SóProvas



Prova COPS-UEL - 2018 - UEL - Vestibular - 1º Fase


ID
2912128
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir.


A modernidade [...] é um fenômeno de dois gumes. O desenvolvimento das instituições sociais modernas e sua difusão em escala mundial criaram oportunidades bem maiores para os seres humanos gozarem de uma existência segura e gratificante que qualquer tipo de sistema pré-moderno. Mas a modernidade tem também um lado sombrio.

GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora Unesp, 1991, 2ª reimpressão, p. 16.


Com base no texto e nos conhecimentos sobre o debate a respeito da modernidade, considere as afirmativas a seguir.


I. Para Marx, a modernidade identificava-se com o capitalismo, o qual continha, em suas origens industriais, dimensões sociais potencialmente revolucionárias.

II. No momento do surgimento do industrialismo, Durkheim identificou o lado sombrio da modernidade com a possibilidade dos fenômenos da anomia social.

III. Weber compreendia o mundo moderno como aquele no qual a racionalização implicava a expansão da burocracia e dos limites que o corpo de funcionários estabelecia à autonomia individual.

IV. Para Giddens, a atual fase da modernidade, ao reduzir as possibilidades de autodestruição social, eliminou a existência da chamada “sociedade de risco”.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2912131
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia o texto a seguir.


O programa do esclarecimento era o desencantamento do mundo. Sua meta era dissolver os mitos e substituir a imaginação pelo saber. [..] O mito converte-se em esclarecimento, e a natureza em mera objetividade. O preço que os homens pagam pelo aumento de poder é a alienação daquilo sobre o que exercem o poder. [...] Quanto mais a maquinaria do pensamento subjuga o que existe, tanto mais cegamente ela se contenta com essa reprodução. Desse modo, o esclarecimento regride à mitologia da qual jamais soube escapar.

ADORNO & HORKHEIMER. Dialética do esclarecimento. Fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. p.17; 21; 34.


Com base no texto e nos conhecimentos sobre a crítica à racionalidade instrumental e a relação entre mito e esclarecimento em Adorno e Horkheimer, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO DE ACORDO COM O SITE INDAGAÇÃO

    a) Incorreta. O mito não é caracterizado pela irracionalidade, e sim por um regime explicativo e constitutivo do sentido dependente da imaginação e do símbolo, da alegoria e da metáfora. A atribuição de irracionalidade ao mito resulta de uma compreensão restritiva e objetivista do conhecimento e da linguagem.

    b) Incorreta. A regressão do esclarecimento à mitologia mostra uma limitação interna da razão, uma contradição entre o pressuposto de esclarecer e a promessa de emancipar. Regredir à mitologia significa reconhecer que a promessa de superação da submissão à natureza não pode ser cumprida, jamais o será, pois a dimensão calculadora da razão não apenas não suspende a submissão à natureza, mas a intensifica.

    c) Incorreta. Uma das características distintivas da explicação da natureza pautada na racionalidade instrumental é justamente a recusa de uma explicação holística, em que as partes são incorporadas, na sua especificidade, ao todo. Um dos seus procedimentos fundamentais consiste no desmembramento e na separação, tal qual pode ser visto na famosa passagem do Discurso do Método, de Descartes. Desmembrar e dividir, tanto quanto possível, para posteriormente voltar a reunir. Contudo, mesmo quando ocorre a reunião dos membros metodicamente separados, tal procedimento não supõe uma compreensão holística, pois o pensamento não se junta à matéria, por ser de natureza distinta. Portanto, não há integração da parte ao todo.

    d) Incorreta. Embora esta seja a promessa do esclarecimento, o uso da razão, compreendida enquanto cálculo e instrumento, implica alienação humana, logo não livra o humano da sua submissão à natureza. Ao aliená-lo, desvincula-o daquilo que ele produz, na exata medida em que concebe o próprio mundo, e o humano aí incluído, enquanto objeto. Além disso, no início do texto, Adorno e Horkheimer afirmam: “Mas a terra totalmente esclarecida resplandece sob o signo de uma calamidade triunfal” (p. 17).

    e) Correta. A racionalidade instrumental, característica do esclarecimento, consiste em compreender a natureza como objeto, passível de um conhecimento objetivo, e justamente por esse motivo, passível também de domínio. A alienação humana, o incremento de poder, a mútua afecção entre mito e esclarecimento em que um se converte no outro, são expressões de uma compreensão em que razão consiste em cálculo e domínio.

    GABARITO:

    e) O esclarecimento se caracteriza por uma explicação baseada no cálculo, do que resulta uma compreensão da natureza como algo a ser conhecido e dominado.

  • Adorno e Horkheimer destacam o fracasso do esclarecimento, através da análise da sociedade tecnológica, assim o projeto Iluminista que buscou um estado de emancipação, autonomia, resultou no contrário uma posicão de heteronomia, isto é, dominação.O esclarecimento, caracterizado pelo racionalismo instrumental, tem como finalidade a eficácia dos meios, a instrumentalização do mundo e do próprio homem, este é dissolvido e reduzido a um número, não determina os fins, resultando na crise da razão, perdendo assim sua individualidade.


ID
2912143
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Leia o texto a seguir.


Arma ofensiva e poderosa, os chutes de bola parada foram um verdadeiro desafio defensivo na Copa da Rússia em 2018. De fato, todos os gols sofridos pelas seleções africanas na primeira fase vieram com bola parada: um no Egito e no Marrocos, dois na Nigéria e na Tunísia.

Adaptado de lance.com.br


Geralmente o chute de “bola parada” surpreende o adversário pela sua trajetória descrita e pela velocidade que a bola atinge. Considerando que uma bola de futebol tem massa de 400 g e, hipoteticamente, durante o seu movimento, a resistência do ar seja desprezível, é correto afirmar que a bola atinge

Alternativas
Comentários
  • Eu fui testando as alternativas da seguinte forma, F=M*a, substitua nessa formula a força da letra B, o texto já te deu a massa, então você vai encontrar a aceleração, agora você utiliza a seguinte formula, V=V0+at , perceba que o foi dado o tempo na alternativa, se a bola estava em repouso então V0=0, substitua aceleração que foi encontrado na primeira formula, pronto você encontrou a velocidade dessa bola nesse instante.

    F= m*a

    1,6 x 102 = 0,4*a

    a=400m/s2

    V=0+400*0,1

    V=40m/s

    obs: não esqueça de transformar gramas para kg na massa, para estar no sistema internacional de medidas

  • I = deltaQ

    F*delta t = m*delta V

    V = F*delta t/m = 40m/s

  • Mds kkk é mais fácil fazer por impulso e qt movimento


ID
2912146
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante as guerras entre os Persas e os Gregos, no mundo antigo, um conjunto de ações foi realizado, o que levou à produção de narrativas sobre esses episódios, com consequências também para os seus vizinhos macedônicos. Com base nos conhecimentos sobre esse processo histórico, considere as afirmativas a seguir.


I. A Liga do Peloponeso, criada por Esparta, uniu-se à Confederação de Delos, liderada por Atenas, e com essa unificação as esquadras dos gregos tornaram-se fortificadas com os grandes navios de combate.

II. A Confederação de Delos reuniu as cidades-estado gregas contra a invasão persa e, no decorrer dos conflitos, sua sede foi transferida para Atenas, com a função de unificar os tributos e a frota.

III. Na obra História da Guerra do Peloponeso, escrita pelo general ateniense Tucídides, foi descrito o flagelo da peste natural, que se abateu sobre eles, expondo as ilusões de seu mundo.

