SóProvas



Prova FGV - 2015 - TCE-SE - Médico


ID
1546837
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto - 1

Eu aposto que nos últimos dias alguém lhe contou que não aguenta mais a vida. Que sente o tempo passar de maneira descontrolada e que, mal a semana começa, já chega a quinta- feira e com ela, o final de semana, mal aproveitado, diga-se de passagem.
E, ao que tudo indica, é muito possível que não apenas seu amigo se sinta assim, mas você também, assim como eu, todos nós, sentimos que a vida, literalmente, escorre pelas mãos. (Cristiano Nabuco, psicólogo)

Com o primeiro período do texto 1, o autor do texto:

Alternativas
Comentários
  • Indica que as insatisfação constante das pessoas. 

  • Perceba que o autor do texto já começa inflamando,apostando, dizendo, dando pistas de que muitas pessoas só tendem a ver a vida da pior forma possível, inclusive ele mesmo, quando afirma "assim como eu", a única resposta correta é a letra "C".

  • Primeiro período: Eu aposto que nos últimos dias alguém lhe contou que não aguenta mais a vida.

    O autor já começa dizendo que aposta que alguém está insatisfeito com a vida.

    No meu entendimento a única resposta seria a letra A.

  • Gabarito: Letra A.

    "Eu aposto que nos últimos dias alguém lhe contou que não aguenta mais a vida [...] E, ao que tudo indica, é muito possível que não apenas seu amigo se sinta assim, mas você também, assim como eu, todos nós, sentimos que a vida, literalmente, escorre pelas mãos."

  • O fato de falar que não aguenta mais a vida. 

  • PRA MATAR A QUESTÃO:


    Pensei da seguinte forma: Se alguém chegar pra você e dizer 

    "Eu aposto que nos últimos dias alguém lhe contou que não aguenta mais a vida."

    O que ele quis dizer com isso?Simples: É que todo mundo tá de saco cheio da vida (de forma generalizada) , tanto é que ele até propõe uma aposta de que no mínimo alguém irá reclamar da vida. Ou seja, a coisa tá feia!

    GABARITO A.

  •  Gente, nessa questão cabe recurso. Ela é mal formulada.

    Pensem bem ela pediu a que está se referindo o primeiro período do texto: "Com o primeiro período do texto 1, o autor do texto:" E o primeiro período é somente esse: 

    Eu aposto que nos últimos dias alguém lhe contou que não aguenta mais a vida. Que sente o tempo passar de maneira descontrolada e que, mal a semana começa, já chega a quinta- feira e com ela, o final de semana, mal aproveitado, diga-se de passagem.

    segundo  à Gramática Faraco e Moura, período é a frase constituída de uma ou mais orações. E ela termina com o ponto final. Ou seja, quando a banca se refere ao primeiro período do texto, ela somente pode estar se referindo a esse período uma vez que ele é marcado pelo ponto final. E nesse período específico ainda não fica totalmente claro que esse é um sentimento generalizado. Essa confirmação só acontece no segundo período. Se a banca tivesse pedido o sentido geral do trecho do texto apresentado (incluindo os dois períodos), daí sim a primeira alternativa estaria correta sem contestações.

    a outra parte é o segundo período. 

    E, ao que tudo indica, é muito possível que não apenas seu amigo se sinta assim, mas você também, assim como eu, todos nós, sentimos que a vida, literalmente, escorre pelas mãos. (Cristiano Nabuco, psicólogo

  • Minha interpretação"Louca" (estilo fgv rs)


    Pq será que o autor "APOSTA" (que nos últimos dias ALGUÉM lhe contou que não aguenta mais a vida)?????

    Pq isso é algo COMUM/RECORRENTE...

    Todo dia nós ouvimos Sempre a msm "ladainha".... seja no Ônibus, no Trabalho, em Todos os lugares

    Ou seja, isso (Reclamar da vida) se tornou algo GERAL... COMUM


    Por isso, o autor APOSTA com vc

    Pq ele "tem certeza" da resposta

    Por isso eh "Fato Generalizado"


  • "Eu aposto que nos últimos dias alguém lhe contou que não aguenta mais a vida."

    Comentário: Antes de tudo, 1º o que a questão pede?, 2º leia as assertivas, 3º volte para o texto e entenda a semântica completa do texto, 4º exclua as erradas, 5º nas que você tiver dúvida, escolha pela que menos extrapola. Dica: na segunda or. (subordinada substantiva objetiva direta), o sujeito da or. é um pronome substantivo indefinido, tal espécie de pronome denota quantidade indefinida.

  • O que eu ACHO que está errado:

    B mostra uma visão pessimista das pessoas sobre a vida futura;

    C contesta o pessimismo exagerado de muitos;

    D denuncia a tendência moderna ao desespero e à insegurança;

    E demonstra ser a vida nas grandes cidades uma fonte de inquietações profundas.


ID
1546840
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto - 1

Eu aposto que nos últimos dias alguém lhe contou que não aguenta mais a vida. Que sente o tempo passar de maneira descontrolada e que, mal a semana começa, já chega a quinta- feira e com ela, o final de semana, mal aproveitado, diga-se de passagem.
E, ao que tudo indica, é muito possível que não apenas seu amigo se sinta assim, mas você também, assim como eu, todos nós, sentimos que a vida, literalmente, escorre pelas mãos. (Cristiano Nabuco, psicólogo

“Que sente o tempo passar de maneira descontrolada e que, mal a semana começa, já chega a quinta-feira e com ela, o final de semana, mal aproveitado, diga-se de passagem".

Sobre os componentes desse segmento do texto, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A letra C está correta, as pessoas não conseguem aproveitar o tempo, vendo-o passar de forma inconsciente (sem perceber).

    A letra B está errada porque não revela a revolta das pessoas, e sim a angústia, inquietude, sofrimento... A letra B estaria correta se ao manifestar seu sentimento, decorresse uma ação de sua atitude em ato de rebeldia.

  • Eu não entendi muito bem o gabarito. Como afirmar que o tempo passa de forma inconsciente, se no parágrafo ele diz: " Que sente o tempo passar (...)". Ou seja ele percebe a passagem o tempo, não se trata de um estado de inconsciência. 

  • É verdade. Quando vi e expressão "sente o tempo passar" deduzi a mesma coisa. Aí fica difícil: quando se interpreta de forma mais abstrata, mais conotativa, a pessoa erra; e quando se interpreta de forma literal, também erra. 

  • Acho que o sentir de "sente o tempo passar" pode ser interpretado como uma experiência vivida, não necessariamente consciente. Por exemplo, eu sinto o ar entrando em meus pulmões mas eu dificilmente paro para pensar sobre esse ar.
  • Acertei, mas sei pq a E estaria incorreta. Alguém pode me ajudar?

  • Sentir que o tempo passa rápida e descontroladamente não é consciente?????

  • Galera, vou compartilhar um "macete" que a professora Júnia do Ponto dos Concursos deu para responder essas questões temerosas da FGV. Segundo ela, as alternativas relacionam-se basicamente com o TÓPICO e com O JUÍZO DE VALOR. O TÓPICO deixa a alternativa mais correta, enquanto o JUÍZO DE VALOR a torna mais incorreta. Na maioria dos casos, onde existir referência direta ao tópico é o gabarito. O JUÍZO DE VALOR é composto por um adjetivo ou advérbio + adjetivo. Nesse contexto, se em todas ou algumas das alternativas houver JUÍZO DE VALOR, o que tiver tal juízo em menor quantidade/intensidade será o gabarito. Veja como utilizei o JUÍZO DE VALOR para resolver a questão:

    a) o conectivo “que", ao início do segmento, mostra um modo de intensificar a mágoa causada pela vida; Veja que há um juízo de valor um tanto intenso.

    b) a “maneira descontrolada" de o tempo passar revela a revolta das pessoas diante das inúmeras coisas que deixam de ser feitas; Mais um juízo de valor.

    c) a queixa maior das pessoas parece ser a inconsciência da passagem do tempo, no mais das vezes empregado insatisfatoriamente; inconsciência remete a "maneira descontrolada" e a "mal a semana começa, já chega a quinta feira"; embora insatisfatoriamente seja um juízo de valor, é o menos intenso se comparado aos demais. Logo, eis o gabarito.  

     

    d) o fato de considerar-se a quinta-feira como o início do final de semana mostra a angústia existencial contra o excesso de trabalho da vida moderna; Veja dois juízos de valores bem intensos.

    e) a expressão “diga-se de passagem" indica textualmente algo de reduzida importância no enunciado. Apesar de ter juízo de valor, nesse caso ele é feito de forma contrária, pois a expressão equivale a "vale salientar" e o "reduzida" mata a questão.

    A professora explica que muitas questões da FGV possuem mais de uma alternativa correta, mas devemos sempre  marcar a mais correta. 

    Espero ter ajudado! Forte abraço!!! Força, foco e fé!!!



  • Não estou crendo nessas questões. Quem elabora essas porcarias?? Que absurdo.

  • Pombas, não é possível, tá falando no texto que a pessoa sente o tempo passar, como que isso é inconsciente filho?


  • Eu entraria com recurso. Vejam bem: "Eu aposto que nos últimos dias alguém lhe contou que não aguenta mais a vida. Que sente o tempo passar de maneira descontrolada..." Se alguém contou que não aguenta mais a vida e que sente o tempo passando, existe consciência  sim!!!!

  • Ricardo Lima,

    Gostei da dica do juízo de valor. Comecei a  utilizar essa técnica nas interpretações de charges da FGV ( Recomendada pela Júnia do PdC ) e tenho acertado a maioria das questões. Quando é interpretação de texto puro eu ainda prefiro analisar item a item, pois pode envolver gramática, sintaxe, semântica. Mas na dúvida recorrerei aos JdV's. 
    Segue meu comentário :

    A)Errado. O que é uma conjunção integrante. É uma OSS. QUE sente ISSO. Não demonstra mágoa ou modo.

    B)Errado. O texto não faz menção as pessoas terem ou não feito alguma coisa.

    C)Correta. Eu aposto que nos últimos dias alguém lhe contou que não aguenta mais a vida = Queixa, queixar-se de algo ( do tempo, da vida )

    final de semana, mal aproveitado, diga-se de passagem = tempo empregado insatisfatoriamente.

    D)Errado. A Quinta-feira dá ideia de vespera do FDS, e não de início. Além disso o texto não cita excesso de trabalho da vida moderna. 

    E)Errado. “diga-se de passagem" só reforça, aumenta o mau aproveitamento do tempo.



  • Embora eu tenha acertado a questão, existe uma palavra que explica todos os gabaritos da FGV.
    Algo simples que embasa todas as respostas.
    Maconha.

  • Galera, por favor, que questão ridícula!! Como as pessoas não têm consciência da passagem do tempo se no segmento diz que elas sentem o tempo passar?? O problema é que elas não têm controle sobre seu tempo, nada tem a ver com inconsciência. Pqp, FGV!

  •  

    (C)" a queixa maior das pessoas parece ser a inconsciência da passagem do tempo, no mais das vezes empregado insatisfatoriamente;" - Não vi essa "queixa maior" no texto em lugar nenhum.
     

  • Fund. Grande Viagem!!!!!

  • a) conjunção integrante

    b) “maneira descontrolada" significa que as pessoas não têm controle do tempo, não tem nada a ver com revolta.

    c) maneira descontrolada = inconsciência da passagem do tempo // empregado insatisfatoriamente = mal aproveitado. (Gabarito)

    d) O autor não disse que o final de semana começa na quinta, disse sim que quinta feira vem junto com o final de semana, é como se viesse colado.

    e) errado, a expressão “diga-se de passagem" realça a opinião dele sobre o final de semana → “mal aproveitado”

  • gabarito C

    Que sente o tempo passar de maneira descontrolada e que, mal a semana começa, já chega a quinta-feira e com ela, o final de semana, mal aproveitado, diga-se de passagem".

    (C) a queixa maior das pessoas parece ser a inconsciência da passagem do tempo, no mais das vezes empregado insatisfatoriamente;

  • Quem concorda com esse gabarito provavelmente é algum examinador que criou usuário pra vir aqui infernizar ou alguém que compartilha da insanidade dos medíocres examinadores da fgv.

  • Eu ficaria angustiado se tivesse lendo esta prova no dia em que ela foi aplicada...kkkk

  • Que sente o tempo passar de maneira descontrolada e que, mal a semana começa, já chega a quinta- feira e com ela, o final de semana, mal aproveitado, diga-se de passagem.

    Essas palavras que grifei justificam o gabarito. Sempre existiram todos os dias da semana, as pessoas é que estão tão atarefadas e automatizadas que não se dão conta da passagem e "mal começa e já tem a sensação que chegou o fim de semana".


ID
1546843
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português

Texto 2 - Exigências da vida moderna

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão). Cada dia uma Aspirina, previne infarto. Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso. Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem. O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.
                                                                                                                                    (Luiz Fernando Veríssimo)

Ao começar o texto pela forma verbal “Dizem...", o autor do texto 2 indica que:

Alternativas
Comentários
  • Dizem....: atribui as opiniões dadas a uma voz geral.


  • Alguém poderia apontar uma diferença entre as assertivas A) e a D)?

  • Dizem  tal tal tal.......estes "tal" é o autor que fala e que ouviu e não foram citações conhecida de certas pessoas, por isso a "a" não esta correta....................

  • Nao seria caso de sujeito indeterminado, logo letra a?

  • Dizem... Sujeito indeterminado, dissolvido na generalidade.

  • Para mim seria letra A porque o sujeito é indeterminado. Não entendi a questão. 

  • Macetes que aprendi e me ajudaram a matar a questão: Os casos de sujeito indeterminado ocorrem com o verbo na 3° pessoa do plural pelos seguintes motivos semânticos:

    a) NÃO SEI QUEM - Nas lutas revolucionárias, gritavam lá foram. (Quem? Sei lá...alguém!)
    b) NÃO QUERO DIZER QUEM - Não posso dizer, mas falaram que você mente. (Quem? Eu sei quem mas é segredo, não vou dizer quem...rs)
    c) GENERALIZAÇÃO - A morte carrega mágoas. Dizem que é verdade. (Quem? Geral diz...)

    Logo a letra "A" configura um dos casos de indeterminação sim mas pelo contexto o autor quis generalizar.

    "Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro" (Quem diz? Geral...nutricionista, médico, Fantástico...)

    Espero ter ajudado de alguma forma! ^^'

  • Acho que não é um caso de Análise Sintática, mas interpretação apenas.

    Considerando FGV é preciso levar em conta todos os fatores.

    Veríssimo é um clássico das crônicas, por isso acho que o "Dizem" remete a uma certa coloquialidade, como se fosse

    uma "fofoca"..."dizem que José saiu de casa" ou "Dizem que a menina de Maria está grávida, sabia?"

    GAbarito d

  • ninguem sabe bem o q é=opniao forma geral

  • Estava em dúvida entre a letra "a" mas optei pela "d" por acreditar que a "voz geral" é a das "exigências da vida moderna", do título. Os autores não são desconhecidos, apenas estão generalizados na "voz geral" da "vida moderna" que faz as "exigências".

  • Estou com a sensação de que vou me torar na prova de portugues do tj ceara.

  • FGV é aleatória. Se conjugarmos o verbo, não encontraremos a resposta do gabarito:

    dizemos nós: seria voz geral (gabarito);

    dizem eles: não participa o autor (mas a banca achou por bem que esta regra não valeria nessa questão).

