SóProvas



Prova IESES - 2015 - MSGás - Analista de Tecnologia da Informação


ID
1648711
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • a) Errado, pois no Art. 58. Têm legitimidade para interpor recurso administrativo:

    IV - os cidadãos ou associações, quanto a direitos ou interesses difusos.


    b) Errado, pois no Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.


    c) Certo, pois no Art.1º § 1o Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.


    d) Errado, pois no Art. 67. Salvo motivo de força maior devidamente comprovado, os prazos processuais não se suspendem.

  • LETRA C CORRETA 

     Art. 1o Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.

     § 1o Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.


  • Quando o judiciário e o legislativo desempenharem suas funções atípicas.

  • Gabarito C

    a)ERRADA Art. 9o São legitimados como interessados no processo administrativo:IV - as pessoas ou as associações legalmente constituídas quanto a direitos ou interesses difusos.
    b)ERRADA Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.
    c)CERTA
    d)ERRADA  Art. 67. Salvo motivo de força maior devidamente comprovado, os prazos processuais não se suspendem.

  • piada podre.

  • Quando você alternativas com o subordinante "mesmo quando" ou "em nenhuma hipótese", já é 70% do caminho.

  • LETRA C!

     

    Artigo 1°, § 1° DA LEI 9784 - OS PRECEITOS DESTA LEI TAMBÉM SE APLICAM AOS ÓRGÃOS DOS PODERES LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO DA UNIÃO, QUANDO NO DESEMPENHO DE FUNÇÃO ADMINISTRATIVA.

  • funções atípicas


  • Gabarito letra C.

    Para quem ficou em dúvida entre a letra B e C :

    Erro da letra B:

    Art. 53.

    Conforme estabelecido na Lei n. 9.784/99, a Administração deve (revogar não) ANULAR seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode ( anulá- los não) REVOGÁLOS por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

  • A questão versa sobre o Processo Administrativo Federal (lei 9.784/99).

    A) INCORRETA. Ao contrário do afirmado, os cidadãos ou associações possuem legitimidade nessa situação, de acordo com o art. 58 da lei 9.784/99: “Têm legitimidade para interpor recurso administrativo: [...] IV - os cidadãos ou associações, quanto a direitos ou interesses difusos.”

    B) INCORRETA. Assertiva incorreta, vez que a Administração deve ANULAR (e não revogar) seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, bem como pode REVOGÁ-LOS (e não anulá-los) por motivo de conveniência ou oportunidade, de acordo com os ditames do art. 53 da lei 9.784/99. “A Administração deve ANULAR seus próprios atos, quando eivados de VÍCIO DE LEGALIDADE, e pode REVOGÁ-LOS por motivo de CONVENIÊNCIA OU OPORTUNIDADE, respeitados os direitos adquiridos.”

    Em sentido semelhante, a súmula 473 do STF: “A administração pode ANULAR seus próprios atos, quando eivados de VÍCIOS QUE OS TORNAM ILEGAIS, porque deles não se originam direitos; ou REVOGÁ-LOS, por motivo de CONVENIÊNCIA OU OPORTUNIDADE, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.”

    Ambos os dispositivos consagram o PRINCÍPIO DA AUTOTUTELA, segundo o qual a Administração Pública:

    ANULA - atos ilegais

    REVOGA - atos incovenientes ou inoportunos

    C) CORRETA. É A RESPOSTA. Para compreender bem essa alternativa, é preciso lembrar que temos 3 PODERES: Legislativo, Executivo e Judiciário (art. 2º da CF/88), os quais possuem funções típicas e atípicas.

    PODER LEGISLATIVO – Função típica de legislar

    PODER EXECUTIVO – Função típica de administrar

    PODER JUDICIÁRIO – Função típica de julgar

    A Lei 9.784/99 regula o processo administrativo federal relativo à Administração Direta (União e seus órgãos) e à Administração Indireta (autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista), ou seja, refere-se ao PODER EXECUTIVO de maneira típica.

    Contudo, os demais poderes (LEGISLATIVO e JUDICIÁRIO), apesar de não administrarem de forma TÍPICA, também podem exercer funções administrativas de maneira ATÍPICA, oportunidade na qual utilizarão os ditames da Lei 9.784/99.

    Logo, a lei 9.784/99 não se restringe ao Poder Executivo:

    Art. 1º, § 1 da lei 9.784/99. “Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos PODERES LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO da União, quando no desempenho de FUNÇÃO ADMINISTRATIVA.”

    D) INCORRETA. Há possibilidade de suspensão dos prazos processuais no caso de motivo de força maior, hipótese esta prevista no art. 67 da lei 9.784/99: Salvo motivo de força maior devidamente comprovado, os prazos processuais não se suspendem.”

    GABARITO: “C”


ID
1648963
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Qual o gás que mais se apresenta a composição das reservas de Gás Natural?

Alternativas
Comentários
  • O gás natural, encontrado no subsolo terrestre ou marítimo, é constituído por uma mistura de hidrocarbonetos leves. Grande parte do gás natural (cerca de 70%) é formada pelo gás metano. Fazem também parte da composição do gás natural o propano, nitrogênio, oxigênio, etano e enxofre

  • Composição

    O gás natural é formado por uma cadeia de hidrocarbonetos, compostos químicos formados basicamente por átomos de carbono e hidrogênio. O componente principal do gás natural é o metano (CH4). O restante de sua composição é formado por pequenas parcelas de etano, propano e outros hidrocarbonetos de maior peso molecular. O que faz dele um combustível menos poluente é o fato de apresentar como produtos de combustão, além de vapor d'água e dióxido de carbono, baixos índices de óxidos de enxofre e fuligem.

    Composição típica

    ElementoPercentual%

    Metano                89%

    Etano                   6%

    Propano                1,8%

    C4+                       1,0%

    CO                        21,5%

    N2                         0,7%

  • Vale salientar que em reservas de gás não associado, o teor de metano presente é bem maior do que o gás naural oriundo de fonte associada. GABARITO B 


ID
1648975
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Qual dos equipamentos abaixo NÃO faz parte do sistema de produção de gás natural submarino:

Alternativas

ID
1649143
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Nesta prova, considera-se uso correto da Língua Portuguesa o que está de acordo com a norma padrão escrita. 

 

                           O homem que espalhou o deserto 


       Quando menino, costumava apanhar a tesoura da mãe e ia para o quintal, cortando folhas das árvores. Havia mangueiras, abacateiros, ameixeiras, pessegueiros e até mesmo jabuticabeiras. Um quintal enorme, que parecia uma chácara onde o menino passava o dia cortando folhas. A mãe gostava, assim ele não ia para a rua, não andava em más companhias. E sempre que o menino apanhava seu caminhão de madeira (naquele tempo, ainda não havia os caminhões de plástico, felizmente) e cruzava o portão, a mãe corria com a tesoura: tome filhinho, venha brincar com as suas folhas. Ele voltava e cortava. As árvores levavam vantagem, porque eram imensas e o menino pequeno. O seu trabalho rendia pouco, apesar do dia a dia constante, de manhã à noite.  

       Mas o menino cresceu, ganhou tesouras maiores. Parecia determinado, à medida que o tempo passava, a acabar com as folhas todas. Dominado por uma estranha impulsão, ele não queria ir à escola, não queria ir ao cinema, não tinha namoradas ou amigos. Apenas tesouras, das mais diversas qualidades e tipos. Dormia com elas no quarto. À noite, com uma pedra de amolar, afiava bem os cortes, preparando-as para as tarefas do dia seguinte. Às vezes, deixava aberta a janela, para que o luar brilhasse nas tesouras polidas. 

       A mãe, muito contente, apesar do filho detestar a escola e ir mal nas letras. Todavia, era um menino comportado, não saía de casa, não andava em más companhias, não se embriagava aos sábados como os outros meninos do quarteirão, não frequentava ruas suspeitas onde mulheres pintadas exageradamente se postavam às janelas, chamando os incautos. Seu único prazer eram as tesouras e o corte das folhas. 

       Só que, agora, ele era maior e as árvores começaram a perder. Ele demorou apenas uma semana para limpar a jabuticabeira. Quinze dias para a mangueira menor e vinte e cinco para a maior. Quarenta dias para o abacateiro que era imenso, tinha mais de cinquenta anos. E seis meses depois, quando concluiu, já a jabuticabeira tinha novas folhas e ele precisou recomeçar.  

