SóProvas



Prova IF-PR - 2010 - IF-PR - Jornalista


ID
774463
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que o uso da(s) vírgula(s) é obrigatório para que a frase permaneça correta.

Alternativas

ID
774466
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Gostaria de proporcionar aos leitores impressões consistentes sobre minha experiência de vida.” Qual das alternativas substitui corretamente a expressão em negrito na frase, segundo as normas do português padrão?

Alternativas
Comentários
  • Pronomes oblíquos: me, te, se, nos, vos, lhe, lhes, o, a, os, as (lo, la, los, las, no, na, nos, nas)

    lhe e lhes ---> nunca serão OD (objeto direto), serão OI (objeto indireto) ou CN (complemento nominal) ou AA (adjunto adnominal)

    o, a, os as, lo, la, los, las, no, na, nos, nas ----> serão sempre OD (objeto direto)

    me, te, se, nos, vos ---> pode ser tudo

    Dentro do exercício em questão, analisando a frase, temos:

    Gostaria de proporcionar aos leitores impressões consistentes sobre minha experiência de vida.

    Gostaria de proporcionar o quê? impressões consistentes sobre minha experiência de vida (objeto direto)

    Proporcionar a quem? aos leitores (objeto indireto)

    Logo, para substituir "aos leitores" na frase acima por um pronome oblíquo aplicando as regras acima descritas, usaremos um pronome oblíquo que possa ser classificado como objeto indireto. Dentre as opções das alternativas, a letra C é a correta.

  • PROPORCIONAR-LHES.

  • d) Proporciona-lho>>>>  é uma espécie de  OBJETO INDIRETO+ DIRETO corriqueiramente utilizado nos escritos machadianos.

  • Acredito que a "D" esteja errada por causa do enunciado que pede de acordo ao Português Padrão, já que tal construção, apesar de pouco uso e na minha opinião muito feia, não está errada....

     

    Bons Estudos!!!

  • Lho é uma construção arcaica mas existe!! Exemplo do livro do PESTANA:

     

    Ele viu o carro e instou com o dono para que lho vendesse"

     

     = para que vendesse o carro ( = o) a ele ( =lhe)  

     

    lhe + o = lhe

  • Gab.: C

    proporcionar-lhes

  • Analisemos o fragmento:

    “Gostaria de proporcionar aos leitores impressões consistentes sobre minha experiência de vida.”

    Note que o verbo em negrito (proporcionar) é bitransitivo (possui dois complementos verbais: um direto, outro indireto). O complemento verbal indireto (aos leitores) pode ser substituído pelo pronome "lhes", e não "os". Este último é para objetos diretos.

    Posto isso, a correta substituição é esta: "proporcionar-lhes" ou "lhes proporcionar".

    Obs.: conquanto se legitime a contração "lhos", resultado da união de "lhe" e "o", de gosto arcaizante, em Língua Portuguesa moderna deve-se preferir as formas não contraídas.

    Letra C


ID
774469
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com o disposto na Constituição Federal e na Lei 8.112/90 que disciplina o regime jurídico dos servidores públicos, são requisitos para investidura em cargo público, além de outros exigidos em lei:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa C é a correta. 

    Artigo 5°, Lei 8112/90: "São requisitos básicos para investidura em cargo público:I - a nacionalidade brasileira;II - o gozo dos direitos políticos;III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;V - a idade mínima de dezoito anos;VI - aptidão física e mental".

    Artigo 37, I/CF: "os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei". 
  • Penso que a questão está mau formulada, pois a nacionalidade estrangeira não é requisito par ao ingresso em cargo público. No entanto, nos casos  de universidades e instituição de pesquisa, os cargos para professores, técnicos e cientistas podem ser providos por estrangeiros. - art. 5, par. 3º. lei 8112.

    Respondi por eliminatório. Escolhi a menos ruim.

  • só pelo fato de saber que a idade mínima é de 18 anos já da pra matar a questão..


ID
774478
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações e abrangidos pelo regime de previdência, serão aposentados voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria, observadas as seguintes condições:

Alternativas
Comentários

  • Gabarito D- Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo. 

    § 1º Os servidores abrangidos pelo regime de previdência de que trata este artigo serão aposentados, calculados os seus proventos a partir dos valores fixados na forma dos §§ 3º e 17:

    III - voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria, observadas as seguintes condições:

    a) sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuição, se homem, e cinqüenta e cinco anos de idade e trinta de contribuição, se mulher; 

    b) sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.


