SóProvas



Prova FCC - 2012 - TRE-SP - Analista Judiciário - Estatística


ID
697264
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Instruções: Para responder às questões de números 16 a 17, considere a Lei n 8.112/1990.

Mariana, servidora pública federal, participa de uma Comissão para a elaboração de questões de provas, enquanto Lucas, também servidor público federal, supervisiona a aplicação, fiscalização e avaliação de provas de concurso público para provimento de cargos no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral. Ambos os servidores têm direito à gratificação por encargo de concurso, sendo que o valor máximo da hora trabalhada corresponderá a valores incidentes sobre o maior vencimento básico da Administração Pública Federal, respectivamente, nos seguintes percentuais:

Alternativas
Comentários
  • Art. 76-A.  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso é devida ao servidor que, em caráter eventual: (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)    (Regulamento)

    I - atuar como instrutor em curso de formação, de desenvolvimento ou de treinamento regularmente instituído no âmbito da administração pública federal; (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)

    II - participar de banca examinadora ou de comissão para exames orais, para análise curricular, para correção de provas discursivas, para elaboração de questões de provas ou para julgamento de recursos intentados por candidatos; (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)

    III - participar da logística de preparação e de realização de concurso público envolvendo atividades de planejamento, coordenação, supervisão, execução e avaliação de resultado, quando tais atividades não estiverem incluídas entre as suas atribuições permanentes; (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)

    IV - participar da aplicação, fiscalizar ou avaliar provas de exame vestibular ou de concurso público ou supervisionar essas atividades. (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)

    § 1o  Os critérios de concessão e os limites da gratificação de que trata este artigo serão fixados em regulamento, observados os seguintes parâmetros: (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)

    I - o valor da gratificação será calculado em horas, observadas a natureza e a complexidade da atividade exercida; (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)

    II - a retribuição não poderá ser superior ao equivalente a 120 (cento e vinte) horas de trabalho anuais, ressalvada situação de excepcionalidade, devidamente justificada e previamente aprovada pela autoridade máxima do órgão ou entidade, que poderá autorizar o acréscimo de até 120 (cento e vinte) horas de trabalho anuais; (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)

    III - o valor máximo da hora trabalhada corresponderá aos seguintes percentuais, incidentes sobre o maior vencimento básico da administração pública federal
     

    a) 2,2% (dois inteiros e dois décimos por cento), em se tratando de atividades previstas nos incisos I e II do caput deste artigo; (Redação dada pela Lei nº 11.501, de 2007)

            b) 1,2% (um inteiro e dois décimos por cento), em se tratando de atividade prevista nos incisos III e IV do caput deste artigo. (Redação dada pela Lei nº 11.501, de 2007)

     

  •  

    § 2o  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso somente será paga se as atividades referidas nos incisos do caput deste artigo forem exercidas sem prejuízo das atribuições do cargo de que o servidor for titular, devendo ser objeto de compensação de carga horária quando desempenhadas durante a jornada de trabalho, na forma do § 4o do art. 98 desta Lei. (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)

    § 3o  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões.(Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)

  • Complementando:
    2,2%:
    I - Instrutor de curso de formção;
    II - Comissão para exames orais ou banca organizadora:
    - Análise curricular;
    - Correção de provas discursivas;
    - Elaboração de questões;
    - Julgamento de recursos
    Vejam que nesta atividade o servidor participa de atividades principais do concurso e que envolvem maior risco, como instrutor de curso ou elaboração de questões.

    1,2%:
    I - Logística de preparação e de realização de concurso;
    - Planejamento;
    - Coordenação;
    - Supervisão;
    - Execução;
    - Avaliação de resultado.
    II - Aplicar, fiscalizar ou avaliar as provas.
    Atividades acessórias, de menor risco.

    Ressaltemos ainda:
    § 3o  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões.

    Abraço.
  • Muito bom o comentário de Franco Machado.
  • Na 8.112, os únicos números quebrados -1,2% e 2,2%, creio, que são expressos são esses. No mais, é só seguir o raciocínio do grau de complexidade das etapas de concurso ou curso.
  • Concordo com o Francisco.
    Só complementando:
    A gratificação por encargo de curso ou concurso é remunerada tendo como base 1,2 e 2,2 sobre o maior vencimento básico da Administração Pública Federal. Para discernir entre um e outro basta atentar ao grau de complexidade da atividade: Se exigir conhecimento técnico (ser instrutor ou avaliador para a administração - 2,2 %) ou não (participar da logística de preparação e realização de concurso e aplicar, fiscalizar ou avaliar provas de vestibular - 1,2%).

    Tem que decorar... fazer o que !? A vida é justa para quem msm?

     Bons Estudos !!!
  • Mais uma brilhante questão da FCC!!!

    É pra fazer isso que se pode receber 2,2% (dois inteiros e dois décimos por cento)?! rsrs
  • Como diria D2: "Enquanto uns choram, outros vêm e os devoram."

    Deixem de chorar e brigar com a banca, estudem oras.
  • Ninguém aqui está dizendo que é pra não estudar, até porque todos aqui estudam muito com certeza, apenas estão comentando como essa questão é um LIXO e não avalia absolutamente nada e que é uma VERGONHA um ser humano que se diz elaborador de questões bolar um questão dessa. TEmos que estudar TUDO e acertar TUDO mas tb pode-se criticar...! 
  • Excelente percepção, Ana Luiza!
  • A FCC adora os números perdidos nas leis!!!
  • Olha, concordo com o Juracir e os demais colegas. Estudo MUITO e não choramingo jamais pois sei que as bancas são capazes de cobrar assuntos absurdos mesmo mas que esta questão é extremamente LIXO e INÚTIL eu também concordo! :(
    Vamos lá, gente! Nada de desânimo! Eu sou uma pessoa sempre positiva e esperançosa e acredito que a FCC irá elaborar provas mais inteligentes, pelo menos é o que eu espero na prova do TRT-RJ 2012!

    Força e não desistam nunca!
    :)


  • Estudei semana passada esse assunto de gratificações e pensei "nossa, dúvido que isso cairia em alguma prova". HAHAHAHA. pois é galera, não adianta chorar, o lance é tentar fazer a maior quantidade possível de exercícios.
  • Prezados,
    O servidor perceberá 2,2%por hora, incidente sobre o maior vencimento básico da administração pública.Certo,alguém tem noção o quanto esse marmanjo vai levar por esse ''servicinho''?Qual o maior vencimento na administração pública?
  • não vejo problemas em dizer que trata-se de uma questão lixo e ridícula. Exigir isto de um Analista Judiciário, de fato, é sacanagem.
    Mas não brigo com a banca alguma, segue a luta.
  • Uma hora eles pedem o valor elevado ao cubo. Não adianta chorar tigrada... a FCC ja pediu o número de vereadores de uma cidade com 20 mil hab. TEM QUE DECORAR!

    Quando é que tu vai usar isso na vida? Na aprovação de uma prova feita pelo 2,2 % da FCC
  • NO DIA DA APLICAÇÃO DA PROVA (1,2%)

    ANTES OU DEPOIS DO DIA DA APLICAÇÃO DA PROVA (2,2%)

    Art. 76A.

    A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso é devida ao servidor que, em caráter eventual:

    (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006) (Regulamento)

    I atuar como instrutor em curso de formação, de desenvolvimento ou de treinamento regularmente instituído no âmbito da administração pública federal; 2,2%

    II participar de banca examinadora ou de comissão para exames orais, para análise curricular, para correção de provas discursivas, para elaboração de questões de provas ou para julgamento de recursos intentados por candidatos; 2,2%

    III participar da logística de preparação e de realização de concurso público envolvendo atividades de planejamento, coordenação, supervisão, execução e avaliação de resultado, quando tais atividades não estiverem incluídas entre as suas atribuições permanentes; 1,2%

    IV participar da aplicação, fiscalizar ou avaliar provas de exame vestibular ou de concurso público ou supervisionar essas atividades. 1,2%

  • concordo com o MESTRE JOHNSPION. Se é para conseguir minha vaga, vale gravar até receita de comida meu amigo.

  • GABARITO - D

     

    GALERA , SEM MIMIMI PF !!! 

    Se a banca fosse cobrar apenas conhecimento , ñ teria vaga pra todos , pois tem muita gente preparada, principalmente em SP. Com isso , o grande desafio das bancas , hoje em dia , é que a gente erre a questão !!! entende?

     

    Melhor que decorar é entender ( ou associar de forma q facilite a retenção da informação ) , veja :

     

    > As atividades que estão relacionadas ANTES DO CONCURSO / PREPARAÇÃO VALEM MAIS = 2,2 %

    I atuar como instrutor em curso de formação, de desenvolvimento ou de treinamento regularmente instituído no âmbito da administração pública federal; 

    II participar de banca examinadora ou de comissão para exames orais, para análise curricular, para correção de provas discursivas, para elaboração de questões de provas ou para julgamento de recursos intentados por candidatos

     

    >As atividades que estão "MAIS PERTO DO CONCURSO" VALEM MENOS = 1,2%

    III participar da logística de preparação e de realização de concurso público envolvendo atividades de planejamentocoordenaçãosupervisãoexecução avaliação de resultado, quando tais atividades não estiverem incluídas entre as suas atribuições permanentes; 

    IV participar da aplicaçãofiscalizar ou avaliar provas de exame vestibular ou de concurso público ou supervisionar essas atividades. 

     

  • Achei fácil demais, entrarei em contato com a banca solicitando mais dificuldade nas questões dos próximos concursos! 

  • kkkkkkkkkk quem não gosta de decorar não passa em concurso.

  • Nunca nem li kkkkkkkkk


ID
697267
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Instruções: Para responder às questões de números 16 a 17, considere a Lei n 8.112/1990.

Marco Antônio, ocupando o cargo de analista judiciário, na área de psicologia, no Tribunal Regional Eleitoral, foi investido no mandato de Vereador no Município de São Paulo. Nesse caso, Marco Antônio

Alternativas
Comentários
  • Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:
    III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;

  • Olá.. Complementando!
    Quando houver compatibilidade de horários:
    1. Dois cargos de PROFESSOR;
    2. Um cargo de PROFESSOR com outro, TÉCNICO OU CIENTÍFICO;
    3. Dois cargos ou empregos PRIVATIVOS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE, com profissões regulamentadas.

