SóProvas



Prova IESES - 2021 - Prefeitura de Palhoça - SC - Fonoaudiólogo


ID
5172928
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que diz respeito à Saúde segundo a Constituição Federal de 1988:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

            I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

            II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

            III - participação da comunidade.

        § 1º O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes.

    Erro da letra A, não é concurso, mas sim processo seletivo público!

  • CF/88

    A) § 4º Os gestores locais do sistema único de saúde poderão admitir agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias por meio de processo seletivo público, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para sua atuação.         

    B) ART. 198, § 1º O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes.         

    C)  Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:     

    § 3º Lei complementar, que será reavaliada pelo menos a cada cinco anos, estabelecerá:        

    II – os critérios de rateio dos recursos da União vinculados à saúde destinados aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, e dos Estados destinados a seus respectivos Municípios, objetivando a progressiva redução das disparidades regionais;         

    D) Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei:

    VI - fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano; (INEXISTE "E ANIMAL")

  • A questão exige conhecimento acerca da Ordem Social - da Saúde, e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) Os critérios de rateio dos recursos da União vinculados à saúde destinados aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, e dos Estados destinados a seus respectivos Municípios, objetivando o progressivo acréscimo das disparidades regionais.

    Errado. O objetivo é a redução das disparidades regionais, nos termos do art. 198, § 3º, II, CF: § 3º Lei complementar, que será reavaliada pelo menos a cada cinco anos, estabelecerá: II – os critérios de rateio dos recursos da União vinculados à saúde destinados aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, e dos Estados destinados a seus respectivos Municípios, objetivando a progressiva redução das disparidades regionais;  

    b) O Sistema Único de Saúde será financiado com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 198, § 1º, CF: § 1º O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes. 

    c) Os gestores locais do sistema único de saúde poderão admitir agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias por meio de concurso público, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para sua atuação.

    Errado. A admissão de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias se dá por processo seletivo, nos termos do art. 198, § 4º, CF: Art. 198, § 4º, CF. Os gestores locais do sistema único de saúde poderão admitir agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias por meio de processo seletivo público, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para sua atuação.

    d) Ao Sistema Único de Saúde compete fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano e animal.

    Errado. O SUS é competente para controlar o teor nutricional de bebidas e águas para o consumo humano (e não humano e animal), nos termos do art. 200, VI, CF: Art. 200, CF. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: VI - fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano;

    Gabarito: B

  • GABARITO: B

    a) ERRADO: Art. 198, § 4º Os gestores locais do sistema único de saúde poderão admitir agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias por meio de processo seletivo público, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para sua atuação.       

    b) CERTO: Art. 198, § 1º O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes.        

    c) ERRADO: Art. 198, § 3º Lei complementar, que será reavaliada pelo menos a cada cinco anos, estabelecerá: II – os critérios de rateio dos recursos da União vinculados à saúde destinados aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, e dos Estados destinados a seus respectivos Municípios, objetivando a progressiva redução das disparidades regionais;        

    d) ERRADO: Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: VI - fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano;

  • Inicialmente, é interessante que se entenda que a Saúde integra a “Seguridade Social”, presente no artigo 194 e seguintes da CF/88, que se consubstancia em um conjunto de ações de ordem pública e da sociedade, com o objetivo de assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência social e à assistência social. 

    A saúde, conforme estabelece o artigo 196, CF/88, é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário a ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

    Passemos à análise das assertivas, onde poderemos analisar os vários dispositivos constitucionais que versam sobre o tema.

    a) ERRADO – Conforme artigo 198, §3º, II, CF/88, Lei complementar, que será reavaliada pelo menos a cada cinco anos, estabelecerá os critérios de rateio dos recursos da União vinculados à saúde destinados aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, e dos Estados destinados a seus respectivos Municípios, objetivando a progressiva redução das disparidades regionais.

    b) CORRETO – A assertiva está em consonância com o artigo 198, §1º, CF/88, o qual afirma que o sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes.  

    c) ERRADO – Segundo o artigo 198, § 4º, CF/88, os gestores locais do sistema único de saúde poderão admitir agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias por meio de processo seletivo público, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para sua atuação.

    d) ERRADO – O artigo 200, VI, CF/88 estabelece que ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei, fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B

  • § 4º Os gestores locais do sistema único de saúde poderão admitir agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias por meio de processo seletivo público, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para sua atuação

    II – os critérios de rateio dos recursos da União vinculados à saúde destinados aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, e dos Estados destinados a seus respectivos Municípios, objetivando a progressiva redução das disparidades regionais

    VI - fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano;


ID
5180353
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, leia as assertivas:

Quintanilha engendrou Gonçalves. Tal era a impressão que davam os dois juntos, não que se parecessem. Ao contrário, Quintanilha tinha o rosto redondo, Gonçalves comprido, o primeiro era baixo e moreno, o segundo alto e claro, e a expressão total divergia inteiramente. Acresce que eram quase da mesma idade. A ideia da paternidade nascia das maneiras com que o primeiro tratava o segundo; um pai não se desfaria mais em carinhos, cautelas e pensamentos.

(Machado de Assis. “Pílades e Orestes”. In: Os cem melhores contos brasileiros do século, p.63.)

I. Em “A ideia da paternidade nascia das maneiras com que o primeiro tratava o segundo”, considerando a totalidade do texto, tem-se um caso de coesão referencial.
II. Os adjetivos empregados ao longo do texto evidenciam uma comparação entre os personagens.
III. O texto é narrado em terceira pessoa e predomina a linguagem coloquial.

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Não há emprego de linguagem coloquial no trecho

  • É o tipo de concurso que tem cota fraude. Infelizmente, a maioria dos concursos estão ficando assim.

  • Gabarito letra C

    I - O numeral "primeiro" faz referência à Gonçalves e o numeral "segundo" faz referência à Quintanilha o que indica coesão.

    II - Os adjetivos são usados para comparar os personagens.

    III - Não há linguagem coloquial no texto.

  • Gente, esse foi o curso que fiz de redação. Me ajudou muito, bem didático. Estou estudando para as provas de tribunais, em específico TCE/AM que tem redação como peso na prova, recomendo pra quem está iniciando. É PAAAAAU!

    #boraestudar

    https://go.hotmart.com/B53073715G

  • GABARITO - C

    Eliminando o último item vc "mata"

    A linguagem coloquial compreende a linguagem informal, popular, que utilizamos frequentemente em situações informais como numa conversa entre amigos, familiares, vizinhos, etc.

    ------------------------------------------------------

    Bons estudos!

  • C

    I. O enunciado trata de palavras sendo utilizadas como elementos de coesão referencial. São elementos importantes para se evitar a repetição de palavras, o que confere maior progressão textual. Quando um termo retoma um elemento anteriormente citado, tem-se o que a gramática denomina de anáfora (ver KOCH, 1999). Por ser um elemento coesivo, o contexto é fundamental para se identificar a informação retomada no texto. Repare que os numerais "primeiro" e "segundo" foram usados para se referirem às personagens citadas no texto. [AFIRMATIVA CORRETA].

    II. Os pares de adjetivos "redondo/comprido; baixo/alto; moreno/claro" evidenciam a comparação feita pelo autor. [AFIRMATIVA CORRETA].

    III. De fato, o narrador utiliza um discurso indireto com verbos na 3ª pessoa. Entretanto, a linguagem utilizada é totalmente formal; inclusive os textos machadianos são referências em termos de uso da linguagem padrão. [AFIRMATIVA INCORRETA].


ID
5180356
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando, ainda, o texto da questão anterior, analise a seguinte oração:

Um pai não se desfaria mais em carinhos, cautelas e pensamentos.

verbo empregado está conjugado em qual tempo e modo verbais?

Alternativas
Comentários
  • Faria= futuro do pretérito

    Fazia= pretérito imperfeito

    Fiz= pretérito perfeito

    Farei= futuro do presente

    Agora coloca o "des" Faria.

    Gab. A

  • Para revisar

    Faria= futuro do pretérito

    Fazia= pretérito imperfeito

    Fiz= pretérito perfeito

    Farei= futuro do presente

  • Leia o comentário, pois pode ser útil para você

    Pessoal, existe macete para resolver essas questões de tempos/modos verbais, assistam a respectiva aula e aprendam: .

    Nome vídeo youtube: Língua Portuguesa: Sessão da Tarde, Correlação de Tempos e Modos Verbais | Prof. Átila Abiorana

    Rapaz, eu sempre errava correlação e tempos verbais, mas depois dessa aula parei de tomar fumo nesse conteúdo. na verdade sempre ia pela intuição, no entanto há técnicas mais eficientes do que minha intuição.

    Espero ter ajudado, caso gostem, voltem aqui e comentem para mais pessoas aprenderem essa desgrama.

  • GABARITO: A

    O futuro do pretérito é um tempo verbal conjugado no modo indicativo. Sua formação pode ser simples e composta.

    Ele expressa incerteza, surpresa e indignação, sendo utilizado para se referir a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado.

    Exemplos: Nós cantaríamos na festa de despedida.

    Ele faria a torta de nozes.

    Eu ouviria aquela música todos os dias.

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/futuro-do-preterito/

  • 3X repetida.

  • A questão requer conhecimento sobre tempo verbal. Na frase “Um pai não se desfaria mais em carinhos, cautelas e pensamentos", o verbo empregado é desfazer. A desinência modo-temporal -ria é empregada no Futuro do Pretérito do Indicativo (Eu desfaria, tu desfarias, ele desfaria, nós desfaríamos, vós desfaríeis, eles desfariam).

    Nos outros tempos verbais, teríamos as seguintes flexões:
    - no pretérito perfeito do indicativo: “(ele) desfez";
    - no pretérito imperfeito do subjuntivo: “(que ele) desfizesse";
    - no futuro do presente do indicativo: “(ele) desfará".

    A alternativa correta, portanto, é a
    Letra A (Futuro do pretérito do indicativo).

    Gabarito da Professora: Letra A.

ID
5180359
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que há ERRO no emprego da vírgula.

Alternativas
Comentários
  • A) isolam oração adjetiva explicativa.

    B)zeugma do verbo "andar".

    C) separação orações coordenadas com sujeito diferentes (há divergências).

    D) errada, separa sujeito do verbo.

    Gab. D

  • (A)A profissão de Maurício, que é revisor de textos, requer muita atenção às regras gramaticais.

    Vírgula obrigatória isolando oração adjetiva explicativa.

    (B)Eu ando de bicicleta todos os dias. Ele, apenas nos finais de semana.

    Vírgula vicária utilizada por causa da supressão do verbo andar.

    (C)Ana entregou o trabalho de português, e Sofia ficou encarregada de corrigir as redações.

    Vírgula separando orações coordenadas aditivas uma vez que há dois sujeitos distintos.

    (D)Joice, queria mais tempo para estudar para a prova.

    Vírgula não separa Suj+verbo+objeto.

  • Gabarito: Letra D

    Se "Joice" fosse um vocativo, não teria erro na letra D, né!?

  • Gabarito: D.

    a) A profissão de Maurício, que é revisor de textos, requer muita atenção às regras gramaticais.

    Correta!

    -> O que é que muita atenção às regras gramaticais? A profissão de Maurício.

