o Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde vigente atualizado mensalmente, conforme regulamentação específica.= compete ao MUNICIPIO 


ID
2710474
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Diante do cenário de dificuldades para concretização dos princípios do SUS e do questionamento sobre a qualidade da assistência à saúde oferecida a seus usuários, formulou-se, em 2003, a Política Nacional de Humanização do SUS. A PNH tem como um dos seus objetivos

Alternativas
Comentários
  • Política Nacional de Humanização busca

    - Redução de filas e do tempo de espera, com ampliação do acesso;

    - Atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco;

    - Implantação de modelo de atenção com responsabilização e vínculo;

    - Garantia dos direitos dos usuários;

    - Valorização do trabalho na saúde;

    - Gestão participativa nos serviços.

  • principiosssssssssss

    Transversalidade

    A Política Nacional de Humanização (PNH) deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. A PNH busca transformar as relações de trabalho a partir da ampliação do grau de contato e da comunicação entre as pessoas e grupos, tirando-os do isolamento e das relações de poder hierarquizadas. Transversalizar é reconhecer que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem conversar com a experiência daquele que é assistido. Juntos, esses saberes podem produzir saúde de forma mais corresponsável.

    Indissociabilidade entre atenção e gestão

    As decisões da gestão interferem diretamente na atenção à saúde. Por isso, trabalhadores e usuários devem buscar conhecer como funciona a gestão dos serviços e da rede de saúde, assim como participar ativamente do processo de tomada de decisão nas organizações de saúde e nas ações de saúde coletiva. Ao mesmo tempo, o cuidado e a assistência em saúde não se restringem às responsabilidades da equipe de saúde. O usuário e sua rede sócio-familiar devem também se corresponsabilizar pelo cuidado de si nos tratamentos, assumindo posição protagonista com relação a sua saúde e a daqueles que lhes são caros.

    Protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos

    Qualquer mudança na gestão e atenção é mais concreta se construída com a ampliação da autonomia e vontade das pessoas envolvidas, que compartilham responsabilidades. Os usuários não são só pacientes, os trabalhadores não só cumprem ordens: as mudanças acontecem com o reconhecimento do papel de cada um. Um SUS humanizado reconhece cada pessoa como legítima cidadã de direitos e valoriza e incentiva sua atuação na produção de saúde.

  • objetivosssss

     

    Propósitos da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS

    - Contagiar trabalhadores, gestores e usuários do SUS com os princípios e as diretrizes da humanização;

    - Fortalecer iniciativas de humanização existentes;

    - Desenvolver tecnologias relacionais e de compartilhamento das práticas de gestão e de atenção;

    - Aprimorar, ofertar e divulgar estratégias e metodologias de apoio a mudanças sustentáveis dos modelos de atenção e de gestão;

    - Implementar processos de acompanhamento e avaliação, ressaltando saberes gerados no SUS e experiências coletivas bem-sucedidas.

     

  • Política Nacional de Humanização busca

    - Redução de filas e do tempo de espera, com ampliação do acesso;

    - Atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco;

    - Implantação de modelo de atenção com responsabilização e vínculo;

    - Garantia dos direitos dos usuários;

    - Valorização do trabalho na saúde;

    - Gestão participativa nos serviços.


ID
2710477
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Do ponto de vista da sua concepção, a humanização no SUS vai além do atendimento humanizado que valoriza a escuta do paciente e sua subjetividade. Entendida como uma política, ultrapassa as competências de um programa, pois institui ações transversais em diferentes instâncias gestoras do SUS. A fim de concretizar suas ações, a Política Nacional de Humanização se estrutura a partir de princípios, métodos, diretrizes e dispositivos para efetivação dos princípios do SUS. Analise as afirmativas abaixo sobre a PNH.


I Dentre as diretrizes da PNH, podemos citar a ‘clínica ampliada’ que procura enfrentar a fragmentação das ações de saúde, estimulando o trabalho interdisciplinar e multiprofissional.

II A PNH preconiza o ‘método da tríplice inclusão’ com a participação de diferentes agentes, através de técnicas como rodas e fomento das redes.

III O Apoio matricial é um dispositivo para o processo de trabalho em saúde que oferece suporte técnico-pedagógico de um generalista às equipes de saúde.

IV Os seus princípios estimulam as mudanças na atenção que deve ser orientada para a autonomia dos sujeitos, sendo o trabalhador de saúde o principal responsável pela saúde dos usuários.


Em relação à PNH, estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • GAB: a) I e II.

  • A clínica ampliada é uma ferramenta teórica e prática cuja finalidade é contribuir para uma abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento, que considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saúde/doença. Permite o enfrentamento da fragmentação do conhecimento e das ações de saúde e seus respectivos danos e ineficácia.

    As rodas de conversa, o incentivo às redes e movimentos sociais e a gestão dos conflitos gerados pela inclusão das diferenças são ferramentas experimentadas nos serviços de saúde a partir das orientações da PNH que já apresentam resultados positivos.

    Incluir os trabalhadores na gestão é fundamental para que eles, no dia a dia, reinventem seus processos de trabalho e sejam agentes ativos das mudanças no serviço de saúde. Incluir usuários e suas redes sócio-familiares nos processos de cuidado é um poderoso recurso para a ampliação da corresponsabilização no cuidado de si.


ID
2710480
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Rede de Atenção à Saúde (RAS) é definida pelo Ministério da Saúde como “arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado” (BRASIL, 2010). A RAS é constituída por três elementos fundamentais: a população/região de saúde definidas, a estrutura operacional e um sistema lógico de funcionamento determinado pelo modelo de atenção à saúde. Em relação aos componentes da estrutura operacional da RAS, analise as afirmativas seguintes.


I Atenção Primária à Saúde é considerada o centro de comunicação da RAS e tem um papel chave na sua estruturação como ordenadora da RAS e coordenadora do cuidado.

II As centrais de regulação, os sistemas de identificação e acompanhamento de usuários e os sistemas de transporte sanitários são considerados como sistemas de apoio da RAS.

III Os sistemas de assistência farmacêutica, de teleassistência e de informação em saúde são considerados como sistemas logísticos da RAS.

IV Os sistemas de transporte sanitário, de acesso regulado à atenção e o cartão de identificação dos usuários são considerados como sistemas logísticos da RAS.


Em relação ao tema exposto, estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D


    As centrais de regulação, os sistemas de identificação e sistemas de transporte sanitários são considerados como sistemas logísticos da RAS.


    Os sistemas de assistência farmacêutica, é considerados como sistema de apoio da RAS.


  • A estrutura operacional, é formada pelos pontos de atenção das redes e pelas ligações materiais e imateriais que integram esses diferentes serviços e possui cinco componentes que fazem parte da estrutura operacional: centro de comunicação; pontos de atenção à saúde secundários e terciários; sistemas de apoio; sistemas logísticos e sistemas de governança (MENDES, 2008; 2011).

    O centro de comunicação é o nó intercambial no qual se coordenam os fluxos e contrafluxos do sistema de atenção à saúde e é constituído pela APS - Atenção Primária à Saúde (Atenção Básica e Equipe do Programa Saúde da Família).

    Os sistemas logísticos são: identificação do usuário por meio do Cartão Nacional do SUS; prontuário clínico; sistema de acesso regulado à atenção e sistemas de transporte. 

  • Qual o erro do quesito 1 ?

  •  A partir da definição das RASs, ancorada nas concepções de redes sociais e de sistemas integrados de atenção à saúde, estabelece os elementos constitutivos desses sistemas:

    -a população,

    -a estrutura operacional

    -os modelos de atenção à saúde.

    O primeiro elemento, a população, é visto como elemento essencial e a razão de ser das RASs e, por essa razão, discute-se a atenção à saúde baseada na população.

    O segundo elemento é a estrutura operacional que se compõe de cinco componentes:

    1.a atenção primária à saúde: o centro de comunicação das redes,

    2.os pontos de atenção secundária e terciária à saúde, com destaque para os novos papéis a serem desempenhados pelos ambulatórios secundários e pelos hospitais, na perspectiva das redes;

    3.os sistemas de apoio: o sistema de apoio diagnóstico e terapêutico, o sistema de assistência farmacêutica e os sistemas de informação em saúde;

    4.os sistemas logísticos: o cartão de identificação das pessoas usuárias, o prontuário clínico, os sistemas de acesso regulado à atenção à saúde; o sistema de transporte em saúde;

    5. o sistema de governança das redes, discutido em termos de sua institucionalidade, de seus sistemas gerenciais e de seu sistema de financiamento.

  • Importante saber o que é logística e suas ferramentas.


ID
2710483
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Ao completar a etapa de contratualização do Programa de Melhoria e Avaliação da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), os municípios e as equipes assumem compromissos voltados para a melhoria do acesso e da qualidade no âmbito desse nível de atenção. Nessa perspectiva, um dos compromissos das equipes de saúde é

Alternativas
Comentários
  • I – Compromissos das Equipes de Atenção Básica:


    i. Organizar o processo de trabalho da equipe em conformidade com os princípios da atenção básica previstos no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica e na PNAB;

    ii. Implementar processos de acolhimento à demanda espontânea para a ampliação, facilitação e qualificação do acesso;

    iii. Alimentar o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) de forma regular e consistente, independentemente do modelo de organização da equipe;

    iv. Programar e implementar atividades, com a priorização dos indivíduos, famílias e grupos com maior risco e vulnerabilidade;

    v. Instituir espaços regulares para a discussão do processo de trabalho da equipe e para a construção e acompanhamento de projetos terapêuticos singulares;

    vi. Instituir processos autoavaliativos como mecanismos disparadores da reflexão sobre a organização do trabalho da equipe, com participação de todos os profissionais que constituem a equipe;

    vii. Desenvolver ações intersetoriais voltadas para o cuidado e a promoção da saúde;

    viii. Pactuar metas e compromissos para a qualificação da Atenção Básica com a gestão municipal. 


