SóProvas



Questões de Comunicação Interna nas Relações Públicas


ID
145609
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção Incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A resposta certa é a letra "D"

    O planejamento é sim uma prática do profissional de RP.

ID
199612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação é um elemento vital no processamento das funções administrativas da organização. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • letra a

    A comunicação horizontal ou lateral é o envio de mensagens entre funcionários do mesmo nível organizacional. Toma freqüentemente a forma de colegas do mesmo departamento falando uns com os outros. KUNSCH (2003, p. 86) destaca ainda os fluxos transversal e circular. Segundo a autora, uma tendência das organizações orgânicas e flexíveis é permitir que a comunicação ultrapasse as fronteiras tradicionais do tráfego de suas informações. Essas organizações, por incentivarem uma gestão mais participativa e integrada, criam condições para que as pessoas passem a intervir em diferentes áreas e com elas interagir. É o fluxo transversal ou longitudinal, que se dá em todas as direções, fazendo-se presente nos fluxos descendentes, ascendente e horizontal. Trata-se da comunicação transversal, que perpassa todas as instâncias e as mais diversas unidades setoriais

  • b) O funcionário deve receber mensagens a todo momento, com todo o tipo de informação, de forma a sentir-se parte da organização. Errado. O funcionário não precisa ser bombardeado com informações para se sentir parte. Além disso, ele não receberá todo o tipo de informação.

    c) A rede formal de comunicação é o que interessa para o sistema organizacional, já que representa a fonte oficial da empresa. Errado. Dentro da empresa também existe a comunicação informal.

    d) Os fluxos comunicativos são ou ascendentes ou descendentes. Errado. Os fluxos são: Ascendente, descendente, lateral e diagonal

    e) A comunicação ascendente trata das informações emitidas pela cúpula da organização, enquanto a descendente refere-se à comunicação dos funcionários para a direção. ERRADO. As definições estão invertidas.


ID
199618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação organizacional integrada subdivide-se em comunicação

Alternativas
Comentários
  • A comunicação Integrada propõe um exercício equacionado da comunicação com um caráter estratégico, por abarcar todas as abordagens necessárias à condução do negócio, das pessoas, da imagem e da marca.
    (A)A alternativa lista dois tipos de comunicação quanto ao impacto, à possibilidade de alcance: de massa e dirigida. O outro termo da alternativa é um dos componentes da comunicação integrada. Errada.
    (B)Alternativa correta. Aqui são listados os quatro componentes da comunicação integrada nas organizações, conforme vimos acima: Comunicação Administrativa, Comunicação Interna, Comunicação Mercadológica, Comunicação Institucional.
    (C)Errado. Novamente aparece um dos componentes da comunicação integrada e duas outras referentes às ambiências (e públicos) de comunicação: interna e externa.
    (D)Errado. A alternativa apresenta dois componentes da comunicação integrada – mercadológica e institucional – e a comunicação visual, que é o acuro estético, o cuidado no desenvolvimento das formas de apresentar um “produto” - presente em qualquer produto de comunicação na busca pela melhor apresentação/design/editoração.
    (E)Errado. A alternativa se refere às ambiências/públicos da comunicação da organização.
    Prof.Cintia Moreno e Janaina Carvalho  www.pontodosconcursos.com.br
  • Divisao classica proposta por Margarida Kunsch. 

  • Gab B !


ID
199672
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Considerando que, de acordo com Margarida Maria Krohling Kunsch (Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, 2003), as relações públicas, como função administrativa, por meio de suas atividades específicas, visam atingir toda a organização, fazendo as articulações necessárias para maior interação entre setores, grupos, subgrupos etc., assinale a opção correta acerca das relações públicas nas instituições.

Alternativas

ID
199705
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação interna nas instituições públicas faz uso de canais distributivos e interativos que permitem a aproximação com o público interno, com vistas ao estabelecimento de uma comunicação organizacional mais eficaz. A intranet é uma tecnologia que tem servido de ferramenta impulsionadora à comunicação interna, permitindo tanto interatividade quanto distribuição de informação. No que se refere à intranet, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
199711
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Considerando que gerar consentimento é a meta final da comunicação organizacional, fato que conduz os profissionais de comunicação ao objetivo de produzir aceitação, e que, para a comunicação organizacional ser eficiente e eficaz, é preciso, antes, conhecer a fundo a instituição, de forma a que as ações de comunicação praticadas sejam bem-sucedidas em estabelecer aproximação com os públicos internos, por meio de instrumentos diversos, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
215437
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta as áreas da comunicação organizacional que compõem a comunicação integrada.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Kunsch, compõe o mix da comunicação integrada:

    • Comunicação administrativa: relaciona-se com os fluxos, níveis e as redes formal e informal de comunicação. Não se confunde com a interna
    • Comunicação interna: viabiliza toda a interação possível entre a organização e seus empregados usando ferramentas da comunicação institucional e até da mercadológica (caso do endomarketing)
    • Comunicação mercadológica: responsável por toda a produção comunicativa em torno dos objetivos mercadológicos, tendo em visa a divulgação publicitárias dos produtos ou serviços da empresa
    • Comunicação institucional: responsável direta, por meio da gestão estratégica das relações públicas, pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativas fortes e positivas de uma organização

       
    •  
    •  
    •  
  • " D "

  • Alguém sabe dizer se essa matéria cai no concurso de agente de telecomunicação? Obrigada!


ID
215506
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A atividade na qual o profissional de relações públicas averigua as normas e os métodos de trabalho usados pela organização, estudando também estrutura, relações entre os empregados, instalações, material, localização, enfim, tudo que possa permitir a identificação da área ou áreas desajustadas, é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Pesquisa institucional


ID
215515
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Compondo a chamada comunicação integrada, encontra-se a modalidade de comunicação voltada a todos os colaboradores da empresa - ou seja, diretoria, gerência, coordenadores e auxiliares - e que tem como finalidade propiciar meios para promover a integração entre eles, compatibilizando os interesses dos funcionários com os da empresa. Assinale a alternativa que apresenta a modalidade de comunicação em referência.

Alternativas
Comentários
  • Dentre os novos desafios, do profissional de Relações Públicas, também se encontra a tarefa de comunicação interna, esta com o objetivo de informar e gerar conhecimento ( poder ) aos funcionários da empresa, para se atingir a sua missão, valor e visão .
    Em síntese, a comunicação interna, em qualquer tipo de organização, tem a função primaz, de garantir o resultado a organização e se esse é negativo, em grande parte deve-se a falta de uma eficaz comunicação interna e o Relações Públicas, como "zelador" do "branding" externo e interno. tem um papel de liderança.

    Fonte:http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-profissional-de-relacoes-publicas-e-a-comunicacao-interna-organizacional/44757/ 
     
  • A comunicação interna não é um "novo desafio" para o profissional de RP, essa ação faz parte de suas atribuições desde que a profissão existe. Abs
  • A comunicação Interna democratiza o conhecimento dentro da empresa, pois não há filtro de hierarquia.
  • Segundo Margarida Kunch em Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, compondo a chamada comunicação integrada, encontram-se quatro modalidades de comunicação:


    Comunicação administrativa - no âmbito das funções administrativas da organização

    Comunicação interna -setor planejado para biabilizar a interação entre a organização e seus empregados, usando ferramentas da comunicação institucional e mercadológica

    Comunicação mercadológica - gira em torno dos objetivos mercadológicos, tendo em vista divulgação publicitária dos produtos e serviços da empresa

    Comunicação institucional - responsável pela construção de imagem e identidade corporativas fortes e positivas


ID
221137
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

É aconselhável publicar anúncios em house-organs, com mensagens voltadas para a venda de produtos e serviços aos funcionários.

PORQUE

As empresas precisam de apoio publicitário externo para financiar seus projetos de comunicação interna.

A esse respeito, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • House organ é a denominação dada ao veículo (jornal ou revista) de uma empresa ou entidade . Ele geralmente é concebido para divulgar os fatos e as realizações da empresa ou entidade e pode assumir diferentes configurações, dependendo do público a que se destina.
  • Não entendi a questão. Alguém poderia explicar?
    Obrigada!
  • Marcele.

    A empresa tem que divulgar seus produtos não somente aos funcionários mas ao público que ela visa.

    A segunda frase tem nada a ver. 

    A comunicação interna é a comunicação dos funcionários da empresa. Ela é muito útil na performance de trabalho dos funcionários. Falhas na comunicação podem transformar potenciais funcionários em meros executores passivos. Uma comunicação eficaz promove satisfação e impulsiona os resultados. 
    Boa sorte e bons estudos.
  • Não concordo com o gabarito.

    De fato, o apoio publicitário externo não FINANCIA os projetos internos, uma vez que é voltado para projetos também externos e não é centro decisor das finanças, mas dependente deste.

    MAS, é recomendável SIM publicar anúncios específicos aos colaboradores, no intento de conhecer, consumir, fidelizar-se e, por fim, tornando-os "defensores de produto".

    Então gabarito C, a primeira está correta e a segunda está errada.
  • Acho que o erro da primeira afirmação é que o house-organs não apresenta mesnsagens voltadas para vendas de produtos/serviços aos seus funcionários. Normalmente o tipo de conteúdo desse veículo retrata a rotina da empresa, coisas mais triviais.
    Não seria isso colegas?
  • matéria chata... muito chata

     

  • house organ é um veículo de comunicação interna e uma das ferramentas mais antigas utilizadas no meio empresarial, a fim de alcançar uma boa comunicação com o público interno. Para quem não o conhece pelo nome, apresento com seu nome mais popular: house organ é o famoso jornal, boletim ou revista interna. Literalmente, a tradução de house organ é o “órgão da casa” e tem como objetivo traçar uma comunicação eficiente entre o topo e a base da pirâmide organizacional.

    No meu ponto de vista a primeira afirmação foi considerada errada em razão da citação "publicar anúncios em house-organs" pois seria meio estranho, por parte dos funcionários, se deparar com anúncios publicitários em um veiculo de comunicação interna.


ID
460279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 5.377/1967, que disciplina a profissão
de relações públicas, em seu Capítulo II, art. 2.º, consideram-se
atividades específicas de relações públicas as que dizem respeito:
a) a informação de caráter institucional entre a entidade e o
público, através dos meios de comunicação; b) a coordenação e
planejamento de pesquisas de opinião pública, para fins
institucionais; c) a planejamento e supervisão da utilização dos
meios audio-visuais, para fins institucionais; d) a planejamento e
execução de campanhas de opinião pública; e) ao ensino das
técnicas de relações públicas, de acordo com as normas a serem
estabelecidas, na regulamentação da presente Lei. Com base
nessas informações, julgue os itens a seguir.

Sob o conceito de entidade, entende-se também organização, instituição, empresa.

Alternativas

ID
460282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 5.377/1967, que disciplina a profissão
de relações públicas, em seu Capítulo II, art. 2.º, consideram-se
atividades específicas de relações públicas as que dizem respeito:
a) a informação de caráter institucional entre a entidade e o
público, através dos meios de comunicação; b) a coordenação e
planejamento de pesquisas de opinião pública, para fins
institucionais; c) a planejamento e supervisão da utilização dos
meios audio-visuais, para fins institucionais; d) a planejamento e
execução de campanhas de opinião pública; e) ao ensino das
técnicas de relações públicas, de acordo com as normas a serem
estabelecidas, na regulamentação da presente Lei. Com base
nessas informações, julgue os itens a seguir.

A coordenação da uma pesquisa de opinião pública só pode ser atribuição do profissional de relações públicas que tiver noções de estatística, de sociologia e de ciências da computação.

Alternativas
Comentários
  • Erro por redução: nada impede que um RP encarregado de coordenar uma pesquisa não tenha conhecimentos específicos de instrumentos dessa pesquisa. Afinal, sua função aqui é coordenar uma equipe de estatísticos, sociológos e o pessoal de TI - os "peões" que põe a mão na massa.