    -> Sobre a crase: temos um substantivo pedindo uma preposição + artigo. Atenção a quê?

    Trocando por uma palavra masculina: atenção aos princípios gramaticais.

    -> Sobre a oração intercalada "que é revisor de textos" temos uma oração subordinada adjetiva explicativa.

    .

    b) Eu ando de bicicleta todos os dias. Ele, apenas nos finais de semana.

    Correta!

    -> Estamos diante de um zeugma (espécie do gênero elipse). Percebam que podemos inferir a presença do verbo andar no segundo período: Ele, apenas (ANDA) nos finais de semana.

    -> Poderia ser escrita também: Eu ando de bicicleta todos os dias; ele, apenas nos finais de semana.

    .

    c) Ana entregou o trabalho de português, e Sofia ficou encarregada de corrigir as redações.

    Correta!

    Vírgula antes do "e" (oração coordenada aditiva) separando sujeitos diferentes é permitida e, inclusive, recomendada.

    .

    d) Joice, queria mais tempo para estudar para a prova.

    Incorreta! Logo, gabarito.

    -> Quem queria mais tempo para estudar para a prova? Joice.

    -> Ou seja, estamos diante de um erro gramatical: o sujeito está sendo separado do verbo.

    -> A alternativa tentou nos enganar, buscando tratar "Joice" como um vocativo. O vocativo é uma evocação, um chamamento, o que não ocorre no caso em tela. Percebam a diferença:

    Joice, (tu) podes me passar o notebook?

  • Suveca

  • GABARITO: D

    Quando usar a vírgula?

    1. Adjuntos adverbiais em posição padrão: João comprou um carro para a esposa, ontem antes do almoço.
    2. Adjuntos adverbiais fora da posição padrão: Ontem, João comprou um carro para a esposa.
    3. Adjuntos adverbiais sob forma de oração: Quando chegou o Natal, João comprou um carro para a esposa.
    4. Advérbio de tempo e lugar justapostos: Sexta-feira, 13 de setembro de 2019.
    5. Termos de mesma função não ligados por conjunção: Nem tu, nem eu, nem ela, nem qualquer outra pessoa desta história poderia imaginar.
    6. Conjunções coordenativas deslocadas para o meio da oração: Todos deveriam fazer alguma atividade física diariamente; isso não quer dizer, entretanto, que todos devem ser superatletas.
    7. Orações deslocadas dentro de outra oração: Todos, penso eu, deveriam empenhar-se para atingirmos o resultado.
    8. Orações adjetivas explicativas: Os artistas, que são vaidosos, costumam exagerar nos gastos pessoais.
    9. Vocativo: D. Glória, a senhora persiste na ideia de meter o nosso Bentinho no seminário?
    10. Aposto: José Saramago, único escritor de língua portuguesa a ganhar o Nobel de Literatura, faleceu em 2010.
    11. Expressões explicativas ou de retificação: José Saramago morreu no dia 18 de julho, aliás, junho.
    12. Elipse do verbo: Luíza sai para o trabalho às 7h nos dias de semana; no sábado, às 9h.

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/uso-da-virgula.htm


ID
5180362
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia as assertivas e assinale a alternativa correta quanto às vozes verbais:

I. Na voz ativa o sujeito é agente.
II. A voz passiva pode ser analítica, sintética ou reflexiva.
III. Em “Aspirou-se a casa toda”, tem-se voz ativa.
IV. Em “Nos encontraremos amanhã, no lugar de sempre”, tem-se voz reflexiva recíproca.

Alternativas
Comentários
  • A voz passiva é subdividida em dois tipos: voz passiva analítica e voz passiva sintética.
  • Acho que alguma coisa de errado n está certo

    SE VC ACERTOU.. ESTUDE MAIS!

  • Devo estar desaprendendo nessa pandemia ou houve atualizações nas regras gramaticais e eu não estou sabendo. Seja como for, deixe-me expor minha singela visão das alternativas.

    Antes de mais nada, entendamos o que é vozes verbais, segundo minhas anotações do Prof. Alexandre Soares: Voz verbal é a relação que há entre sujeito e o verbo. Ou seja, se o sujeito "pratica" a ação verbal, se o sujeito vai "sofrer" a ação verbal ou se o sujeito vai "praticar e sofrer" a ação verbal.

    I. Na voz ativa o sujeito é agente. 

    R.: Correto. Voz ativa é quando o sujeito (agente) pratica a ação verbal.

    II. A voz passiva pode ser analítica, sintética ou reflexiva.

    R.: Correto. Explico:

    • analítica: marcada pela locução verbal: ser + "particípio" (ex.: A casa foi vendida);
    • sintético: marcada pelo pronome apassivador "SE" (ex.: Vendeu-se a casa). É importante salientar que apenas verbos transitivos diretos ou bitransitivos admitem a voz verbal sintética;
    • reflexiva: nesse caso o agente é tanto sujeito ativo como paciente (ex.: Ele se cortou);
    • Obs.: Em relação à voz reflexiva não é pacífico que seja uma alternativa da voz passiva ou uma classificação independente, como são as vozes ativa e passiva.

    III. Em “Aspirou-se a casa toda”, tem-se voz ativa.

    R.: Incorreto. Veja bem, a casa não se autoaspira, portanto não sabemos quem praticou a ação de aspirar, e pela presença do pronome "SE" dá para concluir que se trata de uma voz passiva sintética.

    IV. Em “Nos encontraremos amanhã, no lugar de sempre”, tem-se voz reflexiva recíproca.

    R.: Correto. Veja que em "nós" há pelo menos duas pessoas que praticarão a ação de encontrar alguém e ser encontrado por alguém. Quando dois sujeitos (ou mais) praticam uma ação um para os outros e sofrem essa mesma ação, a isso se dá o nome de voz reflexiva recíproca.

    Não há gabarito que se encaixe com o meu julgamento. Para a banca, entretanto, a resposta é a letra B.

    -----------------------

    Gente, não tenho vaidade nem sou professor de português, sintam-se a vontade para me corrigir. Estou aqui para aperfeiçoar meus estudos e contribuir com a comunidade que tanto me ajuda também.

    -----------------------

    Boa sorte e bons estudos.

  • Pra quem ficou com dúvida na  voz reflexiva recíproca denota ação mútua ou correspondida. Ocorre quando o sujeito é composto (quando possui mais de um núcleo, ou seja, mais de um elemento praticando e/ou recebendo a ação) e cada um dos elementos pratica a ação expressa pelo verbo, estando este, geralmente, no plural.

    Gab B

  • I. CERTO: Certo, na voz ativa o sujeito pratica a ação, por isso é o agente.

    Ex.: João comeu uma torta inteira.

    João - sujeito - pratica a ação de comer.

    Um torta inteira foi comida por João.

    Percebe-se que João no segundo caso sofre a ação. Logo, trata-se de voz passiva.

    II. ERRADO: A voz passiva é subdividida em dois tipos: voz passiva analítica e voz passiva sintética. A voz reflexiva, assim como a voz passiva e ativa, fazem parte das vozes verbais, deste modo não se pode dizer que a voz reflexiva é uma voz passiva, mas sim uma voz verbal.

    III. ERRADO: Aspirou-se a casa toda", tem-se a voz passiva sintética na partícula "se".

    IV. CERTO: “Nos encontraremos amanhã"... nota-se que há uma ação mútua nesse trecho, em que pelo menos duas pessoas irão se encontrar, por isso trata-se de uma voz reflexiva recíproca.

  • Gabarito C

    Apenas II e III estão incorretas.

     

    I. Na voz ativa o sujeito é agente.

     

    II. A voz passiva pode ser analítica, sintética ou reflexiva.

     

    > A voz passiva pode ser subdividida em 2 tiposvoz passiva analíticavoz passiva sintética.

     

    III. Em “Aspirou-se a casa toda”, tem-se voz ativa.

     

    A oração acima, é a voz passiva sintética, também chamada de voz passiva pronominal (devido ao uso do pronome se), é formada por:

     

    "Verbo conjugado na 3.ª pessoa singular ou no plural + pronome apassivador "se" + sujeito paciente."

    Ex: tomou-se o café da manhã para estudar.

     

    IV. Em “Nos encontraremos amanhã, no lugar de sempre”, tem-se voz reflexiva recíproca.

     

     

     

    "O bom requer sacrifício"

     

     


ID
5180365
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Após a leitura do texto apresentado a seguir, leia as assertivas:

Cidade Invisível
2021 | 16 | 1 temporada
Programas e séries brasileiras
Após uma tragédia familiar, um homem descobre criaturas folclóricas vivendo entre os humanos e logo se dá conta de que elas são a resposta para seu passado misterioso.

Estrelando: Marco Pigossi, Alessandra Negrini, Fábio Lago.
(Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/80217517.)

I. Considerando seus elementos e suas características, pode-se afirmar que o texto se trata de uma sinopse, uma vez que apresenta, de forma resumida, o conteúdo de um produto cultural.
II. Há, no texto, elementos subjetivos que expressam comentários e avaliações pessoais.
III. O texto em questão pode ser classificado como dissertativo-argumentativo.

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Antes de analisarmos a questão, gostaria de fazer uma observação. Na hora de responder as questões no dia da sua prova, após ler o enunciado dê uma olhada breve nas alternativas, não raramente é possível eliminar algumas opções sem sequer saber do que se trata. Veja:

    (A) Apenas a assertiva II está incorreta.

    (C) Apenas as assertivas I e III estão corretas.

    Percebeu que se uma estiver certa a outra também estará? Então pronto! Já pode eliminá-las, pois não se pode ter duas alternativas de marcar corretas em uma mesma questão.

    Agora analisemos o enunciado:

    I. Considerando seus elementos e suas características, pode-se afirmar que o texto se trata de uma sinopse, uma vez que apresenta, de forma resumida, o conteúdo de um produto cultural.

    R.: Correto. O contexto nos ajuda a definir isso, veja que se trata de um seriado da NetFlix e um breve resumo do que se trata o tal título. Além do mais, segundo o dicio.com, a definição de Sinopse: "Resumo; relato breve: sinopse de um filme, de um livro, de um espetáculo".

    II. Há, no texto, elementos subjetivos que expressam comentários e avaliações pessoais.

    R.: Incorreto. O texto é todo impessoal, não se vê o uso da primeira pessoa durante sua leitura. Não há opinião, apenas descrição.

    III. O texto em questão pode ser classificado como dissertativo-argumentativo.

    R.: Incorreto. Não há defesa de um ponto de vista ou de uma opinião aqui, apenas uma breve síntese de seu conteúdo.

    GABARITO (D)

    -------------------------------

    Boa sorte e bons estudos.

  • Você sabia: a cada 3 questões de português, uma é a repetição dessa aí do enunciado?

