SóProvas



Prova FUNCAB - 2013 - ANS - Atividade Téc. de Suporte - Saúde


ID
1047931
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Sobre os Planos Privados deAssistências à Saúde, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • ALT. D

    Art. 1o  Lei 9.656/98. Submetem-se às disposições desta Lei as pessoas jurídicas de direito privado que operam planos de assistência à saúde, sem prejuízo do cumprimento da legislação específica que rege a sua atividade, adotando-se, para fins de aplicação das normas aqui estabelecidas, as seguintes definições: 

            I - Plano Privado de Assistência à Saúde: prestação continuada de serviços ou cobertura de custos assistenciais a preço pré ou pós estabelecido, por prazo indeterminado, com a finalidade de garantir, sem limite financeiro, a assistência à saúde, pela faculdade de acesso e atendimento por profissionais ou serviços de saúde, livremente escolhidos, integrantes ou não de rede credenciada, contratada ou referenciada, visando a assistência médica, hospitalar e odontológica, a ser paga integral ou parcialmente às expensas da operadora contratada, mediante reembolso ou pagamento direto ao prestador, por conta e ordem do consumidor;

    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA


ID
1047934
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Não definido

A Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS – é a autarquia vinculada ao Ministério da Saúde responsável por regular, normatizar, controlar e fiscalizar as atividades que garantam a assistência suplementar à saúde.

Analise os itens abaixo, emrelação àANS.

I. Após ser designado pelo Ministro da Saúde, seu Diretor Presidente exercerá mandato de três anos, prorrogável pormais três.

II. Poderá proceder à liquidação judicial de operadora de Plano Privado de Assistência à Saúde.

III. É autarquia sob regime especial, não estando sujeita à fiscalização do Tribunal de Contas da União –TCU.

IV. Poderá instituir e cobrar tributos incidentes sobre as atividades dos Planos Privados de Assistência à Saúde.

Assinale a alternativa que aponta o(s) item(ns) correto(s).

Alternativas
Comentários

  •  A diretoria da ANS é colegiada, composta por até cinco diretores com mandatos não coincidentes. Os diretores recebem um mandato de três anos, com possibilidade de prorrogação por mais três anos. O diretor-presidente, escolhido entre os membros da Diretoria Colegiada pelo Presidente da República, acumula as funções de diretor-geral da Agência, presidente da Diretoria Colegiada, presidente da Câmara de Saúde Suplementar e secretário-executivo do Conselho de Saúde Suplementar.

    Por isso a I está errada.

     


  • III- Errada. De fato  a Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, é uma autarquia sob regime especial, criada pelo art. 1 o da Medida Provisória n o 2.012-2, de 30 de dezembro de 1999 , com personalidade jurídica de direito público, vinculada ao Ministério da Saúde, todavia, afirmar que não se submete à fiscalização do TCU não é verdade.

    A fiscalização do TCU incide, inclusive, sobre a administração indireta, formada pelas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. Notadamente sobre essas duas últimas, ficou decidido pelo Supremo Tribunal Federal a sujeição delas à fiscalização do Tribunal de Contas, in verbis:

    As empresas públicas e as sociedades de economia mista, integrantes da administração indireta, estão sujeitas à fiscalização do Tribunal de Contas (...)

    (MS 25092/DF, rel. Min. Carlos Velloso, DJ de 17.03.2006).


    Questão correta,letra B

    LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993


    Art. 4 

    XXXIV - proceder à liquidação das operadoras que tiverem cassada a autorização de funcionamento;


  • II - ERRADA

    "...proceder à liquidação extrajudicial – sem a intervenção da justiça – e autorizar o liquidante a requerer a falência ou insolvência civil das operadoras de planos privados de assistência à saúde."

    Para mim não há alternativa correta.




ID
1047937
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O processo administ rat ivo no âmbi to da Administração Pública Federal rege-se, entre outros, pelo princípio da legalidade, o que significa dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    Hely Lopes Meirelles define: “A legalidade, como principio de administração (CF, art. 37, caput), significa que o administrador público está, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei e às exigências do bem comum, e deles não se pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato inválido e expor-se a responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso”.

    Diogenes Gasparini define: “O princípio da legalidade significa estar a Administração Pública, em toda a sua atividade, presa aos mandamentos da lei, deles não se podendo afastar, sob pena de invalidade do ato e responsabilidade de seu autor. Qualquer ação estatal sem o correspondente calço legal, ou que exceda ao âmbito demarcado pela lei, é injurídica e expõe-se a anulação. Seu campo de ação, como se vê, é bem menor que o do particular.


  • Comentários das letras!!

    A-todos os atos relativos ao processo deverão ser publicados no Diário Oficial da União. -Errada- Transparência e Visibilidade do ato- principio da publicidade.