IV. Plutarco descreveu as habilidades de Alexandre Magno na conquista e unificação dos povos envolvidos no conflito, por meio da miscigenação e integração cultural e do incentivo às artes e às ciências.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • I. A Liga do Peloponeso, criada por Esparta, uniu-se à Confederação de Delos, liderada por Atenas, e com essa unificação as esquadras dos gregos tornaram-se fortificadas com os grandes navios de combate.

    ERRADA. A liga do Peloponeso foi criada por Esparta, mas nada de união, eles derrotaram a LIGA DE DELOS, que por seguinte foi derrotada pela pólis de TEBAS, que formaria a LIGA DE TEBAS.

    II. A Confederação de Delos reuniu as cidades-estado gregas contra a invasão persa e, no decorrer dos conflitos, sua sede foi transferida para Atenas, com a função de unificar os tributos e a frota.

    CERTO. Inclusive nesse período Atenas cresce muito economicamente com várias obras devido ao sorrateamento dos impostos da liga de Delos.

    III. Na obra História da Guerra do Peloponeso, escrita pelo general ateniense Tucídides, foi descrito o flagelo da peste natural, que se abateu sobre eles, expondo as ilusões de seu mundo.

    CERTO. Agora é sacanagem cobrar isso aí. Só pesquisando mesmo, não tem como decorar.

    IV. Plutarco descreveu as habilidades de Alexandre Magno na conquista e unificação dos povos envolvidos no conflito, por meio da miscigenação e integração cultural e do incentivo às artes e às ciências.

    CERTO. Alexandre e seu império macedônico, fonte do Helenismo, buscava sempre que possível a conservação da cultura oprimida e incentivava a cultura e artes. Fusão cultural entre ocidente e oriente. Aproveitou da guerra do Peloponeso, entre Grécia e roma, para vencer Grécia. dominou também Egito e Ásia. Depois foi tentar tomar Roma e então foi derrotado.

  • Guerra do Peloponeso foi entre Atenas e Esparta, corrigindo a parte final do comentário do amigo

  • os gregos se unificaram na confederação de delos para derrotarem os persas. atenas saiu fortalecida, e isso irritou esparta que fez a liga do peloponeso, o conflito entre os gregos os enfraqueceram caindo todos nas mãos da macedonia quando começa o período helenístico!!!


ID
2912149
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O acetato de etila (CH3COOCH2CH3) é um éster simples, usado, no passado, como antiespasmódico e hoje como solvente industrial e removedor de esmalte de unha. A acetona (CH3(CO)CH3) também é usada como removedor de esmaltes, mas devido a sua elevada solubilidade em água, quando em contato com a pele, pode desidratá-la. Sabe-se que estes solventes possuem cheiros parecidos, tornando difícil a identificação pelo olfato.


Considerando um frasco contendo acetato de etila e acetona em quantidades equimolares, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o procedimento para a separação da mistura.

Dados:

Ponto de ebulição do acetato de etila a 1 atm =77,1 °C e densidade = 902 Kg/m3

Ponto de ebulição da acetona a 1 atm = 56,0 °C e densidade = 784 Kg/m3

Alternativas
Comentários
  • Destilação simples é usada para separar um sólido de uma mistura homogênea, por exemplo: água+sal

    Destilação fracionada é usada para separar líquidos homogêneos, como no caso acima.

  • Questão C

    O x da questão refere-se à Destilação Fracionada em que na separação de componentes de uma Solução Homogêneas há o emprego de utilização de pontos de ebulição divergentes para haver a separação de substâncias.


ID
2912152
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia os textos a seguir.


Como dois e dois são quatro

Sei que a vida vale a pena

Embora o pão seja caro

E a liberdade, pequena

Ferreira Gullar, Dois e Dois: Quatro, 1966.


Meu amor,

tudo em volta está deserto, tudo certo

tudo certo como dois e dois são cinco

Caetano Veloso, Como Dois e Dois, 1971.


Os textos fazem críticas explícitas e implícitas à ditadura civil-militar que governou o Brasil entre 1964-1984.

Com base nos textos e nos conhecimentos históricos sobre o período, considere as afirmativas a seguir.


I. A ditadura civil-militar estabeleceu a censura de cunho político e moral-comportamental às manifestações artísticas, atingindo os veículos de cultura.

II. A Tropicália fazia a crítica aos costumes assim como disseminava os ideais libertários pregados pelos movimentos de contracultura.

III. A ditadura civil-militar declinou de produzir propaganda sobre o regime, deixando as campanhas publicitárias aos custos da indústria automobilística.

IV. A Jovem Guarda sofreu forte impacto da censura devido à defesa da utilização dos instrumentos elétricos e da vestimenta folk.


Assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • a 4 na verdade seria o tropicalismo.


ID
2912155
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia o texto a seguir.


Os corcéis que me transportam, tanto quanto o ânimo me impele, conduzem-me, depois de me terem dirigido pelo caminho famoso da divindade [...] E a deusa acolheu-me de bom grado, mão na mão direita tomando, e com estas palavras se me dirigiu: [...] Vamos, vou dizer-te – e tu escuta e fixa o relato que ouviste – quais os únicos caminhos de investigação que há para pensar, um que é, que não é para não ser, é caminho de confiança (pois acompanha a realidade): o outro que não é, que tem de não ser, esse te indico ser caminho em tudo ignoto, pois não poderás conhecer o não-ser, não é possível, nem indicá-lo [...] pois o mesmo é pensar e ser.

PARMÊNIDES. Da Natureza, frags. 1-3. Trad. José Trindade Santos. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2009. p. 13-15.


Com base no texto e nos conhecimentos sobre a filosofia de Parmênides, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ''O ser é e não pode não ser'', é um princípio da identidade, o pensamento, assim como o ser, é idêntico a si mesmo, pois , segundo Parmênides, se fosse diferente de si mesmo, ele não seria o que é, então o pensamento expressa as coisas como são, através da razão, tal qual o motivo de Parmenides ser o percursor do pensamento de Platão

    LETRA A

    APMBB


ID
2912158
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia o texto a seguir.


Os melhores de entre nós, quando escutam Homero ou qualquer poeta trágico a imitar um herói que está aflito e se espraia numa extensa tirada cheia de gemidos, ou os que cantam e batem no peito, sabes que gostamos disso, e que nos entregamos a eles, e os seguimos, sofrendo com eles, e com toda seriedade elogiamos o poeta, como sendo bom, por nos ter provocado até o máximo, essas disposições. [. . . ] Mas quando sobrevém a qualquer de nós um luto pessoal, reparaste que nos gabamos do contrário, se formos capazes de nos mantermos tranquilos e de sermos fortes, entendendo que esta atitude é característica de um homem [. . . ]?

PLATÃO. A República. 605 d-e. Trad. Maria Helena da Rocha Pereira. 12. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010. p. 470.


Com base no texto, nos conhecimentos sobre mimesis (imitação) e sobre o pensamento de Platão, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A resposta está no trecho "Mas quando sobrevém a qualquer de nós um luto pessoal, reparaste que nos gabamos do contrário, se formos capazes de nos mantermos tranquilos e de sermos fortes, entendendo que esta atitude é característica de um homem"


ID
2912161
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os cosméticos, como batons e rímeis, buscam realçar o encanto da beleza. Porém, o uso desses produtos pode, também, causar desencantamento em função dos constituintes químicos tóxicos que possuem. Em batons, pode haver presença de cádmio, chumbo, arsênio e alumínio. A FDA (Food and Drug Administration) e a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) preconizam limites máximos de metais apenas para corantes orgânicos artificiais utilizados como matéria-prima na fabricação de cosméticos.

Considerando que um determinado batom possua concentração de chumbo igual a 1,0 mg Kg−1 e que a estimativa máxima de utilização deste cosmético ao longo do dia seja de 100 mg, assinale a alternativa que representa, correta e aproximadamente, o número de átomos de chumbo em contato com os lábios ao longo de um dia.

