SóProvas



Prova COPEVE-UFAL - 2014 - ALGÁS - Engenheiro - Engenharia de Produção


ID
2366215
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ouviu-se um forte sibilo, que foi acompanhado por um bramido da fera; a pequena seta despedida pelo índio se cravara na orelha, e uma segunda, açoitando o ar, ia ferir-lhe a mandíbula inferior.
ALENCAR, José. O guarani. São Paulo: Ática, 1991. 

Em relação às estruturas linguísticas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) O termo “um forte sibilo” é sujeito simples. (Gabarito)

    b) O “lhe” em “ferir-lhe a mandíbula” é objeto indireto. Errado! O 'lhe' é adjunto adnominal. = dele.

    c) O “se” em “se cravara na orelha” é pronome reflexivo. Errado! Parece-me particula apacivadora.

    D) O “que” em “que foi acompanhado” é conjunção integrante. ERRADO! O 'que' é pronome relativo, pois, pode ser substituí-lo por 'pelo qual'. 

    E) O “se” em “Ouviu-se um forte sibilo” é indicador de sujeito indeterminado. ERRADO! O 'se' é partícula apassivadora: indica que o sujeito explícito é paciente, sofre a ação verbal. Sempre acompanha VTD ou VTDI sendo possível reescrever a frese na voz passiva analítiva.

    Ouviu-se um forte sibilo. voz passiva sintética.  Foi ouvido um forte sibilo. voz passiva analítica.

     

  • A

    Um forte sibilo (SUJEITO) foi (VERBO) ouvido.


ID
2366218
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Dança da chuva
senhorita chuva
me concede a honra
desta contradança
e vamos sair
por esses campos
ao som desta chuva
que cai sobre o teclado 

O termo “chuva”, sublinhado, utilizado pelo poeta no primeiro e sexto versos, é polissêmico porque

Alternativas

ID
2366221
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As orações que compõem o período: “Disciplina é liberdade; compaixão é fortaleza; ter bondade é ter coragem.” são

Alternativas
Comentários
  • gabarito 

    d) coordenadas assindéticas. 

  • Gabarito D.

    Orações Coordenadas Assindéticas e Sindéticas
    Falarei agora de dois tipos de orações coordenadas: as assindéticas e as sindéticas. Não há mistério algum nisso, beleza?
    As assindéticas são justapostas (ou seja, postas uma ao lado da outra), não iniciadas por síndeto (= conjunção)! Adivinha quais são as sindéticas? Ora, são as iniciadas por síndeto (conjunção).
    Vejamos as assindéticas e as sindéticas:
    “Sou um gigolô das palavras, vivo às suas custas e tenho com elas exemplar conduta de um cáften profissional; abuso delas... maltrato-as, sem dúvida, e jamais me deixo dominar por elas; não me meto na sua vida particular, não me interessa seu passado, suas origens, sua família...” (Luís Fernando Veríssimo)
    Percebeu que nenhuma assindética (em azul) é iniciada por conjunção coordenativa? O contrário não é verdadeiro, ou seja, as sindéticas (em preto) são SEMPRE iniciadas por conjunção coordenativa (no caso, a conjunção e).
    É bom dizer também que as orações assindéticas normalmente mantêm uma relação semântica entre si, por isso é que muitas vezes as conjunções são usadas para explicitar o sentido que há entre as orações coordenadas assindéticas. Por exemplo, em “Todos estavam muito atrasados, não deram a mínima para isso.”, as orações assindéticas mantêm uma relação de oposição. É por isso que podemos explicitar esta relação semântica por meio de um síndeto, uma conjunção, tornando a segunda oração sindética: “Todos estavam muito atrasados, porém não deram a mínima para isso.”.
    Vamos ver mais sistematicamente as orações coordenadas sindéticas agora.
    Dica de amigo do peito: Procure decorar as conjunções coordenativas, que você já vai ter mais do que meio caminho andado na hora de resolver essas questões. Quando eu, Pestana, quero resolver uma questão de orações coordenadas, vou em busca das conjunções coordenativas, pois elas sinalizam o valor semântico e a relação sintática de coordenação. Saiba também que, atualmente, os concursos mais sofisticados estão menos preocupados com a nomenclatura das orações e mais preocupados com a relação entre as orações (seja de coordenação, seja de subordinação).

     

    PESTANA (2013)

  • Primeiro verifiquei se dá pra compreender as orações separadas .

     Disciplina é liberdade;         /       compaixão é fortaleza;               /        ter bondade é ter coragem.

    Como dá pra compreender, são coordenadas. Não dependem da outra pra entendermos.

    O próximo passo é verificar se há conjunção. As sindéticas são ligadas por conjunção. (e, mas, ou, logo, etc.). Como não tem conjunção, são assindéticas.

    D) Coordenadas assindéticas.

  • Sem Muito BLA BLA BLA.


    Para saber DE UMA VEZ POR TODAS se é uma COORDENADA ou SUBORDINADA, basta APENAS olhar para a frase e procurar ALGUMA PREPOSIÇÃO. Existe? Subordinada! Não existe? Coordenada.


    Extra: Para saber se é ASSINDETICA ou SINDETICA, basta APENAS olhara para frase e procurar ALGUM CONECTIVO. Existe? Sindética! Não existe? Assindética"


    GAB D.