    B-deverá ser conferido o direito a mais ampla defesa ao administrado.Errado- Princípio da ampla defesa e contraditório

    C-os atos da autoridade administrativa competente por conduzir o processo deverão ser devidamente motivados. Errado-Princípio da Motivação.

    D- reputam-se legais os atos praticados por agente administrativo, até que se prove o contrário.Errado- Princípio da Legitimidade

    E- o processo administrativo deve estar de acordo com todas as leis aplicáveis ao caso, não podendo delas afastar-se.Certa- Princípio da Legalidade

  • Gabarito e) o processo administrativo deve estar de acordo com todas as leis aplicáveis ao caso, não podendo delas afastar-se.



ID
1047940
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito do Consumidor
Assuntos

Nos termos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, todas as opções abaixo são direitos básicos do consumidor, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Letra B:

    Não é a qualquer tempo, conforme CDC:

            Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:

            I - trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis;

            II - noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.

  • Para os vícios do produto ou do serviço, o prazo para reclamação é de 30 (trinta) dias para os produtos ou serviços não duráveis e de 90 (noventa) dias para os produtos ou serviços duráveis.

    Vale destacar, ainda, que o prazo para reclamação pelos vícios aparentes ou de fácil constatação é decadencial (caduca), conforme dispõe o artigo 26 do CDC. 

    Já o prazo para deduzir a pretensão de reparação pelos danos causados por fato do produto é de 5 (anos) e é prescricional, nos termos do artigo 27 do CDC.


ID
1047943
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

No que se refere às operadoras de planos privados de assistência à saúde, conforme a Lei nº 9.656, de 03 de junho de 1998, analise os itens abaixo.

I. Não podem requerer concordata.

II. As empresas que mantêm sistemas de assistência privada à saúde na modalidade de autogestão estão dispensadas de demonstrar a capacidade de atendimento em razão dos serviços a serem prestados para obterem autorização de funcionamento.

III. Poderão voluntariamente requerer autorização para encerramento de suas atividades, tendo como requisito único notificação prévia à ANS.

Marque a alternativa que aponta o(s) item(ns) correto(s).

Alternativas
Comentários
  • Questão com gabarito errado!

    O item está errado, pois o art. 8 da Lei 9656 elenca alguns requisitos, e em seu § 1º isenta os incisos VI e VII para assistência privada à saúde na modalidade de autogestão, mas entre os incisos isentos, não consta o inciso V (qual é "demonstração da capacidade de atendimento em razão dos serviços a serem prestados").

    Vejamos:

    Art. 8o Para obter a autorização de funcionamento, as operadoras de planos privados de assistência à saúde devem satisfazer os seguintes requisitos, independentemente de outros que venham a ser determinados pela ANS: (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.177-44, de 2001)

     ....

      V - demonstração da capacidade de atendimento em razão dos serviços a serem prestados;

      VI - demonstração da viabilidade econômico-financeira dos planos privados de assistência à saúde oferecidos, respeitadas as peculiaridades operacionais de cada uma das respectivas operadoras;

      VII - especificação da área geográfica coberta pelo plano privado de assistência à saúde.

     § 1o São dispensadas do cumprimento das condições estabelecidas nos incisos VI e VII deste artigo as entidades ou empresas que mantêm sistemas de assistência privada à saúde na modalidade de autogestão.


    Assim, questão com gabarito errado.


  • O gabarito oficial, após recurso, ficou alternativa C.


ID
1708537
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa em que todos os itens são considerados atos administrativos.

Alternativas
Comentários
  • Atos administrativos segundo Sylvia Zanella: "Declaração do Estado ou de quem o represente, que produz efeitos jurídicos imediatos, com observância da Lei, sob regime de direito público e sujeita a controle pelo Poder Público."

  • Gabarito: D

    Autuação por não pagamento de tributo; decisão em processo administrativo; aplicação de multa de trânsito.

  • Ato administrativo é função típica do poder Executivo, e quando praticado nos outros poderes, será exercido através da função atípica.

     

    Prolatacao de sentença judicial: função típica do Judiciario

     Aprovação de lei: típica do Legislativo

    Aprovacao de emenda constitucional: típica do Legislativo.

  • OS COMENTÁRIOS ÓHHHHHHH, UMA BOSTA

  • Pegando um gancho:

    Atos administrativos estão na espécie de atos da administração, leia-se; atos da administração é um gênero e atos administrativo uma espécie...

    dentre eles temos: atos políticos, Materiais, de gestão(Privados)...

    Os atos administrativos têm como característica a sua supremacia.

    A) Emissão de Decreto Presidencial; publicação de um edital; prolatação de sentença judicial.

    Decreto/ regulamentamento: ato administrativo do tipo normativo

    Prolação de uma sentença: Ato de característica típica do judiciário não é classificado como ato da adm.

    B) Autuação por não pagamento de tributo; aprovação de uma lei; anulação de processo licitatório.

    Autuação por não pagamento de tributo: Encaixa-se como ato em que a administração age com supremacia.