       Certa noite, regressando do quintal agora silencioso, porque o desbastamento das árvores tinha afugentado os pássaros e destruído ninhos, ele concluiu que de nada adiantaria podar as folhas. Elas se recomporiam sempre. É uma capacidade da natureza, morrer e reviver. Como o seu cérebro era diminuto, ele demorou meses para encontrar a solução: um machado. 

       Numa terça-feira, bem cedo, que não era de perder tempo, começou a derrubada do abacateiro. Levou dez dias, porque não estava acostumado a manejar machados, as mãos calejaram, sangraram. Adquirida a prática, limpou o quintal e descansou aliviado. 

       Mas insatisfeito, porque agora passava os dias a olhar aquela desolação, ele saiu de machado em punho, para os arredores da cidade. Onde encontrava árvore, capões, matos, atacava, limpava, deixava os montes de lenha arrumadinhos para quem quisesse se servir. Os donos dos terrenos não se importavam, estavam em via de vendê-los para fábricas ou imobiliárias e precisavam de tudo limpo mesmo. 

       E o homem do machado descobriu que podia ganhar a vida com o seu instrumento. Onde quer que precisassem derrubar árvores, ele era chamado. Não parava. Contratou uma secretária para organizar uma agenda. Depois, auxiliares. Montou uma companhia, construiu edifícios para guardar machados, abrigar seus operários devastadores. Importou tratores e máquinas especializadas do estrangeiro. Mandou assistentes fazerem cursos nos Estados Unidos e Europa. Eles voltaram peritos de primeira linha. E trabalhavam, derrubavam. Foram do sul ao norte, não deixando nada em pé. Onde quer que houvesse uma folha verde, lá estava uma tesoura, um machado, um aparelho eletrônico para arrasar. 

       E enquanto ele ficava milionário, o país se transformava num deserto, terra calcinada. E então, o governo, para remediar, mandou buscar em Israel técnicos especializados em tornar férteis as terras do deserto. E os homens mandaram plantar árvores. E enquanto as árvores eram plantadas, o homem do machado ensinava ao filho a sua profissão. 

BRANDÃO, Ignácio de Loyola. Cadeiras proibidas. São Paulo: Global, 2002. 

Analise as afirmativas sobre o conteúdo do texto.


 I. A partir de determinado ponto a história adquire contornos fantásticos, ou seja, os fatos começam a parecer impossíveis, ou pelo menos improváveis.

II. Uma narrativa literária não precisa ter veracidade (qualidade do que é verdadeiro), mas sim verossimilhança, isto é, os fatos narrados precisam ser plausíveis. Podemos considerar o conto lido como inverossímil, ou seja, há algo de incoerente dentro do universo criado pelo autor.

III. Se considerarmos o conto como uma metáfora, podemos remeter seu desfecho a elementos do mundo real.


Qual a alternativa correta?

Alternativas

ID
1649146
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Nesta prova, considera-se uso correto da Língua Portuguesa o que está de acordo com a norma padrão escrita. 

 

                           O homem que espalhou o deserto 


       Quando menino, costumava apanhar a tesoura da mãe e ia para o quintal, cortando folhas das árvores. Havia mangueiras, abacateiros, ameixeiras, pessegueiros e até mesmo jabuticabeiras. Um quintal enorme, que parecia uma chácara onde o menino passava o dia cortando folhas. A mãe gostava, assim ele não ia para a rua, não andava em más companhias. E sempre que o menino apanhava seu caminhão de madeira (naquele tempo, ainda não havia os caminhões de plástico, felizmente) e cruzava o portão, a mãe corria com a tesoura: tome filhinho, venha brincar com as suas folhas. Ele voltava e cortava. As árvores levavam vantagem, porque eram imensas e o menino pequeno. O seu trabalho rendia pouco, apesar do dia a dia constante, de manhã à noite.  

       Mas o menino cresceu, ganhou tesouras maiores. Parecia determinado, à medida que o tempo passava, a acabar com as folhas todas. Dominado por uma estranha impulsão, ele não queria ir à escola, não queria ir ao cinema, não tinha namoradas ou amigos. Apenas tesouras, das mais diversas qualidades e tipos. Dormia com elas no quarto. À noite, com uma pedra de amolar, afiava bem os cortes, preparando-as para as tarefas do dia seguinte. Às vezes, deixava aberta a janela, para que o luar brilhasse nas tesouras polidas. 

       A mãe, muito contente, apesar do filho detestar a escola e ir mal nas letras. Todavia, era um menino comportado, não saía de casa, não andava em más companhias, não se embriagava aos sábados como os outros meninos do quarteirão, não frequentava ruas suspeitas onde mulheres pintadas exageradamente se postavam às janelas, chamando os incautos. Seu único prazer eram as tesouras e o corte das folhas. 

       Só que, agora, ele era maior e as árvores começaram a perder. Ele demorou apenas uma semana para limpar a jabuticabeira. Quinze dias para a mangueira menor e vinte e cinco para a maior. Quarenta dias para o abacateiro que era imenso, tinha mais de cinquenta anos. E seis meses depois, quando concluiu, já a jabuticabeira tinha novas folhas e ele precisou recomeçar.  

       Certa noite, regressando do quintal agora silencioso, porque o desbastamento das árvores tinha afugentado os pássaros e destruído ninhos, ele concluiu que de nada adiantaria podar as folhas. Elas se recomporiam sempre. É uma capacidade da natureza, morrer e reviver. Como o seu cérebro era diminuto, ele demorou meses para encontrar a solução: um machado. 

       Numa terça-feira, bem cedo, que não era de perder tempo, começou a derrubada do abacateiro. Levou dez dias, porque não estava acostumado a manejar machados, as mãos calejaram, sangraram. Adquirida a prática, limpou o quintal e descansou aliviado. 

       Mas insatisfeito, porque agora passava os dias a olhar aquela desolação, ele saiu de machado em punho, para os arredores da cidade. Onde encontrava árvore, capões, matos, atacava, limpava, deixava os montes de lenha arrumadinhos para quem quisesse se servir. Os donos dos terrenos não se importavam, estavam em via de vendê-los para fábricas ou imobiliárias e precisavam de tudo limpo mesmo. 

       E o homem do machado descobriu que podia ganhar a vida com o seu instrumento. Onde quer que precisassem derrubar árvores, ele era chamado. Não parava. Contratou uma secretária para organizar uma agenda. Depois, auxiliares. Montou uma companhia, construiu edifícios para guardar machados, abrigar seus operários devastadores. Importou tratores e máquinas especializadas do estrangeiro. Mandou assistentes fazerem cursos nos Estados Unidos e Europa. Eles voltaram peritos de primeira linha. E trabalhavam, derrubavam. Foram do sul ao norte, não deixando nada em pé. Onde quer que houvesse uma folha verde, lá estava uma tesoura, um machado, um aparelho eletrônico para arrasar. 

       E enquanto ele ficava milionário, o país se transformava num deserto, terra calcinada. E então, o governo, para remediar, mandou buscar em Israel técnicos especializados em tornar férteis as terras do deserto. E os homens mandaram plantar árvores. E enquanto as árvores eram plantadas, o homem do machado ensinava ao filho a sua profissão. 

BRANDÃO, Ignácio de Loyola. Cadeiras proibidas. São Paulo: Global, 2002. 

Analise as afirmativas sobre a flexão nominal e verbal das palavras destacadas no período.


“As árvores levavam vantagem, porque eram imensas e o menino pequeno."


I. O verbo levavam encontra-se no pretérito imperfeito do indicativo e na terceira pessoa do plural.

II. O substantivo menino apresenta gênero masculino e número plural.

III. As palavras imensas e meninos são flexionáveis morfologicamente em gênero e número.

Qual a alternativa correta? 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    II. O substantivo menino apresenta gênero masculino e número plural.

    No período acima, o substantivo menino está no singular.


ID
1649149
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Nesta prova, considera-se uso correto da Língua Portuguesa o que está de acordo com a norma padrão escrita. 

 

                           O homem que espalhou o deserto 


       Quando menino, costumava apanhar a tesoura da mãe e ia para o quintal, cortando folhas das árvores. Havia mangueiras, abacateiros, ameixeiras, pessegueiros e até mesmo jabuticabeiras. Um quintal enorme, que parecia uma chácara onde o menino passava o dia cortando folhas. A mãe gostava, assim ele não ia para a rua, não andava em más companhias. E sempre que o menino apanhava seu caminhão de madeira (naquele tempo, ainda não havia os caminhões de plástico, felizmente) e cruzava o portão, a mãe corria com a tesoura: tome filhinho, venha brincar com as suas folhas. Ele voltava e cortava. As árvores levavam vantagem, porque eram imensas e o menino pequeno. O seu trabalho rendia pouco, apesar do dia a dia constante, de manhã à noite.  