  • questão anulável, pois há a preseça de uma oração subordinada substantiva predicativa

    ter bondade é TER CORAGEM.

    ter bondade é ISSO

    ao meu ver questão anulável, visto que também existe uma oração subordinada na composição do período.

  • coordenadas assindéticas

  • A questão quer saber a classificação das orações no período “Disciplina é liberdade; compaixão é fortaleza; ter bondade é ter coragem.”. Perceba que essas orações são independentes e estão ligadas umas às outras sem conjunções, apenas por ponto e vírgula. Vejamos:

    A subordinadas adjetivas.

    Orações Subordinadas Adjetivas: têm o valor e a função próprios do adjetivo. São iniciadas por pronomes relativos: que, o qual (e variações), onde, quem, cujo (e variações). Podem ser: explicativas e restritivas. 

    B coordenadas sindéticas.

    Oração coordenada sindética: ligada às outras por meio de conjunção. São cinco: aditiva, adversativa, alternativa, conclusiva ou explicativa. 

    Ex.: Estudou muito, logo passará no concurso

    C subordinadas adverbiais.

    Orações Subordinadas Adverbiais: funcionam como adjuntos adverbiais da oração principal. Aparecem introduzidas por conjunções adverbiais. Sua classificação é feita conforme o sentido da circunstância adverbial que expressam. Podem ser: temporais, proporcionais, finais, causais, consecutivas, conformativas, condicionais, comparativas e concessivas. 

    D coordenadas assindéticas.

    Oração coordenada assindética: ligada às outras sem conjunção. No lugar da conjunção aparece vírgula, ponto e vírgula ou dois pontos. 

    Ex.: Ela almoçou tranquila, pegou o carro, foi fazer a prova

    E subordinadas substantivas.

    Orações Subordinadas Substantivas: têm as funções sintáticas próprias do substantivo (complementos verbais, complemento nominal, sujeito...) e são introduzidas por conjunções subordinativas integrantes (geralmente "que" e "se"). Podem ser: objetiva direta, objetiva indireta, completiva nominal, predicativa, apositiva ou subjetiva. 

    Gabarito: Letra D

  • questão anulável, pois há a preseça de uma oração subordinada substantiva predicativa

    ter bondade é TER CORAGEM.

    ter bondade é ISSO

    ao meu ver questão anulável, visto que também existe uma oração subordinada na composição do período.

    A questão não é anulável, pede se para analizar o período, e as orações no período em sí se relacionam coodernadamente sem preposição nem conjunção. portanto coordenadas assindéticas.

  • Assindéticas - SEM CONJUNÇÃO

    sindética - COM CONJUNÇÃO


ID
2366224
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Dobrando o cotovelo da estrada, Fabiano sentia distanciarse um pouco dos lugares onde tinha vivido alguns anos; o patrão, o soldado amarelo e a cachorra Baleia esmoreceram no seu espírito.
Graciliano Ramos. Vidas Secas.  

No trecho destacado, Graciliano Ramos se vale de um recurso estilístico conhecido como figura de linguagem, que é denominada de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    CATACRESE= Consiste em se empregar um vocabulário já existente e com significação própria em outro sentido, por falta de vocabulário próprio.

     

  • Catacrese: predominasse o uso de metáforas cristalizadas, ou seja, é o uso contínuo de uma palavra ou expressão em sentido conotativo.
  • COTOVELO DA ESTRATA- NÃO É ATRIBUIR UMA PERSONIFICAÇÃO A ALGO INANIMADO?   A QUESTÃO TEM DUAS RESPOSTA CATACRESE E PROSOPOPÉIA

  • GABARITO C


    Se tivesse metáfora eu marcaria. A catacrese é a utilização de um termo já solidificado, cristalizado, por ex. pé da mesa, pé da cadeira, braço do sofá. Essa expressão "dobrando o cotovelo da estrada" eu nunca ouvi falar.

    Tiago Villen, não se trata de uma personificação porque não está dando vida à estrada, apesar de ter utilizado a expressão cotovelo (que só tem em pessoas), não está dando animação à estrada, ela não está fazendo nada.


    bons estudos

  • eu marquei prosopopéia =(

  • CATACRESE= Consiste em se empregar um vocabulário já existente e com significação própria em outro sentido, por falta de vocabulário próprio.

    Cotovelo da estrada = curva da estrada.

    A palavra existe, portanto EXISTE vocabulário próprio.


ID
2366230
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Eu não podia pensar nos outros porque não existiam outros. O mundo era uma gramática em branco. Só havia eu, e todos os verbos eram na primeira pessoa. Eu abri os olhos. Eu olhei em volta. Eu vi que estava no paraíso (do grego paradeisos, um jardim dos prazeres). Eu perguntei: o que devo fazer, Senhor?, e Deus me respondeu: Nada, apenas exista. E eu fui tomado pelo tédio. A primeira sensação humana.
VERÍSSIMO, Luís Fernando. Orgias. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. 

Acerca de aspectos gramaticais do texto acima, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  a) O trecho “porque não existiam outros” pode ser também escrito corretamente “porque não haviam outros”. 