    A FGV deveria deixar, pelo menos autores como Luiz Fernando Veríssimo, fora desses rolos que eles organizam e chamam de concurso.

  • gabarito D.

    o autor sabe quem diz: são médicos, nutricionistas...

    porém ele não determina, o médico diz ou o nutricionista diz...ou as pessoas dizem

    ele generalizou ...sobrando a D

    deu para entender dessa forma


ID
1546846
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 - Exigências da vida moderna

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão). Cada dia uma Aspirina, previne infarto. Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso. Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem. O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.
                                                                                                                                    (Luiz Fernando Veríssimo)

A redundância significa “um excesso de palavras, de expressões, prolixidade", segundo Houaiss; a frase do texto 2 que mostra, em si mesma, um excesso de palavras, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C (Também errei).

     “E também uma laranja pela vitamina C". E e também apresentam a mesmo função de adição, sendo assim desnecessário, prolixo.

    Caso esteja errado me corrijam.

  • E também -- significado de excesso de palavras. 

  • Também errei

  • também - expressão desnecessária, normalmente usada na fala para intensificar uma ação.

  • e,também "são conjunções aditivas, por isso existe excesso de palavras " pegadinha sem graça".

  • essa fgv, é cheia das pegadinhas..

  • Não confundir Anáfora (repetição de uma ou mais palavras no inicio de frases ou orações) presente na letra E, com a redundância, que é trazida pelo termo "também".

  • Um clássico dessa nuança prolixa é quando falamos ou escrevemos: " Ele não gosta disso e nem daquilo"          Sem prolixidade: " Ele não gosta disso nem daquilo"    "e" e "nem" são conjunções, só uma dá conta do recado.

  • E tb errei, rsrs


  • O excesso fica por conta do "e também". O "também" aí é desnecessário.

  • É muito perigoso falar em redundância quando o texto é literário, e não se pode negar que as crônicas de Veríssimo são muito sofisticadas. O uso da "redundância", nesse caso, a meu ver,  é uma estratégia argumentativa do autor para sinalizar os excessos de cuidado, um certo grau de esquizofrenia moderna.

    Mas como essa FGV já está me deixando quase paranoica, acho que vou  tomar uma taça de vinho branco por dia, rsrs.

  • “Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes"

  • Que banqueta nojenta...sem critérios!!!!

  • Como diz uma professora "A FGV é uma banca muito criativa" ... Resolvemos, resolvemos questões e ainda somos surpeendidos.

  • E-------> adição

    Também-------> adição

    Estao na mesma frase!!!! Excesso de epresssoes

     

  • Dentro do contexto a melhor a alternativa é a letra E.

    Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água.

    Todos os dias deve-se tomar um Yakult

    Mas o enunciado diz "em si mesma", ou seja, tem que levar em conta somente a alternativa.

    Não concordo com a letra C não, rsrsrs. E também você encontra aos milhares em gramáticas.

    Só se for por causa da vitamina C da laranja e que todo mundo já tá careca de saber kkkk, daí a prolixidade. 

     

     

  • essa foi sútil.............fiquei procurando a redundância e não achei.

  • Achei simples a questão o " E Também" me fez pensar em redundância

  • Redundante é, no contexto, dizer "Uma xícara de chá verde SEM AÇÚCAR para prevenir a DIABETES.

  • Não errei a questão, porque li o texto todo. Pela lógica dele, percebi que foi feito uma sequencia de argumentos. Logo, fui eliminando as alternativas.

  • Claro que a questão é fácil. Mas é ridícula. Me aponte uma gramática que diga que isso é pleonasmo. Não me venha com sites.... Quero ver uma gramática. Leitura fraca.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Gente, mas se o problema está no "E", pq a letra B tbm não está correta?


ID
1546849
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 - Exigências da vida moderna

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão). Cada dia uma Aspirina, previne infarto. Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso. Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem. O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.
                                                                                                                                    (Luiz Fernando Veríssimo)

“Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo".

O segundo parágrafo do texto 2 entra em coesão com o anterior pela:

Alternativas
Comentários
  • E necessário ter atenção, pois a questão pede a coesão referente ao parágrafo anterior e não entre as orações do 2º parágrafo, o que pode causar o erro. Repete-se a mesma estrutura: "Todos os dias..."

  • Tenho notado que deve-se prestar muita atenção aos comandos das questões da FGV para evitar erros bobos.

  • E qual seria a justificativa para o erro da letra "e"?

  • banca cheia de pegadinha :@

  • Luisa, 

    a letra E diz que a coesão se dá devido à continuidade do uso da mesma variação linguística, sendo esta, as variações decorrentes de regionalismos, como por exemplo nesta composição musical de Adoniram Barbosa: "O Arnesto nos convidou pra um samba, ele mora no Brás. Nós fomos e não encontremos ninguém. Nós vortemos com uma baita de uma reiva..."  Quando nos submetemos a uma entrevista de emprego , por exemplo, também fazemos uso da variação linguística, buscamos ser mais formais. Assim, cada ocasião exige que adaptemos a linguagem para alcançar o objetivo pretendido, seja no nosso dia a dia, seja compondo uma música, seja quando escrevemos um livro com o qual queremos mostrar o "jeito de falar de um povo", como os livros de Guimarães Rosa, que retratam o linguajar usado no norte de Minas naquela época: “-Nonada. Tiros que o senhor ouviu foram de briga de homem não, Deus esteja. O senhor ri certas risadas... Olhe: quando é tiro de verdade, primeiro a cachorrada pega a latir, instantaneamente – depois, então, se vai ver se deu mortos".

    Dessa forma, a variação linguística não serve como instrumento de "coesão", o que faz esse papel é a repetição de estruturas, como já explicado pelo colega Leandro: "todos os dias..." - tal expressão dá coesão e continuidade ao texto, permitindo que haja fluência de idéias.

    Espero ter ajudado!

  • Letra A , a referencia que ele quer é do 2º paragrafo como o 1º paragrafo

  • Eu consegui errar quase todas as questões de Português nesta prova de Médico do TCE-SE.

  • Não adianta reclamar da banca se nem o comando da questão o povo lê direito... e me incluo nessa lista.

  • Bom, eu acertei, mas fiquei receosa porque, a meu ver, o segundo parágrafo não repete a MESMA estrutura do primeiro: há algumas diferenças estruturais: embora ambos tenham sujeito indeterminado, no primeiro parágrafo foi usado o verbo na terceira pessoa do plural; no segundo, embora conservando a indeterminação do sujeito, usou-se o verbo na terceira pessoa do singular + índice de indeterminação do sujeito.

    O problema dessa Banca é que ela é muito taxativa. Aff! Odeio! rs

  • Errei a questão como a maioria pela desatenção.
    Fica esperta heim Ana.

  • Valéria, no segundo parágrafo, o sujeito é determinado. A partícula "se" utilizada é apassivadora. O verbo "dever" é o auxiliar do verbo principal "tomar" e juntos formam uma locução verbal. Em uma locução verbal, o segundo verbo é quem "comanda". Como "tomar" é VTD, não há preposição.

    A partícula "se" é um índice de indeterminação nos verbos conjugados na 3ª pessoa do singular quando estes são intransitivos, transitivos indiretos ou de ligação. No caso, o sujeito é "dois litros de água", um sujeito paciente (que recebe a ação). 

    Para ficar claro:

    Devem-se tomar ao menos dois litros de água. (Frase na voz passiva sintética) - o autor cometeu um erro de concordância verbal

    Ao menos dois litros de água devem ser tomados. (Frase na voz passiva analítica)

    Voltando à questão, a estrutura que se repete é a "todos os dias... deve". 

     

  • Letra A.

     

    Comentário:

     

    Não se nota neste segundo parágrafo nenhuma palavra que faça referência direta ao período anterior. Na realidade, a

    repetição da expressão “todos os dias” e da conjunção “E” iniciando o período é que marca a coesão entre esses

    parágrafos. Veja:

     

    Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma

    laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
     

     

    Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

     

     

    Gabarito: A

     

     

    Prof. Décio Terror

  • Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã ....

    Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água ...

    quanto a A:

    repetição de uma mesma estrutura


ID
1546852
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 - Exigências da vida moderna

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão). Cada dia uma Aspirina, previne infarto. Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso. Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem. O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.
                                                                                                                                    (Luiz Fernando Veríssimo)

“Não lembro bem para o que, mas faz bem"; essa frase do texto 2 tem seu sentido alterado se for reescrita da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • " Traduzindo a alternativa E " não lembro se isso faz bem", o restante das alternativa diz que "faz bem só não sabe para o quê", alternativa E é a resposta.

  • Se analisar a única diferente das alternativas 

  • Gabarito: E.


    Única assertiva que não há afirmação do bem gerado pela ação em comento ("faz bem", "faça bem"), alterando, de tal modo, o sentido da oração inicial ao deixá-la incompleta.

  • Malgrado 1-preposição acidental.apesar de ;não constante; nada obstante; sem embardo de; a despeito 

                     2-conjunção subordinativa concessiva, embora; conquanto;posto; suposto.


    http://www.dicionarioinformal.com.br/malgrado/


  • De A até D estão presentes conectivos que indicam principalmente uma ressalva, oposição, contraste (conjunção adversativa e concessiva); já na E, o conectivo dá ideia de fim/objetivo (conjunção final).

  • Entendo que a questão é passível de anulação pois tem duas respostas. A letra D reescreve a frase alterando seu sentido, uma vez que substitui a conjução adversativa por uma concessiva, alterando a ênfase dada pela frase original. Vejamos:


    Estudei muito, mas não passei. = Malgrado tenha estudado muito, não passei. -> (enfatiza o fato de não ter passado)

    Não estudei, mas passei. = Embora não tenha estudado, passei. -> (o fato de ter passado é mais importante,)

    Se a frase se modifica para: 

    Estudei muito, embora não tenha passado. = Não passei, mas estudei muito. -> a ênfase se volta para o fato de ter estudado muito. 

    Passei, porém não estudei. = Embora tenha passado, não estudei. -> o fato de ter passado adquire menor importância no contexto


    Numa argumentação, embora ambas deêm ideia de oposição, a conjunção adversativa denota contraste, oposição forte, enquanto que a concessiva dá ideia de excessão, algo que não é normal ou esperado. 

    O trabalho consome a pessoa por completo, mas a dignifica. -> O trabalho dignifica a pessoa, mas a consome por completo.

    O professor deu uma explicação sensacional, embora os alunos não tenham entendido. -> Embora o professor tenha dado uma explicação sensacional, os alunos não entenderam.


    Como se percebe, a oração subordinada adverbial concessiva admite um fato contrário à oração principal que entretanto é incapaz de impedi-la, já a coordenada adversativa contraria a afirmação feita, a qual, se tomada isoladamente, nos levaria a concluir algo diferente do que é explicitado na adversativa.

    João vai sair, embora esteja a chover.

    Está a chover, mas o João vai sair.


    Resumindo: a adversativa apresenta a ideia mais importante da oposição e a concessiva, a menos importante.

  • questão patética.

  • Letra E.

     

    Comentário:

     

    A questão apresenta o segmento “Não lembro bem para o que”, o qual tem relação de contraste com o segmento “mas faz

    bem”, haja vista a presença da conjunção coordenativa adversativa “mas”.

    Esta questão chama-nos a atenção sobre a possibilidade de as orações subordinadas adverbiais concessivas e as

    coordenadas adversativas transmitirem contraste.

    Assim, há, nas alternativas (A), (B) e (C), os conectivos adverbiais concessivos “apesar de”, “Ainda que” e “malgrado”,

    respectivamente. Na alternativa (C), há o conectivo coordenativo adversativo “porém”, o qual também transmite contraste.

    Portanto, sobra a alternativa (E) como a única em que não há valor de contraste.

     

     

     

    Gabarito: E

     

    Prof. Décio Terror

  • Todas as alternativas informam que faz bem, mas na alternativa E informa que não sabe para o que faz bem.

    Abraços !!

  • De vez em quando o elaborador da FGV não toma uma antes de elaborar a questão. Daí o gabarito tem lógica, como nesse caso


ID
1546855
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 - Exigências da vida moderna

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão). Cada dia uma Aspirina, previne infarto. Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso. Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem. O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.
                                                                                                                                    (Luiz Fernando Veríssimo)

“Não lembro bem para o que, mas faz bem”; nesse caso, as duas ocorrências do vocábulo sublinhado mostram valores diferentes.

A frase abaixo em que esse vocábulo tem o mesmo valor nas duas ocorrências é:

Alternativas
Comentários
  • alguém poderia comentar? obrigado.

  • Creio que a letra c seja adverbio de intensidade

  • Eu acertei por intuição mas também não entendi o valor exato do "bem".

  • Na frase “Não lembro bem para o que, mas faz bem”; O 1º "bem" tem valor de advérbio; o 2º "bem" tem valor de adjetivo. Das alternativas, a única que se mostra exatamente nesta sequência é a alternativa C, ou seja, um advérbio e um adjetivo, respectivamente.

  • Ué!? Não entendi!

    "A frase abaixo em que esse vocábulo tem o mesmo valor nas duas ocorrências é:"
    Na letra e) "Chegou bem disposto, mas saiu bem rápido."
    Os dois tem sentido de intensidade, não? Chegou "muito" disposto, e saiu "muito" rápido.

    Na letra c), como comentaram... "Está bem alimentado, mas não comeu bem;" Um bem é adjetivo, e o outro é advérbio. Então tem valores diferentes!

    Alguém ajuda?

  • Quando li a questão pela primeira vez, eu fui DESATENTO, e entendi que queria a frase que as duas ocorrências fossem tal qual no exemplo do enunciado! Aí percebi "que burro, olha a falta de desatenção! Não é isso que a questão quer! Ela quer a resposta que AS DUAS OCORRÊNCIAS SEJAM IGUAIS" .   E aí errei a questão! Se eu não tivesse percebido e tivesse feito sem atenção, teria acertado!

    A questão certamente está furada!

    Incrível, FGV!

  • na letra C parece a única alternativa em que o "bem" qualifica dois verbos, mesmo um deles estando no particípio, enfim, questão estranha

  • Mesmo valor semântico para as duas ocorrências. 


  • "C) Está bem alimentado, mas não comeu bem"

    O 1º bem poderia ser excluído e ainda assim saberíamos o alguém está alimentado. É um advérbio, assim como o do período paradigma, pois se relaciona com um verbo e não com um substantivo/adjetivo como nas outras opções.
    O 2º bem só pode ser um adjetivo como na 2ª oração do período comparado, uma vez que se refere à qualidade da comida de alguém. Repare que na primeira oração já há uma afirmação de que a pessoa se alimentou bem, logo a segunda só poderia se referir à qualidade desta alimentação sob risco de se estar afirmando a mesma coisa duas vezes. 

  • KKKKKKKK de acordo com o enunciado, a FGV poderia ter pedido qualquer coisa!! Achei muito ambíguo. 

  • O enunciado está pedindo a alternativa em que o vocábulo "bem" possui o mesmo valor nas duas vezes em que aparece.

    Eu entendi que na alternativa c, nas duas ocorrências, o vocábulo "bem" atua sobre um verbo, expressando circunstância de intensidade, ou seja, é um advérbio.


  • Credo! Muito mal formulada! TOTALMENTE ambígua! 

  • Advérbio e adjetivo...

  • Acertei pq não prestei atenção no enunciado, pois pra mim os dois tem valores semânticos diferentes.

