SóProvas



Prova FUNIVERSA - 2010 - MPE-GO - Comunicação Social - Relações Públicas


ID
208693
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A respeito das regras gerais de redação de correspondências oficiais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: d)

    Manual de Redação Oficial da Presidência da República

    1.2. A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais

    As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos. Não há dúvida que um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada.
     

  • Somente para complementar o comentário da colega, segue abaixo o erro das demais alternativas


    Alternativa A - Além de atender à disposição constitucional, a forma dos atos normativos obedece a certa tradição. Há normas para sua elaboração que remontam ao período de nossa história imperial, como, por exemplo, a obrigatoriedade de que se aponha, ao final desses atos, o número de anos transcorridos desde a Independência. Essa prática foi mantida no período republicano.


    Alternativa B - Percebe-se, assim, que o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre da ausência de impressões individuais de quem comunica

    Nunca serão bem-vindas impressões individuais nas comunicações oficiais


    Alternativa C - Lembre-se que o padrão culto nada tem contra a simplicidade de expressão, desde que não seja confundida com pobreza de expressão


    Alternativa E - Pode-se concluir, então, que não existe propriamente um “padrão oficial de linguagem”; o que há é o uso do padrão culto nos atos e comunicações oficiais. É claro que haverá preferência pelo uso de determinadas expressões, ou será obedecida certa tradição no emprego das formas sintáticas, mas isso não implica, necessariamente, que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática

  • Não entendi o erro da opção A, pois apesar de não estar no texto do manual, ATË HOJE se mantém esta pratica (pelo menos em todas as leis assinadas pelo presidente).
  • Lucas,

    O errado da alternativa A está no final. 
    "Essa prática é mantida desde o início do período republicano até hoje".
    Na realidade, a prática de inserir os anos transcorridos desde a Independência precede o período republicano, tem sua origem no Império.
    • d) As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro.
    • clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Claro é aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. A clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial. Para ela concorrem:
      a) a impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto;
      b) o uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão;
      c) a formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos;
      d) a concisão, que faz desaparecer do texto os excessos lingüísticos que nada lhe acrescentam.
      É pela correta observação dessas características que se redige com clareza. Contribuirá, ainda, a indispensável releitura de todo texto redigido. A ocorrência, em textos oficiais, de trechos obscuros e de erros gramaticais provém principalmente da falta da releitura que torna possível sua correção.
      A revisão atenta exige, necessariamente, tempo. A pressa com que são elaboradas certas comunicações quase sempre compromete sua clareza. Não se deve proceder à redação de um texto que não seja seguida por sua revisão. “Não há assuntos urgentes, há assuntos atrasados”, diz a máxima. Evite-se, pois, o atraso, com sua indesejável repercussão no redigir.
       
    • Alternativa B: O tratamento que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre de vários fatores, entre os quais se destacam determinadas impressões individuais de quem comunica, que só serão bem-vindas no texto se forem utilizadas sob a forma de alerta para o destinatário da mensagem, ou seja: o público, o conjunto dos cidadãos ou outro órgão público, do Executivo ou dos outros Poderes da União. (ERRADA).

      Uma das características da Redação Oficial é a impessoalidade. Essa característica decorre "da ausência de impressões individuais de quem comunica. É sempre em nome do Serviço Público que é feita a comunicação. (...) se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não cabe qualquer tom particular. (...) a impessoalidade aplica-se, em primeiro lugar, a quem escreve o texto, ao Signatário. Aquele que assina não é o remetente, não é o dono da correspondência - o emissor na redação oficial é sempre o Serviço Público. O redator não pode, portanto, deixar que sua visão, seus interesses ou sua vontade se reflitam no texto".


      Alternativa C: O padrão culto não combina com a simplicidade de expressão, para não ser confundido com pobreza de expressão. (ERRADA)

      O atributo do Uso do padrão culto de linguagem "é traduzido nos dois mandamentos a seguir: obediência à gramática formal e utilização de vocabulário simples".


      Alternativa D: As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. (CORRETA).

      Utilização do vocabulário simples:

      "As palavras e expressões utilizadas devem ser entendidas por todos os usuários da língua. Para isso há duas categorias de orientação:"

      1: não utilizar (inclusão proibida): gíria, jargão técnico, regionalismo, linguagem rebuscada, construções próprias da literatura;

      2. evitar (inclusão somente quando indispensável): termo técnico, neologismo e estrangeirismo.


      Alternativa E: Existe propriamente um padrão oficial de linguagem; uma vez que haverá preferência pelo uso de determinadas expressões ou obediência a certa tradição no emprego das formas sintáticas, razão por que se consagrou a utilização de linguagem burocrática, conhecida como o jargão burocrático. (ERRADA).

      Conforme o atributo do padrão culto da linguagem, deve-se utilizar vocabulário simples. Jargões burocráticos vão de encontro com essa característica.


      Fonte: APOSTILA VESTCON


    • A) Além de atender à disposição constitucional, a forma dos atos normativos obedece a certa tradição. Há normas para sua elaboração que remontam ao período de nossa história imperial, como, por exemplo, a obrigatoriedade – estabelecida por decreto imperial de 10 de dezembro de 1822 – de que se aponha, ao final desses atos, o número de anos transcorridos desde a Independência. Essa prática foi mantida no período republicano.


    ID
    208711
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Atualidades
    Assuntos

    A grande crise da economia global começa a ser percebida como uma série de eventos encadeados, mas imprevisíveis, sem que se conheça onde será o próximo ataque. A dívida pública dos EUA, Japão, Inglaterra, dos países da Zona do Euro, sobretudo os mediterrâneos, como Portugal, Espanha, Itália e Grécia, está entre o espanto e o terror.

    Antônio Machado. Europa em Chamas. In: Correio Braziliense, 15/5/2010, p. 19 (com adaptações).

    Acerca do tema abordado pelo texto e de outros a ele relacionados, assinale a alternativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    • Um conjunto de cinco países europeus tem tirado o sono de economistas do mundo todo. Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha, batizados de Piigs (acrônimo depreciativo criado para denominar as cinco economias, e que em inglês tem sonoridade e escrita semelhante a “porcos”), provocam temor em investidores quanto à capacidade desses governos de conter o alto deficit fiscal e honrar suas dívidas. O deficit ocorre quando um país gasta mais do que arrecada.