    Haver sentido de existir = Impessoal ...“porque não havia outros”

     

     b) A vírgula em “o que devo fazer, Senhor?” pode ser retirada da sentença, visto que não há justificativa para o uso.  (Vocativo)

     

     c) No período “Eu vi que estava no paraíso”, a oração “que estava no paraíso” exerce a função sintática de sujeito. (Objeto direto)

     

     d) No trecho “Só havia eu, e todos os verbos eram na primeira pessoa”, o uso da vírgula não se justifica, pois antes de conjunção aditiva não se utiliza vírgula.  (Está correto o uso)

     

     e) O trecho “Eu abri os olhos. Eu olhei em volta. Eu vi que estava no paraíso” pode ser transformado num único período sem danos à norma culta: “Eu abri os olhos, olhei em volta e vi que estava no paraíso”.  


ID
2366233
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Preço da cerveja

Pela segunda vez em menos de um mês, o governo elevou os impostos sobre a bebida. Com o repasse dos fabricantes, o preço do produto pode aumentar em até 10%.

VEJA. São Paulo: Ed. Abril, n. 19, 7 maio 2014.  

Quanto ao emprego das vírgulas no texto é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • ambas apresentam a mesma finalidade: foram usadas para isolar adjuntos adverbiais deslocados. 

  • Com o repasse dos fabricantes, ...

    O repasse é SUBSTANTIVO e por isso, não é oração adverbial, pois teria que ter um verbo.

  • GAB: C

    Foram usadas para isolar adjunto adverbial deslocados.


ID
2366236
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O nexo entre o real e as imagens faz com que conceitos abstratos tornem-se vivos e inesquecíveis.
Literatura e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006

No texto, o escritor Gabriel Perissê informa que

Alternativas
Comentários
  • NEXO

    1. junção entre duas ou mais coisas; ligação, vínculo, união.

    2. ligação entre situações, acontecimentos ou ideias; coerência

     

     e) a associação lógica entre o real e as imagens transforma o conceito abstrato em algo plausível e inesquecível.


ID
2366242
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com o Sol
Essa que amo mora num sobrado
e o sol, que a quer também, para-se em frente
e até que o sol se canse e, enfim, se ausente;
a janela é deserta, e eu, desolado.
Marcelo Gama (adaptado). 

Os “quês” destacados no poema exercem, respectivamente, as funções de

Alternativas
Comentários
  • Essa que (a qual) amo... Pronome Relativo

    e o sol, que (o qual) a quer também...

    e até que (c.t)  o sol se canse...

    conj temporal (Quando, enquanto, assim que, logo que, desde que, até
    que, mal, depois que, eis que)


ID
2366245
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Negras mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras, moças... mas nuas, espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs.
ALVES, Castro. Os escravos. In: Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986. 

Se fosse retirado o acento grave de “às tetas”, essa expressão exerceria a função sintática de

Alternativas
Comentários
  • Suspendendo = VTD 

    As tetas =  Objeto direto

     

    Letra D


  • A) complemento nominal. ERRADA (Tetas é um Substantivo Concreto, logo JAMAIS poderia ser Complemento nominal, porque só é usado "CN" diante de substantivos ABSTRATOS).

    B) adjunto adverbial. ERRADA (Não há nenhum ADVÉRBIO, para saber, basta flexionar as palavras para o sexo oposto ou colocá-las no plural).

    C) objeto indireto. ERRADA (suspender é um verbo transitivo direto. Quem suspende, suspende algo. O que? as tetas).

    D) objeto direto. CORRETA (suspender é um verbo transitivo direto. Quem suspende, suspende algo. O que? as tetas).

    E) sujeito. ERRADA (Pergunte ao VERBO quem é que suspende as tetas. A resposta será: Negras mulheres que é o sujeito da oração).


  • suspendendo....suspendendo o que? as tetas! OBJETO DIRETO

  • Mulheres Negras: Sujeito;

    Suspendendo: VTD;

    Às tetas: Objeto Direto.


ID
2366248
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Dia da água
Criado pela ONU em 1993, o Dia Mundial da Água foi uma tentativa de organizar os países membros para realizarem campanhas de conscientização sobre o consumo da água no mundo. Cada ano tem um tema específico, mas cabe aos países escolherem as ações a serem tomadas.
Galileu. São Paulo: Ed. Globo, mar. 2014. 

A expressão destacada estabelece entre as orações uma relação semântica de

Alternativas
Comentários
  • Finais: introduzem uma oração que expressa a finalidade ou o objetivo com que se realiza a principal.

     

    São elas: para que, a fim de que, que, porque (= para que), que, etc.


ID
2366251
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A potência da acupuntura
A acupuntura já se consagrou como método eficiente para aliviar dores. Agora, embasada por sólidas pesquisas científicas realizadas em todo mundo, suas aplicações começam a se expandir. A prática é usada contra doenças como depressão, na recuperação de sequelas de acidente vascular cerebral e até em procedimentos de beleza. O avanço do método, nascido na China, em terras ocidentais é consequência de algumas transformações ocorridas nos últimos anos. A primeira foi a demanda crescente por técnicas que melhoram a saúde sem a necessidade de se recorrer a remédios. A acupuntura se ajusta perfeitamente nesse quesito. A segunda deve-se ao fato de que a medicina finalmente encontrou meios de avaliar com mais refinamento científico o efeito das agulhas no organismo. [...]
REVISTA ISTOÉ. Editora Três, edição nº 2317 – Ano 38 – 23 Abr./ 2014.  

Em: “A primeira foi a demanda crescente por técnicas que melhoram a saúde [...]”, o vocábulo sublinhado é um mecanismo de coesão que faz alusão, no contexto,

Alternativas
Comentários
  • ... O avanço do método, nascido na China, em terras ocidentais é consequência de algumas transformações ocorridas nos últimos anos. A primeira foi a demanda ...