  • LETRA D

    _______

     

    A questão exige conhecimento relacionado à disciplina constitucional dos servidores públicos. Conforme estabelece a CF/88, o servidor público poderá ser aposentado, desde que cumprido tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e de cinco anos no cargo efetivo, sendo que se dará voluntariamente aos sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição. Nesse sentido:

     

    Art. 40, § 1º Os servidores abrangidos pelo regime de previdência de que trata este artigo serão aposentados, calculados os seus proventos a partir dos valores fixados na forma dos §§ 3º e 17: [...] III - voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria, observadas as seguintes condições: [...] b) sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.    

            

     

     

    RESUMO

     

    Aposentadoria do Servidor Público:

    REQUISITOS: 10 ANOS EFETIVO EXERCÍCIO E 5 NO CARGO DA APOSENTADORIA. (ambos casos).

     

    PROVENTOS PROPORCIONAIS: (TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO) Voluntariamente***

    HOMEM: 60 anos de idade----- e----35 de contribuição.

    MULHER: 55 anos de idade----- e----30 de contribuição. 

     

    PROVENTOS PROPORCIONAIS: (IDADE)

    HOMEM: 65 anos de idade   

    MULHER: 60 anos de idade

     

    _______________________________________________________________

    BIZU >> APOSENTANDO GOSTA DE SENTAR O ANUS NO SOFÁ ( SESSENTA ANOS )

     

     

    Homem: 60 + 35 Mulher: 55 + 30

     

    ---Se professor, exceto universitário: - 5 na idade e no tempo de contribuição.

    ________________________________________________________________


ID
774484
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A lei proíbe a acumulação remunerada de cargos públicos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa A é a correta. Artigo 37, XVI/CF: "é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI: a) a de dois cargos de professor; b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas".
  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a única alternativa que contenha a possibilidade de acumulação remunerada de cargos públicos. Vejamos:

    Art. 37, CF. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:

    a) a de dois cargos de professor;

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas. 

    Exemplos de acumulações permitidas constitucionalmente:

    Dois cargos de professor (Ex: professor da USP e da UNICAMP);

    Um cargo de professor e outro de técnico científico (Ex: professor da Faculdade de Medicina da UFPR e médico do Hospital de Clínicas);

    Dois cargos ou empregos privados de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas (Ex. Psicólogo da UFPR e Psicólogo na Prefeitura de Curitiba);

    Um cargo de juiz e outro de professor;

    Um cargo de membro do Ministério Público e outro de professor;

    Um cargo público com o exercício de mandato eletivo de vereador;

    Um cargo de militar com outro cargo ou emprego privativo de profissionais de saúde, com profissão regulamentada.

    Assim:

    A. CERTO. A de dois cargos de professor; a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas.

    Conforme art. 37, XVI, a, b, c, CF.

    B. ERRADO. A de dois cargos de professor; a de dois cargos de professor com outro técnico ou científico; a de dois cargos privativos de médico. Erro em negrito.

    C. ERRADO. A de três cargos de professor; a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; a de dois cargos privativos de médico. Erro em negrito.

    D. ERRADO. A de dois cargos de professor; a de dois cargos de professor com outro cargo privativo de médico; a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas. Erro em negrito.

    E. ERRADO. A de três cargos de professor; a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas. Erro em negrito.

    GABARITO: ALTERNATIVA A.


ID
774487
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Tomando por base as demandas institucionais, as inovações tecnológicas e a modernização dos processos de trabalho, caberá à Instituição Federal de Ensino Superior avaliar anualmente a adequação do seu quadro de pessoal às suas necessidades, propondo ao Ministério da Educação, se for o caso, o seu redimensionamento. Com relação aos servidores dessas instituições de ensino, considere os seguintes itens:


1) Incentivo à qualificação ao servidor que possuir educação formal superior ao exigido para o cargo de que é titular.

2) Progressão por capacitação profissional.

3) Progressão por mérito profissional.

4) Liberação do servidor para a realização de cursos de Mestrado e Doutorado condicionada ao resultado favorável na avaliação de desempenho.


Estão assegurados a esses servidores, ocupantes de cargos técnico-administrativos em educação, os direitos:

Alternativas
Comentários
  • 1 - Art. 11. Será instituído Incentivo à Qualificação ao servidor que possuir educação formal superior ao exigido para o cargo de que é titular, na forma de regulamento.