    • Os países participantes na União Europeia são 15, mas apenas 12 adotaram a moeda única. O grupo de países que integram a União Econômica e Monetária (UEM) é designado por Zona do Euro, Área do Euro ou Eurolândia. Os países da zona do Euro são: Portugal, Holanda (Países Baixos), Espanha, Itália, França, Áustria, Luxemburgo, Irlanda, Bélgica, Finlândia, Alemanha e Grécia.

      Os países que não pertencem à Zona Euro poderão aderir ao Euro a qualquer momento: Inglaterra, Dinamarca e Suécia.

    • Por eliminação:

      a) A inglaterra faz parte da UE, só não adota o euro como moeda oficial (Errada).

      b)O texto enfoca um aspecto negativo da globalização: a globalização das crises (Errada)

      c)Só 12  países da UE adotam o Euro (Errada)

      d)(Certa)

      e)Obama buscou a intervenção do Estado na economia. Intervenção do Estado não é dogma neoliberal, muito pelo contrário. O Estado não tem vez no neoliberalismo (Errada).

    • A União Européia é composta por 27 países, do quais 16 estão na zona do euro e 11 não estão. Dos onze, três não aceitam a unificação da moeda entre elas: Suécia, Inglaterra e Dinamarca. Dos 8 que sobram terão até 2015 para fazer parte da zona do euro.

      zona do euro:

      Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal

    • 1957 = TRATADO DE ROMA = CRIAÇÃO DO MCE (MERCADO COMUM EUROPEU)

       

      União Européia – 27 PAÍSES

       

      1957: ITÁLIA, FRANÇA, ALEMANHA, HOLANDA, BÉLGICA, LUXEMBURGO

       

      1973: REINO UNIDO, IRLANDA, DINAMARCA

       

      1981: GRÉCIA

       

      1986: ESPANHA, PORTUGAL

       

      1995: SUÉCIA, FINLÂNDIA, ÁUSTRIA

       

      2004: POLÔNIA, HUNGRIA, REP.THECA, ESLOVÁQUIA, ESLOVÊNIA, ESTÔNIA, LETÔNIA, LITUÂNIA, MALTA, CHIPRE

       

      2007: ROMÊNIA, BULGÁRIA

       

      • 16 PAÍSES UTILIZAM  O EURO
      • A PARTIR DE 01/01/2011 PASSAM A SER 17 PAÍSES (ESTÔNIA)

       

      NOTA: 

      1992= TRATADO DE MAASTRICH (HOLANDA) P/ CRIAÇÃO DE UMA NOVA MOEDA, PEDIRAM 10 ANOS, EM 01/01/2002 CRIAÇÃO DO EURO.

    • Apenas agregando informações. No neoliberalismo o estado é mínimo, não inexistente. Esse estado deve garantir o bom funcionamento da economia liberal, regulando para permitir a livre concorrência e o cumprimento dos contratos. Uma nação sem estado seria anárquica.
    • A letra A está errada. De fato, a Inglaterra não utiliza o euro como moeda. No entanto, ela integra a União Europeia.
      A
      letra B está errada. Na verdade, a partir da leitura do texto, podemos verificar aspectos negativos do processo de globalização. Isso fica bem claro quando o texto se refere a “eventos encadeados, mas imprevisíveis, sem que se conheça onde será o próximo ataque.”
      A
      letra C está errada. Nem todos os países da União Europeia integram a “zona do euro”. O maior exemplo é a Inglaterra, que continua usando a libra esterlina.
      A
      letra D está correta. Os países que possuem altos déficits públicos são Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha, os quais ficaram conhecidos como PIIGS, acrônimo de “pigs”, o que ressalta a fragilidade econômica destes.
      A
      letra E está errada. Diante da crise financeira internacional, Barack Obama aprovou pacotes de estímulo à economia, os quais consistiram basicamente em injetar dinheiro público no mercado. Essas medidas anticrise são totalmente contrárias ao neoliberalismo, que prega a  não-intervenção do Estado na economia.

    ID
    208714
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Atualidades
    Assuntos

    Hidrelétrica de Salto entra em operação

    A Usina Hidrelétrica de Salto, localizada no Rio Verde, entre os municípios de Caçu e Itarumã, começou a produzir energia na noite da última quinta-feira, com metade de sua capacidade de 116 megawatts.

    In: O Popular, 15/5/2010, p. 15.

    Acerca do assunto tratado no texto, assinale alternativa incorreta.

    Alternativas
    Comentários
    • Por eliminação:

      a)Certa

      b)Errada. Nem sempre. Em muitos estados, a distribuição e produção de Energia é feita no modelo de concessão (pra dizer a verdade, acho que em todos).

      c)Certa. A usina nuclear, assim como a movida a carvão, tem o mesmo princípio: gerar energia a partir do calor, que aquece a água. O vapor d'água é que vai mover as turbinas e gerar energia.

      d)Certa. Tem se tornado, tecnicamente, mais seguras (Alguém ouviu falar de algum acidente nuclear nos últimos 10 anos?)

      e)Certa. O potencial hidroelétrico do Brasil ainda é pouco explorado. Como se sabe, a Amazônia possui a maior bacia hidrográfica do mundo. E quanto mais água, maior o potencial de gerar energia.

    • Outro erro da alternativa B encontra-se no fato de se afirmar que o incremento do consumo de energia elétrica é lento, o que não é verdade.

    • O lento incremento da produção de energia no Brasil ocorre principalmente devido ao modelo adotado ser o hidrelétrico. Para a construção de novas usinas ocorre muitos entraves ambientais, é necessário por exemplo, EIA/RIMA (estudo de impacto ambiental e seu relatório), licenças ambientais, consultas à população afetada; em fim; briga por interesses, sejam os ambientalistas ou os desenvolvimentistas. O maior exemplo disso é Belo Monte. E esses fatores independem se o governo tem o monopólio ou não sobre a questão energética, pois teriam que ser obedecidos se a construção e o gerenciamento fossem do setor privado.

