SóProvas



Prova ESAF - 2010 - CVM - Analista - Biblioteconomia - prova 2


ID
327430
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As unidades de informação especializadas são as que abrangem, em geral,

Alternativas
Comentários
  • Trata dos assuntos!!

  • Grupo restrigo de usuários. Campo específico de conhecimento.

  • A biblioteca especializada é uma biblioteca quase exclusivamente dedicada a pulicações sobre um assunto ou sobre um grupo de assunto em particular. Inclui também coleções de um espécie particular de documentos.

    As bibliotecas especializadas são unidades pertencentes a instituições governamentais, particulares ou associações formalmente organizadas com o objetivo de fornecer ao usuário a informação relevante de que ele necessita, em um campo específico de assunto.

    As bibliotecas especializadas são diferenciadas dos demais tipos de bibliotecas pela sua estrutura de orientação por assuntos, e pelo fato de que as organizações as quais elas pertcem terem objetivos específicos e estes objetivos por sua vez, devem nortear todas as atividades da biblioteca, dentro das áreas do conhecimento abrangido pela empresa a qual ela serve.

    O papel da biblioteca especializada baseia-se no suporte científico e tecnológico, necessitando de uma constante atualização para atender a demanda. A biblioteca especilizada não deve estar isolada, mas em constante comunicação com outras fontes de informação e fazendo itercambio para, assim, suprir as necessadesd e informação da intituição ou dos seus usuário.

    Sua estrutura é orientada pelo assunto, seus objetivos são mais específicos do que gerais.


ID
327433
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O principal objetivo das bibliotecas especializadas é

Alternativas
Comentários
  • Chega-se a resposta ao se fazer a seguinte pergunta: Qual a principal caracterísitca de um acervo de biblioteca especializada? A cobertura, ou seja, a exaustividade em buscar e todas as referências possíveis da área de atuação. Um acervo com esta característica, deve ter o objetivo de atender, em potencial, todas as necessidades de seus usuários de interesse.
  • Questão sem sentido algum. Atender de "imediato" solicitações de pesquisa é o principal objetivo das bibliotecas especializadas?? Não sabia que o atendimento de imediato agora significa principal objetivo das bibliotecas especializadas.

    E se atender as solicitações, mas não existir um acervo pertinente? A ESAF é cheia dessas questões de lógicas absurdas.
  • Definição que encontrei mais pertinente para bibliotecas especializadas: "As bibliotecas especializadas são unidades pertencentes a instituições governamentais, particulares ou associações formalmente organizadas com o objetivo de fornecer ao usuário a informação relevante de que ele necessita, em um campo específico de assunto ". (Cezarino ,1978, p. 238)


ID
327436
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Comunidade científica é o grupo social formado por indivíduos cuja profissão é a pesquisa científica e tecnológica. Os membros dessa comunidade pertencem a órgãos variados, que seguem algumas etapas para essa institucionalização. A etapa que “lança os alicerces de um programa de desenvolvimento e formação para a pesquisa”, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Letra A. O trecho “lança os alicerces de um programa de desenvolvimento e formação para a pesquisa”  é a pista para resposta. Não pode haver ciencia organizada e desenvolvida sem uma ordem. As outras alternativas são erradas porque contrariam o enunciado ou são conceitos inventados ou tirados de contexto. Tentei procurar pelo termo e pelo trecho sem sucesso.

    Quem souber da resposta de forma técnica eu agradeço. Abraço

    Espero ter ajudado


ID
327439
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um dos indicadores do desenvolvimento da sociedade da informação, à qual as sociedades científicas pertencem, é a penetrabilidade das tecnologias de informação, medida principalmente pelo crescente número de usuários da Internet. Assim, os recursos, produtos e serviços de informação, na Internet, são identificados com o nome genérico de

Alternativas
Comentários
  • Tem-se que operar pela exclusão. o objetivo é nomear recursos, produtos e serciços de informação na internet. Fluxos não é adequado, arquivos apenas para produtos, padrões apenas para recursos, dados apenas para produtos. O único que consegue abranger todos é a opção E.
  • Conteúdos são todas as informações utilizáveis pelo usuário que passam pela Internet. São conteúdos, por exemplo, as home pages, as mensagens e os endereços de correio eletrônico, os acervos das bibliotecas digitais etc.

     

    fonte: http://www.informo.net.br/memex/default.asp


ID
327442
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No processo de comunicação da informação científica, os seguintes itens: informação armazenada de forma permanente e recuperável; informação comprovada; disseminação uniforme; redundância moderada; ausência de interação direta, são denominados de elementos

Alternativas
Comentários
  • A comunicação científica é caracterizada por produzir muitas fontes informais de informação, as chamadas literaturas cinzentas. Ora, as características lançadas na questão, nos remete a fontes formais, pois são características que permitem rastreabilidade e proveniência.
  • Só complementando o que a Fernanda falou. Eu encontrei uma informaçao que pode aprofundar o entendimento da matéria.

    Fonte: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2002/congresso2002_anais/2002_ENDOCOM_CAFE.pdf  (olhar página 1, na tabela)

    Olhar Yves Le Coadic, no livro "Ciencia da Informação",pois ele comenta sobre essas diferenças.

  • Conforme Le Coadic (204, p. 34):

    B) Diferenças entre os elementos formais e os elementos informais. Os elementos dos processos de comunicação diferem sobretudo quanto à audiência, armazenamento, atualidade e autenticidade da informação, orientação, redundância e interatividade.

    Elemento formal: pública (audiência potencial importante); informação armazenada de forma permanente, recuperável; informação relativamente velha; informação comprovada; disseminação uniforme; redundância moderada; ausência de interação direta.

    Elemento informal: privada (audiência restrita); informação em geral não armazenada, irrecuperável; informação recente; informação não comprovada; direção do fluxo escolhida pelo produtor; redundância às vezes muito importante; interação direta.

    Gab. B


ID
327445
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os seguintes itens relativos ao acervo de bibliotecas: análise dos objetivos gerais da instituição à qual a biblioteca pertence; definição da extensão e profundidade da cobertura temática; conhecimento da situação e análise quantitativa da coleção, são alguns tópicos que deverão ser levados em conta

Alternativas
Comentários
  • Avaliar, definir, implementar são atividades de desenvolvimento de coleções.

ID
327448
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Conforme a legislação brasileira, o procedimento de aquisição, em uma biblioteca, por “tomada de preços”, é a modalidade

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Lei 8666/93, art 22, § 20 :
    " Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. "

    E mais:
    A habilitação, que é o próprio cadastramento, é prévia à abertura do procedimento. Entretanto, a fim de atender ao princípio da competitividade, os não previamente cadastrados têm garantida a possibilidade de se inscreverem até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, contanto que satisfaçam as condições de qualificação exigidas (que são as mesmas condições exigidas para o cadastramento) .
    Como dito acima, a tomada de preços presta-se à celebração de contratos relativos a obras, serviços e compras de menor vulto do que os que exigem a concorrência. Mas o julgamento, assim como na concorrência, é realizado por uma comissão integrada por três membros.
    A tomada de preços é admitida nas licitações internacionais, desde que:
    1) o órgão ou entidade disponha de cadastro internacional de fornecedores;
    2) o contrato a ser celebrado esteja dentro dos limites de valor para a tomada de preços.