     

    LETRA A


ID
2366254
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O Leão e o Rato
Um Leão dormia sossegado, quando foi acordado por um Rato, que passava correndo em cima de seu rosto. Com um ataque ágil ele o agarrou, e estava pronto para matá-lo, ao que o Rato implorou: Por favor, se o senhor me soltar, tenho certeza que um dia poderia retribuir sua bondade. Rindo por achar ridícula a ideia, assim mesmo, ele resolveu soltá-lo. Pouco tempo depois, o Leão caiu numa armadilha colocada por caçadores. Preso ao chão, amarrado por fortes cordas, sequer podia mexer-se. O Rato, ouvindo seu rugido, aproximou-se e roeu as cordas até deixá-lo livre. Então disse: O senhor riu da ideia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava receber de mim qualquer favor em troca do seu! Mas agora sabe que mesmo um pequeno Rato é capaz de retribuir um favor a um poderoso Leão.
Moral da História - Os pequenos amigos podem se revelar os melhores e mais leais.
Baseada na obra de Esopo - Fabulista grego do século VI.a.C. - http://www.clickatualidade.com.br.  

De acordo com a gramática da língua portuguesa, quando anteposto ao substantivo, o adjetivo favorece uma predicação em que se ressaltam valores afetivos ou psicológicos. Diante desse princípio semântico, o significado para a expressão “pequenos amigos”, contida na Moral da História, é:

Alternativas
Comentários
  • GAB E

  • Os pequenos amigos (sentido de pouco valor, pouco apreciáveis) podem se revelar os melhores e mais leais.

    Gab E


ID
2366257
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Teresa, se algum sujeito bancar o sentimental em cima de você
E te jurar uma paixão do tamanho de um bonde
Se ele chorar
Se ele ajoelhar
Se ele se rasgar todo
Não acredita não, Teresa
É lágrima de cinema
É tapeação
Mentira
Cai fora.
BANDEIRA, Manuel. Poesia completa. São Paulo: M. Fontes, 1997

Ao construir o texto, o poeta Manuel Bandeira

Alternativas
Comentários
  • Letra "C". Presença da linguagem coloquial.


ID
2366260
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Dadas as orações, quanto à concordância verbal, de acordo com a norma culta,
I. Fernanda Montenegro é uma das atrizes que mais rebebem convites para participar de filmes em Hollywood.
II. Férias é um período para descansar e recarregar as energias gastas.
III. De todo o eleitorado, apenas vinte e cinco por cento compareceu à votação da nova diretoria.
IV. Já não se faz mais móveis como antigamente.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • I - Correto;


    II - Correto;


    III - Incorreto. O verbo deve concordar com o numeral. Correção: "compareceram";


    IV - Incorreto. Ao não concordar com o termo a que se refere (móveis), o verbo no singular desrespeita a norma culta. Correção: "fazem".



    Letra B

  • Deveria ser anulada, está escrito "rebebem" kkk


ID
2366263
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma cultura da narração é substituída de alguma maneira por uma cultura de movimento; uma cultura lírica ou melódica é substituída por uma cultura cinemática, construída sobre o choque e o dilúvio de imagens, sobre a busca da sensação imediata.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.  

A expressão “dilúvio de imagens”, utilizada pelo autor, está relacionada à(ao)

Alternativas
Comentários
  • C.

    (pro.fu.são)

    sf.

    1. Grande quantidade; ABUNDÂNCIA: A televisão mostrou uma profusão de imagens da festa

    2. Esbanjamento, prodigalidade.

    http://www.aulete.com.br/profus%C3%A3o


ID
2366266
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Podemos definir o homem como o animal que pode dizer “eu”, que tem consciência de si mesmo como entidade independente. O animal, por estar dentro da Natureza sem transcendê-la, não tem consciência de si mesmo, não necessita de um sentimento de identidade. O homem, afastado da Natureza, dotado de razão e de imaginação, necessita formar conceito de si mesmo, necessita dizer e sentir.
FROMM, Erich. Psicanálise da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar. 1970. 

A ideia principal do autor está fundamentada na seguinte proposição:

Alternativas
Comentários
  • Prescindir -> 1;transitivo indireto(passar sem, pôr de parte (algo); renunciar a, dispensar.) 2.transitivo indireto(não levar em conta; abstrair.)

    Transceder -> 1.transitivo direto e transitivo indireto(elevar-se sobre ou ir além dos limites de; situar-se para lá de.2.transitivo direto(superar (alguém, algo, um grupo) por lhe ser superior.)

    -----------------------------------------------------------

    Ajuda a resolver a questão.

    Letra B


ID
2366269
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sabe-se que “Se José é obeso, então ele não faz dieta alimentar”. Como José faz dieta alimentar, podemos concluir que José não é obeso. A inferência lógica aplicada é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

     

    A inferência é dedutiva porque se trata de uma equivalência da condicional.

     

    Se José é obeso, então ele não faz dieta alimentar         =          Se José faz dieta alimentar, então ele não é obeso.

                                  (j --> ~d)                                                                              (d --> ~j)

     

    Essa é a regra clássica do "inverte e nega", utilizado para encontrar a equivalência de uma proposição condicional.

  • A inferência dedutiva parte de uma observação universal (geral) para uma validação particular.