Dados:

Massa molar de chumbo = 207 g mol−1

Constante de Avogadro = 6,0 x 1023 mol−1

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o porque do 10^14 mas ok...

  • Primeiro, se a concentração de chumbo igual a 1,0 mg Kg−1, é preciso descobrir qual a concentração de Pb existe em 100 mg ( 0,1 g ), que é a quantidade usada por dia. Atenção as unidades.

    1,0 mg ————- 1000 g

    x———————- 0,1 g (100 mg)

    x = 1,0 x 10ˉ⁷ g por dia

    Segundo, usando a massa molar

    6,0 x 10²³ átomos de chumbo ------ 207 g

    x------------------------------------------- 1,0 x 10ˉ⁷ g

    x = 2,89 × 10¹⁴ átomos de chumbo ao longo de um dia.


ID
2912170
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma das características mais fundamentais dos metazoários são os olhos, que se apresentam em uma variedade de tipos. Quase todos são sensíveis à luz, e a maioria possui algum tipo de fotorreceptor, porém somente os representantes de alguns filos desenvolveram olhos capazes de formar imagens.

Os olhos compostos compreendem de poucas a muitas unidades fotorreceptoras cilíndricas denominadas omatídios. Cada omatídio contribui com a imagem de uma parte do objeto, de modo que o conjunto forma a sua imagem total.


Assinale a alternativa que indica, corretamente, qual grupo animal é caracterizado pelos olhos descritos acima.

Alternativas
Comentários
  • Artrópodes são sensiveis a luz

  • artrópodes pode ser escorpião, por isso que eles se escondem

  • A questão se refere aos Artrópodes, precisamente falando, aos Insetos desse grupo

    »» Lembre-se da mosca.

    LETRA A


ID
2912173
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os vírus não pertencem a nenhum dos cinco reinos. Pesquisadores se dividem entre aqueles que não os consideram seres vivos, pois não possuem metabolismo próprio, e os que consideram que a capacidade de replicação, a hereditariedade e a evolução já são suficientes para considerá-los como tais.


Com base nos conhecimentos sobre vírus, considere as afirmativas a seguir.


I. Os vírus são constituídos por uma ou várias moléculas de ácido nucleico, protegidas por uma cápsula de proteína.

II. Os vírus se reproduzem assexuadamente por bipartição, primeiramente duplicando seu material genético e, em seguida, dividindo-se.

III. O vírus do cólera, doença transmitida pela saliva de seus portadores, causa fraqueza muscular progressiva, lesões na pele e nas mucosas.

IV. Os vírus podem ser combatidos por vacinas fabricadas com agentes infecciosos atenuados, que promovem a reação do organismo ao produzir anticorpos específicos.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Cólera é uma doença bacteriana

  • O vírus injeta o seu material genético na célula para se reproduzir. Ele só tem metabolismo próprio p se reproduzir denteo de uma célula


ID
2912185
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os rins, pelo processo de filtração, excretam, além dos fármacos, substâncias provenientes do metabolismo. Com base nos conhecimentos sobre anatomia e fisiologia renal, atribua (V) verdadeiro ou (F) falso às afirmativas a seguir.


( ) Depois do sangue filtrado pelos rins, cabe aos néfrons a função de reabsorver substâncias importantes para o metabolismo do organismo, como água, ureia, sais, ácido úrico e hormônios.

( ) A baixa pressão sanguínea nos capilares do glomérulo renal força a saída de fluxo sanguíneo para o ducto coletor, formando um fluido denominado filtrado tubular ou urina.

( ) A glicose, os aminoácidos, as vitaminas e grande parte dos sais do filtrado glomerular, em condições normais, são reabsorvidos pelas células da parede do túbulo contorcido proximal e devolvidos ao sangue.

( ) No néfron, ocorre a filtração, em que a pressão do sangue expulsa do glomérulo a água e as pequenas moléculas dissolvidas no plasma, como sais, moléculas orgânicas simples e ureia, para a cápsula.

( ) Quando ingerimos muita água, a produção do hormônio antidiurético (ADH) é estimulada, aumentando a permeabilidade do túbulo proximal e do ducto coletor.


Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • d

  •  

    I. FALSA. Os néfrons são as unidades filtradoras dos rins metanéfricos, realizam a filtração do sangue, removendo ureia, sais, ácido úrico e outros resíduos não utilizados pelo organismo.

    II. FALSA. A filtração é caracterizada pela passagem do sangue pelo glomérulo, sob alta pressão sanguínea nos capilares, sendo assim ocorre a saída de fluxo sanguíneo para a cápsula. O fluído resultante é denominado filtrado glomerular ou urina inicial, este apresenta moléculas menores que não foram filtradas no glomérulo, como ureia, glicose, aminoácidos, sais etc.

    V. FALSA. Se ingerimos muita água, ocorre diminuição da pressão osmótica do sangue. Com isso, é INIBIDA a produção do hormônio antidiurético (ADH), por consequência a permeabilidade do túbulo contorcido distal e a reabsorção de água diminuem.

    https://www.kuadro.com.br/gabarito/uel/2019/biologia/uel-2019-os-rins-pelo-processo-de-filtrao-excretam/47171


ID
2912188
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Escândalos recentes sobre a exposição de dados dos usuários do Facebook alimentaram os debates sobre a privacidade nas redes sociais, um tema que se conecta com a questão do poder e suscita preocupações sobre o quanto as pessoas e suas relações tornam-se expostas ou protegidas com o uso das novas tecnologias de informação.


Com base nos conhecimentos sociológicos sobre redes sociais e sociedade contemporânea, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2912194
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um dos temas mais controversos da história da ciência diz respeito à origem da vida, pois existia a dúvida se ela teria surgido pela abiogênese (geração espontânea) ou pela biogênese. Por séculos, inúmeros pesquisadores propuseram e desenvolveram explicações, por meio de experimentos, como consequência de diferentes olhares. Com base nos conhecimentos sobre abiogênese e biogênese, assinale a alternativa que relaciona, corretamente, o pesquisador, a hipótese por ele defendidaeoexperimento que deu sustentação para sua defesa.

Alternativas
Comentários
  • Van Helmont: defendeu a abiogênese através de estudos que mostravam que a matéria permitia o crescimento de plantas em vasos

    Redi: defendia a abiogênese por meio dos experimentos envolvendo carne podre e larvas

    Spallanzani: defendia a abiogênese

    Felix Pouchet defendeu a abiogênese através de experimentos em que surgiam microrganismos de uma mistura de água, feno e posteriormente a adição de gás oxigênio puro, obtido por processos químicos

    pasteur: defendia a biogênese

  • Redi NÃO defendia a abiogênese como disse o comentário.

  • Questão entregada praticamente de graça


ID
2912197
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 1968, os jovens foram protagonistas de manifestações em diferentes países como França, Estados Unidos, Tchecoslováquia, México e Brasil, com rebeliões que expressaram vários e diferentes ideais.

Sobre as manifestações de 1968, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.


( ) Nos Estados Unidos, os jovens se colocaram contrários à guerra do Vietnã, na geração que ficou conhecida como flower power.

( ) Na Tchecoslováquia, durante a Primavera de Praga, os jovens insurgiram-se contra o poderio soviético, reclamando, dentre outras coisas, por mais liberdade individual.

( ) A descoberta da pílula anticoncepcional impulsionou a ideia de amor livre, e a roupa unissex passou a caracterizar o jovem.

( ) Em São Paulo, estudantes da USP invadiram o Palácio do Governo exigindo “Diretas Já” e a anistia geral aos perseguidos políticos.

( ) Os jovens lutaram contra as drogas químicas, apontando que eram produtos da indústria capitalista criados para aliená-los.


Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

Alternativas

ID
2912200
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia o texto a seguir.


E se escrevo em francês, que é a língua de meu país, e não em latim, que é a de meus preceptores, é porque espero que aqueles que se servem apenas de sua razão natural inteiramente pura julgarão melhor minhas opiniões do que aqueles que não acreditam senão nos livros dos antigos. E quanto aos que unem o bom senso ao estudo, os únicos que desejo para meus juízes, não serão de modo algum, tenho certeza, tão parciais a favor do latim que recusem ouvir minhas razões, porque as explico em língua vulgar.

DESCARTES, R. Discurso do Método. Trad. J. Guinsburg e Bento Prado Jr. São Paulo: Abril Cultural, 1973. Coleção “Os pensadores”. p. 79.


Com base nos conhecimentos sobre Descartes e o surgimento da filosofia moderna, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A- Errado, já que não existia preconceitos na língua dos doutos(significa eruditos, cultos, doltrinados)

    B- Errado, Lutero=relativo às liturgias; Descartes= busca ao conhecimento verdadeiro

    C- desencantamento de mundo é com Max Weber e também não há abandono da divindade;

    D- WHATTTT???? como assim se hoje em dia( e até mesmo naquela época) o estudo era baseado na história do ser humano;

    E- Perfect, pois ele até afirma: "aqueles que se servem apenas de sua razão natural inteiramente pura julgarão melhor minhas opiniões", ou seja, a pessoa nasce com preceitos independentemente de sua história ou cultura em que vive...


ID
2912212
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto a seguir.


A climatologia constitui o estudo científico do clima. Ela trata dos padrões de comportamento da atmosfera em suas interações com as atividades humanas e com a superfície do Planeta durante um longo período de tempo.

MENDONÇA, F; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007, p. 15.


Com base nos conhecimentos sobre climatologia, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.


( ) O estudo em climatologia possibilitou desvendar as dinâmicas naturais e o comportamento da atmosfera para que grupos sociais superassem a condição de meros espectadores das intempéries naturais e compreendessem o funcionamento de alguns fenômenos, em diferentes escalas.

( ) Os monitoramentos das condições atmosféricas, realizados a cada segundo, em escala local, foram possíveis em razão do lançamento de satélites meteorológicos, de maior confiabilidade, desde o final do século XIX.

( ) A ilha de calor é um fenômeno climático típico das grandes cidades que colabora para aumentar os índices de poluição, resultando na elevação das temperaturas médias nas áreas centrais da mancha urbana, em comparação com as áreas periféricas ou rurais.

( ) O difícil acesso às informações meteorológicas e climáticas tornou os conhecimentos da dinâmica atmosférica planetária e regional restritos à elite científica, o que impediu a elaboração de pesquisas e a popularização da ciência climatológica.

( ) Os elementos do clima – radiação solar, temperatura e umidade do ar, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, precipitação – são grandezas que caracterizam o estado da atmosfera e descrevem suas condições em um dado local e instante.


Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    V F V F V

  • Gostaria de saber qual o erro dessa afirmação "Os monitoramentos das condições atmosféricas, realizados a cada segundo, em escala local, foram possíveis em razão do lançamento de satélites meteorológicos, de maior confiabilidade, desde o final do século XIX."

  • Deyviton Yule

    O erro da questão está na data, o primeiro satélite meteorológico foi lançado em 1960, ou seja foi no século XX e não no XIX.


ID
2912215
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto a seguir,


Uma ínfima minoria, já excepcionalmente munida de poderes, de propriedades e de privilégios considerados implícitos, detém de ofício esse direito. Quanto ao resto da humanidade, para “merecer” viver, deve mostrar- -se “útil” à sociedade, pelo menos àquela parte que a administra e a domina: a economia, mais do que nunca confundida com o comércio, ou seja, a economia de mercado. “Útil”, aqui, significa quase “rentável”, isto é, lucrativo ao lucro.

FORRESTER, V. O Horror econômico. São Paulo: UNESP, 1997. p.13.


Com base nos conhecimentos históricos sobre a economia mundial e nas considerações de Viviane Forrester, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A. As práticas toyotistas foram incorporadas pelo modelo econômico neoliberal para potencializar a produtividade do trabalho.

    O Toyotismo aprimorou a produtividade do sistema industrial na fase do neoliberalismo, ampliando os lucros.

    B. A política econômica de Hegel de estatização da economia impediu os trabalhadores de escolherem livremente seus empregos.

    O filosofo alemão Hegel não estabeleceu princípios econômicos de estatização da economia. Hegel apresentou fundamentos filosóficos para a compreensão do mundo.

    C. O Plano Marshall foi implementado pelos EUA para reconstruir sua infraestrutura econômica de indústria nacional devastada pela Segunda Guerra Mundial.

    O Plano Marshall (conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Europeia), um aprofundamento da Doutrina Truman, foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial.

    D. A Glasnost, criada por Gorbatchev na U.R.S.S., representou a salvação da bancarrota (falência) da economia soviética.

    A política Glasnost, criada por Gorbatchev, estava vinculada à ampliação da liberdade política do regime soviético e não ao sistema econômico. Sobre esse sistema o plano teve a denominação de Perestroika.

    E. Mahatma Gandhi, ao fiar o algodão para produzir seu próprio tecido, incentivou os indianos a participarem do mercado britânico.

    Ao fiar de forma artesanal o seu próprio tecido, Mahatma Ghandi buscava o enfrentamento com as tecelagens britânicas que dominavam o mercado comercial indiano.


ID
2912221
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Numa sala com temperatura de 18 °C, estão dispostos um objeto metálico e outro plástico, ambos com a mesma temperatura desse ambiente. Um indivíduo com temperatura corporal média de 36 °C segura esses objetos, um em cada mão, simultaneamente. Neste caso, é correto afirmar que há rápida transferência de calor

Alternativas
Comentários
  • o metal é um excelente condutor de calor,já o plástico,não!

  • letra a) o indivíduo possui temperatura maior, então passa calor para o metal que é bom condutor.

  • Se a temperatura ambiente é menor e o corpo tem temperatura maior, há uma transferência de energia térmica, só que essa ocorre mais rápida no metal, por ser rápida, dá uma sensação de mais frio, porque ele alcança o equilíbrio térmico,que é menor do que a temperatura do corpo.

    Letra A


ID
2912227
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia o texto a seguir.


A menos que seja um físico, quem anda num bonde não tem ideia de como o carro se movimenta. E não precisa saber. Basta-lhe poder contar com o comportamento do bonde a orientar sua conduta de acordo com sua expectativa; mas nada sabe sobre o que é necessário para produzir o bonde ou movimentá-lo. O selvagem tem um conhecimento incomparavelmente maior sobre suas ferramentas.

WEBER, M. A ciência como vocação. In: GERTH, H.; MILLS, W. Max Weber. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. p. 165.


Com base no texto e nos conhecimentos sobre a sociedade moderna, conforme Max Weber, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    A expressão desencantamento do mundo é utilizada na obra do sociólogo alemão Max Weber (1864-1920)

    O processo de racionalização em Max Weber está ligado ao desenvolvimento da civilização ocidental e às formas como as instituições formaram-se. A Sociologia Analítica de Max Weber foi responsável por trabalhos que buscavam entender diversos fenômenos sociológicos do mundo moderno ocidental.

  • Alternativa A.

    Complementando o colega, um conceito que cai bastante em questões sobre Max Weber é o de secularização que consiste no "processo gradual de abandono dos preceitos culturais que se apoiam na religiosidade".

  • A) Correta.