       Mas o menino cresceu, ganhou tesouras maiores. Parecia determinado, à medida que o tempo passava, a acabar com as folhas todas. Dominado por uma estranha impulsão, ele não queria ir à escola, não queria ir ao cinema, não tinha namoradas ou amigos. Apenas tesouras, das mais diversas qualidades e tipos. Dormia com elas no quarto. À noite, com uma pedra de amolar, afiava bem os cortes, preparando-as para as tarefas do dia seguinte. Às vezes, deixava aberta a janela, para que o luar brilhasse nas tesouras polidas. 

       A mãe, muito contente, apesar do filho detestar a escola e ir mal nas letras. Todavia, era um menino comportado, não saía de casa, não andava em más companhias, não se embriagava aos sábados como os outros meninos do quarteirão, não frequentava ruas suspeitas onde mulheres pintadas exageradamente se postavam às janelas, chamando os incautos. Seu único prazer eram as tesouras e o corte das folhas. 

       Só que, agora, ele era maior e as árvores começaram a perder. Ele demorou apenas uma semana para limpar a jabuticabeira. Quinze dias para a mangueira menor e vinte e cinco para a maior. Quarenta dias para o abacateiro que era imenso, tinha mais de cinquenta anos. E seis meses depois, quando concluiu, já a jabuticabeira tinha novas folhas e ele precisou recomeçar.  

       Certa noite, regressando do quintal agora silencioso, porque o desbastamento das árvores tinha afugentado os pássaros e destruído ninhos, ele concluiu que de nada adiantaria podar as folhas. Elas se recomporiam sempre. É uma capacidade da natureza, morrer e reviver. Como o seu cérebro era diminuto, ele demorou meses para encontrar a solução: um machado. 

       Numa terça-feira, bem cedo, que não era de perder tempo, começou a derrubada do abacateiro. Levou dez dias, porque não estava acostumado a manejar machados, as mãos calejaram, sangraram. Adquirida a prática, limpou o quintal e descansou aliviado. 

       Mas insatisfeito, porque agora passava os dias a olhar aquela desolação, ele saiu de machado em punho, para os arredores da cidade. Onde encontrava árvore, capões, matos, atacava, limpava, deixava os montes de lenha arrumadinhos para quem quisesse se servir. Os donos dos terrenos não se importavam, estavam em via de vendê-los para fábricas ou imobiliárias e precisavam de tudo limpo mesmo. 

       E o homem do machado descobriu que podia ganhar a vida com o seu instrumento. Onde quer que precisassem derrubar árvores, ele era chamado. Não parava. Contratou uma secretária para organizar uma agenda. Depois, auxiliares. Montou uma companhia, construiu edifícios para guardar machados, abrigar seus operários devastadores. Importou tratores e máquinas especializadas do estrangeiro. Mandou assistentes fazerem cursos nos Estados Unidos e Europa. Eles voltaram peritos de primeira linha. E trabalhavam, derrubavam. Foram do sul ao norte, não deixando nada em pé. Onde quer que houvesse uma folha verde, lá estava uma tesoura, um machado, um aparelho eletrônico para arrasar. 

       E enquanto ele ficava milionário, o país se transformava num deserto, terra calcinada. E então, o governo, para remediar, mandou buscar em Israel técnicos especializados em tornar férteis as terras do deserto. E os homens mandaram plantar árvores. E enquanto as árvores eram plantadas, o homem do machado ensinava ao filho a sua profissão. 

BRANDÃO, Ignácio de Loyola. Cadeiras proibidas. São Paulo: Global, 2002. 

Com relação à concordância verbal e nominal, observe os seguintes períodos retirados do texto.


Havia mangueiras, abacateiros, ameixeiras, pessegueiros e até mesmo jabuticabeiras."

“Importou tratores e máquinas especializadas do estrangeiro."


I. Existem alguns verbos particulares como haver e fazer que são denominados impessoais e não têm sujeito. Tais verbos ficam sempre na terceira pessoa do singular.

II. O verbo haver quando empregado com o sentido de existir ou acontecer tem sujeito com o qual, evidentemente, concorda.

III. No segundo período, o adjetivo especializadas concorda com o substantivo mais próximo dele (máquinas). De acordo com a regra, teríamos outra possibilidade de concordância: “tratores e máquinas especializados". Nesse caso, como os substantivos são de gêneros diferentes, prevalece o adjetivo no masculino plural.


Assinale a alternativa correta: 


Alternativas
Comentários
  • No item I a questão generalizou tudo! O verbo 'fazer' no sentido de construir, comporta variação de número, ou não?

    Eles fazem duas casas por mês. <--- Qual o problema aqui?


    Questão estranha...

  • O item I é questionável. O item II também está generalizando. O haver pode concordar com o sugeito: eu havia, eles haviam... Alguém me corrige na conjugação se necessário.

  • RUMO AO TRT

  • GABARITO D

     

     

    GABARITO C

     

    Também concordo que haveria contestação da alternativa A, visto que generalizou e temos exceções à regra.

    Marquei a letra C pela exclusão da alternativa II, MAAAASSSSS a alternativa A é bem esdrúxula.

    _______________________________________________________________________________________

     

    VERBO FAZER NO SENTIDO DE TEMPO TRANSCORRIDO FICARÁ NO SINGULAR.

    VERBO HAVER NO SENTIDO DE EXISTIR SERÁ SEMPRE IMPESSOAL E POR ISSO FICARÁ SEMPRE NO SINGULAR.

     

    bons estudos.

     

     

  • Também pensei o mesmo que os colegas, porém, reparei que, no item I, o trecho "que são denominados impessoais e não têm sujeito" sem o uso da vírgula caracteriza um aposto restritivo, em que o item se refere apenas aos verbos haver e fazer impessoais, e não outras modalidades.

    Bons estudos!

  • Discordo dos colegas, pois a asserção I é clara, uma vez que foi utilizado um pronome demonstrativo trazendo coesão à afirmação.

    "I. Existem alguns verbos particulares como haver e fazer que são denominados impessoais e não têm sujeito. Tais verbos ficam sempre na terceira pessoa do singular.

    Tais verbos= "tais verbos (ter e haver quando impessoais) ficam sempre na terceira pessoa." Não houve generalização.


ID
1649152
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                        BACTÉRIAS QUE FAZEM O BEM

                                                                                  Monique Oliveira


          Um procedimento ________ inusitado começa a ser testado como uma opção de tratamento para infecção intestinal e obesidade. Trata-se do transporte de bactérias, cujo objetivo é devolver o equilíbrio ________ intestinal, de forma que os problemas sejam corrigidos. No caso da infecção, a técnica já tem sido adotada em vários países – inclusive no Brasil – para tratar pacientes nos quais outros recursos foram ineficazes. Recentemente, um estudo sobre o método, publicado na revista científica “The New England Journal of Medicine", mostrou que, enquanto os remédios mais usados contra o problema apenas reduzem a frequência das ________ decorrentes das infecções, o transplante promove sua cura.

         Em relação ________, as pesquisas ocorrem em caráter experimental, mas estão deixando evidente a associação entre o aumento de peso e os ____________.

                                            (Revista Isto É, p. 76, no 2287, 18/9/2013, fragmento)




Releia este período do texto: “No caso da infecção, a técnica tem sido adotada em vários países – inclusive no Brasil – para tratar pacientes nos quais outros recursos foram ineficazes."

Com relação às palavras grifadas no período, podemos classificá-las como: 



Alternativas
Comentários
  • d) substantivo simples, advérbio de tempo, pronome indefinido, pronome relativo.

  • Substantivo é o que dá nomes aos seres, como também a sentimentos, a estado  de espiríto, a sençasões, a conceitos filosóficos etc.

    Ex.: mesa, Deus, uva, Carla, saudade, beija-flor, pedreiro etc...

    Advérbio é o que modifica um verbo, um adjetivo ou outro advébio.

    Ex.: constantemte, tarde,  ontem, aqui, não etc...

    Pronome é o que pode acompanhar ou substituir um substantivo, que determina a pessoa  do discurso, que complementa um verbo.

    EX.: nós, eles, mim, dela, sua, lhe, aquela etc..