    O servidor que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comissão, ficará afastado de ambos os cargos efetivos, salvo na hipótese em que houver compatibilidade de horário e local com o exercício de UM DELES.  <-IMPORTANTE!!!    

    Outras hipóteses em que é lícita a acumulação remunerada:

    1. Permissão de acumulação para os VEREADORES;
    2. Permissão para os JUÍZES exercerem o MAGISTÉRIO;
    3. Permissão para os MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO exercerem o MAGISTÉRIO.
    IMPORTANTE!!! Essas regras se aplicam a qualquer agente público remunerado em qualquer poder ou esfera da Federação.

    Percepção simultânea de remuneração e de proventos de aposentadoria, só podem:
    1. os cargos acumuláveis na forma desta Constituição;
    2. os cargos eletivos; e
    3. os cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração.

    Abraço a todos.
  • Portanto:

    Gabarito da questao : LETRA C
  • Afastamento para Exercício de Mandato Eletivo:  
    De acordo com o art. 94 da 8.112/90:  
    I - o servidor investido para mandato federal, estadual ou distrital, ficará afastado do cargo;
    II - o servidor investido para mandato de Prefeito, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;
    III - o servidor investido para mandato de vereador:          
    a) havendo compatibilidade de horário, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo;          
    b) não havendo compatibilidade de horário, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

  • Olá! Minha dúvida nessa questão é a seguinte, sendo o agente servidor do TRE não torna-se incompatível a acumulação dos cargos? Assim, ele cairia na regra do afastamento e teria que optar por uma das remunerações.
    Alguém poderia explicar isso, por favor.
    Obrigada!
  • Prezada Danielle,
    De acordo com o Código Eleitoral brasileiro, os servidores da Justiça Eleitoral são proibidos de exercer qualquer atividade partidária, sob pena de demissão.  Essa vedação, contida no Código Eleitoral, precisamente no seu art. 366, implica perda dos direitos políticos enquanto durar o vínculo do cidadão-servidor com a Justiça Eleitoral, por impossibilidade de preenchimento de uma das condições de elegibilidade, qual seja, a de filiação partidária.
    Em outras palavras, enquanto for servidor da Justiça Eleitoral, o cidadão estará submetido à restrição dos seus direitos políticos, vez que não poderá estar filiado a nenhum partido e, portanto, impedido de disputar cargos eletivos.
    Contudo, fato novo - mar/2011, o senador José Pimentel apresentou uma ementa alterando este artigo (366, da Lei nº 4.737/65), para permitir que o servidor da justiça Eleitoral exerça atividade político-partidária e ocupe mandato eletivo.
    Agora em se tratando da questão, vemos que se a base para a nossa resposta for a luz do Código Eleitoral, não teríamos resposta correta, já que se acontecesse uma situação parecida com a explicitada no enunciado, o servidor teria que requerer previamente a sua exoneração do cargo efetivo, sob pena de demissão.
    Porém, como Instruções: Para responder a questão se pede que considere a Lei n 8.112/1990, temos então a LETRA C como a CORRETA.
    Um grande abraço e prezo pra que tenha ajudado.

  • Art 38 CF 

    Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:

    I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

    III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;

    IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;

    V - para efeito de benefício previdenciário, no caso de afastamento, os valores serão determinados como se no exercício estivesse.

  • A questão tem um sério equivoco, qual seja, Marco Antonio é servidor da justiça eleitoral pelo que não pode se envolver em atividade político-partidária. Para ser candidato um servidor da justiça eleitoral deve pedir exoneração, assim como os magistrados e promotores!
     A FCC faz questões com base na letra seca da lei, por isso, termina cometendo erros iguais a este, uma vez que o ordenamento jurídico deve ser analisado por inteiro e não por um artigo isolado.
     Então, caros colegas da luta concurseira, quando fizer provas FCC devemos ficar burros, colocarmos os nosso conhecimentos de lado.
      Força a todos
     
  • De fato,amigos.Com isso, a FCC só estimula o decoreba em detrimento do apredizado!
  • Art. 94. Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposições:
    Comentários: Esse artigo trata da situação do servidor investido em mandato eletivo. Haverá o afastamento do servidor do cargo quando se tratar de mandato federal, estadual ou distrital, ou investido no mandato de Prefeito. Nos incisos I e II, são apresentadas situações em que o servidor poderá optar pela remuneração de seu cargo, e, havendo compatibilidade de horário no exercício do cargo de vereador, poderá o servidor acumular a percepção da vantagem do cargo efetivo e a remuneração do cargo eletivo. Vale ressaltar que não há previsão de acumular duas remunerações, mas sim vantagem com remuneração. No caso de afastamento para o desempenho de mandato federal, estadual ou distrital o tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para a promoção por merecimento (art. 38, inc. IV, da CF). Quem está em estágio probatório pode usufruir desse afastamento.
    Fonte: www.acheiconcursos.com.br
  • Do Afastamento para Exercício de Mandato Eletivo

           Art. 94.  Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposições:

            I - tratando-se de mandato federal, estadual ou distrital, ficará afastado do cargo;

            II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

            III - investido no mandato de vereador:

            a) havendo compatibilidade de horário, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo;

            b) não havendo compatibilidade de horário, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

            § 1o  No caso de afastamento do cargo, o servidor contribuirá para a seguridade social como se em exercício estivesse.

            § 2o  O servidor investido em mandato eletivo ou classista não poderá ser removido ou redistribuído de ofício para localidade diversa daquela onde exerce o mandato.

    Seção III

  • Detalhes importantes sobre essa regra:  o subsídio do cargo eletivo é a REGRA, logo, só poderá OPTAR por SUA Remuneração e não o contrário.

    Ademais, quando acumular, NÃO recebe SUA remuneração integral (Sinônimo de VencimentoS)  e sim as Vantagens do Cargo + Subsídios do Cargo Eletivo.

    Q358865, nesse sentido.

     

  • Questão bem mancada...
    Já pensou a credibilidade que teria servidores da justiça eleitoral exercendo cargo eletivo?! Um Diretor Geral do TRE-SP sendo Vereador e por ai vai?

    Bem..eles têm que se afastar 1 ano da atividade para concorrer. Não acumulam.


     


  •  art. 94 da 8.112/90:  
    I - o servidor investido para mandato federal, estadual ou distrital, ficará afastado do cargo;

     

    II - o servidor investido para mandato de Prefeito, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

     

    III - o servidor investido para mandato de vereador:          

     

    a) havendo compatibilidade de horário, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo;  

     

    Obs: nesse caso é fácil confundir remuneração com vantagens. No caso, se a pessoa tiver um cargo efetivo, compatível com o horário do cargo

     

    eletivo, a pessoa em questão acumulará as vantagens do cargo efetivo com a remuneração do cargo eletivo.

     

    O que são vencimentos?

     

    R: Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei (art 40, lei 8.112)

     

    O que são vantagens?  

     

    R: São Idenizações, gratificações e adicionais (art 49, lei 8.112)      

     

    b) não havendo compatibilidade de horário, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.


ID
697270
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos TRFs, STJ, STF e CNJ
Assuntos

Instrução: Para responder à questão de número 18, considere a Lei no 11.416/2006.

Cristina, como analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral, foi designada para o exercício de uma função comissionada de natureza não gerencial. Porém, deixou de participar do curso de desenvolvimento gerencial oferecido por esse Tribunal. Nesse caso, conforme disposição expressa, Cristina deverá fazer esse curso no prazo de

Alternativas
Comentários
  • Lei 11.416 / 2006, art. 5o: Integram os Quadros de Pessoal dos órgãos do Poder Judiciário da União as funções comissionadas, escalonadas de FC-1 a FC-6, e os cargos em comissão, escalonados de CJ-1 a CJ-4, para o exercício de atribuições de direção, chefia e assessoramento.

    § 4o. Os servidores designados para o exercício de função comissionada de natureza gerencial que não tiverem participado de curso de desenvolvimento gerencial oferecido pelo órgão deverão fazê-lo no prazo de até 01 ano da publicação do ato, a fim de obterem a certificação.




  • GABARITO A. Lei 11.416 / 2006, art. 5o: Integram os Quadros de Pessoal dos órgãos do Poder Judiciário da União as funções comissionadas, escalonadas de FC-1 a FC-6, e os cargos em comissão, escalonados de CJ-1 a CJ-4, para o exercício de atribuições de direção, chefia e assessoramento. § 4o. Os servidores designados para o exercício de função comissionada de natureza gerencial que não tiverem participado de curso de desenvolvimento gerencial oferecido pelo órgão deverão fazê-lo no prazo de até 01 ano da publicação do ato, a fim de obterem a certificação.
  • Lei 11.416 / 2006, art. 5o: Integram os Quadros de Pessoal dos órgãos do Poder Judiciário da União as funções comissionadas, escalonadas de FC-1 a FC-6, e os cargos em comissão, escalonados de CJ-1 a CJ-4, para o exercício de atribuições de direção, chefia e assessoramento.
    § 4o. Os servidores designados para o exercício de função comissionada de natureza gerencial que não tiverem participado de curso de desenvolvimento gerencial oferecido pelo órgão deverão fazê-lo no prazo de até 01 ano da publicação do ato, a fim de obterem a certificação.
  • Olá, complementando: § 3o  Consideram-se funções comissionadas de natureza gerencial aquelas em que haja vínculo de subordinação e poder de decisão, especificados em regulamento, exigindo-se do titular participação em curso de desenvolvimento gerencial oferecido pelo órgão. 
    § 5o  A participação dos titulares de funções comissionadas de que trata o § 4o deste artigo em cursos de desenvolvimento gerencial é obrigatória, a cada 2 (dois) anos, sob a responsabilidade dos respectivos órgãos do Poder Judiciário da União.
    § 4o  Os servidores designados para o exercício de função comissionada de natureza gerencial que não tiverem participado de curso de desenvolvimento gerencial oferecido pelo órgão deverão fazê-lo no prazo de até um ano da publicação do ato, a fim de obterem a certificação.
    § 6o  Os critérios para o exercício de funções comissionadas de natureza não gerencial serão estabelecidos em regulamento.
    Cristina, como analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral, foi designada para o exercício de uma função comissionada de natureza não gerencial..


