SóProvas



Prova FCC - 2011 - TRT - 14ª Região (RO e AC) - Analista Judiciário - Engenharia de Segurança do Trabalho


ID
292135
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Windows Flip e Windows Flip 3D são funcionalidades para gerenciar janelas. Em relação aos sistemas operacionais Windows XP e Windows Vista é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe indicar o erro da alternativa B? Para mim ambas estão corretas.


  •  

    Usando o Windows Flip 3D.

    Com o Windows Flip 3D, você pode visualizar rapidamente todas as janelas abertas (por exemplo, arquivos, pastas e documentos abertos) sem precisar clicar na barra de tarefas. O Flip 3D exibe as janelas abertas em uma pilha. No topo da pilha você verá uma janela aberta. Para ver outras janelas, percorra a pilha.

     

    Imagem do Windows Flip 3D Windows Flip 3D

    Para alternar janelas usando Flip 3D

    1. Clique no botão Alternar entre janelasImagem do botão Alternar entre janelas na barra de tarefas para abrir o Flip 3D.

    2. Clique em uma janela na pilha para exibir essa janela, ou clique fora da pilha para fechar o Flip 3D sem alternar entre janelas. Você também pode girar a roda do mouse para alternar rapidamente entre as janelas abertas.

    Dica

    Dica

    Você também pode abrir o Flip 3D pressionando CTRL+Windows tecla do logotipo Imagem da tecla de logotipo do Windows+TAB. Pressione TAB para percorrer as janelas. (Você também pode pressionar SETA PARA A DIREITA ou SETA PARA BAIXO para avançar uma janela ou pressionar SETA PARA A ESQUERDA ou SETA PARA BAIXO para retroceder uma janela). Pressione ESC para fechar o Flip 3D.

    O Flip 3D faz parte da experiência Aero do Windows. Se o computador não oferecer suporte ao Aero ou você estiver usando um esquema de cores diferente do Windows Aero, será possível visualizar os programas e janelas abertos pressionando ALT+TAB. Para percorrer as janelas abertas, pressione a tecla TAB, pressione as teclas de seta ou use o mouse.

  • Eu marcaria a letra b, também. Pelo que eu sei o windows xp não tem flip 3D, apenas o flip.
  • eu também marcaria a B, porque XP só usa o flip mesmo.
    não marcaria a D, porque o flip 3D veio depois do vista.
    no vista não tem flip 3D.

    não sei o que rolou com essa questão.
    mas tenho certeza que o vista não tem isso.
  • Bem, eu estou iniciando meus estudos em informática, então me corrijam se eu estiver errada... 
    Pesquisando na internet, achei no Wikipédia as seguintes informações:

    "Windows Aero (acrônimo de Authentic, Energetic, Reflective, and Open - Autentico, Energético, Refletivo e Aberto) é uma interface gráfica do utilizador presente nos sistemas operacionais Windows Vista e Windows 7 da Microsoft, sucessores do Windows XP.

    O Windows Aero é uma nova interface de usuário criada e desenhada pela Microsoft. Disponível para computadores que usam um adaptador gráfico compatível, o Windows Aero proporciona ao seu computador uma aparência totalmente nova. O Windows Aero oferece um recurso premium que torna mais fácil visualizar e trabalhar com suas informações e oferece uma operação mais estável e mais tranqüila.

    Dois novos e empolgantes recursos do Aero, o Windows Flip e o Windows Flip 3D, permitem o gerenciamento seguro das janelas na área de trabalho, organizando-as de forma visualmente impressionante, mas conveniente. Além dos novos elementos gráficos e do acabamento visual, a área de trabalho do Windows Aero apresenta um desempenho tão suave e profissional quanto seu visual, proporcionando uma experiência simples e de alta qualidade."


    Pelo o que entendi, o Windows Flip e Flip 3D se aplicariam somente ao Windows Vista e ao 7, pois são sucessores do XP. 
    Desta forma, a única alternativa correta seria mesmo a letra D. 

    O que vocês acham?

     

  • Eu acho que tanto a letra B quanto a D estão corretas.
  • a letra D está corretíssima. usando as teclas windows+tab usa-se a função flip3D no win vista e win 7

    Porém não entendi o que tem errado na B, pois alt+tab usa-se o flip no xp tranquilamente
  • letra B está corretissíma...

    eu adoro o nome da matéria...noçoes de informática...imagina uma prova para especialistas em informática!!!!!

  • Creio que o Win XP não possui o recurso FLIP, é necessário baixar um aplicativo, eis o erro da alternativa B!

    "Windows Aero (acrônimo de Authentic, Energetic, Reflective, and Open - Autentico, Energético, Refletivo e Aberto) é uma interface gráfica do utilizador presente nos sistemas operacionais Windows Vista e Windows 7 da Microsoft, sucessores do Windows XP."
  • Bem, se o Windowns Xp não possui a função Flip... O que seria a funcionalidade que abre quando aperto Alt+tab???
    Eu achava que essa era a função Flip e a Flip 3D seria aquela que aparece na tela do segundo comentário postado...
    Ainda acho que a letra B tb está correta. Alguém sabe me explicar?
  • A) Ambos integram as duas funcionalidades. 
    ERRADO! Windows XP não tem Flip3D. O Flip3D teve início no Windows Vista com a interface do sistema operacional Windows chamada de AERO. A interface do Windows XP não possui nome.

    B) O XP utiliza apenas o Flip por meio da combinação das teclas Alt e Tab. 
    ERRADO! Utiliza o Flip com a combinação de ALT+SHIFT+TAB. A única diferença entre ALT+TAB e ALT+SHIFT+TAB que percebi no teste que fiz é que a primeira combinação tem o caminho da seleção para a direita e a segunda, para a esquerda. (se alguém ver outra diferença, corrija-me)

    C) No Vista inexiste o Flip, já que o Flip 3D engloba as duas funcionalidades.
    ERRADO! É possível usar ambas as combinações: Alt+TAB (padrão) e winkey+TAB (com efeito 3d)

    D) No Vista, o Flip 3D é utilizado por meio da combinação das teclas logotipo Windows e Tab.
    CERTO! Ou também pode dizer Winkey+TAB

    E) O XP utiliza apenas o Flip por meio da combinação das teclas logotipo Windows e Tab.
    ERRADO! Primeiro que o Winkey+TAB não gerará o FLIP, fará, na verdade, com que as janelas na barra de tarefas sejam apenas “iluminadas”, mas se parar de acionar a combinação nenhuma janela será ativada. Terá, então, que clicar enter se quiser ativar. Segundo, o FLIP pode ser feito pela combinação de ALT+TAB ou ALT+SHIFT+TAB no XP.
  • B) O XP utiliza apenasFlip por meio da combinação das teclas Alt e Tab.
    O erro da questão está no apenas!
    O flip pode ser usado com o ALT+TAB e o ALT+SHIFT+TAB
  • Você também pode abrir o Flip 3D pressionando CTRL+Windows tecla do logotipo Imagem da tecla de logotipo do Windows+TAB. Pressione TAB para percorrer as janelas. (Você também pode pressionar SETA PARA A DIREITA ou SETA PARA BAIXO para avançar uma janela ou pressionar SETA PARA A ESQUERDA ou SETA PARA BAIXO para retroceder uma janela). Pressione ESC para fechar o Flip 3D.
  • Galera,

    O WinFlip é uma aplicação que traz os efeitos tridimensionais do Flip também para os usuários do Windows XP.  Ele transforma o Alt+Tab em uma transição de quadros em 3D, repleta de efeitos de transparência, muito parecido com o que é exibido nas versões mais atuais do sistema da Microsoft. O legal é que a aplicação é bem leve e não interfere no bom funcionamento do computador.

    FONTE : http://www.tecmundo.com.br/9434-como-personalizar-o-alt-tab-do-windows.htm#ixzz1jyRBAquB

    l
    etra B: O windows XP não tem a função do FLIP 3 D. Entretanto, é possível instalar essa opção neste sistema operacional. 

    Essa foi a minha conclusão. 



    DOWNLOAD DO  FLIP 3 D PARA WINDOWS XP: 
    http://winflip.softonic.com.br/ 

    bons estudos


  • A opção ALT + ESC não é FLIP tbm?
  • gente eu li todos os comentarios mas a letra b nao parece estar errada pois eu entendi que o xp so tem o flip, alem disto o atalho e alt+tab...
  • Pessoal, vcs estão confundindo, o XP não possue o recurso flip, apenas o uso alternativo de navegar pelas janelas abertas através do comando alt + tab. Para ser flip, alem de se fazer isso deveria mostrar o desenho da janelas abertas com o conteúdo no emomento de usar alt+tab...

    Valeu:-)
  • XP nao tem flip...começou com o vista e terminou com o SEVEN (Windows 7)...pois o 8 tbem nao tem mais essa função...cada coisa né..

  • Galera, acertei esta analisando qual estaria mais certa entre a letra b e a letra d. Alí viado, por ter marcado a letra D e não ter caido nesta artimanha da FCC!

  • Flip 3D - alterar janelas no Windows 7


ID
292138
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft Word 2003 a utilização dos assistentes é configurada a partir do menu Ajuda e, em casos específicos um assistente pode ser encontrado em outro menu da barra de menus. No BrOffice.org 3.1 Writer, os assistentes estão disponíveis no item Assistentes do menu

Alternativas
Comentários
  • no BrOffice.org 3.1 a opção Assistentes está localizada no menu Arquivo, opção: Assistentes. Teclas de Atalho ALT A + A
    no Office 2003 a opção Assistentes está localizada no menu Ajuda, opção:  Mostrar o Assistente do Office. Teclas de Atalho ALT U + A
  • Só complementando.

  • Menu Arquivo

    Assistentes: guia para criação de cartas comerciais e pessoais, fax, agendas, apresentações etc.

    Fonte: Informática Básica para Concursos
    Autor: Vitor Figueiredo

ID
292141
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Mozilla Thunderbird 2.0,

Alternativas
Comentários
  • Letra B. A agenda permite configurar um tipo de alarme para os compromissos. As tentativas de golpe são alertadas pelo filtro anti-phishing. O protocolo SMTP é para envio de mensagens a partir de um cliente de correio eletrônico. O campo CCO oculta o endereço de e-mail informado, evitando que os destinatários que receberem a mensagem saibam quem são os outros destinatários.
  • Respondendo ao colega acima, segundo o colega Fernando Nishimura, a agenda do Thunderbird só possui UM tipo de alarme para os compromissos.

  • "b) contas de usuários de webmail podem ser acessadas pelo Thunderbird simplesmente fornecendo o nome de usuário e senha."

    Mas, não seria necessário configurar o programa adicionando uma conta de usuário antes disso? 
  • Concordo com o colega Diego. Sou usuário do thunderbird e é necessária a configuração da conta do webmail. Simplesmente fornecer usuário e senha não vai levar a nada. Questão lixo da FCC, pra variar.
  • A agenda de compromissos da alternativa A e recurso exclusivo do Microsoft outlook!!!
  • Lixo mesmo. É obvio que vc tem que configurar informando os protocolos SMTP e POP3 antes de poder usar o aplicativo.

  • usuario: usuarioexemplo@gmail.com
    senha ****** 

    O Thunderbird irá automaticamente configurar os servidores para acesso ao seu e-mail, pois para alguns serviços de email conhecidos (gmail, hotmail, yahoo, etc...), o Thunderbird já sabe os endereços dos servidores.

    Pode ter sido esta a "viagem" do examinador que se esqueceu de que em algum momento você precisa definir se utilizará SMTP, POP ou IMAP. Logo, não é apenas o usuario e senha que você escolhe!

  • letra b


ID
292144
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na Internet,

Alternativas
Comentários
  • Por favor, alguém poderia comentar a alternativa "a" ?

    Grato.
  • A alternativa "a)" está errada pois os cookies são armazenados no hd do computador e não no servidor de páginas.
  • Esse conceito está disposto na cartilha de segurança. Também não vejo erro na letra "a"

    3. Cookies

    Cookies são pequenas informações que os sites visitados por você podem armazenar em seu browser. Estes são utilizados pelos sites de diversas formas, tais como:

    • guardar a sua identificação e senha quando você vai de uma página para outra;
    • manter listas de compras ou listas de produtos preferidos em sites de comércio eletrônico;
    • personalizar sites pessoais ou de notícias, quando você escolhe o que quer que seja mostrado nas páginas;
    • manter a lista das páginas vistas em um site, para estatística ou para retirar as páginas que você não tem interesse dos links.
  • C) um serviço hospedado em um servidor pode ser acessado pela URL ou pelo seu endereço IP.

    Não entendi. Posso acessar o serviço hospedado pelo seu endereço IP ? 
    Teria que saber o IP do servidor?
    Para mim a questão B) esta correta.
  • Amigos concurseiros,

    Quanto aos colegas que estão com dúvidas na letra A:
    - Os cookies não são gravados no servidor e sim em um arquivo de texto guardado no computador do utilizador.

    Quanto as dúvidas da letra B:
    - Não é o servidor que vai conectar-se à porta serial e sim o modem.

    Quanto as dúvidas da letra C:
    - a alternativa está correta se soubermos o endereço IP de um site podemos acessá-lo por esse número(só que não é usual, imagina sabermos endereços IP de todos os sites que queremos  visitar)

  • Letra C. Na alternativa A, o erro está em afirmar que os cookies são gravados no servidor, sendo que na verdade são armazenados localmente. Na letra B, o ADSL pode oferecer velocidade superior a 10MB (ops, faltou referenciar o tempo, então o correto seria MBps, megabytes por segundo, ou seja 250 kbps – kilobits por segundo, ao dividir MB por 8 para obter o valor em bits), mas pela porta serial, RS-232, seja usando conectores DB-9 ou DB-15 ou DB-25, a velocidade é de até 115.200 bits por segundo, ou 115 kbps, abaixo do sugerido em 250 kbps. A letra C mostra o serviço DNS (Domain Name Service – serviço de nomes de domínio) em ação. No TCP, o seu computador possui um endereço MAC que recebe um número IP e este uma identificação URL. E será possível acessar o computador usando o seu número de IP ou endereço URL. O endereço MAC é único, mas pode ser alterado. A letra D tem um paradigma, porque alguns mecanismos de buscas já oferecem hoje (2011) a opção de busca orgânica, ou seja, a partir de questões do usuário. Entretanto, ainda é BETA (teste) e não deve ser considerado como opção real. E a letra E cita o protocolo SMTP de clientes de e-mail para referenciar o FTP, de transferência de arquivos. São diferentes em função, portas de conexão e operação.
  • PEDI A DEVIDA PERMISSÃO PARA O COLEGA FRANCO MACHADO (ENVIEI-LHE UM RECADO E ELE A CONCEDEU) PARA COPIAR O EXCELENTE COMENTÁRIO QUE ELE FEZ SOBRE ESTA MESMA QUESTÃO.

