Assinale a alternativa em que o uso da(s) vírgula(s) é obrigatório para que a frase permaneça correta.
Assinale a alternativa em que o uso da(s) vírgula(s) é obrigatório para que a frase permaneça correta.
“Gostaria de proporcionar aos leitores impressões consistentes sobre minha experiência de vida.” Qual das alternativas substitui corretamente a expressão em negrito na frase, segundo as normas do português padrão?
De acordo com o disposto na Constituição Federal e na Lei 8.112/90 que disciplina o regime jurídico dos servidores públicos, são requisitos para investidura em cargo público, além de outros exigidos em lei:
Os servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações e abrangidos pelo regime de previdência, serão aposentados voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria, observadas as seguintes condições:
A lei proíbe a acumulação remunerada de cargos públicos, EXCETO:
Tomando por base as demandas institucionais, as inovações tecnológicas e a modernização dos processos de trabalho, caberá à Instituição Federal de Ensino Superior avaliar anualmente a adequação do seu quadro de pessoal às suas necessidades, propondo ao Ministério da Educação, se for o caso, o seu redimensionamento. Com relação aos servidores dessas instituições de ensino, considere os seguintes itens:
1) Incentivo à qualificação ao servidor que possuir educação formal superior ao exigido para o cargo de que é titular.
2) Progressão por capacitação profissional.
3) Progressão por mérito profissional.
4) Liberação do servidor para a realização de cursos de Mestrado e Doutorado condicionada ao resultado favorável na avaliação de desempenho.
Estão assegurados a esses servidores, ocupantes de cargos técnico-administrativos em educação, os direitos:
De acordo com o Código de Ética dos Servidores Públicos do Poder Executivo Federal, considere os seguintes deveres:
1) Ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.
2) Tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público.
3) Filiar-se à entidade sindical ou associativa que promova a defesa dos direitos dos servidores públicos.
4) Ser assíduo e frequente ao serviço, na certeza de que sua ausência provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema.
5) Frequentar cursos de capacitação profissional pelo menos uma vez ao ano, com o fim de melhorar a qualidade de prestação dos serviços públicos.
Constituem deveres fundamentais:
Considere as seguintes ações de servidores públicos:
1) Pleitear ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim.
2) Fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros.
3) Permitir que parentes em primeiro grau ou cônjuge prestem concurso público para a mesma repartição pública onde exerce suas funções.
4) Permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores.
5) Retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público.
,
Constituem vedações aos servidores públicos do Poder Executivo Federal de acordo com o disposto no seu Código de Ética profissional:
O Decreto Presidencial 5.825/2006 estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação. Em conformidade com o referido decreto, assinale a alternativa correta.
Sobre estabilidade e exoneração dos servidores públicos, considere as afirmativas abaixo:
1) O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado, de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa ou mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.
2) O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício.
3) O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 3 (três) anos de efetivo exercício.
4) A exoneração de cargo em comissão e a dispensa de função de confiança dar-se-á a juízo da autoridade competente ou a pedido do próprio servidor, enquanto que a exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor ou de ofício, nos casos previstos em lei.
5) Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que contém todos os princípios da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, men- cionados no artigo 37 da Constituição Federal Brasileira.
Dentre as normas gerais estabelecidas na Constituição Federal em relação aos servidores da administração pública, é correto afirmar:
Sobre a teoria do agendamento, considere as seguintes afirmativas:
1) O conceito de agendamento recoloca a questão do poder dos meios de comunicação, superando o paradigma dos efeitos limitados.
2) Time lag é o tempo que cada veículo leva para colocar um tema na agenda pública.
3) Conceitos como noticiabilidade, gatekeeper e consonância surgem com a teoria do agendamento.
4) Os agentes no processo de agendamento são os news promoters, news assemblers e news consumers.
Assinale a alternativa correta.
Sobre o trabalho de assessoria de imprensa, considere as afirmativas abaixo:
1) Uma das finalidades da segmentação de mailing é aumentar a pertinência do material encaminhado às redações.
2) O atendimento de imprensa, sobretudo nas assessorias de instituições públicas de ensino, é um dos principais instrumentos para aumentar a presença da instituição nos meios de comunicação.
3) Barramento de informação, mesmo por tempo determinado, é um expediente que não pode ser utilizado por uma assessoria de imprensa, por razões éticas.
4) O follow up é um instrumento fundamental para mensurar a penetração da assessoria de imprensa. Assinale a alternativa correta.
O conceito de reprodutibilidade técnica foi cunhado por Walter Benjamin, um dos principais nomes da Escola de Frankfurt. Sobre esse conceito, considere as afirmativas abaixo:
1) Dentro da cultura reprodutível que emerge na modernidade, o cinema se sobressai como forma de arte mais adequada aos novos modos de produção e circulação.