    Percebam que o examinador tentou confundir um pouco. Função comissionada gerencial com função comissionada simples. Mas os prazos tanto de uma quanto de outra são identicos para questão em comento.
  • Uai!? REPETIU A QUESTÃO? 
    ENTÃO VEJAMOS: § 3o  Consideram-se funções comissionadas de natureza gerencial aquelas em que haja vínculo de subordinação e poder de decisão, especificados em regulamento, exigindo-se do titular participação em curso de desenvolvimento gerencial oferecido pelo órgão. 

    § 5o  A participação dos titulares de funções comissionadas de que trata o § 4o deste artigo em cursos de desenvolvimento gerencial é obrigatória, a cada 2 (dois) anos, sob a responsabilidade dos respectivos órgãos do Poder Judiciário da União.

    § 4o  Os servidores designados para o exercício de função comissionada de natureza gerencial que não tiverem participado de curso de desenvolvimento gerencial oferecido pelo órgão deverão fazê-lo no prazo de até um ano da publicação do ato, a fim de obterem a certificação.

    § 6o  Os critérios para o exercício de funções comissionadas de natureza não gerencial serão estabelecidos em regulamento.

    Cristina, como analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral, foi designada para o exercício de uma função comissionada de natureza não gerencial..




    Percebam que o examinador tentou confundir um pouco. Função comissionada gerencial com função comissionada simples. Mas os prazos tanto de uma quanto de outra são identicos para questão em comento.
  • Mas o enunciado não fala em '...função comissionada de natureza não gerencial"?
  • Acredito ter encontrado um erro nessa questão.
    "Cristina, como analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral, foi designada para o exercício de uma função comissionada de natureza não gerencial."
    A lei se refere a funções comissionadas de natureza gerencial.
    Posto isso, essa questão seria  passível de anulação???? Alguém me esclareça por favor. Eu acertei porque marquei a assertiva mais próxima...mas se for analisar letra de lei, acho que poderia ser anulada. Estou raciocinando corretamente? Obrigada.
    "A alegria do Senhor é a minha força."
  • percebi a mesma coisa que a tallyta e me confundi com isso, se tivesse uma opção dizendo que ela não precisaria fazer o curso eu marcaria essa porque a lei é clara em dizer que o curso é para os de natureza gerencial, mas como não tinha e lembrei do prazo ai ficou fácil.
  • olha só gente, é uma questão de interpretação simples, eu entendi assim a gerencial precisa do curso a não gerencial vai ser estabelecida em regulamento, então quem disse que a não gerencial precisa desse curso ? a lei não diz isso não.. o examinador quis fazer gracinha e fez merdinha... as explicações dos colegas não estão satisfatórias pra mim não, se alguém puder me explicar melhor agradeço, porque se tivesse alguma dizendo que ele não precisaria fazer o curso seria essa q eu marcaria. 
  • Concordo com as colegas, essa questão deve ser anulada, pois a lei 11.416/2006 diz o seguinte:

    Art. 5º,§ 6o , Lei 11.416/2006 Os critérios para o exercício de funções comissionadas de natureza não gerencial serão estabelecidos em regulamento.

    Como a questão diz que Cristina
    foi designada para o exercício de uma função comissionada de natureza NÃO gerencial, a resposta dessa questão está em um regulamento, o qual, provavelmente, não consta do edital deste concurso.

    Na minha singela opinião, o exminador quis cobrar os critérios para o exercício de uma função comissionada de natureza gerencial, mas acabou cobrando para o exercício de uma função NÃO gerencial.

    Caso a questão fizesse referência aos critérios para assumir uma fc de natureza gerencial, o gabarito estaria perfeito, e a resposta estaria fundamentada nos dispositivos abaixo:

    Art. 5º
    § 3o  Consideram-se funções comissionadas de natureza gerencial aquelas em que haja vínculo de subordinação e poder de decisão, especificados em regulamento, exigindo-se do titular participação em curso de desenvolvimento gerencial oferecido pelo órgão.
    § 4o  Os servidores designados para o exercício de função comissionada de natureza gerencial que não tiverem participado de curso de desenvolvimento gerencial oferecido pelo órgão deverão fazê-lo no prazo de até um ano da publicação do ato, a fim de obterem a certificação.
  • Pessoal, a questão foi atribuída a todos os candidatos pela banca:
    http://www.concursosfcc.com.br/concursos/tresp111/tresp111_atribuicoes_de_questoes.pdf
  • Questão atribuída a todos os candidatos pela banca:
    http://www.concursosfcc.com.br/concursos/tresp111/tresp111_atribuicoes_de_questoes.pdf
  • Comentário:

    Os servidores designados para o exercício de função comissionada de natureza gerencial que não tiverem participado de curso de desenvolvimento gerencial oferecido pelo órgão deverão fazê-lo no prazo de até um ano da publicação do ato, a fim de obterem a certificação (art. 5º, § 4º).

    Desse modo, correta a alternativa A.


ID
697273
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Nos termos do Regimento Interno do TRE - SP, o Tribunal elegerá para sua Presidência um dos Desembargadores do Tribunal de Justiça,

Alternativas
Comentários
  • Presidente e Vice do TRE = voto secreto, dentre os Desembargadores do TJ. No caso de empate, designa-se o Desembargador mais antigo no TJ; permanecendo o empate, o mais idoso.

  • Art. 4º,  O Tribunal elegerá para sua Presidência um dos Desembargadores do TJ, para servir por 2 anos, contados da posse, cabendo ao outro o exercício cumulativo da Vice-Presidência e da Corregedoria Regional Eleitoral, sendo que presidirá o pleito e lhes dará posse o juiz mais antigo. §3º No ato da posse, o Presidente e o Vice-Presidente prestarão compromisso solene nos termos semelhantes aos dos Membros do Tribunal. 

  • a) errada - O Tribunal elegerá para sua Presidência um dos juízes escolhidos dentre os Desembargadores do Tribunal de Justiça;

    b) errada - A eleição será por escrutínio secreto;

    c) errada - Havendo empate na votação, considerar-se-á eleito o Desembargador MAIS ANTIGO no Tribunal de Justiça e, se igual a antigüidade, o mais idoso.

    d) correta.

    e) errada - o exercício cumulativo é o de Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral.

  • Art. 4°
    a) Tribunal elegerá :
    Presidente - Desembargador do Tribunal da Justiça (2 anos a partir da posse)
    Vice - Corregedor Regional Eleitoras (acumulativamente)
    O Juiz mais antigo irá presidir o pleito e dar a posse


    b) Eleição - por escrutínio secreto (votação em uma urna), com cédulas oficiais com 2 nomes de Desembargadores


    c) Havendo empate na votação será eleito o Desembargador mais antigo no Tribunal de Justiça
    se ambos forem de igual antiguidade será eleito o mais idoso (idade)

     

    d) Posse, o Presidente e o Vice-Presidente - prestarão compromisso solene nos termos semelhantes aos dos Membros do Tribunal

     

     

    e) Acumulará Vice com Corregedor Regional Eleitoral

  • Reg interno tre sp 


    A) Art. 4º - Desembargadores do Tribunal de Justiça ... exercício cumulativo da Vice-Presidência e da Corregedoria Regional Eleitoral 


    B) Art. 4º - § 1º - A eleição será por escrutínio secreto, mediante cédula oficial que contenha o nome de dois Desembargadores

     
    C) Art. 4º - § 2º - Havendo empate na votação, considerar-se-á eleito o Desembargador mais antigo no Tribunal de Justiça e, se igual a antiguidade, o mais idoso. 


    D) Art. 4º - § 3º - No ato da posse, o Presidente e o Vice-Presidente prestarão compromisso solene nos termos semelhantes aos dos Membros do Tribunal. 


    E) Art. 26 - O Vice-Presidente exerce as suas funções cumulativamente com as de Corregedor Regional Eleitoral e de Membro do Tribunal

  • art.4 § 3º - No ato da posse, o Presidente e o Vice-Presidente prestarão compromisso solene nos termos semelhantes aos dos Membros do Tribunal. 

  • a) A vice-presidência caberá ao outro desembargador, que acumulará a função de corregedor
    b) Voto secreto
    c) Desembargador mais antigo
    d)
    e) Presidente não acumula funções
     


ID
698191
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A disponibilização de arquivos para a Intranet ou Internet é possível por meio de servidores especiais que implementam protocolos desenvolvidos para esta finalidade. Tais servidores possibilitam tanto o download (recebimento) quanto o upload (envio) de arquivos, que podem ser efetuados de forma anônima ou controlados por senha, que determinam, por exemplo, quais os diretórios o usuário pode acessar. Estes servidores, nomeados de forma homônima ao protocolo utilizado, são chamados de servidores

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C

    FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), e é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (também conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na internet.

    Pode referir-se tanto ao protocolo quanto ao programa que implementa este protocolo (Servidor FTP, neste caso, tradicionalmente aparece em letras minúsculas, por influência do programa de transferência de arquivos do Unix).

    A transferência de dados em redes de computadores envolve normalmente transferência de arquivos e acesso a sistemas de arquivos remotos (com a mesma interface usada nos arquivos locais). O FTP (RFC 959) é baseado no TCP, mas é anterior à pilha de protocolos TCP/IP, sendo posteriormente adaptado para o TCP/IP. É o padrão da pilha TCP/IP para transferir arquivos, é um protocolo genérico independente de hardware e do sistema operacional e transfere arquivos por livre arbítrio, tendo em conta restrições de acesso e propriedades dos mesmos.

  • a) DNS
    Domain Name System
    Os servidores DNS traduzem nomes de domínio em endereços IP
    b) TCP/IP
    Protocolo padrão utilizado na Internet. Todos os computadores ligados a rede precisam utilizar este protocolo. Na verdade o protocolo TCP/IP é uma arquitetura que compõe uma pilha de outros protocolos permitindo a comunicação entre ambientes heterogêneos e aplicações específicas.
    c)FTP
    File Transfer Protocol
    Protocolo utilizado para manipulação de transferencia de arquivos entre um servidor e um cliente através da Internet.
    d) Web Service
    Web service é uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes.
    e) Proxy
    É um computador que atua como intermediário entre um cliente e um servidor, atende requisições de seus clientes executando pedidos de conexões em servidores. Proxy = "procuração".