  • A letra 'a' corresponderia a modalidade Concorrência; e a letra 'e', a modalidade Convite.

  • Eh Biblio ou Direito Adm??? 

  • Obrigado pelas informações.


ID
327451
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em desenvolvimento de coleções, o serviço que assegura a existência e completeza de uma coleção básica de periódicos para um grupo de bibliotecas, utilizando-se de procedimentos que garantam a racionalização na aplicação dos recursos financeiros e o compartilhamento no uso do material bibliográfico, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Para vocês verem como a literatura na nossa área é irregular. Eu conhecia como cooperação entre bibliotecas, o fato de desenvolverem coleções em conjunto, fazendo programas de permuta para potencializar o poder de compra. Agora eu estou conhecendo o programa de aquisição planificada. Vivendo e aprendendo...
  • Colega, 
    estou com uma dúvida.

    Na opção D, quando diz "programa de selação cooperante" quer dizer aquisição cooperativa?
    Pois no Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia, informa que seleção planificada é o mesmo que seleção cooperativa.

    CUNHA, Murilo Bastos de. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Brinquet de Lemos, 2008
  • Engraçado, Lima e Figueiredo diferenciam as aquisições plnificada e cooperativa do seguinte modo:

    Aquisição planificada — a instituição faz um programa onde planeja formar ou ampliar sua coleção conforme princípios definidos dentro da filosofia e das diretrizes institucionais. O programa estabelece prioridades e procedimentos para adquirir o material informacional.
     
    Aquisição cooperativa - as instituições, mediante acordos e convénios, estabelecem programas envolvendo bibliotecas de uma mesma região, com os mesmos interesses e com especializações de assuntos, com a finalidade de assegurar acesso a informações relevantes ao maior número possível de usuários.

    Acho que tá ultrapassada essa visão né?
  • Complicado realmente.

    Figueiredo conceitua aquisição planificada bem diferente da cooperativa.
    Fica complicado para saber qual é a resposta certa.
  • Esta ESAF é demais, quer mudar até a doutrina.
    Gente, não podemos aceitar isto: a banca diz uma coisa absurada dessa e quer ter a razão.
    Recurso nela!
  • Conhecendo as definições do Vergueiro me apoiei no seguinte : a questão diz "grupo de bibliotecas", logo é cooperação. Quando se trata de uma instituição apenas,  se trata da planificada.

  • Exatamente, Eduardo. Pensei como você!

  • A alternativa "D" fala em programa de seleção cooperante. quando deveria ser aquisição cooperativa.

    tanto a aquisição cooperante como a aquisição planificada visão otmizar o aproveitamento de rescursos.

    alternativa correta Letra "B".

  • Vejam que o todo poderoso Cespe adota visão tb diferenciada:

    A aquisição cooperativa difere da aquisição planificada. A primeira consiste na organização e coordenação das aquisições, envolvendo duas ou mais bibliotecas; a segunda, ocorre no âmbito de uma única biblioteca e tem como base um planejamento de aquisições elaborado anualmente. (v)

    Q105846

     

    Aquisição planificada: a instituição faz um
    programa onde planeja formar ou ampliar sua coleção
    conforme princípios definidos dentro da filosofia e das
    diretrizes institucionais. O programa estabelece
    prioridades e procedimentos para adquirir o material
    informacional.

    Aquisição cooperativa: as instituições, mediante
    acordos e convênios, estabelecem programas
    envolvendo bibliotecas de uma mesma região, com os
    mesmos interesses e com especializações de
    assuntos, com a finalidade de assegurar acesso a
    informações relevantes ao maior número possível de
    usuários.


    LIMA, Regina Célia Montenegro de; FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Seleção e aquisição:da visão clássica à moderna aplicação de técnicas bibliométricas. Ci. Inf., v. 13, n. 2, p. 137-150, jul./dez. 1984. Disponível em:.Acesso em: 25 jul. 2012Parte superior do formulário

  • Questão mesmo passível de recurso! 

  • A letra D está incorreta por ter colocado seleção cooperativa e o correto seria aquisição cooperativa.

    A aquisição planificada e a aquisição cooperativa visam otimizar o aproveitamento dos recursos

  • retificando: art. 564, IV, do CPP.


ID
327454
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na gestão de bibliotecas, notadamente das especializadas, a qualidade dos serviços e produtos oferecidos, depende, diretamente,

Alternativas
Comentários
  • Letra D Recursos humanos da biblioteca.


ID
327457
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O relatório de atividades, no planejamento dos serviços de uma biblioteca, é o instrumento que serve para

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CORRETA:

    e)

    aprimorar os serviços da biblioteca, maximizar o uso da informação e dos documentos e ampliar o âmbito de atendimento na comunidade à qual a biblioteca se destina.

  • "O relatório fornece subsídios para aprimorar os serviços da biblioteca, maximizar o uso da informação e dos documentos, e ampliar o âmbito de atendimento da biblioteca na comunidade" (ALMEIDA, 2005, p. 38).


ID
327460
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em administração, inclusive em bibliotecas, as seguintes características: sistema fechado, ênfase na eficiência, ambiente interno, processo dedutivo, amplitude a longo prazo, análise retrospectiva, estrutura centralizada, pertencem ao planejamento

Alternativas
Comentários
  • Letra D Tradicional


ID
327463
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Todo planejamento estratégico, em unidades de informação, possui paradoxos, mas também soluções. Para o seguinte paradoxo: “possuir extensa documentação de planos e não colocá-los em prática”, a solução é

Alternativas
Comentários
  • Alguem que bibliografia para indicar sobre o tema ?

  • "Ainda quanto ao planejamento estratégico, Barbalho e Beraquet (1995) citam alguns aspectos que devem ser evitados, tais como:

    a) planejar com base em fatos e dados de meses atrás, ignorando mudanças ocorridas;

    b) buscar maximizar os resultados de cada área enquanto o todo não consegue ir bem;

    c) possuir extensa documentação de planos e não os colocar em prática;

    d) fazer o planejamento de forma apressada, impacientemente;

    e) investir em idéias e não se preocupar com as dificuldades envolvidas na fase de execução,"

    Olá, Eduardo, eu pesquisei uma bibliografia para consulta e acho que pode ser esta:  BARBALHO,Célia Regina Simonetti; BERAQUET, Vera Silvia Marão. Planejamento estratégico para unidades de infomação. São Paulo: PolisEditora, 1995 ou mesmo Maria Cristina Barbosa.

    Espero ter ajudado

  • REFERÊNCIA DA QUESTÃO

    BARBALHO,Célia Regina Simonetti; BERAQUET, Vera Silvia Marão. Planejamento estratégico para unidades de infomação. São Paulo: PolisEditora, 1995 ou mesmo Maria Cristina Barbosa.

    Fig. 11 - Planejamento Estratégico: paradoxos e soluções - p. 47.

    Gab: A


ID
327466
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No planejamento estratégico de sistemas de informação, as seguintes atividades: documentação de sistemas, manutenção, segurança, suporte aos usuários e planejamento futuro, são referentes

Alternativas
Comentários
  • Mas na pergunta não está planejamento estratégico? resposta A

  • Eu também não entendi a colocação de Planejamento estratégico na questão...

  • Perguntei a uma professora e ela falou que pela questão ser muito antiga houve confusão nos conceitos.

  • (ROWLEY, 2002, p.155).

