-
Estrutura divisional
Agrega as tarefas em diferentes unidades semiautônomas segundo o objetivo para qual concorrem: produtos, mercado ou clientes. Tem melhor resultado quando os objetivos organizacionais enfatizam uma ação para satisfazer o cliente, manter segmento de mercado ou inovar produtos oferecidos. Baseia-se em uma combinação da autonomia divisional com planejamento, coordenação e controle centralizados.
-
Nessa estrutura , a organização agrega as tarefas e recursos em divisões, de acordo com os
produtos, clientes e / ou mercados importantes para ela. Dessa forma , cada divisão fica então quase autônoma.
Rodrigo Renno, administração para concursos
-
Gabarito B
ESTRUTURA MATRICIAL(uma combinação das estruturas divisional e funcional)
A Estrutura Matricial tem como proposta satisfazer ambas as necessidades: de coordenação e de especialização. Seu objetivo é o de obter o maior rendimento possível. Esta é a forma mais utilizada especialmente em grandes empresas, pois cada área tem o tipo de estrutura que melhor se adapta à execução de suas tarefas.
Vantagens
· Possibilita um ambiente mais participativo, pois depende da colaboração de muitas pessoas diferentes.
· Colaboradores têm mais participação ao tomar decisões nos níveis mais baixos da hierarquia.
· Enfatiza a interdependência entre os departamentos, proporcionando oportunidades de delegação, maior contribuição pessoal e participação na tomada de decisão nos níveis mais baixos da hierarquia.
· Mais facilidade em controlar os resultados.
Desvantagens
· A dupla subordinação (chefes funcionais e divisionais) pode criar conflito de interesses.
· Rixas entre chefes de departamentos.
· Dificuldade de adaptação por parte de alguns funcionários.
· Comunicação deficitária.
ESTRUTURA EM REDE:
Esta estrutura pode ser utilizada por pequenas empresas, tornando-as mais competitivas globalmente, pois permite que recursos e fornecedores sejam alocados de qualquer lugar. Adicionalmente, possibilita a venda de serviços e produtos em todo o mundo.
Vantagens:
· Proporciona competitividade em escala global, permiti utilizar recursos em que ler lugar e alcançar melhor qualidade e preço, bem como distribuir e vender os produtos/serviços no mundo todo;
· Flexibilidade decorrente da capacidade de obter e contratar serviços quando necessários e mudá-los em pouquíssimo tempo;
· Os custos administrativos são baixos,
· Não requer Hierarquia, nem grandes esquipes de administradores;
· Horizontalização das estruturas.
Desvantagem:
· A administração não tem o controle de todas as operações de imediato
· Existe a possibilidade de perder negócios se uma organização contratada falha.
· Existe elevada INCERTEZA
-
Gabarito B
ESTRUTURA FUNCIONAL
os departamentos criados são formados por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns dentro do processo de trabalho. Dentro de cada departamento, as pessoas são responsáveis por um processo específico de sua função especializada.
Vantagens
· Melhora a coordenação intradepartamental, que é a facilidade de contatos e comunicações dentro de um mesmo departamento, pois existe um compartilhamento de um mesmo conhecimento técnico.
· Incentiva à especialização técnica, pois estabelece carreiras para os especialistas dentro de sua áreade especialização, supervisionando-os por meio de pessoas de sua própria especialidade.
· Orienta as pessoas para uma específica atividade, concentrando sua capacidade de maneira eficaz, garantindo o máximo de utilização das habilidades técnicas, simplificando o treinamento do pessoal.
· Ocorre uma redução de custos, devido ao trabalho em um mesmo tipo de tarefa em conjunto.
Desvantagens
· A cooperação e comunicação interdepartamental, que é a comunicação entre diferentes departamentos, é reduzida, em decorrência do isolamento em relação aos outros departamentos, pois cada departamento funcional possui seus próprios objetivos e prioridades. Com isso, sob pressão, criam-se diversas barreiras e conflitos entre os outros departamentos.