    2- Art 10, § 1o Progressão por Capacitação Profissional é a mudança de nível de capacitação, no mesmo cargo e nível de classificação, decorrente da obtenção pelo servidor de certificação em Programa de capacitação, compatível com o cargo ocupado, o ambiente organizacional e a carga horária mínima exigida, respeitado o interstício de 18 (dezoito) meses, nos termos da tabela constante do Anexo III desta Lei.
    3- Art 10, § 2o Progressão por Mérito Profissional é a mudança para o padrão de vencimento imediatamente subseqüente, a cada 2 (dois) anos de efetivo exercício, desde que o servidor apresente resultado fixado em programa de avaliação de desempenho, observado o respectivo nível de capacitação.

    4- Art 10, § 7o  A liberação do servidor para a realização de cursos de Mestrado e Doutorado está condicionada ao resultado favorável na avaliação de desempenho.

    GABARITO: LETRA E

      


ID
774490
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética dos Servidores Públicos do Poder Executivo Federal, considere os seguintes deveres:


1) Ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.

2) Tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público.

3) Filiar-se à entidade sindical ou associativa que promova a defesa dos direitos dos servidores públicos.

4) Ser assíduo e frequente ao serviço, na certeza de que sua ausência provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema.

5) Frequentar cursos de capacitação profissional pelo menos uma vez ao ano, com o fim de melhorar a qualidade de prestação dos serviços públicos.


Constituem deveres fundamentais:

Alternativas
Comentários
  • os Principais Deveres do Servidor Público XIV - São deveres fundamentais do servidor público: a) desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular; b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário; c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum; d) jamais retardar qualquer prestação de contas, condição essencial da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo; e) tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público; f) ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos; g) ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral; h) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal; i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações morais, ilegais ou aéticas e denunciálas; j) zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva; l) ser assíduo e freqüente ao serviço, na certeza de que sua ausência provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema; m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis; n) manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os métodos mais adequados à sua organização e distribuição; o) participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo a realização do bem comum; p) apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função; q) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções; r) cumprir, de acordo com as normas do serviço e as instruções superiores, as tarefas de seu cargo ou função, tanto quanto possível, com critério, segurança e rapidez, mantendo tudo sempre em boa ordem. s) facilitar a fiscalização de todos atos ou serviços por quem de direito; t)

ID
774493
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Considere as seguintes ações de servidores públicos:


1) Pleitear ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim.

2) Fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros.

3) Permitir que parentes em primeiro grau ou cônjuge prestem concurso público para a mesma repartição pública onde exerce suas funções.

4) Permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores.

5) Retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público.
,

Constituem vedações aos servidores públicos do Poder Executivo Federal de acordo com o disposto no seu Código de Ética profissional:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C


    XV - E vedado ao servidor público;

    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

    b) prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam;

    c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;

    d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

    e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

    f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores;

    g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim;

    h) alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providências;

    i) iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos;

    j) desviar servidor público para atendimento a interesse particular;

    l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;

    m) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros;

    n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente;

    o) dar o seu concurso a qualquer instituição que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana;

    p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.



ID
774496
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

O Decreto Presidencial 5.825/2006 estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação. Em conformidade com o referido decreto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta  correta: A

    B) Art. 6º - O dimensionamento das necessidades institucionais de pessoal, objetivando estabelecer a matriz de alocação de cargos e definir os critérios de distribuição de vagas, dar-se-á mediante:

    I - a análise do quadro de pessoal, inclusive no que se refere à composição etária e à saúde ocupacional;

    II - a análise da estrutura organizacional da IFE e suas competências;

    III - a análise dos processos e condições de trabalho; e 

    IV - as condições tecnológicas da IFE.

    C) Art. 8º - O programa de Avaliação de Desempenho terá por objetivo promover o desenvolvimento institucional, subsidiando a definição de diretrizes para políticas de gestão de pessoas e garantindo a melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade.

    D) Art 5º - 1º - As ações de planejamento, coordenação, execução e avaliação do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes da Carreira dos Cargos Técnico - Administrativos em Educação são de responsabilidade do dirigente máximo da IFE e das chefias de unidades acadêmicas e administrativas em conjunto com a unidade de gestão de pessoas.