    Fonte: file:///C:/Users/Jos%C3%A9/Downloads/pmaq-manual-instrutivo-[165-040412-SES-MT].pdf - Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica


ID
2710486
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Um município aderiu ao 3º Ciclo do Programa de Melhoria e Avaliação da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB). Todas as equipes de saúde passam a desenvolver um conjunto de ações para qualificação da Atenção Básica, com o apoio da gestão, previstas no Eixo Estratégico Transversal de Desenvolvimento do programa. São consideradas ações de qualificação contidas nesse Eixo:

Alternativas
Comentários
  • A segunda fase do PMAQ consiste na etapa de desenvolvimento do conjunto de ações que serão empreendidas pelas Equipes de Atenção Básica, pelas gestões municipais e estaduais e pelo Ministério da Saúde, com o intuito de promover os movimentos de mudança da gestão, do cuidado e da gestão do cuidado que produzirão a melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica.


    Esta fase está organizada em quatro dimensões:


    1 – Autoavaliação;

    2 – Monitoramento;

    3 – Educação Permanente; e

    4 – Apoio Institucional 


    Fonte: file:///C:/Users/Jos%C3%A9/Downloads/pmaq-manual-instrutivo-[165-040412-SES-MT].pdf - Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica


ID
2710489
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde (PNASS) tem como objetivo geral avaliar a totalidade dos estabelecimentos de atenção especializada em saúde, ambulatoriais e hospitalares, contemplados com recursos financeiros provenientes de programas, políticas e incentivos do Ministério da Saúde. Especificamente, o PNASS tem entre seus objetivos:

Alternativas
Comentários
  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Consolidar o processo de avaliações sistemáticas dos estabelecimentos de atenção especializada em saúde, ambulatoriais e hospitalares. 2. Conhecer o perfil da gestão dos estabelecimentos de Atenção Especializada avaliados. 3. Aferir a satisfação dos usuários do SUS nos estabelecimentos avaliados. 4. Incorporar indicadores que meçam o resultado da atenção/assistência prestada pelos estabelecimentos avaliados. 5. Conhecer a inserção dos estabelecimentos de Atenção Especializada avaliados como ponto de atenção da Rede de Atenção à Saúde. 6. Incentivar, pedagogicamente, a cultura avaliativa no processo de trabalho dos gestores de saúde. 7. Incentivar a cultura avaliativa em estabelecimentos de saúde do SUS. 8. Consolidar o Pnass como um instrumento de gestão do SUS. 9. Transformar o Pnass em uma ferramenta estratégica de regulação do SUS.


ID
2710492
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Governo Federal, por meio da Lei n.º 12.871/2013, regulamentou o Programa Mais Médicos (PMM). Esse programa reúne uma série de iniciativas de curto, médio e longo prazos que visa enfrentar o histórico problema da escassez e má distribuição de médicos nas diversas regiões do Brasil e é constituído por três grandes eixos:

Alternativas
Comentários
  • c) provimento emergencial, investimento na infraestrutura da rede de serviços da atenção básica e formação médica.


ID
2710495
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Decreto Presidencial nº 7.508/2011 coloca o planejamento em saúde na centralidade da agenda da gestão, a ser desenvolvido nas três esferas de governo, considerando, entre outras questões, as especificidades do território, os problemas e as necessidades de saúde da população (BRASIL, 2012). Nessa perspectiva, o planejamento da saúde no SUS utiliza instrumentos que devem ser integrados, revistos e adotados em consonância com os seus referenciais legais. É responsabilidade dos três entes federativos a elaboração, a aplicação e a adaptação desses instrumentos com a colaboração de usuários, profissionais e gestores.

No que se refere ao planejamento em saúde no SUS, analise as afirmativas seguintes.


I O planejamento da saúde deve compatibilizar, no âmbito dos planos de saúde, as necessidades das políticas de saúde com a disponibilidade orçamentária dos recursos.

II A elaboração dos planos de saúde estadual e municipal deve seguir um modelo normativo de planejamento, contemplando momentos de diálogo entre os atores envolvidos no processo: gestores e profissionais de saúde.

III O planejamento da saúde desconsidera os serviços e as ações prestados pela iniciativa privada, os quais não compõem o Mapa da Saúde municipal, regional, estadual e nacional.

IV No processo de planejamento, a participação social deve ser observada, inclusive em âmbito regional, por meio de estímulo à realização de plenárias de conselhos de saúde e de fóruns de conselheiros de saúde.


Em relação ao planejamento em saúde no SUS, estão corretas as afirmativas .

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

     

    I O planejamento da saúde deve compatibilizar, no âmbito dos planos de saúde, as necessidades das políticas de saúde com a disponibilidade orçamentária dos recursos. (Art. 15 do Decreto 7508\11)

    II A elaboração dos planos de saúde estadual e municipal deve seguir um modelo normativo de planejamento, contemplando momentos de diálogo entre os atores envolvidos no processo: gestores e profissionais de saúde. (Art. 15, § 2 - .. planejamento integrado dos entes federativos..)

    III O planejamento da saúde desconsidera os serviços e as ações prestados pela iniciativa privada, os quais não compõem o Mapa da Saúde municipal, regional, estadual e nacional. (Art. 16 do referido Decreto)

    IV No processo de planejamento, a participação social deve ser observada, inclusive em âmbito regional, por meio de estímulo à realização de plenárias de conselhos de saúde e de fóruns de conselheiros de saúde.


ID
2710498
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Decreto Presidencial nº 7.508/2011 coloca o planejamento em saúde na centralidade da agenda da gestão, a ser desenvolvido nas três esferas de governo, considerando, entre outras questões, as especificidades do território, os problemas e as necessidades de saúde da população (BRASIL, 2012). Nessa perspectiva, o planejamento da saúde no SUS utiliza instrumentos que devem ser integrados, revistos e adotados em consonância com os seus referenciais legais. É responsabilidade dos três entes federativos a elaboração, a aplicação e a adaptação desses instrumentos com a colaboração de usuários, profissionais e gestores.

O instrumento de planejamento da saúde que operacionaliza as intenções expressas no Plano de Saúde e tem por objetivo anualizar as metas do Plano de Saúde e prever a alocação dos recursos orçamentários a serem executados é

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Não encontrei na Lei a resposta, tanto que errei a questão ao colocar letra B, contudo ao pesquisar o Drecreto 7508\11 e a Lei 8142\90 notei que o Rélatório de Gestão (o qual contém seção específica relativa aos compromissos assumidos no Âmbito do Contrato Organizativo, art 40,§1, Dec.)  trata de um dos requisitos para que ocorra o repasse dos recursos ao Município, Estado e Distrito Federal, bem como a própria questão dá a resposta ao mencionar "...anualizar as metas do Plano de Saúde...". Ou seja, se houver o conhecimento prévio do significado do Relatório de gestão é possível matar a questão, tendo em vista, é claro, que plano plurianual e Lei orçamentária Anual não tÊm nada a ver!

  • Portaria nº 2.135/2013 - Sistema de Planejamento do SUS

    Art. 4º A Programação Anual de Saúde (PAS) é o instrumento que operacionaliza as intenções expressas no Plano de Saúde e tem por objetivo anualizar as metas do Plano de Saúde e prever a alocação dos recursos orçamentários a serem executados.

  • o programa é que operacionaliza... da pra eliminar por interpretação de palavras..

  • 1a PARTE :

    QUESTÃO :

    METAS = objetivos DO PROGRAMA ANUAL DE SAÚDE :

    Planejar = programar a saúde operacional ( multi/funcional ) .

    Prever = alocar os recursos orçamentários

    É o mesmo que :

    GABARITO : A ) : PROGRAMAR A SAÚDE ( ANUAL)

    OBSERVAÇÃO : POGRAMAR SAÚDE no SUS : ANUAL :

    Conselho de Saúde

     órgão colegiado, DELIBERATIVO e PERMANENTE do Sistema Único de Saúde - SUS :

    Propor , discutir , acompanhar , deliberar , avaliar e

    Fiscalizar a implementação das

    Políticas de Saúde ,inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros Então.. PROGRAMAR SAÚDE (ANUAL) conforme CONSELHO DE SAÚDE, LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA e realizar o

    RELATÓRIO ANUAL.

    O CONSELHO DE SAÚDE será composto por representantes de :

    A ) Usuários

    +

    B ) Demais representantes :

    Trabalhadores de saúde ;

    Prestadores de serviço de saúde ;

    Representantes do Governo :

    Como será essa composição ? A Composição será paritária ( igual ) : Usuários ( 50 % ) em relação aos demais representantes ( 50 % ) :

    Distribuição :

    Usuários ( 50 % ) e

    Demais representantes :

    Trabalhadores de saúde : 25 % + Representantes do governo : 25 % = 50 % .