    Capítulo 6 / Tópico 6.7.Gerenciamento de Rotina

    "Os sistemas originam cinco tipos de atividades, Documentação, Manutenção, Segurança, Suporte aos usuários e Planejamento. coordenadas pelo gerente de sistemas"

  • 6.7 Gerenciamento de rotina

    [...] Os sistemas originam cinco tipos de atividades: documentação, manutenção, segurança, suporte ao usuário e planejamento, coordenadas pelo gerente de sistemas." (ROWLEY, 2002, p. 155)

    ROWLEY, Jennifer. A biblioteca eletrônica. Brasília: Briquet de Lemos, 2002.


ID
327469
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No planejamento de uma biblioteca, os itens: peso, iluminação, piso, temperatura e umidade, acústica, segurança, proteção, referem-se

Alternativas
Comentários
  • Letra B condições gerais do espaço


ID
327472
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No processo de planejamento de uma biblioteca, o conjunto de ações e recursos para a consecução de objetivos concretos, perfeitamente especificados e destinados a gerar benefícios à comunidade, onde se insere a biblioteca, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • ALMEIDA,  M.C.B.  de.  Planejamento  de  bibliotecas  e  serviços  de  informação.  2.  ed.  rev.  e  ampl.  Brasília,  DF: Briquet de Lemos/Livros, 2005

  • Segundo Almeida (2005, p. 93), "Projeto é a unidade elementar do processo de planejamento, constituindo-se em um conjunto de ações e recursos para a consecução de objetivos concretos, perfeitamente especificados e destinados a gerar benefícios."


ID
327475
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A atuação do gestor de uma biblioteca, seja de que tipo for, assume algumas dimensões que acompanham a execução e o desenrolar dos trabalhos efetuados pelo grupo, a fim de garantir a sua eficiência e harmonia, entre os diversos focos de ação. Essa atuação chama-se

Alternativas
Comentários
  • Questão bem dúbia, acredito que controle e operação são conceitos que cabem na descrição, tirando a presença da palavra eficiência que corresponde ao (processo das atividades) onde não cabe a revisão do resultado, por isso, acredito que  gestão operacional, seria a resposta mais adequada. 


ID
327478
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De Taylor aos tempos atuais, o conceito de qualidade nas organizações, incorporou vários elementos básicos importantes. O conceito atual de Qualidade Dinâmica significa que

Alternativas
Comentários

ID
327481
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No planejamento da automação em bibliotecas e sistemas de informação, os itens que pertencem à automação de tarefas, são:

Alternativas
Comentários
  • rá rá rá essa é boa.... edição e editoração eletrônica de produtos, ilustração e diagramação de publicações. 

  • ...também não saquei :(


ID
327484
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em marketing, os seguintes itens: automação ou informatização, competitividade, recursos técnicos e humanos, planejamento, experiência, são

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe em qual livro  encontro a informação ? 

     

  • Eduardo, eu pesquisei e não encontrei um livro, mas um conjunto de textos que falam sobre o tema.

    AMARAL, Sueli Angélica. Marketing e Gerência de Biblioteca. Disponível em: http://dci2.ccsa.ufpb.br:8080/jspui/bitstream/123456789/223/1/Marketing%20e%20ger%C3%AAncia%20de%20biblioteca.pdf.

    SILVA, M. C. S. Marketing em bibliotecas universitárias. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 15. 2008. Anais... São Paulo: CRUESP. Disponível: .

    VIANA, Mariana, 2008. Marketing e Bibliotecas. Disponível em: http://theinformationscience.blogspot.com/2008/02/marketing-e-bibliotecas.html.


ID
327487
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para atuar no âmbito estratégico, uma das linhas de ação que o gestor deve assumir é a articulação, a qual engloba

Alternativas
Comentários
  • A palavra chave da questão é ARTICULAÇÃO. Daí você lembra que se articular de maneira estratégica, está ligado a fatores internos e externos, como a questão A é a verdadeira e aborda as premissas: "identificação de parceiros e ameaças"; "esforços interinstitucionais".

    Força, foco e fé!

  • O trecho da alternativa correta foi copiado do artigo "A gestão na organização de unidades de informação" de Paulo Baltazar Ramos. 

    A dimensão estratégica se ocupa da dinâmica das mudanças e das relações de troca e reciprocidade estabelecidas entre a unidade e a sociedade para a qual serve. Para atuar no âmbito estratégico, o gestor gravita em torno das seguintes linhas de ação:

    a) planejamento - de objetivos e metas, organização do trabalho, modelagem do perfil de ação;

    b) articulação - observação do ambiente, identificação de parceiros e ameaças, formação de alianças, coordenação de esforços interinstitucionais;

    c) marketing - observação do mercado, identificação de clientes e oportunidades, interpretação das necessidades, adequação de produtos e serviços, análise da concorrência.

     

    Fonte: http://files.adm-de-uni-de-info.webnode.com/200000018-a7a6da9992/A%20gest%C3%A3o%20na%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20de%20unidades%20de%20informa%C3%A7%C3%A3o.pdf


ID
327490
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Nas unidades de informação, os seguintes itens: missão e objetivos permanentes, produtos e serviços, público alvo, abrangência geográfica, tecnologia, alcance das atividades, vantagens competitivas, forma de crescimento e cultura corporativa, fazem parte

Alternativas
Comentários
  • A quem possa, indique a página e o livro, não estou encontrando.

  • Letra C. Às vezes, a gente tem que responder por lógica ou arriscar uma alternativa menos errada. Um livro que pode ajudar é da Maria Cristina Barbosa ou Barbalho e Beraquet (1995). Espero ter ajudado.


ID
327493
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segmentação de mercado é um dos aspectos da estratégia global de marketing nas organizações e unidades de informação. A exigência denominada “substancialidade” para a segmentação de mercado, significa

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Kotler alerta para as seguintes exigências para uma segmentação eficaz:

    1 - Mensurabilidade-grau de informação sobre as características específicas de interesse do consumidor.

    2 - Acessibilidade — grau em que a organização pode focalizar esforços sobre o segmento escolhido.

    3 - Substancialidade - grau em que os segmentos são representativos em termos numéricos ou lucrativos para se constituírem em um objetivo

    do marketing.

     

    SILVEIRA, Amélia. Marketing em sistemas de informação: visão geral. Ciência da Informação, Brasília, v. 15, n.1, p. 45-52, jan./ jul. 1986.

