Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre alguns termos que fazem parte da realidade das organizações. No caso em apreço, devemos marcar a alternativa que nos diz como é chamado o processo que envolve o desligamento do funcionário e a busca por reposição para a vaga aberta.
A - correta. Podemos entender Turnover ou rotatividade de pessoal como a relação entre as admissões e desligamentos de profissionais, ocorridos voluntária ou involuntariamente, em um determinado período. A rotatividade de pessoal influencia significativamente os processos e resultados das empresas, visto que é um aspecto de grande importância na dinâmica organizacional (CHIAVENATO, 2010).
Para Mobley (1992), o índice de rotatividade muito baixo não é sadio para as organizações, pois indica que a organização está parada e não revitaliza ou modifica a sua mão de obra, fato que pode impedir que novas pessoas, e consequentemente, novos talentos entrem na organização, portanto, deve-se verificar o equilíbrio de entrada e saídas de colaboradores de uma determinada empresa.
B - incorreta. Custo de pessoal: custos usados para manter e desenvolver as pessoas.
C - incorreta. Absenteísmo é o nome dado à ausência frequente dos colaboradores ao local de trabalho. Pode ser calculado pela soma de todos os períodos em que os trabalhadores estão ausentes do trabalho, seja por falta, por atraso ou por outro motivo.
D - incorreta. O recrutamento, segundo Chiavenato (2014), corresponde ao processo em que a organização atrai candidatos, no Mercado de Recursos Humanos – MRH, para abastecer seu processo seletivo. Por meio do recrutamento, a organização divulga e oferece oportunidades de trabalho. É como se ela dissesse; “Ei, há vagas disponíveis aqui, veja se você pode trabalhar aqui”.
Tendo verificado as alternativas, concluímos que a letra "A" é a correta.
GABARITO: A
Fontes:
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
MOBLEY, W. H. Turnover: causas, consequências e controle. Porto Alegre: Ortiz, 1992.
MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.