    OBSERVAÇÃO : PLANO ( PLANEJAMENTO) A MÉDIO PRAZO : RE/AVALIAR e RE/PLANEJAR a SAÚDE : médio prazo : PLANO DE SAÚDE PLURI/ANUAL ( 4 anos ) :PLANO PLURI/ANUAL DO GOVERNO :

    Conferência de Saúde :CONSULTIVO:

    Reunir-se a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais ,para AVALIAR a situação de saúde e PROPOR/PLANEJAR ( metas , ações , diretrizes ) ELABORAR PROPOSTAS para reavaliar e reformular políticas de saúde nos níveis correspondentes,convocada pelo PODER EXECUTIVO ou pelo CONSELHO DE SAÚDE .

    Resumindo..

    A ) PROGRAMAR a SAÚDE :CONSELHO DE SAÚDE: ANUAL.

    B) PLANO :PLANEJAMENTO RE/AVALIAR e RE/PLANEJAR a SAÚDE A MÉDIO PRAZO : 4 ANOS : PLANO PLURI/ANUAL : CONFERÊNCIA DE SAÚDE.

    A ) PROGRAMA ANUAL :

    conforme CONSELHO DE SAÚDE e

    conforme LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA :

    REALIZAR O RELATÓRIO .

    Continua 2a parte

  • Continuação : 2a PARTE :

    PROGRAMA ANUAL conforme :

    CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE ...

    LEI de DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA : Terá prazo para ser entregue até dia 15 de abril : (OBS : cobra isso em prova ) .

    REALIZAR O RELATÓRIO ANUAL : será enviado ao CONSELHO ATÉ DIA 30 DE MARÇO DO ANO SEGUINTE AO DA EXECUÇÃO FINANCEIRA : (OBS : cobra isso em prova ) .

    O RELATÓRIO DETALHADO do QUADRIMESTRE /QUATRIMESTRE ( espaço de tempo de 4 meses) : monitorar , acompanhar a execução do PLANO DE ATENÇÃO À SAÚDE: APRESENTADO PELO GESTOR DO SUS até o final dos meses : 2 , 5 e 9 ( ou seja : até o final dos meses de : fevereiro , maio e setembro .

    B ) PLANO : PLANEJAMENTO: MÉDIO PRAZO 4 ANOS : REAVALIAR e REPLANEJAR : PLANO PLURI/ANUAL ( 4/4Anos ) : CONFERÊNCIA DE SAÚDE ( Prazo até o dia 31 de agosto para elaborar aprovação ) .

    COMENTÁRIO PARA AS ALTERNATIVAS :

    A ) PROGRAMAR A SAÚDE (ANUAL) CONFORME : políticas públicas sociais e econômicas do Estado avaliadas , discutidas e aprovadas no CONSELHO DE SAÚDE .

    D ) LEI de DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA (ANUAL)

    B ) RELATÓRIO DE GESTÃO (ANUAL)

    C ) PLANO ( PLANEJAMENTO) DE SAÚDE : PLURI/ANUAL : 4 ANOS .

    VEJAMOS : AS OUTRAS ALTERNATIVAS DA QUESTÃO :

    A ) Programa de Saúde ( Anual ) .

    D ) LEI de DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA ( Anual ) :

    Terá prazo para ser entregue até dia 15 de abril : (OBS : cobra isso em prova ) .

    B ) Relatório de Gestão ( Anual ) :

    PRAZO para enviar AO CONSELHO ATÉ o DIA 30 de MARÇO do ano seguinte ao da execução financeira .

    C ) Plano Pluri/anual ( PLANEJAMENTO DO GOVERNO de MÉDIO PRAZO : 4 Anos )

    PLANO de MÉDIO PRAZO 4 / 4 = 4 ANOS : CONFERÊNCIA DE SAÚDE .

    PRAZO ATÉ o dia 31 de AGOSTO para elaborar aprovação .

    OBSERVAÇÃO :

    *PLANEJAR A ASSISTÊNCIA À SAÚDE DO MUNICÍPIO :ATENÇÃO 1A :

    PLANO PLURI/ANUAL .

    PROGRAMA DE SAÚDE ANUAL .

    RELATÓRIO DE GESTÃO MUNICIPAL .

    *PLANEJAR A ASSISTÊNCIA À SAÚDE (orçamento do GOVERNO = LEI ) :

    PLANO PLURI/ANUAL .

    LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL .

    LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS.


ID
2710501
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Nas últimas décadas, seguindo uma tendência global, o Brasil vem passando por um processo de transição demográfica, epidemiológica e nutricional, determinado pela queda da fecundidade, declínio da mortalidade por doenças infecciosas, aumento da expectativa de vida e maior exposição a modos de vida pouco saudáveis. Assim, o perfil de morbimortalidade da população apresenta um aumento da ocorrência de casos de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), com destaque para as doenças cardiovasculares e as neoplasias. Tomando como referência a vigilância das DCNT, analise as afirmativas seguintes.


I Uma das características da vigilância das DCNT é o monitoramento da adesão a fatores de proteção e de risco dessas doenças que permitem medir as exposições atuais e tendências futuras de adoecimento e mortalidade.

II A vigilância das DCNT emprega estratégias semelhantes às utilizadas pela vigilância das doenças infectocontagiosas, como por exemplo, a notificação compulsória e a investigação de casos novos.

III A vigilância das DCNT estimula a prática de ações de promoção da saúde, pautadas em intervenções intersetoriais, a fim de prevenir casos novos, deter o crescimento e melhorar o prognóstico dos casos já existentes.

IV A vigilância das DCNT utiliza o Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN) como principal fonte de dados e informações estratégicas de ocorrência das doenças e agravos não transmissíveis.


Em relação a vigilância das DCNT, estão corretas as afirmativas.

Alternativas
Comentários
  • a) I e III.


ID
2710504
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Ministério da Saúde define periodicamente a lista nacional de notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços públicos e privados em todo o território nacional. A inclusão de doenças e agravos nessa lista está condicionada a alguns critérios, tais como a transcendência, que se expressa por meio de características subsidiárias, que conferem relevância especial à doença ou agravo. Entre essas características, destacam-se:

Alternativas
Comentários
  • · Transcendência - que se tem definido como um conjunto de características apresentadas por doenças e agravos, de acordo com sua apresentação clínica e epidemiológica, das quais as mais importantes são: a severidade medida pelas taxas de letalidade, hospitalizações e seqüelas; a relevância social que subjetivamente significa o valor que a sociedade imputa à ocorrência do evento através da estigmatização dos doentes, medo, indignação quando incide em determinadas classes sociais; e as que podem afetar o desenvolvimento o que as caracteriza como de relevância econômica devido a restrições comerciais, perdas de vidas, absenteísmo ao trabalho, custo de diagnóstico e tratamento, etc.

    fente:


ID
2710507
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O relatório Errar é Humano do Institute of Medicine (IOM) trouxe à tona a ocorrência de 44.000 a 98.000 mortes evitáveis decorrentes de falhas no processo assistencial nos Estados Unidos. A divulgação do relatório provocou, em vários países e organizações internacionais, uma mobilização no sentido de apoiar estratégias destinadas a prevenir e evitar falhas nos sistemas de assistência à saúde. No Brasil, esse movimento teve como um dos desdobramentos a implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente, instituído pela portaria GM/MS nº 529/2013. Um dos pressupostos que possibilitam a cultura de segurança, prevista nessa portaria é

Alternativas
Comentários
  •  Portaria  529/13 art. 4° c) cultura que encoraja e recompensa a identificação, a notificação e a resolução dos problemas relacionados à segurança;

  • a) cultura na qual todos os trabalhadores, incluindo profissionais envolvidos no cuidado e gestores, assumem responsabilidade pela sua própria segurança, pela segurança de seus colegas, pacientes e familiares;

    b) cultura que prioriza a segurança acima de metas financeiras e operacionais;

    c) cultura que encoraja e recompensa a identificação, a notificação e a resolução dos problemas relacionados à segurança;

    d) cultura que, a partir da ocorrência de incidentes, promove o aprendizado organizacional; e

    e) cultura que proporciona recursos, estrutura e responsabilização para a manutenção efetiva da segurança; e

     


ID
2710510
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A segurança do paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, as famílias, os gestores e os profissionais de saúde, com a finalidade de ofertar uma assistência segura. Os protocolos de segurança propostos pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente incluem :

Alternativas
Comentários
  •  

     

    RESOLUÇÃO NÚMERO 36, DE 25 DE JULHO DE 2013

    Art. 8º O Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde (PSP), elaborado pelo NSP, deve estabelecer
    estratégias e ações de gestão de risco, conforme as atividades desenvolvidas pelo serviço de saúde para:
    I - identificação, análise, avaliação, monitoramento e comunicação dos riscos no serviço de saúde, de forma
    sistemática;
    II - integrar os diferentes processos de gestão de risco desenvolvidos nos serviços de saúde;
    III - implementação de protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saude;
    IV - identificação do paciente;
    V - higiene das mãos;
    VI - segurança cirúrgica;
    VII - segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos;
    VIII - segurança na prescrição, uso e administração de sangue e hemocomponentes;
    IX - segurança no uso de equipamentos e materiais;
    X - manter registro adequado do uso de órteses e próteses quando este procedimento for realizado;
    XI - prevenção de quedas dos pacientes;
    XII - prevenção de úlceras por pressão;
    XIII - prevenção e controle de eventos adversos em serviços de saúde, incluindo as infecções relacionadas à
    assistência à saúde;
    XIV- segurança nas terapias nutricionais enteral e parenteral

    XV - comunicação efetiva entre profissionais do serviço de saúde e entre serviços de saúde;
    XVI - estimular a participação do paciente e dos familiares na assistência prestada.
    XVII - promoção do ambiente seguro

  • Não deveria ter uma palavra negativa antes da " úlcera por pressão "? Fiquei na duvida :(

  • Encontrei um material mais reduzido:

    A Portaria MS/GM nº 529/2013 estabelece que um conjunto de protocolos básicos, definidos pela OMS, deva ser elaborados e implantados:

    1 Prática de higiene das mãos em estabelecimentos de Saúde;

    2 Cirurgia segura;

    3 Segurança na prescrição,

    4 Uso e administração de medicamentos;

    5 Identificação de pacientes;

    6 Comunicação no ambiente dos estabelecimentos de Saúde;

    7 Prevenção de quedas;

    8 Úlceras por pressão;

    9 Transferência de pacientes entre pontos de cuidado;

    10 Uso seguro de equipamentos e materiais.

    Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Documento de Referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Fundação Oswaldo Cruz; Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 40p. Disponível em: <bvsms.saude.gov.br>.