    Premissa1: p → ~q (Se José é obeso, então ele não faz dieta alimentar)

    Premissa2: q (José faz dieta alimentar)

    Conclusão:~p (José não é obeso)


ID
2366272
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sejam as premissas: “Algum filósofo é jovem” e “Todo jovem é aventureiro”. Para que o argumento seja válido, devemos concluir que

Alternativas
Comentários
  • Maneira simples.

    Desenha 2 conjuntos, um de filósofo e outro de jovem.


    Todo jovem é aventureiro. (dentro do conjunto jovem).


    Algum filósofo é jovem. (na interseção)


    Pode concluir que algum aventureiro é filósofo.  


    GAB. D



  • Vejo duas respostas certas para esta questão: letra "c" e letra "d". Alguém poderia me dizer por que a letra "c" não pode ser resposta, por gentileza? Obrigada!

  • podem me explicar o erro da letra C ?

  • Link da explicação:

    https://www.youtube.com/watch?v=ECF6TBkCuGE

    Início: 49:00


ID
2366278
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Num experimento científico, é observado que apenas um dentre três eventos e1, e2 e e3 pode ser observado por vez. Sabendo-se que a probabilidade de ocorrer e1 ou e2 é de 55% e que a probabilidade de ocorrer e1 ou e3 é de 62%, qual a probabilidade de ocorrer e2 ou e3?

Alternativas
Comentários
  • Como a probabilidade de um evento é um OU outro então a probabilidade é dada pela soma desses eventos:

    E1 ou E2 = 55% (E1 + E2 = 55%)

    E1 ou E3 = 62% (E1 + E3 = 62%)

    E2 ou E3 = ? (a questão está pedindo)

    Como a probabilidade para um ou evento acontecer já foi dado, basta perceber que a probabilidade dos três eventos acontecerem é de 100%, assim dá para encontrar a probabilidade do evento E2 e E3, segue:

    E1 + E2 +E3 = 100% 

    62% + E2 = 100% 

    E2 = 100% - 62%

    E2 = 38% 

    E1 + E2 +E3 = 100%

    55% + E3 = 100%

    E3 = 100% - 55%

    E3 = 45%

    Agora que já sabemos a probabilidade de E2 e E3, basta somar as duas:

    E2 + E3 ----> 38% + 45% = 83%

    RESULTADO LETRA D


ID
2366281
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Dadas as fórmulas abaixo relativas a conjuntos A, B e C
quaisquer,
I. (A ⊆ B) ↔ (A – B = Ø)
II. (A ∩ B = C) → ∀x(((x ∈ A) v (x ∈ B)) → (x ∈ C))
III. (A − B = A) → (B = Ø)
verifica-se que está(ão) correta(s) 

Alternativas
Comentários
  • I. (A ⊆ B) ↔ (A – B = Ø)

          V   <---->V        (V)

    II. (A ∩ B = C) → ∀x(((x ∈ A) v (x ∈ B)) → (x ∈ C))

         V---->F        (F)

    III. (A − B = A) → (B = Ø)

              V---->F     (F)

  • legal !


ID
2366284
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considerando o alfabeto da Língua Portuguesa composto de 26 letras, quantas pessoas, no mínimo, devem estar presentes numa sala para que se possa garantir com absoluta certeza que ao menos quatro delas possuam primeiros nomes iniciando com a mesma letra?

Alternativas
Comentários
  • Português ou Raciocínio Lógido????

     

  • Esse assunto chama-se Princípio da Casa dos Pombos ou Princípio do Azarado.

    Resulução:  26x3+1=79. Gabarito: B.  kkkk Não entenderam?! Vamos lá!

    Pensem em 26 casas e que serão colocados vários pombos nelas. Colocando-se um a um em cada casa em qual momento/ordem/vez será posto um quarto pombo em uma casa?

    Na 79º, ora!

    1ª casa... 26ª casa.

    1ª distribuição: ficará um pombo em cada casa, ou seja, 26.

    2º distribuição: ficará dois pombos em cada casa, ou seja, 26+26=52.

    3º distribuição: ficará três pombos em cada casa, ou seja, 26+26+26=78.

    Ora, se já temos três pombos em casa casa só precisámos de +1 para termos uma casa com 4 pombos, ou seja, 78+1=79.

    por isso 26x3+1=79.

    Vocês devem está pensando: -  mas eu poderia colocar de imediato 4 pombos em uma casa. 

    Sim. Poderia, mas a questão quer a CERTEZA ABSOLUTA,  por isso precisamos distribuir.

    Valeu!!!!

  • ai dento

  • absoluta certeza a banca pode usar pleonasmo, agora vai tu usar na redação kklkkkk

    Famosa teste das gavetas, ou princípio da casa dos pombos.

  • TOPPPPP a questão. Veja só:

    Eu quero ao menos 4 pessoas com a mesma letra inicial do nome. Se eu tenho 26 letras no alfabeto, então eu tenho 26 pessoas cada um com um nome e uma inicial diferente. Essa foi a primeira rodada.

    Segunda rodada, mais 26 alunos com iniciais dos nomes diferentes.

    Terceira rodada, mais 26 alunos com iniciais dos nomes diferentes.

    Bom, até esse momento eu tenho 78 (26+26+26) alunos sendo que tenho ao menos 3 com iniciais dos nomes iguais. A questão pede ao menos 4, sendo assim basta eu iniciar a próxima rodada com apenas a primeira letra do alfabeto (A) que já será suficiente para alcançar o resultado de 4 nomes com letras iniciais igual.