    Nos estudos de Max Weber a respeito da sociedade moderna, a exemplo da obra A ética protestante e o espírito do capitalismo, o autor busca identificar e compreender a especificidade da sociedade moderna ocidental. Tal especificidade diz respeito ao modo como um tipo particular de racionalização se desenvolveu nessa região, envolvendo a secularização e, com seu aprofundamento, o desencantamento do mundo.

  • LETRA A

    Nos estudos de Max Weber a respeito da sociedade moderna, o autor busca identificar e compreender a especificidade da sociedade moderna ocidental. Tal especificidade diz respeito ao modo como um tipo particular de racionalização se desenvolveu nessa região, envolvendo a secularização e, com aprofundamento, o desencantamento do mundo.

  • Nos estudos de Max Weber a respeito da sociedade moderna, a exemplo da obra A ética protestante e o espírito do capitalismo, o autor busca identificar e compreender a especificidade da sociedade moderna ocidental. Tal especificidade diz respeito ao modo como um tipo particular de racionalização se desenvolveu nessa região, envolvendo a secularização e, com seu aprofundamento, o desencantamento do mundo.


ID
2912230
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia o texto a seguir.


Hoje em dia [...] as máquinas, dotadas da propriedade maravilhosa de encurtar e tornar mais frutífero o trabalho humano, provocam a fome e o esgotamento do trabalhador.[...] O domínio do homem sobre a natureza é cada vez maior; porém, [...] todos os nossos inventos e progressos parecem dotar de vida intelectual as forças materiais, enquanto que reduzem a vida humana ao nível de uma força material bruta.

MARX, K. Discurso pronunciado na festa de aniversário do “People’s Paper”, MARX, K. ; ENGELS, F. Obras Escolhidas, V.1. São Paulo: Editora Alfa - Ômega. p. 298.


Atentando para o movimento de razão e desrazão na sociedade contemporânea, o texto, de autoria de Marx, acentua a presença, no modo de produção capitalista, do(a)

Alternativas
Comentários
  • LEtra C

    O que é fetichismo social?

    Conceito. De acordo com a crítica de Karl Marx no âmbito da economia política, o fetichismo da mercadoria surge como um fenômeno social e psicológico onde as mercadorias aparentam ter vontade independente de seus produtores.


ID
2912233
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto a seguir.


No sentido antigo do termo, um recurso natural, como todas as formas de vida, é algo intrinsecamente dotado do poder de auto-renovação. Essa compreensão profunda da vida é negada pelas novas “empresas de ciências da vida” que impedem a auto-renovação da vida a fim de transformar os recursos naturais em matérias-primas lucrativas.

CAPRA, F. As conexões ocultas: Ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2003. p. 209.


Quando se deslumbram encantamentos e desencantamentos na chamada sociedade do conhecimento científico e tecnológico de fins do século XX e primórdios do século XXI, como aludido no texto, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gustavo, a questão afirma que a validade de um teste ou procedimento de seleção diz respeito à sua capacidade de predizer corretamente o desempenho no trabalho. Ou seja, a questão quer saber se A VALIDADE de um teste OU A VALIDADE de um procedimento de seleção diz respeito à sua capacidade de predizer corretamente o desempenho no trabalho. A questão não afirma o que é teste ou procedimento de seleção, mas sim, o que é VALIDADE. Espero ter ajudado.

    Bons estudos a todos!


ID
2912236
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto a seguir.


Todos os espaços são geográficos porque determinados pelo movimento da sociedade, da produção. Mas tanto a paisagem quanto o espaço resultam de movimentos superficiais e de fundo da sociedade, uma realidade de funcionamento unitário, um mosaico de relações, de formas, funções e sentidos.

SANTOS, M. Metamorfose do Espaço habitado: Fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. São Paulo: EDUSP, 2008, p.67.


O espaço geográfico é o principal objeto de estudo da Geografia e, a partir dele, conceitos e categorias de análises compõem a relação sociedade-natureza.


Com bases nesses conhecimentos, associe a coluna da esquerda com a coluna da direita.


(I) Paisagem

(II) Lugar

(III) Território

(IV) Região

(V) Rede


(A) Caracteriza-se pela valorização das relações de afetividade desenvolvidas pelos indivíduos em relação ao ambiente, sendo o resultado de significados construídos pela experiência, com referenciais afetivos desenvolvidos ao longo da vida.

(B) Compreende tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança: trata-se do domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Forma-se não apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons etc.

(C) Sistema integrado de fluxos que se constitui por pontos de acesso, arcos de transmissão e nós ou polos de bifurcação, definindo-se pelo grau de acesso que eles oferecem, além de exibirem aspectos materiais, embora seu conteúdo seja imaterial.

(D) Liga-se à formação econômica e social de uma nação, sendo produto do processo de apropriação e domínio social, cotidianamente, inscrevendo-se num campo de poder, de relações socioespaciais, nas quais a natureza exterior do homem está presente de diferentes maneiras.

(E) É uma porção do espaço delimitada a partir do agrupamento de aspectos, em certa medida, homogêneos, seja por um critério físico-natural, socioeconômico, cultural, entre outros, que resulta em uma diferenciação de área.


Assinale a alternativa que contém a associação correta.

Alternativas
Comentários
  • Paisagem compreende tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança: trata-se do domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Forma-se não apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons etc.

    Lugar caracteriza-se pela valorização das relações de afetividade desenvolvidas pelos indivíduos em relação ao ambiente, sendo o resultado de significados construídos pela experiência, com referenciais afetivos desenvolvidos ao longo da vida.

    Território liga-se à formação econômica e social de uma nação, sendo produto do processo de apropriação e domínio social, cotidianamente, inscrevendo-se num campo de poder, de relações socioespaciais, nas quais a natureza exterior do homem está presente de diferentes maneiras.

    Região é uma porção do espaço delimitada a partir do agrupamento de aspectos, em certa medida, homogêneos, seja por um critério físico-natural, socioeconômico, cultural, entre outros, que resulta em uma diferenciação de área.

    Rede é um sistema integrado de fluxos que se constitui por pontos de acesso, arcos de transmissão e nós ou polos de bifurcação, definindo-se pelo grau de acesso que eles oferecem, além de exibirem aspectos materiais, embora seu conteúdo seja imaterial.

    Gabarito - C.


ID
2912239
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir e responda a questão


 Pensem nas crianças

Mudas telepáticas

Pensem nas meninas

Cegas inexatas

Pensem nas mulheres

Rotas alteradas

Pensem nas feridas

Como rosas cálidas

Mas oh não se esqueçam

Da rosa da rosa

Da rosa de Hiroshima

A rosa hereditária

A rosa radioativa

Estúpida e inválida

A rosa com cirrose

A anti-rosa atômica

Sem cor sem perfume

Sem rosa sem nada


A Rosa de Hiroshima.

Compositores: Vinícius de Moraes, Gerson Conrad, 1973.                                        

Na Primeira Guerra Mundial, quando se confrontaram as potências imperialistas europeias, o mundo assistiu com horror o uso de uma tecnologia bélica de elevado poder destrutivo, desacreditando o discurso no qual se considerava que a Europa possuia uma cultura superior. Com o término da Primeira Guerra, buscou-se um reencantamento do mundo por meio de acordos de paz, logo superados pela Segunda Guerra, culminando com o ataque atômico ao Japão. Após esses episódios, vários outros conflitos se disseminaram pelo mundo até a atualidade.


Com base nos conhecimentos históricos sobre esses conflitos, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.


( ) A utilização de armas químicas foi regulamentada no decorrer da Segunda Guerra pelo tratado de Paz de Vestfalia.

( ) O projeto da arma nuclear foi desenvolvido nos EUA por uma equipe de cientistas sob o governo Truman, que autorizou o seu uso.

( ) No México, o Exército Zapatista de Libertação Nacional, orientado pela doutrina libertária, defende o direito dos povos nativos.