     


ID
1649155
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                        BACTÉRIAS QUE FAZEM O BEM

                                                                                  Monique Oliveira


          Um procedimento ________ inusitado começa a ser testado como uma opção de tratamento para infecção intestinal e obesidade. Trata-se do transporte de bactérias, cujo objetivo é devolver o equilíbrio ________ intestinal, de forma que os problemas sejam corrigidos. No caso da infecção, a técnica já tem sido adotada em vários países – inclusive no Brasil – para tratar pacientes nos quais outros recursos foram ineficazes. Recentemente, um estudo sobre o método, publicado na revista científica “The New England Journal of Medicine", mostrou que, enquanto os remédios mais usados contra o problema apenas reduzem a frequência das ________ decorrentes das infecções, o transplante promove sua cura.

         Em relação ________, as pesquisas ocorrem em caráter experimental, mas estão deixando evidente a associação entre o aumento de peso e os ____________.

                                            (Revista Isto É, p. 76, no 2287, 18/9/2013, fragmento)


 A sequência que completa correta e respectivamente as lacunas encontra-se na alternativa: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito  - B) a princípio, à flora, diarreias, à obesidade, microorganismos.

    A princípio (conjunção sem crase).
    Equilíbrio a + a flora (crase). Feminino.

    Relação a + a obesidade (crase). Feminino.
  • Deve notar-se que, antes da aplicação do Acordo Ortográfico, no Brasil escrevia-se «diarréia», mas passará a escrever-se «diarreia», harmonizando a ortografia. Neste caso, a antiga ortografia usada em Portugal prevalece, enquanto que noutros será ao contrário. Mas tudo em paz.

  • Pessoas o QC digitou as alternativas erradas em relação à palavra micro-organismos, porque o certo é colocar o hífen... Vogais repetidas necessitam ser separadas pelo hifen (com exceção do Cooperação , Reedição e Preenchimento). Está correta Q549556....

  • Não há nenhuma alternativa com todas as palavras escritas corretamente, uma vez que até mesmo o gabarito se encontra equivocado. A palavra “microorganismo” não existe. O VOLP apenas registra “micro-organismo.”

  • Notifiquei o QCONCURSOS, segundo eles a banca não mudou o gabarito e considerou correta a letra "B".

    (y)

  • ACRESCENTANDO:

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoalmente

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita


ID
1649158
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere a correspondência:

              Senhor Diretor,

               Informamos a ______________ que, cumprindo a meta de modernizar a Administração Pública Estadual, _____________ eficácia e transparência, a Gerência de Documentação, da Diretoria de Administração Patrimonial e Documentação desta Secretaria está desenvolvendo trabalhos em conjunto com técnicos das unidades sistêmicas de Auditoria, Contabilidade, Administração Financeira e Orçamentária, com a finalidade de definir propostas de redução de papéis e de automatizar os instrumentos que alimentam os sistemas de informação gerenciados.

        Diante do exposto, solicitamos ________ colaboração para que se possa concretizar a modernização dos sistemas de informações.

Atenciosamente,


                                            PEDRO EMERICK

                                Secretário Estadual de Educação


De acordo com a norma-padrão, as lacunas devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A - 2.1.3. Emprego dos Pronomes de Tratamento

      Como visto, o emprego dos pronomes de tratamento obedece a secular tradição. São de uso consagrado:

      Vossa Excelência, para as seguintes autoridades:

    a) do Poder Executivo;

    Presidente da República;

    Vice-Presidente da República;

    Ministros de Estado;

    Governadores e Vice-Governadores de Estado e do Distrito Federal;

    Oficiais-Generais das Forças Armadas;

    Embaixadores;

    Secretários-Executivos de Ministérios e demais ocupantes de cargos de natureza especial;

    Secretários de Estado dos Governos Estaduais;

    Prefeitos Municipais.

      O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo:

    Excelentíssimo Senhor Presidente da República,

    Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,

    Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.

      As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo:

    Senhor Senador,

    Senhor Juiz,

    Senhor Ministro,

    Senhor Governador.

    Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD), às autoridades arroladas na lista anterior. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação. Vossa Senhoria é empregado para as demais autoridades e para particulares.


  • Fiquei na dúvida se Vossa Excelência ou Vossa Senhoria, mas o uso do pronome correto na 3a pessoa (no terceiro espaço em branco), esclareceu a minha dúvida e matou a questão.

    Ainda tenho essa dúvida se deveria usar o V.Ex a. ou o V.S a., pois "altas autoridades" é um sentido meio relativo, pra mim (afinal um diretor é uma alta autoridade numa escola).

    Se aguém puder clarear isso pra mim, agradeço!

  • Em correspondências ofíciais geralmente se usa Vossa Senhoria, usa-se o Vossa Exelência para tratamento oralmente.

  • GAB - A! 

    Vossa Senhoria - Reitores, diretores 

  • Complementando os comentários dos colegas:

    Paremos de usar o pronome “vosso/vossa” de maneira inadequada.

    Certo é que muitos que frequentaram algum culto religioso (notadamente cristão) podem ter observado que, nos ritos litúrgicos, em orações, utiliza-se o referido pronome, quando se está se dirigindo a uma Divindade individualmente considerada. E aí?

    De fato, os cristãos fazem isso quando dialogam com Deus, porque, consoante a doutrina da Santíssima Trindade, Ele se revela em três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. É, portanto, uma Pessoal Plural, e, por isso, deve-se utilizar o pronome vosso/vossa.

    No entanto, quando nos dirigirmos a alguém que mereça o tratamento de “Vossa Excelência”, “Vossa Senhoria” etc, o pronome possessivo adequado é seu/sua (referente à terceira pessoa do singular).

    fonte: conjur

    Força, foco e fé!


ID
1649161
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.


                              A CADEIRA DE DENTISTA

               Fazia dois anos que não ___________ numa cadeira de dentista. Não que meus dentes estivessem por todo esse tempo sem reclamar de um tratamento. Cheguei a marcar várias consultas, mas começava a suar frio folheando velhas revistas na antessala e __________ antes de ser atendido. Na única ocasião em que botei o pé no gabinete do odontólogo – tem uns seis meses -, quando ele __________ o preço do serviço, a dor ___________ do dente para o bolso.

                                         NOVAES, Carlos Eduardo. A cadeira do dentista e outras

                                          crônicas. V.15. São Paulo: Ática, 2001. p.48 (Fragmento)




Com relação à colocação pronominal, a sequência correta para preencher as lacunas é: 


Alternativas
Comentários
  • OK.

  • Alternativa D.

    No primeiro espaço, devemos obrigatoriamente empregar a próclise em "me sentava", haja vista que o pronome oblíquo é atraído pela palavra de sentido negativo "não".

    No segundo espaço, tanto podemos empregar a forma "me escafedia" como "escafedia-me", pois não há nada "empurrando" o pronome para depois ou "puxando" o pronome para antes do verbo.

    No terceiro espaço, devemos empregar o pronome proclítico em "me informou", haja vista que se está numa oração subordinada (quando ele me informou o preço... = oração subordinada adverbial temporal) e, nesse tipo de oração, exige-se a próclise.

    Por fim, no quarto espaço, tanto podemos empregar a forma "se transferiu" como "transferiu-se", pois não há nada "empurrando" o pronome para depois ou "puxando" o pronome para antes do verbo.


ID
1649164
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Observe as sentenças.


I. A comissão decidiu deferir a realização do jogo em Buenos Aires.

II. Este funcionário continua despercebido pela direção da empresa.

III. O nadador imergiu e dirigiu-se ao treinador.


Escolha a alternativa correta com relação ao uso de parônimos: 

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com a resposta desta questão. Tendo em vista que deferir significa atender ao que é solicitado, a sentença I estaria correta, já que a comissão deferiu a realização do jogo...A sentença III realmente está incorreta, já que imergir significa afundar.

  • Na letra a poderia ser tanto deferir (atender)  quanto diferir (discordar), pela frase não temos como saber o que de fato a comissão decidiu fazer quanto a realização do jogo.

  • so pra não restar duvidas 

    despercebido - refere-se a algo que não se nota imperceptivel. ex: estava tão desapercebido que nem ao menos notou minha presença.

    desapercebido - possui o sentido diferente a desprevenido desprovido desguarnecido de algo.

  • Questão para ser anulada, já que DEFERIR significa: Concordar; estar de acordo, aprovar.

     

    A frase está perfeitamente correta !

     

    A comissão decidiu aprovar a realização do jogo em Buenos Aires.