    Comentado por Franco Machado há 3 meses (estamos no dia 03/09, ou seja, ele comentou a questão no início de junho de 2011).
    Olá colegas.
    Gabarito (c)

    a) Cookies são grupos de dados gravados no servidor de páginas, acerca de costumes de navegação do usuário para facilitar seu próximo acesso ao site.
    São gravados no computador do usuário.

    b) um serviço de banda larga ADSL pode disponibilizar velocidade superior a 10 MB, quando conectado à porta serial.
    Assunto meio complexo. Vou tentar explicar:

    Aqui no Brasil a velocidade de banda larga varia entre 200kbps e 100Mbps, portanto maior que 10Mb.
    Atualmente, podemos conectar à um modem DSL por essas entradas:
    1 - Cabo de rede 2 - linha telefônica 3 - linha telefônica 6 fios 4 - USB

     

    Realmente não sei se poderemos acessar a internet por meio de um adaptador USB-Serial..

    d) uma forma de se fazer uma pesquisa com maior objetividade e se obter respostas mais próximas do tema pesquisado em sites de busca é fazer uma pergunta direta, encerrada com ponto de inter- rogação.
    Seria necessário o uso de aspas para restringir a pesquisa à um termo imodificável. Por exemplo, você procura por um trecho de música..

    e) o download é uma transferência de arquivos de algum ponto da Internet para o computador do usuário, por meio do servidor SMTP.
    O protocolo correto seria o FTP que é responsável pelo download e upload na internet
  • Ainda não estou satisfeito com a explicação da alternativa B. Alguém sabe explicar pq é falsa? Nos comentários dos colegas um deles disse que é falsa pq não se informou o tempo (MBps seria diferente de MB), outro colega disse que o erro está em porta serial...
     

  • Creio eu que a alternativa B está errada pq  "Velocidade de Conexão" é medido em bit não em Byte.
    "B" (maiusculo) representa Byte
    "b" (minúsculo) representa bit.
    Como a questão se refere a Velocidade de Conexão o Certo seria 10Mb ( "b" Minúsculo)

    É o que acho neh...Se tiver errado os colegas me corrigam...
  • Quanto à letra C, a explicação é a seguinte (vou usar logo um exemplo). Se eu quiser acessar a página do site "Google", eu tanto posso escrever a URL, www.google.com.br, que é considerada a forma "amigável" de se achar o endereço, como posso digitar seu endereço IP 74.125.113.105 na barra de endereços. De ambas as formas terei acesso ao mesmo site do Google.
  • Quanto ao uso do endereço IP para acessar um site, conforme a opção C
    c) um serviço hospedado em um servidor pode ser acessado pela URL ou pelo seu endereço IP.

    No ano de 2011, quando o site Wikileaks liberou os arquivos do Departamento de Estado dos EUA, houve uma série de retaliações.
    Uma delas foi que se você digitasse a URL, não haveria a conversão para o número IP.
    Houve em vários sites de apoio ao Wikileaks a divulgação do IP do Wikileaks. 
    Naqueles dias, era essa a única forma de acessar o site do Wikileaks, por meio do endereço IP.

    Se a legislação acerca da segurança na internet, que está em tramitação nos EUA, na Camara dos Representantes e no Senado, por meio da SOPA (Stop Online Piracy Act) ou PIPA (Protect Intellectual Property Act), forem aprovadas. 
    Saber o número do IP de um site como Pirate Bay poderá se tornar, a partir dos Estados Unidos, a única forma de acessar o site do Pirate Bay, pois quando os Estadunidenses tentarem acessá-lo ou mesmo pesquisar a URL do Pirate Bay, por exemplo, no Google ou em outros sites de busca, a URL não ira direcionar para o IP do Pirate Bay, que será censurado nos EUA.
  • IP  >>> DNS >>> URL

    IP = Endereço do Servidor Web - Ex: 201.198.78.112

    DNS = Servidor Especial utilizado para atribuir "nome" ao ip e consequentemente não termos que ficar decorando números IP. Imaginem como isso seria trágico.
  • Comentário a alternativa B

    A velocidade máxima de uma porta serial é de 0,14mb/s, ou seja, muito inferior a velocidade de 10mb citada. Além disto, os equipamentos utilizados em conxões de banda larga ADSL são conectados ao computador, normalmente através da porta de rede deste

    Retirado do livro de resoluções de questões analista e técnico do TRT
  • Trecho retirado do livro de João antônio ( professor do EVP). para entendermos com "precisão" o que são cookies.


           Você já entrou em alguma página Web e foi recebido por ela com “Oi, João!”? (Na verdade, a menos que você também se chame João, tenho certeza de que a resposta é não!) Mas a questão é: como a página Web que estou visitando sabe quem sou eu? Simples: ela “leu” meu crachá!

      Quando você acessa uma página qualquer (normalmente de uma loja virtual), deve realizar um processo de cadastro. Esse cadastro consiste em informar ao site alguns dados a seu respeito. Esses dados serão armazenados no servidor daquele site e serão posteriormente consultados quando você acessar novamente.

      Mas, para que a página saiba que é você no momento em que o próximo acesso for realizado, ela teve de colocar, no seu computador, um pequeno arquivo de texto com algumas informações básicas a seu respeito (pelo menos o seu número de identificação perante o site). Esse arquivo é chamado cookie


  • Algumas considerações importantes ( para outras questões ou certames) acerca da conexão  ADSL:


    O serviço de ADSL (Asymetric Subscriber Digital Line – Linha de Assinante Assimétrica Digital) é o nome técnico dado aos sistemas de acesso em banda larga (alta velocidade) oferecidos pelas empresas de telefonia fixa. O produto Velox, da Oi, o Speedy, da Telefônica, e a Internet da GVT são exemplos de ADSL.

      O ADSL consiste em um sistema de transferência de dados de computador (Internet) usando a estrutura física da linha telefônica (fios, cabos, armários, caixas de distribuição, centrais etc.), usando uma frequência diferente da frequência usada pela linha telefônica (circuito telefônico).

      Ou seja, apesar de usar o mesmo fio (ou melhor, par de fios) que a linha telefônica, esse sistema não deixa o telefone ocupado e, por isso, não é tarifado segundo a linha telefônica (pulsos).

    Fonte: Professor João Antônio (EVP)


  • Comentários sobre a questão:

     

     a) Cookies são grupos de dados gravados no servidor de páginas, acerca de costumes de navegação do usuário para facilitar seu próximo acesso ao site. (INCORRETO)

    Fundamento: Cookies são pequenos arquivos que os sites colocam NO DISCO RÍGIDO (HD) DO SEU COMPUTADOR quando você os visita pela primeira vez para facilitar o seu próximo acesso ao site.

     

    b) um serviço de banda larga ADSL pode disponibilizar velocidade superior a 10 MB, quando conectado à porta serial. (INCORRETO)

    Fundamento: A ADSL pode chegar a taxas de DOWNLOAD máximo de 8 Mbps (megabits por segundo) e limite máximo de UPLOAD de 1,4 Mbps (megabits por segundo). Ademais, conforme explicado pelo colega Jailson Souza, a "Velocidade de Conexão" é medida em bit não em Byte.
    "B" (maiusculo) representa Byte - Utilizado para mensurar capaciade de armazenamento
    "b" (minúsculo) representa bit. - Utilizado para mensurar velocidade
    Como a questão se refere a Velocidade de Conexão o certo seria utilizar bits e não bytes.

     

    c) um serviço hospedado em um servidor pode ser acessado pela URL ou pelo seu endereço IP. (CORRETO)

    Fundamento: Através do endereço IP de um site podemos acessá-lo por esse número, contudo, isso não é o procedimento usual. Felizmente o servidor DNS  (Domain Name System, ou sistema de nomes de domínios) faz esse trabalho por nós localizando e traduzindo para números IP os endereços dos sites que digitamos nos navegadores.

     

     d) uma forma de se fazer uma pesquisa com maior objetividade e se obter respostas mais próximas do tema pesquisado em sites de busca é fazer uma pergunta direta, encerrada com ponto de interrogação. (INCORRETO)

    Fundamento: A forma correta de se fazer uma pesquisa com maior objetividade e se obter respostas mais próximas do tema pesquisado em sites de busca é utilizar aspas para restringir a pesquisa que se deseja realizar.

     

    e) download é uma transferência de arquivos de algum ponto da Internet para o computador do usuário, por meio do servidor SMTP. (INCORRETO)

    Fundamento: Download significa transferir (baixar) um ou mais arquivos de um servidor remoto para um computador local. A transferência de dados em redes de computadores envolve normalmente transferência de arquivos e acesso a sistemas de arquivos remotos por meio do protocolo FTP (File Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de Arquivos). Protocolos importantes:
     

    1) TCP (Transmission Control Protocol) - Protocolo de Controle de Transmissão é utilizado para envio e recebimento de dados MS internet.

    2) DHCP ( Dynamic Host Configuration Protocol) - O Protocolo de configuração dinâmica de IPs permite a obtenção automática de IPs.

    3) SNMP (Simple Network Management Protocol​) - Protocolo Simples de Gerência de Rede serve para monitoramento e gerenciamento de redes.

    4) HTTP (Hypertext Transfer Protocol) - Protocolo de Transferência de Hipertexto transfere páginas na web e é utilizado em navegadores.

    5) SMTP (Simple Mail Transfer Protocol ) - Protocolo padrão para envio de e-mail simples.


ID
292147
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação a organização e gerenciamento de arquivos e pastas no ambiente Windows XP, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    De fato, se for no mesmo drive (digamos, C: para o Desktop), o arquivo serâ recortado de C: para a ârea de trabalho.

    No caso de drivers diferentes (A: para C:), haverâ côpia do arquivo --> que ficarâ em A e serâ copiado para C.
  • Alguem sabe o que está errado nas letras C e D, visto que tanto a organização de pastas e arquivos como a renomeação podem ser feitas no lado direito do windows explorer?
  • A letra C está incorreta, pois não pode alterar, nem renomear aquivos no painel ESQUERDO do Windows Explorer. E sim, apenas pastas.
  • AÇÕES RAPIDAS P/ MOVER:

    UNIDADES  IGUAIS
    :ARRASTAR

    UNIDADES DIFERENTES:ARRASTAR+SHIFT

  • Letra E. No item A, o ícone sugerido indica que a pasta está compartilhada. Não há ícone para representar uma pasta que seja exclusiva de um usuário. Na letra B, a combinação é apenas Shift+Del. Na letra C, o painel esquerdo permite apenas a organização de pastas. Pastas e arquivos é no painel direito. Na letra D, assim como na letra C, apenas pastas podem ser renomeadas no painel esquerdo do Windows Explorer.
  • etra E. No item A, o ícone sugerido indica que a pasta está compartilhada. Não há ícone para representar uma pasta que seja exclusiva de um usuário. Na letra B, a combinação é apenas Shift+Del. Na letra C, o painel esquerdo permite apenas a organização de pastas. Pastas e arquivos é no painel direito. Na letra D, assim como na letra C, apenas pastas podem ser renomeadas no painel esquerdo do Windows Explorer.

    prof QC


ID
299839
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Meios e fins

O crítico José Onofre disse uma vez que a frase “não se
faz uma omelete sem quebrar ovos” é muito repetida por gente
que não gosta de omelete, gosta do barulhinho dos ovos sendo
quebrados. Extrema esquerda e extrema direita se parecem não
porque amam seus ideais, mas porque amam os extremos, têm
o gosto pelo crec-crec.
A metáfora da omelete é “o fim justifica os meios”, em
linguagem de cozinha. O fim justificaria todos os meios extre-
mos de catequização e purificação, já que o fim é uma humani-
dade melhor – só variando de extremo para extremo o conceito
de “melhor”.
Todos os fins são nobres para quem os justifica, seja
uma sociedade sem descrentes, sem classes ou sem raças
impuras. O próprio sacrifício de ovos pelo sacrifício de ovos tem
uma genealogia respeitável, a ideia de regeneração (dos outros)
pelo sofrimento e pelo sangue acompanha a humanidade desde
as primeiras cavernas. Ou seja, até os sádicos têm bons
argumentos. Mas o fim das ideologias teria decretado o fim do
horror terapêutico, do mito da salvação pela purgação que o
século passado estatizou e transformou no seu mito mais
destrutivo.
O fracasso do comunismo na prática acabou com a des-
culpa, racional ou irracional, para o stalinismo. O tempo não
redimiu o horror, o fim foi só a última condenação dos meios.

(Adaptado de: Luis Fernando Verissimo, O mundo é bárbaro)


Para o crítico José Onofre, muitos dos que repetem a frase “não se faz uma omelete sem quebrar ovos” querem, com ela,

Alternativas
Comentários
  • LETRA B.

    A resposta encontra-se logo no início do texto: "O crítico José Onofre disse uma vez que a frase “não se faz uma omelete sem quebrar ovos” é muito repetida por gente que não gosta de omelete, gosta do barulhinho dos ovos sendo quebrados."

    Depreende-se, então, que o objetivo final (no caso, o omelete), nem é almejado; o que se quer mesmo é ver os ovos quebrando. Ovos quebrando, no caso, são o símbolo da violência.
  • Pessoal, gostaria de alertá-los que a banca FCC, em sua grande parte, pede a visão do autor do texto. Sei que muitas pessoas devem ter interpretado o texto de acordo com sua própria leitura. Não obstante podermos interpretar a frase no sentido de que o omelete justificaria qualquer atitude, é preciso se atentar pelo fato do enunciado pedir exclusivamente a visão do autor, seja ela contrária a sua ou não.

    De resto, os comentários da Ana resolvem a questão.
  • Concordo com o comentário da Ana. Foi a conclusão a que cheguei.

    As alternativas que apresentam dúvidas são b, c e e. As três assertivas supõe que a violência é necessária (ou para se chegar ao fim desejado, ou por puro prazer); entretanto, a letra b difere da c e e por demonstrar indiferença quanto ao fim pretendido (puro prazer de quebrar os ovos).
    Ora, se a omelete é o fim almejado, e os que repetem essa metáfora não gostam de omelete (fim), mas tão somente de presenciarem os ovos quebrando (meio para se fazer a omelete), chega-se à conclusão de que a letra b é a correta, pois independe dos objetivos finais.