( ) O grupo Al Quaeda de libertação do Afeganistão teve sua organização ideológica fundamentada pelas doutrinas de Gramsci.

( ) O governo indiano acusa o Paquistão de fomentar grupos separatistas muçulmanos no seu território da Caxemira.


Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • O projeto da arma nuclear (Projeto Manhattan) foi desenvolvido nos EUA por um grupo de cientistas durante o governo Roosevelt e autorizado o seu uso pelo presidente Truman. Portanto, considero que a segunda afirmativa estaria errada e a resposta correta seria a alternativa E.

    O Projeto Manhattan iniciou em 1940 e trancorreu maior parte durante o governo Roosevelt. Truman assumiu a presidência em abril de 1945 e autorizou o uso da bomba nuclear na Segunda Guerra Mundial em 6 e 9 de agosto de 1945.

  • I. Falsa. Não ocorreu a regulação das armas químicas na Segunda Guerra pelo tratado de Paz de Vestfalia. Este ocorreu em 1648 como um dos desdobramentos da guerra dos 30 anos entre países europeus com religiões de crença de católicos e protestantes. O tratado resultou em acordo de liberdade religiosa e partilhas de regiões dos países envolvidos.

    II. Verdadeira. O projeto da arma nuclear denominado Manhatan, foi realizado por uma equipe de cientistas sob o governo de Harry Truman.

    III. Verdadeira. O Exército Zapatista de Libertação Nacional possui uma formação ideológica libertária e anticapitalista e defende o direito dos povos indígenas.

    IV. Falsa. O Al Quaeda não tem orientações ideológicas fundamentadas em ideais gramscianos, mas no fundamentalismo islâmico.

    V. Verdadeira. Os conflitos no território da Caxemira, na Índia, ocorrem entre dois grupos étnicos: os hindus e os muçulmanos. Estes últimos reivindicam a independência desse território. O governo da Índia acusa o governo do Paquistão de apoiar esses grupos de muçulmanos independentistas.


ID
2912242
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Leia o texto a seguir e responda a questão


 Pensem nas crianças

Mudas telepáticas

Pensem nas meninas

Cegas inexatas

Pensem nas mulheres

Rotas alteradas

Pensem nas feridas

Como rosas cálidas

Mas oh não se esqueçam

Da rosa da rosa

Da rosa de Hiroshima

A rosa hereditária

A rosa radioativa

Estúpida e inválida

A rosa com cirrose

A anti-rosa atômica

Sem cor sem perfume

Sem rosa sem nada


A Rosa de Hiroshima.

Compositores: Vinícius de Moraes, Gerson Conrad, 1973.                                        

No texto, estão expressos os horrores causados na população de Hiroshima pela explosão da bomba nuclear. Em relação ao princípio físico de seu funcionamento, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Fissão = Bomba Atômica usada em Hiroshima

    Fusão = bomba de hidrogênio ( nunca usada na guerra, apenas testes)


ID
2912248
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Da quantidade total de água que recobre o planeta, cerca de 97% encontram-se nos mares e nos oceanos e o restante, 3%, são de água-doce. No entanto, a hidrosfera, tanto nos ambientes de água salgada quanto de água doce, se apresenta diversa em relação aos organismos que dela fazem parte.


Com base nos conhecimentos sobre a hidrosfera, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Eliminação de alternativas:

    A - Do vapor da água oriundo de áreas continentais, mais de 90% origina-se da evaporação diretamente do solo e o restante se dá pela respiração das plantas.(Errado - ciclo hidrológico , a partir das águas condensadas e do regime pluvial)

    B - A região bentônica dos ecossistemas marinhos caracteriza-se pela intensa penetração de luz, alta atividade fotossintética, grande disponibilidade de nutrientes e muitos animais.(Errado - região pelágica-plancton)

    C - O acúmulo de partículas na água de rios e lagos aumenta a penetração de luz, o que implica aumento da biodiversidade de espécies fotossintetizantes aquáticas.( Errado - dificulta a penetração da luz reduzindo a biota)

    D - A eutrofização indica que um determinado ambiente aquático alcançou o seu clímax, porque nele são encontradas situações favoráveis para o desenvolvimento dos mais diferentes tipos de seres vivos.(Errado - eutrofização reduz a taxa de oxigenio dissolvido na água, reduzindo a riqueza de espécies e população)

    E - Os néctons constituem um grupo de organismos aquáticos, do qual fazem parte os animais com capacidade de deslocamento e natação, como moluscos, cefalópodes, peixes, golfinhos, tartarugas e baleias. (Certo - animais natantes)

  • Nemo---- Nada


ID
2912251
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto a seguir.


O Aqüífero Guarani constitui-se em um sistema hidroestratigráfico Mesozóico, formado por sedimentos flúviolacustres de idade Triássica (Formação Pirambóia) e por depósitos de origem eólica de idade jurássica (Formação Botucatu). É a denominação formal dada ao reservatório de água subterrânea doce, pelo geólogo Danilo Anton em homenagem à nação Guarani que habitou essa região. Trata-se de um Aqüífero transfronteiriço que se estende por quatro países: Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina.

Adaptado de ZANATTA, L. C. et. al. Qualidade das águas subterrâneas do Aqüífero Guarani para abastecimento público no Estado de Santa Catarina. XV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, Natal, 2008.


Com base nos conhecimentos sobre o Aquífero Guarani e águas subterrâneas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra E) Os aquíferos abastecem a região em que estão inseridos e colaboram com a dinâmica ambiental, econômica e social, mantendo a quantidade de água subterrânea e superficial do planeta.

    A poluição do local tem sido um dos maiores problemas enfrentados e discutidos pelos ambientalistas. Com a expansão da urbanização e da industrialização nas áreas do aquífero, a contaminação do solo tem afetado a qualidade da água.


ID
2912254
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto a seguir.


[O] vasto contingente de assentamentos inseridos de forma ambígua na cidade é uma das mais poderosas engrenagens da máquina de exclusão territorial que bloqueia o acesso dos mais pobres às oportunidades econômicas e de desenvolvimento humano que as cidades oferecem.

Adaptado de ROLNIK, R. A construção de uma política fundiária e de planejamento urbano para o país -– avanços e desafios. Políticas sociais: acompanhamento e análise, Brasília: IPEA, 2006, p. 200.


Como base no texto e nos conhecimentos sobre a urbanização, considere as afirmativas a seguir.


I. O processo de urbanização no Brasil inicia-se a partir da criação das Regiões Metropolitanas em 1950, tendo em vista que as cidades passavam pela dinâmica de conurbação.

II. O princípio fundador do Estatuto da Cidade é o cumprimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana e visa criar mecanismos destinados à urbanização e à produção de habitação de interesse social para permitir a inclusão urbana da população que se encontra à margem do mercado legal de terras.

III. As condições de habitabilidade das ocupações irregulares, a que parte da população brasileira se submete para sobreviver, refletem a segregação urbana, que se constitui na manifestação da desigualdade socioeconômica e espacial que impera na sociedade brasileira.

IV. A disparidade socioespacial atrela-se à estrutura fundiária urbana brasileira que se sedimenta com a força exercida pela propriedade privada da terra, o que restringe o acesso à terra urbanizada.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • I. O processo de urbanização no Brasil inicia-se a partir da criação das Regiões Metropolitanas em 1950, tendo em vista que as cidades passavam pela dinâmica de conurbação.

    Errada, as cidades não já passavam pelo processo de conurbação vai começar a partir de 50

    OBS: Por falta de atenção muitos caíram aqui :(,só com ela cai fora A,B e D

    II. O princípio fundador do Estatuto da Cidade é o cumprimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana e visa criar mecanismos destinados à urbanização e à produção de habitação de interesse social para permitir a inclusão urbana da população que se encontra à margem do mercado legal de terras.