  • O velho truque do "mal". Neste caso vamos substituir todos as ocorrências de "bem" por "mal". Vamos lá:

    a) Chegou bem cedo, mas nem sempre é bem-vindo / Chegou mal cedo, mas nem sempre é mal-vindo (não faz o menor sentido; descarte)

    b) Está bem forte, mas nem sempre emprega bem a força / Está mal forte, mas nem sempre emprega mal a força (só a segunda ocorrência faz sentido; descarte)        

    c) Está bem alimentado, mas não comeu bem / Está mal alimentado, mas não comeu mal (faz todo o sentido e ambas as ocorrências tem o mesmo valor; CORRETA)

    d) Bem feito!, disse ela bem alto / Mal feito, disse ela mal alto (descarte)

    e) Chegou bem disposto, mas saiu bem rápido / Chegou mal disposto, mas saiu mal rápido (descarte)
  • Por isso que eu falo, não adianta só o cara se matar de estudar. Tem que ter sorte também pra acertar uma nojeira dessa.

  • Não entendi.

    "Está bem alimentado, mas não comeu bem" Disseram que o primeiro "bem" é advébio, enquanto o segundo é adjetivo, assim como os "bens" da questão. Discordo! Pra mim, os 2 são advérbios, visto que o segundo, claramente, MODIFICA O VERBO COMER e não se relaciona com o sujeito.


    Comer bem; comer mal; comer muito; comer pouco... Todos advérbios

  • Quanto mais eu faço essas questões de concurso, mais eu me pergunto: o que diabos estudei de língua portuguesa na escola???? rs

  • esse professor é uma comédia! ele não explicou pq é a letra c, ele complicou. Substantivo =advérbio professor?

  • Desculpa aê... mas esse professor é muito enrolado. Não sinto confiança em nada que ele diz. Parece que ele quer se justificar.... 

  • Alexandre Soares e Isabel Vega dão de 10 a 0 nele

  • Quando for advérbio, basta realizar a troca por mal para saber se é de modo (quando houver correspondência) ou intensidade, quando não houver (neste caso é possível trocar por muito ou pouco, caso houver dúvida quanto a ser um advérbio ou não).

    Analisando primeiro a frase do texto: Não lembro bem (pode ser trocado por "Mal lembro") para o que, mas faz bem. (novamente pode ser trocado por "mal"). Assim, em ambos os casos há advérbios de modo.

    a) Chegou bem cedo, mas nem sempre é bem-vindo.  O primeiro bem é advérbio de intensidade (não é possível a troca por mal), enquanto bem-vindo é um adjetivo (caracteriza o sujeito).Errada 

    b) Está bem forte, mas nem sempre emprega bem a força.  Novamente o primeiro bem é advérbio de intensidade, enquanto o segundo é advérbio de modo (pode-se trocar por mal). Errada 

    c) Está bem alimentado, mas não comeu bem. Advérbio de modo nos dois casos. Correta

    d) Bem feito!, disse ela bem alto.  O primeiro caso é claramente uma interjeição, enquanto o segundo bem é advérbio de intensidade. Errada 

    e) Chegou bem disposto, mas saiu bem rápido. Advérbio de modo + advérbio de intensidade. Errada 

  • “Não lembro bem para o que, mas faz bem”; nesse caso, as duas ocorrências do vocábulo sublinhado mostram valores diferentes. (intensidade x modo)

    -Não lembro muito...faz mal

    A frase abaixo em que esse vocábulo tem o mesmo valor nas duas ocorrências é: 

    C) Está bem alimentado, mas não comeu bem; (modo x modo)

    Está mal alimentado, mas não comeu mal (modo x modo)

    Está muito alimentado, mas não comeu muito (intensidade x intensidade)

    **mesmo com as substituições, a questão pede a ocorrência em que as duas teriam o mesmo valor, então ainda assim estaria correto.

    A) Chegou bem cedo, mas nem sempre é bem-vindo; (intensidade x adjetivo)

    chegou muito cedo (troca por muito)

    B) Está bem forte, mas nem sempre emprega bem a força; (intensidade x modo)

    está muito forte x ...emprega mal a força

    D) Bem feito!, disse ela bem alto; (interjeição x intensidade)

    ...muito alto

    E) Chegou bem disposto, mas saiu bem rápido. (intensidade x modo= rapidamente)

    chegou muito disposto, ...saiu muito rápido (intensidade x intensidade)

  • Não sei se é pior o gabarito errado ou a turma querendo justificar o gabarito

  • Gabarito C

    Se substituírem o 1º "Bem" por "Muito" e 2º "Bem" por "Mal". Encontra a resposta, pois não tem sentido quando substituído e o primeiro é Advérbio de intensidade e o segundo é Advérbio de modo.

    Força....


ID
1546861
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3 – Normose, um distúrbio da vida moderna

A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose. A última é uma “prima" menos conhecida e, por isso mesmo, menos identificada, segundo especialistas. “Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente", explica o eminente psicólogo e antropólogo Roberto Crema, um dos especialistas do assunto no Brasil.

Pode-se inferir do segmento “A sociedade moderna, com o corre- corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas” que:

Alternativas
Comentários
  • letra A (errada) - o texto não menciona a falta de dinheiro...

    letra B (errada) - o corre-corre não é causa nem consequência do distanciamento espiritual e imediatismo. Todos eles se complementam.

    letra C  (correta) - Logo no início do texto: "A sociedade moderna..."
    letra D (errada) - no texto não menciona essa informação.
    Letra E (errada) - As doenças psicossomática não surgiram somente das atribulações da vida moderna e sim "fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade."
  • Se a banca fosse CESPE, nunca que a assertiva correta seria a C. O texto fala em "algumas doenças", já a assertiva generaliza quando exclui o pronome.

  •  “A sociedade moderna, com o corre- corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas” que:

    C) atualmente há mais possibilidade do desenvolvimento de doenças psicossomáticas do que anteriormente;

    parece mais compreensão do que interpretação.

  • Questão muito boa! Trata-se de interpretação textual focada na identificação das corretas inferências (deduções).

    Analisemos as opções:

    Letra A - ERRADO - Houve uma extrapolação das informações contidas no texto, pois não se identifica a falta de cuidado geral com a saúde e a falta de dinheiro como causas de algumas doenças psicossomáticas. Note que as causas apresentadas são "o corre-corre" (que até pode insinuar a ideia de "falta de tempo"), "a falta de tempo para o cuidado espiritual" (que está bem distante de descuido geral com a saúde) e o imediatismo (que está mais associado à ansiedade).

    Letra B - ERRADO - Na verdade, o "corre-corre" é, juntamente com "distanciamento do espiritual" e "imediatismo", causa para algumas doenças psicossomáticas. Não existe, assim, uma relação de subordinação entre esses três termos citados. Eles são simplesmente causas de um determinado problema, constituindo, dessa forma, termos coordenados entre si.

    Letra C - CERTO - De fato, quando o texto afirma que "a sociedade moderna ... fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas", dá-se a entender que atualmente é mais fácil um indivíduo contrair uma doença psicossomática, ou seja, a probabilidade hoje é maior que outrora.

    Letra D - ERRADO - Houve novamente uma extrapolação. O que é possível assegurar é que a falta de cuidado espiritual pode desencadear algumas doenças psicossomáticas, caracterizadas, muitas vezes, por manifestações violentas e egocêntricas. Dessa forma, o que se insinua é justamente o contrário: ocorre um apego maior a valores materiais, e um desapego com o cuidado espiritual.

    Letra E - ERRADO - A generalização é que torna o item errado. No trecho em destaque, fala-se que as doenças psicossomáticas passaram a se desenvolver mais facilmente devido às atribulações da vida moderna. Ora, se elas passaram a se desenvolver mais facilmente, é porque já se desenvolviam antes, porém com mais dificuldades. Isso posto, é errado afirmar que o surgimento dessas doenças se deu com a sociedade moderna. 

    Resposta: Letra C

  • A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas.

    Eu não entendo essa M dessa língua portuguesa, por que não pode ser a por.......ra da letra B, pois é a que traz todos os requisitos.


ID
1546864
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3 – Normose, um distúrbio da vida moderna

A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose. A última é uma “prima" menos conhecida e, por isso mesmo, menos identificada, segundo especialistas. “Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente", explica o eminente psicólogo e antropólogo Roberto Crema, um dos especialistas do assunto no Brasil.

A forma “fez com que as pessoas desenvolvessem” pode ser reescrita, com correta correspondência de tempos verbais, de várias formas; a forma INADEQUADA é:

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar o gabarito? Letra E.

  • E) "a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo TINHA FEITO com que as pessoas TIVESSEM DESENVOLVIDO com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas"

  • tinha feito é um tempo em preterito perfeito açao esta completamente concluída

    tenham devolvido = nao esta completamente concluido. 
  • Gab: E A letra "e" é a única alternativa em que a frase NÃO foi reescrita com correta correspondência dos tempos verbais. 
  • A letra E trata-se de tempo composto (Ter - Haver + Verbo no particípio), apesar do inicio estar de acordo com a norma culta, pois está conjugado corretamente o trecho "tinha feito", torna-se errada no seu fim, "tenham desenvolvido" quando o correto seria "tivessem desenvolvido".  


    FGV é o cão em português.

  • Tinha feito = P.M.Q.P. Composto do indicativo (ter/haver no pretérito imperfeito do indicativo + particípio). Não se usa PMQP do indicativo (tom de certeza) com Pretérito Perfeito Composto do Subjuntivo (ter/haver no presente do subjuntivo + particípio; tom de dúvida).

  • tinha feito - fizera - com que as pessoas tivessem desenvolvido

  • quero ver o dia em que o site comentará questões de tempos verbais...

  • enfim uma questão p n zera da fgv.

  • tinham feito com que .... tivessem desenvolvido


ID
1546867
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3 – Normose, um distúrbio da vida moderna

A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose. A última é uma “prima" menos conhecida e, por isso mesmo, menos identificada, segundo especialistas. “Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente", explica o eminente psicólogo e antropólogo Roberto Crema, um dos especialistas do assunto no Brasil.

“O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose"; em relação ao período anterior, esse segundo período do texto 3 funciona como:

Alternativas
Comentários
  • O autor explica que o pânico e a depressão são duas dessas doenças psicossomáticas.

  • Cuidado! O autor está exemplificando as causas das doenças psicossomáticas: o pânico e a depressão.


    Explicação: de tornar claro ou inteligível; esclarecimento.


    Exemplificação: Utilização de exemplos.




  • Muito engraçada a FGV! Na mesma prova pede o sentido do conectivo e na letra C) apresenta justamente 

    assim como / exemplificação e não é o gabarito da questão.  O gabarito é a letra E. Gente essa FGV é muito confusa!

    “A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose. A última é uma “prima” menos conhecida e, por isso mesmo, menos identificada, segundo especialistas”. 

    O conectivo sublinhado que tem seu valor semântico corretamente indicado é:

  • uma coisa que percebi na FGV é que o gabarito é sempre "exemplificação"

  • Errei esta questão, mas analisando com cuidado o que a questão pede temos o seguinte.

    1º Se analisarmos apenas o período “O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose"; temos uma comparação.

    2º A banca pede para analisarmos o 2º período de acordo com o 1º período.   em relação ao período anterior, esse segundo período do texto 3 funciona como: 

    Pânico, depressão e normose são exemplos de doenças psicossomáticas.

    FGV não é fácil, mas quem persistir alcançará o alvo desejado.


  • O gabarito desta questão é B, exemplificação. Está no gabarito definitivo, não há outra hipótese. Não faça dos peguinhas algo inerente a todas as questões da FGV. Essa daí não tem peguinha e pronto. É preciso prestar muita atenção no comando da questão!

  • Jeorgina Aguiar, a FGV pediu para comparar “O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose" com período anterior "A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas."


    Ou seja..... o pânico, a depressão e a normose são exemplos de doenças psicossomáticas.

  • QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA! RECURSO NELA:


    Locuções Conjuntivas Explicativas: explicam ou justificam o que se diz na primeira oração. Principais conjunções: porque, pois, que, porquanto.


    Ex.: Chorou muito, porque os olhos estão inchados.

    Choveu durante a madrugada, pois o chão está alagado.

    Volte logo, que vai chover.

    Era uma criança estudiosa, porquanto sempre tirava boas notas.

    Observações

    a) Essas conjunções também podem iniciar orações subordinadas causais.

    b) Depois de imperativo, elas só podem ser coordenativas explicativas, como no terceiro exemplo.


    Ou seja o "assim como" não caberia em nenhum dos exemplos. Contudo se encaixa muito bem nas conjunções subordinativas comparativas:


    Comparativas: introduzem orações com valor de comparação.

    Principais conjunções: como, (do) que, qual, quanto, feito, que nem.

    Ex.: Ele sempre foi ágil como o pai.
    Maria estuda mais que a irmã. (ou do que)
    Nada o entristecia tanto quanto o sofrimento de seu povo.
    Estava parado feito uma estátua.
    Rastejávamos que nem serpentes.
    Ele agiu tal qual eu lhe pedira.

    SO PRA ADICIONAR MAIS UMA INFORMAÇÃO DA MINHA INDIGNAÇÃO COM ESSA QUESTÃO:


    Comparar (significado): relacionar (coisas animadas ou inanimadas, concretas ou abstratas, da mesma natureza ou que apresentem similitudes) para procurar as relações de semelhança ou de disparidade que entre elas existam; cotejar.

    ME AJUDA AI FGV!!!!!


  • Engraçado que errei justamente porque há umas 15 questões atrás (que estou fazendo hoje) a FGV considerou "assim como" como uma comparação quando na verdade tinha sentido aditivo. 

    É triste... mas vivendo e aprendendo.

     

    OBS: nessa questão, para mim, parece muito um caso de adição. Observem o zeugma (verbo de ligação ser).

  • Atenção ao PERÍODO (de ponto a ponto) cobrado!

    Lorena e Marcus V. fizeram confusão, pois não se pede a relação do "assim como".

     

    (1° período) A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas.

    (2° período) O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose.

     

    Questão: em relação ao período anterior (1°), esse segundo (2°) período do texto 3 funciona como:

     

    Gab: B) exemplificação 

    O pânico e a depressão são duas delas (exemplos de doenças psicossomáticas), assim como a normose (outro exemplo).

  • gabarito B.

    algumas doenças psicossomáticas

    exemplo: O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose.


ID
1546870
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3 – Normose, um distúrbio da vida moderna

A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose. A última é uma “prima" menos conhecida e, por isso mesmo, menos identificada, segundo especialistas. “Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente", explica o eminente psicólogo e antropólogo Roberto Crema, um dos especialistas do assunto no Brasil.

Doenças psicossomáticas”, segundo a formação do vocábulo, são doenças que envolvem:

Alternativas
Comentários
  • O vocábulo “psicossomático” tem sua gênese no grego e pode ser assim entendido, “psyche”, alma e “soma”, corpo.

  • Ah ! A prova é para médico.

  • Galera, eu usei a seguinte linha de pensamento:


    Psico: acho que é meio claro pra todos que significa mente. Basta pensar em PSIcologo, PSIquiatra..


    E o "somos"?: Lembrei de cromosSomos, lisosSomos.. E fiz a relação com corpo.. Espero ter ajudado.


    Abraços

  • Na FGV não adianta procurar no texto, como na CESPE. Você tem que deduzir ...


  • É só vc separar ciência de religião q vc responde essa.

  • É uma prova para Médico. Quem sabe um pouco o que é doença psicossomática mata essa questão.