    ID
    208717
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Legislação do Ministério Público
    Assuntos

    Considere que Pedro, membro do Ministério Público de Goiás há mais de 10 anos, seja condenado por homicídio culposo e esteja respondendo por improbidade administrativa. Com base nessa situação hipotética, Pedro

    Alternativas
    Comentários
    • Na verdade, Pedro contínua sendo membro do MP. Assim, continua exercendo e participando de  todas as atividades inerentes ao função. Pois só perderá o cargo se condenado em sentença definitiva por condenação em improbidade. Ademais, a condenação por Homícido Culposo não traria a perda da função pública como efeito da condenação, já que a pena máxima de homícido culposo é de 3 anos, necessitando ser superior a quatro para operar tal efeito.
    • Qual o erro da E? Que eu saiba quem responde a processo criminal não pode fazer parte do Conselho Superior... Se alguém souber me avisa ;)
    • Marcia, é que ele continua como membro do MP, e assim ele pode fazer parte do Conselho. E a questão diz que não pode, eis o erro.
    • Conforme expõe o artigo 155, § 1º, concorrerão à lista tríplice os membros do MInistério Público do Distrito Federal com mais de cinco anos de exercicío nas funções da carreira e que não tenham sofrido, nos últimos quatro anos, qualquer condenação definitiva ou NÃO ESTEJAM RESPONDENDO A PROCESSO PENAL OU ADMINISTRTATIVO.




      Questão mal elaborada!







    • Sem contar que na lesgislação, a oportunidade só é restringida caso ocorra ação por homicídio DOLOSO.
    • Pessoal, esta questão foi anulada pela banca que organizou a prova.
      Abs!
    • Candidato qualquer membro se candidata, porém não toma posse. A questão C diz respeito ao Pedro candidatar-se.
    • A alternativa E também está errada pelo seguinte:
      A questão fala de membro do MP e para fazer parte do Conselho só pode ser procurador, excluindo aqui os Promotores.
      Então, sendo membro há de ter duas alternativas, ser promotor e procurador e só pelo tempo daria pra descartar a possibilidade de ser procurador.
      Por isso, também não pode fazer parte do Conselho.
    • Questão muito, mais muito mau elaborada

    • Lei complementar n°25/98 - MP - GO

      Art. 7º - São inelegíveis para o cargo de Procurador-Geral de Justiça os membros do Ministério Público que:

      II - forem condenados por crimes dolosos ou ato de improbidade administrativa, com decisão transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;

      Ou seja, por se tratar de homicídio doloso e o processo por ato improbidade não ter seu transito em julgado Pedro poderá se candidatar ao cargo de PGJ, pois não se encontra nas hipóteses de inelegilibidade para o cargo.


    ID
    208720
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Legislação Estadual
    Assuntos

    Considere que um servidor do Ministério Público de Goiás faça parte de uma sociedade comercial, um restaurante, em que participe da administração da referida empresa apenas fora do horário de expediente. Nessa situação, é correto afirmar, com base no estatuto do funcionário público civil de Goiás, que esse tipo de participação societária do funcionário é

    Alternativas
    Comentários
    • Olá, pessoal!

      Essa questão foi anulada pela organizadora.


      Justificativa da banca:  Há duas alternativas corretas.

      Bons estudos!
    • Creio que as alternativas corretas que motivaram a anulação da questão é a Letra A e a Letra D. Fazer parte de sociedade comercial é infração disciplinar grave (art. 303, inciso VII, exceto como acionista, cotista ou comanditário), todavia não sujeita o infrator a pena de demissão, mesmo em caso de reincidência. A reincidência só sujeita a demissão caso sejam cometidas infrações tipificadas no art. 304, essa afirmação é encontrada no art. 315.


      Abraço.


    ID
    208723
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Legislação do Ministério Público
    Assuntos

    Com relação ao corregedor-geral do Ministério Público de Goiás, assinale a alternativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    • Resposta Correta Letra E.

      a) O corregedor-geral será escolhido entre os membros do Ministério Púbico, promotores e procuradores de justiça.
      Errada: Segundo a lei complementar número 25/98, somente os PROCURADORES podem concorrer ao cargo de corregedor-geral do MP, vejamos: 

      Art. 26 - Podem concorrer ao cargo de Corregedor-Geral do Ministério Público os Procuradores de Justiça em exercício, que se inscrevam no último decênio do mês de novembro, junto à Comissão Eleitoral, escolhida pelo Colégio de Procuradores de Justiça até o último dia útil do mês de outubro.
      § 1º - Não havendo inscrição de candidatos, todos os Procuradores de Justiça que preencherem os requisitos serão considerados inscritos de ofício.


      b) A escolha do corregedor-geral será feita no Conselho Superior e entre seus integrantes.
      Errada: A escolha é feita pelo Colégio de Procuradores de Justiça

      Art. 25 - O Corregedor-Geral do Ministério Público será eleito, em votação secreta, pelo Colégio de Procuradores de Justiça, entre seus integrantes, para mandato de dois anos, em regime de dedicação exclusiva, na primeira quinzena do mês que anteceder o término do mandato, permitida a reeleição, observado o mesmo procedimento.

      c) O Conselho de Procuradores de Justiça é o órgão responsável pela eleição do corregedor-geral que, para concorrer ao cargo, deve ter no mínimo 10 anos de carreira.
      Errada: Não é necessário 10 anos de carreira!

      Art. 26 - Podem concorrer ao cargo de Corregedor-Geral do Ministério Público os Procuradores de Justiça em exercício, que se inscrevam no último decênio do mês de novembro, junto à Comissão Eleitoral, escolhida pelo Colégio de Procuradores de Justiça até o último dia útil do mês de outubro.

      d) O corregedor-geral não poderá ser reeleito.
      Errada: É permitida sim, a reeleição.