    Fica assim então: 26+26+26+1= 79


ID
2366290
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No último ano, devido às condições climáticas da região sudeste do país, o preço do tomate sofreu três aumentos de 20%. Esses aumentos consecutivos no ano produziram um aumento total do produto em, aproximadamente,

Alternativas
Comentários
  • três aumentos de 20%  ( 1,2 x 1,2 x 1,2 = 1,728)

     

    1,728 - 1,00

    = 0,728  ( x 100%)

    = 72,8%

    = 72%

  • Como não tem o valor do produto, fiz de conta que fosse 100,00. Para saber a %: Porcentagem X Valor / 100.

    20% de 100 = 20,00. -----> 100 + 20% = 120,00 (Com 1º Aumento).

    20% de 120 = 24,00. -----> 120 + 20% = 144,00 (Com 2º Aumento).

    20% de 144 = 28,80. -----> 144 + 20% = 172,80 (Com 3º Aumento).

    O produto era 100,00, agora ficou em 172,80. Diferença de 72,80!

    72,80 x 100,00 / 100 = 72,8. ---> Aproximadamente 72%!

    Alternativa"E"


ID
2366293
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma urna contém seis bolas de pesos e tamanhos iguais, duas delas identificadas pela letra S e as demais pelas letras A, C, E e O. Sorteando-se as bolas, uma a uma e sem reposição, qual é a probabilidade de que a ordem de retirada das bolas forme a palavra ACESSO?

Alternativas
Comentários
  • 1/6 x 1/5 x 1/4 x 2/3 (s repete)x 1/2 x 1/1 = 1/360 = 0.0027

  • 1/6 x 1/5 x 1/4 x 2/3 x 1/2 x 1/1 = 2/720 = 0.0027

  • 1/6 (tem uma chance em 6 bolas) x 1/5 (uma chance em 5 bolas, pois não se repete) 1/4( mesma coisa) x 2/3 (tem 2 bolas S então tem 2 chances em 3 bolas) x 1/2 ( uma chance em 2 bolas) x 1/1 ( só sobra uma bola)

    Então fica : 1/6 x 1/5 x 1/4 x 2/3 x 1/2 x 1/1 = 2/720 = 1/360 = 0,0027

    Gabarito: A

  • 1/6.1/5.1/4.2/3.1/2.1/1 = 2/720 =0,002

  • Probabilidade = Quero/Total

    Permutação simples (total)= 6! = 720

    Quero = _ _ _ _ _ _

    A C E S S O

    1 1 1 2 1 1 (O "S" na 4 casa tem 2x a possibilidade de aparecer, na 5º casa só tem uma, pq é sem retorno)

    Quero = 2

    Probabilidade = 2/720 = 0,002777... = 0,002


ID
2366296
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Dadas as premissas,

Ana e Bruno jogam basquete.

Carlos anda de bicicleta se Ana joga basquete.

Daniela corre ou Carlos não anda de bicicleta.

Daniela não correr é condição necessária para Edson patinar.

é correto inferir que

Alternativas
Comentários
  • Ana e Bruno(V) jogam basquete(V). (V)

    Carlos anda de bicicleta(V) se Ana joga basquete(v). (V)

    Daniela corre(V) ou Carlos não anda de bicicleta(F).(V)

    Daniela não correr é condição necessária para Edson patinar.

    (F)                                                                             (F)

    a)Bruno joga e Edson patina.  V e F=F

    b)Daniela corre e Edson não patina.  V e V= V

    c)Daniela não corre ou Bruno não joga. F ou F= F  

    d)Daniela corre e Carlos não anda de bicicleta.   V e F =F

    e)Se Carlos anda de bicicleta, Ana não joga basquete. V---->F= F

    não é dificil é trabalhaso, pois tem que fazer várias tentativas até achar apenas 1 que seja toda verdadeira.

     

     

  • Questão devia ser anulada, pois quando o primeiro termo da condicional é falso, o segundo pode ser F ou V

    A --> B

    A é condição necessária para B

    assim,

    "Daniela não correr é condição necessária para Edson patinar" = é o mesmo que dizer

    Se Daniela não correr, então Edson patina

    (F) ----> (V/F)

  • Os comentários de alguns colegas estão equivocados. Atentem-se principalmente as observações em cor verde.

    • Resolução:

    1º começa da premissa mais fácil: Ana (V) e Bruno jogam basquete (V).

    2º Buscar a premissa que tenha Ana ou Bruno: Se Ana joga basquete (V), então Carlos anda de bicicleta (V).

    Pulo do gato: note que o se... então... está invertido.

    Daniela corre (V) ou Carlos não anda de bicicleta (F).

    4º Outro pulo do gato: condição necessária --> inverte e bota um se... então...

    Daniela não correr é condição necessária para Edson patinar = Se Edson patina (F), então Daniela não corre (F).

    • Gabarito: B) Daniela corre e Edson não patina.

    S2 pra essa questão!