  • D

    I. Correto. O texto indica a sinopse de uma história, que vem a ser o resumo dos acontecimentos.

    II. Incorreto. Não há avaliações pessoais sobre a obra.

    III. Incorreto. O texto pode ser considerado como expositivo.


ID
5180368
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

VISÕES DA NOITE
Passai, tristes fantasmas! O que é feito
Das mulheres que amei, gentis e puras,
Umas devoram negras amarguras,
Repousam outras em marmóreo leito!
Outras no encalço de fatal proveito
Buscam à noite as saturnais escuras,
Onde empenhando as murchas formosuras
Ao demônio do ouro rendem preito!
Todas sem mais amor! Sem mais paixões!
Mais uma fibra trêmula e sentida!
Mais um leve calor nos corações!
Pálidas sombras de ilusão perdida,
Minh’alma está deserta de emoções,
Passai, passai, não me poupeis a vida!
(Autor: Fagundes Varella) 

Com relação às classes gramaticais, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito :D

    Gabarito:D

    Os vocábulos “fantasmas” e “marmóreo” são substantivos.

    Marmóreo(ADJ): Relativo ao mármore, algo revestido de mármore.

  • Procuramos a INCORRETA:

    (A) O vocábulo “está” se trata de um verbo de ligação.

    R.: Correto. Não confundam "esta" com "está", o primeiro é um pronome demonstrativo feminino, enquanto o segundo é o verbo estar na terceira pessoa do presente do indicativo (Minh'alma está deserta). Sim, o verbo estar é um um verbo de ligação, sendo o elo entre o sujeito e seu predicativo.

    (B) O verbo “empenhando”, considerando sua forma nominal, está no gerúndio.

    R.: Correto. A desinência -ndo é típico das palavras no gerúndio, o qual transmite uma ideia continua e em progresso.

    (C) Os vocábulos “gentis” e “trêmula” pertencem à mesma classe gramatical.

    R.: Correto. São palavras, morfologicamente, classificadas como adjetivas.

    (D) Os vocábulos “fantasmas” e “marmóreo” são substantivos.

    R.: Incorreto. Fantasmas é um substantivo no plural, enquanto "marmóreo" é um adjetivo. Se ficar na dúvida, se atenha à oração em que se encontra:

    • "Repousam outras em marmóreo leito!"

    "Marmóreo" modifica um substantivo, sendo ela, portanto, um adjetivo.

    GABARITO (D)

    ------------------------

    Boa sorte e bons estudos.

  • Gabarito: D.

    -> Complementando os comentários dos colegas, lembrem-se de que os verbos de estado (ser, estar, permanecer, continuar, permanecer, tornar-se, andar, virar, ficar) não necessariamente serão verbos de ligação. Os verbos de estados podem ser intransitivos (sem complemento verbal ou predicativo) ou de ligação (funcionando como elo entre sujeito e predicativo). Então, sempre confiram se há um predicativo do sujeito, pois poderemos estar diante de um verbo intransitivo (sem complemento nenhum ou acompanhado de adjunto adverbial).

    .

    -> O verbo de ligação sempre dará origem a um predicativo do sujeito. Todavia, para haver predicativo do sujeito, não é necessário que haja um verbo de ligação.

  • TRISTES FANTASMAS - Tristes (adjetivo) ; fantasmas (substantivo)

    MARMÓREO LEITO - Marmóreo (adjetivo - relativo ao mármore); leito (substantivo)

    GABARITO: D

    @simplificandoquestoescombizus (Jefferson Lima)

  • essa questão já apareceu varias vezes.

  • Esta questão é uma questão sobre classes gramaticais. Sobre as alternativas, é preciso assinalar a incorreta.

    A) O vocábulo “está" se trata de um verbo de ligação.
    Correto. Os verbos de ligação ligam o sujeito ao seu predicativo. Além do verbo estar, outros verbos de ligação são ser, permanecer, ficar, viver, entre outros. No penúltimo verso, o sujeito é Minh'alma está ligado predicativo do sujeito deserta pelo verbo de ligação.

    B) O verbo “empenhando", considerando sua forma nominal, está no gerúndio.
    Correto. As formas nominais do verbo são gerúndio (desinência modo-temporal -ndo), infinitivo (-r) e particípio (-do). Como o verbo está flexionado no gerúndio, a proposição está correta.

    C) Os vocábulos “gentis" e “trêmula" pertencem à mesma classe gramatical.
    Correto. Gentis e trêmula pertencem à classe dos adjetivos, pois qualificam os substantivos. Gentis é empregada para atribuir uma característica ao substantivo mulheres (2º verso); trêmula caracteriza o substantivo fibra (10º verso).

    D) Os vocábulos “fantasmas" e “marmóreo" são substantivos.
    Incorreto. O vocábulo fantasmas é um substantivo, pois ele nomeia um ser. No 1º verso, ele está acompanhado do adjetivo tristes. No entanto, o vocábulo marmóreo é um adjetivo derivado do termo substantivo mármore. Observe que, no verso, o termo é empregado para qualificar o termo substantivo leito. Como o enunciado demanda a assertiva incorreta, essa é a resposta da questão.

    Gabarito da Professora: Letra D.

ID
5180374
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Na frase “Aquela senhora, a partir de hoje, trabalha em outra empresa”, os pronomes são classificados, respectivamente, como:

Alternativas
Comentários
  • Aquela senhora, a partir de hoje, trabalha em outra empresa”

    Pronomes demonstrativos: Apontam para algo (isto, isso, aquilo) ou alguém (este(a), esse(a), aquele(a)) , seja no tempo, no espaço ou no texto ;

    Pronome indefinido: Afinal, qual outra empresa? Não dá pra saber, está indefinido.

    Gabarito (B)

    ------------------------------

    Boa sorte e bons estudos.

  • Não vejo nada sublinhado. Senhora não é pronome de tratamento?

  • Os pronomes da frase são:

    "AQUELA" = pronome demonstrativo;

    "OUTRA" = pronome indefinido.

    Obs.: Conforme diz a ABL, a palavra "senhora" é uma forma de tratamento e não um pronome.

  • Não tinha nada sublinhado, aff!

  • B

    Aquela (demonstrativo) senhora, a partir de hoje, trabalha em outra (indefinido) empresa.

  • Esta questão requer conhecimento sobre os pronomes e as suas classificações. Em primeiro lugar, é preciso identificar quais são os pronomes na frase.

    Aquela senhora, a partir de hoje, trabalha em outra empresa"
    Aquela: pronome demonstrativo
    outra: pronome indefinido

    O pronome aquela situa para os interlocutores o substantivo “senhora" no momento da enunciação. Como o próprio nome indica, por meio do pronome, ocorre uma indicação/ demonstração de quem seja a pessoa mencionada. 

    O pronome outra é empregado para fazer uma referência, contudo, essa referência é imprecisa. Não sabemos qual empresa é, mas é uma outra. Sendo assim, ele traz uma ideia de indefinição.

    A alternativa que contempla, respectivamente, a identificação correta é a letra B (demonstrativo e indefinido)

    Vejamos rapidamente os demais tipos pronomes citados na questão:
    - pronomes pessoais: eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas (pronomes pessoais do caso reto); me, te, lhe, o, a, se, vos, nos, lhes, as, os (oblíquos átonos) e mim, comigo, ti, contigo, ele, ela, si, consigo, nós, conosco, vós, convosco, eles, elas, si, consigo (oblíquos tônicos.)

    - pronomes relativos: o qual (e suas variações), cujo (e suas variações), quanto (e suas variações), que, quem e onde.

    - pronomes possessivos: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa

    Gabarito da Professora: Letra B.

ID
5180377
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise o emprego das conjunções nas assertivas abaixo e assinale, correta e respectivamente, a ideia expressa por cada uma delas.
I. Ela não irá ao parque, porque haverá prova no mesmo dia.
II. Ele ficará feliz, se você for visitá-lo.
III. Ela estudou, a fim de passar no concurso.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva B

    Explicação;

    condição;

    finalidade.

    I. Ela não irá ao parque, porque haverá prova no mesmo dia.

    II. Ele ficará feliz, se você for visitá-lo. 

    III. Ela estudou, a fim de passar no concurso.

  • I -Ela não irá ao parque, porque haverá prova no mesmo dia>>> coordenada explicativa

     II. Ele ficará feliz, se você for visitá-lo>>> subordinada condicional

     III. Ela estudou, a fim de passar no concurso>>> subordinada final reduzida

  • A dica que eu dou é: troque a conjunção por outras equivalentes e veja se fica bom a frase. Se não ficou bacana, provavelmente não é a conjunção que você pensou.

    ------------

     I. Ela não irá ao parque, porque haverá prova no mesmo dia. 

    R.: "Porque" é uma conjunção explicativa.

    • Ela não irá ao parque, visto que haverá prova no mesmo dia;
    • Ela não irá ao parque, pois haverá prova no mesmo dia;
    • Ela não irá ao parque, na verdade haverá prova no mesmo dia.

    Talvez você tenha ficado na dúvida pensando em se tratar de uma conjunção causal. De fato, as conjunções explicativa e causal se confundem e justificam o período tanto como explicativo quanto causal, quando utilizado as palavras "pois" e "porque". Sinceramente, tivesse a opção de conjunção causal, na minha opinião, seria uma opção válida. Justifico com um recorte retirado da internet:

    "De fato, é muito difícil distinguir a oração subordinativa causal da oração coordenativa explicativa quando se usa a conjunção porque ou pois. Isso pelo fato de que às vezes na mesma resposta pode haver uma explicação tanto quanto uma causa. Por exemplo: Pedro não foi jogar futebol porque estava chovendo. A oração “porque estava chovendo” explica por que Pedro não saiu, mas também é a causa de ele não ter podido jogar futebol."

    Fonte: http://www.linguabrasil.com.br/mural-consultas-detail.php?id=4956&busca=

    ----------

    II. Ele ficará feliz, se você for visitá-lo

    R.: "Se" é uma conjunção condicional. A oração subordinada condicional expressa uma condição em relação à oração principal. Nesse sentido, é seguro dizer que a aquela oração será uma consequência dessa.

    • Ele ficará feliz, desde que você o visite;
    • Ele ficará feliz, contanto que você o visite.

    -----------

    III. Ela estudou, a fim de passar no concurso.

    R.: "A fim de" é uma locução conjuntiva final, ou seja, de finalidade. É o motivo, no caso, que ensejou que ela estudasse.

    • Ela estudou, para que passasse no concurso;

    ------------

    Gabarito (B)

    -----------------------------------------

    Boa sorte e bons estudos.

  • Gabarito: B

    I -Ela não irá ao parque, porque haverá prova no mesmo dia --> coordenada explicativa

    Coordenadas Explicativas: estabelecem uma justificativa ou uma explicação para a afirmativa deita na oração com que se relacionam. As principais são: pois (sempre no início da oração), porque, porquanto, visto que, já que, uma vez que, que.    

       Ex.: Estude, pois será aprovado.

     II. Ele ficará feliz, se você for visitá-lo --> subordinada condicional

    Subordinadas Condicionais: se, caso, desde que (com verbo no subjuntivo), contanto que, sem que, a menos que.

    Ex.: Se estudar, será aprovado.

    Caso me escute, entenderá.

     III. Ela estudou, a fim de passar no concurso>>> subordinada final reduzida

    Subordinada Final:: para que, a fim de que, que (=para que).

    Ex.: Estudou a fim de que fosse aprovado.

  • ✅Letra B.

    Conjunções explicativas = pois, porque, que, porquanto...

    Conjunções condicionais = Se, caso, sem que, se não, a não ser que, exceto se, a menos que, contanto que, salvo se, desde que...

    Conjunções finais = Para, para que, a fim de que, de modo que, de forma que, de sorte que, porque...