ID
460285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 5.377/1967, que disciplina a profissão
de relações públicas, em seu Capítulo II, art. 2.º, consideram-se
atividades específicas de relações públicas as que dizem respeito:
a) a informação de caráter institucional entre a entidade e o
público, através dos meios de comunicação; b) a coordenação e
planejamento de pesquisas de opinião pública, para fins
institucionais; c) a planejamento e supervisão da utilização dos
meios audio-visuais, para fins institucionais; d) a planejamento e
execução de campanhas de opinião pública; e) ao ensino das
técnicas de relações públicas, de acordo com as normas a serem
estabelecidas, na regulamentação da presente Lei. Com base
nessas informações, julgue os itens a seguir.

O ensino das técnicas de relações públicas é atividade específica dos profissionais de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me dizer qual o erro da questão? Eu marquei correto, e meu raciocínio foi o seguinte.

    Todo o profissional de RP é também um profissional de comunicação.

    Comunicação = Gênero  RP= Espécie

    Logo, se o ensino das técnicas de RP é atividade específica de RP, também é específica dos profissionais de comunicação.

    As questões do cespe são do tipo: ache o erro.

    O ensino das técnicas de relações públicas é atividade específica dos profissionais de RP? Sim. Todo profissional de RP é um profissional de comunicação? SIM. Logo, o ensino das técnicas de relações públicas é atividade específica dos profissionais de comunicação. SIM

    Alguém pensou diferente?
  • O ensino das técnicas de relações públicas é atividade específica dos profissionais de comunicação.
    ERRADO


    O Relações Públicas pode ser entendido como um pensador que está em eterna dualidade entre a comunicação e a administração. 
    (
    https://medium.com/relacoes-publicas-1/7e563e8098d) =)
  • Também errei a questão e, apesar de ainda discordar da resposta, no link citado pelo colega Rodrigo é dito que "(...) Apesar de ser um profissional forrmado pelo campo da comunicação social, ele transita em grande parte do seu trabalho no campo da administração (...)".
  • Sim, o Relações Públicas utiliza técnicas de adm. Mas mesmo assim essa questão deveria ser anulada. A afirmativa implica que além dos profissionais de comunicação, outros podem ensinar as técnicas de relações públicas, o que não é verdade. O termo "Relações Públicas" a que a Lei n.º 5.377/1967 se refere diz respeito, justamente, a profissão regulamentada e exercida pelos profissionais formados exclusivamente na área de comunicação. Apenas os formados nessa área podem exercer tal atividade de ensino. O raciocínio lógico da Luana é o correto. É ilícito, por exemplo, um profissional formado em Administração sem nenhuma formação em comunicação exercer qualquer atividade específica do RP prevista em lei.

ID
532549
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em boa parte das organizações, a informação flui internamente tanto por redes formais quanto informais de comunicação.
Pode-se afirmar que, numa empresa, pertence à rede informal de comunicação:

Alternativas
Comentários
  • A aborda dois canais de transmissão da informação: as redes formais de comunicação e as informais.

    Pode-se afirmar que, numa empresa, as redes formais de comunicação são os meios oficiais de difusão da informação (a) o clipping; b) o canal interno de televisão; d) o release; e, e) a intranet.).

    Pertence à rede informal de comunicação os canais informais ou/e não oficiais de divulgação da informação (ex.: c) a “rádio-peão”).
  •  

    A Rádio Peão ou Rádio Corredor representa os comunicados não oficiais da empresa, que circulam através da rede informal. São boatos ou comentários, que partem dos funcionários da organização, e que tem por objetivo se contrapor a comunicação oficial.

    Muitos profissionais da comunicação renegam, ou enxergam a rádio peão como uma ameaça a ser enfrentada. De acordo com Bueno (2009) a Rádio Peão é uma concorrente importante e não precisa ser vista como um adversário perigoso e desleal. Na maioria dos casos, não é. Ela representa a expressão, a voz dos funcionários e pode, inclusive, ser utilizada no bom sentido, para legitimar a gestão e a comunicação competentes.

      Gabarito: C          

     

     
  • a) o clipping
    Clipping é uma expressão idiomática da língua inglesa, uma "gíria", que define o processo de selecionar notícias em jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação, geralmente impressos, para resultar num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os coleciona.

    b) o canal interno de televisão.

    c) a “rádio-peão”.
    Resposta correta!
    Rádio Peão é um meio de comunicação não-oficial, divulgado por pessoas de baixo escalão, antes mesmo de a informação ser divulgada pelo gerente ou coordenador direto da equipe.
    Ex:Você ficou sabendo? O salário vai aumentar. Não veio ainda oficialmente mas a rádio peão já está espalhando por aí...
     
    d) o release
    São documentos divulgados por assessorias de imprensa para informar, anunciar, contestar, esclarecer ou responder à mídia sobre algum fato que envolva o assessorado, positivamente ou não.

     e) a intranet
    rede interna de alguma instituição ou empresa em que geralmente o acesso ao seu conteúdo é restrito. Desta forma, somente é possível acessá-lo localmente (ex.: um sistema de banco, supermercado, etc).

    Fontes: Wikipédia e http://www.dicionarioinformal.com.br/r%C3%A1dio%20pe%C3%A3o/

ID
532582
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Para Gaudêncio Torquato (2002), os fluxos de comunicação constituem os caminhos, os desvios e os degraus que a comunicação interna no ambiente empresarial atravessa, e sua complexidade depende do tipo de organização. Algumas, mais abertas e menos burocráticas, mesmo com o risco do by pass, estimulam a troca de informações entre um subordinado e um superior localizado em outra área ou departamento. Essa seria a característica do fluxo:

Alternativas
Comentários
  • A comunicação organizacional pode acontecer nos fluxos descendentes, ascendentes, horizontal e transversal.
    •  Descendentes– se dá dos centros diretivos da organização para os funcionários, de cima para baixo – obedecendo a uma lógica hierárquica - para divulgar as normas, a filosofia e as diretrizes da empresa.
    •  Ascendentes– De baixo para cima, leva aspirações dos funcionários para a direção, através de instrumentos planejados e colocados à disposição do corpo funcional (caixas de sugestão, reuniões setoriais, pesquisas de satisfação ou clima organizacional...). O uso destes mecanismos vai depender da política de cada empresa, posto que o medo de sanções ainda é uma barreira real ao desenvolvimento da comunicação interna ascendente.
    •  Horizontal (também chamada de Lateral ou Linear) – ocorre entre pessoas de mesmo nível hierárquico; se bem conduzida, otimiza recursos, troca de idéias, tecnologias, práticas produtivas e gera sinergia entre departamentos e setores.
    •  Transversal (também chamada de Diagonal) – atinge as comissões intersetoriais ou grupos de múltiplas disciplinas que são organizados para atender a demandas especificas (ex. comitê de gerenciamento de crises). Seu exercício pode ser permanente ou ocasional, levando à administração projetos ou sugestões para problemas eventuais, e da administração para os grupos informações específicas.
    Prof. Cintia Moreno e Janaina Carvalho  www.pontodosconcursos.com.br  12
  • Segundo Kunsch (2003) São somente cinco os fluxos comunicativos:

    Descendente ou vertical - da cúpula diretiva para os subordinados

    Ascendente - dos subordinados para a cúpula

    Horizontal ou lateral - ocorre no mesmo nível, comunicação entre pares e pessoas situadas em mesmo nível hierárquico

    Transversal - tendência de organizações flexíveis e orgânicas, o fluxo se dá em todas as direções.

    Circular - desenvolve-se mais nas organizações informais e abarca todos os fluxos comunicativos.


ID
532588
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Ao tratar do jornalismo empresarial, afirma-se que o house organ é, antes de tudo, um jornal. Mas, ao ser um instrumento de comunicação da organização, deve fazer parte de uma estratégia.

Nesse contexto, é possível afirmar que o house organ:

Alternativas
Comentários
  • O House-Organ pode ser: boletim, jornal ou revista. A escolha desses meios depende do público que se quer atingir, das características e objetivos pretendidos, além dos recursos financeiros disponíveis.

    Boletim
    - Informações imediatas;
    - Circula a intervalos pequenos de tempo;
    - Número reduzido de páginas;
    - Pouca variedade temática.

    Jornal
    - Periodicidade média;
    - Tratamento mais apurado do texto para não perderem a atualidade e o interesse;
    - Pode abranger gêneros interpretativos, opinativos e de entretenimento.

    Revista
    - Intervalos maiores de periodicidade;
    - Apresenta matérias de interesse permanente;
    - Universo temático amplo: assuntos não só diretamente ligados à instituição, mas também de interesse geral para seus públicos.

    Quanto à tiragem dos house-organs o ideal é que respeita a proporção de um exemplar para cada dois leitores.

    Fonte: KOPPLIN, Elisa; FERRARETTO, Luiz Artur. Assessoria de Imprensa: Teoria e Prática. Porto Alegre: Sagra DC Luzzato, 1993
     


ID
543481
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O conjunto de instrumentos de comunicação interna/institucional com potencial de atualidade de conteúdo informativo: imediato, rápido, regular e lento, nesta ordem, está corretamente apresentado em

Alternativas
Comentários
  • Apesar do gabarito dizer E, acho que o certo é a letra B.
    o rádio é mais imediato do que o blog. O blog tem que ser escrito e publicado. O rádio é como um telefone, instantâneo.
  • Também marquei B, por acreditar que o rádio seja mais imediato e rápido. Não entendi o gabarito!

  • Com certeza o rádio em uma comunicação interna será muito mais rápido do que um blog. 

  • Só a FCC mesmo com esses gabaritos...

    Claro que é a resposta correta seria  letra B

  • Verdade. Temos que prestar bastante atenção. Mas no caso, (com potencial de atualidade rápida do conteúdo) sem dúvida o blog é imediato. De qualquer lugar, até mesmo do celular o comunicador conseguiria a atualização do conteúdo. Desta forma, o gabarito E retrata com assertividade. 

  • Percebo que em algumas questões ela insere palavras realmente para tentar ludibriar o candidato. Estranho isso, mas fiquemos atentos em todas as palavras no enunciado. 


ID
543484
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

São instrumentos de comunicação interna/institucional com oportunidade de feedback dos públicos somente por meio de outros canais:

Alternativas
Comentários
  • As mídias digitais, todas, permitem interação instantânea, pelo próprio canal. Portanto, a alternativa correta é aquela que não apresenta como opção nenhum tipo de mídia digital, como blog, twitter, microblog ou intranet, mencionados na questão. Ou seja, letra D.

  • Não entendi... Alguém para explicar melhor?

  • Complementando a resposta do Roger...

    as outras alternativas apresentavam instrumentos que podem receber feedback através do mesmo canal, a exemplo:

    a) twitter: vc pode responder através do twitter

    ou b) blog, da mesma forma vc pode interagir comentando em algum post do blog, usando portanto o mesmo canal.


     

  • Patricia Oliveira.

    A questão pede que vc marque a opção onde NÃO seja possível um FEEDBACK INSTANTÂNEO.
    Ele ressalta um feedback (retorno) por meio de outros canais.

    Logo, livro memória, balanço social e manual de integração ( alternativa D) é a resposta certa, tendo em vista que será necessário que você solicite informações por meio de outros canais para obter esclarecimentos a respeito dele ( como exemplo uma ouvidoria) e não terá a resposta de imediato, somente expectativa de resposta.


    Espero ter ajudado.

    Bons estudos.