ID
299842
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Meios e fins

O crítico José Onofre disse uma vez que a frase “não se
faz uma omelete sem quebrar ovos” é muito repetida por gente
que não gosta de omelete, gosta do barulhinho dos ovos sendo
quebrados. Extrema esquerda e extrema direita se parecem não
porque amam seus ideais, mas porque amam os extremos, têm
o gosto pelo crec-crec.
A metáfora da omelete é “o fim justifica os meios”, em
linguagem de cozinha. O fim justificaria todos os meios extre-
mos de catequização e purificação, já que o fim é uma humani-
dade melhor – só variando de extremo para extremo o conceito
de “melhor”.
Todos os fins são nobres para quem os justifica, seja
uma sociedade sem descrentes, sem classes ou sem raças
impuras. O próprio sacrifício de ovos pelo sacrifício de ovos tem
uma genealogia respeitável, a ideia de regeneração (dos outros)
pelo sofrimento e pelo sangue acompanha a humanidade desde
as primeiras cavernas. Ou seja, até os sádicos têm bons
argumentos. Mas o fim das ideologias teria decretado o fim do
horror terapêutico, do mito da salvação pela purgação que o
século passado estatizou e transformou no seu mito mais
destrutivo.
O fracasso do comunismo na prática acabou com a des-
culpa, racional ou irracional, para o stalinismo. O tempo não
redimiu o horror, o fim foi só a última condenação dos meios.

(Adaptado de: Luis Fernando Verissimo, O mundo é bárbaro)


O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do plural para preencher adequadamente a lacuna da frase:

Alternativas
Comentários
  • O verbo deve concordar com o sujeito da oração.

    A -  Os ovos de que se ...... (compor) a omelete ilustram o caso em que a violência de um ato se justifica pela causa a que serve. (Núcleo do sujeito - omelete) A todos os meios extremos ...... (costumar) corresponder, segundo os radicais, uma justificativa aceitável( Núcleo do sujeito = justificativa)     C - Mesmo aos maiores sádicos ...... (poder) ocorrer uma certa direção de argumentospara justificar seus horrores. (Núcleo do sujeito = direção)   D - Agrada aos extremistas propagar que, a menos que se ...... (quebrar) ovos, nunca se fará uma omelete. SUJEITO - OVOS E - Aos sádicos ...... (dever) agradar ouvir os ovos quebrando-se, como preâmbulo de uma omelete. (Sujeito Oracional - O verbo deve ficar no singular)

  •     * a) Os ovos de que se ...... (compor) a omelete ilustram o caso em que a violência de um ato se justifica pela causa a que serve.

    Quem compoe é a Omele, não os ovos. Então é singular.


        * b) A todos os meios extremos ...... (costumar) corresponder, segundo os radicais, uma justificativa aceitável.
    Segundo os radicais, uma justificativa aceitável costuma corresponder a todos os meios extremos.


        * c) Mesmo aos maiores sádicos ...... (poder) ocorrer uma certa direção de argumentos para justificar seus horrores.

     Uma certa direção de argumentos pode ocorrer para justificar seus horrores mesmo aos maiores sádicos.


        * d) Agrada aos extremistas propagar que, a menos que se ...... (quebrar) ovos, nunca se fará uma omelete.

    Agrada aos extremistas propagar que, a menos que se quebrem os ovos, nunca se fara um omelete.


        * e) Aos sádicos ...... (dever) agradar ouvir os ovos quebrando-se, como preâmbulo de uma omelete.

    Deve agradar aos sábios ouvir os ovos quebrando-se, como prêambulo de uma omelete.
  • a) Os ovos de que se compõe a omelete ilustram o caso em que a violência de um ato se justifica pela causa a que serve.  O verbo compor tem como sujeito aomolete e, em razão disso, o verbo fica no singular. b) A todos os meios extremos costuma corresponder, segundo os radicais, uma justificativa aceitável. Uma justificativa aceitável é sujeito da locução verbal formada por costumar + corresponder que, por essa razão, ficará no singular. c) Mesmo aos maiores sádicos pode ocorrer uma certa direção de argumentos para justificar seus horrores. Uma certa direção de argumentos é sujeito da locução verbal formada por poder + ocorrer, que ficará no singular. d) Agrada aos extremistas propagar que, a menos que se quebrem ovos, nunca se fará uma omelete. A oração "se quebrem os ovos" está na voz passiva sintética. Sendo ovos  o sujeito paciente, o verbo quebrar deve ficar no plural. e) Aos sádicos deve agradar ouvir os ovos quebrando-se, como preâmbulo de uma omelete. Ouvir os ovos quebrando-se é sujeito oracional da locução verbal formada por dever + agradar e quando o sujeito é oracional, o verbo fica no singular

ID
299845
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Meios e fins

O crítico José Onofre disse uma vez que a frase “não se
faz uma omelete sem quebrar ovos” é muito repetida por gente
que não gosta de omelete, gosta do barulhinho dos ovos sendo
quebrados. Extrema esquerda e extrema direita se parecem não
porque amam seus ideais, mas porque amam os extremos, têm
o gosto pelo crec-crec.
A metáfora da omelete é “o fim justifica os meios”, em
linguagem de cozinha. O fim justificaria todos os meios extre-
mos de catequização e purificação, já que o fim é uma humani-
dade melhor – só variando de extremo para extremo o conceito
de “melhor”.
Todos os fins são nobres para quem os justifica, seja
uma sociedade sem descrentes, sem classes ou sem raças
impuras. O próprio sacrifício de ovos pelo sacrifício de ovos tem
uma genealogia respeitável, a ideia de regeneração (dos outros)
pelo sofrimento e pelo sangue acompanha a humanidade desde
as primeiras cavernas. Ou seja, até os sádicos têm bons
argumentos. Mas o fim das ideologias teria decretado o fim do
horror terapêutico, do mito da salvação pela purgação que o
século passado estatizou e transformou no seu mito mais
destrutivo.
O fracasso do comunismo na prática acabou com a des-
culpa, racional ou irracional, para o stalinismo. O tempo não
redimiu o horror, o fim foi só a última condenação dos meios.

(Adaptado de: Luis Fernando Verissimo, O mundo é bárbaro)


Está adequada a correlação entre tempos e modos verbais na frase:

Alternativas
Comentários
  • O futuro do subjuntivo que indica possibilidade não realizada no momento em que se fala ou escreve relaciona-se com o futuro do presente do indicativo na expressão de fatos condicionados cuja realização julgamos possível.
  • a) Um fim talvez justificaria os meios caso estes implicarem sacrifícios que não se distribuam desigualmente.


    implicassem - por causa de caso, que remete a uma possibilidade, portanto o verbo deve estar no modo subjuntivo.
    • b) Ele acredita que haverão de justificar-se todos os meios quando os fins representarem um ganho de alcance coletivo.


    • c) Tão logo fossem denunciados os horrores do stalinismo, os comunistas devem ter revisto suas antigas convicções.
    A construção está expondo algo que deveria ser acontecido. Portanto modo subjuntivo - deveriam.
    • d) Será que alguém acreditou que uma sociedade sem classes e sem preconceitos possa ter-se formado num regime autoritário?
    poderia e não possa - subjuntivo e nao indicativo
    • e) Se a catequese pudesse propagar a fé religiosa sem recorrer à intimidação, talvez os convertidos tenham sido mais numerosos.

    tivessem e nao tenham.
  • Será q na D não caberia " pudesse" tbm?
  • Acho que não. Como "acreditou" está no indicativo, o outro verbo deve estar no indicativo também.

    Sempre o 2º verbo vem em um tempo posterior ao tempo do 1° verbo.

    Neste caso o 1º está no passado simples, e o 2º deveria estar no futuro do passado.
  • Presente do Indicativo+ Presente do subjuntivo 

    Pretérito Perfeito do Indicativo+Pretérito Imperfeito do Indicativo

    Pretérito Perfeito do Indivativo+Pretérito Imperfeito do Subjuntivo

    Futuro do Presente do Indicativo+Futuro do Subjuntivo

    Futuro do Pretérito do Indicativo+Pretérito Imperfeito do Subjuntivo

    Pretérito mais-que-perfeito do Indicativo+Pretérito Imperfeito do Indicativo


    ;)
  • Corrigindo:

     

    (A) Um fim talvez justificaria os meios caso estes implicassem sacrifícios que não se distribuíssem desigualmente.

     

    A alternativa (B) é a correta. Perceba que os verbos no presente e no futuro combinam perfeitamente.

    Ele acredita que haverão de justificar-se todos os meios quando os fins representarem um ganho de alcance coletivo.

     

    (C) Tão logo fossem denunciados os horrores do stalinismo, os comunistas deveriam ter revisto suas antigas convicções.

     

    Na alternativa (D), note que  o pretérito perfeito “acreditou” força o próximo verbo para o pretérito imperfeito do subjuntivo (pudesse):

    Será que alguém acreditou que uma sociedade sem classes e sem preconceitos pudesse ter-se formado num regime autoritário?

     

    (E) Se a catequese pudesse propagar a fé religiosa sem recorrer à intimidação, talvez os convertidos teriam sido mais numerosos.


ID
299848
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Meios e fins

O crítico José Onofre disse uma vez que a frase “não se
faz uma omelete sem quebrar ovos” é muito repetida por gente
que não gosta de omelete, gosta do barulhinho dos ovos sendo
quebrados. Extrema esquerda e extrema direita se parecem não
porque amam seus ideais, mas porque amam os extremos, têm
o gosto pelo crec-crec.
A metáfora da omelete é “o fim justifica os meios”, em
linguagem de cozinha. O fim justificaria todos os meios extre-
mos de catequização e purificação, já que o fim é uma humani-
dade melhor – só variando de extremo para extremo o conceito
de “melhor”.
Todos os fins são nobres para quem os justifica, seja
uma sociedade sem descrentes, sem classes ou sem raças
impuras. O próprio sacrifício de ovos pelo sacrifício de ovos tem
uma genealogia respeitável, a ideia de regeneração (dos outros)
pelo sofrimento e pelo sangue acompanha a humanidade desde
as primeiras cavernas. Ou seja, até os sádicos têm bons
argumentos. Mas o fim das ideologias teria decretado o fim do
horror terapêutico, do mito da salvação pela purgação que o
século passado estatizou e transformou no seu mito mais
destrutivo.
O fracasso do comunismo na prática acabou com a des-
culpa, racional ou irracional, para o stalinismo. O tempo não
redimiu o horror, o fim foi só a última condenação dos meios.

(Adaptado de: Luis Fernando Verissimo, O mundo é bárbaro)


Pode-se substituir o elemento sublinhado pelo que está negritado entre parênteses, sem prejuízo para a correção e o sentido da frase, no seguinte caso:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe me dizer por que a alternativa B está errada?
  • Porquanto expressa causa e tem valor semântico idêntico a porque, uma vez que, visto que .
  • Douglas,

    b) Todos os fins são nobres para quem os justifica. (com aquele que).

    "para quem os justifica" significa que se "Mévio justifica o fim, este será nobre para ele, ou para todos que assim fizerem. Todavia, quando você diz "com aquele que os justifica" O fim não será nobre para Mévio, mas com ele. Dá a idéia de que será justificado juntamente aquele que justifica. Enfim, modifica todo o sentido da frase e a alternativa está errado.

    Espero ter esclarecido.
  • Oi Elaine, tudo bem ?

    Gostaria de fazer uma correção:
    Nem sempre o porquanto vai ser considerado uma oração coordenativa explicativa. Por isso, não decore. Ele, também, pode ser uma oração subordinada causal. Observe o contexto da frase para identificar, ok? 


    bons estudos

ID
299851
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Meios e fins

O crítico José Onofre disse uma vez que a frase “não se
faz uma omelete sem quebrar ovos” é muito repetida por gente
que não gosta de omelete, gosta do barulhinho dos ovos sendo
quebrados. Extrema esquerda e extrema direita se parecem não
porque amam seus ideais, mas porque amam os extremos, têm
o gosto pelo crec-crec.
A metáfora da omelete é “o fim justifica os meios”, em
linguagem de cozinha. O fim justificaria todos os meios extre-
mos de catequização e purificação, já que o fim é uma humani-
dade melhor – só variando de extremo para extremo o conceito
de “melhor”.
Todos os fins são nobres para quem os justifica, seja
uma sociedade sem descrentes, sem classes ou sem raças
impuras. O próprio sacrifício de ovos pelo sacrifício de ovos tem
uma genealogia respeitável, a ideia de regeneração (dos outros)
pelo sofrimento e pelo sangue acompanha a humanidade desde
as primeiras cavernas. Ou seja, até os sádicos têm bons
argumentos. Mas o fim das ideologias teria decretado o fim do
horror terapêutico, do mito da salvação pela purgação que o
século passado estatizou e transformou no seu mito mais
destrutivo.
O fracasso do comunismo na prática acabou com a des-
culpa, racional ou irracional, para o stalinismo. O tempo não
redimiu o horror, o fim foi só a última condenação dos meios.

(Adaptado de: Luis Fernando Verissimo, O mundo é bárbaro)


A exclusão das vírgulas NÃO alterará o sentido da seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão achei confusa...fiquei entre a letra "a" e "c"...acabei por marcar a letra a....mas não fiquei convencido de que a c esteja errada...alguém pode ajudar?
  • Também fiquei entre a A e C. Mas acho que entendi depois que errei. "Até mesmo os sádicos se valem, aqui e ali, de argumentos dados como irrefutáveis" parece indicar que APENAS em alguns casos (aqui e ali) os sádicos se valem daqueles argumentos. Não é o tempo todo que isto acontece. Por isso que se tirar 'aqui e ali', vai fazer diferença no sentido. Foi o que eu entendi.
  • Alguns casos de uso das vírgulas:

    1)Assinalar o vocativo: Ei menino, chame sua mãe!
    2)Assinalar o aposto ou orações apositivas(é o termo da oração que serve para explicar um termo anterior, identificando-o, explicando-o ou qualificando-o): Quem recorre aos meios, condenados pelos democratas, costuma dá-los como necessários.
    3)Precedendo termos de mesmo valor sintático: A menina saiu, correu e caiu.
    4)Precedendo orações coordenadas assindéticas (sem uso das conjunções): Chame-o, grite-o ou puxe-o.
    5)Entre as orações intercaladas: O fracasso do comunismo, na prática, acabou com a desculpa para o stalismo.
    6)Para marcar orações subordinadas adjetivas explicativas (Toda oração subordinada explicativa começa com um pronome relativa que - pode ser trocado pelo o qual- cuidado para não confundir com orações apositivas-que não começam com pronome relativo como no caso do item 2-e com orações subordinadas adjetivas restritivas que não explicam mas restrijem o valor do oração anterior):
    Exemplo de oração subordinada adjetiva explicativa:

    Mesmo os stalistas, que não acreditavam nesses horrores, passaram a execrar seu velho ídolo. (Todo stalista não acredita nesses horrores).
    As metáforas, que costumam tornar mais concretas as ideias, são úteis e expressivas. (Qualquer metáfora costuma tornar mais concreta as ideias)

    Exemplo de oração subordinada adjetiva restritiva(não se usa vírgula):

    O livro que comprei é ótimo. (não é todo livro que é ótimo apenas aquele que comprei)

    Alguns casos de vírgulas optativas:

    1)Com expressões adverbiais breves, antepostas ou intercaladas:

    Até mesmo os sádicos se valem, aqui e ali, de argumentos dados como irrefutáveis. OU
    Até mesmo os sádicos se valem aqui e ali de argumentos dados como irrefutáveis

    O São Paulo enfrenta ,neste sábado, mais um desafio. OU
    O São Paulo enfrenta neste sábado mais um desafio.