  • Úlcera por pressão : Lesão na pele e no tecido subjacente resultante da pressão prolongada sobre a pele.

    As pessoas com maior risco são aquelas com uma condição que limita sua capacidade de mudar de posição... Ex: aquelas pessoas q ficam dias e dias num leito de hospital.


ID
2710513
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária nº 36, de 2013, estabelece que o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) deve implantar um plano de segurança do paciente em serviços de saúde com atividades de identificação, análise, avaliação, monitoramento e comunicação dos riscos, integrando os diferentes processos de gestão dos riscos desenvolvidos nos serviços de saúde. Uma das técnicas de identificação de riscos mais conhecida e aplicada nos serviços de saúde é

Alternativas
Comentários
  • DA VIGILÂNCIA, DO MONITORAMENTO E DA NOTIFICAÇÃO DE EVENTOS ADVERSOS

    Art. 9º O monitoramento dos incidentes e eventos adversos será realizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente - NSP.

    Art. 10 A notificação dos eventos adversos, para fins desta Resolução, deve ser realizada mensalmente pelo NSP, até o 15º (décimo quinto) dia útil do mês subsequente ao mês de vigilância, por meio das ferramentas eletrônicas disponibilizadas pela Anvisa.

    Parágrafo único - Os eventos adversos que evoluírem para óbito devem ser notificados em até 72 (setenta e duas) horas a partir do ocorrido.

    Art. 11 Compete à ANVISA, em articulação com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária:

    I - monitorar os dados sobre eventos adversos notificados pelos serviços de saúde;

    II - divulgar relatório anual sobre eventos adversos com a análise das notificações realizadas pelos serviços de saúde;

    III - acompanhar, junto às vigilâncias sanitárias distrital, estadual e municipal as investigações sobre os eventos adversos que evoluíram para óbito.

  • Art. 9º O monitoramento dos incidentes e eventos adversos será realizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente

    - NSP.

    A banca tenta induzir o candidato ao erro, uma vez que não escreve a palavra eventos!

  • GABARITO A


ID
2765416
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Lei Nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Sobre a saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS), analise as afirmativas abaixo.

I Os serviços de saúde voltados para o trabalhador, em todo o território nacional, serão instituídos por meio do Subsistema de Atenção à Saúde do Trabalhador.
II À direção nacional do SUS compete participar da formulação e da implementação das políticas relativas às condições e aos ambientes de trabalho.
III A saúde do trabalhador abrange a assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho.
IV Os serviços públicos de atenção à saúde do trabalhador caracterizam -se pela atuação, por iniciativa própria, de profissionais liberais e de pessoas jurídicas de direito privado.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A, assertivas II e III.  Fundamento:

    II) Art. 16. Competências DIREÇÃO NACIONAL: *Participar da formulação e implementação das políticas: de saneamento básico e condições e ambientes de trabalho;

    III) Art.6. Saúde do trabalho abrange: *Assistência a vítimas de acidentes de trabalho ou portadores de doença profissional;

     

     Corrigindo as assertivas erradas:

    I) Não há Subsistema de Atenção à Saúde do Trabalhador.
    Art. 19-A-H:  É instituído o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, componente do SUS, cabendo à União financiar o Subsistema de Atenção à Saúde indígena

    IV) Art. 20- Os serviços privados caracterizam-se pela atuação, por iniciativa própria, de profissionais liberais, legalmente habilitados, e de pessoas jurídicas de direito privado na promoção, proteção e recuperação da saúde.

     

     

    FONTE: 8.080/90 

  • ENTENDE-SE POR SAÚDE DO TRABALHADOR, PARA FINS DESTA LEI, UM CONJUNTO DE ATIVIDADES QUE SE DESTINA, ATRAVÉS DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E VIGILÂNCIA SANITÁRIA, Á PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DA SAÚDE DOS TRABALHADORES, ASSIM COMO VISA Á RECUPERAÇÃO E REABILITAÇÃO DA SAÚDE DOS TRABALHADORES SUBMETIDOS AOS RISCOS E AGRAVOS ADVINDOS DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO, ABRANGENDO:

    I- ASSISTÊNCIA AO TRABALHADOR VÍTIMA DE ACIDENTES DE TRABALHO OU PORTADOR DOENÇA PROFISSIONAL E DO TRABALHO;

    II- PARTICIPAÇÃO, NO ÂMBITO DE COMPETÊNCIA DO SUS, EM ESTUDOS, PESQUISAS, AVALIAÇÃO E CONTROLE DOS RISCOS E AGRAVOS POTENCIAIS Á SAÚDE EXISTENTES NO PROCESSO DE TRABALHO;

    III- PARTICIPAÇÃO, NO ÂMBITO DE COMPETÊNCIA DO SUS, DA NORMATIZAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO, EXTRAÇÃO, ARMAZENAMENTO, TRANSPORTE, DISTRIBUIÇÃO E MANUSEIO DE SUBSTÂNCIA, DE PRODUTOS, DE MÁQUINAS E DE EQUIPAMENTOS QUE APRESENTEM RISCOS Á SAÚDE DO TRABALHADOR;

    IV- AVALIAÇÃO DO IMPACTO QUE AS TECNOLOGIAS PROVOCAM Á SAÚDE;

    V- INFORMAÇÃO AO TRABALHADOR E Á SUA RESPECTIVA ENTIDADE SINDICAL E ÁS EMPRESAS SOBRE OS RISCOS DE ACIDENTES DE TRABALHO, DOENÇA PROFISSIONAL E DO TRABALHO, BEM COMO OS RESULTADOS DE FISCALIZAÇÕES, AVALIAÇÕES AMBIENTAIS E EXAMES DE SAÚDE, DE ADMISSÃO, PERIÓDICOS E DE DEMISSÃO, RESPEITADOS OS PRECEITOS DA ÉTICA PROFISSIONAL;

    VI - PARTICIPAÇÃO NA NORMATIZAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE DO TRABALHADOR NAS INSTITUIÇÕES E EMPRESAS PÚBLICAS E PRIVADAS;

    VII - REVISÃO PERIÓDICA DA LISTAGEM OFICIAL DE DOENÇAS ORIGINADAS NO PROCESSO DE TRABALHO, TENDO NA SUA ELABORAÇÃO A COLABORAÇÃO DAS ENTIDADES SINDICAIS; E

    VIII- A GARANTIA AO SINDICATO DOS TRABALHADORES DE REQUERER AO ÓRGÃO COMPETENTE A INTERDIÇÃO DE MÁQUINA, DE SETOR DE SERVIÇO OU DE TODO AMBIENTE DE TRABALHO, QUANDO HOUVER EXPOSIÇÃO A RISCO IMINENTE PARA A VIDA OU A SAÚDE DOS TRABALHADORES;



ID
2765419
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Tendo como base a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, instituída pela Portaria Nº 1.823, de 23 de agosto de 2012, à direção nacional do Sistema de Único Saúde compete:

Alternativas

ID
2765422
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Portaria Nº 2.437, de 7 de dezembro de 2005, dispõe sobre a am pliação e o fortalecimento da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), no Sistema Único de Saúde (SUS) e dá outras providências. De acordo com essa Portaria, é função do Ministério da Saúde na gestão da RENAST:

Alternativas
Comentários
  • Fonte: Portaria Nº 2437/2005

    Funções do Ministério da Saúde na gestão da RENAST 

    O Ministério da Saúde, na gestão nacional da RENAST, deve atuar na definição das diretrizes, na regulação e pactuação das ações e no apoio político e técnico, com as seguintes incumbências:

    1) elaborar a Política Nacional de Saúde do Trabalhador para o SUS, aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde – CNS e pela Comissão Intergestores Tripartite – CIT;

    2) coordenar a RENAST com a participação das esferas estaduais e municipais de gestão do SUS;

    3) elaboração de projetos de lei e normas técnicas pertinentes à área, com a participação de outros atores sociais como entidades representativas dos trabalhadores, universidades e organizações não governamentais;

    4) inserir as ações de Saúde do Trabalhador na Atenção Básica, Urgência/Emergência, Rede Hospitalar, Vigilância Sanitária e Epidemiológica;

    5) assessorar os Estados, os CEREST e os Municípios na realização de ações de alta complexidade, quando solicitado;

    6) definir acordos e cooperação técnica com instituições afins com a Saúde do Trabalhador para capacitação e apoio à pesquisa na área;

    7) definir rede de laboratórios de análises químicas e toxicológicas como referências regionais ou estaduais;

    8) definir a Rede Sentinela em Saúde do Trabalhador no âmbito nacional; e

    9) definir o financiamento federal para as ações de Saúde do Trabalhador.