  • Dic. Hoauiss

    psicossoma

     substantivo masculino 
    o conjunto corpo e alma (ou corpo e espírito, ou corpo e psique), tomado em sua ação recíproca; unidade psicofísica do ser humano
     

  • quem manda a FGV tomar no Cu é o que?

     

     

  • O corpo e a mente são uma unidade, então se o emocional de uma pessoa não vai bem ela pode desenvolver as chamadas doenças psicossomáticas, que são aquelas que possuem sintomas físicos e que não têm explicação médica.

  • Não tem jeito, para essas provas alguns radicais devem ser lidos.

  • adjunto adverbial conformativo

    abraços!

  • para prova de medico uma questão dessas... para carreira policial que iremos enfrentar um texto com 150 linhas e uma questão ABCDE de acordo com o texto. kkk. weeeeeee

  • jvhvhjhjklbjklkjl

  • Respondi pela lógica. Como é de médico, não faria sentindo ter algo relacionado a espiritualidade.

  • Gabarito A


ID
1546873
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3 – Normose, um distúrbio da vida moderna

A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose. A última é uma “prima" menos conhecida e, por isso mesmo, menos identificada, segundo especialistas. “Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente", explica o eminente psicólogo e antropólogo Roberto Crema, um dos especialistas do assunto no Brasil.

“Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente".

Infere-se desse segmento do texto 3 que a pessoa doente com normose:

Alternativas
Comentários
  • Letra D (correta) - Ela está agindo conforme o sistema existente, logo revela comportamento aparentemente normal.

  • Alguém me explica porque não pode ser a letra e? 

  • Inicio do texto-  Ela surge,a normose,quando o sistema no qual nós existimos,encontra-se dominantemente doente.... Ou seja: sistema doente -- surge o sistema normal.

  • Letra D-Correta. A pessoa age conforme o Sistema -> aparenta normalidade. O sistema é um sistema '...dominantemente doente...', portanto a pesssoa esta doente!

    Letra A, C e E não foram citadas no texto.

    Letra B - Contraria a resposta certa. A lógica esta invertida.

  • a pessoa doente é: desequilibrada, corrompida, violenta, competitiva e o egocêntrica.

    sistema é: desequilibrado, corrompido, violento, competitivo e o egocêntrico.

    Ou seja a pessoa doente apresenta um comportamento normal para ESSE sistema

  • Então eu posso inferir que uma pessoa violenta, competitiva e egoísta NÃO apresenta inadequação social? Sério mesmo, FGV?!

  • Quando o texto diz: "Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente" -- quer dizer que a pessoa aparenta estar bem, adptada. Mas isso não é verdade. Ela está doente. Ela está enganando a si mesma e aos outros. Por isso é uma doença perigosa.

  • Normose = normal (doença da "normalidade")

     

  • Texto 3 – Normose, um distúrbio da vida moderna

    A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose.


ID
1546876
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3 – Normose, um distúrbio da vida moderna

A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose. A última é uma “prima" menos conhecida e, por isso mesmo, menos identificada, segundo especialistas. “Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente", explica o eminente psicólogo e antropólogo Roberto Crema, um dos especialistas do assunto no Brasil.

“Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente".

A afirmação correta em relação aos componentes desse segmento do texto 3 é:

Alternativas
Comentários
  • a expressão esse sistema (2º período) retoma/refere-se ao: "sistema no qual nós existimos" do período anterior. portanto a assertiva "e" é a correta.

  • PRA MATAR A QUESTÃO:
    a) a forma verbal “encontra-se" indica um estado permanente;
    ERRADO: Estado momentãneo, somente quando presente os sintomas.

    b) o adjetivo “desequilibrado" encontra-se no masculino porque se refere a “doente";
    ERRADO: Refere-se a sistema

    c) o conectivo “quando" indica simultaneamente lugar e tempo;
    ERRADO: Indica somente tempo, ou seja, no momento em que o sistema (...)


    d) a forma verbal “predomina" se refere a “normose" e, por isso, está no singular;
    ERRADO: Refere-se a violência, ou seja, a violência (predomina).


    e) o termo “esse sistema" se refere ao sistema citado anteriormente no mesmo trecho.CORRETO.
    GABA. E
    valewww

  • Alguém mais viu uma elipse na letra "D"? Pelo paralelismo entre os parágrafos após a segunda palavra "quando" foi suprimida a palavra "sistema" e a esse sistema é que predomina se refere a "predomina". Ajudem!

  • a) ERRADO. Algo permanente é algo que não sofre alterações. Uma análise contextual permite compreender que está sendo abordado um assunto sobre uma enfermidade condicionada a aspectos externos, logo findando os aspectos externos causadores, a enfermidade também. Logo o verbo não pode expressar um estado permanente.

    b) ERRADO. “Desequilibrado” refere-se a “sistema”.

    c) ERRADO. “Quando”, refere-se exclusivamente a tempo.

    d) ERRADO. “predomina” refere-se a violência. Cuidado pois “a competição e o egocentrismo” podem confundir. Mas vejam que é como se houvesse um verbo predomina antes de cada substantivo. Predomina acompetição e predomina o egocentrismo. Nesses casos o verbo permanece no singular. Como por exemplo: ela falou que lutaria no estádio, no ginásio e na academia. Ou seja, ela lutaria no estádio, lutaria no ginásio e lutaria na academia.

    e) CORRETA


ID
1546879
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3 – Normose, um distúrbio da vida moderna

A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose. A última é uma “prima" menos conhecida e, por isso mesmo, menos identificada, segundo especialistas. “Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente", explica o eminente psicólogo e antropólogo Roberto Crema, um dos especialistas do assunto no Brasil.

O segmento do texto 3 “Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente" mostra alteração de sentido, se reescrito da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • Traduzindo a questão; a frase diz "Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente”, quer dizer "se uma pessoa está intubada ela está doente"

    A letra "C" diz que se uma pessoa está intubada não está doente, alterando o sentido da frase.

  • Letra A,B,D,E ->  é mantida a relação de condição entre as orações.

    Letra C -> não tem a relação de condição.

    'Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente' - Oração principal+Oração subordinada Adverbial condicional (Precisar estar doente para se adaptar!)

    Na C nada indica que a pessoa precisa estar doente para se adaptar.

  • A frase exemplo condiciona a pessoa que está adaptada ao sistema à doença.

    Ou seja se alguém se adapta a um sistema como esse, logo estará doente por causa do sistema.

    Vamos a alternativa:

    c) Uma pessoa doente está adaptada a esse sistema;

    Essa frase não estabelece a relação criada pelo exemplo.

    É como se ela dissesse simplesmente que uma pessoa que está doente (qualquer doença) está adaptada ao sistema. O que o comando pedia era uma relação de adaptação que gerasse a doença.


    A questão é simples, mas alguém pode ter duvida. Ai está minha compreensão.


    Abraços.

  • altera o sentido a frase que exclui o valor de condicionalidade exposto na frase.

  • Classificaram errado, essa questão deveria ser de raciocínio lógico.

  • 17. C

      “Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente.”  (original)

      Uma pessoa doente está adaptada a esse sistema.  (reescrita)

    A reescrita proposta no item (C) mostra alteração de sentido em relação ao segmento original porque:

    (1) Na frase original, “doente” é um estado transitório. Na reescritura, passa a ser permanente.

    (2) Na frase original, a adaptação da pessoa ao sistema é uma condição para que ela seja considerada doente. Na reescrita, essa ideia de condição desaparece.

    Nas outras quatro reescritas, o sentido original não foi alterado.

    (A) Adaptada a esse sistema, uma pessoa está doente;

    (B) Uma pessoa está doente se adaptada a esse sistema;

    (D) Está doente uma pessoa adaptada a esse sistema;

    (E) Quando adaptada a esse sistema, uma pessoa está doente

  • “Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente"

    -> o fato de uma pessoa estar adaptada a esse sistema fará com que ela esteja doente.


ID
1546882
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3 – Normose, um distúrbio da vida moderna

A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose. A última é uma “prima" menos conhecida e, por isso mesmo, menos identificada, segundo especialistas. “Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente", explica o eminente psicólogo e antropólogo Roberto Crema, um dos especialistas do assunto no Brasil.

O par de palavras que apresenta uma disposição de classes de palavras diferente das demais é:

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Todas as opções mostram substantivo + adjetivo.Na letra em questão mostra o inverso.

    Bons estudos!

  • Da letra A à letra D, as palavras estão dispostas da seguinte forma: Substantivo seguido de Adjetivo.
    Como na letra E houve inversão da ordem, Adjetivo seguido de substantivo, há mudança da DISPOSIÇÃO...

  • PRA MATAR A QUESTÃO:


    A banca pergunta sobre a DISPOSIÇÃO das palavras, ou seja, como elas estão DISPOSTAS, ORDENADAS.


    Estão dispostas da seguinte forma: substantivo + adjetivo. Na letra E está adjetivo + substantivo, por isso o erro.


    GABA,E

  • Estaria errado se pensasse que "eminente" é um qualificativo, assim como ilustre, magnânimo e etc?

    De tal forma que a opção "e)" teria uma disposição de palavras diferente das outras em virtude disso? 

    Eminente (elevado, superior, notável) psicólogo...


  • Questão simples, sem pegadinhas:


    a) ERRADA. pessoa adaptada: substantivo / adjetivo

    b) ERRADA. sociedade moderna: substantivo / adjetivo

    c) ERRADA. cuidado espiritual: substantivo / adjetivo

    d) ERRADA. doenças psicossomáticas: substantivo / adjetivo

    e) CORRETA. eminente psicólogo: adjetivo / substantivo


  • Letra E.

     

    Comentário:

     

    Nas alternativas (A), (B), (C) e (D), ocorrem os substantivos “pessoa”, “sociedade”, “cuidado” e “doenças”, seguidos dos

    seus respectivos adjetivos “adaptada”, “moderna”, “espiritual” e “psicossomáticas”.

    Porém, na alternativa (E), a sequência muda: agora, é o adjetivo “eminente” que é seguido do substantivo “psicólogo”.

     

     

    Gabarito: E

     

     

    Prof. Décio Terror

  • Questão :

    O par de palavras que apresenta uma disposição / sequencia de classes de palavras diferente das demais é:

    A ) pessoa adaptada :

    Pessoa : substantivo

    Adaptada : adjetivo

    B ) sociedade moderna :

    Sociedade : substantivo

    Moderna : adjetivo

    C ) cuidado espiritual ;

    Cuidado : substantivo

    Espiritual : adjetivo

    D ) doenças psicossomáticas :

    doenças : substantivo

    Psicossomáticas : adjetivo

    E ) eminente psicólogo :

    Eminente : adjetivo

    Psicólogo : substantivo

    "ADJETIVO": eminente e o "SUBSTANTIVO " : psicólogo : altera o sentido das palavras / frase .

    A alternativa E ) apresenta a sequência inversa quando comparada as demais palavras .

    O uso mais correto na alternativa E ) será : " SUBSTANTIVO" : psicólogo e depois o "ADJETIVO eminente .

    ( PSICÓLOGO EMINENTE : sentido lógico) .


ID
1546885
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3 – Normose, um distúrbio da vida moderna

A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose. A última é uma “prima" menos conhecida e, por isso mesmo, menos identificada, segundo especialistas. “Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente", explica o eminente psicólogo e antropólogo Roberto Crema, um dos especialistas do assunto no Brasil.

“A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose. A última é uma “prima” menos conhecida e, por isso mesmo, menos identificada, segundo especialistas”.

O conectivo sublinhado que tem seu valor semântico corretamente indicado é:

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    Oração Subordinada Adverbial Conformativas: exprimem acordo ou conformidade de um fato com outro. Suas conjunções são: como, conforme, segundo, consoante. Geralmente é usado para reforçar argumento. A oração principal é a declaração feita pelo autor e a oração subordinada adverbial conformativa é a base de sustentação do argumento, muito marcado por leis, regulamentos, fala de especialistas, etc. Esse valor adverbial é vastamente explorado como argumento de autoridade.


    Bons estudos.


  • Conformidade

    As orações subordinadas adverbiais conformativas indicam ideia de conformidade, ou seja, exprimem uma regra, um modelo adotado para a execução do que se declara na oração principal.


    Principal conjunção subordinativa conformativa: CONFORME

    Outras conjunções conformativas: como, consoante e segundo (todas com o mesmo valor de conforme).


    Exemplos:

    Fiz o bolo conforme ensina a receita.
    Consoante reza a Constituição, todos os cidadãos têm direitos iguais.
    Segundo atesta recente relatório do Banco Mundial,o Brasil é o campeão mundial de má distribuição de renda.


    http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint43.php

  • Apesar da alternativa E ser a "mais correta", a alternativa C também está correta. O fato de tê-la detalhado mais não a impede de ser mais um exemplo de "algumas doenças psicossomáticas" introduzido pela expressão "assim como".

  • fiquei na dúvida entre (c; e) concordo com vc IVAN

  • Acredito que a expressão "assim como" da alternativa "c" embora esteja sendo usada no meio de um exemplo ( de doenças psicossomáticas) está dando uma idéia de adição, incluindo mais um exemplo, a normose. Dá a idéia de "e", "além também" 

  • PRA MATAR A QUESTÃO:


    O conectivo sublinhado que tem seu valor semântico corretamente indicado é:


     a) para / direção;ERRADO : INDICA FINALIDADE, ou seja, a fim de cuidar do espírito.

    b) com / companhia;ERRADO: INDICA MODO, ou seja, DE MODO mais fácil.


    c) assim como / exemplificação;

    ERRADO: INDICA ADIÇÃO, ou seja 3 doenças --> pânico, depressão E/ALÉM DA , normose.


    d) por isso / conclusão;

    ERRADO: INDICA CAUSA, ou seja, por causa disso mesmo, é menos identificada.


    e) segundo / conformidade.

    CORRETO: Segundo, de acordo com, em conformidade com, segundo (e variações).


    GABA. E


  • Apenas retificando o brilhante comentário de Marcus Vinicius: na letra E não é causa, mas sim consequência. Veja: " A última é uma “prima” menos conhecida e, consequentemente, menos identificada, segundo especialistas”. Por ela ser menos conhecida, a consequência é que ela é menos identificada.

  • Isso porque numa questão anterior dessa MESMA prova o "assim como" da MESMA frase foi identificado como sentido de exemplificação!!!! FGV quer me deixar doida.

  • O conectivo sublinhado que tem seu valor semântico corretamente indicado é:

     

    a) para / direção; (para, enquanto preposição pode indicar finalidade e direção, e enquanto conjunção finalidade - para que, a fim de que, de modo que...).

     

    b) com / companhia; (com pode indicar companhia, matéria, instrumento e modo; no caso está indicando modo, a forma como se desenvolvem).

     

    c) assim como / exemplificação; (assim como é uma conjunção comparativa).

     

    d) por isso / conclusão; (por isso é conjunção conclusiva, porém a preposição “por” pode introduzir ideia de causa – por causa disso, ou de consequência – por consequência disso, deixando a relação para o pronome demonstrativo. No caso "por" introduz uma consequência: a mormose é menos conhecida, e a consequência de ser menos conhecida, é ser menos identificada/identificável. A relação de causa se daria em relação ao fatos que levam a mormose a ser menos conhecida). 

     

    e) segundo / conformidade.


ID
1546888
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3 – Normose, um distúrbio da vida moderna

A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose. A última é uma “prima" menos conhecida e, por isso mesmo, menos identificada, segundo especialistas. “Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente", explica o eminente psicólogo e antropólogo Roberto Crema, um dos especialistas do assunto no Brasil.