    2) Depois de no entanto, entretanto, por isso, porém, contudo, portanto, todavia, quando essas palavras ou expressões iniciarem o período:

    No entanto o presidente deixou claro que não aceitará a proposta da oposição. OU
    No entanto, o presidente deixou claro que não aceitará a proposta da oposição
  • acho que as duas opções A e C estão corretas.alguém poderia explicar melhor as duas??
  • http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=d1jWIeqVX3Vllk5NCDTsDmin_IRN-LQhQZ1xUZJMVxg~
  • Carlos,

    O link não esta abrindo !!
  • O isolamento com virvulas de advérbios é facultativo. "Aqui e ali" são adverbios, "na pratica" não.

ID
308914
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Meios e fins

O crítico José Onofre disse uma vez que a frase “não se
faz uma omelete sem quebrar ovos” é muito repetida por gente
que não gosta de omelete, gosta do barulhinho dos ovos sendo
quebrados. Extrema esquerda e extrema direita se parecem não
porque amam seus ideais, mas porque amam os extremos, têm
o gosto pelo crec-crec.
A metáfora da omelete é “o fim justifica os meios”, em
linguagem de cozinha. O fim justificaria todos os meios extre-
mos de catequização e purificação, já que o fim é uma humani-
dade melhor – só variando de extremo para extremo o conceito
de “melhor”.

Todos os fins são nobres para quem os justifica, seja
uma sociedade sem descrentes, sem classes ou sem raças
impuras. O próprio sacrifício de ovos pelo sacrifício de ovos tem
uma genealogia respeitável, a ideia de regeneração (dos outros)
pelo sofrimento e pelo sangue acompanha a humanidade desde
as primeiras cavernas. Ou seja, até os sádicos têm bons
argumentos. Mas o fim das ideologias teria decretado o fim do
horror terapêutico, do mito da salvação pela purgação que o
século passado estatizou e transformou no seu mito mais
destrutivo.
O fracasso do comunismo na prática acabou com a des-
culpa, racional ou irracional, para o stalinismo. O tempo não
redimiu o horror, o fim foi só a última condenação dos meios.


(Adaptado de: Luis Fernando Verissimo, O mundo é bárbaro)


As palavras catequização (doutrinação religiosa) e purificação (tornar puro, depuração, limpeza), do segundo parágrafo, têm, respectivamente, desdobramentos nas
seguintes expressões do terceiro parágrafo:

Alternativas
Comentários

ID
544948
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O segurado que sofreu acidente de trabalho

Alternativas
Comentários
  • Todo colaborador que se afasta por mais de 15 dias por doença ou acidente do trabalho tem 12 meses de estabilidade.
  • Alternativa correta letra E.

    Analisando as questões:

    A) A representação por sindicato não tem interferência alguma na seguridade social. Para garantir a seguridade o trabalhador deve estar inserido no sistema. 

    B) A alternativa totalmente incorreta. Não existe exclusividade de tipo de lesão para recebimento de benefício. Também não existe possibilidade de concessão de benefício por médico residente. O benefício será concedido por perícia oficial realizada pela previdência. 

    C) O trabalhador poderá abrir uma ação regressiva, mas não haverá a abertura incondicionada como coloca a questão. 

    D) A seguridade irá garantir o pagamento do benefício, não tendo reflexo nos demais programas do governo. 
  •  “O segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantido, pelo prazo mínimo de 12 (doze) meses, a manutenção do seu contrato de trabalho na empresa, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independentemente de percepção de auxílio-acidente”. Artigo 118 da Lei 8.213/91.

  • Muito bem Paulo, gostei das analises e esclarecimento de todas as questões.

  • DECRETO 3048/99



    Art. 346. O segurado que sofreu o acidente a que se refere o art. 336 tem garantida, pelo prazo mínimo de doze meses, a manutenção do seu contrato de trabalho na empresa, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independentemente da percepção de auxílio-acidente.

  • Quando um segurado sofre um acidente de trabalho, este deve abrir um chamado junto ao CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), junto à CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidente) ou SESMT. Esse acidente deve ser comunicado à Previdência Social, de acordo com a Lei 8.213 de 1991.
    E com isso os segurado tem direito a sua manutenção de trabalho por 12 meses após o recebimento do auxilio doença acidentário, independentemente da percepção de auxilio-acidente.

    Alternativa correta: Letra E


  • Art. 118. O segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo mínimo de doze meses, a manutenção do seu contrato de trabalho na empresa, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independentemente de percepção de auxílio-acidente.

  • Art. 118. O segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo mínimo de doze meses, a manutenção do seu contrato de trabalho na empresa, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independentemente de percepção de auxílio-acidente.


ID
544951
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

É equiparado ao acidente de trabalho o acidente sofrido pelo segurado

Alternativas
Comentários
  • A chave da questão é entender que acidente do trabalho é todoaquele que acontece quando voce estaa serviço da empresa. A letra D ésta certa pela metade, pois a frase: morador na mesma comunidade social ou quando da prática de esportes coletivos.  NÃO PROCEDE!
  • gabarito C.  No local e no horário do trabalho, em consequência de desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior.
  • Lei 8213 Art. 21.
    Equiparam-se também ao acidente do trabalho, para efeitos desta Lei:
    I - o acidente ligado ao trabalho que, embora não tenha sido a causa única, haja contribuído diretamente para a morte do segurado, para redução ou perda da sua capacidade para o trabalho, ou produzido lesão que exija atenção médica para a sua recuperação;
    II - o acidente sofrido pelo segurado no local e no horário do trabalho, em consequência de:
                  a) ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho; (LETRA D)
                  b) ofensa física intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada ao trabalho;
                  c) ato de imprudência, de negligência ou de imperícia de terceiro ou de companheiro de trabalho
                  d) ato de pessoa privada do uso da razão;
                  e) desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior (LETRA C)
    III - a doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício de sua atividade; (LETRA B)
    IV - o acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horário de trabalho:
                  a) na execução de ordem ou na realização de serviço sob a autoridade da empresa; (LETRA A)
                  b) na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito; (LETRA E)
                  c) em viagem a serviço da empresa, inclusive para estudo quando financiada por esta dentro de seus planos para melhor capacitação da                     mão-de-obra, independentemente do meio de locomoção utilizado, inclusive veículo de propriedade do segurado;
                  d) no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado.
  • Art. 21. Equiparam-se também ao acidente do trabalho, para efeitos desta Lei:

    I - o acidente ligado ao trabalho que, embora não tenha sido a causa única, haja contribuído diretamente para a morte do segurado, para redução ou perda da sua capacidade para o trabalho, ou produzido lesão que exija atenção médica para a sua recuperação;

    II - o acidente sofrido pelo segurado no local e no horário do trabalho, em conseqüência de:

    a) ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho;

    b) ofensa física intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada ao trabalho;

    c) ato de imprudência, de negligência ou de imperícia de terceiro ou de companheiro de trabalho;

    d) ato de pessoa privada do uso da razão;

    e) desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior;

    III - a doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício de sua atividade;

    IV - o acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horário de trabalho:

    a) na execução de ordem ou na realização de serviço sob a autoridade da empresa;

    b) na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito;

    c) em viagem a serviço da empresa, inclusive para estudo quando financiada por esta dentro de seus planos para melhor capacitação da mão-de-obra, independentemente do meio de locomoção utilizado, inclusive veículo de propriedade do segurado;

    d) no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado.

    § 1º Nos períodos destinados a refeição ou descanso, ou por ocasião da satisfação de outras necessidades fisiológicas, no local do trabalho ou durante este, o empregado é considerado no exercício do trabalho.

    § 2º Não é considerada agravação ou complicação de acidente do trabalho a lesão que, resultante de acidente de outra origem, se associe ou se superponha às conseqüências do anterior.


ID
544954
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre a Comunicação de Acidente do Trabalho – CAT e consequentes desencadeamentos, considere:

I. Na ocorrência do acidente de trabalho o empregado deve levar o fato ao conhecimento da empresa e esta, por sua vez, deve comunicar o fato ao Ministério do Trabalho e ao Sindicato.

II. A comunicação do acidente gera o processo administrativo com a finalidade de proteger o empregado, para apurar as causas e consequências do fato, e também para liberar o benefício adequado ao acidentado.

III. As informações das CAT’s determinam a ordem de ocorrência de novos acidentes por importância, tipo ou gravidade da lesão, assim como a classificação dos atos demandados pela CIPA, tendo em vista a culpabilidade da empresa decorrente das investigações e informações complementares sobre o acidente.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Não entendi porque alternativa I está errada. Alguém pode explicar?
  • Alternativa correta letra B.

    O item I está confuso. Acredito que a banca considerou o item incorreto por anotar que a CAT deveria ser encaminhada apenas ao MTE e ao Sindicato, uma vez queo principal recebedor da CAT será o INSS. 

    O item III também tem redação obscura. As CATs não determinaram novos acidentes. Os dados constantes na CAT servirão para fins estatísticos, o trabalho prevencionista será realizado com base nos programas de segurança e saúde implementados pela empresa. 
  • Acredito que seja isso mesmo. A comunicação da CAT deve ser feita ao INSS.
  • A armadilha da alternativa I é que a sexta via da CAT é enviada à SRTE e, não, ao MTE
  • A comunicação será feita ao INSS por intermédio do formulário CAT, preenchido em seis vias, com a seguinte destinação:

    1ª via – ao INSS;

    2ª via – à empresa;

    3ª via – ao segurado ou dependente;

    4ª via – ao sindicato de classe do trabalhador;

    5ª via – ao Sistema Único de Saúde – SUS;

    6ª via – à Delegacia Regional do Trabalho – DRT.


  • pq não si encaminha para o MTE ,más sim á DRT

  • Atualmente são 4 vias.

    A CAT deve ser emitida em quantas vias?

    4 vias. De acordo com o site da Previdência e com Instrução Normativa do INSS n° 45 de Agosto de 2010 no artigo 357, a CAT deve ser emitida em 4 vias, sendo:

    – 1° INSS;

    – 2° Segurado ou dependente;

    – 3° Sindicato dos Trabalhadores;

    – 4° Empresa.

    OBSERVAÇÃO

    De todas as  vias da CATs mostradas acima a que vai para o INSS é a única que acontece automaticamente via sistema. As outras precisam ser impressas e enviadas, a responsabilidade do envio é do empregador ou dos outros emitentes (art. 357 inciso 1 da Instrução Normativa do INSS n° 45 de Agosto de 2010 ).

    Erros

    I) INCORRETA - não envia ao MTE

    II) CORRETA - o uso da expressão "processo administrativo" me deixou um pouco alerta, mas significa todo o processo de investigação do acidente, da emissão das CATs, envio das vias, etc., dependendo do caso.

    III) INCORRETA - como citado pelo Paulo, redação confusa. As informações das CATs NÃO determinam a ordem de ocorrência de novos acidentes por importância.

  • Quando um segurado sofre um acidente de trabalho, ele deve comunicar através do CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho. Dentre as alternativas apresentadas, a unica correta é a II. A afirmativa I está incorreta porque o próprio trabalhador deve fazer essa comunicação direta através do CAT na empresa e deverá comunicar a Previdência Social. Na afirmativa III, esta incorreta porque as CATs não servem para indicar a ordem de gravidade ou importancia dos acidentes e sim para comunicá-los.

    Alternativa correta: Letra B



ID
544957
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como atribuição:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR 5  - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes:

    5.16 A CIPA terá por atribuição:

    ...

    d) realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores;

  • Alternativa correta letra A.

    Cabe sempre lembrar que a CIPA terá função de auditoria na área de segurança e saúde de uma empresa. Em geral suas funções serão relacionadas a essa atribuição de cobrança e verificação. 
  • 5.16 A CIPA terá por atribuição:

    a) identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver;

    b) elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho;

    c) participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho;

    d) realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores;

    e) realizar, a cada reunião, avaliação do cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir as situações de risco que foram identificadas;

    f) divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalho;

    g) participar, com o SESMT, onde houver, das discussões promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alterações no ambiente e processo de trabalho relacionados à segurança e saúde dos trabalhadores;

    h) requerer ao SESMT, quando houver, ou ao empregador, a paralisação de máquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente à segurança e saúde dos trabalhadores;

    i) colaborar no desenvolvimento e implementação do PCMSO e PPRA e de outros programas relacionados à segurança e saúde no trabalho;

    j) divulgar e promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras, bem como cláusulas de acordos e convenções coletivas de trabalho, relativas à segurança e saúde no trabalho;

    l) participar, em conjunto com o SESMT, onde houver, ou com o empregador da análise das causas das doenças e acidentes de trabalho e propor medidas de solução dos problemas identificados;

    m) requisitar ao empregador e analisar as informações sobre questões que tenham interferido na segurança e saúde dos trabalhadores;

    n) requisitar à empresa as cópias das CAT emitidas;

    o) promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho - SIPAT;

    p) participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de Campanhas de Prevenção da AIDS.


ID
544960
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre o Decreto nº 3.048/99, que aprova o Regulamento da Previdência Social, considere:

I. O Ministério do Trabalho é responsável pela adoção e uso das medidas coletivas e individuais de proteção e saúde do trabalhador.

II. É dever da empresa prestar informações pormenorizadas sobre os riscos da operação a executar e dos produtos a manipular.

III. Nos casos de negligência quanto às normas de segurança e saúde do trabalho indicadas para a proteção individual e coletiva, a Secretaria do Trabalho e Emprego proporá ação regressiva contra os responsáveis.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Decreto nº 3.048/99:

    I. ERRADO, pois: Art. 338.  A empresa é responsável pela adoção e uso de medidas coletivas e individuais de proteção à segurança e saúde do trabalhador sujeito aos riscos ocupacionais por ela gerados.

    II. CORRETO, pois: Art. 338. § 1º  É dever da empresa prestar informações pormenorizadas sobre os riscos da operação a executar e do produto a manipular.

    III. ERRADO, pois: Art. 341. Nos casos de negligência quanto às normas de segurança e saúde do trabalho indicadas para a proteção individual e coletiva, a previdência social proporá ação regressiva contra os responsáveis. 
  • lei 8213


    Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. (Redação dada pela Lei Complementar nº 150, de 2015)


    § 1º A empresa é responsável pela adoção e uso das medidas coletivas e individuais de proteção e segurança da saúde do trabalhador.


    § 2º Constitui contravenção penal, punível com multa, deixar a empresa de cumprir as normas de segurança e higiene do trabalho.