    Correto, o papel do Estatuto da Cidade é realmente esse

    OBS: Matou a questão :)

    III. As condições de habitabilidade das ocupações irregulares, a que parte da população brasileira se submete para sobreviver, refletem a segregação urbana, que se constitui na manifestação da desigualdade socioeconômica e espacial que impera na sociedade brasileira.

    Correto, a Segregação Urbana seria uma desigualdade o que tá correto com a assertiva quando ele fala que se submete a viver em condições irregulares pode jogar no google ai desigualdade na rocinha, você verá granes prédios e do outro lado uma favela enorme :(

    IV. A disparidade socioespacial atrela-se à estrutura fundiária urbana brasileira que se sedimenta com a força exercida pela propriedade privada da terra, o que restringe o acesso à terra urbanizada.

    Correta, tem muita terra concetrada não mão de uma galera massa e que estão paradas enquanto outras pessoas apenas querem plantar pra tirar um sustento ou simplesmente as vezes apenas se alimentar


ID
2912257
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto a seguir.


A ocorrência de verminoses, como as causadas por platelmintos parasitas, está relacionada a situações socioeconômicas desfavoráveis. Frequentemente essas doenças afetam pessoas que vivem em condições precárias de habitação, saneamento e de maus hábitos de higiene.

Adaptado de LINHARES, S. ; GEWANDSZNAJDER, F. Biologia hoje. São Paulo: Ática. 2. ed. 2013, p. 132. v.2.


Com base nos conhecimentos sobre teníase, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • flavio, a resposta é a letra D

  • E se na alternativa d tivesse escrito ingerir carne crua e bem cozida. Qual seria a resposta? Me ajuda aí


ID
2912266
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A crescente contaminação ambiental pelas indústrias tem sido combatida com o desenvolvimento de novas técnicas de tratamento de efluentes tóxicos. O processo Fenton, conforme reação 1 a seguir, é um dos procedimentos utilizados no tratamento de efluentes orgânicos.


Reação 1: Fe2+(aq) + H2O2(aq) → Fe3+(aq) + OH(aq) + OH• (aq)     k = 76 (mol L−1) −1 s−1


Na reação 1, há a formação de OH• (radical hidroxila) com potencial oxidante superior ao H2O2. Assim, a eficiência deste processo se dá pela produção de OH•, capaz de oxidar uma ampla variedade de compostos orgânicos gerando CO2, H2O e íons inorgânicos provenientes de heteroátomos. Além da reação 1, é possível ocorrer a reação 2, em que há a formação de HO2•, que, por sua vez, é um oxidante menos reativo que o OH•, diminuindo assim a eficiência do processo Fenton.


Reação 2: H2O2(aq) + OH• (aq) → HO2•(aq) + H2O(l)               k = 2,7 x 107 (mol L−1) −1 s−1


Considerando as reações químicas envolvidas e os fatores que podem influenciar na eficiência do processo e com base nos conhecimentos sobre equilíbrio químico cinética química e eletroquímica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Incorreta. Na Reação 1, Fe²⁺ é o agente redutor e H2O2 é o agente oxidante.

    b) Incorreta. A eficiência do processo Fenton é menor em meio básico.

    c) Correta. O excesso de H2O2 em relação a Fe²⁺ diminui a eficiência do processo Fenton porque a reação 2 consome radical hidroxila produzido na reação 1.

    d) Incorreta. Sendo a Reação 1 de segunda ordem, e a concentração de Fe²⁺ e de H2O2 iguais a 2,0 mol Lˉ¹, a velocidade será de 304 mol Lˉ¹ sˉ¹.

    e) Incorreta. A molecularidade de cada uma das equações químicas é 2.

    Molecularidade em química é o número de entidades moleculares colidindo que estão envolvidas em uma única etapa de reação ( quantidade de reagentes)

    fonte: https://www.indagacao.com.br/2018/12/uel-2019-crescente-contaminacao-ambiental-pelas-industrias-tem-sido-combatida-com-o-desenvolvimento.html


ID
2912272
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Norte do Paraná só foi integrado à economia nacional nos anos 1930 por meio das ações da Companhia de Terras Norte do Paraná. As populações indígenas que habitavam a região, especificamente a caingangue, pouco tiveram de suas histórias preservadas ou registradas.

Sobre a ocupação que antecedeu os caingangue e que pode ser chamada de experiência guaranítica (Séc. XVIXVII), atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.


( )A Gobernación del Assunción ligava-se à região do Reino do Paraguai sob controle espanhol, mas de interesse geopolítico para Portugal.

( ) Às margens dos rios Paranapanema, Tibagi, Ivaí e Piquiri foram fundadas reduções jesuíticas para o aldeamento dos índios.

( ) A destruição das reduções jesuíticas nessa região deveu-se ao expansionismo paulista que, por meio de bandeiras, fazia a preação dos indígenas.

( ) A região passou ao domínio português a partir do Tratado de Madri, assinado em 1750, que aboliu o Tratado de Tordesilhas.

( ) A estrada do Peabiru tornou-se um meio estratégico de defesa da população guarani no conflito contra os bandeirantes.


Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Avante PMPR


ID
2912275
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As reflexões liberais tenderam a acentuar, até o século XIX, a compreensão de que o Estado era a expressão da Razão. Nessa forma de compreensão liberal, é correto afirmar que o Estado

Alternativas

ID
2912281
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A síndrome de Down, que afeta um em cada mil recém-nascidos, não é uma doença, mas a mais comum das alterações cromossomiais. Trata-se de uma condição genética que vem acompanhada de algumas peculiaridades para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança. A pessoa com síndrome de Down faz parte do universo da diversidade humana e tem muito a contribuir com desenvolvimento de uma sociedade inclusiva.


Assinale a alternativa que representa, corretamente, um cariótipo de portador da Síndrome de Down.

Alternativas
Comentários
  • Síndrome de Down também conhecida com Trissomia do cromossomo 21 (os cromossomos estão em 23 pares 2N=46 na síndrome de down o cromossomo 21 ao ínves de ser duplicado acaba sendo triplicado (trissomia) e passa a ter 47 cromossomos)

  • O ser humano sem alterações tem 46 cromossomos, logo as alterações tem 45 ou 47 cromossomos normalmente:

    a) 45, X (Síndrome de Turner, ausência de um X, ocorre em mulheres)

    b) 46, XX (Mulher normal)

    c) 47, XXY (Síndrome de Klinefelter, adição de um X, ocorre em homens)

    d) 47, XY +21 (Homem com Síndrome de Down, trissomia do cromossomo 21, ocorre em homens e mulheres)

    e) 47, XY +18 (Homem com Síndrome de Edwards, trissomia do cromossomo 21, ocorre em homens e mulheres)


ID
2912284
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto a seguir.


A distância entre ricos e pobres tem aumentado na maioria dos países. Estudos do FMI e da OCDE afirmam que isso prejudica o crescimento econômico, mas nem todos os economistas concordam. Economistas não têm a reputação de terem compaixão: seus olhos estão voltados para números, e não para destinos humanos. Assim, a maioria não vê problemas na desigualdade de renda ou de propriedade.

BECKER, A. A desigualdade é boa ou ruim para a economia? noticias. uol.com.br.


As recentes discussões sobre distâncias sociais entre classes, ou estratos de classe, envolvem também definições e explicações sobre a pobreza e a desigualdade.


Com base nos conhecimentos sobre o tema pobreza e desigualdade, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A- Celso Furtado

    B-Malthus atribui a causa da pobreza à ALTA taxa de natalidade

    C-Amartya Sen a eliminação da pobreza NÃO depende diretamente do crescimento econômico, pois este assegura benefício aos grupos sociais privilegiados.