    E) Art 3º - XI - Força de trabalho: conjunto formado pelas pessoas que, independentemente do seu vínculo de trabalho com a IFE, desenvolvem atividades técnico-administrativas na IFE.

  • Apenas complementando.

    Resposta A.

    Art. 4 - O Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnicos-Administrativo em Educação será definido, visando garantir:

    IV - a construção coletiva de soluções para as questões institucionais;

  • Quanto à D:

     

    Planejar, coordenar, executar e avaliar Plano Desenvolvimento Integrantes é responsabilidade do:

    -> dirigente máximo da IFE

    -> chefias unidades acadêmicas e administrativas

    - em conjunto com unidade gestão pessoas

     

     

    gerenciamento programas vinculados ao Plano Desenvolvimento Integrantes -> UNIDADE GESTÃO PESSOAS

  • Sobre a E:

    Força de trabalho: conjunto formado pelas pessoas que, independentemente do seu vínculo de trabalho com a IFE, desenvolvem atividades técnico-administrativas e de gestão;

    Logo não precisa, necessariamente, ser de um mesmo setor.


ID
775675
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre estabilidade e exoneração dos servidores públicos, considere as afirmativas abaixo:

1) O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado, de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa ou mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

2) O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício.

3) O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 3 (três) anos de efetivo exercício.

4) A exoneração de cargo em comissão e a dispensa de função de confiança dar-se-á a juízo da autoridade competente ou a pedido do próprio servidor, enquanto que a exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor ou de ofício, nos casos previstos em lei.

5) Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B - Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo: 

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa(Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

    § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

  • essa questão foi anulada? servidor estável não é submetido a  avaliação periódica de desempenho... considero a 1 falsa. atualmente 2014 O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício (essa seria verdadeira mas a questão e de 2010)


  • item I) E quanto a hipótese de perda do cargo do servidor estavel em virtude de contenção de gastos com pessoal?

    como se trata de meio apto a exoneraçao, invalidaria a alternativa que expressamente admite apenas as tres hipoteses elencadas no Art. 41, da lei 8112!!!

  • Anula!!

    O servidor estável poderá perder o cargo em 4 hipóteses: as três do item I da questão, mais também em razão de redução de gastos com pessoal.

    Art. 169 CF, § 4º  -  Se as medidas adotadas com base no parágrafo anterior não forem suficientes para assegurar o cumprimento da determinação da lei complementar referida neste artigo, o servidor estável poderá perder o cargo, desde que ato normativo motivado de cada um dos Poderes especifique a atividade funcional, o órgão ou unidade administrativa objeto da redução de pessoal.

    Se esse dispositivo tivesse sido considerado teríamos como respostas corretas apenas III, IV e V, o que não consta nas alternativas.

  • Questão similar:

     

    2. (ESAF/Analista Administrativo/ANA/2009) O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 anos de efetivo exercício.

     

    Você não vai errar essa, por favor!

     

    Vimos que exige-se 3 anos para adquirir a estabilidade no serviço
    público.

     

    Item errado.
     

  • Até agora, não entendo por que essa questão não foi anulada!

    Não obstante, a única possibilidade menos errada é a letra D.


ID
775678
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa que contém todos os princípios da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, men- cionados no artigo 37 da Constituição Federal Brasileira.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa A é a correta. Artigo 37/CF: "A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:".
  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção correta. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos princípios constitucionais expressos, que devem ser memorizados pelos alunos, por representarem tema recorrente em provas dos mais variados níveis.

    Conforme expresso na Constituição Federal Brasileira de 1988:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:          

    Ou seja, a Constituição Federal dedica um capítulo específico ao estudo da administração pública e, logo no artigo inaugural desta parte, menciona de forma expressa os princípios que devem ser observados pelos administradores – União, Estados, Distrito Federal, Municípios Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista.

    Trata-se do famoso LIMPE.

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

    Assim:

    (A) CERTO. Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    (B) ERRADO. Probidade administrativa, eficiência dos serviços públicos e moralidade. Erros em negrito.

    (C) ERRADO. Legalidade, eficiência e moralidade. Resposta incompleta.

    (D) ERRADO. Legalidade, probidade, moralidade, eficiência e assiduidade dos servidores públicos. Erros em negrito.

    (E) ERRADO. Legalidade, moralidade e publicidade. Resposta incompleta.

    Gabarito: ALTERNATIVA A.