    CORRETA: LETRA C
  • Server que disponibiliza download/upload= FTP (file transfer protocol)
  • Letra C. A letra A é o serviço de nomes de domínios, que traduz um endereço IP para URL e vice-versa, permitindo a navegação na Internet/Intranet. A letra B é o protocolo de Internet, que é usado na rede interna, porém não é a resposta. Web service, como o Internet Banking, pode estar disponível na Intranet, porém não é a resposta. E o proxy encaminha os pedidos de conexão aos servidores solicitados.
  • A resposta certa é letra C.

    O FDP - File Transfer Protocol é um protocolo usado na transferência de arquivos.

    DNS- Sistema de  Resolução de Nomes. Trata-se de um recurso usado em redes TCP-IP que permite acessar computadores sem que o usuário ou sem que o próprio computador tenha conhecimento de seu endereço IP.

    TCP-IP Protocolo de Controle de Transmissão. É um conjunto de protocolos criados para diversas funções que fazem a rede funcionar . Esses protocolos formam uma familía de protocolos que foram divididos em camadas que se unem na hora da transmissão.

    Proxy- é um computador ou um sistema que serve de intermediário entre duas conexões.
  • O Serviço de Transferência de Arquivos  FTP (File Transfer Protocol - Protocolo de Transferência de Arquivos): é uma das várias formas de transferir arquivos via internet. Normalmente, são utilizados programas clientes especiais para o protocolo FTP, mas é possível realizar a transferência de arquivos por meio da maioria dos softwares do tipo navegador Internet existentes. A transferência dos arquivos ocorre entre um computador cliente (solicitante da conexão para transferência) e o computador servidor (aquele que recebe a solicitação de transferência).  O detalhe interessante é que esse protocolo utiliza duas portas de comunicação ao mesmo tempo: uma para controlar a conexão e outra para transmitir os arquivos. Isto, em tese, permite uma conexão mais rápida, já que a transferência do arquivo pode acontecer sem o constante controle da conexão (feita por outra porta). O FTP utiliza a porta 21 para o envio de comandos e a porta 20 para o envio dos dados. 

    Fonte: INFORMÁTICA (TEORIA E EXERCÍCIOS) PROF. PATRÍCIA LIMA QUINTÃO 
     

  • Trechos do livro de João Antônio. Refiro-me a alternativa  "d".

      A WWW é um serviço recente na Internet (criado em meados de 1990) que permite que os usuários visualizem documentos diversos na forma de páginas hipermídia. As páginas são arquivos escritos na linguagem HTML, armazenados em diversos servidores espalhados pelo mundo. Esses servidores são chamados servidores Web ou servidores de páginas

    As páginas são, como já foi visto, armazenadas em servidores, mas a reunião de diversas páginas a respeito de um único assunto ou instituição é chamada Website (ou simplesmente site). A expressão sítio da Web pode ser encontrada também para definir um conjunto de páginas. Pode haver mais de um site no mesmo servidor Web.

    A Web (WWW): é o repositório mundial desses documentos (páginas). Em outras palavras, a Web é o conjunto de todos os sites do mundo (ou seja, a biblioteca)

  • muito boa a questão. FTP

  • FTP - protocolo de transferência de arquivo.

  • A alternativa correta é a letra C, pois, o FTP é o protocolo com a função de transferir arquivos (upload e download) e para isso utiliza duas portas: uma para transporte (20) e outra para login/controle de sessão (21). Contudo, podem ocorrer conexões anônimas que são aquelas que não necessitam de login. Portanto, letra C.

  • FTP - protocolo de transferência de arquivo.

  • Falou em download upload de arquivos, lembre-se do protocolo FTP (file transfer protocolo ou protocolo de transferência de arquivo).

  • Letra: C

    Letra A. DNS associa os domínios e os IPs.

    Letra B. TCP/IP é o conjunto de protocolos utilizados na internet.

    Letra C. FTP. Servidor de arquivo e protocolo de transmissão de arquivos.

    Letra D. Web Services são serviços de rede utilizado para a integração entre serviços e aplicações.

    Letra E. Proxy é o servidor que intermedeia as requisições entre a rede e a internet

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    A questão trata do FTP (File Transfer Protocol). Ele é um protocolo para troca de arquivos (upload e download) entre dois computadores.

    Gabarito: Letra C 


ID
698194
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Internet Explorer 8 possuí um recurso que ajuda a detectar sites maliciosos, como ataques por phishing ou instalação de softwares mal-intencionados (malware). O nome deste recurso que pode ser acessado pelo menu Ferramentas é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    O Internet Explorer 8 foi projetado para ajudar a proteger você contra as ameaças da Web e de engenharia social, em constante evolução. Pode ser na forma de um link no email que parece ser do seu banco, notificações falsas de sites de rede social, resultados de pesquisa de conteúdo popular ou anúncios mal-intencionados, seja o que for, alguém está fazendo a tentativa. Com o Filtro do SmartScreen, você pode navegar com mais confiança, sabendo que terá melhor proteção se for o alvo de um desses tipos de ataques.

    O Filtro do SmartScreen ajuda a combater essas ameaças com um conjunto de ferramentas sofisticadas:

    Proteção antiphishing — para filtrar ameaças de sites impostores destinados a adquirir informações pessoais, como nomes de usuários, senhas e dados de cobrança.

    Reputação de aplicativo — para remover todos os avisos desnecessários de arquivos conhecidos e mostrar avisos importantes para downloads de alto risco.

    Proteção antimalware — para ajudar a impedir que softwares potencialmente perigosos se infiltrem no seu computador.

  • O Filtro SmartScreen ajuda a protegê-lo de três maneiras:

    • Ele é executado em segundo plano enquanto você navega pela Web, analisando sites e determinando se eles têm alguma característica que possa ser considerada suspeita. Se encontrar sites suspeitos, o SmartScreen exibirá uma mensagem dando a você a oportunidade de enviar um comentário e sugerindo que você proceda com cautela.

    • O Filtro SmartScreen verifica os sites visitados e compara com uma lista dinâmica e atualizada de sites de phishing e sites de softwares mal-intencionados relatados. Se encontrar uma correspondência, o Filtro SmartScreen exibirá uma notificação em vermelho do site que foi bloqueado para sua segurança.

    • O Filtro SmartScreen também verifica arquivos baixados da Web e compara com a mesma lista dinâmica de sites de softwares mal-intencionados relatados. Se encontrar uma correspondência, o Filtro SmartScreen exibirá um aviso em vermelho notificando que o download foi bloqueado para sua segurança.

    O uso do Filtro SmartScreen é regido pelo Contrato de Serviço da Microsoft

  • O Filtro SmartScreen é um recurso no Internet Explorer que ajuda a detectar sites de phishing. O Filtro SmartScreen também pode ajudar a proteger você da instalação de softwares mal-intencionados ou malwares, que são programas que manifestam comportamento ilegal, viral, fraudulento ou mal-intencionado


            ....
  • Smart screen é uma implementação de Internet Explorer browser com o propósito de diminuir a vulnerabilidad do usuário a fraudes, com alerta acerca de ameaças tais como phishing & malware.
  • Letra B. O modo de compatibilidade é acionado pela tecla F5 e permite que o navegador carregue páginas desenvolvidas para navegadores antigos. O bloqueador de popups evita a exibição das janelas adicionais em sites. A navegação InPrivate, mais conhecida como navegação anônima, não grava localmente os arquivos temporários, cookies e histórico. E o item E seria ActiveX, os complementos do navegador da Microsoft.
  • Desculpem minha ignorância colegas, mas, o filtro SmartScreen , no IE8, esta no menu Segurança e não no Ferramentas. Certo?
  • Filtro Smartscreen é um termo usado nas versões do Internet Explores 8.0 e 9.0.Entretanto, já existia no I.E 7.0 com a denominação filtro phishing.
  •  O que é o Filtro SmartScreen e como ele pode ajudar a me proteger?

    O Filtro SmartScreen é um recurso no Internet Explorer que ajuda a detectar sites de phishing. O Filtro SmartScreen também pode ajudar a protegê-lo contra o download ou a instalação de malware (software mal-intencionado). 
    Fonte: Ajuda do Internet Explorer 9 

    Mas, o que é "phishing"?

    “phishing” em inglês corresponde a “pescaria”, tem o objetivo de “pescar” informações e dados pessoais importantes através de mensagens falsas.



     

  • Filtro SmartScreen

    O Filtro SmartScreen ajuda a detectar sites de phishing .O Filtro SmartScreen também pode 

    ajudar a proteger você da instalação de softwares mal-intencionados ou malwares, que são 

    programas que manifestam comportamento ilegal, viral, fraudulento ou mal-intencionado

  • Não és menu Ferramenta e sim Segurança.

  • O Filtro do SmartScreen é um recurso do Internet Explorer que procura defender o computador de ameaças, com um conjunto de ferramentas:

    Proteção antiphishing — para filtrar ameaças de sites impostores destinados a adquirir informações pessoais, como nomes de usuários, senhas e dados de cobrança.

    Reputação de aplicativo — para remover todos os avisos desnecessários de arquivos conhecidos e mostrar avisos importantes para downloads de alto risco.

    Proteção antimalware — para ajudar a impedir que softwares potencialmente perigosos se infiltrem no computador.

    Filtro SmartScreen trabalhando.

    Resposta certa, alternativa b).

  • O que é o Filtro SmartScreen e como ele pode ajudar a me proteger?

    O Filtro SmartScreen é um recurso no Internet Explorer que ajuda a detectar sites de phishing. O Filtro SmartScreen também pode ajudar a protegê-lo contra o download ou a instalação de malware (software mal-intencionado).

    Sobre o Filtro SmartScreen do Internet Explorer 9:

    I. Enquanto você navega pela Web, ele analisa as páginas da Web e determina se elas têm alguma característica que possa ser considerada suspeita. Se encontrar páginas da Web suspeitas, o SmartScreen exibirá uma mensagem dando a você a oportunidade de enviar um comentário e sugerindo que você proceda com cautela.

    II. Verifica os sites visitados e os compara com uma lista dinâmica de sites de phishing e sites de softwares mal-inten- cionados relatados. Se encontrar uma correspondência, o Filtro SmartScreen exibirá um aviso notificando-o que o site foi bloqueado para a sua segurança.