  • D


ID
327496
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Relacionado com o projeto e gerenciamento de sistemas eletrônicos de informação, existem várias estratégias que podem ser adotadas para a entrada em operação de um novo sistema em lugar do antigo. A estratégia que permite que o sistema seja testado em ambiente controlado, onde o pessoal por ele responsável possa concentrar sua atenção, como forma de testar o sistema antes de ser liberado amplamente, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Letra A operação piloto (nem eu sabia disso)


ID
327499
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Nos sistemas e redes de comunicação da informação, a técnica de comutação de circuitos

Alternativas
Comentários
  • Características da comutação de circuitos

    • Aplicada na rede de telefonia;

    • Circuito de capacidade fixa em canal de voz de 4 KHz ou 64 Kbps. Oferece uma banda garantida nessa capacidade;

    • Estabelecimento de uma conexão fim-a-fim, entre o usuário origem e o usuário destino, antes que as informações (voz) possam ser enviadas;

    • Impossibilidade de estabelecer a conexão nos casos de indisponibilidade de circuitos de menor capacidade ou na indisponibilidade de circuitos;

    • Uma vez estabelecida à conexão, não existem mais problemas de congestionamento durante a transmissão;

    • Manutenção do estabelecimento de um circuito de capacidade fixa, alocado entre os usuários finais, enquanto a conexão não for terminada;

    • Tarifação baseada na distância e tempo de conexão;

    • Suporte a aplicações sensíveis a atrasos, como a voz. O atraso é constante, mas pode não ser pequeno e não apresentando nenhuma variação no atraso de trânsito;

    • Adequada para aplicações com taxa de transmissão fixa e alto índice de utilização;

    • Inadequada para suportar tráfego em rajadas (burst), que é tratado melhor utilizando-se a técnica de comutação de pacotes;

    • Permite a utilização de rotas alternativas no caso de falha de algum nó e/ou enlace;

    • Complexidade maior ao chavear canais com diferentes taxas altas de transmissão;

    • A acomodação de requisitos de diferentes taxas de transmissão para múltiplos usuários, vale-se da utilização de estruturas como TDM ou FDM.

    Alternativa: E


ID
327502
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Uma biblioteca digital pode ser a mais avançada do mundo, com as tecnologias mais sofisticadas, documentos mais atraentes e catálogos mais eficientes. Entretanto, o instrumento que torna a biblioteca digital um sistema centrado no usuário

Alternativas
Comentários
  • " Podemos construir a biblioteca digital mais avançada do mundo, com as tecnologias mais sofisticadas, com os documentos mais atraentes, com o catálogo mais eficiente, mas, se não utilizarmos a Rede, estaremos nos privando do instrumento que torna uma biblioteca digital um sistema  centrado no usuário(user centered system)."  TAMMARO,  Anna Maria.; SALARELLI, Alberto. A Biblioteca Digital. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. Página 85.

ID
327505
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A seguinte definição: “pessoa, grupo ou entidade cujas atividades vinculam-se, direta ou indiretamente, ao atendimento da missão e dos objetivos estratégicos da organização ou comunidade, na qual está inserida a unidade de informação e podem vir a ser utilizadores dos serviços e produtos dessa unidade”, refere-se ao usuário

Alternativas
Comentários
  • A resposta está no trecho da questão que diz: "... podem vir a ser utilizadores dos serviços e produtos dessa unidade". Se podem vir a ser utilizadores é porque ainda não o são, logo são usuários potenciais da unidade de informação.

  • real : usa a biblioteca a seu serviço.

    potencial: pode vir a usar a biblioteca.

    reposta letra -E-

  • Conforme Cunha, Amaral e Dantas (2015, p. 21-22):

    Usuário externo: pessoa que, embora não pertencendo a determinada instituição, tem autorização para utilizar os produtos e serviços da biblioteca;

    Usuário final: pessoa para a qual são encaminhados os resultados;

    Usuário ocasional: usuário que utiliza pouco os sistemas e/ou serviços de informação;

    Usuário potencial: pessoa, grupo ou entidade cujas atividades vinculam-se, direta ou indiretamente, ao atendimento da missão e dos objetivos estratégicos da organização ou comunidade na qual está inserida a unidade de informação e podem vir a ser utilizadores dos serviços e produtos dessa unidade;

    Usuário real: usuário com o qual a unidade de informação já estabeleceu contato por meio de seus produtos e/ou serviços informacionais; usuário ativo; contrário de usuário potencial;

    Gab. E

    CUNHA, Murilo Bastos da; AMARAL, Sueli Angélica do; DANTAS, Edmundo Brandão. Manual de estudo de usuários da informação. São Paulo: Atlas, 2015.


ID
327508
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Entre os serviços de referência das bibliotecas, estão as atividades de mostrar aos usuários como utilizar melhor seu potencial informativo, incluindo também visitas orientadas, palestras etc. Esse serviço é comumente chamado de

Alternativas
Comentários
  • Instrução Bibliográfica

     

           "Informação bibliográfica e de referência, serviço de orientação a um usuário ou grupo de usuários de bibliotecas para localização de informação eficaz. A finalidade essencial desse procedimento é o conhecimento do sistema de organização da biblioteca e a possibilidade de utilizar seus recursos. [Instrução formal: oferecida em nível de cursos, disciplinas e programas de educação de usuários/instrução informal: atendimento imediato a uma questão formulada]."

  • A questão é respondida na pergunta, com as palavras: "como utilizar".

     


ID
327511
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na recuperação automática da informação, as vantagens da linguagem de indexação, chamada de vocabulário controlado, são as seguintes:

Alternativas
Comentários
  • A resposta está em Rowley, 2002 pág 171 e também no livro Precisão no processo de busca e recuperação da informação pág.38.
  • Também é possível encontrar a resposta no livro Precisão no processo de busca e recuperação da informação de ARAÚJO JUNIOR pág. 38 onde o autor cita ROWLEY(2002).
  • LINGUAGENS DE INDEXAÇÃO NÃO-CONTROLADAS

    VANTAGENS: Baixo custo; processo de buscas simplificado; possível fazer buscas no conteúdo total da base de dados; toda palavra tem valor de recuperação igual, sem erros humanos de indexação, sem demora na incorporação de novos termos.

    DESVANTAGENS: Maior carga de trabalho para o indexador, podem-se poder informações que estejam incluídas implícita mas não explicitamente no texto, ausência de vínculo do genérico para o específico; é preico conhecr o vocabulário da disciplina

    VOCABULÁRIO CONTROLADO

    VANTAGENS: Resolve muitos problemas semânticos; permite que relações de gênero-espécie sejam identificadas; mapeia áreas do conhecimento

    DESVANTAGENS: Custo alto, possíveis inadequações de cobertura, erro humano, possibilidade de vocabulário deatualuzado, dificuldade de incorporar sistematicamente todas as relações relevantes entre os termos.

    FONTE: Precisão no processo de busca e recuperação da informação de ARAÚJO JUNIOR

  • a) O custo na linguagem documentária por ser maior é considerado uma desvantagem. INCORRETA

    b) A construção e manutenção de uma linguagem controlada é mais morosa, trabalhosa e está sujeita a erros humanos. INCORRETA

    c) Apenas os termos constantes no vocabulário controlado são candidatos a termos de indexação e o custo é alto. INCORRETA

    d) A linguagem natural utiliza os termos presentes no título, resumo e texto completo para indexar um documento. INCORRETA

    e) CORRETA

    Gabarito: E


ID
327514
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Nas bases de dados atualmente disponíveis em cederrom, as bases de dados de fontes são as que

Alternativas
Comentários
  • link com definições boas.. http://www.eca.usp.br/departam/cbd/lina/recurso2/bases.htm
  • Letra E.

     

    "As bases de dados de fontes contêm os dados originais e constituem um tipo de documento eletrônico. Após ter feito uma consulta bem-sucedida numa base de dados de fontes, o usuário terá em mãos as informações de que precisa, sem ter de ir buscá-las numa fonte original (como seria obrigado a fazer no caso das bases de dados de referências). Os dados encontram-se disponíveis tanto em formato legível por computador, quanto em formato impresso. As bases de dados de fontes podem ser agrupadas, segundo seu conteúdo, em:

    1 Bases de dados numéricos, que contêm dados numéricos de vários tipos, inclusive dados estatísticos e de levantamentos.

    2 Bases de dados de texto integral, que contêm notíciais de jornal, especificações técnicas e programas de computador.

    3 Bases de dados textuais e numéricos, que contêm uma mistura de dados textuais e numéricos (como, por exemplo, relatórios anuais de empresas) e dados manuais.