ID
543487
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Folder é

Alternativas
Comentários
  • Folder é um folheto de pizzaria: uma folha impressa e dobrada (pode ter mais de uma dobra).
    Letra B

ID
543499
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere aos níveis de análise comunicacional no ambiente das organizações, o nível que analisa a comunicação entre as pessoas, a maneira como os indivíduos se afetam mutuamente e, assim, se regulam e controlam uns aos outros é o

Alternativas
Comentários
  • Nível Interpessoal - Letra A
    Competência Interpessoal é a habilidade de lidar com outros de forma adequada às necessidades de cada um e às exigências da situação. 
  • Letra: B

     

     

    Relacionamento interpessoal é um conceito do âmbito da sociologia e psicologia que significa uma relação entre duas ou mais pessoas. Este tipo de relacionamento é marcado pelo contexto onde ele está inserido, podendo ser um contexto familiarescolar, de trabalho ou de comunidade.


ID
564649
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Algumas empresas criam, em seu site corporativo, um canal de comunicação exclusivo com a imprensa, disponibilizando conteúdo sobre fatos importantes que possam constituir notícia. Qual tipo de conteúdo NÃO é encontrado nesse canal de comunicação?

Alternativas
Comentários
  • Comunicados internos são voltados para a comunicação interna, geralmente na intranet da empresa, mas não só nela. Já o tal canal exclusivo é chamado de sala de imprensa, e nele estão apenas os conteúdos minuciosamente estudados para a divulgação externa e uso livre dos veículos midiáticos.


ID
564691
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A identidade organizacional de uma companhia de petróleo está voltada para o(a)

Alternativas
Comentários
  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Stefan Fantini

    Essa questão trata da diferença entre “identidade corporativa” e “identidade organizacional”. 

    Conforme vimos, Kunsch explica “a  identidade corporativa implica a escolha de símbolos, nome, slogan  que  representam  a  organização,  feita  diretamente  pela  cúpula  da  organização,  embora possam se levar em conta as percepções e reações dos membros da organização. Em vários casos, a organização realiza pesquisas e/ou auditorias internas com o intuito de envolvê-los na decisão. 

    A identidade organizacional vai além das percepções do que representa a organização, considerando os  sentimentos  e  pensamentos  dos  próprios membros  sobre  o  que  os  define  como  uma organização. Sua projeção se revela nas histórias e nos comportamentos do dia a dia. Podemos dizer que a identidade corporativa requer perspectivas gerenciais, enquanto a identidade organizacional requer perspectivas da organização como um todo.”  

    Portanto, a identidade organizacional está voltada para o relacionamento entre os colaboradores (sentimentos  e  pensamentos  dos  próprios  membros  da  organização)  e  requer  perspectivas  da organização como um todo. 

      


ID
564736
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Recentemente, as organizações compreenderam que o êxito da sua atividade depende da satisfação do seu capi- tal humano e, com isso, tentam encontrar meios eficazes de se aproximar do seu público interno. Os eventos de integração social voltados para o público interno constituem, desse modo, ferramentas interessantes no relacionamento com esse grupo estratégico e, ainda que não seja uma atividade específica de Relações Públicas, constituem um meio para ajudar o profissional de comunicação a alcançar o objetivo de

Alternativas

ID
631741
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Os problemas das fontes estão relacionados a quatro níveis da comunicação. É correto afirmar que o Níve

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: B

    Questão retirada do livro "Tratado de Comunicação Organizacional e Política", de Gaudêncio Torquato, pág 38). Os 4 níveis de comunicação citados pelo autor são: 1) Nível INTRA: refere-se às habilidades de cada fonte para se expressar, sejam características pessoais (físicas, psicológicas), problemas de fala, capacidade de entendimento e raciocínio lógico, fluidez de pensamento etc; 2) Nível INTER: trata da comunicação entre dois interlocutores, direta, bilateral, recíproca e privada; 3) Nível GRUPAL: abarca reuniões, quando as comunicações ocorrem de maneira lateral (grupos de gerentes), e as palestras, quando um expositor apresenta um conjunto de informações/análises/argumentos/opiniões para um grupo de pessoas; 4) Nível COLETIVO: em que gerentes, superintendentes, diretores usam os meios clássicos de comunicação organizacional (boletins, jornais, revistas etc) para transmitir mensagens a públicos específicos ou gerais.

  • De acordo com Torquato (2004), os problemas na comunicação organizacional que partem das fontes, relacionam-se à quatro níveis da comunicação, a saber: 1. Nível intra: consiste na faculdade que um gestor tem de operar com a comunicação de modo interno, ou seja, suas condições pessoais capazes de gerar influência na eficácia da comunicação. 1 Nível inter: atua com a comunicação entre dois interlocutores, por exemplo: a comunicação exercida entre o setor de tratamento técnico de informações com o setor de compras da unidade. 2 Nível grupal: refere-se às reuniões e as palestras, quando grupos de gerentes ou expositores realizam explanações ou exposição de algum tema para um grupo de pessoas. 3 Nível coletivo: utiliza meios tradicionais de comunicação, ou seja: os superiores utilizam os boletins, jornais, revistas etc. para transmitirem informações para seus subordinados.  


ID
631762
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O conceito de endomarketing mais aceito pelos especialistas da área de Relações Públicas refere-se ao conjunto de ações

Alternativas
Comentários
  • Tanto a alternativa "a", quanto a "b", a depender da visão a qual o elaborador se baseia, podem estar corretas. Na visão de Kunsch, endomarketing resume-se ao fato de tratarmos os colaboradores como clientes, ou seja, consumidores internos. Nessa perspectiva, consideramos a letra B como resposta correta. Ja Wilson da Costa Bueno, em seu Site "comunicação empresarial on-line" afirma que endomarketing "Pode-se definir endomarketing como o conjunto de ações focadas no público interno e que tem como objetivo maior conscientizar funcionários e chefias para a importância do atendimento de excelência ao cliente.", assim, letra A. 

  • Endomarketing

    Técnicas de comunicação de marketing, utilizadas dentro de uma organização, que têm como público, seus colaboradores. É uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos, no âmbito das áreas da administração.

    O endomarketing é uma ferramenta utilizada pelas empresas para convencer seus funcionários a comprar uma ideia, e vender o produto para os funcionários é tão importante quanto para os clientes, portanto, o endomarketing é o elemento de ligação entre o cliente, o produto e o funcionário.

    O termo endomarketing foi criado pelo professor Saul Bekin, em 1995, em seu livro Conversando sobre endomarketing. 

    (Luiz Cézar Silva dos Santos)


ID
821287
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O termo que melhor abarca todo o espectro das atividades comunicacionais formais e informais dentro das organizações é o termo

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    O termo que melhor abarca todo o espectro das atividades comunicacionais formais e informais DENTRO das organizações... DENTRO = INTERNA.

  • Perfeito, Klaus. A palavra-chave aí é "dentro", que se relaciona a comunicação interna.

  • Comunicação Organizacional é toda e qualquer ação, atividade, estratégia, produto e processo tomados pela empresa ou entidade para reforçar a sua imagem junto a todos os seus públicos de interesse – consumidores, colaboradores, políticos, empresários e acionistas, entre outros, ou perante à opinião pública.

     

    Comunicação Interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores. Para isto utiliza-se ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (endomarketing).

     

    Comunicação Institucional tem o intuito de melhorar a imagem da empresa perante a sociedade, os consumidores e os investidores. Ela é a responsável, por meio da gestão estratégica das relações públicas, pela construção de uma imagem e identidade corporativa de uma organização.

     

    fonte: https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/


ID
829162
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a planejamento e gestão da comunicação
organizacional integrada, julgue o item seguinte.

A comunicação interna tem como um dos seus objetivos abrir as comunicações ascendentes, permitindo maior capacidade de vazão aos potenciais e energias criativas do corpo funcional, maximizando a força produtiva da organização.

Alternativas
Comentários
  • '...a comunicação interna é aquela dirigida ao público interno da organização – principalmente funcionários – cujo principal objetivo é promover a máxima integração entre a organização e seus empregados".

    "... a excelente comunicação interna pode ser considerada um ativo da empresa, pois tende a criar um ambiente propício à criatividade, à inovação e à aprendizagem. Como também a comunicação interna pode ser um indicador de modernidade da cultura organizacional, devendo ser encarada como responsabilidade de todos, em todos os níveis hierárquicos.

    Nesse sentido, a comunicação é utilizada para preservar ou impulsionar as transformações desejadas na empresa. E pode ser considerada uma grande aliada na consolidação da imagem corporativa quando trabalha profissionalmente valores como missão, visão, identidade, parceria, cooperação e cidadania empresarial. As empresas modernas, cada vez mais, vêm tratando a comunicação empresarial como uma ferramenta estratégica, onde sua gestão pode transformar-se em vantagem competitiva.

    "...pode produzir uma ligação forte entre os colaboradores e um vínculo com a organização, criando uma força produtiva que tende a influenciar a definição de suas metas e objetivos. Afinal, ainda de acordo com Belerini (2003), o lucro obtido do vínculo com o cliente externo é gerado pela relação com o cliente interno. Então, a existência de um processo de comunicação bem planejado e executado tende a provocar impacto positivo no desempenho individual dos empregados. Este planejamento, contudo, deve basear-se na clareza, transparência e simplicidade da linguagem.

    Quanto mais efetiva e próxima a comunicação interna se revelar maior será o envolvimento, dedicação e empenho dos colaboradores, ocasionando maior motivação e, conseqüentemente, aumento no grau de produtividade. E é isso que irá influenciar positivamente na lucratividade da empresa e na satisfação de todos.

    Disponível em: https://www.cimentoitambe.com.br/a-importancia-da-comunicacao-interna-na-construcao-da-imagem-corporativa/


ID
829165
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a planejamento e gestão da comunicação
organizacional integrada, julgue o item seguinte.

O objetivo principal do endomarketing é fazer que todos os funcionários tenham uma visão compartilhada sobre o negócio da empresa, incluindo itens como gestão, metas, resultados, produtos, serviços e mercados nos quais atua.

Alternativas

ID
829270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Nenhuma empresa, por mais sólida, admirada e moderna que seja, está imune a crises. Esse princípio básico da administração de crise, mesmo repetido e mais do que evidente, ainda continua esquecido por muitas organizações. Não importa a intensidade da crise. Existem algumas devastadoras, que chegam de surpresa e só não acabam com a empresa à custa de investimentos de milhões de dólares em publicidade e compensação de prejuízos. Outras, menos intensas, podem originar-se de notícias ou fatos insignificantes em sua dimensão, mas complicados em seus desdobramentos. J. J. Forni. Comunicação em tempo de crise. In: Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 2..ª ed. São Paulo: Atlas, 2003, p. 363 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e os procedimentos que
devem ser adotados na gestão e comunicação de crise, julgue os
itens de 61 a 66.

Um dos principais desafios do assessor responsável pela comunicação de crise é preparar o público interno para as situações de crise, uma vez que é atribuição desse profissional o planejamento de contingências, do tempo de envio de respostas à mídia e do discurso dos principais gestores.

Alternativas

ID
829279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Tendo em vista que as estratégias de comunicação interna e externa
incluem diversos produtos, conforme os objetivos a serem
alcançados e o público-alvo, julgue o item subsequente.

O filme institucional, por se tratar de produto destinado à comunicação entre as empresas e o seu público interno, não pode ser utilizado em situações de crise, no apoio à comunicação da empresa com o público externo.

Alternativas

ID
829282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Tendo em vista que as estratégias de comunicação interna e externa
incluem diversos produtos, conforme os objetivos a serem
alcançados e o público-alvo, julgue o item subsequente.

São considerados produtos de comunicação anúncios em jornais, outdoors, filmes institucionais, press releases e outras peças ou campanhas elaboradas com o objetivo de resolver o problema de comunicação de uma empresa ou organização.

Alternativas

ID
829285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Tendo em vista que as estratégias de comunicação interna e externa
incluem diversos produtos, conforme os objetivos a serem
alcançados e o público-alvo, julgue o item subsequente.

Os produtos de comunicação interna devem ser elaborados pelo departamento ou pela assessoria de comunicação da própria empresa ou organização, ao passo que os produtos de comunicação externa devem ser elaborados por empresas terceirizadas, como agências de publicidade ou birôs de criação.