    III. Verifica os arquivos baixados da Web e os compara com uma lista de sites de softwares mal-intencionados relatados e programas conhecidos como inseguros. Se encontrar uma correspondência, o Filtro SmartScreen o avisará que o download foi bloqueado para a sua segurança.

    IV. É um recurso no Internet Explorer que ajuda a detectar sites de phishing. Pode ajudar também a protegê-lo contra o download ou a instalação de malware (software mal-intencionado).


ID
698197
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No sistema operacional Windows XP é possível renomear pastas ao se clicar com o botão direito do mouse e escolher Renomear. São permitidas a utilização de letras e números para o nome da pasta, porém, alguns caracteres não podem ser utilizados no nome da pasta, como o caractere

Alternativas
Comentários
  • Complementando:
  • O gabarito correto é a letra A.
  • ':' não é uma caracter válido em Windows XP.
  • Creio que seja sim.. Eu uso XP e nele podemos criar pastas com esse caractere:
  • O gabarito está correto a resposta é a letra A.
    Não é possivel salvar um arquivo com : (dois pontos)
  • caracteres não permitidos: / \ : * ? " < > |
    caracteres permitidos: todos os demais
    (obs.: como são poucos os não permitidos eu sugiro que DECORE. dica: se tiver com dificuldade pra decorar, faça um "desenho" com eles. tenho certeza que vai facilitar muito!). ex.:
                                                                     ?????????????
                                                                     ?   :*    :|   :\   :/    ?
                                                                     ?        "<>"          ?
                                                                     ?????????????
  • Letra A.
    Não é permitido o uso de dois-pontos no nome de arquivo ou pasta, porque ele representa unidade de disco.
    Para entender as restrições, segue a explicação:
    \ significa pasta-raiz (ou indicador de caminho da sub-pasta), / indica opção de um comando, : é unidade de disco/remota, * é caracter curinga para pesquisas que substitui de 0 a n caracteres, ? é caracter curinga para substituir um caracter nas pesquisas (e também sinalizador na tabela de alocação do disco de arquivo excluído), < é um direcionador de entrada para um comando, > é um redirecionador para a saída de um comando, e | é para concatenar comandos.
    Como se pode observar, quase todos vem do antigo MS-DOS, e por questões de compatibilidade, são mantidas até hoje estas restrições.
  • Gostaria de sugerir que mais pessoas sugiram a alteração do assunto, pois o tema não se restringe ao Windows XP.
    Sugiro: "Organização e gerenciamento de informações, arquivos e pastas"

  • "PLAGIANDO UM COMENTARIO QUE VI POR AI..."

    Gravem "Beijim Vulcão Losango Chuva?"

                       :*             /|\              <>           "?

  • Eu consegui decorar formando a seguinte figura...

    <:>
      |
    /  \   "?    É uma figura de um zé palito. Como ficou esquisita, completem com os demais caractere: "?

    Bons estudos!
  • Gostei das dicas galera!
    E seguindo a ideia do João Guimarães, acho que assim fica maneiro também... olha ai o bonequinho pensando se pode ou não  fazer o número um na rua. rsrs
  • / \ : * ? " < > |

    lembro do professor Ricardo Becker do Aprova concursos, fazendo os gestos.

    Não podem, todas as barras, dois pontos, os jacarezinhos ( maior e menor), asterisco, interrogação, aspas.

  • Vocês são muito criativos! kkkkkkkk

  • GABARITO: A


    Se você desenhar um bonequinho com os caracteres proibidos você NUNCA mais conseguirá esquecer isso!

                    ?

                <  |  >

                /   :   \


  • Adorei teu bonequinho Cristiane. Valeu!

  • O boneco é show, gravei de primeira kkk valeu!

  • "

    ..
    *

  •  "Beijim Vulcão Losango Chuva?"... Nunca mais esqueço!

    Obrigada por plagiar e compartilhar

  •  "         "

          ¨

          *

    <           >

        /   ?  \

          


       

       

  •   |  < > / \  : ? * 

  • Decorei assim:

    MAIOR QUE E MENOR QUE BARRAS DOIS PONTOS ASTERISCO

  • "Tridente beijado dos dois lados ? "
    " \ | / :* < > ? "

  • BASIADO (Barra, Asterisco, Interrogação, Aspas, DOis pontos)

  • Mais um macete roubado de algum lugar, rsrsr

    Vulcão beijando dos dois lado na chuva?

    /|\            :*                        <>            "     ?

    Espero ajudar !

  • ATENÇÃO PONTO E VÍRGULA

     

              ;          pode ok?!

  • BA  SI A DO

     

    Barras                 \ | /

    Aspas                    "

    Setas                  < >

    Interrogação          ?

    Asterisco                *

    DOis Pontos           :


ID
698200
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Instruções: Para responder às questões de números 14 a 16, considere a Lei nº 8.112/1990.

Miguel servidor público federal, ocupava o cargo de analista judiciário da área administrativa, junto ao Tribunal Regional Eleitoral. Atualmente encontra-se em disponibilidade. Entretanto será possível seu retorno à atividade, a ser feita por

Alternativas
Comentários
  • quando o servidor esta em disponibilidade, o seu reingresso é feito mediante aproveitamento.Se aproveitamento fosse facultativo, estariamos diante de um novo caso de aposentadoria..o que seria ilegal, uma vez que as hipoteses de aposentadoria encontram-se no texto da CF.
  • lei 8112/90
    Art. 30.  O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.
  • Aproveitamento Guia do Servidor

    É o retorno à atividade de servidor em disponibilidade, em cargo de vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.

    Requisitos Básicos:

    1. Estar em disponibilidade .

    2. Ser expedido ato do órgão competente autorizando o aproveitamento.

    3. Existir vaga no órgão destinatário

  • Miguel servidor público federal, ocupava o cargo de analista judiciário da área administrativa, junto ao Tribunal Regional Eleitoral. Atualmente encontra-se em disponibilidade. Entretanto será possível seu retorno à atividade, a ser feita....

    Gente, nesse termo destacado é certo essas ","? Ao meu ver, não deveriam existir "," alguma.
    Não vejo como termo intercalado ou coisa qualquer, não.
    Se puder, uma mens na minha pág de recados.

    Vlw!
  • Cícero Lima, faltou uma vírgula antes da palavra "servidor". A expressão "servidor público federal" é aposto explicativo de "Miguel".  
  • A vírgula após "área administrativa" não é correta, pois "junto ao T.R.E." é adjunto adverbial e não está deslocado.  
  • ART 30 8112 O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.
  • Só para enriquecer os comentários, trago uma questão que a lei não trata, pertinente ao tema.
    Conforme dispõe o Art. 32º, "Será tornado sem efeito o aproveitamento e cassada a disponibilidade se o servidor não entrar em exercício no prazo legal, salvo doença comprovada por junta médica oficial".
    Aí suscita a dúvida: Qual seria esse prazo?
    Esse prazo não está regulamentado em nenhuma lei, mas utiliza-se o prazo de 15 dias, em analogia ao Art.15º da mesma lei, que trata do prazo para entrar em exercício após a posse, no provimento originário.
  • RESPOSTA: E
    COMENTÁRIO: lei 8112/90

    Art. 30.  O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.
  • A TÍTULO DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO:

    Remoção:
    - Deslocamento do servidor
    - Dentro do quadro, necessariamente
    - Dentro ou fora da sede
    - A pedido ou de ofício

    Redistribuição:
    - Deslocamento do cargo de provimeto efetivo
    - Dentro do mesmo poder
    - Para outro quadro
    - Sempre de ofício, no interesse da administração

    Fonte(s):

    Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Art. 37. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos: (redação dada pela Medida Provisória nº 1.595-14, de 10/11/97)

    BONS ESTUDOS, Paz de Cristo!
  • gabarito: letra E
  • Art. 30. O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.

    Comentário:  Quando houver vaga, o aproveitamento será obrigatório, não sendo possível que o servidor opte por não retornar, sujeito a exoneração, exceto em casos de doenças comprovadas por junta médica. Ou seja, havendo vaga, o retorno será vinculado para o servidor e para a administração. Quando houver mais de um servidor em disponibilidade, aquele que estiver há mais tempo em disponibilidade deverá retornar. Se o empate persistir, retornará aquele com mais tempo no serviço público.
  • Da Disponibilidade e do Aproveitamento

            Art. 30.  O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.

            Art. 31.  O órgão Central do Sistema de Pessoal Civil determinará o imediato aproveitamento de servidor em disponibilidade em vaga que vier a ocorrer nos órgãos ou entidades da Administração Pública Federal.

            Parágrafo único.  Na hipótese prevista no § 3o do art. 37, o servidor posto em disponibilidade poderá ser mantido sob responsabilidade do órgão central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - SIPEC, até o seu adequado aproveitamento em outro órgão ou entidade. (Parágrafo incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            Art. 32.  Será tornado sem efeito o aproveitamento e cassada a disponibilidade se o servidor não entrar em exercício no prazo legal, salvo doença comprovada por junta médica oficial.

  • Alternativa E

    EU
    aproveito o disponível
    Reintegro o demitido
    Readapto o incapacitado
    Reverto o aposentado
    Reconduzo o inabilitado e o ocupante do cargo do reintegrado!


    Assim fica fácil!!!!!
  • ART 30  O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.



    Eu Aproveito o Disponível.


ID
698209
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Analise as seguintes assertivas:

I. Processar e julgar originariamente o registro, a substituição e o cancelamento do registro de candidatos ao Congresso Nacional.

II. Designar Juízes de Direito para as funções de Juízes Eleitorais, exceto nas hipóteses de substituição.

III. Fixar a data das eleições para Governador e Vice- Governador, Deputados Estaduais, Prefeitos, Vice- Prefeitos e Vereadores, quando não determinada por disposição constitucional ou legal.

IV. Processar e julgar originariamente o mandado de segurança em matéria administrativa contra seus atos, de seu Presidente, de seus Membros, do Corregedor, dos Juízes Eleitorais e dos Membros do Ministério Público Eleitoral de primeiro grau.