    4 Bases de dados multimídia, que incluem informações armazenadas numa mescla de diferentes tipos de meios, inclusive, por exemplo, som, vídeo, fotografias, textos e animação. " (ROWLEY, 2002, p. 110)


ID
327517
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Relacionado com base de dados, registro é a informação contida numa base de dados e que diz respeito a um documento ou item. Assim, numa base de dados de inventário, o registro

Alternativas
Comentários
  • estoque é bem ESAF. Se fosse armazenamento....

  •  Gabarito letra B - O módulo de catalogação permite criar, importar e modificar registros de uma base de dados catalográficos, que vão constituir o catálogo da biblioteca. Registro é a informação contida em uma base de dados e que diz respeito a um documento ou item. Por exemplo, numa base de dados catalográficos um registro conterá todas as informações acerca de determinado livro. Numa base de dados de inventário, o registro conterá as informações pertinentes ao estoque disponível de um determinado item. A pesquisa corresponde ao processo de recuperação da informação armazenada e sua precisão dependerá da linguagem de indexação e do nível de catalogação adotados.

    FOCO E FÉ

ID
327520
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Nos serviços de recuperação da informação, os seguintes itens: cobertura da base de dados; atualidade da informação fornecida; custo do serviço; mecanismos de criação e manutenção de perfis; variedades de formatos em que os registros estão disponíveis; serviço de fornecimento de documentos; pertinência dos resultados aos requisitos do usuário, referem-se

Alternativas
Comentários
  • Letra D,

    Se alguém souber explicar de forma simples ou puder indicar a bibliografia eu agradeço.

    Pode ser por mensagem. : )

  • Não entendi!

  • Acho que nesta questão por se tratar de PERFIL só poderia ser notificação corrente...


ID
327523
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

São vários os tipos de redes empregadas nos sistemas de comunicação da informação eletrônica. Os fatores que determinam a rede mais apropriada para determinada aplicação, são os seguintes:

Alternativas
Comentários
  • "As redes de computadores possuem uma variedade de transmissores, receptores, meios de transmissão, sinais, códigos e controles de rede [...] Os fatores que determinam a mais apropriada (rede) para determinada aplicação são os seguintes:

    . volume de tráfego e capacidade exigida.

    . velocidade exigida

    . fidelidade exigida

    . custo aceitável" (ROWLEY, 2002, p. 53)


ID
327526
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação às fontes de informação, em geral, são fontes secundárias as (os) seguintes:

Alternativas
Comentários
  • b) bases de dados e banco de dados; filmes e vídeos; manuais; siglas e abreviaturas.

  • De acordo com Grogan, os documentos ou fontes de informação podem ser divididos em três categorias:
    a) documentos primários: contêm, principalmente, novas informações ou novas interpretações de idéias e/ou fatos acontecidos; alguns podem ter o aspecto de registro de observações (como, por exemplo, os relatórios de expedições científicas) ou podem ser descritivos (como a literatura comercial);
    b) documentos secundários: contêm informações sobre documentos primários e são arranjados segundo um plano definitivo; são, na verdade, os organizadores dos documentos primários e guiam o leitor para eles;
    c) documentos terciários: têm como função principal ajudar o leitor na pesquisa de fontes primárias e secundárias, sendo que, na maioria, não trazem nenhum conhecimento ou assunto como um todo, isto é, são sinalizadores de localização ou indicadores sobre os documentos primários ou secundários, além de informação factual.

  • Não entendi a parte das siglas e abreviaturas.

  • Angelina, no livro do CUNHA (Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. 2.ed. Brasília, DF: Brinquet de Lemos, 2016.) na página 177 ele aborda como fontes sencundárias as siglas e abreviaturas.

  • Fontes secundárias

    Bases de dados e bancos de dados

    Bibliografias e índices

    Biografias

    Catálogos de bibliotecas

    Centros de pesquisa e laboratórios

    Dicionários e enciclopédias

    Dicionários bilíngües e multilíngües

    Feiras e exposições, Filmes e vídeos

    Fontes históricas

    Livros

    Manuais

    Internet

    Museus, herbários, arquivos e coleções científicas,

    Prêmios e honrarias

    Redação técnica e metodologia científica,

    siglas e abreviaturas

    Tabelas, unidades, medidas e estatística,

    Fonte: CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2001. p.168


ID
327529
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Nas pesquisas sobre necessidades e uso da informação, a “abordagem de valor agregado” é a

Alternativas
Comentários
  • Taylor (1982, p. 342) discute a questão da busca da informação pelo usuário e o processo de transformar dados em informação útil, ao que dá o nome de "informação com valor agregado". Para o autor, os processos de seleção, análise e julgamento podem transformar um dado em informação útil. Essa informação poderá ser empregada para esclarecer, informar e contribuir em relação ao crescimento pessoal, cultural e afetar as decisões e ações pessoais do usuário de um sistema de informação. 

  • GABARITO: B

     

    O Modelo Valor Agregado de Taylor baseia-se na criação de um processo capaz de transformar dados sem nenhum significado em informação útil. "Costa, Silva e Ramalho (2009) afirmam que a abordagem é um processo de orientação cognitiva que possui como foco principal a percepção da utilidade e valor que o usuário traz para o sistema, faz do problema do usuário o foco central, identificando diferentes classes de problemas e ligando-os aos diferentes traços dos usuários" (AOYAMA, 2011). 


ID
327532
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No setor de referência de uma biblioteca especializada, os seguintes itens: listagem de novos materiais, sumários correntes, circulação de periódicos, boletins informativos e disseminação seletiva da informação, são atividades relacionadas

Alternativas

ID
327535
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na avaliação dos resultados de uma busca bibliográfica, nos serviços de referência de uma biblioteca, o coeficiente ou índice de precisão, refere-se à

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Accart (2012, p. 268), Precisão : a precisão de uma fonte é aferida pela adequação entre a área do conhecimento divulgada pelo produtor e a cobertura efetivamente constatada;

  • Letra A.

     

    "A relação entre itens úteis e o total de itens recuperados é comumente denominada coeficiente de precisão. O índice empregado habitualmente para expressar a extensão com que todos os itens úteis são encontrados é o coeficiente de revocação." (LANCASTER, 2004, p. 4)

     

    Resumindo: 

    Coeficiente de precisão = total de itens úteis / total de itens recuperados

    Coeficiente de revocação = total de itens úteis / total de itens da base 

  • O coeficiente de revocação se refere à extensão com que todos os itens úteis são encontrados.

    O coeficiente de precisão se refere à capacidade do sistema evitar itens inúteis, retornando somente itens relevantes.


ID
327538
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, as normas brasileiras são classificadas por siglas. Assim, o tipo de norma conhecida por (MB) é a que

Alternativas
Comentários
  • Questão retirada do livro Fontes de informaçao para pesquisadores e profissionais, página 142.