    Fonte: Tabela de conectivos do Prof: Elias Santana, Gran Cursos.

    DESEJO GARRA NA SUA CAMINHADA. RESISTA EM MEIO AO CAOS!!

  • Gente, esse foi o curso que fiz de redação. Me ajudou muito, bem didático. Estou estudando para as provas de tribunais, em específico TCE/AM que tem redação como peso na prova, recomendo pra quem está iniciando. É PAAAAAU!

    #boraestudar

    https://go.hotmart.com/B53073715G

  • GABARITO: B

    Conjunções coordenativas explicativas: São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro. Ex: Eu não disse nada porque pensei que você pudesse ficar chateado.

    Conjunções condicionais iniciam uma oração subordinada em que é indicada uma hipótese ou uma condição necessária para que seja realizada ou não o fato principal. Ex: Se a encontrasse novamente, não a reconheceria.

    Conjunções finais iniciam uma oração subordinada indicando a finalidade da oração principal. Ex: É tarde para que reverta o estrago.


ID
5180380
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Na frase “Deve-se ter discrição na descrição dos fatos”, os termos destacados estabelecem, entre si, uma relação de:

Alternativas
Comentários
  • A. Incorreta.

    Homonímia são palavras que possuem a mesma grafia ou a mesma pronúncia, mas com significados diferentes entre si.

    B. Incorreta.

    antonímia é a relação que se estabelece entre palavras de sentidos opostos. Essas palavras, que exprimem ideias contrárias, são chamadas de “antônimas”. 

    C. Correta.

    D. Incorreta.

    sinonímia é a relação que se estabelece entre duas ou mais palavras que apresentam significados iguais ou semelhantes - SINÔNIMOS.

    Exemplo: cômico - engraçado

  • Paronímia é a relação entre palavras que apresentam sentido diferente e forma semelhante, o que provoca, com alguma frequência, confusão. Essas palavras apresentam grafia e pronúncia parecida, mas significados diferentes.

  •  “Deve-se ter discrição na descrição dos fatos”,

    (A) Homonímia.

    R.: Falso. Homonímia palavras que têm a mesma pronúncia e, às vezes, a mesma grafia, mas significação diferente (CEGALLA)

    • Ex.: acender/ascender; alto/auto; noz/nós; conserto/concerto.

    (B) Antonímia.

    R.: Falso. Antonímia são palavras que se antagonizam (possuem sentidos opostos).

    • Ex.: "Ele se dizia do bem, mas agia pelo mal".

    (C) Paronímia.

    R.: Certo. Temos aqui um caso de paronímia, que ocorre quando palavras soam parecidas, mas não são pronunciadas exatamente iguais.

    • Ex.: flagrante/fragrante, mandado/mandatoeminente/iminente, infração/inflação.
    • BIZU: PARonímia ----> Palavras PARecidas.

    (D) Sinonímia.

    R.: Falso. Sinonímia são palavras que possuem o mesmo significado. Segundo o dicio.com:

    • discrição: Qualidade de discreto, de quem não quer chamar a atenção;
    • descrição: Representação pormenorizada de algo ou de alguém; Tipo de texto que enumera detalhadamente a aparência exterior de algo ou de alguém; exposição: descrição da paisagem.

    GABARITO (C)

    ------------------------------------------

    Boa sorte e bons estudos!

  • GAB.: C

    A paronímia é um fenômeno linguístico que ocorre entre palavras que têm um significante parecido, mas um significado distinto, ou seja, palavras que têm uma estrutura, escrita e/ou sonora, muito semelhante, porém sem qualquer relação de significado. 

    A homonímia diz respeito às palavras que são iguais em sua forma (escrita ou sonora), mas que apresentam significados diferentes.

    FONTE: https://www.portugues.com.br/gramatica/paronimia.html#:~:text=Diferen%C3%A7as%20entre%20paron%C3%ADmia%20e%20homon%C3%ADmia,entre%20palavras%20com%20significados%20diferentes.

  • ✅Letra C.

    Semântica = Relações de sentido.

    Parônimos = Parecem na escrita e na grafia, mas com significados diferentes.

    Ex: Iminente / Eminente, fragrância / flagrante, ratificar/retificar, discrição/descrição, infrigir/infligir, descriminar/discriminar.

    Fonte: Aulas do Prof: Elias Santana, Gran Cursos.

  • GABARITO -C

    Parônimos - Parecidas

    Homônimos - Iguais

    Bons estudos!


ID
5180386
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Segundo a Lei Federal nº 8080 de 19/09/90, as ações e serviços públicos de saúde e serviços privados contratados ou conveniados que integram o SUS, são desenvolvidos de acordo com diretrizes e obedecendo a princípios. Assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito aos princípios:

Alternativas
Comentários
  • A questão pede para assinalar a INCORRETA!

    A) Igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie. CORRETA, não devendo ser assinalada:

    (Lei 8.080/90) Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no , obedecendo ainda aos seguintes princípios:

    [...] IV - igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie; [...]

    B) Utilização da epidemiologia para o estabelecimento. CORRETA, não devendo ser assinalada:

    (Lei 8.080/90) Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no , obedecendo ainda aos seguintes princípios:

     [...] VII - utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática; [...]

    C) Preservação da dependência das pessoas na defesa de sua integridade física e moral. INCORRETA, devendo ser assinalada:

    (Lei 8.080/90) Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no , obedecendo ainda aos seguintes princípios:

    [...] III - preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral; [...]

    D) Direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde.CORRETA, não devendo ser assinalada:

    (Lei 8.080/90) Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no , obedecendo ainda aos seguintes princípios:

    [...] V - direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde; [...]

  • C) reservação da DEPENDENCIA das pessoas na defesa de sua integridade física e moral. 

    [...] III - preservação da AUTONOMIA das pessoas na defesa de sua integridade física e moral; [...]

  • Preservação da Autonomia

  • Aquele ponto final no B muda totalmente o sentido da frase e faz ela ficar incorreta também.


ID
5180389
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Em relação à competência e as atribuições que exercerão a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, em seu âmbito administrativo, leia o apresentado a seguir e identifique a sequência correta:
I. Elaboração de normas técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade e parâmetros de custos que caracterizam a assistência à saúde.
II. Elaboração de normas para regular as atividades de serviços privados de saúde, tendo em vista a sua relevância pública.
III. Decidir sobre os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, em conformidade com a definição da política consubstanciada em planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde.
IV. Conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população.
A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Lei 8080/90 - Lei do SUS

    Art. 15. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios exercerão, em seu âmbito administrativo, as seguintes atribuições:

    I - definição das instâncias e mecanismos de controle, avaliação e de fiscalização das ações e serviços de saúde;

    II - administração dos recursos orçamentários e financeiros destinados, em cada ano, à saúde;

    III - acompanhamento, avaliação e divulgação do nível de saúde da população e das condições ambientais;

    IV - organização e coordenação do sistema de informação de saúde;

    V - elaboração de normas técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade e parâmetros de custos que caracterizam a assistência à saúde;

    VI - elaboração de normas técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade para promoção da saúde do trabalhador;

    VII - participação de formulação da política e da execução das ações de saneamento básico e colaboração na proteção e recuperação do meio ambiente;

    VIII - elaboração e atualização periódica do plano de saúde;

    IX - participação na formulação e na execução da política de formação e desenvolvimento de recursos humanos para a saúde;

    X - elaboração da proposta orçamentária do Sistema Único de Saúde (SUS), de conformidade com o plano de saúde;

    XI - elaboração de normas para regular as atividades de serviços privados de saúde, tendo em vista a sua relevância pública;

    XII - realização de operações externas de natureza financeira de interesse da saúde, autorizadas pelo Senado Federal;

    XIII - para atendimento de necessidades coletivas, urgentes e transitórias, decorrentes de situações de perigo iminente, de calamidade pública ou de irrupção de epidemias, a autoridade competente da esfera administrativa correspondente poderá requisitar bens e serviços, tanto de pessoas naturais como de jurídicas, sendo-lhes assegurada justa indenização;

    XIV - implementar o Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados;

    XV - propor a celebração de convênios, acordos e protocolos internacionais relativos à saúde, saneamento e meio ambiente;

    XVI - elaborar normas técnico-científicas de promoção, proteção e recuperação da saúde;

    XVII - promover articulação com os órgãos de fiscalização do exercício profissional e outras entidades representativas da sociedade civil para a definição e controle dos padrões éticos para pesquisa, ações e serviços de saúde;

    XVIII - promover a articulação da política e dos planos de saúde;

    XIX - realizar pesquisas e estudos na área de saúde;

    XX - definir as instâncias e mecanismos de controle e fiscalização inerentes ao poder de polícia sanitária;

    XXI - fomentar, coordenar e executar programas e projetos estratégicos e de atendimento emergencial.

  • III- ART.14-A I

    IV- ART. 7° XI

  • Questão facilmente induz ao erro e confusão, pois misturou competências comuns dos entes, com Objetivos das Comissões intergestores (Decidir sobre os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, em conformidade com a definição da política consubstanciada em planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde) com Princípios do SUS (Conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população).

  • Será que algum ser decora mesmo isso?
  • Questãozinha infeliz, trapaceira!


ID
5180392
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Assinale a alternativa correta de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal 8.069/1990:

Alternativas
Comentários
  • Só para saber, o que tem de errado com a B

  • A questão exige o conhecimento de diversos dispositivos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, e pede que o candidato assinale a alternativa correta. Veja:

    A - incorreta. O prazo que os estabelecimentos de saúde devem guardar os prontuários é de 18 anos, e não 16.

    Art. 10, I, ECA: os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a: manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de 18 anos.

    B - incorreta. Não somente os filhos frutos de um casamento ou da adoção terão os mesmos direitos, mas os filhos havidos fora da relação de casamento também. Ou seja, não podem ser discriminados os filhos:

    • Havidos dentro do casamento
    • Havidos fora do casamento (fruto de uma relação extraconjugal, por exemplo)
    • Adotados

    Art. 20 ECA: os filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação.

    C - correta. Art. 33 ECA: a guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais.

    D - incorreta. O erro da assertiva está em trocar o desenvolvimento “psíquico” por “físico”. Veja:

    Art. 11, §3º, ECA: os profissionais que atuam no cuidado diário ou frequente de crianças na primeira infância receberão formação específica e permanente para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico, bem como para o acompanhamento que se fizer necessário.

    Gabarito: C

  • Rapaz esse item B está todo confuso. Eu entendi que no final falava sobre as demais filiações: "havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção"

    Diam ...

  • Em que pese o gabarito ser Letra C, a Letra B não tem erro nenhum. Não está exatamente como o texto de lei, mas isso não a faz estar errada

  • A letra B estaria errada se estivesse restringindo. Complicado esse tipo de questão

  • A alternativa B está errada por ter palavras trocadas.

    b) Os filhos, da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos DIREITOS E DEVERES, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação.

    O Art. 20 fala: Os filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos DIREITOS E QUALIFICAÇÕES, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação.

  • B)   Art. 20. Os filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação.

    C)   Art. 33. A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais. 