      Art. 25 - O Corregedor-Geral do Ministério Público será eleito, em votação secreta, pelo Colégio de Procuradores de Justiça, entre seus integrantes, para mandato de dois anos, em regime de dedicação exclusiva, na primeira quinzena do mês que anteceder o término do mandato, permitida a reeleição, observado o mesmo procedimento.

      e) É atribuição do corregedor-geral fiscalizar o cumprimento das metas institucionais estabelecidas pela Procuradoria-Geral de Justiça, pelas Procuradorias de Justiça, pelas Promotorias de Justiça e pelos Centros de Apoio Operacional, decorrentes do Plano Estratégico.
      Correta: É o que diz o artigo 28 alínea D da lei complentar 25/98.

      Art. 28 - São atribuições do Corregedor-Geral do Ministério Público:
      d) fiscalizar o cumprimento das metas institucionais estabelecidas pela Procuradoria Geral de Justiça, Procuradorias de Justiça, Promotorias de Justiça e Centros de Apoio Operacional, decorrentes do Plano Estratégico e seus desdobramentos;
    • é vedada a reeleição dos integrantes do Conselho Superior do MP.

      Art. 17 - O Colégio de Procuradores de Justiça, órgão de administração superior do Ministério Público, é presidido pelo Procurador-Geral de Justiça e integrado por todos os Procuradores de Justiça.

      Art. 19 - O Conselho Superior do Ministério Público é órgão da administração superior do Ministério Público, incumbindo-lhe velar pela observância de seus princípios institucionais.

      § 1º - O Conselho Superior do Ministério Público será composto pelo Procurador-Geral de Justiça, que o presidirá, pelo Corregedor-Geral do Ministério Público, e por 5 (cinco) Procuradores de Justiça eleitos, três pelos Promotores de Justiça em exercício e dois pelo Colégio de Procuradores de Justiça, para mandato de 1 (um) ano, vedada a reeleição, observado o procedimento desta Lei.

      Art. 24. A Corregedoria Geral do Ministério Público é o órgão da administração superior encarregado de orientar e fiscalizar as atividades funcionais e a conduta dos membros do Ministério Público, bem como de fiscalizar e avaliar os resultados das metas institucionais e atividades dos demais órgãos da administração e dos órgãos auxiliares da atividade funcional. - 

      Art. 25 - O Corregedor-Geral do Ministério Público será eleito, em votação secreta, pelo Colégio de Procuradores de Justiça, entre seus integrantes, para mandato de dois anos, em regime de dedicação exclusiva, na primeira quinzena do mês que anteceder o término do mandato, permitida a reeleição, observado o mesmo procedimento.


    ID
    208726
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Legislação do Ministério Público
    Assuntos

    Em relação ao Conselho Superior do Ministério Público de Goiás, é correto afirmar que

    Alternativas
    Comentários
    • Letra A  - Correta


      LEI COMPLEMENTAR Nº 25, DE 06 DE JULHO DE 1998.
      Art. 23 - Ao Conselho Superior do Ministério Publico compete:

      XIV - autorizar, atendida a necessidade do serviço e evidenciado o interesse da instituição, o afastamento de membro do Ministério Público vitaliciado, para, sem prejuízo de vencimentos e vantagens, freqüentar curso ou seminário, de aperfeiçoamento ou estudos, no País ou no exterior, de duração máxima de 2 (dois) anos;


    • Letra A

      O Conselho Superior do MPT é um órgão colegiado, com função NORMATIVA, dentre outras funções, e atua como uma espécie de “Parlamento” do MPT.
    •  a) tem a atribuição de autorizar, atendida a necessidade do serviço e evidenciado o interesse da instituição, o afastamento de membro do Ministério Público vitaliciado, para, sem prejuízo de vencimentos e vantagens, frequentar curso ou seminário, de aperfeiçoamento ou estudos, no país ou no exterior, de duração máxima de 2 anos.
    • Art. 19 - O Conselho Superior do Ministério Público é órgão da administração superior do Ministério Público, incumbindo-lhe velar pela observância de seus princípios institucionais.

      § 1º - O Conselho Superior do Ministério Público será composto pelo Procurador-Geral de Justiça, que o presidirá, pelo Corregedor-Geral do Ministério Público, e por 5 (cinco) Procuradores de Justiça eleitos, três pelos Promotores de Justiça em exercício e dois pelo Colégio de Procuradores de Justiça, para mandato de 1 (um) ano, vedada a reeleição, observado o procedimento desta Lei.


    ID
    208729
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Legislação do Ministério Público
    Assuntos

    A respeito da Escola Superior do Ministério Público de Goiás (ESMP), é correto afirmar que

    Alternativas
    Comentários
    • Art. 64 - A ESMP é órgão auxiliar do Ministério Público, dirigida por Procurador de Justiça ou Promotor de Justiça da mais elevada entrância, de livre escolha do Procurador-Geral de Justiça.
    • SEÇÃO III
      DA ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO

      Art. 64 - A Escola Superior do Ministério Público é órgão auxiliar do Ministério Público, dirigida por Procurador de Justiça ou Promotor de Justiça da mais elevada entrância, de livre escolha do Procurador-Geral de Justiça.
      § 1º - A Escola Superior do Ministério Público poderá, ainda, ser integrada por membros e estagiários do Ministério Público designados pelo Procurador-Geral de Justiça.
      § 2º - O Diretor da Escola Superior do Ministério Público poderá ficar afastado de suas funções de execução e fará jus a gratificação por desempenho da função fixada por ato do Procurador-Geral de Justiça.
      Art. 65 - Incumbe a Escola Superior do Ministério Público, entre outras atribuições previstas no regulamento:
      - Vide Lei Complementar nº 81, de 26-01-2011.
      I - promover, em conjunto com a Corregedoria Geral do Ministério Público, Curso de Preparação e Aperfeiçoamento, como etapa obrigatória para o processo de vitaliciamento de Promotores de Justiça em estágio probatório, conforme regulamentação do Conselho Superior do Ministério Público;
      - Redação dada pela Lei Complementar nº 89, de 12-12-2011.
    • ATUALIZAÇÃO!!! GALERA.
      Art. 64. A Escola Superior do Ministério Público é órgão auxiliar do Ministério Público, com a finalidade precípua de aprimoramento profissional e cultural dos membros da Instituição e dos serviços auxiliares.
      - Redação dada pela Lei Complementar nº 103, de 1º-10-2013, art. 3º.