“A vida hoje está tão moderna, tão moderna, que todos nós nascemos atrasados tecnologicamente”. (Nouailles)

A segunda oração desse pensamento tem valor de:

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de anulação, visto que temos duas respostas Letra (a) e (d)


    Oração Subordinada Adverbial Causais: exprimem causa, motivo, razão. Esta oração faz parte da estrutura causa-consequência, em que a origem ocorre temporalmente antes. E a consequência, por ser o resultado, ocorre depois. As principais conjunções causais são: porque, pois, que, como (quando a oração adverbial estiver antecipada), já que, visto que, desde que, uma vez que, porquanto, na medida em que, que, etc:


    Exemplos: 


    A mulher gritou porque teve medo.
    Como fazia frio, fechou as janelas.
    Já que me pediram, vou continuar.
    Uma vez que desfruta de bons pensamentos, realiza boas atitudes.


    Bons estudos.

  • A letra C está realmente errada. Veja que...
    Não é pq nascemos atrasados tecnologicamente que a vida está moderna!

    A questão pergunta: "A segunda oração desse pensamento tem valor de:"; não a primeira.

    E realmente, a consequência da vida moderna é: nascermos atrasado tecnologicamente. Sendo a letra A.

  • O fato de nascermos atrasados tecnologicamente é "consequência" da vida moderna de hoje.

    As duas frases compõem um período composto por coordenação, onde a primeira oração é a principal e a segunda é uma oração "coordenada sindética consecutiva".

    Portanto, a resposta correta não poderia ser outra senão a "alternativa a".
  • Tiago Costa, terei de descordar de você. Embora acredite que algumas das questões dessa prova tenham sido no minimo questionáveis essa questão não deixa margem de dúvidas. Veja minha forma de pensar:


    A questão pede o valor da segunda oração, portanto: 

    “A vida hoje está tão moderna, tão moderna, que todos nós nascemos atrasados tecnologicamente”.


    Para mim está claro que não poderia exercer valor de causa. Seria como dizer:


    A causa da vida hoje está tão moderna, tão moderna é porque todos nós nascemos atrasados tecnologicamente.


    Claramente não é isso que o autor da frase quis dizer, não faz sentido. O que se interpreta é que: as coisas estão acontecendo tão rapidamente (moderno quer dizer avançado, hodierno) que quando o individuo nasce ele já está atrasado. Logo a segunda não é uma causa da primeira, ela é uma consequência da primeira, que, essa sim, é uma causa.

    Causa: mundo está muito moderno.

    Consequência: estamos nascendo atrasados.


    Só pra não deixar duvidas, abraço!


  • Tão que, tal que, tamanha que, tanto que... sempre consecutivas.

  • Gabarito letra A.

    A vida está tão moderna que a consequência é todos nascerem tecnologicamente atrasados (tão isso que acontece aquilo). Clássica estrutura de conjunção consecutiva.

  • LETRA A.

    a) Certo. Para que o que tenha valor consecutivo, é necessário um marcador de intensidade, como o tão.

    Questão comentada pela Profª. Tereza Cavalcanti

  • gabarito A

    “A vida hoje está tão moderna, tão moderna, que todos nós nascemos atrasados tecnologicamente”. (Nouailles)

    essa ordem sempre será consecutiva a oração iniciada pelo que.

  • A - CERTA.

    O conector "que" introduz uma oração que traz circunstância de consequência.

  •  A oração “que todos nós nascemos atrasados tecnologicamente” é subordinada adverbial consecutiva. Assim, a alternativa (A) é a correta. Note o intensificador “tão” na oração principal: tão moderna... Assim, fica fácil perceber a primeira estrutura vista em nossa teoria. 

  • GABARITO: LETRA  A

    Macete que aprendi aqui no QC. Sempre uso para saber se de fato é causa/consequência e sobretudo qual a ordem em que está na frase.

    O fato de estar (causa)faz com que (consequência) 

  • O fato da vida ser tão moderna ( causa)

    faz com que nascemos atrasados tecnologicamente (consequência)

    Gab:


ID
1546894
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Por meio das guias do MS Word 2010, é possível:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito LETRA "A"


    Quando estamos editando um documento no Word, podemos salvá-lo no modelo .pdf, para isso, basta clicar em SALVAR COMO, e na janela de salvameneto, escolher o formato PDF.

  • É possível fazer o que foi descrito na letra C → Aba inserir → Guia Texto → Objeto → Escolha o tipo do Objeto: Adobe Acrobat Document → escolha o arquivo no formato PDF.


  • Alguém saberia dizer o erro da alternativa B?

  • A letra B está errada, porque o Word 2010 não permite editar documentos PDF. Somente no Word 2013, com o recurso Refuse PDF é possível editar um arquivo PDF.

  • Alguém poderia fazer a gentileza de justificar todas as alternativas?

  • Não seria possível o gabarito "A" na questão, pois não há como criar um arquivo PDF a partir de um aquivo em edição por meio das guias, porém pelo caminho: Menu Arquivo (Botão Office do Word) > Salvar como > longo abre-se uma nova janela com opções para salvar, no Campo "TIPO" basta escolher o formato PDF e pronto, arquivo PDF criado! 
     O GABARITO da questão é LETRA C. Pois, na guia INSERIR > GRUPO TEXTO > BOTÃO INSERIR OBJETO é possível inserir um arquivo no formato PDF. Bons estudos!

  • Referente a letra C, o word 2010 não permite inserir arquivos em PDF. Fiz o teste e realmente não consegui, se eu estiver errado, por favor me corrijam para auxiliar os demais.

  • Bruno Teixeira, concordo com você! Também fiz o teste e não foi possível!

  • Quanto a letra B, o Microsoft Office permite abrir e editar PDFs a partir da versão 2013. Como a questão cita a versão do Word 2010, então ela está errada mesmo.

  • Mas Antonio, o Arquivo seria um botão Office, e não uma guia como Pagina Inicial, Layout, Correspondência?

  • Pessoal, no Word 2010 não é possível inserir arquivo em PDF no documento, pois não está na lista do aplicativo. A orientação do Osmar Franco está correta. Também fiz o teste aqui e deu certo (salvar o arquivo em edição como pdf).

  • O gabarito da questão é letra A, porém não se chega na opção de salvar um documento em PDF através das Guias, mas sim usando BOTÃO ARQUIVO e a opção SALVAR COMO > TIPO DE DOCUMENTO> escolher PDF.

  • O que foi descrito na C é possível... Inserir > Texto > Objeto Mas o conteúdo do PDF não integra-se ao do Word, somente é criada uma espécie de hyperlink.

  • - O Office 2007 não edita arquivos PDF, apenas salva como PDF se houver complemento instalado. O Office 2010 não edita arquivos PDF, mas salva no formato PDF sem complementos adicionais. O Office 2013, no Word 2013, é possível editar arquivos PDF com o recurso RefusePDF.


ID
1546897
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No contexto do LibreOffice Writer 4.2, analise o texto a seguir com um trecho selecionado.

O número total da população do planeta atingiu 7 bilhões ( português brasileiro ) ou 7 mil milhões (português europeu ) de pessoas em 31 de outubro de 2011. De acordo com projeções populacionais, este valor continua a crescer a um ritmo sem precedentes antes do século XX.

Analise o mesmo texto depois da aplicação de uma certa operação de edição.

O número total da população do planeta atingiu 7 bilhões ( português brasileiro ) de pessoas em 31 de outubro de 2011. De acordo com projeções populacionais, este valor continua a crescer a um ritmo sem precedentes antes do século XX.

A operação de edição foi provocada pela digitação de:

Alternativas
Comentários
  • gab. d

    https://help.libreoffice.org/Writer/Shortcut_Keys_for_Writer/pt-BR

  • não foi usado o ctrl-v para colar o texto nao?

  • Gabarito D

    Perguntinha danadinha...

    O camarada diz que no segundo texto foi feita uma "certa operação de edição" e pede que o candidato diga que operação foi essa. Ou seja, o primeiro passo é comparar os textos. Feito isso, é evidente que a expressão ou 7 mil milhões (português europeu ) foi excluída, o que sugere o uso da tecla Delete (ou Del). Só que não existe essa opção. Nesse caso, o jeito é buscar alguma outra alternativa para fazer com que um texto selecionado desapareça. É aí que entra a opção D, onde, através do Ctrl-X, podemos recortar o texto, fazendo-o desaparecer.

    O negócio é que é uma solução diferente, incomum, sem lógica até, mas que funciona.

  • rapaz, que pergunta filé kkk

  • Questão danada!

  • Acertei a questão, mas quase a denunciei por abuso!! '-'

  • Achei uma questão besta, mas que precisa de atenção.

  • E viva o mimimi...

  • A maioria das questões que faço aqui, quando não sei, chuto e acerto, meu chutômetro esta de parabéns.

  • Pensei que tivesse recortado a parte sem o negrito CTRL X e depois colado CTRL V.

    Faltou atenção...      : (

  • Resposta Letra: D.

    Operação usada CTRL X (Recortar), ficando o texto na área de transferência.

  • Jayme, continue nos ajudando, por favor!

  • Na verdade a banca queria saber qual foi o procedimento adotado que exclui a palavra sublinhada, que está errada. 

  • Está completando sem noção essa questão  

    Não tem como recortar algo sem selecionar , deveria selecionar a palavra depois usar Ctrl-x 

  • O Jayme é ótimo! Parabéns pelos comentários.

  • Ótima questão. 

  • CTRL+ X = recota e pode colar ( CTRL + V).

     

    No caso da questão, so foi recortado ( CTRL+ X).

    GABARITO ''D''

  • falta de atenção era apenas para retirar a parte de negrito.

  • Errei, mas concordo que a questão foi bem elaborada.

  • Questão muito mal formulada !! Não tem como não colar algo que foi recortado, no caso em concreto.. Se ele deu o texto, para analisarmos, é porque foi colado em algum momento. Se ele falasse que o texto demostrado , estava na área de transferência, aí concordaria, mas não disse NADA ! Logo eu não posso EXTRAPOLAR . O gabarito certo deveria ser letra C , pois ele recortou o que queria CTRL X, retirando a parte em negrito, e colando aplicando CTRL V. Deveria ser anulada.

  • ctrl+x (x - parece uma tesoura)

  • FORCANDO A BARRA É CTRLX , MAL FORMULADO A PERGUNTA, CONFUSA


ID
1546903
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

João preparou um documento no MS Word 2010 com informações confidenciais e, depois de criptografá-lo, enviou-o por e-mail para seu colega Paulo. Isso significa que Paulo:

Alternativas
Comentários
  • Criptografia

    Processo matemático para embaralhar uma mensagem digital, tornando sua leitura incompreensível por pessoas que não possuam a chave (código) para desembaralhar a mensagem. A criptografia pode ser usada, atualmente, para manter os dados sigilosos (privacidade) e para garantir a identidade do remetente de uma mensagem (autenticidade).

    A criptografia é a “alma” dos processos de certificação digital e assinatura digital, que começaremos a estudar agora.


  • Gui Arquivo > Informações > Proteger Arquivo > Criptografar com senha

  • Glicia Teixeira, a utilidade de tais comentários é ajudar aqueles que tem acesso limitado na resolução das questões. E, por este motivo, não podem verificar a resposta, a não ser pelo comentário dos colegas que postam o gabarito das questões.

  • Isso ai Nay V, 

    Acesso a informação para todos !!!


    0/0/

  • Valeu Vanessa.

  • De acordo com o tipo de chave usada, os métodos criptográficos podem ser subdivididos em duas grandes categorias: criptografia de chave simétrica e criptografia de chaves assimétricas.

    Criptografia de chave simétrica: também chamada de criptografia de chave secreta ou única, utiliza uma mesma chave tanto para codificar como para decodificar informações, sendo usada principalmente para garantir a confidencialidade dos dados. Casos nos quais a informação é codificada e decodificada por uma mesma pessoa não há necessidade de compartilhamento da chave secreta. Entretanto, quando estas operações envolvem pessoas ou equipamentos diferentes, é necessário que a chave secreta seja previamente combinada por meio de um canal de comunicação seguro (para não comprometer a confidencialidade da chave). Exemplos de métodos criptográficos que usam chave simétrica são: AES, Blowfish, RC4, 3DES e IDEA.

    Criptografia de chaves assimétricas: também conhecida como criptografia de chave pública, utiliza duas chaves distintas: uma pública, que pode ser livremente divulgada, e uma privada, que deve ser mantida em segredo por seu dono. Quando uma informação é codificada com uma das chaves, somente a outra chave do par pode decodificá-la. Qual chave usar para codificar depende da proteção que se deseja, se confidencialidade ou autenticação, integridade e não-repúdio. A chave privada pode ser armazenada de diferentes maneiras, como um arquivo no computador, um smartcard ou um token. Exemplos de métodos criptográficos que usam chaves assimétricas são: RSA, DSA, ECC e Diffie-Hellman.


    https://cartilha.cert.br/criptografia/

  •  algoritmos simétricos 

    AES

    Twofish

    Serpent

    Blowfish

    CAST5

    RC4

    3DES (baseado no DES)

    IDEA

     

    ALGORITMO DE CHAVE ASSIMÉTRICA

    RSA

    MD5

    SHA-1

    hash - message digest

  • Alternativa C

     

     

    c - precisa de uma senha para abrir o arquivo no MS Word;

  • GABARITO C

     

    CRIPTOGRAFIA SIMÉTRICA --->  CHAVE 

    CRIPTOGRAFIA ASSIMÉTRICA ----> 2 CHAVES

     

     

    bons estudos

  • Só para reforcar

    criptografia simétrica

    1 única chave para criptografar e decifrar

    criptografia assimétrica ( lembra do 2 ss que significa 2 chaves )

    1 chave pública para criptografrar

    1 chave privada para descodificar


ID
1546906
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere as seguintes escolhas que Maria fez para sua senha pessoal:

          + + TeleFoNe + +
          10121978
          Segredo # $ & %
          Telefone = Mudo
          = SeGREdo !

Dessas senhas, a mais fraca é a:

Alternativas
Comentários
  • se todas fossem assim... <3

  • A segunda (letra B) representa uma data.

  • Se todas fossem assim, muitos seriam aprovados. É tipo muita gente ganhar na MEGA... não tem graça. kkk

  • data de nascimento...

  • tudo bem que geral acertou.. Mas gostaria de uma explicação logica.

    Digamos que a resposta da alternativa b fosse 10121?978. 

    A resposta seria a mesma?


  • É importante que as senhas, para serem mais seguras, tenham números e caracteres misturados, alternando, preferencialmente, maiúsculas e minúsculas. No enunciado apresentado, além de a senha corresponder à data de nascimento do titular, ela é composta unicamente por números, o que a torna menos segura.

  • Todas têm caracteres especiais menos a segunda. 


  • A mais fraca é a segunda, pois, por dedução, trata-se de uma data de nascimento, sendo premissa evitar esse tipo de dado para geração de senhas.

  • Se a alternativa b fosse 10121?978, ela seria a senha mais forte, pois a interrogação sempre deixa uma dúvida.

  • kkkkkkkkkkkkkk essa do Hugo foi boa. Acho que ela escreveu isso zuando pow.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Eu não sabia que dava para usar os simbolos "igual" e "espaço" em senhas.

     

    Gabarito: B

  • GABARITO: B

    SENHA COM DATA DE NASCIMENTO

  • De todas as senhas mostradas, visivelmente a segunda é a mais frágil, pois é composta exclusivamente por números. Todas as demais misturam caracteres especiais, o que dificulta a descoberta por um terceiro malicioso.