    Aprovação de uma lei: ato típico do poder legislativo

    anulação de processo licitatório: Classifica-se como adm.

    C) Aplicação de uma multa de trânsito; aprovação de uma emenda constitucional; contratação de servidores públicos.

    Administração pública agindo com supremacia especificamente / poder de polícia.

    emenda-- ato típico do legislativo

    contratação de servidores públicos. ato da adm.

    Aprovação de um concurso público ---especificamente a "aprovação" classifica-se como espécie de ato adm. negocial.

    Equívocos? Dúvidas? Mande msg.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!


ID
1708540
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nos termos do art. 37, inciso XXI da Constituição Federal, ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública. Em relação às compras da Administração Pública, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    a)


    b)


    c) L8666, Art. 3º § 5o  Nos processos de licitação previstos no caput, poderá ser estabelecido margem de preferência para produtos manufaturados e para serviços nacionais que atendam a normas técnicas brasileiras.


    d) Certo. L8666, Art. 14. Nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa.


    e) L8666, Art 1º Parágrafo único. Subordinam-se ao regime desta Lei, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

  • Gabarito Letra D

    A) Princípio da vinculação ao Edital:
    Art. 41. A Administração não pode descumprir as normas e condições do edital, ao qual se acha estritamente vinculada

    B) Art. 3 § 3o A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura

    C) Art. 3º § 5o  Nos processos de licitação previstos no caput, poderá ser estabelecido margem de preferência para produtos manufaturados e para serviços nacionais que atendam a normas técnicas brasileiras

    D) CERTO: Art. 14. Nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa

    E) Art 1º Parágrafo único. Subordinam-se ao regime desta Lei, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios

    bons estudos


ID
1708543
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre a prestação de serviços públicos na Lei nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, considere as afirmativas abaixo:

I. A prestação de serviços públicos é incumbência do Poder Público, que poderá fazê-lo diretamente ou pelos regimes de concessão ou permissão.

II. É vedada a participação de empresas em consórcio e em licitações para concessão de serviço público.

III. O edital não poderá prever critérios subjetivos para o julgamento da proposta vencedora.

IV. Desde que prestado com eficiência, não há necessidade de cortesia na prestação do serviço público.

Entre as afirmativas acima, apenas está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • I. CORRETO - A prestação de serviços públicos é incumbência do Poder Público, que poderá fazê-lo diretamente ou pelos regimes de concessão ou permissão. É MISSÃO DO PODER PÚBLICO, MAS ADMITE-SE DELEGAÇÃO.



    II. ERRADO - É vedada a participação de empresas em consórcio e em licitações para concessão de serviço público. O CONTRATO DE CONCESSÃO DE SERVIÇO PÚBLICO É PERMITIDO TANTO COM PESSOA JURÍDICA QUANTO COM CONSÓRCIO DE EMPRESAS.



    III. CORRETO - O edital não poderá prever critérios subjetivos para o julgamento da proposta vencedora. OS CRITÉRIOS SÃO SEMPRE OBJETIVOS, POIS A FINALIDADE DA CONCESSÃO É O INTERESSE PÚBLICO, OU SEJA: É DE NECESSIDADES COLETIVAS.



    IV. ERRADO - Desde que prestado com eficiência, não há necessidade de cortesia na prestação do serviço público. A CORTESIA (

    prestado por pessoas que tratem os usuários com respeito e educação) E A EFICIÊNCIA (quanto aos meios e resultados) SÃO PRINCÍPIOS DISTINTOS E A EXISTÊNCIA/APLICABILIDADE DE UM NÃO EXCLUI A DO OUTRO.





    GABARITO ''E''

  • Fundamentação: Artigo 175 da CF/88 c/c Art 40 VII da Lei Geral de Licitações - Lei 8.666/93. 

    Ainda, podemos utilizar o artigo 7º da Lei 8.8987/95 para melhor análise da alternativa IV. 

  • Não ficou faltando autorização?

  • faltou sim ,RAPOSA


  • Só marquei a letra E porque nas opções não tinha só a III e a I era a menos errada. Faltou autorização.

  • Faltar algum termo NÃO é erro.


ID
1708546
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Todas as alternativas abaixo fazem referência a entidades cujo patrimônio está coberto pela Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992 (Lei de Improbidade Administrativa), EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C - Art. 1° Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta lei.

      Parágrafo único. Estão também sujeitos às penalidades desta lei os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade que receba subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público bem como daquelas para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com menos de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, limitando-se, nestes casos, a sanção patrimonial à repercussão do ilícito sobre a contribuição dos cofres públicos.

  • Letra (c)


    Empresas públicas são pessoas jurídicas de direito privado, criadas por autorização legislativa, com totalidade de capital público e regime
    organizacional livre.

    Exemplos: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, Caixa Econômica Federal – CEF, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa e Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero.