      § 1º A Escola Superior do Ministério Público será dirigida por membro do Ministério Público
      titular e vitalício, de livre escolha do Procurador-Geral de Justiça.
      - Redação dada pela Lei Complementar nº 103, de 1º-10-2013, art. 3º.


    ID
    208732
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Legislação do Ministério Público
    Assuntos

    O coordenador do Centro de Apoio Operacional tem como atribuição

    Alternativas
    Comentários
    • LETRA b)

      ATO PGJ n. 052/2010
      Art 4º, IV - IV – prestar apoio aos órgãos de execução do Ministério Público, especialmente nas orientações sobre a implementação das políticas públicas respectivas, bem como na instrução de procedimentos preparatórios, inquéritos civis, procedimentos investigatórios ou na preparação e propositura de medidas judiciais; 
    • LC 25/1998, Art. 60 - Compete aos Centros de Apoio Operacional:

      V - prestar auxílio aos órgãos de execução do Ministério Público na instrução de inquéritos civis ou na preparação e proposição de medidas processuais;


    ID
    215437
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Relações Públicas
    Assuntos

    Assinale a alternativa que apresenta as áreas da comunicação organizacional que compõem a comunicação integrada.

    Alternativas
    Comentários
    • Segundo Kunsch, compõe o mix da comunicação integrada:

      • Comunicação administrativa: relaciona-se com os fluxos, níveis e as redes formal e informal de comunicação. Não se confunde com a interna
      • Comunicação interna: viabiliza toda a interação possível entre a organização e seus empregados usando ferramentas da comunicação institucional e até da mercadológica (caso do endomarketing)
      • Comunicação mercadológica: responsável por toda a produção comunicativa em torno dos objetivos mercadológicos, tendo em visa a divulgação publicitárias dos produtos ou serviços da empresa
      • Comunicação institucional: responsável direta, por meio da gestão estratégica das relações públicas, pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativas fortes e positivas de uma organização

         
      •  
      •  
      •  
    • " D "

    • Alguém sabe dizer se essa matéria cai no concurso de agente de telecomunicação? Obrigada!


    ID
    215440
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Relações Públicas
    Assuntos

    Em uma organização, o planejamento estratégico da comunicação depende essencialmente de

    Alternativas
    Comentários
    • Faz-se necessário sensibilizar a alta administração da empresa ou
      organização e conseguir seu comprometimento com a comunicação.
      Conceber a comunicação como fator estratégico na divulgação da
      missão e dos valores da organização junto a todos os seus membros.
      Considerar a comunicação como um setor integrado nos processos
      internos de gestão estratégica. (KUNSCH, 2001, p.32)

    • " B "

    • Qualquer questão sobre planejamento estratégico entra no random mode.  Lamentável ter que decorar cada oração de um livro  

    • Por que a E estaria errada?,


    ID
    215443
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Relações Públicas
    Assuntos

    Assinale a alternativa que apresenta o principal fator que motivou a origem da atividade de relações públicas, cujo precursor foi o jornalista Ivy Lee, nos Estados Unidos do início do século XX, e que hoje se repete frequentemente.

    Alternativas
    Comentários
    • Em maio de 1914, Rockefeller, preocupado com a imagem e a reputação de sua família, pede ajuda a um grande amigo, Arthur Brisbane, para conseguir reverter essa situação desfavorável em que se encontrava. Arthur recomenda a John que contrate Ivy Ledbetter Lee, pois ele acredita que este seria o único profissional capaz de melhorar a imagem dele e de sua família. Ivy Lee era um homem de 36 anos e atuava como assistente executivo do Presidente da Pennsylvania Railroad. Filho de um padre Metodista. Lee havia feito sua carreira na Universidade de Princeton. Era um jornalista e já havia trabalhado em dois jornais de Nova York: Hearst´s Journal e Pulitzer´s World. Pouco tempo depois, Lee deixou o campo do jornalismo e foi atuar nas relações públicas. Para ele esta área era promissora por ter ligações com o jornalismo investigativo e as relações diretas com o governo para a regulamentação de negócios.


      Fonte: http://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2014/04/Sandro-Takeshi-Munakata-da-Silva.pdf

    ID
    215446
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Relações Públicas
    Assuntos

    Não é considerado passo para a identificação dos públicos de interesse de uma organização

    Alternativas
    Comentários
    • GAB C

      Essa seria uma ação mais mercadológica - vendas

      BONS ESTUDOS!!


    ID
    215449
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Relações Públicas
    Assuntos

    As classificações dos meios e instrumentos de relações públicas são diversas. Uma das principais baseia-se no fluxo de informação e na sua função para a organização, considerando três categorias: instrumentos mistos, instrumentos de entrada e instrumentos de saída. Entre os instrumentos de entrada, ou seja, aqueles que trazem a informação para dentro da organização, encontra-se a pesquisa. Assinale a alternativa que não apresenta um objetivo da pesquisa.

    Alternativas
    Comentários
    • Letra A

      a pesquisa  confirma suposicões e palpites e serve para clarificar questões nas quais tem poucas informacões ou dados contradit'orios .



    ID
    215452
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Relações Públicas
    Assuntos

    A capacidade das instituições de reagirem a um sinal de crise pode ser determinante para a sua manutenção no mercado. Manter o público informado de forma ágil e plena sobre um episódio crítico pode pôr fim a boatos, além de acalmar os nervos e auxiliar na recuperação da confiança na organização. Assinale a alternativa que apresenta um fator prescindível em um tratamento de crise.

    Alternativas
    Comentários
    • A questão pede um fator prescindível para tratamento de crise. Vamos por partes:

      - Primeiro: atentar para o que pede a questão. Cuidado ao ler o enunciado -> numa leitura desatenta pode-se confundir prescindível com IMprescindível, palavras com significados completamente opostos. Prescindível é aquilo que se PODE DISPENSAR.