    D) § 3  Os profissionais que atuam no cuidado diário ou frequente de crianças na primeira infância receberão formação específica e permanente para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico, bem como para o acompanhamento que se fizer necessário.

    GABARITO LETRA-C.

  • "Os filhos, da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e deveres, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação"

    Não entendi essa B, pra mim ta esta falando dos dois.

  • Art. 20 ECA: os filhos, havidos ou não da relação do casamentoou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação.

    Assim, o art 20 prevê 3 “hipoteses” de filhos.

    1- filhos havidos no casamento

    2- filhos havidos fora do casamento

    3 - filhos por adoção

    A alternativa B dizia: "Os filhos, da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e deveres, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação"

    Portanto, está errada porque exclui os filhos havidos fora do casamento

  • Grande coisa a B estar com palavras trocadas, não esta errada.

  • Pra mim a B está correta também. Classico exemplo de que a alteração das palavras não provocou alteração de sentido.

    Qualquer leitor identifica que a B diz que há igualdade entre filhos, havidos ou não do casamento.

    Agora se é prova de portugues, não tava sabendo!

  • A questão em comento encontra resposta na literalidade do ECA.

    Diz o art. 33 do ECA:

    “ Art. 33. A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais. (Vide Lei nº 12.010, de 2009)"

    Diante do exposto, cabe comentar as alternativas da questão.

    LETRA A- INCORRETO.  Os prontuários devem estar disponíveis por 18, e não por 16 anos.

    Diz o ECA:

    “Art. 10-  Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a:

    (...) I - manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de dezoito anos;"

    LETRA B- INCORRETO. Filhos havidos ou não da relação de casamento"...

    Diz o art. 20 do ECA:

    “ Art. 20. Os filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação."

    LETRA C- CORRETO. Reproduz o art. 33 do ECA.

    LETRA D- INCORRETO. Cabe acompanhamento para colaborar no desenvolvimento psíquico, e não físico. É preciso ver a literalidade do ECA:

    Art. 11

    (...)§ 3  Os profissionais que atuam no cuidado diário ou frequente de crianças na primeira infância receberão formação específica e permanente para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico, bem como para o acompanhamento que se fizer necessário."

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C

  • Pergunta:

    1 - Os filhos, da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e deveres, SIM

    2 Somente Os filhos, da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e deveres NÃO

    Vamos manter a coerência !

  • A "B" não está errada. Investiguem a banca.


ID
5180395
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

Segundo o Estatuto do Idoso, Lei Federal 10.741/2003, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A) É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos. CORRETA:

    (Est. do Idoso) Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos. [...]

    B) A perda da condição de segurado será considerada para a concessão da aposentadoria por idade, desde que a pessoa conte com, no mínimo, o tempo de contribuição correspondente ao exigido para efeito de carência na data de requerimento do benefício.  INCORRETA:

    (Est. do Idoso) Art. 30. A perda da condição de segurado não será considerada para a concessão da aposentadoria por idade, desde que a pessoa conte com, no mínimo, o tempo de contribuição correspondente ao exigido para efeito de carência na data de requerimento do benefício.

    C) O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurandose-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física (e mental) e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade (e dignidade) INCORRETA:

    (Est. do Idoso) Art. 2 O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

    D) INCORRETA, faltaram na assertiva o Ministério Público e o Conselho Nacional do Idoso:

    (Est. do Idoso) Art. 19. Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos:          

    I – autoridade policial;

    II – Ministério Público;

    III – Conselho Municipal do Idoso;

    IV – Conselho Estadual do Idoso;

    V – Conselho Nacional do Idoso.

    § 1 Para os efeitos desta Lei, considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico. [...]

  • A questão exige conhecimento sobre a Lei n. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) Correto. A banca trouxe a literalidade do art. 15, caput, do Estatuto do Idoso: Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.

    b) Errado. A perda da condição de segurado não será considerada para a concessão da aposentadoria por idade, nos termos do art. 30 do Estatuto do Idoso: Art. 30. A perda da condição de segurado não será considerada para a concessão da aposentadoria por idade, desde que a pessoa conte com, no mínimo, o tempo de contribuição correspondente ao exigido para efeito de carência na data de requerimento do benefício.

    c) O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade.

    Errado para a Banca. Correto para a monitora. A banca trouxe cópia quase que literal do art. 2º, do Estatuto deixando apenas de colocar os termos "e mental" "e dignidade" no fim da frase. E o fato de a sentença estar incompleta não a torna errada: Art. 2 O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

    d) Errado. A comunicação pode ser por qualquer dos seguintes órgãos: autoridade policial, MP, Conselho Municipal do Idoso, Conselho Estadual do Idoso e Conselho Nacional do Idoso e não em específico para a autoridade policial e aos Conselhos Municipal e Estadual do Idoso, nos termos do art. 19, do Estatuto do Idoso.

    Gabarito da Banca: A

    Gabarito da Monitora: Anulação, porque o item "C" embora incompleto não está errado. Portanto, dois itens estão corretos: "A" e "C".

    #SE LIGA NA DICA: Estude a banca que realizará seu concurso público. Neste caso, a IESES considerou os itens incompletos como errados. Porém, em contrapartida, a CESPE, por exemplo, considera item incompleto como correto.

  • Estatuto do idoso

     Art. 2 O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

    Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.

    Art. 19. Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos:  

    I – autoridade policial

    II – Ministério Público

    III – Conselho Municipal do Idoso

    IV – Conselho Estadual do Idoso

    V – Conselho Nacional do Idoso

    Art. 30. A perda da condição de segurado não será considerada para a concessão da aposentadoria por idade, desde que a pessoa conte com, no mínimo, o tempo de contribuição correspondente ao exigido para efeito de carência na data de requerimento do benefício.

  • Sobre a letra c)

    O zé considerou incompleta !

    O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurandose-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade.

    Art. 2 O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

  • Gabarito: ``A´´:

    Fundamento: Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.

            § 1 A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de:

           I – cadastramento da população idosa em base territorial;

           II – atendimento geriátrico e gerontológico em ambulatórios;

           III – unidades geriátricas de referência, com pessoal especializado nas áreas de geriatria e gerontologia social;

           IV – atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, inclusive para idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e eventualmente conveniadas com o Poder Público, nos meios urbano e rural;

           V – reabilitação orientada pela geriatria e gerontologia, para redução das seqüelas decorrentes do agravo da saúde.

    Erro da ``C´´ - incompleta:

    Art. 2 O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.


ID
5180398
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

No que diz respeito às entidades de atendimento ao idoso, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Das entidades de atendimentos ao idoso.

    --O dirigente de instituição prestadoras de atendimento ao idoso responderá CIVIL e CRIMINALMENTE, sem prejuízo das sanções adm.

  • GABARITO A.

    A) O dirigente de instituição prestadora de atendimento ao idoso responderá civilmente pelos atos que praticar em detrimento do idoso, com prejuízo das sanções administrativas.

    Art. 49, Parágrafo único. O dirigente de instituição prestadora de atendimento ao idoso responderá civil e criminalmente pelos atos que praticar em detrimento do idoso, sem prejuízo das sanções administrativas.

    B) Manutenção do idoso na mesma instituição, salvo em caso de força maior.

    Art. 49. As entidades que desenvolvam programas de institucionalização de longa permanência adotarão os

    seguintes princípios:

    II – manutenção do idoso na mesma instituição, salvo em caso de força maior;

    C) Apresentar objetivos estatutários e plano de trabalho compatíveis com os princípios do Estatuto do Idoso.

    Art. 48, Parágrafo único. As entidades governamentais e não-governamentais de assistência ao idoso ficam sujeitas à inscrição de seus programas, junto ao órgão competente da Vigilância Sanitária e Conselho Municipal da Pessoa Idosa,

    e em sua falta, junto ao Conselho Estadual ou Nacional da Pessoa Idosa, especificando os regimes de atendimento,

    observados os seguintes requisitos:

    II – apresentar objetivos estatutários e plano de trabalho compatíveis com os princípios desta Lei;

    D) As entidades governamentais e não governamentais de assistência ao idoso ficam sujeitas à inscrição de seus programas, junto ao órgão competente da Vigilância Sanitária e Conselho Municipal da Pessoa Idosa, e em sua falta, junto ao Conselho Estadual ou Nacional da Pessoa Idosa, especificando os regimes de atendimento.

    Art. 48, Parágrafo único. As entidades governamentais e não-governamentais de assistência ao idoso ficam sujeitas à inscrição de seus programas, junto ao órgão competente da Vigilância Sanitária e Conselho Municipal da Pessoa Idosa, e em sua falta, junto ao Conselho Estadual ou Nacional da Pessoa Idosa, especificando os regimes de atendimento, observados os seguintes requisitos:

  • A questão pede para assinalar a INCORRETA!

    A) O dirigente de instituição prestadora de atendimento ao idoso responderá civilmente pelos atos que praticar em detrimento do idoso, com prejuízo das sanções administrativas. INCORRETA, devendo ser assinalada:

    Salvo raríssimas exceções, no ordenamento jurídico brasileiro como um todo aplica-se o princípio da independência entre as instâncias civil, administrativa e penal. E no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) não seria diferente:

    (Est. do Idoso) Art. 49. As entidades que desenvolvam programas de institucionalização de longa permanência adotarão os seguintes princípios:

    [...] Parágrafo único. O dirigente de instituição prestadora de atendimento ao idoso responderá civil e criminalmente pelos atos que praticar em detrimento do idoso, sem prejuízo das sanções administrativas.

    B) Manutenção do idoso na mesma instituição, salvo em caso de força maior. CORRETA, não devendo ser assinalada:

     (Est. do Idoso) Art. 49. As entidades que desenvolvam programas de institucionalização de longa permanência adotarão os seguintes princípios:

    [...] III – manutenção do idoso na mesma instituição, salvo em caso de força maior; [...]

    C e D) CORRETAS, não devendo ser assinaladas:

    (Est. do Idoso)Art. 48. As entidades de atendimento são responsáveis pela manutenção das próprias unidades, observadas as normas de planejamento e execução emanadas do órgão competente da Política Nacional do Idoso, conforme a 

    Parágrafo único. As entidades governamentais e não-governamentais de assistência ao idoso ficam sujeitas à inscrição de seus programas, junto ao órgão competente da Vigilância Sanitária e Conselho Municipal da Pessoa Idosa, e em sua falta, junto ao Conselho Estadual ou Nacional da Pessoa Idosa, especificando os regimes de atendimento, observados os seguintes requisitos: (C)

    [...] II – apresentar objetivos estatutários e plano de trabalho compatíveis com os princípios desta Lei (D);

  • A questão exige conhecimento sobre a Lei n. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) e pede ao candidato que assinale o item incorreto, no tocante às entidades de atendimento ao idoso. Vejamos:

    a) O dirigente de instituição prestadora de atendimento ao idoso responderá civilmente pelos atos que praticar em detrimento do idoso, com prejuízo das sanções administrativas.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. As sanções administrativas não sofrem prejuízo das sanções cíveis e criminais. Aplicação do art. 49, parágrafo único do Estatuto do Idoso:  Parágrafo único. O dirigente de instituição prestadora de atendimento ao idoso responderá civil e criminalmente pelos atos que praticar em detrimento do idoso, sem prejuízo das sanções administrativas.

    b) Manutenção do idoso na mesma instituição, salvo em caso de força maior.