    O conceito legislativo está previsto no art. 5º, II, do Decreto-Lei n. 200/67:


    empresas públicas são entidades dotadas de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criadas por lei para exploração de atividade econômica que o Governo seja levado a exercer por força de contingência, ou de conveniência administrativa, podendo revestir-se de quaisquer das formas admitidas em direito.


    Art. 1° Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta lei.


    Parágrafo único. Estão também sujeitos às penalidades desta lei os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade que receba subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público bem como daquelas para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com menos de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, limitando-se, nestes casos, a sanção patrimonial à repercussão do ilícito sobre a contribuição dos cofres públicos.


  • Questão tranquila, mas FUNCAB pera lá vc pede entidade e coloca um órgão entre eles (o STF) acertei por conta do tema da questão, mas se estivesse na prova iria achar q seria uma pegadinha. 

  • GABARITO LETRA C

     

    LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)  
     
    ARTIGO 1º Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta Lei.

     

    Parágrafo único. Estão também sujeitos às penalidades desta Lei os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade que receba subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público bem como daquelas para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com menos de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, limitando-se, nestes casos, a sanção patrimonial à repercussão do ilícito sobre a contribuição dos cofres públicos.


ID
1708549
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa que representa característica comum às autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista da União.

Alternativas
Comentários
  • Como assim? Autarquia é CRIADA por lei específica

  • também não entendi a questão. meu entendimento é que as autarquias são criadas por lei especifica e as E.P e S.E.M são autorizadas por lei especifica. ficou a duvida.

  • tinha q ser anulada essa questão, pois autarquia é criada por lei

  • XIX - somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

  • Autarquia autorizada? Questão zuada! Sai de reto Funcab!

  • Gab E. A questão deveria ser anulada, visto que a Autarquia é criada por lei, e não autorizada.

  • Realmente! Questões mal elaboradas!

  • Esta questão deveria ser ANULADA , pois todas as alternativas estão erradas.

      a) São entidades integrantes da Administração Pública Direta.

      R. Negativo ,  integrantes da Administração Pública Indireta.

      b) São pessoas jurídicas de Direito Público.

      R. Negativo , empresa pública e sociedade de economia mista, são de direito privado.

      c) São financiadas exclusivamente por recursos do orçamento da União.

      R. Negativo , sociedade de economia mista podem receber recursos dos outros entes da federação.

      d) Estão voltadas ao desempenho de atividade econômica.

      R. Negativo , autarquia não desempenha atividade econômica.

      e) Sua criação depende de lei autorizando-a

       R. Negativo , autarquia não é autorizada , mas sim criada por lei.

  • ué? Autarquia depende de lei autorizando???? hahahahha! 
    realmente, a Funcab me surpreende.... 

    Mas como um professor me diz sempre: temos que "escolher" a menos pior!

  • mas que merda de questão

  • questão bizarra!!!

  • O pessoal recorreu e a Funcab indeferiu ao argumento seguinte: "Ao criar a autarquia, a lei está abrangendo a autorização legislativa para sua criação. A diferença está em que para a autarquia a lei já basta, ao passo em que para empresa pública e sociedade de economia mista são necessários outros passos. Entretanto, a necessidade de lei para a criação, que é a ideia contida na questão, é comum às três." (https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/concurso/justificativa/2681/ans-2013-atividade-tecnica-justificativa.pdf) ==> pag.54 

    Eu marquei a E pensando na ideia da menos errada... complicado isso. 
  • Se eu escrevo a alternativa E numa discursiva a banca me tiraria quantos décimos? 

  • Garantidamente, nenhuma das alternativas  estão corretas.

  • Questão absolutamente ridícula. Lei autorizando é apenas EMPRESA PÚBLICA e SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA. Marquei a E por ser a menos dolorosa.... 

  • Tudo erradoooooooooooooooo !!!!

  • kkkkkk é uma zonação e, sem sombra de dúvidas, uma piada !

  • kkkkkkkk que absurdo 

  • Autarquias são CRIADAS por lei específica e empresas públicas e sociedades de economia mista são AUTORIZADAS por lei específica,  elaborador dessa questão nem sabe o que é constituição.

    Em último caso a resposta E não seria 100 % correta mas seria menos errada. P - I - A - D - A

  • Até eu vi erro nessa questão kkk

  • Não é a correta e sim a menos errada!!!

  • Surreal. 

  • Questão estranha,a gente aprende de um jeito aí vem a banca e desmente tudo

  • Meu sem noção uma questão dessa.O examinador só pode ser uma anta por que burro ele não é.Por que o burro é o animal mais inteligente que tem.

  • Questão totalmente errada, em todos os aspectos, eu diria; ela só merece um destino, a DESTRUIÇÃO! LIXO.

  • WTF!!!

  • A criação de autarquias, agora, depende de lei autorizando??

    Questões assim acabam confundindo a gente ..