  • I. A comissão decidiu deferir a realização do jogo em Buenos Aires. X

    (DEFERIR: Concordar; estar de acordo, aprovar. Entretanto, precisa avaliar outras opções como => A comissão decidiu transferir para outra data/adiar/procrastinar(DIFERIR) a realização do jogo em Buenos Aires.

    II. Este funcionário continua despercebido pela direção da empresa. Correta.

    funcionário não é notado.

    III. O nadador imergiu e dirigiu-se ao treinador. X

    Melhor se dirigir ao treinador após sair da água (EMERGIR).

  • A alternativa I é dúbia e caberia o deferir, sim!! Esse erro não é meu...


ID
1649167
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Vários fatores podem influenciar a performance de seu computador. Alterar as características técnicas do mesmo tem impacto diferenciado por aplicação. Abstraindo esta questão, qual das alterações listadas a seguir tende a aumentar mais o seu desempenho médio?

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    Trocar a fonte, apenas garantirá o funcionamento estável de todo o sistema, independente das demandas de energia. Substituir um sistema moderno de 64 bits por outro anterior (e se for 16 bits, seria o MS-DOS da década de 80) certamente não é boa ideia. E a letra D nada a ver...

    Ao trocar um HD de discos metálicos magnetizados com 5400rpm por outro de 7200rpm já teria um ganho de performance. E se trocar po um SSD, muitas vezes mais rápido, que usa chips de memória flash para o armazenamento de dados, ele sem dúvida se tornará um foguetinho. É claro que o preço é atualmente proibitivo para a ideia, mas é possível e em futuro próximo, será viável.

  • a) ERRADO - Os termos 16 bits e 64 bits se referem à maneira como o processador do computador (também chamado de CPU), lida com informações. A versão 64 bits do Windows lida com grandes quantidades de memória RAM de forma mais eficaz do que uma versão de 16 bits;

    b) ERRADO - Uma fonte de maior potência será útil apenas para poder fornecer energia a mais dispositivos por vez, não afetando o desempenho do computador;

    c) CORRETO - Mesmo possuindo capacidades iguais, a tecnologia SSD é mais rápida por ser estruturada em circuitos integrados e não em disco. Outras vantagnes dessa tecnologia é o tamanho reduzido, dispensa partes móveis, sem vibração, consumo reduzido de energia etc. Em contrapartida é bem mais cara e possui menor capacidade que discos rígidos IDE e SATA.

    d) ERRADO - VGA3 e HDMI9 não são tipos de processadores, mas tecnologias relacionadas a transmissão de imagnes e áudio.


ID
1649170
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Você deseja que o número da página apareça apenas a partir da página 10 de um documento. Para tal, em um documento que ainda não contenha numeração de página, respeitando a ordem da descrição, é suficiente: (MS Word 2010 em português Brasil com Windows 7 em português Brasil)

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    A quebra de seção é uma divisão de formatação. Os cabeçalhos estão originalmente vinculados entre as seções, e desvinculando eles, será possível utilizar configurações diferentes entre as seções.

  • GAB: A

  • Ei, você que quer passar em concurso e tem rede social, só avisando não combina.

    E quer saber o pior e seguir professores, são uns atrasos. Na preparação.

    Estude com foco e garra, na solidão.


ID
1649173
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

 Ao acessar uma página web que apresenta um certificado digital auto assinado, fez-se as seguintes afirmativas: 


I. Não é possível utilizar o protocolo https (um protocolo para comunicações seguras) nesta página.

II. Você não tem a garantia, fornecida por terceira parte, da identidade da página.

III. Ao aceitar assumir os riscos, as informações trocadas com esta página serão criptografadas.


Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta: 


Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. 

    8.13.4. HTTP
    HTTP (Hyper Text Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Hiper Texto) é o protocolo usado para realizar a transferência das páginas Web para nossos computadores. O HTTP é usado para trazer o conteúdo das páginas (documentos feitos com a linguagem HTML) para nossos programas navegadores (Browsers). O protocolo HTTP utiliza a porta 80 do protocolo de transporte TCP.
    Sim, é bom que se saiba que o HTTP não é seguro, portanto...
    Há uma variação do HTTP, que se chama HTTPS (HTTP Seguro), e é usado para realizar o acesso a páginas com transferência criptografada de dados (através de um algoritmo de criptografia chamado SSL). Esse protocolo é comumente usado nos acessos aos sites de bancos e lojas virtuais onde se informam números de cartão de crédito, por exemplo.
    O HTTPS é, na verdade, a junção do HTTP, usado para transferir páginas, com o SSL (Secure Socket Layer), um protocolo de segurança, criado para fornecer criptografia aos protocolos que naturalmente não fazem uso dela (falaremos sobre ele mais adiante).
    O protocolo HTTPS não é 100% seguro, ou seja, ele não evita completamente a ameaça de interceptação das mensagens entre usuário e site, mas oferece um nível de segurança que minimiza bastante esse risco. O protocolo HTTPS é usado sobre a porta 443.


ID
1649179
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma cidade a razão entre o número de carros híbridos e carros movidos somente a gasolina é de 2:150. Sabe-se ainda que nesta cidade existem 7300 carros movidos somente a gasolina a mais do que o dobro do número de carros híbridos. Logo, a quantidade de carros movidos somente a gasolina nesta cidade é:

Alternativas
Comentários
  • Quantidade de carros híbridos = x

    Quantidade de carros à gasolina = y

     

    1º Dado: x/y = 2/150

    2º Dado: y = 2x + 7300

    Do 1º dado:

    150x = 2y

    75x = y

    Usando esse resultado no 2º dado:

    y = 2x + 7300

    75x = 2x + 7300

    73x = 7300

    x = 100 carros híbridos

    Logo:

    75x = y

    75.(100) = y

    y = 7500 carros à gasolina

     

    Letra A

     

  • fórmula 1: H = 2G/150

    fórmula 2: G - 2H = 7300 ...logo isolando G = 7300 + 2H

    H = 2(7300 + 2H)/150

    H = 14600 + 4H/150

    150H = 14600 + 4H

    146H = 14600

    H = 14600/146

    H = 100

    100 = 2G/150

    15000/2 = G

    G = 7500

    Letra A


ID
1649182
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Uma pessoa financiou 60% de um imóvel no valor de R$ 320.000,00 em 8 anos. O pagamento será em prestações mensais e o sistemas de amortização é o sistema de amortização constante (SAC). Considerando que a prestação consiste da amortização e juros (desprezando seguros e outras cobranças) e sabendo-se que o valor da quinta prestação é igual a R$3.472,00 podemos afirmar que a taxa de juros mensal cobrada é:

Alternativas
Comentários
  • Vr. financiado 60% x 320.000 = $ 192.000 / 8a=96meses = Vr. Amortização: R$ 2.000

    Sd. devedor 192.000 - (4 x amortiz.2.000) = Novo Sd. Devedor ANTES da P5 = 184.000

    P5 = 3.472 - amort. 2.000 = Juros 1.472 que dividida pelo Sd. Devedor 184.000 x 100% = 0,8% ==> Gabarito Letra (C).

    Bons estudos.


ID
1649185
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

 Uma empresa estuda fazer investimentos em três países, digamos A, B e C. Sabe-se que: 


I. Se a empresa investir no país A então ela não investirá no país B.

II. Se a empresa não investir no país C então ela investirá no país B.

III. Se a empresa investir no país B então ela investirá no país A.

IV. Se a empresa não investir nos países A e B então ela não investirá no país C.


Considerando as sentenças acima, podemos afirmar corretamente que a empresa: 


Alternativas
Comentários
  • Não faz sentido nenhum esse teste, até porque não tem nem à explicação dele.

    Tanto o item "III. Se a empresa investir no país B então ela investirá no país A." quanto o item "II. Se a empresa não investir no país C então ela investirá no país B." estão corretos.

  • Não entendi nada..

  • Questão mal redigida. O que ele quis dizer na alternativa 4 era

    (~A /\ ~B) ---> ~C

    Fazendo essa consideração, o gabarito bata com a letra D

    Entretanto se você ler como eu entendi:

    ~(A/\B) ----> C , o gabarito seria letra B


ID
1649188
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Reinaldo investe parte de seu capital em uma aplicação que rende 15% ao ano. Porém a inflação anual é de 9%. Portanto a taxa de juros real oferecida pelo investimento de Reinaldo é:

Alternativas
Comentários
  • Sei realizar o cálculo de porcentagem, mas não sei sobre que valor devo incidir os 15% e em que valor devo incidir os 9% para chegar na resposta correta "Maior do que 5.5% e menor que 5,75%."