Alternativas

ID
849796
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em Planejamento das Relações Públicas na Comunicação Integrada, Margarida Kunsch defende que a Comunicação Integrada se constitui de um mix formado pelas comunicações

Alternativas
Comentários
  • Livro : " plan de RP na Com Integrada" - pág 151

  • Comunicação integrada: comunicação interna, administrativa, mercadológica e institucional. 

     


ID
883966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Considerando a interface entre as relações públicas e a
administração de empresas e organizações, julgue os itens que se
seguem.

As ações de relações públicas e as de comunicação administrativa, por serem dissociáveis em seus objetivos, não se integram no composto de comunicação organizacional de uma empresa.

Alternativas
Comentários
  • Errado. A comunicação organizacional e a comunicação administrativa são elementos do mesmo conjunto, de um todo chamado de comunicação integrada. 


ID
941029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das interfaces entre relações públicas e administração da empresa, julgue os itens a seguir.

A principal atribuição de um departamento de relações públicas consiste em estabelecer a comunicação entre uma organização e seus clientes.

Alternativas
Comentários
  • O objetivo do trabalho é o equilíbrio entre a identidade e a imagem de uma organização, focando a imagem institucional e trabalhando a relação com a opinião pública.
  • Errada.
    Não é somente a comunicação entre uma organização e seus cliente, mas o esforço deliberado, planificado e contínuo de estabelecer e manter compreensão mútua entre a organização e o público.
  • A questão restringe a atuação das RP's apenas no relacionamento da empresa e seus clientes. Mas, a atuação dessa área vai além e lida com todos os stakeholders e não só os clientes, como afirma a questão.
  • Marquei certo, pois pensei no sentido amplo de clientes, internos e externos, e parece que a questão considerou somente o sentido externo( aquele que compra o produto).  Acredito que questão carecia de recurso embasado em Chiavenato. 
  • Pensei a mesma coisa que o Tinoco Tinoquinho, uma concepção ampla de clientes (internos e externos).
  • Relações públicas não estabelece a comunicação - ela é estabelecida de forma complexa em toda a organização - ela administra ou gerencia a comunicação entre as organizações e seus públicos.

  • Aparentemente o cespe não considerou o sentido amplo de clientes, englobando diversos públicos.

     

    "Relações Públicas é um processo estratégico de comunicação que constrói relações de benefício mútuo entre as organizações e seus públicos."

     

    Fonte: https://marketingdeconteudo.com/relacoes-publicas/


ID
1051774
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca do trabalho de relações públicas (RP) em uma organização, julgue os itens subseqüentes.

As organizações bem-sucedidas reconhecem que grande parte de seu sucesso deve-se ao trabalho de RP, que, por meio da comunicação contínua, ajuda a criar e a manter a credibilidade da organização no mercado.

Alternativas
Comentários
  • As organizações bem-sucedidas reconhecem que grande parte de seu sucesso deve-se ao trabalho de RP, que, por meio da comunicação contínua, ajuda a criar e a manter a credibilidade da organização no mercado.

    CORRETO!!


ID
1051777
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Lúcio é agente administrativo do DPF com lotação na unidade do Distrito Federal. No exercício do cargo, Lúcio deve manter contatos com seus pares, com técnicos de nível superior e com autoridades de alto nível hierárquico. Além disso, deve supervisionar trabalhos relacionados às áreas de pessoal,
orçamento, organização, métodos e material. Essas atribuições exigem que ele seja competente na comunicação interpessoal.

Em face da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes, relativos ao processo de comunicação humana nas relações internas e públicas de trabalho.

Lúcio deve levar em conta que os canais de comunicação diferem quanto à capacidade de transmitir informações.

Alternativas
Comentários
  • Lúcio deve levar em conta que os canais de comunicação diferem quanto à capacidade de transmitir informações.

    DIFERE=DISTINGUIR

    CORRETO!!

  • Lúcio deve levar em conta que os canais de comunicação diferem quanto à capacidade de transmitir informações.

    DIFERE=DISTINGUIR

    CORRETO!!


ID
1051780
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Lúcio é agente administrativo do DPF com lotação na unidade do Distrito Federal. No exercício do cargo, Lúcio deve manter contatos com seus pares, com técnicos de nível superior e com autoridades de alto nível hierárquico. Além disso, deve supervisionar trabalhos relacionados às áreas de pessoal,
orçamento, organização, métodos e material. Essas atribuições exigem que ele seja competente na comunicação interpessoal.

Em face da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes, relativos ao processo de comunicação humana nas relações internas e públicas de trabalho.

Sendo Lúcio, na sua organização, responsável por contatos tanto horizontais quanto verticais, ele deve usar a mesma linguagem em todas as situações.

Alternativas
Comentários
  • Sendo Lúcio, na sua organização, responsável por contatos tanto horizontais quanto verticais, ele deve usar a mesma linguagem em todas as situações.

    ERRADO!


ID
1051783
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Lúcio é agente administrativo do DPF com lotação na unidade do Distrito Federal. No exercício do cargo, Lúcio deve manter contatos com seus pares, com técnicos de nível superior e com autoridades de alto nível hierárquico. Além disso, deve supervisionar trabalhos relacionados às áreas de pessoal,
orçamento, organização, métodos e material. Essas atribuições exigem que ele seja competente na comunicação interpessoal.

Em face da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes, relativos ao processo de comunicação humana nas relações internas e públicas de trabalho.

Para enviar a seus superiores informações relativas à publicação de nova legislação pertinente ao trabalho do DPF, Lúcio poderá fazer uso de e-mail, que é um canal de comunicação apropriado para esse fim.

Alternativas
Comentários
  • CANAL É O CAMINHO PELO QUAL SE TRANSMITE UMA INFORMAÇÃO. O EMAIL (CORREIO ELETRÔNICO) É UM MEIO OFICIAL PARA O ENVIO DE INFORMAÇÕES DENTRO DA REPARTIÇÃO PÚBLICA. 

     

     

     

    GABARITO CERTO


ID
1051786
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Lúcio é agente administrativo do DPF com lotação na unidade do Distrito Federal. No exercício do cargo, Lúcio deve manter contatos com seus pares, com técnicos de nível superior e com autoridades de alto nível hierárquico. Além disso, deve supervisionar trabalhos relacionados às áreas de pessoal,
orçamento, organização, métodos e material. Essas atribuições exigem que ele seja competente na comunicação interpessoal.

Em face da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes, relativos ao processo de comunicação humana nas relações internas e públicas de trabalho.

No exercício de sua função, Lúcio deve ater-se à comunicação verbal, pois a comunicação gestual é inexeqüível nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • errada >inexeqüível.


  • inexequível  ............................ inexeqüível 
    i.ne.xe.quí.vel 
    (qwiadj (in+exequível) Que não se pode executar. Sin: inexecutável.

    http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=inexequ%EDvel


ID
1051789
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Lúcio é agente administrativo do DPF com lotação na unidade do Distrito Federal. No exercício do cargo, Lúcio deve manter contatos com seus pares, com técnicos de nível superior e com autoridades de alto nível hierárquico. Além disso, deve supervisionar trabalhos relacionados às áreas de pessoal,
orçamento, organização, métodos e material. Essas atribuições exigem que ele seja competente na comunicação interpessoal.

Em face da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes, relativos ao processo de comunicação humana nas relações internas e públicas de trabalho.

Quando Lúcio se comunica com seus pares utilizando terminologia especializada ou linguagem específica de seu grupo profissional, ele está-se valendo de um jargão.

Alternativas
Comentários

ID
1051792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Lúcio é agente administrativo do DPF com lotação na unidade do Distrito Federal. No exercício do cargo, Lúcio deve manter contatos com seus pares, com técnicos de nível superior e com autoridades de alto nível hierárquico. Além disso, deve supervisionar trabalhos relacionados às áreas de pessoal,
orçamento, organização, métodos e material. Essas atribuições exigem que ele seja competente na comunicação interpessoal.

Em face da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes, relativos ao processo de comunicação humana nas relações internas e públicas de trabalho.

Considere que, ao se comunicar com seus superiores, Lúcio manipule a informação para que ela seja recebida de maneira mais favorável. Nesse caso, Lúcio cria uma barreira à comunicação eficaz.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: CERTO

    Entre as barreiras à comunicação eficaz que temos de aprender mais sobre são barreiras físicas. Estas barreiras muitas vezes existem devido à natureza do ambiente que estamos. Deixe-nos tome o trabalho como um exemplo. Se houver um determinado grupo de funcionários que trabalham fora de um local diferente da maioria da força de trabalho, comunicação eficaz pode tornar-se um verdadeiro desafio. Estas barreiras físicas também podem incluir equipamento pobre, especialmente quando a gestão tem faltado a introdução de nova tecnologia ou é incapaz de acompanhar as mudanças na tecnologia. 
    Projeto de sistema é outra barreira que você deve aprender mais sobre. Esta barreira refere-se aos problemas que envolvam os diferentes sistemas ou estruturas que existem na organização. Mais especificamente, isso pode se referir a uma estrutura organizacional clara que pode facilmente confundir os funcionários a quem deve relatar para.

    Depois há também barreiras atitudinais que muitas vezes são resultados de problemas que existem entre os funcionários em uma organização. Má gestão e falta de consulta podem resultar a este tipo de barreira. E se esse for o caso, você deve ser capaz de identificar os lapsos, assim que você pode vir acima com soluções apropriadas.


  • Em seu livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada trata de algumas barreiras na comunicação organizacional. Dentre elas existe a barreira relacionada à:

    COMUNICAÇÕES INCOMPLETAS ou PARCIAIS: são aquelas encontradas nas informações fragmentadas, distorcidas ou sujeitas a dúvidas, nas informações não transmitidas ou sonegadas.

  • A comunicação foi prejudicada pela barreira de filtragem da informação


ID
1051795
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Lúcio é agente administrativo do DPF com lotação na unidade do Distrito Federal. No exercício do cargo, Lúcio deve manter contatos com seus pares, com técnicos de nível superior e com autoridades de alto nível hierárquico. Além disso, deve supervisionar trabalhos relacionados às áreas de pessoal,
orçamento, organização, métodos e material. Essas atribuições exigem que ele seja competente na comunicação interpessoal.

Em face da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes, relativos ao processo de comunicação humana nas relações internas e públicas de trabalho.

A comunicação de Lúcio será descendente toda vez que ele estiver mantendo contato com autoridades.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Comunicação descendente - é um tipo de comunicação em que a informação desloca desde a direção até os demais membros da organização seguindo a linha hierárquica.

    As suas funções são:

    -enviar ordens múltiplas ao longo da hierarquia.

    -proporcionar os membros da empresa informações relacionadas com os trabalhos realizados.

    -facilitar um resumo do trabalho realizado e doutrinar os empregados para que reconhecem os objectivos da organização.

    Os problemas com que se encontra na comunicação descendente são os que muitas organizações saturam nos canais de comunicação descendente sobrecarregando de mensagens dando como resultados ordem que podem confundir e frustar os subordinados.

    Comunicação ascendente- uma comunicação difícil nas organização tradicionais devido a sua estrutura hierárquica e mais complicada ainda nas organizações modernas no sentido de que se generalizam a comunicação mediantizado.


    O propósito é fazer chegar aos responsáveis uma informação geral sobre o pessoal da empresa no sentido mais amplo, isto é institucionalizar causas adequadas que incidem em informar até aos níveis superiores

    As suas funções são:

    -proporcionar aos directores o feedback necessário sobre os assuntos e problemas actuais da organização.

    -Ser um fonte primário de retorno informativo para direcção que permite determinar a efectividade da sua comunicação descendente.

    -Aliviar as tensões ao permitir aos empregados de nível inferior compartir informação relevantes com seus superiores e estimular a participação e compromisso de todos.