No que concerne às competências do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 4.737

    Art. 29. Compete aos Tribunais Regionais:

    IV - fixar a data das eleições de Governador e Vice-Governador, deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos , vereadores e juizes de paz, quando não determinada por disposição constitucional ou legal;

    O regimento interno não pode estar em desacordo com a lei eleitoral.

  • Código Eleitoral (L. 4.737):

    I - Art. 29. Compete aos Tribunais Regionais:

      I - processar e julgar originariamente:

      a) o registro e o cancelamento do registro dos diretórios estaduais e municipais de partidos políticos, bem como de candidatos a Governador, Vice-Governadores, e membro do Congresso Nacional e das Assembléias Legislativas;

    III - Art. 30. Compete, ainda, privativamente, aos Tribunais Regionais:

      IV - fixar a data das eleições de Governador e Vice-Governador, deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos , vereadores e juizes de paz, quando não determinada por disposição constitucional ou legal

  • Itens corretos, I, III, IV ALTERNATIVA E

    I.             Processar e julgar originariamente o registro, a substituição e o cancelamento do registro de candidatos ao Congresso Nacional. Correto Art.23, I, a

    II.           Designar Juízes de Direito para as funções de Juízes Eleitorais, exceto nas hipóteses de substituição (Inlcusive nos casos de substituição)Errado. Art. 23, XXIX

    III.         Fixar a data das eleições para Governador e Vice-Governador, Deputados Estaduais, Prefeitos, Vice-Prefeitos e Vereadores, quando não determinada por disposição constitucional ou legal. Correto Art. 23, XII

    IV.                Processar e julgar originariamente o mandado de segurança em matéria administrativa contra seus atos, de seu Presidente, de seus Membros, do Corregedor, dos Juízes Eleitorais e dos Membros do Ministério Público Eleitoral de primeiro grau. Correto Art 23, I, g

     

     

  • CAPÍTULO II 
    DA COMPETÊNCIA DO TRIBUNAL 


    I - Art. 23 - processar e julgar originariamente - a)o registro, a substituição e o cancelamento do registro de candidatos a Governador, a Vice-Governador, ao Congresso Nacional e à Assembléia Legislativa 


    II - Art. 23 - XXIX - designar Juízes de Direito para as funções de Juízes Eleitorais, inclusive nos casos de substituição 


    III - Art. 23 - XII - fixar a data das eleições para Governador e Vice-Governador, Deputados Estaduais, Prefeitos, Vice-Prefeitos e Vereadores, quando não determinada por disposição constitucional ou legal 


    IV - Art. 23 - processar e julgar originariamente - g)o mandado de segurança em matéria administrativa contra seus atos, de seu Presidente, de seus Membros, do Corregedor, dos Juízes Eleitorais e dos Membros do Ministério Público Eleitoral de primeiro grau

  • II. Designar Juízes de Direito para as funções de Juízes Eleitorais, exceto(inclusive) nas hipóteses de substituição. 

  • Não é culpa do site as questões repetidas... São todas de provas de analista para diversas áreas e as questões são as mesmas... Esse povo reclama demais....

  • PEGADINHA:

     

    É o TRE e não o Juiz eleitoral que fixa as datas das eleições municipais (prefeito e vereador)quando não determinada por disposição constitucional ou legal

  • GABARITO E 

     

    CORRETA - ART. 1, I, a do RITRESP - I. Processar e julgar originariamente o registro, a substituição e o cancelamento do registro de candidatos ao Congresso Nacional. 

    ERRADA - ART. 1, XXIX do RITRESP - INCLUSIVE nos casos de substituiçaõ- II. Designar Juízes de Direito para as funções de Juízes Eleitorais, exceto nas hipóteses de substituição. 

    CORRETA - ART. 1, XII do RITRESP - III. Fixar a data das eleições para Governador e Vice- Governador, Deputados Estaduais, Prefeitos, Vice- Prefeitos e Vereadores, quando não determinada por disposição constitucional ou legal. 

    CORRETA - ART. 1, I, g do RITRESP IV. Processar e julgar originariamente o mandado de segurança em matéria administrativa contra seus atos, de seu Presidente, de seus Membros, do Corregedor, dos Juízes Eleitorais e dos Membros do Ministério Público Eleitoral de primeiro grau. 


ID
698338
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Sabe-se que A, B e C são eventos independentes, associados a um mesmo espaço amostral, com probabilidades dadas, respectivamente, por 1⁄3 e 1⁄5, 1⁄2 . A probabilidade de que exatamente dois desses eventos ocorram é igual a

Alternativas
Comentários
  • = 1/3.1/5 + 1/3.1/2 + 1/5.1/2 - 3(1/3.1/5.1/2)
    = 1/15 + 1/6 + 1/10 - 3/30
    = 14/60
    = 7/30

    RESPOSTA C

    PS: Para visualizar melhor sugiro que se faça o desenho do diagrama de Venn.
  • Probabilidade de A ocorrer = 1/3 e de A não ocorrer = 2/3
    Probabilidade de B ocorrer = 1/5 e de B não ocorrer = 4/5
    Probabilidade de C ocorrer = 1/2 e de C não ocorrer = 1/2
    Então a probabilidade de que dois eventos ocorram é que:
      1)   A e B ocorram e C não ocorra = 1/3 * 1/5 * 1/2 = 1/30
    OU (+)
      2)   A e C ocorram e B não ocorra = 1/3 * 1/2 * 4/5 = 4/30
    OU (+)
      3)   B e C ocorram e A não ocorra = 1/5 * 1/2 * 2/3 = 2/30
    Logo   1   +  2  + 3 =   1/30 + 4/30 + 2/30 = 7/30
  • O Diagrama de Venn oferece uma vizualização melhor para a solução dessa questão:

    https://www.google.com.br/search?q=diagrama+de+venn&hl=pt-BR&prmd=imvnsb&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=j2xtUIWKOImW8gS2moCIDg&ved=0CCQQsAQ&biw=784&bih=485

  • Lembrando sempre que o "e" tem valor de multiplicação e o "ou" de soma.


    A questão quer saber a probabilidade de exatamente dois eventos, entre A,B, e C, ocorrerem.


    Então tem que ocorrer

    A e B

    OU

    A e C

    OU

    B e C


    Essas 3 são todas as possibilidades diferentes de dois eventos ocorrerem nesse conjunto.


    Dessa forma, fazemos:

    A e B =

    Ocorre A e Ocorre B e Não Ocorre C =

    1/3 * 1/5 * 1/2 = 1/30


    A e C =

    Ocorre A e Ocorre C e Não Ocorre B =

    1/3 * 1/2 * 4/5 = 4/30


    B e C =

    Ocorre B e Ocorre C e Não Ocorre A =

    1/5 * 1/2 * 2/3 = 2/30


    Agora basta somar: 1/30 + 4/30 + 2/30 = 7/30


    Bons estudos!

  • é fácil multiplica os denominadores e soma cruzando os dois primeiro e subtrai com ultimo.


ID
698341
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Sabe-se que 80% de todos os eleitores de uma grande cidade brasileira são favoráveis que se aplique, nas próximas eleições, a Lei da Ficha Limpa. Se 4 eleitores são selecionados ao acaso e com reposição dentre todos os eleitores dessa cidade, a probabilidade de que pelo menos 3 sejam favoráveis que a referida lei seja aplicada nas próximas eleições é

Alternativas
Comentários
  • FL = 80%=0,8   ÑF = 20%= 0,2

    0,8*0,8*0,8*0,8*0,2=0,8192
  • 4(0,8*0,8*0,8*0,2) - são quatro combinações diferentes para que ocorra: três favoraveis e um não favoravel

    (0,8*0,8*0,8*0,8) - apenas uma combinação para que ocorra: todos favoraveis.

    4(0,8*0,8*0,8*0,2) + (0,8*0,8*0,8*0,8)= 0,4096 + 0,4096 = 0,8192


     

  • Bom,depois de um tempo pensando eu somente consegui chegar a essa conclusão:


    são 4 pessoas e a questão pede que no minimo 3 sejam favoráveis a ficha limpa,então entende-se que pode tanto ser as 4  pessoas favoráveis ou apenas 3.Vamos então supor que o total de pessoas seja 10  e 80% então corresponda a 8 pessoas.Então favoraveis são 8/10 e contra são 2/10
    Como o exercicio fala em reposição o total não ira mudar.
    Temos 4 posições a ser preenchidas.
     
    1ºPOSIÇÃO : 8/10
    2º POSIÇÃO:8/10
    3ºPOSIÇÃO:8/10
    4ºPOSIÇÃO:8/10 ou 2/10

    8/10 x 8/10 x 810 x (8/10x2/10) = 0,08192 Bom, na resposta correta da questão o valor que  aparece é  0,8192... diferente do  meu resultado .não sei se esse raciocinio está correto mas foi o mais proximo que consegui chegar.


  • Apenas para complementar os comentários dos colegas acima:
    quando a questão fala em "pelo menos 3" significa no mínimo 3, ou seja, pode ser 3 favoráveis ou 4 favoráveis.
    Considere F para favorável e N para não favorável
    1 opção = F x F x F x N => 0,8 x 0,8 x 0,8 x 0,2 x 4!/3! => já que são 4 opções com repetição de 3F -  a ordem altera
    1 opção = 1024/10000 x 4 = 4096/10000
    2opção = F x F x F x F = 0,8 x 0,8 x 0,8 x 0,8 = 4096/10000 => aqui a ordem não importa já que são iguais

    opção 1 + opção 2 = 0,8192

    Gab. A

    Bons estudos !!
  • Alguém pode ajudar a recordar porque não é possível aplicar o método de distribuição binomial nesta questão?! Obrigado!!!
  • Respondendo ao julio ... é possível sim

    p (sucesso) = 0,8
    q (fracasso) = 1 - 0,8 = 0,2
    k = 3 e 4
    n = 4

    Três sucessos: P(x=3) = C(3,4).p^3.q^1 = 0,4096
    Quatro sucessos: P(x=4) = C(4,4).p^4.q^0 = 0,4092

    Somando: 0,4096 + 0,4096 = 0,8192
  • Probabilidades (S: Ser a favor / N: Não ser a favor)

    S ; S ; S ; S = 0,8 * 0,8 * 0,8 * 0,8 = 0,4096

    S ; S ; S ; N = 0,8 * 0,8 * 0,8 * 0,2 = 0,1024

    S ; S ; N ; S = 0,8 * 0,8 * 0,2 * 0,8 = 0,1024

    S ; N ; S ; S = 0,8 * 0,2 * 0,8 * 0,8 = 0,1024

    N ; S ; S ; S = 0,2 * 0,8 * 0,8 * 0,8 = 0,1024


    Somando todas as probabilidades, P = 0,8192! Lembrando que se são pelo menos 3, deve-se considerar a possibilidade dos 4 escolhidos serem a favor.