ID
2765425
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Trabalhadores submetidos a determinadas condições de trabalho podem apresentar quadros clínicos do sistema musculoesquelético denominados lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT). Estes são, por definição, fenômenos relacionados ao trabalho, decorrente, dentre outros fatores, da utilização excessiva imposta ao sistema musculoesquelético e da falta de tempo para sua recuperação . Uma das características da LER/DORT é

Alternativas
Comentários
  • aparece de forma traiçoeira.


ID
2765428
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A perda auditiva induzida por ruído (PAIR) é provocada pela exposição ao ruído por tempo prolongado, estando presente em diversos ramos de atividades, com destaque para a siderurgia, metalurgia, gráfica, têxteis, papel e papelão, vidraria, entre outros. Além dos sintomas auditivos como a perda auditiva, dificuldade de compreensão de fala e zumbido, o trabalhador com PAIR também demonstra queixas, como cefaleia, tontura, irritabilidade e problemas digestivos. De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, a PAIR

Alternativas
Comentários
  • O que é a perda auditiva induzida por ruído?

    É uma doença neurossensorial, irreversível e progressiva com o tempo de exposição ao ruído.


ID
2765431
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As pneumopatias cuja etiologia relaciona-se à inalação de poeiras em ambientes de trabalho são genericamente designadas como pneumoconioses. Diversos ramos de atividades podem expor trabalhadores ao risco de inalação de poeiras causadoras de pneumoconiose. No Brasil, os registros epidemiológicos sobre a doença são escassos e retratam alguns ramos de atividades em situações focais. Sobre a ocorrência de silicose, por exemplo, os dados disponíveis dão uma noção parcial do contexto de riscos relacionados a essa doença. Considere as seguintes afirmativas sobre as pneumoconioses.

I Como regra geral, trabalhadores com pneumoconiose devem ser afastados do ambiente que contribuiu para o surgimento da doença, pois a exposição continuada leva a um agravamento do quadro.
II A exposição à sílica dificulta o desenvolvimento de tuberculose e de pneumoconiose. Entretanto, recomenda-se evitar a exposição a dois fatores de riscos diferentes.
III As pneumoconioses podem, didaticamente, ser divididas em fibrogênicas e não fibrogênicas, de acordo com o potencial que tem a poeira de produzir fibrose reacional.
IV As pneumoconioses, como regra geral, dispensam a notificação compulsória no Sistema Único de Saúde, uma vez que os dados epidemiológicos disponíveis retratam contextos ocupacionais de difícil intervenção e controle.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • A pneumoconiose é uma doença ocupacional causada pela inalação de substâncias químicas, como sílica, alumínio, amianto, grafite ou asbesto, por exemplo, levando à problemas e dificuldades respiratórias.

     

    Silicose, em que é inalado em excesso poeira de sílica;

    Antracose, também chamada de pulmão negro, em que é inalada poeira de carvão;

    Beriliose, em que há inalação constante de pó ou gases de berílio;

    Bissinose, que é caracterizada pela inalação de poeira das fibras de algodão, linho ou cânhamo;

    Siderose, em que há inalação excessiva de poeira contendo partículas ferro. Quando além do ferro são inaladas partículas de sílica, essa pneumoconiose é denominada Siderossilicose.


ID
2765434
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Ministério do Trabalho, por meio do Guia de Análise de Acidentes de Trabalho, adota o conceito de evento adverso para qualquer ocorrência de natureza indesejável relacionada direta ou indiretamente ao trabalho, incluindo, nesse contexto, o acidente de trabalho, o incidente e a circunstância indesejada onde pode estar inserido o trabalhador. De acordo com esse Guia, em uma investigação de eventos adversos, são recomendadas as etapas de

Alternativas

ID
2765437
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Compete ao enfermeiro do trabalho participar ativamente da realização de avaliações do monitoramento biológico referencial e periódico dos trabalhadores expostos ao risco ocupacional. No que se refere ao monitoramento biológico, o enfermeiro do trabalho deve

Alternativas

ID
2765440
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A caracterização das infrações éticas e disciplinares dos profissionais de enfermagem e a aplicação das respectivas penalidades são regidas pelo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, sem prejuízo das sanções previstas em outros dispositivos legais. De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem,

Alternativas
Comentários
  •  a) 01 a 10 vezes o valor da anuidade ...

     b) 02 testemunhas.

     c) CORRETA - a censura consiste em repreensão que será divulgada nas publicações oficiais dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem e em jornais de grande circulação.

     d) 30 anos.

    RESOLUÇÃO COFEN Nº 564/2017




  • RESOLUÇÃO COFEN Nº 564/2017

    Aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem



    CAPÍTULO IV – DAS INFRAÇÕES E PENALIDADES


    § 1º A advertência verbal consiste na admoestação ao infrator, de forma reservada, que será registrada no prontuário do mesmo, na presença de duas testemunhas.


    § 2º A multa consiste na obrigatoriedade de pagamento de 01 (um) a 10 (dez) vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento.


    § 3º A censura consiste em repreensão que será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.


    § 5º A cassação consiste na perda do direito ao exercício da Enfermagem por um período de até 30 anos e será divulgada nas publicações do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.

  • A) a multa consiste no pagamento de 01 a 12 vezes o valor da anuidade em vigor no ato do pagamento, referente à categoria à qual pertence o infrator. ERRADA - PAGAMENTO DE 1 A 10 VEZES

    B) a advertência verbal consiste na admoestação ao infrator, de forma reservada, que será registrada no prontuário deste, na presença de três testemunhas. ERRADA. DUAS

    C) a censura consiste em repreensão que será divulgada nas publicações oficiais dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem e em jornais de grande circulação. CORRETA

    D) a cassação consiste na suspensão do direito ao exercício profissional por um período de até 35 anos e é de competência do Conselho Federal de Enfermagem. CONSISTE NA PERDA DO DIREITO AO EXERCÍCIO DA ENFERMAGEM POR UM PERÍODO DE ATÉ 30 ANOS E SERÁ DIVULGADA NAS PUBLICAÇÕES DO SISTEMA COFEN/ CONSELHOS REGIONAIS DE ENFERMAGEM E EM JORNAIS DE GRANDE CIRCULAÇÃO.



ID
2765443
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem inclui princípios, direitos, responsabilidades, deveres e proibições pertinentes à conduta ética dos profissionais de Enfermagem. De acordo com esse Código, constitui-se em uma proibição:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D. Fundamento:

    d) PROIBIÇÃO --> Art.102- Aproveitar-se de posição hierárquica para fazer constar seu nome como autor/coautor em obra técnico-científica. 

    Corrigindo as demais letras:

    a) DIREITO --> Art.12- Abster-se de revelar informações confidenciais que tenha em razão do seu exercício profissional.

    b) DEVER -->  Art. 44- Prestar assistência em condições que ofereçam segurança, mesmo em suspensão decorrente de movimentos reivindicatórios. Direito de greve é respeitado, devendo ser prestados os cuidados mínimos

    c) DEVER -->  Art. 51- Responsabilizar-se por falta cometida em suas atividades profissionais, independente de ter sido praticada individualmente ou em equipe, desde que tenha participação e/ou conhecimento prévio do fato. Quando a falta for praticada em equipe, a responsabilidade será atribuída pela prática individual.

     

     

     

    FONTE: RESOLUÇÃO COFEN 564/2017- CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM.

  • A) abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional.DOS DIREITOS

    B) prestar assistência de enfermagem em caso de suspensão das atividades decorrentes d e movimentos reivindicatórios da categoria. DOS DEVERES

    C) posicionar-se contra falta cometida durante o exercício profissional seja por imperícia, imprudência ou negligência. DOS DEVERES.

    D) aproveitar-se de posição hierárquica para fazer constar seu nome como autor ou coautor em obra técnico-científica. DAS PROIBIÇÕES



ID
2765446
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Lei Nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre a regulamentação e o exercício da enfermagem estabelece que o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B. Fundamento:

    Art.3.- O planejamento e a programação das instituições e serviços de saúde incluem planejamento e programação de enfermagem.

    As demais assertivas se referem ao Código de ética. Complementando:

    a) DEVER -->  Art. 36- Registrar no prontuário do paciente as informações inerentes e indispensáveis ao processo de cuidar de forma clara, objetiva, cronológica, legível, completa e sem rasuras. 

    c) DEVER -->  Art.52- (....) §3º Profissional intimado como testemunha deverá comparecer perante à autoridade e, se for o caso, declarar as razões para manutenção do sigilo.

    d) DEVER --> Art. 6o- Aprimorar seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais que dão sustentação à sua prática profissional 

     

     

    FONTES:

    LEI 7.498/86- REGULAMENTAÇÃO DO EXERCÍCIO DE ENFERMAGEM

    RESOLUÇÃO COFEN 564/2017- CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

     

  • A Lei 7.498/86 estabelece cada uma das afirmações expressas nas alternativas, sejam elas um fundamento, um dever ou uma proibição. Razão pela qual eu entendo que todas as alternativas estão corretas, uma vez que o examinador não especificou o que queria.