    Resposta certa, alternativa b).

  • Gabarito: B

    Observe que Maria utilizou uma data na segunda opção, 10/12/1978. Usou apenas números e repetiu o número 1 três vezes.

    Fonte: PDF GranCursos - Prof. Fabrício Melo

  • Mesmo que a senha tenha palavras conhecidas mas, se tiver caracteres especiais, já fica mias forte do que uma senha composta apenas por números.

  • GAB: B

    Observe que Maria provavelmente utilizou sua data de nascimento, o que torna a senha muito fácil de ser descoberta:

    10121978 ----- 10/12/1978


ID
1546909
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Joana quer enviar um e-mail para um numeroso grupo de pessoas, mas não quer que seus destinatários saibam para quem esse e-mail está sendo enviado. Uma opção rápida e prática para Joana nesse caso é:

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Cco é a forma abreviada de Cópia carbono oculta. Se você adicionar o nome de um destinatário nesse campo em uma mensagem, uma cópia da mensagem será enviada para esse destinatário e o nome dele não será visto pelos outros destinatários da mensagem. Se o campo Cco não estiver visível quando uma nova mensagem for criada, você poderá adicioná-lo. No menu Exibir da mensagem, clique em Campo Cco.

  • Acertei, mas a alternativa "c" também funciona.

  • A questão é clara: uma opção rápida e prática. Sendo assim, a alternativa "c" não funcionaria.


  • A letra C não é rápida nem prática, gente! 

    Gab A

  • Q803338        Q388366

     

    No serviço de Webmail do Google, ao receber uma mensagem, um usuário pode ver todos os endereços de e-mail contidos nos campos ___________e ___________ . Mas esse mesmo usuário não pode ver nenhum endereço de e-mail contido no campo __________ .     Para, Cc, Cco

     

    Q772841    Q223247 Q727769

    Cco =    Com   Cópia  Oculta.

     

    Q772931

    CC - com cópia - destinatário em cópia, que recebe a mensagem e seu endereço aparece para os demais.

     

    Q586942

     

    De: felipe@emailbox.com

    Para: felipe@emailbox.com

    Cco: joao@emailbox.com, maria@emailbox.com, jose@emailbox.com, antonio@emailbox.com

    Assunto: Acesso Restrito

     

     

     

     

     

     

     

  • ✅Gabarito Letra A.

    Caso você não queira que os outros saibam que foi você que enviou a mensagem basta colocar o e-mail da pessoa no campo Cco.

    ⚫Para: Os e-mails postados nesta linha serão visualizados pelo receptor.

    ⚫Cc: Significa Com Cópia- OS e-mails Postados nesta linha serão visualizados pelo receptor.

    ⚫Cco: Significa Com Cópia Oculta- Os e-mails postados nesta linha não serão visualizados pelo receptor.

    ⚫Responder A: Permite o usuário responder a mensagem recebida.

    ⚫Newsgroup: Permite ao usuário enviar a mensagem para um grupo de e-mail.

    ⚫Follow-To: (enviar para) Permite seguir o e-mail para outros usuários.


ID
1546918
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Google Chrome é possível abrir uma “nova janela anônima”. Isso significa que, quando nessas guias:

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    O modo de navegação anônima abre uma nova janela na qual é possível navegar na Internet sem que o Chrome salve os sites visitados. É possível abrir muitas guias no modo de navegação anônima e navegar entre as páginas visitadas. Quando você fechar as guias, o Chrome não salvará os sites visitados.


    O atalho para a navegação oculta é apertar as teclas Ctrl + Shift + N

  • Complementando o comentário do Colega Tiago, o atalho para navegação oculta no Mozilla Firefox é Ctrl + Shift + P.

  • No Internet Explorer também é Ctrl + Shift+ P

  • Você entrou no modo de navegação anônima


    As páginas visualizadas nas guias anônimas não serão armazenadas no histórico do navegador, nos cookies nem no histórico de pesquisa depois que todas as guias anônimas forem fechadas. Os downloads de arquivos que você fizer e os favoritos serão mantidos.


    A navegação anônima não oculta a navegação do seu empregador, provedor de serviço de internet nem dos websites visitados.


  • Essa é pra não zerar

  • HROME    -  CTRL + Shift + N - NAVEGAÇÃO ANÔNIMA

    OPERA -  -  CTRL + Shift + N - NAVEGAÇÃO PRIVADA

     

    MOZILLA FIREFOX  - CTRL + Shift + P-  NAVEGAÇÃO PRIVATIVA COM PROTEÇÃO CONTRA RASTREAMENTO

    INTERNET EXPLORER - CTRL + Shift + P - NAVEGAÇÃO INPRIVATE

  • GABARITO A

     

     

    O que acontece quando navega em privado?

     

    O Chrome não guarda o histórico de navegação, os cookies, os dados de sites e as informações introduzidas nos formulários.

     

    Os ficheiros transferidos e os marcadores criados são mantidos.

     

    A sua atividade não é ocultada dos Websites que visita, da sua entidade empregadora ou escola nem do seu fornecedor de serviços de Internet.

  • Gabarito: A

  • Segundo o Google Chrome, “as páginas visualizadas nas guias anônimas não serão armazenadas no histórico do navegador, nos cookies nem no histórico de pesquisa depois que todas as guias anônimas forem fechadas. Os downloads de arquivos que você fizer e os favoritos serão mantidos.

    A navegação anônima não oculta a navegação do seu empregador, provedor de serviço de internet nem dos websites visitados.”

    Resposta certa, alternativa a).

  • A. as páginas visualizadas não serão armazenadas no histórico do navegador; correta

  • Segundo o Google Chrome, “as páginas visualizadas nas guias anônimas não serão armazenadas no histórico do navegador, nos cookies nem no histórico de pesquisa depois que todas as guias anônimas forem fechadas. Os downloads de arquivos que você fizer e os favoritos serão mantidos.

    A navegação anônima não oculta a navegação do seu empregador, provedor de serviço de internet nem dos websites visitados.”

    Resposta certa, alternativa a).

    Victor Dalton | Direção Concursos

  • Galera, há algumas semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

    Dicas e métodos de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS!

  • Navegação anônima:  essa funcionalidade permite navegar com privacidade, sem guardar histórico de páginas visitadas, sem salvar buscas realizadas na barra de pesquisa, sem salvar cookies e dados de sites, sem salvar informações fornecidas em formulários, entre outros. 

    *ATENÇÃO ALTA INCIDENCIAS EM PROVAS*

    Formas de abrir a navegação anônima

    GOOGLE CHROME: CTRL + SHIFT + N

    MOZILLA FIREFOX: CTRL + SHIFT + P

    INTERNET EXPLORER: CTRL + SHIFT + P

    Microsoft Edge: CTRL + SHIFT + P


ID
1546921
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Manuel, servidor público do Estado de Sergipe, necessitando obter prova de seu tempo de serviço, formula perante o órgão público competente requerimento para obtenção de certidão. Dias após foi comunicado sobre o indeferimento do pedido, ao argumento de que a pretensão deveria ser levada a exame pelo Poder Judiciário, a quem caberia determinar a emissão do documento pela autoridade competente.

Considerando os dados fornecidos pelo problema, é correto afirmar que o direito a obtenção de certidão:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

     

    De acordo com a LEI Nº 2148 de 21 de dezembro de 1977

    Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Sergipe

     

     

    Art. 158 - Para defesa de direitos e esclarecimento de situações, é assegurado ao funcionário o direito de requerer e obter certidões junto às Repartições Públicas do Estado.

  • Qual seria o erro da letra E?

  • Dirimindo a dúvida do colega Victor Mendes.

    Espero ter ajudado.

     

     

    De acordo com a LEI Nº 2148 de 21 de dezembro de 1977

    Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Sergipe

     

     

    e) Errada.

     

    Art. 159. Ao funcionário diretamente interessado, OU a seu representante legal, dar-se-á vista do processo administrativo, nas instalações do próprio Órgão processante e durante o horário de expediente.

    Parágrafo único. Tratando-se de advogado regularmente constituído, a leitura e o manuseio do processo poderão ser feitos fora da Repartição processante, mediante a assinatura de “carga” ou recibo.

     

     

    Observe que ao representante legal é dado o respaldo de agir em interesse de terceiro (alguém deu poder ao representante legal de agir em seu nome).

  • Gab: D

    Certidões “são documentos oriundos de autoridade ou de agente do Poder Público, que nessa qualidade provam ou confirmam determinado ato ou fato. São provas documentais, sendo esta sua finalidade. Constituem garantia em favor de terceiro da veracidade do afirmado.

    http://emporiododireito.com.br/backup/tag/direito-a-certidao/

     

    Então quando a questão fala: Manuel, servidor público do Estado de Sergipe, necessitando obter prova de seu tempo de serviço, formula perante o órgão público competente requerimento para obtenção de certidão. Manuel está querendo obter a reprodução integral dos documentos solicitados que é um dirieto dele

  • Gabarito: D

    LEI Nº 2148 - Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Sergipe

    Art. 158 - Para defesa de direitos e esclarecimento de situações, é assegurado ao funcionário o direito de requerer e obter certidões junto às Repartições Públicas do Estado.

     

    CF/88

    XXXIV - são a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas:

    ...

    b) a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal;


ID
1546924
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Pedro, com mais de 20 anos de experiência profissional, com mestrado e doutorado em sua área de atuação, desempregado, resolve enviar seu currículo para várias empresas de engenharia e à Secretaria Estadual responsável pelo planejamento e realização de obras do Estado. O Secretário recebe o documento e, impressionado com a formação profissional de Pedro, determina que se avalie a possibilidade de investi-lo no cargo público de engenheiro.

Considerando os dados fornecidos pelo problema, é correto afirmar que a investidura em cargo público, não declarado em lei de livre nomeação e exoneração:

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Art. 37 II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, e ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;


    Bons estudos.

  • Considerando os dados fornecidos pelo problema (cargo público de engenheiro. ), é correto afirmar que a investidura em cargo público..Existe cargo de engenheiro que não necessita de nível superior?

  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    De acordo com a LEI Nº 2148 de 21 de dezembro de 1977

    Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Sergipe

     

     

    VI - Cargo Público - como unidade básica da estrutura organizacional, é o conjunto, com denominação específica, de atribuições e responsabilidades cometidas a um Servidor Público, compreendendo:

     

    a) Cargo de Provimento Efetivo - ocupado por servidor público, admitido mediante concurso público de provas ou de provas e títulos;

     

    b) Cargo de Provimento em Comissão - ocupado por servidor de livre nomeação e exoneração.

     

     

    Art. 6º. A nomeação dependerá da aprovação do funcionário em concurso público de provas, ou de provas e títulos, observada a ordem decrescente de classificação dos concursados.

     

    Art. 7º. O concurso de provas e títulos somente poderá ser exigido para o provimento dos cargos que requeiram, dos respectivos ocupantes, habilitação profissional em curso superior, legalmente instituído.

  • Alguém saberia informar se essa questão foi anulada?
    Pois ambas (alternativas B e C) estão corretas, porém CONSIDERANDO OS DADOS FORNECIDOS PELO PROBLEMA, como o enunciado diz, o mais adequado seria letra B.

  • Essa questao "infelizmente" é de interpretação da leitura.........quando ele diz: "não declarado em lei de livre nomeação e exoneração", ele esta relacionando com o caso concreto.por isso ele nem cita ensino superior, pois a criatura já tem " mestrado e doutorado em sua área de atuação"!!

     

    Disse eu "infelizmente", porque da primeira vez que fiz errei por não ler atentamente!  

    Dessa vez foi!!  LETRA C

    Tenham fé amigos, pois a nossa aprovação pode estar tão perto quanto possamos imaginar!


ID
1546927
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

O Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, desejando organizar o julgamento dos processos sob jurisdição de sua Corte, faz publicar instruções normativas com diversas normas de procedimento interno. Insatisfeitos com as novas diretrizes, diversos servidores postulam perante o Poder Judiciário a declaração de ilegalidade dos atos normativos, ao argumento de que não se inclui dentre as competências e atribuições do Tribunal de Contas, a competência legislativa.

Considerando os dados fornecidos pelo problema, é correto afirmar que ao Tribunal de Contas assiste, no âmbito de sua competência e jurisdição:

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    d) correto. Art. 3° Ao Tribunal de Contas da União, no âmbito de sua competência e jurisdição, assiste o poder regulamentar, podendo, em conseqüência, expedir atos e instruções normativas sobre matéria de suas atribuições e sobre a organização dos processos que lhe devam ser submetidos, obrigando ao seu cumprimento, sob pena de responsabilidade.


    Bons estudos.

  • Qual o erro da A?


ID
1546930
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

O Tribunal de Contas de Sergipe, analisando as contas relativas a obras públicas realizadas no Estado, requisitou ao Poder Executivo acesso a todas as fontes de informações referentes às aludidas obras disponíveis na Secretaria Estadual responsável por sua execução. A requisição foi negada ao argumento de que a quebra do sigilo das contas públicas somente poderia ocorrer por decisão fundamentada do Poder Judiciário.

Considerando os dados fornecidos pelo problema, é correto afirmar que o Tribunal de Contas:

Alternativas
Comentários
  • CF, Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete: apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento;

     


ID
1546933
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

Sobre o tema “Autonomia Financeira e Administrativa do Tribunal de Contas de Sergipe”, é correto afirmar que é de competência:

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    De acordo com o art. 99. Ao Poder Judiciário é assegurada autonomia administrativa e financeira.

    § 1º Os tribunais elaborarão suas propostas orçamentárias dentro dos limites estipulados conjuntamente com os demais Poderes na lei de diretrizes orçamentárias.


    Bons estudos.

  • Qual o erro da C?

  • Acho que o erro da 'c' é que o Chefe do Poder Executivo Estadual escolhe um dos nomes da lista tríplice com os nomes dos candidatos a uma vaga no Tribunal, não escolhe o presidente da Corte de Contas, ele é escolhido por eleição.

  • Art. 70. O Tribunal de Contas do Estado, integrado por sete Conselheiros, tem sede na Capital do Estado, quadro próprio de pessoal e jurisdição em todo o território estadual, exercendo as seguintes atribuições:

     

    I - eleger seus órgãos diretivos e elaborar seu regimento interno, com observância das normas de processo e das garantias processuais das partes;

     

    O inciso acima não fala nada sobre ter que submeter o regime interno à Assembleia Legislativa. Por isso não concordo com o gabarito ser letra D.

     

    Parágrafo único. O Tribunal de Contas elaborará a sua proposta orçamentária dentro dos limites estipulados com os Poderes Constituídos, na formas da Lei de Diretrizes Orçamentárias, nunca inferior a dois por cento e até três por cento da receita estadual, excluída a proveniente de operações de créditos e convênios vinculados à cobertura de despesas de capital e a destinada a transferências tributárias constitucionais obrigatórias para os Municípios. (Emenda Constitucional nº 15/99).

     

    Marquei letra B por ser a menos errada, tendo em vista que está incompleta como mostra o parágrafo único do mesmo artigo. 