      - Entendendo corretamente o enunciado vamos à análise das alternativas, eliminando os fatores INDISPENSÁVEIS:

      a) Expor imediatamente a posição da organização. -> Pilar básico da comunicação de crise abordado por diversos autores. Também no manual de comunicação de crise da Petrobras: "Manter a opinião pública informada","Comunicar-se de forma ágil, precisa e transparente." Se você não falar pela sua empresa, alguém vai falar por você.

      b) Demonstrar que há preocupação real com o fato. -> Tal postura é essencial para a gestão do relacionamento com os públicos impactados durante a crise.

      d) Centralizar a difusão de informações em uma única pessoa, para demonstrar controle da situação. -> É uma preocupação que já começa na gestão estratégica de crise, ANTES do seu acontecimento. Deve-se estabelecer previamente quem será o porta-voz para situações de crise e assegurar que esteja preparado e municiado de informações.

      e) Tornar público tudo que for possível, não omitindo informações. -> Postura primordial frente à opinião pública em situação de crise: TRANSPARÊNCIA.

      Resposta da questão:

      c) Determinar prazo final para a conclusão de apurações.  --> Não existe prazo final para a conclusão de apurações, estas só acabam quando a crise é controlada.

      Ainda sobre o assunto -- > Regras de ouro da comunicação de crise:

      - Não minta.
      - Demonstre compaixão.
      - Esteja sempre consciente dos acontecimentos.
      - Assuma sua responsabilidade, peça desculpas.
      - Assegure-se de estar sendo compreendido.
      - Seja identificável como honesto. Credibilidade.
      - Sempre ocupe o terreno midiático.



    ID
    215455
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Relações Públicas
    Assuntos

    Organizações de grande visibilidade devem planejar-se para a crise. É fundamental que haja uma equipe preparada para entrar em ação nesses momentos. As atribuições de uma equipe de gerenciamento de crise não incluem

    Alternativas
    Comentários
    • Acho que essa questão seria passível de recurso. Eu acredito que em momentos de crise devemos manter relacionamento com a imprensa até mesmo para evitar rumores. Eu marcaria a D. 

    • Cecília, 

      seu pensamento está correto, um gerente de crise DEVE manter um relacionamento direto, aberto com a imprensa, o erro do item "E" está na palavra estreito, que significa algo restrito, limitado, que vai contra aos principios da comunicação integrada, e assim ao gerenciamento de crise. 

      Espero ter ajudado. 

    • Concordo com a colega Cecília. Estreito, em sentido figurado, pode significar próximo! A questão é anulável.

      1. Estreito

      Significado de Estreito Por josé luiz (SP) em 24-11-2009

      1- diz-se do que tem pouca largura.
      2- aquilo que é apertado demais.
      3- o que é restrito, limitado.
      4- bitolado; mesquinho; tacanho (VIDE)
      5- (Fig.) - íntimo.

      1- Caminho estreito
      2- Manga da camisa estreita.
      3- Fulano dispõe de estreitos recursos.
      4- Fulano tem um pensamento estreito.
      5- Eles têm uma amizade estreita.

    • O que eu entendi da questão é exatamento que o relacionamento não pode ser estreito (pequeno), tem que ser largo (grande).


    ID
    215458
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Relações Públicas
    Assuntos

    Assinale a alternativa que não apresenta uma característica do método qualitativo de pesquisa.

    Alternativas
    Comentários
    • A letra A parece a única opção que apresenta um característica quantitativa.


    ID
    215461
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Relações Públicas
    Assuntos

    O release é reconhecido como um dos principais instrumentos de relação das organizações com a mídia. Entre as características a seguir, assinale a que não se relaciona ao release.

    Alternativas

    ID
    215464
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Relações Públicas
    Assuntos

    Um importantíssimo instrumento para auxiliar as organizações na tomada de decisão é a pesquisa de opinião. Ela permite detalhar, verificar e descobrir fatores que podem contrapor, alterar, ameaçar ou corroborar posições ou pressupostos das organizações. As informações podem advir de fontes primárias e secundárias. Assinale a alternativa que apresenta uma fonte de pesquisa que se caracteriza como primária.

    Alternativas

    ID
    215467
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Relações Públicas
    Assuntos

    O profissional de relações públicas também está exposto às contínuas mudanças promovidas pelo tempo. Entretanto, a essência de seu papel pouco se transforma, e requer que se habilite plenamente, por intermédio de cursos e(ou) de experiências vivenciais, para algumas atividades, entre as quais não se inclui

    Alternativas
    Comentários
    • Letra C. Quem deve tomar posicionamento em relação ao mercado é a alta administração da organização. 


    ID
    215470
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Relações Públicas
    Assuntos

    Assinale a alternativa que não apresenta um requisito essencial para o bom relacionamento do profissional de relações públicas com a imprensa.

    Alternativas

    ID
    215473
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Comunicação Social
    Assuntos

    Para uma persuasão eficaz, o desenvolvimento de uma argumentação consistente é imprescindível. Uma premissa que não serve de base para a persuasão é

    Alternativas
    Comentários
    • Em hipótese alguma o profissional de Comunicação Social deve manipular informações com o fim de convencimento de públicos.


    ID
    215476
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Relações Públicas
    Assuntos

    É denominada pedra fundamental a cerimônia

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito: Letra D

      "Lançamento de Pedra Fundamental: Cerimônia que marca o início de uma construção/obra. Na ocasião, uma urna é depositada no solo com objetos que marcam a data, tais como uma cópia da planta da obra, fotografias, ou qualquer outro objeto que tenha relação com o evento."
      (Fonte: Manual de Eventos da Força Aérea Brasileira)


    ID
    215479
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Relações Públicas
    Assuntos

    A identidade visual não se restringe à logomarca. É algo muito mais amplo e tem a capacidade de distinguir a instituição das demais no mercado, tanto para seus públicos externos quanto para os internos. Assinale a alternativa que não se relaciona à identidade visual de uma empresa.

    Alternativas

    ID
    215482
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Relações Públicas
    Assuntos

    Assinale a alternativa que descreve as situações em que o governador não presidirá às solenidades a que comparecer em seu estado.