  • (1 + iAP) = ( 1 + iF) x ( 1 + iR)

    Aplicação = Inflação x Real

    ( 1 + 0,15) = ( 1 + 0,09) x ( 1 + iR)

    1,15 = 1,09 x (1 + iR)

    1,15 = 1,09 + 1,09 iR

    1,15 - 1,09 = 1,09 iR

    0,06 = 1,09 iR

    iR = 0,06 / 1,09

    iR = 5,504% LOGO: --> MAIOR QUE 5,5% E MENOR QUE 5,75% LETRA "B"


ID
1649194
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    Segundo Meirelles (2000, p. 637) “processo administrativo punitivo é todo aquele promovido pela Administração para a imposição de penalidade por infração de lei, regulamento ou contrato. Esses processo devem ser necessariamente contraditórios, com oportunidade de defesa e estrita observância do devido processo legal (due processo f law), sob pena de nulidade da sanção imposta”.


ID
1649197
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • a) Errado, pois o princípio da publicidade administrativa, consagrado pelo art. 37, da CF, consubstanciado no direito ao conteúdo dos atos administrativos, exigindo que estes sejam redigidos de forma clara e apta a compreensão do cidadão. Demais disso, propõe-se a adoção de medidas processuais para a exigibilidade do acesso ao conteúdo dos atos administrativos.


    b) Errado, pois o Poder Judiciário pode intervir junto aos atos praticados pela Administração Pública, e caso seja possível, questiona-se qual seria a amplitude deste controle, e até onde a Administração Pública poderia sofrer ingerência do judiciário em face dos atos administrativos vinculados e discricionários.


    c)


    d) Certo, pois o princípio da razoabilidade e da autotutela não está expresso na CF.

  • a) errada pois existe exceção, Conforme art. 5º, XXXIII, CF - todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.

    b) errada, pois o Judiciário pode sim controlar os atos praticados pela Administração Pública. Nesse sentido: CF, art. 5º, XXXV - a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito.

    c) errada, senão vejamos: Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete: IV - realizar, por iniciativa própria, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, de Comissão técnica ou de inquérito, inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e demais entidades referidas no inciso II;

    d) correta. Já comentada pelo colega Tiago.

    Espero ter contribuído.

    Fé! Avante!


  • Questão passível de anulação, pois a razoabilidade é considerada princípio expresso se levarmos em conta o ART 5,  LXXVIII, CF 

  • Princípio Expresso é aquele que está escrito no texto constitucional e não implícito em alguma regra de um inciso 

  • GABARITO: LETRA D

    O princípio da autotutela consagra o controle interno que a Administração Pú blica exerce sobre seus próprios atos. Como con​sequência da sua independência funcional (art. 2º da CF), a Administração não precisa recorrer ao Judiciário para anular seus atos ilegais e revogar os atos inconvenientes que pratica. Consiste no poder-dever de retirada de atos administrativos por meio da anulação e da revogação. A anulação envolve problema de legalidade, a revogação trata de mérito do ato.

    No Direito Administrativo, o princípio da razoabilidade impõe a obrigação de os agen​tes públicos realizarem suas funções com equi​líbrio, coerência e bom senso. Não bas​ta atender à finalidade pública predefinida pela lei, importa também saber como o fim público deve ser atendido. Trata-se de exigência implícita na legalidade.

    FONTE:  Manual de Direito Administrativo (2019) - Alexandre Mazza.  


ID
1649200
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • a) Errado, pois no Art. 122. Nas concessões de linhas aéreas, observar-se-á procedimento licitatório específico, a ser estabelecido no Código Brasileiro de Aeronáutica.


    b) Errado, pois no Art. 89. Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade:

    Pena - detenção, de 3 (três) a 5 (cinco) anos, e multa.


    c) Certo, pois no Art. 25, III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.


    d) Errado, pois no Art. 86. O atraso injustificado na execução do contrato sujeitará o contratado à multa de mora, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato.

  • Art. 86. O atraso injustificado na execução do contrato sujeitará o contratado à multa de mora, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato.
    § 1o A multa a que alude este artigo não impede que a Administração rescinda unilateralmente o contrato e aplique as outras sanções previstas nesta Lei.

  • c)certo.

    É inexigível a licitação para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou por meio de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública ou quando houver inviabilidade de competição.

    Art. 86. O atraso injustificado na execução do contrato sujeitará o contratado à multa de mora, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato.

    § 1o A multa a que alude este artigo não impede que a Administração rescinda unilateralmente o contrato e aplique as outras sanções previstas nesta Lei.

  • GABARITO: LETRA C

    Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

    FONTE: LEI N° 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993


ID
1649206
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

As instituições ANP, Petrobras, Transpetro, MSGás são participantes da cadeia de gás natural e nesta ordem correspondem a:

Alternativas

ID
1649209
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O nome do processo onde injeta-se uma mistura de água, areia, minérios e produtos químicos no reservatório para extrair gás em formações de Xisto é:

Alternativas
Comentários
  • Fraturamento Hidráulico - Letra  C


ID
1649212
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A utilização do gás natural como insumo energético apresenta algumas vantagens ambientais se comparada com outras fontes fósseis (carvão mineral e derivados de petróleo) de energia. Entre estas vantagens NÃO podemos citar:

Alternativas
Comentários
  • Não é estocado

  • O custo para estocagem do gás natural é elevado e só justificado quando há aumentos sazonais significativos de consumo, como em países europeus, por exemplo, em virtude das grandes variações de temperatura entre as estações do ano.

  • B) A alternaiva B não está certa, acredito que a melhor forma de dizer seria "Combustão menos suja, que polui menos o ar, pois substitui formas de energias poluidoras como carvão, lenha e óleo combustível, contribuindo também para a redução do desmatamento."

    No entanto, nesse tipo de questão não adianta brigar com a banca e sim marcar a mais errada (infelizmente)! Sendo assim, a alternativa D é a mais errada dentre todas.

     

    D) Não é nada fácil armazenar gás natural. As melhores formas para sua estocagem é em antigos reservatórios de petróleo ou gás, cavernas de sal e aquíferos. Nos EUA, havia mais de 400 reservatórios de gás natural em 2010. O objetivo da estocagem é para se proteger das flutuações de preços em determinadas épocas do ano e crises, como também fazer reservas estratégicas ao longo do país.

    O Brasil ainda não possui local para estocagem de gás natural.

     

    Alternativa D


ID
1649218
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

A norma API618 define os campos de aplicação dos compressores alternados em todas as aplicações abaixo, EXCETO:

Alternativas

ID
1649221
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Na plataforma de produção de óleo e gás natural, o processo de desidratação do gás natural produzido pode ser feito através dos sistemas abaixo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Reação com Aminas é processo utlizado para adoçamento do Gás, processo esse conhecimendo como MEA (Monoetanolamina).


ID
1649224
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Quantos BTUs são gerados a partir de 1m² de gás natural:

Alternativas
Comentários
  • Há erro na unidade de medida: Foi dado em área. Deveria ser em volume.

  • BTU é a sigla de British Thermal Unit, expressão em inglês que significa Unidade Térmica Britânica. BTU é uma unidade de energia, que mede a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura.

    1.000 m³ de gás natural seco corresponde a 36,73 milhões de BTU

    ou seja, dividindo tudo por mil, vem:

    1 m³ de gás natural seco equivale a 36.750 BTU, alternativa D

    fonte:


ID
1649227
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

 A sintonização (tunning) de desempenho de banco de dados refere-se a atividades e procedimentos que garantam que as consultas de um determinado SGBD sejam executadas dentro de um tempo mínimo aceitável. Dentre os componentes que podem gerar gargalos de processamento de consultas destacam-se o código da aplicação e um projeto de banco mal elaborado. Nesse contexto, avalie as sentenças a seguir: 


I. Para acelerar as consultas em bancos de dados, a utilização de índices é fundamental, pois os mesmos facilitam a busca, classificação e utilização de funções agregadas e junções.

II. Os bancos de dados possuem otimizadores de consultas que encontram modos alternativos de selecionar e executar uma consulta com menor custo, no entanto existem maneiras de influenciar o otimizador de forma a melhorar o desempenho da consulta.


III. Algumas práticas para escrever expressões condicionais encontradas nas cláusulas WHERE e HAVING podem tornar a busca dos dados mais eficiente, como por exemplo: priorizar o uso da igualdade, comparações com campos numéricos e evitar o uso de funções.