     

  • Art. 70. O Tribunal de Contas do Estado, integrado por sete Conselheiros, tem sede na Capital do Estado, quadro próprio de pessoal e jurisdição em todo o território estadual, exercendo as seguintes atribuições:
    I - eleger seus órgãos diretivos e elaborar seu regimento interno, com observância das normas de processo e das garantias processuais das partes;
    III - submeter à Assembleia Legislativa os projetos de lei relativos à criação, transformação e extinção dos seus cargos e à fixação de vencimentos de seus membros e dos servidores de sua Secretaria, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias;
    Gabarito letra D

  • Letra B:

    Parágrafo único do art. 70. O Tribunal de Contas elaborará a sua proposta orçamentária dentro dos limites estipulados conjuntamente com os Poderes Constituídos, na forma da Lei de Diretrizes Orçamentárias, nunca inferior a dois por cento e até três por cento da receita estadual, excluída a proveniente de operações de créditos e convênios vinculados à cobertura de despesas de capital e a destinada a transferências tributárias constitucionais obrigatórias para os Municípios. (Acrescentado pela Emenda Constitucional nº 15/99, de 06 de janeiro de 1999).

     

    Na minha opnião, a letra B está correta.

  • Gabarito errado aqui.

    O definido é Letra B.

     Já fiz a notificação à QC.


ID
1546936
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

Sobre o tema “Tomada e Prestação de Contas” regulado no Regimento do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    A Tomada de Contas Especial (TCE) é um instrumento de que dispõe a Administração Pública para ressarcir-se de eventuais prejuízos que lhe forem causados, sendo o processo revestido de rito próprio e somente instaurado depois de esgotadas as medidas administrativas para reparação do dano.


    Nos termos da Instrução Normativa/TCU n° 71, de 28/11/2012, compete à Secretaria Federal de Controle/CGU, na emissão do Relatório e Certificado de Auditoria sobre processos de Tomadas de Contas Especiais, manifestar-se sobre a adequada apuração dos fatos, indicando, inclusive, as normas ou regulamentos eventualmente infringidos, a correta identificação do responsável e a precisa quantificação do dano e das parcelas eventualmente recolhidas.



    Bons estudos.

  • Tomada de Contas "qualificada" ?

  • Também queria saber de onde saiu esse "tomada de contas qualificada". Não encontrei nenhuma referência a essa nomeclatura em lugar nenhum.
  • GABARITO: E

    A) ERRADA. Na prestação de contas os documentos devem ser apresentados ao Tribunal de Contas e não ao Poder Legislativo.

    B) ERRADA. A ação é desempenhada de ofício pela autoridade administrativa, órgão central do controle interno ou equivalente.

    C) ERRADA. Não há previsão de “fiscalização interna” no RI do TCE-SE.

    D) ERRADA. Não há previsão de “tomada de contas qualificada” no RI do TCE-SE.

    E) CORRETA. Conforme o inciso III do artigo 82, no RI do TCE-SE.

    Regimento Interno do TCE-SE

    Art. 82. Para os efeitos desta Lei, considera-se:

    I - prestação de contas anual ou por fim de gestão: o procedimento pelo qual os ordenadores de despesa, gestores e demais responsáveis, dentro do prazo legal, apresentam ao Tribunal de Contas os documentos obrigatórios destinados à comprovação da regularidade do uso, emprego ou movimentação dos bens, numerários e valores públicos da administração que lhes foram entregues ou confiados;

    II - tomada de contas: a ação desempenhada de ofício pela autoridade administrativa, órgão central do controle interno, ou equivalente, para apurar a responsabilidade de pessoa física, órgão ou entidade que deixar de prestar contas e das que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte, ou possa resultar, dano ao Erário, devidamente quantificado;

    III - tomada de contas especial: a ação desempenhada diretamente pelo Tribunal, para apurar a responsabilidade de pessoa física, órgão ou entidade que deixar de prestar contas e das que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte, ou possa resultar, dano ao Erário, devidamente quantificado.


ID
1546939
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Sobre o tema “Modalidades de Provimento em Caráter Efetivo”, é correto afirmar que o provimento dos cargos públicos:

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    d) Correto. Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:
    I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria;

  • Far-se-á em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira, e em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos. Por exemplo: Responsável pelo òrgão nomeia fulano para ocupar cargo, em comissão ou de carreira.

  • Sei não essa FGV. A pessoa estuda 800 artigos e não encontra nada na lei que se refere a questão

     

    Lei 8112 - Art. 6o O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder.

     

    Lei 2148 - Art. 4º. O provimento dos cargos públicos far-se-á:

    I.            No âmbito do Poder Executivo, por ato do Governador do Estado;

    II.            No âmbito do Poder Judiciário, por ato do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado;

    III.            No âmbito do Poder Legislativo, por ato do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado.

     Parágrafo único. Os cargos do quadro de Pessoal do Tribunal de Contas serão providos por ato do Presidente do Tribunal, salvo os de Conselheiro, Procurador da Fazenda Pública, Procurador Adjunto e de Auditor, que serão providos por Decreto do Governador do Estado.

  • Subseção VI
    Da Reversão
    Art. 27º- Reversão é o reingresso, no serviço público, do funcionário aposentado, quando insubsistentes os motivos da aposentadoria.

    Gabarito letra D

    A lei 8112 trata o reingresso como a volta do funcionário demitido de forma ilegal.
     

  • A questão é passível de anulação, vejamos: o artigo 5° do referido estatuto diz q: O provimento em caráter efetivo far-se-á pelas seguintes formas: I-Nomeação; II-Acesso etc etc; a partir do Artigo 11° trata do Acesso e no Artigo 13° diz: O acesso funcional será precedido de concurso interno de provas......a questão trouxe 2 alternativas corretas, portanto pode ser anulada.

  • REVERSÃO.


ID
1546942
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A respeito do que dispõe a Lei Estadual nº 2.148/77 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Sergipe), é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Art. 245. A licença especial disciplinada pelo art. 116 da Lei nº 1.711, de 1952, ou por outro diploma legal, fica transformada em licença-prêmio por assiduidade, na forma prevista nos arts. 87 a 90.

  • Entendo que a letra c) esteje certa, mas por que a letra e) está errada?

  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    De acordo com a LEI Nº 2148 de 21 de dezembro de 1977

    Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Sergipe

     

     

    a) Errada.

     

    Seção VI

    Das Licenças

    § 3 - A licença para o trato de interesse particular implicará a desinvestidura do cargo em comissão ou da função de confiança.

     

    b) Errada.

     

    Art. 120 - É vedado o exercício de atividade remunerada ao funcionário licenciado para tratamento de saúde própria ou de pessoal da sua família.

    § 2 - Cassada a licença, o funcionário reassumirá imediatamente o exercício, sujeitando-se à demissão por abandono de cargo, se a reassunção não se operar no prazo de 30 (trinta) dias.

     

    c) Correta.

     

    Seção VI

    Das Licenças

    Art. 113 - Conceder-se-á licença: 

    c) Como prêmio por assiduidade;

     

    Subseção III

    Da Licença - Prêmio

     

    Art. 128 - A licença como Prêmio à assiduidade será concedida ao funcionário que:

    I - Completar cada período de 10 (dez) anos de exercício no Serviço Público Estadual, ininterruptamente;

     

     

    d) Errada.

    Art. 160 - O direito de pleitear na esfera administrativa prescreverá:

     

    I - Em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demissão, disponibilidade e cassação de aposentadoria ou disponibilidade;

     

    II - Em 120 (cento e vinte) dias, nos demais casos.

     

     

    e) Errada.

    Art. 165 - Ao funcionário em comissão, sem vínculo anterior de profissionalidade com o Estado, não serão concedidos adicionais por tempo de serviço nem de nível universitário.

  • aleluia acertei uma!!! \o/


ID
1546945
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Sobre o tema “Vinculação do servidor público ao Regime Próprio da Previdência Social do Estado de Sergipe (Lei Complementar nº 113/2005)”, é correto afirmar que o servidor:

Alternativas
Comentários
  • está em consonância com os dispositivos da lei 8.212

  • Qual o erro da "D"?

  • qual o erro da letra D?

  • Qual o erro da letra D?

  • Pesquisei na lei e não achei passagem alguma referente a cessão ao Poder Legislativo...

    Acho que o erro é não haver essa passagem na lei.



    " Art 157. Os servidores do Tribunal de Contas poderão ser cedidos a Poderes, Órgãos e Unidades da Administração Direta e Indireta da União, Estado ou do Município, por ato da Presidência e respeitada a legislação vigente, na forma prevista no Regimento Interno"

    Lei Complementar Estadual nº 113/2005.



  • Administração indireta? Se for pelo regime celetista será por RGP.

  • LETRA B.

    O período de afastamento correspondente à cessão ou à requisição é considerado para todos os efeitos legais.


    Em hipótese alguma a cessão poderá ser considerada efetivação do servidor no órgão para o qual está cedido, independente do tempo em que ele permanece naquele órgão. Mesmo que o servidor passe a maior parte de sua vida funcional cedido, seu vínculo será sempre com órgão de origem, como prevê o Decreto 4.050/2001.

    A efetivação em cargo público somente é possível por meio de concurso público. A nomeação para o exercício em cargo comissionado de agente sem vínculo com a administração não lhe dá o direito à efetivação. São cargos de livre nomeação e exoneração.

    Em regra, a cessão para órgãos ou entidades dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios gerará o ônus da remuneração ao órgão ou entidade cessionária. Nos demais casos, ou seja, para a cessão entre os órgãos ou entidades da Administração Pública Federal  será mantido o ônus do cedente.

    Mediante autorização expressa do Presidente da República, o servidor do Poder Executivo Federal poderá ter exercício em outro órgão da Administração Pública Federal direta que não tenha quadro próprio de pessoal, para fim determinado e a prazo certo. Não se pode confundir tal autorização com a requisição, que é ato irrecusável e que tem o exercício das atividades vinculadas à Presidência da República. O ato autorizativo visa dispersar servidores a órgãos destituidos de quadro próprio.


    Leia mais: http://jus.com.br/artigos/21640/cessao-e-requisicao-de-servidor-publico-federal#ixzz3hIsmxIfQ


  • Cessão de servidores x regime previdenciário:

    Lei 9717/98

    Art.1o-A.O servidor público titular de cargo efetivo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios ou o militar dos Estados e do Distrito Federal filiado a regime próprio de previdência social, quando cedido a órgão ou entidade de outro ente da federação, com ou sem ônus para o cessionário, permanecerá vinculado ao regime de origem. (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.187-13, de 2001)

    Obs.: se com ônus para o cessionário, cabe a este efetuar o recolhimento das contribuições, tanto da cota devida pelo cedente quanto da cota devida pelo servidor cedido, à unidade gestora de previdência social do cedente.


  • QUAL O ERRO DA LETRA D ???

  • No meu humilde entendimento esta questão traz duas respostas corretas (B e D). Deveria ser anulada.

  • o CEDIDO da letra D irá exercer um cargo eletivo, do qual ficará afastado do RPPS e enquanto detentor do mandato sera vinculado ao RGPS. foi o que eu entendi

  • Também não entendi o problema da D

    :-(


  • Ainda não entendi o porquê de a alternativa "D" estar causando tanta dúvida: o "problema" dela é simples: ela restringe a vinculação do servidor ao RPPS apenas àqueles cedidos ao Poder Legislativo, o que está INCORRETO, haja vista que o servidor continuará vinculado ao seu RPPS se for cedido a qualquer órgão ou entidade da Administração Direta ou Indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e de Municípios.


    Bons estudos

  • Paula, na afirmativa da D não é mencionado a palavra "apenas". Continuo sem encontrar erro algum. 

  • Letra B
    Lei Complementar nº 113/2005
    Art. 18. Permanece vinculado ao REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE SERGIPE , o segurado que estiver nas seguintes situações: 

    I - cedido a órgão ou entidade da Administração Direta ou Indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e de Municípios; 

  • O erro da D não seria por ser cedido ao Legislativo??

  • Gabarito B


    L8112/90 - Art. 93. O servidor poderá ser cedido para ter exercício em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, ou do Distrito Federal e dos Municípios, nas seguintes hipóteses: 

    I - para exercício de cargo em comissão ou função de confiança; 

    II - em casos previstos em leis específicas.


     § 1o Na hipótese do inciso I, sendo a cessão para órgãos ou entidades dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, o ônus da remuneração será do órgão ou entidade cessionária, mantido o ônus para o cedente nos demais casos. 

  • Questão deveria ser anulada, pois há duas respostas corretas.


    B) Mesmo que seja cedido à administração indireta, o servidor não deixa de ser vinculado ao RPPS de Sergipe. Ok. Correta.


    D) Mesmo cedido à qualquer poder do legislativo, não perde seu vinculo ao RPPS de Sergipe. Veja também, que a afirmativa não diz se ele vai exercer mandato eletivo, porque nesse caso, aí sim ele perderia o vinculo ao RPPS. Mas não foi essa a descrição do ocorrido. Ok. Correta.


ID
1546948
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

Sobre o tema “Intervenção nos Municípios” tratado no Regimento Interno do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, é correto afirmar que o Tribunal de Contas poderá representar ao Governador, solicitando a intervenção em município:

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Art. 35. O Estado não intervirá em seus Municípios, nem a União nos Municípios localizados em Território Federal, exceto quando:

    I - deixar de ser paga, sem motivo de força maior, por dois anos consecutivos, a dívida fundada;


  • CF/88

     

    Art. 35. O Estado não intervirá em seus Municípios, nem a União nos Municípios localizados em Território Federal, exceto quando:

    I - deixar de ser paga, sem motivo de força maior, por dois anos consecutivos, a dívida fundada;

    II - não forem prestadas contas devidas, na forma da lei;

    III - não tiver sido aplicado o mínimo exigido da receita municipal na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde;(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 29, de 2000)

    IV - o Tribunal de Justiça der provimento a representação para assegurar a observância de princípios indicados na Constituição Estadual, ou para prover a execução de lei, de ordem ou de decisão judicial.

  • Art. 157. O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, mediante representação ao Governador do Estado, solicitará intervenção em município, quando: Regimento Interno do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe 51

    I – a dívida fundada deixar de ser paga, sem motivo de força maior, por dois anos consecutivos;

    II - não forem prestadas as contas exigidas em Lei;

    III - não houver sido aplicado o mínimo exigido pela Constituição Estadual da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino e/ou em ações e serviços públicos de saúde.

     

    Que o item I é autorizado pela CF não tinha dúvida, mas imagino que isso não dê automaticamente ao TC a prerrogativa de solicitar a intervenção.

     

  • E o TC pode representar diretamentamente? 

    A doutrina ensina que os TC's não possuem competência para requerer diretamente a intervenção. Nesse sentido, cabe o registro da ADI 2.631/PA, pois neste julgado o STF considerou inconstitucional dispositivo normatio que conferia ao TC dos Municípios competência para requerer ao Governador a intervenção em Município. 

    O STF considerou que o TC age como auxiliar, devendo o Legislativo formular a representação. 

    Veja como já a CESPE já cobrou o mesmo tema (2010):

    o exercício de suas atribuições, cabe aos tribunais de contas dos estados e, quando for o caso, dos municípios solicitar aos governadores estaduais a intervenção em determinado município. ERRADO


ID
1546951
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Empresa que presta serviços em estaleiros contrata médico do trabalho para coordenar o Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional. Os trabalhadores realizam atividades de jateamento de superfícies metálicas com granalha de cobre, pintura com pulverizador, soldagem e isolamento com fibras de vidro. De acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE - (NR-4, Quadro I), as atividades desta empresa se enquadram no grau de risco:

Alternativas

ID
1546954
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Em relação às características radiológicas, funcionais e laboratoriais das doenças causadas pela exposição ao asbesto, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1546957
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um pintor apresenta quadro agudo de dispneia com chiados, requerendo atendimento de urgência, após realizar pintura a jato automotiva. Os sintomas melhoram nos dias de folga ou nos períodos de férias.