    § 3º É dever da empresa prestar informações pormenorizadas sobre os riscos da operação a executar e do produto a manipular.


    § 4º O Ministério do Trabalho e da Previdência Social fiscalizará e os sindicatos e entidades representativas de classe acompanharão o fiel cumprimento do disposto nos parágrafos anteriores, conforme dispuser o Regulamento.




ID
544963
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Estão entre os tipos de exames médicos previstos no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO):

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR 7 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional:

    7.4 DO DESENVOLVIMENTO DO PCMSO
    7.4.1 O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos:
    a) admissional;
    b) periódico;
    c) de retorno ao trabalho;
    d) de mudança de função;
    e) demissional
  • Quando a NR fala de tipos de exames ela não específica o exame, neste contexto ela fala sobre as situações em que deverão ser realizados, conforme comentário acima.
  • Alternativa correta letra E.

    Cabe lembrar que os exames componentes do PCMSO serão realizados em função de alterações na situação funcional do funcionário e o exame de acompanhamento contínuo. Exames específicos para determinar patologias pontuais somente serão realizados por demanda da situação. 
  • 7.4. Do desenvolvimento do PCMSO

    7.4.1. O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos:

    a) admissional;

    b) periódico;

    c) de retorno ao trabalho;

    d) de mudança de função;

    e) demissional.

    7.4.2. Os exames de que trata o item 7.4.1 compreendem:

    a) avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional e exame físico e mental;

    b) exames complementares, realizados de acordo com os termos específicos nesta NR e seus anexos.


ID
544966
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre as Normas Regulamentadoras - NRs pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • NR 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS 
     
    1.1 As Normas Regulamentadoras - NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT. (Alteração dada pela Portaria n.º 06, de 09/03/83)
  • Lembrando que a NR é bem clara: órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. O regime é seletista.
  • Alternativa correta letra B.

    Visualizando os erros das alternativas:

    a) Errada. O cumprimento das NRs não exime o empregador do cumprimento das determinações estaduais e municipais sobre a mesma matéria. Não existe qualquer dispositivo que deixe de manisfestar a obrigatoriedade da regulamentação local. 

    b) Correto. O cumprimento das NRs é de obrigatoriedade de todas as empresas, públicas ou privadas. 

    c) Errada. Inclusive a NR 18 trata especificamente dos trabalhos na construção civil e dá diversas diretrizes para o trato de canteiros de obras. 

    d) Errada. Alternativa tentou derrubar o candidato pela interpretação. "Mandatório' = obrigatório. 

    e) Errada. As entidades, mesmo beneficientes, devem cumprir as normas estabelecidas para segurança do trabalho. 
  • DISPOSIÇÕES GERAIS

    1.1. As Normas Regulamentadoras - NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

    1.1.1. As disposições contidas nas Normas Regulamentadoras – NR aplicam-se, no que couber, aos trabalhadores avulsos, às entidades ou empresas que lhes tomem o serviço e aos sindicatos representativos das respectivas categorias profissionais.

    1.2. A observância das Normas Regulamentadoras - NR não desobriga as empresas do cumprimento de outras disposições que, com relação à matéria, sejam incluídas em códigos de obras ou regulamentos sanitários dos estados ou municípios, e outras, oriundas de convenções e acordos coletivos de trabalho.

    1.3. A Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho - SSST é o órgão de âmbito nacional competente para coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas com a segurança e medicina do trabalho, inclusive a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho - CANPAT, o Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT e ainda a fiscalização do cumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho em todo o território nacional.

    1.3.1. Compete, ainda, à Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho - SSST conhecer, em última instância, dos recursos voluntários ou de ofício, das decisões proferidas pelos Delegados Regionais do Trabalho, em matéria de segurança e saúde no trabalho.

    1.4. A Delegacia Regional do Trabalho - DRT, nos limites de sua jurisdição, é o órgão regional competente para executar as atividades relacionadas com a segurança e medicina do trabalho, inclusive a Campanha Nacional de Prevenção dos Acidentes do Trabalho - CANPAT, o Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT e ainda a fiscalização do cumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho.


ID
544969
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre PCMSO, considere:

I. Atestados obtidos junto a médicos ou entidades que não integram o sistema de saúde local são considerados e reconhecidos pelo Ministério do Trabalho, quando da fiscalização do PCMSO.

II. Por ser um programa anual, o PCMSO precisa ser planejado, implantado, executado e avaliado, devendo existir cronograma elaborado e arquivado, que, havendo fiscalização antes da conclusão efetiva do programa, esta não poderá notificar ou autuar a empresa, mesmo que o cronograma não esteja sendo cumprido.

III. Estão entre os documentos que a empresa deve apresentar, em caso de fiscalização, o Contrato de Prestação de Serviços para o PCMSO; Planejamento do PCMSO; Atestados de Saúde Ocupacional - ASOs e Comprovantes de pagamento das mensalidades pelo custeio do programa.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • QUAIS OS DOCUMENTOS QUE A EMPRESA TEM QUE TER PARA APRESENTAR À FISCALIZAÇÃO ?

    São os seguintes:
    - Contrato de Prestação de Serviços para o PCMSO
    - Planejamento do PCMSO;
    - ASOs - Atestados de Saúde Ocupacional;
    - Comprovantes de pagamento das mensalidades (a NR-7 exige comprovação do custeio por parte do empregador).
  • I. Atestados obtidos junto a médicos ou entidades que não integram o sistema de saúde local são considerados e reconhecidos pelo Ministério do Trabalho, quando da fiscalização do PCMSO (errado)


    II. Por ser um programa anual, o PCMSO precisa ser planejado, implantado, executado e avaliado, devendo existir cronograma elaborado e arquivado, que, havendo fiscalização antes da conclusão efetiva do programa, esta não poderá notificar ou autuar a empresa, mesmo que o cronograma não esteja sendo cumprido. (errado)

      III. Estão entre os documentos que a empresa deve apresentar, em caso de fiscalização, o Contrato de Prestação de Serviços para o PCMSO; Planejamento do PCMSO; Atestados de Saúde Ocupacional - ASOs e
    Comprovantes de pagamento das mensalidades pelo custeio do programa. (NR7-7.3.1 compete ao empregador: 

    b)custear sem ônus para o empregado todos os procedimentos relacionados ao PCMSO;


    (correto) - NR7











  • Alternativa correta letra C.

    Analisando os itens errados:

    I - Como existe a necessidade de acompanhamento real, in loco, do profissional de saúde, não há como se pensar em um médico realizando o acompanhamento do programa de forma não presencial. 

    II - A conclusão ou não do programa não exime a empresa de responsabilidade. Pode ser encontrada qualquer tipo de alteração e essa pode gerar notificações a qualquer momento. 
  • Poderiam postar a fonte?? pois nem tudo, como a alternativa I, está na nr... obrigada..
  • ISSO TA DESATUALIZADO

     


ID
544972
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quanto aos Equipamentos de Proteção Individual – EPI, é de responsabilidade do empregador, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NR-6
    Responsabilidades do trabalhador
    Cabe ao empregado quanto ao EPI:
    responsabilizar-se pela guarda e conservação
  • Vale complementar...

    6.6- Responsabilidade do empregador quanto ao EPI:


    a) Adquirir o adequado ao risco de cada atividade;

    b) Exigir o uso;

    c) Fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo orgão nacional  competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;

    d) Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;

    e) Substituir imediatamente quando danificado ou extraviado;

    f) Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica;

    g) Comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada;

    h) Registrar o seu funcionamento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.


    BONS ESTUDOS!!
  • Alternativa correta letra D.

    "O empregado deverá assinar o "Termo de Responsabilidade", documento elaborado pelo empregador, contido na ficha de controle de entrega do EPI, o qual reconhece o recebimento e declara suas responsabilidades no que diz respeito à guarda e conservação do mesmo." 
    FONTE: Prof. Giovanni Moraes.
  • Gab: D

     

    Esse assunto é muito recorrente em provas.

     

    empregadorhigienização e manutenção periódica

     

    trabalhador = guarda e conservação


ID
544975
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre as diretrizes do PCMSO, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR 7 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional:
    7.2 DAS DIRETRIZES
    7.2.1 O PCMSO é parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativas da empresa no campo da saúde dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR.
  • letra A - CORRETA

    letra B - ERRADA
    o erro está na palavra correção, quando deveria ser prevenção, de acordo com o item 7.2.3 da NR7 (O PCMSO deverá ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.)

    letra C - ERRADA - não citado nas diretrizes do PCMSO

    letra D - ERRADA - esta parte não faz parte das diretrizes: "e implementadas com base no histórico de acidentes da empresa"

    letra E - ERRADA - não faz parte das diretrizes, faz parte das responsabilidades:
    7.3. Das responsabilidades.
    7.3.1. Compete ao empregador:
    a)       garantir a elaboração e efetiva implementação do PCMSO, bem como zelar pela sua eficácia; (107.001-0 /I2)


    http://www81.dataprev.gov.br/sislex/paginas/05/mtb/7.htm
  • QUESTÃO: Sobre as diretrizes do PCMSO, é correto afirmar:
    a) São partes integrantes do conjunto mais amplo de iniciativas da empresa no campo da saúde dos trabalhadores, devendo estar articuladas com o disposto nas demais NRs. CORRETA

    b) Deverão ter caráter de correção dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais à saúde dos trabalhadores. CORREÇÃO: 7.2.3 O PCMSO deverá ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.
    c) Deverão considerar as questões sobre o bem estar do indivíduo e a coletividade de trabalhadores, privilegiando o uso de EPI, para proteção da saúde ocupacional do trabalhador. CORREÇÃO: 7.2.2 O PCMSO deverá considerar as questões incidentes sobre o indivíduo e a coletividade de trabalhadores, privilegiando o instrumental clínico-epidemiológico na abordagem da relação entre sua saúde e o trabalho.
    d) Deverão ser planejadas com base nos riscos à saúde dos trabalhadores e implementadas com base no histórico de acidentes da empresa, especialmente os identificados nas avaliações previstas nas demais NR. CORREÇÃO: 7.2.4 O PCMSO deverá ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores, especialmente os identificados nas avaliações previstas nas demais NR.
    e) Deverão garantir implementação das normas regulamentadoras, bem como zelar pela sua eficácia. 
    CORREÇÃO: 7.2.4 O PCMSO deverá ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores, especialmente os identificados nas avaliações previstas nas demais NR.


ID
544978
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NR-26, considerando a padronização de cores na Sinalização de Segurança, as cores verde, preto e laranja são utilizadas, respectivamente, para

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO DESATUALIZADA

    NR 26 ALTERADA - (Redação dada pela Portaria SIT n.º 229, de 24 de maio de 2011)

    Não há mais esse emprego de cores como havia na redação anterior.
  • Complementando:

    Texto atual da Nr 26 cita que se deve seguir as normas oficiais para a utilização de cores na segurança do trabalho. Como normas oficiais entende-se ABNT. A NBR 7195-95 traz a utilização das cores na segurança. Nessa NBR a cor alaranjada é utilizada para indicar perigo, em casos como faces e proteções de painéis elétricos, partes móveis de máquinas e equipamentos e equipamentos de salvamento aquático.

  • LETRA C
    Ainda complementando... Mesmo com a alteração da NR-26, a resposta continua "correta". Na ABNT NBR 6493 - Emprego de cores para identificação de tubulações, não existe uma cor específica para tubulações contendo ácido, mas estas substâncias se encaixam na cor alaranjado-segurança, para "produtos químicos não gasosos" (4.1.a).
  • Colega Átila, é importante lembrar que os produtos químicos não gasosos são classificados como ácidos (neste contexto). 

ID
544981
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Primeiros Socorros
Assuntos

Considere o procedimento a seguir:

Ficar de pé, atrás, com seus braços ao redor da cintura do socorrido, colocando a sua mão fechada com o polegar para dentro, contra o abdômen da vítima, ligeiramente acima do umbigo e abaixo do limite das costelas, agarrando, na sequência, firmemente o pulso com a outra mão e exercendo um rápido puxão para cima.

O nome e a aplicação da intervenção de primeiros socorros que consta deste procedimento, são respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • A manobra de Heimlich é uma técnica de emergência que consiste na realização de uma série de compressões a nível superior do abdómen, mais precisamente abaixo do esterno. Esta manobra é usada em caso de asfixia ou sufocação, provocada por um pedaço de comida ou um corpo estranho entalado nas vias respiratórias, impedindo a vítima de respirar.


  • Acima segue ilustração da Manobra de Heimlich.
  • Só acertei por causa do "desengasgamento".

ID
544984
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O Setor de Engenharia de Segurança de uma empresa de montagem de instalações de estruturas metálicas realizou o dimensionamento do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), tomando por base os 550 empregados e as normas vigentes. Obteve assim uma composição com, no mínimo, os seguintes profissionais:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO, o serviço de montagem de instalações de estruturas metálicas tem grau de risco 4. No quadro II, no final da norma, obtem-se o tamanho mínimo da equipe observando esse grau de risco e a coluna nº de empregado: 501 a 1.000:
    1 Engenheiro de Segurança do Trabalho, 4 Técnicos de Segurança do Trabalho, 1 Médico do Trabalho e 1 Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.
  • Quando vi essa questão, eis as dúvidas que não calavam:
    01) Decorar o Quadro II? É isso mesmo, FCC? Ok...
    02) Agora me diga, FCC: como, me diga, saber que empresa de montagem de instalações de estruturas metálicas tem grau de risco 4? Decorando todo o Quadro I da NR 04? É ISSO MESMO, FCC???
    Daí, a indignação foi passando e cheguei a uma conclusão útil: esta questão se resolve memorizando o Quadro II "apenas", sem ter que saber o Quadro I, ou seja, sem precisar saber do risco associado à atividade. Se a pessoa souber de cor o Quadro II, verá que a única combinação correta é a da letra e), que consta no Quadro II, em sua quarta linha, sexta coluna.
    Bem, o que dá para concluir dessa questão também é que, quanto à FCC, é bom saber os anexos das NRs, pelo menos os menos pesados. Para a ESAF (AFT, em especial), só estudarei os anexos pedidos em edital, como o anexo I e II da NR 17.
    Bons estudos, gente.
  • Caro colega, Gunter Worm
    A questão não é tão dificil. Vamos imaginar que os anexos foram feitos seguindo uma lógica com a realidade.
    Há de se imaginar que em uma obra envolvendo + de 500 funcionários devemos ter pelo menos 1 Eng. Trabalho e 1 Médico do Trabalho
    Naturalmente eles não vão trabalhar sozinhos. Precisaremos adicionar Auxiliares na prevenção (Tec. Seg Trabalho) e auxiliares no socorro (Aux Enf trabalho).
    Por exclusão, a única alternativa que atende o suposto cenário acima que é bem racional, é a Letra e)   Resposta Letra:   e)
  • Poderia dizer o grau de risco. Não é??!