    Alternativas
    Comentários
    • Decreto nº 70.274/1972

      Art . 6º Nos Estados, no Distrito Federal e nos Territórios, o Governador presidirá às solenidades a que comparecer, salvo as dos Poderes Legislativo e Judiciário e as de caráter exclusivamente militar, nas quais será observado o respectivo cerimonial.

              Parágrafo único. Quando para as cerimônias militares for convidado o Governador, ser-lhe-á dado o lugar de honra.


    ID
    215485
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Relações Públicas
    Assuntos

    Acerca do uso da Bandeira Nacional, conforme o Decreto n.º 70.274/1972, assinale a alternativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    • a) errada -  Art . 28. Quando várias bandeiras são hasteadas ou arriadas simultaneamente, a Bandeira Nacional é a primeira a atingir o topo e a última a dele descer.

      b) certa - Art . 27 A Bandeira Nacional pode ser hasteada e arriada a qualquer hora do dia ou da noite.

              § 1º. Normalmente faz-se o hasteamento às 8 horas e o arriamento às 18 horas.

              § 2º. No dia 19 de novembro, Dia da Bandeira o hasteamento, é realizado às 12 horas, com solenidades especiais.

              § 3º. Durante a noite a Bandeira deve estar devidamente iluminada.

      c) errada -

              Art . 23. A Bandeira Nacional pode ser apresentada:

        I - Hasteada em mastro ou adriças, nos edifícios públicos ou particulares, templos, campos de esporte escritórios, salas de aula, auditórios, embarcações, ruas e praças, em qualquer lugar em que lhe seja assegurado o devido respeito.

              II - Distendida e sem mastro, conduzida por aeronaves ou balões, aplicada sobre parede ou presa a um cabo horizontal ligando edifícios, árvores, postes ou mastros;

              III - Reproduzida sobre paredes, tetos, vidraças veículos e aeronaves;

              IV - Compondo com outras bandeiras, panóplias, escudos ou peças semelhantes;

              V - Conduzida em formaturas, desfiles, ou mesmo individualmente;

              VI - Distendida sobre ataúdes até a ocasião do sepultamento.

      d) errada -   Art . 23. A Bandeira Nacional pode ser apresentada: VI - Distendida sobre ataúdes até a ocasião do sepultamento.

      e) errada - Art . 29. Quando em funeral, a Bandeira fica a meio-mastro ou a meia adriça. Nesse caso no hasteamento ou arriamento, deve ser levada inicialmente até o topo.

              Parágrafo único Quando conduzida em marcha, indica-se o luto por um laço de crepe atado junto à lança.

    • a) CORRETA -  Art . 28. Quando várias bandeiras são hasteadas ou arriadas simultaneamente, a Bandeira Nacional é a primeira a atingir o topo e a última a dele descer.


    ID
    215497
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Relações Públicas
    Assuntos

    A Resolução Normativa n.º 43/2002, do CONFERP, em seu artigo 3.º, informa que a atividade de relações públicas caracteriza-se pela aplicação de conceitos e técnicas de três modalidades de comunicação. Duas delas são a comunicação estratética e a dirigida. Assinale a alternativa que apresenta a terceira modalidade.

    Alternativas
    Comentários
    • letra: a)
      Resolução Normativa nº43/2002
      § 3.º- Relações Públicas caracterizam-se pela aplicação de conceitos e técnicas de:

      I)comunicação estratégica, com o objetivo de atingir de forma planificada os objetivos globais e os macro-objetivos para a organização;
      II)comunicação dirigida, com o objetivo de utilizar instrumentos para atingir públicos segmentados por interesses comuns;
      III)comunicação integrada, com o objetivo de garantir a unidade no processo de comunicação com a concorrência dos variados setores de uma organização.

       

    ID
    215500
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Relações Públicas
    Assuntos

    Assinale a alternativa que apresenta os fundamentos e as etapas a serem considerados para um programa de informação e orientação comunitária.

    Alternativas
    Comentários

    • Vale observar que não se pode conferir tratamento uniforme em um programa de informação e orientação comunitária. Cada comunidade tem a sua respectiva necessidade e características diferenciadas. Desta forma se justifica a escolha pela alternativa A.


    ID
    215503
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Relações Públicas
    Assuntos

    O conjunto de normas jurídicas, regras de comportamento, costumes e ritos de uma sociedade em um dado momento histórico, geralmente utilizadas nos três níveis de governo (federal, estadual e municipal) é denominado

    Alternativas
    Comentários
    • letra: d)
      • Protocolo = conjunto de preceitos e normas legais que devem ser obedecidas, para dar maior solenidade (“pompa”) possível a determinados eventos ou atos, cuja grande significação convém ser ressaltada e destacada em determinada programação.

      Na prática, pode-se inferir que o Protocolo é um conjunto de regras, aplicadas e seguidas pelo Cerimonial. E de modo mais enfático ainda: quanto mais solene for o evento, maior protocolo deve ser adotado.

       Fonte: http://www.sinprorp.org.br/canal/Canal122/artigo1.htm 

      • Cerimonial: rigorosa observância de certas formalidades em eventos oficiais, entre autoridades nacionais e estrangeiras; conjunto de formalidades de atos solenes e festas públicas;
      • Protocolo: é a ordem hierárquica que determina normas de conduta dos governos e seus representantes em ocasiões oficiais ou particulares.

      FONTE: http://www.mundorp.com.br/cerimonial.htm
    • Cerimonial = Forma

      Protocolo = Conduta


    ID
    215506
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Relações Públicas
    Assuntos

    A atividade na qual o profissional de relações públicas averigua as normas e os métodos de trabalho usados pela organização, estudando também estrutura, relações entre os empregados, instalações, material, localização, enfim, tudo que possa permitir a identificação da área ou áreas desajustadas, é o(a)

    Alternativas
    Comentários
    • Pesquisa institucional


    ID
    215509
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Relações Públicas
    Assuntos

    O acontecimento excepcional previamente planejado, que ocorre em determinado tempo e local e gera grande envolvimento e mobilização de um grupo ou comunidade, buscando integração, difusão e sensibilização entre os participantes para os objetivos pretendidos é o(a)

    Alternativas
    Comentários
    • Eventos são todos os acontecimentos previamente planejados, organizados e coordenados de forma a contemplar o maior número de pessoas em um mesmo espaço físico e temporal, com informações, medidas e projetos sobre uma idéia, ação ou produto, apresentando os diagnósticos de resultados e os meios mais eficazes para se atingir determinado objetivo. (MARTIN, 2008).