        Os canais de comunicação ascendente tem o problema de facilitar o excesso controlo por parte da  direcção, provocar o enfado do director quando a mensagem é desagradável.


  • TIPOS DE COMUNICAÇÃO:

     

        - HORIZONTAL/LATERAL: É a comunicação que ocorre no mesmo nível.

        - ASCENDENTE: É a comunicação que ocorre do subordinado para o administrador, ou seja, de baixo para cima.

        - DESCENDENTE: É a comunicação que ocorre do administrador para o subordinado, ou seja, de cima para baixo.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

     

  • SERÁ ASCENDENTE NO CASO EM TELA.

  • A comunicação de Lúcio será ASCENDENTE toda vez que ele estiver mantendo contato com autoridades.

    ERRADO O GABARITO!!!


ID
1051798
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Lúcio é agente administrativo do DPF com lotação na unidade do Distrito Federal. No exercício do cargo, Lúcio deve manter contatos com seus pares, com técnicos de nível superior e com autoridades de alto nível hierárquico. Além disso, deve supervisionar trabalhos relacionados às áreas de pessoal,
orçamento, organização, métodos e material. Essas atribuições exigem que ele seja competente na comunicação interpessoal.

Em face da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes, relativos ao processo de comunicação humana nas relações internas e públicas de trabalho.

As redes de comunicação interpessoal utilizadas por Lúcio no DPF são caracterizadas como redes informais de comunicação, pois ele conhece as pessoas com as quais se comunica.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. São redes formais.

  • O FATO DE ELE CONHECER, NÃO SEGNIFICA QUE UTILIZARÁ AS REDES INFORMAIS. É VÁLIDO LEMBRAR QUE AS REDES INFORMAIS NÃO SÃO OFICIAIS, OU SEJA, NÃO SÃO PLANEJADAS.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO


ID
1092025
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

É o boletim destinado a diferentes públicos da organização, também utilizado na Comunicação Interna para a emissão de informações corporativas, com periodicidade regular. Qual a denominação correta dada a esse veículo de comunicação?

Alternativas
Comentários
  • House organ - tem periodicidade predeterminada. 

  • A newsletter também pode ser apontada com veículo de comunicação dirigida para público interno? Sei que o house organ pode...

  • Boletim informativo (newsletter em inglês) é um tipo de distribuição regular a assinantes e que aborda geralmente um determinado assunto. Generalizam-se cada vez mais os boletins informativos distribuídos como mensagem eletrônica que o usuário pode receber via Internet após efetuar um cadastramento em algum site.

    Os Boletins informativos são geralmente enviados por correio electrónico mas também podem ser enviadas por SMS, MMS ou outros tipos de comunicação electrónica.

    Certas empresas os usam para fornecer novidades e informações. Este tipo de comunicação empresarial poderá ser útil para manter todos aqueles que tenham alguma relação com a empresa atualizados. É também encarada como uma forma simples e barata de fazer publicidade, tendo a grande vantagem que se pode considerar 'publicidade solicitada', uma vez que quem a recebe se inscreveu livremente na lista de destinatários que quer receber informações não específicas (não sendo propriamente obrigatório este aspecto) sobre a empresa.

    Fonte: Wikipédia

  • Letra "b"

    a) House Organ
    House organ é a denominação dada ao veículo (jornal ou revista) de uma empresa ou entidade . Ele geralmente é concebido para divulgar os fatos e as realizações da empresa ou entidade e pode assumir diferentes configurações, dependendo do público a que se destina.
    b) Newsletter
    Uma newsletter possibilita um canal direto de comunicação com clientes. A newsletter é ágil, barata e eficaz. A tradução literal da palavra newsletter seria "boletim de novidades".
    A Newsletter é uma comunicação regular e periódica enviada para clientes e clientes potenciais da empresa, oferecendo conteúdo sobre assunto específico juntamente com ofertas de produtos e serviços.
    c) Press-Kit
    Um Press-kit ou Pacote de imprensa é um pacote de Press release com brindes promocionais, uma amostra/réplica do produto ou o próprio produto, fotos de divulgação, credenciais de imprensa e outros itens que facilitem a cobertura jornalística sobre o que se quer divulgar e estimulem os jornalistas a publicar a intenção do assessorado.
    d) Webmarketing
    Web Marketing, é qualquer esforço promocional realizado por meio da Web.
    e) Hotsite
    O hotsite é voltado para destacar uma ação de comunicação e marketing pontual.
    Sua diferenciação está apenas na estratégia de comunicação utilizada para concebê-lo. Usualmente os hotsites possuem tempo de vida útil determinado, isto é, são feitos para serem rápidos e são ligados a uma ação de marketing ou comunicação específica, com duração ligada a esta ação mercadológica, como lançamento de produtos, eventos, novas edições de produtos ou serviços, ações de CRM (Customer Relationship Management), entre outras.

  • Por que não poderia ser o house organ?

  • Acho que a palavra "boletim" tira o house organ da jogada


ID
1110631
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Sorocaba
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação administrativa tem papel importante dentro das organizações, pois assume a função de fazer comunicar e documentar o fluxo de informações envolvidas na rotina do serviço público. Assinale a alternativa cujo documento se caracteriza, após a identificação e qualificação do interessado, por fazer uma solicitação à autoridade pública competente

Alternativas
Comentários
  • D - Requerimento!

  • Excelente questão. Inteligente. É um "peguinha" mas não é sujo, basta analisar com cuidado e separar as informações:
    "A comunicação administrativa tem papel importante dentro das organizações, pois assume a função de fazer comunicar e documentar o fluxo de informações envolvidas na rotina do serviço público."- Os termos "comunicação administrativa" e "dentro das organizações" pode nos induzir a pensar sobre a comunicação interna de um órgão, ou seja, o memorando.
    "Assinale a alternativa cujo documento se caracteriza, após a identificação e qualificação do interessado, por fazer uma solicitação à autoridade pública competente"- O primeiro enunciado apenas ilustra uma ideia, que pode complementar a segunda ideia. Mas o que se pede na questão é tão somente a segunda sentença. Existe uma palavra chave que traduz a resposta da questão, que é "solicitação".

    Solicitação- requerimento


ID
1122559
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à comunicação interna.

A comunicação interna é definida como um conjunto de recomendações didáticas para os funcionários.

Alternativas
Comentários
  • a comunicação interna é muito mais do que isso, é todo fluxo de comunicação entre os públicos internos e não se constitui apenas de recomendações didáticas para os funcionários.


ID
1171813
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma das formas de assegurar que todos os empregados alinhem seus esforços e ações com atenção ao planejamento estratégico é a empresa perceber como de grande relevância o papel da(o)

Alternativas
Comentários
  • Confesso que procurei endomarketing e fiquei frustrada..  rsrsrrsr


ID
1171819
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No planejamento da comunicação de uma organização, é preciso levar em conta o direcionamento do fluxo de informação.

A opção adequada a esse planejamento é a comunicação

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Comunicação ascendente correspondem ao processo de feedback, sendo mais eficazes quando ocorrem de modo informal, espontâneo , da base para o corpo diretivo .

    Comunicação descendente são as comunicações oficiais, geralmente tratam de normas, atribuições, instruções, e notícias institucionais .São transmitidas do corpo diretivo , da cúpula, para a base.

    diagonal se desenvolvem sem distinção de nível hierárquico, gestão mais participativa e integrada.

    Horizontal ocorre entre colegas de trabalho.



  • Não concordo com esse gabarito. Segundo Kunsch: " No fluxo horizontal ou lateral, a comunicação ocorre no mesmo nível, entre os pares e as pessoas situadas em posições hierárquicas semelhantes..."

  • Concordo com a Ramona

  • O que compromete a D, no meu modo de ver, é usar o termo níveis. Meu entendimento era de que mesmo na comunicação horizontal exigia-se uma certa formalidade. Talvez seja uma nova forma de enxergar este ponto. 

  • Comunicação horizontal - é aquele que se relaciona entre pessoas consideradas iguais em hierarquia da organização.

    Esta situação pode dar-se em distintos níveis enquanto que as mais estudadas são aqueles que se tem relação entre pares de níveis executivos.

    As principais funções da comunicação horizontal são as que facilitam as coordenações de tarefas, permitindo aos membros da organização estabelecerem relações interpessoais efectivos através do desenvolvimento de implícito acordo e proporcionar um empregado médio para compartir informações relevantes da empresa



ID
1256155
Banca
FUNCAB
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Especificamente como ferramenta de relações públicas, a Intranet pode transmitir:

Alternativas

ID
1296835
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma das ferramentas essenciais para uma empresa é a qualidade de sua comunicação interna. Os funcionários sentem a necessidade de participar das decisões e conhecer melhor a instituição em que trabalham.

Essa comunicação tem influência direta no(a)

Alternativas

ID
1296841
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Dentre as atividades básicas realizadas pelo profissional de comunicação interna, encontra-se a de

Alternativas

ID
1297399
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre a comunicação organizacional em uma distribuidora de combustíveis, analise as afirmativas a seguir. 


I – Em função da alta competitividade nesse segmento, a área de comunicação vem assumindo uma função cada vez mais tática, com o objetivo de ampliar a participação de mercado.

II – As ações de comunicação de uma empresa nesse setor precisam ser guiadas por uma filosofia que considere as demandas, os interesses e as exigências dos diversos públicos e da sociedade.

III – Uma separação clara e objetiva deve haver entre a comunicação interna, a institucional e a de negócios, na busca de eficácia, eficiência e efetividade nas ações organizacionais. 

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Também não entendi!

  • Ao meu ver:

    I - está errada porque a comunicação deve assumir uma função estratégica, e não somente tática.

    II - está correta.

    III - está errada, nunca ouvi falar de uma comunicação "de negócios"


    espero ter ajudado. 

  • I - a comunicação deve ser estratégica.

    II - certa

    III - a comunicação deve ser integrada. Cada "área" da comunicação pode, sim, ter seus objetivos específicos, mas são todas norteadas por um objetivo maior.


ID
1297411
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Suponha que um diretor do departamento de comunicação de uma empresa identificou uma série de dificuldades no relacionamento entre a empresa e seus colaboradores, nos diversos postos de venda espalhados por todo o país. Como se não bastasse a distância, o regionalismo e os aspectos culturais parecem ser fatores que comprometem a implementação das políticas de relações públicas traçadas pelo seu departamento. Nesse contexto, a primeira medida a ser tomada é

Alternativas

ID
1297417
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma empresa, pensando no reforço da relação com os seus colaboradores, pretende introduzir melhorias na comunicação interna. Porém, antes de colocar em prática qualquer ação, tendo em conta o investimento que a empresa deverá fazer, a administração solicitou uma avaliação da situação atual para que se possa aferir, posteriormente, os impactos dos esforços realizados. Nesse caso, compete ao profissional de Relações Públicas

Alternativas
Comentários
  • comentário de quase dez anos salvando legal


ID
1297420
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Considerando-se o Plano de Relações Públicas como um guia no qual estão estruturados os diversos elementos que devem compor a estratégia de comunicação de uma organização, alguns aspectos, cruciais na sua elaboração, não podem deixar de constar em um plano de Relações Públicas voltado para a melhoria da imagem institucional. Entre esses aspectos, cita(m)-se

Alternativas
Comentários
  • Como o enunciado diz que o plano é voltado para a melhoria da IMAGEM institucional, então a alternativa C é a que mais está de acordo, uma vez que prevê tanto a caracterização do meio interno como externo da organização. Ou seja, os públicos internos e externos têm que ser contemplados no plano para a melhoria da imagem da instituição.

  • Fiquei na dúvida se seria "C" mesmo pois quando ele fala de 'externo' já associei a identidade. Pensei que imagem era apenas externo.