  • Pessoal, dá pra seguir o raciocínio de que a quantidade de médicos e engenheiros devem ser sempre iguais.

  • Leis do Dimensionamento do SESMT

    1 - Técnico de Segurança está em todas;

    2 - Se existir Engenheiro e Médico estão sempre na mesma proporção;

    3 - Somente existe Enfermeiro se tiver Médico;

    4 - Sempre que tiver Auxiliar de Enfermagem terá Engenheiro;

    5 - Enfermeiro somente >3501 (* ou >500 em hospitais);

    6 - Nunca terá mais de 1 Enfermeiro.

  • Tem que decorar todos os CNAE agora?

  • Eu fui eliminando onde tinha enfermeiro do trabalho, que só existe a partir de 3500. Fiquei com 3 alternativas e fui utilizando outros macetes. Decorar tabela? Jamais!!!


ID
544987
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Num programa de proteção contra incêndio baseado na NR-23, a área a ser protegida é de 50 m × 60 m, classificada como risco de fogo grande, com área coberta por unidade de extintores de 150 m2, não levando em consideração a distância máxima a ser percorrida. Para o atendimento destas condições, a quantidade de unidades extintoras e o número de extintores de gás carbônico de 2 quilos necessários são, respectivamente,

Alternativas
Comentários

ID
544990
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Proteção contra incêndios (NR-23), estabelece que

Alternativas
Comentários
  • A) Deverão ficar a uma altura de 1,60 do piso. (Sua Parte Superior)
    B) Certa
    C) Devem ser inspecionados a cada mês e recarregados anualmente.
    D) O método de abafamento com areia deve ser alternativa para fogos tipo B e D.
    E) a recarga deve ser providenciada a perda de peso seja além de 10%.
  • A redação da NR 23 foi alterada em maio/2011

ID
544993
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um ambiente de trabalho onde o telhado está sujeito a uma temperatura em torno de 150 °C exige a utilização de sistema de combate a incêndio dotado de splinkers da classe de temperatura muito alta, que tem a especificação do limite de temperatura e a cor do líquido termo-sensível constante da ampola, respectivamente, conforme norma vigente, correspondente a

Alternativas
Comentários
  • LETRA D
    As cores da ampolas são (NBR 6135, Tabela 3):
    Temperatura nominal (°C)----Coloração do líquido
    ------------57---------------------------------Laranja
    ------------68---------------------------------Vermelha
    ------------79---------------------------------Amarela
    ------------93---------------------------------Verde
    ------------141-------------------------------Azul
    ------------182-------------------------------Roxa
    -------183 a 260---------------------------Preta
  • GABARITO D

    º C / Cor da AMPOLA

    57   Laranja

    68   Vermelha

    79   Amarela

    93   Verde

    141  Azul

    182  Roxa

    183 a 260   Preta

  • 57 - 77 vermelho/laranja

    79 - 107 amarelo/verde

    121 - 149 azul

    163 - 191 roxo

    204 - 343 preto


ID
544996
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um armazém de material explosivo contendo pólvoras químicas e artifícios pirotécnicos, com capacidade para 45.000 kg deve estar instalado distante de edifícios habitados e rodovias, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • DISTANCIAMENTO PARA ARMAZENAGEM DE EXPLOSIVOS

    Tabela A ARMAZÉM DE PÓLVORAS QUÍMICAS E ARTIFÍCIOS PIROTÉCNICOS Quantidade em quilos (capacidade do armazém): 45.000,00 kg
    Edifícios Habitados: 90metros
    Rodovias: 90 metros
    Depositos: 60 metros


ID
544999
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A atividade de treinar trabalhadores, instruindo-os sobre o uso de roupas e material adequado ao tipo de trabalho, para reduzir a incidência de acidentes, é de responsabilidade do

Alternativas
Comentários
  • Pela experiência que tenho, quem realiza este treinamento é o Técnico ou o Engenheiro de Segurança do Trabalho. Não concordo com a questão que seja o Enfermeiro. A questão foi mal elaborada ao meu ver.
  • Creio também que a pergunta foi mal elaborada. Por mais que estamos tratando sobre assustos de saúde a pergunta resume-se apenas em "atividade de treinar trabalhadores" que em meu entendimento, seriam "trabalhadores gerais".

    Sabemos pela legislação, que o enfermeiro do trabalho é exigido em empresas com mais de 2.500 funcionários havendo pouquíssimas empresas com esse capacidade de trabalhadores em relação ás quantidade de empresas existentes no Brasil. 
  • Amigos, assim como vocês sempre achei que essa atribuição fosse do Engenheiro de Segurança do Trabalho, inclusive conheço engenheiros que realizam esse tipo de atividade. Contudo, vejam o que encontrei no site do Ministério do Trabalho e Emprego: 
    Nº da CBO: 0-71.40 Título: Enfermeiro do trabalho
    Descrição resumida: Executa atividades relacionadas com o serviço de higiene, medicina e segurança do trabalho, integrando equipes de estudos, para propiciar a preservação da saúde e valorização do trabalhador:
    Descrição detalhada: (...) 
    treina trabalhadores, instruindo-os sobre o uso de roupas e material adequado ao tipo de trabalho, para reduzir a incidência de acidentes;
    Fonte: 
    http://www.mte.gov.br/empregador/cbo/procuracbo/conteudo/tabela3.asp?gg=0&sg=7&gb=1


    Sendo assim, o gabarito apresentado é realmente a letra A.
  • O cargo do enfermeiro do trabalho e o mais raro de ser obrigado a compor o QLP do SESMT, sendo assim por mais que seja funcao do enfermeiro, como determina o MTE, uma vez que na falta do enfermeiro do trabalho e funcao do Tecnico e Engenheiro de seguranca do trabalho ministrar o treinamento, ate pelas caracteristicas do risco, cuja nescessite de EPI`s.
  • O problema nesta questão foi que a banca escreveu "é de responsabilidade", quando na verdade deveria ter escrito "uma das atribuições" do enfermeiro. Treinamentos de segurança são de responsabilidade de todos no sesmt. Questão confusa...

  • Questão infeliz!!


ID
545002
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre as condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • NR- 24.1.7

    Os lavatórios poderão ser formados por calhas revestidas com materiais impermeáveis e laváveis, possuindo torneiras de metal, tipo comum, espaçadas de 0,60m, devendo haver disposição de 1 (uma) torneira para cada grupo de 20 (vinte) trabalhadores.

  • A) INCORRETA: 24.1.2.1 As instalações sanitárias deverão ser separadas por sexo.

    __________________________________

    B) INCORRETA:  24.1.6.1 No mictório do tipo calha, de uso coletivo, cada segmento, no mínimo de 0,60m, corresponderá a um mictório do tipo cuba.

    __________________________________

    C) CORRETA: 24.1.7 Os lavatórios poderão ser formados por calhas revestidas com materiais impermeáveis e laváveis, possuindo torneiras de metal, tipo comum, espaçadas de 0,60m, devendo haver disposição de 1 (uma) torneira para cada grupo de 20 (vinte) trabalhadores.

    __________________________________

    D) INCORRETA: 24.1.18 As paredes dos sanitários deverão ser construídas em alvenaria de tijolo comum ou de concreto e revestidas com material impermeável e lavável.

    __________________________________

    E) INCORRETA: 24.1.26 Os gabinetes sanitários deverão:

    a) ser instalados em compartimentos individuais, separados;

    b) ser ventilados para o exterior;

    c) ter paredes divisórias com altura mínima de 2,10m e seu bordo inferior não poderá situar-se a mais de 0,15 m acima do pavimento;

    d) ser dotados de portas independentes, providas de fecho que impeçam o devassamento;

    e) ser mantidos em estado de asseio e higiene;

    f) possuir recipientes com tampa, para guarda de papéis servidos, quando não ligados diretamente à rede ou quando sejam destinados às mulheres.

     


ID
545005
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando os locais de trabalho como salas de controle, laboratórios e escritórios, onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, segundo a NR-24, destacam-se entre as condições de conforto recomendadas

Alternativas
Comentários
  • NR 17 - 17.5.2 - Atividades de solicitação intelectual e atenção constantes.
    a) Nível de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152 (se a atividade não  for prevista nesta norma, nível de ruído de até 65 dB e curva de avaliação de ruído (NC) não superior a 60dB.
    b) Índice de temperatura efetiva entre 20 e 23 C
    c) Velocidade do ar não superior a 0,75 m/s
    d) Umidade relativa do ar não inferior a 40%.
     
    Logo, assertiva correta é a "B".
  • A pergunta que está errada, já que esse quesito está na NR 17.

  • Essa foi boa, erraram qual a NR. 


ID
545008
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo o programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), deverão ser adotadas medidas necessárias e suficientes para a eliminação, a minimização ou o controle dos riscos ambientais quando

Alternativas
Comentários
  • A resposta correta é a letra (e), conforme o subitem 9.3.5.1d da Norma Regulamentadora 9 - PPRA

    d) Quando, através do controle médico da saúde, ficar caracterizado o nexo causal entre danos observados na saúde dos trabalhadores e a situação de trabalho a que eles ficam expostos.

  • Item e)

    a) já se adotaram medidas que justifiquem a formação de agentes de interferência à saúde.
    Item, na minha opinião, sem sentido.


     b) for identificado risco à saúde, na fase conclusiva.
    Os riscos à saúde são identificados nas fases de antecipação e de reconhecimento.


    c) os resultados das avaliações qualitativas da exposição dos trabalhadores excederem os valores dos limites previstos na NR-09.
    As avaliações a que se refere o item são quantitativas.

    d) for identificado risco potencial à saúde, na fase de reconhecimento e finalização.
    O risco não é identificado na fase de finalização, além disso, na fase de reconhecimento identifica-se riscos evidentes à saúde.

    e) ficar caracterizado, através do controle médico da saúde, o nexo causal entre danos observados na saúde os trabalhadores e a situação de trabalho a que eles ficam expostos.
    Interpretação literal do que está exposto na NR 09.
  • 9.3.5.1 Deverão ser adotadas as medidas necessárias suficientes para a eliminação, a minimização ou o controle dos
    riscos ambientais sempre que forem verificadas uma ou mais das seguintes situações:
    a)   identificação, na fase de antecipação, de risco potencial à saúde;   
    b)   constatação, na fase de reconhecimento de risco evidente à saúde; 
    c)   quando  os  resultados  das  avaliações  quantitativas  da  exposição  dos  trabalhadores  excederem  os  valores  dos
    limites  previstos  na  NR-15  ou,  na  ausência  destes  os  valores  limites  de  exposição  ocupacional  adotados  pela
    ACGIH  -  American  Conference  of  Governmental  Industrial  Higyenists,  ou  aqueles  que  venham  a  ser
    estabelecidos  em  negociação  coletiva  de  trabalho,  desde  que  mais  rigorosos  do  que  os  critérios  técnico-legais
    estabelecidos; 
    d)   quando, através do controle médico da saúde, ficar caracterizado o nexo causal entre danos observados na saúde
    os trabalhadores e a situação de trabalho a que eles ficam expostos. 
     

     


ID
545011
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Entre os documentos que NÃO integram o Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT), de acordo com a NR-18, pode-se citar:

Alternativas
Comentários
  • Erro "levando-se em consideração somente os acidentes fatais."
  • NR-18:

    18.3.4 Documentos que integram o PCMAT: a) memorial sobre condições e meio ambiente de trabalho nas atividades e operações, levando-se em consideração riscos de acidentes e de doenças do trabalho e suas respectivas medidas preventivas; b) projeto de execução das proteções coletivas em conformidade com as etapas de execução da obra; c) especificação técnica das proteções coletivas e individuais a serem utilizadas; d) cronograma de implantação das medidas preventivas definidas no PCMAT; e) layout inicial do canteiro de obras, contemplando, inclusive, previsão de dimensionamento das áreas de vivência;
    f) programa educativo contemplando a temática de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, com sua carga horária.
  • 18.3.4. Integram o PCMAT: (Alterado pela Portaria SIT n.º 296, de 16 de dezembro de 2011) 



    Letra C) memorial sobre condições e meio ambiente de trabalho nas atividades e operações, Levando-se em consideração riscos de acidentes e de doenças do trabalho e suas respectivas medidas preventivas.


    letra E) cronograma de implantação das medidas preventivas definidas no PCMAT em conformidade com as etapas de execução da obra; (Alterada pela Portaria SIT n.º 296, de 16 de dezembro de 2011) 

  • 18.3.4. Integram o PCMAT: (Alterado pela Portaria SIT n.º 296, de 16 de dezembro de 2011)

     

    a) memorial sobre condições e meio ambiente de trabalho nas atividades e operações, levando-se em consideração
    riscos de acidentes e de doenças do trabalho e suas respectivas medidas preventivas;

     

    b) projeto de execução das proteções coletivas em conformidade com as etapas de execução da obra;

     

    c) especificação técnica das proteções coletivas e individuais a serem utilizadas;

     

    d) cronograma de implantação das medidas preventivas definidas no PCMAT em conformidade com as etapas de
    execução da obra; (Alterada pela Portaria SIT n.º 296, de 16 de dezembro de 2011)

     

    e) layout inicial e atualizado do canteiro de obras e/ou frente de trabalho, contemplando, inclusive, previsão de
    dimensionamento das áreas de vivência; (Alterada pela Portaria SIT n.º 296, de 16 de dezembro de 2011)

     

    f) programa educativo contemplando a temática de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, com sua carga
    horária.

  • .

    c) Memorial sobre condições de trabalho nas atividades ou operações, levando-se em consideração somente os acidentes fatais.

    DEVE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO OS RISCOS DE ACIDENTES E DE DOENÇAS DO TRABALHO E SUAS MEDIDAS PREVENTIVAS. 