    ID
    215512
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Relações Públicas
    Assuntos

    Assinale a alternativa que apresenta a atividade que é específica de relações públicas.

    Alternativas
    Comentários
    • Alternativa B.

      Segundo Resolução N° 43, Art 1°:
      Esta Resolução contém a definição das funções privativas e as atividades específicas do profissional de Relações Públicas, nos termos da Lei 5.377 e de seu Regulamento.
      § 1.º - Todas as ações de uma organização de qualquer natureza no sentido de estabelecer e manter, pela comunicação, a compreensão mútua com seus públicos são consideradas de Relações Públicas e, portanto, não se subordinam a nenhuma outra área ou segmento.
    • As funções de Relações Públicas estão expressas no decreto n.º 63.283, de 26/9/1968, que regulamentou a profissão.

      Consideram-se atividades específicas de Relações Públicas as que dizem respeito:

      b) à promoção de maior integração da instituição na comunidade;

      LETRA B

    ID
    215515
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Relações Públicas
    Assuntos

    Compondo a chamada comunicação integrada, encontra-se a modalidade de comunicação voltada a todos os colaboradores da empresa - ou seja, diretoria, gerência, coordenadores e auxiliares - e que tem como finalidade propiciar meios para promover a integração entre eles, compatibilizando os interesses dos funcionários com os da empresa. Assinale a alternativa que apresenta a modalidade de comunicação em referência.

    Alternativas
    Comentários
    • Dentre os novos desafios, do profissional de Relações Públicas, também se encontra a tarefa de comunicação interna, esta com o objetivo de informar e gerar conhecimento ( poder ) aos funcionários da empresa, para se atingir a sua missão, valor e visão .
      Em síntese, a comunicação interna, em qualquer tipo de organização, tem a função primaz, de garantir o resultado a organização e se esse é negativo, em grande parte deve-se a falta de uma eficaz comunicação interna e o Relações Públicas, como "zelador" do "branding" externo e interno. tem um papel de liderança.

      Fonte:http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-profissional-de-relacoes-publicas-e-a-comunicacao-interna-organizacional/44757/ 
       
    • A comunicação interna não é um "novo desafio" para o profissional de RP, essa ação faz parte de suas atribuições desde que a profissão existe. Abs
    • A comunicação Interna democratiza o conhecimento dentro da empresa, pois não há filtro de hierarquia.
    • Segundo Margarida Kunch em Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, compondo a chamada comunicação integrada, encontram-se quatro modalidades de comunicação:


      Comunicação administrativa - no âmbito das funções administrativas da organização

      Comunicação interna -setor planejado para biabilizar a interação entre a organização e seus empregados, usando ferramentas da comunicação institucional e mercadológica

      Comunicação mercadológica - gira em torno dos objetivos mercadológicos, tendo em vista divulgação publicitária dos produtos e serviços da empresa

      Comunicação institucional - responsável pela construção de imagem e identidade corporativas fortes e positivas


    ID
    215518
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Comunicação Social
    Assuntos

    O press-release surgiu com a intenção de subsidiar o repórter com informações, substituindo seu empenho em buscar a notícia pela recepção tranquila de dados nas redações. Deve ser elaborado de forma a gerar interesse nas editorias dos jornais, com o máximo de informação possível. Por seu turno, o jornalista que recebe o texto necessita adotar uma postura profissional e responsável no encaminhamento (ou não) do texto à publicação. Assinale a alternativa que apresenta, de forma completa, a boa prática do jornalismo em relação ao press-release.

    Alternativas
    Comentários
    • A resposta correta é D, por mais que seja questionável publicar um release. O ideal seria que ele servisse como base para uma notícia.
    • A- o jornalista não pode somente acolher o texto;
      B e E - não apenas ligar para a empresa. É preciso investigar a veracidade das informações.
      C-descartar o press-realese também não é a melhor atitude,já que ele pode ser um bom documento que subsidiará o trabalho do profisional.

      Correta letra d


    ID
    215521
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Relações Públicas
    Assuntos

    As políticas e normas organizacionais não são técnicas de criação do setor ou do profissional de relações públicas. Assinale a alternativa que apresenta, de forma completa, a missão desse profissional quanto às políticas e às normas organizacionais da empresa.

    Alternativas
    Comentários
    • A- O ítem refere-se apenas. Ao profissional da área não basta apenas identificar progamas de ação
      B-Além de questionar,o profissional deve encontrar alternativas e soluções
      D-É insuficiente a simples realização de pesquisas.
      E- Faltou a análise de progamas que não estão de acordo com a políticas da empresa.

      O relações públicas não pode ser um profissional inerte,ele deve detectar problemas e propor mudanças.Portanto,a alternativa que apresenta de forma mais completa a missão do profissional de RP é a letra C .

    ID
    215524
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Relações Públicas
    Assuntos

    Os eventos são utilizados em relações públicas como acontecimentos que são aproveitados para atrair a atenção do público e da imprensa acerca da organização. Além de dias de visitação (open house), os eventos desenvolvidos em benefício de empresa incluem

    Alternativas
    Comentários
    • Essa é bem simples, enlaces se refere á casamentos e compromissos religiosos, o que elimina a letra A

      Na C, Comício nao é responsabilidade de um Relações Públicas dentro de uma organização,
      talvez como acessor de imprensa de algum politico, mas não no contexto de dessa pergunta

      Na D temos o mesmo problema da C, organizar passeatas pode até fazer parte da função de Relações Públicas,
      mas numa ONG ou coisas do tipo, não numa organização de 1º ou 2ºSetor.

      E a E obviamente audiências judiciais não fazem parte da função de um Relações Públicas

      Logo a resposta certa é a B