  • Pelo menos não seria um recurso só meu kkkkk

ID
1708552
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal, como lei suprema da República Federativa do Brasil, possui natureza rígida, requerendo procedimento especial para sua alteração em relação às demais normas. Para que a Constituição seja emendada, faz-se necessária a aprovação:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C - Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

    I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;

    II - do Presidente da República;

    III - de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

    § 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

    § 2º A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.

    § 3º A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo número de ordem.

  •                                                                                                SUBSEÇÃO II
                                                                                     DA EMENDA À CONSTITUIÇÃO

    Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

    I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;

    II - do Presidente da República;

    III - de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

    § 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

    § 2º A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.

    § 3º A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo número de ordem.

    § 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:

    I - a forma federativa de Estado;

    II - o voto direto, secreto, universal e periódico;

    III - a separação dos Poderes;

    IV - os direitos e garantias individuais.

    § 5º A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.

     

    GABA  C

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre emendas constitucionais.

    A– Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição sobre o tema, vide alternativa C

    B– Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição sobre o tema, vide alternativa C.

    C- Correta - É o que dispõe o art. 60, § 2º, da CRFB/88. "A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros".

    D- Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição sobre o tema, vide alternativa C.

    E- Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição sobre o tema, vide alternativa C.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C.


ID
1708555
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em relação aos direitos e garantias fundamentais e aos direitos sociais previstos na Constituição Federal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    CF, Art. 5º

    XXII - é garantido o direito de propriedade;

  • relacionar direito a propriedade com fim específico de função social ?  seria correto ? achei estranha a questão, marcando à letra A como a "menos errada". 

  • Art 5° CF/88 

    XXIII - a propriedade atenderá a sua função social;

  • Anderson Danilo, 

    Sim, é correto. A propriedade tem que atender a uma função social (moradia, trabalho, agropecuária...), sob o risco de desapropriação pelo Estado (uma casa abandonado pelo dono, por exemplo, pode ser desapropriada por não cumprir função social alguma).

    Art 5°, Inciso XXII - CF/88
  • Eu acertei a questão, mais fiquei com duvida na alternativa "E", alguem pode dar um bizu...!? 
    Portando acertei porque a letra "A" ta muito amarrada letra de lei na verdade.

  • Resposta: Alternativa ''A''

    Art. 5º, CF (...)

    XXII - é garantido o direito de propriedade; (propriedade como um DIREITO)

    XXIII - a propriedade atenderá a sua função social; (propriedade com um DEVER)

    Sobre o função social da propriedade segue os artigos:

    Art. 182, CF (...) § 2º A propriedade urbana cumpre sua função social quando atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor.

    Art. 186, CF - A função social é cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critérios e graus de exigência estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos:

    I - aproveitamento racional e adequado;

    II - utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente;

    III - observância das disposições que regulam as relações de trabalho;

    IV - exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores.

  • A CF garante o acesso à informação, mas não determina o meio. Pode ser pela internet, ou não.

     

     

    __________________________________________________________________________________

     

     

    CF. Art. 5º. [...]

    XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;  

     

     

    __________________________________________________________________________________

     

     

    "d) Os direitos e garantias fundamentais estendem-se a cidadãos estrangeiros, independente de onde residam." realmente a CF assegura direitos e garantias fundamentais aos estrangeiros que estiverem a passeio/visitando o Brasil. Porém, a assertiva não indicou essa possiblidade, apenas asseverou "independente de onde residam". Nesse caso, a assertiva "a" é a mais correta, tendo em vista que a "d" não deixa claro o que se pretende.

     

    ___________________________________________________________________________________

     

     

    CF. Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: [...]

    XXII - é garantido o direito de propriedade;

    XXIII - a propriedade atenderá a sua função social;

     

     

    __________________________________________________________________________________

     

     

    CF. Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:

    [...]

    III - função social da propriedade;

     

    __________________________________________________________________________________

     

  • É garantido o direito de propriedade; A propriedade atenderá a sua função social;

  • Sobre a alternativa de letra "d": "Os direitos e garantias fundamentais estendem-se a cidadãos estrangeiros, independente de onde residam"
     

     

    O estrangeiro residente no Brasil tem direito à gratuidade da justiça? Sim. O estrangeiro residente no brasil possui direito à gratuidade da justiça. Isso é previsto no CPC/2015 e também já era garantido na Lei 1.060/50.

     

    E o estrangeiro não residente no Brasil? Na época da Lei 1.060/50 (antes da edição do CPC/2015): não tinha direito. Só poderia ser deferida a gratuidade da justiça para estrangeiros residentes no Brasil.

     

     

    Depois do CPC/2015: passou a ser direito. Atualmente, pode ser deferida a gratuidade da justiça para estrangeiros residentes ou não residentes no brasil (art 98). A gratuidade da justiça passou a poder ser concedida a estrangeiro não residente no Brasil após a entrada em vigor do CPC/2015


     

    Apenas para complementar o estudo/aprendizado.