  • Que questão maluca!

  • A assertiva “b” é idêntica ao Art. 3º O planejamento e a programação das instituições e serviços de saúde incluem planejamento e programação de enfermagem.

    RESPOSTA: B

  • B.

    "Art. 4º A programação de enfermagem inclui a prescrição da assistência de enfermagem."

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7498.htm


ID
2765449
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Portaria Nº 1.600 do Ministério da Saúde, de 7 de julho de 2011, reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências e institui a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com essa Portaria, a Atenção Básica em Saúde tem por objetivo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C. Fundamento:  Art.6o. Atenção Básica em Saúde: objetiva a ampliação do acesso, fortalecimento do vínculo, responsabilização e o primeiro cuidado às urgências e emergências até a transferência/encaminhamento a outros pontos de atenção, quando necessário, com a implantação de acolhimento com avaliação de riscos e vulnerabilidades.   

         

    A Rede de Atenção às Urgências (RAU) tem os seguintes componente: 

    I) Promoção, prevenção e vigilância à saúde;
    II) Atenção Básica em Saúde;
    III) SAMU e suas Centrais de Regulação Médica:
    IV) Sala de estabilização;
    V) Força Nacional de Saúde do SUS;
    VI) UPA e serviços de urgência 24h;
    VII) Hospitalar; e
    VIII) Atenção domiciliar. 

    Corrigindo as demais: 

    a) SAMU e CENTRAIS DE REGULAÇÃO

    b) Componente PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E VIGILÂNCIA À SAÚDE

    d) FORÇA NACIONAL DO SUS.

     

     

     

    FONTE: PORTARIA 1.600/2011. REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS DO SUS 

     

  • Complementando...



    Funções da Atenção Básica nas Redes de Atenção a Saúde



    I - Ser base: ser a modalidade de atenção e de serviço de saúde com o mais elevado grau de descentralização e capilaridade, cuja participação no cuidado se faz sempre necessária;


    II - Ser resolutiva: identificar riscos, necessidades e demandas de saúde, utilizando e articulando diferentes tecnologias de cuidado individual e coletivo, por meio de uma clínica ampliada capaz de construir vínculos positivos e intervenções clínica e sanitariamente efetivas, na perspectiva de ampliação dos graus de autonomia dos indivíduos e grupos sociais;


    III - Coordenar o cuidado: elaborar, acompanhar e gerir projetos terapêuticos singulares, bem como acompanhar e organizar o fluxo dos usuários entre os pontos de atenção das RAS. Atuando como o centro de comunicação entre os diversos pontos de atenção responsabilizando-se pelo cuidado dos usuários em qualquer destes pontos através de uma relação horizontal, contínua e integrada com o objetivo de produzir a gestão compartilhada da atenção integral. Articulando também as outras estruturas das redes de saúde e intersetoriais, públicas, comunitárias e sociais. Para isso, é necessário incorporar ferramentas e dispositivos de gestão do cuidado, tais como: gestão das listas de espera (encaminhamentos para consultas especializadas, procedimentos e exames), prontuário eletrônico em rede, protocolos de atenção organizados sob a lógica de linhas de cuidado, discussão e análise de casos traçadores, eventos-sentinela e incidentes críticos, dentre outros. As práticas de regulação realizadas na atenção básica devem ser articuladas com os processos regulatórios realizados em outros espaços da rede, de modo a permitir, ao mesmo tempo, a qualidade da micro-regulação realizada pelos profissionais da atenção básica e o acesso a outros pontos de atenção nas condições e no tempo adequado, com equidade; e


    IV - Ordenar as redes: reconhecer as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando as necessidades desta população em relação aos outros pontos de atenção à saúde, contribuindo para que a programação dos serviços de saúde parta das necessidades de saúde dos usuários.




    http://dab.saude.gov.br/portaldab/smp_ras.php?conteudo=funcoes_ab_ras

  • a) chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte, sendo necessário garantir atendimento e/ou transporte adequado para um serviço de saúde devidamente hierarquizado e integrado ao SUS: Objetivo do: Componente Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e suas Centrais de Regulação Médica (Agravos de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátricas, psiquiátricas, entre outras)

    b) o desenvolvimento de ações de saúde e educação permanente voltadas para a vigilância e prevenção das violências e acidentes, das lesões e mortes no trânsito e das doenças crônicas não transmissíveis, além de ações intersetoriais, de participação e mobilização da sociedade visando à prevenção de agravos: Objetivo do: Componente Promoção, Prevenção e Vigilância à Saúde 

    c) a ampliação do acesso, fortalecimento do vínculo e responsabilização e o primeiro cuidado às urgências e emergências, em ambiente adequado, até a transferência/encaminhamento a outros pontos de atenção, quando necessário, com a implantação de acolhimento com avaliação de riscos e vulnerabilidades: Objetivo do: Atenção Básica em Saúde

    d) aglutinar esforços para garantir a integralidade na assistência em situações de risco ou emergenciais para populações com vulnerabilidades específicas e/ou em regiões de difícil acesso, pautando-se pela equidade na atenção, considerando-se seus riscos: Objetivo do: Componente Força Nacional de Saúde do SUS

    E mais: O conjunto de ações integradas e articuladas de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, que ocorrem no domicílio, constituindo-se nova modalidade de atenção à saúde que acontece no território e reorganiza o processo de trabalho das equipes, que realizam o cuidado domiciliar na atenção primária, ambulatorial e hospitalar. Objetivo do: Atenção Domiciliar

    Ambiente para estabilização de pacientes críticos e/ou graves, com condições de garantir a assistência 24 horas, vinculado a um equipamento de saúde, articulado e conectado aos outros níveis de atenção, para posterior encaminhamento à rede de atenção a saúde pela central de regulação das urgências. Objetivo do: Componente Promoção, Prevenção e Vigilância à Saúde 

    C = gabarito da questão


ID
2765452
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A consciência é a percepção do indivíduo de si mesmo e do ambiente em que vive. A alteração ou rebaixamento no nível de consciência é o parâmetro mais sensível de insuficiência encefálica. A obnubilação é uma alteração da consciência em que a pessoa

Alternativas
Comentários
  • necessita ser estimulada intensamente, com associação de estímulo auditivo mais intenso e estímulo tátil.

  • obnubilação é um problema da consciência, durante o qual a capacidade de vigilância é diminuída. A pessoa apresenta estado letárgico, sem reação diante de estímulos exteriores (barulhos, mudanças bruscas da luminosidade etc.) e não responde às questões que são feitas. O estado de consciência é avaliado pela escala de Glasgow, que avalia o estado de abertura dos olhos, fala e movimentos. A obnubilação pode ser um estado de pré-coma. Ela é geralmente causada por problema no cérebro ou na medula espinhal: intoxicação, tumor, acidente vascular cerebral, entre outros. Em pacientes diabéticos, a obnubilação pode ser igualmente provocada por hipoglicemia. O tratamento depende da causa.

    Fonte: https://saude.ccm.net/faq/1515-obnubilacao-definicao

    Instagram: @praticasintensiva


ID
2765455
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em um estudo, os instrumentos de coleta de dados representam o agrupamento de todas as variáveis envolvidas de modo a operacionalizar o registro de todas elas. De um modo geral , para a realização de estudos, os instrumentos de coleta de dados compreendem questionários e roteiros de entrevistas e de observação. Segundo Rouquayrol e Silva (2013), existem recomendações gerais para a elaboração de instrumentos de coleta de dados que abrangem aspectos de formatação e redação. Em relação ao instrumento de pesquisa, as questões

Alternativas

ID
2765458
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A enfermeira do trabalho de uma empresa mineradora desenvolveu um estudo que buscou estimar a proporção de trabalhadores com hipertensão arterial entre os trabalhadores residentes em uma cidade da região sudeste do Brasil. Como os estudos epidemiológicos buscam descrever padrões de doenças na população ou testar hipóteses relacionadas com o processo saúde-doença, ela optou por uma investigação que possibilita realizar mensurações em um único momento de tempo, que tem utilidade quando se quer descrever variáveis e seus padrões de distribuição e que possibilita identificar a prevalência de um fenômeno de interesse. O estudo desenvolvido pela enfermeira foi do tipo

Alternativas
Comentários
  • Os estudos transversais ou de prevalência têm por foco populações bem definidas.

    Uma característica básica dos estudos transversais é a de que tudo o que se observa é mensurado em uma única vez.

    São também conhecidos como Inquéritos quando abrangem a população geral e usam dados primários;

    Os dados são coletados individualmente

    Os dados incluem informações relativas ao:

    1) Sujeito da pesquisa e do ambiente em que vive no momento da pesquisa

    2) Podem ser relatos de dados retrospectivos (ex.: vacinação, exposições pregressas)

    FONTE: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3342857/mod_resource/content/1/Aula%20Transversal.pdf


ID
2765461
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), na dimensão das doenças relacionadas ao trabalho, é responsável pelo fornecimento de informações sobre acidentes do trabalho confiáveis e sobre o impacto destes, seja em termos de lesões provocadas, seja no tocante a aspectos associados às suas origens. Dentre os agravos e doenças notificadas, destaca-se a notificação e investigação dos acidentes de trabalho graves (BRASIL, 2006). De forma compulsória, na ficha de investigação de acidente de trabalho grave devem ser notificados os acidentes que

Alternativas
Comentários
  • resultam em morte; os que resultam em mutilações; e aqueles que acontecem com menores de dezoito anos.