ID
2665369
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para o transporte via gasodutos, o gás natural deve ser inserido sob pressão no duto utilizando

Alternativas

ID
2665372
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção

Dadas as afirmativas relativas às redes de distribuição de gás natural,


I. Operam a pressões maiores que um gasoduto.

II. Possuem diâmetro diferente do diâmetro dos gasodutos.

III. Podem transportar o gás natural de um reservatório até os tanques de armazenamento na indústria petroquímica.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    "Características das redes de Distribuição

    Baixa pressão – Segurança;

    Forma de anel – Garantia da continuidade do abastecimento;

    Reforço estrutural em pontos notáveis – tubos camisa;

    Localização em centros urbanos;

    Dificuldade de manter faixa de dominio;

    Alto risco de avaria.

    Tubos de menor diâmetro;

    Tubos flexiveis; e Alto risco de avaria."

    Fonte: http://sulgas.usuarios.rdc.puc-rio.br/Tubos2.pdf


ID
2665375
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Quais são as reservas de gás natural que têm como base a análise de dados geológicos e de engenharia e sobre as quais há previsão, com elevado grau de certeza, de que elas propiciam uma produção comercialmente aceitável?

Alternativas

ID
2665378
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção

O Gás Natural Veicular (GNV) é um combustível cujas propriedades químicas permitem a sua utilização como substituto de alguns combustíveis tradicionais como a gasolina e o álcool. O abastecimento dos veículos convertidos para esse tipo de combustível é realizado normalmente a uma pressão próxima de

Alternativas
Comentários
  • Complementando:

    Lei nº 4.878 de 1965:

    Art. 48 A pena de demissão além dos casos previstos na Lei nº 1.711, de 28 de outubro de 1952, será também aplicada quando se caracterizar:

    I - crimes contra os costumes e contra o patrimônio, que, por sua natureza e configuração, sejam considerados como infamantes, de modo a incompatibilizar o servidor para o exercício da função policial. 

    Gabarito: ERRADO, com base no art. 48, I, da Lei nº 4.878 de 1995. 

  • Complementando:

    Lei nº 4.878 de 1965:

    Art. 48 A pena de demissão além dos casos previstos na Lei nº 1.711, de 28 de outubro de 1952, será também aplicada quando se caracterizar:

    I - crimes contra os costumes e contra o patrimônio, que, por sua natureza e configuração, sejam considerados como infamantes, de modo a incompatibilizar o servidor para o exercício da função policial. 

    Gabarito: ERRADO, com base no art. 48, I, da Lei nº 4.878 de 1995. 

  • Complementando:

    Lei nº 4.878 de 1965:

    Art. 48 A pena de demissão além dos casos previstos na Lei nº 1.711, de 28 de outubro de 1952, será também aplicada quando se caracterizar:

    I - crimes contra os costumes e contra o patrimônio, que, por sua natureza e configuração, sejam considerados como infamantes, de modo a incompatibilizar o servidor para o exercício da função policial. 

    Gabarito: ERRADO, com base no art. 48, I, da Lei nº 4.878 de 1995. 


ID
2665381
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

. Para a separação de condensáveis do gás natural, um equipamento muito utilizado é o coletor de condensado, que possui um tubo de grande diâmetro chamado de _______________, cuja função é o recolhimento do líquido separado do gás natural. Assinale a alternativa que preenche adequadamente a lacuna acima.

Alternativas

ID
2665384
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O objetivo de uma determinada empresa é a obtenção de gás natural. Sabe-se que a probabilidade de encontrar gás natural em cada poço perfurado é de 20%. Numa sequência de perfurações, qual a probabilidade de encontrar gás natural somente no quarto poço perfurado?

Alternativas

ID
2665387
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um laboratório analisou diferentes tipos de gás natural encontrados em poços distintos. Qual o hidrocarboneto que possuía a maior concentração em volume em todas as amostras?

Alternativas

ID
2665390
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Dadas as afirmações,


I. O gás natural é encontrado no subsolo, por acumulações em rochas porosas.

II. O gás natural é o efeito da degradação anaeróbia da matéria orgânica que, em épocas pré-históricas, acumulava-se nas águas litorâneas dos mares.

III. Alguns elementos que contribuíram para a degradação da matéria orgânica em épocas pré-históricas foram as baixas temperaturas e pressões.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
2665393
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Dadas as afirmativas sobre a composição do gás natural,


I. O N2 é um gás inerte que, se presente em alto teor, pode provocar a redução do poder calorífico do gás natural.

II. O O2 e o H2 são compostos comuns na composição do gás natural.

III. O CO2 pode provocar danos em tubulações e equipamentos devido ao seu alto poder de corrosão.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
2665396
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O transporte do gás natural em redes de distribuição deve ser apropriado para atender às pressões de operação e demais esforços solicitados durante o seu escoamento. Quais são os materiais normalmente empregados nas tubulações?

Alternativas

ID
2665399
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O gás que está dissolvido no petróleo num reservatório é denominado

Alternativas

ID
2665402
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Qual processo de gestão, projetado a médio prazo (geralmente para um período de seis a doze meses), balanceia a produção e a demanda e procura ajustar a velocidade de produção, mão de obra disponível, estoque, matéria-prima, contratação, demissão e outras variáveis controláveis?

Alternativas

ID
2665405
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Dadas as afirmações a respeito de instalações de gasodutos,


I. Os métodos de abertura de valas possuem etapas como a sinalização do local onde será executada a obra, escoramento das paredes da vala, se necessário, e reaterro da vala.

II. Os métodos não destrutivos possuem etapas como o bloqueio de vias de acesso, caso necessário, escavação e remoção do solo e recomposição de todas as camadas do pavimento.