  • Como que eu sei que a ordem importa nesse caso ? Eu fiz 0,8. 0,8.0,8.0,8 + 0,8.0,8.0,8.0,2   Esqueci de multiplicar por 4 essa última operação.Eu sempre confundo quando que a ordem conta, quando não conta.


ID
698344
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Numa determinada zona eleitoral sabe-se que 40% dos eleitores são do sexo masculino. Entre estes, 10% têm curso superior ao passo que entre os eleitores do sexo feminino, 25% têm curso superior. Selecionando-se um eleitor ao acaso, a probabilidade de que ele seja do sexo feminino ou não tenha curso superior é

Alternativas
Comentários
  • Pr(H) = 40% = 0,4
    Pr(M) = 60% = 0,6
    Pr(H e S) = 10% de 40% = 0,1 * 0,4 = 0,04
    Pr(H e NS) = 90% de 40% = 0,9 * 0,4 = 0,36
    Pr(M e S) = 25% de 60% = 0,25 * 0,6 = 0,15
    Pr(M e NS) = 75% de 60% = 0,75 * 0,6 = 0,45
    Pr (NS) = 45% + 36% = 0,45 + 0,36 = 0,81
    Pr (M ou NS) = Pr(M) + Pr(NS) - Pr(M e NS) = 0,6 + 0,81 - 0,15 = 0,96
  • Adicionando somente um comentario sobre o comentario anterior:
    Como a questão quer saber a probabilidade de ser feminino ou não tenha curso superior seria o mesmo que afirmar que poderia ser feminino superior mais todos os que não tenham curso superior.
    Assim ficaria
    P(F/ns)+P(M/ns)+P(F/s) = 0,45 + 0,36 + 0,15 = 0,96 ou 96%
  • É mais objetivo pegar o complementar:

    Evento que não tenho interesse: ser homem e ter nível superior = 0,4*0,1 = 0,04

    Resposta: 1 - 0,04 = 0,96 >> letra D


ID
698347
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

O custo para a realização de um experimento é de 500 reais. Se o experimento falhar haverá um custo adicional de 100 reais para a realização de uma nova tentativa. Sabendo-se que a probabilidade de sucesso em qualquer tentativa é 0,4 e que todas são independentes, o custo esperado de todo o procedimento até que o primeiro sucesso seja alcançado é

Alternativas
Comentários
  • X = nº de tentativas até o 1º sucesso (Distribuição Geométrica)
    P(X=1)  -> Custo esperado: R$500
    P(X=2) -> Custo esperado: R$500+R$600
    P(x=3) -> Custo esperado: R$500+R$600+600
    .
    .
    .
    P(X=n) -> Custo esperado: R$500+600(n-1)

    E(X) = 1/p (Média da distribuição geométrica)
    E(X)=1/0,4=2,5. Logo Custo esperado = 500+600(2,5-1)= 1400
  • E(X) = 1/p (Média da distribuição geométrica)
    E(X)=1/0,4=2,5

    custo esperado = 2,5*500 + (2,5 -1)*100 = 1400
    obs: (2,5 - 1), pois, na primeira tentativa não há custo adicional de 100 reais. Daí subtrair 1 ensaio

  • cara.... achei mal redigida a questão...

    entendi que seriam gastos 500 reais na primeira e depois 100 reais adicionais cada nova tentativa que fosse feita.

    ou seja 

    na primeira 500

    na segunda 100

    na terceira 100  e etc.

     

    além de que, considerar o 0,5 como metade do valor gasto não faz muito sentido já que não existe "meia tentativa" 

    ou ele faz outra tentativa e gasta mais 600 ou ele não faz outra tentativa e não gasta nada, não faz sentido o 0,5 como 300 reais

  • Pensei exatamente como você @bruno ali


ID
698356
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Uma amostra aleatória simples de tamanho n é tomada de uma população de tamanho N. Sabe-se que N = 10 n e que a variância populacional é &sigma;2. A variância da média amostral é dada por

Alternativas
Comentários
  • (sigma^2 / n)*(N-n) / (N-1) = (9sigma^2) / 10n - 1

    substituiu-se N por 10 n nesta equação

  • foi usado o fator de correção de população finita

  • bem observado Solange


ID
698359
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Uma variável aleatória U tem distribuição uniforme contínua no intervalo [a, 3a]. Sabe-se que U tem média 12. Uma amostra aleatória simples de tamanho n, com reposição, é selecionada da distribuição de U e sabe-se que a variância da média dessa amostra é 0,1. Nessas condições, o valor de n é

Alternativas
Comentários
  • Esta distribuição tem média \frac {a + b}{2}\, e variância \frac {(b - a)^2}{12}\,.
    Então se a média = 12  ===> (a + 3a)/ 2 = 12
    4a/ 2 = 12 ===> a = 6
    Sabendo que a variância da média dessa amostra é 0,1 e então V²(x) = V²(méd) * n ===> V²(x) = 0,1n.
    Substituindo na equação da variância temos: V²(x) = (3a - a)²/ 12 = 0,1n
    (18 - 6)²/ 12 = 0,1n
    144/ 12 = 0,1n
    n = 12/ 0,1
    n = 120

ID
698365
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Suponha que o número de eleitores que chegam a uma seção de uma Zona Eleitoral no dia de uma determinada eleição, siga a uma distribuição de Poisson com uma média de chegada de 30 eleitores por meia hora. A probabilidade de que cheguem menos de 3 eleitores em 5 minutos é

Alternativas
Comentários
  • Na teoria da probabilidade e na estatística, a distribuição de Poisson é uma distribuição de probabilidade discreta que expressa a probabilidade de uma série de eventos ocorrer num certo período de tempo se estes eventos ocorrem independentemente de quando ocorreu o último evento.
    Por definição, a esperança de uma variável aleatória X é igual à soma de cada uma das suas possíveis ocorrências ponderadas pela probabilidade de que estas ocorrências aconteçam.

    onde

    e é base do logaritmo natural (e = 2.71828...), k! é número designado de sucessos, λ o número médio de sucessos num intervalo específico,ou o número esperado de ocorrências que ocorrem num dado intervalo de tempo. De acordo com a questão a média λ = 30 eleitores/ meia hora = 30 eleitores/ 30 minutos = 1 eleitor/ minuto.
    Se é pedido a probabilidade de menos que 3 eleitores em 5 minutos, então λ = 5 e k = 0, 1 e 2.
    Calculando temos:
    Pr (k < 3) = (e-5 * 50)/ 0! + (e-5 * 51)/ 1! + (e-5 * 52)/ 2! =
    Pr (k < 3) = e-5 + e-5 * 5 + e-5 * 12,5 = 18,5 e -5
  • EU pensei da mesma forma que o rpz acima, porém meu resultado só chega em 0.124652.
    Alguém está chegando nisso ou eu que estou fazendo maluquice? rsrs
  • Lorena você esta certa também, mas como a questão não informou o valor de e^-5, não é calculado esse número bastando então pararmos no 18,5e^-5 
  • Ah sim. Entendi. Obrigada.
  • Nossa errei pois não sabia que 0! é igual a 1. :(

    Nunca mais erro isso... kkkkk

  • Tem que usar a fórmula 3 vezes e depois somar tudo. Calcular pra x=2, x=1 e x=0. Pois são menos de 3 eleitores.

    Pra x=0, da 1 E elevado a -5

    Pra x=1, da 5 E elevado a -5

    Pra x=2, da 12,5 E elevado a -5

    Somando esses 3, da 18,5 E elevado a -5.

    Pelo menos foi assim que consegui chegar ao resultado. Abs. Juntos somos mais fortes!!!!!

  • Em média chegam 30 eleitores a cada 30 minutos (meia hora), ou seja, 1 eleitor a cada minuto. Assim, nos 5 minutos sob análise é esperado que o número de ocorrências (chegadas) seja  eleitores. A função de probabilidade é dada pela fórmula:

            A probabilidade de chegada de menos de 3 eleitores é dada pela soma das probabilidades de chegada de 0, 1 e 2 eleitores (k = 0, k = 1 e k = 2). Isto é:

    P(k < 3) = f(0; 5) + f(1; 5) + f(2; 5)

    Resposta: C


ID
698368
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Uma urna contém 2 bolas verdes, 5 amarelas e 3 pretas. Selecionam-se 5 bolas aleatoriamente e sem reposição da urna. Sejam:

X = número de bolas amarelas selecionadas,

Y = número de bolas pretas selecionadas, f(x, y) a função de probabilidade da variável aleatória bidimensional (X,Y).

Nessas condições f(3,1) é igual a

Alternativas
Comentários
  • sem reposição = hipergeométrica

    f(3,1) = eu pego 3 bolas amarelas dentre 5. Pego 1 bola preta dentre 3 e 1 verde dentre 2. No total, eu pego 5 bolas dentre 10. Assim temos:

    {combin(5,3) * combin(3,1) * combin(2,1)} / combin(10,5) = 5/21


ID
698380
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

A função de probabilidade conjunta das variáveis X e Y é dada por: f (x,y) = 1&frasl;32 (x2 + y2 ), x = 0,1,2,3 e y = 0,1 Nessas condições, a média de Y e P(X + Y = 3) são dados, respectivamente, por


Alternativas
Comentários
  • Antes de encontrar a média de y, é necessário encontrar f(y), a qual é dada por:

    integral f(x,y) dx

    Depois E(y) = integral de y* f(y) dy

    P(x + y = 3) >> basta substituirmos  (3,0) e (2,1) em f(x,y) e somar os resultados dessas substituicoes, ou seja:

    f(3,0) = 9/32

    f(2,1) = 5/32

    sendo assim, P(x + y = 3) = 9/32 + 5/32 = 7/16


     


ID
698383
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Sabe-se que a variável aleatória X tem distribuição exponencial com média 0,5. Nessas condições, sua função geratriz de momentos é dada por

Alternativas
Comentários
  • fgm da exponencial:

    lambida / (lambida - t)

    sabemos que lambida = 1 / media = 1 / 0,5 = 2

    se nao se soubesse a fgm, outra alternativa seria encontrar a primeira derivada de todas as alternativas e substituir t igual zero. A alternativa que desse 0,5 seria a correta. Nesse caso, a correta é a letra A. 