    Correto. Trata-se de um princípio das entidades que desenvolvam programas de institucionalização. Aplicação do art. 49, III, do Estatuto do Idoso: Art. 49. As entidades que desenvolvam programas de institucionalização de longa permanência adotarão os seguintes princípios:  III – manutenção do idoso na mesma instituição, salvo em caso de força maior;

    c) Apresentar objetivos estatutários e plano de trabalho compatíveis com os princípios do Estatuto do Idoso.

    Correto. Trata-se de um requisito das entidades, nos termos do art. 48, parágrafo único, II, do Estatuto do Idoso: Parágrafo único. As entidades governamentais e não-governamentais de assistência ao idoso ficam sujeitas à inscrição de seus programas, junto ao órgão competente da Vigilância Sanitária e Conselho Municipal da Pessoa Idosa, e em sua falta, junto ao Conselho Estadual ou Nacional da Pessoa Idosa, especificando os regimes de atendimento, observados os seguintes requisitos:  II – apresentar objetivos estatutários e plano de trabalho compatíveis com os princípios desta Lei;

    d) As entidades governamentais e não governamentais de assistência ao idoso ficam sujeitas à inscrição de seus programas, junto ao órgão competente da Vigilância Sanitária e Conselho Municipal da Pessoa Idosa, e em sua falta, junto ao Conselho Estadual ou Nacional da Pessoa Idosa, especificando os regimes de atendimento.

    Correto. Trata-se de cópia literal do art. 48, parágrafo único, do Estatuto do Idoso: Parágrafo único. As entidades governamentais e não-governamentais de assistência ao idoso ficam sujeitas à inscrição de seus programas, junto ao órgão competente da Vigilância Sanitária e Conselho Municipal da Pessoa Idosa, e em sua falta, junto ao Conselho Estadual ou Nacional da Pessoa Idosa, especificando os regimes de atendimento, observados os seguintes requisitos: 

    Gabarito: A


ID
5180401
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que diz respeito às competências da Justiça da Infância e da Juventude segundo a Lei Federal 8.069/1990:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Lei Federal 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente)

    Art. 148. A Justiça da Infância e da Juventude é competente para:

    I - conhecer de representações promovidas pelo Ministério Público, para apuração de ato infracional atribuído a adolescente, aplicando as medidas cabíveis;

    II - conceder a remissão, como forma de suspensão ou extinção do processo;

    III - conhecer de pedidos de adoção e seus incidentes;

    IV - conhecer de ações civis fundadas em interesses individuais, difusos ou coletivos afetos à criança e ao adolescente, observado o disposto no art. 209;

    V - conhecer de ações decorrentes de irregularidades em entidades de atendimento, aplicando as medidas cabíveis;

    VI - aplicar penalidades administrativas nos casos de infrações contra norma de proteção à criança ou adolescente;

    VII - conhecer de casos encaminhados pelo Conselho Tutelar, aplicando as medidas cabíveis.

  • A questão exige o conhecimento do art. 148 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que versa sobre uma das competências da Justiça da Infância e da Juventude. Vamos às alternativas:

    A - incorreta. A emancipação judicial deve ser concedida quando faltarem os pais, e não os avós.

    Art. 148, parágrafo único, e, ECA: quando se tratar de criança ou adolescente nas hipóteses do art. 98, é também competente a Justiça da Infância e da Juventude para o fim de: conceder a emancipação, nos termos da lei civil, quando faltarem os pais.

    B - correta. Art. 148, III, ECA: a Justiça da Infância e da Juventude é competente para: conhecer de pedidos de adoção e seus incidentes.

    C - incorreta. As penalidades que a Justiça da Infância e a Juventude pode aplicar são penalidades administrativas, e não judiciais.

    Art. 148, VI, ECA: a Justiça da Infância e da Juventude é competente para: aplicar penalidades administrativas nos casos de infrações contra norma de proteção à criança ou adolescente.

    D - incorreta. O ECA fala que a competência da Justiça da Infância e da Juventude é de conhecer ações civis, e  não ações penais.

    Art. 148, IV, ECA: a Justiça da Infância e da Juventude é competente para: conhecer de ações civis fundadas em interesses individuais, difusos ou coletivos afetos à criança e ao adolescente, observado o disposto no art. 209.

    Gabarito: B

  • A) Conceder a emancipação, nos termos da lei civil, quando faltarem os avós. INCORRETA:

    (ECA) Art. 148. A Justiça da Infância e da Juventude é competente para:

    [...] Parágrafo único. Quando se tratar de criança ou adolescente nas hipóteses do art. 98, é também competente a Justiça da Infância e da Juventude para o fim de:

    [...] e) conceder a emancipação, nos termos da lei civil, quando faltarem os pais; [...]

    Essa competência é concorrente e só é aplicada nos casos de crianças e adolescentes em situação de risco.

    B) Conhecer de pedidos de adoção e seus incidentes. CORRETA:

    (ECA) Art. 148. A Justiça da Infância e da Juventude é competente para:

    [...] III - conhecer de pedidos de adoção e seus incidentes; [...]

    C) Aplicar penalidades judiciais nos casos de infrações contra norma de proteção à criança ou adolescente. INCORRETA:

    (ECA) Art. 148. A Justiça da Infância e da Juventude é competente para:

    [...] VI - aplicar penalidades administrativas nos casos de infrações contra norma de proteção à criança ou adolescente; [...]

    D) Conhecer de ações penais fundadas em interesses individuais, difusos ou coletivos afetos à criança e ao adolescente. INCORRETA:

    (ECA) Art. 148. A Justiça da Infância e da Juventude é competente para:

    [...] IV - conhecer de ações civis fundadas em interesses individuais, difusos ou coletivos afetos à criança e ao adolescente, observado o disposto no art. 209; [...]

    OBS: Entendimento do STJ firmado em julgamento de casos repetitivos: Info. 685 STJ: Repetitivo A Justiça da Infância e da Juventude tem competência absoluta para processar e julgar causas envolvendo matrícula de menores em creches ou escolas, nos termos dos arts. 148, IV, e 209 do ECA (REsp 1.846.781/MS, Rel. Min. Assusete Magalhães, Primeira Seção, por unanimidade, julgado em 10/02/2021 ())

  • GABARITO - B

    às competências da Justiça da Infância e da Juventude segundo a Lei Federal 8.069/1990:

    Conhecer de pedidos de adoção e seus incidentes.

  • Acrescentando:

    É infração administrativa:

    Art. 258-B. Deixar o médico, enfermeiro ou dirigente de estabelecimento de atenção à saúde de gestante de efetuar imediato encaminhamento à autoridade judiciária de caso de que tenha conhecimento de mãe ou gestante interessada em entregar seu filho para adoção

    Pena - multa de R$ 1.000,00 (mil reais) a R$ 3.000,00 (três mil reais).

  • Cabe comentar as alternativas da questão.

    A competência do Juízo da Infância  e da Juventude é regida pelo art. 148 do ECA:

    “ Art. 148. A Justiça da Infância e da Juventude é competente para:

    I - conhecer de representações promovidas pelo Ministério Público, para apuração de ato infracional atribuído a adolescente, aplicando as medidas cabíveis;

    II - conceder a remissão, como forma de suspensão ou extinção do processo;

    III - conhecer de pedidos de adoção e seus incidentes;

    IV - conhecer de ações civis fundadas em interesses individuais, difusos ou coletivos afetos à criança e ao adolescente, observado o disposto no art. 209;

    V - conhecer de ações decorrentes de irregularidades em entidades de atendimento, aplicando as medidas cabíveis;

    VI - aplicar penalidades administrativas nos casos de infrações contra norma de proteção à criança ou adolescente;

    VII - conhecer de casos encaminhados pelo Conselho Tutelar, aplicando as medidas cabíveis.

    Parágrafo único. Quando se tratar de criança ou adolescente nas hipóteses do art. 98, é também competente a Justiça da Infância e da Juventude para o fim de:

    a) conhecer de pedidos de guarda e tutela;

    b) conhecer de ações de destituição do pátrio poder poder familiar , perda ou modificação da tutela ou guarda; (Expressão substituída pela Lei nº 12.010, de 2009)

    c) suprir a capacidade ou o consentimento para o casamento;

    d) conhecer de pedidos baseados em discordância paterna ou materna, em relação ao exercício do pátrio poder poder familiar ; (Expressão substituída pela Lei nº 12.010, de 2009)

    e) conceder a emancipação, nos termos da lei civil, quando faltarem os pais;

    f) designar curador especial em casos de apresentação de queixa ou representação, ou de outros procedimentos judiciais ou extrajudiciais em que haja interesses de criança ou adolescente;

    g) conhecer de ações de alimentos;

    h) determinar o cancelamento, a retificação e o suprimento dos registros de nascimento e óbito."

    Cabe comentar as alternativas da questão.

    LETRA A- INCORRETA. O art. 148 do ECA, IV, fala em ações cíveis difusas e coletivas, e não em ações penais.

    LETRA B- CORRETO. Reproduz o art. 148, III, do ECA.

    LETRA C- INCORRETA. A competência para emancipação, nos termos do art. 148, parágrafo único, “e", só se dá quando faltarem os pais, e não os avós.

    LETRA D- INCORRETA. O art. 148, VI, do ECA, fala na aplicação de penalidades administrativas, diferente da nomenclatura expressa na alternativa.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B


ID
5180404
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Leia o apresentado abaixo e identifique a sequência correta de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente:

I. A remissão não implica necessariamente o reconhecimento ou comprovação da responsabilidade, nem prevalece para efeito de antecedentes, podendo incluir eventualmente a aplicação de qualquer das medidas previstas em lei, exceto a colocação em regime de semiliberdade e a internação.
II. Verificada a hipótese de maus-tratos, opressão ou abuso sexual impostos pelos pais ou responsável, a autoridade judiciária poderá determinar, como medida cautelar, o afastamento do agressor da moradia comum.
III. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
IV. São impedidos de servir no mesmo Conselho marido e mulher, ascendentes e descendentes, sogro e genro ou nora, irmãos, cunhados, durante o cunhadio, tio e sobrinho, padrasto ou madrasta e enteado.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    ECA

    I. Art. 127. A remissão não implica necessariamente o reconhecimento ou comprovação da responsabilidade, nem prevalece para efeito de antecedentes, podendo incluir eventualmente a aplicação de qualquer das medidas previstas em lei, exceto a colocação em regime de semi-liberdade e a internação.

    II. Art. 130. Verificada a hipótese de maus-tratos, opressão ou abuso sexual impostos pelos pais ou responsável, a autoridade judiciária poderá determinar, como medida cautelar, o afastamento do agressor da moradia comum.

    III. Art. 131. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.

    IV. Art. 140. São impedidos de servir no mesmo Conselho marido e mulher, ascendentes e descendentes, sogro e genro ou nora, irmãos, cunhados, durante o cunhadio, tio e sobrinho, padrasto ou madrasta e enteado.

  • A questão exige conhecimento sobre a Lei 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem:

    I. A remissão não implica necessariamente o reconhecimento ou comprovação da responsabilidade, nem prevalece para efeito de antecedentes, podendo incluir eventualmente a aplicação de qualquer das medidas previstas em lei, exceto a colocação em regime de semiliberdade e a internação.