III. Os métodos não destrutivos possuem vantagens em relação aos métodos de abertura de valas como a necessidade de menor espaço para execução da obra com menor impacto à população e menor tempo de planejamento da operação.


verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

Alternativas

ID
2665408
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação ao gás natural.

Alternativas

ID
2665414
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A quantidade de fluido que já foi produzida em um reservatório até uma determinada época é denominada

Alternativas

ID
2665417
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Qual o Poder Calorífico Inferior (PCI) de um gás cuja composição é 70% de metano (PCI = 802 kJ/mol), 20% de etano (PCI = 1428 kJ/mol) e 10% de propano (PCI = 2044 kJ/mol)?

Alternativas

ID
2665420
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O gás natural chega dos campos de produção com certa porcentagem de água. Para sua desidratação, pode-se utilizar um processo cujo agente desidratante utilizado é o

Alternativas
Comentários
  • gostaria de saber a resposta da questão pois pensei que fosse a letra c trietilenoglicol,mas o gabarito considera correta monoetilenoglicol.


ID
2665423
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Quais as principais características das redes de distribuição de gás natural que as diferenciam de um sistema de dutos com a função de transporte de gás natural?

Alternativas

ID
2665426
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Para modelar o processo em uma Unidade de Processamento de Gás Natural, admite-se um sistema de entrada do gás natural e de saída com uma concentração menor de impurezas presentes no gás original. O fluxo é considerado contínuo, sem a ocorrência de reações químicas. Utilizando o princípio de conservação da massa, no cenário acima tem-se

Alternativas

ID
2665429
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Petróleo
Assuntos

Assinale a alternativa que lista apenas métodos não destrutivos para a instalação de gasodutos.

Alternativas

ID
2665432
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Quais são as principais técnicas para o controle na formação de hidratos?

Alternativas
Comentários
  • O que eu achei foi no site: https://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6735

    O estudo da desidratação do gás natural em uma torre de absorção utilizando glicol, o qual pode ser MEG, DEG e TEG, como líquido dessecante se tornou extremamente relevante nos dias atuais pelo aumento da produção e do consumo de gás natural, nos âmbitos mundial e brasileiro. Este processo ocorre em uma unidade de desidratação de gás natural a qual consiste basicamente de duas etapas: a primeira resume-se à absorção da água pelo glicol em contracorrente em uma torre de absorção e a segunda trata-se da regeneração do glicol em uma torre regeneradora onde a água é removida do glicol através do aquecimento dessa mistura e vaporização da água. 


ID
2665435
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção

Dadas as afirmações com relação à cadeia de suprimentos para o gás natural,


I. O seu conhecimento e entendimento têm por finalidade assegurar o abastecimento de materiais e equipamentos necessários aos investimentos e operações.

II. Ela permite estabelecer medidas de redução dos custos de suprimentos de materiais e equipamentos, através de técnicas adequadas, como, por exemplo, a compra, armazenamento e consumo.

III. Para sua montagem, não é necessário o contato com as equipes de projeto, montagem, operação, suprimento e manutenção.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
2665438
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção

Uma empresa de consultoria, baseada em dados estatísticos, afirma que 80% dos poços perfurados nos últimos 5 anos em uma certa região não possuíam gás natural. Neste ano, estima-se perfurar 5 poços. Com base na análise da consultoria, a probabilidade de encontrar gás natural em pelo menos dois poços é próxima de

Alternativas

ID
2665441
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção

Uma empresa particular de extração de gás natural perfurou 20 poços em 5 anos. Desses poços, 5 possuíam apenas gás natural, 3 possuíam apenas petróleo e 2 possuíam tanto petróleo como gás natural. Ao analisar um poço que tenha gás natural já explorado, qual a probabilidade de ele também possuir petróleo?

Alternativas

ID
2665444
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção

Uma empresa de exploração de poços de gás natural resolveu adotar medidas de Planejamento e Controle da Produção (PCP). Dadas as afirmativas com relação às principais atividades de um PCP,

I. Planejar aplicações de recursos de médio e longo prazo e dimensionar as previsões futuras necessárias.
II. Planejar o sequenciamento da capacidade de produção e definir qual a carga de cada centro de trabalho.
III. Controlar a produção e matérias para aplicar correções de rumos e acertos no planejamento com o objetivo de atender aos compromissos da empresa.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
2665447
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Dados os itens a respeito dos principais produtos obtidos do processamento do gás natural,


I. Gás liquefeito de petróleo.

II. Etano petroquímico.

III. Gasolina natural.


verifica-se que está(ão) correto(s)

Alternativas

ID
2665450
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Na cadeia produtiva do gás natural, a fase baseada em pesquisa sísmica e interpretação de resultados calcados em conceitos geológicos e geofísicos é a

Alternativas
Comentários
  • Prospecção é a resposta certa.

  • na cadeia do petróleo é exploração mesmo, pertencendo ao upstream.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Upstream_(petroleum_industry)


ID
2665453
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma empresa pretende medir matematicamente o fluxo de gás natural em uma tubulação. Se uma das condições iniciais é que todas as variáveis sejam independentes do tempo, qual o modelo que deve ser aplicado?

Alternativas

ID
2665456
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Qual o tipo de estoque que se baseia essencialmente em todos os artigos necessários à fabricação ou à montagem do produto final, que se encontram nas várias fases de produção?

Alternativas