  • Gente qual o erro da E?

  • A) CORRETA O direito à propriedade é garantido constitucionalmente, devendo, no entanto, atender à sua função social.

    B) O direito à saúde não possui aplicação imediata, sendo necessária a aprovação de lei complementar para que tenha eficácia.

    Art. 5º § 1º As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.

    C) É direito da gestante a obtenção de licença, não inferior a sessenta dias, sem prejuízo do emprego e do salário.

    Art. 7º XVIII - licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias (120 dias);

    D) Os direitos e garantias fundamentais estendem-se a cidadãos estrangeiros, independente de onde residam.

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    E) É assegurado pela Constituição o acesso à informação por meio da rede mundial de computadores (internet).

    Art. 5º XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;

  • EASY.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos direitos e garantias fundamentais e acerca dos direitos sociais previstos na Constituição Federal. Vejamos:

    A. CERTO.

    Art. 5º, XXII, CF. É garantido o direito de propriedade.

    Art. 5º, XXIII, CF. A propriedade atenderá a sua função social.

    B. ERRADO.

    Art. 5º, § 1º, CF. As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.

    C. ERRADO.

    Art. 7º, CF. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    XVIII - licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias.

    D. ERRADO.

    Art. 5º, CF. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    No entanto, apesar da Constituição Federal mencionar estrangeiros residentes no país, a doutrina e o Supremo Tribunal Federal acrescentam, através de interpretação sistemática, os estrangeiros não residentes, os apátridas e as pessoas jurídicas como titulares dos direitos fundamentais. O que tornaria esta alternativa correta. Portanto, gabarito questionável.

    E. ERRADO.

    Art. 5º, XIV, CF. É assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.

    A Constituição Federal não faz menção ao acesso à informação por meio da rede mundial de computadores.

    GABARITO: ALTERNATIVA A.


ID
1708558
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A República Federativa do Brasil divide-se político-administrativamente em União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Com relação às atribuições constitucionais de cada um dos entes federados, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • B- art.  30 VII  compete aos municípios prestar, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, serviços de atendimento à saúde da população.

  • Por meio dos PSF = POSTO DE SAÚDE FAMILIAR.

     AQUELE QUE TEM NO SEU BAIRRO...


  • Letra c - 

    Art. 30. Compete aos Municípios:

    I - legislar sobre assuntos de interesse local;

    II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber;

  • Rogério Silva, o Gabarito não é a letra B?

  • CF Art. 30. Compete aos Municípios:

    II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber;

  • LETRA B!

     

    PARA DECORAR:

     

    COMPETE AOS MUNICÍPIOS PRESTAR SERVIÇOS DE ATENDIMENTO À SAÚDE DA POPULAÇÃO COM:

     

    COOPERAÇÃO TÉCNICA E FINANCEIRA DA UNIÃO E DO ESTADO

     

     

    "O que você tentaria fazer se você soubesse que não conseguiria fracassar?"

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre competências dos entes. 

    A– Incorreta - Trata-se de competência comum dos entes. Art. 23, CRFB/88: "É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: (...) II - cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência; (...)".

    B- Correta - É o que dispõe o art. 30 da CRFB/88: "Compete aos Municípios: (..) VII - prestar, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, serviços de atendimento à saúde da população; (...)".

    C- Incorreta - A Constituição permite que o município legisle sobre o tema de forma suplementar. Art. 24 da CRFB/88. "Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: (...) XII - previdência social, proteção e defesa da saúde; (...)". Art. 30 da CRFB/88: "Compete aos Municípios: (..) II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber; (...)".

    D- Incorreta - Trata-se de competência da União. Art. 149 da CRFB/88: "Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas, observado o disposto nos arts. 146, III, e 150, I e III, e sem prejuízo do previsto no art. 195, § 6º, relativamente às contribuições a que alude o dispositivo". Art. 195, CRFB/88: "A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais: (...) § 6º As contribuições sociais de que trata este artigo só poderão ser exigidas após decorridos noventa dias da data da publicação da lei que as houver instituído ou modificado, não se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, "b"".

    E- Incorreta - Trata-se de competência do Município. Art. 30 da CRFB/88: "Compete aos Municípios: I - legislar sobre assuntos de interesse local; (...)".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B.


ID
1708561
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre as regras aplicáveis à Administração Pública, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art 37 da CF:

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários:

    a) a de dois cargos de professor;

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;

    c) a de dois cargos privativos de médico;


  • sobre a alterativa e) -  As agências reguladoras são pessoas jurídicas de direito público e tem natureza de autarquia.

  • Em relação à letra c, as sociedades de economia mista têm que ser obrigatoriamente S/A a empresa pública pode adotar qualquer forma  

  • A)ALTARQUIAS SÃO CRIADAS POR LEI APENAS

    B)AS AGÊNCIAS REGULADORAS SÃO OBRIGADAS A LICITAR

    C)AS EMPRESAS PÚBLICAS e as SOCIEDADES DE ECONÔMIA MISTA são celetistas,então obedecem ao mesmo regime.