ID
775681
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Dentre as normas gerais estabelecidas na Constituição Federal em relação aos servidores da administração pública, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • seguidores?! muito erro de digitação hein...

  • Alternativa A- Incorreta. Artigo 37, VIII/CF: "a lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão". Alternativa B- Incorreta. Artigo 37/CF: "III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período; IV - durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira". Alternativa C- Incorreta. Artigo 37, IX/CF: "a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público". Alternativa D- Incorreta. Artigo 37, VII/CF: "o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica". Alternativa E- Correta! Artigo 37, V/CF; "as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento".
  • Sobre a greve, lembrem que o militar não pode fazer greve.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990. Vejamos:

    A. ERRADO.

    Art. 37, CF. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:     

    VIII - a lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão.

    B. ERRADO.

    Art. 37, III, CF. O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.

    Importante salientar que esse é o prazo máximo, não havendo impedindo que o edital fixe prazo menor. Além disso, a prorrogação é uma faculdade, não uma obrigação da Administração Pública.

    C. ERRADO.

    Art. 37, CF. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:     

    IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

    D. ERRADO.

    Art. 37, CF. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:     

    VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica.

    E. CERTO.

    Art. 37, CF. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:     

    V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

    Gabarito: ALTERNATIVA E.


ID
775684
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre a teoria do agendamento, considere as seguintes afirmativas:

1) O conceito de agendamento recoloca a questão do poder dos meios de comunicação, superando o paradigma dos efeitos limitados.

2) Time lag é o tempo que cada veículo leva para colocar um tema na agenda pública.

3) Conceitos como noticiabilidade, gatekeeper e consonância surgem com a teoria do agendamento.

4) Os agentes no processo de agendamento são os news promoters, news assemblers e news consumers.

Assinale a alternativa correta.



Alternativas
Comentários

  • Afirmativa 1 -Traquina não é o único a ar gu men tar que o agendamento contesta a teoria dos efeitos limitados. Bregman também acre di ta que a função da agenda nasce de uma preocupação em superar a teoria dos efeitos limitados.
    Afirmativa 2 -Time-lag – é o intervalo decorrente entre o período de levantamento da agenda da mídia e a agenda do receptor, isto é, como se pressupõe a existência de um efeito de influência da mídia sobre o receptor, ela não se dá mágica e imediatamente, mas necessita de um certo tempo para se efetivar e ser constatável. A este intervalo de tempo se denomina time-lag;
    Afirmativa 4 - A) News promoters: os promotores da notícia, são aqueles indivíduos e seu associados que identificam (e tornam assim observável) uma ocorrência como especial;B) News assemblers: são os profissionais que “transformam um perceptível conjunto finito de ocorrências promovidas em acontecimentos públicos através de publicação ou radiodifusão;C) News consumers: consumidores de notícia - são aqueles que assistem a “determinadas ocorrências disponibilizadas como recurso pelos meios de comunicação social”.

  • Não entendi entendi a assertiva I.

    Como assim o Agenda Setting supera os efeitos limitados? No Agendamento a mídia continua tendo efeitos limitados.

    Alguém poderia explicar?


ID
775687
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre o trabalho de assessoria de imprensa, considere as afirmativas abaixo:

1) Uma das finalidades da segmentação de mailing é aumentar a pertinência do material encaminhado às redações.

2) O atendimento de imprensa, sobretudo nas assessorias de instituições públicas de ensino, é um dos principais instrumentos para aumentar a presença da instituição nos meios de comunicação.

3) Barramento de informação, mesmo por tempo determinado, é um expediente que não pode ser utilizado por uma assessoria de imprensa, por razões éticas.

4) O follow up é um instrumento fundamental para mensurar a penetração da assessoria de imprensa. Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Barramento de informação é o famoso embargo; bastante utilizado.


ID
775690
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O conceito de reprodutibilidade técnica foi cunhado por Walter Benjamin, um dos principais nomes da Escola de Frankfurt. Sobre esse conceito, considere as afirmativas abaixo:

1) Dentro da cultura reprodutível que emerge na modernidade, o cinema se sobressai como forma de arte mais adequada aos novos modos de produção e circulação.

2) O cinema nazista é um exemplo da maneira como a política contaminou a arte, que deveria estar imune a qualquer projeto político.

3) A aura caracteriza as artes modernas e extravasa, através da fotografia, para o cinema.