  • B

    prescreve a maneira de verificar ou determinar características, condições ou requisitos exigidos: de um material ou produto, de acordo com sua especificação; e de uma obra e instalação de acordo com o respectivo projeto


ID
327541
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Programa de Comutação Bibliográfica – COMUT, instituído pelo CAPES, no início dos anos 80 com a colaboração do IBICT, tinha por finalidade precípua facilitar o acesso aos documentos, especialmente artigos de periódicos, nas tarefas de pesquisa bibliográfica. Esse Programa, inicialmente, incluía apenas as bibliotecas

Alternativas
Comentários
  • Em 1980, por meio da Portaria de 05/08/1980 do Ministério da Educação e Cultura (MEC), foi instituído o COMUT (Programa de Comutação Bibliográfica) vinculado à Coordenação do Desenvolvimento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), reunindo como integrantes as bibliotecas e centros de documentação ligados ao MEC.


ID
327544
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Existem diferentes tipos de sistemas de recuperação automática de informação. Os seguintes itens: variedade de estações de trabalho; configurações antigas com ligação direta com o serviço; mais aplicações de ponta; vínculos na Internet, são características tecnológicas

Alternativas
Comentários
  • alternatava (c)


ID
327547
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na recuperação da informação, existem diferentes tipos de estratégias de busca. A estratégia que emprega um pequeno conjunto de registros ou somente um registro como inspiração de termos de busca adequados, realizando-se então as buscas sob esses termos, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • A letra correta é A

  •  

    1.               Estratégia de busca rápida – é aquela que utiliza E para recuperar apenas alguns artigos, correspondendo a tudo que é necessário.

    2. Estratégia de elementos componentes – aquele em que a consulta original é expandida tomando-se cada um dos conceitos numa consulta sucessivamente e incluindo os sinônimos e termos relacionados a OU.

    3. Estratégias de frações sucessivas – utilizada para diminuir um conjunto grande mediante a seleção a que é submetido com o emprego de E e NÃO.

    4. Estratégia de desdobramento de uma citação matriz – emprega um pequeno conjunto de registros ou somente um registro como inspiração de termos de busca adequada, realizando-se as buscas sob esses termos.


ID
327550
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na recuperação da informação, os tipos de serviços de buscas em linha que proporcionam acesso à base de dados em cederrom, à rede, bem como plataformas cliente-servidor, possivelmente por meio de uma interface para usuários que seja comum, referem-se

Alternativas

ID
327553
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um verdadeiro periódico eletrônico é aquele projetado para ser lido somente em rede, ou, pelo menos, existir primariamente em rede. O projeto lançado pela Academic Press, que permite visualização sem limite, de periódicos, assim como buscas, cópias, importação e impressão, com a finalidade de atender às necessidades de pesquisa pessoal e para empréstimo entre bibliotecas consorciadas, é conhecido pela sigla

Alternativas
Comentários
  • Questão de nível difícil , acertando por dedução das iniciais AP de Academic Press, alternativa D


ID
327556
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O princípio baseado na “usabilidade da informação, na produção de conteúdos digitais, no qual quando o usuário adquire experiência em um produto, utiliza os conhecimentos referentes à realização de uma tarefa, para a realização de novas tarefas, procurando com ações similares atingir novos objetivos”, refere-se ao princípio de

Alternativas
Comentários
  • Consistência

    • MESMO COMANDO ou ação deve ter sempre o MESMO EFEITO.
    • Mesma localização e apresentação da mesma maneira para conteúdos iguais.

    Ref: 10 Usability Heuristics for User Interface Design, by JAKOB NIELSEN on January 1, 1995


  • Tive dúvida entre a letra a e d. Encontrei essas definições para esclarecer:

    (fonte: Conteúdos digitais multimídia: o foco na usabilidade e acessibilidade.../ Elisabeth Fátima Torres , Alberto Angel Mazzoni )

    Consistência  Este princípio adverte que, quando um usuário adquire experiência em um produto, ele usa os conhecimentos referentes à realização de uma tarefa para a realização de novas tarefas, procurando assim, com ações similares, atingir novos objetivos.

    Compatibilidade Embora guarde semelhança com o conceito de consistência a compatibilidade diz respeito a conhecimento externo ao produto. O princípio adverte que o usuário leva para a interação com o produto conteúdo digital com o qual está interagindo os conhecimentos adquiridos na interação com outros softwares e, também, conhecimentos adquiridos em outras situações do cotidiano, como, por exemplo, a associação de luzes vermelhas com situações de perigo.


ID
327559
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em catalogação descritiva, a pontuação identifica e separa áreas e elementos da descrição. Os sinais de pontuação são precedidos e seguidos de um espaço, exceto

Alternativas
Comentários
  • Pontuação 
    A pontuação serve para identificar e separar os elementos da descrição, os sinais de 
    pontuação da descrição são precedidos e seguidos de espaço, menos o ponto, a 
  • 1.0C1 da AACR2: "Todo sinal de pontuação prescrita deve ser precedido de um espaço e seguido por outro espaço, com exceção da virgula, ponto, hifen, parenteses e colchetes. A virgula, o ponto, o hifen, o segundo parenteses e o segundo colchete não são precedidos de um espaço; o hífen, o primeiro parenteses e o primeiro colchetes não são seguidos por um espaço". 

  • R. 1.0C Todo sinal de pontuação prescrita deve ser precedido de um espaço e seguido por um outro espaço, com exceção da vírgula, ponto, hífen, parênteses e colchetes. A vírgula, o ponto e o hífen, o segundo parêntese e o segundo colchete não são precedidos de um espaço: o hífen, o primeiro parêntese e o primeiro colchete não são seguidos por um espaço. 

    Resposta: E


ID
327562
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na representação temática de documentação, o termo “revocação” designa

Alternativas
Comentários
  • Revocação é a capacidade de recuperar documentos úteis. Precisão é a capacidade de evitar documentos inúteis.

    Resposta D
  • a relação entre um documento e uma necessidade de informação. (é relevancia)

  • Revocação é a relação entre o número de documentos relevantes sobre um determinado tema, recuperados pelo sistema de busca e o número total de documentos sobre o tema, existentes nos registros do mesmo sistema.

    Gabarito: D


ID
327565
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em indexação, os três tipos de vocabulários controlados são:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é meio confusa. Pois na verdade há 4 tipos de vocabulários controlados, a saber:

     lista, anel de sinônimo, taxonomia e tesauro.

  • Essa questão foi de graça. Todos da letra A são vocabulários controlados, especiais ou especializados cujas unidades básicas estão constituídas por palavras normalizadas - termos - geralmente referindo a um assunto concreto do conhecimento. 

  • São três os tipos de vocabulários controlados: esquemas de classificação bibliográfica(como a Classificação Decimal de Dewey), listas de cabeçalhos de assunto e tesauros.

    Lancaster, 2004, p.19

  • Letra A.

     

    Enriquecendo...