     


ID
545014
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Num canteiro de obras, a quantidade necessária de vasos sanitários e de chuveiros para atender a um contingente de 140 trabalhadores é de, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Conforme a NR-18:

    18.4.2.4 A instalação sanitária deve ser constituída de lavatório, vaso sanitário e mictório, na proporção de 1 (um) 
    conjunto para cada grupo de 20 (vinte) trabalhadores ou fração, bem como de chuveiro, na proporção de 1 (uma) 
    unidade para cada grupo de 10 (dez) trabalhadores ou fração.  
  • Gab: B

     

    Vaso = 1 para cada 20 trabalhadores

    Chuveiro = 1 para cada 10 trabalhadores

     

  • VASO SANITÁRIO = 1 A CADA 20 TRABALHADORES 

    MICTÓRIOS = 1 A CADA 20 TRABALHADORES 

    LAVATÓRIO = 1 A CADA 20 TRABALHADORES 

    CHUVEIROS = 1 A CADA 10 TRABALHADORES 

    _______________________________________________________________________________

     VASO SANITÁRIO = 140 / 20 = 7 

    CHUVEIRO = 140 / 10 = 14 

    ALTERNATIVA CORRETA = 7 E 14 


ID
545017
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca das Normas de Segurança do Trabalho em atividades de transporte manual de sacos, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • NR - 11

    11.2.2 Fica estabelicida a distância máxima de 60,00 m (sessenta metros) para o transporte manual de saco.

    Assim o item E é incorreto.
  • Denomina-se, para fins de aplicação da presente regulamentação a expressão "Transporte manual de sacos" toda atividade realizada de maneira contínua ou descontínua, essencial ao transporte manual de sacos, na qual o peso da carga é suportado, integralmente, por um só trabalhador, compreendendo também o levantamento e sua deposição. 11.2.2 Fica estabelecida a distância máxima de 60,00m (sessenta metros) para o transporte manual de um saco. 11.2.2.1 Além do limite previsto nesta norma, o transporte descarga deverá ser realizado mediante impulsão de vagonetes, carros, carretas, carros de mão apropriados, ou qualquer tipo de tração mecanizada. 11.2.3 É vedado o transporte manual de sacos, através de pranchas, sobre vãos superiores a 1,00m (um metro) ou mais de extensão. 11.2.3.1 As pranchas de que trata o item 11.2.3 deverão ter a largura mínima de 0,50m (cinqüenta centímetros). 11.2.4 Na operação manual de carga e descarga de sacos, em caminhão ou vagão, o trabalhador terá o auxílio de ajudante.
  • 11.2 Normas de segurança do trabalho em atividades de transporte de sacas

     

    11.2.1 Denomina-se, para fins de aplicação da presente regulamentação a expressão "Transporte manual de sacos" toda atividade realizada de maneira contínua ou descontínua, essencial ao transporte manual de sacos, na qual o peso da carga é suportado, integralmente, por um só trabalhador, compreendendo também o levantamento e sua deposição.

     

    11.2.2 Fica estabelecida a distância máxima de 60,00m (sessenta metros) para o transporte manual de um saco.

     

    11.2.2.1 Além do limite previsto nesta norma, o transporte descarga deverá ser realizado mediante impulsão de vagonetes, carros, carretas, carros de mão apropriados, ou qualquer tipo de tração mecanizada.

     

    11.2.3 É vedado o transporte manual de sacos, através de pranchas, sobre vãos superiores a 1,00m (um metro) ou mais de extensão.

     

    11.2.3.1 As pranchas de que trata o item 11.2.3 deverão ter a largura mínima de 0,50m (cinquenta centímetros).

     

    11.2.4 Na operação manual de carga e descarga de sacos, em caminhão ou vagão, o trabalhador terá o auxílio de ajudante.

     

    "TREINE enquanto eles dormem, ESTUDE enquanto eles se divertem, PERSISTA enquanto eles descansam e então VIVA O QUE ELES SONHARAM!"


ID
545020
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quando o transporte em minas for feito a céu aberto, deve-se cuidar para que

Alternativas
Comentários
    • NR 22
    • a) a largura mínima das vias de trânsito seja duas vezes maior que a largura do maior veículo utilizado, no caso de pista simples, e três vezes, para pistas duplas. CORRETA
    • 22.7.6 - O transporte em minas a céu aberto deve obedecer aos seguintes requisitos mínimos:
    • b) a largura mínima das vias de trânsito, deve ser duas vezes maior que a largura do maior veículo utilizado, no caso de pista simples, e três vezes, para pistas duplas e
    • b) os limites externos das bancadas utilizadas como caminhos e estradas estejam demarcados e, se possível, sinalizados durante todo o período das 7h00 às 18h00. ERRADA
    • 22.7.6 - O transporte em minas a céu aberto deve obedecer aos seguintes requisitos mínimos:

      a) os limites externos das bancadas utilizadas como estradas devem estar demarcados e sinalizados de forma visível durante o dia e à noite;

    • c) nas laterais das estradas, onde houver riscos de quedas de veículos, sejam construídas leiras ou guarda corpo de 0,80 m, ou de altura que permita ao motorista saltar em caso de acidente. ERRADA
    • 22.7.6 - O transporte em minas a céu aberto deve obedecer aos seguintes requisitos mínimos:
    • c) nas laterais das bancadas ou estradas onde houver riscos de quedas de veículos devem ser construídas leiras com altura mínima correspondente à metade do diâmetro do maior pneu de veículo que por elas trafegue.
    • d) os equipamentos de transporte de materiais ou pessoas possuam estrutura tal que dispensem o uso de dispositivos de bloqueio, uma vez que estes possibilitam o acionamento por pessoas não autorizadas. ERRADA
    • 22.7.2 – Equipamentos de transporte de materiais ou pessoas devem possuir dispositivos de bloqueio que impeçam seu acionamento por pessoas não autorizadas.
    • e) os veículos de pequeno porte que transitam em áreas de mineração possuam sinalização, através de bandeira de sinalização no painel ou pendurada no espelho retrovisor, permitindo a sua visualização pelos operadores dos demais equipamentos e veículos. ERRADA
    • 22.7.7- Os veículos de pequeno porte que transitam em áreas de mineração a céu aberto devem possuir sinalização através de antena telescópica com bandeira, bandeira de sinalização e manter os faróis ligados, mesmo durante o dia, de forma a facilitar sua visualização pelos operadores de equipamentos de grande porte.
  • Gabarito letra A

     

    22.7.6 O transporte em minas a céu aberto deve obedecer aos seguintes requisitos mínimos:

    a) os limites externos das bancadas utilizadas como estradas devem estar demarcados e sinalizados de forma visível durante o dia e à noite;

     b) a largura mínima das vias de trânsito, deve ser duas vezes maior que a largura do maior veículo utilizado, no caso de pista simples, e três vezes, para pistas duplas e

    c) nas laterais das bancadas ou estradas onde houver riscos de quedas de veículos devem ser construídas leiras com altura mínima correspondente à metade do diâmetro do maior pneu de veículo que por elas trafegue. 

    22.7.7- Os veículos de pequeno porte que transitam em áreas de mineração a céu aberto devem possuir sinalização através de antena telescópica com bandeira, bandeira de sinalização e manter os faróis ligados, mesmo durante o dia, de forma a facilitar sua visualização pelos operadores de equipamentos de grande porte.
     

  • A letra C é bizarra, "saltar em caso de acidente" é filme de James Bond? kkkk. Mesmo que você não conheça a redação da NR-22, se analisar atentamente cada uma das alternativa, vê-se que a única realmente sensata é a letra A.


ID
545023
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre a execução de trabalhos em instalações elétricas, considere as seguintes medidas de proteção coletiva.

I. Desenergização elétrica e emprego da corrente de segurança.

II. Sistema de seccionamento automático de alimentação.

III. Isolação das partes neutras da instalação.

IV. Bloqueio do religamento automático.

Considerando a garantia da segurança e da saúde dos trabalhadores, está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR 10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE:

    10.2.8.2.1 Na impossibilidade de implementação do estabelecido no subitem 10.2.8.2., devem ser utilizadas outras medidas de proteção coletiva, tais como: isolação das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação (II), bloqueio do religamento automático (IV).

    Atenção para a pegadinha: no item I é emprego de TENSÃO de segurança e não CORRENTE de segurança.
  • 10.2.8.2 As medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização elétrica conforme estabelece esta NR e, na sua impossibilidade, o emprego de tensão de segurança
      10.2.8.2.1 Na impossibilidade de implementação do estabelecido no subitem 10.2.8.2., devem ser utilizadas outras medidas de proteção coletiva, tais como: isolação das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação, bloqueio do religamento automático. 

ID
545026
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na instalação de caldeiras e vasos de pressão, segundo a NR-13, constitui risco grave e iminente a falta de

Alternativas
Comentários
  • Questão literal. 

    NR13

    13.1.4 Constitui risco grave e iminente a falta de qualquer um dos seguintes itens:
    a) válvula de segurança com pressão de abertura ajustada em valor igual ou  inferior a PMTA; (113.071-4)
    b) instrumento que indique a pressão do vapor acumulado; (113.072-2)
    c) injetor ou outro meio de alimentação de água, independente do sistema principal, em caldeiras combustível sólido; (113.073-0)
    d) sistema de drenagem rápida de água, em caldeiras de recuperação de álcalis; (113.074-9)
    e) sistema de indicação para controle do nível de água ou outro sistema que evite o  superaquecimento por alimentação deficiente. (113.075-7)
  • NR-13 CALDEIRAS, VASOS DE PRESSÃO E TUBULAÇÕES


    (Redação dada pela Portaria MTE n.º 594, de 28 de abril de 2014)


    13.4.1.3 As caldeiras devem ser dotadas dos seguintes itens:


     a) válvula de segurança com pressão de abertura ajustada em valor igual ou inferior a PMTA, considerados os requisitos do código de projeto relativos a aberturas escalonadas e tolerâncias de calibração;


     b) instrumento que indique a pressão do vapor acumulado; 


    c) injetor ou sistema de alimentação de água independente do principal que evite o superaquecimento por alimentação deficiente, acima das temperaturas de projeto, de caldeiras de combustível sólido não atomizado ou com queima em suspensão; 


    d) sistema dedicado de drenagem rápida de água em caldeiras de recuperação de álcalis, com ações automáticas após acionamento pelo operador;


     e) sistema automático de controle do nível de água com intertravamento que evite o superaquecimento por alimentação deficiente

  • Questão desatualizada pois a falta de algum desses itens citados nas respostas anteriores NÃO caracteriza risco grave e iminente. Só os que estão no item 13.3.1

  • Questao desatualizada:

     

    13.3.1 Constitui condição de risco grave e iminente - RGI o não cumprimento de qualquer item previsto nesta NR que
    possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho, com lesão grave à integridade física do trabalhador,
    especialmente:

     

    a) operação de equipamentos abrangidos por esta NR sem dispositivos de segurança ajustados com pressão de abertura
    igual ou inferior a pressão máxima de trabalho admissível - PMTA, instalado diretamente no vaso ou no sistema que
    o inclui, considerados os requisitos do código de projeto relativos a aberturas escalonadas e tolerâncias de calibração;

     

    b) atraso na inspeção de segurança periódica de caldeiras;

     

    c) bloqueio inadvertido de dispositivos de segurança de caldeiras e vasos de pressão, ou seu bloqueio intencional sem a
    devida justificativa técnica baseada em códigos, normas ou procedimentos formais de operação do equipamento;

     

    d) ausência de dispositivo operacional de controle do nível de água de caldeira;

     

    e) operação de equipamento enquadrado nesta NR com deterioração atestada por meio de recomendação de sua retirada
    de operação constante de parecer conclusivo em relatório de inspeção de segurança, de acordo com seu respectivo
    código de projeto ou de adequação ao uso;

     

    f) operação de caldeira por trabalhador que não atenda aos requisitos estabelecidos no Anexo I desta NR, ou que não
    esteja sob supervisão, acompanhamento ou assistência específica de operador qualificado

     

    Foco e disciplina

  • Somente se fosse especifico psra caldeia

     

  • Nova atualização:

    13.3.1Constitui condição de Risco Grave e Iminente ­RGI o não cumprimento de qualquer item previsto nesta NR que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho, com lesão grave à integridade física do trabalhador, especialmente:

    a)operação de equipamentos abrangidos por esta NR sem os dispositivos de segurança previstos conforme alínea“a” do subitem 13.4.1.3, alínea “a” do subitem 13.5.1.3 e subitens 13.6.1.2 e 13.7.1.2;

    b)atraso na inspeção de segurança periódica de caldeiras;

    c)bloqueio de dispositivos de segurança de caldeiras, vasos de pressão e tubulações, sem a devida justificativa técnica baseada em códigos, normas ou procedimentos formais de operação do equipamento;

    d)ausência de dispositivo operacional de controle do nível de água de caldeira;

    e)operação de equipamento enquadrado nesta NR com deterioração atestada por meio de recomendação de sua retirada de operação constante de parecer conclusivo em relatório de inspeção de segurança, de acordo com seu respectivo código de projeto ou de adequação ao uso;

    f)operação de caldeira por trabalhador que não atenda aos requisitos estabelecidos no Anexo I desta NR, ou que não esteja sob supervisão, acompanhamento ou assistência específica de operador qualificado.

  • 13.3.1 Constitui condição de Risco Grave e Iminente - RGI o não cumprimento de qualquer item previsto nesta NR que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho, com lesão grave à integridade física do trabalhador, especialmente:

    a) operação de equipamentos abrangidos por esta NR sem os dispositivos de segurança previstos conforme alínea “a” do subitem 13.4.1.3, alínea “a” do subitem 13.5.1.3 e subitens 13.6.1.2 e 13.7.1.2;

    b) atraso na inspeção de segurança periódica de caldeiras;

    c) bloqueio de dispositivos de segurança de caldeiras, vasos de pressão e tubulações, sem a devida justificativa técnica baseada em códigos, normas ou procedimentos formais de operação do equipamento;

    d) ausência de dispositivo operacional de controle do nível de água de caldeira;

    e) operação de equipamento enquadrado nesta NR com deterioração atestada por meio de recomendação de sua retirada de operação constante de parecer conclusivo em relatório de inspeção de segurança, de acordo com seu respectivo código de projeto ou de adequação ao uso;

    f) operação de caldeira por trabalhador que não atenda aos requisitos estabelecidos no Anexo I desta NR, ou que não esteja sob supervisão, acompanhamento ou assistência específica de operador qualificado.


ID
545029
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a NR-15, a definição “A concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a vida laboral”, refere-se a

Alternativas
Comentários
  • NR 15 - 15.1.5
    Entende-se por LIMITE DE TOLERÂNCIA,para fins dessa Norma,  a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a vida laboral ..     .

ID
545032
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em um estudo realizado sobre a exposição ao calor foram obtidas as seguintes medições: Temperatura de bulbo úmido natural = 27,3°C, Temperatura de bulbo seco = 25,7°C e Temperatura de globo = 28,5°C. Considerando a atividade em área externa com carga solar, o valor do Índice de Bulbo Úmido Termômetro Globo - IBUTG do ambiente é

Alternativas
Comentários
  • Para ambientes externos com carga solar:
    IBUTG = 0,7xTbn + 0,2xTg + 0,1xTbs
    IBUTG = 0,7x27,3 + 0,2x28,5 + 0,1x25,7
    IBUTG = 27,38 ~27,4 °C.
    OPÇÃO d)

ID
545035
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa pretende construir um tanque de armazenamento de líquidos combustíveis, do tipo de superfície, com capacidade de 30.000 litros. Considerando a NR-20, as distâncias mínimas exigidas do tanque em relação à linha de divisa da propriedade adjacente e da via pública, devem ser, respectivamente, de

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NR20: - 69ª Edição - 20.1.3 Todos os tanques de armazenamento de líquidos combustíveis de superfície ou equipados com respiradouros de emergência, deverão ser localizados de acordo com a tabela A:
    Alternativa B é a resposta correta.
  • Questão desatualizada, na última versão da NR 20 (de 2016) não há mais tal redação;

     

    20.5.2.2 No projeto, devem ser observadas as distâncias de segurança entre instalações, edificações, tanques, máquinas, equipamentos, áreas de movimentação e fluxo, vias de circulação interna, bem como dos limites da propriedade em relação a áreas circunvizinhas e vias públicas, estabelecidas em normas técnicas nacionais.