    D)como está descrito na cf art 39,dois de professores,um de professor e outro da área científica ou dois da área de saúde.CERTA

    E)AS AGÊNCIA REGULADORAS SÃO EQUIPARADAS AS ALTARQUIAS.

  • AUUUUUUUUUUUUUUTARQUIAS*****


ID
1708564
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal estabelece que a Ordem Social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justiça sociais. Especificamente sobre a saúde, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C - Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

    § 1º As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

    § 2º É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.

    § 3º - É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.

    § 4º A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercialização.

    Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei:

    I - controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos;

    II - executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador;

    III - ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde;

    IV - participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico;

    V - incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 85, de 2015)

    VI - fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano;

    VII - participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos;

    VIII - colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

  • Gab. C - Correta

    Comentando a Letra E = Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

  • GABARITO : C


    Art 199 § 3º - É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.

  • Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

    I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

    II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

    III - participação da comunidade.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre ordem social. 

    A– Incorreta - É permitida a referida participação pela Constituição. Art. 199, CRFB/88: "A assistência à saúde é livre à iniciativa privada".

    B– Incorreta - Não há tal previsão no rol de atribuições do SUS. Art. 200, CRFB/88: "Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: I - controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos; II - executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador; III - ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde; IV - participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico; V - incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação; VI - fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano; VII - participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos; VIII - colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho".

    C- Correta - É o que dispõe o art. 199, § 3º, CRFB/88: "É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei".

    D- Incorreta - A Constituição dispõe que há mínimo a ser investido. Art. 198, § 2º, CRFB/88: "A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios aplicarão, anualmente, em ações e serviços públicos de saúde recursos mínimos derivados da aplicação de percentuais calculados sobre: (...)".

    E- Incorreta - Os serviços e ações são descentralizados. Art. 198 da CRFB/88: "As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, /organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo; (...)".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C.


ID
1708567
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

No estudo de Modelos Assistenciais em Saúde, no setor suplementar feito por Malta , utilizaram-se as seguintes dimensões de análise:

Alternativas

ID
1708570
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A integralidade na saúde suplementar brasileira, no momento atual, é caracterizada por Silva Jr.et al (2008, p. 245) como integralidade regulada por basear-se em:

Alternativas

ID
1708573
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Um programa para promoção de saúde e prevenção de riscos e doenças pode ser definido, no âmbito da ANS como:

Alternativas

ID
1708576
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O programa de Envelhecimento Ativo ao longo do curso de vida pode ser desenhado, segundo a cartilha da ANS, para todos os beneficiários das operadoras nas seguintes faixas etárias:

Alternativas

ID
1708579
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A avaliação de desempenho das operadoras, feita pela ANS por intermédio do IDSS, leva em conta quatro dimensões com pesos diferentes, a saber:

Alternativas

ID
1708582
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Resolução Normativa nº 268 – 02/09/2011 – tem um papel importante na assistência dos beneficiários de planos de saúde ao dispor sobre as seguintes garantias:

Alternativas

ID
1708585
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Com relação à Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), a maior proporção de recursos destinados é direcionada para avaliações de medicamentos. Entretanto, os produtos farmacêuticos representam, aproximadamente, 10 a 15% do total dos custos na área de saúde. Esse fenômeno pode ser explicado corretamente por uma das alternativas seguintes.

Alternativas

ID
1708588
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Intervenções em saúde geram custos e benefícios que podem ser mensurados em análises econômicas. São tipos de custos diretos advindos da adoção de determinada tecnologia em saúde, EXCETO:

Alternativas

ID
1708591
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Ministério da Saúde afirma na publicação “Avaliação Econômica em Saúde" que conceitos de custo-efetividade são mais utilizados em situações específicas, para auxiliar na escolha de uma alternativa, ao invés de outra. Políticas de Saúde Pública, baseadas nesses conceitos e análises, seriam ainda raras. Sobre a aplicabilidade dos estudos de custo-efetividade, NÃO podemos afirmar que:

Alternativas

ID
1708594
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Economia da Saúde é a disciplina que integra as teorias econômicas, sociais, clínicas e epidemiológicas a fim de estudar os mecanismos e os fatores que determinam e condicionam a produção, a distribuição, o consumo e o financiamento dos bens e dos serviços de saúde (Glossário Temático Economia da Saúde, MS, 2005)

Com relação a esse tema, é correto afirmar que: 


Alternativas

ID
1708597
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Considerando o contexto da presença dos agentes econômicos (famílias, empresas e governo, organizados sob a forma de produtores e consumidores), entende-se por demanda a quantidade de um determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir a um determinado preço. Já a elasticidade pode ser entendida como uma medida de sensibilidade bastante utilizada pelos economistas. Portanto, pode-se afirmar que a elasticidade pode ser aplicada:

I para verificar o grau de sensibilidade dos consumidores em relação à demanda de um determinado produto em resposta às variações da renda. Nesse caso, tem-se o conceito de elasticidade-renda da demanda.