É correto o que se afirma em: 


Alternativas

ID
1649230
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Para um projeto bem-sucedido de software é necessário que sejam detalhados os requisitos que definirão as características e propriedades do sistema. Com relação às atividades do processo de Engenharia de Requisitos assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • a) Estudo de viabilidade

    b) Elicitação e análise

    c) Validação 

    d) CORRETA

  • ⦁ A atividade de Validação de requisitos visa realizar uma estimativa acerca da exequibilidade de desenvolvimento do software, dentro das tecnologias atuais de software e hardware e rentabilidade de um ponto de vista do negócio.

    Errado. Isso é chamado de Estudo de Viabilidade e não Validação de requisitos.

    ⦁ A atividade de Especificação de requisitos visa definir a priorização e negociação dos requisitos, de forma a resolver os conflitos que podem ocorrer quando vários stakeholders estão envolvidos da definição do software.

    Errado. Isso é chamado de Análise de requisitos e não Especificação.

    ⦁ A atividade de Estudo de Viabilidade visa averiguar os requisitos quanto a consistência, completude e realismo, de forma a identificar possíveis erros no documento de requisitos e consequente modificação e correção dos mesmos.

    Errado. Isso é chamado de Validação de requisitos e não Estudo de viabilidade.

    ⦁ A atividade de Elicitação e Análise de requisitos visa obter informações sobre o domínio da aplicação, os serviços que o software deverá oferecer, de forma a compreender o software a ser desenvolvido.

    Certo.

    Resposta: E


ID
1649233
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O sistema de reservas de automóveis de uma locadora possui uma funcionalidade que consiste em uma interface web para entrada de dados do cliente e armazenamento desses dados num banco de dados relacional. Considerando o contexto da Análise de Pontos de Função, esta função disponibilizada pela interface no sistema será contada como:

Alternativas
Comentários
  • Fiquei em dúvida entre os dois abaixo, mas acertei. Trago a definição se alguém também ficar.

    Entradas Externas

    Uma entrada externa é um processo elementar que processa dados ou informações de controle recebidos de fora da fronteira da aplicação e cujo objetivo principal é manter um ou mais Arquivos Lógicos Internos (ALI) e/ou alterar o comportamento do sistema. Desta forma uma EE provoca uma inclusão , exclusão e/ou alteração nos dados dos ALI. (VAZQUEZ, 2005)

     

    Arquivo Lógico Interno (ALI)

    É um grupo logicamente relacionado de dados ou informação de controle cuja manutenção é feita pela própria aplicação. Sua função principal é armazenar dados mantidos dentro da fronteira da aplicação através dos processos da aplicação. Os ALI contribuem para o cálculo de pontos de função com base na sua quantidade e complexidade funcional relativa.

  • Alternativa correta: B. 

     

    Funções que fazem escrita em ALI's (fuções create, update, delete e derivadas) são Entradas Externas. 

  • O sistema de reservas de automóveis de uma locadora possui uma funcionalidade que consiste em uma interface web para ENTRADA DE DADOS do CLIENTE e armazenamento desses dados num banco de dados relacional.

     

     

     

    USUÁRIO

    =========================

    EE ENTRADA DE DADOS

    CE SAÍDA Sem dados derivados

    SE SAÍDA Com dados derivados

    =========================

    SISTEMA: ENTRADA DE DADOS

    ALI  DADOS DA APLICAÇÃO INTERNA

    AIE DADOS DE OUTRA APLICAÇÃO EXTERNA


ID
1649236
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O PMBOK® – Quinta Edição - é o Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos que tem por objetivo fornecer subsídios para o gerenciamento de projetos, definir padrões e melhores práticas em gerenciamento de projetos. Propõe processos que são agrupados em 10 áreas do conhecimento, as quais apresentam conceitos, termos e atividades que compõem um campo profissional, de gerenciamento de projeto ou especialização. Dentre essas, encontra-se a área “Gerenciamento das Partes Interessadas do Projeto", para a qual se pode afirmar que inclui processos para:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.

    Segundo o PMBOK,Quinta Edição, o Gerenciamento das Partes Interessadas do Projeto , envolve :

    a) Identificar as partes interessadas : é o processo de identificação de todas as pessoas ou organizações que podem ser afetadas pelo projeto e documentação das informações relevantes relacionadas aos seus interesses, envolvimento e impacto no sucesso do projeto.


    b) Planejar o gerenciamento das partes interessadas;

    c) Gerenciar engajamento partes interessadas;

    d) Controlar engajamento partes interessadas;

    OBS.: Era só lembrar dos stakeholders  que já "matava" a questão.
  • d-

    Passagem original:

    A última área de conhecimento do PMBOK adicionada a partir da sua 5ª edição é do gerenciamento das partes interessadas. O PMI descreve
    que esta área inclui os processos exigidos para identificar todos os “Stakeholders”, grupos ou organizações que podem impactar ou serem impactados pelo projeto.


ID
1649239
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um projeto de banco de dados relacional deve gerar um conjunto de esquemas de relações que permita armazenar dados sem redundância desnecessária, bem como recuperar facilmente as informações. Para alcançar tal objetivo uma das abordagens possíveis é a normalização dos esquemas de relações na forma normal apropriada. Quanto ao processo de normalização, analise as seguintes sentenças: 


I. Uma relação R está na 1FN (primeira forma normal) se, e somente se, todos os domínios dos atributos contiverem valores multivalorados.

II. Uma relação R está na 2FN (segunda forma normal) se, e somente se, ela atender à 1FN (primeira forma normal) e todos os atributos não primários de R forem totalmente dependentes funcionalmente da chave primária.

III. Uma relação R está na 3FN (terceira forma normal) se, e somente se, ela atender à 2FN (segunda forma normal) e nenhum atributo não primário de R tiver dependência transitiva da chave primária.


É correto o que se afirma em: 


Alternativas
Comentários
  • I. Uma relação R está na 1FN (primeira forma normal) se, e somente se, todos os domínios dos atributos contiverem valores multivalorados.

    O correto seria valores ATÔMICOS.

    II. CORRETA

    III CORRETA

    GABARITO DA QUESTÃO, ALTERNATIVA B

  • 1FN = apenas atributos atômicos

    2FN = 1FN e sem Dependencia Funcional Parcial

    3FN = 2FN e sem Dependencia Funcional Transitiva

  • Q 4 1 6 2 3

    Cespe repetindo questões


ID
1649242
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

 O sistema de arquivos ext3 foi desenvolvido com o objetivo de melhorar a robustez do Linux através da implementação de um sistema de arquivos com diário. A principal ideia desse tipo de sistema de arquivos é a manutenção de um diário contendo, sequencialmente, todas as operações do sistema de arquivos. Sobre o ext3 e o sistema de arquivos com diário, analise as afirmações a seguir: 


I. O sistema de arquivos ext3 foi projetado para ser altamente compatível com o sistema de arquivos ext2. Além disso, todas as principais estruturas de dados e organizações de disco são as mesmas nesses dois sistemas de arquivos.

II. Um sistema de arquivos que tenha sido desmontado com ext2 não poderá ser montado futuramente com ext3 e, assim, oferecer recurso de diário.

III. Separadamente, um dispositivo de blocos para diário (journaling block device – JBD) é utilizado nas operações de leitura/escrita do diário.

É correto o que se afirma em:  


Alternativas
Comentários
  • d-

    ext3, or third extended filesystem, is a journaled file system that is commonly used by the Linux kernel. ext3, or third extended filesystem, is a journaled file system that is commonly used by the Linux kernel.

    ext3 adds the following features to ext2:

       A journal

       Online file system growth

       HTree indexing for larger directories

    Max. volume size: 4 TiB – 32 TiB

    Max. file size:   16 GiB – 2 TiB

    Max. filename length: 255 bytes

    Without these features, any ext3 file system is also a valid ext2 file system. This situation has allowed well-tested and mature file system maintenance utilities for maintaining and repairing ext2 file systems to also be used with ext3 without major changes. The ext2 and ext3 file systems share the same standard set of utilities, e2fsprogs, which includes an fsck tool. The close relationship also makes conversion between the two file systems (both forward to ext3 and backward to ext2) straightforward.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Ext3


ID
1649245
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A norma que especifica os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente um sistema de gestão da segurança da informação dentro do contexto da organização é a:

Alternativas
Comentários
  • ABNT NBR ISO/IEC 27001:2013. 

    https://pt.wikipedia.org/wiki/ISO_27001

  • Outra fonte interessante:

    http://pt.slideshare.net/fdecicco/conhea-a-nova-iso

  • Gabarito: B.