    Correto. Trata-se de cópia literal do art. 127, ECA: Art. 127. A remissão não implica necessariamente o reconhecimento ou comprovação da responsabilidade, nem prevalece para efeito de antecedentes, podendo incluir eventualmente a aplicação de qualquer das medidas previstas em lei, exceto a colocação em regime de semi-liberdade e a internação.

    II. Verificada a hipótese de maus-tratos, opressão ou abuso sexual impostos pelos pais ou responsável, a autoridade judiciária poderá determinar, como medida cautelar, o afastamento do agressor da moradia comum.

    Correto. Trata-se de cópia literal do art. 130, ECA: Art. 130. Verificada a hipótese de maus-tratos, opressão ou abuso sexual impostos pelos pais ou responsável, a autoridade judiciária poderá determinar, como medida cautelar, o afastamento do agressor da moradia comum.

    III. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

    Correto, nos termos do art. 131, ECA: Art. 131. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.

    IV. São impedidos de servir no mesmo Conselho marido e mulher, ascendentes e descendentes, sogro e genro ou nora, irmãos, cunhados, durante o cunhadio, tio e sobrinho, padrasto ou madrasta e enteado.

    Correto. Trata-se de cópia literal do art. 140, ECA: Art. 140. São impedidos de servir no mesmo Conselho marido e mulher, ascendentes e descendentes, sogro e genro ou nora, irmãos, cunhados, durante o cunhadio, tio e sobrinho, padrasto ou madrasta e enteado.

    Portanto, todos os itens estão corretos.

    Gabarito: C

  • Basta saber que a III está certa para resolver a questão.

    GAB. C

  • I. A remissão não implica necessariamente o reconhecimento ou comprovação da responsabilidade, nem prevalece para efeito de antecedentes, podendo incluir eventualmente a aplicação de qualquer das medidas previstas em lei, exceto a colocação em regime de semiliberdade e a internação. CORRETA:

    (ECA) Art. 127. A remissão não implica necessariamente o reconhecimento ou comprovação da responsabilidade, nem prevalece para efeito de antecedentes, podendo incluir eventualmente a aplicação de qualquer das medidas previstas em lei, exceto a colocação em regime de semi-liberdade e a internação.

    OBS: É denominada de "remissão-transação" quando se aplica a medida socioeducativa não restritiva de liberdade. 

    II. Verificada a hipótese de maus-tratos, opressão ou abuso sexual impostos pelos pais ou responsável, a autoridade judiciária poderá determinar, como medida cautelar, o afastamento do agressor da moradia comum. CORRETA:

    (ECA) Art. 130. Verificada a hipótese de maus-tratos, opressão ou abuso sexual impostos pelos pais ou responsável, a autoridade judiciária poderá determinar, como medida cautelar, o afastamento do agressor da moradia comum.

    Parágrafo único. Da medida cautelar constará, ainda, a fixação provisória dos alimentos de que necessitem a criança ou o adolescente dependentes do agressor.

    III. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. CORRETA:

    (ECA) Art. 131. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.

    IV. São impedidos de servir no mesmo Conselho marido e mulher, ascendentes e descendentes, sogro e genro ou nora, irmãos, cunhados, durante o cunhadio, tio e sobrinho, padrasto ou madrasta e enteado. CORRETA:

    (ECA) Art. 140. São impedidos de servir no mesmo Conselho marido e mulher, ascendentes e descendentes, sogro e genro ou nora, irmãos, cunhados, durante o cunhadio, tio e sobrinho, padrasto ou madrasta e enteado.

    Parágrafo único. Estende-se o impedimento do conselheiro, na forma deste artigo, em relação à autoridade judiciária e ao representante do Ministério Público com atuação na Justiça da Infância e da Juventude, em exercício na comarca, foro regional ou distrital.

  • GABARITO - C

    Art. 127. A remissão não implica necessariamente o reconhecimento ou comprovação da responsabilidade, nem prevalece para efeito de antecedentes, podendo incluir eventualmente a aplicação de qualquer das medidas previstas em lei, exceto a colocação em regime de semi-liberdade e a internação.

    Art. 130. Verificada a hipótese de maus-tratos, opressão ou abuso sexual impostos pelos pais ou responsável, a autoridade judiciária poderá determinar, como medida cautelar, o afastamento do agressor da moradia comum.

    Art. 131. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.

    Art. 140. São impedidos de servir no mesmo Conselho marido e mulher, ascendentes e descendentes, sogro e genro ou nora, irmãos, cunhados, durante o cunhadio, tio e sobrinho, padrasto ou madrasta e enteado.

    -------------------------------------------------------------------------

    Conselho Tutelar - Composição

    >>> Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar

    >>> composto de 5 (cinco) membros

    >>> mandato de 4 (quatro) anos

    >>> permitida recondução

    >>> Idade superior a vinte e um (21) anos;

    Parabéns! Você acertou!

  • Pena que na prática não é assim, crianças morrem por negligência do judiciário e do conselho tutelar.

  • I - Sobre a remissão: não implica necessariamente o reconhecimento ou comprovação da responsabilidade, nem prevalece para efeito de antecedentes, podendo incluir eventualmente a aplicação de qualquer das medidas previstas em lei, exceto a colocação em regime de semiliberdade e a internação. Perceba que é possível a aplicação de liberdade assistida. Além disso:

    • Antes de iniciado o procedimento inicial será proposta pelo Ministério Público - necessita de homologação judicial;
    • Depois de iniciado o procedimento judicial será proposta pelo juiz;
    • Critérios: (a) circunstâncias e consequências do fato; (b) contexto social; (c) personalidade do adolescente e (d) sua maior ou menor participação no ato infracional;
    • A medida aplicada em sede de remissão pode ser revista judicialmente, independentemente da fase processual, a pedido expresso do MP, do adolescente ou de seus pais ou responsável.

    II - Verificada a hipótese de maus-tratos, opressão ou abuso sexual impostos pelos pais ou responsável, a autoridade judiciária poderá determinar, como medida cautelar, o afastamento do agressor da moradia comum.

    A capacidade jurídica de determinar o afastamento do agressor está restrita ao poder judiciário. Apesar disso, no caso de flagrante de maus tratos, risco iminente à vida ou à integridade física qualquer pessoa do povo pode afastar a criança ou o adolescente.

    III - O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Além disso:

    • Vinculação orçamentária ao poder executivo municipal;
    • Órgão público de natureza administrativa - é dever do Conselho Tutelar encaminhar à autoridade os casos de sua competência;
    • Conselheiros equiparados aos agentes públicos - 5 membros escolhidos pela comunidade local para mandato de 4 anos + 1 recondução; Devem ter: (a) idoneidade moral; (b) + 21 anos; (c) residir no município; (d) impedimento de acúmulo remunerado de funções públicas;

    #retafinalTJRJ

  • A questão em comento demanda conhecimento da literalidade do ECA.

    Cabe analisar as assertivas da questão.

    A assertiva I está CORRETA.

    Diz o art. 127 do ECA:

    “Art. 127. A remissão não implica necessariamente o reconhecimento ou comprovação da responsabilidade, nem prevalece para efeito de antecedentes, podendo incluir eventualmente a aplicação de qualquer das medidas previstas em lei, exceto a colocação em regime de semi-liberdade e a internação."

    A assertiva II está CORRETA.

    Diz o art. 130 do ECA:

    “ Art. 130. Verificada a hipótese de maus-tratos, opressão ou abuso sexual impostos pelos pais ou responsável, a autoridade judiciária poderá determinar, como medida cautelar, o afastamento do agressor da moradia comum."

    A assertiva III está CORRETA.

    Diz o art. 131 do ECA:

    “ Art. 131. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei."

    A assertiva IV está CORRETA.

    Diz o art. 140 do ECA:

    “ Art. 140. São impedidos de servir no mesmo Conselho marido e mulher, ascendentes e descendentes, sogro e genro ou nora, irmãos, cunhados, durante o cunhadio, tio e sobrinho, padrasto ou madrasta e enteado."

    Logo, todas as assertivas estão corretas.

    Cabe comentar as alternativas da questão.

    LETRA A- INCORRETA. Todas as alternativas estão corretas.

    LETRA B- INCORRETA. Todas as alternativas estão corretas.

    LETRA C- CORRETA. Todas as alternativas estão corretas.

    LETRA D- INCORRETA. Todas as alternativas estão corretas.


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C


ID
5180407
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

No que diz respeito à Norma Operacional da Assistência à Saúde, responda com a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  •  Plano Diretor de Regionalização deve conter no que diz respeito à assistência a descrição da organização do território estadual em regiões/microrregiões de saúde e módulos assistenciais, com a identificação dos municípiossede e municípios-polo e dos demais municípios abrangidos.]

    Letra A

  • b)16.1 - A garantia de acesso aos procedimentos de alta complexidade é de responsabilidade solidária entre o Ministério da Saúde e as Secretarias de Estado da Saúde e do Distrito Federal.

    c) O Plano Diretor de Regionalização deverá ser elaborado na perspectiva de garantir o acesso aos cidadãos, o mais próximo possível de sua residência, a ações individuais e serviços vinculados a determinadas responsabilidades mínimas.

    CERTO: 3 - No que diz respeito à assistência, o Plano Diretor de Regionalização deverá ser elaborado na perspectiva de garantir: A - O acesso aos cidadãos, o mais próximo possível de sua residência, a um conjunto de ações e serviços vinculados às seguintes responsabilidades mínimas [...].

    d) A qualificação de cada microrregião, no âmbito da assistência à saúde, estará condicionada a: A- apresentação pelo gestor estadual do Plano Diretor de Regionalização do estado, aprovado na CIB e CES incluindo o desenho de todas as microrregiões.

    FONTE: Portaria nº 95, de 26 de janeiro de 2001


ID
5180410
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao assunto Estratégia da Saúde da Família:

Alternativas
Comentários
  • Gb: B

  • 1990 - Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), coordenado pelo Ministério da Saúde. O PACS começou a ser implantado na região Nordeste, mediante projeto piloto, desenvolvido no estado da Paraíba. Nesse mesmo ano, com a entrada do cólera no país, o programa foi estendido, em caráter emergencial, à região Norte. Com a retomada do planejamento original do Programa, a implantação começa a ser expandida para outras regiões do país, com a capacitação gradual dos agentes para realizar o mapeamento, o diagnóstico de saúde da comunidade e o desenvolvimento de ações de proteção à saúde da mulher e da criança.

    1994 - Criado o Programa Saúde da Família (PSF) como estratégia de reorientação dos serviços de atenção à saúde. As antigas práticas mais voltadas para a doença e valorização do hospital são substituídas por novos princípios, com o foco na promoção da saúde e na participação da comunidade.