2) O cinema nazista é um exemplo da maneira como a política contaminou a arte, que deveria estar imune a qualquer projeto político.
3) A aura caracteriza as artes modernas e extravasa, através da fotografia, para o cinema.
4) A reprodução técnica torna uma série de categorias como gênio e autenticidade inadequadas para pensar a arte.
Asinale a alternativa correta.
Sobre a objetividade jornalística, assinale a alternativa correta.
Considere as afirmativas abaixo:
1) Cabe a uma assessoria de imprensa mediar as relações entre fontes e jornalistas, que muitas vezes não entendem um a função do outro.
2) Clipping é a coleta do material publicado sobre a instituição assessorada motivado por alguma ação da assessoria de imprensa. Serve, assim, para medir a eficácia da unidade.
3) Assessorias de imprensa podem disponibilizar também fotografias para os veículos de comunicação. Em caso de publicação, é obrigatório dar crédito ao autor.
4) A publicação de releases na íntegra pelos jornais é resultado direto do bom trabalho das assessorias de comunicação.
Aponte a alternativa correta.
O conceito de sociedade de massa emerge no começo do século XX. Ela norteia as pesquisas em comunicação da escola funcionalista americana, focada na recepção das mensagens. Sobre as noções de segmentação e massificação, considere as afirmativas abaixo:
1) O público reage de formas diversas, segundo suas vinculações sociais. O efeito das mensagens midiáticas é baixo na mudança de comportamentos.
2) Os receptores selecionam e memorizam seletivamente as mensagens que recebem.
3) Os efeitos das mensagens midiáticas são massivos e homogêneos, segundo a teoria da agulha hipodérmica.
4) As pesquisas de recepção partem, desde o início, da concepção de que a sociedade é estratificada.
Assinale a alternativa correta.
Os anos 1950 marcaram mudanças profundas no jornalismo brasileiro, com a introdução das técnicas americanas de forma intencional e planejada em dois jornais do Rio de Janeiro: o Diário Carioca (1951) e o Jornal do Brasil (1956). Sobre a reforma desses dois jornais, considere as afirmativas abaixo:
1) A reforma implicou em mudanças nas técnicas de redação, sem mudanças substanciais no projeto gráfico dos jornais.
2) As novas técnicas de redação trouxeram consigo um novo profissional: o copydesk.
3) A nova filosofia implicava o abandono do jornalismo polêmico em favor da informação.
4) As técnicas trazidas com a reforma nun- ca tinham sido utilizadas antes no Brasil.
Assinale a alternativa correta.
A imprensa chegou ao Brasil em 1808. Sobre as primeiras décadas da imprensa brasileira, assinale a alternativa correta.
Luiz Beltrão separa os gêneros informativos dos gêneros opinativos e interpretativos no jornalismo. Sobre os gêneros jornalísticos, considere as afirmativas abaixo:
1) Compete aos jornalistas editar as páginas de opinião para garantir amplo espectro ideológico dos textos veiculados.
2) A crônica é um gênero opinativo, caracterizado pela abordagem literária de algum acontecimento contemporâneo.
3) Os gêneros informativos não devem sofrer a influência da opinião do veículo. Quando isso acontece, o texto está editorializado.
4) A reportagem em profundidade é um gênero informativo, com abertura para a opinião do autor.
Assinale a alternativa correta.
As colunas (políticas, sociais ou econômicas) são cada vez mais presentes nos jornais. Sobre elas, é correto afirmar:
Considere as afirmativas abaixo:
1) Escrever um lide é responder às seis perguntas que todo texto jornalístico deve responder.
2) O sublide é o deslocamento de uma das seis perguntas que o texto jornalístico deve responder para o segundo parágrafo.
3) O gancho é utilizado em textos que retomam temáticas polêmicas ou fora da discussão atual.
4) As agências de notícias foram grandes propagadoras da técnica da pirâmide invertida.
Assinale a alternativa correta.
Sobre reportagem para TV, assinale a alternativa correta.
Sobre redação em rádio e TV, considere as afirmativas abaixo:
1) Um repórter de televisão escreve offs, sonoras, passagens e chamadas.
2) As funções de um âncora envolvem apresentação e edição final de um telejornal.
3) Por ser em tempo real, o texto de televisão não permite aprofundamento vertical.
4) O texto de TV, pelo auxílio da imagem, dispensa o uso de metáforas e comparações.
Assinale a alternativa correta.
Sobre planejamento e pauta, considere as seguintes afirmativas:
1) As pautas podem ser frias, quentes ou suítes.
2) O planejamento de pauta pode ser um instrumento de controle editorial.
3) A pauta só existe em grandes veículos, que podem destinar profissionais para essa função.
4) A pauta de veículos impressos deve conter editoria, repórter, contextualização, enfoque, fontes, sugestão de perguntas e retranca.
Assinale a alternativa correta.