     

    ISO 27001 - Requisitos/Especificação do SGSI.

     

    ISO 27002 - Diretrizes/Boas práticas/Guia prático do SGSI.

  • Letra B

    0. Introdução
    0.1 Geral
    Esta Norma foi preparada para prover requisitos para estabelecer (PLAN), implementar (DO), manter (CHECK) e melhorar (ACT) continuamente um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI).

     

    Fonte: ABNT NBR ISO/IEC 27001:2013.

  • ISO 27001 - I. Especifica os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente um sistema de gestão da segurança da informação dentro do contexto da organização. Esta Norma também inclui requisitos para a avaliação e tratamento de riscos de segurança da informação voltados para as necessidades da organização. Publicada em 2013.

    ISO 20000 - II. Ela especifica os requisitos para o provedor de serviço planejar, estabelecer, implementar, operar, monitorar, analisar criticamente, manter e melhorar um SGS. Os requisitos incluem o desenho, transição, entrega e melhoria dos serviços para cumprir os requisitos do serviço. Publicada em 2011.

    ISO 27005 - III. Este documento fornece diretrizes para o processo de gestão de riscos de segurança da informação. Publicada em 2019.

    ISO 27002 - IV. Esta Norma fornece diretrizes para práticas de gestão de segurança da informação e normas de segurança da informação para as organizações, incluindo a seleção, a implementação e o gerenciamento de controles, levando em consideração os ambientes de risco da segurança da informação da organização. Publicada em 2013.


ID
1649248
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

 O TCP é um protocolo da camada de transporte orientado à conexão que exige o estabelecimento de uma conexão virtual entre transmissor e receptor antes de iniciar o processo de transferência de dados e requer três fases: estabelecimento da conexão, transferência de dados e encerramento da conexão. Neste contexto, e considerando as características do TCP, analise as afirmações a seguir: 


I. No TCP, o estabelecimento de uma conexão é implementado pelo handshaking de três vias (three-way handshaking).

II. No TCP, o handshaking de três vias (three-way handshaking) garante que cada segmento possua um campo de checksum que é usado para validar a existência de um segmento corrompido.

III. O TCP transmite dados no modo full-duplex.

IV. O TCP fornece confiabilidade implementando controle de erros sobre os dados.


É correto o que se afirma em: 


Alternativas
Comentários
  • No TCP, o estabelecimento de uma conexão é implementado pelo handshaking de três vias (three-way handshaking). 
    O TCP transmite dados de modo full-duplex.

    Quando duas máquinas estão conectadas, entre elas estão aptos a transmitir segmentos entre si, simultaneamente. Isso implica que cada parte deve inicializar a comunicação e obter a aprovação da outra parte antes que quaisquer dados possa ser transferidos.

  • I. No TCP, o estabelecimento de uma conexão é implementado pelo handshaking de três vias (three-way handshaking). 

     

    Handshaking de Três Vias. O estabelecimento de uma conexão no TCP é denominado handshaking de três vias (three-way handshaking).
    Página 723

     

    II. No TCP, o handshaking de três vias (three-way handshaking) garante que cada segmento possua um campo de checksum que é usado para validar a existência de um segmento corrompido.

    O three-way handshaking não é o responsável por garantir que cada segmento possua um campo de checksum.

    Essa é uma característica do próprio protocolo TCP que possui em seu cabeçalho um campo checksum de 16 bits para o controle de erros.

     

    Checksum
    Cada segmento inclui um campo de checksum que é usado para validar a existência de um segmento corrompido. Se o segmento estiver corrompido, ele será descartado pelo TCP de destino e considerado como perdido. O TCP usa o campo de checksum de 16 bits, que é obrigatória em todos os segmentos.
    Página 731

     

    III. O TCP transmite dados no modo full-duplex. 

     

    Estabelecimento da Conexão
    O TCP transmite dados no modo full-duplex. Quando dois processos TCPs em duas máquinas estão conectados, eles estão aptos a transmitir segmentos entre si, simultaneamente. Isso implica que cada parte deve inicializar a comunicação e obter a aprovação da outra parte antes que quaisquer dados possam ser transferidos.

    Página 723

     

    IV. O TCP fornece confiabilidade implementando controle de erros sobre os dados. 

     

    Controle de Erros
    O TCP fornece confiabilidade implementado controle de erros sobre os dados. O controle de erros inclui mecanismos para detecção de segmentos corrompidos, perdidos ou fora de ordem e segmentos duplicados. O controle de erros também inclui um mecanismo para correção de erros após eles serem detectados. A detecção e a correção de erros no TCP são obtidas por meio do uso de três ferramentas simples: checksum, confirmação de recebimento e time-out.
    Página 731

     

    Fonte: Comunicação de Dados e Redes de Computadores - Behrouz A. Forouzan - 4ª edição - 2008


ID
1649251
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A NBR ISO/IEC 38500:2009 estabelece o princípio Conformidade como um dos princípios de boa governança corporativa de TI aplicáveis à maioria das organizações. O princípio Conformidade, segundo a NBR ISO/IEC 38500:2009 estabelece que:

Alternativas
Comentários
  • Conformidade 

    - A TI cumpre com toda a legislação e regulamentos obrigatórios 

    - As políticas e práticas são claramente definidas, implementadas e fiscalizadas 

    ISO/EC 38500:2009

  • Segundo Aragon(2014,p.199) 

    " Princípio 5 - Conformidade :A TI cumpre corn toda a Iegisiacao e regularnentos obrigatorios. As politicas e práticas são claramente definidas, implementadas e fiscalizadas. "

    IMPLANTANDO A GOVERNANÇA DE TI-ARAGON-4 EDIÇÃO 2014.

  • Análise das alternativas:

    a)A TI de uma organização deve cumprir com toda a legislação e regulamentos obrigatórios, com políticas e prática definidas, implementadas e fiscalizadas - Princípio da Conformidade (resposta correta)

    b) Os planos estratégicos para a organização atendem as capacidades atuais e futuras de TI - Princípio da Estratégia 

    c) As demandas de TI são compreendidas e aceitas dentro de uma organização pelos indivíduos que a compõe - Princípio da Responsabilidade

    d) A TI deverá apoiar a organização através de serviços de qualidade necessários para atender aos requisitos atuais e futuros dos negócios - Princípio do Desempenho

     


ID
1649257
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

 A programação orientada à objetos permite abordar a tarefa de programar através de linguagens de programação, inclusive com Java, a partir de três princípios: encapsulamento, polimorfismo e herança. Assim, é possível construir programas usando Java de forma que toda a atividade ocorra dentro de uma classe. Além disso, classe, objeto e métodos são fundamentais para programação em Java. Diante deste contexto, analise o trecho de código em Java, a seguir: 


class Veiculo {

                int passageiros;// número de passageiros

                int capcomb;// capacidade do tanque de combustível

                int consumo;// consumo de combustível em litros por quilômetro

}




Considere, ainda, a seguinte sequência de instruções:

Veiculo minivan;

minivan = New Veiculo();

minivan.passageiros = 7;




Após as instruções serem executadas, minivan


Alternativas
Comentários
  • minivan = New Veiculo();  O classe Veiculo  está instanciando um objeto.

    Logo, minivan Será uma instância de Veiculo.


ID
1649260
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

 Considere a tabela FUNCIONÁRIO do banco de dados relacional de uma organização, com os seguintes dados: 


                    NomeFunc              Departamento             Salario

                       Ana                                 RH                     1500,00

                       João                               RH                      2000,00

                       Luis                                 RH                      2500,00

                       Pedro                              TI                        1800,00

                       Antonio                           TI                         3000,00


Analise, ainda, a expressão SQL apresentada a seguir:

SELECT F.NomeFunc

FROM FUNCIONARIO F

WHERE F.Salario > (SELECT AVG(Salario)

                                   FROM FUNCIONARIO F1

                                  WHERE F1.Departamento="RH") 


Os funcionários retornados como resultado da execução da expressão SQL acima são: 


Alternativas
Comentários
  • Seleciona todos os funcionarios, com a condição:

    Valor maior que a média do salário [(1.500 + 2.000 + 2.500)/3] = 2.000 do Func do RH

  • Selecione todos os funcionários, cujo salário seja maior que o salário médio dos funcionários do departamento RH.
    Média salarial dos funcionários do RH: (1.500 + 2.000 + 2.500)/3 = 2000
    Logo, entre todos os funcionários, apenas Luis e Antonio possuem salário maior que 2000.

  • Ainda tenho dúvidas. Alguém poderia me explicar?