Entre os métodos elencados abaixo, o mais simples e mais custo- efetivo para estabelecer o diagnóstico de asma relacionada ao trabalho na situação descrita é:

Alternativas

ID
1546960
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação ao papel da enzima conversora de angiotensina (ECA) no diagnóstico e prognóstico da sarcoidose, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    Estudando o Estatuto da Criança e do Adolescente me deparo com essa questão... (risos)

  • Caramba ! Qconcursos prestem atenção poxa, falta de que isso ?

  • hehehehehehe OXI, pensei que já estava alucinando de tanto estudar. hehehhehehehe

  • Essa foi de lascar rsrs


ID
1546963
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os exames complementares exigidos no Quadro II da Norma Regulamentadora NR-7 da Secretaria de Saúde e Segurança do Trabalho para monitorar a saúde respiratória dos trabalhadores expostos a aerodispersóides fibrogênicos devem ser realizados com a seguinte periodicidade:

Alternativas
Comentários
  •  

    Literalidade do quadro 2 da NR7

     

    a) espirometria admissional e bienal; telerradiografia do tórax admissional e anual;

     


ID
1546966
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em fiscalização realizada por solicitação do Ministério Público do Trabalho, higienista industrial da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) constata que em uma operação de desmonte de rochas os marteleteiros estão expostos a um nível de ruído contínuo de 95 decibéis. De acordo com o disposto no Anexo I da Norma Regulamentadora NR-15, a máxima exposição diária permissível para esses trabalhadores é de:

Alternativas
Comentários
  • NÍVEL DE RUÍDO dB (A) MÁXIMA EXPOSIÇÃO DIÁRIA PERMISSÍVEL

    85db - 8h

    86db - 7h

    87db - 6h

    88db - 5h

    89db - 4:30h

    90db - 4h

    91db - 3:30h

    92db - 3h 

    93db - 02:40h

    94db - 02:15h

    95db - 02h

    96db - 01:45h

    98db - 01:15h

    100db - 1h

    102db - 45mim

    104db - 35mim

    105db - 30mim

    106db - 25mim

    108db - 20mim

    110db -15mim

    112db - 10mim

    114db - 8mim

    115db - 7mim

  • Fator de dobra (q) - a cada 5 dB(A) a dose do ruído dobra e as horas permitidas ao trabalho diminuem o dobro. É uma escala logarítmica.

    85h - 8h

    90 - 4h

    95 - 2h

    100 - 1h

    105 - 30 min

    110 - 15 min

    115 - 7 min

    Para mim é mais fácil de gravar e entender esta tabela pelo raciocínio do fator de dobra.


  • NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES

    ANEXO N. 1

    Limites de tolerância para Ruído Contínuo oun Intermitente

    Nível de Ruido dB(A)                         Máxima Exposição Diária Permissível

    95 dB(A)                                            2 horas

     


ID
1546969
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um armador de estruturas metálicas sinaliza por rádio para o encarregado de obras que irá interromper suas atividades face à mudança brusca do tempo, que está gerando balanço anormal das vigas onde operam outros trabalhadores.

De acordo com a Norma Regulamentadora NR-35 e a Convenção No. 155 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), quando há risco grave e iminente para a saúde e segurança de um trabalhador ou de outras pessoas, o trabalhador considerou o referido dispositivo legal aplicável na seguinte situação:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NR-35;

    35.2.2 Cabe aos trabalhadores: 

    a) cumprir as disposições legais e regulamentares sobre trabalho em altura, inclusive os procedimentos expedidos pelo empregador;

    (...)

    c) interromper suas atividades exercendo o direito de recusa, sempre que constatarem evidências de riscos graves e iminentes para sua segurança e saúde ou a de outras pessoas, comunicando imediatamente o fato a seu superior hierárquico, que diligenciará as medidas cabíveis;


    Gabarito: B

  • Um armador de estruturas metálicas sinaliza por rádio para o encarregado de obras que irá interromper suas atividades face à mudança brusca do tempo, que está gerando balanço anormal das vigas onde operam outros trabalhadores.

    De acordo com a Norma Regulamentadora NR-35 e a Convenção No. 155 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), quando há risco grave e iminente para a saúde e segurança de um trabalhador ou de outras pessoas, o trabalhador considerou o referido dispositivo legal aplicável na seguinte situação:

     

    b) direito de recusa; GABARITO

    _______________________________________________________________________________________________

    Segurança e Saúde dos Trabalhadores

    CONVENÇÃO N. 155

     

    Direito de Recusa

    Art. 13 — Em conformidade com a prática e as condições nacionais deverá ser protegido, de consequências injustificadas, todo trabalhador que julgar necessário interromper uma situação de trabalho por considerar, por motivos razoáveis, que ela envolve um perigo iminente e grave para sua vida ou sua saúde.

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    NR-35 TRABALHO EM ALTURA
     

    35.2.2 Cabe aos trabalhadores:
    a) cumprir as disposições legais e regulamentares sobre trabalho em altura, inclusive os procedimentos expedidos pelo empregador;
    b) colaborar com o empregador na implementação das disposições contidas nesta Norma;
    c) interromper suas atividades exercendo o direito de recusa, sempre que constatarem evidências de riscos graves e iminentes para sua segurança e saúde ou a de outras pessoas, comunicando imediatamente o fato a seu superior hierárquico, que diligenciará as medidas cabíveis;
    d) zelar pela sua segurança e saúde e a de outras pessoas que possam ser afetadas por suas ações ou omissões no trabalho.
     

  • Item cortado da normativa.


ID
1546972
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Uma bibliotecária, 26 anos, procura o setor de saúde ocupacional queixando-se de chiados no peito, falta de ar e tosse que vem acontecendo, de forma intermitente, em determinadas situações. O exame espirométrico foi normal, não havia outras condições mórbidas que justificassem o quadro. A trabalhadora foi encaminhada para pneumologista, que solicitou a realização de prova broncoconstritora para avaliar a probabilidade de tratar-se de asma, cujo resultado foi positivo.

NÃO seria uma circunstância esperada para o desenvolvimento de asma nessa jovem:

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito. Que eu saiba, a asma pode, sim, ser piorada devido a crises de stress.

    "Fortes emoções/stress: Sentimentos como a raiva, o medo e o stress podem contribuir para desencadeamento da resposta inflamatória nas vias aéreas e aumentar a frequência, a duração e a gravidades dos sintomas da asma".

    https://www.chegadeasma.com.br/o-que-desencadeia-as-crises-de-asma-os-viloes/


ID
1546975
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Cabeleireiro, 32 anos, HIV-soropositivo em fase avançada de imunossupressão procura ambulatório, encaminhado para avaliação de provável tuberculose disseminada.
Os sinais sugestivos de doença disseminada por Mycobacterium tuberculosis nesse paciente podem incluir os seguintes achados clínicos e/ou laboratoriais, com EXCEÇÃO de:

Alternativas

ID
1546978
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação às melhores práticas na abordagem do tabagismo nos pacientes hospitalizados, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1546981
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Mulher, 42 anos, observa massa palpável em região cervical esquerda e refere diarreia de início recente. Ultrassom de região cervical revela nódulo tireoidiano de 1,8 cm em lobo esquerdo.
TSH, T4L normais; calcitonina elevada.

O diagnóstico mais provável é:

Alternativas

ID
1546984
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Idosa, 75 anos, hipertensa, com história de uso recente de anti-inflamatórios por lombalgia, procura serviço de emergência com queixa de cansaço, dispneia, náuseas, vômitos, sonolência e anúria nas últimas horas. Ao exame: hipocorada, hipohidratada, taquipneica com leve esforço respiratório, flapping. PA 170X 100mmHg; FC 104bpm; FR 30 irpm; estertores finos nas bases; edema de MMII 2+/4+. Hemoglobina 9,0 g/dL; Ht 30%; Potássio 5,8mEq/L; Sódio 132mEq/L; Uréia 200mg/dL; Creatinina 4,0mg/dL; Gasometria arterial com pH 7,28, pO2 78, pCO2 25, HCO3 17, BE -9 e SatO2 90%.

Em relação ao caso clínico apresentado, há indicação de:

Alternativas

ID
1546987
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Homem, 65 anos, em uso de omeprazol e metformina, inicia investigação de déficit cognitivo, adinamia e sonolência. Apresenta Hb 9,0 g/dL; Ht 27%; VCM 122fl, sendo indicada hematoscopia, que revela macrocitose importante, macroovalócitos e neutrófilos plurisegmentados.

A etiologia mais provável é:

Alternativas

ID
1546990
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito da Esclerose Sistêmica, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1546993
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Usuário de drogas é hospitalizado com quadro de sepse com febre, prostração, dispneia e novo sopro cardíaco de regurgitação valvar.

O tratamento empírico mais adequado nesse caso será:

Alternativas
Comentários
  • Sepse é uma infecção geral grave do organismo causado por germes patogênicos.​ Portanto, usa-se a  Vancomicina que é um antibiótico glicopéptidico usado no tratamento das infecções bacterianas. ​​

    Já a gentamicina, juntamente com a benzilpenicilina, é indicada contra endocardite​ (uma infecção no endocárdio, que é o revestimento interno do coração). O paciente tem o quadro de regurgitação mitral (RM), uma doença da valvular do coração, também conhecida como insuficiência mitral, que é o escoamento anormal do sangue pela válvula mitral, do ventrículo esquerdo no átrio esquerdo do coração.​ As causas de regurgitação mitral primária incluem:​ endocardite infectiva​.


ID
1546996
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Homem, 58 anos, obeso, faz exames de rotina solicitados pelo seu clínico e obtém os seguintes resultados: Glicemia de jejum 122mg/dL; Hemoglogina glicada 6,6%; Teste de tolerância à glicose após 2 horas 138mg/dL.

Quanto ao caso apresentado, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • PUTZ QUESTÃO SUPER MAL FEITA


ID
1546999
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente, 58 anos, é admitido em hospital para investigação de dor abdominal, fadiga e sangramentos gengivais. Ao exame físico, hipocorado ++/4+ e com esplenomegalia de grande monta, sem outras alterações relevantes. Exames laboratoriais detectam pancitopenia com monocitopenia e linfocitose relativa. A equipe de hematologia indica a realização de aspirado e biópsia de medula óssea. O aspirado é seco.

O diagnóstico etiológico mais provável é:

Alternativas

ID
1547002
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Homem, 65 anos, diabético e hipertenso de longa data, em uso de metformina, glicazida e hidroclorotiazida, comparece à consulta de rotina com os seguintes resultados de exames laboratoriais: Ureia 55mg/dL; Creatinina 1,5mg/dL; Sódio 131mEq/L; Potássio 6,1mEq/L; HCO3 19mEq/L.

O mecanismo que melhor justifica a hipercalemia e a alteração da função renal desse paciente é:

Alternativas

ID
1547005
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em paciente com história de febre, emagrecimento, mononeurite múltipla e necrose de dígito, com ANCA e HbsAg positivos, o diagnóstico mais provável é:

Alternativas

ID
1547008
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Mulher, 46 anos, hipertensa em tratamento irregular, é conduzida ao hospital por familiares devido a quadro de náuseas, vômitos e desorientação, seguido de torpor. A família refere que ela se queixava de cefaleia incapacitante que não cedeu com analgésicos e anti-inflamatórios. Família nega febre ou passado de enxaqueca. Referem ainda que ela havia apresentado na última semana outro quadro de cefaléia de importante intensidade, que cedeu após o uso de múltiplos analgésicos. Ao exame, torporosa, PA = 160 X 100mm Hg, FC = 90 bpm e questionável irritação meníngea. Não havia déficit neurológico focal.

Considerando o quadro clínico apresentado, a principal hipótese diagnóstica é:

Alternativas

ID
1547011
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Homem, 70 anos, portador de DPOC, hipertensão e fibrilação atrial crônica, internado em pós-operatório de prostatectomia, complicando com pneumonia nosocomial em tratamento com Piperaciclina-Tazobactam, evolui com diarreia aquosa em grande quantidade, dor abdominal, febre e piora de marcadores inflamatórios; amilase, lipase e lactato normais. A principal hipótese diagnóstica e o tratamento recomendado são:

Alternativas

ID
1547014
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente procura emergência devido a quadro que se iniciou cerca de 30 minutos após ter comido camarão, com rash urticariforme difuso pruriginoso, prurido em orofaringe e leve dispneia. Apresenta rinite alérgica e não refere outras comorbidades conhecidas. Na admissão está ansioso, com edema periorbitário bilateral e leve taquipneia. PA 100 X 60 mmHg, FC 116 bpm, SatO2 93% em ar ambiente. Ausculta respiratória limpa; rash cutâneo exuberante difuso; sem outras alterações.

A melhor conduta nesse caso é:

Alternativas
Comentários
  • Parabéns cara, esse também foi meu raciocínio.


ID
1547017
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Homem, 47 anos, hipertenso, com sobrepeso e dislipidêmico, em uso regular de hidroclorotiazida, losartana e sinvastatina é admitido na emergência com dor precordial em aperto, com irradiação para membro superior esquerdo, de início há cerca de 2 horas. Ao exame, eupneico, fácies de dor. PA 168 X 100mmHg, FC 104bpm, SatO2 94%. Ausculta respiratória sem alterações; RCR 3T (B4), sem outras alterações. ECG sem alterações que sugiram isquemia aguda. Resultado de marcadores de necrose miocárdica ainda não disponíveis.

Sobre o caso citado, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1547020
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação ao tratamento da insuficiência cardíaca, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1547023
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Mulher, 35 anos, procura atendimento médico devido a queixas de urina espumosa, edema de membros inferiores e de face de início há 1 mês. Exames laboratoriais: Ureia 28mg/dL, Creatinina 0,6mgdL, Sódio 138mEq/L, Potássio 3,7mEq/L, Albumina 2,0g/dL, Colesterol total 350mg/dL, HDL 30 mg/dL, Triglicerídeos 420 mg/dL, EAS proteína 4+/4+, Nitrito negativo. Urina 24h 4.500g proteinúria/ C3 e CH50 normais.

Em relação à situação apresentada, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1547026
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito da cirrose hepática, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1547029
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Mulher, 38 anos, procura oftalmologista para investigação de redução da acuidade visual em olho esquerdo e diplopia de início agudo há 24 horas. Refere já ter apresentado quadro similar durante viagem recente, mas que se resolveu antes que pudesse ser avaliada por um médico. Na anamnese dirigida, refere fadiga nos últimos meses, sensação de choque que se irradia da coluna cervical até membros inferiores ao tossir ou flexionar o pescoço, e discreta alteração de sensibilidade de membros inferiores. Após exame cauteloso, o médico faz o diagnóstico de neurite óptica à esquerda e encaminha a um clínico para que seja investigada a seguinte doença:

Alternativas

ID
1547032
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Quanto à síndrome dispéptica e seu manejo diagnóstico e terapêutico, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que a associação é crime autônomo


ID
1547035
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A respeito do atendimento da parada cardiorrespiratória em ritmo de assistolia, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1547038
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Quanto à profilaxia do tétano, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Mais uma questão literal. Passado vacinal ignorado implica conduta igual à incompleta. Serão 3 doses de TT/dT. B errada. O acidentado imunizado receberá reforço em ferimentos leves após 10 anos da última dose e o com ferimento contaminado, após 5 anos. Elimina C e D. NUNCA SAT E IGHAV.