II para verificar como a variação no preço de um bem provoca alterações na quantidade e qualidade demandadas de outro bem. Nesse caso, tem-se o conceito de elasticidade-preço cruzada da demanda.

III para verificar o grau de sensibilidade dos consumidores às alterações de preço. Nesse caso, tem-se o que os economistas conceituam de elasticidade-preço da demanda.

Assinale a alternativa que aponta somente a(s) afirmativa(s) pertinente(s).

Alternativas

ID
1708600
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Estudos dos custos e consequências relacionados à incorporação de tecnologias em saúde são um dos principais métodos de análise utilizados na área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). Existe uma gama de possibilidades para analisar economicamente o uso de determinada tecnologia.

É correto afirmar que a Análise de Minimização de Custo:

Alternativas

ID
1708603
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Recentemente, foi noticiado na grande mídia que o rol de Procedimentos e Eventos de Saúde estaria disponível para consulta pública no site da agência .www.ans.gov.br . O rol inclui 80 procedimentos médicos e odontológicos, entre medicamentos, exames, cirurgias e terapias, e expande as indicações de outros 30 itens já ofertados. Após aprovadas, as novas incorporações deverão ser comunicadas aos beneficiários pelos próprios planos de saúde.

Disponível em http://portalsaude.saude.gov.br/.

Considerando o texto citado, analise as afirmativas abaixo.

I Agências de avaliação de tecnologias em saúde são entidades que realizam as transações econômicas no setor Saúde, que são classificadas em quatro grandes categorias, a saber: usuários, empresas, profissionais de saúde e governo.

II Análise de custo em saúde é a Análise econômica completa, no âmbito da saúde, que compara distintas intervenções de saúde, cujos custos são expressos em unidades monetárias e os efeitos, em unidades clínico-epidemiológicas.

III Metanálise é a técnica que aplica protocolos e utiliza métodos estatísticos para revisar e interpretar criticamente os resultados combinados de investigações primárias relevantes realizadas, a fim de obter sínteses quantitativas sobre os efeitos das tecnologias sanitárias que nortearão decisões.

Assinale a alternativa que aponta somente a(s) afirmativa(s) pertinente(s).

Alternativas

ID
1708606
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Para Bittar , é um dos indicadores de economia da saúde:

Alternativas

ID
1708609
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

São indicadores hospitalares de qualidade:

Alternativas

ID
1708612
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Marcador Balanceado (Balanced Scorecard ) e o Benchmarking são metodologias para:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Balanced Scorecard (BSC) , em português seria traduzido como "Indicadores Balanceados de Desempenho", é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida em 1992 pelos professores da Harvard Business School (HBS) Robert Kaplan e David Norton. https://www.google.com/search?q=balanced+scorecard&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b-ab

    Benchmarking é uma comparação do desempenho de uma empresa com a performance de outras no mesmo setor ou com empresas classificadas como competidores de classe mundial. Robert Camp define benchmarking como a procura por melhores práticas que levam a um desempenho superior, conforme titulo de seu livro, (The search for industry best practices that lead to superior performance).

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/benchmarking-comparando-a-medida-de-desempenho-de-operacoes/27134/

     


ID
1708615
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

São atributos necessários na elaboração de indicadores:

Alternativas

ID
1708618
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Segundo Cecílio et al (2005, p. 76), como estratégia de microrregulação utilizada pelas operadora de planos de saúde, o direcionamento da clientela para prestadores preferenciais conta com o seguinte dispositivo:

Alternativas

ID
1708621
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

No controle/disciplinamento de prática dos médicos em seus consultórios, as operadoras usam:

Alternativas

ID
1708624
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

São práticas de controle/disciplinamento das práticas da rede hospitalar contratada, EXCETO: 

Alternativas

ID
1708627
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Como estratégia de controle do consumo excessivo do “sistema" por parte dos usuários as operadoras utilizam os seguintes mecanismos, EXCETO:

Alternativas

ID
1708630
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

É um dos indicadores de produtividade em serviços de saúde:

Alternativas

ID
1708633
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

São indicadores de estrutura:

Alternativas

ID
1708636
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O apoio matricial especializado, segundo Campos(2007),é um importante dispositivo de organização de redes assistenciais e tem como principal(is) objetivo(s):

Alternativas

ID
1708639
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Segundo Campos (1998) , a organização do trabalho, constituída por “unidades de produção" compostas por equipe multidisciplinar para cada área de atuação, pode ser expressa pelo termo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Fica fácil Campos Colegiada rs