  • NORMA REGULAMENTADORA 20 -  NR 20

    LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS

    20.1.3. Todos os tanques de armazenamento de líquidos combustíveis, de superfície ou equipados com respiradouros de emergência, deverão ser localizados de acordo com a Tabela A. (120.002-0 / I3) 

    TABELA A

    Acima de             2.801 até          45.000l

    :DISTÂNCIA DO TANQUE À LINHA DE DIVISA DA PROPRIEDADE ADJACENTE:4,5 m

    DISTÂNCIA MÍNIMA DO TANQUE ÀS VIAS PÚBLICAS:1,5 m

     

  • Desatualizada!


ID
545038
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre os trabalhos a céu aberto considere:

I. É obrigatória a existência de abrigos, ainda que rústicos, capazes de proteger os trabalhadores contra intempéries.

II. São facultativas as medidas especiais que protejam os trabalhadores contra a insolação excessiva, o calor, o frio, a umidade e os ventos inconvenientes, desde que acompanhadas pela CIPA.

III. Para os trabalhos realizados em regiões pantanosas ou alagadiças, deverão ser adotadas medidas idênticas aos trabalhos realizados em áreas secas.

IV. Os locais de trabalho deverão ser mantidos em condições sanitárias compatíveis com o gênero de atividade.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • NR 21

    I. É obrigatória a existência de abrigos, ainda que rústicos, capazes de proteger os trabalhadores contra intempéries.
    CORRETA

    21.1. Nos trabalhos realizados a céu aberto, é obrigatória a existência de abrigos, ainda que rústicos, capazes de proteger os trabalhadores contra intempéries. 

    II. São facultativas as medidas especiais que protejam os trabalhadores contra a insolação excessiva, o calor, o frio, a umidade e os ventos inconvenientes, desde que acompanhadas pela CIPA. ERRADA

    21.2. Serão exigidas medidas especiais que protejam os trabalhadores contra a insolação excessiva, o calor, o frio, a umidade e os ventos inconvenientes. 

    III. Para os trabalhos realizados em regiões pantanosas ou alagadiças, deverão ser adotadas medidas idênticas aos trabalhos realizados em áreas secas. ERRADA

    21.4. Para os trabalhos realizados em regiões pantanosas ou alagadiças, serão imperativas as medidas de profilaxia de endemias, de acordo com as normas de saúde pública.

    IV. Os locais de trabalho deverão ser mantidos em condições sanitárias compatíveis com o gênero de atividade. CORRETA

    21.5. Os locais de trabalho deverão ser mantidos em condições sanitárias compatíveis com o gênero de atividade. 
  • 21.1 Nos trabalhos realizados a céu aberto, é obrigatória a existência de abrigos, ainda que rústicos, capazes de proteger os trabalhadores contra intempéries.

    21.2 Serão exigidas medidas especiais que protejam os trabalhadores contra a insolação excessiva, o calor, o frio, a umidade e os ventos inconvenientes.

    21.4. Para os trabalhos realizados em regiões pantanosas ou alagadiças, serão imperativas as medidas de profilaxia de endemias, de acordo com as normas de saúde pública.

    21.5. Os locais de trabalho deverão ser mantidos em condições sanitárias compatíveis com o gênero de atividade.


ID
545041
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma das técnicas utilizadas na avaliação quantitativa dos agentes químicos no campo de atuação dos trabalhadores de uma organização é a técnica de medição, conforme normas vigentes (FUNDACENTRO/ACGIH), por meio de

Alternativas

ID
545044
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre os trabalhos em locais confinados, considere:

I. Identificar, isolar e sinalizar os espaços confinados para evitar a entrada de pessoas não autorizadas.

II. Manter condições atmosféricas aceitáveis quando da entrada do trabalhador para realização dos trabalhos, dispensando seu controle posterior.

III. Proceder à avaliação e controle dos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos.

IV. Promover a ventilação com oxigênio puro.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR-33 SEGURANÇA E SAÚDE NOS TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS:

    33.3.2 Medidas técnicas de prevenção:  
    I. CERTO: a) identificar, isolar e sinalizar os espaços confinados para evitar a entrada de pessoas não autorizadas; 

    II. ERRADO: g) manter condições atmosféricas aceitáveis na entrada e durante toda a realização dos trabalhos, monitorando, ventilando, purgando, lavando ou inertizando o espaço confinado;

    III. CERTO: c) proceder à avaliação e controle dos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos;

    IV. ERRADO: i) proibir a ventilação com oxigênio puro;

    I. e III. CERTAS => opção b)
  • 33.3.2 Medidas técnicas de prevenção:

    a) identificar, isolar e sinalizar os espaços confinados para evitar a entrada de pessoas não autorizadas;

    b) antecipar e reconhecer os riscos nos espaços confinados;

    c) proceder à avaliação e controle dos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos;

    d) prever a implantação de travas, bloqueios, alívio, lacre e etiquetagem;

    e) implementar medidas necessárias para eliminação ou controle dos riscos atmosféricos em espaços confinados;

    f) avaliar a atmosfera nos espaços confinados, antes da entrada de trabalhadores, para verificar se o seu interior é seguro;

    g) manter condições atmosféricas aceitáveis na entrada e durante toda a realização dos trabalhos, monitorando, ventilando, purgando, lavando ou inertizando o espaço confinado;

    h) monitorar continuamente a atmosfera nos espaços confinados nas áreas onde os trabalhadores autorizados estiverem desempenhando as suas tarefas, para verificar se as condições de acesso e permanência são seguras;

    i) proibir a ventilação com oxigênio puro;

    j) testar os equipamentos de medição antes de cada utilização; e

    k) utilizar equipamento de leitura direta, intrinsecamente seguro, provido de alarme, calibrado e protegido contra emissões eletromagnéticas ou interferências de radiofrequência.


ID
545047
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Situações de trabalho nas quais se encontram pressões anormais, fumos e ritmo excessivo de produtividade expõem os trabalhadores, respectivamente, a riscos

Alternativas
Comentários
  • Pressões anormais fazem parte dos riscos físicos.

    Fumos fazem parte dos riscos químicos.

    Ritmos excessivos fazem parte do risco ergonômico.

    De acordo com o dimenssionamento do MAPA DE RISCO.

ID
545050
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na representação gráfica do Mapa de Riscos, segundo a Norma, os riscos a que estão relacionados os agentes vibração e gases asfixiantes, deverão ser identificados, respectivamente, pelas cores

Alternativas
Comentários
  • Riscos Cor de identificação Exemplos Grupo 1 Físicos Verde Ruído, calor, frio, pressões, umidade, radiações ionizantes e não ionizantes, vibrações, etc. Grupo 2 Químicos Vermelho Poeiras, fumos, gases,vapores, névoas, neblinas, etc. Grupo 3 Biológicos Marrom Fungos, vírus, parasitas, bactérias, protozoários, insetos, etc. Grupo 4 Ergonômicos Amarela Levantamento e transporte manual de peso, monotonia, repetividade, responsabilidade, ritmo excessivo, posturas inadequadas de trabalho, trabalho em turnos, etc. Grupo 5 Acidentes Azul Arranjo físico inadequado, iluminação inadequada, incêndio e explosão, eletricidade, máquinas e equipamentos sem proteção, quedas e animais peçonhentos.
    Reposta correta: Letra B
  • Letra c

     


ID
545053
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando os recursos e instrumentos para a investigação das relações saúde-trabalho-doença, doenças como bronquite crônica, dermatite de contato alérgica, asma e doenças mentais, segundo sua relação com o trabalho, são classificadas na categoria:

Alternativas

ID
545056
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quanto ao pronunciamento do médico-perito do INSS, sobre a existência ou não de incapacidade laborativa do segurado decorrente de doença profissional, este deve considerar as seguintes informações:

I. Indicação ou necessidade de proteção do segurado doente, por exemplo, contra reexposições ocupacionais a agentes patogênicos sensibilizantes ou de efeito cumulativo.

II. Eventual existência de hipersuscetibilidade do segurado ao agente patogênico relacionado com a etiologia da doença.

III. Dispositivos legais pertinentes como as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego ou de órgãos da saúde, acordos coletivos, entre outros.

IV. Mercado de trabalho e outros fatores exógenos.

Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
545059
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

São doenças do trabalho relacionadas a vibrações:

Alternativas
Comentários
  •  http://www.cvs.saude.sp.gov.br/ldoen_a.asp

    Item 22 do anexo II do Regulamento dos Benefícios da Previdência Social

    Relação de Agentes ou fatores de risco de natureza ocupacional, com as respectivas doenças que podem estar com eles relacionadas: Lista organizada a partir do Anexo II do Regulamento dos Benefícios da Previdência Social 

    Agentes Etiológicos ou fatores de risco de natureza ocupacional
     
    Doenças causalmente relacionadas com os respectivos agentes ou fatores de risco (Denominadas e codificadas segundo a CID-10)
     
     
     
     
     
    Vibrações (afecções dos músculos, tendões, ossos, articulações, vasos sangüíneos periféricos ou dos nervos
     
    ·  Síndrome de Raynaud (I73.0)
    ·  Acrocianose e Acroparestesia (I73.8)
    ·  Outros transtornos articulares não classificados em outra parte: Dor Articular (M25.5)
    ·  Síndrome Cervicobraquial (M53.1)
    ·  Fibromatose da Fascia Palmar: "Contratura ou Moléstia de Dupuytren" (M72.0)
    ·  Lesões do Ombro (M75.-): Capsulite Adesiva do Ombro (Ombro Congelado, Periartrite do Ombro) (M75.0); Síndrome do Manguito Rotatório ou Síndrome do Supraespinhoso (M75.1); Tendinite Bicipital (M75.2); Tendinite Calcificante do Ombro (M75.3); Bursite do Ombro (M75.5); Outras Lesões do Ombro (M75.8); Lesões do Ombro, não especificadas (M75.9)
    ·  Outras entesopatias (M77.-): Epicondilite Medial (M77.0); Epicondilite lateral ("Cotovelo de Tenista"); Mialgia (M79.1)
    ·  Outros transtornos especificados dos tecidos moles (M79.8)
    ·  Osteonecrose (M87.-): Osteonecrose Devida a Drogas (M87.1); Outras Osteonecroses Secundárias (M87.3)
    ·  Doença de Kienböck do Adulto (Osteo-condrose do Adulto do Semilunar do Carpo) (M93.1) e outras Osteocondro-patias especificadas (M93.8)
  • Tem que ser médico agora??

     

    Dica: Sindrome de Raynauld: Sindrome dos dedos brancos, exposição à vibração e ao frio.

     

    Sabendo isso está bom! o resto é com quem é formado em medicina. Cada um no seu quadrado por favor FCC!!


ID
545062
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na Análise Ergonômica do Trabalho – AET, fatores como pausas, flexibilidade de parada e ginástica são considerados condições

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe a bibliografia que a FCC utiliza para as questões de Ergonomia? Pois a NR 17 não é....


ID
545065
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere:

I. Associação de classe de empregados.
II. Empresa empregadora.
III. Cooperativa de trabalho ou de produção.
IV. Organismo previdenciário público e privado.
V. Órgão Gestor de Mão de Obra – OGMO.
VI. Sindicato de Categoria.

A elaboração do Perfil Profissiográfico Previdenciário é de responsabilidade dos seguintes agentes:

Alternativas
Comentários
  • Questao mal elaborado a meu ver. Sindicatos e aassociacoes também podem ter trabalhaores como empregados e portanto também deveriam ser obrigados ao PPP.
  • Alternativa C.
    É o que preconiza o Art. 272 da INSTRUÇÃO NORMATIVA INSS/PRES Nº 45, DE 6 DE AGOSTO DE 2010:
    § 4º O PPP deverá ser emitido pela empresa empregadora, no caso de empregado; pela cooperativa de trabalho ou de produção, no caso de cooperado filiado; pelo órgão gestor de mão-de-obra (OGMO), no caso de trabalhador avulso portuário e pelo sindicato da categoria, no caso de trabalhador avulso não portuário.
  • Na ausência de lembrança acerca do dispositivo legal referido acima, é interessante fixar que nem todo segurado tem direito à aposentadoria especial, assim sendo, são beneficiários desta espécie de aposentadoria: o segurado empregado, portanto, vinculando à emissão do PPP a empresa a qual esteja vinculado; o trabalhador avulso, que tem como intermediários o OGMO ou o sindicato da categoria; e por fim, o contribuinte individual quando cooperado filiado à cooperativa de trabalho ou de produção, portanto, as cooperativas.
    Sendo assim, letra C.
  • INSTRUÇÃO NORMATIVA INSS/PRES Nº 69, DE 09 DE JULHO DE 2013 - DOU DE 10/07/2013


    Altera a redação do § 4º do art. 272 da Instrução Normativa nº 45/PRES/INSS, de 6 de agosto de 2010


    FUNDAMENTAÇÃO LEGAL:


    Lei nº 8.213, de 24 de Julho de 1991;


    Lei nº 12.815, de 5 de junho de 2013;


    Decreto nº 3.048, de 6 de maio de 1999; e


    Decreto nº 8.033, de 27 de junho de 2013.



    O PRESIDENTE SUBSTITUTO DO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS, no uso da competência que lhe confere o Decreto nº 7.556, de 24 de agosto de 2011, e considerando a necessidade de estabelecer rotinas para uniformizar a análise dos processos de reconhecimento, de manutenção e de revisão de direitos dos beneficiários da Previdência Social, para melhor aplicação das normas jurídicas pertinentes, resolve:



    Art. 1º Fica alterada a redação do § 4º do art. 272 Instrução Normativa nº 45/PRES/INSS, de 6 de agosto de 2010, que passa a vigorar com a seguinte redação:



    "Art. 272.......................................................................................................................................................



    § 4º O PPP deverá ser emitido pela empresa empregadora, no caso de empregado; pela cooperativa de trabalho ou de produção, no caso de cooperado filiado; pelo órgão gestor de mão-de-obra ou pelo sindicato da categoria, no caso de trabalhador avulso portuário que exerça suas atividades na área dos portos organizados e pelo sindicato da categoria, no caso de trabalhador avulso portuário que exerça suas atividades na área dos terminais de uso privado e do não portuário." (NR).



    Art. 2º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.