4) A reprodução técnica torna uma série de categorias como gênio e autenticidade inadequadas para pensar a arte.

Asinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
775693
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre a objetividade jornalística, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A resposta certa é a letra "b". 
    Pesquisando, eu encontrei o seguinte: 

    "O conceito de objetividade, embora seja uma representação paradigmática no campo jornalístico, exibe fragilidades quando é posto em causa pela Análise do Discurso. Na concepção da socióloga norte-americana Gaye Tuchman (1999), a objetividade pode ser entendida como um ‘ritual estratégico’, e ‘os jornalistas invocam sua objetividade quase do mesmo modo que um camponês mediterrâneo põe um colar de alhos à volta do pescoço para afastar os espíritos malignos’ (Ibidem, p. 75).


    (...)


    O conceito de objetividade, enquanto paradigma norteador da prática jornalística, surgiu originalmente nos Estados Unidos, no final do século 19. Em um contexto de supremacia do pensamento positivista, tal concepção referia-se à possibilidade de reprodução fiel dos acontecimentos do mundo real. A subjetividade humana era, então, considerada um obstáculo que se impunha entre a ciência e os seus objetos de estudo."

    http://observatoriodaimprensa.com.br/diretorio-academico/um_estudo_sobre_os_efeitos_da_objetividade/



  • Objetividade

    Para o jornalismo a objetividade é a qualidade de um texto onde um redator, a partir de um texto claro e conciso, apresente um ponto de vista neutro politica ou ideologicamente. A discussão da possibilidade da objetividade é um dos pontos centrais da teoria do jornalismo. De um ponto de vista eminentemente técnica, a objetividade seria possível através do estrito cumprimento das regras do texto jornalístico (texto substantivado, técnica da pirâmide invertida etc) e, ao mesmo tempo, pela rígida observância da postura ética.

    Wilson Roberto Vieira Ferreira, em Dicionário da Comunicação, p. 365, Ciro Marcondes Filho

    GAB B


ID
775699
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo:

1) Cabe a uma assessoria de imprensa mediar as relações entre fontes e jornalistas, que muitas vezes não entendem um a função do outro.

2) Clipping é a coleta do material publicado sobre a instituição assessorada motivado por alguma ação da assessoria de imprensa. Serve, assim, para medir a eficácia da unidade.

3) Assessorias de imprensa podem disponibilizar também fotografias para os veículos de comunicação. Em caso de publicação, é obrigatório dar crédito ao autor.

4) A publicação de releases na íntegra pelos jornais é resultado direto do bom trabalho das assessorias de comunicação.

Aponte a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 1) Correta - Função básica de um assessor de imprensa


    2) Errada - Auxilia na mensuração do trabalho da AI. Mas não mede individualmente o trabalho dos assessores


    3) Correta - (Discordo) Deve-se dá crédito à assessoria e não precisamente ao autor.


    4) Errada - O aproveitamento integral do release depende sim do trabalho do AI mas, o interesse público do material é o critério mais importante no aproveitamento.


  • João, segundo a a lei que fala sobre os direitos autorais de fotografias, o crédito DEVE se dar ao AUTOR (fotográfo) sim. 

  • TODOS OS ITENS DA QUESTÃO ESTÃO CORRETOS. 

  • Gente, não é uma questão de discordar, é a lei. O dono da fotografia é sempre o fotógrafo, não a organização, nem o veículo. 
    Além disso, publicação de release integral não atesta qualidade de assessoria de imprensa, atesta muito mais a falta de tempo e o enxugamento das redações. 

  • O erro do item 2 é que clipping é a compilação não apenas do que saiu na mídia "motivado por alguma ação (envio de release) da assessoria de imprensa", mas de todo e qualquer material que possa ser de interesse do cliente.

    Isso resulta numa clipagem muito mais extensa, informativa e consequentemente útil.


ID
775702
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O conceito de sociedade de massa emerge no começo do século XX. Ela norteia as pesquisas em comunicação da escola funcionalista americana, focada na recepção das mensagens. Sobre as noções de segmentação e massificação, considere as afirmativas abaixo:

1) O público reage de formas diversas, segundo suas vinculações sociais. O efeito das mensagens midiáticas é baixo na mudança de comportamentos.

2) Os receptores selecionam e memorizam seletivamente as mensagens que recebem.