ID
1321987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Segundo Torquato do Rego, a nova comunicação organizacional é fruto do clima externo e impõe maior rapidez, clareza na transmissão de mensagens e bilateralidade, o que significa maior engajamento e participação dos empregados. No que se refere à comunicação organizacional, julgue o item.


A capacidade de percepção da base da pirâmide organizacional e a necessidade de coordenação caracterizam os fluxos de comunicação descendente e lateral, respectivamente.

Alternativas

ID
1322032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de relações públicas, julgue o item.


O processo de comunicação em uma organização inclui as redes formais e as redes informais. As redes formais são constituídas pelas expressões oficiais e pelas manifestações regulamentadas pelo poder organizacional; e as redes informais, pelas manifestações originadas no âmbito dos públicos.

Alternativas
Comentários
  • Gab: certo


ID
1363318
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Pouco depois de receber um título de “melhor empresa para se trabalhar”, uma instituição viu seu corpo funcional entrar em greve. Esse fato evidenciou um equívoco no processo de comunicação da empresa que acabou afetando a imagem e a percepção da marca.

O erro provavelmente resultou de um processo de comunicação voltado para

Alternativas
Comentários
  • Alguém para esclarecer?

  • "Galasso et al. (2009), chamou a atenção para a circulação das informações, que é de vital importância para a dinâmica da comunicação interna dentro empresas de qualquer natureza e organizações. Quando há falhas ou barreiras na comunicação interna organizacional, como por exemplo, a falta de comunicação, ou a informação passada de forma incorreta, sendo por não utilizar o meio de comunicação mais apropriado, ou simplesmente não passar a informação adiante, ocasionará vários transtornos, alguns irreversíveis, que podem levar a organização ao descrédito, ou até mesmo ao fracasso, extinguindo-se desta forma uma organização que já havia se consolidado no mercado. Isto tudo, simplesmente, pelo mau uso da comunicação."

    Fonte: www.fmr.edu.br/npi/npi_papel_com_org.pdf .O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES. Luciana Jacomini.


ID
1363354
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A Comunicação Interna engloba ações que estimulam o fluxo de informações dentro da empresa.

Para tal, é necessário o uso de uma determinada publicação que

Alternativas
Comentários
  • É o caso do House Organ ("jornal da casa"). É uma espécie de jornal voltado ao público interno. Logo, falando em veículo de comunicação interna, está correto afirmar que contém um jornalismo especializado para um público específico. 

    Gabarito: A


ID
1363360
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Diferenças básicas entre o jornal diário e a publicação institucional influenciam na hora em que editores e repórteres devem optar pelas matérias a serem veiculadas nos house organs.

Uma característica que exerce tanta influência a ponto de modificar a pauta dos dois veículos é a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Atenção para "modificar a pauta"

  • MARGENS E MANCHA GRÁFICA

    O conceito de mancha gráfica é amplamente utilizado na área editorial (em jornais, revistas, livros, periódicos etc), ela define uma área delimitada para impressão na página.

    Geralmente os projeto gráficos editoriais mais tradicionais, como os livros de literatura, trabalham com uma mancha gráfica que apresenta um recuo de segurança em relação aos limites da página, porém não é difícil encontrar peças em que a área de impressão ocupa a página inteira e quando isso acontece chamamos de impressão sangrada

    https://projetomomotaro.wordpress.com/2013/10/28/margens-e-mancha-grafica/


ID
1363432
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Depois de um programa de duas semanas, quando é apresentado aos valores e à cultura da empresa por meio de uma série de atividades, um novo funcionário vê confrontadas suas expectativas com relação ao trabalho, ao novo chefe, aos novos colegas e à organização de uma maneira geral. Como suas expectativas e a realidade são, por vezes, conflitantes, é necessário substituir suas impressões anteriores por um conjunto novo de premissas consideradas desejáveis pela organização.

Essa etapa do processo de socialização do funcionário é denominada

Alternativas
Comentários
  • ocialização Organizacional:

    Conceito:

    A socialização é um processo de adaptação que ocorre quando uma pessoa passa de fora para dentro da empresa. Ou seja, o novo funcionário é submetido a treinamentos, cursos, palestras, etc, para que conheça melhor a cultura organizacional da empresa e desempenhe com maior sucesso sua nova função.

    Processos:

     O estágio da pré-chegada: reconhece explicitamente que cada pessoa chega a uma empresa com um conjunto de valores, atitudes e expectativas, sendo que este pode abranger tanto o trabalho a ser feito quanto a organização. É nesta etapa que o novo empregado terá o primeiro contato com a empresa.


     O estágio do encontro: é a etapa onde o novo funcionário se vê diante da diferente posição entre suas expectativas e a realidade. Se as expectativas forem mais ou menos de encontro com a realidade, o estágio de encontro irá confundir as percepções geradas antes. Entretanto, quando as expectativas e a realidade são diferentes, os novos empregados devem passar por uma socialização que vai desligá-los de suas pressuposições anteriores, substituindo-os pelos padrões fundamentais.


     O estágio da metamorfose: é a etapa onde o novo funcionário irá superar alguns problemas descobertos durante o estágio de encontro, acarretando algumas mudanças. Ele terá absorvido as normas da organização e de seus colegas de trabalho, sentindo-se assim aceito pelos colegas como pessoas de valor e digna de confiaça.

  • De acordo com qual autor? 


ID
1490251
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No âmbito organizacional, as barreiras à comunicação são um grande desafio para a gestão do processo comunicativo.
A maneira pela qual os subordinados recebem a comunicação de seu gerente é afetada pelo que pensam dele, e essa é uma barreira comunicacional conhecida como

Alternativas
Comentários
  • A credibilidade da fonte pode se ruma barreira no processo comunicativo das organizações. O nível de credibilidade que o receptor atribui ao comunicador afeta diretamente suas reações em relação às palavras e às ideias do comunicador. Se ele não acreditar na fonte naturalmente se armará e tenderá a reagir de forma negativa às mensagens recebidas. Ou seja, a maneira pela qual os subordinados recebem a comunicação de seu gerente é afetada pelo que pensam dele. 

  •  Credibilidade da fonte refere-se ao grau em que a informação proporcionada é credível. Depende, em grande medida, da confiança, carácter, competência, cortesia da fonte.


ID
1490287
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Para que um projeto de comunicação interna seja desenvolvido com o objetivo de melhorar a comunicação da organização com o seu público interno, é preciso

Alternativas
Comentários
  • Para melhorar a comunicação primeiro é preciso entender a realidade comunicacional do ambiente.

  • Caixa de sugestão é direcionada ao público externo, consumidor.

ID
1602334
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No mercado de trabalho contemporâneo, para suprir uma série de necessidades, as empresas ou instituições adotam a comunicação organizacional.


Entre os vários fatores que levam os gestores a adotarem essa iniciativa, aquele(s) que NÃO se refere(m) diretamente aos objetivos da Comunicação Organizacional encontra(m)-se em:

Alternativas

ID
1609474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue o próximo item, tendo como base as práticas de relações públicas, recursos humanos e instrumentos de comunicação externa e interna.


A sintonia histórica entre as formações acadêmica, mercadológica, organizacional e, sobretudo, legal, fez que as atividades de relações públicas fossem estritamente desempenhadas por profissionais de relações públicas, não lhes competindo envolver-se com itens do composto de marketing nem competindo aos profissionais de marketing assumir a função de avaliação institucional da organização.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. Segundo o modelo ideal de comunicação integrada,  as relações públicas, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda/ marketing atuam de maneira sinérgica dentro das organizações. É um erro tratar suas funções como estritas, pois são setores interdependentes.


ID
1609567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O planejamento de relações públicas, no contexto da comunicação das organizações na sociedade globalizada, assume novas formas e características: o caráter meramente tático e técnico do passado deu lugar ao profissional do século XXI, que passa a assumir posturas muito mais estratégicas. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.


Toda organização possui diversas interfaces, funcionários com perfis e engajamentos diferenciados, assim como público-alvo nem sempre segmentado. No propósito da conquista dos objetivos institucionais, as ações de relações públicas devem seguir padrão e estilo determinados em consonância com a imagem da organização.


Alternativas
Comentários
  • Eu acho que as ações devem estar em consonância não com a imagem, mas com identidade, que é aquilo que organização de fato é ou pretende ser.

  • Complementando : identidade , conceito , repertório e planejamento estratégico 

  • Gosto muito dos seus comentários, Gláucio, mas aqui eu gostaria de alguma explicação mais abrangente, para eu entender melhor a assertiva.

  • Primeiro ponto: para atingir os objetivos estratégicos, a organização precisa segmentar seu público-alvo. Segundo, as ações de relações públicas devem estar de acordo com a estratégia e os objetivos da organização. Não faz sentido estar em consonância com a imagem, já que esta é um reflexo do que o público pensa sobre a organização e esse reflexo nem sempre está de acordo com o que a organização pretendia passar para o público. 

  • De acordo com a imagem não, de acordo com a identidade!

     

    Seguem os conceitos:

     

    IDENTIDADE - como a empresa quer ser vista

    IMAGEM - como a empresa é vista

    REPUTAÇÃO - resultado da soma das imagens da empresa ao longo do tempo

     

    Aprofundando:

     

    A imagem, portanto, ou as imagens (para sermos mais exatos) de uma organização são percepções que estão na cabeça dos públicos ou das pessoas individualmente, formadas pelo contato direto ou não com essa organização (temos imagens para organizações com as quais nunca tomamos contato direto como , por exemplo, o Pentágono, reino dos falcões da guerra).

     

    A reputação também é um conceito, uma avaliação, que, como a imagem, decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente mas, diferentemente da imagem, ela é menos fluída, é construída num prazo maior de tempo, tem maior consistência e intensidade. A maioria das organizações tem imagens, mas poucas chegam a ter uma reputação, porque essa é resultado de um processo mais demorado de interação.  A gente pode dizer que a imagem é como algo que se sente na pele e a reputação como algo que se sente na alma.

     

    A identidade encerra, porém, outra perspectiva. Ela é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc, construídos ou produzidos por uma organização. Podemos falar na identidade visual, por exemplo, que incorpora as formas pelas quais a organização se torna visível, "legível" no mercado e na sociedade (embalagens, logos, fachadas, papelaria),  e que é um dos componentes da identidade de uma organização. A identidade inclui também a missão e a visão da organização,  sua capacidade de inovação, seu talento humano (capital intelectual) e assim por diante.

     

    Fonte: http://www.portalimprensa.com.br/noticias/wilson+da+costa+bueno/193/imagem+reputacao+e+identidade+revisitando+conceitos


ID
1609570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O planejamento de relações públicas, no contexto da comunicação das organizações na sociedade globalizada, assume novas formas e características: o caráter meramente tático e técnico do passado deu lugar ao profissional do século XXI, que passa a assumir posturas muito mais estratégicas. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.


A comunicação por meio das relações públicas é gerida com mais ênfase nas tarefas que nos processos desejados pela alta direção das organizações.


Alternativas

ID
1609573
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O planejamento de relações públicas, no contexto da comunicação das organizações na sociedade globalizada, assume novas formas e características: o caráter meramente tático e técnico do passado deu lugar ao profissional do século XXI, que passa a assumir posturas muito mais estratégicas. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.


O setor de relações públicas está intrinsecamente ligado ao planejamento e à gestão estratégica da comunicação organizacional, bem como às ações do corpo diretivo da organização.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

    "A questão da função estratégica de Relações Públicas está intrinsecamente ligada ao planejamento e à gestão estratégica da Comunicação Organizacional. O setor deve atuar em conjunto com outras áreas da Comunicação, numa capitalização sinérgica dos objetivos e esforços globais da organização. Trata-se de participar da gestão estratégica da organização, assessorando a direção na viabilização de sua missão e de seus valores."