    Fonte: http://www.ccms.saude.gov.br/asaudebateaporta/timeline.php


ID
5180413
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta: Disfonia é o nome dado para a situação em que há alguma alteração ou dificuldade na emissão da voz. É confundida muitas vezes com rouquidão, mas a voz rouca é apenas uma das diversas condições disfônicas possíveis. Em relação aos tipos de disfonia é correto afirmar:

I. A disfonia funcional e a mais comum de todas, ela ocorre quando as cordas vocais não sofrem qualquer alteração estrutural. Nessas situações, o problema surge de maus hábitos ou lesões temporárias.
II. Podemos dizer que o uso incorreto da voz, por exemplo, quando ela é utilizada intensamente, sem preparo ou pausas, pode ocorrer por disfonia funcional. Alterações emocionais e inaptidões vocais também estão presentes nessa categoria.
III. Na disfonia orgânica entram as razões mais primárias, quando as cordas vocais têm a estrutura comprometida, ou seja, existe um substrato anatômico que causa prejuízo ao processo de fonação.
IV. A disfonia orgânico-funcional é a evolução de uma disfunção funcional que, não tratada, acaba se tornando orgânica. Na maioria das vezes, esse processo se dá por nódulos ou pólipos.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Todas estão corretas!

    Letra A


ID
5180416
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

A primeira infância representa inúmeras conquistas no desenvolvimento da criança, tais como sentar, engatinhas e andar. O primeiro ano de vida reserva um dos momentos mais esperados pelos pais: quando o bebê fala “papai” e “mamãe” pela primeira vez, que ocorre graças ao adequado desenvolvimento da linguagem.

Em qual período em que a criança passa a brincar com a voz (balbucio), empregando entonações e intensidades variadas? Além disso, passa a movimentar a cabeça para localizar os sons.

Alternativas
Comentários
  • Letra D, 4 - 6 meses


ID
5180419
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

As dislalias são compostas por um vasto grupo de perturbações orgânicas ou funcionais da palavra. As primeiras resultam de malformações ou alterações na língua, na abóboda palatina ou noutro órgão da fonação.

Com relação aos tipos de dislalias é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Resposta no enunciado! Letra D.


ID
5180422
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

A audiometria do tronco cerebral é um exame que analisa todo o percurso do som, desde que entra no ouvido até o tronco encefálico. É correto afirmar sobre esse exame:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Audiometria de tronco cerebral também é auxiliar para diagnóstico lesões difusas, caso de esclerose múltipla, por exemplo!


ID
5180425
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

A disartria é a perda da capacidade de articular as palavras de forma normal. É uma condição neurológica que causa uma alteração na pronúncia ou articulação da fala. Uma pessoa com disartria não consegue articular e pronunciar bem as palavras devido a uma alteração no sistema responsável pela fala, envolvendo músculos da boca, língua, laringe ou cordas vocais, o que pode proporcionar dificuldades na comunicação, engolir alimentos e o isolamento social. É correto afirmar sobre os seus tipos:

I. Disartria espástica: também costuma provocar uma voz anasalada, com consoantes imprecisas, além de vogais distorcidas, gerando uma voz tensa e “estrangulada”. Pode estar acompanhada de espasticidade e reflexos anormais dos músculos da face. Mais frequente em lesões do nervo motor superior, como acontece em um traumatismo crânioencefálico.
II. Disartria flácida: ocorre uma distorção na articulação das vogais, provocando uma voz áspera e com interrupção na articulação das palavras. Pode acontecer em casos de lesão do sistema nervoso extrapiramidal, frequentes em casos de coréia ou distonia, por exemplo.
III. Disartria atáxica: esta disartria pode provocar uma voz áspera, com variações na entonação dos acentos, havendo uma fala lentificada e um tremor nos lábios e língua. Pode lembrar a fala de alguém alcoolizado. Costuma surgir nas situações em que há lesões relacionadas à região do cerebelo.
IV. Disartria hipocinética: há uma voz rouca, soprosa e trêmula, com imprecisão na articulação, havendo também alteração na velocidade da fala e tremor de lábio e língua. Pode ocorrer em doenças que provocam alterações na região do cérebro chamada gânglios da base, mais comum na doença de Parkinson.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Para lembrar:

    Disartria espástica - voz tensa e estrangulada

    Disartria atáxica - lembra alcoolizados

    Disartria hipocinética - Parkinson

  • Item II incorreto: A questão colocou a descrição de disartria hipercinética na flárida. O correto seria:

    Disartria flácida: geralmente, produz voz rouca, com pouca força, anasalada e com a emissão imprecisa das consoantes. Costuma acontecer em doenças que provocam lesão no neurônio motor inferior, como miastenia gravis ou paralisia bulbar,


ID
5180428
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

É um nervo motor e controla os músculos da língua que permitem a fala e a deglutição. Os músculos extrínsecos da língua ajudam esse órgão a se mover em direções diferentes, enquanto os músculos intrínsecos a ajudam a fazer movimentos como enrola

Assinale a alternativa que corresponde ao nervo citado acima:

Alternativas

ID
5180431
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Em 2004 foi instituída a Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva no SUS, que previu articulação dos três níveis de gestão (federal, estadual e municipal) e determinou a organização de uma linha de cuidados integrais perpassando todos os níveis de atenção. Para tanto apontou como necessário o desenvolvimento de estratégias de promoção de qualidade de vida, educação, proteção e recuperação da saúde auditiva e prevenção de danos, com objetivo de proteger e desenvolver a autonomia e a equidade de indivíduos.

Assinale V para verdadeiro ou F para falso:


( ) O cuidado à pessoa com deficiência auditiva deve ser prestado em todos os níveis de atenção à saúde, de maneira integral e centrado nas necessidades das pessoas.
( ) Sendo a atenção básica porta de entrada do usuário no SUS, e o primeiro nível de atenção da rede à pessoa com deficiência, esta deve estar pronta para organizar e ordenar os recursos do sistema de saúde e atender às necessidades da pessoa com deficiência auditiva
( ) O acesso da população com deficiência auditiva às UBS deve representar a entrada desse paciente na rede de cuidados à pessoa com deficiência, funcionando como ponto de inclusão e condução à uma atenção integral e continuada em cuidados auditivos.
( ) A saúde auditiva no Brasil está organizada para atender à pessoa com deficiência auditiva desde o diagnóstico até a terapia fonoaudiológica. Por isso, não é necessário envolvimento da atenção básica nas ações de saúde auditiva para que se tornem efetivas.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito correto deveria ser: V - V - V - F e não V - V - V - V - F.

    Essa questão deveria ser anulada pois eles não ofereceram 5 afirmativas para julgar: "( ) A saúde auditiva no Brasil está organizada para atender à pessoa com deficiência auditiva desde o diagnóstico até a terapia fonoaudiológica. Por isso, não é necessário envolvimento da atenção básica nas ações de saúde auditiva para que se tornem efetivas." F


ID
5180434
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

O nível de perda auditiva pode ser classificado como leve, moderado, severo ou profundo, de acordo com a dBNA que pode ser ouvida. A perda auditiva neurossensorial descreve dois problemas diferentes: perda sensorial que afeta a orelha interna e perda neural que afeta o nervo auditivo. Causada por um problema na (o) ________ e/ou no (a) ____________, que é a parte interna do ouvido que converte o som em informação elétrica e o envia para o cérebro. As causas da perda auditiva neurossensorial são diversas, mas, em geral, podem ser classificadas em duas categorias: congênita e adquirida.

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas acima.

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa letra b coclea nervo auditivo


ID
5180437
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

A audição desempenha papel fundamental no desenvolvimento da linguagem e no desenvolvimento cognitivo da criança. Desde o nascimento, as crianças estão aprendendo com os sons significativos (fala) e com os sons do ambiente. Conforme elas crescem, aprendem a expandir seu vocabulário e aprendem novos conceitos. Dessa forma, a criança que adquirir uma perda auditiva poderá apresentar atraso do desenvolvimento da fala e nas habilidades cognitivas, principalmente quando esta perda ocorrer na idade mais crítica: nos três primeiros anos de vida. Portanto, quanto mais precocemente a perda auditiva for diagnosticada e tratada, maiores serão as chances de sucesso no processo da habilitação/reabilitação auditiva e de linguagem da criança. Com relação aos aparelhos auditivos é correto afirmar:

I. Retroauricular (BTE): Esse aparelho auditivo é um dos mais utilizados, pois conseguimos com ele todos os tipos de recursos e potência. Portanto, pode ser adaptado para a maioria das perdas auditivas. Ele fica posicionado atrás da orelha e transmite um som até próximo ao tímpano. Pode ser indicado para pessoas com perda auditiva leve a profunda.
II. Microcanal (CIC): Esse modelo é indicado para as pessoas com perda auditiva de leve a moderada e que têm um canal auditivo mais largo. É um aparelho pequeno, elaborado em uma peça única, que se encaixa no canal auditivo, deixando uma pequena parte aparente.
III. Receptor no canal (RIC): Indicado para perdas auditivas leves a severas, o receptor no canal é uma versão evoluída do modelo retroauricular — além de ser menor, também apresenta diferentes potências.
IV. Intra-auricular (ITE): O modelo intra-auricular apresenta uma grande potência, sendo indicado para perdas auditivas de leves a severas. Esse dispositivo é um pouco maior, confeccionado sob medida e formado por uma única cápsula que preenche toda a concha da orelha. Ele é considerado, entre os modelos “intra”, o de maior potência de amplificação do som. O dispositivo pode incluir um botão para controle manual de volume e programação.

A sequência correta é:

Alternativas

ID
5180440
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

A deficiência auditiva é caracterizada pela diferença entre o desempenho do indivíduo e a sua habilidade considerada normal para a identificação sonora, segundo padrões estabelecidos pelo American National Standards Institute (ANSI).

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • B - Perda auditiva condutiva: se refere a qualquer problema no ouvido externo ou médio, que interfira na condução adequada do som. Em geral, é de grau leve ou moderado, com variações de 25 a 65 decibéis.


ID
5184616
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

VISÕES DA NOITE
Passai, tristes fantasmas! O que é feito
Das mulheres que amei, gentis e puras,
Umas devoram negras amarguras,
Repousam outras em marmóreo leito!
Outras no encalço de fatal proveito
Buscam à noite as saturnais escuras,
Onde empenhando as murchas formosuras
Ao demônio do ouro rendem preito!
Todas sem mais amor! Sem mais paixões!
Mais uma fibra trêmula e sentida!
Mais um leve calor nos corações!
Pálidas sombras de ilusão perdida,
Minh’alma está deserta de emoções,
Passai, passai, não me poupeis a vida!
(Autor: Fagundes Varella) 

VISÕES DA NOITE
Passai, tristes fantasmas! O que é feito
Das mulheres que amei, gentis e puras,
Umas devoram negras amarguras,
Repousam outras em marmóreo leito!
Outras no encalço de fatal proveito
Buscam à noite as saturnais escuras,
Onde empenhando as murchas formosuras
Ao demônio do ouro rendem preito!
Todas sem mais amor! Sem mais paixões!
Mais uma fibra trêmula e sentida!
Mais um leve calor nos corações!
Pálidas sombras de ilusão perdida,
Minh’alma está deserta de emoções,
Passai, passai, não me poupeis a vida!
(Autor: Fagundes Varella) 

Considerando aspectos ortográficos, semânticos e de acentuação, leia as assertivas:
I. O sinal de pontuação empregado em “Minh’alma” é denominado apóstrofo.
II. Os vocábulos “trêmula” e “pálida” são proparoxítonos.
III. O vocábulo “deserta” poderia ser substituído, sem alterar o sentido expresso no texto, por “vazia”.
Pode-se afirmar que:

Alternativas