3) Os efeitos das mensagens midiáticas são massivos e homogêneos, segundo a teoria da agulha hipodérmica.

4) As pesquisas de recepção partem, desde o início, da concepção de que a sociedade é estratificada.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 1) (CORRETO) O público reage de formas diversas, segundo suas vinculações sociais. O efeito das mensagens midiáticas é baixo na mudança de comportamentos. O equilíbrio e estabilidade do sistema provêm das relações funcionais que os indivíduos e os subsistemas ativam no seu conjunto. Há uma visão orgânica da sociedade, sobretudo, dinâmica na busca por harmonia entre os três elementos da relação.

    _

    2) (CORRETO) Os receptores selecionam e memorizam seletivamente as mensagens que recebem. Há uma atribuição de prestígio às pessoas que são objeto de atenção dos mass media. O valor por ser bem informado é muito alto na visão funcionalista.

    _

    3) (CORRETO) Os efeitos das mensagens midiáticas são massivos e homogêneos, segundo a teoria da agulha hipodérmica. Segundo a Teoria Hipodérmica (Bala mágica), a mensagem atinge o indivíduo sem encontrar resistência e de forma igual (homogênea).

    _

    4) (ERRADO) As pesquisas de recepção partem, desde o início, da concepção de que a sociedade é estratificada (dividida). As pesquisas partem do princípio de que a sociedade é unificada, equilibrada. A partir disso é que se estudam as disfunções que podem vir a aparecer.

    _

    LETRA A.


ID
775705
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os anos 1950 marcaram mudanças profundas no jornalismo brasileiro, com a introdução das técnicas americanas de forma intencional e planejada em dois jornais do Rio de Janeiro: o Diário Carioca (1951) e o Jornal do Brasil (1956). Sobre a reforma desses dois jornais, considere as afirmativas abaixo:

1) A reforma implicou em mudanças nas técnicas de redação, sem mudanças substanciais no projeto gráfico dos jornais.

2) As novas técnicas de redação trouxeram consigo um novo profissional: o copydesk.

3) A nova filosofia implicava o abandono do jornalismo polêmico em favor da informação.

4) As técnicas trazidas com a reforma nun- ca tinham sido utilizadas antes no Brasil.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 4) As técnicas trazidas com a reforma nunca tinham sido utilizadas antes no Brasil. FALSA

    (...) Ana recorda que, desde 1948, Danton já chamava a atenção em livros e conferências sobre a linguagem concisa, clara e do lead:

    — É claro que o Pompeu foi quem fez o primeiro manual de redação, e além disse era muito simpático com os jornalistas. Por isso ele ficou com as glórias, porque é melhor a gente exaltar Pompeu, que era de esquerda, do que o Danton Jobim, que era empoado e se transformou em um chato reacionário (risos). Porém, é importante juntar esses dois quando se fala na reforma no jornalismo, disse Ana Arruda. (...)

    Fonte: ABI


ID
775708
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A imprensa chegou ao Brasil em 1808. Sobre as primeiras décadas da imprensa brasileira, assinale a alternativa correta.


Alternativas
Comentários
  • O Correio Braziliense era escrito na Inglaterra, por Hipólito da Costa e circulava clandestinamente no Brasil. 

    O Patriota foi o primeiro jornal literário publicado no Rio de Janeiro, o segundo do país, sendo editado por Manuel Ferreira de Araújo Guimarães e circulando entre janeiro de 1813 até dezembro de 1814.

    Gazeta do Rio de Janeiro, fundada em 10 de setembro de 1808, foi o primeiro jornal impresso no Brasil, nas máquinas da Impressão Régia, no Rio de Janeiro. Seu lançamento marca o início da imprensa no país. Até à sua publicação, fruto da transferência da corte portuguesa para o Brasil, era terminantemente proibido aos habitantes da colónia o acesso a publicações. Sua última edição foi em 1822, deixando de circular após a independência do Brasil. 

    Idade de Ouro do Brasil foi o primeiro jornal a ser impresso na então Província da Bahia, na tipografia fundada e dirigida por Manuel Antônio da Silva Serva. Com quatro páginas, circulou às terças e sextas-feiras, no período de 14 de maio de 1811 a 24 de junho de 1823.

     


ID
775711
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Luiz Beltrão separa os gêneros informativos dos gêneros opinativos e interpretativos no jornalismo. Sobre os gêneros jornalísticos, considere as afirmativas abaixo:

1) Compete aos jornalistas editar as páginas de opinião para garantir amplo espectro ideológico dos textos veiculados.