     

    Livro: Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. Margarida Maria Krohling Kunsch. 2. ed. São Paulo: Summus, 2002. p.104-105


ID
1609591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de lobby, funções, atividades e relações com o governo e com a imprensa, julgue o próximo item.


Enquanto o lobby se restringe a uma ação junto ao poder público, as relações públicas promovem a comunicação com os diversos públicos que integram a sociedade, um dos quais, o poder público.

Alternativas
Comentários
  • Aprendi agora que o lobby se restringe a uma ação junto ao poder público. Quer dizer que se um um político promove ações de persuasão ou mesmo de pressão junto ao empresariado com fins eminentemente particulares, então isso já não é mais lobby? Concordo com quase toda a afirmativa, mas restringir lobby a ações junto aos poderes públicos pra mim torna o item errado (apenas minha humilde opinião).

  • De acordo com o Dicionário de Comunicação, Lobby pode ser definido como:

    [...] exercício de influência, pressão e persuasão para obter atitude favorável em relação a um indivíduo ou instituição, de modo a efetivar um voto legislativo ou uma posição administrativa (sic). Podem ser consideradas atividades de Lobby os meios utilizados para influenciar políticos ou funcionários governamentais de forma direta (contatos pessoais, correspondências, etc) ou indireta (através dos meios de comunicação ou de fatos capazes de sensibilizar a opinião pública), atingindo deste modo os representantes da comunidade (RABAÇA; BARBOSA, 1987, p. 371). 

  • Essa questão é, no mínimo, polêmica.

    Segundo o padrão de resposta do próprio Cespe, em uma questão dissertativa sobre o que é lobby, consta que o lobby pode ser dirigido à agentes públicos e particulares, como notórios e jornalistas.  Vejamos:

     

    Lobby é um conceito, uma atividade ou uma profissão. A origem do termo e do conceito em si remonta à atuação dos promotores de interesses que se postavam na antessala da Câmara dos Comuns, na Inglaterra, ou em algum hall de hotel, nos Estados Unidos da América. No Brasil, o lobby não é regulamentado.

    (...)

    Assim, no Brasil, se, por um lado, o lobby pode ser sinônimo de tráfico de influência, por outro lado, pode denominar a atuação de grupos de pressão em favor dos direitos humanos, como a que resultou na Lei Maria da Penha, associada, por sua vez, a outras m edidas, como as delegacias da mulher.

    (...)

    O exercício do lobby não se restringe ao corpo-a-corpo, embora a abordagem pessoal ainda faça parte de suas estratégias. Produtos de comunicação dirigida e didática, repletos de conteúdos técnicos ou de persuasão, geralmente voltados a legisladores, governantes, membros do Poder Judiciário, notórios e imprensa, são imprescindíveis para a sua prática. São instrumentos que vão desde um simples folder a relatórios e livros e, em especial, publicações para jornalistas.

     

    Dessa forma, segundo o entendimento do próprio Cespe, o gabarito dessa questão deveria ser ERRADO.

     

    Fonte

    http://www.cespe.unb.br/concursos/TCE_PR_16_ANALISTA/arquivos/Padrao_Resposta/Definitivo/270TCEPR_004A01E0927_PadraoRespostaQ1C4.pdf
     


ID
1609594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de lobby, funções, atividades e relações com o governo e com a imprensa, julgue o próximo item.


As instituições que apostam em uma comunicação organizacional transparente, estabelecendo um diálogo claro e constante com seus públicos de interesse como forma de agregar valor ao seu produto ou serviço têm maiores possibilidades de permanecer no mercado, ampliar o leque de atuação, conseguir maior participação e aumentar a lucratividade. Por essa razão, essas instituições devem investir mais em campanhas publicitárias e marketing que em assessoria de imprensa.

Alternativas
Comentários
  • Erro por contradição: se as instituições que apostam em uma comunicação organizacional transparente têm maiores possibilidades de permanecer no mercado, ampliar o leque de atuação, conseguir maior participação e aumentar a lucratividade, então essas instituições naturalmente devem investir mais em assessoria de imprensa do que em campanhas publicitárias e marketing. Isso porque, as possiblidades acima enumeradas requerem ações de credibilidade assegurada e longo prazo - e uma matéria publicada na imprensa é mais eficaz para isso do que uma peça de propaganda.


ID
1609597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de lobby, funções, atividades e relações com o governo e com a imprensa, julgue o próximo item.


As atividades de relações públicas são fundamentais para o exercício do princípio básico do regime político democrático, pautado na participação popular.

Alternativas
Comentários
  • De fato, relações públicas é um canal para ouvir a sociedade - e fazê-la ouvir também.


ID
1609618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com base na evolução histórica das relações públicas e da comunicação organizacional, julgue o item que se segue.


O desenvolvimento das publicações empresariais, com a superação do amadorismo pelo profissionalismo e com a passagem do jornalismo empresarial para a comunicação empresarial, representou um salto qualitativo não só dos produtos editoriais e gráficos, mas da sua importância para as estratégias de comunicação dirigida e de comunicação institucional, especialmente na década de 80 do século XX.

Alternativas
Comentários
  • Jornalismo empresarial .. Uma das ferramentas de comunicação institucional presentes na comunicação integrada . 


ID
1609621
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com base na evolução histórica das relações públicas e da comunicação organizacional, julgue o item que se segue.


Um dos fatores que contribuíram para a implantação precoce das relações públicas e do jornalismo empresarial no Brasil foi a imediata ressonância no país da revolução industrial europeia, que provocou a necessidade de lançamento de apelos promocionais.

Alternativas
Comentários
  • Institucionais 

  • A revolução industrial europeia não teve ressonância imediata no Brasil, inclusive, ainda hoje, o país é subindustrializando, produzindo essencialmente produtos manufaturados. A implantação das relações públicas se intensificou com a redemocratização do país, após o fim da ditadura militar.


ID
1648534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca de imagem empresarial, identidade e comunicação integrada, julgue o item a seguir.


No âmbito da comunicação integrada, cabe à comunicação interna criar relações de confiança e construir reputação com todos os públicos da organização.

Alternativas
Comentários
  • Cabe à Comunicação Interna, entre outras coisas, a difusão da Visão, Missão e Valores Corporativos.
    O sistema de comunicação entre a organização e seu público interno é o conceito mais simples, mas não simplista, para a Comunicação Interna. Em se tratando de comunicação, pressupõe obrigatoriamente um sistema de mão dupla, estruturado, dinâmico e proativo, capaz de disseminar o fluxo de informações que a organização tem interesse em compartilhar e que o colaborador precisa saber. Esse relacionamento intenso, vivo e permanente com os colaboradores (sejam eles efetivos, terceirizados ou estagiários) e seus familiares, permite que a Comunicação Interna realize a primeira de suas funções estratégicas: a difusão da Visão, Missão e Valores Corporativos. Além disso, amplia e harmoniza o diálogo entre capital e trabalho, equaliza interesses, integra equipes e valoriza o conhecimento e a produção, fruto da razão de ser da organização.


    http://www.abracom.org.br/arquivos/comunicacaointerna.pdf
  • "cabe à comunicação interna criar relações de confiança e construir reputação com" o Público Interno

  • Comunicação interna - público interno.


ID
1648627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito das relações humanas nas organizações, julgue o item a seguir.

Nos casos de empreendimentos construídos a partir dos relacionamentos e experiências das pessoas envolvidas, a cultura organizacional se desenvolve sem a influência da comunicação.

Alternativas
Comentários
  • "É a comunicação que ocorre dentro da organização e a comunicação entre ela e seu meio ambiente que a definem e determinam as condições de sua existência e a direção do seu movimento." Lee O. Thayer, em Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada (Margarida Kunsch).

    Item ERRADO.

  • Erro por contradição: sem comunicação não há transação e muito menos o estabelecimento de uma cultura


ID
1648639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito das relações humanas nas organizações, julgue o item a seguir.

Se uma organização é um fenômeno social, então é correto afirmar que uma das suas principais características é a interação humana.

Alternativas

ID
1648642
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a comunicação organizacional e relações humanas, julgue o item que se segue.

A comunicação interna incentiva o diálogo e a troca de informações entre níveis hierárquicos distintos.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Kunsch, além de níveis (pessoal, interpessoal, interdepartamental, hierárquico), a com. interna também se dá em fluxos (ascendentes, descendentes, transversais, circulares) e em redes (formal e informal)

  • A comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores. Para isto utiliza-se ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (endomarketing). Wilson Costa Bueno ressalta a importância de não restringir a comunicação interna apenas à chamada comunicação descendente, ou seja, aquela que flui de cima para baixo na hierarquia empresarial. Uma boa comunicação organizacional interna é feita de forma descendente, ascendente e horizontalmente. O próprio conceito básico de comunicação já remete a uma via de mão dupla.

    Fonte: https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/


ID
1648645
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a comunicação organizacional e relações humanas, julgue o item que se segue.

O sistema de comunicação das organizações inclui redes formais e informais.

Alternativas
Comentários
  • Vide Kunsch

  • Gláucio Saraiva: "De acordo com Kunsch, além de níveis (pessoal, interpessoal, interdepartamental, hierárquico), a com. interna também se dá em fluxos (ascendentes, descendentes, transversais, circulares) e em redes (formal e informal)"

  • Vide Gaudêncio Torquato.


ID
1771405
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Empresas têm procurado implementar processos de comunicação que favoreçam os fluxos de mensagens. Alguns teóricos acreditam que isso se deve, também, ao cenário no qual a globalização força empresas a se descentralizarem, tanto geográfica quanto administrativamente. Novos fluxos de informações têm sido postos em prática para substituir a unilateralidade da comunicação e é possível verificar que as informações se movem tanto na direção vertical, de modo recíproco, quando na direção horizontal. Dessa maneira, os “canais" que a área de Relações Públicas deve disponibilizar para funcionários se comunicarem, sem intermediários com a alta direção da empresa, são:

Alternativas
Comentários
  • "cartazes"?!

  • Incluem boletins, jornais, reuniões, memorandos escritos, correio eletrônico, quadros de aviso tradicionais e informativos mais elevados.


ID
1771423
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No mês de dezembro ocorrerá a reunião anual da alta administração da empresa. Um mês antes, portanto, a assessoria de comunicação elaborará uma determinada ação de comunicação interna que reúne e analisa os resultados da empresa, desde a última publicação.

A ação supramencionada é conhecida como: 

Alternativas
Comentários
  • Relatório da Administração apresenta os principais resultados alcançados, o qual divulga informações que possibilitam o conhecimento da Instituição, assim como seus objetivos e políticas, em complemento às peças contábeis e notas explicativas contidas nas Demonstrações Financeiras


ID
1777972
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O ambiente organizacional é uma realidade social vivenciada por pessoas que nela convivem. Estas necessitam ser consideradas e valorizadas no fazer comunicativo diário, sem ser sufocadas pelo excesso de Comunicação técnica e instrumental, focada somente nos resultados e nos interesses dos negócios das empresas. Entende-se que iniciativas como a abertura de canais diretos de diálogo entre a alta direção e os trabalhadores possam ser um caminho para valorização das pessoas nas organizações. Nosso grande interesse, no momento, é exatamente aprofundar os estudos sobre como a Comunicação poderá contribuir para a humanização das organizações em um mundo complexo onde as pessoas sofrem pressões de todos os lados, não sendo diferente no âmbito das organizações.
Atentar para a humanização das organizações nunca foi tão necessário como no mundo globalizado e desigual de hoje, no qual o emprego é privilégio de poucos e esses poucos precisam, muitas vezes, trabalhar para muitos se quiserem continuar empregados. Essa dicotomia é muito problemática para a vida do indivíduo no trabalho.


(KUNSCH, Margarida M. Krohling. As dimensões humana, instrumental e estratégica da Comunicação Organizacional: recorte de um estudo aplicado no segmento corporativo. In: Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun., São Paulo, v. 35, n. 2, p. 267-289, dez. 2012)  

A fundamentação teórico-metodológica atual na área de Relações Públicas pressupõe que se realize uma atividade para 

Alternativas

ID
1810063
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação a instrumentos de comunicação interna, imagem corporativa e eventos, julgue o seguinte item.