· Também geram limitações de autoridade e tomadas de decisões dos administradores.
· Dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas, pois a abordagem é interna e não visualiza o que acontece no ambiente externo da organização ou de outro departamento.
· É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.
ESTRUTURA DIVISIONAL
Mais indicada para empresas que trabalham com diferentes mercados e uma carteira de clientes variada. É formada por divisões separadas e autossuficientes. Cada divisão é responsável por um produto ou serviço de acordo com os objetivos organizacionais.
A estrutura pode ser por: clientes, produtos ou serviços, localização geográfica, por projetos ou por processos.
Vantagens
· Maior autonomia para cada unidade.
· Marketing é pensado de acordo com o mercado de atuação de cada unidade.
· Tomadas de decisão mais independentes, que permitem uma resposta mais rápida ao cliente.
Desvantagens
· Aumento de custos, pois como cada unidade é uma operação, precisará de recursos próprios.
· Portas abertas para desculpas. Como as divisões são autossuficientes, há o risco de a culpa pelo baixo número de vendas de um produto ser atribuído à região, por exemplo.
-
Gabarito B.
ESTRUTURA DIVISIONAL - Unidades semiautonômas (mercado, clientes, produtos).
-
Gab= B
-
Gab.: B
Na estrutura divisional, a empresa desmembra sua estrutura em divisões, agregando os recursos e pessoas de acordo com os produtos, clientes e/ou mercados que são considerados importantes. A vantagem deste modelo é que cada divisão funciona de maneira quase autônoma, independente, facilitando sua gestão. Cada divisão passa a ter seus próprios setores de pessoal, de marketing, e logística.
-
Estrutura Divisional( cara)
*** Cria unidades independestes e autônomas
tipos *região
vantagens
desvantagens
*** cara
*** dificulta a coordenação de controle
-
A questão em exame exige que tenhamos conhecimentos sobre as estruturas organizacionais. Neste caso, devemos marcar a alternativa que corresponde à estrutura que agrega tarefas em diferentes unidades semiautônomas, segundo o objetivo para o qual concorrem (produtos, mercados ou clientes).
A - incorreta. A organização funcional, por sua vez, é o tipo de estrutura organizacional em que se aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções. O princípio funcional separa, distingue e especializa: é o cerne do staff.
B - correta. Na estrutura Divisional, segundo Rennó (2013), a organização agrega as tarefas e recursos em divisões, de acordo com os produtos, clientes e/ou mercados importantes para ela, possibilitando, com isso, que cada divisão fica então quase autônoma, tendo seu próprio setor de marketing, de produção e logística, de forma a poder tomar quase todas as decisões relativas ao seu produto e mercado e atender seus respectivos clientes
C - incorreta. Consoante o professor Rodrigo Rennó (2013), "a estrutura Matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto. Nesse modelo, tenta-se juntar as vantagens das duas estruturas (funcional e por projeto) de forma a juntar os especialistas em cada área nos projetos ou produtos que sejam necessários no momento. A lógica desse modelo é o que se chama autoridade dual, ou seja, o funcionário responde a dois chefes ao mesmo tempo". A ênfase recai nos projetos, não nos processos.
D - incorreta. A estrutura em rede, como destaca Rennó, "atrai recursos, em qualquer lugar do mundo, para alcançar uma qualidade e um preço que possibilitem à empresa vender seus produtos e serviços em seu mercado. A maior vantagem desse tipo de organização é sua flexibilidade e competitividade em escala global."
Concluímos, portanto, que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
RENNÓ, R. Administração geral para concursos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
-
Estrutura Divisional
É formada por divisões separadas e autossuficientes. Cada divisão é responsável por um produto ou serviço de acordo com os objetivos organizacionais. A estrutura pode ser por: clientes, produtos ou serviços, localização geográfica, por projetos ou por processos.