ID
698386
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Considere as seguintes afirmações:

I. Na análise de componentes principais a informação contida em um vetor aleatório
p-dimensional é substituída pela informação contida num vetor aleatório q-dimensional
(q < p), de variáveis aleatórias correlacionadas, denominadas pelo nome de componentes principais.

II. O escalonamento multidimensional é uma técnica matemática apropriada para representar n elementos num espaço de dimensão menor que o original, levando-se em consideração a similaridade que os elementos têm entre si.

III. Na análise de agrupamentos nenhuma variável é definida como dependente ou independente.

Dentre as afirmações acima são verdadeiras APENAS

Alternativas
Comentários
  • Substituindo-se correlacionadas por não correlacionadas no item I, o mesmo torna-se correto.  

  • o item III está correto: nenhuma variável é classificada como dependente ou independente

    as observações são agrupadas em dendogramas, ou seja, não há que se falar em dependência ou independência:

    http://www.inf.ufsc.br/~patrec/agrupamentos.html



ID
698407
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Em uma empresa trabalham 125 funcionários, sendo 45 com nível superior e 80 com nível médio. A média aritmética dos salários dos funcionários com nível superior supera a dos funcionários com nível médio em R$ 1.750,00 e a média aritmética de todos os 125 funcionários é igual a R$ 2.880,00. O valor da soma da média aritmética dos salários dos funcionários com nível superior com a média aritmética dos salários dos funcionários com nível médio é

Alternativas
Comentários
  • s = somatoria dos salarios dos trabalhadores com ensino superior
    m = somatoria dos salarios dos trabalhadores com ensino medio
    ns = numero de funcionarios com ensino superior
    nm = numero de funcionarios com ensino medio
    Xs = media dos salarios com ensino superio
    Xm = media dos salarios com ensino medio
    Xt = media total

    Do enunciado, temos:

    Xt = 2880
    (s + m) / 125 = 2880
    s = 360.000 - m

    Xs = Xm + 1750
    s/45 = m/80 + 1750
    (360.000) / 45 = m/80 + 1750
    m = 180.000

    Xm = 180.000/80 = 2.250
    Logo, Xs = 2250 + 1750 = 4000

    Xm + Xs = 6250, letra B



  • Seja:
    X = Salário médio (nível médio)
    Y = Salário médio (nível superior)

     

    Qtde de funcionários com nível médio = 80
    Qtde de funcionários com nível superior = 45

     

    Se a média dos salários de todos os funcionários = 2.880 e o total de funcionários = 125, então o salário total = 360.000. Logo:
    80X + 45Y = 360.000

     

    Como o enunciado da questão informou que a média dos salários dos funcionários com nível superior é 1.750 maior que a média dos salários dos funcionários com nível médio, temos:
    Y = X + 1.750

     

    Substituindo as fórmulas:
    80X + 45 (X + 1.750) = 360.000
    80X + 45X + 78.750 = 360.000
    125X = 281.250
    X = 2.250

     

    Y = X + 1.750
    Y = 2.250 + 1.750
    Y = 4.000

     

    Média dos salários dos funcionários com nível médio + média dos salários dos funcionários com nível superior:
    2.250 + 4.000 = 6.250


ID
698416
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Seja X uma variável aleatória contínua com uma média igual a 20. Utilizando o Teorema de Tchebyshev, obtém-se que a probabilidade de X não pertencer ao intervalo (15, 25) é, no máximo, 6,25%. Isto significa que o desvio padrão de X é igual a

Alternativas
Comentários
  • k*sigma = erro = 5 >> equacao 1
    1/k^2 = 6,25%
    logo k = 4
    da equcao 1 temos entao que sigma = 1,25

     

  • O problema menciona que a probabilidade de X não pertencer ao intervalo (15, 25) é, no máximo, 6,25% ; ou seja Pmáximo = 6, 25%

    Pmáximo = 1/k^2

    6,25 = 1/K^2

    K^2 = 1/0,0625

    K^2 = 10.000/625

    k^2 = 16

    K = 4

     

    APLICANDO O TEOREMA DE TCHEBYSHEV
    PMÁX = 1 / k2
    k = d / σ
    d = (Lsup - Linf) / 2

     

    d = (25-15)/2 = 5

     

    k= d/sigma

     

    4= 5/Sigma

    4 sigma = 5

    Sigma = 5/4 = 1,25

     


ID
698419
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

O intervalo de confiança [224,8; 233,0] para a média populacional de uma variável X, normalmente distribuída, foi obtido por meio de uma amostra aleatória de tamanho 100. Para a obtenção do intervalo considerou-se a população de tamanho infinito, um nível de confiança de 90% e a informação de que na distribuição normal padrão (Z) a probabilidade P(Z > 1,64) = 0,05. A variância populacional da variável X é, no caso,

Alternativas
Comentários
  • media populacional = u
    desvio padrao amostra = s
    desvio padrao populacao = d

    u = Xbarra +ou- z*d / raizn

    233 = Xbarra +1,64 * d / 10
    Xbarra = 233 - 0,164d

    224,8 = Xbarra - 1,64 * d / 10
    Xbarra = 224,8 + 1,64 * d / 10

    Logo, 233 - 0,164d = 224,8 + 1,64 * d / 10
    d = 25

    d^2 = 625, letra D

  • Repare que a amplitude do intervalo de confiança é 233 – 224,8 = 8,2. A amplitude pode ser dada pela fórmula:

            Portanto, a variância populacional é igual a 25 = 625.

    Resposta: D

  • GAB D

    A questão pede a variância. Através da fórmula da amplitude do intervalo conseguiremos encontrar.

    Fórmula: amplitude = 2 . (z . dp / √n).

    Amplitude do intervalo: 233,0 - 224,8 = 8,2

    z = ztabelado para 90% de foi dado no enunciado, corresponde a 1,64.

    dp = eh o que queremos encontrar para, a partir daí, acharmos a variancia.

    √n = √100 = 10

    Assim, 8,2 = 2 . (1,64 . dp / 10)

    dp = 25

    VAR = dp^2

    VAR = 25^2

    VAR = 625


ID
698428
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

De uma população finita, normalmente distribuída e de tamanho N, é extraída uma amostra aleatória, sem reposição, de tamanho 64. O desvio padrão populacional é igual a 2,5 e a amplitude do intervalo de confiança de 95% para a média desta população apresentou o valor de 0,98. Se na distribuição normal padrão (Z) a probabilidade P(Z > 1,96) = 0,025, então

Alternativas
Comentários
  • o centro da questao é o fato da pop ser FINITA, logo, temos que usar o ajuste do desv pad de raiz(N-n/N-1), sendo N = tamanho da populacao e n, o tamanho da amostra.

    Assim, temos:

    n = 64
    desv pad pop = 2,5
    A = 0,98
    d = desv pad amostra ajustado


    A = 2*z*d
    0,98 = 2*1,96*d
    d = 0,25

    d = (desvpad pop / raiz n )* raiz(N-n/N-1)
    0,25 = (2,5 / 8)*raiz(N-64/N-1)
    N = 176

ID
698431
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Seja (X, Y, Z) uma amostra aleatória de tamanho 3 extraída, com reposição, de uma população normal de média µ diferente de zero. Dado que o estimador E = x&frasl;2 + y&frasl;3 + KZ , sendo K um parâmetro real, para a média µ é não viesado, então o valor de K é tal que

Alternativas
Comentários
  • Não viesado, implica que a soma dos coeficiente deve ser igual a 1. Assim temos: 

    1/2 + 1/3 + k = 1
    logo k = 1/6 = 0,167

     


ID
698452
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Um quadro de análise de variância referente a uma regressão linear múltipla com uma variável dependente, 3 variáveis explicativas e com base em 24 observações forneceu a informação de que o valor da estatística F, utilizada para verificar a existência da regressão é igual a 35. A porcentagem que a variação explicada, fonte de variação devida à regressão, representa da variação total é

Alternativas
Comentários
  • F = QMREG / QMRES = SQREG/GLREG / SQRES/GLRES
    35 = SQREG/2 / SQRES/21
    (10,5)*SQREG/SQRES = 35
    SQREG/SQRES = 10/3
    10SQRES = 3 SQREG
    SQRES = 0,3SQREG


    SQTOT = SQREG + 0,3SQREG = 1,3SQREG
    R^2 = SQREG / SQTOT = SQREG / 1,3SQREG
     

  • Resposta aos colegas nao assinantes:  letra E

ID
698596
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Considere a seguinte situação hipotética: Vicente, Juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, atuou no Tribunal por dois biênios consecutivos. Segundo o Regimento Interno do TRE-SP, Vicente não poderá voltar a integrar o Tribunal, na mesma classe ou em classe diversa, salvo se transcorridos dois anos do término do segundo biênio. Referido prazo

Alternativas
Comentários
  • Seção II
    Dos Biênios
    Art. 8º; § 1º - "O prazo de dois anos referido neste artigo SOMENTE poderá ser reduzido em caso de INEXISTÊNCIA DEOUTROS JUÍZES que preencham os requisitos legais."

    Correta alternativa "C".

  • Art. 8º - Nenhum Juiz efetivo poderá voltar a integrar o Tribunal, na mesma classe ou em classe diversa, após servir por dois biênios consecutivos, salvo se transcorridos dois anos do término do segundo biênio.

    § 1º - O prazo de dois anos somente poderá ser reduzido em caso de inexistência de outros Juízes que preencham os requisitos legais.

    § 2º - Consideram-se também consecutivos dois biênios quando entre eles houver ocorrido interrupção inferior a dois anos.

  • Art. 8º 

    § 1º - O prazo de dois anos somente poderá ser reduzido em caso de inexistência de outros Juízes que preencham os requisitos legais.

     

    GAB. LETRA C