Seminário, workshops e palestras são eventos que podem ser divididos em formais e sociais.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar essa questão?

ID
1823458
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Descalvado - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A Resolução Normativa n° 43, de 24 de agosto de 2002, do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas – CONFERP – esclarece que a comunicação criada exclusivamente para formar imagem positiva em torno de uma organização, empresa, pessoa, ou ainda em torno de algo, é função da Comunicação

Alternativas
Comentários
  • A comunicação organizacional é composta por todas as formas de comunicação dentro de uma organização: a comunicação institucional, a comunicação interna, a comunicação administrativa e a comunicação mercadológica.

    A comunicação mercadológica apresenta o conceito em seu próprio nome. É o tipo de comunicação voltada diretamente para o mercado, e possui a finalidade de “vender” produtos, serviços e idéias. Sua atuação não se restringe às empresas que visam o lucro financeiro, mas também a órgãos públicos e organizações não-governamentais (Terceiro Setor).

    A comunicação administrativa abrange todos os conteúdos relativos ao cotidiano da administração atendendo às áreas centrais de planejamento e às estruturas técnico-normativas, com a finalidade de orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais. Trata-se do suporte informacional-normativo da organização.

    A comunicação institucional é responsável pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativa forte e positiva, a comunicação institucional tem como função difundir informações sobre as filosofias, missão, valores, políticas, práticas e os objetivos da empresa, tentando conquistar a simpatia, confiança e credibilidade junto a seus públicos, de modo que suas atitudes sejam compreendidas e aceitas.

    Fonte: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-2343-1.pdf

    A comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores. Para isto utiliza-se ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (endomarketing). Wilson Costa Bueno ressalta a importância de não restringir a comunicação interna apenas à chamada comunicação descendente, ou seja, aquela que flui de cima para baixo na hierarquia empresarial. Uma boa comunicação organizacional interna é feita de forma descendente, ascendente e horizontalmente. O próprio conceito básico de comunicação já remete a uma via de mão dupla.

    Fonte: https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/


ID
1855897
Banca
IBEG
Órgão
Prefeitura de Mendes - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:

Afirmativa I - A barreira para utilização de equipes é a resistência das pessoas. O sucesso do funcionário não é mais definido em termos de seu desempenho individual. Há necessidade para ser membro de uma equipe, de ser capaz de estabelecer uma comunicação honesta e aberta, confrontar diferenças e resolver conflitos e sublimar suas metas e objetivos pessoais para o bem comum.

Assim,

Afirmativa II - O desafio enfrentado pelo executivo na formação de equipes efetivas é menor quando a implantação dessas equipes ocorre em culturas nas quais os colaboradores possuem fortes valores coletivistas. Pode-se também, alcançar melhor performance, através de seleção de pessoas com maiores habilidades de trabalhar em e quipe, pelo treinamento e pelas recompensas oferecidas.

É correto afirmar que:

Alternativas

ID
1869058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das atividades e técnicas de relações públicas, julgue o item subsequente.

Um público focal é o destino privilegiado de uma mensagem institucional ou mercadológica, podendo ser interno, externo e misto.

Alternativas
Comentários
  • certa

    Embora menos usado, o termo “público focal” é equivalente a “público-alvo”, que significa o grupo de pessoas para o qual determinada mensagem será dirigida preferencialmente – ele pode, sim, ser interno externo ou misto.

    fonte: estratégia concursos


ID
1869118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a relações públicas e recursos humanos, julgue o seguinte item.

O inter-relacionamento entre áreas de recursos humanos e relações públicas em uma organização potencializa a comunicação interna desta e fortalece seu planejamento estratégico.

Alternativas

ID
1869121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a relações públicas e recursos humanos, julgue o seguinte item.

A principal função do profissional de relações públicas na área de recursos humanos consiste em preparar informativos, boletins e outros tipos de comunicação interna.

Alternativas
Comentários
  • Errado. A função do profissional de RP é bem mais complexa e estratégica do que a mera produção técnica de instrumentos comunicacionais. Aliado ao RH, seu principal papel é a gestão integrada das políticas de comunicação interna da organização.


ID
1938682
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre a Comunicação Administrativa é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Comunicação administrativa

    Comunicação administrativa é aquela que se processa dentro da organização, no âmbito das funções administrativas; é a que permite viabilizar todo o sistema organizacional, por meio de uma confluência de fluxos e redes.

    Administrar uma organização consistem em planejar, coordenar, dirigir e controlar seus recursos, de maneira que se obtenham alta produtividade, baixo curso e maior lucro ou resultado, por meio da aplicação de um conjunto de métodos e técnicas. Isso pressupões um contínuo processo de comunicação para alcançar tais objetivos. E o que se organiza de fato é o fluxo de informações que permitirão à organização sobreviver, progredir e manter-se dentro da concepção de sistema aberto.

    Tudo o que a desenvolvemos com base na teoria de sistemas nos leva a privilegiar a comunicação como algo fundamental no processo das entradas (inputs), transformações (thoughputs) e saídas (outputs). O fazer organizacional, no seu conjunto, transforma os recursos em produtos, serviços ou resultados. E para isso é fundamental e imprescindível valer-se da comunicação, que permeia todo esse processo, viabilizando as ações pertinentes, por meio de um contínuo processamento de informações. É a comunicação administrativa que faz convergir todas essas instâncias.

    Ela pode ser definida como o "intercâmbio de informações dentro de uma empresa ou repartição, tendo em vista sua maior eficiência e o melhor atendimento ao público" (Andrade, 1996, p.34). Segundo Charles Redfield, a comunicação administrativa se compõe de cinco elementos: "Um comunicador (locutor, remetente, editor), que transmite (diz, expede, edita) mensagens (ordens, relatórios, sugestões) a um destinatário (público, respondente, audiência), a fim de influenciar o comportamento deste, conforme comprovará sua resposta (réplica, reação)" (1980, p.6)

    Podemos complementar essa definição de comunicação administrativa com a análise feita por Lee O. Thayer. Para este autor, é "o sistema de comunicação que serve (ou poderia servir) àqueles que preenchem as funções administrativas da organização" (1976, p.121). Dizendo isso, ele passa a se referir aos processos comunicativos relacionados às funções administrativas da organização. Entende a comunicação administrativa como "aquele que altera, explora, cria ou mantém relações situacionais entre funções-tarefas, pelas quais é responsável, ou entre sua subseção e qualquer outra da organização global" (1976, p. 122).

    Como já mencionamos, a comunicação administrativa relaciona-se com os fluxos, os níveis e as redes formal e informal de comunicação, que permitem o funcionamento do sistema organizacional. Como tal, não se confunde com a comunicação interna nem é substituída por ela.

    Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, Margarida Kunsch, 2003


ID
1938715
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A publicação técnica que enfatiza aspectos os econômicos, os êxitos e a equivalente repercussão para determinado público de interesse da organização é denominada de

Alternativas

ID
2028571
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com TORQUATO (2002), afim de apresentar os diversos trabalhos da comunicação organizacional e suas variantes, apresentamos a divisão em três dimensões de modo estratégico. Assinale quais são eles.

Alternativas

ID
2028610
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Segundo IANHEZ, o processo de formalização e implantação do Código de Valores em uma organização, dentro do proposto e já utilizado com enorme sucesso envolve uma série de atividades a partir de um Planejamento Geral que prevê ações tanto internas como externas. Qual dos títulos abaixo NÃO faz parte deste Planejamento.

Alternativas

ID
2151769
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre comunicação integrada e seus desdobramentos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Um dos objetivos da comunicação interna é engajar os funcionários, atualmente chamados de "colaboradores", nas estratégias e ações das empresas e instituições. Se pretendo que os funcionários João, Maria e José entendam a importância de um novo tipo de produto vendido pela empresa, seus usos e finalidades, então preciso divulgar internamente o produto. Cada funcionário é uma 'mídia' em potencial, podendo divulgar os benefícios do produto a amigos, parentes e toda sua rede de conhecidos nas mídias sociais.

    O trabalhador envolvido no processo de um bom produto, ou serviço, torna-se ainda orgulhoso do seu trabalho, o que contribui para o sentimento de pertencimento à "família" da empresa, o que, por fim, gera mais engajamento.


ID
2151796
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A crise empresarial é resultado, geralmente, de uma situação inesperada que foge ao controle dos administradores e cujo desdobramento pode prejudicar a atuação normal da empresa. Sobre o uso da comunicação na gestão de problemas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2153425
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

É a disciplina que estuda como se processa o fenômeno comunicacional dentro das organizações, analisando o sistema, o funcionamento e o processo de comunicação entre a empresa e seus diversos públicos. O enunciado refere-se à comunicação

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Para Kunsch:

    “Comunicação organizacional, como objeto de pesquisa, é a disciplina que estuda como se processa o fenômeno comunicacional dentro das organizações no âmbito da sociedade global. Ela analisa o sistema, o funcionamento e o processo de comunicação entre a organização e seus diversos públicos. (…) Fenômeno inerente aos agrupamentos de pessoas que integram uma organização ou a ela se ligam, a comunicação organizacional configura as diferentes modalidades comunicacionais que permeiam sua atividade.” 

    Fonte: KUNSCH, Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, 2003, p. 149.

    Obs.: A comunicação proposta por Kunsch, no trecho acima,possui quatro dimensões, que são:

    Humana, Cultural, Instrumental e Estratégica. 


ID
2153428
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação integrada é uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica. O composto da comunicação integrada pressupõe a junção das seguintes áreas da comunicação:

Alternativas

ID
2153464
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. Os veículos de ______________________ têm por objetivo transmitir ou conduzir a comunicação para determinados tipos de públicos ou seções de um público.

Alternativas
Comentários
  • Correto Letra E

     

    Comunicação dirigida

    É a comunicação direta e segmentada com os grupos específicos que se quer atingir. Para cada grupo usamos ferramentas, veículos e linguagens diferentes e específicas com o objetivo de gerar mais interação, identificação e melhores resultados.

     

    http://www.implantandomarketing.com/relacoes-publicas-e-a-comunicacao-dirigida/

  • "determinados tipos"


ID
2197537
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em uma organização, o meio de comunicação escolhido para informar os colaboradores das novidades da empresa foi o jornal mural. Sobre essa ferramenta, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2197558
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma determinada organização está tendo muitos problemas na relação com seus funcionários. Esse problema está na falta de diálogo e de informações da gerência para com a equipe. Podemos dizer que esse tipo de problema está relacionado à

Alternativas
Comentários
  • Problemas com funcionários, então a comunicação é interna.


ID
2213188
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Dentre as afirmativas abaixo, quais as que dizem respeito ao papel das Relações Públicas no âmbito das Forças Armadas?

I- Informar aos diferentes públicos as atividades e realizações militares, a fim de obter maior confiança e compreensão por parte da coletividade.

II- Mostrar ao público que estão cumprindo, leal e eficientemente, as tarefas a elas pertinentes, agindo no interesse nacional.

III- Envidar esforços para que o jovem recruta, ao retornar à vida civil, leve uma imagem favorável dos dias de caserna, de tal modo a transformá-lo num elemento de Relações Públicas das Forças Armadas.

IV- Para evitar situações embaraçosas, pois nem sempre podem prestar as informações solicitadas, devem sonegar as informações, invocando "razões de Estado", "segurança nacional" ou "serviço secreto".

V- Reconhecer a essencialidade da opinião pública e delegar a outros setores da Força a motivação do público interno, já que não é um fator importante para a valorização da imagem externa da instituição.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Apenas as afirmativas I,II, III e IV são verdadeiras.

  • Sonegar informações está certo?!