2) A crônica é um gênero opinativo, caracterizado pela abordagem literária de algum acontecimento contemporâneo.

3) Os gêneros informativos não devem sofrer a influência da opinião do veículo. Quando isso acontece, o texto está editorializado.

4) A reportagem em profundidade é um gênero informativo, com abertura para a opinião do autor.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Sobre as técnicas de produzir o texto interpretativo não há muito o que acrescentar ao resumo já dado pelo manual de O Globo. É a notícia, no seu modo clássico, completada com detalhes e informações esclarecedoras. Basta ter em mente que não se trata de persuadir o receptor sobre determinado fato, como no texto opinativo, mas de lhe oferecer tudo sobre o assunto, para que ele mesmo se sirva. "É preciso ter capacidade de contar a notícia com tantos detalhes que o texto se torne um eco fiel do fato original, recuperando sua capacidade de surpreender enquanto atribui a capacidade de compreendê-la", ensina Leão Serva em Jornalismo e desinformação (São Paulo, Senac, 2001).

  • 4)  A reportagem em profundidade é um gênero INTERPRETATIVO e não informativo.

     

     


ID
775714
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As colunas (políticas, sociais ou econômicas) são cada vez mais presentes nos jornais. Sobre elas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Toda pauta exige prospecção da informação certo? Sim. Umas mais, outras menos. Ocorre que as colunas abordam fatos que correm pela tangente das notícias convencionais, muitas vezes buscando o furo jornalístico, a história não contada ou a segunda versão dos acontecimentos. Além disso, o colunista tem mais independência editorial mas, em troca, costuma ter uma "euquipe", tendo que fazer quase todo o trabalho de busca de pautas, necessitando, por isso, um maior trabalho para a prospecção de informações.

     

     


ID
775717
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo:

1) Escrever um lide é responder às seis perguntas que todo texto jornalístico deve responder.

2) O sublide é o deslocamento de uma das seis perguntas que o texto jornalístico deve responder para o segundo parágrafo.

3) O gancho é utilizado em textos que retomam temáticas polêmicas ou fora da discussão atual.

4) As agências de notícias foram grandes propagadoras da técnica da pirâmide invertida.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado, porque o sublide não é o deslocamento para o segundo parágrafo de necessariamente apenas uma das seis perguntas que o texto jornalístico deve responder. Pode ser o deslocamento de duas ou mais e continua sendo sublide.


ID
775720
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre reportagem para TV, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
775723
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre redação em rádio e TV, considere as afirmativas abaixo:

1) Um repórter de televisão escreve offs, sonoras, passagens e chamadas.

2) As funções de um âncora envolvem apresentação e edição final de um telejornal.

3) Por ser em tempo real, o texto de televisão não permite aprofundamento vertical.

4) O texto de TV, pelo auxílio da imagem, dispensa o uso de metáforas e comparações.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 1) Acredito que a assertiva está errada, pois sonora é a fala do entrevistado. A fala é livre, o repórter não diz o que a fonte deve falar.

    2) Correta

    3) Correta

    4)  Em televisão, o uso de metáforas e comparações auxilia e muito ao telespectador entender a notícia

  • Putz... o João Netto tem razão. "Sonora" me derrubou. Não prestei atenção :)

  • Nossa! O âncora é responsável pela edição final do telejornal???


ID
775726
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre planejamento e pauta, considere as seguintes afirmativas:

1) As pautas podem ser frias, quentes ou suítes.

2) O planejamento de pauta pode ser um instrumento de controle editorial.

3) A pauta só existe em grandes veículos, que podem destinar profissionais para essa função.

4) A pauta de veículos impressos deve conter editoria, repórter, contextualização, enfoque, fontes, sugestão de perguntas e retranca.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro do item 4?

  • Acho que está no "deve"....deveria ser substituído por "pode"...pois não precisar ser uma obrigatoriedade...além disso, a pauta para televisão que geralmente contém todos esses itens, por ser mais elaborada que a pauta para veículo impresso...

  • A pauta de veículos impressos deve conter editoria, repórter, contextualização, enfoque, fontes, sugestão de perguntas e retranca. 

    Também fiquei em dúvida, mas a palavra "deve conter" limita ao impresso, e não é bem assim.