    D-Hayek era favorável ao liberalismo economico, em oposição ao keynesianismo (estado do bem estar social ou wefare state)

    E- Keynes afirma a intervenção do Estado na economia

  • nessa questão o ideal é ir indo por eliminação, pois é impossível saber os auutores

    1. O problema da desiguldade n se trata de uma burguesia autonoma
    2. mallthus se refere a quantidade de alimento e demografia. além disso, levando em consideração q se está falando da teoria neomalthusiana, seria mais coerente dizer que a causa da pobreza é a ALTA taxa de natalidade
    3. crescimentoo economico n implica boa distriibuição de renda, os EUA sao ricos e extremamentes desiguais
    4. CERTA
    5. bem estar social é justamente o contrario, O ESTADO IRTERVEM e aplica dinheiro na economia, como aconteceu pós crise de 1929

ID
2912293
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto a seguir.


O prefixo “des” indica anomalia. “Desemprego” é o nome de uma condição claramente temporária e anormal, e, assim, a natureza transitória e curável da doença é patente. A noção de “desemprego” herdou sua carga semântica da auto consciência de uma sociedade que costumava classificar seus integrantes, antes de tudo, como produtores, e que também acreditava no pleno emprego não apenas como condição desejável e atingível, mas também como seu derradeiro destino. Uma sociedade que, portanto, classificava o emprego como uma chave – a chave – para a solução dos problemas ao mesmo tempo da identidade pessoal socialmente aceitável, da posição social segura, da sobrevivência individual e coletiva, da ordem social e da reprodução sistêmica.

BAUMAN, Z. Vidas despedaçadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. p. 19.


Com base no texto e nos conhecimentos sobre as transformações mais recentes quanto ao tema desemprego no capitalismo, considere as afirmativas a seguir.


I. A tendência no capitalismo globalizado é tornar os postos de trabalho mais flexíveis para atender necessidades das grandes corporações, levando a questionamentos do modelo taylorista-fordista.

II. A perda de identidade em relação ao emprego no capitalismo contemporâneo confirma o fato de que a categoria trabalho deixou de ser essencial para a produção e reprodução da vida social.

III. As políticas antissindicais que acompanham as práticas neoliberais apresentam como resultado a supressão das crises econômicas globais com o restabelecimento do pleno emprego.

IV. O desemprego, no capitalismo globalizado, tem a longa duração como seu traço característico, enquanto avança o emprego precário e de alta rotatividade, como nos call centers.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Obrigado por acertar Senhor !

  • (CESPE/STF/2013/Analista) Sempre que forem alterados os fundamentos das políticas monetária ou cambial em razão de instabilidade econômica, o presidente da República, em atendimento aos dispositivos constitucionais vigentes, poderá encaminhar ao Congresso Nacional proposta de revisão dos limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos estados e dos municípios. (ERRADO)


ID
2912296
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia o texto a seguir.


Por que só o homem é suscetível de tornar-se imbecil? [...] O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Trad. Lourdes Santos Machado, 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. pp. 243; 259.


Com base nos conhecimentos sobre sociedade civil, propriedade e natureza humana no pensamento de Rousseau, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B - Segundo Rousseau o sistema de propriedade privada é a causa da dominação entre os homens.

  • Segundo Rousseau, como visto acima, os homens exercem naturalmente seus instintos, não sendo nem bom nem mau, mas um ser amoral. Isto significa que na natureza os homens não se agridem mutuamente sem uma motivação, mas apenas por legítima defesa. Além do mais, a desigualdade surge quando alguém cerca um lote de terra e diz “isto é meu”. Em razão disso, outros homens são levados a fazer a mesma coisa e se reúnem ou associam-se para poder usufruir daquilo que a terra pode lhes oferecer. Mas com isso também se cria um modo de sobrevivência organizada que exclui grande parte dos homens dos benefícios da natureza. Agora, desprovido do seu alimento e de sua liberdade, por causa da instituição da propriedade privada, o homem torna-se subordinado daqueles que a detém. A propriedade faz perder a liberdade natural.

    Cabe, então, restaurar o mínimo de liberdade ao homem civilizado. Em sociedade, há vícios que o distanciam de sua natureza e repensar o modelo natural é um modo de aproximá-los novamente. Com isso, pensa-se no Contrato, não para voltar ao estado natural, o que Rousseau acredita ser impossível, mas para tentar diminuir as desigualdades entre os homens após o arbítrio da instituição da propriedade. A natureza fez o homem livre. Mas a sociedade existe, “o homem nasceu livre e por toda parte se vê agrilhoado”. Ao injusto contrato em que o forte subjuga o fraco, é preciso substituir por um novo contrato que assegure a cada cidadão a proteção da comunidade e lhe permita vantagens da liberdade e da igualdade. Enquanto alguns filósofos estudaram as formas históricas de governo, Rousseau meditou sobre o que deve ser uma sociedade justa e, ao colocar seus princípios absolutos (liberdade e igualdade natural), tirou daí suas conclusões de valor universal, que inspiraram a Revolução Francesa.

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/rousseau-desigualdade-contrato.htm


ID
2912299
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia o texto a seguir.


No Brasil, o sistema de voto proporcional funciona assim: aplicam-se os chamados quocientes eleitoral e partidário. O quociente eleitoral é definido pela soma do número de votos válidos (V) – que são os votos de legenda e os votos nominais, excluindo-se os brancos e os nulos – dividida pelo número de cadeiras em disputa (C).

A partir daí, calcula-se o quociente partidário, queéoresultado do número de votos válidos obtidos pelo partido isolado ou pela coligação, dividido pelo quociente eleitoral. O quociente partidário é um número fundamental, pois ele indica quantas cadeiras poderão ser ocupadas pelos candidatos aptos do respectivo partido ou coligação.

Adaptado de Revista Eletrônica da Escola Judiciária Eleitoral. Número 5. Ano 3.


Considere que a eleição para vereador em Amado Florêncio funciona como descrito anteriormente. Suponha que existam 12 cadeiras em disputa e que nesta eleição para vereador a soma do número dos votos válidos seja de 3996. A coligação “Por uma Nova Amado Florêncio” obteve 333 votos válidos. Já a coligação “Amado Florêncio Renovada” obteve 666 votos válidos.


Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o quociente partidário dessas coligações: “Por uma Nova Florêncio” e “Amado Florêncio Renovada”.

Alternativas
Comentários
  • número dos votos válidos seja de 3996

    “Por uma Nova Amado Florêncio” obteve 333 votos válidos

    “Amado Florêncio Renovada” obteve 666 votos válidos

    12 cadeiras em disputa 

    quociente eleitoral (qe)= Votos Válidos/cadeiras------>qe= 3996/12= 333

    quociente partidário(quantas cadeiras poderão ser ocupadas pelos candidatos aptos do respectivo partido)

    qp= VotosVálidosdoPartido/qe

    “Por uma Nova Amado Florêncio”= 333/333= 1

    “Amado Florêncio Renovada”= 666/333= 2

    Alternativa A


ID
2912302
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia o texto a seguir.


Por conseguinte, todo homem, ao consentir com outros em formar um único corpo político sob um governo único, assume a obrigação, perante todos os membros dessa sociedade, de submeter-se à determinação da maioria e acatar a decisão desta. Do contrário, esse pacto original, pelo qual ele, juntamente com outros, se incorpora a uma sociedade, não teria nenhum significado e não seria pacto algum, caso ele fosse deixado livre e sob nenhum outro vínculo além dos que tinha antes no estado de natureza.

LOCKE, J. Dois tratados sobre o governo.. Trad. Julio Fischer. São Paulo: Martins Fontes, 1998. p. 470.


Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de John Locke, assinale a alternativa correta.

Alternativas