  • Definição de caso:

    - São considerados acidentes de trabalho aqueles que ocorram no exercício da atividade laboral, ou no percurso de casa para o trabalho. São considerados acidentes de trabalho graves aqueles que resultam em morte, aqueles que resultam em mutilações e aqueles que acontecem com menores de dezoito anos.

    - Acidente de trabalho fatal é aquele que leva a óbito imediatamente após sua ocorrência ou que venha a ocorrer posteriormente, a qualquer momento, em ambiente hospitalar ou não, desde que a causa básica, intermediária ou imediata da morte seja decorrente do acidente.

    - Acidentes de trabalho com mutilações: é quando o acidente ocasiona lesão (poli traumatismos, amputações, esmagamentos, traumatismos crânio-encefálico, fratura de coluna, lesão de medula espinhal, trauma com lesões viscerais, eletrocussão, asfixia, queimaduras, perda de consciência e aborto) que resulte em internação hospitalar, a qual poderá levar à redução temporária ou permanente da capacidade para o trabalho.

    - Acidentes do trabalho em crianças e adolescentes: é quando o acidente de trabalho acontece com pessoas menores de dezoito anos.

    FICHA DE INVESTIGAÇÃO

  • "Novatio Legis supressiva de incriminação = Abolitio Criminis" nos que não somos do direito agradecemos.


ID
2765464
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Portaria Nº 204, de 17 de fevereiro de 2016, do Ministério da Saúde, define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública. A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, podendo ser imediata ou semanal. De acordo com essa Portaria, a notificação compulsória

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C. Fundamento

    VIII- notificação compulsória semanal (NCS): notificação realizada em até 7 dias a partir do conhecimento da ocorrência da doença ou agravo.

     

    Complemento:  

    VII- notificação compulsória imediata (NCI): notificação realizada em até 24h, a partir do conhecimento da ocorrência da doença, agravo ou evento.

     

     

     

    FONTE: PORTARIA 204/2016 LISTA DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA.

  • PORTARIA NO - 204, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016



    Define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional, nos termos do anexo, e dá outras providências.




    CAPÍTULO I



    DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS




    Art. 2º Para fins de notificação compulsória de importância nacional, serão considerados os seguintes conceitos:




    VII - notificação compulsória imediata (NCI): notificação compulsória realizada em até 24 (vinte e quatro) horas, a partir do conhecimento da ocorrência de doença, agravo ou evento de saúde pública, pelo meio de comunicação mais rápido disponível;




    VIII - notificação compulsória semanal (NCS): notificação compulsória realizada em até 7 (sete) dias, a partir do conhecimento da ocorrência de doença ou agravo;

  • Semanal = 7 dias

    Imediata = 24 horas


ID
2765467
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A sala de vacinação é um ambiente destinado exclusivamente à administração de imunobiológicos. Nessa sala, todos os procedimentos devem ser desenvolvidos com segurança, reduzindo o risco de contaminação para os indivíduos vacinados e também para a equipe de vacinação. De acordo com o Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação do Ministério da Saúde, faz-se necessário cumprir algumas especificidades e condições em relação ao ambiente e às instalações, entre as quais:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C. Fundamento:

    Orientações: instalação dos equipamentos:  * Manter em ambiente climatizado e evitar a incidência de luz solar direta ou qualquer outra fonte de calor.

     

    Corrigindo as demais: 

    a) Bancada com cuba profunda e torneira alta e articulável, para lavagem dos insumos, tais como as caixas térmicas e bobinas reutilizáveis; 
    • Pia para higiene das mãos.

    b) Bancada com superfície em aço inoxidável para preparo e distribuição de imunobiológicos. 

    d) Piso e paredes lisos, contínuos (sem frestas) e laváveis.

     

     

     

     

    FONTE: MANUAL DE REDE DE FRIO DO PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÕES. MS, 2017. 


ID
2765470
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os acidentes de trabalho com exposição a material biológico são de notificação compulsória de acordo com a Portaria Nº 204, de 17 de fevereiro de 2016. O instrumento utilizado para notificar esses acidentes junto ao Sistema de Notificação de Agravos de Notificação é a ficha de investigação de acidente de trabalho com exposição a material biológico. Nessa ficha, são variáveis a serem coletadas:

Alternativas

ID
2765473
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho constitui parte do sistema global de gestão de uma organização que objetiva o controle dos perigos e riscos em matérias de saúde e segurança no trabalho. A implementação de segurança e saúde no trabalho e a respectiva conformidade com as exigências estabelecidas pela legislação e pela regulamentação nacional são de responsabilidade e dever

Alternativas
Comentários
  • Conteúdo de Gestão de risco.

    Cabe ao ALTO ESCALÃO, cabe ao SETOR ESTRATÉGICO, cabe à DIRETORIA... são alguns termos que podem ser vistos

     

    a implementação de segurança e saúde no trabalho deve vir de cima para baixo. O chefe ordena e os operários acatam.


ID
2765476
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Resolução da Diretoria do Colegiado (RDC) Nº 15 da ANVISA, de 15 de março de 2012, os produtos para saúde submetidos à esterilização, nos serviços regulamentados por essa RDC, devem ser identificados por meio de rótulos ou etiquetas. O rótulo dos produtos para saúde processados deve conter:

Alternativas
Comentários
  • nome do produto, número do lote, data da esterilização, data limite de uso, método de esterilização e nome do responsável pelo preparo.

  • Art. 85 da RDC Nº 15/2012

    O rótulo de identificação da embalagem deve conter:

    nome do produto, número do lote, data da esterilização, data limite de uso, método de esterilização, nome d responsavel pelo preparo


ID
2765479
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Guia Técnico: “Os Riscos Biológicos no Âmbito da Norma Regulamentadora Nº 32”, nos serviços de saúde, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, além do previsto na Norma Regulamentadora Nº 9, na fase de reconhecimento, a identificação dos riscos biológicos deve seguir

Alternativas
Comentários
  • Metodologia Qualitativa

  • página 18 do guia: https://www.unifesp.br/reitoria/dga/images/legislacao/biosseg/guia_tecnico_cs3.pdf


ID
2765482
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As Normas Regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho relativas à segurança e medicina do trabalho, devem ser obrigatoriamente observadas pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A NR 01, Disposições Gerais, determina as obrigações do empregador. Nesse contexto, sobre essa temática, analise as determinações apresentadas abaixo.

I Cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho.
II Receber ordens de serviço sobre segurança e saúde do trabalho, divulgando-as aos empregados por meio de comunicados, cartazes ou meios eletrônicos.
III Permitir os trabalhadores identificar os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho.
IV Determinar os procedimentos que devem ser adotados em caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho.

Dentre as determinações, as que expressam atribuições ou obrigações dos empregadores quanto à segurança do trabalho são

Alternativas

ID
2765485
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Norma Regulamentadora Nº 05, do Ministério do Trabalho, trata da obrigatoriedade de constituição de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) que tem como objetivo a prevenção de acidentes e de doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Tendo como base a NR 05, sobre as atribuições da CIPA, considere as determinações apresentadas abaixo.

I Elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.
II Realizar, periodicamente, verificações dos ambientes e condições de trabalho visando à identificação de situações que possam trazer riscos para a segurança e a saúde dos trabalhadores.
III Identificar, por meio de avaliação quantitativa, os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, sob supervisão da gestão da empresa.
IV Promover, a cada dois anos, em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), onde houver esse serviço, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).

Em relação às atribuições da CIPA, estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • A CIPA terá por atribuição:

    a) identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver;

    b) elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho;

    c) participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho;

    d) realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores;

    e) realizar, a cada reunião, avaliação do cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir as situações de risco que foram identificadas;

    f) divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalho;

    g) participar, com o SESMT, onde houver, das discussões promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alterações no ambiente e processo de trabalho relacionados à segurança e saúde dos trabalhadores;

    h) requerer ao SESMT, quando houver, ou ao empregador, a paralisação de máquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente à segurança e saúde dos trabalhadores;

    i) colaborar no desenvolvimento e implementação do PCMSO e PPRA e de outros programas relacionados à segurança e saúde no trabalho;

    j) divulgar e promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras, bem como cláusulas de acordos e convenções coletivas de trabalho, relativas à segurança e saúde no trabalho;

    l) participar, em conjunto com o SESMT, onde houver, ou com o empregador, da análise das causas das doenças e acidentes de trabalho e propor medidas de solução dos problemas identificados;

    m) requisitar ao empregador e analisar as informações sobre questões que tenham interferido na segurança e saúde dos trabalhadores;

    n) requisitar à empresa as cópias das CAT emitidas;

    o) promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT;

    p) participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de Campanhas de Prevenção da AIDS. 