     

    "São três os tipos principais de vocabulários controlados: esquemas de classificação bibliográfica (como a CDD), lista de cabeçalhos de assuntos e tesauros. Todos procuram apresentar os termos tanto alfabética quanto 'sistematicamente'. Nas classificações, o arranjo alfabético é secundário, na forma de um índice que remete para o assunto principal, que é hierárquico. No tesauro, o arranjo explícito dos termos é alfabético, mas existe uma estrutura hierárquica implícita, incorporada à lista alfabética por meio de remissivas. A tradicional lista de cabeçalhos de assuntos é similar ao tesauro por ser de base alfabética, mas difere dele porque incorpora uma estrutura hierárquica imperfeita e por não distinguir claramente as relações hierárquicas das associativas. Os três tipos de vocabulário controlam sinônimos, distinguem homógrafos e agrupam termos afins, mas empregam métodos um tanto diferentes para alcançar esses objetivos." (LANCASTER, 2004, p. 19-20)


ID
327568
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na representação temática de documentos, os catálogos em fichas e os índices impressos são chamados de índices

Alternativas
Comentários
  • São índices pré coordenados, pois contam com uma coordenação de termos definida no momento da entrada no sistema de representação temática.
  • Lancaster, 2004. p.50 "Os índices impressos e os catálogos em fichas são pré-coordenados..."

    Resposta correta: letra c

  • Catálogos em fichas e índices impressos são considerados sistemas pré-coordenados.

    Gabarito: C


ID
327571
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na Classificação Decimal Universal – CDU, um determinado assunto, como: borracha ou carvão, pode ser encontrado em mais de um lugar dentro da tabela sistemática. A razão disso é que a CDU é uma

Alternativas
Comentários
  • Classificação por aspectos, ou facetada (o modo mais usual).
  • "[...] A CDU é uma classificação por aspectos, ou seja, um assunto é classificado segundo o seu contexto. Isso evita ambiguidades. Ex:Carvão: a) em petrologia seu número é 552.574; b) em mineraçãoé 622.33;c) em geoogia econômica é 553.94. [...]".

    Livro: CDU: como entender e utilizar a 2° Edição - Padrão Internacional em Língua Portuguesa. Sebastião Souza


ID
327574
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Dentro das tabelas auxiliares comuns da CDU, os sinais independentes considerados biterminais são:

Alternativas
Comentários
  • Sinais BITERMINAIS são os que abrangem simultaneamente um elemento de abertura e outro de encerramento. São eles: os parênteses ( ) e asaspas " " . A resposta certa é a letra B, porque a Forma vem entre parêntes. Ex: Relatório (047); o lugar também . Ex: Brasil (81); a raça. Ex: africano (=00) e tempo. Exemplo: 1980 "20" Século 20

  • Os auxiliares comuns pertencem a três grupos:

    [...].

    b) auxiliares independentes: são os auxiliares de língua, forma, lugar, raça e tempo. Eles podem ser utilizados em qualquer posição da notação: no começo, no meio ou no fim.

    Com exceção do auxiliar de língua, os outros quatro auxiliares independentes são chamados também de sinais biterminais, porque possuem um sinal de abertura e um outro de fechamento, o parênteses (...) e as aspas "...".

    (SOUZA, 2009, p. 39).

    Gab. B


ID
327577
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O formato USMARC, desenvolvido pela Library of Congress, tornou-se o padrão utilizado na maioria dos programas de computador, destinados à automação de bibliotecas. O conceito significando que os mesmos “sinalizadores” são usados para marcar os dados em registros, para todos os tipos de material, ao invés de utilizar conjuntos diversificados de sinalizadores para diferentes tipos de material, chama-se

Alternativas
Comentários
  • "Integração de Formato" significa que os mesmos "sinalizadores" são usados para marcar os dados em registros para todos os tipos de material, ao invés de se usar conjuntos diferentes de "sinalizadores" para diferentes tipos de material. Em linguagem técnica, com o uso do Formato de Integração, um grupo de etiquetas é usada para registros de todos os tipos de materiais ao invés de se definirem conjuntos de etiquetas para cada tipo de material.

    FURRIE, Betty. O MARC bibliográfico: um guia introdutório; catalogação legível por computador. Trad. Beatriz Valadares Cendón [et al.]. Brasília: Thesaurus, 2000. Disponível em: <http://dc169.4shared.com/img/Ltti5Fr6/preview.html>. Acesso em: 07 mar. 2012.


ID
327580
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em indexação: a quantidade de termos atribuídos ao documento, o tamanho e especificidade do vocabulário, os instrumentos de auxílio com que conta o indexador e a extensão do item a ser indexado são fatores que influem na

Alternativas
Comentários
  • Questão difícil. A quantidade de termos atribuídos diz respeito a exaustividade, o tamanho e a especificidade do vocabulário e a extenção do item a análise conceitual e a qualidade da indexação. Coerência é a medida em que itens que respondam a uma mesma necessidade de informação são correspondidos a um mesmo grupo de termos indexadores. Só é possível chegar a resposta se analisarmos todos os fatores em conjunto.
  • RECURSO NELES! 

    Fatores que afetam a qualidade da indexação: a quantidade de termos atribuídos ao documento (exaustividade; com relação ao processo),
    o tamanho e especificidade do vocabulário (com relação ao vocabulário),
    os instrumentos de auxílio com que conta o indexador (disponibilidade de instrumentos auxiliares; com relação ao vocabulário)
    e a extensão do item a ser indexado (ligados ao documento).

    fonte: quadro: F
    atores que afetam a qualidade da indexação. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/18725/000549272.pdf?sequence=1>


  • Em Lancaster (2004, p. 71), a figura 25 mostra os possíveis fatores que influem na coerência da indexação:

    1. Quantidade de termos atribuídos;

    2. Vocabulário controlado versus indexação com termos livres;

    3. Tamanho e especificidade do vocabulário;

    4. Características do conteúdo temático e sua terminologia;

    5. Fatores dependentes do indexador;

    6. Instrumentos de auxílio com que conta o indexador;

    7. Extensão do item a ser indexado.

    Mas isso não exclui o fato de esses fatores influenciarem a qualidade da indexação.

  • As pessoas que elaboram a prova da ESAf entendem de biblioteconomia do mesmo tanto que entendo de previsão do tempo.

  • Fatores que influem na qualidade da indexação

    Ligados ao INDEXADOR:

    Conhecimento do assunto

    Experiência

    Concentração

    Capacidade de leitura e compreensão

    VOCABULÁRIO:

    Especificidade / Sintaxe

    Ambiguidade ou imprecisão

    Qualidade do vocabulário de entradas

    Qualidade da estrutura

    Disponibilidade de instrumentos auxiliares afins

    DOCUMENTO:

    Conteúdo temático

    Complexidade

    Língua e linguagem

    Extensão

    Apresentação e sumarização

    PROCESSO:

    Tipo de indexação

    Regras e instruções

    Produtividade exigida

    Exaustividade da indexação

    FATORES AMBIENTAIS:

    Calefação / Refrigeração

    Iluminação

    Ruído

    Fatores que influem na coerência da indexação

    QUANTIDADE DE TERMOS ATRIBUÍDOS

    VOCABULÁRIO CONTROLADO X INDEXAÇÃO COM TERMOS LIVRES

    TAMANHO E ESPECIFICIDADE DO VOCABULÁRIO

    CARACTERÍSTICAS DO CONTEÚDO TEMÁTICO E SUA TERMINOLOGIA

    FATORES DEPENDENTES DO INDEXADOR

    INSTRUMENTOS DE AUXÍLIO COM QUE CONTA O INDEXADOR

    EXTENSÃO DO ITEM A SER INDEXADO

    Achei a questão difícil, mas não sei se cabe recurso. Parece que cobraram letra por letra e, nisto, os fatores mencionados influem na coerência, tendo alguma concomitância com os fatores que influenciam na qualidade (ex: extensão do item a ser indexado/ do documento)

