-
Na minha opinião seria a letra "D", pois existe sim pelo menos uma locução verbal no período citado pelo enunciado. Fiquei com dúvidas! :/
-
"Outra parte, que também inclui gente que está no poder em todas as instâncias, do executivo ao judiciário, finge que os indígenas não existem. Finge tanto que quase acredita. Como não conhecem e, pior que isso, nem mesmo percebem que é preciso conhecer, porque para isso seria necessário não só honestidade como inteligência, a extinção progressiva só confirmaria uma ausência que já construíram dentro de si. "
Alguém sabe o porquê de não ser gabarito letra D ?
-
A palavra "preciso", neste caso, não está empregada como verbo, por isso que não forma a locução verbal.
-
Segundo PESTANA, 2013
1) Silepse de Número
Usa-se um vocábulo em número diferente da palavra a que se refere para concordar com o sentido que ela tem.
– Flor tem vida muito curta, logo murcham.
– Toda aquela multidão veementemente se insurgiu contra o governo. Estavam sedentos por justiça.
Na questão:
Como não conhecem e, pior que isso, nem mesmo percebem que é preciso conhecer, porque para isso seria necessário não só honestidade como inteligência, a extinção progressiva só confirmaria uma ausência que já construíram dentro de si.
Referindo-se à : gente que está no poder
Acho que é isso, se alguém puder confirmar
-
O que é Silepse?
-
Lidia, Silepse é concordância ideológica, ou seja, deve concordar com algo que não foi escrito (que está oculto) na sentença. Temos silepse de gênero, número e pessoa.
-
A silepse é a concordância que se faz com o termo que não está expresso no texto, mas sim com a ideia que ele representa. É uma concordância anormal, psicológica, espiritual, latente, porque se faz com um termo oculto, facilmente subentendido. Há três tipos de silepse: de gênero, número e pessoa.
Silepse de Gênero
Os gêneros são masculino e feminino. Ocorre a silepse de gênero quando a concordância se faz com aideia que o termo comporta. Exemplos:
1) A bonita Porto Velho sofreu mais uma vez com o calor intenso.
Nesse caso, o adjetivo bonita não está concordando com o termo Porto Velho, que gramaticalmente pertence ao gênero masculino, mas com a ideia contida no termo (a cidade de Porto Velho).
2) Vossa excelência está preocupado.
Nesse exemplo, o adjetivo preocupado concorda com o sexo da pessoa, que nesse caso é masculino, e não com o termo Vossa excelência.Silepse de Número
Os números são singular e plural. A silepse de número ocorre quando o verbo da oração não concorda gramaticalmente com o sujeito da oração, mas com a ideia que nele está contida. Exemplos:
A procissão saiu. Andaram por todas as ruas da cidade de Salvador.
Como vai a turma? Estão bem?
O povo corria por todos os lados e gritavam muito alto.Note que nos exemplos acima, os verbos andaram, estão e gritavam não concordam gramaticalmente com os sujeitos das orações (que se encontram no singular, procissão, turma e povo, respectivamente), mas com a ideia de pluralidade que neles está contida. Procissão, turma e povo dão a ideia de muita gente, por isso que os verbos estão no plural.
Silepse de Pessoa
Três são as pessoas gramaticais: a primeira, a segunda e a terceira. A silepse de pessoa ocorre quando há um desvio de concordância. O verbo, mais uma vez, não concorda com o sujeito da oração, mas sim com a pessoa que está inscrita no sujeito.
Exemplos:
O que não compreendo é como os brasileiros persistamos em aceitar essa situação.
Os agricultores temos orgulho de nosso trabalho.
"Dizem que os cariocas somos poucos dados aos jardins públicos." (Machado de Assis)Observe que os verbos persistamos, temos e somos não concordam gramaticalmente com os seus sujeitos (brasileiros, agricultores e cariocas que estão na terceira pessoa), mas com a ideia que neles está contida (nós, os brasileiros, os agricultores e os cariocas).
-
-
Acertei, mas o comentário do colega Marcelo elucidou ainda mais a questão.
-
Na letra d) Se pararmos para analisar o trecho no qual há uma possível locução verbal poderemos ver que não se trata de locução:
"...nem mesmo percebem que é preciso conhecer..."
Separando essa Oração Subordinada Ob. Direta da Principal e da conjução integrante:
...é preciso conhecer... Perguntando ao verbo: O que é preciso? Isso é preciso. Conhecer é Or. Sub. Subst. Sujetiva Reduzida de Infinitivo.
-
Marquei D.
A questão diz q é a análise do último período, então a B não pode ser a resposta. Não?
Já não sei mais nada kkkk
-
LEGAL!!!
-
HOORRRRÍÍÍÍÍVVVVEEEEEELLLLLLL
-
A questão menciona o ÚLTIMO PERÍODO. No entanto, deveria mencionar o ÚLTIMO PARÁGRAFO.
Analisando o ÚLTIMO PARÁGRAFO percebemos então a silepse.
Vejam:
Outra parte, que também inclui GENTE que está no poder em todas as instâncias, do executivo ao judiciário, finge que os indígenas não existem. Finge tanto que quase acredita. Como não CONHECEM e, pior que isso, nem mesmo PERCEBEM que é preciso conhecer, porque para isso seria necessário não só honestidade como inteligência, a extinção progressiva só confirmaria uma ausência que já CONSTRUÍRAM dentro de si.
Na silepse (concordância ideológica) a estrutura GENTE CONHECE / GENTE PERCEBE / GENTE CONTRÓI (3ªp Singular) é feita na 3ª p Plural.
-
período ou parágrafo?
-
"Outra parte, que também inclui gente que está no poder em todas as instâncias, do executivo ao judiciário, "Outra parte," finge que os indígenas não existem. "Outra parte," finge tanto que quase acredita. Como não conhecem e, pior que isso, "outra parte," nem mesmo percebem que é preciso conhecer, porque para isso seria necessário não só honestidade como inteligência, a extinção progressiva só confirmaria uma ausência que já construíram dentro de si.
[...] " Acredito que o termo que está em silepse e com o qual as três oração concordam em gênero, número e pessoa é "outra parte".
-
Como (Eles) não conhecem e, pior que isso, (Eles) nem mesmo percebem que é preciso conhecer, porque para isso seria necessário não só honestidade como inteligência, a extinção progressiva só confirmaria uma ausência que (Eles) já construíram dentro de si.
-
A palavra preciso é o predicativo do sujeito conhecer.
É preciso conhecer ---> Conhecer é preciso.
v.l p.s sujeito
-
Conhecem, percebem, e construíram indicam as três ocorrências de silpese, porquanto o verbo não está concordando em número com o sujeito "uma outra parte...", que se encontra no singular.
Rumo à PMSC 2019
-
Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.
Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;
Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;
E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;
Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia.
Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial
“FAÇA DIFERENTE”
SEREMOS APROVADOS EM 2021!
-
Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.
Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;
Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;
E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;
Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia.
Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial
“FAÇA DIFERENTE”
SEREMOS APROVADOS EM 2021!