ID
2765488
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Norma Regulamentadora Nº 7 - NR 7, do Ministério do Trabalho, estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, com o objetivo de promover e preservar a saúde do conjunto dos trabalhadores. O PCMSO

Alternativas

ID
2765491
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Norma Regulamentadora Nº 9 – NR 9, relativa ao Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), do Ministério do Trabalho, deverão ser adotadas as medidas necessárias suficientes para a eliminação, a minimização ou o controle dos riscos ambientais sempre que for verificada a seguinte situação:

Alternativas
Comentários

  • a) quando os resultados das avaliações qualitativas da exposição dos trabalhadores alcançarem os valores dos limites mínimos, considerando-se a caracterização da atividade. (errado)


    correto: quantitativas


    b) quando, na fase de monitoramento, for identificado risco evidente à saúde. (errado)


    correto: reconhecimento


    c) quando, através do controle médico da saúde, ficar caracterizado o nexo causal entre danos observados na saúde

    os trabalhadores e a situação de trabalho a que eles ficam expostos. (gabarito)


    (9.3.5.1) NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS


    quando, através do controle médico da saúde, ficar caracterizado o nexo causal entre danos observados na saúde

    os trabalhadores e a situação de trabalho a que eles ficam expostos


    d) quando, na fase de registro, for constatado risco potencial à saúde. (errado)


    correto: antecipação



ID
2765494
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O texto a seguir serve de referência para responder à questão.


A Norma Regulamentadora nº 32 (NR 32), do Ministério do Trabalho, tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

A NR 32, no item que se refere aos riscos biológicos, regulamenta que todos os trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos devem utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condições de conforto. No que se refere às vestimentas, a NR 32 determina que

Alternativas
Comentários
  • SEGUNDO A NR32

    32.2.4.6 Todos trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos devem utilizar vestimenta de 

    trabalho adequada e em condições de conforto.  

     

    32.2.4.6.1 A vestimenta deve ser fornecida sem ônus para o empregado.  

     

    32.2.4.6.2 Os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as 

    vestimentas utilizadas em suas atividades laborais.  

     

    32.2.4.6.3 O empregador deve providenciar locais apropriados para fornecimento de vestimentas limpas e para 

    deposição das usadas.  

     

    32.2.4.6.4 A higienização das vestimentas utilizadas nos centros cirúrgicos e obstétricos, serviços de tratamento 

    intensivo, unidades de pacientes com doenças infecto-contagiosa e quando houver contato direto da vestimenta com 

    material orgânico, deve ser de responsabilidade do empregador.  

  • 32.2.4.6 Todos trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos devem utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condições de conforto.

    32.2.4.6.1 A vestimenta deve ser fornecida sem ônus para o empregado.

    32.2.4.6.2 Os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais.

    32.2.4.6.3 O empregador deve providenciar locais apropriados para fornecimento de vestimentas limpas e para deposição das usadas.

    32.2.4.6.4 A higienização das vestimentas utilizadas nos centros cirúrgicos e obstétricos, serviços de tratamento intensivo, unidades de pacientes com doenças infectocontagiosa e quando houver contato direto da vestimenta com material orgânico, deve ser de responsabilidade do empregador.

    32.2.4.7 Os Equipamentos de Proteção Individual - EPI, descartáveis ou não, deverão estar à disposição em número suficiente nos postos de trabalho, de forma que seja garantido o imediato fornecimento ou reposição.


ID
2765497
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O texto a seguir serve de referência para responder à questão.


A Norma Regulamentadora nº 32 (NR 32), do Ministério do Trabalho, tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

A NR 32, no item que se refere às medidas de proteção, que normatiza a Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, determina que

Alternativas
Comentários
  • A - correta

    b. Em toda ocorrência de acidente envolvendo riscos biológicos, com ou sem afastamento do trabalhador, deve ser emitida a Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT

    c. Sempre que houver transferência permanente ou ocasional de um trabalhador para um outro posto de trabalho, que implique em mudança de risco, esta deve ser comunicada de imediato ao médico coordenador ou responsável pelo PCMSO.

    d. Em todo local onde exista a possibilidade de exposição a agentes biológicos, devem ser fornecidas aos trabalhadores instruções escritas, em linguagem acessível, das rotinas realizadas no local de trabalho e medidas de prevenção de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho.

  • *Sempre que houver transferência permanente ou ocasional de um trabalhador para um outro posto de trabalho, que implique em mudança de risco, esta deve ser comunicada de imediato ao médico coordenador ou responsável pelo PCMSO.

    32.2.4.10 Em todo local onde exista a possibilidade de exposição a agentes biológicos, devem ser fornecidas aos trabalhadores instruções escritas, em linguagem acessível, das rotinas realizadas no local de trabalho e medidas de prevenção de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho.

    32.2.4.10.1 As instruções devem ser entregues ao trabalhador, mediante recibo, devendo este ficar à disposição da inspeção do trabalho.

    32.2.4.11 Os trabalhadores devem comunicar imediatamente todo acidente ou incidente, com possível exposição a agentes biológicos, ao responsável pelo local de trabalho e, quando houver, ao serviço de segurança e saúde do trabalho e à CIPA.


ID
2765500
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O texto a seguir serve de referência para responder à questão.


A Norma Regulamentadora nº 32 (NR 32), do Ministério do Trabalho, tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

No item que se refere às radiações ionizantes, a NR 32 determina:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR 32:

    32.4.3 O trabalhador que realize atividades em áreas onde existam fontes de radiações ionizantes deve:

    a) permanecer nestas áreas o menor tempo possível para a realização do procedimento; (letra a)

    b) ter conhecimento dos riscos radiológicos associados ao seu trabalho;

    c) estar capacitado inicialmente e de forma continuada em proteção radiológica;

    d) usar os EPI adequados para a minimização dos riscos;

    e) estar sob monitoração individual de dose de radiação ionizante, nos casos em que a exposição seja ocupacional.

     

    Corrigindo as demais:

    (b) 32.4.5 Toda instalação radiativa deve dispor de monitoração individual e de áreas; e

    32.4.5.3 Na ocorrência ou suspeita de exposição acidental, os dosímetros devem ser encaminhados para leitura no prazo máximo de 24 horas.

    (c) 32.4.5.2 A monitoração individual externa, de corpo inteiro ou de extremidades, deve ser feita através de dosimetria com periodicidade mensal e levando-se em conta a natureza e a intensidade das exposições normais e potenciais previstas.

    (d) 32.4.5.5 Após ocorrência ou suspeita de acidentes com fontes não seladas, sujeitas a exposição externa ou com contaminação interna, devem ser adotados procedimentos adicionais de monitoração individual, avaliação clínica e a realização de exames complementares, incluindo a dosimetria cito genética, a análise in vivo e in vitro, a critério médico.

     

    Gabarito: letra a

  • item D na verdade está incompleto, e não errado.

    NR 32 = 32.4.5.4 Após ocorrência ou suspeita de exposição acidental a fontes seladas, devem ser adotados procedimentos adicionais de monitoração individual, avaliação clínica e a realização de exames complementares, incluindo a dosimetria citogenética, a critério médico.

  • 32.4.2.1 O Plano de Proteção Radiológica deve:

    a) estar dentro do prazo de vigência;

    b) identificar o profissional responsável e seu substituto eventual como membros efetivos da equipe de trabalho do serviço;

    c) fazer parte do PPRA do estabelecimento;

    d) ser considerado na elaboração e implementação do PCMSO;

    e) ser apresentado na CIPA, quando existente na empresa, sendo sua cópia anexada às atas desta comissão.

    32.4.3 O trabalhador que realize atividades em áreas onde existam fontes de radiações ionizantes deve:

    a) permanecer nestas áreas o menor tempo possível para a realização do procedimento;

    b) ter conhecimento dos riscos radiológicos associados ao seu trabalho;

    c) estar capacitado inicialmente e de forma continuada em proteção radiológica;

    d) usar os EPI adequados para a minimização dos riscos;

    e) estar sob monitoração individual de dose de radiação ionizante, nos casos em que a exposição seja ocupacional.

    32.4.4 Toda trabalhadora com gravidez confirmada deve ser afastada das atividades com radiações ionizantes, devendo ser remanejada para atividade compatível com seu nível de formação.

    32.4.5 Toda instalação radiativa deve dispor de monitoração individual e de áreas.

    32.4.5.1 Os dosímetros individuais devem ser obtidos, calibrados e avaliados exclusivamente em laboratórios de monitoração individual acreditados pela CNEN.

    32.4.5.2 A monitoração individual externa, de corpo inteiro ou de extremidades, deve ser feita através de dosimetria com periodicidade mensal e levando-se em conta a natureza e a intensidade das exposições normais e potenciais previstas.

    32.4.5.3 Na ocorrência ou suspeita de exposição acidental, os dosímetros devem ser encaminhados para leitura no prazo máximo de 24 horas

    32.4.5.5 Após ocorrência ou suspeita de acidentes com fontes não seladas, sujeitas a exposição externa ou com contaminação interna, devem ser adotados procedimentos adicionais de monitoração individual, avaliação clínica e a realização de exames complementares, incluindo a dosimetria cito genética, a análise in vivo e in vitro, a critério médico.

    32.4.5.6 Deve ser elaborado e implementado um programa de monitoração periódica de áreas, constante do Plano de Proteção Radiológica, para todas as áreas da instalação radiativa.


ID
2765503
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No campo dos sistemas de saúde, os debates acerca da educação e desenvolvimento dos recursos humanos levaram a contrastar os paradigmas das denominadas “Educação Continuada” e “Educação Permanente”. O enfoque da Educação Permanente representa uma importante mudança na concepção e nas práticas de capacitação dos trabalhadores. Nesse sentido, a Educação Permanente

Alternativas
Comentários
  • incorpora o ensino e o aprendizado à vida cotidiana das organizações e às práticas sociais e laborais, no contexto real em que ocorrem.

  • ERRADAS

    Letra C: Não é unidisciplinar, mas multidisciplinar.

    Letra B e D: Educação Continuada.