    Gabarito: B


ID
327583
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em CDU, o seguinte assunto: “A história da engenharia de automóveis no mundo, na década de 60 do século XX, em espanhol, traduzido do inglês”, possui a seguinte ordem de citação-padrão, de acordo com a 2° Edição-Padrão Internacional em Língua Portuguesa, da CDU

Alternativas
Comentários
  • A ORDEM DE CITAÇÃO: Ordem em que os elementos são combinados para formar um número composto. Ordem de citação = fórmula da faceta. A ordem de citação é opcional, enquanto a de arquivamento é obrigatório. Para eu conseguir gravar a ORDEM  DE CITAÇÃO, eu criei uma espécie de SIGLA . Com essa sigla eu consigo lembrar da ordem. Assim:

    N - A - PO - TEM - LU - RA - FO - LIN ( N- número princial / A - auxiliares / PO - ponto de vista / TEM - tempo / LU - lugar / FO - Forma / LIN - Língua

    Então a resposta certa da questão é a LETRA E, pois:


    629.331 é o Número principal
    "196" é o TEMpo) OBS: não tem nessa classificação nem auxiliares, nem ponto de vista, por isso que foi logo para o tempo)
    (100) é o LUgar (Universal para lugar)
    (091) é a FOrma (apresentação em sentido histórico)
    =134.2 e =030.111 é a LINgua

  • Observem que o ponto de vista não existe mais... assim a ordem seria NATEMRALUFOLIN, conforme a tabela abaixo

    T.P T.A.C Relação T.A.C Relação T.A.E T.A.C - independentes
    N +
    /
    :
    ::
    [...]
    A TEM RA LU FO LIN
      a b   g f e d c
    Tab.Sist.   Analíticas Biterminais  
    1-9     .01/.09
    -0/-09
    ‘0/’9
    “...“ (=...) (1/9) (0...) =

    Editado: A tabela ficou um pouco desorganizada... os biterminais segem do TEM ao FO, os analíticos são o .01/.09 e -0/-9 . Observem que o '0/'9 são analíticos, mas não tem posição certa (na tabela original estava em outra cor... 
  • Porque a D está errada?


ID
327586
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A partir da 20° Edição da Classifição Decimal de Dewey – CDD, o índice alfabético sofreu completa reforma, diminuindo muito o número de remissivas; permaneceram, porém, as remissivas cruzadas, nas quais adotou-se o recurso de elementos verbais, quase parentéticos, que contextualizam, com maior clareza, o termo a que se referem é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Questão retirada integralmente do Manual Teórico e Prático de CDD criado pelo professor Odilon, página 12. Transcrito de maneira integral. 


ID
327589
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A linguagem de formatação destinada a criar hipertextos pesquisáveis na Rede Mundial de Computadores e que hoje é uma verdadeira norma de editoração multimídia em linha, é conhecida pela sigla

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

     

    "hypertext [...] H. Markup Language (abrev.: HTML) INTERN linguagem de hipertexto usada na páginas iniciais e hiperdocumentos, a qual consiste em texto e marcações que dizem ao programa navegador o que fazer quando uma ligação é ativada. Essa linguagem indica como o programa navegador deve exibir o texto e os recursos de multimídia associados." (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 188)


ID
327592
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O protocolo desenvolvido pela Library of Congress, OCLC e RLIN, conhecido pelo número de série Z39.50, tem por finalidade

Alternativas
Comentários
  • O protocolo Z39.50 é um padrão internacional, que visa a pesquisa e RECUPERAÇÃO da informação por uma rede de sistemas de computação e sistemas operacionais diferentes.

  • Quem desenvolveu o Z39.50 foi a American National Standards Institute (ANSI) (ROWLEY, 2002, p. 103)

    A agência mantenedora que é a Library of Congrass.

    Talvez a questão devesse ser anulada, sei lá.

    ROWLEY, J. A. A biblioteca eletrônica. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos,2002.


ID
327595
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na arquitetura de uma biblioteca digital, as informações armazenadas no objeto digital que são necessárias para administrá-lo num ambiente de rede, como: armazenar, reproduzir ou transmitir o objeto digital, sem proporcionar acesso ao conteúdo, são conhecidas por

Alternativas

ID
327598
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O tipo de conexão com a Internet, realizado por meio de uma ligação temporária, por telecomunicações, com uma máquina que disponha de acesso completo, chama-se conexão

Alternativas
Comentários
  • Letra C. Só faltou falar que seria com modem em conexão dial-up de até 56Kbps.
  • Letra C.

     

    "As redes locais podem se ligar à Internet por meio da instalação de porgramas de redes TCP/IP no servidor de rede local e fazendo-se uma conexão entre essa rede e a Internet. Uma ampla variedade de máquinas que são conectadas à rede local podem acessar a Internet, inclusive computadores pessoais que rodem com DOS ou Windows, computadores Macintosh e estações de trabalho UNIX. Há três tipos de conexão com a Internet:

    conexão completa, quando há ligação permanente por telecomunicações, e o computador tem nome e endereço registrados na Internet.

    conexão por discagem, por meio de uma ligação temporária por telecomunicações com uma máquina que disponha de acesso completo.

    conexão por meio de portal, quando a conexão é feita por intermédio de outra rede ou provedor de serviço como a CompuServe." (ROWLEY, 2002, p. 189)

     

  • Acredito que já estivesse à serviço ao deslocarem-se até o local do depósito...

  • Acredito que já estivesse à serviço ao deslocarem-se até o local do depósito...

  • B


ID
327601
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Entre os recursos de busca usuais utilizados na recuperação eletrônica da informação, o recurso cuja função permite aos usuários navegar entre ocorrências de termos em diferentes registros ou entre conceitos interligados, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A. Também conhecido como hiperlink.


ID
327604
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na Classificação Decimal de Dewey, síntese é

Alternativas
Comentários
  • Segundo Silva, síntese é o processo/operação/recurso empregado pela CDD para a formação de notação que representam assuntos compostos, ou aspectos de assuntos para os quais não há números prontos nas tabelas. O classificador deve observar atentamente onde constam no sistema notas com diretrizes para o emprego desse recurso. 

  • O processo de síntese é usado para formação de assuntos compostos:

    As tabelas não possuem números prontos, deve-se observar as notas com diretrizes para o emprego de síntese.

    Há dois tipos de síntese:

    1) de dois ou mais números das tabelas auxiliares justapostos a um número das tabelas principais;

    2) de dois ou mais números das próprias tabelas principais.


ID
327607
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Entre os diversos instrumentos da Rede Mundial de Computadores, o que contém a denominação do documento cuja atribuição deve ser gerida de acordo com um procedimento-padrão, de modo a evitar que dois exemplares do mesmo documento possam ter nomes diferentes e, reciprocamente, que documentos diferentes possam ter nomes idênticos, é conhecido por

Alternativas
Comentários
  • A confusão que pode ser feita é em relação ao URL (endereço de documento na rede). URN é o padrão, que evita que um mesmo nome leva a mais de um URL.
  • URN/ Uniform Resource Name. Padrão da W3C que define uma sintaxe para nome e endereço de objetos digitais persistentes disponíveis na Internet. (SAYÃO et al., 2005, p. 22).